domingo, maio 26, 2013

Câmara Municipal de Itaú dá prazo de 24h para o Secretário de Finanças republicar leis de projetos.


A Câmara Municipal de Itaú-RN, enviou ao Secretário de Administração e Finanças do município, Marcos Moreira de Morais, o oficio de nº. 014 requisitando no prazo de 24h, a republicação das Leis 406/2013 de 29 de Abril de 203, dispondo sob a criação do Programa de Aquicultura e da Lei 407/2013 de 15 de abril de 2013, dispondo sob a criação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Uma vez que as mesmas foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) sem as correspondentes emendas modificativas aprovadas em sessão plenária da Câmara Municipal.

De acordo com a Lei Orgânica do Município o descumprimento das regras gera ato de Improbidade Administrativa.

Ação essa que fez com que o vereador Jailson Brito chamasse a atenção dos demais colegas, em suas explicações pessoais, em especial ao Presidente da Casa, Paulo Moreira, para que fizesse com que o projeto chegasse até o prefeito, porque segundo informações os projetos enviados até aquela data, não chegavam ao conhecimento do gestor municipal, pedindo a atenção de todos os colegas para saber quem é o responsável pelo recebimento dos projetos, e que chegassem as mãos dele para que seja vetado ou sancionado.

A revelação do vereador aos demais colegas, causou uma grande discussão em torno do assunto, onde alguns culpavam o preito municipal, e outros os responsáveis pela falta de respeito com a casa legislativa e o povo itauense.

O Vereador Gildo Pinheiro explicou aos demais colegas o que acontecia, justificando o envio do ofício pelo presidente do poder legislativo requisitando esse prazo. Gildo explicou que as leis/emendas estão sendo modificadas pela Câmara Municipal e quando chega a prefeitura, é publicado da mesma maneira que chegou a casa, ou seja, sem nenhuma alteração. O vereador ainda afirmou ter certeza que o prefeito não está tendo conhecimento disso, dizendo que os últimos projetos foi entregue por ele, pessoalmente, nas mãos do secretário de administração, acreditando ser o responsável pelos projetos, e se os mesmos não chegam nas mãos do prefeito, disse não ter nada a exigir da casa, pois acredita estar entregando a pessoa mais qualificada para o recebimento. Se os documentos não são entregues é preciso haver uma mudança não na Câmara, mas na prefeitura. Que tem o prazo até segunda-feira (27) para a republicação do projeto.

Márcio Lima fez questão de lembrar que quando o poder executivo tem algum projeto para ser aprovado pelos vereadores é logo pedido uma sessão extraordinária, onde todos os vereadores se esforçam em participar dessa convocação se dispondo a analisar esses projetos, que de acordo com ele é um projeto mal feito, todo errado, eles se preocupam em fazer as correções através das emendas, visando o beneficiamento da população, e não são publicadas com as mudanças, dizendo ser um desrespeito com a casa, aos colegas vereadores.

Márcio ainda aproveitou para criticar a assessoria do prefeito, quando diz que Ciro está muito mal assessorado por não cumprir os tramites legais, que diz o regimento interno da casa, afirmando que alguém vai pagar por isso, caso essas leis não sejam republicadas até está segunda-feira (27), o caso será levado a promotoria, além dos demais projetos que foram votados pela cassa legislativa. Afirmando que os vereadores estão bem intencionados, votando os projetos da melhor maneira possível, para não fazerem caso, publicando errado, apontando um desrespeito a casa e ao povo de Itaú.

O vereador disse ainda que ou o prefeito não está sabendo, ou está mal assessorado, apostando ainda na falta e competência do assessor, quando diz esperar que o gestor esteja mal assessorado, encerrando suas palavras, divergindo do vereador Gildo Pinheiro, quando diz que o secretário é menos qualificado para receber esses documentos, por não publicar as leis como foram aprovadas pela casa. Encerrou pedindo para registrarem sua fala, porque não exigia segredo. Sendo lembrado pela vereadora Maria de Fátima (Fafá) que tudo já estava gravado pela redação do Cidade News.

O vereador Ítalo Medeiros se disse indignado com o poder executivo em se recursar a receber o referido ofício, e ainda fazer pouco caso dos projetos que são enviados pela casa legislativa. Afirmando que essas coisas não estão acontecendo de hoje não, e caso fizessem uma varredura descobriram mais coisa, justificando que esse caso é apenas uma virgula de uma carta, que precisa ser investigada.

