terça-feira, novembro 12, 2019

SUS pretende usar inteligência artificial para agilizar atendimentos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o programa Conecte SUS, em fase de testes no estado de Alagoas, é o primeiro passo para informatizar e modernizar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.

FOTO: MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

A iniciativa cria uma rede nacional de dados que permite que usuários do SUS tenham perfis acessíveis por qualquer profissional de saúde. Dessa forma, todos os procedimentos e recursos utilizados por esses pacientes estarão disponíveis em um banco online. De acordo com o ministério, dados como vacinação, procedimentos cirúrgicos, exames, consultas regulares e medicamentos receitados constarão na ficha médica do paciente.



De acordo com o ministro, o uso de tecnologia para criar filtros e estabelecer parâmetros nos atendimentos agilizará as filas de espera e, também, auxiliará na distribuição de recursos estaduais e municipais de forma mais inteligente.

A expectativa do ministro é que metade dos estados brasileiros esteja ligada ao Conecte SUS até o final de 2021. Leia abaixo a entrevista concedida à Agência Brasil:

Agência Brasil: Os dados dos perfis de usuários do SUS poderão ser usados pela rede privada? O usuário pode levar essa “ficha médica” para fora do SUS?
Luiz Henrique Mandetta: Sim. A ideia é propagar a informação entre os estabelecimentos públicos e privados. Desde que sejam atendidos todos os critérios técnicos de segurança.

Agência Brasil: Esse novo sistema influencia no tempo de espera do SUS?
Mandetta: Acreditamos que, a partir do uso da Rede Nacional de Dados (RNDS), teremos uma visão macro sobre os padrões de atendimento e, com isto, gerar dados robustos para a tomada de decisão, entre elas, a diminuição da fila. O uso de inteligência artificial pode auxiliar a identificar prioridades.



Agência Brasil: Qual a estimativa para que o projeto atinja 100% de cobertura?
Mandetta: O piloto em Alagoas nos ajudará a ter esta visão do impacto do Conecte SUS. O primeiro objetivo é conectar todos os municípios, todas as unidades, para os gestores mapearem as necessidades. Com isso, o gestor pode gerenciar a unidade de saúde. Para um gestor estadual, é o conjunto de cidades e seus indicadores, para poder diminuir a mortalidade infantil e materna, melhorar a saúde mental, garantir o estoque de medicamentos, diminuir a interrupção de medicamentos, abastecer melhor a rede. Em Alagoas, teremos um retrato 3×4 do que vamos encontrar no Brasil no ano que vem. Temos a intenção de termos, até o final de 2021, mais da metade dos estados brasileiros cobertos.

Agência Brasil: Há novas iniciativas tecnológicas planejadas para o atendimento público de saúde?
Mandetta: Trabalhamos com a possibilidade de ter a carteirinha de vacinação digital, um padrão de prescrição nacional de medicamentos, de diminuir as fraudes e o mau uso dos serviços de saúde, entre outros.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Prefeito acusa ex-funcionário de tentar atropelá-lo

O prefeito de Caicó, Robson Araújo, O Batata, disse nesta terça-feira que uma pessoa tentou atropelá-lo por duas vezes com um carro. Afirmando conhecer o agressor, que seria um ex-servidor da Prefeitura Municipal, o gestor comunicou que vai denunciar o fato ao Ministério Público.

O PREFEITO BATATA | FOTO: DIVULGAÇÃO

Batata não deu detalhes sobre o motorista que tentou atropelá-lo enquanto caminhava na BR-427. O gestor informou que, ao reconhecer o homem, mandou uma mensagem para ele no WhatsApp. Texto que foi correspondido com um pedido de desculpas.

Apesar do susto, Batata informou que seguirá caminhando todos os dias.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Novo empreendimento hoteleiro no RN deve gerar 800 empregos

A rede hoteleira potiguar irá ganhar um reforço de peso para as próximas temporadas. O grupo hoteleiro SERHS anunciou que vai construir um novo hotel na Via Costeira, em um investimento aproximado de R$ 100 milhões, no terreno ao lado do empreendimento já instalado na região. A confirmação do investimento foi dada por executivos do grupo durante reunião com a governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto nesta segunda-feira (11).

A expectativa é de que o empreendimento gere 500 empregos diretos na construção e mais 300 na fase de operação. “Essa é uma das melhores notícias deste fim de ano. Vamos dar toda atenção e trabalhar com zelo para dar segurança jurídica ao investimento e garantir os empregos. A iniciativa do grupo SERHS está alinhada com o que o Governo pensa e mostra que a nossa tomada de iniciativa está gerando resultados”, afirmou a governadora.



Durante o encontro, os executivos do grupo catalão explicaram que a decisão de ampliar a rede no Rio Grande do Norte foi tomada a partir das medidas positivas tomadas pelo Governo do Estado ao longo do ano. Eles ressaltaram a nova política de incentivo ao turismo com a mudança no regime fiscal do querosene de aviação, que condiciona a redução de impostos à garantia de ampliação da malha aérea, e a diminuição nos índices de criminalidade em todo o estado.

“No começo do ano estivemos aqui e sentimos a abertura do Governo para o diálogo. E tivemos a resposta ao longo do ano com relação à política de QAv (querosene de aviação) e de segurança pública que foram fundamentais para batermos o martelo neste novo investimento”, afirmou o diretor geral do SERHS Natal Grand Hotel, Willian Lass. “Já fizemos vários estudos e consultas para conferir a viabilidade do projeto e as questões de legislação”, completou o diretor de desenvolvimento corporativo, Ivanaldo Bezerra.

