quarta-feira, outubro 11, 2023

Hotéis do Rio Grande do Norte esperam ocupação de 84% dos leitos no feriado da padroeira do Brasil

Morro do careca Hotel hotelaria movimentação hoteleira turistas Praia de Ponta Negra, em Natal RN RIo Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Os hotéis do Rio Grande do Noste estimam uma ocupação de 84,27% dos leitos disponibilizados pelo setor para o feriadão que se inicia nesta quinta-feira (12), dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.


Embora o feriado caia em uma quinta-feira, vários órgãos públicos terão ponto facultativo na sexta-feira (13), garantindo quatro dias de folga para várias famílias.


De acordo com Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis no RN (ABIH-RN), os números mostram uma recuperação no turismo do estado.



"Nossos hotéis vão receber visitantes de todas as partes do mundo neste feriadão, isso é muito bom para a economia do estado. Os dados já começam a melhorar, revelando que o nosso trabalho de divulgação e promoção do destino tem se mostrado eficaz", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potiguares embarcam de Israel para o Brasil em voo da FAB

Segunda parte do grupo de potiguares deixa Israel em voo da FAB — Foto: Cedida

Um grupo com 13 potiguares que estava em Tel Aviv, embarcou no início da tarde desta quarta-feira (11) deixando Israel. A outra parte deste grupo, composta por 12 pessoas, conseguiu deixar o país em um voo para a Espanha na segunda-feira (9).


Segundo informações da Arituba Turismo, agência organizadora da viagem, a segunda parte do grupo decolou às 12h28 de Tel Aviv em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) direto para o Rio de Janeiro. O grupo está previsto chegar em Natal, nesta quinta-feira (12), às 15h15.


"O olho tá bem pequenininho de tanto chorar! É uma sensação muito estranha de felicidade e muita tristeza ao mesmo tempo. Essa foto registra o valor do pertencimento", relatou a potiguar Lilian Lins, em publicação no Instagram.


Nutricionista potiguar relata sensação de felicidade e tristeza ao deixar Tel Aviv — Foto: Redes sociais


Os potiguares foram inscritos na lista prioritária do Palácio do Planalto, que anunciou apoio com o envio de aviões de repatriação para que os brasileiros deixem a área de guerra em Israel.


O grupo com 25 pessoas foi a Tel Aviv para cumprir uma viagem de peregrinação, sob a liderança espiritual do Padre Francisco. De lá, seguiriam para Jerusalém. A viagem terminaria no dia 17 de outubro. Porém, com a situação de conflito na região, o grupo de passageiros decidiu suspender a viagem e retornar ao Brasil.


Segunda parte do grupo de potiguares deixa Israel em voo da FAB — Foto: Cedida


Guerra declarada após ataques

No sábado (7), o Hamas lançou foguetes contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza, enquanto homens armados invadiam o território israelense por terra, ar e mar. Em seguida, os israelenses revidaram e declararam estado de guerra.


O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, chegou a dizer que a Faixa de Gaza pagaria um "preço pesado, que vai mudar a realidade de gerações".


Cerca de 123 mil pessoas foram internamente deslocadas dentro da Faixa de Gaza, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). A agência da ONU afirmou ainda que existem relatos de escassez de alimentos na região.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Viatura do comandante da Guarda Municipal de Mossoró é alvo de tiros durante a madrugada

Viatura do comandante da Guarda Municipal de Mossoró é alvo de ataque a tiros — Foto: Redes sociais

Uma viatura descaracterizada utilizada pelo comandante da Guarda Municipal de Mossoró, no Oeste Potiguar, foi atingida por diversos tiros na madrugada desta quarta-feira (11) no bairro Sumaré. Não tinha ninguém no carro.


O veículo, um volkswagen gol branco, estava estacionado em frente a uma residência no momento dos tiros. A ocorrência foi registrada por volta das 3h da manhã. Até o momento não há informações sobre suspeitos e o motivo para o ataque.


"Fui avisado pelos vizinhos logo no início da manhã, enquanto ainda me organizava para ir trabalhar. Já registrei o boletim de ocorrência e vou contar com o apoio das forças de segurança de Mossoró para identificar os responsáveis por esses tiros", afirmou Thiago Fernandes, comandante da Guarda no município.


Viatura do comandante da Guarda Municipal de Mossoró é alvo de ataque a tiros — Foto: Redes sociais


Segundo ele, o veículo é institucional do município e está cedido para deslocamento do comandante ao trabalho.