O jovem vereador ainda tentou fazer uma ironia ao poder executiva, quando dizia que o desrespeito pela casa legislativa do município de Itaú tem sido grande mais, pedindo ao executivo para não enviar mais nenhum projeto de lei para provação, pois não precisava, porque pelo que aparentava o executivo tem todo poder para fazer o projeto de lei, executar e publicar no diário oficial. Foi quando o vereador Gildo Pinheiro, pediu a palavra para explicar a função dos poderes, dizendo não saber se Ítalo estava sendo irônico ou se estava desvalendo do poder legislativo. Ítalo explicou ao vereador que é isso que o poder executivo transparece acontecer. O executivo manda o projeto de lei a casa legislativa, mal feito, todo errado, tem todo o cuidado em fazer as modificações necessárias, mas que o poder executivo não está cumprindo com o seu papel. Ignorando as modificações feita pelos vereadores, ou seja, é como se os vereadores estivessem perdendo tempo em elaborar leis que beneficiem o povo, para não serem obedecidas pelo executivo.

Ítalo também não deixou de criticar assessoria do prefeito municipal pelas más ações ocorridas diante dos fatos apresentando, dizendo que o prefeito não precisa saber dos fatos, pois se colocou uma assessoria para trabalhar com ele, essa assessoria tem condições de manter as decisões. Indagando que secretaria e que assessor é esse?

O vereador disse ainda que a casa legislativa não tem a obrigação de correr atrás de prefeito, ou de secretário para entregar nenhum documento, pois estão fazendo os seus papeis, e se não é do conhecimento, ou não há respeito pela casa, o jeito é acionar outros órgãos maiores, afirmando está se segurando para não acionar a promotoria, e caso até está segunda-feira não seja republicada essas Leis, ele irá a promotoria para entrar com uma investigação contra o poder executivo.

O vereador Jailson Brito disse que essa culpa, ele, Reikson e Fafá, não vão levar por estarem na casa pela primeira vez, afirmando que a falta de respeito pela casa, já vem de muito tempo, pois a 16 anos trabalha na prefeitura municipal de Itaú e já ouviu prefeitos dizerem que vereador não vale nada, e que administravam sem vereadores. E está ali hoje como vereador para ver se unidos eles não tinham valor, dizendo ele que devem votar a favor do povo. Foi quando saiu em defesa do prefeito Ciro Bezerra, afirmando que ele diz que está a favor do povo, por isso ele acredita que ele vai agir da maneira certa, como foi aprovada por eles, e caso Ciro não haja de maneira correta, como diz agir, em favor do povo, aconselha irem ao promotor e ver o que está acontecendo.

Reikso Brasil também expos sua preocupação com os fatos que vê ocorrendo na administração do atual prefeito em que já foram apresentados vários casos envolvendo as secretarias entre elas a de Saúde, quando faz pouco caso da destinação do lixo hospitalar, que continua sendo queimado de maneira errada, prejudicando a população; Secretaria de Educação, onde os professores reivindicam o pagamento do piso salarial e a Secretaria Administração e Finanças que existe algum assessor agindo de má fé, pois não é o prefeito que dá o clique para a publicação dos projetos. Classificando como bombas que estão estourando levando o município para o buraco, que achando que prejudicariam a câmara, os políticos, erram, pois atingiram o povo de Itaú.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Vereador Jailson Brito aciona promotoria de justiça para investigar prática de mensalão na Câmara Municipal de Itaú


Na sessão da Câmara Municipal de Itaú-RN, realizada na sexta-feira (24) o vereador Jailson Brito revelou aos demais colegas que havia procurado a Promotoria de Justiça para investigar as ações do poder Legislativo.

Jailson disse que na semana passada foi até a promotoria pedir ao promotor púbico para fiscalizar as contas da Câmara Municipal de Itaú. O vereador que saber, segundo ele, o que entra, o que saí, o que está pagando, a quem está pagando, porque o salários dos vereadores são abaixo dos da região. Dizendo querer saber o que acontece dentro da Casa Legislativa, levantando outros questionamentos desde a criação do poder legislativo, onde percebe que a casa permanece parada no tempo, exigindo também do presidente um resposta a respeito das centrais de ar condicionado que foram adquiridos, estando ali expostos e não haviam sidos instalados a 5 meses.

O imbróglio teve início quando o vereador Ítalo Medeiros se disse indignado com as coisas que vem acontecendo na casa legislativa. O vereador se referiu a um ofício enviado pela casa legislativa ao Secretário de administração Finanças, Marcos Moreira, pedindo a republicação do Projeto da criação de aquicultura. (ver postagem anterior)

O Vereador ainda orientou o presidente ao ver que está acontecendo algo errado com o poder executivo, acionasse a promotoria de justiça, pois afirmou que ao ver algo errado faria o mesmo, e caso o prefeito não corrigisse o erro, entrariam com o pedido de investigação. Encerrou suas palavras dizendo que isso não seria necessário porque Ciro, com certeza, prometeu que estava trabalhando em favor do povo e iria fazer o certo.

