terça-feira, julho 25, 2017

Por WhatsApp, suspeito de vazar 'nudes' fez tortura psicológica com vítimas, diz polícia

A polícia civil do Piauí está buscando o suspeito de compartilhar imagens íntimas na cidade de Coivaras, 68 km de Teresina. Até o momento dois boletins de ocorrência foram registrados, mas há a suspeita de 30 vítimas no município. Ainda não se sabe se apenas uma ou mais pessoas participaram da ação. Segundo o delegado Daniel Pires, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia (Dercat), além do vazamento as vítimas sofreram tortura psicológica.
"Desde o início de julho as fotos começaram a ser compartilhadas unicamente por WhatsApp, em grupos. A pessoa dizia que iria compartilhar as fotografias aos poucos, causando temor nessas mulheres e adolescentes, anunciando o que iria fazer e deixando todas tensas, em pânico", disse ele nesta terça-feira (25) ao G1.
O delegado destacou que, para a polícia, no momento os casos de apenas duas vítimas estão sendo investigados, já que somente as duas buscaram a polícia para registrar boletim de ocorrência. Uma delas tem 19 anos e outra tem 16 anos. Contudo, na cidade, moradores relatam que dezenas de mulheres tiveram imagens íntimas compartilhadas. O número, pode chegar a 30 vítimas, segundo o delegado.
Daniel Pires explicou que nas duas situações o vazamento configura crime. A jovem de 19 anos, segundo a polícia, foi vítima de injúria e difamação. Já no caso da adolescente, o suspeito pode responder por pornografia infantil.
"A pena para os crimes contra a honra não deixam ninguém preso, infelizmente. É uma pena muito leve para um crime desses. Há um projeto de lei tramitando no congresso para criminalizar esses casos, mas mesmo assim a pena é branda. Já no caso da menor, se a pessoa apenas receber e armazenar, não apagar as imagens, a pena já varia de um a quatro anos de prisão. Se repassar as fotos, a pena é de três a seis anos", disse.
Por enquanto, a polícia sabe apenas que as duas vítimas fizeram as próprias "nudes" e enviaram a pessoas de sua confiança. Não se sabe ainda se eles mesmos compartilharam com outros ou se tiveram seus celulares invadidos. Essa diferença configura diferentes crimes.
O delegado pediu que outras vítimas procurem a polícia, para que todos os culpados sejam punidos. "Como a Dercat fica em Teresina, mas estamos investigando a pedido do próprio Secretário de Segurança, estamos indo à cidade uma vez por semana até a conclusão do inquérito para ouvir diretamente as vítimas, as pessoas serão comunicadas da nossa ida. Pedimos que nos procurem", orientou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Seca obriga Vaticano a cortar água das fontes da praça de São Pedro

Mulher caminha perto de fonte na Praça São Pedro no Vaticano, nesta terça-feira (25)  (Foto: Max Rossi/ Reuters)O Vaticano decidiu cortar a água das suas fontes, tanto na Praça de São Pedro como no resto do pequeno estado, devido à seca que afeta a Itália, segundo informou a Rádio Vaticano na terça-feira (24).
A administração da cidade do Vaticano cortou a água de todas as fontes luminosas, “tanto as externas localizadas na Praça de São Pedro como as internas dos Jardins Vaticanos e no território do Estado".
A rádio da Santa Sé afirmou que a decisão está "em sintonia com as doutrinas do Papa Francisco, que na encíclica 'Laudato Si' lembra que o costume de esbanjar e jogar fora alcançou níveis inauditos".
A água potável e limpa, segundo lembra a rádio citando o papa nesse documento, "representa uma questão de importância principal, porque é indispensável para a vida humana e para sustentar os ecossistemas terrestres e aquáticos".
O anúncio do Vaticano foi feito após a decisão de restringir o fornecimento de água a Roma a partir do lago de Bracciano, ao norte da capital, devido à queda em seu nível de abastecimento.
A falta de água já afeta dois terços da superfície cultivável da Itália, onde dez regiões pediram o reconhecimento do "estado de calamidade" e as perdas em agricultura e gado já alcançam 2 bilhões de euros, segundo dados oficiais divulgados na terça.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Queda de edifício deixa mais de 10 mortos na Índia

Bombeiros trabalham no resgate de vítimas de desabamento de prédio no subúrbio de Mumbai (Foto: REUTERS/Danish Siddiqui)Um edifício desabou nesta terça-feira (25) na cidade de Mumbai, no oeste da Índia, deixando pelo menos 12 pessoas mortas. Equipes de resgate seguem trabalhando no resgate de dezenas de moradores que possivelmente estão presos sob os escombros.
O chefe do corpo de bombeiros de Mumbai, P.S. Rahangdale, disse à Agência Efe que 12 corpos foram retirados dos escombros do edifício até o momento, seis deles de mulheres, enquanto outras 14 pessoas foram hospitalizadas.
As autoridades suspeitam que entre 30 e 40 pessoas podem estar presas sob os escombros. No subsolo do edifício que desabou funcionava uma creche, que estava vazia por causa de uma reforma.
No local do acidente, nos arredores da cidade, há 14 caminhões dos bombeiros, sete ambulâncias e duas caminhonetes de resgate, acrescentou a fonte, que informou que dois integrantes dos serviços de resgate ficaram feridos e estão hospitalizados.
Os desmoronamentos de edifícios são frequentes na Índia devido ao precário estado das infraestruturas e pela falta de manutenção, fatores que são alimentados pela corrupção e práticas ilegais que são amplamente difundidas no setor da construção.
Em agosto do ano passado, mais de 20 pessoas morreram na queda de uma ponte também no estado de Maharashtra, do qual Mumbai é a capital, durante as enormes inundações que atingiram a região.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Menina de 9 anos furta celular de professora e pais são presos por tentar extorquir vítima na Bahia

Mãe e pai de menina foram presos em Feira de Santana (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Os pais de uma aluna de 9 anos de uma escola municipal de Feira de Santana, localizada a cerca de 100 km de Salvador, foram presos por tentarem extorquir a professora da filha deles, de 9 anos. Segundo a polícia, a criança furtou o celular da professora, e quando os pais souberam do ocorrido, passaram a ameaçar a vítima e a diretora, exigindo dinheiro para devolver o aparelho.
De acordo com a Polícia Civil, Ana Célia do Amor Divino e Edílson Vitória de Almeida foram presos na sexta-feira (21), entretanto a informação só foi divulgada na segunda-feira (24). A dupla foi conduzida para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Feira).
Os pais foram autuados por corrupção de menores, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e por tentativa de extorsão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio que provocou morte de criança e adolescente em canavial na GO-210 foi criminoso, diz usina