De acordo com a Polícia Civil, será solicitada uma perícia ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para instauração do inquérito de investigação do caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três municípios do RN são reconhecidos como destinos com turismo responsável

Os municípios de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi foram premiados nesta segunda-feira (9), na 9ª edição do concurso global “TOP 100 Good Practice Stories”. A iniciativa é promovida pela organização holandesa Green Destinations, que tem como objetivo destacar e premiar 100 histórias de boas práticas que inspiram líderes do turismo responsável em todo o mundo. Do ranking mundial, oito cidades brasileiras foram eleitas, sendo três do Rio Grande do Norte.



As histórias dos municípios potiguares foram premiadas mundialmente por demonstrar inovação e impacto positivo em suas ações, além de atingir pelo menos 60% de conformidade com os principais critérios de sustentabilidade, reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).


A lista das 100 melhores histórias resultantes do concurso foi divulgada em Tallinn, Estônia, durante a Conferência Anual da Green Destinations.  A divulgação ocorreu em um evento transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Green Destinations, garantindo visibilidade global às histórias premiadas.


Ao todo, oito destinos brasileiros foram premiados, são eles:


Apodi - RN

São Miguel do Gostoso - RN

Tibau do Sul - RN

Bom Jardim da Serra - SC

Bombinhas - SC

Itá - SC

Navegantes - SC

Urubici - SC


DEL Turismo


Todas as cidades brasileiras premiadas fazem parte do Programa DEL Turismo, que visa impulsionar a economia local, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade. No Rio Grande do Norte, a iniciativa é implantada pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac.


“Mais uma vez, o DEL Turismo projeta o nome do Rio Grande do Norte no cenário internacional. Este é o quarto ano consecutivo com presença de municípios potiguares nessa premiação, um feito que não somente nos orgulha, mas também nos enche de esperança de que, a partir dessa divulgação mundial, possamos atrair cada vez mais turistas ao nosso estado”, comemorou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.


Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Grupo de 13 potiguares deve deixar Israel nesta quarta-feira, afirma agência

Os 13 potiguares que foram à Israel em peregrinação têm previsão de sair do País na manhã desta quarta-feira (11), de acordo com Agência de Viagens Arituba, mesmo que sem destino ou horário de voo definido. Ainda nesta segunda-feira (9), outras 12 pessoas conseguiram deixar o País do Oriente Médio com destino a Espanha.


Grupo embarcou em Natal com destino a Tel Aviv


Em nota, a agência disse que mantém comunicação com o Consulado e a Embaixada, “assegurando o nosso firme compromisso de priorizar o bem-estar e a segurança de nossos clientes em todas as etapas da viagem”.


O alto fluxo de pessoas que estão tentando deixar Israel e as limitações do aeroporto de Tel Aviv dificultou a saída dos potiguares. Entre os remanescentes estão o Padre Francisco e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH), Abdon Gosson. 


Em comunicado publicado na segunda-feira, a empresa que realiza o passeio reforçou que está prestando toda a assistência aos turistas potiguares. Apesar do conflito no país, a cidade onde está um grupo de potiguares não foi alvo de ataques ou conflitos.


Entenda


Mais de mil mortos e 4 mil feridos já foram contabilizados, desde a ofensiva do grupo terrorista palestino, no sábado (7). Segundo o jornal The Washington Post, as Forças Armadas de Israel planejam ataques terrestres em massa massivos em Gaza nas próximas 48 horas.


Dentre os mortos, estão dois brasileiros:  Bruna Valeanu e Ranani Nidejelski Glazer.


A família da brasileira Bruna Valeanu, de 24 anos, confirmou, nas redes sociais, que a estudante foi morta durante a série de ataques que o grupo Hamas deflagrou contra o território palestino. Seu corpo foi identificado pelas autoridades israelenses entre as vítimas do ataque do Hamas a um festival de música eletrônica que acontecia no sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza.


Mais cedo, o Itamaraty já tinha confirmado a morte de outro brasileiro Ranani Nidejelski Glazer. Gaúcho, Glazer tinha 24 anos e também estava no mesmo festival de música onde Bruna foi assassinada.


Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Avião da FAB com 1º grupo de brasileiros resgatados em Israel pousa em Brasília

Passageiros brasileiros em voo da FAB que partiu de Israel — Foto: Reprodução/GloboNews

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estava em Israel, pousou em Brasília durante a madrugada desta quarta-feira (11). O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira (10), durou cerca de 14 horas.


A aeronave KC-30 deixou Israel com 211 passageiros. Até domingo (15), outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região, segundo o Itamaraty.


A GloboNews apurou que o governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos.


Os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Acesse clicando aqui.



