quinta-feira, abril 12, 2018

ENCONTRADO (FOTO): Familiares e amigos procuram jovem desaparecido desde a manhã dessa quarta no interior do RN


Este rapaz chama-se Moab e estava desaparecido. Ele saiu de casa, em Currais Novos, na manhã dessa quarta-feira(11) e não havia voltado até então. Familiares e amigos agradecem a corrente de compartilhamentos e informa que ele foi encontrado na tarde desta quinta(12) e passa bem.


Fonte: BG
Leia Mais ››

PF realiza 2 operações contra desvios em fundos de aposentadoria

Fraudes em fundos de pensão são alvo de duas operações que a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira em sete estados e no Distrito Federal. Uma decorre da Lava Jato e investiga parceiros do ex-governador Sérgio Cabral; outra apura desvios em 28 fundos de servidores de prefeituras.

Arthur Mário Pinheiro Machado foi preso em São Paulo (Foto: Leandro Cotrim/GloboNews)
Arthur Mário Pinheiro Machado foi preso em São Paulo (Foto: Leandro Cotrim/GloboNews)

O empresário Arthur Machado é investigado nas duas frentes. Ele foi preso em São Paulo.

Fundos de pensão são uma opção de investimento para possibilitar uma aposentadoria complementar ao trabalhador. São oferecidos por empresas públicas e privadas aos empregados e também por associações. O Ministério Público investiga desvios desses fundos.

Estão em andamento as seguintes operações:

Rizoma

Cumpre dez mandados de prisão preventiva no Rio, em São Paulo e em Brasília
É desdobramento da Lava Jato no Rio
Segundo o Ministério Público Federal, os suspeitos fazem parte do esquema criminoso chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral
Foram fraudados fundos como o Postalis, dos Correios, e Serpros, da empresa pública Serpro, de tecnologia da informação
A PF investiga os crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção através de fraudes que geraram prejuízos aos fundos de pensão.
Um dos alvos é o empresário Arthur Pinheiro Machado, que já foi dono de corretora e tem mais de 100 empresas ligadas ao CPF dele. Ele foi preso em São Paulo.
Também foi preso o economista Marcelo Borges Sereno, ligado ao Partidos dos Trabalhadores (PT) há muitos anos. Ele já foi assessor especial do Ministério da Casa Civil durante o governo Lula, na época que José Dirceu era ministro da Casa Civil.
Em Brasília, a Polícia Federal está na casa de Milton Lyra, apontado em várias investigações como operador do MDB no Senado e operador em vários esquemas, a maioria envolvendo fundos de pensão

A defesa de Arthur Pinheiro Machado e de Patricia Iriarte refuta, de forma veemente, qualquer relação entre os empresários e atos ilícitos. Informa que ambos sempre agiram no mais absoluto respeito à legislação e que não compactuam com práticas ilegais.


A defesa do empresário Milton Lyra informa que seu cliente já havia se colocado à disposição da Justiça do Distrito Federal, que apura o caso, para esclarecimento dos fatos. Ao tomar conhecimento da decisão da Justiça do Rio de Janeiro, prontamente, por meio de seus advogados, o empresário entrou em contato com a Polícia Federal para apresentar-se.

A defesa assevera ainda que as atividades profissionais do empresário são lícitas, o que já foi comprovado em diversas oportunidades, e que seu cliente está e sempre esteve à disposição para colaborar com a Justiça e com a investigação.

Encilhamento

Cumpre 20 mandados de prisão temporária em SP, RJ, MG, PR, MT, SC e GO.
A fraude, segundo as investigações, envolveria R$ 1,3 bilhão
É a segunda fase da Operação Papel Fantasma
Arthur Machado, preso em SP na Rizoma, também é investigado na Encilhamento
As investigações identificaram 28 Institutos de Previdência Municipais que investiram em fundos que, por sua vez, direta ou indiretamente, adquiriram os papéis sem lastro.
O ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e mais três pessoas foram presas na cidade mineira.
A defesa de Gilmar Machado diz que ele está tranquilo "porque não possui qualquer envolvimento com atos ilícitos praticados por terceiros" e que tem a convicção de que é uma perseguição política.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Trump diz que nunca anunciou quando o ataque contra a Síria iria ocorrer

Donald Trump fala com a imprensa após almoço com líderes dos países do Báltico, na Casa Branca, em Washington, em imagem de arquivo (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)
Donald Trump fala com a imprensa após almoço com líderes dos países do Báltico, na Casa Branca, em Washington, em imagem de arquivo (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (12) que nunca disse quando o ataque contra a Síria iria ocorrer. A declaração acontece um dia após ter o chefe de estado americano ter subido o tom com a Rússia, principal aliada do governo de Bashar Al-Assad, dizendo que mísseis "bacanas, novos e inteligentes" estavam chegando à Síria.

"Nunca disse quando um ataque à Síria aconteceria. Poderia ser muito em breve ou não! De qualquer forma, os Estados Unidos, sob minha administração, fizeram um ótimo trabalho livrando a região do ISIS [Estado Islâmico]. Onde está o nosso "Obrigado América?", afirmou Trump no Twitter.

