terça-feira, dezembro 15, 2020

Governadora assina lei que permite que pessoas de baixa renda tirem CNH gratuitamente no RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou nesta terça-feira (15) um decreto que regulamenta a lei que dá o direito a pessoas de baixa renda obterem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita.


Fátima Bezerra (PT) assinou lei nesta terça-feira — Foto: Robson Araújo / Assecom-RN


O decreto é viabilizado pelo programa CNH Popular, um direito previsto e na Lei Estadual Complementar de nº 459, de 26 de dezembro de 2011. A lei ainda não havia sido efetivada.


A lei prevê isenção de taxas para pessoas inscritas no programa do Bolsa Família e também em outros programas sociais similares. As taxas isentas são de:


Exames clínico-médicos de aptidão física e mental;

Exame psicológico;

Licença de aprendizagem e direção veicular;

Custos de confecção da primeira CNH;

Mudança, para a categoria C, D e E.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) arcará também com as despesas referentes aos cursos teórico e prático de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s).


“A isenção é total. O beneficiário vai ter direito a fazer todo o processo para obter a sua CNH do zero até o recebimento efetivo da sua carteira de motorista, seja ela física ou digital”, explicou Jonielson Oliveira, diretor geral do Detran-RN.


O programa vai ser limitado e a definição do número de CNHs que serão beneficiadas com a isenção das taxas será de acordo com orçamento anual do Detran - isso acontece por volta de fevereiro. Já há uma estimativa para o próximo ano.


“Temos uma previsão, para que no exercício de 2021, a gente aplique um recurso de aproximadamente R$ 600 mil reais”, disse o diretor geral do Detran.


As vagas também serão dividas pelo tipo de habilitação. A categoria A, que é a maior necessitada, terá 50% das vagas; e a categoria B, 35%.


De acordo com o diretor geral do Detran, será criado um sistema em que os beneficiários poderão fazer um requerimento e lá será processada a matrícula e o encaminhamento para os devidos testes, sejam eles teóricos, médicos e psicológicos.


Não serão beneficiados candidatos que tenham cometido infração penal na direção de veículo automotor, previsto na Lei Federal n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, com condenação em sentença penal transitada em julgado.


Além de cadastrado em programa social, para ser beneficiado, o candidato precisa ser penalmente imputável, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade, CPF ou documento equivalente, comprovar domicílio no RN e não estar judicialmente impedido de possuir CNH.

Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 104.855 casos confirmados de Covid-19 e 2.821 mortes pela doença

O Rio Grande do Norte registra 104.855 casos confirmados de Covid-19 e 2.821 mortes pela doença desde o início da pandemia. Os dados foram atualizados no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta terça-feira (15). O documento aponta que outros 430 óbitos estão sob investigação.


Foram 556 novos casos registrados em comparação com o boletim anterior e mais 16 mortes. Segundo a Sesap, três delas aconteceram nas últimas 24 horas - em Currais Novos, Mossoró e Umarizal. As demais óbitos são referentes a dias anteriores.


De acordo com o novo boletim, 373 pessoas estão internadas no estado por causa da Covid-19, sendo 172 na rede pública e 201 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 69,5% na rede pública e de 67,3% na rede privada.


O RN registra ainda 49.492 casos suspeitos e 249.737 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 48.821 e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", chegou a 66.059.


O boletim também aponta que 362.761 testes de Covid-19 foram realizados em todo o estado, sendo 191.815 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 170.946 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

104.855 casos confirmados

2.821 mortes

48.821 confirmados recuperados

49.492 casos suspeitos

249.737 casos descartados


Teste de Covid-19 — Foto: Prefeitura de Salvador/Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sem saber de gravidez, mulher dá à luz em banheiro de restaurante de Natal

 Uma mulher deu à luz uma menina no chão do banheiro de um restaurante localizado na rua Apodi, em Natal, na tarde desta terça-feira (15). A auxiliar de cozinha Lidiane Cardoso, 37 anos, não sabia que estava grávida. O bebê nasceu saudável.


Funcionária do restaurante, Lidiane sentiu fortes dores por volta das 14h e foi para o banheiro. Ela apresentava sangramento e gritava muito. Preocupado, o proprietário do estabelecimento, Paulo Cortez, chamou a empresária Lúcia Dantas, sua ex-mulher, que tem outro restaurante na mesma rua. "O expediente já tinha terminado, ela já havia almoçado. Estava se preparando para tomar banho. Foi ao banheiro e lá sentiu dores", contou Paulo.


Lúcia prestou a primeira assistência, estendeu uma toalha no chão e, com Lidiane deitada, notou a existência do bebê. "Tem alguma coisa saindo de mim", chegou a dizer Lidiane. A empresária, então, ajudou a realizar o parto e disse ter vivido a maior emoção da vida. "Eu nunca havia feito um parto. Eu pensei 'agora tenho que fazer' porque estávamos só eu e ela", contou.