Veja, a seguir, os próximos voos programados:


Terça-feira (10): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa à 1h de quarta-feira (11) em Brasília.

Quarta-feira (11): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

Quinta-feira (12): avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).

Sexta-feira (13): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

Sábado (14): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

Após a chegada ao Brasil, os passageiros serão transportados até seus destinos finais de forma gratuita. O governo informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.


No caso dos brasileiros que estão em territórios palestinos, ainda não há uma confirmação sobre a organização de voos de resgate. Isso acontece devido às dificuldades logísticas e de segurança.


No entanto, o Itamaraty já anunciou que alugou um ônibus para retirar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O governo aguarda uma autorização do Egito para conduzir a operação.



O Ministério das Relações Exteriores disponibilizou contatos de emergência para auxiliar brasileiros que estão no Oriente Médio. Veja a seguir:


Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510

Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858

Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610


O que aconteceu em Israel?

▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes.


Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.

Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.


▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.


"Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.

"O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu."

Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta terça-feira, que mais de 2.100 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 900 mortes de palestinos.


▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.


Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km².

Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).

Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.


▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.


Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Seus dados do Auxílio Brasil vazaram? Instituto abre consulta para checar; veja o passo a passo

Auxílio Brasil — Foto: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo

O Instituto de Defesa da Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação, conhecido como Instituto Sigilo, abriu uma página na internet para que os beneficiários do antigo Auxílio Brasil consultem se tiveram seus dados vazados em 2022. (veja mais abaixo como fazer)


A iniciativa veio após a Justiça determinar, no mês passado, que a Caixa Econômica Federal e a União indenizem em R$ 15 mil cada pessoa que teve seus dados usados indevidamente. A decisão foi proferida em 1ª instância e, portanto, cabe recurso.


A estimativa, conforme a ação movida pelo instituto, é que cerca de 4 milhões de brasileiros tenham tido informações vazadas em outubro de 2022, ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).



Vale lembrar que o Auxílio Brasil substituiu o Bolsa Família durante a gestão Bolsonaro. Em 2023, foi rebatizado para Bolsa Família após a eleição de Lula (PT).


Segundo o processo judicial, estão entre os dados vazados o endereço completo, o número de celular e a data de nascimento dos beneficiários. (veja mais abaixo)


Em nota, a Caixa disse que recorreu da decisão e afirmou não ter identificado vazamento de dados sob sua guarda. Reforçou ainda que possui infraestrutura adequada à manutenção da integridade de sua base de dados.


Como consultar?


O primeiro passo é clicar em 'Conferir se eu tenho direito!'. — Foto: Reprodução

O presidente do Instituto Sigilo, Victor Hugo Pereira Gonçalves, explica que o primeiro passo é entrar no site www.sigilo.org.br e clicar em "Conferir se eu tenho direito!".


Em seguida, é preciso preencher um formulário com nome completo, e-mail, CPF e telefone do beneficiário, além de ler a política de privacidade e os termos de uso. É opcional que, durante a consulta, o beneficiário se associe à ONG.


Segundo passo é preencher os dados e ler os termos de uso. — Foto: Reprodução


"Nossa base de dados está protegida. Temos uma verificação de segurança que torna esses dados anonimizados e só podem ser vistos dentro do nosso sistema", explica Victor Hugo.


Após confirmar as informações, caso o beneficiário não esteja na base de dados vazados, irá aparecer na tela a mensagem "Você não está elegível". Do contrário, aparecerá "Você está elegível".


Nesse último caso, a orientação é que o beneficiário espere. Isso porque, apesar de decidido em 1ª instância, o processo ainda está sendo julgado, explica Victor Hugo.



"Ainda não transitou em julgado. A ação vai continuar, com direito a recursos. A orientação é que a pessoa siga acompanhando nossos e-mails e nosso site, que vamos seguir informando até o fim da ação."


Após a conclusão do processo, cada beneficiário deverá seguir com o apoio de seu próprio advogado.


Decisão em 1ª instância

Além da Caixa e da União, a ação movida pelo Instituto Sigilo também tem como réu a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).


O juiz Marco Aurelio De Mello Castrianni, da 1ª Vara Cível Federal de São Paulo, afirmou que as instituições deveriam ter zelado pela proteção dos beneficiários do programa, "o que não ocorreu".


"Essas pessoas tinham a confiança nos corréus de que seus dados seriam resguardados, conforme dispõe a legislação. Ademais, o acesso de tais dados por terceiros com finalidades fraudulentas e de má fé também poderá causar mais prejuízos a essas vítimas", escreveu o magistrado.


