terça-feira, outubro 26, 2021

PF deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros e produtos falsificados no RN; um policial é preso e outro afastado

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a segunda fase da Operação Falsos Heróis, que investiga uma organização criminosa voltada ao contrabando de cigarros e produtos falsificados no Rio Grande do Norte. Um policial civil foi preso e outro afastado da função, segundo a corporação.


Operação da PF cumpre mandados dentro de operação contra contrabando de cigarros e produtos falsificados no RN — Foto: PF/Divulgação


Cerca de 70 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal em Apodi, Areia Branca, Grossos, Mossoró, Parnamirim, Natal e São Paulo.


A Justiça também determinado o sequestro judicial de 21 contas bancárias, além de medidas cautelares contra 11 investigados - entre elas o afastamento dos dois policiais civis.


Dinheiro apreendido durante deflagração da segunda fase da operação Falso Heróis, da Polícia Federal, no RN — Foto: PF/Divulgação


Segundo os investigadores, a organização criminosa investigada é suspeita de transportar produtos contrabandeados vindos principalmente do Suriname, pelo mar.


As embarcações usadas pela organização teriam nomes de heróis de histórias em quadrinhos e do cinema, como Thor, Hulk e Capitão América - por isso o nome da operação Falsos Heróis.


De acordo com PF, os produtos são "internalizados" de forma clandestina em pontos da costa potiguar através dos municípios de Areia Branca, Porto do Mangue e Macau, na região da Costa Branca potiguar. Depois, são distribuídos para outros estados brasileiros.


Operação Falso Heróis cumpriu mandados em cidades do RN e em São Paulo — Foto: PF/Divulgação


A corporação informou que durante a deflagração da primeira fase da Falsos Heróis, em outubro de 2020, foram reunidos elementos que permitiram identificar outros membros da organização criminosa.


Desde então, as apurações revelaram que alguns desses indivíduos ascenderam na estrutura hierárquica da organização e continuaram as ações criminosas.


Os alvos da operação são investigados pelos crimes de contrabando qualificado e organização criminosa armada, cujas penas, somadas, podem ultrapassar a 23 anos de prisão.


Operação Falso Heróis da PF cumpre mandados em várias cidades do RN e em São Paulo — Foto: PF/Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra 372.219 casos confirmados e 7.381 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte tem 372.219 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença provocou a morte de 7.381 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta terça-feira (26). Outros 1.301 óbitos estão sob investigação.


RN tem 372.219 casos confirmados de Covid — Foto: Divulgação


A Sesap notificou 103 novos casos da doença nas últimas 24 horas.


O RN tem ainda 180.723 casos suspeitos e 752.280 casos descartados de Covid.


Atualmente, 144 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 116 na rede pública e 28 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 71 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 37,5% na rede pública; com 15 internados, a rede privada tem 9,8% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

372.219 casos confirmados

7.381 mortes

180.723 casos suspeitos

752.280 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Terceira parcela do calendário extra do IPVA 2020 vence nesta quarta-feira (27) no RN

Acaba nesta quarta-feira (27) o prazo para quitar a terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do calendário extra de 2020 para quem optou pelo parcelamento no Rio Grande do Norte.


Trânsito em Natal — Foto: Norton Rafael/Inter TV Cabugi


A data é para aqueles que não quitaram o tributo no prazo regular, independentemente do número final da placa do veículo, e se enquadraram no calendário extra.


O calendário foi instituído pela Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) para os contribuintes regularizarem o imposto sem juros e multas.


A SET reforça que o calendário extra não é válido para todos os contribuintes - apenas a quem não havia quitado o tributo integralmente no ano passado.

A pasta informa que também não se enquadram na regra os veículos novos adquiridos no ano de 2020. Além disso, o calendário extra não dá direito à restituição de parcelas já pagas.


De acordo com a SET, o calendário segue até dezembro. Caso o contribuinte não quite os débitos nas datas de vencimento, serão incididos juros e multas referentes a cada dia de atraso da parcela.


Os boletos para pagamento do imposto estão disponíveis no site do Detran (clique AQUI). Para obter o boleto, é preciso clicar na opção ‘consulta de veículos’ e em seguida inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens, finalizando com a geração da guia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para segunda-feira (1º)

O governo do Rio Grande do Norte transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público da próxima quinta-feira (28) para a segunda-feira (1º), data que antecede o feriado do Dia de Finados, que é celebrado na terça-feira (2).


Centro administrativo do Governo do Rio Grande do Norte em Natal RN — Foto: Assecom/Governo do RN


Com isso, o expediente na quinta-feira (28) será normal. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado.


