segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Justiça de SP condena dupla que tatuou testa de adolescente no ABC Paulista

O tatuador Maycon Reis e o vizinho Ronildo Moreira foram presos por torturar adolescente em São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação/Polícia civil)

Os dois rapazes que tatuaram a testa do adolescente em São Bernardo do Campo com a frase "Eu sou ladrão e vacilão" foram condenados pelos crimes de lesão corporal gravíssima e constrangimento ilegal. A decisão foi proferida pelo juiz da 5ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo na sexta-feira (16). Eles estão presos desde 9 de junho de 2017.

Maycon Wesley Carvalho dos Reis, 28 anos, recebeu pena de três anos de reclusão em regime inicial semiaberto pelo crime de lesão corporal gravíssima e de quatro meses e 15 dias de detenção em regime inicial semiaberto pelo crime de constrangimento ilegal.

Ronildo Moreira de Araújo, 30 anos, foi condenado a três anos e seis meses de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de lesão corporal gravíssima e de cinco meses e sete dias de detenção em regime inicial semiaberto pelo crime de constrangimento ilegal.

Não foi concedido aos réus o direito de recorrer em liberdade.

O advogado de Maycon, Marco Antônio dos Santos, disse ao G1 que deve protocolar um pedido de saída do cliente da prisão, baseado no artigo 33 do Código Penal Brasileiro (CPB), que fala sobre quem é condenado a penas de menos de 4 anos, ou igual a 4 anos, ter direito ao regime aberto de pena. "Devemos fazer isso na próxima semana."

A defesa de Ronildo, feita pelo advogado Luciano Rodrigues, foi procurada pelo G1 para comentar a decisão da Justiça, mas ele disse que não falaria sobre o caso. Ronildo não poderá sair da prisão de acordo com o artigo 33 do CPB, porque possui antecedente criminal.

Jovem tatuado na testa espera poder sair da clínica para estudar e trabalhar após tratamento de desintoxicação (Foto: Glauco Araújo/G1)
Jovem tatuado na testa espera poder sair da clínica para estudar e trabalhar após tratamento de desintoxicação (Foto: Glauco Araújo/G1)

Os dois são responsáveis por tatuar a inscrição "eu sou ladrão e vacilão" na testa de um adolescente, que hoje tem 18 anos. O crime, segundo informações da polícia, foi cometido na manhã do mesmo dia em que foram presos. Na ocasião do crime, o adolescente estava desaparecido desde 31 de maio.

Para o conselheiro do Condepe, Ariel de Castro Alves, "as penas são baixas para um caso que se tornou emblemático. Infelizmente a Lei dos Crimes de Tortura não foi aplicada."

Segundo ele, na tortura o cumprimento de pena inicial é sempre no regime fechado. Nas lesões corporais, pode ser semiaberto, dependendo do tempo de pena.

Rapaz tatuado na testa está internado em clínica (Foto: Glauco Araújo/G1)
Rapaz tatuado na testa está internado em clínica (Foto: Glauco Araújo/G1)

"A progressão de pena, na tortura precisa cumprir 2/5 para conseguir progredir de regime fechado pra semi aberto, por exemplo." Nas lesões corporais, basta cumprir 1/6 da pena, para poder ter progressão de regime.

Segundo Alves, os condenados já poderão pedir para sair da prisão, pois já estão presos há oito meses.

Vítima internada

Internado desde 13 de junho do ano passado em uma clínica para tratamento contra o vício de crack e álcool, na Grande São Paulo, o adolescente que teve a testa tatuada por dois homens em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, disse que vive um dia por vez e que perdoa os responsáveis pela marca que ainda carrega em sua pele.

“Estou aprendendo a viver. A gente tem de viver um dia de cada vez. Já sei o que posso fazer da minha vida: estudar, trabalhar e viver a vida como cidadão. Hoje sei o limite das coisas. Droga derrotou muito a minha vida e a da minha família. Não quero mais, não tenho mais vontade de usar, só quero ficar limpo e andar para frente”, disse ele.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Indonésia emite alertas de aviação após vulcão expelir nuvem de fumaça

Crianças caminham em frente ao vulcão Mount Sinabung, que entrou em erupção na Sumatra do Norte, Indonésia  (Foto: Sarianto/AP)A Indonésia emitiu, nesta segunda-feira (19), alertas de voo ao redor do vulcão Mount Sinabung, depois da emissão de uma enorme nuvem de cinzas, sua maior erupção neste ano.

O alerta emitido foi o vermelho, o mais alto da escala, e autoridades indonésias afirmam que a nuvem de cinzas atingiu 7.276 metros.

Nur Isnin Istianto, chefe da autoridade regional aeroportuária, disse que o aeroporto Kutacane, na província de Aceh, está fechado. A mudança na direção dos ventos permitiu que os aeroportos de Ualanamu, Meulaboh e Silangit permanecessem funcionando.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência de Desastres da Indonésia, disse que a erupção começou na manhã de segunda-feira, e também causou uma série de pequenos tremores que afetaram aldeias vizinhas.

"Em cinco distritos, a visibilidade ficou reduzida a cinco metros", afirmou, em comunicado. Não há relatos de vítimas.

