domingo, setembro 04, 2022

Homem que estrangulou mulher e enterrou corpo era vizinho dela há menos de uma semana: 'Minha filha não merecia isso', diz mãe

O homem que estrangulou uma jovem de 25 anos e enterrou corpo da vítima em um terreno a três quarteirões da casa dela, em Canguaretama, no litoral Sul potiguar, era vizinho da vítima há menos de uma semana.


Cova rasa em terreno onde criminoso enterrou corpo de jovem de 25 anos em Canguaretama, RN — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


A informação foi confirmada nesta sexta-feira (2) pelo delegado da Polícia Civil no município, José Carlos, responsável pela investigação do crime. Embora o suspeito seja da cidade, só estava morando há três dias na casa vizinha à da vítima.


O homem foi preso na noite de quinta-feira (1), confessou o crime e levou os policiais até a cova rasa onde havia enterrado o corpo de Jéssica Maria Rodrigues da Silva, de 25 anos.



O assassinato chocou a família da vítima e os moradores da cidade. Mãe de Jéssica, a dona de casa Maria de Fátima da Silva Rodrigues, se emocionou ao falar sobre a filha e pediu Justiça.


"Minha filha era uma pessoa amável, maravilhosa, todo mundo gostava dela. Todo mundo fazia amizade com ela por onde ela passava É isso que eu tenho a dizer. Uma pessoa doce. Ela era uma menina assim. Infelizmente aquele monstro acabou com a vida dela. A minha filha não merecia isso não. Não merecia de jeito nenhum", disse, emocionada, a mãe da jovem, a dona de casa Maria de Fátima da Silva Rodrigues.


Jéssica Maria Rodrigues da Silva, de 25 anos, foi morta em casa em Canguaretama, RN — Foto: Redes sociais


Segundo a polícia, o caso aconteceu entre a noite da quarta-feira (31) e a madrugada da quinta-feira (1) e é investigado inicialmente como latrocínio - que é o roubo com resultado de morte - porque o criminoso levou vários objetos que pertenciam a Jéssica.


O delegado também pediu exames do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para confirmar se a mulher foi vítima de estupro. O corpo foi encontrado sem roupas, envolto em um lençol.


Segundo os investigadores, o suspeito, que tem 20 anos, entrou na casa da vítima para roubar objetos de valor. O jovem disse em depoimento que encontrou Jéssica falando com outra pessoa ao telefone. Ela já estaria sem roupas.


Após perceber a presença do criminoso, a mulher lutou com o criminoso, para tentar sobreviver. Marcas de arranhões foram encontradas no pescoço dele.


"Ele disse que estava devendo em uma boca de fumo, estava precisando de dinheiro, motivo pelo qual ele foi até a casa da Jéssica - era uma casa vizinha da outra. Ele se escondeu atrás da porta, colocou uma camisa sobre a sua cabeça e, segundo ele, quando ela percebeu que havia alguém ali a camisa caiu de sua cabeça. Ele disse que ficou com medo, porque ela o reconheceu e iria denunciar à polícia, e à matou", afirmou o delegado.


Após assassinar a vítima estrangulada, o criminoso usou um carro de mão para levar o corpo da mulher até um terreno, onde cavou uma cova rasa e enterrou a mulher.


Carro de mão que teria sido usado por suspeito para levar corpo da vítima de assassinato em Canguaretama até terreno baldio. — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Vizinhos suspeitavam do homem

Familiares de Jéssica procuraram a Polícia Civil na tarde de quinta-feira (1) para relatar o desaparecimento da mulher e a delegacia do município começou uma investigação.


Após descartar envolvimento do ex-marido, que mantinha uma boa relação com a família, e do atual namorado da mulher, que mora em Natal, os investigadores passaram a procurar vizinhos de Jéssica.


Suspeito do crime tem 20 anos e foi preso em Canguaretama. — Foto: Polícia Civil/Cedido


Ao conversar com o vizinho de 20 anos, os policiais encontraram contradições, principalmente sobre objetos da vítima que foram encontrados com ele. Ao ser confrontado e cair em contradições, o homem confessou o crime.