A empresária também relatou a surpresa de Lidiane ao saber que havia um bebê. "Ela começou a chorar porque realmente não sabia que estava grávida".


"Eu não sabia se chorava, se ria. Minha preocupação era olhar se a criança estava perfeita. Uma menina linda. Graças a Deus, deu tudo certo", comentou Lúcia.

"Foi muita surpresa, mas graças a Deus, no mês do Natal, é uma grande satisfação saber que aqui perto de nós nasceu uma criança iluminada", disse Paulo Cortez.


Fazendo upload: 1206226 de 1206226 bytes.
Mulher dá à luz menina em banheiro de restaurante de Natal — Foto: Cedida



O caso inusitado chamou a atenção na região e muitas pessoas se mobilizaram para ajudar, como uma técnica de enfermagem que trabalha perto do local e foi ao estabelecimento para auxiliar Lidiane e Lúcia. O Samu logo foi chamado e, após os exames iniciais apontarem que estavam bem, conduziu mãe e filha para a Maternidade Januário Cicco, no bairro de Petrópolis. Na saída do restaurante, receberam os aplausos dos populares.


A equipe do hospital estimou que Lidiane estava com 37 semanas de gestação. A bebê pesou 3,020 kg e, até o fechamento desta matéria, não tinha nome.

Após o primeiro atendimento, mãe e filha foram transferidas para a Maternidade Leide Morais, na zona Norte de Natal. Lidiante também tem um filho de 15 anos.


Empresária Lúcia Dantas ajudou a realizar parto em banheiro de restaurante de Natal — Foto: Cedida


Aniversário diferente

Lúcia Dantas viveu toda essa emoção justamente no dia do aniversário do filho, Antônio, de 21 anos - ele também foi restaurante e colaborou com a mãe. "Não vou esquecer jamais essa data", falou.


Antônio também se emocionou com o nascimento da criança. "Foi o melhor presente de todos. Você ganhar uma vida no dia do meu aniversário, perto do Natal, num ano tão pesado como foi este. Foi algo surreal", declarou.


Antônio, Lúcia Dantas e Paulo Cortez ajudaram Lidiane a dar à luz menina em restaurante de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Azul retoma voos em Mossoró a partir de março de 2021

A Azul anunciou nesta terça-feira (15) a retomada de sua operação em Mossoró, no Rio Grande do Norte, a partir de 1º de março de 2021. Os voos terão como destino a cidade de Recife, de onde os clientes poderão se conectar para todas as capitais do Nordeste e Sudeste, além de cidades importantes do Norte e Centro-Oeste.


Empresa aérea reativa rota Marília-Campinas e aumenta oferta de assentos a partir de Bauru com estreia do avião ATR 72-600, de 70 assentos — Foto: Azul Linhas Aéreas/Divulgação


Os voos começam a ser comercializados nos canais oficiais da empresa a partir de sábado (19).

De acordo com a operadora, serão utilizados aviões modelo ATR 72-600, com capacidade para 70 clientes. Em Recife, principal hub da Azul no Nordeste, os clientes que saírem de Mossoró poderão se conectar a destinos como Belém, Teresina, Manaus, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.


"Estamos passando por essa retomada gradual e responsável com a reabertura de nossas bases em todo o Brasil. Com Mossoró, ampliamos a oferta de voos no Rio Grande do Norte, para oferecer aos nossos clientes viagens para toda a malha aérea nacional, seja a lazer ou a trabalho", destaca Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.


Diante da retomada do turismo em todo o país, os voos têm seguido protocolos de higiene e segurança adotados pela companhia desde o início da pandemia do novo coronavírus.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Primeira hidrelétrica do RN é ativada na barragem Armando Ribeiro Gonçalves

A primeira central geradora de energia elétrica instalada no Rio Grande do Norte foi ativada nesta segunda-feira (14) na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório de água do estado, localizada na região Oeste. Ela já começou a enviar energia para o sistema elétrico nacional.


Pequena central de produção de energia elétrica começou a operar na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no RN. — Foto: Daniel Herrera/Sedec-RN


O equipamento de "pequeno porte", quando comparado às usinas hidrelétricas. A capacidade instalada é de 4,7 megawatts de energia - o suficiente para abastecer cerca de 5 mil casas. Para se ter uma ideia, a Belo Monte, maior hidrelétrica do Brasil, tem capacidade de 11.233,1 MW.


O projeto é uma parceria público-privada entre o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Denocs) e a empresa Pequena Central Hidrelétrica - PCH Armando Ribeiro. A obra teve investimentos de cerca de R$ 15 milhões e levou pouco mais de um ano para ser concluída.


Segundo o Denocs, o contrato de concessão de direito de uso é de 35 anos e a União vai receber 4% do faturamento. A empresa também tem uma concessão semelhante no reservatório Castanhão, no Ceará.