O vulcão de 2.460 metros de altura está entre os mais ativos da Indonésia. Quando o Sinabung entrou em erupção em 2014, mais de dez pessoas foram mortas e milhares precisaram deixar suas casas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Namorado diz que matou mulher asfixiada em Goiânia após briga por ciúmes de vídeo em celular

O comerciante José Carlos de Oliveira Júnior, que confessou ter matado a namorada em Goiânia após briga por ciúme (Foto: Vitor Santana/G1)

Preso suspeito de matar a namorada asfixiada em Goiânia, o comerciante José Carlos de Oliveira Júnior, de 37 anos, disse nesta segunda-feira (19) que cometeu o crime durante uma briga por ciúmes. Ele afirmou que recebeu um vídeo pornográfico em um grupo de mensagens em celular, o que teria incomodado a servidora pública Giselle Evangelista. O homem foi autuado por feminicídio. A pena, de acordo com o Código Penal, varia entre 12 e 30 anos de prisão.

"Tudo gerava briga, ciúmes. Eu não perdi a cabeça naquele dia, já tinha perdido há muito tempo", declarou durante entrevista à imprensa na Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios.

Giselle Evangelista, de 38 anos, foi encontrada morta em apartamento Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
Giselle Evangelista, de 38 anos, foi encontrada morta em apartamento Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

O comerciante também disse que o relacionamento era conturbado e que se arrepende do crime. "A gente estava chegando a um acordo de terminar. Ela era a mulher que eu amava, a quem eu me dedicava. Eu trocaria de lugar com ela, se eu pudesse", completou.

O corpo de Giselle foi localizado na tarde de sexta-feira (16), em um prédio na Vila Alpes, em Goiânia, onde mora José Carlos. Familiares da vítima contaram à polícia que não conseguiram contato com o casal. Por isso, foram até o prédio em busca de informações e a acharam morta. Horas antes da vítima ser encontrada, câmeras de segurança do condomínio flagraram o casal passando pelo saguão.

Os dois namoravam há dois anos. Segundo a polícia, em 2017, José Carlos chegou a trair a companheira, mas os dois mantiveram o relacionamento. Porém, os dois tinham constantes discussões.

"No dia do fato, eles brigaram no apartamento. Ela ia sair da casa dele, mas, na discussão, a vítima cuspiu na cara dele. Então ele deu um empurrão, a derrubou no chão e a esganou com as mãos", disse o delegado Dannilo Proto.

Em depoimento, o homem contou que, durante o crime, pensou em desistir. "Enquanto ele a asfixiava, pensou em desistir, mas lembrou da Lei da Maria da Penha, que protege as mulheres, e decidiu continuar. Depois, disse que ainda tentou fazer procedimentos para reanimar a vítima, colocando um ventilador próximo e fazendo massagem cardíaca", disse o delegado.

Giselle Evangelista, que foi encontrada morta no apartamento no namorado, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Giselle Evangelista, que foi encontrada morta no apartamento no namorado, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

José Carlos foi preso em Pirenópolis. Segundo a polícia, o objetivo dele era chegar até Minaçu, onde tem parentes. Porém, como o carro dele quebrou na estrada, ficou nas imediações.

O advogado do comerciante, Wesley Pereira das Dores, informou que o seu cliente está fazendo tratamentos psicológicos. "Ele está tomando remédio controlado, então estamos esperando laudos dos psiquiatras dele para acabar de nos inteirarmos do caso e ver quais as medidas vamos tomar", esclareceu.

Família indignada
Filho da vítima, o estudante Hian Evangelista Gonçalves Ferreira, de 19 anos, contou que a mãe e o namorado estavam juntos há mais de um ano, mas sempre discutiam, o que acabou fazendo com que o jovem saísse de casa.

“Eu morava com a minha mãe, mas depois de certo tempo [dele ficando lá na casa por causa de um reforma no apartamento dele] eu não sentia liberdade e fui morar com a minha avó em outro lugar. De julho ao começo desse ano ele ficou morando sozinho com a minha mãe no apartamento. Eu não gostava dele, não aguentava as brigas deles”, afirmou.

Hian, que vai começar a faculdade nesta segunda-feira, disse ainda que quer entender o que aconteceu na noite em que a mãe foi morta. O filho destaca que, apesar das brigas, não imaginava que nada do tipo pudesse acontecer.


“Estou me sentindo vazio. Vai ser um dia após o outro. Quero olhar na cara dele, no olho dele, e perguntar o que aconteceu naquela noite. Não importa o que ele vai dizer, eu vou perguntar”, afirmou em entrevista à TV Anhanguera.

Mãe da vítima, a funcionária pública, Maria Lucia Evangelista, de 59 anos, disse que estava muito abalada, sem notícias da filha, e conseguiu entrar com uma corretora, que é moradora do prédio.

“Eu estava com as pernas bambas, meu peito estava doendo. A moradora já apontou onde era e vimos que a porta estava aberta. Entrando, olhei e falei: ‘Olha a bolsa da minha filha aqui’. Ela disse: ‘Oi, tem gente aqui? Estou vendo um pé ali’. Eu pensei, será que a minha filha está machucada aí dentro? Ou ele? Nisso ela falou assim: ‘Não. Vamos embora’”, relatou.

