domingo, março 15, 2020

Prefeito de cidade do RN entra em 'quarentena voluntária' ao voltar de viagem para evitar coronavírus

Prefeito de Santa Cruz, no Agreste potiguar, Ivanildo Ferreira Lima Filho deverá ficar em "quarentena voluntária" por sete dias, após voltar de uma viagem que fez com o Padre Vicente Fernandes à Suíça, nesta semana, para visitar a fábrica de bondinhos e outros equipamentos do teleférico comprado pelo município. O motivo é a preocupação com o novo coronavírus - o Covid-19.

Teleférico deverá ser implantado em Santa Cruz — Foto: Canindé Soares
Teleférico deverá ser implantado em Santa Cruz — Foto: Canindé Soares

De acordo com o município, o prefeito decidiu ficar isolado a partir deste sábado (14), seguindo recomendação do Ministério da Saúde, para ver se há o surgimento de sintomas. "O gestor municipal está bem de saúde e não está apresentando nenhum sintoma do vírus, mas ficará em observação nos próximos dias a fim de garantir que não haja nenhum problema para a população", informou a Prefeitura por meio de nota nas sua redes sociais oficiais.

O teleférico comprado pelo município fará parte do complexo turístico-religioso da estátua de Santa Rita de Cássia - a maior imagem católica do país - que atrai milhares de fiéis anualmente à cidade. A visita técnica, feita pelo prefeito e pelo padre da cidade aconteceu na manhã da quarta-feira (10) na empresa Rowema, em Dübendorf, na Suíça. Os dois tiveram reuniões com representantes da empresa e conheceram as estruturas, que estão sendo preparados para o transporte ao Brasil.


Os bodinhos são vermelhos e verdes, as cores da bandeira da cidade, e tem capacidade para 6 pessoas. O Teleférico vai ligar a Matriz da cidade ao Santuário de Santa Rita de Cássia.

Por causa da preocupação com a propagação do Covid-19, a Prefeitura cancelou a inauguração de uma quadra poliesportiva, prevista para esta segunda-feira (16), seguindo recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, para evitar aglomerações de pessoas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Número de mortos da Itália salta 25% em um dia e chega a 1.809

A Itália registrou 368 novas mortes relacionadas com o novo coronavírus em 24 horas, o que eleva o número de vítimas fatais a 1.809 no país, o mais afetado da Europa, segundo um balanço divulgado neste domingo (15) pela Proteção Civil.

Um homem é visto utilizando uma máscara de proteção em Veneza, na Itália, neste domingo (15) — Foto: Manuel Silvestri/Reuters
Um homem é visto utilizando uma máscara de proteção em Veneza, na Itália, neste domingo (15) — Foto: Manuel Silvestri/Reuters

Como no sábado (14), o número de infectados também aumentou, com 3.590 novos casos em 24 horas, quase 100 a mais que o aumento do dia anterior, elevando o total a quase 25.000. A região de Milão, na Lombardia (norte), continua sendo a mais afetada, com 1.218 mortos e 13.272 casos.

O chefe do instituto nacional de saúde da Itália, Silvio Brusaferro, disse que não se sabe se a Itália está atingindo seu pico e pode começar a ver o número de novos casos diminuir.

A Europa tenta estabelecer medidas de proteção ante o avanço da pandemia do novo coronavírus, que já causou 2 mil mortes no continente. O vírus começa a derrubar o princípio de uma União Europeia quase sem fronteiras: as autoridades da Alemanha decidiram fechar a partir de segunda-feira (16) as fronteiras do país com a França, Suíça e Áustria. Paris também anunciou um reforço nos controles da fronteira com a Alemanha, mas sem o fechamento parcial como decidiu o governo do país vizinho.


A pandemia superou a barreira de 6 mil mortes e 160 mil infectados em todo o mundo, segundo contagem de agências internacionais. Mas, apesar dos temores, os franceses comparecem neste domingo às urnas para eleições municipais. A participação era visivelmente baixa às 17h (13h em Brasília): 38,77% contra 54,72% no primeiro turno em 2014, data das últimas municipais. A votação foi ofuscada pelo coronavírus, que já infectou 4.499 pessoas e deixou 91 mortos no país.

A Espanha – segundo país mais afetado da Europa, atrás da Itália – registra 288 mortes, 100 a mais que no sábado, e 7.753 infectados, 2 mil pessoas a mais que na véspera. O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, anunciou no sábado à noite sérias restrições aos 46 milhões de habitantes, que só poderão sair de suas casas para comprar alimentos ou remédios, comparecer a centros médicos, para seguir até o trabalho ou para cuidar de pessoas dependentes (crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro descumpre monitoramento por coronavírus, participa de ato e cumprimenta apoiadores no DF

O presidente Jair Bolsonaro descumpriu, neste domingo (15), a recomendação de monitoramento dada por médicos do governo em razão do novo coronavírus. Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada no início da tarde e participou de uma manifestação a favor do governo.

Presidente Jair Bolsonaro cumprimentou apoiadores em manifestação em Brasília — Foto: Reprodução/TV Globo
Presidente Jair Bolsonaro cumprimentou apoiadores em manifestação em Brasília — Foto: Reprodução/TV Globo

Em um primeiro momento, o presidente percorreu o lado oposto da Esplanada dos Ministérios, de carro, e recebeu acenos dos manifestantes. Em seguida, fez o caminho de volta e entrou no Palácio do Planalto.

Minutos depois, foi até a grade e apertou a mão de apoiadores. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, apareceu ao lado de Bolsonaro nas imagens.

Na sexta (13), após receber um exame de coronavírus com resultado negativo, o presidente disse a apoiadores no Palácio da Alvorada que não daria a mão para cumprimentar as pessoas, como faz de costume.

“Apesar de o meu teste ter dado negativo, eu não vou apertar a mão de vocês. Nunca tinha visto ali qualquer problema. Se bem que, para a imprensa que está ouvindo ali, se eu tivesse com o vírus ou não tivesse, não estaria sentindo nada. Vida segue normal, um grande desafio pela frente, muitos problemas para serem resolvidos”, afirmou o presidente na ocasião.