Para o presidente sírio, qualquer ação das potências ocidentais poderia desestabilizar ainda mais a região.

"Com todas as vitórias alcançadas no campo, as vozes de alguns estados ocidentais se levantam e as ações se intensificam em uma tentativa de mudar o curso dos acontecimentos. Essas vozes e qualquer ação possível contribuirão apenas com um aumento na instabilidade na região, ameaçando a paz e a segurança internacional", declarou Bashar Al-Assad, segundo relato da TV estatal síria.

Quando Assad menciona vitórias no campo, ele se refere ao avanço do exército sírio na cidade de Duma, em Guta Oriental. Embora o governo sírio não tenha anunciado oficialmente, rebeldes entregaram as armas e deixaram a cidade na quarta-feira, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).


Ameaça americana
Trump vem ameaçando há dias dar uma resposta ao suposto ataque químico na cidade de Duma, em Guta Oriental, que é um enclave rebelde nos arredores de Damasco. Para o governo americano, o governo sírio voltou a usar armas químicas contra os rebeldes.

Já no domingo (8), em uma mensagem no Twitter, Trump afirmou que Rússia e Irã eram responsáveis por apoiar o “animal” Assad e que haveria um “grande preço” a pagar.

Na segunda-feira (9), o presidente americano anunciou que tomaria uma “decisão importante” sobre o assunto. "Estamos estudando a situação e falando com líderes militares, e tomaremos alguma decisão importante nas próximas 24 a 48 horas", afirmou.

A tensão na região aumentou e na quarta-feira, quando o prazo para a importante decisão expirou, Trump voltou às redes sociais para ameaçar a Rússia.

“A Rússia promete derrubar todos e quaisquer mísseis lançados contra a Síria. Prepare-se, Rússia, porque eles estão chegando, bacanas, novos e 'inteligentes'! Vocês não deveriam ser parceiros de um animal que usa gás para matar o seu povo e gosta disso”, afirmou Trump no Twitter, fazendo referência ao ataque ocorrido no sábado (7).

Pouco depois do post em tom de ameaça, Trump faz um novo comentário mais ameno.

"Nosso relacionamento com a Rússia é pior agora do que nunca, e isso inclui a Guerra Fria. Não há razão para isso. A Rússia precisa de nos ajudar com sua economia, algo que seria muito fácil de fazer, e precisamos que todas as nações trabalhem juntas. Vamos parar a corrida armamentista?", screveu ainda o americano, num outro post no Twitter.

Nesta quinta, a Rússia pediu às potências ocidentais que reflitam seriamente sobre as consequências de suas ameaças de atacar a Síria, segundo a France Presse.

"Pedimos a todos os membros da comunidade internacional que reflitam seriamente sobre as consequências possíveis de tais acusações, ameaças e ações planejadas contra o governo sírio", declarou a porta-voz ministério russo das Relações Exteriores, María Zajárova.

A Rússia afirmou ainda que a linha telefônica militar especial com os Estados Unidos, que pode evitar incidentes na Síria, continua ativa.

Pressão europeia
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse a uma TV francesa ter provas de que o governo de Assad utilizou arma química em Duma, mas, como Trump, relativizou a urgência de uma reação. Na terça-feira, ele tinha dito que faria um anúncio "nos próximos dias". "Teremos decisões a serem tomadas no devido tempo, quando julgarmos o mais útil e o mais eficaz", disse no canal TF1.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também considerou "evidente" que o regime sírio ainda dispõe de um arsenal químico, mas enfatizou que Berlim "não participaria de ações militares" contra Damasco.

Dois grupos de especialistas da Organização de Proibição de Armas Químicas (OPAQ) chegam nesta quinta e sexta-feira para investigar as acusações de um ataque com gases tóxico, informou o embaixador sírio na ONU, Bashar Jafari. Na segunda-feira, a organização vai se reunir para discutir esse caso, segundo a France Presse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente da Conmebol quer árbitro de vídeo nas oitavas da Libertadores

O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, declarou nesta quinta-feira em Buenos Aires que quer árbitro de vídeo já a partir das oitavas de final da Copa Libertadores. No ano passado, a tecnologia foi usada pela primeira vez no principal torneio de clubes do continente, só que a partir das semifinais (e, inclusive, foi decisiva para a classificação do Lanus diante do River Plate).

— Temos uma questão de orçamento pra resolver, mas estamos trabalhando nisso. É o que eu gostaria, árbitro de vídeo nas oitavas de final — afirmou Domínguez durante o congresso anual da Conmebol.

Decisão com base no árbitro de vídeo foi decisivo na semifinal entre Lanús e River Plate no ano passado (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)
Decisão com base no árbitro de vídeo foi decisivo na semifinal entre Lanús e River Plate no ano passado (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)

O custo do árbitro de vídeo na Libertadores fica em torno de US$ 20 mil (R$ 67,8 mil) por jogo, podendo chegar a US$ 30 mil (R$ 101,7 mil) dependendo das condições de logística. Todo o custo é bancado pela Conmebol.