Maria Lúcia desceu e chamou a polícia. Depois que os policiais chegaram, a irmã, a prima e o filho de Giselle entraram na casa e viram o corpo.

A mãe contou ainda que desconfiava do caráter do namorado da filha desde o início do relacionamento. Segundo ela, o homem só se comportava de forma agradável na frente de Giselle, mas quando ela não estava presente, era grosso, frio e de difícil convivência.


“Cheguei a falar para ela: ‘ele não é da minha confiança, ele não te merece’. Eu vi quem era ele. Ele era muito estranho, não sei se foi intuição de mãe, mas ele nunca foi bem visto, mas nunca pensei que chegaria a esse extremo”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quadrilha que sequestrou ex-prefeito de Valença foi presa dividindo valor de resgate em churrascaria em SP, diz polícia

Carlos Eduardo Rabello, Márcio Reis dos Santos, André Luís Maciel Santos e Geraldo Alves de Carvalho foram presos em SP (Foto: Henrique Mendes/ G1)Os quatro homens suspeitos de terem sequestrado o empresário e ex-prefeito da cidade baiana de Valença, Ramiro José Campêlo de Queiroz, 70 anos, foram presos durante um encontro em uma churrascaria para fazer a redistribuição do dinheiro obtido por meio de negociação com a família. A informação foi divulgada pelo delegado Cleandro Pimenta, titular do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), durante coletiva à imprensa no final da manhã desta segunda-feira (19).

Todos os presos foram apresentados na unidade de Polícia Civil, que fica no bairro da Pituba. Eles foram identificados como Carlos Eduardo Rabello, Márcio Reis dos Santos, André Luís Maciel Santos e Geraldo Alves de Carvalho. Eles foram detidos em flagrante, no município de Caçapava, no interior de São Paulo, às margens da Via Dutra.

Os familiares fizeram a negociação de liberação da vítima diretamente com os criminosos e pediram que a polícia não participasse do processo, a fim de garantir a segurança do ex-prefeito. Entretanto, o delegado Cleandro Pimenta disse que a corporação, por meio do serviço de inteligência, prosseguiu com as investigações de forma paralela.

"É um crime de Ação Penal Pública Incondicionada, que independe da vontade da família para investigar. Então, a gente entrou na apuração".
O delegado detalhou passo a passo a ação dos bandidos no sequestro que durou 25 dias:

18/01: Ramiro é sequestrado dentro de casa, em Valença, no baixo sul do estado, às 6h, por três homens que renderam o caseiro e também a mulher da vítima;
11/02: Família paga resgate para parte da quadrilha no município de Taubaté, em São Paulo;
12/02: Vítima é liberada por outra parte da quadrilha, no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador;
14/02: A quadrilha é presa reunida em uma churascaria às margens da Via Dutra, no município de Caçapava;
17/02: Presos são transferidos de São Paulo para Salvador;
19/02: Presos são apresentados à imprensa na Polícia Civil, no bairro da Pituba
Inicialmente, a polícia tinha divulgado que a vítima tinha sido liberada pelos sequestradores no estado do Espírito Santo. Entretanto, a informação foi corrigida nesta segunda-feira.

Estado da vítima
Segundo o delegado Cleandro Pimenta, Ramiro José Campêlo de Queiroz foi liberado pelos criminosos no município de Simões Filho. A polícia ainda não identificou o ponto exato do cativeiro, mas sabe que os suspeitos usaram dois imóveis. Um deles seria no município de Dias D'Ávila, na região metropolitana, e um outro na zona rural de Valença.

Liberado pelos criminosos, o ex-prefeito pegou um táxi e seguiu para a casa de um dos filhos, que mora na capital baiana. A vítima chegou na residência por volta das 18h e apresentava uma fissura em um dos braços.

"Ele se machucou, mas não foi por conta de agressão. Ele foi se movimentar dentro do cativeiro, aí ele levou uma queda e fissurou um dos ossos do braço".

Fora a fissura, o delegado disse que o estado físico de saúde de Ramiro José Campêlo de Queiroz é bom.

Presos
A polícia diz que todos os presos têm passagem pela polícia por assalto. Um deles, Márcio Reis dos Santos, de 42 anos, é morador de Salvador e já ficou preso por um período de 13 anos por roubo a banco.


Outro, o mais velho do grupo, Carlos Eduardo Rabello, de 47 anos, natural de Recife, já foi preso por roubo de carro, assalto a carro-forte e roubo a banco. Já Geraldo Alves de Carvalho, de 36 anos, natural de Salvador, já foi preso por saidinha bancária.

A polícia não detalhou o histórico criminal de André Luis Maciel dos Santos. O delegado disse que investiga a participação de outros suspeitos, mas destaca que os quatro presos são os protagonistas do sequestro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pai e filha de 2 anos são assassinados a tiros em emboscada em MT

Polícia encontrou o veículo da família, um Uno de cor branca, preso em um barranco às margens da rodovia (Foto: Divulgação)Um homem e a filha dele foram assassinados a tiros na noite desse domingo (18) em uma região rural de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá.

Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil, Wanderson Morais Almeida, de 32 anos, a mulher dele, Fernanda Rodrigues de Barros, e a filha do casal, de 2 anos, estavam em um carro que foi alvo de uma emboscada.

De acordo com a polícia, a situação ocorreu por volta de 21h (horário de Mato Grosso), em uma estrada a 500 metros da BR-174. Inicialmente os policiais foram informados sobre um tiroteio nessa estrada e que algumas pessoas teriam se ferido.

Wanderson Morais Almeida e a filha, de 2 anos, foram mortos em Pontes e Lacerda (Foto: Divulgação)
Wanderson Morais Almeida e a filha, de 2 anos, foram mortos em Pontes e Lacerda (Foto: Divulgação)

A polícia encontrou o veículo da família, um Uno de cor branca, preso em um barranco às margens da rodovia. Wanderson estava no banco do motorista, com marcas de tiro pelo corpo e já sem vida.

Testemunhas disseram que a mulher dele e a filha foram socorridas por um morador que levou as vítimas para os bombeiros.

A mulher de Wanderson disse que eles estavam indo para uma chácara quando viram uma pessoa caída na rodovia. Quando se aproximaram, uma pessoa que estava no matagal foi até o carro e começou a atirar.


Wanderson, ao perceber que era uma emboscada, tentou dar ré acabou com o carro preso em um barranco. O suspeito se aproximou da porta, ao lado do passageiro, e ordenou que Fernanda corresse, se não também seria morta.

Os dois suspeitos estavam em uma motocicleta e fugiram. A polícia encontrou cápsulas calibre 9 milímetros no local do crime.

Até a manhã desta segunda-feira (19) nenhuma pessoa havia sido presa ou identificada. Fernanda e a filha foram levadas até o Hospital Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda. A criança de 2 anos estava ferida e não resistiu, tendo a morte atestada pela unidade de saúde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em nota, Vitória promete punir atletas e nega orientação da direção para encerrar Ba-Vi

Resultado de imagem para Em nota, Vitória promete punir atletas e nega orientação da direção para encerrar Ba-ViO Vitória se pronunciou, através de nota oficial, sobre a confusão ocorrida no clássico do último domingo, que terminou antes dos 90 minutos porque a equipe ficou com seis jogadores em campo. O clube afirma que a decisão de forçar o fim da partida não partiu da direção, porém não cita o técnico Vagner Mancini.

- O Esporte Clube Vitória reforça que não houve ordem ou orientação aos atletas por parte da direção para que houvessem expulsões suficientes para que a partida fosse encerrada pelo árbitro do jogo – afirmou o clube em nota.

As suspeitas recaíram sobre Vagner Mancini porque o técnico foi flagrado pela transmissão passando uma orientação para Ramon, que se dirige até Fernando Miguel. Em seguida, Bruno Bispo impede uma cobrança de falta por parte do Bahia e é expulso, obrigando o árbitro Jaílson Macedo de Freitas a encerrar a partida.

Na coletiva após o jogo, Mancini afirmou que não partiu dele a ordem para encerrar o jogo. Um profissional de libras consultado pela TV Bahia, no entanto, decifrou o recado passado a Ramon da seguinte forma:

- Pede ao Bruno, pode tomar o segundo amarelo – afirmou.

Até o momento, Vagner Mancini não se pronunciou sobre o assunto.

O Vitória também afirma que vai punir internamente os jogadores envolvidos na confusão generalizada que foi desencadeada após o gol de empate do Bahia, marcado por Vinícius.

- Informamos que os atletas envolvidos nos incidentes ocorridos no início do segundo tempo do jogo já foram notificados e serão punidos internamente pelo Esporte Clube Vitória – diz a nota.

Confira na íntegra a nota oficial divulgada pelo Vitória.

O Esporte Clube Vitória lamenta profundamente os incidentes ocorridos no clássico BaVi deste domingo (18), no Barradão. O futebol baiano vive um processo irreversível de profissionalização na gestão dos clubes e a briga generalizada, que marcou a partida válida pela sexta rodada do Campeonato Baiano 2018, é oposta a tudo o que o clube tem implementado desde dezembro de 2017.

Informamos que os atletas envolvidos nos incidentes ocorridos no início do segundo tempo do jogo já foram notificados e serão punidos internamente pelo Esporte Clube Vitória. Os atos de violência não são justificados e não estão de acordo com os valores da instituição. O clube aproveita o ensejo para lamentar postura e atitudes do atleta Vinícius, do Esporte Clube Bahia. O jogador irresponsavelmente incitou a violência antes do clássico, por meio de ofensas nas redes sociais, e durante o jogo, com gestos obscenos na comemoração de um gol.

Os atletas profissionais dos dois maiores clubes do estado deveriam servir de exemplo e o Vitória insistirá em ações e palestras internas para que seus representantes tenham condutas alinhadas aos valores da nossa instituição.