De acordo com o engenheiro Rafael Mendonça de Souza, do Dnocs, a hidrelétrica vai aproveitar a força da água liberada da barragem diariamente para o Rio Piranhas-Açu para produzir a energia, podendo produzir com a vazão de 1 metro cúbico a 17 metros cúbicos por segundo.


Hidrelétrica montada na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no RN — Foto: Daniel Herrera/Sedec-RN


"Ela vai aproveitar a água que sai do rio para ser usada na agricultura, na carcinicultura, na pecuária. Não é uma água a mais que vai sair do reservatório, mas a mesma água que é destinada para esses usos. Inicialmente, houve uma preocupação de algumas pessoas na região, mas explicamos que não haverá impacto", explicou.


O Rio Piranhas-Açu era um rio intermitente, que secava em períodos de chuva, mas que se tornou perene por causa da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que tem capacidade de armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, nos períodos de chuva.


A fase de testes começou há cerca de duas semanas. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), foram à central durante a ativação de 25% da capacidade da usina, nesta segunda-feira (14).


A central foi ligada a uma substação da Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern) em Itajá e a energia passou a entrar no sistema nacional elétrico.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Exame de DNA: Itep diz que sangue encontrado perto do corpo do menino José Carlos não era dele

Um exame de DNA apontou que a mancha de sangue encontrada em uma folha perto da cova rasa em que o corpo do menino José Carlos da Silva, de 8 anos, foi achado não pertencia à criança. A informação foi confirmada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e poderá ajudar nas investigações sobre o caso. Nenhum suspeito foi preso pelo assassinato.


Menino José Carlos, de 8 anos, — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


A criança foi encontrada morta no dia 12 de novembro, mais de 20 dias após desaparecer ao sair de casa sozinha para deixar um lanche para os irmãos em um semáforo, na Zona Norte de Natal. José Carlos foi visto pela última vez próximo a um matagal, perto ao Rio Doce.


Segundo o Itep, a folha com mancha de sangue foi encontrada perto do local em que o corpo da criança, já em estado de decomposição, estava enterrado, no terreno de uma granja. Os peritos conseguiam extrair o DNA e fizeram uma comparação com a amostra do DNA do corpo do menino. O resultado indicou que o sangue não era dele, entretanto poderá ser usado nas investigações e identificação de um possível suspeito.


O corpo foi encontrado na quinta-feira dia 12 de novembro e teve a confirmação da identidade feita por exame de DNA. O menino foi liberado para a família e sepultado uma semana depois, no dia 19 de novembro.



Corpo encontrado

José Carlos foi visto pela última vez no dia 21 de outubro, próximo ao Rio Doce, na zona Norte da capital potiguar, quando saiu de casa para levar um suco para o irmão que estava trabalhando no semáforo do cruzamento da Av. João Medeiros Filho com a Av. Moema Tinoco.


A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) passou a investigar o caso após o registro do boletim de ocorrência, em 22 de outubro. Porém, sem respostas sobre o desaparecimento, familiares fizeram vários protestos cobrando agilidade e realizaram buscas por conta própria em áreas da região.


No início de novembro, policiais civis e militares do Corpo de Bombeiros da Paraíba usaram cães farejadores para fazer buscas na região onde o menino foi visto pela última vez, mas nada foi encontrado.


Moradores da região onde a criança morava faziam buscas pelo garoto quando perceberam uma área de terra que estava mais funda, "fofa" e sob palhas. O corpo estava em uma área de matagal entre as comunidades da África, na Redinha, e Pajuçara, próxima à casa onde o menino morava.


A investigação feita pela Polícia Civil corre em segredo. Segundo a corporação, nenhum suspeito foi preso até agora.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Prefeitura de Caraúbas suspende eventos públicos e privados até 20 de janeiro



A Prefeitura Municipal de Caraúbas, no Oeste potiguar, emitiu um decreto, na segunda-feira (14), em que suspende os eventos público ou privado, no fim de ano, englobando qualquer atividade que gere aglomerações de pessoas, como shows, eventos técnicos, científicos, esportivos, corporativos, administrativos e convenções.


A medida vale até 20 de janeiro - período em que ocorrem grandes eventos na cidade, principalmente em comemoração ao padroeiro do município, São Sebastião.


De acordo com a Prefeitura, o decreto municipal tem como base o decreto estadual, que suspende eventos realizados ou patrocinados pelo estado e recomenda que municípios suspendam eventos públicos e privados. As medidas são reflexo do aumento de casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte.


Na prática, o decreto do município de Caraúbas não fecha estabelecimentos comerciais, mas restringe as potenciais aglomerações nas festas de final de ano.


