segunda-feira, outubro 09, 2017

Mulher é morta pelo ex-companheiro dentro da viatura da polícia

Uma atendente de 30 anos foi assassinada pelo ex-companheiro dentro de uma viatura da Polícia Militar na noite de sábado (07). O casal era levado de Pavão (MG) para a delegacia de Teófilo Otoni (MG) quando o crime aconteceu. Os dois eram conduzidos após uma denúncia da vítima, Laís Andrade Fonseca, que descobriu que o homem tinha instalado uma câmera dentro do banheiro da casa dela.

Quase ao fim do trajeto – de aproximadamente 96 quilômetros – o homem, de 34 anos, atacou a mulher com uma faca, depois golpeou o próprio pescoço e saltou da viatura. Ele foi capturado e preso, já a atendente não resistiu aos ferimentos e morreu ainda dentro do veículo.

Os militares começaram a acompanhar o caso depois que a atendente chegou ao quartel da PM, em Pavão (MG), para registrar a denúncia. Ela descobriu que a câmera estava instalada no banheiro da casa e que as imagens eram gravadas em tempo real na CPU de um computador, localizada na laje do imóvel.

A mulher temia que o homem pudesse divulgar as imagens dela e, principalmente, do filho, de 8 anos, que usa com frequência o banheiro. Os equipamentos foram entregues aos militares. Ao ser questionado, o homem disse que instalou os aparelhos porque desconfiava que a mulher estaria em um novo relacionamento.

Segundo a Polícia Militar, ao finalizar o boletim de ocorrência, a vítima não teria manifestado interesse em fazer uma representação criminal contra o companheiro, mas mudou de ideia. De acordo com a PM, isso aconteceu após uma orientação do delegado de plantão em Teófilo Otoni de levar o casal e os equipamentos eletrônicos para a delegacia.

Ainda segundo os militares, o casal foi colocado no banco traseiro da viatura e dormiu na maior parte da viagem. Ao chegar no perímetro urbano de Teófilo Otoni, ainda na BR-116, os policiais foram surpreendidos com o ataque. O homem deu uma facada no pescoço da mulher, depois esfaqueou o próprio corpo e pulou da viatura em movimento. Ele foi detido e após ser atendido por uma equipe do SAMU, foi encaminhado ao presídio . Já a mulher morreu antes de receber os atendimentos médicos.

O G1 não conseguiu contato com o comando da Polícia Militar em Teófilo Otoni para se pronunciar sobre o caso, mas, por telefone, o delegado da Polícia Civil de plantão neste domingo (08), Eduardo Gil, esclareceu como o homem conseguiu entrar armado na viatura. “Ele passou por uma busca pessoal, com é feito de praxe, mas antes de seguir viagem pediu para passar em casa para pegar alguns documentos. Foi neste momento que ele pegou uma faca e escondeu dentro do tênis. Situação que não foi notada pelos militares, nem pela ex-companheira”, explicou.

Ainda segundo o delegado, durante os fins de semana e feriados funciona o esquema de plantão regionalizado. Tabalha apenas a principal unidade da Polícia Civil de determinada região. Desta forma, em casos de flagrantes nas cidades que compreendem esta região, os envolvidos precisam comparecer à delegacia regional para prestar depoimento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Escola é arrombada pela terceira vez este ano no interior do RN

Grades foram arrancadas pelos criminosos na escola estadual em Canguaretama (Foto: Cedida)A Escola Estadual Guiomar Vasconcelos, que fica em Canguaretama, interior do Rio Grande do Norte, foi arrombada pela terceira vez somente este ano. A informação foi confirmada pela diretora da instituição, Genoveva Virgínia. Além disso, a escola também foi invadida duas vezes por criminosos que assaltaram alunos.
A última ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo (8). Ainda de acordo com Genoveva Virgínia, o bandido levou dois botijões de gás e algumas garrafas. Contudo promoveu “grande” destruição do lado de dentro. Armários e portas foram destruídos, além de grades e janelas. “Foi destruidor”, exclamou a diretora.
Na outras duas invasões, os criminosos fizeram estragos semelhantes, segundo conta Genoveva Virgínia. Em duas oportunidades, homens entraram na escola para assaltar os estudantes. “Uma vez com faca e a outra com uma arma de fogo”, detalha.
Abordaram os alunos, levaram pertences e fugiram. Ninguém foi preso, assim como não houve prisões relativas aos arrombamentos.
Outras escolas invadidas
A Escola Estadual Fabrício Maranhão, em Canguaretama, foi arrombada duas vezes em menos de uma semana no mês de julho passado. De acordo com o diretor da escola, Valmir Paiva, os arrombadores conseguiram arrancar grades de ferro e quebraram as portas de algumas salas. No primeiro caso, foi levado um notebook. O prejuízo da segunda vez foi maior: roubaram três notebooks, dois aparelhos de som, bolsas dos projetores multimídia, duas câmeras fotográficas e até a merenda.
Segundo Edigleide Souza, professora das redes estadual e municipal, a Escola Municipal Mozart Calafange, no mesmo município, também foi alvo dos criminosos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em veículos diferentes, mulher vê o próprio marido ter carro roubado em Natal

Vídeo flagra assalto em Natal, nesta segunda-feira (9) (Foto: Reprodução)
Uma câmera de vigilância flagrou o momento que dois criminosos assaltaram um motorista e levaram seu carro, na manhã desta segunda-feira (9), em Natal. O homem havia acabado de estacionar ao lado de um canteiro no bairro Lagoa Nova. A esposa dele, que vinha no veículo de trás e também tinha estacionado, viu toda a ação.
O crime aconteceu às 9h43. Após o assalto, o casal correu para a calçada.
Nenhum suspeito foi preso até o momento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF pede prisão de Nuzman por tempo indeterminado

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman chega na sede da Polícia Federal após ser preso no Rio de Janeiro (Foto: Bruna Kelly/Reuters)O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta segunda-feira (9) a prisão preventiva de Carlos Arthur Nuzman, presidente afastado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ele está preso desde quinta-feira (5) e o prazo para a prisão temporária, de cinco dias, terminaria nesta segunda.
Se convertida em preventiva, a detenção se dará por tempo indeterminado. O pedido será analisado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.
De acordo com o pedido do Ministério Público Federal, a possibilidade de Nuzman responder às acusações em liberdade "é medida absolutamente insuficiente para impedir que atue no sentido de interferir na produção de provas".
O pedido recente de cooperação internacional com a Suíça, para identificar o patrimônio ocultado de Nuzman em um cofre em genebra, também aparece como elemento para que os procuradores tenham pedido a transformação da prisão em preventiva. "A diligência em questão pode ser evidentemente prejudicada pelo acesso ao referido cofre e movimentação dos bens lá armazenados", argumenta o texto.
Em outro momento do texto, fica claro que Nuzman utilizou dinheiro da Rio 2016 para pagar o escritório de Nélio Machado, seu advogado. Em e-mail mandado em 25 de setembro de deste ano, portanto após ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento, Nuzman afirma que a Diretoria Estatutária do Comitê Rio 2016 determinou aprovação do contrato de prestação de serviço com o escritório de advocacia, no valor de R$ 5,5 milhões.
A deliberação para aprovação ou não ocorreria apenas dois dias depois. O documento, segundo o pedido dos procuradores, prova que Nuzman "continua a atuar em benefício próprio, usando os instrumentos do Comitê Olímpico Brasileiro, bem como sua influência sobre as pessoas que lá trabalham".
Prorrogação de prisão temporária
Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Rio também pediram a prorrogação da prisão temporária de Leonardo Gryner, braço-direito de Nuzman e ex-diretor do COB e do Comitê Rio 2016. Ele também foi preso na segunda fase da operação "Unfair Play" (jogo sujo, do inglês), na quinta.