Segundo o processo, um correspondente bancário teria vazado informações pessoais dos beneficiários, como endereço completo, número de celular, data de nascimento e valor recebido pelo auxílio, além do Número de Identificação Social (NIS) e CadSUS.


O Instituto Sigilo, autor da ação, destacou na peça que a quantidade de dados vazados corresponde a 20% dos beneficiários do Auxílio Brasil, e que o objetivo seria usá-los para a venda de produtos financeiros, principalmente o crédito consignado. A ONG teve como base dados e reportagem publicada pelo site "The Brazilian Report".



Em nota, a Dataprev afirmou que já adotou as medidas judiciais cabíveis e ressaltou que não reconhece o vazamento de dados citado na ação, "tendo em vista que não houve registro desse tipo de incidente em seus sistemas".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Monitora entrou na frente de criança para evitar mais vítimas em escola de MG: ‘Heroína’, diz irmã

A monitora de uma das vans que buscava crianças no colégio em que um aluno morreu após ser esfaqueado e três pessoas ficaram feridas, nesta terça-feira (10), em Poços de Caldas (MG), entrou na frente de uma estudante para evitar mais vítimas na escola. Ela conseguiu salvar uma adolescente, mas acabou atingida no peito.


A irmã da vítima, a esteticista Lívia Amina da Silva Consolini, disse que a monitora foi uma heroína ao salvar a crianças e outros estudantes no momento em que o suspeito agia na escola.


“Como ela é monitora de van, quando viu a coisa acontecer, começou a colocar as crianças para dentro das vans, sem saber de quem eram as vans. Uma criança ela não conseguiu [colocar na van], ai quando ele [suspeito] veio para acertar uma menininha, ela jogou a criança e entrou na frente dela. Ela foi heroína e muito corajosa”, disse a irmã.


Vítimas esfaqueadas em escola foram levadas para a Santa Casa de Poços de Caldas (MG) — Foto: Marcos Corrêa

Lívia disse que a irmã sofreu uma facada superficial na região no peito, está em observação, fez tomografia e está em observação na Santa Casa de Poços de Caldas. Ela destacou, ainda, que a monitora tentou ligar para a mãe no momento em que o caso acontecia no colégio.


“Na hora que aconteceu, ela ligou para minha mãe. Ela falou para minha mãe, mas ela achou que era brincadeira. Só que ela começou a escutar as crianças gritando e ela não falava mais nada”, falou.

“[Minha mãe então me ligou e] Quando eu atendi o telefone, minha mãe estava chorando. Ela falava: ‘a Laura, a Laura, a Laura foi esfaqueada’. Na hora, entreguei o celular para minha amiga, comecei a ficar desesperada, eu não conseguia falar”, completou.


Adolescente morre e três pessoas ficam feridas após serem esfaqueadas na saída de colégio particular em Poços de Caldas (MG) — Foto: Marcos Corrêa


Alunos esfaqueados

Um adolescente morreu e três pessoas ficaram feridas após serem esfaqueadas na saída de um colégio particular de Poços de Caldas. Um suspeito, menor de idade e ex-aluno da escola, foi apreendido.


De acordo com a Polícia Militar, duas vítimas foram socorridas imediatamente para o pronto-socorro em estado grave, mas uma delas, um menino de 14 anos, identificado como Leonardo Willian da Silva, não resistiu aos ferimentos. A assessoria da Santa Casa confirmou a informação.


Leonardo Willian da Silva morreu após ser esfaqueado em Poços de Caldas (MG) — Foto: Redes sociais


Um adolescente de 13 anos foi socorrido em estado grave. Já duas adolescentes sofreram ferimentos leves.


Uma equipe da Polícia Civil foi encaminhada ao local para iniciar as investigações sobre o caso.



Pelas redes sociais, o Colégio Dom Bosco informou que as aulas estão suspensas e só retornam na próxima segunda-feira (16).


Notas da prefeitura e da Câmara

Em nota, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disse que é solidária a toda comunidade escolar da Escola Profissional Dom Bosco, neste momento de dor e consternação, especialmente às famílias dos alunos atingidos. A Prefeitura também informou que está à disposição no atendimento por meio dos serviços de emergência e rede de saúde, Secretaria Municipal de Educação e Defesa Social.


A Prefeitura de Poços de Caldas informou que vai decretar luto oficial de três dias no município devido ao ocorrido. As festividades em comemoração ao Dia das Crianças também foram suspensas.


A Câmara Municipal de Poços de Caldas, também por meio de nota, manifestou solidariedade a toda comunidade da Escola Dom Bosco, professores, alunos e familiares pelos trágicos acontecimentos ocorridos na instituição.


Fonte: g1

Leia Mais ››