O homem já havia levantado suspeita de vizinhos por ter uma marca recente de tiro em uma das mãos, o que levou as pessoas a acreditarem que ele tinha algum envolvimento com crimes.


A dona de casa Raiane Alves, de 25 anos, que mora na mesma rua do suspeito e da vítima afirmou que chegou a ouvir o barulho do carro de mão usado pelo criminoso, junto com o marido, na madrugada da quinta-feira (1).


"A Jéssica era uma pessoa maravilhosa, sorridente. É difícil de acreditar nisso que está acontecendo. Eu não acredito que ele fez isso com ela assim, tão frio", disse.


"Ele era cismado, ficava olhando para a rua, ia lá na frente da minha casa e voltava e eu imaginei que ele estava 'pastorando' eu e minha cunhada, porque geralmente a gente ficava só. Meu esposo também desconfiou e ficou de olho nele também", disse a vizinha.


A polícia recuperou com o suspeito a motocicleta, uma televisão, aparelho de som, um celular e um ventilador que teriam sido roubados da vítima.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Concurso: Polícia Civil do RN diz que alunos aprovados em curso de formação serão empossados dia 15 de novembro

A Delegacia Geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Degepol) comunicou nesta sexta-feira (2) que a primeira turma de candidatos aprovados no concurso da corporação e aprovados no curso de formação de agentes, escrivães e delegados deverá ser nomeada no dia 15 de outubro de 2022, em publicação no Diário Oficial do Estado.


Policiais civis RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN


Após a nomeação, a previsão é de que os candidatos sejam empossados nos cargos no dia 15 de novembro.


Ainda de acordo com a Delegacia Geral, o curso de formação vai ser encerrado na próxima segunda-feira (5). 400 candidatos foram convocados em maio deste ano para realizar o curso de formação, iniciado dia 6 de junho. Eram 300 aprovados no cargo de agente de polícia civil, 50 delegados e 50 escrivães.



Segundo a corporação, a nomeação dos candidatos no segundo semestre de 2022, durante o período eleitoral, será possível por causa de um Termo de Acordo assinado pelos órgãos estaduais e pelo Ministério Público do RN e homologado judicialmente. O termo reconhece "interesse público demonstrado e inexistência de proibição legal", segundo a Degepol.


Ação

Em maio, diante da possibilidade dos candidatos aprovados no curso de formação só serem convocados em 2023, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada para determinar que o estado nomeasse os candidatos ainda em 2022.


Na ação, o MP lembrou que a Lei das Eleições proíbe que os agentes públicos nomeiem servidores públicos nos três meses que o antecedem o pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que é nulo “o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder”.



Ainda assim, o MP alegava urgência devido o déficit de policiais na corporação. "O MPRN frisa que a recomposição do efetivo policial civil, longe de ser uma decisão administrativa discricionária, configura medida urgente e imperativa com vistas não apenas de evitar o colapso e viabilizar uma melhor prestação do serviço público, mas também de expandir esse serviço à nova realidade normativa", disse o órgão em nota que divulgou a ação.


Ainda na ação, o MP afirmava que um levantamento da própria Polícia Civil apontou déficit de 75,09% de policiais civis no Rio Grande do Norte. Além disso, haveria 145 policiais civis aptos à aposentadoria voluntária, dos quais 29 estão próximos à idade limite de 75 anos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é estrangulada, morta e enterrada nua em terreno no interior do RN; vizinho é preso

Uma mulher foi estrangulada, morta e enterrada nua, enrolada apenas por um lençol, em um terreno baldio perto de sua casa no município de Canguaretama, no Litoral Sul potiguar.


Jéssica Maria Rodrigues da Silva, de 25 anos, foi morta em casa em Canguaretama, RN — Foto: Redes sociais


Também há suspeita de que a vítima tenha sido estuprada, mas a confirmação ainda depende de exames, segundo a Polícia Civil.


