quinta-feira, dezembro 02, 2021

ITAÚ CUP: Em disputa acirrada Itaú Futsal empata com a equipe Lucrécia

 


Emoção do começo ao fim, assim foi a partida entre Itaú Futsal e Lucrécia na noite desta quarta-feira no Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo na 2ª Copa Regional de Futsal do Município de Itaú, partida válida pelo grupo E.

 




A habilidade das duas equipes, o entrosamento, as jogadas ensaiadas e a torcida, foram um complemento de emoções, que se o Galvão Bueno estivesse presente o tão famoso bordão "haja coração" seria indispensável.

 

O resultado foi o empate em 2 x 2, contudo, as equipes mostram todo seu talento dentro de quadra e o resultado só não foi maior devido aos principais autores da noite, aos goleiros, que estavam em noite inspirada, aumentando os batimentos cardíacos dos torcedores.

 

1º Tempo

 

Os donos da casa vieram com tudo para cima da equipe Lucrécia que buscava se proteger dos contra ataques. O Itaú Futsal não parava de colocar pressão no adversário que recuava, mas também aproveitava para contra atacar quando assim encontrava espaço para levar perigo ao gol. Bastava uma roubada de bola que a torcida do Itaú Futsal ia a loucura, e levava a equipe junto até o gol adversário que não consegue finalizar.

 

Apesar da movimentação na partida, as duas equipes realizavam uma boa defesa, protegendo-se dos chutes. E o placar permanecia em 0 a 0. No final do primeiro tempo a equipe Lucrécia colocava pressão na equipe Itaú Futsal, mesmo assim o gol não saiu.

 

2º Tempo

 

De volta para o segundo tempo, as equipes voltaram com tudo, a persistência seguia de ambos os lados, mas de tanto insistir a equipe Itaú Futsal abriu o placar aos 03:55, gol de Edinir. A torcida vai a loucura e empurra a equipe Itaú Futsal, mas agora é a vez da equipe Lucrécia balançar as redes aos 05:45  gol de Francisco de Assis. Tudo igual no placar; a equipe Itaú Futsal parte com velocidade, jogadas ensaiadas e vira o placar aos 07:35 com assinatura de Felipe Rêgo. A torcida não para de empurrar os donos da casa enquanto a equipe Lucrécia é pressionada e começa a se preocupar com o tempo de jogo,  que vai pra cima da Itaú Futsal e arranca o empate aos 15:30 com gol de Antônio Ferreira. Faltando poucos minuto para o termino da partida as equipes apostam tudo; a equipe Lucrécia apertou o Itaú Futsal, mas não conseguiu o desempate devido a boa marcação; final 2 x 2.

 

Destaque

 




O Destaque da partida foi o goleiro Dalisson da equipe Lucrécia que recebeu comenda do Secretário Municipal de Esporte Rocheliudson Oliveira.

 

Veja todas as fotos da partida clicando aqui ou na imagem abaixo:




Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

ITAÚ CUP: Messias Futsal (Messias Targino) bate Catolé do Rocha e ganha de 2 x 1

 


Messias Futsal e Catolé do Rocha fizeram uma partida apertada na noite desta quinta-feira no Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo pela 2ª Copo Regional de Futsal do município de Itaú, ficando com a vitória a equipe Messias Futsal por 2 x 1.

 


1º tempo

 

A primeira etapa já começou bem agitada, as duas equipes apresentam um bom futebol dentro de quadra em uma disputa equilibrada. Passes precisos, jogo rápido é um pouco do que temos para essa partida que promete fortes emoções. Com tanta movimentação, claro, não podia faltar o gol, que mesmo demorando a sair só foi registrado aos 10:50, gol contra  para equipe  Messias Futsal com assinatura de Mario Cleison, contra. Com a movimentação do placar, já dá para imaginar o que vem pela frente, as equipes cada vez mais ofensivas não esperam o jogo, e sim, fazem o jogo acontecer, contudo o primeiro tempo foi concluído com o placar de 2 x 1.