Como nova medida para melhorar as condições do turismo, a governadora também anunciou investimentos aguardados há muito tempo na região do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. “Vamos concluir a iluminação do acesso sul ao aeroporto até o fim do ano, garantindo mais segurança para o período da alta estação”, completou a chefe do Executivo estadual.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Costa, relatou também uma série de ações governamentais com o objetivo de atrair mais turistas para o estado, desde a participação nas feiras do setor, divulgação e reuniões com operadores da área.

O SERHS planeja contar com 300 novos apartamentos no seu 3º empreendimento em terras potiguares – o grupo também possui um hotel na praia de Pipa, em Tibau do Sul. O novo hotel contará também com um parque aquático que servirá aos dois hotéis, somando cerca de 700 apartamentos no que será o maior resort do Rio Grande do Norte. A ampliação seguirá o alto padrão que já é característico do grupo, aliando um público familiar com o setor corporativo e de eventos.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ciro diz que Lula não tem escrúpulo: ‘É um encantador de serpentes’

Imagem relacionadaDois dias depois do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursar para a militância em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e reacender a polarização política com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fez duras críticas ao petista, a quem chamou de “sem escrúpulo”

“Lula é um encantador de serpentes. A presunção dele é que as pessoas são ignorantes e que pode, usando fetiches, intrigas e a absoluta falta de escrúpulos que o caracteriza, navegar nisso. O mal que Lula está fazendo ao Brasil é muito grave e extenso”, afirmou o ex-presidenciável.

Ciro Gomes falou com jornalistas na tarde dessa segunda-feira, 11, antes de fazer uma palestra em na universidade FMU, na capital paulista. O ex-ministro apoiou Lula pela primeira vez na eleição presidencial de 1989, quando era prefeito de Fortaleza, no 2º turno da eleição de 2002 em também nas eleições de 2006, quando foi ministro da Integração Nacional.

Em 2018, porém, o pedetista se afastou definitivamente do ex-presidente e tentou ser um segunda via da esquerda na campanha.

Em outro momento da entrevista de hoje, Ciro Gomes disse que tanto Lula quanto Bolsonaro querem a polarização. “São duas fazes da mesma moeda”, afirmou. Questionado sobre a possibilidade da formação de uma frente ampla de esquerda para enfrentar Bolsonaro em 2020 e 2022, o ex-ministro descartou de forma categórica qualquer possibilidade de estar ao lado do PT.

“O lulopetismo virou uma bola de chumbo amarrando o Brasil ao passado. Ele (Lula) está fazendo de conta que é candidato e que foi inocentado”, disse Ciro. Em seguida, afirmou que nunca mais vai andar “com a quadrilha que hegemoniza o PT”.

Sobre a possibilidade de o Congresso encampar um projeto que restitua a prisão em segunda instância, o pedetista disse que a Constituição “não é cueca” para ser trocada pela sujeira do dia a dia. “O artigo 5º da Constituição Federal repete entre nós um princípio de todo constitucionalismo mundial: a presunção de inocência até que o trânsito em julgado aconteça. Contra essa cláusula não pode haver emenda”.

Em seu discurso em São Bernardo no sábado, Lula mostrou disposição para viajar pelo Brasil para aglutinar a oposição em torno do seu nome. Em sua fala, disse que Bolsonaro foi eleito para governar para o povo brasileiro e não para os milicianos do Rio. O ex-presidente também atacou o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a Operação Lava Jato.

‘Petista médio’

Ciro afirmou ainda que tem respeito pelo “petista médio” e lembrou que apoiou os governadores Camilo Santana no Ceará, Rui Costa, na Bahia, e Wellignton Dias, no Piauí. “Meu problema é com a cúpula corrompida do lulopetismo. Com essa gente nem para ir para o céu”.

Ainda segundo o pedetista, Lula e Bolsonaro são “rigorosamente iguais” do ponto de vista econômico. “Há uma distinção: o Lula paralisou as privatizações e usou as estatais para subornar gente para seu projeto de poder. A polarização é só no fetiche e no adjetivo”.

Bolívia

A situação da Bolívia e a saída do presidente Evo Morales do cargo também foram temas abordados por Ciro Gomes na entrevista que antecedeu uma palestra para os estudantes da FMU. “Todas as pessoas de bem do mundo devem gritar em alto e bom som que exigem providências da comunidade internacional que proteja a vida do presidente Evo Morales. Ele corre risco de vida”.

Ele chamou de “calhorda” a posição dos países vizinhos, inclusive o Brasil, quando negaram espaço aéreo para que Morales tentasse asilo político. “A Bolívia está entrando em ambiente de absoluta anomia. Há uma evolução para a violência fruto de um golpe de estado ao modo anos 50 e 60.”

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Decisão de Bolsonaro de extinguir Dpvat atinge empresa de Luciano Bivar, presidente do PSL

Ao editar uma medida provisória nesta segunda-feira (11), extinguindo a partir de janeiro de 2020 os seguros obrigatórios Dpvat (que indeniza vítimas de acidentes de trânsito) e Dpem (seguro contra danos provocados por embarcações), o presidente Jair Bolsonaro acabou atingindo uma empresa do seu atual adversário no PSL, o presidente da legenda, Luciano Bivar.

O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE) — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE) — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Bivar é sócio de uma seguradora que atua no segmento, a Excelsior, credenciada pelo governo para atuar na cobertura do Dpvat.

A empresa do deputado detém cerca de 2% da Seguradora Líder, consórcio que administra esse tipo de seguro e tem o direito de exclusividade para atuar nas indenizações de pagamentos de seguros a acidentados no país.