“Eu até essa semana, eu fui a promotoria, eu tive conversando com o promotor, eu vou começar agir da minha maneira, não fui ainda nada da prefeitura, mas pedi ao promotor público para fiscalizar as contas da Câmara Municipal de Itaú. O  que é que tá entrando aqui, o que é que tá saindo, o que é que tá pagando, a quem tá pagando, porque os vereadores tem o menor salário da região, se é culpa da Câmara, ou se é culpa da prefeitura, se é o repasse que é pequeno ou não é, não quero saber quem e o culpado, eu quero saber o que está acontecendo aqui dentro. Porque a câmara de Itaú foi feita num mandato e não foi feito mais nada? Porque a gente está aqui a cinco meses, meu amigo Paulo comprou esses ar condicionados e está ai parados, não tem dinheiro? Eu quero saber o que está acontecendo. Então eu estou com esse projeto de ver o que está acontecendo aqui na Câmara. E você! Tá vendo que está errado lá, eu aconselho ir atrás, porque no dia que eu ver que tiver errado lá também, eu vou atrás. Agora vamos colocar esse negócio do prefeito pra segunda-feira, se ele não fizer..., mas eu tenho certeza que ele vai fazer o certo. Porque ele prometeu ao povo de Itaú que ia trabalhar em bem do povo, pelo beneficio do povo e com certeza vai fazer viu Ítalo”. Encerrou Jailson.

O vereador Ítalo Medeiros rebateu o edil, dizendo não ter certeza de nada, porque a casa legislativa já foi palco de discussão há alguns dias atrás, onde os professores do município reivindicavam o piso salarial, e em reunião com o poder executivo disse que não podia dizer nada aos professores porque não estava por dentro das contas do município:

“Obrigado Jailson Parreira, pelo enriquecimento da discussão aqui nesta casa, e eu digo o seguinte, eu não tenho certeza de nada, caro amigo Jailson, porque misturando uma coisa com outra, esta casa aqui já foi palco de discussão há pouco tempo atrás, o colega Márcio Lima aqui faz tantos anos que faz parte da comissão, em que os professores estão lutando pelo aumento de piso dos seus salários; e já soube que há poucos dias atrás houve uma reunião no sindicato com o executivo municipal, o secretário e mim parece que... já estamos no mês maio, e o executivo parece que se pronunciou-se lá, e disse que ainda não podia dizer nada aos professores, porque não tava por dentro ainda das contas do município, não estava inteirado ainda em relação aos tramites de suas secretarias. Se o prefeito municipal com cinco mês de mandato não sabe o que está ocorrendo na secretaria de Educação e outras secretarias, eu acho que ele precisa se interirar mais de sua gestão...” ponderou Ítalo.

O presidente da casa, vereador Paulo Moreira, tentou explicar ao colega vereador Jailson Brito, que quando um trabalho vota e escolhe alguém é porque confia. E ser administrador não é fácil, pois não tinha conhecimento de como era administrar uma casa legislativa e que só quando sente na pele é que sabe realmente o que acontece em uma administração.

Paulo disse que a casa estava aberta de segunda a sexta-feira, para qualquer um saber o que o vereador faz, apontando que muitos dos vereadores nem ao menos procuram saber quando serão realizadas as sessões da Câmara e achar que ele estava ali para esconder a verdade, pelo contrário, não irá dar um passo maior que a perna, para que depois não seja responsabilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mostrando ainda que desde muito tempo, precisamente do tempo em que Raimundo Fernandes era Presidente de Câmara que os mesmos procuram respostas a respeito dos salários, e que até hoje permanecem na mesma.

Paulo explicou de maneira breve como é feito a sua administração e os recursos que são passados pelo poder executivo, pedindo paciência aos colegas vereados, porque esta tentando fazer o melhor pela casa, dizendo ser difícil no começo, mas que com o tempo a experiência faz com que consigam fazer algo melhor pela casa. Para ele o importante e chegar em casa e poder dormir com a cabeça tranquila, fazendo tudo a seu tempo, e não meter os pés pelas mãos.

Parabenizou a medida do vereador em procurar a procuradoria para o fiscalizar, pois não tem medo de mostrar que está fazendo a coisa certa, e que conta com todos para acertar, e que jamais fará algo que não possa ser feito. E que cumprirá os seus dois anos de mandato de cabeça erguida e com consciência.