Entre os pontos que levaram o município a decretar a suspensão dos eventos, também está a ocupação dos leitos de UTI para pacientes de covid-19 no estado. Segundo a prefeitura, a taxa de ocupação era de 80% na região Oeste, nesta segunda (14).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Foragido procurado pela Interpol e Justiça do MS morre em confronto com a polícia no RN

Procurado pela Interpol e pela Justiça do Mato Grosso do Sul, o criminoso José Moreira Freires, conhecido como Zezinho, morreu em confronto com Policiais Civis nesta segunda-feira (14), na zona rural de Lagoa de Pedras, no Rio Grande do Norte. Investigado por cinco homicídios, além de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, entre outros crimes, o homem figurava como na lista dos 26 criminosos mais procurados pela polícia, divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.


José Moreira Freires, Zezinho, morreu em confronto com a polícia no RN — Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública


O ex-guarda municipal foi localizado por policiais da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) nesta segunda-feira (14). Segundo a Polícia Civil, durante a ação, José Moreira reagiu à abordagem e foi alvejado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.


Ainda de acordo com a corporação, o homem estava com uma pistola que pertencente à Polícia Civil do Rio Grande do Norte e que tinha registro de roubo. Os policiais da Deicor constataram também que ele havia criado um laboratório de produção de “crack”.


De acordo com as investigações, José Moreira havia chegado há cerca de dois meses na cidade de Lagoa de Pedras. “Zezinho” é suspeito da prática de cinco crimes de homicídio, além de envolvimento com tráfico de drogas, jogo do bicho, lavagem de dinheiro e corrupção. Havia dois mandados de prisão contra ele.


Segundo investigações, ele seria integrante de uma milícia e autor de um homicídio praticado contra um delegado na frente da filha da vítima. Além disso, ele teria assassinado um estudante, filho de um policial militar, tentado matar um capitão da Polícia Militar e assassinado um policial militar que atuava na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul.


“Zezinho” também é apontado como autor do homicídio praticado contra o gerente do traficante Jorge Raffat, que foi morto na fronteira do Brasil com o Paraguai.


Foi constatado ainda que José Moreira havia ameaçado dois delegados da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, integrantes da Delegacia Especializada de Repressão de Roubo a Banco, Assalto e Sequestro (GARRAS), e um promotor do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do mesmo Estado.


As investigações indicam que os chefes de “Zezinho” seriam Jamil Name e Jamil Name Filho, ambos presos no Presídio Federal de Mossoró, juntamente com dois policiais civis do Mato Grosso do Sul.


Segundo a Polícia Civil, há informações apontando que “Zezinho” teria sido contratado recentemente, para executar uma autoridade do Ministério Público ou do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A corporação afirma que as investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra 915 mortes por Covid-19 e passa de 182 mil; 18 estados e o DF estão com tendência de alta

Fazendo upload: 371712 de 5375961 bytes.


O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta terça-feira (15).


O país registrou 915 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 182.854 óbitos desde o começo da pandemia -- este número é o mais alto desde 16 de setembro, quando foram registradas 967 mortes em 24 horas. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 667 -- valor mais alto desde 2 de outubro, quando a média foi de 675. A variação foi de +25% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.974.258 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 44.849 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 42.620 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +11% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.


18 estados e o DF e apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, SC, ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, AC, AP, RR, AL, BA, PB, PE, RN e SE


Brasil, 15 de dezembro

Total de mortes: 182.854

Registro de mortes em 24 horas: 915

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 667 (variação em 14 dias: +25%)

Total de casos confirmados: 6.974.258

Registro de casos confirmados em 24 horas: 44.849

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 42.620 por dia (variação em 14 dias: +11%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 181.978 mortes e 6.934.539 casos confirmados.)


Estados

Subindo (18 estados + o DF): PR, RS, SC, ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, AC, AP, RR, AL, BA, PB, PE, RN e SE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (5 estados): GO, PA, RO, TO e PI

Em queda (3 estados): AM, CE e MA


Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Comentarista esportivo Orlando Duarte morre aos 88 anos vítima de Covid-19

O comentarista esportivo Orlando Duarte morreu na manhã desta terça-feira (15), aos 88 anos, vítima da Covid-19. Ele, que ficou três semanas internado para o tratamento em São Paulo, também lutava contra o Mal de Alzheimer desde 2018.


Foto de arquivo tirada em 2005 mostra jornalista Orlando Duarte em noite de autógrafos de um dos mais de 30 livros sobre esportes que escreveu — Foto: José Patricio/Estadão Conteúdo


O jornalista estava internado na unidade do Hospital Sancta Maggiore do Paraíso, Zona Sul da capital, para tratamento da infecção pelo coronavírus e de dois aneurismas.


De acordo com a assessoria de imprensa da Prevent Senior, proprietária da rede de hospitais, "o jornalista faleceu na manhã desta terça-feira no Hospital Sancta Maggiore, após lutar contra a Covid-19 e outras enfermidades."


Na segunda-feira (14), a esposa do jornalista, Conceição Duarte, homenageou Orlando, que foi seu companheiro por mais de 40 anos, com uma foto que o retratava emocionado durante a cobertura das Olimpíadas.