Segundos os investigadores, Nuzman e Gryner intermediaram o pagamento de propinas para que o Rio fosse escolhido a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Também estão envolvidos no esquema, investigado em cooperação com procuradores da França, o ex-governador Sérgio Cabral, preso desde novembro, e o empresário Arthur Soares, o "Rei Arthur", que está foragido.
O pedido de prisão foi feito pelo MPF após uma tentativa de ocultação de bens no último mês, de acordo com os procuradores. Entre as ações, Nuzman teria tentando regularizar, com uma retificação de declaração à Receita Federal, valores em espécie e 16 quilos em barras de ouro, que estariam guardados em um cofre na Suíça.
A ação é um desdobramento da "Unfair Play", uma menção a jogo sujo e que é mais uma etapa da Lava Jato no Rio. Os presos serão indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após novo tiroteio, polícia encontra dois corpos na Rocinha

A Polícia Militar encontrou corpos de duas pessoas na Rocinha na manhã desta segunda-feira (9). Segundo a corporação, os cadáveres estavam na Rua Um e foram encontrados após mais um tiroteio registrado na comunidade. Conforme informou o RJTV, por volta do meio dia, equipes da Divisão de Homicídios eram aguardadas no local.
Desde o começo da manhã, homens do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam uma operação na Rocinha. O tiroteio ocorreu por volta de 11h. A polícia não informou onde exatamente ocorreu o confronto.
No domingo (8), intenso tiroteio também foi registrado na Rua Um entre agentes do Batalhão de Choque e criminosos, conforme divulgado pela PM. Moradores, no entanto, relatam confrontos em vários locais da comunidade.

Vítimas de balas perdidas
Desde a saída das Forças Armadas da Rocinha, ao menos três moradores da comunidade foram atingidos por balas perdidas. Durante os tiroteios registrados no domingo, o vendedor de roupas, Egberto Fernandes Queiroz, de 22 anos, morador da comunidade, foi atingido por uma bala perdida dentro de casa. O tiro atingiu o ombro direito do rapaz enquanto ele tomava banho para ir ao trabalho, no Barra Shopping.
Egberto foi socorrido por amigos e levado ao Hospital Miguel Couto no fim da manhã. Pouco antes das 17h, o jovem, que não precisou ser operado, teve alta do hospital e não quis dar entrevista.

Egberto foi baleado na Rocinha (Foto: Cássio Bruno/G1)

A mãe do rapaz, Evanilde Brito Fernandes, de 46 anos, está abalada, mas aliviada em ver o filho fora de perigo. "É um momento delicado. Mas ele está bem, graças a Deus. É o nosso Brasil", desabafou.
"Apesar da gente morar na Rocinha, a gente nunca imagina que possa acontecer com a nossa família", disse o irmão da vítima, Geovani Fernandes, de 20 anos.
No sábado (7), outro morador da Rocinha foi baleado durante tiroteio entre policiais militares e traficantes. Após a troca de tiros, um menor de idade foi reconhecido e apreendido pelos PMs. O episódio aconteceu um dia após confrontos deixarem quatro vítimas na comunidade.
Na sexta (6), a vítima foi uma adolescente de 16 anos, que também foi atingida por uma bala perdida dentro de casa. Nicolly de Almeida Tavares foi ferida por um tiro nas costas. Ela foi internada no Hospital Miguel Couto, no Leblon, e seu estado de saúde era considerado estável.
Em entrevista ao G1 na sexta-feira, a mãe da adolescente, Samantha, disse que, embora aliviada por a filha não ter sido ferida com gravidade, ficou “arrasada”.
"É muita tristeza, cara, porque a gente acha que nunca vai acontecer com a gente, né? Mas, enfim, arrasada. Esse é o sentimento, e a gente não sabe quando isso vai parar. Estamos à mercê disso aí", desabafou a mãe de Nicolly.
Um tiroteio no mesmo horário em que Nicolly foi baleada entre agentes do Batalhão de Choque e traficantes deixou dois suspeitos mortos. Eles chegaram a ser levados para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiram e morreram.
Um terceiro suspeito baleado deu entrada à tarde na unidade. Segundo a PM, homens do Batalhão de Ações com Cães (BAC), em patrulhamento na localidade do Valão, trocaram tiros com criminosos. O ferido portava uma pistola 9mm, apreendida. O suspeito foi carregado em um carrinho de mão até a viatura, onde foi colocado na caçamba e levado ao hospital.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jogador do Sport é detido sob suspeita de agredir ex-noiva no Recife

Atacante Juninho, do Sport, é suspeito de agredir a ex-noiva no Recife (Foto: Reprodução TV Globo)
O jogador de futebol Edmar Ribeiro da Costa Júnior, conhecido como Juninho, de 18 anos, do time principal do Sport Club do Recife, foi detido, nesta segunda-feira (9), sob suspeita de agredir a ex-noiva, durante a madrugada.
De acordo com a vítima, que preferiu não ser identificada, o atleta a ameaçou com uma faca e a trancou em um dos quartos do seu apartamento, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, após agredi-la. Ela esteve na Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, acompanhada pela mãe.
Revelado nas categorias de base do Sport, o atacante Juninho é alvo de dois Boletins de Ocorrência, segundo a delegada Ana Elisa Sobreira. “Estamos investigando o caso e analisando provas e elementos para ter certeza do crime. Ele ainda está sendo ouvido e nega [as acusações]. A gente tem que analisar isso, porque é a versão dele contra a dela”, pontuou.
Um dos boletins é datado do dia 17 de agosto deste ano, quando o jogador teria agredido a ex-noiva com socos no estômago. Segundo a vítima, ela não teria seguido com as acusações a pedido dos pais e do empresário de Juninho. A jovem morava com atleta há cinco meses. O relacionamento chegou ao fim há três dias, de acordo com a mãe da vítima.