Jailson Brito pediu a palavra para explicar que quando procurou o promotor, não foi para fazer denúncia de ninguém, e sim para pedir a prestação de contas que a cinco meses pediu e não foi atendido e sem falar no regimento da casa que até hoje não recebeu. Pedindo apenas para saber o que entra e o que sai da casa, que é uma exigência não só dele, mas do povo que os elegeram.

Alertou os vereadores que se existisse prática de mensalão na casa, os vereadores não recebesse mais dinheiro, por que a partir daquele momento a casa estava sendo investigada, pois todo dinheiro teria que ter uma explicação para onde saiu.

Jailson disse que se ele (Paulo) estava fazendo a coisa certa, não tinha com o que se preocupar, pois estava fazendo seu papel de cidadão como defensor do povo de Itaú-RN, pois nem sabia se seria mais candidato a vereador, prevendo ainda que daqui a dois anos poderia ser até deputado ou governador, e que tinha certeza que seria marcado na casa legislativa, porque vai fazer com que as contas da câmara sejam transparentes, seja quem dor o presidente, e se algum colega estiver pegando dinheiro fora parte, não pegue mais, porque ele já está investigando as contas, dizendo que o promotor já está de pediu os extratos das contas da câmara.

O edil disse que não está julgando, nem denunciando ninguém, está fazendo aquilo que o povo quer que seja feito, representando o povo. E que quando o promotor puxar as contas da Câmara estiver tudo bem, estará ali para parabenizar o nobre presidente, mas caso contrário, ele tomar as medidas junto a promotoria para ver o que acontece com a casa.
Paulo disse ser importante a divulgação da prestação de contas da casa, mas que o vereador Jailson só pode acusar alguém com provas; quanto as contas e o regimento da casa, qualquer vereador pode ter acesso, desde que permaneça nas dependências da casa legislativa, sem retirar a documentação do local. Paulo disse ainda que o vereador está chegando muito cedo na coisa, alegando está tudo ali a disposição, e que não mandaria para ele porque ele não era o contador da câmara. Dizendo com certeza não ter nada irregular, e que o nobre vereador estava procurando mais alguma coisa, pois tudo será mostrado e apresentado, e caso estivesse certo ou errado que o mesmo fosse notificado.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Carreta desce aterro na BR 405 no sítio Pau Mocó município de Taboleiro Grande

A reportagem do Cidade News acaba de receber uma informação dando conta de um acidente envolvendo dois veículos na BR 405 altura do Sítio Pau Mocó município de Taboleiro Grande.

No inicio da tarde deste domingo (26) por volta das 12:30 Um carreta do tipo Scanner bitrem carrega de Sal, colidiu de frente com um veículo de pequeno porte. de acordo com o motorista da carreta, o mesmo tentou desviar de um animal (jumento) que se encontrava na pista de rolamento, quando colidiu com outro veículo, vindo a descer o aterro após tentar fazer uma manobra, para não causar maiores proporções.

Felizmente o acidente ocasionou apenas danos materiais, visto que os motoristas de ambos veículos saíram ilesos. a reportagem não sabe informar quantas pessoas estavam no carro menor.

A carreta saiu de mossoró com destino a Goiânia, Estado de Goiás, já ou outro automóvel vinha da cidade de São Miguel com destino a Mossoró.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Mulher morre após carro invadir parada de ônibus em Natal, diz polícia

Uma mulher de 27 anos morreu em um acidente de carro na madrugada deste domingo (26) no bairro Neópolis, zona Sul de Natal.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima dirigia um Ford Ka na BR-101 quando perdeu o controle do veículo e invadiu uma parada de ônibus.

O acidente ocorreu às 1h25. O veículo vinha no sentido Parnamirim-Natal. A causa do acidente ainda é desconhecida, conforme explicou a PRF.

O corpo da vítima está no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caseiro é morto a tiros após discussão em assentamento no RN

Uma discussão entre dois homens terminou em morte neste sábado (25) no assentamento Freitas, zona rural do município de Serra Caiada, a 66 quilômetros de Natal. De acordo com o Destacamento da Polícia Militar da cidade, o autor dos disparos foi identificado, mas continua  foragido. A vítima é um caseiro que trabalhava no assentamento.

O soldado Rômulo Bezerril, do Descatamento da PM, conta que os dois envolvidos na discussão já tinham uma rixa. "Após eles trocarem agressões, o caseiro saiu e voltou com uma pedra. Quando viu que ele estava a caminho, o suspeito puxou uma espingarda caseira e o matou", relata.

