domingo, novembro 01, 2020

Onda azul só confirma vitória de José Roberto e Zé Filho no dia 15 de novembro em Itaú-RN


O mi mi mi da oposição nas redes sociais não demonstra a realidade dos fatos. O redator do blog Cidade News é amado por uns e odiados por outros, justamente por narrarmos os fatos, tirando toda mácula que são espalhadas pelas redes sociais. Outra fator que deixa aqueles que não concordam com a nossa narrativa é o fato de não fazermos uso de palavras chulas para denegrir a imagem de ninguém, a imagem que usamos são aquelas que desmascaram os fake dos fatos.

Hoje a "tsunami" azul só trouxe mais tristeza para oposição e futuros atos de desespero (espero que estejamos errados). O esquenta 25 fez as laranjas sumirem das ruas, pois como era de costume, a oposição usava pontos estratégicos para ficar de olho nas manifestações da situação, neste domingo parece que isso não aconteceu, apenas uns, ou outros botaram a cara na rua e quando viram a "tsunami" azul não gostaram do que tentavam ver.




No famoso acesso do Centro ao Bairro Nossa Senhora das Dores, não deu apenas um nó, mas a turma do Pezão também costurou, uma cena inédita jamais vista, onde não ouve câmera fotográfica ou filmadora que conseguisse registrar tão grandioso momento que só levará a oposição a ficar cada dia mais preocupada com o dia 15 de novembro.

Pediram também para o redator do Cidade News Itaú usar óculos, e eu digo que interpretação não ficou para todos, aproveito a oportunidade para pedir ao próximo prefeito que invista cada vez mais em educação, nas aulas de interpretação textual, porque na matéria passada eu não falei que tinha pouca gente, pelo contrário, eu disse que os laranjas não alcançaram o seu objetivo, traduzindo assim em um verdadeiro fracasso.

A nação 25, a nação azulão foi as ruas e de novo mostrou quem faz melhor, seja qual dia for da semana, final de semana; outro detalhes, a coligação vontade do povo não estava puxando um moto cross, o trator flor, que inclusive apagou o brilho da tal Carreta Flor, conduziu os motoqueiros unidos, uns ao lado do outro e não como se estivesse em uma procissão ou no moto cross como disse anteriormente, ficando cada vez mais aparente a missão falha dos laranjas.


Interpretar é uma arte, assim como transcrever a realidade dos fatos em uma matéria para que o povo sinta a emoção seja ela boa ou ruim, o objetivo do Blog Cidade News Itaú foi alcançado em todos os sentidos, uns amam, outros odeiam, assim é a lei da humanidade, a falta de humildade das pessoas levam a pecar sem olhar para o próprio rabo.


E ainda tem mais, a nação azul fará o seu 3º Azulão da Folia na noite deste domingo a partir das 18 horas e o mesmo também promete ser uma grande passeata azul de encantar os corações. Que venha a noite... e a todos uma boa interpretação.


Sou responsável pelo que escrevo, não pelo que as pessoas interpretam


Tivemos um problema com nossas fotos em breve postaremos, confira os nossos vídeos:










Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Descolamento do desemprego dos jovens bate recorde

A pouca experiência laboral faz com que jovens enfrentem piores condições no mercado de trabalho do que seus pares mais velhos. Essa tendência histórica e universal ganhou contornos dramáticos no Brasil dos últimos anos.

A sucessão de crises econômicas e políticas vivida pelo país nesta década levou a desvantagem e a vulnerabilidade da população na faixa dos 20 anos a patamares recordes, capturados por vários indicadores.

A diferença entre a taxa de desemprego dos jovens de 18 a 24 anos e da média dos brasileiros ativos atingiu 16,4 pontos percentuais no segundo trimestre deste ano, em meio à pandemia do coronavírus.



Pessoas olham para anúncios de vagas na Barão de Itapetininga, no centro de São Paulo - Mathilde Missioneiro - 30.set.2020/Folhapress 


Iniciada em 2012, a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua nunca havia registrado uma distância tão grande entre os dois indicadores.

Embora o desemprego tenha aumentado para todos entre abril e junho, para a faixa etária de 18 a 24 anos ele atingiu 29,7% contra 13,3% para a média da população ativa.

Outro indicador muito acompanhado por especialistas em mercado de trabalho é a chamada taxa de participação.

Esse índice é o resultado da soma entre todos os trabalhadores ocupados e aqueles que buscam um emprego dividida pelo total de pessoas em idade ativa (acima de 14 anos). Ele oferece uma medida do aproveitamento da mão de obra potencial do país.

O aumento da taxa de participação feminina nos mercados de trabalho de diversos países nas últimas décadas é, por exemplo, celebrado como um passo na direção de uma maior equidade de gênero.

A pandemia derrubou esse indicador para o mercado de trabalho de forma geral no Brasil. Entre janeiro e março de 2020, 61% dos brasileiros em idade ativa estavam ocupados ou buscando uma vaga. No segundo trimestre, essa parcela recuou para 55,3%.