A cova rasa onde o corpo estava escondido foi descoberta na noite desta quinta-feira (1), no Conjunto Ecopark. Um vizinho da vítima foi preso pela Polícia Civil como principal suspeito, confessou o crime e levou os investigadores até o local em que havia enterrado a mulher.


A vítima foi identificada como Jéssica Maria Rodrigues da Silva, de 25 anos. Ela não tinha contato com a família ou com o namorado, que mora em Natal, desde a noite de quarta-feira (31).



Segundo o delegado José Carlos, da delegacia do município, o homem de 20 anos confessou que teria matado Jéssica para roubar objetos da casa da vítima.


Mulher foi assassinada e enterrada pelo vizinho em Canguaretama, segundo a polícia — Foto: Cedida


Além do laudo cadavérico, o delegado solicitou ao Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep), a realização de exames de conjunção carnal para saber se a vítima foi estuprada.


O crime

Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na noite de quarta-feira (31) e o suspeito, que era vizinho de Jéssica, confessou que entrou na casa da mulher para roubar objetos. No entanto se deparou com a vítima e entrou em luta corporal com ela. Arranhões foram encontrados no pescoço dele.



Na madrugada da quinta-feira (1), ele levou o corpo da mulher em um carrinho de mão, até um terreno distante cerca de três quadras da casa dela, onde fez a cova e enterrou o corpo da vítima, envolto em um lençol.


Investigação

Familiares de Jéssica procuraram a Polícia Civil na tarde de quinta-feira (1) para relatar o desaparecimento da mulher e a delegacia do município começou uma investigação.


Após descartar envolvimento do ex-marido, que mantinha uma boa relação com a família, e do atual namorado da mulher, que mora em Natal, os investigadores passaram a procurar vizinhos de Jéssica.


Ao conversar com o vizinho de 20 anos, os policiais encontraram contradições, principalmente sobre objetos da vítima que foram encontrados com ele. Aos policiais, o homem disse que trabalhava no mesmo posto de combustíveis onde Jéssica era empregada, mas a informação foi negada pelo estabelecimento.


Ao ser confrontado com essa e outras contradições, o homem confessou o crime. Porém, de acordo com o delegado, ele não confessou estupro e disse que já encontrou a vítima sem roupas, no momento da invasão ao imóvel.


O corpo da vítima foi recolhido pelo Itep. O homem segue preso e deverá responder por latrocínio - que é o roubo com resultado de morte - e ocultação de cadáver.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN confirma primeiro caso de varíola dos macacos em mulher; número de infectados sobe para 31

Fazendo upload: 148850 de 148850 bytes.


O Rio Grande do Norte confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) em mulher. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) deste sábado (3), são quatro mulheres com a doença.


O RN também registrou um aumento no número de casos, chegando a 31 no total - sendo 27 em pessoas do sexo masculino.


Segundo o documento da Sesap, são 23 casos confirmados em Natal, seis em Parnamirim e dois em Mossoró.



Divididos por idades, são 16 casos no grupo entre 30 e 39 anos; 10 entre 40 e 49 anos; 2 entre 20 e 29 anos; 1 entre 0 e 11 anos; 1 entre 50 e 59 anos; e 1 entre 60 e 69 anos.


No último dia 25, a Sesap lançou um plano de contingência para prevenção e combate à disseminação da doença, com o objetivo de orientar os serviços de saúde do estado sobre as medidas de preparação e resposta.


Três unidades de saúde são apontadas como referência para casos suspeitos e confirmados: o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, e o Hospital Maria Alice Fernandes, também em Natal, porém voltado ao público pediátrico (infantil).


Segundo a Sesap, o RN vem monitorando a varíola dos macacos desde o comunicado de risco divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional em 19 de maio de 2022.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Procon autua cinco postos em dois dias em Natal por aumento no preço da gasolina antes da redução de 25 centavos nas distribuidoras

O Procon do Rio Grande do Norte autuou cinco postos em apenas dois dias em Natal por terem aumentado o preço da gasolina antes da redução de 25 centavos por litro nas distribuidoras, que foi anunciada pela Petrobras e entrou em vigor nesta sexta-feira (2).