O crime ocorreu por volta das 13h. A Polícia Militar fez diligências durante a tarde e a noite, mas não localizou o autor dos tiros. "O suspeito conhece a área, é caçador, por isso fica difícil encontrá-lo no matagal", afirma o soldado Rômulo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN tem mais de 560 homicídios em menos de cinco meses

O coordenador de Direitos Humanos no Rio Grande do Norte, Marcos Dionísio Caldas, vem calculando diariamente os crimes de homicídios registrados no Estado e, de acordo com ele, os números são assustadores. Somente até o dia 24 de maio deste ano, 567 já foram assassinadas em território potiguar. No entanto, a quantidade de mortes pode ser ainda maior, tendo em vista que esses não são dados completos.

Os números, ainda de acordo com Marcos Dionísio, são considerados bastante elevados, tendo em vista que uma cidade como São Paulo, que tem população estimada em 11.376.685 habitantes, teve, até o final de abril, 400 casos de homicídios. No Rio Grande do Norte, a população estimada, pelo IBGE, é de 3.228.198.


 
Marcos Dionísio vem contabilizando mortes no RN
 
“Nossa atual onda de violência já é infinitamente superior à violência praticada em São Paulo e é a maior da nossa história”, relata Marcos Dionísio. Ele informa ainda que Natal teve, no período citado, um total de 213 assassinatos. Já Mossoró, na região Oeste, teve contabilizados 77 homicídios, até 24 de maio.

“Esses números deveriam preocupar, escandalizar e tirar o Estado do RN da sua paralisia administrativa e do corolário de intrigas politiqueiras em que se tornou, não com debates nos parlamentos e fóruns, mas em convescotes de suas elites que se habituaram nos colóquios em batizados, enterros, casamentos e solenidades”, desabafou o coordenador de Direitos Humanos.

Os 567 casos de homicídios registrados em menos de cinco meses no Rio Grande do Norte já representam mais da metade do total de assassinatos contabilizados em 2012. No ano passado, a Secretaria Estadual de Segurança Pública havia divulgado que 940 pessoas foram mortas em homicídios.

Ainda de acordo com os dados de Marcos Dionísio Caldas, levando em contas os 144 dias deste ano contabilizados por ele, a média chega a 3,93 homicídios por dia. “Porém, a gente ressalta que até o final de maio, a quantidade de mortes deverá fechar a casa dos 600 casos, pois do dia 24 para cá já tivemos casos não contabilizados e outros homicídios deverão acontecer”, destaca.

Marcos Dionísio afirma ainda que se nada for feito e essa média se mantiver, o RN pode fechar 2013 com sua pior estatística de homicídios, beirando os 1.200 casos. “O primeiro passo necessário para impedirmos esse avanço dos assassinatos é dotar o RN de um Conselho Estadual de Segurança, nos moldes do Conselho Nacional de Segurança Pública, onde gestores, policiais e representantes da Sociedade Civil iriam parir as políticas de que necessitamos para a superação desse tempo de trevas e de mortes. Para o Brasil Mais Seguro poder render os resultados que necessitamos, é preciso a modificação dos critérios de velocidade e do modo de governança”, afirma. 


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher morre após colidir carro contra parada de ônibus em Neópolis



Um grave acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal, na madruga deste domingo (26), na BR 101, na altura de Neópolis. Amanda Duarte Jimenez, de 27 anos, colidiu seu carro contra uma parada de ônibus e, devido ao impacto da colisão, acabou morrendo na hora.

Informações repassadas pela PRF dão conta que o acidente aconteceu por volta das 2h40. Amanda Duarte trafega em seu veículo, um Ford Ka, de placas MZJ-3375, no sentido Parnamirim-Natal.

Testemunhas contaram para os policiais rodoviários que atenderam a ocorrência que a jovem estaria em alta velocidade. Além disso, alguns motoristas relataram que o Ford Ka estava fazendo zig-zag na rodovia, o que pode ter provocado o acidente.

Amanda Duarte estava sozinha no veículo e voltava de uma festa. Os policiais rodoviários federais não souberam dizer se ela estava sob efeito de bebida alcoólica. Isso só será possível após exames realizados no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), para onde o corpo foi levado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motel é assaltado na zona Norte de Natal

A onda de violência continua contra motéis em Natal. Na madrugada deste domingo (26), um estabelecimento foi invadido por bandidos, que se passaram por clientes e, já dentro do motel, realizaram arrastão. Ainda durante a ação criminosa, policiais militares do 4º Batalhão foram acionados. Um adolescente foi apreendido.