O clube acrescenta que o seu departamento jurídico está tomando todas as providências cabíveis e necessárias à preservação e defesa dos interesses do Esporte Clube Vitória, principalmente nas esferas da Federação Bahiana de Futebol e TJD-BA, incluindo todo o suporte aos atletas envolvidos no episódio.

O Esporte Clube Vitória reforça que não houve ordem ou orientação aos atletas por parte da direção para que houvessem expulsões suficientes para que a partida fosse encerrada pelo árbitro do jogo. Nos seus 119 anos de vida, o Esporte Clube Vitória sempre foi referência de esportividade, fair play e ética, e jamais fugiu à luta em qualquer competição na sua centenária e vitoriosa história.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Atacante do Santa Cruz fratura tíbia e fica fora do Estadual

Um dos principais nomes do Santa Cruz de Natal, o atacante Edson Kapa não vai mais entrar em campo no Campeonato Potiguar 2018. O jogador sofreu uma fratura na tíbia da perna direita após uma dividida com o adversário, no último sábado (17).

A contusão ocorreu ainda no primeiro do jogo que terminou com a vitória do Tricolor sobre o Potiguar de Mossoró por 2 a 1, no Nogueirão.

De acordo com a assessoria de imprensa do clube, Edson Kapa vai passar por uma cirurgia. Assim, não terá condições de jogo para o restante da competição.

O atacante marcou três gols com a camisa do Santa no primeiro turno do Estadual.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Somente 21% dos brasileiros conseguiram guardar dinheiro em dezembro

Dois em cada 10 consumidores brasileiros (21%) guardaram dinheiro em dezembro do ano passado, e 71% não conseguiram poupar nada.

Segundo dados do Indicador de Reserva Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre os brasileiros que não pouparam nenhum centavo, 40% justificaram o fato pela renda muito baixa, 17% por não terem nenhuma fonte de renda, 16% por terem sido surpreendidos por algum imprevisto e 13% por não terem controle dos gastos e disciplina para guardar dinheiro.

Os dados mostram ainda que 34% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de poupar. Destes, 12% estipulam o valor a ser poupado e 22% guardam o que sobra do orçamento. Pouco mais da metade (51%) das pessoas ouvidas disseram que não têm hábito de poupar, nem têm reserva financeira. Além desses, 7% disseram que não poupam, mas já têm uma quantia reservada. O indicador ainda revela que metade dos brasileiros que dispõem de reserva financeira (49%) tiveram de sacar, em dezembro, parte dos recursos guardados. Os principais motivos foram imprevistos (14%), alguma compra (13%) e pagamento de dívidas (11%).

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o momento econômico limitou a renda das famílias, tornando a poupança de recursos ainda mais difícil, mas nem tudo deve ser atribuído à crise. “O alto desemprego e a queda da renda de fato pesam, mas também há negligência com as próprias finanças. Um controle adequado do orçamento pode fazer a diferença entre ter e não ter dinheiro sobrando no fim do mês”, afirmou Marcela.

Segundo Marcela, a questão da renda baixa de fato pesa, mas é preciso fazer esforço para poupar, mesmo que pouco por mês. “O hábito de poupar afasta o mau hábito de gastar mais do que se ganha, e assim, aos poucos, o consumidor cria uma reserva de emergência. É necessário fazer uma avaliação do orçamento, identificando o que pode ser cortado. Muito provavelmente, para montar uma reserva financeira, o consumidor terá de abrir mão de algo.”

O levantamento mostrou também quer o principal objetivo de 37% dos brasileiros que poupam é reservar uma parte do salário para lidar com uma eventual doença ou outros problemas do dia a dia. O desejo de garantir um futuro melhor para a família é o motivo de 24%. Em seguida, vêm a vontade de viajar (22%) e de fazer uma reserva para o caso de ficar desempregado (21%). Em média, o valor poupado em dezembro foi de R$ 571,91.

Entre os entrevistados que costumam economizar, 57% colocaram o dinheiro na poupança. Em seguida, vêm aqueles que costumam guardam o dinheiro em casa (27%) e os 17% que deixam na conta corrente. Outras opções mais rentáveis de investimentos, porém menos citadas pelos poupadores, são os fundos de investimento (9%), previdência privada (8%), Tesouro Direto (7%), certificados de depósito bancárrio CDBs (5%) e ações (5%).

Marcela Kawauti destacou que as escolhas revelam um perfil conservador e pouco atento à rentabilidade. Ela alertou para a facilidade de transferir o dinheiro da conta corrente para a poupança. “Assim, o consumidor consegue uma rentabilidade que, apesar de pequena, é maior do que zero. A poupança serve a alguns propósitos por ser uma opção com alta liquidez., mas, principalmente para aqueles que têm objetivos de longo prazo, hoje há muitas informações disponíveis sobre modalidades de investimento com rendimento maior, sem grandes riscos.”

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Governo inicia distribuição de 730 toneladas de sementes nesta terça-feira

O Governo do RN, por intermédio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, inicia nesta terça-feira, dia 20, a distribuição de 729,9 toneladas de sementes pelo Programa Banco de Sementes – BS. A entrega das sementes ocorrerá nas 10 regionais da Emater/RN, localizadas nos municípios de Pau dos Ferros, Umarizal, Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e São José de Mipibu.