Cinco pessoas que viajaram com o presidente para os Estados Unidos fizeram os exames e descobriram que pegaram coronavírus.

Além da recomendação de monitoramento, médicos e autoridades ligadas ao governo pediram que Jair Bolsonaro repita o exame de coronavírus na próxima semana. Até lá, era esperado que o presidente evitasse contato com aglomerações. A agenda de segunda (16), por exemplo, não lista compromissos oficiais para o presidente.

Precaução inicial
Em uma transmissão pela internet na quinta (12), Bolsonaro apareceu de máscara ao lado de Mandetta. O presidente disse que seus apoiadores deveriam repensar as manifestações deste domingo, por causa do coronavírus. "Nossa saúde e de nossos familiares devem ser preservadas", afirmou ele na transmissão.

Após deixar o Palácio da Alvorada neste domingo, de carro oficial, o presidente se dirigiu para o Eixo Monumental, onde estava ocorrendo a manifestação. Bolsonaro não desceu do carro. Ao saberem que se tratava do veículo presidencial, apoiadores começaram a acenar, gritar palavras de ordem e a seguir o carro.

A manifestação em Brasília teve críticas ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF) – algumas delas inconstitucionais e ilegais, como faixas pedindo intervenção militar e fechamento do Congresso e do STF.

Como cada país da América Latina está combatendo o coronavírus
Brasil precisa aumentar em 20% o total de leitos de UTI para adultos no SUS para tratar coronavírus, diz entidade médica
O gabinete do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, repetiu a declaração dada pelo ministro no fim de fevereiro. Naquele momento, ele tinha sido questionado sobre a legitimidade dos atos que estavam sendo convocados.

"Sociedades livres e desenvolvidas nunca prescindiram de instituições sólidas para manter a sua integridade. Não existe democracia sem um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo já legitimado pelo voto. O Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente. É preciso paz para construir o futuro. A convivência harmônica entre todos é o que constrói uma grande nação", disse Toffoli.

Participação no ato
Bolsonaro primeiro subiu o Eixo Monumental em um sentido, depois fez a volta para percorrer o sentido oposto. Nesse momento, a quantidade de carros que o seguia diminuiu. O presidente foi até o Palácio do Planalto, local de trabalho, que não costuma frequentar aos domingos. Lá, subiu a rampa que fica na entrada e, da parte de cima, ficou acenando para as pessoas que começaram a se reunir na rua.

O presidente abriu uma transmissão ao vivo na internet no momento em que estava em cima da rampa do palácio:

"Não tem preço o que esse povo está fazendo, apesar de eu ter sugerido, eu não posso mandar, a manifestação não é minha, o adiamento, dado esse vírus", disse Bolsonaro.

Depois ele desceu até a rua para cumprimentar os apoiadores. Ele pegou na mão das pessoas, contrariando o que tinha dito na sexta.

Mais cedo, Bolsonaro havia compartilhado em suas redes sociais imagens de atos pró-governo em cidades do país.

As recomendações mais recentes do Ministério da Saúde dizem que, durante a crise do coronavírus, as pessoas devem reduzir a exposição a locais de muita aglomeração.

Coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está sugerindo medidas para os governos e também para as pessoas para tentar conter a pandemia do novo coronavírus. A organização tem reforçado a importância das atitudes de cada pessoa para tentar controlar a disseminação da doença e também manter a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Segundo os especialistas ouvidos pelo G1, todas as medidas tomadas até agora estão sendo para evitar o colapso no sistema de saúde. A ideia é que a infecção não aconteça em um número grande de pessoas ao mesmo tempo para que haja um prazo maior de ação. Por isso, segundo eles, as atitudes individuais e coletivas de prevenção são fundamentais.

Alguns dos pontos destacados pelos especialistas, são:

As principais forma de ações individuais são: higienizar as mãos, tossir ou espirrar no braço e evitar sair de casa no caso de sintomas.
As principais ações coletivas, são: evitar aglomerações e ir em hospitais somente em caso de emergência.
Caso haja uma contaminação rápida e elevada da população, o sistema de saúde pode entrar em colapso.
Um dos pontos de atenção, no Brasil, é a quantidade de leitos de UTI, que pode ser um problema em caso de descontrole dos contágios.
As atitudes tomadas pelos agentes públicos são para evitar o colapso.
As ações só funcionarão se houver colaboração da sociedade.
Na quinta-feira, o Ministério da Saúde fez as seguintes recomendações:

Evitar apertos de mão, não compartilhar alimentos e bebidas, aumentar a distância social, reduzir a exposição a lugares lotados.
Idosos e doentes crônicos devem evitar locais com aglomeração: cinema, shoppings, shows e viagens.
Mudar rotina no transporte público.
Fazer exercícios ao ar livre. Academias podem estimular horários alternativos e reforçar higiene de equipamentos.
Comprar suprimentos que devem estar sempre à mão, para evitar sair se ficar doente ou precisar cuidar de alguém doente. Ao mesmo tempo, fazer isso de forma racional e evitar compras desnecessárias.
Quem usa medicamentos contínuos deve pedir prescrições com validade mais prolongada, para evitar ter que ir a uma unidade de saúde no período entre o outono e o inverno.
Fazer compras fora do horário de pico.

Fone: G1
Leia Mais ››

Grupos pró-governo ignoram alerta para evitar aglomerações e fazem atos

Capitais brasileiras e cidades do interior registraram, na manhã deste domingo (15), atos de apoio ao governo de Jair Bolsonaro. Até por volta das 12h, capitais como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Maceió (AL) tinham protestos pacíficos.

Manifestantes se concentraram na Orla de Copacabana em ato de apoio ao presidente Jair Bolsonaro — Foto: Willians Pereira/TV Globo
Manifestantes se concentraram na Orla de Copacabana em ato de apoio ao presidente Jair Bolsonaro — Foto: Willians Pereira/TV Globo

Apesar da orientação de autoridades da Saúde de vários estados e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para suspender a realização de eventos com grandes aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), apoiadores do governo não atenderam ao apelo.