Ester Alves e Davi Lucas foram velados e enterrados em Santa Helena de Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)A usina responsável pelo canavial onde houve o incêndio que provocou um acidente e morte de duas pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros, alegou que o fogo foi colocado propositalmente na área, em Santa Helena de Goiás, no sudoeste do estado. David Lucca Pereira Costa, de 3 anos, e Ester Alves Vieira Costa, de 15, morreram após o carro em que estavam sair da pista e se queimar nas chamas.
Outras três pessoas sofreram queimaduras e seguiam internados no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) até a tarde de segunda-feira (24). Os corpos de Davi e Esther vítimas foram velados e enterrados em Santa Helena de Goiás.
O acidente ocorreu no último domingo (23), na GO-210, quando o grupo passou por um canavial que estava pegando fogo. “O condutor do veículo foi surpreendido por uma cortina de fumaça e fez com que ele perdesse a noção de direção do veículo e saísse da rodovia. Infelizmente, ele caiu onde haviam chamas e houve essa fatalidade” disse o major Marcos Vinícius, comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Helena.
Por meio de nota enviada à TV Anhanguera, a Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool, responsável pelo canavial, destaca que está em recuperação judicial e que o incêndio é o “terceiro ato de queima criminosa em áreas da Usina”. A companhia afirmou ainda que “não pratica queima e a cana-de-açúcar que foi incendiada estava programada para colheita em outubro”.
O texto diz também que a Usina ajuda as autoridades na identificação dos autores do incêndio e está prestando assistência à família.
Feridos
Segundo o Hugol, até a tarde desta segunda-feira Lorenia Alves Vieira Costa e Jhowesley Vieira do Carmo estavam em estado gravíssimo e respirando com ajuda de aparelhos. Já Wannyel Tayllor Prado Pires tinha estado grave, mas também respirava por aparelhos.
O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hugol por e-mail na noite de segunda-feira e aguarda atualização do estado de saúde dos pacientes.
Luto
Os corpos de Davi e Ester foram velados na Funerária Pax Real durante a tarde de segunda-feira e enterrados às 19h no Cemitério São João Batista, ambos em Santa Helena. Abalado, o primo das vítimas, Eliones Maciel, lamentou a perda dos parentes e falou como Francisco José Costa, pai da adolescente e avô da criança, está passando.
"Ver o pai perder uma filha, perder praticamente um filho, que ele que criou, que na verdade é neto. Sabendo que está em situação gravíssima. Quer dizer, é muito difícil”, afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Oposição tentará obstruir votação da denúncia para desgastar Temer

Apesar de admitir – nos bastidores – que não tem os 342 votos necessários para dar prosseguimento à denúncia contra o presidente Michel Temer, a oposição trabalha com a estratégia de obstruir ao máximo a sessão. O objetivo é prolongar o desgaste de Temer, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

Está marcada para o próximo dia 2 de agosto a votação da denúncia, que só seguirá para o Supremo se pelo menos 342 deputados votarem contra o presidente.

A estratégia da oposição é a seguinte: os deputados estarão presentes ao plenário, mas não deverão registrar presença no painel, pois, assim, será possível saber se o governo terá a força necessária para colocar em plenário os 342 deputados necessários para iniciar a votação.

Os oposicionistas vão tentar adiar a votação em pelo menos uma semana, para deixar o governo "sangrar".

"Não podemos garantir sessão com quórum baixo. Precisamos obrigar o deputado a se expor com o voto", disse o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ).

"Se a oposição não marca presença, deputados que optariam pela abstenção ou ausência serão obrigados a registrar quórum para ajudar o governo", acrescentou.

Por isso o Palácio do Planalto está tão cauteloso.

Auxiliares de Temer ensaiam o discurso de que o quórum para iniciar a votação é de responsabilidade da oposição.

O governo teme não conseguir na próxima semana ter os 342 deputados em plenário e, com isso, sair com o carimbo de derrotado na sessão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Imóvel que desabou no Grande Recife e provocou morte de garoto será demolido, diz Defesa Civil

Imóvel tem quer demolido, segundo a Defesa Civil de Paulista (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)A Prefeitura de Paulista, no Grande Recife, vai demolir o imóvel que desabou parcialmente, na manhã desta terça-feira (25), em Maranguape II. No acidente, um garoto de oito anos morreu, após ficar sob escombros. A Defesa Civil municipal trabalha com a hipótese de o acidente ter sido provocado por falta de manutenção estrutural.
O acidente, que aconteceu por volta das 4h20, deixou também dois adultos feridos. A mãe do menino, de 26 anos, teve lesão grave em uma das pernas e encontra-se no Hospital Miguel Arraes, na mesma cidade. Segundo a unidade de saúde, o membro teve que ser amputado.
O companheiro da mulher apresentou escoriações no corpo e um corte na cabeça. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda, também na Região Metropolitana do Recife.
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil de Paulista, Manoel Alencar, a prefeitura condenou o imóvel, que era de propriedade particular. Cinco pessoas pagavam aluguel no pequeno conjunto.
“Acredito que o acidente tenha sido provocado por falta de manutenção. Um imóvel que não recebe reparos termina sendo prejudicado”, observou o gestor.
No piso superior, que desabou, havia uma residência. Nela, morava a família do garoto que morreu. Na parte de baixo, segundo o secretário, havia uma padaria, um salão de cabeleireiro, um depósito de água e um box que está fechado.
“Toda essa estrutura terá que ser destruída. Não há possiblidade de preservar nada. A prefeitura está fazendo o laudo e vai pedir a demolição, que deve acontecer hoje ou amanhã (quarta)”, declarou Alencar.
O representante da gestão municipal informou, ainda, que dará apoio à família do garoto que faleceu. "Vamos ajudar nas despesas do funeral e acompanharemos a situação da mãe do menino”, afirmou.
O acidente
O desabamento aconteceu por volta das 4h20. O imóvel ficava na Avenida A. A laje do pavimento superior cedeu. Equipes dos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas.
O garoto, de oito anos, ficou sob o escombros, foi socorrido e teve uma parada cardíaca na ambulância. A criança chegou com vida ao Hospital Miguel Arraes, na mesma cidade, mas morreu logo em seguida, segundo informações do posto policial confirmadas pelo serviço social da unidade hospitalar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF diz que pais e homem de 80 anos estão entre os presos suspeitos de cometer pedofilia