Para implementar a ação, o Governo do Estado investiu R$ 9,17 milhões na aquisição das sementes. Serão beneficiados mais de 51 mil agricultores familiares cadastrados no sistema Ceres da Emater/RN, em 157 municípios do RN. “Um Programa de extrema importância para o agricultor familiar potiguar, fundamental a sua subsistência. Mesmo diante da crise financeira que o estado enfrenta, o governador Robinson Faria reuniu esforços para garantir os investimentos no setor. Com boas previsões meteorológicas, indicando uma boa quadra chuvosa, essas sementes, certamente, renderão boas colheitas para o produtor rural”, enfatiza o secretário Guilherme Saldanha.

O Programa Banco de Sementes disponibiliza para o plantio de subsistência e forragem animal, sementes de milho, feijão, sorgo Ponta Negra e arroz. As variedades distribuídas são adaptadas às condições do semiárido do nosso Estado, permitindo precocidade e produção com baixo índice pluviométrico. São resultantes de um longo trabalho de pesquisas da Emparn/Embrapa.

Por variedade serão entregues um total de 233,2 toneladas de feijão; 278,2 toneladas de milho; 188,4 toneladas de sorgo Ponta Negra; e 30 toneladas de arroz. Este ano cada produtor vai receber cinco quilos de feijão, cinco quilos de milho e outros três de sorgo ponta negra, utilizado como ração para animais. Especificamente nas cidades de Felipe Guerra e Apodi, também serão distribuídas 30 toneladas de arroz, em virtude de associações nesses lugares trabalharem na produção desses grãos.

A reposição dos estoques de cada banco é aferida pelos técnicos da Emater/RN no final de cada safra que, devido à persistência da seca severa que tem abatido sobre todo o RN, estes estavam totalmente comprometidos, implicando em estoques remanescentes dos BS praticamente zerados. A filosofia do Programa requer que os agricultores realimentem os bancos com as sementes produzidas, entretanto, a dificuldade em virtude da seca tem exigido que o Governo reponha plenamente esses estoques.

Para participar do Programa, o interessado deve ser agricultor familiar de baixa renda, procurar um dos escritórios locais da Emater/RN, no seu devido município. As próximas inscrições, para safra 2019, deverão ocorrer entre os meses de julho e setembro próximos.

CALENDÁRIO DE ENTREGA 2018:

De 20 a 23 de fevereiro: Pau dos Ferros, Umarizal, Mossoró e Assú;

De 26 a 27 de fevereiro: Caicó e Currais Novos;

Dia 28 de fevereiro: João Câmara e Santa Cruz;

De 01 a 02 de março: São Paulo do Potengi e São José de Mipibu

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Erivélton completa 150 jogos pelo ABC e recebe presente

O sábado foi especial para o meia Erivélton. Além do título do primeiro turno do Campeonato Potiguar, feito conquistado depois da vitória diante do ASSU por 1 a 0, no Frasqueirão, o camisa 7 do ABC recebeu antes do jogo uma camisa especial e uma placa comemorativa aos 150 jogos pelo Alvinegro.

A incrível marca foi atingida na quarta-feira passada (14), no triunfo do time abecedista contra o Força e Luz, na Arena das Dunas, em partida válida pela 6ª rodada do turno. As homenagens foram entregues ao meia pelo presidente alvinegro, Paulo Tarcísio, o vice-presidente, Tacinildo Pegado, e pelo vice-presidente jurídico, Alexandre Pinto.

“Fico feliz com essa homenagem que o clube me fez. Não é todo dia que um jogador completa 150 jogos por uma equipe e espero fazer muito mais. Todos sabem do meu carinho e minha identificação com o ABC e hoje foi mais um dia especial que vivo aqui dentro do clube. Só tenho que agradecer por tudo”, declarou Erivélton.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Aprovação da reforma da Previdência é “prioridade número um”, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (19) que a reforma da Previdência é “prioridade número um”, mesmo com a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. “Evidentemente que, se as lideranças do Congresso concluírem que a reforma da Previdência tem voto suficiente para ser aprovada, a ideia, inclusive já anunciada pelo presidente da República, é tomar uma medida que viabilize a votação da Previdência, atendidos todos os requisitos da Constituição”.

Meirelles disse ainda que o governo não trabalha com um plano B. “Acho que antes de se definir o número de votos e se é possível aprovar, acho que não cabe ficarmos discutindo planos B, porque isso serviria evidentemente para desviar a atenção do fundamental que é a aprovação da reforma”.

Assinado na sexta-feira (16) por Temer, o decreto de intervenção na segurança do Rio de Janeiro será votado pelo plenário da Câmara dos Deputados hoje, em sessão deliberativa extraordinária, convocada para as 19h. Caso o Congresso Nacional aprove a intervenção, fica impedido, pela Constituição Federal, de aprovar quaisquer propostas de emenda à Constituição (PEC) – como é o caso da reforma da Previdência – enquanto a intervenção vigorar.