Na quinta-feira (12), em pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro afirmou que as manifestações marcadas para este domingo (15) deveriam ser repensadas diante do cenário de pandemia do coronavírus. O presidente havia dito que os movimentos eram "legítimos e espontâneos", mas que não se podia colocar em risco a saúde da população em razão da pandemia de Covid-19.

Porém, neste domingo, em uma rede social, o presidente compartilhou vídeos de manifestações em cidades como Salvador, Belém e Brasília.

fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Vittorio Gregotti, arquiteto italiano, morre aos 92 anos após ser diagnosticado com a doença

O arquiteto italiano Vittorio Gregotti, que projetou o estádio olímpico dos Jogos de Barcelona de 1992, morreu neste domingo (15) aos 92 anos, depois de ter sido infectado com o novo coronavírus, informa a imprensa italiana.

Arquiteto italiano Vittorio Gregotti morre aos 92 anos após diagnóstico de coronavírus  — Foto: Reprodução/Facebook
Arquiteto italiano Vittorio Gregotti morre aos 92 anos após diagnóstico de coronavírus — Foto: Reprodução/Facebook

Gregotti faleceu em consequência de uma pneumonia depois de ter sido hospitalizado em Milão, informaram a agência de notícias AGI e os jornais Corriere della Sera e La Repubblica.

O arquiteto também projetou o teatro da Ópera Arcimboldi de Milão, entre muitas outras obras.

A esposa de Gregotti, Mariana Mazza, também está internada no mesmo hospital de Milão, de acordo com o Corriere della Sera. O jornal não divulgou detalhes sobre seu estado de saúde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Renato pede suspensão do futebol, ameaça greve e explica bronca nos jogadores: "Vergonha"

O técnico do Grêmio Renato Gaúcho foi enfático ao pedir a paralisação do futebol brasileiro por causa da ameaça do coronavírus. O treinador, junto dos seus jogadores, protestou ao entrar em campo de máscaras antes da vitória de virada contra o São Luiz, por 3 a 2, em jogo com portões fechados na Arena gremista.

A ausência da torcida na partida pela terceira rodada do returno do Gauchão foi uma determinação da Federação Gaúcha de Futebol para toda rodada. Porém, a medida pouco agradou o técnico Renato Gaúcho, que em entrevista após o jogo sugeriu iniciar uma possível greve do futebol brasileiro.

– Está na hora do Grêmio se pronunciar, nossa forma foi com as máscaras para alertar as autoridades. Jogador de futebol é gente. Não estamos imunes. Não adianta nada fechar portões. A torcida fica protegida e dane-se quem trabalha no futebol? O mundo todo parado. Será o que o futebol brasileiro não tem que parar? As pessoas no futebol tem que conversar e fazer greve? Precisa chegar nesse ponto? – indagou o treinador.

Renato Gaúcho, Grêmio 3x2 São Luiz — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio
Renato Gaúcho, Grêmio 3x2 São Luiz — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Renato pediu bom senso das autoridades para que as competições brasileiras sejam interrompidas. Mais do que isso, deixou claro que basta alguns contatos entre os clubes para que os próprios suspendam as atividades.

– É um telefonema para alguns líderes em clubes e a coisa acontecem. Esperamos que as autoridades se liguem e parem os campeonatos. É o bom senso. Se não vai ser pior. Não queremos chegar nesse ponto. É para ontem essa decisão. Jogador quando se une, está bem unido – complementou.

Em meio a preocupação com a saúde de todos, o treinador gremista ainda viu seu time sofrer dois gols em 20 minutos de jogo. Tempo suficiente para que o desse uma forte bronca nos jogadores, escutada pelos profissionais de imprensa presentes durante a pausa para hidratação. O técnico disse que a atuação no time naquele momento era uma "vergonha geral".

– Vão tomar (bronca) com estádio vazio ou cheio. Não vou passar a mão e dizer que está tudo bem. Não podem chegar dormindo como entraram, não todos. Estava sendo uma vergonha. Falei para eles: "Não pensem que ninguém está vendo. Cadeira não fala, mas a imagem está sendo passada". Aí acordaram, jogaram e ganhamos. Simples – finalizou.


Após a vitória, o Grêmio ainda não tem programação definida para a semana. Com a Libertadores suspensa, o próximo compromisso do Tricolor seria o clássico Gre-Nal, marcado para o próximo sábado, no Beira-Rio, pela quarta rodada do returno do Gauchão. Mas a tendência é de que o campeonato seja paralisado como medida de prevenção ao coronavírus.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Às vésperas de Tóquio 2020, COB monta esquema para proteger atletas do coronavírus

O surto do coronavírus virou um dilema mundial e não poderia ser diferente com atletas e comitês olímpicos, especialmente às vésperas dos Jogos de Tóquio 2020. A próxima edição da Olimpíada está marcada para iniciar dia 24 de julho, mas estaria ameaçada em caso do não controle da pandemia. Vários eventos, inclusive pré-olímpicos, já foram cancelados ou adiados. Preocupado com a situação, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) montou um esquema para proteger atletas, em especial aqueles que competiram ou moram fora do país. Confira abaixo também o que esses esportistas, muitos classificados para os Jogos, dizem sobre a crise do coronavírus.

A ideia do COB é concentrar no Brasil o maior número de atletas que vão para as Olimpíadas, trazendo para "casa" aqueles que não estão no país. Na chegada, a estratégia é isolar esses esportistas em hotéis até que exames possam ser feitos para detectar possível contaminação. Arthur Zanetti, Rebecca Andrade e outros três atletas que estavam na Copa do Mundo no Azerbaijão vão passar por esse protocolo. Na última quinta-feira, o Comitê já tinha tomado outra medida preventiva ao cancelar eventos e definir que a seletiva olímpica de natação marcada para abril será de portões fechados.