Entre mulheres, o indicador caiu de 52,1% para 46,3%. O recuo de 5,8 pontos percentuais ficou um pouco acima da queda de 5,3 pontos percentuais da taxa de participação masculina, que foi de 70,8% para 65,5%.

Nenhum grupo —nos recortes por idade, escolaridade e gênero— foi mais afetado do que os jovens de 18 a 24 anos, cuja taxa de atividade no mercado de trabalho despencou quase nove pontos percentuais, de 68,8% para 59,9%. Parte dessa queda se explica porque as demissões dos brasileiros nessa faixa etária dispararam.

Metade dos potenciais trabalhadores de 18 a 24 anos do país estavam ocupados no início deste ano. Entre abril e junho, esse indicador havia recuado para 42,2%.

A queda de oito pontos percentuais no nível de ocupação dos jovens também superou a diminuição de 5,6 pontos percentuais amargada pela população ativa como um todo.

Embora a pandemia tenha sido um golpe duro sobre os trabalhadores mais novos, os indicadores revelam que a desvantagem deles em relação à média do mercado já vinha aumentando gradativamente muito antes da Covid-19.

No início de 2012, o nível de ocupação dos trabalhadores então na casa dos 20 anos era, ligeiramente, maior do que a registrada pela média dos brasileiros em idade ativa.

Naquele momento, o mercado de trabalho vivia o boom iniciado em meados da década anterior. Esse cenário mudou após a eclosão da recessão de 2014 que atingiu o universo laboral em cheio a partir de 2015.

Embora o período de contração da economia tenha terminado em 2016, ele foi seguido por um triênio de expansão pífia da atividade, que, em 2020, dará lugar a uma nova recessão na esteira da pandemia.

Se em momentos de expansão as empresas estão mais dispostas a correr riscos, contratar jovens potencialmente inovadores e investir em seu treinamento, nas crises, a necessidade de cortar custos eleva o conservadorismo dos empregadores.

Segundo especialistas, os sete anos de conjuntura econômica adversa do país têm afetado o ânimo dos jovens.

Um sinal disso é que a parcela da população de 20 a 29 anos que não trabalha nem estuda atingiu um nível recorde no segundo trimestre deste ano, segundo dados compilados pela equipe do economista Marcelo Neri, diretor do FGV Social.

Para a faixa etária de 20 a 24, a fatia dos chamados “nem nem” saltou de 26% no início de 2012 para 35% entre abril e junho de 2020. Essa alta indica que a brutal queda na taxa de participação dos mais jovens no mercado de trabalho não se explica apenas pela onda de demissões, mas também porque muitos simplesmente desistiram de buscar uma vaga.

“Nas crises, até o diploma de conclusão de um ciclo educacional perde parte do efeito de bilhete premiado que garante salários maiores. Isso contribui para um maior desalento dos jovens”, diz Neri.

GERAÇÃO VAI SOFRER ‘EFEITO CICATRIZ’, DIZEM ESPECIALISTAS

Pesquisas acadêmicas mostram que a estreia no mundo do trabalho em períodos de recessão traz consequências negativas que podem perdurar por anos, quando não por toda a vida. Não por acaso, os pesquisadores batizaram esse fenômeno de efeito cicatriz.

Um dos estudos seminais sobre esse tema foi feito pela norte-americana Lisa Kahn, que atuou como conselheira do ex-presidente Barack Obama. A acadêmica analisou a evolução, por duas décadas, da carreira de homens brancos que se formaram antes e depois da crise que afetou a economia dos Estados Unidos no início dos anos 1980.

O trabalho indica que os profissionais que se graduaram no auge da crise registraram perdas de renda persistentes relativas a trabalhadores que conseguiram seus diplomas em períodos de expansão, anteriores ou posteriores.

Análises semelhantes feitas para outros países como Canadá e Austrália encontraram o mesmo efeito.

A hipótese do efeito duradouro das crises econômicas sobre jovens trabalhadores foi testada recentemente também para o Brasil pelos pesquisadores Paulo José Mencacci Costa, Naercio Menezes Filho e Bruno Komatsu, do Insper.

A partir de dados dos censos demográficos, os três economistas analisaram várias gerações que, ao chegar perto dos 20 anos, viviam em municípios que enfrentavam distintas situações econômicas. Eles descobriram que a aproximação dessa idade em momentos de crise deixou cicatrizes na trajetória laboral dos jovens.

Os cálculos mostram que gerações que começam a trabalhar em um momento em que o desemprego dobra de patamar terão eles próprios, em média, uma taxa de desocupação futura 1,39% maior. Os pesquisadores também encontraram um impacto negativo na renda futura desses profissionais.

Segundo Menezes, embora seja significativo do ponto de vista estatístico, os efeitos de entrar no mercado de trabalho em momentos de recessão não chegam a ser catastróficos.

“Há outros fatores, como diferenças no nível de escolaridade, que têm um impacto muito maior na renda e na empregabilidade”.

Porém, ressalta o acadêmico, a longa duração da crise brasileira nesta década poderá acarretar prejuízos mais significativos do que os aferidos por eles para a juventude atual.