A ideia do governo, conforme explicou Meirelles, é interromper a intervenção federal, substituindo-a por um decreto do governo do estado capaz de manter a estrutura colocada pelo Exército e, após votada a reforma, retomar a intervenção federal.

A reforma propõe a adoção de uma idade mínima para aposentadoria – de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres – e regras de transição com intuito de equilibrar as contas públicas para os próximos anos. Conforme a proposta, trabalhadores do setor privado e servidores públicos deverão seguir as mesmas regras, com um teto de R$ 5,5 mil para se aposentar, e sem a possibilidade de acumular benefícios. Para trabalhadores rurais, idosos e pessoas com deficiência, sem condições de sustento, as regras não sofrerão mudanças.

Por se tratar de uma PEC, para ser aprovada, a reforma da Previdência precisa ter o apoio de três quintos dos 513 deputados, ou seja, 308 votos, em dois turnos de votação.

Crise e segurança

Para o ministro, a crise fiscal pela qual passa o país está relacionada à crise de segurança nos estados. A crise econômica do país levou a um aumento do desemprego e beneficiou o recrutamento de jovens para atividades criminosas. Para Meirelles, uma melhora na economia, portanto, também terá impactos na área de segurança.

“Existem programas sociais que passam a ser melhor financiados na medida em que existe recuperação fiscal e não só do governo federal, com aumento da arredação, com o teto de gastos e com a reforma da Previdência, mas dos estados”.

Meirelles citou o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, ao qual o Rio de Janeiro aderiu. O governo do estado recebeu um empréstimo bancário de R$ 2,8 bilhões a partir da penhora de ações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

Segundo o ministro, um novo empréstimo, que tem como garantia royalties do petróleo, está sendo negociado, ainda sem o valor definido. Esse empréstimo já está previsto no âmbito do plano de recuperação. “Agora está se endereçando e sendo enfrentada uma questão crítica, que é a questão da segurança, mas a questão financeira e fiscal como um todo já está sendo enfrentada, estamos no meio do processo”, disse Meirelles.

O ministro comentou ainda o aumento de 1,04% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (19): “confirmando o que temos dito, o país cresceu em 2017 e vai crescer mais”.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Empresas de Mossoró puxaram aumento das exportações em 2017

O valor médio exportado por empresas no Rio Grande do Norte foi maior no ano de 2017 do que no ano anterior: 142 empresas exportaram US 304,5 milhões enquanto no ano anterior o total exportado foi de US 284,7 milhões por 147 empresas, de acordo com dados do MDIC-Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços.
A alta de 7% no total em vendas em 2017 foi liderada pelas empresas mossoroenses Agrícola Famosa (frutas frescas, em especial o melão) e Usibrás (castanha de caju) seguidas da Vicunha (tecidos) com sede no Distrito Industrial de Natal.
Se em 2016 a Usibrás foi a maior exportadora potiguar ocupando a 989º lugar no ranking nacional, desta vez em 2017 a liderança ficou sob a responsabilidade da Agrícola Famosa, ocupando o 890º lugar. No Brasil foram registradas 24,6mil empresas exportadoras, segundo o MDIC.
A concentração geográfica das maiores empresas exportadoras estaduais, em função da predominância da fruticultura (melão, melancia, castanha de caju etc), está na região mossoroense: das empresas que exportaram mais de US 5 milhões no ano que passou, 8 estão em Mossoró. Já na Grande Natal, apenas três outras também ultrapassaram esta marca.
As líderes do mercado externo no RN, com exportações em 2017 acima de US 10 milhões foram, nesta ordem: Agrícola Famosa, Usibrás, Vicunha, Mata Fresca (frutas frescas), Salinor (sal) e Bollo Brasil (frutas frescas).
As líderes do mercado externo no RN, com exportações em 2017 acima de US 10 milhões foram, nesta ordem: Agrícola Famosa, Usibrás, Vicunha, Mata Fresca (frutas frescas), Salinor (sal) e Bollo Brasil (frutas frescas).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Serviços do Detran seguem instáveis durante migração de sistema

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (19) aos condutores que os serviços ainda apresentarão instabilidade durante a migração do sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), que começou na semana passada.

Assim, os atendimentos referentes há alguns serviços seguem apresentando problemas, ou indisponíveis até o fim de semana, quando a equipe técnica de Informática solucionará o problema.

O Detran informou por meio de nota que “a migração do sistema RENACH é algo complexo e envolve todos os atendimentos referentes a CNH. Nesta semana, o sistema passará por uma bateria de testes que somente podem ser realizados no cotidiano dos serviços”.

O comunicado encerrou também que “após o fim de semana o usuários serão atendidos com maior agilidade e praticidade, tornando a prestação de serviço mais cômoda”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Detran inicia vistoria do transporte público escolar

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou o trabalho de vistoria nos ônibus utilizados pelas prefeituras do interior do Estado para transportar estudantes. As primeiras cidades visitadas pelos técnicos do Detran foram Nova Cruz e Santa Cruz, sendo vistoriados cerca de 60 ônibus. Neste primeiro semestre, outros 18 municípios terão ônibus estudantis inspecionados pelo Detran.

