sexta-feira, julho 31, 2020

SEMHAS realiza entrega de EPI´s para setores da assistência social



A Prefeitura Municipal de Itaú-Rn, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMHAS) e da Secretária Municipal de Assistência Social, Primeira Dama Jaíra Martins, entregaram na manhã desta quinta-feira (30), kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os setores da assistência social: CRAS, Programa Criança Feliz, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Conselho Tutelar.

Os EPI’s serão usados para proteger as equipes da secretaria contra a disseminação do novo coronavírus. Mesmo com a redução nos atendimentos presenciais, pois a maioria são feitos via home Office, as equipes precisam estarem protegida para atender a demanda da secretaria.

O kit contém: álcool líquido 70%, álcool gel 70%, protetor facial, máscaras reutilizável kn 95, borrifadores, porta sabonete líquido, porta álcool gel, dispensor sabonete e dispensor papel toalha que contribuíram nos cuidados contra a covid-19.

A Secretária falou sobre a importância de cuidar da saúde da equipe que tem um papel fundamental na sociedade itauense: “Esses EPI’s são essenciais para manter o bom funcionamento da secretaria; com eles podemos nos sentir mais seguros mesmo sabendo dos perigos que corremos com esse vírus, porém a vida deve continuar, com prevenção e segurança, conseguiremos vencer esse vírus” disse Jaíra.

O investimento foi possível graças ao auxílio do Governo Federal para prevenção da covid-19.
















Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Governo federal fica em penúltimo lugar em ranking de transparência em contratações emergenciais durante pandemia, atrás de estados e prefeituras

O governo federal é o segundo menos transparente na divulgação dos contratos emergenciais feitos durante a pandemia de Covid-19, mostra ranking inédito divulgado nesta sexta-feira (31) pela Transparência Internacional. É a primeira vez que o governo federal é avaliado no levantamento, que está em sua terceira edição e inclui os todos os governos estaduais e as prefeituras das capitais.

No estudo, o governo registrou 49,3 pontos de 100 possíveis. A nota é considerada regular. Só ficou acima de Roraima, com 40,51 pontos.

Segundo a ONG, o motivo do mau desempenho é a falta de detalhamento das contratações emergenciais e o fato de os dados estarem espalhados por vários portais diferentes.

A Transparência Internacional avaliou que o principal portal de informações sobre coronavírus do governo federal mostra poucos detalhes sobre as contratações e não tem os dados em formato aberto, o que é considerado importante para a transparência porque permite o cruzamento com outras informações.

De acordo com o estudo, portais de alguns órgãos federais seguem os padrões recomendados, mas só têm informações sobre suas respectivas contratações e não do governo como um todo.

"Outros sites trazem apenas números agregados que, embora possam ser úteis para fins estatísticos e de pesquisa, não facilitam o acompanhamento de contratações individuais pelas organizações da sociedade civil, jornalistas e órgãos de controle. São exemplos disso o Painel de Compras COVID-19 do Portal de Compras do governo federal e o Painel Contratações Relacionadas à COVID-19 da Controladoria-Geral da União (CGU)", afirma a análise.

Estados e prefeituras atingem nota máxima
O resultado federal contrasta com o dos governos estaduais e prefeituras, que melhoraram a nota em relação ao primeiro e ao segundo levantamento.

A nota média dos estados aumentou de 59,5 pontos no primeiro levantamento, há dois meses, para 85,7 nesta edição. Entre as capitais, a média foi de 45,8 para 85,2 no mesmo período.


Entre os governos estaduais, Ceará, Espírito Santo e Rondônia atingiram a nota máxima.

No ranking anterior, apenas Espírito Santo e João Pessoa tinham alcançado esse patamar.

Terceiro ranking de transparência em contratações emergenciais durante a pandemia do coronavírus feito pela Transparência Internacional tem governo federal pela primeira vez — Foto: Wagner Magalhães/G1
Terceiro ranking de transparência em contratações emergenciais durante a pandemia do coronavírus feito pela Transparência Internacional tem governo federal pela primeira vez — Foto: Wagner Magalhães/G1

Já entre as prefeituras, João Pessoa, Macapá e Vitória também alcançaram a nota 100.

Prefeituras melhoram notas no terceiro ranking de transparência em contratações emergenciais durante a pandemia do coronavírus feito pela Transparência Internacional — Foto: Wagner Magalhães/G1
Prefeituras melhoram notas no terceiro ranking de transparência em contratações emergenciais durante a pandemia do coronavírus feito pela Transparência Internacional — Foto: Wagner Magalhães/G1

Metodologia
A Transparência Internacional analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais.

Os critérios de avaliação do ranking se basearam no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19. O manual foi lançado em maio e produzido em conjunto com o Tribunal de Conta da União (TCU).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Banco Mundial anuncia aprovação de Abraham Weintraub como diretor-executivo

O Banco Mundial divulgou um comunicado na noite desta quinta-feira (30) no qual informou que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi aprovado como diretor-executivo do conselho da instituição.

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Weintraub deixou o MEC em junho, em meio a uma série de polêmicas. Alvo de dois inquéritos, um que apura suposto racismo contra chineses e outro que apura ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Weintraub foi indicado para o Banco Mundial pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

A indicação, contudo, precisava ser confirmada pelos demais integrantes do conselho do qual Weintraub será diretor-executivo. O banco tem sede em Washington (EUA).


"O Banco Mundial confirma que o sr. Abraham Weintraub foi eleito pelo grupo de países (conhecido como constituency) representando Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago para ser Diretor Executivo no Conselho do Banco", informou o banco.