A decisão da Conmebol de acelerar o uso do VAR (sigla em inglês) contrasta com o que faz a Uefa, que resiste em adotar esta tecnologia. O presidente da entidade que manda no futebol europeu, Aleksander Ceferin, disse recentemente que o VAR ainda “causa alguma confusão”.

Gianni Infantino em congresso da Conmebol em Buenos Aires (Foto: Martin Acosta / Reuters)
Gianni Infantino em congresso da Conmebol em Buenos Aires (Foto: Martin Acosta / Reuters)

Presente em Buenos Aires, Gianni Infantino, presidente da Fifa, defendeu o uso do VAR na Copa do Mundo.

– Não quero comentar a decisão da Uefa, que é uma entidade independente. Nós acreditamos que o árbitro merece ter acesso à informação. Nossos testes provaram que a tecnologia funciona e que o tempo de interrupção do jogo é mínimo - disse o presidente da Fifa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deslizamento deixa 2 mortos e ao menos 4 desaparecidos no Japão

Resultado de imagem para Deslizamento deixa 2 mortos e ao menos 4 desaparecidos no Japão

Um deslizamento ocorrido nesta quarta-feira (11) em Nakatsu, sudoeste do Japão, destruiu quatro casas e deixou ao menos 2 mortos e 4 desaparecidos, informa a rede americana NBC.

O corpo de um homem foi encontrado na quarta. Nesta quinta, outra pessoa morta foi localizada, e apolícia acredita que seja uma de 5 mulheres que estavam desaparecidas. Se isso se confirmar, restam quatro a serem encontradas.

A operação de busca e resgate está sendo feita com a ajuda de maquinário pesado para remover pedras e areia. Cães também estão sendo empregados para encontrar as vítimas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente é detido por ameaçar matar colegas de escola no DF

Mensagens criadas por aluno que ameaçou fazer chacina em escola no Gama, no DF (Foto: Reprodução)
Mensagens criadas por aluno que ameaçou fazer chacina em escola no Gama, no DF (Foto: Reprodução)

Um rapaz de 17 anos foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), em Brasília, após ameaçar, por meio das redes sociais, fazer uma chacina na escola onde estuda, no Centro de Ensino Médio 3, no Gama, na manhã desta quinta-feira (12).

O Batalhão Escolar da Polícia Militar teve acesso às conversas em que o adolescente disse que “quer matar” e que “atiraria” em quem estivesse no colégio. Nas mensagens enviadas a grupos da escola na noite de quarta, o jovem afirmou ainda que estaria se preparando para o crime, divulgou imagens de uma arma e pediu para que um colega faltasse à aula.

Adolescente é apreendido após ameaçar matar colegas no Gama (Foto: Letícia Carvalho/G1)
Adolescente é apreendido após ameaçar matar colegas no Gama (Foto: Letícia Carvalho/G1)

Segundo a PM, o adolescente “simulou” os diálogos por meio de um aplicativo que permite a criação de conversas falsas no WhatsApp (entenda mais abaixo).

Equipes da polícia se deslocaram para a escola e montaram uma operação para deter o estudante desde as 22h de quarta-feira. Com medo, muitos alunos e professores não foram à escola na manhã desta quinta.

Aos militares, o adolescente contou que “criou as mensagens para “assustar os alunos”. Os policiais fizeram uma varredura no colégio e não encontraram armas de fogo durante a apreensão do rapaz, que está no 2º ano do ensino médio.


Por ter menos de 18 anos, o jovem vai responder pelo ato infracional análogo a comunicado falso de crime. Ele não tinha passagens pela polícia.

Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que o conselho escolar do Centro de Ensino Médio 3 do Gama irá se reunir para discutir o caso do adolescente.

Fachada da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), no DF (Foto: Letícia Carvalho/G1)
Fachada da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), no DF (Foto: Letícia Carvalho/G1)

Como funciona o aplicativo
O aplicativo Whatsprank permite a criação de conversas falsa de WhatsApp – prank, em inglês, pode ser traduzido como pegadinha. Ele, no entanto, não tem conexões com o programa principal.

Com o app, é possível criar imagens de tela iguais às do WhatsApp, pois o usuário pode controlar os dois lados da conversa. O Whatsprank é o 23º aplicativo de redes sociais mais baixado para celulares com sistema iOS.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bebê nasce quatro anos após morte dos pais na China

Os óvulos fecundados ficaram congelados por quatro anos e foram levados para o Laos de carro (Foto: BBC)

Gestado por uma mãe de aluguel, um bebê nasceu na China mais de quatro anos depois de seus pais biológicos terem morrido em um acidente de carro.

O casal, segundo a mídia chinesa, morreu em 2013. Antes, porém, tinham congelado vários embriões fecundados na esperança de ter um filho por meio de uma fertilização in vitro.

Depois do acidente, os pais do casal enfrentaram uma batalha jurídica para poder usar os embriões congelados e se tornarem avós.

O bebê – um menino – nasceu em dezembro do ano passado após ser gestado por uma mãe de aluguel do Laos. A notícia veio a público apenas nesta semana, quando o jornal The Beijing News publicou uma reportagem sobre o caso.