“Os jovens, quando saem da escola, precisam experimentar várias ocupações para saber em que, efetivamente, são bons”, diz. “Quando ele encontra o que gosta, se torna mais produtivo e passa a ganhar mais”.

Em um mercado de trabalho restritivo, as chances para experiências diversas diminuem.

“Os últimos tempos têm sido difíceis. Neste ano, em particular, não há shows, restaurantes, atividades culturais, novos empregos em empresas”, afirma Menezes.

O mercado de trabalho emite sinais da persistência com que os jovens têm sido prejudicados por essa conjuntura econômica adversa.

Em 2002, 19% dos postos com carteira assinada do Brasil eram ocupados por trabalhadores de 18 a 24 anos. Dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) divulgados na última semana mostram que, em 2019, essa fatia havia caído para 13,1%.

No mesmo período, a participação dos profissionais de 50 a 64 anos no estoque de vagas do mercado formal subiu de 10,5% para 17%.

O fato de que a população brasileira, em média, envelheceu ao longo desse período ajuda a explicar essa tendência. Mas a demografia não parece ser o único fator por trás dessa mudança.

A parcela de vagas formais ocupadas por trabalhadores de 25 a 29 anos caiu de 16,6% para 13,4% entre 2002 e 2019. Esse recuo —de três pontos percentuais— foi a metade do amargado pelos profissionais de 18 a 24 anos.

O número de brasileiros de 18 a 24 anos, porém, ainda cresce um pouco no país, já a população de 25 a 29 começou a encolher. Ou seja, se fosse apenas pela demografia, a queda da presença relativa do segundo grupo etário no mercado formal deveria ter sido maior do que a do primeiro.

Para especialistas, apesar da conjuntura desfavorável, há alguns sinais positivos que podem levar os jovens brasileiros a reverter os prejuízos que têm sofrido agora.

Neri destaca o aumento da escolaridade. “Mesmo nesse período recente mais difícil, o número de anos de estudo dos mais jovens continua aumentando”, diz. A preocupação, segundo ele, é que o fechamento das escolas imposto pela pandemia prejudique essa tendência ao causar uma alta da evasão escolar.

“Por isso, é crucial que a política pública foque em evitar que crianças e jovens que tiveram maior dificuldade em manter o vínculo com a escola em 2020 desistam de estudar”.

Menezes, do Insper, concorda que incentivos tanto para que a evasão não aumente agora quanto para que os jovens continuem aumentando sua escolaridade são fundamentais.

“A melhor política pública para mitigar os efeitos desses anos de crise sobre os jovens é o incentivo, inclusive por meio de crédito, para que eles continuem estudando”.

“O retorno salarial garantido por uma maior escolaridade, principalmente pelo ensino superior, ainda é enorme no Brasil”, conclui o economista.

Fonte: folha de São Paulo
Leia Mais ››

O luto dos cuidadores: Como lidar com o vazio depois da morte do ente querido que estava sob nossa responsabilidade

 Já escrevi diversas vezes sobre como desempenhar o papel de cuidador é uma tarefa desgastante, estressante e, quase sempre, pouco valorizada. No entanto, mesmo que o ente querido tenha tido um fim de vida de sofrimento, sua morte não traz alívio, e sim um enorme sentimento de vazio que acompanha a dor da perda. Os anos de dedicação definem a jornada do cuidador, por isso o término da função pode provocar uma crise profunda. Esse era o conteúdo de um impactante artigo de Amy Goyer, autora do livro “Juggling work and caregiving” (“Fazendo malabarismos entre o trabalho e cuidar”). Há 35 anos ela é consultora na área de envelhecimento e relações familiares, mas a experiência não a blindou da sensação de ter perdido o propósito da própria existência depois da morte do pai, ainda mais porque havia dado assistência a outros membros da família, como a mãe e a irmã, e ali se encerrava um ciclo que havia ditado sua trajetória.


O luto do cuidador: o término desse papel pode provocar um enorme sentimento de vazio — Foto: Sabine van Erp para Pixabay


Quando o cuidador não é profissional, seu luto não se resume à dor, ao sentimento de vazio. Pode ter implicações dramáticas inclusive do ponto de vista financeiro, porque uma parcela significativa abre mão do emprego para se dedicar a essa tarefa. Fora do mercado de trabalho, sem tempo ou oportunidade para se qualificar, há um horizonte sombrio pela frente. Por isso, por mais que pareça egoísta pensar no assunto, é preciso planejar o que fazer na sequência da perda. Amy conta que, no primeiro ano após o falecimento do pai, estava sempre doente: “os médicos me diziam que meu sistema imunológico estava comprometido por causa do estresse prologado. Eu estava física, emocional e mentalmente esgotada. Quando o compromisso de cuidar de alguém acabou, eu simplesmente desabei”, escreveu.