 

2º tempo

 

De volta para a etapa final as equipes só pensam na vitória, principalmente a de Messias Futsal que aos 01:52 faz o segundo na partida, tento de Maycon Djalma. Atrás no placar a equipe Catolé do Rocha aproveitou uma cobrança de falta e ao lado do gol estava Mário Cleison que finalizou aos 04:32 furando a defesa do goleiro Fernando que vem fazendo uma bela partida com grandes defesas. Decorrido metade do segundo tempo as equipes só pensam em balançar as redes do adversário, mas infelizmente a bola para na defesa do seus goleiros ou nos chutes perdidos pra fora do gol. A equipe catolé coloca pressão nos minutos finais, mas Fernando está lá para fazer a defesa e garantir a vitória para equipe de Messias Futsal.

 

Destaque do jogo

 




O destaque da partida foi o Goleiro Fernando pela grande apresentação da noite, recebe a comenda do Jogador/empresário/patrocinador Alan Fernandes.

 

Clique aqui ou na imagem abaixo para ver todas as fotos da partida:




Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

ITAÚ CUP: Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes) goleia ASD (Apodi) por 5 a 1



Vindo de uma vitória a equipe Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes) vem mantendo o bom aproveitamento da 2ª Copa Regional de Futsal em partida válida pelo grupo C no Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo. Com mais posse de bola, jogadas rápidas e sem deixar brechas a equipe goleou o adversário SDA (Apodi) por 5 x 1.




1º Tempo

 

A partida começou movimentada, a equipe Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes) já iniciou partindo para cima da equipe SDA (Apodi) e o resultado não poderia ser outro, o gol saiu aos 04:20 marcado por Alex Maia. As equipes se movimentavam bastante dentro de quadro aproveitando as jogadas rápidas para contra atacar e obter um melhor resultado, que veio aos 15:05, gol de Mário Marciel para a equipe Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes)  que deixa a equipe SDA (Apodi) para trás e correr contra o prejuízo, que não conseguiam ultrapassar a defesa dos Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes)  que aos 19:40 fizeram o terceiro da partida, gol de Mallkeide. Final do primeiro tempo 3 x 0.

 

2 tempo

 

Para o segundo tempo a equipe Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes) não avisou, já começou metendo pressão na equipe SDA (Apodi) que logo cedeu o gol aos 01:57 , Mallkeid fez o quarto para os Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes)  que continuaram com muita garra como se a partida tivesse apenas começando. Enquanto isso a equipe SDA (Apodi) não conseguia se achar em quadra e se perdia nos passes o roubas de bola da equipe Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes)  que aproveitou para ampliar o placar, fazendo o quinto da partida aos 10:30, tento de Ciro Jardel, a equipe vai construindo a goleada na 2ª Copa Regional de Futsal. A equipe SDA (Apodi) conseguiu diminuir aos 17:02 com gol de Jaíre Carlos, encerrando a partida em 5 x 1.

 

Destaque

 


O destaque entre as equipe foi Mallkeide da equipe Cajuais Sport Club (Rodolfo Fernandes) que recebeu a comenda das mãos do ex-jogador Suêldo Maia.

 

Para ver todas as fotos do jogo clique aqui ou na imagem abaixo:



Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

ITAÚ CUP: Açai da Clara não avança e perde para o Itaú Bets FC por 4 a 2

 


As equipes Açaí da Clara e Itaú Bets FC entraram em quadra na noite desta quarta-feira (01) em partida válida pelo grupo B na 1ª Copa Municipal de Futsal, vindo de uma vitória a equipe Açaí da Clara não conseguiu um resultado positivo e acabou perdendo os três pontos na tabela nessa rodada, enquanto que o Itaú Bets FC em sua primeira apresentação na ITAÚ CUP obtém os 100% de aproveitamento, fazendo 4 a 2 sobre a equipe Açaí da Clara.

 


1º Tempo

 

A partida começou com as duas equipes, Açaí da Clara e Itaú Bets FC fazendo uma boa movimentação, mesmo o forte não sendo a velocidade, ambas as equipes, colocavam perigo aos goleiros. A equipe Itaú Bets FC abriu o placar aos 06:57 com gol de Lucas, que chutou forte e furou a defesa do goleiro Lima Neto, o jogo seguia com as equipes trabalhando, e aos 09:21 Carlos Adriano (Fabiano) deixa o seu registrado encerrando o primeiro tempo em 2 a 0.