Ex-noiva diz que Juninho a ameaçou com uma faca (Foto: Renato Ramos/TV Globo)
Ex-noiva diz que Juninho a ameaçou com uma faca (Foto: Renato Ramos/TV Globo)

Na madrugada desta segunda, as ameaças e a agressão ocorreram após os dois se encontrarem numa festa. No local, Juninho teria se aproximado da ex-noiva e a chamado para conversar em seu apartamento.
“Ele já tinha bebido muito e eu não queria ir sozinha, por medo”, diz. Ainda segundo a jovem, ele a teria convencido a seguir até o imóvel, ao falar que levaria um amigo. A primeira agressão teria ocorrido assim que chegaram ao local, na portaria do prédio.
“Ele me deu o primeiro tapa no rosto, ainda na portaria. Subimos para o apartamento, ele me ameaçou com uma faca e trancou a porta do quarto. Disse que eu deveria ficar amordaçada, sem rede social, sem contato com ninguém. Então, disse que ia me matar, se eu não cumprisse”, fala.

Delegacia da Mulher, em Santo Amaro, área central do Recife (Foto: Renato Ramos/TV Globo)

A ex-noiva disse, ainda, que só conseguiu se desvencilhar dele, porque o amigo o segurou. “Eu gritei por socorro com todas as forças que tenho. Uma vizinha chegou a ver e ligou para a portaria. Eu saí correndo”, completa.
Juninho é natural da cidade de Amarante (PI) e atua como atacante no time. Por telefone, a assessoria de imprensa do clube informou que vai se inteirar sobre o assunto para se pronunciar ao longo do dia.
O advogado do jogador, Ernesto Cavalcanti, defende que o seu cliente é inocente das acusações. Ele declarou que todo o ocorrido foi uma obra fantasiosa da ex-noiva.
"Juninho foi interceptado por ela ao sair da casa de eventos. Ela insistiu em querer conversar com Juninho, que a levou para casa. Lá conversaram, dormiram juntos. Ao amanhecer, ela insistiu em ficar com Juninho, que disse que havia outra pessoa. Ela insistiu que ele mandasse uma mensagem para acabar com essa pessoa, mas Juninho disse que não. Aí ela disse que ia acabar com a vida e a carreira dele. Chamou a polícia e criou essa fantasia dizendo que ele a agrediu", alegou o advogado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia descobre cemitério clandestino em SP

Imagens feitas por policiais do cemitério clandestino em Mauá (Foto: Divulgação/Deic)
Policiais civis descobriram um cemitério clandestino em Mauá, no ABC, nesta segunda-feira (9). A suspeita é de que quatro corpos estejam enterrados no local, uma área de mata.
Segundo agentes do Departamento Estadual de investigação Criminais (Deic), as vítimas teriam sido executadas no fim do mês passado por desavenças com uma organização criminosa.
De acordo com o delegado Antônio José Pereira, titular da 1ª Delegacia Patrimônio (Investigações de Roubo e Latrocínio), todos teriam sido executados e enterrados na mesma vala em uma área no Jardim Itasussu.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Mauá foram acionadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Trump quer muro na fronteira e repressão a menores por acordo de imigração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu ajudar a proteger os jovens levados ilegalmente ao país na infância, os chamados "dreamers", pediu no domingo (8) que qualquer acordo de imigração inclua o financiamento de um muro na fronteira com o México.
Em uma lista de "princípios" apresentados em documentos divulgados pela Casa Branca, o governo Trump também pressionou pela repressão a menores desacompanhados que entram nos EUA, muitos deles saídos da América Central.
O plano, que foi entregue aos líderes do Congresso na noite de domingo, foi logo rejeitado pelos democratas, que buscam uma solução legislativa para o programa de proteção a crianças que entraram ilegalmente nos EUA com seus pais, que Trump encerrou no mês passado.
"O governo não pode estar falando sério a respeito de uma concessão ou ajuda aos 'dreamers' se começar com uma lista que é uma anátema para os 'dreamers', para a comunidade imigrante e para a grande maioria dos americanos", disseram a líder democrata na Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e o líder democrata no Senado, Chuck Schumer.
"A lista inclui o muro, que foi descartado explicitamente nas negociações. Se o presidente estava falando sério sobre proteger os 'dreamers', seus funcionários não fizeram um esforço de boa fé para isso", disseram em um comunicado.
A gestão Trump quer que a 'lista de desejos' seja a base da reforma imigratória no Congresso e acompanhe um projeto de lei de substituição do programa do ex-presidente Barack Obama que protegeu quase 800 mil "dreamers" da deportação e lhes permitiu obter vistos de trabalho.
Se adotadas, as prioridades da Casa Branca poderiam resultar na deportação dos pais dos "dreamers".
As propostas enfatizam a vigilância da imigração e incluem um pedido de fundos para contratar mais 370 juízes de imigração, mil advogados para a Agência de Imigração e Aduana (ICE, na sigla em inglês), 300 procuradores federais e mil agentes adicionais da ICE para aplicar as leis de imigração.

"Estas prioridades são essenciais para mitigar as consequências legais e econômicas de qualquer concessão de status a beneficiários do programa", disse o diretor de assuntos legislativos de Trump, Marc Short, aos repórteres em uma coletiva por telefone. A Casa Branca deixou claro que não defenderá a concessão de cidadania ou de qualquer legalização da situação dos "dreamers" em um eventual acordo.
Trump disse ao Congresso que este tem seis meses para propor uma legislação para ajudar os "dreamers", que são uma fração dos 11 milhões de imigrantes ilegais no país, a maioria deles hispânicos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeita afastada de Santa Luzia deixa prisão e é monitorada por tornozeleira

Roseli Pimentel, prefeita de Santa Luzia (Foto: Reprodução/TV Globo)
A prefeita afastada de Santa Luzia, Roseli Ferreira Pimentel (PSB), deixou a penitenciária Estevão Pinto, em Belo Horizonte, neste sábado (7), depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu prisão domiciliar a ela. A política foi presa no início de setembro, por suspeita de envolvimento na morte de um jornalista em agosto do ano passado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), a prefeita é monitorada por meio de tornozeleira eletrônica. O advogado dela, Marcelo Leonardo, informou ao G1 que havia pedido ainda no habeas corpus o cancelamento do afastamento da política da Prefeitura de Santa Luzia, mas o pedido não foi julgado.
A prefeita afastada estava presa no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, desde o dia 7 de setembro. Ela é suspeita de envolvimento na morte do jornalista Maurício Campos Rosa, do jornal "O Grito". O crime foi em agosto do ano passado.
Segundo a polícia, a prefeita pagou R$ 20 mil pela execução do assassinato e para isso cometeu outro crime: peculato. As investigações apontam que o dinheiro saiu da prefeitura, por meio de uma nota fiscal que simulou a compra de três toneladas de mamão para merenda escolar.
Em setembro, a assessoria Executivo municipal informou que a prefeita afastada não está recebendo salário e que o vice, Fernando César de Almeida Nunes Rezende (PRB), assumiu a administração do município.