Acho importante compartilhar o desabafo de uma expert no assunto porque é um problema vivido por muita gente, que, com frequência, não procura ajuda. Na verdade, o senso comum é de que o cuidador vai se sentir “aliviado”. Mas como se, durante anos a fio, a vida foi exatamente se dedicar ao outro? Embora não exista uma receita mágica, o caminho de volta à paz de espírito e à alegria passa pelo resgate de pequenos prazeres, como fazer exercício, relaxar, meditar e se dedicar a atividades criativas. São coisas deixadas de lado por quem está focado apenas em garantir o bem-estar dos entes queridos e se esquece das próprias necessidades. Cuidar-se e reconstruir a vida acaba se transformando numa homenagem aos que se foram.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com novo lockdown, governo francês piora projeção para as contas públicas

O déficit público da França chegará a 11,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, arrastado, assim como a dívida pública, pelo novo confinamento, que se estenderá ao longo do mês de novembro, anunciou o ministro das Contas Públicas, Olivier Dussopt.



O déficit, que mede a diferença entre os gastos e as receitas do Estado, aumentará "a 248 bilhões de euros em 2020 (290 bilhões de dólares), 11,3 % do PIB", anunciou Dussopt no jornal Journal du Dimanche.

Esta estimativa revisa para cima outra anterior, que previa déficit de 10,2% do PIB.


Na sexta, o ministro da Economia, Bruno Le Maire, anunciou que a dívida pública alcançaria 119,8% do PIB este ano, frente a 117,5% anterior, um recorde.


O segundo confinamento, que entrou em vigor na sexta-feira para fazer frente ao recrudescimento da pandemia do novo coronavírus, explica a nova deterioração das contas públicas.


Assim como no primeiro confinamento, durante a primavera no hemisfério norte, o governo adotou medidas custosas para apoiar a economia.


No total, desbloqueará 20 bilhões de euros a mais para enfrentar a crise ao longo de oito semanas, que se somam aos cerca de 470 bilhões de euros (549 bilhões de dólares), previstos desde março.


"Aceitamos deteriorar maciçamente nossas finanças públicas, mas vigiando que seja de forma temporária: as medidas de urgência e de reativação não serão perenes", assegura Dussopt, lembrando que as exceções são o plano de reativação do sistema sanitário e a redução de alguns impostos para as empresas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Tentativa de invasão ao Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, deixa ao menos três mortos e quatro feridos



Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas, segundo a polícia, no fim da noite desta sexta-feira (30), durante uma tentativa de invasão por criminosos de grupos rivais da Cidade Alta, de Cordovil, ao Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. A disputa ocorreu na parte alta da favela.


Nas redes sociais, moradores relataram intenso tiroteio na região durante a madrugada. O policiamento foi reforçado por lá na manhã deste sábado (31)


De acordo com a polícia, as sete vítimas foram baleadas e socorridas. Elas foram levadas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, mas três delas não resistiram.


Os mortos foram identificados como Alan Ferreira Montenegro, o Da Lua, que era procurado por tráfico, receptação e homicídio; Pedro Henrique Lima Soares, que tinha condenação por tráfico e furto qualificado; e Rafael da Conceição Gomes, que não tinha passagens pela polícia. Os corpos foram encaminhados para o IML.


Ainda segundo a polícia, entre os quatro feridos, dois deles também têm passagens pela polícia, mas as identidades deles não foram reveladas.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Pais de seis crianças são achados mortos no Ceará

A Polícia Civil localizou os corpos de um casal que estava desaparecido desde o dia 11 de setembro. Os corpos foram achados na manhã de sexta-feira (30), no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.


O casal Leidiane de Sousa Vieira, 32, e Carlos Vinícius de Sousa, 40, pais de seis crianças, era procurado pela polícia desde o desaparecimento. A mulher se preparava para um aniversário na cidade de Pacajus, a 57 Km de Fortaleza, quando recebeu um pedido de ajuda do marido após um acidente de trânsito. De acordo com a família, Leidiane foi ao local do acidente quando foi vista pela última vez.


Conforme a Secretaria da Segurança Pública, os dois corpos foram encontrados em um terreno no Bairro Jacundá, no Eusébio. O local foi apontado pelos suspeito de matar os dois, que foram presos na sexta-feira (30). Os corpos foram desenterrados por uma equipe do Corpo de Bombeiros.


Pais de seis crianças estavam desaparecidos há quase dois meses e são achados mortos no Ceará — Foto: Arquivo pessoal


Cinco pessoas foram presas por envolvimento no crime, além de terem sido apreendidas munições, arma, drogas, colete à prova de balas e celulares durante a operação que investigava o caso.


Seis crianças

Casados há três anos, Carlos e Leidiane eram responsáveis por seis crianças, uma fruto do casal e outras cinco que eles tiveram em outros relacionamentos.


"Duas crianças estão com a mãe biológica, do relacionamento anterior do Carlos, e os filhos da minha filha estão comigo”, indica Lucileuda, familiar de Leidiane.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasileiro de 14 anos recebe R$ 130 mil como recompensa após ajudar Facebook a corrigir a falha no Instagram

O estudante mineiro Andres Alonso Bie Perez, de 14 anos, foi surpreendido no último dia 15 de setembro com a notícia de que receberia um prêmio de US$ 25 mil do Facebook como recompensa por descobrir uma falha de segurança no Instagram e comunicar o problema à equipe de segurança da empresa.