 

2º tempo

 

O apito anuncia o início do segundo tempo e Manasses já está lá para diminuir o placar aos 00:37 segundos para a equipe Açaí da Clara, o jogo segue com as equipes se movimentando e a equipe Açaí da Clara empata o jogo aos 09:50 com Wagner. Com o empate e o tempo seguindo as equipes vão tentando mudar a estratégia e buscam velocidade nos passos, vez ou outra a coisa dá errada e as equipes por pouco não saem no prejuízo. Passes errados, momentos de trapalhadas também foram vistos nesse momento final, com isso, quem saiu ganhando foi a equipe Itaú Bets FC, Lucas aos 15:52 marca o terceiro da equipe. A torcida ainda apoia as equipes, principalmente quando o Prefeito Municipal André Junior, atleta da equipe Açaí da Clara, pega na bola e coloca em pratica suas habilidades, elevando a adrenalina dos torcedores, ainda assim o Itaú Bets FC amplia o placar e Carlos Adriano (Fabiano) faz o quarto aos 19:15, garantindo a vitória por 4 a 2.

 

Destaque

 


O destaque do jogo foi o atleta Lucas da equipe Itaú Bets FC que recebeu a comenda das mãos do Prefeito Municipal André Regis.

 

Disputas desta quinta-feira (02)

18:30 – Itaú Farma x Esporte Clube Itaú

19:30 – 26 de Dezembro (Tabuleiro Grande) x JASC (Severiano Melo)

20:30 – Nossa Farma (Umarizal) x ADESE (Dr. Severiano)

21:30 – ACESM (São Miguel) x Ribeirão (São Miguel)

 


Veja todas as fotos da partida clicando aqui ou na imagem abaixo:




Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Falta de medicamento na Unicat de Pau dos Ferros intensifica artrite de menino itaunese de 12 anos



Murilo Gabriel é um menino do município de Itaú, no Oeste Potiguar, que teve o diagnóstico de artrite juvenil confirmado no ano passado. Sem ter como tomar as injeções de Etanercepte desde setembro, por falta de fornecimento na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) de Pau dos Ferros, os sintomas da doença voltam a fazer parte da rotina do garoto de 12 anos. 


Em 2020, Murilo começou a perder movimentos do corpo, sentir enfraquecimento nas mãos e dores nas articulações. Foi a Natal consultar vários médicos, até que um reumatologista do Hospital Onofre Lopes deu o diagnóstico. Ele começou a tomar injeções de Etanercepte há menos de um ano, uma medicação que, segundo sua tia Kelma Lima, custa mais de cinco mil reais. 


Murilo precisa tomar 50 mg do medicamento por semana, divididas em duas injeções. Mas segundo Kelma, a última vez que a família conseguiu ter acesso ao Etanercepte na Unicat de Pau dos Ferros foi no começo de setembro. O garoto não toma suas injeções há dois meses.


De acordo com Kelma, os profissionais de saúde da unidade de Pau dos Ferros alegavam falta de transporte para levar os medicamentos de Natal ao interior. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) refuta que tenha faltado transporte, mas sim que as remessas fornecidas pelo Ministério da Saúde teriam sido insuficientes. 


A família de Murilo não tem condições financeiras de se transportar à capital para ir atrás dos medicamentos, além de não ter cadastro na unidade da cidade. “Mas a situação está tão crítica, que se a Unicat de Natal liberar para a gente ir buscar, a gente dá um jeito”, explica Kelma, tia do menino.


Há dois meses sem o medicamento, Kelma comenta que Murilo “já sente o cansaço no corpo, é um tipo de fadiga que você vai ficando sem força, a doença vai voltando...” A preocupação é com o estado de saúde do garoto, que pode voltar a ser o que era em 2020. “Quando a gente descobriu essa doença, ele ficou um período que era só deitado, nem levantar ele conseguia, a gente que levantava ele.” 