"A foto que vocês tanto conhecem e que eu, Conceição Duarte, mais gosto... expressa sua vibração em muitos dos momentos no esporte que ele viveu intensamente!", escreveu ela.


Orlando Duarte deixa a mulher, Conceição, seis filhos e seis netos.


'Eclético'

O jornalista nasceu em Rancharia, no interior de São Paulo, começou a carreira no jornal O Tempo, passou pela Gazeta Esportiva, rádios Jovem Pan e Trianon, e na TV teve passagem pela Globo, Cultura, SBT, Record e Band.


Ficou conhecido como o "Eclético" e "pai da memória esportiva do Brasil", atuando na cobertura de 14 Copas do Mundo e 10 Jogos Olímpicos como repórter, locutor e cronista.


Foi também autor de mais de 30 livros sobre esportes, entre eles a biografia "Pelé: o Supercampeão".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Luxemburgo segue internado com Covid-19 em hospital de SP 'sem necessidade de oxigênio'

O técnico Vanderlei Luxemburgo, de 68 anos, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo, com Covid-19. Ele deu entrada no hospital dia 11.


Vanderlei Luxemburgo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA


Segundo boletim divulgado no início da tarde desta terça-feira (15) pelo hospital, ele tem um "quadro moderado", sem necessidade de uso de oxigênio.


"Ele foi medicado e seu estado clínico é estável, sem necessidade de oxigenoterapia. O paciente deverá permanecer internado, sem previsão de alta, e está sendo acompanhado pela equipe médica coordenada pelo Prof. Dr. Esper Kallas", diz o boletim.


O técnico, atualmente sem clube, estava no Rio de Janeiro com a família quando apresentou alguns sintomas do novo coronavírus e decidiu procurar tratamento na capital paulista.


Segundo o Globo Esporte, é a segunda vez que Luxemburgo testa positivo para a Covid-19.


Fonte: Globo Esporte

Leia Mais ››

Rio cancela a festa oficial do réveillon 2021



A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu nesta terça-feira (15) cancelar todas as festas oficiais de réveillon na cidade.


A decisão é do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), e a informação foi confirmada pela Riotur à GloboNews. Veja a nota da empresa de turismo no fim da reportagem.


O prefeito do Rio tomou a decisão após reunião com secretários onde fez um balanço do fim do mandato.


"Esta é uma decisão necessária para a proteção de todos. A festa será a da esperança por bons resultados das vacinas para conter a pandemia. Será ainda um momento de reflexão sobre um ano difícil, de luta, com lamentáveis perdas de tantas pessoas. E será também hora de dar graças a Deus pelas vidas salvas", disse o prefeito Marcelo Crivella.


Festas particulares

Sobre festas particulares de réveillon e eventos em quiosques da orla, a Prefeitura do Rio reforça que as aglomerações continuam proibidas, e as regras de ouro estão em vigor.


Riotur divulga nota

Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (15), a empresa de turismo do Rio ( Riotur) acrescentou que o cancelamento ocorreu por causa da pandemia da Covid-19.


A Riotur disse, ainda, que embora o réveillon 2021 na cidade tenha sido projetado em um novo formato, "neste momento a prefeitura opta pelo cancelamento do evento da virada do ano em respeito a todas as vítimas e em favor da segurança de todos".


Este ano, segundo a Riotur, a ideia era fazer a celebração da virada sem a presença de público, sem queima de fogos com a festa online e acompanhada pela TV. A celebração iria ocorrer em pontos turísticos da cidade e não na orla, como é a tradição.


Movimento nos hotéis

Nesta segunda-feira (14), o Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município do Rio (Hotéis Rio) divulgou a segunda prévia de ocupação hoteleira para o réveillon 2021: 58% dos quartos de hotéis da cidade já estavam reservados para a data.


Embora 10 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (68%), o índice é considerado positivo quando se leva em consideração o cenário de pandemia, dizia o sindicato.


Os bairros mais procurados para o réveillon são:


Centro - 67%

Copacabana e Leme - 63%

Flamengo 61%

Recreio - 59%

Barra da Tijuca - 52%

Ipanema/Leblon - 51%.

Niterói cancela réveillon

A Prefeitura de Niterói anunciou na semana passada que as comemorações de réveillon na cidade estão suspensas.


A determinação vale para casas de festa, bares, clubes, restaurantes e demais eventos com venda de ingresso. As tradicionais queima de fogos nas praias da cidade também não vão acontecer nesse ano.


Segundo o município, o objetivo é evitar aglomerações e manter o controle da pandemia da Covid-19.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Profissionais da saúde classificam plano de imunização contra a Covid-19 do governo federal como parcial e equivocado



A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) enviou uma carta ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (15) afirmando que o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 apresentado pelo Ministério da Saúde reflete apenas "medidas parciais" e "equivocadas", e que é urgente pasta apresentar um plano completo e "verdadeiro".