A publicção explicou que a falta de precedente para um caso desse tipo obrigou os pais do casal falecido a enfrentar um verdadeiro campo minado judicial até que fossem autorizados a gestar os embriões usando a barriga de aluguel.

Sem precedentes

Na época do acidente, os embriões estavam armazenados em um hospital em Nanquim – eram mantidos a uma temperatura de -196ºC em um tanque de nitrogênio líquido.

Foi a primeira vez que a corte chinesa decidiu sobre um caso como esse. De acordo com a mídia do país, não havia precedentes de avós poderem herdar embriões congelados dos filhos.

E quando finalmente conseguiram a "guarda" dos embriões, eles passaram a enfrentar outros problemas.

Os óvulos fecundados só poderiam ser retirados de Nanquim se houvesse prova de que outro hospital os armazenaria. Foi difícil, porém, encontrar uma instituição médica que aceitasse os embriões não apenas por causa da disputa jurídica sobre o caso, mas também porque a China proíbe a contratação de barriga de aluguel.

A única opção foi levar os embriões para fora do país.

Paternidade e nacionalidade

Os futuros avós contrataram uma agência e escolheram o Laos, onde é legal contratar uma barriga de aluguel, para que o bebê fosse gestado.

No entanto, nenhuma companhia aérea aceitou transportar o volume, que se assemelhava a uma garrafa térmica com nitrogênio líquido. Por isso, foi preciso levar a "carga" de carro ao Laos.

No Laos, o embrião foi implantado no útero da mãe de aluguel e, em dezembro de 2017, o bebê nasceu. Ele ganhou o nome de Tiantian.

Mas, antes mesmo do nascimento do menino, os avós enfrentaram mais um problema. Para Tiantian ter a nacionalidade chinesa, ele precisaria nascer na China. E não bastou que a mãe de aluguel viajasse com visto de turista para dar à luz na China.

Para atender às exigências burocráticas, os quatro avós precisaram fazer exames de DNA para provar que o bebê era de fato neto deles e que os pais biológicos do bebê eram, de fato, cidadãos chineses.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça manda hospital Sírio-Libanês pagar R$ 577 mil a médica acusada de divulgar exames de Marisa Letícia

A Justiça do Trabalho de São Paulo determinou que o Hospital Sírio-Libanês pague R$ 577 mil de indenização por danos morais à médica reumatologista Gabriela Munhoz, demitida por justa causa após ter sido acusada de divulgar dados do prontuário da mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia, que morreu em 3 de fevereiro de 2017. Cabe recurso.

A decisão, da juíza Isabel Cristina Gomes, titular da 16ª Vara do Trabalho, entendeu que não há provas de que a médica teve acesso ao prontuário de Marisa Letícia e que Gabriela comentou em um grupo de WhatsApp uma foto de uma tomografia feita em um outro hospital, em São Bernardo do Campo, afirmando que o quadro dela se chamava "Fisher IV", cujo resultado significa "uma tomografia constatando sangramento até os ventrículos".

Pela decisão, a juiza entendeu que houve falta de diligência por parte do hospital, que não realizou uma apuração para verificar se a médica teve acesso ao prontuário, e derrubou a demissão por justa causa, transformando-a em demissão imotivada.

"Formulo a indagação, direcionada ao caso concreto, quanto à apuração e divulgação dos fatos. Um empregador diligente, cuidadoso, teria agido de forma diferente? A resposta é clara para este Juízo: um empregador diligente, cuidadoso, teria tomados todas as medidas necessárias para a efetiva e irresistível apuração dos fatos de maneira a não deixar dúvidas sobre a autoria, enquadramento legal da conduta e grau de culpa da autora", disse Isabel Gomes.

"Certo é que se a reclamada entendia que não havia mais interesse em manter a autora nos quadros da ré, se não concordava com tal situação, haveria de se utilizar de seu poder potestativo e dispensá-la imotivadamente e não por um justo motivo que efetivamente não ocorreu", afirmou a magistrada.

O Hospital Sírio-Libanês informou que "se manifestará na Justiça do Trabalho, onde o processo está em tramitação", sobre a decisão do TRT.

Médica comenta
"Sempre tive confiança e fé de que a verdade seria revelada. Após muito sofrimento e luta, posso respirar aliviada. A Justiça está sendo feita. Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e acreditaram em mim", disse a médica Gabriela ao G1. Quatro dias depois do ocorrido, Gabriela divulgou uma nota dizendo que jamais divulgou ou compartilhou imagens de exames médicos da Dona Marisa Letícia, "tampouco informações sigilosas sobre seu diagnóstico. Não tive contato visual ou pessoal com ela nem com seu prontuário médico".

No decorrer do processo, o advogado da médica, Fabio Bianco, pediu a produção antecipada da prova de que Gabriela não teve acesso prontuário médico de Marisa no Sírio. O pedido foi aceito pela Justiça, mas o Sírio não apresentou judicialmente o prontuário.