"O sr. Weintraub deve assumir seu cargo na primeira semana de agosto e cumprirá o atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando a posição será novamente aberta para eleição. Diretores Executivos não são funcionários do Banco Mundial. Eles são nomeados ou eleitos pelos representantes dos nossos acionistas", acrescentou a instituição.

Funcionários se manifestaram contra indicação
No mês passado, a associação de funcionários do Banco Mundial enviou uma carta aberta ao Comitê de Ética da instituição pedindo a suspensão da indicação de Weintraub (relembre no vídeo acima).

Na ocasião, os funcionários do banco se disseram preocupados com declarações tidas como preconceituosas de Weintraub sobre os chineses e sobre minorias.

Weintraub nega ter cometido racismo. Em depoimento por escrito à Polícia Federal, o ex-ministro da Educação afirmou que relacionar a China à pandemia do novo coronavírus "não é mera ilação".

Em meio à polêmica, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming , afirmou que os "críticos contumazes" da relação entre os dois países devem pensar "a longo prazo".


Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009. Integrantes do governo e familiares do presidente Jair Bolsonaro, contudo, têm criado polêmicas porque acusam o país de envolvimento na pandemia do novo coronavírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após se dizer curado da Covid-19, Bolsonaro afirma ter 'fraqueza' e 'um pouco de infecção'

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta quinta-feira (30), durante transmissão em rede social, que realizou exames de sangue após sentir "um pouco de fraqueza" na quarta (29). Segundo Bolsonaro, os testes acharam "um pouco de infecção" e, por isso, ele teria passado a tomar antibióticos.

Após se dizer curado da Covid-19, Bolsonaro afirma ter 'fraqueza' e 'um  pouco de infecção' | Política | G1

O presidente não detalhou o quadro e chegou a fazer piada, dizendo que estaria com "mofo" no pulmão. Ao falar do tema, Bolsonaro não fez qualquer menção à Covid-19.

"Acabei de fazer um exame de sangue, né, tava com um pouco de fraqueza ontem. Acharam um pouco de infecção também. Tô agora no antibiótico, deve ser... Depois de 20 dias aí dentro de casa a gente pega outros problemas, né? Peguei mofo aí, mofo no pulmão, talvez, deve ser. E amanhã, barra pesada porque a temperatura em Bagé tá zero graus".

A agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto prevê que Bolsonaro embarque de Brasília para Bagé (RS) às 8h desta sexta (31). Lá, o presidente deve visitar uma escola cívico-militar, um regimento de cavalaria e condomínios residenciais antes de voltar à capital federal, no fim da tarde.

O G1 questionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre a declaração de Jair Bolsonaro, mas o governo disse que não irá se manifestar.


Bolsonaro e Covid-19
Os "20 dias de repouso" citados por Bolsonaro na transmissão foram motivados pela Covid-19, diagnosticada em um exame no início do mês. No dia 7, o presidente disse ter recebido resultado positivo no teste de coronavírus.

Desde então, Bolsonaro passou três semanas despachando por videoconferência do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Apesar da orientação de isolamento e repouso, válida para todos os pacientes da Covid-19 no mundo, Bolsonaro foi visto em caminhadas pelo gramado do Alvorada e chegou a conversar, sem máscara, com garis no local.

No último sábado (25), passados 18 dias do anúncio da infecção, Bolsonaro voltou às redes sociais para dizer que tinha recebido resultado negativo em um exame para o coronavírus. Com isso, na segunda (27), o presidente voltou a despachar no Palácio do Planalto e a comparecer, sem máscara, a compromissos.

Nesta quinta, por exemplo, o presidente da República tirou a máscara em meio a uma aglomeração de pessoas, durante evento oficial em aeroporto no Piauí.

Também nesta quinta, o Palácio do Planalto informou que a primeira-dama Michelle Bolsonaro está com Covid-19.

Em nota, a Presidência disse ainda que o estado de saúde de Michelle é bom e que ela seguirá "todos os protocolos estabelecidos" para tratamento da doença.


"A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para Covid-19 nesta quinta-feira, 30. Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República", diz a nota divulgada pela Presidência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Beto Carrero World diz que vai mudar de nome

O Beto Carrero World, localizado em Penha, no Litoral Norte catarinense, anunciou numa rede social nesta quinta-feira (30) que vai mudar de nome. Ao G1, a assessoria de imprensa do parque temático não informou se mudança é temporária ou definitiva e disse que vai dar mais detalhes a respeito somente nesta sexta-feira (31). O novo nome não foi divulgado.

Com mais de 2 milhões de visitantes por ano, Beto Carrero World é uma das principais referências do setor no país  — Foto: Divulgação
Com mais de 2 milhões de visitantes por ano, Beto Carrero World é uma das principais referências do setor no país — Foto: Divulgação

Inaugurado há 28 anos, o Beto Carrero World tem mais de 100 atrações e tem uma média anual de 2,2 milhões de visitantes, segundo a assessoria.

O parque ficou fechado por causa da pandemia do novo coronavírus por mais de dois meses e reabriu no dia 12 de junho, com regras sanitárias e público inferior a 50% da capacidade. Porém, recentemente recebeu críticas por causa do número de pessoas que acompanhavam shows na arquibancada externa, sem respeito ao distanciamento mínimo.

Antes de reabrir, um vídeo publicado nas redes sociais do Beto Carrero World também causou polêmica ao dizer que respeitava a vontade de quem queria sair de casa em meio à pandemia e que queria "voltar a viver".

Fonte: G1
Leia Mais ››