Em conversa com aliados, Luciano Bivar disse que já sabia que o governo iria extinguir esse seguro.

A medida, segundo Bivar, fazia parte dos planos do ministro da Economia, Paulo Guedes, e ele já havia sido avisado.

O que aconteceu, na avaliação do presidente do PSL, é que o Palácio do Planalto decidiu acelerar o processo de extinção do Dpvat como forma de retaliação a ele.

O anúncio da medida nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, durante o evento de lançamento do programa Verde e Amarelo, para geração de empregos para jovens, não estava previsto inicialmente.

Bivar comentou com amigos que o faturamento de sua empresa com a administração do Dpvat não é significativo e que ele não iria se colocar contra a medida. Para ele, tem sentido, na linha do que defende a atual equipe econômica.

Bolsonaro e Bivar travam uma disputa pelo controle do PSL, partido presidido pelo deputado federal. Os aliados do presidente da República tentaram tirar Bivar do comando do PSL, mas não conseguiram.

Nesta terça-feira, Bolsonaro chamou alguns deputados ao Palácio do Planalto para falar seus planos partidários. Segundo aliados, ele poderia anunciar hoje a saída do partido e a criação de uma nova legenda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deputados do PSL são desconvidados para encontro sobre criação de nova legenda

Alguns deputados do PSL que haviam sido convidados para uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (12) para tratar de “assuntos afetos à [legenda]” receberam um e-mail de cancelamento do encontro.

Um deles é o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP). Segundo o parlamentar, a reunião servirá para tratar da criação de um novo partido que acolherá o presidente Jair Bolsonaro quando ele deixar o PSL.

O parlamentar recebeu um e-mail nesta segunda-feira (11), às 15h29, enviado pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), com convite para o encontro no Planalto. A mensagem confirmava a participação de Bolsonaro.

Nesta terça (12), às 9h28, contudo, a caixa de e-mail do deputado paulista recebeu uma nova mensagem do gabinete de Bia Kicis sobre o cancelamento da reunião.

“Por determinação do presidente do PSL na Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Bolsonaro, informamos a vossa excelência sobre o cancelamento do convite para participar de reunião com o presidente Jair Bolsonaro, hoje, dia 12 de novembro, às 16 horas, no Palácio do Planalto”, diz o e-mail.

O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) — Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) — Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Na avaliação do Coronel Tadeu, o cancelamento do convite se deve ao fato de que alguns parlamentares se posicionaram contra Bolsonaro durante os atritos internos das últimas semanas envolvendo o presidente e a sigla. “A reunião acontecerá, porém sem [alguns] nomes”, afirma o parlamentar.

O encontro no Palácio do Planalto acontece em meio a uma disputa interna na legenda, com troca de farpas públicas entre o grupo que apoia Bolsonaro e a ala de apoiadores do presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar (PE).

O racha do partido ficou mais evidente na briga pelo comando da bancada na Câmara, que tem hoje 53 parlamentares.

Chegou a acontecer uma "guerra de listas" para definir o nome do líder: ora uma era em apoio ao nome de Eduardo Bolsonaro, ora em favor da manutenção do então líder, Delegado Waldir (PSL-GO), aliado de Bivar. A confirmação da escolha de Eduardo veio após seis listas diferentes.

“Como parlamentar, militar e respeitoso aos princípios do presidente Bolsonaro, continuarei votando pelo Brasil e para o Brasil. Nenhum partido, seja ele A ou B, fará eu mudar meus princípios e meu caráter”, afirmou o deputado Coronel Tadeu ao blog.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vereador Carlos Bolsonaro deleta perfis do Twitter, Instagram e Facebook

As redes sociais do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) foram retiradas do ar nesta terça-feira (12). As páginas dele no Facebook, no Twitter e no Instagram não estavam disponíveis desde o início da manhã até a última atualização desta reportagem. Carlos é filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

O vereador Carlos Bolsonaro no Palácio do Planalto — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
O vereador Carlos Bolsonaro no Palácio do Planalto — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O G1 entrou em contato com os telefones do assessor e do próprio vereador, mas não obteve resposta.

O PSC informou que não ia se pronunciar. “O PSC não tem nada a dizer sobre o fato de o verereador Carlos Bolsonaro ter apagado suas contas das redes sociais”, informou a assessoria do partido.


O Twitter informou que não tomou qualquer medida em relação a conta do vereador. O G1 apurou que as contas também não foram removidas pelo Facebook ou Instagram.

Perfil de Carlos Bolsonaro no Facebook desativado nesta terça-feira (12) — Foto: Reprodução/Facebook
Perfil de Carlos Bolsonaro no Facebook desativado nesta terça-feira (12) — Foto: Reprodução/Facebook

Perfil de Carlos Bolsonaro no Twitter desativado nesta terça-feira (12) — Foto: Reprodução/Twitter
Perfil de Carlos Bolsonaro no Twitter desativado nesta terça-feira (12) — Foto: Reprodução/Twitter

Perfil de Carlos Bolsonaro no Instagram desativado nesta terça-feira (12) — Foto: Reprodução/Instagram
Perfil de Carlos Bolsonaro no Instagram desativado nesta terça-feira (12) — Foto: Reprodução/Instagram

Engajamento digital
Carlos é conhecido por ter papel importante nas redes sociais não apenas dele, como também na do presidente da República. Ano passado, uma reportagem do jornal O Globo divulgou que Carlos chegou a dizer que não cuidaria mais das redes do pai. Ele foi o responsável pela estratégia digital nas redes desde início da campanha à Presidência.