A magistrada entendeu que, "diante do não cumprimento da determinação judicial que determinou a exibição dos documentos que demonstrem que a trabalhadora acessou o prontuário médico da Senhora Maria Letícia Lula da Silva, no dia 24 de janeiro de 2017, considero verdadeira a alegação da reclamante de que não o acessou".

Divulgação de informações confidenciais
O Sírio alegou, durante o processo, que a "a causa da dispensa foi a divulgação feita pela autora de um caso institucional do Hospital a pessoas estranhas à equipe médica", e que, com o envio da mensagem no grupo de WhatsApp, a médica "quebrou a confiança nela depositada, não restando outra alternativa senão a de rescindir seu contrato de trabalho por justa causa por mau procedimento, tendo sido desnecessária a instauração de sindicância".

Segundo o hospital, a médica "foi demitida por ter fornecido a terceiros informações sobre o estado de saúde de paciente, diagnóstico, localização dentro do hospital, procedimentos e exames que estavam sendo feitos", ferindo o contrato de trabalho.

A juíza, porém, negou à médica o direito à Justiça gratuita e os pedidos de indenização por demissão discriminatória e de perda de uma chance. Ainda cabe recurso.

"Estamos aliviados que a verdade prevaleceu e que a Justiça está sendo feita”, diz o advogado Fábio Bianco.

Retrato da ex-primeira-dama Marisa Leticia Lula da Silva durante a inauguração da "Cidade da TV", em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. (Foto: Leonardo Soares/Agência Estado)
Retrato da ex-primeira-dama Marisa Leticia Lula da Silva durante a inauguração da "Cidade da TV", em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. (Foto: Leonardo Soares/Agência Estado)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cheque inferior a R$ 300 passa a ser compensado em 1 dia a partir de segunda

Talões de cheque (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Talões de cheque (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A partir da próxima segunda-feira (16 de abril) os cheques de valores inferiores a R$ 300 serão compensados em um dia útil, e não mais em dois dias, anunciou nesta quinta-feira (12) a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Com isso, o prazo para a compensação dos cheques, indiferentemente do valor, fica unificado em um dia útil, permitindo que os valores ingressem na conta de favorecidos mais rapidamente. Atualmente, apenas os cheques com valor superior a R$ 299,99 são compensados em um dia útil.

"As alterações seguem os esforços do Banco Central de aprimorar os instrumentos de pagamentos, tornando-os mais eficientes e seguros para o usuário, e do setor bancário, sempre comprometido em modernizar e inovar seus procedimentos”, disse o diretor-adjunto de Negócios da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

A nova regra também determina que todos os documentos sejam compensados no ambiente da Centralizadora de Compensação de cheques (Compe). As mudanças foram determinadas por circular do Banco Central de novembro de 2017.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação policial cumpre cerca de 150 mandados judiciais contra facções criminosas na Grande Fortaleza

A Secretaria da Segurança Pública cumpre cerca de 150 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão nesta quinta-feira (12) em uma operação policial contra facções criminosas envolvidas em tráfico de drogas, homicídios e outros crimes, em Fortaleza e seis cidades da Região Metropolitana.

(Correção: O G1 errou ao afirmar que havia 250 mandados de prisão e de busca e apreensão na operação, conforme informações repassadas pela secretaria da Segurança. Nesta tarde, a secretaria corrigiu a informação. São cerca de 150 mandados no total. O erro foi corrigido às 14h02.)

Pelo menos 11 pessoas foram presas na operação, segundo a polícia. Há detentos em cadeias que são alvos da operação.

A operação começou no início da manhã e contou com a participação do secretário da Segurança Pública, delegado André Costa. Agentes das polícias Civil e Militar de diferentes divisões participam da ação, que segue em andamento.

Conforme André Costa, os suspeitos vinham sendo investigados há mais de seis meses. A Delegacia Metropolitana de Caucaia, na Região Metropolitana, juntou dados de homicídios que possuíam ligações com o tráfico de drogas ocorridos na cidade e em outras localidades.

A partir dessas informações, a Polícia Civil chegou aos nomes dos envolvidos e representou com os mandados na Justiça. A polícia acredita ter prendido os homens apontados como chefes dos grupos suspeitos de comandar o tráfico de drogas e ordenar diversos assassinatos.

"Há essa ligação íntima de boa desses homicídios com o tráfico de drogas. Os presos, inclusive, são de facções rivais, que acabavam brigando pela disputa do tráfico. Muitos presos tem um certo grau de comando dos crimes", afirmou o secretário da Secretaria Pública.

'Guerra de facções'
O Ceará teve uma sequencia de ações violentas comandadas por facções criminosas neste ano, incluindo três chacinas, que resultou no aumento do índice de homicídios. Outro caso com envolvimento desses grupos foi o assassinato de três jovens, que foram torturados e decaptados em um mangue. Ataques a prédios públicos e ônibus ocorridos em março deste ano também são atribuídos às facções.