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva — Foto: Reprodução/Instagram
Rebeca Andrade e Flávia Saraiva — Foto: Reprodução/Instagram

- Eu sou médica do esporte, então a última coisa que eu quero é tirar meu atleta do esporte, mas eu preciso antes de tudo pensar na saúde dele e das pessoas em volta dele. Isso que é o que a gente tem orientado os atletas como COB. Mas a gente precisa mantê-los ativos. Então a gente está pensando em estratégias, em academias dentro de casa, mudar o horário do treino para que ele treine mais isolado. Esses atletas que estão vindo de fora que tenham pelo menos alguma suspeita - disse Ana Carolina Côrte, coordenadora médica do COB.

Ainda segundo a médica, acredita-se que os sintomas nos atletas sejam mais brandos, por serem geralmente fortes e bem cuidados. No entanto, os danos de uma quarentena a esse grupo poderia acarretar em grandes perdas com relação a desempenho, especialmente no caso de uma "parada" superior a 20 dias.

- Existe uma perda de força de cerca de 32% quando você fica três semanas sem treinar. Então, a gente tem que ter um cuidado muito grande. Pra algumas modalidades, a força é muito importante. Na maioria delas. O esporte hoje é muito movido na parte física. Então a gente precisa mantê-los ativos. Claro, se ele está doente, muito sintomático, prioridade é cuidar da suade dele sem dúvida. Não vou pensar em oura coisa - disse.


Ana Carolina Côrte afirma ainda que a taxa de mortalidade do coronavírus é baixa, mas o problema está na transmissão, que é muito rápida. Ela recomenda aos atletas - mesmo vale para a população de um modo geral - "evitar aglomeração, cuidar da higiene, lavar sempre as mãos, ter cuidado com secreções, espirro e tosse, além de manter distância de dois metros de pessoas com sintomas respiratórios".

O que dizem os atletas
Sarah Menezes (judô)
"O Brasil, o mundo todo está cancelando muitas atividades. A nossa corrida olímpica fica mais complicada ainda. Mas, lembrando que a gente é persistente, determinado, vamos continuar trabalhando, treinando, se protegendo o máximo fora do local do tatame. E pensar sempre positivo, que esse vírus vai acabar, que as coisas vão voltar a funcionar e que estamos preparados para tudo"

Arthur Nory (ginástica)
"A gente tem que se policiar em relação a isso, mas continuar se preparando, a nossa cabeça, de um atleta olímpico, principalmente toda essa preparação. Foram quatro anos, faltam menos de quatro meses, então é todo cuidado no ano olímpico. A gente tem que ficar cuidando muito da saúde, da cabeça, da parte técnica. Então é esse cuidado, essa prevenção, procurar se informar sempre diretamente com os médicos, os especialistas e o foco no trabalho para no dia 24 de julho estar preparado para competir"


Ana Sátila (canoagem slalom)
"É muito difícil, a gente tinha toda uma programação preparada e realmente saber assim de última hora que tudo tá mudando repentinamente realmente é muito difícil para o atleta se adaptar. Eu tenho fé que todo treinamento tá sendo muito bom, muito produtivo e já ter a vaga olímpica e conseguir continuar nessa linha de treinamento muito forte, com certeza vai ser suficiente para a gente chegar lá no nosso ápice, muito bem preparado em Tóquio 2020"

Thiago Wild (tênis)
"Se eu seguisse na linha de trabalho, na linha de resultados que eu estava, sim, eu teria capacidade de classificar. Era um objetivo que eu tinha. Agora preciso ver como vai ficar o calendário, preciso ver quando vou voltar a jogar, quando vão ser os torneios e qual que é o deadline para as Olimpíadas"

Silvana Lima (surfe)
"Eu estava na Austrália e eu ainda tinha mais uma etapa que seria na Nova Zelândia, que foi cancelada. Não só essa, como todas as etapas que iam rolar no mês de março foram canceladas. Foi uma opção melhor, segurança para todo mundo de não rolar essas etapas por conta desse coronavírus que está bem sério. Melhor assim. Eu sei que a vontade da gente é estar competindo, estar mantendo a forma de competição para se preparar mais para as Olimpíadas"

Ágatha Rippel (vôlei de praia )
"Para nós, nesse momento a Olimpíada está de pé, na data que está marcada já há muitos anos. A gente está planejado para isso, nosso foco é esse. Então julho estaremos em Tóquio jogando. Estamos orando para que não mude, porque eu acho que seria muito ruim em vários sentidos, para tudo né!? Não só para os atletas, mas para o mundo inteiro, envolve muitas áreas os Jogos Olímpicos. É um evento muito grandioso.

fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Aniversário do Prefeito Ciro Bezerra reuniu amigos em momento de fé, gratidão e alegria


Depois das comemorações da manhã com o café e homenagem da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes, foi a vez de agradecer a Deus pelo Dom da Vida de Ciro que tem trazido muitas alegrias para a maioria do povo itauense.

Às 17 horas celebramos a missa em ação de graças presidida pelo Pároco José Mário, da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, com parte da comunidade de fé reunida o gestor pode agradecer a Deus por tudo, se colocando no altar do Senhor a serviço do Reino, ofertando toda sua vida, sua família e seus amigos, comungo a presença real de Jesus na Sagrada Eucaristia; o alimento, o pão espiritual que nos sustenta na fé.



Às 22 horas a festa dançante com Forró da Mídia e Célia Mello. Um grande momento, merecia uma grande estrutura, algo que surpreendeu o prefeito Ciro Bezerra, que talvez não tinha a imensidão do gratidão do povo para com ele.

Mas, montar essa logística embora surpreendente, não foi fácil devido os vários pensamentos, o que realmente garantiu o sucesso do mesmo, foi a vontade e o desejo de homenagear o prefeito. Os amigos de Ciro Bezerra logo se propuseram ajudar, cantores, grupos músicas, se dispuseram a fazer parte do evento; a pergunta era como organizar tudo isso?