Porém, no dia 17 do mês passado, Carlos pediu desculpas por uma mensagem publicada na conta oficial do Twitter do pai. O texto, apagado em seguida, dizia que o presidente apoiava a prisão após condenação em segunda instância e que uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema tramita no Congresso.


Carlos, então, postou na própria conta do Twitter: "Eu escrevi o tweet sobre segunda instância sem autorização do presidente. Me desculpem a todos! A intenção jamais foi atacar ninguém! Apenas expor o que acontece na Casa Legislativa!".

A um usuário, ele respondeu que estava "assumindo a culpa" pela mensagem publicada na conta do pai.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aneel mantém multas de mais de R$ 10 milhões a empresa por apagão de março de 2018

Resultado de imagem para Aneel mantém multas de mais de R$ 10 milhões a empresa por apagão de março de 2018A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve nesta terça-feira (12) as multas aplicadas à empresa Belo Monte Transmissora de Energia e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pelo apagão ocorrido no dia 21 de março de 2018. As multas somam R$ 10,87 milhões.

O apagão isolou as regiões Norte e Nordeste do restante do sistema elétrico, desligando 20.528 MegaWatts (MW) de energia, o que correspondeu a 26% de toda a carga de energia do Brasil.

A falha interrompeu o fornecimento de energia elétrica em municípios 14 estados do Norte e do Nordeste: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Como o sistema nacional é interligado, as outras três regiões do país também foram impactados. No dia houve queda de energia pontual em alguns municípios de 8 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e no Distrito Federal.

Durante o julgamento dos recursos, a diretoria da agência manteve integralmente a multa de R$ 6,183 milhões aplicada contra a empresa Belo Monte Transmissora de Energia, mas reduziu a multa aplicada contra o ONS em R$ 216 mil. Com isso, a multa passou de R$ 4,912 milhões para R$ 4,696 milhões.


A Aneel apontou que houve fala da Belo Monte Transmissora de Energia no processo de manutenção da subestação além de responsabilidade em função do desempenho inadequado do sistema de proteção da linha de transmissão. Já o ONS, segundo a Aneel, teve responsabilidade no desempenho inadequado do sistema de proteção, já que não apontou inconformidade no sistema.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe surta após não conseguir atendimento para filha e destrói recepção de UBS de Guarulhos

Após levar a filha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ponte Alta, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e não conseguir atendimento, uma mulher surtou e destruiu parte dos equipamentos da recepção. O ocorrido aconteceu nesta segunda-feira (11) e foi gravado por uma funcionária da unidade.

Vídeo mostra mãe surtando em UBS de Guarulhos após não conseguir atendimento. — Foto: BDSP/Reprodução
Vídeo mostra mãe surtando em UBS de Guarulhos após não conseguir atendimento. — Foto: BDSP/Reprodução

No vídeo, a mulher aparece empurrando as cadeiras da recepção e gritando: “Desculpa, ‘tô’ surtando!”. Segundo os funcionários, ela tentou jogar dois computadores da UBS no chão, mas foi impedida.

Ainda segundo os funcionários, a usuária levou a filha na manhã desta segunda (11) na UBS em busca de atendimento psicológico para a menina. A filha passou por triagem no local, mas não conseguiu ser atendida imediatamente. A mulher, então, teria começado a gritar que estava surtando enquanto atacava os equipamentos da recepção.

Depois do ocorrido, os atendimentos da UBS Ponte Alta tiveram que ser interrompidos por um dia, mas as atividades da unidade já foram normalizadas nesta terça-feira (12).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os equipamentos do local estão funcionando normalmente e e a filha da usuária será atendida na UBS Ponte Alta na quinta-feira (14).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudante com suspeita de sarampo diz ter sido constrangida durante o Enem 2019: 'Animal exótico'

Uma estudante de 24 anos afirma que passou por situações de constrangimento durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (10). Ela está com suspeita de sarampo e conta que a equipe de aplicação da prova estava despreparada para recebê-la. Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os relatos relacionados à aplicação da prova estão sendo encaminhados ao consórcio aplicador para apuração.

Estudante de Santos (SP) disse que sofreu constrangimento durante aplicação do Enem — Foto: Arquivo Pessoal
Estudante de Santos (SP) disse que sofreu constrangimento durante aplicação do Enem — Foto: Arquivo Pessoal

Maythê Musa Roman, como milhares de outros estudantes, se preparou para o Enem durante todo o ano. Seu sonho é cursar medicina. A pedagoga chegou a deixar o emprego para se dedicar aos estudos mas, dias antes da primeira prova, começou a se sentir mal.


No domingo (3), dia do exame de Ciências Humanas e Linguagens, ela estava com febre, mas fez a prova normalmente. Durante a semana, após diversas idas ao médico, surgiu a suspeita de sarampo. "Imediatamente eu comecei a pensar como faria o segundo dia de prova. Falei com o coordenador do cursinho e ele me disse que por estar doente com uma doença infectocontagiosa, eu poderia pedir condições especiais", explica.

No edital do Enem consta a possibilidade de realizar a prova em uma sala separada para alunos em "condições específicas", o que se aplica ao caso de Maythê. Ainda segundo o documento, neste caso, o aluno só precisaria ir até o local da prova e falar com o coordenador, informar a condição e garantir o seu direito.

Foi o que Maythê fez. No último domingo (10), segundo dia de prova, a estudante foi até o colégio particular e informou ao coordenador do local que estava com suspeita de sarampo, solicitando uma sala reservada para fazer a prova.

