terça-feira, março 17, 2015

Presos fazem motim em CDP de Natal; já são 7 presídios destruídos

Presos encerram rebelião em Alcaçuz no fim de tarde desta quarta (11) (Foto: Divulgação/Sejuc)Alvo de um motim na noite desta segunda-feira (17), o Centro de Detenção Provisória de Potengi, na Zona Norte de Natal, foi a sétima unidade prisional do Rio Grande do
Norte a ter grades e celas quebradas durante a onda de rebeliões iniciada na última quarta-feira (11) no sistema prisional potiguar. Outras seis unidades prisionais registraram motins na quarta, quinta (12), sexta (13) e nesta segunda. Detentos gravaram vídeos em que fazem uma série de exigências, como a saída da diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Dinorá Simas.

Além do CDP de Potengi, foram alvos de ataques o Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na Zona Leste de Natal; a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta; a Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP); o Complexo Prisional João Chaves, na Zona Norte; o Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, na Zona Norte; e o Centro de Detenção Provisória (CDP) da Zona Norte.

A situação levou o governo a exonerar o secretário de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes, e a decretar situação de calamidade no sistema prisional. Em entrevista à InterTV Cabugi, a secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Kalina Leite Gonçalves, afirmou que não vai negociar com os presos. "O que o poder público tem que fazer é garantir os direitos constitucioniais. Agora, nenhuma possibilidade de negociação com preso", disse.Celas destruídas no Centro de Detenção da Ribeira.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!