Sesap


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública, o medicamento será enviado nesta quinta-feira (2) à Unicat de Pau dos Ferros. “Seria enviado ontem, mas não foi possível por conta de espaço no transporte”, explicou a assessoria.


A Sesap ainda disse que as remessas voltarão a ser feitas periodicamente, de acordo com o envio por parte do Ministério da Saúde, que teria descontinuado o fornecimento, causando a falta nas unidades do interior. Segundo a secretaria, o transporte não foi responsável pela falta de entrega do medicamento nos últimos dois meses.


Segundo informações recebidas pela família de Murilo, a Unicat de Natal teria o medicamento em estoque, diferentemente das unidades do interior potiguar. Quando perguntada se esse medicamento estocado poderia ser enviado aos municípios que precisavam, como Pau dos Ferros, a assessoria da Sesap afirmou que “o medicamento é enviado de acordo com a entrega do Ministério da Saúde”.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

RN tem 382.003 casos confirmados e 7.499 mortes por Covid

Fazendo upload: 529161 de 529161 bytes.


O Rio Grande do Norte registrou 382.003 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. São 7.499 mortes provocadas pela doença no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (1º) aponta ainda que outros 1.364 óbitos estão sob investigação.


A Sesap notificou 102 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Em relação ao boletim do dia anterior, são três mortes a mais.


O RN tem ainda 188.074 casos suspeitos e 790.514 casos descartados de Covid.


Atualmente, 145 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 111 na rede pública e 34 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 63 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 37% na rede pública; com 20 internados, a rede privada tem 13% de ocupação.



Números do coronavírus no RN

382.003 casos confirmados

7.499 mortes

188.074 casos suspeitos

790.514 casos descartados


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeitura de Natal cancela shows musicais e queima de fogos no réveillon

A prefeitura de Natal anunciou nesta quarta-feira (1) que cancelou a programação do réveillon deste ano na capital potiguar.


Queima de fogos na ponte Newton Navarr — Foto: Alex Regis/Assecom/PMN/Divulgação


Assim, não serão realizados os shows musicais na praia da Redinha, nem as queimas de fogos em Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro, como estava previsto inicialmente para a virada de ano.


De acordo com a prefeitura, o cancelamento foi uma recomendação do comitê científico de Natal e visa evitar uma nova propagação da Covid na capital.

O município cita ainda que no momento atual "novas variantes estão surgindo em todo o mundo e também sendo detectadas no Brasil" - a principal delas é a ômicron. Outras capitais também adotaram a medida.


Apesar desse cancelamento, a prefeitura manteve a programação do Natal em Natal, que começou no dia 19 de novembro, com o acendimento da Árvore de Mirassol, e vai até o dia 6 de janeiro com shows musicais de atrações locais.


Vacinação

Segundo a prefeitura, 73% da população de Natal acima de 12 anos foi vacinada com as duas doses e 90% com pelo menos uma dose.


Segundo a prefeitura, isso tem permitido a abertura gradual e segura das atividades sociais e econômicas.


"Mesmo com esses dados positivos da vacinação, a prefeitura de Natal prefere resguardar a população, tendo em vista que os efeitos das mais recentes variantes ainda não estão completamente avaliados. Por isso, considera prudente cancelar a programação festiva do fim do ano".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Grupo de trabalho da Câmara altera projeto que criminaliza divulgação de fake news para blindar parlamentares

Fazendo upload: 740277 de 740277 bytes.


Um grupo de trabalho da Câmara blindou parlamentares ao mudar o projeto que criminaliza a divulgação de fake news.


O projeto trata como crime a disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. E cria diversas regras para as redes sociais, aplicativos de mensagem, além de proibir a monetização de perfis de políticos.


Mas o relatório do deputado Orlando Silva, do PCdoB, aprovado nesta quarta-feira (1º), também traz um trecho polêmico. Estabelece que a imunidade parlamentar seja estendida para as redes sociais. Ou seja, deputados e senadores estariam imunes a sanções das plataformas ou de investigações ao emitirem opiniões no exercício do mandato, ainda que divulgando fake news.