"Ele me tratou muito bem, foi muito solícito. Me levou para um anfiteatro da escola e me pediu para esperar, disse que ia me arrumar uma sala separada. Mas, quando ele falou para os outros fiscais ali, funcionários, eu senti que começou uma espécie de comoção", relembra.


Os fiscais ficaram com medo de contaminação e Maythê explicou ao G1 que entendeu a preocupação. Mas, apesar disso, a estudante afirma que foi colocada em situações que a deixaram constrangida.

"Um deles me perguntou se eu era a menina que tava com sarampo e foi super grosseiro comigo, perguntou o que eu estava fazendo ali, que eu poderia matar todo mundo. Perguntou se eu iria fazer a prova mesmo se estivesse com ebola. Foi absurdo. Ele falava tudo isso alto, enquanto me levava pra outra sala, para que as outras pessoas ouvissem, eu senti isso."

Maythê explicou ao fiscal que a condição estava no edital e era um direito dela. "Eu precisei ameaçar porque ele estava passando dos limites, estava me constrangendo e me fazendo sentir mal. Quando cheguei na sala para fazer a prova, todos os fiscais me olhavam. Entra e sai da sala. Quem está lá dentro já não é mais uma aluna que quer fazer a prova, é um animal exótico com uma doença altamente contagiosa. Apesar de ser algo previsto, ninguém ali estava preparado para receber alguém doente."

A estudante fez a prova sem nenhuma supervisão, nenhum fiscal a acompanhou, apenas um enfermeiro que, segundo ela, não sabia explicar as condições do exame e particularidades técnicas. Além disso, a jovem não teve acesso ao tempo que ainda tinha para terminar o exame.


"Todos ficaram com medo de ficar na mesma sala que eu. Eu poderia até pegar o celular, fazer o que eu quisesse. Todo esse constrangimento fez com que a prova acabasse para mim, me prejudicou muito. Em um estado com surto de sarampo, não é possível que ninguém tenha pensado que um aluno poderia estar doente no dia da prova. Eu sinto que tive a lisura do meu exame prejudicada, fui interrompida, constrangida, desestabilizada. Não tive igualdade de condições para fazer a prova", relata.

A estudante afirma que entrará com um pedido para que seja feita a reaplicação do questionário, mas a situação de constrangimento continuará causando indignação. O pedido poderá ser feito até o dia 18 de novembro, segundo o Inep.

"Eu percebi na pele que tentar fazer o certo me prejudicou. No país da corrupção, do jeitinho, eu quis fazer o certo e joguei no lixo um ano de esforço por conta da falta de empatia, sensibilidade e preparo de uma equipe que deveria ter sido treinada para lidar com a situação. Eu poderia ter feito prova na sala e colocado todo mundo em risco. Eu poderia não ter feito a prova. Mas eu tinha um direito. Eu não pedi favor", finaliza.


Em nota, o Inep disse que todos os relatos relacionados à aplicação do Enem que chegam ao órgão estão sendo encaminhados ao consórcio aplicador para apuração. "Além disso, orientamos que casos como esses sejam registrados pelo Fale Conosco ou pela Ouvidoria do Inep, para apurações e encaminhamentos. Outra opção é registrar a reclamação/denúncia/solicitação/sugestão no Fala.BR, plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação."

Sarampo
O número de casos confirmados de sarampo no Brasil já passa de 10 mil – 90,5% das infecções estão no estado de São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do sarampo ocorre de maneira muito fácil e rápida. Basta que a pessoa sem imunidade, ou seja, que não tomou as doses da vacina e nem teve a doença, tenha contato com gotículas de pessoas doentes, por meio de espirro, tosse, fala ou respiração próxima.

O contágio pode ocorrer entre quatro dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo da pessoa já infectada.

Conforme explica o médico infectologista Marcos Caseiro, locais fechados e com grandes aglomerações de pessoas são favoráveis à transmissão do vírus do sarampo. “Uma pessoa com suspeita da doença, em hipótese alguma, pode ter contato com tantas outras pessoas. Ela deve ficar isolada, em casa. Uma única pessoa com sarampo pode infectar 17 pessoas em média, por via respiratória”, destaca.

Saiba mais sobre o sarampo — Foto: Arte/G1
Saiba mais sobre o sarampo — Foto: Arte/G1

De acordo com Caseiro, o procedimento mais correto nesse caso, seria o médico fornecer a paciente um atestado que identifica a suspeita da doença. “Depois disso, se possível, a prova deveria ter sido levada até ela. Até porque, mesmo na suspeita da doença a pessoa não pode frequentar um local em que estariam tantas pessoas, como em uma prova do Enem”.

Segundo o médico, deve haver um padrão para conduta nesses casos por parte do órgão que aplica a prova. “No caso da aplicação, é obrigatório que ela esteja de máscara ou todas as pessoas que estariam tomando conta da prova. A proteção individual é fundamental”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PM prende dupla de posse de arma de fogo em Itaú


O patrulhamento ostensivo da Polícia Militar de Itaú resultou na prisão de duas pessoas na tarde desta terça-feira (12) por porte de arma de fogo na cidade de Itaú, identificadas como: Ismael Lucas Costa Lima e João Batista da Silva Filho.

Por volta das 15:30 a PM de Itaú composta pelos sargentos: Hélio e Ranilson que fazia patrulhamento na cidade, quando se depararam com uma dupla em atitude suspeita e de deram voz de parada mais não foi obedecida.

Os Polícias continuaram o acompanhamento quando na BR 405 próximo ao bairro Felicidade perceberam que o condutor da moto jogou uma arma de fogo as margens da BR e mais na frente parou.