"(...) do ponto de vista técnico-científico, a ABRASCO não considera o que foi anunciado pelo Ministério da Saúde como um verdadeiro e efetivo plano para contenção da pandemia mediante vacinação de abrangência nacional. Entende que esse anúncio apenas enumera medidas parciais, e em alguns casos equivocadas, em resposta à crescente demanda da sociedade. Portanto o que foi apresentado é de exclusiva responsabilidade do Governo Federal" - carta da Abrasco ao STF

A Associação classifica como "urgente" a apresentação de um "verdadeiro, completo e detalhado plano orientador para uma Campanha Nacional de Imunização contra a COVID-19" e pede que todos os medicamentos e vacinas considerados eficazes e seguros pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sejam incluídos no PNI, dando como exemplo as vacinas AstraZeneca/Oxford e Coronavac, desenvolvidas no Brasil, respectivamente, em parceira com a Fiocruz e o Instituto Butantan.


"Não houve clareza"

Outro ponto abordado pela carta endereçada ao STF diz que as conversações entre o Ministério da Saúde e os profissionais indicados pela Abrasco para auxiliar na elaboração de um PNI contra a Covid-19 não foram objetivas.


"[A Abrasco] enfatiza que a participação dos especialistas por ela indicados na construção do ‘plano’ foi esporádica, pouco sistemática e variável segundo a convocação de cada segmento e da participação de cada colaborador”, diz.


A Associação afirma que o formato da discussão proposto pelo Ministério da Saúde aos profissionais que ajudariam na elaboração do plano dificultou a participação dos colaboradores, "por não haver clareza da totalidade da discussão", aponta o documento.


"Além disso, o ambiente proporcionado pelo ministério nas reuniões foi pouco afeito ao diálogo e com orientações de sigilo, incompatíveis com uma prática de efetiva colaboração”, afirma a carta.


Plano Nacional de Imunização não informa data

O governo federal entregou na sexta-feira (11), ao STF, o plano nacional de imunização contra a Covid-19. O documento prevê a disponibilização de 108,3 milhões de doses para mais de 51 milhões de pessoas de grupos prioritários, divididos em quatro fases.



O documento, entretanto, não apresenta uma data para o início da vacinação dos integrantes desses grupos, que incluem profissionais de saúde e idosos, entre outros


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fundeb: Senado exclui trechos que tirariam R$ 16 bi de escolas públicas; texto volta à Câmara



O Senado aprovou nesta terça-feira (15) uma nova versão do projeto que regulamenta os gastos do novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O texto descarta alterações que retiravam cerca de R$ 16 bilhões das escolas públicas para repassar a outros sistemas de ensino (veja detalhes abaixo).


O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país. Em agosto, o Congresso promulgou uma emenda à Constituição que renovou as regras do fundo e tornou-o permanente. Mas faltam, ainda, regras específicas sobre a divisão do dinheiro.


Com as modificações feitas no Senado, o texto voltará para a análise da Câmara. O senador relator do texto, Izalci Lucas (PSDB-DF), disse que há acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para concluir a nova votação ainda nesta semana.


No Senado, os parlamentares decidiram resgatar a versão original do relatório do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES). Isso porque, após votarem esse texto-base na Câmara, os deputados passaram a aprovar vários destaques – trechos analisados individualmente.


Um desses trechos abriu espaço para que escolas privadas sem fins lucrativos, de base filantrópica ou religiosa, também recebessem dinheiro público. A regra valeria inclusive para colégios ligados ao Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc).



O senador Izalci chegou a apresentar um relatório "intermediário", nesta terça, mantendo parte dos destaques polêmicos e rejeitando outros. A versão, no entanto, não recebeu o apoio da maioria dos senadores. Por isso, em plenário, a decisão foi de retomar o relatório original de Rigoni.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ex-líder da Limão com Mel diz que divisão de artistas no forró prejudicou crescimento do gênero

Batista Lima, ex-vocalista da Limão com Mel, acredita que o forró ganharia muito se os artistas fossem mais unidos. A "divisão" de alguns artistas tradicionais, as bandas famosas no anos 90 e os artistas que vieram depois prejudica o crescimento e a força do gênero, segundo ele.


Batista Lima fala sobre o forró eletrônico e romântico dos anos 90 — Foto: Divulgação/João Paulo Agra


O cantor pernambucano foi a voz da banda Limão com Mel por 22 anos. Além de vocalista, foi diretor musical de 2000 até 2014, quando saiu em carreira solo.


São dele sucessos como "Toma Conta de Mim", "E Tome Amor", "Um Amor de Novela", "Vivendo de Solidão", "Minha Vida sem Você". Essas músicas trouxeram exposição nacional nos anos 90 e começo dos 2000. Ouça história no podcast abaixo.