O ponto facultativo é válido para os órgãos da administração pública estadual direta e indireta, exceto aos setores e aos serviços considerados essenciais que não podem ser paralisados.


O decreto reforça que não se aplica às sociedades de economia mista com participação do Estado, competindo aos dirigentes disporem sobre a adesão.


O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas e as leis com direitos e deveres desses funcionários foram instituídas em 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sesap investiga mortes de 12 bebês em menos de 1 mês na UTI neonatal da maternidade do Hospital Santa Catarina em Natal

Uma investigação aberta pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte apura 12 mortes de bebês recém-nascidos, em menos de um mês, na UTI neonatal do Hospital Dr. José Pedro Bezerra - mais conhecido como Hospital Santa Catarina - na Zona Norte de Natal.


Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal (Arquivo) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O trabalho de investigação da vigilância epidemiológica analisa a situação dos óbitos registrados entre os dias 18 de setembro e 16 de outubro, que teriam ocorrido por uma possível infecção hospitalar. Mães que perderam seus filhos dizem que os recém-nascidos morreram por causa de uma bactéria.


Thainará Thamires da Silva conta que teve o pequeno Lorenzo no dia dia 21 de agosto. Ele nasceu prematuro, com 28 semanas. Cerca de um mês após o nascimento, o bebê pegou uma bactéria e faleceu, segundo a mãe. Ela afirma a bactéria teria sido transmitida por outras crianças que estavam internadas no local.


A certidão de óbito do bebê tem como causas da morte choque séptico, sepse tardia, enterocolite necrosante e prematuridade extrema.


"Ele estava bem, a gente já estava indo para o canguru, quando o bebê não precisa mais de aparelho e já consegue respirar direito. Estava ganhando peso, mas pegou essa bactéria. E a gente quer ter uma explicação das autoridades e do hospital, porque não está claro o que realmente aconteceu", disse.


Thainara Thamires, com o filho, que faleceu na UTI neonatal da maternidade do Hospital Santa Catarina. — Foto: Cedida


Weska Sabrina teve duas filhas gêmeas no dia 14 de setembro e as filhas ficaram internadas no hospital. Uma delas, Maria Liz, ficou na UTI por 30 dias e faleceu após também pegar uma bactéria, segundo a mãe. O óbito ocorreu exatamente um mês após o nascimento da bebê, em 14 de outubro.


"Ela pegou uma bactéria fortíssima dentro da UTI neonatal. Era para ser uma uma UTI para recém-nascidos, mas se encontrava uma bebê de um ano com uma forte bactéria, que era para estar numa UTI pediátrica. Também tinha uma bebê de seis meses com uma bolsa de colostomia. Essa bactéria foram transmitidas para vários bebês", disse.


A declaração de óbito da menina tem as seguintes causas: falência de múltiplos órgãos, sepse tardia, tetralogia, de fallot de má anatomia, sífilis congênita, prematuridade e baixo peso.


Inicialmente, a Secretaria Estadual de Saúde informou não foi detectada uma sintomatologia comum entre os recém-nascidos que morreram.


"Dentre os prontuários analisados, não foi detectada sintomatologia em comum aos recém-nascidos. A Sesap aguarda a conclusão dos demais exames para finalizar as análises. Os óbitos tiveram causas diversas como, por exemplo, hemorragia pulmonar, endocardite bacteriana ou sepse", informou em nota.



De acordo com a pasta, a UTI permanece com seis bebês internados e isolados, aguardando resultado de exames.


Problemas foram constatados

Apesar de ainda aguardar os exames, a pasta informou que já foram identificados sete fatores que "podem ter contribuído para os casos de infecção hospitalar" e encaminhou a realização de oito ações para melhoria na unidade, como a limpeza geral da UTI, mudança de rotina na ordenha das mães, aquisição de equipamentos e incremento no padrão de higienização dos materiais e dos profissionais.


"A Sesap seguirá trabalhando para concluir a investigação, após a finalização dos exames que estão sendo feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)", informou em nota.


A pasta ainda ressaltou que o número de óbitos registrados recentemente está dentro da série histórica dos últimos anos na UTI neonatal do hospital.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério da Educação repassa R$ 1,8 milhão para escolas de ensino médio em tempo integral no RN

O Ministério da Educação autorizou o repasse de R$ 1,8 milhão ao Rio Grande do Norte para utilização dentro do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.


Escola Estadual Winston Churchill, em Natal — Foto: Google


Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (25).


O programa foi criado pelo governo federal em 2016 para apoiar os sistemas de ensino público dos estados e oferecer a ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada dos estudantes.