O estudante mineiro Andres Alonso Bie Perez. — Foto: Arquivo Pessoal


O Facebook, como muitas outras companhias, possui um programa de "bug bounty" para premiar e recompensar informações sobre vulnerabilidades em seus serviços.


Andres, que ficou sabendo da oportunidade assistindo a vídeos no YouTube, esperava receber no máximo US$ 1 mil pelo que tinha encontrado.


"Eu estava de boa e recebi a notificação do Facebook e o valor. Eu não esperava um valor tão alto", contou Andres ao blog.


O adolescente já pretendia dedicar um tempo para procurar falhas e participar do programa de "bug bounty" do Facebook, mas a descoberta que rendeu a ele o prêmio aconteceu enquanto criava um aplicativo de celular. "Naquele momento, eu não estava procurando", revela.


Quem decide o valor pago pelas falhas relatadas a esses programas de "bug bounty" é sempre a empresa. No caso do Facebook, o pagamento médio é de US$ 1,5 mil (cerca de R$ 8 mil).


A companhia confirmou o pagamento ao brasileiro e agradeceu a colaboração, além de destacar que a brecha não foi explorada em ataques.


"O pesquisador relatou um problema que poderia permitir o envio de um código malicioso por meio de um filtro Spark AR que poderia ceder acesso à conta do Instagram de uma pessoa por meio do cliente da web da plataforma. Graças ao relatório, corrigimos a falha e não encontramos evidências de abuso", disse a rede social ao blog.


Não foi a primeira vez que Andres participou desse tipo de programa, mas até então ele só tinha recebido palavras de agradecimento das empresas envolvidas.


Como foi descoberta a falha

Andres queria criar um aplicativo capaz de replicar certos filtros de imagem do Instagram que só estão disponíveis no computador – o que o obrigou a entender o funcionamento do serviço.


Quando analisou o método utilizado para criar esses filtros, ele percebeu que os links podiam ser manipulados para incluir qualquer código na página do Instagram.


Por regra, sites não podem permitir que outras pessoas controlem o código carregado na página – o que caracteriza uma vulnerabilidade.


"Eu estava fazendo um aplicativo que precisa integrar com os filtros do Instagram e precisava saber como ele criava os links dos filtros. Para isso eu tive que estudar o aplicativo e vi que tinha a possibilidade de ser [uma falha]. Eu testei e deu certo", explica.

Pais incentivam: 'Ele faz o que gosta'

Andres iniciou os estudos em programação por conta própria há três anos. Começou a ter mais contato com computadores em um curso de design gráfico aos 9 anos e hoje conhece linguagens de programação para sites e aplicativos.


Em 2019, o adolescente ganhou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), mas largou o curso de programação após 6 meses porque o conteúdo estava repetindo tópicos que ele já tinha estudado pelos vídeos no YouTube.



A mãe de Andres, Helenice Luzia Perez, explica que a ideia de estudar design gráfico partiu do filho e que ele não tinha a mesma motivação para participar de outros tipos de cursos.


"Ele escolhe o que ele quer fazer. Porque, se eu colocasse por minha parte, ele não gostava, não estudava, falava que era chato. Eu acabei aprendendo com ele que ele tem que fazer o que ele gosta. E faço o possível, até corto despesas, para ele fazer os cursos na área dele, porque eu sei que ele é responsável. Quando ele fala que quer alguma coisa, ele vai levar a sério", conta a mãe.


Helenice diz que o filho não tinha interesse em estudar inglês quando era menor. Agora, Andres já enxerga os benefícios: o contato com a equipe de segurança do Facebook depende do idioma estrangeiro, que ele estuda há dois anos.


O adolescente diz que pretende continuar experimentando com a criação de aplicativos – para "ver se alguma ideia vai dar certo" –, mas quer aprofundar os conhecimentos em segurança digital para trabalhar na área.


O prêmio do Facebook pode ajudar. Uma fração do dinheiro foi usada para comprar um computador novo, mas Andres também pensa no futuro. "O restante eu vou guardar e investir uma parte", planeja.


Fonte: Blog do Altieres Rohr

Leia Mais ››

Reino Unido anuncia novo lockdown, válido até o início de dezembro

Neste sábado (31), o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou as novas medidas de lockdown para o Reino Unido. Para conter o acelerado avanço da segunda onda de contaminações pelo novo coronavírus no país, as novas regras de confinamento passam a valer a partir da meia-noite de quinta-feira (5) até dia 2 de dezembro.


O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, durante pronunciamento à imprensa sobre coronavírus, em Londres — Foto: Andrew Parsons/10 Downing Street via AP


Boris Johnson afirmou que o crescimento no número diário de novos casos de Covid-19 é maior do que o pior cenário previsto e que, sem uma ação imediata, há risco de sobrecarga total do sistema de saúde britânico e que o número de mortes pode ser superior a mil por dia.


O conselheiro para assuntos científicos do Reino Unido, Patrick Vallance, disse que a quantidade de mortes durante a onda do coronavírus no inverno pode ser duas vezes maior que a primeira onda, na primavera.