Resultado de imagem para PF diz que pais e homem de 80 anos estão entre os presos suspeitos de cometer pedofilia
O delegado da Polícia Federal (PF) Flávio Augusto Palma Setti disse que entre os presos da Operação Glasnost, deflagrada nesta terça (25) em 14 estados brasileiros para combater a pedofilia, estão pais que abusavam das próprias filhas, um homem de 80 anos e dois funcionários públicos que compartilhavam pornografia infantil através dos computadores do próprio órgão.
Pelo menos 15 vítimas já foram identificadas, ainda segundo a PF. "Um dos casos que nos chamou a atenção foi em Praia Grande, em São Paulo, de uma menina que sofreu abusos do pai entre 2 e 8 anos de idade", contou o delegado.
Os abusos, conforme a PF, ocorriam na casa da avó da menina, sem o conhecimento de mais ninguém. "Os abusos só pararam porque ele ficou com medo que a filha contasse para as amigas".
Até as 13h50, 30 pessoas tinham sido presas, sendo 27 em flagrante e três prisões preventivas. Professores, médicos, estudantes e um porteiro estão entre os presos.
Ainda conforme o delegado Setti, as investigações começaram com a prisão de um estudante de medicina em 2010. "Ele citou um site russo que era utilizado como uma espécie de 'ponto de encontro' de pedófilos do mundo todo", disse.
Depois disso, foi deflagrada a primeira fase da operação, em 2013, e agora a segunda etapa. "Antes dessa última fase, nós identificamos algumas questões urgentes de casos de abuso em que as devidas providências foram tomadas", detalhou o delegado.
Os investigados produziam e armazenavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até mesmo de bebês com poucos meses de vida - muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos - e as enviavam para contatos no Brasil e no exterior.
A PF disse ainda que as investigações resultaram na identificação de centenas de usuários, brasileiros e estrangeiros, que compartilhavam pornografia infantil na internet, bem como de diversos abusadores sexuais e produtores de pornografia infantil. Foram identificadas diversas crianças vítimas de abuso.

"Também foram identificados criminosos de várias partes do mundo, como americanos e russos, por exemplo. Essas informações foram remetidas para os devidos países para investigação", acrescentou Setti.
O delegado disse que não tem há definir um perfil dos criminosos - entre os presos estão pessoas entre 18 e 80 anos. Alguns delas já tinham passagem pela polícia por fatos relacionados à pedofilia.
Os crimes investigados nesta operação são compartilhamento de pornografia infantil, posse de pornografia infantil, abuso de vulnerável e produção de pornografia infantil.
Considerando as duas fases da operação, esta é uma das maiores operações já realizadas pela Polícia Federal de combate à pedofilia. Na primeira etapa, 30 pessoas foram presas.
Mandados judiciais
Foram expedidos três mandados de prisão preventiva, 71 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em 51 cidades de 14 estados brasileiros.
Em Maringá (PR), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que resultaram em três prisões em flagrante. Um dos alvos foi pego em flagrante com o computador ligado compartilhando pornografia na internet.
Em Curitiba, um mandado de busca também resultou em flagrante.
O nome da operação
O nome da operação é uma referência ao termo russo que significa transparência. "A palavra foi escolhida porque a maior parte dos investigados utilizava servidores russos para a divulgação de imagens de menores na internet e para realizar contatos com outros pedófilos ao redor do mundo", explicou a PF. Ao todo, 350 policiais participam da ação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Irmão de produtora achada morta em Laranjeiras disse que irmã era 'impura' e deveria ser 'eliminada', diz delegada

Luana foi encontrada morta em Laranjeiras (Foto: Reprodução/Instagram)O irmão da produtora de elenco Maria Luana Oliveira Diogo, de 34 anos, encontrada morta em casa, no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio, foi preso no fim da noite de segunda-feira (24) após prestar depoimento na delegacia. Segundo a delegada Marcela Ortiz, da Divisão de Homicídios (DH), ele disse que irmã era "impura" e deveria ser "eliminada".
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que o irmão da produtora confessou o crime. A informação foi corrigida às 11h55 do dia 25 de julho).
"Ele fala que não foi ele, mas em seguida ele justifica que a irmã dele era impura e deveria ser eliminada. Mas nós encontramos ele a partir das perícias, começaram amplas diligências, ele foi encontrado numa residência. Ele foi encontrado em posse do celular da vítima", explicou a delegada.
Segundo a polícia, a produtora morava com o irmão. Depois do crime, ele se escondeu na casa de parentes no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio. A polícia não revelou o nome do preso e nem o que teria motivado o assassinato. Vizinhos disseram que o irmão de Luana parece sofrer de transtornos mentais.
"Ele deve ter em torno de uns 23 anos. A gente não sabe, porque quando a gente perguntava a idade dele, ele dizia que não podia dar a idade. Você perguntava o nome dele, e ele dizia que ele era eterno. Sei lá, um cara muito esquisito", disse um vizinho.
Luana era mãe de duas crianças, que estão viajando de férias com o pai. Ela morava em uma casa na Rua Cardoso Júnior desde dezembro.
O Corpo de Bombeiros confirmou que uma equipe da corporação esteve no local nesta segunda, por volta do meio-dia, e encontrou o corpo. Testemunhas contaram que a residência estava revirada, e que o corpo de Luana tinha sinais de tortura, mas a informação não foi confirmada pela polícia.

Nas redes sociais, amigos de Luana lamentaram a morte dela. "Descanse em paz e brilhe muito no céu....<3 a="" aben="" amiga="" amigo.="" amigos="" de="" em="" escreveu="" esteja="" font="" justi="" luana.="" oada="" outras="" paz="" pedem="" por="" postagens="" um="" uma="" usti="" voc="">
Proprietário do imóvel onde a produtora de elenco morava, Alexandre Coimbra afirmou que ela vivia no local desde dezembro e era que uma pessoa tranquila.
"Desde dezembro ela é minha inquilina, ela era muito tranquila. Quem dera todos os inquilinos fossem iguais a ela. Adorava os filhos dela. Ela trabalha muito dentro de casa, no computador. Eventualmente eu passava por ela", disse.

Casa onde o corpo de Luana foi encontrado, em Laranjeiras (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
Casa onde o corpo de Luana foi encontrado, em Laranjeiras (Foto: Matheus Rodrigues/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morador tem energia cortada e mata funcionário de concessionária em MT, diz polícia