Os que estavam à frente da organização do evento acharam por melhor resumir as apresentações músicas em duas (Forró da Mídia e Célia Mello), porém, mais artistas estavam dispostos a abrilhantar o momento.

Assim foi pedido para que os amigos, artistas, colaboradores, autoridades, familiares, gravassem sua mensagem para ser apresentada por meio de um telão em praça pública; assim foi feito.

 Ciro sentiu-se muito honrado com tudo aquilo que estava acontecendo, o hoje evangélico, Júnior Moreno, ex-força livre, homenageou o prefeito cantando dois louvores ao Senhor, e a Banda Forró da Mídia com uma paródia.

O Prefeito agradeceu o gesto de carinho a todos que se empenharam na organização da homenagem, para isso foi produzido um vídeo com os momentos vividos neste 14 de março de 2020, com a mensagem de gratidão a cada um cidadão itauense.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia nomeação de 970 profissionais de saúde aprovados em concurso de 2018

O Governo do Rio Grande do Norte nomeou 970 candidatos do concurso público dos cargos efetivos da saúde no Estado, homologado em julho de 2018. A nomeação foi publicada neste sábado (14), no Diário Oficial do Estado (DOE). Os candidatos têm até 30 dias para se apresentar e tomar posse, prazo que poderá ser prorrogado por igual período conforme interesse do selecionado. A lista dos convocados pode ser acessada aqui.

Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Thyago Macedo
Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Thyago Macedo

De acordo com o Executivo estadual, a decisão representa um fortalecimento da rede pública de saúde, além de um incremento no número de profissionais para o enfrentamento da pandemia mundial do coronavírus. No Rio Grande do Norte, o primeiro caso da doença foi confirmado na quinta-feira (12).

“A nomeação foi uma decisão do Governo do Estado na perspectiva de suprir um déficit histórico de servidores efetivos na Saúde, em decorrência da falta de reposição das vacâncias, o que é muito importante para a garantia da continuidade da prestação de serviços essenciais à sociedade”, ressalta a servidora da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Renata Nascimento.

A secretaria reforça que os convocados só serão atendidos após agendamento, que poderá ser feito para os meses de março, abril e maio. O candidato precisa ainda se cadastrar na plataforma do Governo antes do comparecimento à sede da Sesap, localizada na Avenida Deodoro, no bairro de Cidade Alta em Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN suspende atendimentos presenciais para evitar propagação do coronavírus

O Governo do Rio Grande do Norte decidiu suspender o atendimento presencial ao público externo, que puder ser feito por meio telefônico ou eletrônico, para evitar contaminação pelo novo coronavírus. A determinação vale por 30 dias a contar de sexta-feira (13), data da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Centro Administrativo do Rio Grande do Norte — Foto: Bruno Vital/G1
Centro Administrativo do Rio Grande do Norte — Foto: Bruno Vital/G1

O Rio Grande do Norte teve o primeiro caso confirmado para a doença registrado no fim da noite de quinta-feira (12). A decisão do Executivo estadual em suspender os atendimentos da administração direta e indireta acontece em consonância com os poderes Legislativo e Judiciário do RN, que também anunciaram alterações no funcionamento por causa do coronavírus.

O governo também informou que atividades de capacitação, treinamentos e eventos promovidos pelos órgãos do Estado que possam aglomerar mais de 100 pessoas também devem ser suspensos. O documento determina ainda que servidores que estejam fora do estado informem detalhes da viagem antes de retornarem às atividades na sede do Executivo.


Os servidores que apresentarem sintomas de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) deverão ser afastados do trabalho pelo período mínimo de 14 dias, sem prejuízos na remuneração. Já os que não apresentam sintomas da infecção deverão trabalhar em regime de teletrabalho por 14 dias.

fonte: G1
Leia Mais ››

MPF do RN adota rodízio no atendimento e teletrabalho para grupos vulneráveis por causa do coronavírus

A Procuradoria da República do Rio Grande do Norte (PRRN) vai adotar sistema de rodízio no atendimento ao público nas dependências do Ministério Público Federal (MPF) para diminuir a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus. Além disso, os servidores que se enquadram em grupos mais vulneráveis à doença estão autorizados a trabalhar de casa.

Sede da Procuradoria da República do RN — Foto: MPF/Divulgação
Sede da Procuradoria da República do RN — Foto: MPF/Divulgação

A PRRN publicou uma portaria nesta sexta-feira (13) para definir as regras para prevenção contra a doença, que foi considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde e teve o primeiro caso confirmado no RN na quinta-feira (12). Além do teletrabalho e do rodízio, também foram suspensos os eventos nas unidades do Ministério Público Federal.

Segundo a portaria, assinada pela procuradora-chefe Cibele Benevides Guedes da Fonseca, os servidores que vão poder exercer o teletrabalho são os que:

forem portadores de doenças respiratórias crônicas, devidamente comprovadas por atestados médicos
estiverem gestantes
tiverem filhos menores de 1 ano ou coabitarem com idosos com doenças crônicas
forem maiores de 60 anos
viajaram ou coabitem com pessoas que estiveram no exterior nos últimos 15 dias

Os servidores, estagiários e trabalhadores voluntários em teletrabalho deverão estar disponíveis durante toda a jornada de trabalho por meio de contato telefônico, e-mail, whastapp, ou qualquer outro que venha a ser acordado com a chefia.

A portaria indica ainda que pessoas diagnosticadas com coronavírus ou suspeitas da doença - que tiverem atestado - estão dispensadas do trabalho e devem avisar por contato telefônico. Quem apresentar sintomas, mas sem diagnóstico definido, deve entrar em contato com o serviço médico da unidade.

Os membros só vão precisar comparecer às unidades para audiências e reuniões. Os servidores e estagiários que precisem comparecer às unidades não devem utilizar a digital no relógio de ponto para registrar a entrada e saída do expediente.