Neste sábado, o Reino Unido se tornou o nono país a ultrapassar a marca de 1 milhão de casos de Covid-19. São mais de 20 mil novos casos diários, em média.


As medidas anunciadas pelo primeiro-ministro britânico foram:


Só será permitido sair de casa por razões específicas, como exercícios, compras essenciais e de remédios ou para cuidar de vulneráveis;

Serviços não essenciais, como comércio e setor hoteleiro, serão fechados;

Bares, restaurantes e pubs serão fechados, mas podem vender alimentos para viagem;

Locais de trabalho poderão manter as atividades, mas apenas caso as funções exercidas não possam ser realizadas de casa;

Escolas e universidades seguem abertas.


Fone: G1

Leia Mais ››

Brasil se aproxima de 160 mil mortes por coronavírus

O Brasil se aproximou neste sábado (31) da marca de 160 mil mortes por coronavírus, segundo levantamento, divulgado às 20h, do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.



O país registrou 340 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 159.902 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 425. A variação foi de -12% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid, ou seja, quando não houve aumento ou queda significativa no período.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.534.731 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 15.203 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 21.930 por dia, uma variação de 11% em relação aos casos registrados em duas semanas. Ou seja, indica volta à estabilidade após quatro dias de aumento.


Seis estados apresentam indicativo de alta de mortes: SC, ES, AC, AM, AP e CE. Outros 9 estados e o DF têm curvas que apontam queda.


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. No AC, por exemplo, a média estava em 1 permaneceu em 1 no período de duas semanas, resultando em uma variação de +40%. Foi similar ao que ocorreu no AP, onde a média se manteve em 1, e a variação ficou em +17%. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Brasil, 31 de outubro

Total de mortes: 159.902

Registro de mortes em 24 horas: 340

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 425 por dia (variação em 14 dias: -12%)

Total de casos confirmados: 5.534.731

Registro de casos confirmados em 24 horas: 15.203

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 21.930 por dia (variação em 14 dias: +11%)


(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 159.562 mortes e 5.519.528 casos; e às 13h, com 159.668 óbitos registrados e 5.523.352 casos confirmados.)


Estados

Subindo (6 estados): SC, ES, AC, AM, AP e CE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (11 estados): RS, MG, RJ, GO, PA, RO, BA, MA, PE, PI e SE

Em queda (9 estados + o DF): PR, SP, DF, MS, MT, RR, TO, AL, PB e RN

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Fonte: G1

Leia Mais ››

No RN, apenas 8,3% do público-alvo foi imunizado contra o sarampo

Durante a quarta etapa da mobilização nacional contra o sarampo, que teve início em março e terminou nesta sexta-feira (30), cerca de 125,7 mil potiguares na faixa etária de 20 a 49 anos foram vacinados contra a doença. O número corresponde a apenas 8,3% do público-alvo da campanha, que é de 1 milhão e meio de pessoas. Os dados preliminares foram divulgados pelo Ministério da Saúde.


Público-alvo da quarta etapa foram pessoas entre 20 e 49 anos de idade. — Foto: JL Rosa/Sistema Verdes Mares


A primeira etapa da ação aconteceu em outubro de 2019, para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. A segunda etapa foi realizada em novembro para a população de 20 a 29 anos. A terceira etapa, que aconteceu de 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, teve como público-alvo a população de 5 a 19 anos.


O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até outras 18. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.


Segundo as autoridades de saúde a vacinação é a principal medida de prevenção e controle da doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prefeito de Extremoz é afastado do cargo em operação que investiga desvio de R$ 2 milhões da Saúde

O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, a primeira-dama, que é chefe de gabinete, e três servidores públicos do município foram afastados dos cargos por decisão da Justiça, na manhã desta sexta-feira (30). Os afastamentos ocorreram durante uma operação deflagrada por uma força tarefa do Ministério Público Federal e Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria Geral da União. O grupo é suspeito de fraudes em licitação da Saúde, desvio de recursos públicos estimados em R$ 2 milhões e lavagem de dinheiro no município da Região Metropolitana de Natal.


Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão e afastamento de cargo público na Prefeitura de Extremoz, RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Segundo a PF, mais de 70 policiais cumprem 23 mandados de busca e apreensão por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) em desfavor dos servidores e de empresários do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Também são cumpridos cinco mandados de afastamento dos cargos, determinados pelo corregedor regional Eleitoral, desembargador Claudio Santos.


Além das residências dos servidores e de sete empresários envolvidos, os mandados tiveram como alvo a sede da Prefeitura de Extremoz, a Secretaria de Saúde e o Hospital e Maternidade Presidente Café Filho. Dos endereços onde foram cumpridos, onze são de Natal, seis de Extremoz e dois em Recife.


Na casa de um empresário em Natal foram apreendidos R$ 70 mil, 996 dólares e 2.865 euros em dinheiro, segundo a PF.


Em nota, a Prefeitura de Extremoz afirmou que entregou toda documentação solicitada pela Justiça e que está colaborando com as investigações e está à disposição da Justiça.