De acordo com informações repassadas por policiais daquela área, a quadrilha chegou ao local em um Siena, de placa MYD-9255 (Parnamirim). Após renderem os funcionários na recepção do estabelecimento, o bando recolheu dinheiro e objetos pessoais.

Mesmo os policiais tendo realizado o cerco ao motel para tentar surpreenderem os assaltantes, eles perceberam que iriam ser presos e conseguiram escapar pulando um muro nos fundos do motel. O tenente Roberto, oficial do 4º BPM, confirmou ao Portal BO que o roubo aconteceu no Motel Eros.

Pelo menos cinco homens teriam realizado o assalto e, durante a perseguição feia pelos policiais militares, um adolescente de 17 anos acabou sendo detido. Ele foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foi feito Termo Circunstanciado de Ocorrência. A polícia ainda realizou várias diligências, mas o restante da quadrilha não foi localizada.

No final da noite da última quinta-feira (23), quatro homens armados invadiram um motel no bairro de Candelária, e promoveram um arrastão no local. No entanto, em um dos quartos estava um policial militar, que reagiu e baleou um dos assaltantes. Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de participação no crime.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Crime de homicídio registrado na cidade de Caicó

Por volta da 00 hora deste sábado, (25), deu entrada no Hospital Regional, já sem vida, um homem de estatura mediana e de cor morena, magro. Ele foi vítima de um disparos de arma de fogo, na Rua Eriberto Martiniano Pereira no Bairro Paulo VI. Foram vários os tiros, que atingiram a cabeça da vítima. O corpo foi encaminhado para o Itep onde ainda aguarda pela presença de familiares com documentos para fazer a liberação, para sepultamento. O homem tem uma tatuagem de uma estrela em um dos braços, e usava bermuda estampada. Ele estava sem camisa. A Polícia Militar foi acionada e mesmo realizando diligências, não conseguiu prender ninguém suspeito. Uma das grandes dificuldades da Polícia, é o fato de as pessoas não darem nenhuma informação sobre o crime.




Reprodução Cidad News Itaú via Sidney Silva
Leia Mais ››

A matança continua!!! Mais um e assassinado em Barauna

ATENÇÃO!!! IMAGENS FORTES ABAIXO 
Agricultor é executado com três disparos de arma de fogo no centro da cidade de Baraúna, durante a madrugada de domingo 26 de Maio de 2013. O crime aconteceu na Rua Antônio Queiroz, ao lado da Igreja Matriz da cidade. Wêmerson Thyago de Oliveira Alves, 19 anos de idade, agricultor, residente na Rua Guilherme Freire na centro de Baraúna, foi executado por dois indivíduos, que segundo informações tentaram tomar sua motocicleta. Populares informaram a policia que Thyago participava de uma movimentação festiva, quando foi avisado por um amigo que alguém estava mexendo em sua motocicleta que se encontrava estacionada em frente ao clube. Quando o agricultor se aproximou e tentou conversar com um dos indivíduos, outro se aproximou por trás e efetuou um disparo na cabeça do mesmo. Mesmo caído a vitima foi alvejado mais duas vezes. Ainda segundo informações teria havido uma confusão entre a vitima e os acusados. Enquanto Thyago discutia com um dos indivíduos, o outro teria ido em um veiculo tipo Celta preto estacionado próximo ao local do crime, pegou uma arma e efetuou os disparos. O carro com os acusado fugiu em direção a cidade de Mossoró.

A policia militar da cidade não descarta a possibilidade de acerto de contas. Na roupa da vitima, durante os procedimentos realizados pela equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, foi encontrado um pequeno pacote com três papelotes de cocaína e uma pedra de Crack. A policia acredita que os indivíduos mexeram na motocicleta da vitima apenas para retirá-lo da festa para o ato criminoso. Policiais da guarnição de Radio Patrulha da cidade comandada pelos Sgt Azevedo, Cb's Ezenildo e Magalhães, com o comando do Ten Luiz Almeida e apoio da Força Tática de Mossoró, fizeram o isolamento do local para os procedimentos da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia. O corpo de Wêmerson Thyago Oliveira Alves, foi removido para ser necropsiado na sede do Instituto em Mossoró.

AS IMAGENS ABAIXO SÃO DESACONSELHAVEIS PARA MENORES E PESSOAS SENSIVEIS





Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

CRAS DE ITAÚ-RN LANÇOU O PROJETO “MELHOR IDADE EM AÇÃO”, NESTA SEXTA-FEIRA 24 DE MAIO.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de Itaú-RN, localizado na Rua João Alves, 115 – Centro (por trás da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores/ Itaú) nesta sexta-feira, 24 de maio, realizou o lançamento do Projeto “Melhor idade em ação”, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos jovens da terceira idade do município de Itaú-RN através de acompanhamento clínico e realizações de atividades físicas.