Além do RN, outros oito estados também foram autorizados a receber recursos.


Segundo a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, atualmente a rede estadual conta com 53 escolas de ensino médio em tempo integral.


A pasta informou que os R$ 1.820.402,29 serão utilizados na compra de materiais de expediente para a escola, itens para cozinhas, pequenas manutenções e reparos nas instituições, além de recursos humanos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Setembro é segundo melhor mês do ano em criação de empregos com carteira assinada no RN, aponta Caged

O Rio Grande do Norte terminou o mês de setembro com saldo positivo de 6.302 novos empregos com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do governo federal, divulgado nesta terça-feira (26).


Carteira de trabalho — Foto: Julia Galvão


O resultado é a diferença entre o número de contratações (17.478) e o de demissões (11.185) ao longo do mês. Com isso, o estado chegou ao quinto mês consecutivo com saldos positivos em 2021.


Setembro também foi o mês com o segundo maior saldo de empregos no ano, atrás apenas de agosto, quando o Rio Grande do Norte teve saldo positivo de 7.381 novos contratados.


Saldo positivo de empregos em setembro foi o segundo melhor do ano no RN — Foto: Caged


Atualmente, o estado tem um estoque de 462.287 empregos formais. A variação positiva em relação a agosto representou crescimento de 1,38%. No acumulado do ano, o estado tem saldo positivo de 30.046 empregos.


O setor de serviços, que é o que mais emprega no estado, também foi o que mais contribuiu para o saldo positivo de setembro, gerando 1.896 novos postos de trabalho ao longo do mês. Mas todos os setores contribuíram para o saldo positivo.


A Agropecuária não ficou muito atrás e gerou novos 1.634 empregos. A construção civil teve saldo de 1.028 novos postos. A indústria ficou com 966 e o comércio, 778.


Brasil

A economia brasileira gerou 313.902 empregos com carteira assinada em setembro, segundo dados do Caged. Ao todo, o país registrou em setembro 1.780.161 contratações e 1.466.259 demissões.


Nacionalmente, a geração de empregos formais em setembro deste ano representa piora em relação ao mês de agosto, quando foram abertas 368.091 (dado revisado) e, também, na comparação com setembro do ano passado - foram criados 319.151 empregos com carteira assinada.


Com mais de 90,6 mil novas vagas, o Nordeste foi a segunda região que mais criou emprego no período, atrás apenas do Sudeste.


O governo também informou que o salário médio de admissão foi de R$ 1.792,07 em agosto deste ano, o que representa uma queda real, com os valores sendo corrigidos pelo INPC, de R$ 25,78 em relação a julho de 2021 (R$ 1.817,85) e, também, na comparação com agosto do ano passado, quando somavam R$ 1.905.46.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Tributação do RN notifica 1,2 mil empresas inscritas no Simples Nacional por inadimplência

Mais de 1,2 mil contribuintes do Rio Grande do Norte inscritos no Simples Nacional correm o risco de serem excluídos do regime fiscal em 2022 por inadimplência.


Mais de 1,2 mil empresas do RN no Simples Nacional foram notificadas por inadimplência. — Foto: SET


A Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte informou que começou a notificar as pequenas empresas inadimplentes na semana passada e estabeleceu um prazo de 30 após a notificação para a regularização do débito. Ao todo, as empresas devem mais de R$ 3,9 milhões.


Os valores em aberto são posteriores a 2016 e se referem à falta de pagamento do boleto mensal, o Documento de Arrecadação do Simples (DAS), e à inscrição na Dívida Ativa do Estado pelo não repasse da diferença de alíquota (Difal) nas compras de mercadorias feitas em estados onde a alíquota de ICMS é menor que no Rio Grande do Norte.


As notificações ocorrem via Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTe-SN).


"Após constatação do recebimento e ciência do comunicado, as empresas têm 30 dias para quitar ou negociar o débito. Caso a situação não seja regularizada, o CNPJ é desenquadrada do Simples Nacional a partir de primeiro de janeiro de 2022, conforme consta no Termo de Exclusão. Estima-se o Simples reduz em até 40% a carga tributária com o recolhimento de oito impostos em uma guia única", informou a SET.



No comunicado de débito, os contribuintes receberam um link que remete à Unidade Virtual de Tributação (UVT), onde será possível verificar as dívidas presentes no Extrato Fiscal. No documento, constam todos os débitos, tanto os do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), quanto os inscritos na Dívida Ativa, cuja gestão fica a cargo da PGE.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil tem média móvel de 342 mortes diárias por Covid; tendência é a pior registrada no último mês



O Brasil registrou nesta terça-feira (26) 409 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 606.293 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 342 -- abaixo da marca de 400 pelo 15º dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +7% e aponta estabilidade.