Nesta semana, o G1 publica uma série de reportagens sobre artistas e produtores que viveram o auge do forró nos anos 90.


A Limão com Mel foi criada em Salgueiro, em Pernambuco, em 1993, acompanhando o movimento do forró eletrônico de bandas como Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Eliane, a Rainha do Forró e Magníficos.


Para Batista, o mesmo momento de auge do movimento "Oxente Music" ou "New Forró" foi também a hora em que os artistas começaram a se dividir.


"Não por discussões, mas houve uma barreira a respeito de 'o forró verdadeiro é esse' e começou uma discussão entre classes, entre movimentos", diz em entrevista ao G1.


"Acho que isso prejudicou bastante o crescimento do forró, que eu acredito até como a frase do próprio Jesus diz: "Todo reino dividido contra si mesmo não prospera".


O cantor cita com admiração a relação de artistas baianos, como Ivete Sangalo e Luiz Caldas e Gilberto Gil, e dos cantores de sertanejo de diferentes gerações.


"Artistas do forró tradicional, às vezes, não dividem o palco com a gente e, eu conheço bandas de forró romântico que não querem dividir com Wesley ou com bandas do movimento atual de hoje, esse estilo mais dançante, mais balada".

Batista percebe dois motivos como principais para essa suposta divisão entre movimentos, e defende a união de todo mundo.


A primeira queixa é a musicalidade: "Mexeu muito, mudou muito na essência do forró no que era no que começou".


A segunda tem mais a ver com o ego: "De achar que o meu movimento é o melhor, é o verdadeiro e o outro não é. Enfim a gente começa a viver essa divisão, não de todos, mas às vezes até do próprio fã, de quem encabeça o movimento que diz que 'o meu movimento é o verdadeiro'".



Montagem mostra vários álbuns da Limão com Mel, em fases diferentes da banda de forró — Foto: Reprodução


"Agora é o momento de outros movimentos e a gente tem que respeitar sim, eles passaram muitos anos esperando por essa oportunidade", diz o ex-vocalista da Limão com Mel.


"Todo ano vai surgir um produto novo, vai acontecer e a gente tem que ter muita maturidade para saber que nós temos o nosso público, que a gente tem respeito", completa.

Batista, no entanto, critica a estrutura das rádios: "Você tocava [antes] porque as rádios faziam questão de colocar seu sucesso, mas agora elas fazem questão de saber quanto você tem para tocar o seu sucesso".


"É uma disputa muito difícil, é uma luta desonesta", diz. "Eu acredito que o Nordeste está fazendo como aquela pessoa que tira os membros da sua casa, coloca na rua e coloca os de fora para dentro".

"Então está acontecendo assim, por isso que, infelizmente, a gente não está tão em evidência. Se você der um passeio aqui no Nordeste e ligar as rádios, vai perceber que pouquíssimas tocam o forró, a não ser os grandes que estão em evidência. Para os artistas independentes, realmente é um pouco mais difícil".


Banda Limão com Mel fazia shows com super produções; em uma das aberturas, o vocalista Batista Lima saía de dentro de um limão gigante — Foto: Reprodução/YouTube

Shows produzidos


A Limão com Mel chegou a fazer turnê pelo Brasil com uma grande equipe no palco e nos bastidores. Todos eram funcionários do escritório com carteira assinada.


As ideias mirabolantes de sair de um limão na abertura do show ou de sentar em uma lua cenográfica são do próprio Batista, por exemplo.


"Eu cresci na frente de uma televisão, sou cinéfilo, apaixonado por filmes, shows, documentários. Eu ficava sempre me atualizando e chegava com as minhas maluquices...", lembra.


Ângela Espíndola, Simara Pires, Batista Lima e Amara Barros cantam no DVD Acústico In Concert da Limão com Mel (2006) — Foto: Reprodução/YouTube


Outro destaque que Batista faz questão de citar é o DVD Acústico In Concert, gravado no teatro da Universidade Federal de Pernambuco, com 45 integrantes da Orquestra Sinfônica do Recife em 2006.



"Foram várias ousadias: orquestra sinfônica no forró, solos de piano no forró, músicas que passavam 1:40, 1:45 sem entrar o forró, começava totalmente romântica e instrumental", explica.


O cantor justifica que a estrutura não se mantém hoje por uma questão de mercado: "Não que a gente não faça sucesso, mas nós não estamos em evidência, então fica difícil levar uma mega estrutura onde o cachê é menos da metade daquele valor que a gente recebia antigamente".


Carreira solo desde 2014


Batista Lima foi vocalista da Limão com Mel por 22 anos e está em carreira solo desde 2014 — Foto: Reprodução/Instagram/Batista Lima


Depois de 22 anos, Batista Lima deixou a Limão com Mel para seguir em carreira solo em 2014. A decisão foi tranquila e em harmonia com a banda, segundo ele.