Na ocasião do lançamento do projeto aconteceram diversas atividades que começaram as 6:00 horas da manhã e se estendeu até as 8:00 horas, como palestra, aferição de pressão arterial, aquecimento seguido de caminhada pela avenida Fausto Pinheiro e atividades físicas de relaxamento, no final foi servido um lanche para todos os participantes.

Segundo a Coordenadora do CRAS, Dasdores Ferreira, esse foi o primeiro encontro com os jovens da terceira idade, mas não para por aqui não, o projeto acontecerá uma vez por mês, sempre na terceira sexta-feira de cada mês, estaremos realizando essas atividades com os idosos no intuito de melhorar a qualidade de vida de cada um deles. Nesse nosso primeiro encontro contamos com a parceria dos agentes comunitários de saúde Lourdes Fiales, Eduardo Tarciano, Ricardo Márcio, Jean Carlos e o enfermeiro do Hospital Maternidade Marcolino Bessa, Leonardo Miranda, que juntos realizaram a aferição da pressão arterial, a pesagem e medida de cada participante, contamos também com o preparador físico, o professor Rochelehudson de Oliveira que realizou orientações sobre a importância das atividades físicas e seus benefícios para melhorar a qualidade de vida, na ocasião contamos também com a ajuda de toda equipe do CRAS/Itaú. A todos que nos ajudaram o nosso muito obrigada.

Para os organizadores do projeto, esse primeiro encontro foi positivo, pois contou com uma participação significativa de jovens da terceira idade e, muitos outros que não puderam participar nesse encontro, já sinalizaram que irão participar do próximo. Desde já fica o convite para todos os jovens da terceira idade de Itaú-RN, para na terceira sexta-feira de cada mês participar conosco do Projeto “Melhor idade em ação”. No mês de junho o encontro acontecerá no dia 21, às 6:00 horas da manhã em frente ao CRAS – Casa das Famílias de Itaú.

















Reprodução Cidade News Itaú via Atualidades
Leia Mais ››

ACUSADO DE HOMICÍDIO EM MESSIAS TARGINO FOI PRESO

Policiais realizando diligencias em Janduís

Policiais militares do destacamento de Messias Targino/RN, prenderam no inicio da tarde de sábado (25), o jovem acusado de matar a facadas outro jovem na cidade de Messias Targino.

Por volta das 22h40min de sexta-feira (24), o jovem Antônio Filho foi assassinado em frente a sua mãe dentro da própria residência. O acusado invadiu a casa e desferiu vários golpes de faca contra Antônio que morreu no local. Sua mãe identificada como Aldazira Silva Dantas, de 72, também foi atingida por golpes, mas não corre risco de morte. Após o crime, o acusado fugiu com destino ignorado.

Ainda na madrugada de sexta-feira para sábado policiais de Messias Targino iniciaram as diligencias na tentativa de localizar o suspeito, incansavelmente os pms viraram a madrugada realizando buscas na região e por volta das 12h de sábado, os PMs conseguiram prender Antonio Edgledson de Souza, 25 anos, natural de Maracanaú/CE, residente na Rua Doutor Edno Jales, Centro de Messias Targino, acusado de ser o autor do homicidio.

Antonio Edgleson foi conduzido para o destacamento de Messias Targino, mas, teve que ser transferido para a 7ªDRPC de Patú, pois havia boatos que a população iria linchar o acusado.

Aos policiais militares que participaram da ação, em especial aos pms Edmilson e Costa, enviamos os parabéns estes pms só encerraram as diligencias quando prenderam o acusado, dando uma resposta rápida a sociedade messiense.

Parabéns a esses policiais que honram a farda e são eles que sempre dão apoio os militares de Janduís quando necessitam.

Reprodução Cidade News Itaú via O Carinhadanet/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Presidente da FNF foi assaltado na Rota do Sol em Natal e bandidos levaram seu carro



O presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo foi assaltado na manhã deste sábado (25), na Rota do sol, Zona Sul de Natal. Ele conta que dois homens armados avançaram contra ele no retorno de acesso ao bairro de Cidade Verde e o obrigaram descer do carro, roubando o veículo em seguida. 

De acordo com o presidente, a polícia teria informado que os dois assaltantes estariam fugindo de um assalto cometido poucos instantes no bairro de Ponta Negra. 