A Polícia fez uma revista parra averiguado se tinha mais algum ilícito, em seguida foi dado voz de prisão aos dois.

Encontrada a arma, um revolver calibre 38, a dupla foi conduzida para a DP de Apodi para os procedimentos cabíveis.

A Polícia pede para que população fique atente a pessoas em atitude suspeita, ou mesmo desconhecida observando a movimentação da cidade, e possa denunciar de forma anônima ligando para o o número da VTR (84) 99937-2113.



Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Número de focos de incêndio no RN é o maior desde 2009

Em onze meses, 500 focos de incêndio foram registrados no Rio Grande do Norte, o número mais alto desde 2009, de acordo com a série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número já supera o total do ano de 2018, que teve 456 ocorrências nos 12 meses do ano. O Instituto, que faz o monitoramento via satélite dos focos de incêndio em todo o país, também identificou que 98,2% dos focos que surgiram no RN em 2019 estão concentrados na caatinga, bioma que cobre cerca de 80% do território do estado.

Resultado de imagem para Número de focos de incêndio no RN é o maior desde 2009

A maior parte dos focos de incêndio registrados no estado pelo Instituto aconteceu nos meses de setembro, outubro e novembro. Em setembro, foram 81 focos identificados, número que quase triplicou em outubro, quando foram registrados 235. Em novembro, em apenas 11 dias, o número identificado pelo Inpe no estado já chega a 99. 

As razões, de acordo com o major João Eduardo, do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBM), estão relacionadas ao fato de que, este ano, o estado recebeu uma quantidade um pouco maior de chuvas do que nos anos anteriores no inverno e, com a chegada da estação seca, as folhagens recuperadas pela vegetação tendem a facilitar o surgimento de incêndios. “Estamos em um período seco, então a vegetação fica ressecada e pega fogo rapidamente. Com isso, uma bituca de cigarro que é jogada ou queimadas em algum terreno acabam sendo projetadas por causa do vento, e ganham proporções muito maiores”, explica. As bitucas e lixo acumulado são, de acordo com ele, alguns dos principais responsáveis pela origem dos incêndios florestais. 

Alguns municípios, como foi o caso de Portalegre e Viçosa, ambos no Alto Oeste potiguar, tiveram situação de emergência decretada pelo Governo do Estado no mês de setembro em decorrência do aumento do número de incêndios florestais, que causaram danos graves à fauna e à flora, de acordo com a publicação. 

No fim de semana de 9 a 10 de novembro, ao menos cinco locais de serra tiveram focos de incêndio identificados no Rio Grande do Norte: Francisco Dantas, Patu, Luís Gomes, Antônio Martins e Serrinha dos Pintos, todos no Oeste e Alto-Oeste potiguar. De acordo com o relatório do Inpe, o município de Mossoró foi o que registrou a maior quantidade de focos no estado em 2019 (71), equivalente a 12,2% do total de incêndios. O município é seguido por Apodi (34 focos), Porto do Mangue (29 focos) e Governador Dix-Sept Rosado (26 focos), o que mostra que a região Oeste foi a mais afetada pelas queimadas. 

O major do Corpo de Bombeiros ainda destaca que os números apresentados pelo Inpe não representam a totalidade de ocorrências do estado. “Os focos menores, que acabam surgindo em beiras de estrada, acabam não sendo identificados pelos satélites, mas esses também estão crescendo”, diz. 
Os mais prejudicados pelas queimadas, de acordo com o CBM, são os seres humanos que convivem nessas áreas, que acabam perdendo terras férteis, animais e sofrendo com problemas respiratórios causados pela fumaça. “Há perda de plantações, de animais e as pessoas com problemas de saúde acabam tendo suas condições agravadas, por isso dizemos que o maior prejuízo é aos seres humanos. Mas evidentemente, há danos consideráveis à vegetação e aos animais”, afirma o major João Eduardo. 

Terrenos baldios são alvo na Grande Natal
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, de janeiro a novembro, foram identificados 66 incêndios florestais na região metropolitana de Natal, número um pouco menor do que os 70 registrados em 2018 no mesmo período. A maior parte das ocorrências da região metropolitana da capital, no entanto, não está concentrada nas florestas, e sim em terrenos baldios, onde já foram identificados 330 incêndios pelo CBM este ano. 

De acordo com os bombeiros, a quantidade de incêndios sempre será maior no interior, onde além de estarem mais distantes das brigadas de combate ao fogo, eles acabam se alastrando com mais facilidade nas regiões serranas e abertas. Em regiões como o Seridó, os incêndios chegam a durar cinco dias antes de serem apagados, como aconteceu em Serra do Lima, no município de Patu, em setembro. O mesmo aconteceu nos municípios de Portalegre e Viçosa. 

Um dos problemas enfrentados pelo CBM é a falta de efetivo para conseguir atender o crescente número de chamadas, tanto no interior como na capital. “Vamos receber um acréscimo de 80 novos bombeiros, o que vai nos ajudar nesse sentido. Mesmo assim, não é um efetivo suficiente”, afirma o major João Eduardo. 

Treinamento
Atualmente, o CBM não dispõe de pessoal treinado e equipamento para realizar, por exemplo, a perícia dos incêndios florestais que acontecem no Estado. “Com a nova taxa de bombeiros, isso pode mudar, pois possivelmente vamos ter condições de enviar alguém para o curso no ano que vem”, completa. A perícia é fundamental para determinar as causas de todos os incêndios, sejam eles urbanos ou florestais. Para executá-la, são necessários equipamentos, laboratórios e pessoal especializado nesse tipo de atividade, três coisas das quais o Rio Grande do Norte não dispõe até o momento. 