Segundo a portaria, o atendimento ao público será realizado preferencialmente por telefone ou "pelos canais disponíveis eletronicamente na Sala de Atendimento ao Cidadão (www.mpf.mp.br/mpfservicos)".

Além disso, a publicação reforça que os gestores dos contratos de prestação de serviço deverão notificar as empresas contratadas para eles adotarem "meios necessários para conscientizar seus funcionários quanto aos riscos do Covid-19, estando as empresas passíveis de responsabilização contratual em caso de omissão".

Outra determinação temporária é a suspensão da entrada de público externo nas bibliotecas, auditórios e outros locais de uso coletivo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo suspende visitas nos presídios do Rio Grande do Norte por causa do coronavírus

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) do Rio Grande do Norte suspendeu até o dia 31 de março as visitas sociais, a assistência religiosa e qualquer outro serviço de atividades educacional ou social nos presídios do Estado. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (13) e o motivo é o novo coronavírus.

Penitenciária Estadual de Alcaçuz fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, e é a maior unidade prisional do estado — Foto: Pedro Vitorino
Penitenciária Estadual de Alcaçuz fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, e é a maior unidade prisional do estado — Foto: Pedro Vitorino

A intenção é evitar possível contágio do Covid-19. Segundo a Secretaria, a suspensão visa a garantir a segurança dos servidores, dos internos e seus familiares. Apesar de estabelecer o prazo para o fim da medida, a pasta adianta que pode haver uma renovação.

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explica que o ambiente prisional tem grande circulação de pessoas e, em países onde a epidemia se espalhou, os presídios viraram foco da doença. “Orientamos aos policiais penais sobre os protocolos a serem seguidos e estamos agindo preventivamente”, disse.

A Seap elaborou um protocolo de prevenção e controle de enfrentamento do novo coronavírus no sistema penitenciário, seguindo orientações do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Uma campanha está sendo realizada com os policiais penais para repassar informações, orientações e cuidados sobre o Covid-19.


O sistema penal potiguar tem cerca de 10 mil detentos em 17 unidades e recebe 30 mil visitas por mês.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeitos da Grande Natal elaboram documento com pedidos ao Governo Federal para lidar com a chuva

Os prefeitos da Região Metropolitana de Natal se reuniram nesta sexta-feira (13) para tratar dos problemas causados pelas chuvas. No encontro, os representantes dos Municípios montaram uma pauta para levar ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na próxima quinta-feira (19).

Prefeitos da Grande Natal vão pedir ajuda ao Governo Federal para lidar com problemas causados pela chuva — Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi
Prefeitos da Grande Natal vão pedir ajuda ao Governo Federal para lidar com problemas causados pela chuva — Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi

Além da definição das demandas das cidades, os prefeitos de Extremoz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba adiantaram que vão também decretar estado de emergência pelas chuvas, como fez a Prefeitura de Natal. O motivo é a previsão de que chova mais nos próximos dias e a crise financeira enfrentada por essas prefeituras.

Um novo encontro entre os prefeitos ficou agendado para a quarta-feira (18), para continuar as discussões e finalizar as demandas a serem entregues ao ministro Rogério Marinho.

No encontro desta sexta, os chefes dos Poderes Executivos da Grande Natal também trataram dos cuidados com o coronavírus. Eles têm reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) na segunda-feira (16) sobre o tema e, depois disso, vão discutir entre si ações que podem ser executadas em conjunto para evitar o avanço da doença.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vereadores restringem acesso à Câmara Municipal de Natal e suspendem eventos por causa do coronavírus

O acesso à Câmara Municipal de Natal está restrito aos vereadores, funcionários e imprensa, e as audiências públicas na Casa estão suspensas, bem como demais eventos que reúnam grande público. As medidas foram anunciadas nesta sexta-feira (13) e têm o objetivo de prevenir a infecção e propagação do Covid-19, o novo coronavírus.

Câmara Municipal de Natal — Foto: Elpídio Júnior/Divulgação/CMN
Câmara Municipal de Natal — Foto: Elpídio Júnior/Divulgação/CMN

De acordo com a CMN, a decisão foi tomada depois da confirmação do primeiro caso da doença no Rio Grande do Norte, ocorrida na noite desta quinta (12).

O acesso ao Palácio Padre Miguelinho fica restrito aos vereadores e vereadoras, servidores, prestadores de serviço e terceirizados, além de profissionais de comunicação e imprensa. Outras pessoas só poderão entrar na Casa Legislativa autorizadas previamente pela Mesa Diretora.

Entre as medidas adotadas pelo Legislativo natalense estão a suspensão, por tempo indeterminado, da realização de audiências públicas, sessões solenes, reuniões de Frentes Parlamentares e qualquer homenagem e eventos coletivos nas dependências da Câmara.

Ficam mantidas apenas as Sessões Ordinárias e reuniões de Comissões, com acesso limitado ao público.

fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério Público do RN suspende atendimentos presenciais para evitar propagação do coronavírus

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) suspendeu o atendimento ao público externo por 15 dias para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A mudança passa a valer a partir de sábado (14), quando será publicada em Diário Oficial do Estado (DOE). Os serviços do órgão serão prestados por meio telefônico ou eletrônico, exceto em situações emergenciais que não podem ser adiadas.

Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN); sede da procuradoria-geral do RN — Foto: MPRN/Divulgação
Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN); sede da procuradoria-geral do RN — Foto: MPRN/Divulgação

O Rio Grande do Norte teve o primeiro caso confirmado para a doença registrado no fim da noite de quinta-feira (12). O MP comunicou ainda que os eventos marcados para acontecer na sede da instituição também foram suspensos por 15 dias. Para assinar a resolução, o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite Rodrigues, levou em consideração que a Organização Mundial de Saúde classificou a situação como pandemia.

Os membros, servidores (efetivos, comissionados e cedidos), estagiários e voluntários do MPRN que tenham retornado de viagem ao exterior deverão entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas para informar detalhes do trajeto.

"Diante dessas informações, a Procuradoria Geral de Justiça poderá determinar a inclusão temporária do integrante em regime de trabalho remoto pelo prazo de até 14 dias, podendo ser prorrogado", diz trecho da resolução.