Orlando Silva acatou, sem resistência, a sugestão feita pelo deputado bolsonarista Filipe Barros, do PSL, que já foi alvo de operação da Polícia Federal justamente por suspeita de disseminar conteúdo falso na internet.


"O parlamentar é imune em relação a suas palavras e hoje nós temos as redes sociais que são utilizadas por todos nós, parlamentares, para nos comunicarmos com nosso eleitor, aquilo que tem sido feito ou aquilo que tem se deixado de fazer no Congresso Nacional. E, portanto, é um instrumento de trabalho”, disse o parlamentar.

Segundo o relator, a inclusão apenar repete o que a Constituição determina sobre a imunidade parlamentar. Orlando Silva entendeu que as redes sociais também são uma extensão do trabalho dos políticos.


Em outubro, o deputado estadual do Paraná, Fernando Francischini, do PSL, perdeu o mandato por divulgar fake news sobre as eleições de 2018. Outro parlamentar bolsonarista, o deputado federal Daniel Silveira, também do PSL, foi preso em fevereiro por ataques ao Supremo Tribunal Federal. Ele também é investigado por disseminar fake news e teve as contas em redes sociais bloqueadas por decisão do STF.


A deputada Lidice da Mata, relatora da CPMI das fake news, se disse preocupada com a inclusão desse trecho no projeto.



“É necessário muita cautela quanto a isso. Porque, com base na imunidade parlamentar que era prevista o seu uso na tribuna da casa, podem ser cometidos erros graves e pode se proteger erros já existentes, o cometimento de crimes já ocorridos na Casa por parte de parlamentares que, em determinado momento, se colocaram na prática de criar fake news e distribui-las no Brasil”, disse a deputada.

Os deputados do grupo de trabalho ainda vão analisar outras mudanças antes do texto seguir para o plenário da Câmara. O projeto já passou pelo Senado, mas, como foi alterado, terá que ser analisado novamente no Senado antes de virar lei.


O especialista em Direito Digital, Ronaldo Lemos, afirmou que, se mantida, a mudança é um retrocesso para o país.


“Não pode existir na lei, na legislação, uma obrigação de que existe um tipo de pessoa na sociedade que está acima de todas as outras e que pode fazer o que bem entender em uma rede social sem qualquer tipo de punição. Isso é absolutamente inaceitável e inclusive inconstitucional”, explica.


Fone: g1

Leia Mais ››

Após apelo, mãe de copiloto de bimotor que caiu em Ubatuba diz que recebeu contato da Marinha

Os apelos de Ana Regina Agostinho - mãe do copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, proprietário da aeronave PA-34-220T, que desapareceu na quarta-feira (24) entre Ubatuba (SP) e Paraty (RJ) - , para que a Marinha do Brasil ajudasse mais nas buscas começaram a surtir efeito.


Ana Regina ao lado do filho desaparecido, José Porfírio de Brito Júnior — Foto: Arquivo pessoal da família


Na noite desta quarta-feira (1º), após mais um dia de buscas, ela fez um post em uma rede social dizendo que foi procurada pela assessoria de imprensa da Marinha.


“Hoje recebi uma ligação da assessoria de imprensa da Marinha. Primeiramente informar sobre a mochila do meu filho, antes de postar a nota oficial. (Sabemos muito bem que a mídia anunciou sobre a mochila há mais de 24h). Depois, ficou de passar diariamente - pela manhã e final da noite, como a Marinha está atuando no resgate”, disse.


A namorada de Porfírio Junior, Thalya Viana, também postou sobre o tempo de desaparecimento do copiloto e sobre a expectativa da ajuda da Marinha nas buscas.


"Uma semana de muita procura, muita oração, implorando por ajuda, mas não vamos desistir. Ainda estamos aguardando a atualização que a Marinha ficou de dar à minha sogra, para planejarmos mais um dia de busca. Só precisamos de ajuda, mas te achar!", escreveu ela na legenda da foto em que os dois aparecem juntos.


Thalya com o namorado Junior: família na torcida por pistas da Marinha — Foto: Reprodução/Redes sociais


Também nesta quarta-feira (1º), Ana Regina contou ao g1 como vem contando com a ajuda de amigos parentes para tentar localizar o filho, que estava em um bimotor que saiu às 20h30 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e deveria pousar no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.