Prefeita de Santa Luzia, Roseli Pimentel (PSB), é presa e levada para o IML (Foto: Reprodução/TV Globo)
Prefeita de Santa Luzia, Roseli Pimentel (PSB), é presa e levada para o IML (Foto: Reprodução/TV Globo)

Roseli teve o mandato cassado cinco vezes e ainda estava no cargo por causa de liminar. Ela e o vice-prefeito, Fernando Rezende, são acusados de captação ou gasto ilícito de recursos financeiros na campanha eleitoral.
Outra condenação
Roseli já havia sido condenada em primeira instância por outra irregularidade. Nesta ação, ela foi considerada culpada de ter determinado, por meio de mensagens enviadas por celular, que diretores de escolas municipais influenciassem pais de alunos durante as eleições.
Segundo a juíza eleitoral Arlete Aparecida da Silva Coura, houve abuso de poder político e econômico. Ela teria se aproveitado de sua influência política e dos recursos municipais para favorecer a sua candidatura. A prefeita é acusada de ter determinado, por meio de mensagens enviadas por celular, que diretores de escolas municipais influenciassem pais de alunos durante as eleições.
De acordo com a decisão judicial, “comentários compartilhados e as experiências narradas demonstram que as servidoras públicas em questão realizaram campanha eleitoral valendo-se dos cargos por elas exercidos na rede municipal de ensino”.
A prefeita e o vice foram declarados inelegíveis por oito anos e ainda foram condenados a pagar multa de R$ 15 mil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Senador republicano diz que Trump pode levar EUA a uma '3ª Guerra Mundial'

Com suas ameaças contra alguns países, o presidente Donald Trump pode levar os Estados Unidos "a uma terceira Guerra Mundial", afirmou o influente senador republicano Bob Corker, segundo o jornal "New York Times".
"Estou preocupado" e "isso deveria preocupar todos aqueles que amam nosso país", acrescentou o ex-partidário de Donald Trump em uma entrevista publicada no domingo pelo jornal, que não divulgou a frase completa de Corker.
Antes desse violento ataque, o respeitado senador de 65 anos lamentou ser "uma pena que a Casa Branca tenha se tornado uma creche para adultos", depois de ter sido atingido pela salva de tuites matinais de Trump.
Corker, um respeitado senador moderado que chegou a apoiar Trump, tornou-se nos últimos meses o crítico republicano mais franco ao presidente. Recentemente, afirmou que apenas a presença de generais no círculo mais próximo de Trump impedia que a Casa Branca mergulhasse no caos.
Trump não fez nenhuma referência a esses comentários em seus tuites de domingo, mas atacou Corker por sua recente decisão de não tentar a reeleição ao Senado e observou que, como presidente do Comitê de Relações Exteriores, o senador do Tennessee tinha uma grande responsabilidade pelo que Trump considera um péssimo acordo nuclear com o Irã.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Missa marca o fim da primeira etapa do processo de beatificação e canonização de Guido Schäffer

Guido Schäffer (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Uma missa que aconteceu no domingo (8) marcou o fim da primeira etapa do processo de beatificação e canonização do médico Guido Schäffer. Ele também era seminarista e morreu em um acidente quando surfava, em 2009, aos 34 anos.
O evento contou com várias histórias de fé de pessoas que tiveram graças alcançadas e acreditam na capacidade de intercessão de Guido. “Ele ajudou uma pessoa só, ele ajudou várias. Vieram me falar, sou portador de esquizofrenia, sou depressivo, como ele achou tempo para atender cada uma dessas pessoas, para dar um conselho? Para mim isso é extraordinário”, explicou Angela Schäffer, irmã de Guido.
Os pais de Guido também compareceram à missa. “Para mim, é uma grande satisfação, uma alegria. Eu me sinto muito honrada, porque eu sei que tudo é graça de Deus. Fico feliz de ver que as virtudes dele estão sendo reconhecidas e que ele continua, mesmo tendo partido deste mundo, fazendo o bem a tantas pessoas”, contou Maria Nazaré Schäffer

Os pais de Guido Schäffer (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Os pais de Guido Schäffer (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Maria Eduarda teve um problema no baço e, junto com a mãe, pediu proteção.
“Os médicos não entendiam, Eles viam o exame. Como assim? Ela não teve febre, ela não ficou prostrada? Não, ela não ficou, eu a deixei em casa, mas os resultados poderiam ser piores. Então, eu tenho certeza que ela foi curada. Ela sabia o que tinha que ir junto comigo ficava ali forte na fé”, contou Maria Marta Ferreira.
O encontro de jovens católicos começou em Copacabana e percorreu a orla até a Paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul. Uma cerimônia deu sequência ao processo que pode levar à canonização de Guido Schäffer. A primeira etapa aconteceu em 2014. Uma biografia do jovem surfista foi entregue à Santa Sé, em Roma, que aceitou o pedido da Cúria do Rio de Janeiro para seguir adiante. Guido foi declarado servo de Deus.
“Ele tinha encontrado uma felicidade que não se encontra nas drogas, no vício, no álcool. Ele era um exemplo daquilo que o jovem procura hoje”, destacou o Padre Jorjão.
Nesta segunda etapa, duas mil páginas distribuídas em cinco pacotes reúnem uma série de documentos e testemunhos. O material, reunido durante dois anos e meio, foi selado pelo cardeal Dom Orani Tempesta e será enviado ao Vaticano.
“Esperamos que o exemplo do Guido suscite muito mais gente do bem”, destacou o cardeal.
Se o Vaticano reconhecer a documentação como prova de que Guido Schäffer viveu as virtudes cristãs de forma heroica, ele passa a ser declarado venerável.
A partir daí, passa a ser declarada a terceira etapa, de beatificação, se comprovado um milagre. A quarta e última fase, de canonização, depende de um segundo milagre para ele ser declarado santo.

Missa marca o prosseguimento do processo de canonização e beatificação de Guido Schäffer (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Missa marca o prosseguimento do processo de canonização e beatificação de Guido Schäffer (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Correios abrem inscrições de concurso para 88 vagas

Agência dos Correios em Rondônia (Foto: Toni Francis/G1)Os Correios abrem nesta segunda-feira (9) as inscrições do concurso público para 88 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio/ técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.876,43 a R$ 4.903,05. O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é a organizadora responsável pela seleção.
Os cargos de nível superior são para enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho júnior.
As vagas de nível médio são para auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho.
Do total das oportunidades, 10% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.
As inscrições devem ser feitas de 9 a 20 de outubro pelo site www.iades.com.br. A taxa é de R$ 50 para nível médio e R$ 70 para nível superior.
As oportunidades são para Brasília, Rio Branco, Maceió, Manaus, Macapá, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luís, Belo Horizonte, Campo Grande, Belém, João Pessoa, Recife, Teresina, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Velho, Boa Vista, Porto Alegre, São José (SC), Aracaju, Bauru (SP), São Paulo e Palmas. Não há vagas para o estado do Mato Grosso.
A prova está prevista para o dia 26 de novembro, no turno da tarde, e terão duração de quatro horas.
Segundo os Correios, a seleção tem como objetivo repor o quadro de profissionais técnico-especializados, em cumprimento às exigências de norma regulamentadora do Ministério do Trabalho. Essa norma estabelece, dentre outros critérios, a exigência legal mínima de um quantitativo de cargos para compor o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) da empresa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Beneficiamento abre mercado e valoriza produção de tilápias do RN

Uma produção escassa decorrente de longos períodos de estiagem tem feito com que a tilápia, um peixe muito apreciado pelo consumidor do Nordeste brasileiro, seja comercializada nos próprios municípios produtores sem o beneficiamento que poderia agregar valor e garantir maior rentabilidade ao pequeno produtor potiguar. Uma abordagem sobre o beneficiamento e a comercialização da tilápia foi feita por dois especialistas para uma plateia de produtores rurais e piscicultores na abertura do Espaço Terroir do Sebrae, durante a Festa do Boi, que no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O professor da Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN e engenheiro de pesca Rodrigo Carvalho, explica que atualmente o beneficiamento é feito em pequenas unidades familiares e comercializadas no mercado local. Contudo, o Rio Grande do Norte recebe a tilápia de estados como Pernambuco e beneficia em indústrias fiscalizadas pelo Ministério de Agricultura e comercializadas para todo o país. Há em torno de dez indústrias de beneficiamento de pescado no estado.