Gasolina posto de combustível bomba abastecer abastecimento carro frentista Natal RN Rio Grande do Norte — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


(Errata: A Inter TV Cabugi errou ao informar que 369 postos de combustíveis do RN foram notificados por reajustes injustificados pelo Procon de janeiro a setembro. Esse foi o número de expedientes administrativos do órgão, como notificações, relatórios de visitas e multas, entre janeiro e junho. A informação foi corrigida às 8h15 deste 3 de setembro.)



Os postos autuados ficam nas avenidas Felizardo Moura, Moema Tinôco, Amintas Barros, Prudente de Morais e na Rua Apodi.


"O valor que eles praticavam antes era um e, sem justa causa, sem nenhuma variação de preço estabelecido pelo órgão controlador que é a Petrobras, eles já majoraram seus lucros para quando a redução começasse a ser efetivada, que é a partir do dia 2, eles pudessem deduzir um valor de um valor já abusivo praticado por eles. Então isso aí fere veementemente o artigo 39 do Código do Consumidor. É considerado uma prática abusiva", explicou Oberdan Medeiros, subcoordenador da Defesa do Consumidor do Procon-RN.


O Sindicato dos Postos do Rio Grande do Norte(Sindipostos-RN) justificou que essa questão de preços têm relação com uma lógica de mercado e que alguns postos de Natal reajustaram os preços porque estão indo buscar combustível fora do estado.


"A gente tem comprado das distribuidoras com uma certa dificuldade aqui no RN e é comum hoje vários postos irem buscar esse produto no estado de Pernambuco, o que encarece a operação e também dificulta a logística e faz com que os preços possam se alterar", disse Maxwell Flor, presidente do Sindipostos-RN.


De acordo com a legislação, os postos também são obrigados a deixar em local visível o valor do litro de gasolina no dia 22 de junho. Depois desta data, os impostos federais foram zerados e o ICMS estadual teve redução na alíquota de 29% para 18%, além de quatro reduções nas distribuidoras anunciadas pela Petrobras.



A publicidade ajuda o consumidor entender o preço praticado no posto, e escolher onde tem gasolina mais barata.


Ao todo, segundo o Procon, houve 369 expedientes administrativos, como notificações, relatórios de visitas e multas, em postos de combustíveis no primeiro semestre de 2022 em todo o RN.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carreata com Jorge do Rosário arrasta uma multidão em Grossos



Na noite de sábado (03), uma multidão invadiu as ruas da cidade de Grossos, na região da costa branca, para participar de uma grande carreata com a presença do candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (Avante), da prefeita do município Cinthia Sonale e da governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra.


Foi uma grande festa, um “mar de gente” percorreu as ruas da cidade com seus carros, motos ou mesmo caminhando.


Em seu discurso, a prefeita do município Cinthia Sonale enalteceu o empreendedorismo de Jorge e pediu que o povo apoiasse a sua candidatura a deputado estadual. “É esse homem visionário e empreendedor que nós tivemos a confiança de apoiar. Pode ter certeza Jorge que o povo de Grossos saberá reconhecer e votar em você, Grossos precisa”, disse a chefe do executivo grossense.


Maria Antônia, dona de casa e moradora do bairro Boa Esperança, em Grossos, também esteve na carreata e explicou o motivo pelo qual escolheu Jorge para Deputado Estadual. “Jorge do Rosário já gera empregos em Grossos e irá gerar ainda mais como deputado estadual, tenho certeza disso”, disse.


Faz parte do Plano de Interiorização do Desenvolvimento (PID), proposto por Jorge, o incentivo ao turismo e melhorias na infraestrutura de Grossos e toda a região da Costa Branca como forma de estimular a economia para geraração de emprego e renda.