Apesar de estar dentro da faixa estável, essa é a pior tendência no comparativo registrada no último mês, que variou entre queda e estabilidade. A última vez em que o comparativo indicou porcentagem superior foi em 26 de setembro, quando estava em +13% (estabilidade).


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça-feira. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quarta (20): 380

Quinta (21): 366

Sexta (22): 355

Sábado (23): 339

Domingo (24): 337

Segunda (25): 338

Terça (26): 342

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Três estados não registraram óbitos no último dia: AP, RR e SE.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 21.748.303 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 13.414 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 11.966 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica estabilidade nos diagnósticos.



Em seu pior momento a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caminhoneiro bolsonarista que estava foragido se apresenta à PF em SC

Investigado por incitação a atos violentos e antidemocráticos, o caminhoneiro Marcos Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, apresentou-se espontaneamente à Polícia Federal em Joinville, no Norte de Santa Catarina, nesta terça-feira (26), informou a defesa dele. Ele foi preso preventivamente. Gomes estava foragido desde o início de setembro.


De acordo com a nota da defesa dele, Gomes "está a dispor da Justiça para provar sua inocência". O advogado Elias Assad afirmou à NSC TV que vai pedir a liberdade do caminhoneiro.


Caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão — Foto: Reprodução/Redes sociais


A Polícia Federal afirmou por nota que Gomes se entregou às 14h na delegacia da cidade. O caminhoneiro é morador de Joinville. A PF afirmou que ele não foi interrogado e foi encaminhado ao presídio da cidade. A prisão foi feita em cumprimento de mandado feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 1º de setembro.



Em setembro, Gomes foi localizado pela PF no México, no período em que estava foragido.


Carro da PF levando Zé Trovão em Joinville — Foto: Reprodução/NSC TV


Investigação

O caminhoneiro foi alvo de um mandado de prisão em 20 de agosto expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.


Segundo o despacho de Moraes, a Procuradoria Geral da República (PGR) sustenta que postagens e vídeos publicados demonstram que o caminhoneiro teria convocado a população, por meio das redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos.


Sede da Polícia Federal em Joinville — Foto: Reprodução/NSC TV


Ainda segundo o documento, as justificativas das medidas cautelares levaram em consideração "a atuação dos investigados na divulgação de mensagens, agressões e ameaças contra a democracia, o estado de direito e suas instituições".


Enquanto estava foragido, Gomes ficou em um hotel no México, conforme a PF. Nas redes sociais, ele divulgou vídeo no qual relata que representantes da embaixada brasileira procuraram o hotel em que ele estava.


A defesa do caminhoneiro comentou o tempo em que Gomes estava foragido. “Essa questão da ida ao México nós não vimos ilegalidade porque ele saiu legalmente do Brasil e entrou legalmente no México. Depois, com o advento da prisão dele, ele ficou um pouco indeciso se deveria ou não se apresentar e, ouvindo agora aconselhamentos profissionais, aconselhamento da família, ele resolve se apresentar", afirmou Assad.


O advogado não soube informar se Gomes veio direto do México para se apresentar à PF de Joinville.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vítima de assassinato, cantor de brega-funk MC Pitbull da Firma tem caixão desenterrado e incendiado

Um cantor de brega-funk que foi assassinado no último domingo (24) em Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, teve o túmulo violado na segunda-feira (25). O caixão com o corpo de João Vitor da Silva Amorim, de 23 anos, conhecido como MC Pitbull da Firma, foi desenterrado e incendiado no Cemitério São José, no centro do município. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil 


MC Pitbull da Firma foi morto a tiros na madrugada de domingo (24), em Gaibu, praia do Cabo de Santo Agostinho. O caso está sendo apurado pela 14ª Delegacia de Polícia. Os motivos do crime não foram divulgados “para não comprometer os trabalhos”.


De acordo com informações repassadas pelo município, o ataque ao túmulo de MC Pitbull da Firma aconteceu por volta das 20h de segunda.


MC Pitbull da Firma foi assassinado no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife,m e teve caixão desenterrado e incendiado — Foto: Reprodução/Redes sociais


“Será instaurado inquérito policial para averiguar o caso, que é considerado um crime bárbaro e de violência gratuita”, afirmou a prefeitura, no comunicado.


Nesta terça (26), o cemitério teve que ser isolado e os sepultamentos foram suspensos temporariamente.


Quem é MC Pitbull da Firma?