Segundo José Vanildo, o carro foi encontrado cerca de uma hora e meia depois graças a ajuda do rastreador do seu Ipad, que estava no porta-malas do veículo. “Acionei a polícia e liguei imediatamente para o meu filho, que de casa ficou monitorando a localização do carro através do equipamento”, narrou. 

A policia encontrou o veículo, nas proximidades do Nordestão da Avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim. Ao perceber a aproximação da polícia, os bandidos empreenderam fuga para um matagal localizado naquela região. 

José Vanildo conta ainda que esta é a segunda vez que ele é assaltado e que a sensação é de impotência. “Fica o trauma e a sensação de que a violência está tomando conta de tudo”, desabafou.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal no Ar
Leia Mais ››

Polícia Militar prende dupla acusada de vários assaltos na região em Tangará-RN

Com uma resposta rápida e eficiente uma equipe da PM da cidade de Tangará, comandada pelo Tenente Roure e os soldados Ramos e Laérson prenderam na manhã desse sábado 25, na periferia da cidade um assaltante de alta periculosidade. 
 Os policiais militares da cidade Tangará estavam  investigando a algum tempo uma quadrilha que tomavam motos de assalto de forma violenta entre as cidades de tangará e são Jose de Campestre, e que por volta das 4:30 da manha os policias conseguiram chegar na residência dos irmãos EDUARDO DA SILVA DANTAS DE 22 E UM MENOR E.S.S DE 17 ANOS.   Os policiais conseguiram recuperar uma moto CG 150 Titan verde de placa MXM 8568 e um capacete preto de marca Tauros juntamente com vários objetos como celulares, carregadores e outros produtos de roubos das vitimas, como também foi apreendido um revolver calibre 38 tauros com a numeração raspada e municiado com munições intactas. Os mesmos estão sendo investigados por terem assaltado o ônibus da Empresa Jardinense a uma semana atrás próximo a cidade de Tangará.


Reprodução Cidade News Itaú via O Paralelo
Leia Mais ››

AO SER PRESO EM LAJES ACUSADO DE ASSALTO EM ASSU DÁ NOME FALSO A POLÍCIA

Elemento acusado de participar de um assalto em Assu, e que no ato da prisão deu o nome de Waldemir Barbosa, Vulgo "PIRATA", um dos homens presos em Lajes na ultima quinta-feira (22) após assaltar um comerciante no centro da cidade de Assu, foi identificado pela Policia Civil como sendo Rangel Jovino de Souza, de 23 anos de idade. Contra Rangel existia um mandado de prisão em aberto na Paraíba, agora a policia investiga a participação da quadrilha em outros crimes.

Reprodução Cidade News Itaú via Força Tática/Focoelho
Leia Mais ››

Fugitivo de Rondônia se passava por jornalista para assaltar na Paraíba

oo
O foragido da Justiça do estado de Rondônia, Alexandro de Oliveira do Nascimento, foi preso ontem quinta-feira (24), em Santa Rita (região metropolitana de João Pessoa), acusado de diversos assaltos a estabelecimentos comerciais naquela cidade e na Capital paraibana. Para ganhar confiança das vítimas, ele se passava por jornalista e praticava os crimes, segundo o tenente coronel Eduardo Jorge (comandante do 7º BPM).

“Nos escritórios de contabilidade, ele dizia que era jornalista e estava em busca de informação para fazer uma reportagem sobre imposto de renda, por exemplo. Ela ia no local, pegava o cartão e, dias depois, ele praticava o assalto”, disse o coronel, informando que apreenderam com o acusado um revólver da Polícia Militar de Alagoas.

O policial informou que o serviço de inteligência começou a investigar o acusado após a população denunciar através da linha direta do batalhão. “Quando divulguei o número, as pessoas começaram a passar informações sobre Alexandro de Oliveira. Iniciamos um mapeamento e conseguimos prender o acusado”.

O foragido é acusado de uma série de assaltos a lojas de confecções, salão de beleza, relojoaria e sapataria. “Ele não tinha alvo preferencial. Se hoje ele quisesse usar uma roupa nova, Alexandro roubada uma loja de confecção e assim sucessivamente. O acusado tentava fazer as suas vontades de forma criminosa”, revelou o tenente coronel.

Alexandro de Oliveira estava há alguns meses morando em uma casa alugada no bairro do Tibiri, onde servia de ‘escritório do crime’. “Apreendemos na casa dele, roupas usada nos disfarces dos crimes e adquiridas nos roubos, joias (cordões de ouro), celulares, identidades falsas e carteira de identificação de jornalista clandestina”, disse coronel Jorge. O foragido foi encaminhado para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››