No repertório, o cantor levou os grandes sucessos que escreveu como "Toma Conta De mim", "Vivendo de Solidão" e "Amor de Novela" e modificou os arranjos.


"Peguei aquelas canções da minha autoria, peguei outras canções do momento, músicas novas minhas e coloquei uma pitada mais dançante, mas todas com letras e essências românticas", diz.


"Foi um grande desafio mudar o ritmo, mas eu tinha que mudar. A Limão já tinha a identidade criada, eu precisava criar a minha, criar meu próprio estilo".



Mesmo com a pandemia e com a rotina intensa na Limão, Batista diz que 2020 foi um ano de muito trabalho.


"Eu acho que eu nunca trabalhei tanto na minha vida como eu tenho trabalhado agora", diz sobre a carreira solo e o estúdio que administra.


"O meu dia a dia hoje é trabalhar junto com os projetos da igreja, trabalhar no meu estúdio, ser proprietário, viajar com a banda, produzir outros artistas. Agora, principalmente, a época de campanha foi muito puxada com as produções, muitas gravações".


"A carga nunca teve tanto nas minhas costas como hoje, mas eu assumi o compromisso de comandar. Você sai um pouco do holofote, mas trabalha muito porque não para de criar nem de produzir".


Para o primeiro semestre de 2021, Batista deve lançar um EP com seis parcerias com participações de cantoras amigas. Até lá, vai fazendo shows reduzidos para atender aos protocolos de segurança por conta da pandemia.


"Aquela casa que cabiam 1000 pessoas, só vai caber 200, 300 pessoas. É a forma da gente tentar faturar alguma coisa, mesmo pouco, para tentar sobreviver na pandemia", finaliza.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Petrobras aumenta preço do diesel e da gasolina nas refinarias a partir de quarta

 A Petrobras informou nesta terça-feira (15) que vai aumentar o preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir de quarta-feira (16).


Segundo a estatal, o preço do diesel será reajustado em 4%, e o da gasolina em 3%.


Fazendo upload: 765022 de 765022 bytes.
Refinaria da Petrobras em Paulínia (SP) — Foto: Paulo Whitaker/Reuters



O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.


No início deste mês, a Petrobras reduziu o preço da gasolina nas suas refinarias e deixou inalterada a cotação do diesel.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PIS-Pasep 2020-2021: abono salarial é pago para nascidos em dezembro

O abono salarial 2020-2021 começa a ser liberado nesta terça-feira (15) para os trabalhadores com direito ao benefício nascidos em dezembro. Este é o último lote do ano.


Para os trabalhadores que não são correntistas da Caixa, o dinheiro foi depositado em poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.


Para quem já tem conta na Caixa, os créditos serão realizados nas contas existentes e os valores poderão ser movimentados com a utilização do cartão da conta, internet banking ou APP da Caixa.


O valor do abono salarial varia de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019.


O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.


O calendário de saques do PIS-Pasep 2020-2021 se estenderá até 30 de junho de 2021. No caso do PIS (trabalhadores do setor privado), os pagamentos são feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. No Pasep (para servidores públicos), seguem o número final do benefício.


Calendário abono caixa — Foto: Reprodução/Caixa


Como funciona o Caixa Tem

A movimentação da poupança social digital é feita pelo aplicativo Caixa Tem, com limite mensal de R$ 5 mil. O trabalhador pode realizar compras em estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de maquininhas de cartão, e pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo.


Os saques podem ser realizados nos terminais de autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui a partir da geração de token diretamente no app Caixa Tem. O token também pode ser gerado nas agências, com a apresentação de documento de identificação com foto.


PIS-Pasep 2020-2021

Quem nasceu nos meses de julho a dezembro (PIS) ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 (Pasep) receberá o benefício ainda no ano de 2020. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro semestre de 2021. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2021, prazo final para o recebimento.


A Caixa vai disponibilizar cerca de R$ 15,8 bilhões para mais de 20,5 milhões de beneficiários do PIS até o final do calendário do exercício 2020/2021.


Calendário do PIS


Calendário de pagamento do PIS — Foto: Reprodução


Calendário do Pasep


Calendário de pagamento do Pasep — Foto: Reprodução/D.O.U.


Qual o valor e quem tem direito?

O valor do abono salarial varia de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano base 2019. Só receberá o valor total quem trabalhou os 12 meses de 2019.


Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2019. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).



Para saber se tem direito e como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.


Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.


Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.


Abono salarial 2019-2020

Cerca de dois milhões de trabalhadores que não realizaram o saque do Abono Salarial do calendário anterior, finalizado em 29 de maio deste ano, ainda podem sacar os valores. O prazo vai até 30 de junho de 2021.


A consulta do direito ao benefício, bem como do valor disponibilizado, pode ser realizada por meio do app CAIXA Trabalhador, pelo atendimento CAIXA ao Cidadão - 0800 726 0207 e no site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial/.


Fonte: G1

Leia Mais ››