Em outubro, o CBM anunciou uma compra emergencial, com dispensa de licitação, de equipamentos para combater o grande número de incêndios que estão acontecendo esse ano no estado. Entre os equipamentos adquiridos estão bombas costais, automóveis, pás e rasteios para limpar os terrenos, equipamentos de proteção e sopradores. A compra também foi feita com recursos da taxa de bombeiros, que a partir deste ano passou a ser cobrada no IPVA, e que tem os recursos arrecadados destinados para o Fundo Especial de Reaparelhamento da corporação. 
Bioma terá dificuldades para recuperação 
A caatinga é um bioma tipicamente brasileiro, que se apresenta em todos os estados do Nordeste do país, assim como no Norte de Minas Gerais. Ela apresenta um clima semiárido, com uma vegetação capaz de se adaptar aos períodos de seca e uma grande biodiversidade, abrangendo cerca de 11% do território brasileiro.

Resultado de imagem para Número de focos de incêndio no RN é o maior desde 2009
João Eduardo, major do Corpo de Bombeiros Militar do RN

Ao todo, foram 11.121 focos registrados nos dez estados onde a Caatinga está presente, sendo a maior parte deles (42,4%) no Piauí, que teve 4.716 focos de incêndio identificados pelo Inpe em 2019. O Rio Grande do Norte é o 5º da lista, responsável por 4,4% do total de incêndios que aconteceram na caatinga brasileira esse ano. 

Jeferson Dombroski, professor do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), que estuda o crescimento e recuperação de áreas degradadas, afirma que a situação do bioma está “cada vez mais complicada”, devido a uma série de fatores que se somam às queimadas, como o aumento da temperatura do planeta. 

“Isso já vem acontecendo há milhares de anos, mas vem se intensificando nos últimos tempos. As plantas da Caatinga já estão diminuindo cada vez mais, e esses incêndios contribuem para deixar o clima ainda mais seco, reduzir a quantidade de sementes disponíveis e destruir plantas ainda jovens”, afirma Dombroski. 

Com isso, acaba-se criando um ciclo que facilita o surgimento de novas queimadas e, ao mesmo tempo, dificulta o surgimento de novas plantas, contribuindo para a desertificação da região. 

“Esses grandes momentos de queimadas são um aviso de que as coisas já estão muito sérias, e merecem uma atenção especial principalmente para a recuperação das áreas afetadas. As pessoas que dependem da Caatinga para viver estão se deparando com um clima cada vez mais seco e mais pobre, com menos alimento para os animais, por exemplo”, ressalta Dombroski. 

As abelhas, outra fonte de sustento encontrada por muitas das pessoas que vivem nas regiões de Caatinga, também vem sendo prejudicada pelo aumento das queimadas, que destroem as flores necessárias à polinização e os próprios animais, que são afetados pela fumaça e pelo fogo. “O que está acontecendo é uma diminuição da biomassa, a massa viva desse bioma: plantas, animais. Não é apenas da sobrevivência dessas espécies que estamos falando, mas de todos que dependem delas, inclusive os seres humanos e o próprio clima”, afirma. 
Série histórica de focos de incêndio no Rio Grande do Norte
1998   -   172

1999   -   287

2000  -    145

2001  -    296

2002  -    831

2003   -   1.547

2004  -    825

2005   -   1.001

2006   -   734

2007   -   774

2008  -    597

2009  -    659

2010  -    628

2011  -    464

2012    -  432

2013   -   250

2014  -    317

2015  -   402

2016  -    378

2017  -    351

2018   -   456

2019*   -  500
* até o dia 10 de novembro

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Delegados continuam paralisação na Civil

Resultado de imagem para Delegados continuam paralisação na CivilOs delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte vão continuar em paralisação. Representantes da categoria se reuniram nesta segunda-feira (11) com membros do Governo do Estado para discutir as reivindicações, no entanto não chegaram a um acordo definitivo. Uma nova reunião foi marcada com o Gabinete Civil para a próxima quarta-feira (13), às 10h.

De acordo com a presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol-RN), Paoulla Benevides, o único acordo firmado na reunião desta segunda-feira foi sobre as promoções. 

“O Governo afirmou que irá efetivar as promoções. Os delegados de Polícia Civil são os únicos da segurança pública que não haviam recebido o benefício, que está em atraso há mais de um ano.” afirmou.

Além das promoções, os delegados cobram o avanço do processo do concurso público e um plano de reestruturação de todas as carreiras. Segundo a presidente da Adepol, a PGE tem criado novas diligências que atrapalham a realização do novo concurso. 

No movimento de paralisação, os delegados não irão realizar os chamados “serviços extraordinários”, que incluem operações em horários fora do expediente e a realização de plantões não previstos. Além disso, as delegacias do interior não terão plantão durante o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro. A Adepol informou que as iniciativas seguem até que a categoria chegue a um acordo com o Estado.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Campanha Papai Noel dos Correios começa nesta semana

Uma das campanhas de solidariedade mais aguardadas do ano, o Papai Noel dos Correios, será lançada no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (13), no auditório da Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer, em Natal/RN, instituição que é referência na assistência ao paciente oncológico e sua família. As crianças e jovens em tratamento e alunos convidados da Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, na comunidade do Passo da Pátria, acompanharão a chegada do Papai Noel e poderão entregar as suas cartinhas em mãos ao Bom Velhinho. Para entrar no clima do Natal, as crianças do projeto Agente Ambiental Mirim (AMANA), vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social, encantarão os presentes com apresentações de flauta doce. O evento contará com a presença do superintendente estadual dos Correios, Rodrigo Medeiros.