O artista de funk tem pouco mais de 5 mil seguidores no Instagram e aparece nas redes sociais com títulos de música com conteúdo sexual explícito. Nas redes sociais, MC Pitbull da Firma costumava postar textos e fotos com informações relacionadas a casos de violência.


Em uma das postagens no Instagram, ele diz: “esse arrombado aí que matou Pedro tem que ser pego”. Em outra, afirma: "Foram para matar MCs lá no Mineiro. Guerra de tráfico entre eles. Gaibu contra Gaibu".


O jovem também escreveu um pedido de ajuda para a família, se referindo a um caso de supostas mentiras postas na internet contra ele.


“Estão fazendo fake e inventando coisa minha sem eu ter nada a ver eu sei que isso. É inveja. Estão fazendo isso para me abalar, mas isso só me deixa mais forte”.


Procurada pelo g1, a assessoria e MC Pitbull da Firma conformou que o túmulo dele foi violado, mas não quis se pronunciar oficialmente sobre o caso.


“A família dele está muito abalada. Quando eles quiserem se pronunciar, a gente fala”, afirmou uma jovem que se apresentou como uma das responsáveis pela assessoria do artista.


O artigo 212 do Código Penal trata de casos de violação de túmulos. Segundo a legislação em vigor, o ato de vilipendiar cadáveres ou suas cinzas pode ser punido entre um a três anos de reclusão e pagamento de multa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Adolescente é suspeito de asfixiar e atear fogo nos próprios irmãos de 2 e 4 anos em Maricá, RJ, diz polícia

Um adolescente de 16 anos é suspeito de matar os dois irmãos mais novos, Vicente e Valentim Costa, de 4 e 2 anos, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, segundo a polícia.


Vicente Costa e Valentim Costa, de 4 e 2 anos respectivamente, morreram carbonizados em Maricá, no RJ — Foto: Reprodução/Redes sociais


As crianças foram encontradas carbonizadas dentro de casa e o adolescente foi apreendido na noite desta segunda-feira (25).


De acordo com a Delegacia de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), o adolescente é suspeito de asfixiar os irmãos, mediante esganadura e, em seguida, atear fogo nas crianças ainda vivas.


Segundo a polícia, o crime foi motivado por ciúmes da mãe, além do ódio que nutria pelo padrasto, pai das vítimas. O adolescente foi apreendido por fato análogo ao crime de homicídio qualificado por motivo fútil e encaminhado ao Degase.


Testemunhas contaram que a mãe das crianças havia saído de casa para ir a um comércio e deixou os mais novos com o irmão mais velho. O caso aconteceu na Rua 02, no bairro Cordeirinho.


Quando voltou, ela encontrou os filhos com os corpos em chamas e tentou salvá-los, mas os meninos não resistiram. Ainda segundo testemunhas, o adolescente não estava em casa no momento em que a mãe chegou, mas foi encontrado por vizinhos na região.


Nota de pesar

A secretaria de Educação de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, emitiu uma nota de pesar pela morte das crianças de 4 e 2 anos. Os irmãos eram alunos da rede municipal de ensino.


Secretaria de Educação emite nota de pesar pela morte de irmãos carbonizados em Maricá, no RJ — Foto: Reprodução/Redes sociais


"A Secretaria de Educação de Maricá manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimentos dos alunos Vicente Costa e Valentim Costa, ambos matriculados no Ceim Marilza Medina. Em nome de toda equipe, a secretária de Educação, professora Adriana Costa, manifesta solidariedade aos familiares e amigos, neste momento de profunda dor e perda", disse em nota.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cantor sertanejo Zé Neto entra com ação contra Luisa Mell após ser acusado de maus-tratos a animais

O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, entrou com uma ação contra a ativista e protetora de animais Luisa Mell por danos morais.


Cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, faz romaria até Aparecida pelo Caminho da Fé — Foto: Reprodução/ Instagram


Morador de São José do Rio Preto (SP), o sertanejo pede R$ 30.731,00 por ter sido acusado de maus-tratos a animais enquanto realizava romaria de Camanducaia (MG) a Aparecida (SP).


No mês passado, Luiza Mell publicou vídeos nas redes sociais criticando Zé Neto por supostamente percorrer o trajeto em cima de um único burro. O sertanejo rebateu diretamente a protetora de animais e deixou claro que entraria com processo.


"E você, Luísa Mell, cuidado com o que você posta, tá? Porque tudo que você tá postando cai em um processo gigantesco contra você. Eu não maltrato animal. Eu duvido animal mais bem tratado do que os que estão fazendo a romaria. Inclusive, nessa romaria, não vou te desejar mal, vou rezar por você, porque você é uma pessoa que precisa de ajuda. Apoio muito as coisas que você faz, mas, antes de você postar, presta atenção", disse na época.