Leia Mais ››

TSE confirma cassação do prefeito e vice de Canguaretama; cidade do RN terá nova eleição municipal em novembro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um recurso e manteve a cassação do prefeito de Canguaretama, Wellinson Carlos Dantas Ribeiro e da vice-prefeita do município, Maria de Fátima Moreira.


Decisão do TSE foi comunicada em sessão plenária do TRE-RN nesta semana. — Foto: Divulgação


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do RN, o TSE confirmou a decisão da Corte estadual que havia cassado os diplomas, declarado o prefeito inelegível e determinado a realização de nova eleição para prefeito em decisão de setembro de 2021.


A nova eleição municipal está marcada para o dia 27 de novembro, um domingo, e vai eleger um novo prefeito para o mandato até dezembro de 2024.


O pedido de condenação foi movido pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Canguaretama, que apontou a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro nas Eleições de 2020.



O partido alegou que havia uma condenação criminal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região contra Ribeiro pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade, que o tornariam inelegível.


No dia 16 de setembro de 2021, a Corte do TRE-RN julgou o pedido formulado pelo PDT procedente, à unanimidade, e atendeu ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, reconhecendo a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos.


Dessa forma, o registro de candidatura ao cargo de Prefeito de Canguaretama, nas Eleições de 2020 foi indeferido e a Justiça determinou a realização de novas eleições no município.


Nas eleições de 2020, Wellinson (PP) teve 48,82% dos votos - foram 9.046 votos no total. O candidato derrotou Irmã Lila (PSDB), que ficou em segundo lugar com 32,73% (6.064 votos).


Fonte :g1

Leia Mais ››

Sinal 5G chega a Natal nesta segunda-feira (5), diz Anatel



A partir da próxima segunda-feira (5), o sinal da internet 5G começará a ser liberado em Natal. A decisão foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a capital potiguar e mais duas capitais - Fortaleza e Recife - em reunião realizada nesta quinta-feira (1).


Segundo a agência, as operadores que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel.


A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência criado pela Anatel.



Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 33 estações de 5G em Natal.


Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.


A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração, segundo a Anatel.


O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18 de agosto a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais.


Segundo a Anaterl, a medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS).


Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.


Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado. Veja como fazer isso aqui.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-alunas denunciam professor investigado por importunar sexualmente criança de 11 anos no interior de SP: 'nojento'

A mãe da menina de 11 anos que denunciou um professor da Escola Estadual Maria Aparecida Viana Muniz em Eldorado, no interior de São Paulo, por importunação sexual recebeu diversos relatos semelhantes de ex-alunas. O g1 conversou com algumas delas que disseram que o professor age dessa forma há pelo menos oito anos. A Polícia Civil investiga a denúncia.


Mãe da criança de 11 anos que denunciou um professor por importunação sexual em Eldorado recebe relatos de ex-alunas — Foto: Arquivo Pessoal


Em nota, a Secretaria de Educação do Estado afirmou que abrirá uma apuração preliminar para investigar a denúncia e que o professor foi afastado (veja o posicionamento completo abaixo).


Uma ex-aluna que preferiu não se identificar afirmou que também foi vítima de assédio por parte do professor. Com 18 anos, ela afirmou que na época tinha 12 e estava no 7° ano do Ensino Fundamental.



"Fiz um trabalho em grupo e tive que passar por cima das carteiras para levar a atividade para correção e, quando cheguei à mesa do professor, ele falou de um jeito malicioso 'eu sei que você gosta de ir por cima'. Não respondi nada, apenas voltei ao meu lugar achando que tinha entendido errado", relatou.


A jovem considera que a direção da escola sempre abafou os casos envolvendo o professor. "Comecei a detestar a matéria e o professor. Toda vez que olhava para a cara dele lembrava do que falou. Ficava me perguntando se eu tinha entendido errado. Acho que, além dele pagar pelos próprios atos, a direção deveria levar a culpa também".


Depois de ter vivenciado essa situação na escola, a jovem passou por nova situação, segundo ela, constrangedora envolvendo o tal professor. Ela havia ido buscar um documento para a mãe em outro local em que o docente trabalha. Ao vê-la, o homem disse que ela estava "muito bonita".