PAPAI NOEL DOS CORREIOS TERÁ CAMPANHA LANÇADA NESTA SEMANA. FOTO: DIVULGAÇÃO

A partir desta data as agências da capital estarão com cartinhas disponíveis para adoção, e os padrinhos terão até o dia 6 de dezembro para realizar a entrega dos presentes nos pontos dos Correios. Apodi, Assu, Caicó, Canguaretama, Macau, Mossoró, Pau dos Ferros, Parnamirim e Santa Cruz também desenvolverão a campanha.



Durante a campanha, os Correios receberão as cartinhas de crianças que enviaram seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), indicadas pelas secretarias de educação do Estado e municípios participantes, e de instituições parceiras, tais como projetos sociais, abrigos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

30 anos

Em 2019, a maior ação de responsabilidade social dos Correios completa 30 anos de existência. Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas em todo o Brasil – muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.

Funcionamento da campanha

A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartinhas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas nas agências dos Correios. ATENÇÃO: Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados pelos Correios que, posteriormente, realizam a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.

Todas as informações sobre esta corrente de solidariedade poderão ser obtidas no blog, no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

Serviço

Lançamento da campanha Papai Noel dos Correios 2019 no RN

Data: quarta-feira, 13 de novembro

Horário: 9h

Local: Auditório da Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer (Rua Prof. Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho, Natal/RN)

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Sem limpeza, terreno que abrigava prédio do MPRN está entregue ao mato e ao lixo

Sujeira, matagal e abandono. Esse é o cenário encontrado em um terreno localizado em uma das principais avenidas de Natal, a Deodoro da Fonseca, na Cidade Alta. O local em questão carrega uma série de polêmicas ao longo dos anos.

FOTO: HEILYSMAR LIMA

Inicialmente, era um prédio de três andares adquirido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, por cerca de R$ 800 mil, em 2008. No entanto, nunca foi usado pelo órgão. Pior, com o descaso e abandono, a estrutura foi demolida e restou apenas o terreno.

A informação obtida pelo portalnoar.com.br é de que o espaço foi cedido à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde a última sexta-feira (8) a reportagem tenta o contato com a secretaria para saber como foi estabelecida a cessão do imóvel, desde quando foi cedido, por que foi repassado à SMS, para que vai servir e ainda quem é responsável pela limpeza. O próprio Ministério Público foi procurado, mas também não respondeu às chamadas.

Matagal toma conta do terreno (Foto: Heilysmar Lima)

A cerca instalada no perímetro do terreno, após a demolição do prédio, não impede o acúmulo de lixo, muito menos o crescimento do mato. Algumas partes da vegetação já superam um metro de altura. Apenas pequeno espaço aparenta alguma limpeza. Segundo o funcionário de uma obra em um estabelecimento vizinho, o próprio chefe dele foi responsável por mandar limpar. “O mato estava encostando no muro daqui e eu limpei”, contou Jean Carlos.

Outro vizinho também relata os problemas causados pelo abandono. De acordo com Eriberto Ferreira, que trabalha em uma gráfica nos fundos do terreno, é comum bichos aparecerem no local. “Sempre aparece barata, rato, escorpião. Faz muito tempo que não limpam isso aí”, declarou.

Lixo também é encontrado no terreno (Foto: Heilysmar Lima)

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o proprietário de todo terreno em Natal tem a obrigação de manter o local limpo. Caso ocorra denúncia, a equipe de fiscalização da pasta municipal será enviada ao local. Se for constatada alguma irregularidade, o dono é notificado e recebe prazo para realizar os ajustes. No entanto, se após esse período a situação não for regularizada, o proprietário pode ser multado. Ao portalnoar.com.br, a Semurb enfatizou que qualquer pessoa ou órgão, mesmo que público, está sujeito a multa.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Forte dos Reis Magos está sem data para ser reaberto

Fechado para visitação, o Forte dos Reis Magos, um dos principais pontos turísticos de Natal não tem uma data certa ser reaberto. As obras de revitalização foram iniciados no início do ano, com previsão inicial de serem concluídos neste mês, contudo, a obra parou de ser executada no dia 8 de abril e, mesmo já tendo sido retomadas, a Fundação José Augusto, que administra o equipamento, não tem um novo prazo para conclusão ainda.

FORTE DOS REIS MAGOS ESTÁ FECHADO PARA OBRAS DE RECUPERAÇÃO. FOTO: REPRODUÇÃO/NEY DOUGLAS MARQUES

“Estamos com uma obra de R$ 5,6 milhões para restaurar o Forte mas foi paralisada pela empresa. Depois dessa paralisação ela foi obrigada a continuar, mas infelizmente atrasou o cronograma. A previsão era agora em novembro, queríamos inaugurar já neste verão, mas tivemos esse problema e ainda estamos sem uma data precisa de quando será reinaugurado”, disse Crispiniano Neto, presidente da Fundação José Augusto.

Ele não detalhou o imbróglio com a empresa, mas disse que considera que houve uma tentativa de “chantagem” e que a empresa foi multada pela paralisação das obras. Segundo Crispiniano, a obra de restauração fará com que o Forte dos Reis Magos tenha grandes chances de se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade. “Além disso temos um projeto de R$ 19 milhões para transformar o entorno do Forte em um parque urbanístico”. Se aprovado, o projeto deverá ser executado via programa PAC das Cidades Históricas, com sobra de verbas – na ordem de R$ 15 milhões, conforme sinalizado pelo IPHAN – das obras de recuperação da Pinacoteca, EDTAM, praças históricas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››