Amigos e colegas lamentaram a morte de Gilmar Francisco de Oliveira nas redes sociais (Foto: Facebook/Reprodução)
Um funcionário foi morto por um morador enquanto religava o sistema de energia elétrica de uma propriedade, nessa segunda-feira (24), no município de Paranaíta 849 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, o morador teve a energia cortada no período da manhã e atirou contra o funcionário, que foi ao local para reestabelecer a energia. O funcionário, identificado como Gilmar Francisco de Oliveira, trabalhava como eletricista pela Energisa, concessionária de energia que atua em Mato Grosso.
Em nota, a Energisa declarou que está de luto em memória ao funcionário que faleceu durante o exercício de suas atividades. A empresa lamentou profundamente o ocorrido e está prestando todo o apoio à família de Gilmar, assim como nas investigações policiais.
O G1 não localizou a família da vítima. Segundo a Polícia Civil, o morador, que trabalha como agricultor, já foi identificado, mas fugiu do local logo após atirar contra Gilmar.
Pelas informações obtidas pela polícia, o morador teve o fornecimento de energia cortado supostamente por falta de pagamento. O problema na conta teria sido resolvido pela mulher do agricultor. O suspeito teria feito ligações para a central de atendimento da Energisa, cobrando que a energia fosse reestabelecida.
Já no período da tarde, Gilmar foi sozinho até a propriedade para religar o sistema elétrico do morador. Ele chegou ao local em uma caminhonete da concessionária e se preparava para o trabalho. Conforme a Polícia Civil, o morador, que ainda estaria embriagado, pegou uma espingarda e atirou contra o funcionário.
O tiro de espingarda atingiu o tórax de Gilmar, que morreu antes de ser socorrido. Testemunhas disseram à polícia que o morador teria ingerido bebida alcoólica durante todo o dia e fugiu logo após o crime.
Os policiais fizeram buscas e até a manhã desta terça-feira (25) o agricultor não havia sido localizado. O corpo de Gilmar foi encaminhado para necrópsia em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. Não há informações sobre o velório do rapaz.
De acordo com a Polícia Civil, não existiam desentendimentos entre o morador e Gilmar, nem histórico policial de conflito entre eles.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Treze pessoas são encontradas mortas em embarcação no Mediterrâneo

Operação de resgate no Mar Mediterrâneo (Foto: AP Photo/Santi Palacios)Treze pessoas foram encontradas mortas em uma embarcação que transportava 167 imigrantes à deriva perto da costa líbia, anunciou nesta terça-feira no Twitter a ONG espanhola Proactiva Open Arms.
"Cruzamos um bote inflável que estava à deriva. Havia 167 pessoas a bordo, 11 estavam mortas, incluindo várias mulheres grávidas e mães", indicou a organização, antes de corrigir o número de vítimas para 13. A guarda costeira italiana confirmou o balanço de 11 mortos com base nas primeiras declarações da ONG.
Na mesma área, o navio da Save The Children resgatou cerca de 70 imigrantes que tentavam a travessia em um pequeno barco, segundo a guarda costeira italiana.
O ministro italiano do Interior, Marco Minniti, deve receber nesta terça-feira (25) as ONGs para discutir o novo código de conduta que a Itália deseja aplicar.
Aceito por Bruxelas, o código prevê uma dezena de medidas, incluindo a interdição para os navios humanitários de entrar nas águas territoriais líbias ou ainda a obrigação de acolher a bordo representantes da polícia judiciária especializada no tráfico de seres Humanos.
As ONGs estão divididas quanto a este código de conduta, mas o ministro já advertiu que não autorizará a entrada em portos italianos de organizações que não assinarem o documento.
Segundo os últimos dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 111.514 imigrantes e refugiados chegaram na Europa por mar desde 1º de janeiro, incluindo cerca de 93.500 na Itália. Mais de 2.360 morreram na travessia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Na volta ao São Paulo, Hernanes filosofa e profetiza: "Vamos nos salvar"

Hernanes entre o presidente e o diretor de futebol (Foto: Marcelo Prado)A nossa vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente.
Ao menos fora de campo, Hernanes continua o mesmo. Em sua primeira entrevista coletiva na volta ao São Paulo, mandou logo esse excêntrico trava-línguas para mostrar que segue pouco afeito aos clichês, e explicar a opção por defender novamente o clube que o revelou, em 2005. Entre razões profissionais e pessoais, destacou-se a justificativa mais simples: 
E no que realmente importa ao torcedor tricolor, sair da incômoda zona de rebaixamento, a profecia de Hernanes foi bastante otimista. Trajado com a camisa 15, a mesma que usou quando foi campeão e eleito o melhor jogador do Brasileirão-2008, ele assegurou que a equipe deixará a 18ª colocação e ressaltou os sinais percebidos no empate de segunda-feira, 1 a 1 com o Grêmio.
– Vamos nos salvar. Não sei em que rodada, mas vamos. Temos muito tempo e qualidade no elenco, estamos trabalhando para que isso aconteça. A reação de espírito e coração de ontem, com o torcedor junto, é algo que está se materializando.
O resto da entrevista teve explicações sobre seu posicionamento preferido, citação bíblica e até certa dificuldade em encontrar algumas palavras no seu vasto vocabulário:
– Tenho que atualizar o software – brincou.

Veja abaixo os principais trechos da apresentação do meia, emprestado por um ano pelo Hebei Fortune, da China:

POSIÇÃO NO TIME
– Quando eu comecei aqui, jogávamos no 3-5-2, com dois volantes bem fixos. Ao longo dos anos, fui avançando um pouco mais e a quantidade de gols cresceu porque eu jogava mais próximo do gol. Após sair daqui para a Lazio, joguei quase como um atacante. E percebi que jogando um pouco mais à frente eu poderia contribuir mais, com jogadas ofensivas e gols. Eu ainda não conversei com o Dorival, vamos conversar e encontrar a melhor solução.
RECOMEÇO
– A vida é feita de ciclos. Sete anos é um ciclo interessante. A Bíblia dizia que se você comprar um escravo, ele trabalha por sete anos e depois você dá liberdade a ele. Quero recomeçar e quero me surpreender em termos de performance de atuação. Acredito muito nisso. Quero provar para mim mesmo e me sinto muito bem, física e psicologicamente. Quero recomeçar e atingir novos objetivos. Eu me dou o direito de tê-los secretamente. Prefiro sonhar e planejar.
ESTREIA
– Acredito que eu esteja pronto. Faz um ano e meio que não falto a um treinamento, sem problemas físicos ou de saúde, todos os dias presente em campo. Ritmo de jogo talvez falte um pouco, mas quem vai dizer será o tapete verde. Às vezes pensamos uma coisa, e ele diz outra. Quando eu entrar em campo, com o Dorival vendo minha situação, isso vai se decidir.
MUDANÇAS NO JOGO
– Taticamente, sinto que cresci bastante porque na Itália se dá muita importância a isso. É muito teórico e você é inserido nesse futebol, automaticamente aprende noções e posicionamentos de marcação. Além de ser um futebol mais pegado. Minha pegada aumentou. São duas coisas que eu cresci: taticamente e no contato físico. Foram mudanças positivas.
RESPONSABILIDADE
– No futebol, temos um time que joga em conjunto. Num jogo, um jogador pode fazer a diferença, noutro jogo, outro jogador. É difícil que um jogador consiga fazer diferença em todos os jogos. Para ganhar ou ter um campeonato regular, é preciso um time equilibrado, um suporte para que os jogadores que têm condições possam fazer a diferença. Estou disposto e assumo a responsabilidade de vestir e honrar essa camisa, ajudar e dar o que eu posso ao time. Mas sempre será o conjunto.
JUVENTUS E CHINA
– Na Juventus, eu não estava mais contente, numa posição muito recuada. Foi legal por realizar o objetivo de jogar a Liga dos Campeões, mas depois não fui aproveitado, e na posição em que eu não estava feliz. Apareceu a China, fui pensando em voltar a jogar e me divertir na posição em que, de fato, eu queria. Mas as coisas se restringiram bastante a estrangeiros, mudaram as regras, e o treinador pediu para eu jogar mais recuado. Falei que naquela posição, para mim, não fazia sentido. E fechei minhas portas porque já havia poucas posições, eu ainda falei que naquela eu não queria. Eu não dei chances ao treinador também.
LUCAS FERNANDES
– O São Paulo sempre teve esse histórico de revelar jogadores, esse trabalho continua bem desenvolvido e fico feliz de, talvez, estar sendo um exemplo, uma inspiração. Fiquei feliz pelo gol do Lucas, ajudou bastante e não deixou apagar a chama do torcedor. Parabéns ao Lucas, ao São Paulo e ao pessoal da base também.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Polícia suspeita que morto em atentado a boate participou da execução de chefe do tráfico no Paraguai