Segundo o advogado Cristiano Barros, que representa o prefeito, Joaz entende que "os fatos objeto da investigação que originou a operação Rei de Judá referem-se, exclusivamente, ao pleito de 2018 inexistindo qualquer relação com o pleito municipal. Joaz Oliveira apresentou a arrecadação e as despesas da campanha em curso no prazo legal, inexistindo, até o momento qualquer questionamento sobre estas, partindo o órgão acusador de suposições de que os fatos ocorridos em 2018 poderiam se repetir em 2020 para postular a deflagração da operação".


Ainda de acordo com ele, o prefeito "pretende expor o mais breve possível sua versão sobre os fatos objeto da investigação, oportunidade, em que, certamente conseguirá demonstrar que as graves medidas deferidas contra si não se mostram necessárias".


O advogado explicou que atua apenas na defesa do âmbito eleitoral e não se manifestou sobre as demais acusações. Procurada, a assessoria da prefeitura não soube informar quem defende Joaz Oliveira nas demais denúncias.


Além do prefeito e da primeira-dama, foram afastados a chefe de gabinete adjunta, a secretária Municipal de Administração e o gerente de Tributação e Fiscalização Municipal. Sete sócios e administradores de empresas envolvidos no esquema estão sendo investigados.


Mandado de busca e apreensão é cumprido na Prefeitura de Extremoz. Prefeito foi afastado do cargo. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Suspeita de desvios

A investigação teve início a partir de indícios de falsidade na prestação de contas da campanha política da primeira-dama, candidata a deputada estadual nas Eleições de 2018. Conforme o MPF, a prestação de contas de Elaine Neves foi desaprovada por diversas irregularidades que indicavam a ocorrência de captação e gastos ilícitos de recursos. No início de novembro de 2018, já depois da votação, servidores públicos do município – principalmente ocupantes de cargos em comissão - teriam sido constrangidos por superiores a realizar depósitos na conta de campanha de Elaine Neves.


Ao todo, 14 servidores promoveram 38 depósitos em espécie, totalizando R$ 87 mil (25% do valor arrecadado pela candidata na campanha, em que se tornou suplente). Servidores comissionados confirmaram, em depoimento ao Ministério Público, que promoveram as doações para a campanha da “primeira-dama” a pedido de ocupantes de cargos do alto escalão do município e sob a promessa de que teriam o dinheiro de volta, o que de fato ocorreu. Segundo o MPF, seria uma manobra pra tentar justificar a propina utilizada na campanha.


A força-tarefa aponta que o prefeito, sua esposa e outros servidores promoveram fraudes em licitações para compra de medicamentos, em troca de pagamento de propina. Parte dessa contrapartida teria ido para a campanha da primeira-dama.


O grupo ainda teria tentado camuflar a irregularidade a partir de doações ilegais feitas por cargos comissionados da Prefeitura, já depois da votação, e por ordem do prefeito.


PF cumpre mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Extremoz, RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Segundo o MPF, o esquema de corrupção ainda se mantém ativo. Somente em 2020, as empresas envolvidas teriam recebido mais de R$ 800 mil do município.


Risco

Segundo o MPF, o grupo é suspeito de ações ilícitas que vão das previstas na Lei de Licitações, até crimes contra a Administração Pública, organização criminosa, somados à lavagem e ocultação de bens, em conexão com crimes eleitorais.


No pedido de afastamento dos servidores, os procuradores eleitorais Fernando Rocha, Rodrigo Telles e Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes afirmam que “os elementos (…) evidenciam um audacioso esquema de corrupção em curso na Prefeitura Municipal de Extremoz”.


O Ministério Público apontou o risco de o esquema não só seguir ocorrendo, como de vir a gerar novos reflexos na atual campanha, em que Joaz Oliveira é candidato à reeleição. “A ausência de qualquer tipo de responsabilização pelos fatos pretéritos constitui um verdadeiro convite a que se utilize novamente dos mesmos expedientes criminosos”, afirma o MP Eleitoral.


Operação foi deflagrada nesta sexta-feira (30) e tem foco em desvios de dinheiro público em Extremoz, na Grande Natal — Foto: PF/Divulgação


Fraudes

Ainda de acordo com os investigadores, a propina que os suspeitos teriam tentado “lavar” através das doações dos servidores é resultado de um esquema montado desde o início da atual gestão de Joaz Oliveira (iniciada em 2017) junto a empresas de medicamentos. Segundo o MPF, há provas coletadas através da movimentação financeira dos envolvidos e relatórios da CGU, além de colaborações premiadas.



O MP Eleitoral concluiu pela existência de uma “verdadeira organização criminosa” na Prefeitura, com objetivos de recebimento de propina “paga pelas empresas de fornecimento de medicamento para o atual prefeito e sua esposa” em troca de desvio de recursos públicos em favor desses empresários.


As fraudes nas licitações (confirmadas por auditoria feita pela CGU a pedido do MP Eleitoral) incluíam a utilização de empresas chefiadas por laranjas, fraude na cotação de preços, divergências de dados, ausência de notas fiscais, entregas de produtos diferentes dos licitados, dentre outras irregularidades. De 230 itens licitados em um dos certames, somente houve disputa efetiva em 11, um forte indício de “conluio entre os licitantes”.