Especialista em beneficiamento e nutrição de pescado, Rodrigo Carvalho, é vantajoso investir no processamento da tilápia, embora para o pequeno produtor às vezes seja mais vantajoso vender o peixe na feira, mesmo ficando limitado pelo pequeno volume. “O ideal seria a organização dos produtores em cooperativas ou associações e que eles beneficiassem uma quantidade maior em indústrias. Há uma capacidade ociosa de processamento de pescado que poderia ser suprida por vários produtores”, raciocina o professor.

A vantagem da indústria é realizar um processamento com maior qualidade e aproveitar todos os resíduos do peixe, porque a tilápia tem um aproveitamento em torno de 30% e a maior parte se torna resíduo, de onde se pode tirar mais 10% de carne, vísceras, espinhas e escamas que podem se transformar em produtos para alimentação animal, cosméticos e até a pele para tratamento de queimados. “Além do filé, há outros produtos que se pode fazer com a carne que sobra na carcaça do peixe, como bolinho e hambúrguer, por exemplo”, exemplifica.

Uma pesquisa de mercado com consumidores do Rio Grande do Norte apontou a higiene como requisito mais relevante no momento da compra. “Primeiro há uma preocupação maior com a higiene e depois com a conservação do produto. Isso faz com que as empresas que atendem aos requisitos dos órgãos fiscalizadores de qualidade sejam mais competitivas e tenham a preferência do consumidor”, relata Carvalho.

Segundo o professor-doutor em Oceanografia, Rodrigo Carvalho, o consumo per capta é de nove quilos de pescado por ano no Brasil, bem abaixo da média mundial que está em torno de 16 quilos por ano. “A recomendação é que cada pessoa consuma o pescado pelo menos duas vezes por semana. A questão está mais relacionada à cultura, muito embora atualmente haja um maior consumo de alimentos mais saudáveis. O peixe ainda é muito caro, principalmente o peixe de captura que passa por uma cadeia muito grande de intermediários até chegar ao consumidor final”, diz.

O engenheiro de Aquicultura, José Bernardino Sobrinho, que abordou a produção de tilápia, revelou que atualmente o peixe é produzido em pequenas quantidades no Rio Grande do Norte. A produção se restringe à região do Alto Oeste, as barragens de Santa Cruz e de Upanema. Na região de Mossoró e no litoral sul do Estado os carcinicultores estão fazendo policultivo de camarão com a tilápia. Há também um polo produtivo no Mato Grande em assentamentos rurais. O estado tem potencial para ampliar a produção, segundo Bernardino.

Produtor de tilápia em Upanema, José Bernardino explica que atualmente o custo de produção está em torno de R$ 8,00 o peixe inteiro, o que dá uma margem em torno de 20%. No comércio local e nas feiras chega a R$ 13,00 dependendo do tamanho do peixe. “O Estado importa a tilápia de São Paulo e é vendido mais barato do que o produzido aqui. Também chega peixe de 1,2 kg da Bahia que é vendido até R$ 6,80 ao consumidor final”, conta.

Quanto à demanda de consumo, o especialista em piscicultura garante que é alta, mas não há produção capaz de atender aos consumidores do peixe. Para compensar a pequena produção, o Rio Grande do Norte está importando de outros estados uma quantidade muito superior ao que se produz aqui. “Quem dita o preço é o mercado, com base na lei da oferta e da procura. Diante da importação de peixe de outros Estados, a produção local é distribuída através de intermediários que levam ao consumidor final”.

Para o pequeno produtor os custos dos insumos são muitos elevados, sobretudo em relação aos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Bernardino exemplifica: para se produzir um quilo de peixe em Upanema se gasta R$ 3,40 só com ração, enquanto no sul-sudeste se gasta entre R$ 1,60 e R$ 1,80 totalizando o dobro que se gasta naquelas regiões. “A saída é a união através do cooperativismo para competir com o peixe que vem de fora”, aponta.

A produção que estava suspensa por conta da estiagem, foi retomada em julho passado e a próxima despesca será em dezembro e deverá ser toda comercializada no município. São apenas 90 tanques-rede. Antes haviam 13 produtores associados a uma cooperativa, que foi extinta e restam apenas seis.

Segundo Bernardino, vale a pena cultivar porque o mercado consumidor em potencial. “A tilápia que produzimos tem um diferencial com ração de primeira qualidade, com alevinos grande de 30 a 40 gramas para não ter problemas de interferência ambiental na carne do peixe. Há um bom lucro que estimula o investimento no pescado”, finaliza o engenheiro aquícola.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Neymar, Marcelo e Coutinho são indicados à Bola de Ouro

Os brasileiros Neymar, do Paris Saint-Germain, Marcelo, do Real Madrid, e Philippe Coutinho, do Liverpool, foram confirmados nesta segunda-feira como integrantes de uma lista de 30 finalistas ao prêmio Bola de Ouro, tradicional honraria concedida pela revista France Football, que elege anualmente o melhor jogador do mundo.

O trio da seleção brasileira faz parte de uma lista inicial de 15 nomes divulgados pela prestigiosa publicação, que vai anunciar aos poucos, ao longo desta manhã (no horário de Brasília), todos os outros finalistas que completarão esse grupo de 30 indicados ao prêmio de sua edição de 2017.

Em uma forma de valorizar a sua grande premiação ao longo do dia, a France Football revelou inicialmente cinco nomes como candidatos, sendo que o primeiro deles foi o de Neymar, que ganhou muita notoriedade na capital francesa depois de ter trocado recentemente o Barcelona pelo PSG naquela que se tornou a mais cara transferência da história do futebol mundial.

Ao lado de Neymar nesta primeira lista foram confirmados como finalistas o croata Modric, do Real Madrid, o argentino Dybala, da Juventus, o francês Kanté, do Chelsea, além do brasileiro Marcelo. Em seguida, a revista francesa revelou como outros cinco indicados os nomes de Philippe Coutinho, do uruguaio Luis Suárez (Barcelona), do espanhol Sergio Ramos (Real Madrid), do belga Mertens (Napoli) e do goleiro esloveno Oblak (Atlético de Madrid).