Fuzil apreendido pela polícia paraguaia na casa de suspeito de ter participado de atentado que matou quatro pessoas em boate na segunda-feira (45) (Foto: Martim Andrada/TV Morena)A Polícia Nacional do Paraguai suspeita que um dos homens mortos no atentado a uma boate em Pedro Juan Caballero, na madrugada desta segunda-feira (24), tenha participado da execução do narcotraficante Jorge Rafaat, em uma emboscada cinematográfica com uma metralhadora ponto 50, em junho do ano passado.
Rafaat, apontado com um dos principais líderes do narcotráfico na fronteira do Paraguai com o Brasil, foi morto em Pedro Juan Caballero, em uma emboscada com uma metralhadora utilizada para neutralizar ataques aéreos e destruir carros blindados em guerras. A execução foi registrada por câmeras de segurança de lojas da região.
A morte de Rafaat teria sido parte da disputa de facções pelo controle tanto da venda como da produção de drogas na região de fronteira.
No atentado desta segunda-feira, morreram quatro pessoas, dois homens e duas mulheres. Eles estavam na boate After Office em Pedro Juan Caballero, localizada na via que separa a cidade paraguaia do município sul-mato-grossense de Ponta Porã. Os alvos, segundo informações preliminares da polícia paraguaia, seriam os dois homens, um deles pelo envolvimento com a morte de Rafaat, o que reforça a suspeita já investigada de que o crime seria um desdobramento da guerra de facções. As duas mulheres, de 18 e 24 anos, teriam morrido em meio a confusão.

“Temos a informação que o principal falecido, que para nós foi o alvo [do atentado] seria um homem forte de outro, que seria do PCC na zona de Pedro Juan Caballero e de Ponta Porã. Ele mesmo teria participado diretamente da morte de Rafaat”, diz o chefe departamental da Polícia Nacional do Paraguai, Walter Gomes.
Ainda nesta segunda, a polícia do pais vizinho localizou próximo a um cemitério de Pedro Juan Caballero o carro que teria sido utilizado pelos pistoleiros no atentado a boate. Também chegaram a casa de um suspeito de ter participado do crime. Na residência deste homem foi encontrado um fuzil. Ele não estava no local, apenas uma mulher. A arma, apesar de ter documentação, de acordo com a polícia paraguaia, foi apreendida.
“Acreditamos que existem duas facções que estão brigando pelo poder na fronteira. São facções brasileiras que estão querendo se impor a força e a cada dia estão cometendo crimes sem se importar com quem morra”, explica o promotor paraguaio Samuel Valdez.
O atentado
O atentado a boate ocorreu por volta das 4h (de MS) desta segunda-feira. O local estava lotado, quando pistoleiros armados com fuzis e submetralhadoras chegaram atirando. Os disparos provocaram pânico entre os presentes. Além das quatro pessoas que morreram, outras 11 pessoas ficaram feridas, sendo levadas para hospitais no Brasil e no Paraguai. Os suspeitos fugiram logo após o crime. A Polícia Nacional do Paraguai faz buscas a eles em toda a região de fronteira com o Brasil.

 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

AGU diz que vai recorrer de suspensão da alta de PIS/Cofins sobre combustíveis

A Advocacia-Geral da União (AGU) disse, por meio de sua assessoria, que irá recorrer da decisão liminar que suspende o aumento das alíquotas de PIS e Cofins sobre combustíveis, decretado semana passada pelo governo de Michel Temer. O recurso do governo será apresentado assim que a AGU for notificada da decisão.

Mais cedo, o juiz federal substituto da 20ª Vara Federal do Distrito Federal, Renato Borelli, concedeu liminar que suspende os efeitos do decreto que elevou as alíquotas dos dois tributos cobradas na venda de combustíveis. A decisão de primeira instância foi encaminhada à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e pede a suspensão imediata dos efeitos do decreto.

Entre outras justificativas, o juiz argumenta que o decreto "agride o princípio da legalidade tributária" e vai de encontro ao princípio da anterioridade nonagesimal", a chamada "noventena", que prevê o cumprimento de prazo de 90 dias entre a decisão de elevar um imposto e o efetivo aumento do tributo ao contribuinte.

A decisão do juiz é uma resposta à ação popular impetrada pelo cidadão Carlos Alexandre Klomfahs. Ele argumenta que "a majoração deve ser por lei, em sentido formal, e não por decreto que altera outro decreto, conforme julgado pelo Supremo Tribunal Federal, que entende que é inconstitucional a majoração do IPTU sem edição de lei em sentido formal, vedada a atualização, por ato do Executivo, em porcentual superior aos índices oficiais".

Fonte: Estado de Minas
Leia Mais ››

Fla revela tumor, e Ederson passará por cirurgia: "Vencerei mais essa batalha"

Fla revela tumor, e Ederson passará por cirurgia:
O Flamengo convocou de última hora uma coletiva de imprensa nesta terça-feira. O motivo era delicado: o meia Ederson foi diagnosticado com tumor no testículo, descoberto após dois exames de doping positivos nas partidas contra o Atlético-MG (13 de maio) e Atlético-GO (17). A substância é a beta-HCG, que estimula produção de testosterona. Na coletiva, o presidente Eduardo Bandeira de Mello, o chefe do departamento médico, Márcio Tannure, e o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, explicaram a situação do atleta e passaram toda força a Ederson.
O resultado dos exames de urina (do controle de dopagem da CBF) apontava o doping do jogador, que confidenciou ao departamento médico não ter ingerido nenhuma substância proibida. O Flamengo, então, fez exames complementares no sábado, de imagem e sangue, e constatou o tumor. O jogador passa por cirurgia na próxima segunda-feira.