Além de Porfírio Júnior, o voo levava o piloto, Gustavo Calçado Carneiro, de 27 anos – cujo corpo foi localizado na quinta-feira (25) -, e o empresário Sérgio Alves Dias Filho, de 45.


Ana Regina está na Costa Verde fluminense com amigos e parentes, que ajudam nas buscas. São pelo menos 10 pessoas na empreitada.


“Estamos eu, o pai do Júnior, a Thalya, a namorada dele; os pais dela, dois primos, um casal de amigos e um piloto, o Sidney, que foi conosco ao mar. Ele que nos ajudou a achar a poltrona da aeronave, que é a do Júnior. A mochila do Júnior também foi encontrada, mas levada para a delegacia de São Sebastião, mas está complicado de ir lá buscar”, diz.


Ana com o filho Junior: amigos e parentes tentam localizar o copiloto — Foto: Reprodução/Redes sociais


Piloto ajudou a pousar no mar

Além das 10 pessoas que participam dessa busca auxiliar, o grupo conta ainda com duas aeronaves cedidas por amigos e um barco.


“Deus está enviando anjos ao nosso auxílio, nessa luta em que estou atrás do meu filho”, disse ao g1 nesta quinta-feira (1), em um breve intervalo das buscas.

Um desses anjos foi um piloto de uma empresa aérea, que recebeu uma comunicação de emergência pelo rádio e teria dado orientações para um pouso de emergência no mar. O profissional entrou em contato com a família e contou como tudo aconteceu.


“Essa pessoa falou com a minha nora. Checamos tudo o que ela falou e tudo batia, o horário, as coordenadas, a localização. Ela disse que orientou a fazer um pouso de emergência no mar”, disse Regina, que agora volta suas forças para conseguir um sonar da Marinha para ajudar a localizar o avião.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil chega a marca de 615 mil mortos por Covid; média móvel é de 229 vítimas diárias

O Brasil registrou nesta quarta-feira (1º) 266 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 615.020 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 229. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -13% e aponta tendência de estabilidade.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quinta (25): 217

Sexta (26): 227

Sábado (27): 230

Domingo (28): 227

Segunda (29): 227

Terça (30): 231

Quarta (1º): 229

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Um estado não teve registro de mortes nas últimas 24 horas: MT. Já no Maranhão e em Rondônia não houve divulgação de novos dados até o fechamento deste boletim. Em RO, a secretaria informou que houve um problema de acesso ao banco de dados que deve ser resolvido até a quinta-feira (2). No MA, não houve justificativa para a não divulgação.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 22.104.631 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 11.436 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 8.745 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -3% em relação aos casos registrados em duas semanas, voltando a indicar estabilidade nos diagnósticos.



Em seu pior momento, a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anvisa reforça pedido ao governo para restringir voos e exigir vacinação completa de viajantes

Fazendo upload: 1131829 de 1131829 bytes.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou nesta quarta-feira (1º) um novo parecer à Casa Civil do governo Jair Bolsonaro para pedir a adoção de medidas mais rígidas no acesso de viajantes ao país. A intenção é evitar o aumento dos casos de Covid-19 após a descoberta da variante ômicron.


No documento, a Anvisa reitera a necessidade de:


impedir temporariamente voos com destino ao Brasil vindos de Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia;

exigir certificado de vacinação completa contra a Covid para a entrada de viajantes no Brasil.

A Anvisa aponta que o cenário é preocupante, entre outros motivos, porque os países no sul da África mais atingidos pela ômicron têm baixa cobertura vacinal. Ao não exigir o comprovante de vacinação, o país facilita a entrada de pessoas não vacinadas, e que podem estar carregando o vírus.


"Diante das restrições estabelecidas de forma global pelos demais países, a inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde", diz a nota da Anvisa (veja íntegra abaixo).


Avisos repetidos

No ofício, a Anvisa destaca que a apresentação do comprovante de vacinação "é um importante requisito para ingresso ao país e ainda mais necessário diante da identificação da variante ômicron em território nacional e do consequente esforço para a sua contenção".