Chacina com 14 pessoas ocorreu dentro do "Forró do Gago", no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza. (Foto: Cinthia Freitas/G1CE)
Chacina com 14 pessoas ocorreu dentro do "Forró do Gago", no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza. (Foto: Cinthia Freitas/G1CE)

Movimentação em delegacia
Após o cumprimento de parte dos mandados, alguns suspeitos foram levados para a Delegacia de Caucaia, onde foram autuados pelos crimes. A movimentação de veículos e policiais foi intensa na unidade durante toda a manhã.

O secretário André Costa comentou que um dos presos é um agiota suspeito de lavar dinheiro para as organizações criminosas. O titular da SSPDS, no entanto, não deu detalhes sobre o grau de participação deste homem nos delitos investigados.

André Costa acrescentou que diversas equipes ainda estão nas cidades cumprindo os mandados. Ele acredita que o número de prisões pode subir, após o retorno dos policiais.

"É uma operação importante, destacando essa integração das polícias Civil e Militar. Acreditamos que o número de presos pode chegar a algumas dezenas", finalizou.

Mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos em Fortaleza e em outra seis cidades.  (Foto: Alana Araújo/TVM)
Mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos em Fortaleza e em outra seis cidades. (Foto: Alana Araújo/TVM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso em blitz no DF com US$ 123 mil em maleta no porta-malas

Dólares apreendidos em operação da PM em rodovia do Gama, no DF (Foto: Polícia Militar do DF/Divulgação)
Dólares apreendidos em operação da PM em rodovia do Gama, no DF (Foto: Polícia Militar do DF/Divulgação)

A Polícia Militar apreendeu US$ 123 mil – cerca de R$ 420 mil – no porta-malas de um carro parado por uma blitz na rodovia DF-290, perto do Gama, no Distrito Federal. O dinheiro estava armazenado em uma maleta.

O motorista, Girlândio Pereira Chaves, de 43 anos, disse que compra e vende moedas estrangeiras e que estava indo de Goiânia para o Gama, onde mora.

Homem é apreendido com dólares em operação da PM em rodovia do Gama, no DF (Foto: Polícia Militar do DF/Divulgação)
Homem é apreendido com dólares em operação da PM em rodovia do Gama, no DF (Foto: Polícia Militar do DF/Divulgação)

Segundo a Polícia Militar, o homem tem passagens por roubo, furto, estelionato e estupro de vulnerável. Havia contra ele dois mandados de prisão em aberto por furto e pelo caso de estupro.

O suspeito foi levado à Polícia Federal, que vai analisar se os dólares são verdadeiros. Se comprovado, o valor será depositado no Banco Central.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rosa Weber reafirma posição adotada pela maioria do STF e manda político cumprir pena após condenação em 2ª instância

Resultado de imagem para Rosa WeberA ministra Rosa Weber reafirmou nesta quinta-feira (12) posição adotada pela maioria do Supremo Tribunal Federal (STF), em favor da execução de pena após condenação em segunda instância, durante um julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por unanimidade de 7 votos, o TSE negou um pedido de um candidato a vereador de Cabreúva (SP) para deixar de cumprir pena de prestação de serviços à comunidade com base em condenação por decisão de segunda instância.

A decisão contou com o voto de Rosa Weber, cuja posição sobre a segunda instância é considerada decisiva na eventualidade de um novo julgamento sobre a questão no STF.

Rosa Weber votou da mesma maneira na semana passada no STF ao negar um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a prisão. Em 2016, ela votou contra a execução de pena após condenação em segunda instância, mas negou o pedido de Lula em respeito à maioria formada naquele ano no STF.

“Para repetir meu mantra nos últimos dias, eu vou repetir mais uma vez: que, em sede de habeas corpus, onde se examina a legalidade e a abusividade do ato apontado como coator, eu não tenho como assim reputar uma decisão judicial fundada na jurisprudência prevalecente do Supremo Tribunal Federal, ainda que o meu voto não tenha integrado a corrente majoritária”, disse a ministra no julgamento do TSE.

Na sessão do TSE nesta quinta, os ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, também integrantes do STF e favoráveis à prisão após segunda instância, também defenderam a chamada “execução antecipada” da pena.

“Nada na sociedade apresenta risco zero. A engenharia foi feita para construir e caem pontes. A medicina foi feita para curar, mas mata. Claro que os juízes fazem tudo para acertar, agora o erro autentica a humanidade do magistrado, mas excepcionalmente”, disse Fux.

Barroso, por sua vez, repetiu argumento de que a reversão da pena nas instâncias superiores à segunda instância é mínima.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério do Comércio da China diz que tentativas de diálogo dos EUA não são sinceras

Mercadorias da China partem em navio em um porto na província chinesa de Shandong (Foto: AFP)
Mercadorias da China partem em navio em um porto na província chinesa de Shandong (Foto: AFP)

O Ministério do Comércio da China afirmou nesta quinta-feira (12) que as negociações comerciais com os Estados Unidos serão impossíveis já que as tentativas de diálogo de Washington não são sinceras, e prometeu retaliar se o presidente norte-americano, Donald Trump, intensificar as atuais tensões.