Márcio Tannure, Eduardo Bandeira de Mello, Ederson e Rodrigo Caetano em coletiva no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)
Márcio Tannure, Eduardo Bandeira de Mello, Ederson e Rodrigo Caetano em coletiva no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)

Na coletiva, Ederson, de 31 anos - é mais comum aparecer esse tipo de tumor em pessoas com idade de 30 a 35 anos -, mostrou confiança na recuperação plena. O tratamento começa em seguida ao procedimento hospitalar e pode incluir sessões de quimioterapia - dependendo da biópsia que será feita após a intervenção cirúrgica - para a cura do tumor.
O jogador ficará afastado por tempo indeterminado dos gramados - o Flamengo, através do presidente Bandeira, garantiu todo apoio ao jogador na recuperação. Robben (futebol), Nenê Hilário (basquete), Lance Armstrong (ciclismo) são exemplos de atletas que enfrentaram a mesma doença e se curaram, gerando prognóstico positivo para o jogador do Fla.
- Difícil ter palavras, foi uma notícia que me impactou muito. Agora, sabendo de tudo, eu, claro, estou triste, porém estou muito tranquilo, ciente dos dias que virão. Será mais uma batalha, venci algumas na vida. Tenho certeza que vou vencer mais essa batalha e voltar o quanto antes para jogar futebol - disse Ederson.

Ederson em coletiva do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)
Ederson em coletiva do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)

Na coletiva, o Dr. Márcio Tannure explicou que após a cirurgia será possível saber a gravidade do tumor e se haverá a necessidade de outros procedimentos, como a quimioterapia. No entanto, reforçou otimismo na recuperação de Ederson. O clube evita fazer projeção de retorno ao futebol, mas se tudo correr bem até o fim do ano o jogador pode voltar a treinar.
- Não gostaria de dar nenhuma previsão. O tratamento é cirúrgico, para a retirada dessa lesão. Vai acontecer até o fim da semana, terminando exames. Após a cirurgia, vai ser detectado a gravidade e vamos poder dar parecer. Existe possibilidade (de quimioterapia). Vai depender da biópsia para ver se existe a possibilidade de quimioterapia. Independentemente disso, prognóstico final é bom de recuperação - prosseguiu o médico.

Tannure: "Temos certeza que o tratamento vai ser de sucesso"
Após a descoberta do doping, na quinta-feira à noite, o Flamengo submeteu Ederson a questionamentos, procedimento conhecido como "gestão de resultados". Como o atleta garantiu não ter ingerido nenhuma substância irregular, o departamento médico do clube suspeitou que os índicios fora do padrão de testosterona pudessem indicar algum problema clínico.
- Depois que fomos investigar, para entender o motivo desse aumento de HCG, descobrimos que o atleta tinha um tumor no testículo, que é um tumor mais comum no homem nessa faixa de idade, entre 30 e 35 anos, com prognóstico muito bom (de recuperação). Ele vai passar pela cirurgia, pelo tratamento. Alguns atletas já tiveram esse tipo de lesão, como o Abidal, o Lance Armstrong, Nenê, do basquete, Kobe Bryant, se não me engano, o Magrão... Todos trataram, voltaram com as atividades físicas. Temos certeza que o tratamento vai ser de sucesso - disse Tannure.
Tannure explicou que a recuperação nesses casos tem índice em torno de 99%. Ederson, evidentemente, vai se afastar das atividades físicas por um tempo, mas o tratamento - em média - dura de três a quatro meses. O jogador agradeceu o apoio imediatamente recebido.
- Obrigado a todos pela solidariedade. É muito difícil receber essa notícia porque ninguém espera isso. Deus não dá fardo maior do que podemos suportar. Sou até grato por aquilo que aconteceu, porque já tenho 16 anos de carreira profissional. Nunca tinha acontecido de cair no doping três vezes seguidas. Isso quer dizer que Deus é bom e deu tempo de resolver esse problema de melhor maneira - disse Ederson.
O presidente Eduardo Bandeira de Mello mostrou otimismo no retorno do jogador aos gramados.
- Tenho certeza absoluta que tudo vai dar certo e que ele estará voltando a vestir a camisa do Flamengo. Queria deixar claro o apoio total que o Flamengo vai dar. Quando tive a primeira noticia na quinta, a posição do clube já foi de confiança total no jogador, que é um atleta exemplar. Tenho certeza que o Flamengo vai ter mais um motivo para jogar em homenagem ao companheiro - disse o mandatário rubro-negro.
Nas redes sociais, o Flamengo postou uma foto do atleta com a expressão #ForçaEderson. Em uma corrente de solidariedade entre torcedores rubro-negros e de clubes rivais, a hashtag rapidamente se tornou o assunto mais comentado do Twitter.
O caminho de Ederson no Flamengo
Apresentado em 24 de julho de 2015, o atleta atuou em apenas 38 partidas desde sua estreia, em 12 de agosto do ano, e marcou 4 gols. Ederson tem contrato com o Flamengo até 31 de dezembro.
Em sua primeira partida com a camisa rubro-negra, jogou bem e o Fla venceu o Atlético-PR por 3 a 2, no Maracanã. Teve boa sequência de cinco jogos, com direito a dois gols em duelo com o Palmeiras (2x4), mas sofreu lesão na coxa esquerda em empate com o Vasco que eliminou o Rubro-Negro da Copa do Brasil. No mesmo ano, novamente contra o Vasco, desta vez em derrota por 2 a 1, no Brasileiro, levou pancada no joelho direito e sofreu contusão ligamentar. Novamente perdeu ritmo.
A temporada de 2016 só começou para Ederson em 5 de março, quando os reservas venceram por 3 a 1 o Bangu, e o camisa 10 encerrou período de 104 dias sem atuar. Passou a ser utilizado por Muricy Ramalho e posteriormente por Zé Ricardo. Balançou a rede contra o Inter no dia 29 de junho, quando estava em seu melhor momento, e, na partida seguinte, contra o Corinthians, sofreu a grave lesão no joelho esquerdo em entrada de Fágner.
Após dez meses de uma longa recuperação, retornou aos campos neste ano, no dia 10 de maio, na partida contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil. Fez mais seis partidas pelo Flamengo, quatro delas como titular.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pequenos negócios lideram saldo positivo de empregos em junho

O Rio Grande do Norte chegou ao primeiro semestre deste ano com um saldo de emprego negativo de 4.804 vagas. As microempresas foram as únicas em que a quantidade de contratações foi superior em 2184 postos de trabalho em comparação com as demissões. Nas demais, as demissão superaram as admissões. As maiores perdas foram no setor agropecuário, cujo saldo foi de 2.871 vagas perdidas, enquanto o setor de serviço foi o único no estado a ter saldo positivo em 2.538 vagas.