Em todos os procedimentos analisados, a CGU encontrou "graves irregularidades". O potencial prejuízo aos cofres públicos alcançou R$ 2.024.064,55.


Medidas

Além de afastados de suas funções, os cinco integrantes da Prefeitura (assim como os sete empresários) não poderão manter contato com as testemunhas que assinaram termo de colaboração premiada e nem poderão acessar qualquer prédio público relacionado à administração do Município de Extremoz. O MP Eleitoral também obteve suspensão de todos os pagamentos da Prefeitura (e dos próprios contratos) às empresas investigadas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Grampos e pedras furam pneus de carros no acesso ao aeroporto de Natal e polícia suspeita de ação de assaltantes

Grampos e pedras deixados no meio da pista que dá acesso ao Aeroporto Internacional Aluísio Alves, na região metropolitana de Natal, furaram pneus de veículos que passavam pelo local na noite desta quinta-feira (29). Pelo menos três carros tiveram pneus furados.


Grampos e pedras no acesso ao Aeroporto de Natal furaram pneus de pelo menos três carros — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O caso aconteceu entre a principal rotatória que dá acesso ao terminal e a BR-304 em Macaíba. A Polícia Militar suspeita de uma ação de bandidos que teríam a intenção de fazer assaltos na região. Ninguém foi preso.


O motorista de transporte de passageiros por aplicativo, Raphael Lucena Pires, foi uma das vítimas. Dois pneus do carro dele foram furados.


O homem afirmou que estava indo para o aeroporto pegar um passageiro, quando percebeu o que ele achava ser um animal morto no acostamento. Imediatamente, ele sentiu que o carro passou por cima de um monte de pedras e grampos. No entanto, ele disse que não viu criminosos e que os policiais chegaram poucos minutos depois ao local.


Em um outro caso, os dois ocupantes do carro vinham de Rio da Prato e disseram ter ouvido inclusive o que parecia ser tiros, ao passar pelos grampos e pedras no meio da pista.


Após ser acionada, a Polícia Militar chegou ao local em cerca de cinco minutos e retirou as pedras e os grampos - conhecidos como miguelitos - do meio da pista. Os policiais ainda fizeram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Reservas hídricas do RN chegam ao final de outubro com 49% da capacidade total, diz Igarn

O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), indica que as reservas hídricas superficiais totais do Rio Grane do Norte somam 49,36% da capacidade total no final de outubro.



Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN. — Foto: Bruno Andrade


A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, acumula 1.379.580.327 metros cubicos, correspondentes a 58,13% de sua capacidade total. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do Estado, represa 187.440.780 metros cubicos, equivalentes a 31,26% da sua capacidade total.


Umari, localizada em Upanema, acumula 234.891.580 metros cúbicos. Em termos percentuais, 80,22% da sua capacidade total. A Barragem de Pau dos Ferros acumula 15.206.576 metros cúbicos - 27,73% do seu volume total. O açude Bonito II, localizado em São Miguel, acumula 2.246.700 metros cúbicos - 20,68% de sua capacidade total.


O açude Itans, localizado em Caicó, entrou no chamado nível de alerta, com 7.525.955 metros cúbicos, que correspondem a 9,92% da capacidade total. Em contrapartida, o Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, continua como o único reservatório com volume ainda em torno de 90% - 9.066.667 metros cúbicos acumulados.


O Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, represa 11.657.393 metros cúbicos - 26,24% da sua capacidade total.


Os mananciais com volumes na faixa dos 80% das suas capacidades, além de Umari, são: Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 82% e Mendubim, localizado em Assu, com 86,78%.



Os açudes com volumes na faixa de 70% são: Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 76,92%; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 79,68%; Rodeador, localizado em Umarizal, com 72,57%; Morcego, localizado em Campo Grande, com 72,28%; Encanto, localizado em Encanto, com 79,72%; Beldroega, localizado em Paraú, com 71,06% e Pataxó, localizado em Ipanguaçu, com 71,07%.


Os reservatórios com volumes inferiores a 10% e, portanto, considerados em nível de alerta, são: Flechas, localizado em José da Penha, com 7,73%; Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 1,42%; Itans, localizado em Caicó, com os 9,92% e Passagem das Traíras, que continua passando por obras em sua estrutura e acumula apenas 0,3% da sua capacidade.


Os reservatórios secos continuam sendo apenas dois: Inharé, localizado em Santa Cruz, e Trairi, em Tangará.


Situação das lagoas

Após as recentes chuvas, a Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona Norte da capital, voltou ao seu volume total que é de 11.019.525 metros cúbicos. A Lagoa do Boqueirão, em Touros, também teve um pequeno aumento de volume e acumula 9.876.395 metros cúbicos, passando para 89,18% do seu volume total.


A Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, também ganhou pequeno volume e está com 44.819.084 metros cúbicos, correspondentes a 53,19% da sua capacidade total.


Fonte: G1

Leia Mais ››