"Começou a falar que fazia tempo que não me via, que eu tinha mudado e, no final, falou que eu estava muito desejada", ressaltou a garota.


"Ele colocou o documento no balcão, aí peguei e saí do local me sentindo uma p****. Apesar da minha roupa não estar indecente, fiquei pensando se tinha saído com o corpo muito à mostra, mas o erro não foi meu. Contei para meu marido, que foi cobrar satisfações", disse.


'Antigamente a gente era taxada de louca' e 'muitas já se calaram sobre isso', disseram duas mulheres em relatos à mãe da menina que denunciou professor por importunação sexual em Eldorado (SP) — Foto: Arquivo Pessoal


Olhares maldosos

Outra mulher que afirmou ter estudado na escola até 2016 ressaltou que toda vez que levava o caderno para o professor corrigir ele ficava olhando para os seios e bumbum dela, como se o uniforme fosse transparente. "Ele dava 'cantada' quando encontrava as alunas fora da escola".


A jovem disse que gostaria que o professor pagasse por tudo que fez não só para ela, mas com todas as outras meninas e mulheres nos últimos anos. "Eu e as meninas falamos na diretoria da escola que ele ficava olhando para a gente com olhares estranhos, mas ninguém fez nada".



O relato de outra estudante também descreve a forma como o professor olhava para as alunas. "Quando eu estudava no 7° ano ele sempre foi nojento. Fazia de tudo para ver a bunda das meninas, [com] piadinhas sem graça, que só de imaginar já dá nojo".


"Não adiantava nada falar com a diretora. Ele nunca encostou a mão em mim, mas ficava com olhares maldosos, olhares nojentos", relembrou a ex-aluna.


'Vai começar a latir cadela'

Outra ex-aluna disse que quando estava no 8° ano, e tinha 14 anos, um colega colocou um besouro dentro do estojo dela. Segundo ela, assim que abriu o material o grudou nela. "Foi automático. Eu gritei e ele [professor] disse 'vai começar a latir cadela'".


"Aquilo foi a coisa mais constrangedora que já me aconteceu. No momento fiquei sem reação de respondê-lo e eu saí da classe. Meu irmão estudava na sala ao lado e, quando soube, foi até a sala e agrediu ele", contou.


Segundo a jovem, antes de ser chamada de 'cadela', o professor sempre falava que a calça legging que ela vestia para ir à escola 'chamava muita atenção'. "Em 2014 não se falava de assédio como se fala hoje em dia. Só me sentia protegida de ir para a escola, pois sabia que meu irmão estava lá".



"A direção da escola abafou todo o caso e falando de um jeito que nos fez entender que eu estava errada. Fiz boletim de ocorrência, mas até hoje não deu em nada. A escola me fez sentir culpada", finalizou.


Menina de 11 anos denunciou professor por importunação sexual após ele ter segurado na cintura dela sem autorização em Eldorado (SP) — Foto: Arquivo Pessoal


Entenda o caso

A Polícia Civil de Eldorado investiga uma denúncia de importunação sexual feita por uma criança de 11 anos contra um professor da Escola Estadual Maria aparecida Viana Muniz.


Ao g1, a mãe da aluna, que não quis se identificar, contou que a filha chegou em casa após a aula na última segunda-feira (29) contando que o professor havia 'pegado nela'. "Questionei e ela falou: 'ele pegou na minha cintura'. Quando perguntei se ele tinha alisado, ela disse que não, mas sentiu a mão dele forte".



A situação ocorreu no momento em que a menina retornava à carteira após conversar com uma colega. "Quando ela voltou [para o lugar] e, pelo fato dela estar em pé, ele parou em frente dela, pegou na cintura e falou 'vou te dar um cascudo' e olhou com olhar malicioso", disse a mãe da menina.


A estudante, de acordo com a mãe, permaneceu na sala e aguardou a troca de professores para pedir ajuda. Primeiro a menina relatou o que havia ocorrido para uma funcionária, mas essa teria dito que não se tratava de assédio, que era normal. "Ela insistiu, disse que não autorizou que ele pegasse nela".