Na ação, os advogados de Zé Neto alegam, entre outras coisas, que a publicação feita por Luisa Mell é inverídica e causou prejuízos negativos à imagem do cantor. Além de pedir indenização por danos morais, a defesa do sertanejo quer que Luisa Mell apague o vídeo no qual fala sobre a romaria de Zé Neto.


O juiz Gustavo Henrique Bretas Marzagão, da 35ª Vara Cível de São Paulo, estipulou prazo de dois dias para a ativista remover a publicação das redes sociais.


“A despeito da cognição sumária, própria deste momento processual, há elementos que sustentam a tese defendida pelo autor no sentido de que a postagem feita pela ré - composta de um vídeo e uma legenda - divulga fato inverídico, qual seja, o de que o autor teria realizado uma viagem de 1180 km montado em um único burro para pagar promessa, quando, de acordo com os documentos que instruem a inicial, a rota entre Camanducaia e Aparecida tinha aproximadamente 141 km, foi percorrida em cinco dias, com revezamento entre os animais, os quais tiveram acompanhamento de dois médicos veterinários, que asseguraram as normas de bem-estar dos animais", escreveu Gustavo Marzagão.


O magistrado também alegou que Luísa Mell é nacionalmente conhecida no meio televisivo e em redes sociais como defensora dos animais e a conta em que realizou a postagem possui quase quatro milhões de seguidores.


"Em razão desse destaque, as opiniões que emite por meio destes canais de comunicação ganham rapidamente repercussão nacional, atingindo milhões de pessoas. Para que possa ser legitimamente exercido, o direito de crítica deve recair sobre um fato verídico o que, a princípio, não ocorreu no caso em exame, porque a ré não se limitou a criticar o uso do animal pelo autor, mas lhe atribuiu fato inverídico, desbordando do seu direito e ingressando no campo do ilícito. E, a despeito da retratação que fez em postagem posterior, a primeira permanece ativa em sua conta, perpetuando os efeitos negativos à imagem do autor, cantor de projeção nacional que, desde a postagem feita pela ré, vem sendo acusado de abusar e de praticar atos de maus-tratos em animais", escreveu Gustavo Marzagão em outro trecho.



O g1 tenta contato com a ativista para comentar sobre o assunto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Ele tá na loja, manda vir limpar': após ser humilhado por gerente do Carrefour, vendedor diz sofrer bullying



"Ele tá na loja, manda vir limpar", diz Pedro Henrique Monteiro da Silva, de 23 anos, sobre o tratamento diferente que recebeu de colegas de trabalho, após um vídeo que circula pelas redes sociais mostrar o vendedor do hipermercado Carrefour sendo humilhado por uma gerente, enquanto limpa o chão da loja de joelhos. 


Pedro conversou com o g1 e relatou estar sofrendo bullying de outros funcionários da rede de supermercados. "Estou sofrendo exclusão da empresa. Não sei se vou continuar trabalhando lá, hoje, ainda estou".


A vítima das ofensas, que viralizaram nas redes sociais, segue de atestado após pegar um resfriado e deve voltar ao local de trabalho nesta quarta-feira (27). Ao relembrar do incidente, Pedro afirma conviver com olhares e atitudes ofensivas contra ele.


"A gerência orientou os funcionários a não chegarem perto de mim. Estou sofrendo exclusão na empresa. Meus próprios amigos foram orientados a se afastarem de mim. Ninguém me cumprimenta. Parece que fiz alguma coisa errada, mas não fiz" , conta Pedro.

O jovem disse que o caso está sendo acompanhado por um advogado e ainda deve registrar Boletim de Ocorrência. Em nota, o Carrefour disse que o caso está em investigação e que "em nenhum momento a rede orienta seus gestores a adotarem este tipo de comportamento". Leia a nota na íntegra mais abaixo.


Entenda o caso

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um vendedor do hipermercado Carrefour sendo humilhado pela gerente, enquanto limpa o chão da loja de joelhos. A imagem foi gravada por uma cliente, que presenciou e se indignou com a cena em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Assista ao vídeo no início desta matéria.


Nas imagens é possível ver o vendedor Pedro Henrique Monteiro da Silva, 23 anos, de joelhos, esfregando o chão com um pano. Ao lado dele aparece uma mulher, que parece gravar o funcionário ao mesmo tempo em que diz: olha aí, só pra você esse cara tem valor. Esses meninos, eles não limpam a casa deles”.