Coronavírus muda rotina de potiguares
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) também adotou medidas contra a propagação do coronavírus e decidiu restringir acesso de pessoas aos seus prédios, além de suspender audiências públicas, sessões solenes, homenagens e outros eventos públicos.

Nesta sexta-feira (13), a Sesap recomendou que eventos com aglomerações de pessoas sejam evitados para evitar o contágio pela doença.

Na quinta-feira (12), a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) já havia anunciado que as sessões, os eventos e reuniões institucionais estão suspensos temporariamente até pelo menos o dia 21 de março.

Também na quinta (12), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN) autorizou temporariamente o teletrabalho dos servidores por conta da pandemia. Já o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou que juízes e servidores que viajarem a países monitorados em relação ao novo coronavírus deverão passar por um período de quarentena, de 14 dias, ao chegarem de viagem.

Fonte; G1
Leia Mais ››

Assembleia Legislativa do RN restringe acesso e suspende audiências públicas por conta do coronavírus

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) decidiu restringir acesso de pessoas aos seus prédios, além de suspender audiências públicas, sessões solenes, homenagens e outros eventos públicos para evitar a propagação novo coronavírus. Servidores que viajarem a países listados entre os que tiveram casos confirmados deverão passar por quarentena de 14 dias.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; ALRN; Palácio José Augusto; Assembleia do RN — Foto: ALRN/Divulgação
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; ALRN; Palácio José Augusto; Assembleia do RN — Foto: ALRN/Divulgação

O Rio Grande do Norte teve o primeiro caso confirmado para a doença registrado no fim da noite desta quinta-feira (12). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a mulher de 24 anos foi infectada em viagem à Europa.

Segundo o Poder Legislativo, a portaria que trata sobre o tema deverá ser publicada neste sábado (14). Quando o documento estrar em vigor, só terão acesso à sede e demais anexos da Assembleia Legislativa os deputados, servidores, terceirizados e demais prestadores de serviços, além dos profissionais da imprensa, de entidades e órgãos públicos.

"Ficam suspensas a realização de audiências públicas, sessões solenes e demais homenagens e outros eventos coletivos, nas dependências desta Casa, que não tenham relação direta com as atividades legislativas", aponta o documento que será publicado.

Quarentena
Os deputados, servidores e demais colaboradores que estiveram em locais onde houve infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), constantes da lista do Ministério da Saúde, deverão ser afastados do exercício de suas atividades, por até 14 dias, a partir do seu reingresso no país.


Ainda de acordo com o legislativo, a pessoa deverá comunicar "imediatamente" a circunstância, com a respectiva comprovação, à chefia imediata e, no caso dos parlamentares, à Presidência.

"Em situações extremas, o afastamento do servidor ou colaborador poderá ocorrer sob o regime excepcional de teletrabalho, no qual a Chefia imediata estabelecerá, de comum acordo com o afastado, a metodologia deste trabalho remoto, que se encerrará tão logo a condição que o ensejou não mais subsista"

Ainda de acordo com o Legislativo, a Diretoria-Geral fica autorizada a adotar outras medidas administrativas, inclusive a redução temporária das jornadas de trabalho ou a divisão dos servidores em equipes e por expediente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Sesap recomenda suspensão de eventos com mais de 100 pessoas e jogos do estadual com portões fechado

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) recomenda a suspensão de eventos com aglomerações acima de 100 pessoas, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado, na quinta-feira (12).

A Sesap orienta que shows, festas e missas sejam canceladas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As informações foram repassadas à imprensa em coletiva nesta sexta (13). Segundo o chefe da pasta, Cipriano Maia, ainda não é necessária a suspensão das aulas das redes públicas de ensino.

A secretaria informou ainda que irá pedir a Federação Norte-rio-grandense de Futebol que os jogos do Campeonato Potiguar sejam esvaziados e aconteçam com os portões fechados, sem a presença de torcedores. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (13) em coletiva, na Escola de Governo.

Sesap e SMS em entrevista coletiva nesta sexta (13) sobre o 1º caso de coronavírus no RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
Sesap e SMS em entrevista coletiva nesta sexta (13) sobre o 1º caso de coronavírus no RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

Embora não haja transmissão local do vírus - quando o paciente é infectado dentro do estado, sem ter viajado para os países que registram casos da doença - a secretaria adotou a medida como forma de precaução, a exemplo de outros locais do Brasil e do Mundo.

"Essa é uma medida que vem sendo tomada em todo mundo. Nós estamos recomendando o adiamento ou suspensão de todos os eventos que tenham aglomeração de pessoas. Além desse distanciamento, as atividades educativas de proteção devem ser intensificadas nos próximos dias, principalmente entre as pessoas idosas", afirmou Cipriano Maia, secretário de saúde do RN.


A Sesap está monitorando 17 pessoas que tiveram contato com a paciente que é o primeiro caso confirmado de coronavírus no RN.

Atualmente, o RN tem 17 casos suspeitos, 15 descartados e 1 confirmado. Dos 15 descartados, 11 testaram positivo para outras síndromes respiratórias como H1N1, influenza A e influenza B. Entre suspeitos, descartados e confirmados, os casos estão distribuídos em Frutuoso Gomes, Baía Formosa, Caicó, Macaíba, Goianinha, Mossoró, Parnamirim e Natal.

Em todo o país, ao menos 151 casos de Covid-19 confirmados já foram registrados. O número foi atualizado nesta sexta-feira (13) a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein.

Plano de contingência
A Secretaria de Saúde do RN também definiu que 11 hospitais serão utilizados para atendimentos de possíveis novos casos de coronavírus no estado. Além dos hospitais Giselda Trigueiro (133 leitos) e Maria Alice Fernandes (85 leitos) - as duas unidades de referência do estado -, outros nove hospitais serão usados como centros de contingência.