Nacionalmente, as micro e pequenas empresas foram as responsáveis pelo saldo positivo de geração de empregos registrado no mês de junho. De acordo com levantamento feito mensalmente pelo Sebrae com base em números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, os pequenos negócios abriram 35,8 mil novos postos de trabalho no país, 14,4% a mais que no mês anterior, enquanto as médias e grandes empresas extinguiram 26,7 mil vagas. A Administração Pública incorporou ao seu quadro de servidores 704 pessoas, o que promoveu um saldo positivo total de 9,8 mil empregos no país.

Trata-se do terceiro mês consecutivo de resultados favoráveis entre empresas de pequeno porte. Este ano, apenas no mês de março, os pequenos negócios demitiram mais do que contrataram. Desde o início do ano, esse segmento criou 211,2 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes fecharam 162,2 mil. No acumulado do ano, o setor de Serviços foi o que apresentou o melhor saldo: 145 mil novas vagas.

No último mês de junho, os pequenos negócios da Agropecuária foram os que mais criaram empregos, com 22,6 mil postos. O setor de Serviços ficou em segundo lugar, com abertura de 13,1 mil vagas, puxado pelos pequenos negócios do ramo imobiliário (+8,9 mil postos). O Comércio também teve desempenho positivo, com a geração de 2,4 mil postos de trabalho. As médias e grandes empresas, por sua vez, geraram empregos apenas na Agropecuária. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma reversão de saldos por parte dos pequenos negócios. Em junho de 2016, as micro e pequenas empresas haviam fechado 13,8 mil postos de trabalho, e as médias e grandes, 78 mil.

O estado de Minas Gerais liderou o ranking de geração de empregos no último mês (19 mil), seguido por São Paulo (6,2 mil). Consequentemente, a região Sudeste foi a que mais abriu vagas, respondendo por um total de quase 34 mil. A região Centro-Oeste foi a segunda principal geradora de empregos, registrando a criação de 9,8 mil postos. A única região que registrou saldo negativo foi a Sul, puxada pelo Rio Grande do Sul, onde foram extintos praticamente 4,4 mil postos de trabalho.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Desaprovação a Temer atinge maior índice de rejeição com 94%

Em julho, a avaliação do governo federal atingiu o pior patamar desde janeiro de 2003, segundo a pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos. O presidente Michel Temer também alcançou o maior índice de reprovação dos brasileiros (94%). O levantamento ainda mostra que 95% dos entrevistados acreditam que o país está no rumo errado.

“O levantamento confirma os altos índices de desaprovação do governo federal e do presidente Michel Temer. Identificamos que os efeitos da crise política e da delação premiada de Joesley Batista ainda se mantêm. Esse quadro tende a se manter nos próximos meses com a pauta do aumento de impostos e dos combustíveis”, comenta Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs, responsável pelo Pulso Brasil.

A pesquisa também analisou a popularidade de 33 nomes listados entre políticos e personalidades públicos. No ranking “Barômetro Político”, Temer possui maior desaprovação com 94%, seguido por Eduardo Cunha (93%), Aécio Neves (90%), Renan Calheiros e Dilma Roussef empatados com 80%, e José Serra (75%).

Por outro lado, os melhores avaliados são o juiz Sérgio Moro (64%), Luciano Huck (45%) e o ex-juiz Joaquim Barbosa (44%). Na sequência está o ex-presidente Lula da Silva (29%), Cármen Lúcia (28%) e Rodrigo Janot (24%).

Outras personalidades que foram avaliadas quanto ao índice de desaprovação e aprovação são: Fernando Henrique Cardoso (71% e 11%, respectivamente); Geraldo Alckmin (67% e 15%, respectivamente); Antonio Palocci (65% e 3%, respectivamente); Rodrigo Maia (60% e 4%, respectivamente); Marina Silva (59% e 21%, respectivamente); Gilmar Mendes (58% e 5% respectivamente); Romero Jucá (57% e 2%, respectivamente); Jair Bolsonaro (53% e 15%, respectivamente); Ciro Gomes (52% e 10%, respectivamente); Romário (51% e 15%, respectivamente); Henrique Meirelles (50% e 5%, respectivamente); Marcelo Crivella (47% e 11%, respectivamente); Roberto Justus (47% e 17%, respectivamente); João Doria (45% e 17%, respectivamente); Paulo Skaf (45% e 6%, respectivamente); Tasso Jereissati (44% e 5%, respectivamente); Nelson Jobim (44% e 4%, respectivamente); Luciana Genro (44% e 4%, respectivamente); Ayres Brito (41% e 3%, respectivamente); Edson Fachin (41% e 15%, respectivamente) e Deltan Dallagnol (36% e 11%, respectivamente).

Com margem de erro de 3 pontos percentuais, a pesquisa da Ipsos realizou 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO FOI REGISTRADO EM CAICÓ, NO RN NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA

A imagem pode conter: pessoas sentadas, motocicleta, sapatos e atividades ao ar livre
Um grave acidente de trânsito tipo colisão envolvendo uma motocicleta e um veículo modelo Palio Weekend foi registrado na manhã desta terça-feira (25) na Ponte velha sobre o rio seridó na cidade de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte.

As primeiras informações dão conta que o veículo trafegava sentido Centro Boa Passagem e na altura da ponte velha uma motocicleta colidiu na traseira do veículo, o motoqueiro até o momento conhecido por Caio Ícaro, foi arremessada cerca de 5 metros da motocicleta e sofreu vários ferimentos pelo corpo.

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e encontra-se no local prestando os primeiros atendimentos ao motoqueiro.
09:01 - A vítima deu entrada agora pouco na urgência do Hospital Regional do Seridó e será encaminhado para o Raio X daquela unidade de saúde, o seu estado de saúde é considerado estável.
09:40 - A vítima foi transferida para Natal em uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de acordo com informações, Caio Ícaro foi transferido com suspeita de hemorragia.

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, motocicleta, céu e atividades ao ar livre

Fonte: Na Ficha da Polícia
Leia Mais ››

“Vai dar mer**”, eu ouvi da boca do prefeito”, diz investigado na Operação Cidade Luz

Um diálogo interceptado entre dois investigados da Operação Luz expõe o nível de alerta a que a corrupção havia chegado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Na conversa, os investigados falam que o esquema ‘vai dar merda’, ao que um deles afirma que ouviu ‘da boca do prefeito’.