Ao g1, Pedro Henrique contou que a situação ocorreu no fim do mês passado, entre 26 e 30 de setembro. Ele diz que não se recorda da data exata.



"Eu tinha terminado de fazer minhas tarefas, e ela [a gerente] pediu para eu dar uma mão para um colega. Eu falei que tudo bem. Limpei os fogões, limpei geladeira, fiz minha parte. Depois, eu estava limpando lá, ela viu uma fita no chão, eu acho que é aquela de demarcação de distanciamento da Covid, ficou aquela cola preta. Ela falou: a gente tem que tirar isso. Eu chamei a equipe de limpeza, eles tentaram tirar e também não conseguiram, disseram que precisava usar uma máquina. Eu falei para ela que não tinha como a equipe limpar, porque a máquina não estava na loja. Ela falou que eu tinha que fazer e já começou a ficar nervosa”, relembra o funcionário.


No trabalho

O vendedor conta ainda que, depois do episódio, passou a ser vítima de chacota entre os colegas e precisou pedir um afastamento médico, mas em nenhum momento foi procurado pela empresa.


“Eles [colegas de trabalho] ficam de brincadeira comigo, fizeram até 'meme'. Poucos ficaram do meu lado. Ninguém nunca me chamou pra perguntar o que aconteceu, para me tranquilizar, ninguém falou nada. Eu não sou de ficar me 'vitimizando', mas acho que merecia pelo menos um pedido de desculpas”, diz.


Posicionamento do Carrefour

"O Carrefour repudia todo e qualquer comportamento indevido por parte de seus colaboradores. Estamos apurando o caso internamente e, por ora, houve o afastamento da profissional envolvida. Em relação à suposta orientação para os colaboradores da loja não falarem com o funcionário, esse fato não procede. Em nenhum momento a rede orienta seus gestores a adotarem este tipo de comportamento", se posicionaram em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo de pastor que escreveu que ressuscitaria é enterrado após três dias, em Goiatuba

O corpo do pastor Huber Carlos Rodrigues, que escreveu que ressuscitaria após três dias, foi enterrado na madrugada desta terça-feira (26) em Goiatuba, na região sul de Goiás. O corpo dele estava na funerária desde sexta-feira (22), e a viúva se recusava a liberá-lo por acreditar que ele fosse ressuscitar.


Pastor Huber Carlos Rodrigues deixou documento falando que ressuscitaria três dias após sua morte — Foto: Reprodução/Facebook


Centenas de pessoas acompanharam o sepultamento nesta terça-feira. Vídeos mostram uma multidão aguardando o cortejo. Eles cantaram em homenagem ao pastor. O enterro aconteceu às 0h30.


O pastor morreu por complicações cardiorrespiratórias em um hospital de Itumbiara, a 55 km de Goiatuba. No documento, assinado em 2008, o pastor disse que teve divinas revelações do Espírito Santo e que passaria por um “mistério de Deus”, onde ressuscitaria às 23h30 - três dias após sua morte. O prazo terminou na noite desta segunda-feira (25).


“Minha integridade física tem que ser totalmente preservada, pois ficarei por três dias morto, sendo que no 3ª dia, eu ressuscitarei. Meu corpo durante os três dias não terá mau cheiro e nem se decomporá, pois o próprio Deus terá preparado minha carne e meu cérebro para passar por essa experiência”, escreveu no documento.


Multidão acompanha saída do cortejo de pastor que morreu e disse que ressuscitaria — Foto: Reprodução/Destak Informativo


A declaração foi assinada por duas testemunhas na época. Após a morte, o corpo do pastor ficou em um local refrigerado na funerária. O prazo de três dias foi respeitado a pedido da família.


A Prefeitura de Goiatuba informou que a Vigilância Sanitária chegou a notificar, na segunda-feira, a funerária a realizar o sepultamento imediato do corpo, observando uma resolução que dispõe sobre o Controle e Fiscalização Sanitária do Translado de Restos Mortais Humanos.


No entanto, a funerária disse que não tinha sido notificada até as 16h30 e que estava respeitando a vontade da família.


Pastor deixou documento assinado em 2008 dizendo que ressuscitaria — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Fonte: g1

Leia Mais ››

Alexandre de Moraes nega transferência de Roberto Jefferson para hospital particular

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido para que o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, deixe a prisão e seja transferido para um hospital particular.


O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, em evento em Curitiba no início do ano — Foto: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo


Segundo o ministro, “neste momento, verifica-se a plena capacidade do hospital penitenciário em fornecer o tratamento adequado ao preso, não havendo qualquer comprovação de que o seu estado de saúde exija nova saída do estabelecimento prisional”.