A funcionária levou a estudante para conversar com a vice-diretora. "Quando ela relatou, a única coisa que ela [vice-diretora] falou foi que iria conversar com o professor, e ficou por isso. Não fui chamada na escola. Eu como responsável não fui chamada".


O caso foi registrado como importunação sexual na Delegacia de Eldorado. Segundo apurado pelo g1 com a Polícia Civil, o caso está sendo investigado.


Delegacia Sede de Eldorado, SP — Foto: Divulgação/Polícia Civil


O que diz o Estado

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) afirmou que repudia toda e qualquer forma de assédio dentro ou fora do ambiente escolar e que a Diretoria de Ensino de Registro, responsável pela unidade, abrirá uma apuração preliminar para investigar o ocorrido.


'Durante o processo, o professor não terá contato com os estudantes'.

A pasta afirmou, ainda, que a escola coloca à disposição da aluna, se autorizado pelos responsáveis, o atendimento pelo Programa Psicólogos na Educação e que o caso será inserido na Plataforma Conviva SP - Placon, que acompanha o registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino.

Fonte: g1

Leia Mais ››

Auxílio Brasil: parcela de setembro começa a ser paga no dia 19

Os pagamentos do Auxílio Brasil de agosto, com parcelas mínimas no valor de R$ 600, terminaram de ser pagos no último dia 22. Vale lembrar que esta rodada foi antecipada pelo governo federal. A previsão é que os pagamentos referentes a setembro comecem a ser pagos no dia 19 de setembro – isso, se não houver uma nova antecipação.


20,2 milhões de beneficiários receberam o mínimo de R$ 600 em agosto referente ao Auxílio Brasil. — Foto: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo


Os primeiros a receber serão os beneficiários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com final 1. O benefício será pago até o dia 30 de setembro para os demais segurados (veja no calendário abaixo).


Table with 6 columns and 10 rows. Currently displaying rows 1 to 10.
109/819/918/1017/1112/12
210/820/919/1018/1113/12
311/821/920/1021/1114/12
412/822/921/1022/1115/12
515/823/924/1023/1116/12
616/826/925/1024/1119/12
717/827/926/1025/1120/12
818/828/927/1028/1121/12
919/829/928/1029/1122/12
022/830/931/1030/1123/12


Um total de 20,2 milhões de beneficiários em condição de vulnerabilidade social recebeu o mínimo de R$ 600 em agosto referente ao Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania ainda não informou o número total de beneficiários de setembro, mas afirmou que governo pretende incluir no programa, a menos de um mês das eleições, 803,8 mil famílias - o que elevaria o número total de beneficiários a 21 milhões.


O adicional de R$ 200 para o Auxílio Brasil, que eleva o valor mínimo do benefício de R$ 400 para R$ 600, será válido entre agosto e dezembro deste ano. Esse acréscimo de valor está dentro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e prevê gastos de R$ 41,2 bilhões em medidas de auxílio à população pobre e a algumas categorias profissionais.


O Auxílio Brasil é destinado a famílias em situação de extrema pobreza. Famílias em situação de pobreza também podem receber, desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas com menos de 21 anos.


As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105, e as em situação de pobreza renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210.


Há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:


Se já tinha o Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente

Se está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família: vai para a lista de reserva

Se não está no CadÚnico: é preciso buscar um Cras para registro, sem garantia de receber

Clique aqui e veja como se inscrever no CadÚnico


Informações por telefone


O beneficiário pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.

Também é possível obter informações sobre o benefício na Central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111.

Informações por aplicativos


No aplicativo Auxílio Brasil (disponível para download gratuitamente para Android e iOS), é possível fazer o login utilizando a senha do Caixa Tem. Caso não tenha, basta efetuar um cadastro.

No aplicativo Caixa Tem poderão ser consultadas informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas.


Fonte: g1

Leia Mais ››