Segundo a agência reguladora, a medida foi sugerida ao governo em 12 de novembro, mas afirma que o comitê interministerial responsável por decidir sobre a adoção da exigência ainda não avaliou a recomendação da agência.


"Diante das restrições estabelecidas de forma global pelos demais países, a inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde", diz comunicado da Anvisa.


Na nota técnica, a Anvisa enumera as medidas tomadas por 35 países para impedir que a variante ômicron se espalhe.


A agência afirma ainda que há mais de um ano tem "reiteradamente recomendado" a adoção da quarentena ou auto quarentena para viajantes que entrem em território nacional.


"Se cumprida de acordo com as orientações das autoridades de saúde, acrescida de outras medidas sanitárias, [a quarentena] permite a contenção da disseminação da doença pela interrupção da cadeia de transmissão de variantes do vírus, já que visa evitar o contato do viajante com outras pessoas suscetíveis", afirmou o órgão.


A nota técnica

Na nota técnica enviada ao governo, a Anvisa diz ter identificado rotas aéreas que conectam, indiretamente, o Brasil aos países que já foram incluídos nas restrições de voos. Há trajetos conectando o Brasil e essas nações que passam por Etiópia, Catar, Emirados Árabes Unidos e Turquia.


Dessa forma, é possível que os passageiros hoje barrados utilizem essas conexões para saírem dos países sob restrição no sul da África e chegar ao Brasil.


O documento também aponta que um novo pico de casos gerado pela variante ômicron poderia ser freado pelo aumento da população vacinada com a dose de reforço – mas deixa claro que o próprio governo federal tem prejudicado essa possibilidade ao não cobrar o mesmo cuidado dos estrangeiros.



"A utilização da vacinação como camada adicional de proteção fica prejudicada pela ausência de uma política nacional que a considere como requisito para entrada de viajantes no país, apesar da recomendação emitida por esta Agência, e pelas incertezas sobre o cenário epidemiológico", pontua a Anvisa.

Por fim, a nota técnica diz também que a Anvisa não recomenda a realização de quaisquer viagens internacionais – sejam para países que já identificaram a variante ômicron ou não. A exceção, diz a agência, vale para os deslocamentos essenciais e para os transportes de cargas.


Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota à imprensa divulgada pela Anvisa nesta quarta:



A Anvisa enviou à Casa Civil ofício assinado pelos cinco diretores acompanhado da Nota Técnica 208/2021 na qual ratifica as orientações pela adoção de medidas restritivas que impeçam, temporariamente, voos com destino ao Brasil oriundos dos seguintes países: República de Angola, República do Malawi, República de Moçambique e República da Zâmbia.


No mesmo ofício, a Agência reiterou as Notas Técnicas 112 e 113 nas quais recomenda a exigência do certificado de vacinação completa contra a COVID-19 para a entrada de viajantes no Brasil. O ofício destaca que este é um importante requisito para ingresso ao país e ainda mais necessário diante da identificação da variante ômicron em território nacional e do consequente esforço para a sua contenção.


A medida foi sugerida no dia 12 de novembro de 2021 pela Agência, mas ainda não foi avaliada pelo Comitê Interministerial responsável pela tomada de decisão.


Diante das restrições estabelecidas de forma global pelos demais países, a inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde.



A Agência destaca que há mais de um ano a Anvisa tem reiteradamente recomendado ao Comitê Interministerial a adoção da medida de quarentena ou auto quarentena no ingresso de viajantes em território nacional, que se cumprida de acordo com as orientações das autoridades de saúde, acrescida de outras medidas sanitárias, permite a contenção da disseminação da doença pela interrupção da cadeia de transmissão de variantes do vírus, já que visa evitar o contato do viajante com outras pessoas suscetíveis.


A primeira recomendação da Anvisa relativa à quarentena ou auto quarentena ocorreu em novembro de 2020 por meio da Nota Técnica 238/2020/SEI/GIMTV/DIRE5/ANVISA. Essa recomendação foi reiterada,


Fonte: g1

Leia Mais ››