Segundo a Sesap, caso o número de confirmações do novo coronavírus chegue a 20, os hospitais de contingência espalhados pelo RN serão acionados progressivamente. Além do Giselda Trigueiro e do Maria Alice Fernandes, em Natal, as unidades da rede pública de saúde que poderão ser utilizados como hospitais de referência são:

Hospital Colônia João Machado - Natal (171 leitos)
Hospital José Pedro Bezerra - Natal (227 leitos e 10 UTI)
Hospital Central Coronel Pedro Germano - Natal (71 leitos e 10 UTI)
Hospital Rafael Fernandes - Mossoró (39 leitos)
Hospital Tarcísio Maia - Mossoró (147 leitos e 9 UTI)
Hospital Dr. Mariano Coelho - Currais Novos (108 leitos e 10 UTI)
Hospital Regional Cleodon Carlos Andrade - Pau dos Ferros (69 leitos e 10 UTI)
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes - Caicó (93 leitos e 10 UTI)
Hospital Deoclécio Marques - Parnamirim (86 leitos e 10 UTI)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Muro de cemitério cai, covas são abertas pela água e cadáver fica exposto durante chuva na Grande Natal

Um corpo que tinha sido enterrado no cemitério de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, ficou exposto após o muro do local desabar e a força da água que alagava a rua abrir algumas das covas. A capital registrou 122 milímetros em 12 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Muro de cemitério desaba, água abre covas e corpo fica exposto no cemitério de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Quezia Oliveira/Inter TV Cabugi
Muro de cemitério desaba, água abre covas e corpo fica exposto no cemitério de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Quezia Oliveira/Inter TV Cabugi

De acordo com moradores, o barulho do desabamento do muro foi ouvido na madrugada desta sexta-feira (13), mas apenas pela manhã eles perceberam a situação.

Com a força da água que alagava a rua do bairro Monte Castelo, em Parnamirim, parte do muro do cemitério público do município, o São Sebastião, desabou. Pelo menos cinco covas foram abertas. Em uma delas, o caixão se abriu e o corpo saiu.

Em nota, a Prefeitura de Parnamirim afirmou que as águas das chuvas retidas no interior do cemitério fizeram recalcar o sepulcro, levando a comprometer a base do muro que veio a ruir. "Neste exato momento, as equipes já estão recompondo o muro e sanando o problema", afirmou em nota enviada às 11h.

Durante a manhã, funcionários do local cobriram o corpo, enquanto aguardavam providências. A situação chamou a atenção da população, que foi ao local ver de perto.


A chuva que cai desde a quinta-feira (12) na capital, provocou alagamentos e quebra de semáforos, deixando o trânsito lento.

Muro de cemitério desaba e força da água abre covas em cemitério de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Quezia Oliveira/Inter TV Cabugi
Muro de cemitério desaba e força da água abre covas em cemitério de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Quezia Oliveira/Inter TV Cabugi

fonte: G1
Leia Mais ››

Sesap monitora 17 pessoas que tiveram contato com 1º caso de contaminação por coronavírus no RN

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está monitorando 17 pessoas que tiveram contato com o primeiro caso de contaminação por coronavírus no RN: o marido e outras 16 pessoas que estiveram próximas da paciente no voo vindo da Europa. A paciente esteve na França, Itália e Áustria e chegou no Rio Grande do Norte no dia 3 de março, segundo a Sesap.

Em entrevista coletiva nesta sexta (13), a Sesap informou que no dia 5 a paciente procurou o Hospital Giselda Trigueiro com tosse, febre, muita dor no corpo e nariz congestionado. A partir de então, a paciente ficou em isolamento. Ela passa bem.

As análises laboratoriais que confirmaram o novo coronavírus na paciente foram realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para os exames do Covid-19.

Sesap e SMS em entrevista coletiva nesta sexta (13) sobre o 1º caso de coronavírus no RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
Sesap e SMS em entrevista coletiva nesta sexta (13) sobre o 1º caso de coronavírus no RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

Atualmente, o RN tem 17 casos suspeitos, 15 descartados e 1 confirmado. Dos 15 descartados, 11 testaram positivo para outras síndromes respiratórias como H1N1, influenza A e influenza B. Entre suspeitos, descartados e confirmados, os casos estão distribuídos em Frutuoso Gomes, Baía Formosa, Caicó, Macaíba, Goianinha, Mossoró, Parnamirim e Natal.

A Secretaria Estadual de Saúde não vai divulgar a identidade da paciente para "evitar que ela sofra preconceito".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após chuvas, muro desaba e mata criança de 9 anos que brincava em praça na Grande Natal

Uma criança de 9 anos morreu depois de ter sido atingida por um muro e arrastada pela força de uma correnteza causada pelas chuvas, que caem na Grande Natal. A vítima foi Alessandro David Nogueira, que brincava com mais duas crianças no bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, na tarde de quinta-feira (12).

Alessandro David tinha 9 anos — Foto: Reprodução
Alessandro David tinha 9 anos — Foto: Reprodução

As outras duas crianças eram o irmão de Alessandro, que quebrou a perna, e um amigo, que teve ferimentos leves. De acordo com familiares e outros moradores da região, os três brincavam em uma praça antes do desabamento do muro. A estrutura se rompeu e os destroços arrastaram as crianças rua abaixo.

Alessandro foi encontrado por um vizinho embaixo de um carro. Os familiares tentaram reanimá-lo e também acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a criança de 9 anos não resistiu e morreu no local. "Eu fui tentar tirar uma moto que estava embaixo do carro e quando vi o corpo rapidamente tentei prestar socorro", conta o vendedor José Fernando Lima, que encontrou Alessandro.

"Esse muro caiu recentemente e agora fizeram um novo muro há uns três meses sem concreto, só com pedaços de cimento e de ferro. Que as providências sejam tomadas porque não tem condições isso acontecer com mais alguma criança", afirma Élida Oliveira, tia da vítima.

Muro desabou no Jardim Lola — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução
Muro desabou no Jardim Lola — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

fonte: G1
Leia Mais ››