A conversa é de 21 de fevereiro deste ano. Nessa época, o titular da Semsur era Jerônimo Melo, apontado na conversa acima referida como alguém que “tem uma fome de Raniere multiplicada por dois”.

Em entrevista coletiva nessa segunda-feira, promotores do Ministério Público afirmaram que não há evidências de que o prefeito participou do esquema.

Nesta terça-feira, a reportagem confirmou informação de bastidor de que o prefeito foi avisado do esquema na Semsur. Procurada, a assessoria de prefeito disse que não comentará informações em off.

Conversa

O diálogo em questão foi travado entre Antônio Fernandes e Valério Max de Freitas. O primeiro esteve no comando da Semsur até o final do ano passado, quando foi substituído por Jerônimo Melo. O segundo era chefe do Departamento de Operações.

Na conversa, eles tratam de propinas ‘remanescentes’, que ficaram em aberto após terem saído da Semsur e que deveriam ser pagar pelos empresários Allan Emannuel e Felipe Gonçalves. E passam a reclamar da exclusão que Jerônimo Melo, que tinha assumido a pasta em janeiro deste ano, tem imputado a ambos:

ANTÔNIO FERNANDES: Assim, bicho, o que mais me magoou me decepcionou é a consideração da amizade, nem isso pra conversar, ei bicho, aconteceu um imprevisto, nem isso cara.

VALÉRIO: Eu sei que na verdade, o homem [JERÔNIMO] tem uma fome de RANIERE multiplicada por dois, isso aí eu já fiquei sabendo.

ANTÔNIO FERNANDES: E vai dar merda bicho, e vai dar merda, e vou ficar na minha que vai dar merda pra eles, está entendendo? Pra eles.

VALÉRIO: Uma merda do caralho.

ANTÔNIO FERNANDES: É, meu amigo, escutei boca do prefeito, foi de ninguém não, mas deixe, não estou nem aí mais, vê se ele quer conversar comigo, se ele não quiser
conversar comigo, beleza.

Em outra conversa, dessa vez entre os investigados Antônio Fernandes e Kelly Patrícia, a citação ao prefeito volta ao contexto de que ele estava sendo alertado.

O diálogo ocorreu em 10 de fevereiro deste ano:

KELLY: ” Aí ANTÔNIO, ele pensa que eu não sei, sabe? Das coisas que tão acontecendo, de tudo”.

ANTÔNIO: ” Deixa ele [JERÔNIOMO] pensar, deixa ele pensar”.

KELLY: ” Não, eu também não quero que ele saiba que eu não sei não, que DANIEL tá falando com o povo, que ELE tá fazendo os acordos, sabe? Pelo menos eu sei que você fazia, mas eu sei que poderia acontecer isso, desde que fosse com o aval de alguém, entendeu?”

ANTÔNIO: ” Hanram”.

KELLY: ” Dele eu fico com medo, porque é eu que assino aqui, né? Meu amigo…(riso)”.

ANTÔNIO: ” Ah, não, isso aí não tenha medo não. Agora assim, o que falou pro prefeito deve ter falado que é o povo de RANIERE, que é as coisas de RANIERE, não sei o quê. Mas, paciência, eu tô muito zen, sabe? Entregando a Deus”.

Disputa

Desde que perdeu o comando da Semsur, Raniere Barbosa ainda conseguiu manter pessoas na pasta. A ascendência de Jerônimo de Melo, no entanto, causou disputa entre os dois grupo, já que Melo era indicação direta de Carlos Eduardo.

A disputa fica evidenciada em um diálogo interceptado a partir do terminal de Jerônimo Melo, que se queixa de que estão plantando notícias na mídia contra ele. Na visão do então secretário da Semsur, a manobra tinha as digitais de Raniere Barbosa.

Carlos Eduardo Alves removeu Jerônimo Melo da Semsur em maio, cinco meses após tê-lo colocado no comando da pasta. Quando foi preso, nessa segunda, Melo desempenhava funções burocráticas na chefia da Secretaria de Governo.

A assessoria do prefeito ainda não se manifestou sobre as citações ao nome do prefeito na peça da Operação Luz.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Acusados de planejar assassinato de radialista no interior do RN vão a júri nesta quarta (26), confirma TJ

Dois acusados da morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o ‘F. Gomes’, assassinado a tiros em 18 de outubro de 2010 na cidade de Caicó, na região Seridó potiguar, devem ser julgados nesta quarta-feira (26). O júri ocorre em Natal, e está marcado para as 8h.
O ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral e o comerciante Lailson Lopes, mais conhecido como 'Gordo da Rodoviária', são acusados de planejar a morte do radialista caicoense.
O júri popular unificado dos dois réus foi adiado duas vezes. Ele já havia sido marcado para o dia 5 de julho e, depois, para 19 de julho.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o último adiamento foi decorrente de uma solicitação da defesa de Lailson Lopes. Um advogado do réu comunicou ao TJRN da impossibilidade de participar do júri "em razão de possuir outras audiências na mesma data que foram anteriormente marcadas".
Segundo a assessoria do TJ, não houve nova alteração na data e o julgamento está confirmado.
O crime
Francisco Gomes de Medeiros tinha 46 anos e trabalhava na rádio Caicó AM. Ele foi assassinado na noite de 18 de outubro de 2010, deixando mulher e três filhos. O radialista foi atingido por três tiros de revólver na calçada de casa, na rua Professor Viana, no bairro Paraíba, em Caicó. Vizinhos ainda o socorreram ao hospital da cidade, mas o radialista não resistiu aos ferimentos.
Consórcio
Segundo o Ministério Público, os acusados de participação na morte de F. Gomes fazem parte de um 'consórcio' de pessoas que se uniram com um propósito: eliminar o comunicador. Inicialmente foram denunciados o mototaxista João Francisco dos Santos, mais conhecido como 'Dão', o comerciante Lailson Lopes, o ex-pastor Gilson Neudo, o advogado Rivaldo Dantas de Farias, o tenente-coronel da PM Marcos Antônio de Jesus Moreira e o soldado da PM Evandro Medeiros. Estes dois últimos não foram pronunciados e, consequentemente, acabaram excluídos do processo.
Rivaldo Dantas
Também denunciado como mandante do crime, o advogado Rivaldo Dantas de Farias foi igualmente sentenciado a ir para o banco dos réus, mas aguarda em liberdade a Justiça definir uma data para o júri popular.

Dão
O mototaxista João Francisco dos Santos, mais conhecido como 'Dão', admitiu ter puxado o gatilho. Como autor material do crime, ele foi condenado a 27 de prisão em regime fechado. O julgamento aconteceu no dia 6 de agosto de 2013. A defesa dele não recorreu da decisão. Depois de passar por várias unidades, ele atualmente cumpre pena no Presídio Federal de Mossoró, na região Oeste do estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››