O presidente da China, Xi Jinping, prometeu na terça-feira abrir mais a economia do país e reduzir tarifas de importação de produtos como carros, o que ampliou as expectativas de um acordo. Trump respondeu em um tuíte dizendo que estava "agradecido" pelas declarações de Xi sobre tarifas e acesso para montadoras dos EUA, e disse que ambos os países "farão grandes avanços juntos".

O porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng, disse a repórteres, entretanto, que as declarações de Xi não tinham nada a ver com a disputa comercial e não devem ser descaracterizadas e entendidas como uma concessão a Washington.

"Espero que algumas pessoas nos EUA não julguem mal a situação", disse ele. "Se os EUA tomarem qualquer ação para agravar a situação, a China não hesitará em reagir."

As duas maiores economias do mundo têm ameaçado uma à outra com dezenas de bilhões de dólares em tarifas nas últimas semanas, levando a preocupações de que Washington e Pequim podem entrar em uma guerra comercial de ampla escala que poderia prejudicar o crescimento global e afetar os mercados.

Algumas autoridades dos EUA e analistas dizem acreditar que a disputa pode eventualmente ser resolvida através de diálogo, mas Pequim reiterou nesta quinta-feira que nenhuma negociação formal aconteceu.

"Não é uma questão sobre se a China está disposta a participar das negociações. Trata-se de os EUA não mostrarem nenhuma sinceridade", disse Gao.

O tablóide chinês Global Times escreveu que Washington pode responder sinceramente à determinação da China de se abrir e interagir, ou continuar pressionando a China com demandas irracionais e agravar os atritos comerciais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Federal faz operação contra fraudes em previdências municipais em 7 estados

A Polícia Federal faz nesta quinta-feira (12) a Operação Encilhamento para apurar fraudes envolvendo a aplicação de recursos de Institutos de Previdência Municipais em fundos de investimento com debêntures sem lastro emitidas por empresas de fachada que podem ultrapassar o valor de R$ 1,3 bilhão. A debênture é um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor.

A operação foi nomeada como Encilhamento e é a segunda fase da Operação Papel Fantasma. Policiais Federais e auditores-fiscais da Receita Federal cumprem 60 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás.

Pelo esquema, os administradores criavam empresas de fachada e aplicavam o dinheiro dos trabalhadores de organizações públicas. Só que as empresas não possuíam capital e o trabalhador, que esperava o dinheiro para a aposentadoria, acabava com prejuízo, já que as empresas iam à falência sem ter recursos para o pagamento.

"Emitida a debênture pela empresa de fachada, entrava em cena um consultor de investimento, que se aproximava do instituto de previdência de alguma prefeitura alegando rentabilidade maior dos seus recursos, se trata de regime próprio dos servidores municipais", explica o delegado Vitor Rodrigues Alves, chefe da delegacia de combate à corrupção e crimes financeiros da PF de SP.

"Quando a instituição da previdência municipal passa a aplicar o dinheiro no fundo, adquiridos da empresa de fachada ou outros fundos, ocorre uma típica lavagem de dinheiro, que envolve a transação em várias camadas, dificultando o rastreamento dos valores", diz o delegado.

Pelo menos 12 pessoas foram presas. Entre os presos, está Meire Poza, contadora do doleiro Alberto Youssef. O ex-prefeito de Uberlândia Gilmar Machado e mais três pessoas foram presas na cidade mineira durante a operação.

A defesa de Gilmar Machado diz que ele está tranquilo "porque não possui qualquer envolvimento com atos ilícitos praticados por terceiros" e que tem a convicção de que é uma perseguição política.

Meire presa na Operação Encilhamento (Foto: Reprodução/TV Globo )
Meire presa na Operação Encilhamento (Foto: Reprodução/TV Globo )

Preso em operação desdobramento da Lava Jato, o empresário Arthur Mário Pinheiro Machado também é investigado na Operação Encilhamento. Ele já foi dono de corretora e tem mais de 100 empresas ligadas ao CPF dele.

28 municípios
As investigações identificaram 28 Institutos de Previdência Municipais que investiram em fundos que, por sua vez, direta ou indiretamente, adquiriram os papéis sem lastro. "Há o envolvimento de uma empresa de consultoria contratada pelos Institutos de Previdência e elementos que apontam para corrupção de servidores ligados a alguns Institutos de Previdência", diz a Polícia Federal.

Estão sendo investigados, até o momento, 13 fundos de investimento. No 2º semestre de 2016 foi constatada a existência de R$ 827 milhões em apenas oito destes fundos, dinheiro para o pagamento das aposentadorias dos servidores municipais.

Os investigados responderão por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro com penas de 2 a 12 anos de prisão.