O ministro autorizou a visita de médicos particulares.


Moraes ressaltou que laudo médico aponta absoluta normalidade da situação médica do preso, tendo sido recomendado apenas a realização de exame.


“Como se vê, não há qualquer elemento que indique a necessidade de transferência da unidade prisional para hospital particular, havendo consignação expressa de que os procedimentos médicos necessários foram adotados adequadamente".


Atendimento em Bangu

No domingo (24), a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro informou que Jefferson estava internado em observação no Pronto Socorro Geral Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó, desde a tarde deste sábado (23).


Segundo a Seap, ele solicitou atendimento médico após apresentar se queixar de dores na lombar. A nota informa ainda que, por orientação médica, um exame de ultrassonografia será realizado na próxima terça-feira (26). Segundo a Seap, "o interno está lúcido, verbalizando e seu quadro clínico é estável."



Licença da presidência do PTB

Na noite deste domingo, o advogado do ex-deputado informou à TV Globo que Roberto Jefferson encaminhou uma carta pedindo licença da presidência do PTB por tempo indeterminado.


Prisão preventiva

Jefferson teve a prisão preventiva (por tempo indeterminado) decretada em 13 de agosto. A autorização partiu do ministro Alexandre de Moraes dentro do chamado "inquérito da milícia digital", que é uma continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos.


Em setembro, o ministro autorizou que Jefferson deixasse a prisão para receber tratamento médico e manteve o uso de tornozeleira eletrônica do ex-deputado.


Denúncia

Em agosto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Jefferson por incitação ao crime, ameaça às instituições e homofobia.


Na denúncia, a PGR listou sete declarações em que o ex-deputado atacou instituições, e afirma que ele praticou condutas que constituem infrações previstas no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional e na lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.


Inicialmente, a PGR tinha se manifestado contra a prisão de Jefferson, argumentado que a conduta dele estava protegida pela liberdade de expressão. Agora, a própria PGR vê crime nas atitudes do ex-deputado e defende que ele fique em prisão domiciliar.



A defesa de Jefferson nega as acusações e criticou a denúncia da PGR. Segundo os advogados, "o que há, em verdade, é uma colcha de retalhos de manifestações midiáticas do defendente que em nada representam a prática de qualquer espécie de crime".


Fonte: g1

Leia Mais ››

CPI retira senador Luis Carlos Heinze da lista de pedidos de indiciamento

A CPI da Covid retirou nesta terça-feira (26) o nome do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) da lista de pedidos de indiciamento do relatório final da Comissão.


Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) em pronunciamento à CPI da Covid — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado


A decisão foi tomada pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-RS) a pedido de Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que tinha pedido a inclusão de Heinze no início da manhã. O recuo aconteceu após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sugerir que os senadores reavaliassem a proposta de indiciamento.


Em nota encaminhada à imprensa, Pacheco disse que nunca interferiu nem iria interferir nos trabalhos da CPI, mas ressaltou considerar um “excesso” a inclusão do senador no relatório final. Senadores governistas também protestaram e apelaram para Renan rever a medida.


Alessandro Vieira afirmou que, ao pedir a retirada do nome de Heinze da lista dos indiciados, estava se rendendo ao entendimento da maioria dos senadores.


Vieira disse ainda que discordava da interpretação, mas que solicitava a retirada para não "colocar em risco nenhum pedaço" do serviço prestado pela CPI.


"Não se gasta vela boa com defunto ruim. Essa CPI fez um trabalho, prestou um serviço ao Brasil, muitíssimo relevante. Eu não posso a essa altura colocar em risco nenhum pedaço desse serviço por conta de mais um parlamentar irresponsável. Então peço a vossa excelência que faça a retirada [do nome do senador Heinze dos indiciados]", afirmou o senador Alessandro Vieira.



Voto alternativo


Ao longo dos seis meses da CPI, o senador Heinze defendeu medicamentos ineficazes para a Covid-19 e divulgou estudos sem base científica relacionados a doença. Na sessão desta terça-feira (26), o pedido de indiciamento do parlamentar gaúcho aconteceu no momento em que ele apresentava um voto alternativo ao do senador Renan Calheiros, relator da CPI.


No documento “paralelo”, Heinze atacou a CPI, dizendo que a comissão cometeu “evidentes abusos”, e defendeu remédios sem eficácia.


Heinze também levantou dúvidas sobre a origem do novo coronavírus e afirmou que a CPI ignorou indícios de que a proliferação da Covid-19 pudesse estar associada a um suposto “terrorismo biológico”.


Fonte: g1

Leia Mais ››