Um pouco mais tarde, a publicação também anunciou que o belga De Bruyne (Manchester City), o polonês Lewandowski (Bayern de Munique), o espanhol De Gea (Manchester United), o inglês Harry Kane (Tottenham) e o bósnio Edin Dzeko (Roma) estão entre os 30 finalistas ao prêmio, cujo grande vencedor será eleito por meio de votos de jornalistas que trabalham para a publicação ao redor do mundo.

Mais 15 nomes serão divulgados ao longo desta manhã e um dos principais deles, naturalmente, será o do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que é o atual vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo de 2016, concedido pela Fifa, entidade que unificou a sua premiação com a da tradicional publicação francesa entre 2010 e 2015, antes do fim da parceria com a France Football a partir do ano passado. Antes disso, em 2008, o astro português faturou a honraria concedida pela publicação francesa, antes de também ganhar a mesma em 2013 e 2014.

Vencedor e destaque da campanha do título da Liga dos Campeões 2016/2017 com o Real Madrid, Cristiano Ronaldo é considerado o grande favorito a vencer esta próxima edição da premiação. O argentino Lionel Messi, que também deverá ser confirmado entre os outros 15 finalistas que serão anunciados nas próximas horas, levou a honraria de melhor do mundo em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015.

Ou seja, no período de parceria entre a revista e a Fifa, de 2010 a 2015, apenas o português e astro argentino do Barcelona faturaram a premiação. A France Football criou este prêmio, chamado de Bola de Ouro, em 1956, e até hoje o mesmo é considerado o mais tradicional do futebol mundial.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Preso aproveita hora do jantar, pula janela e foge de cadeia na Grande Natal

Um homem que estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ceará-Mirim, na Grande Natal, aproveitou a hora do jantar na unidade para pular uma janela e fugir. O caso aconteceu na noite deste domingo (8) e foi confirmado pela Secretaria de Justiça e Cidadania, responsável pela administração do sistema penitenciário do estado.
Preso temporariamente por porte ilegal de armas, o interno Paulo Eduardo Germano de Oliveira, conseguiu fugir aproveitando o horário do jantar "para burlar a vigilância dos agentes", segundo a Sejuc. Com acesso a uma janela, de onde pulou para a área externa da unidade.
O homem ainda não foi encontado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Queda de avião sobre casa deixa três mortos em Rio Preto

Avião caiu no quintal de uma casa em Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal)Um avião de pequeno porte caiu no quintal de uma casa no Jardim Alto Rio Preto, em São José do Rio Preto (SP), no início da tarde desta segunda-feira (9). As três pessoas que estavam dentro da aeronave morreram.
Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, as três vítimas são Caique Caciolato, Alisson Lima dos Santos Verciano e William Rayes Sakr, que consta no site da Anac como proprietário do avião.
De acordo com os bombeiros, havia pessoas na casa, mas nenhum morador ficou ferido.
O avião caiu na casa de número 274 da rua Noruega, a cerca de 300 metros do aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, onde pousaria depois de sair de Tangará da Serra (MT). Não há informações sobre o que causou a queda.
A direção do aeroporto informou que a aeronave tinha partido para a cidade matogrossensse na sexta-feira e estava retornando nesta segunda.
As imagens mostram que o bico do avião se chocou no quintal da residência. Parte da asa ficou dentro da piscina.
A polícia isolou parte da rua Noruega para impedir a aproximação de curiosos na casa de número 274.
Segundo o site da Anac, a aeronave, de prefixo PT-DDB, é um monomotor da empresa americana Beech Aircraft e está com a matrícula regular junto ao órgão.

Avião caiu em casa no bairro Alto Rio Preto, próximo ao aeroporto (Foto: Arquivo Pessoal)
Avião caiu em casa no bairro Alto Rio Preto, próximo ao aeroporto (Foto: Arquivo Pessoal)

Aeronave caiu no quintal de uma casa em Rio Preto (Foto: Arquivo pessoal)
Aeronave caiu no quintal de uma casa em Rio Preto (Foto: Arquivo pessoal)

Casa onde avião caiu fica a creca de 300 metros do aeroporto de Rio Preto (Foto: Reprodução/Google Street View)
Casa onde avião caiu fica a creca de 300 metros do aeroporto de Rio Preto (Foto: Reprodução/Google Street View)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sem acesso à lei de ingresso, praças e oficiais da PM do RN protestam na sede do governo

Praças e oficiais do Rio Grande do Norte fazem protesto em frente à governadoria  (Foto: Divulgação/ Associação de suboficiais da PM)Oficiais e praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizaram um protesto, na manhã desta segunda-feira (9), em frente à sede do governo estadual, na Zona Sul da capital potiguar, para cobrar acesso ao projeto de lei encaminhado para a Assembleia Legislativa do RN mudando o modelo de ingresso na corporação. Pelo projeto, será exigido ensino superior completo para os praças, a partir dos próximos concursos.
A medida não vale para o edital que deve ser publicado até o final do mês, com mil vagas para praça. O governo informou semana passada que enviou o projeto de lei para a ALRN.
Os policiais são favoráveis à exigência de nível superior. Apesar de já ter a previsão disso no projeto de lei, eles reclamam que não tiveram acesso ao documento e, portanto, não sabem o que o texto enviado diz exatamente.
"Esse protesto já estava marcado há dois meses. Apesar do anúncio do governo, a gente não sabe se esse projeto foi mesmo enviado e se contempla as demandas da categoria", afirma Eliabe Marques, presidente da associação dos sargentos e subtenentes da PM.
Até mesmo os comandantes dos batalhões da PM participaram da manifestação desta segunda. Outra pauta da categoria é o pagamento de retroativos de dezembro de 2015, abril, agosto e dezembro de 2016, além das promoções de abril e de agosto de 2017, que o estado estaria devendo.
Uma reunião foi marcada ainda para esta segunda-feira (9) com representantes do governo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem se apavora ao ver polícia, abandona Camaro roubado e foge em 'cinquentinha'

Com queixa de roubo, Camaro abandonado foi apreendido pela PRF (Foto: Divulgação/PRF)Um Camaro roubado, com placas de João Pessoa (PB), foi abandonado na manhã deste domingo (8) na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal. O motorista, que largou o veículo ao ver a aproximação de policiais, fugiu após tomar de assalto uma motocicleta modelo Jonny. A ‘cinquentinha’ foi recuperada, mas o condutor conseguiu escapar.
Assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, o inspetor Roberto Cabral contou ao G1 que agentes da PRF e da Polícia Militar fizeram buscas na cidade após uma denúncia de que um Camaro estava transitando pela região fazendo manobras arriscadas.
“Montamos uma barreira no posto de fiscalização que fica na BR-101, próximo da cidade, e partimos em busca do veículo. Ele conseguiu fazer um retorno em um local proibido e desapareceu. Mais tarde, com o apoio da PM, encontramos o Camaro dentro da cidade. O motorista, certamente, se assustou com a aproximação dos policiais e fugiu. Antes, ele roubou uma cinquentinha. Mais tarde conseguimos recuperar a moto, mas o motorista escapou”, relatou Cabral.
Ainda de acordo com Cabral, à noite, dois advogados procuraram o posto da PRF, mas como não tinham a documentação original de propriedade do carro nem procuração devidamente reconhecida, o Camaro foi conduzido para um pátio em Natal, onde a Polícia Rodoviária Federal mantém os carros que são apreendidos por ela.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Permissão para pagar boleto vencido de até R$ 2 mil em qualquer banco é adiada para 2018

A liberação para pagar boletos vencidos abaixo de R$ 2 mil em qualquer banco foi adiada para 2018, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Inicialmente, a mudança estava prevista para entrar em vigor a partir desta segunda-feira (9).
A nova plataforma tem sido implantada de forma gradual, conforme o valor do boleto. O sistema anterior só permite fazer o pagamento em atraso no banco que emitiu a cobrança.