Mandados da Operação Encilhamento:
20 mandados de prisão temporária

São Paulo

Capital - 10

Rio Claro - 1

Jundiaí - 2

Rio de Janeiro

Capital: 4

Minas Gerais:

Uberlândia - 4

60 MBA (mandados de busca a apreensão)

São Paulo

Capital - 7

Barueri - 1

Itaquaquecetuba - 1

Osasco - 1

Jandira - 1

Suzano - 1

Porto Ferreira - 1

São Sebastião - 1

Piracicaba - 1

Assis - 1

Hortolândia - 1

Paulínia - 1

Paranapanema - 1

Rio Claro - 1

Rio de Janeiro

Capital - 2

Angra dos Reis - 1

Campos dos Goytacazes - 1

Belford Roxo - 1

Japeri - 1

Minas Gerais

Betim - 1

Santa Luzia - 1

Pouso Alegre - 1

Uberlândia - 1

Santa Catarina

Rio Negrinho - 1

Paraná

Colombo - 1

Pinhais - 1

São Mateus do Sul- 1

Palmeira - 1

Mato Grosso

Rondonópolis - 1

Várzea Grande - 1

Goiás

Novo Gama - 1

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente que arrastou homem pendurado em carro se entrega à polícia


O terceiro adolescente suspeito de envolvimento no crime que acabou com um homem arrastado em carro pelas ruas de Cidade da Esperança se entregou nesta quinta-feira (12).

Os outros dois participantes foram capturados na semana passada. Na última segunda-feira (9), a Polícia revelou detalhes do crime.

O caso

O crime ocorreu no dia 22 de março. O homem, tentando evitar o roubo de seu veículo, entrou em luta corporal com um dos três assaltantes e acabou preso ao cinto de segurança, sendo arrastado por mais de 1 km pelas ruas do bairro Cidade da Esperança.

A vítima segue em recuperação no Hospital Walfredo Gurgel. Ele teve ferimentos graves em várias partes do corpo.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Incertezas dificultam a recuperação da economia brasileira


Diante das incertezas em relação às eleições e ao ajuste das contas públicas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) mantém as previsões que apontam para um moderado desempenho da economia brasileira neste ano. A estimativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescerá apenas 2,6% e o PIB industrial terá expansão de 3% neste ano. Os investimentos aumentarão 4% e, o consumo das famílias, 2,8%. A taxa média de desemprego ficará em 11,8%, diz o Informe Conjuntural do primeiro trimestre, divulgado nesta quinta-feira, 12 de abril.

O relatório destaca que, mesmo com o cenário externo favorável, a queda da inflação e a redução dos juros, o ritmo de recuperação da economia é moderado e o país não conseguirá recuperar, no médio prazo, as perdas causadas pela recessão. “Mesmo com o crescimento de 1% do PIB em 2017, ainda estamos com renda per capita 8,2% menor que em 2014 e a produção industrial, no início de 2018, situa-se ainda 14% abaixo do seu pico observado em 2013”, afirma o Informe Conjuntural.

Na avaliação da CNI, a principal causa da fraca reação da economia é a indefinição sobre o ajuste permanente das contas públicas. Além do adiamento da reforma da Previdência, a falta de definição do quadro eleitoral é outra fonte de incertezas sobre o ajuste fiscal. “A Previdência é o principal, mas não é o único elemento de preocupação com a expansão contínua dos gastos públicos. Medidas de disciplinamento dos gastos com pessoal são igualmente indispensáveis”, alerta a CNI.

O Informe Conjuntural adverte ainda que o grande desafio do Brasil é aumentar a produtividade. Isso requer, entre outras medidas, o equilíbrio fiscal, a reforma da Previdência, a reforma tributária, disponibilidade de financiamento de longo praz, redução da burocracia, segurança jurídica e modelos de regulação eficientes.

Conheça outras previsões da CNI para a economia brasileira em 2018:

Inflação: O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano em 3,7% ao ano, abaixo do centro da meta de 4,5% estabelecida pelo Banco Central. “A inflação deve permanecer em níveis baixos em 2018 em função da ainda alta ociosidade da economia, da elevada taxa de desemprego e da quebra da inércia inflacionária ocorrida em 2017”, diz o Informe Conjuntural.

Juros: Com a inflação baixa, os juros básicos da economia permanecerão no menor patamar da história. A taxa Selic chegará ao fim de 2018 em 6,25% ao ano e a taxa real de juros será de 3%.

Contas públicas: O déficit primário do setor público deve alcançar R$ 152,7 bilhões, o equivalente a 2,19% do PIB. “Apesar de estar abaixo da meta de R$ 161,3 bilhões fixada para este ano, o déficit será maior do que os R$ 110,6 bilhões registrados em 2017”, afirma o relatório da CNI. A dívida pública atingirá 73,7% do PIB.

Saldo comercial: O Brasil terá um superávit comercial de US$ 58 bilhões neste ano, resultado de exportações de US$ 230 bilhões e importações de US$ 172 bilhões.

Fonte: Portal da Indústria
Leia Mais ››

Indústria é responsável por 20,8% das exportações do RN


A indústria é responsável por 20,8% das exportações efetuadas pelo Rio Grande do Norte. É o que mostra o Perfil da Indústria, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que apresenta dados estatísticos sobre o setor.

De acordo com os dados da CNI, o setor mais importante para as exportações industriais do estado é o de alimentos, que foi responsável por 39,22% do total exportado em 2017.

Ainda conforme o Perfil da Indústria, o Rio Grande do Norte é responsável por 0,1% das exportações brasileiras de produtos industrializados.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››