Desde setembro, valores a partir de R$ 2 mil podem ser pagos em qualquer banco (Foto: Prefeitura de Boa Vista/Divulgação)
Desde setembro, valores a partir de R$ 2 mil podem ser pagos em qualquer banco (Foto: Prefeitura de Boa Vista/Divulgação)

Desde setembro, foi liberado o pagamento das contas atrasadas iguais ou acima de R$ 2 mil. Segundo a Febraban, estes valores alcançam 3,7% dos boletos emitidos no país. Em julho, só podiam ser pagos boletos acima de R$ 50 mil.
De acordo com a Febraban, o volume elevado de documentos no novo sistema, estimado em 4 bilhões de boletos por ano, fez com que o setor bancário decidisse rever o cronograma original, que previa a inclusão de todos os boletos até o fim do ano.
O montante é comparável à capacidade das grandes processadoras de cartões de crédito do mundo, segundo a entidade.
Rastreamento por CPF
Segundo a entidade, além do pagamento do boleto vencido em qualquer agência bancária, a nova plataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento das cobranças.
Quando o consumidor fizer o pagamento, será feita uma consulta à nova plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto coincidirem com os que estão no sistema a ser implantado, a operação é validada.

Se houver divergência, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, que tem condições de fazer as checagens necessárias, diz a entidade.
No modelo anterior, nem todos os boletos são registrados em uma base centralizada. Por isso, os emissores dos boletos deverão registrá-los no seu banco de relacionamento, com as informações necessárias.
Todos os boletos enviados aos consumidores devem conter necessariamente o nome e o CPF do pagador, como determina o Banco Central, além de data de vencimento e valor do pagamento e autorização do cliente para que enviem a cobrança à residência.
Mais detalhes
Segundo a Febraban, outro benefício da nova plataforma será uma maior transparência nos pagamentos, melhorando a gestão de recebimentos das empresas, uma vez que as condições da operação negociadas com os consumidores serão preservadas.
Além disso, o comprovante de pagamento será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.
A nova plataforma também vai cruzar informações para evitar inconsistências de pagamento, identificação do CPF do pagador do boleto para controle de lavagem de dinheiro e mais transparência na relação com o consumidor, de acordo com a Febraban.

Fonte: G1
Leia Mais ››

AGU diz em parecer enviado ao STF que prisão de parlamentares é inconstitucional

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual classifica como inconstitucional a prisão de parlamentares, sempre que não for em flagrante. Órgão vinculado ao governo federal, a AGU afirmou ainda que, devido à imunidade, mesmo a prisão em flagrante de parlamentar deve ser apreciada pelo Congresso Nacional.
O posicionamento da AGU foi apresentado no mandado de segurança protocolado pelo PSDB questionando o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG), por ordem da Primeira Turma do Supremo, do mandato de senador e o recolhimento domiciliar noturno, isto é, a proibição de sair de casa à noite.
Nesta quarta (11), o plenário do STF – que reúne os 11 ministros do tribunal – deve julgar uma ação direta de inconstitucionalidade que pede que o tribunal considere a possibilidade de o Congresso Nacional rever, em até 24 horas, qualquer medida cautelar imposta a deputados e senadores, como suspensão do mandato e recolhimento domiciliar.
No parecer enviado à Suprema Corte na última sexta (6), a AGU ressalta que, em seu artigo 53, parágrafo 2º, a Constituição prevê a prisão de parlamentar quando houver prática de crime inafiançável.
“Ao assim dispor, a Carta Magna consagrou como regra a não-prisão dos membros do Congresso Nacional. Dessa forma, qualquer medida restritiva que implique o afastamento do parlamentar das suas funções não pode ir de encontro ao aludido comando constitucional”, diz trecho do parecer da AGU.
A relação do Supremo com o Congresso ficou estremecida após o caso Aécio Neves. Muitos parlamentares, especialmente aqueles que respondem a inquéritos, posicionaram-se contra a cautelar imposta ao senador tucano.
A questão está na pauta do Senado, que adiou para o próximo dia 17 de outubro a sessão para analisar a decisão da Suprema Corte.
Prisão preventiva
No mesmo documento, a Advocacia-Geral destacou que o próprio Supremo já decidiu em 1991, que a prisão preventiva prevista no Código de Processo Penal não pode ser aplicada a deputados federais e senadores por expressa vedação constitucional.

Os advogados da União também ponderam que as medidas cautelares somente devem ser adotadas de forma excepcional e forem previstas no texto constitucional.
Advocacia do Senado
Na última sexta-feira, a Advocacia do Senado também considerou "inconstitucional" qualquer medida cautelar contra congressistas. No documento, os advogados do Senado ponderaram que nenhum parlamentar pode ser suspenso por ato do Judiciário.
O Senado já havia se posicionado na ação de inconstitucionalidade dizendo que apenas as medidas cautelares que implicassem em afastamento deveriam ser submetidas ao Congresso em até 24 horas. Na ocasião, a casa legislativa não questionou a legalidade das medidas. Já com relação a medidas sem o afastamento, O Senado defendia que poderiam ser aplicadas pelo Judiciário.
O novo parecer apresentado pelo Senado afirma que a Constituição só prevê prisão em flagrante, e não outras medidas, intencionalmente e, por isso, avalia o Senado, o STF não pode determinar nenhuma cautelar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais uma criança vítima de ataque em creche morre em Belo Horizonte

Um garoto de 5 anos vítima do ataque à Creche Gente Inocente, em Janaúba (MG), morreu na madrugada desta segunda-feira (9) no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Com a morte de Matheus Felipe Rocha dos Santos sobe para 11 o número de mortos da tragédia – nove crianças e dois adultos.
O corpo do menino foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), na Região Oeste da cidade.
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou nesta segunda-feira que duas crianças, de 4 e 6 anos, permanecem internadas na pediatria do Hospital Odilon Behrens desde a manhã deste domingo (8). Um menino de 2 anos foi transferido para a pediatria. Os pacientes estão estáveis e não correm risco de vida.
No João XXIII estão internadas oito pessoas, sendo seis crianças – duas em estado grave e quatro estáveis –, e mais dois adultos, em estado grave. No Hospital Infantil João Paulo II, há duas crianças estáveis.

Matheus Felipe dos Santos tinha 5 anos. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Matheus Felipe dos Santos tinha 5 anos. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Damião Soares dos Santos, de 50 anos, entrou na creche, colocou fogo nele, em crianças e funcionários da creche, onde trabalhava como vigia, na manhã de quinta-feira (5).
Segundo informações da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros, no horário havia 75 crianças e 17 funcionários na escola.
Mais de 40 pessoas foram socorridas para hospitais. Até domingo (8), 23 tinham sido liberadas e 23 permaneciam internadas. Dessas, 9 na Santa Casa de Montes Claros, 14 em Belo Horizonte e 1 no Hospital Universitário. Alguns estão em estado grave e respiram com ajuda de aparelhos.
Damião chegou a ser internado, mas morreu horas depois.
Emoção
Muito abalada, neste domingo (8), a mãe de Matheus, Valdirene Santos, deu uma entrevista ao Fantástico. "O Matheus está entubado desde o dia do acontecimento. Nunca mais eu vi ele com o olhinho aberto. Nunca mais eu conversei com ele. Então assim... ele vai continuar porque ele está muito queimado. Os médicos falaram que vão deixar ele sedado porque ele não ia resisitir à dor se retirasse ele dos sedativos. Eu só sei que eu levei o meu filho perfeito pra creche e hoje estou com ele aqui [no Hospital João XXIII] nesse estado", disse Valdirene.
Momentos de pânico
A diretora da Creche Gente Inocente, Aline Cristina Mendes Santos, disse como foram os momentos de pânico quando Damião chegou ao local e colocou fogo nele e nas crianças.
"A escola em si não resume em aluno, né? Ela era a comunidade de uma forma geral. Ele bateu no portão e perguntou se eu estava lá. Aí eu falei: 'Oi, seu Damião. O senhor melhorou?'. Ele estava pálido. Aí dentro [da sala de aula] ele foi tirando a tampa, muito rápido, tirando o fósforo do bolso pra pôr fogo. Eu saí correndo pra dentro do banheiro com algumas crianças que conseguiram correr. Eu pedia socorro e ninguém me ouvia... Então eu peguei na mão das crianças e eu falei pra eles: 'Nós vamos correr porque ninguém vai nos ouvir'. Quando você vê uma turma de 15 pessoas, de 15 crianças... cheias de vida e que já se foram e não sei como vai ser o recomeço. As pessoas estão sendo muito solidárias, estão nos abraçando...", relembrou, emocionada.
Momentos de pânico
A diretora da Creche Gente Inocente, Aline Cristina Mendes Santos, disse como foram os momentos de pânico quando Damião chegou ao local e colocou fogo nele e nas crianças.
"A escola em si não resume em aluno, né? Ela era a comunidade de uma forma geral. Ele bateu no portão e perguntou se eu estava lá. Aí eu falei: 'Oi, seu Damião. O senhor melhorou?'. Ele estava pálido. Aí dentro [da sala de aula] ele foi tirando a tampa, muito rápido, tirando o fósforo do bolso pra pôr fogo. Eu saí correndo pra dentro do banheiro com algumas crianças que conseguiram correr. Eu pedia socorro e ninguém me ouvia... Então eu peguei na mão das crianças e eu falei pra eles: 'Nós vamos correr porque ninguém vai nos ouvir'. Quando você vê uma turma de 15 pessoas, de 15 crianças... cheias de vida e que já se foram e não sei como vai ser o recomeço. As pessoas estão sendo muito solidárias, estão nos abraçando...", relembrou, emocionada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia identifica mãe de recém-nascida deixada em mochila e com bilhete 'Cuide bem dela'

Bilhete foi encontrado dentro da mochila com a criança (Foto: Arquivo pessoal)A Polícia Civil identificou a mãe da recém-nascida encontrada abandonada dentro de uma mochila e com um bilhete no dia 11 de setembro em Penápolis (SP). A mulher tem 38 anos e mora em Guarapari (ES).
Segundo a polícia, ela foi a Penápolis escondida da família com o objetivo de encontrar sua mãe biológica. A mulher, que já tem dois filhos adolescentes, fez a viagem contando com caronas que conseguia na estrada. Ao chegar em Penápolis, as contrações aumentaram e ela deu à luz a menina na rua, abandonando-a na cidade.
Quando retornou para a casa, a família do Espírito Santo percebeu que ela não estava mais grávida e também estava sem a criança em mãos. A família entrou em contato com um parente que mora em Penápolis e ele informou que havia um caso de abandono de bebê na cidade há menos de um mês. Por isso, a família da mulher procurou a polícia, que acabou descobrindo o que havia acontecido.
De acordo com a polícia, a mulher tem distúrbio mental, o que explicaria o abandono. A delegada de Defesa da Mulher, Maria Salete, disse que pediu à mãe para que fosse a Penápolis para colher amostras de sangue para realização do exame de DNA. A mãe alegou que não tem condições financeiras para se deslocar até a cidade.
Por isso, um exame grafotécnico será realizado para comparar a escrita dela com a escrita do bilhete encontrado junto com a bebê. A mãe será ouvida em Guarapari e a Justiça ainda vai definir se vai indiciá-la por abandono de incapaz.
Por decisão da Justiça de Penápolis, a bebê está sob os cuidados de uma família provisória. Segundo a polícia, caberá à Justiça decidir com quem ficará a criança, já que a família biológica tem prioridade e já demonstrou interesse em criar a bebê.
O Bilhete
A criança foi abandonada na manhã do dia 11 de setembro em uma rua no bairro Pereirinha, em Penápolis. Ela foi deixada na frente de uma casa. Junto com a menina, havia também um bilhete escrito à mão:
“Olá, queria que vocês cuida-se [sic] da minha filha, pois não tenho condições de cuidar dela pois não tenho família e nem uma casa. Ela se chama Yasmin, por favor cuide bem dela.”
De acordo com a polícia, quem encontrou a bebê foi uma mulher que passava pelo local e ouviu choro da criança. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e prestou os primeiros socorros.
A criança foi levada para o pronto-socorro de Penápolis e, depois, para a ala de pediatria da Santa Casa. Segundo o hospital, a criança nasceu com 39 semanas, com 44 centímetros e 2,3 quilos.
O caso vai ser investigado pela Delegacia da Mulher. A pessoa que deixou a criança no local poderá responder por abandono de incapaz.
Lar provisório
Depois de ter recebido alta da Santa Casa de Penápolis, a criança foi levada para um abrigo até que a família da criança fosse encontrada ou, então, a criança fosse adotada.
Mas a Justiça depois determinou que a bebê abandonada fosse encaminhada para um lar provisório. A identidade e o endereço da família que está com a criança não foram revelados. No despacho, o juiz Heber Gualberto Mendonça explicou que tomou essa decisão porque a entidade abrigo onde ela ficaria não tem vaga.
O processo de adoção prossegue e se a mãe ou responsável não se apresentarem às autoridades, a criança será adotada.

Mochila em que a recém-nascida foi encontrada (Foto: Reprodução/TV TEM)
Mochila em que a recém-nascida foi encontrada (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1
Leia Mais ››