O trabalho tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola. A ação consiste em notificar as prefeituras para que envie para o procedimento de vistoria todos os ônibus cadastrados pelo munícipio a realizar o transporte de estudantes. Nesse sentido, as equipes de vistoriadores veiculares do Detran analisam os itens de segurança e demais especificações determinadas pela legislação.

O cronograma de vistorias para o primeiro semestre deste ano segue nos próximos dias com fiscalizações nas cidades de Canguaretama, Macaíba, Caicó, Currais Novos, João Câmara, São Paulo do Potengi, Angicos, Assú, Pau dos Ferros, São Miguel, Mossoró, Apodi, Parnamirim, Ceará Mirim, Alexandria, Patu, Parelhas e Jucurutu.

A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte. Os resultados das fiscalizações são encaminhados através de relatório ao Ministério Público Estadual (MPE) para que, se preciso for, sejam tomadas as devidas providências legais. As vistorias iniciam às 8h e sempre aos sábados.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto. Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira.

O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Nessas ações o Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

SENAI-RN traz especialista alemão para formar cervejeiros artesanais no RN

O sabor, o aroma, a coloração, a textura são detalhadamente apreciados por aqueles que degustam uma cerveja artesanal. Trata-se de um hobby que tem despertado um interesse crescente não só na degustação, mas também na detalhada preparação da bebida. Há, no Rio Grande do Norte, diversos grupos que frequentemente se reúnem para apreciar essas cervejas e até uma associação que reúne os apreciadores.

Ao constatar esse interesse em crescimento, o SENAI-RN, por intermédio do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, programou um curso de qualificação profissional de cervejeiro artesanal. E, para assegurar o padrão de excelência da formação que será oferecida, foi firmada uma parceria com a Fundação da Indústria Alemã, que designou um especialista, Horst Ernst Bismark, para ministrar as aulas e o treinamento, que vão começar na segunda, dia 19 de fevereiro.

Nesta primeira turma, serão formados vinte cervejeiros artesanais. Eles serão potenciais multiplicadores, ou seja, poderão ser os instrutores de novos cursos e capacitações voltadas ao setor.

A diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo (foto), destaca a importância de se promover uma atividade de formação em uma área na qual há cada vez mais pessoas interessadas. Ela ressalta também a excelência técnica das aulas que serão ministradas por um especialista alemão.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Água Mineral do RN, Djalma Barbosa Cunha (foto), lembra que o segmento de cerveja artesanal, cresce não só no Estado, mas em todo o Brasil. “Em Minas Gerais, por exemplo, sabemos o quanto eles têm investido em capacitação. Não só na formação de profissionais para a elaboração da cerveja, mas em toda a infraestrutura que a produção artesanal precisa para garantir uma cerveja de alta qualidade”, afirma.

Ele considera que a iniciativa do SENAI, ao realizar este curso, assegura uma oportunidade com garantia de qualidade uma vez que tem a parceria de uma instituição alemã. “A capacitação terá um consultor com alta bagagem no ramo de cervejaria, porque a Alemanha é referência nesta atividade”, afirma. Djalma Cunha acrescenta que essa qualificação abre novas perspectivas para ao setor no Rio Grande do Norte.

A mesma expectativa tem os filiados à Acerva Potiguar (Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Norte), entidade com 160 associados. “Percebemos o crescimento do movimento de degustação e produção de cervejas artesanais. Há cada vez mais pessoas interessadas neste produto, que é bastante diferente das cervejas mais comerciais”, disse Alexandre Alexandre Vieira Alves. Ele afirma que os filiados à Acerva são pessoas que apreciam não só degustar, mas produzir a cerveja em casa.

Segundo Alexandre Alves não há uma definição na legislação sobre o que pode ser definido como cerveja artesanal. Mas, os apreciadores não têm dúvida sobre as características que devem ser exigidas deste produto. “O que diferencia é, principalmente, o tempo e o cuidado que se dedica à produção da cerveja artesanal. Uma cerveja artesanal precisa de um, dois, três, seis meses para ficar pronta”, explica. Além disso, é necessário um cuidado especial com a matéria-prima utilizada. “O artesanal, geralmente, não usa adjuvante, conservantes e estabilizantes”, acrescenta. “Enfim, não se acelera os processos”, diz.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Jovem está desaparecido

Francisco Erivanilson da Silva, 29 saiu de casa no dia 06 de janeiro deste ano com destino à festa do jegue em Marcelino Vieira e não voltou mais para casa em Pau dos Ferros. A família está desesperada.

O rapaz têm problemas mentais e não fala e nem ouve. Parentes já procuraram a polícia, porém até agora não conseguiram nenhuma informação sobre o paradeiro do rapaz.

Quem tiver qualquer informação pode entrar em contato com Karol pelo número 84 99682 89 16

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

PRF apreende 28 papagaios e 40 xexéus dentro de carro em Mossoró

PRF apreende papagaios e xexéus em Mossoró (Foto: Divulgação/PRF)A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite deste domingo (18), 28 papagaios e 40 xexéus na carroceria de um carro na BR-304, em Mossoró, na região Oeste potiguar. Motorista foi detido e carro e aves entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A equipe da PRF realizava ronda na rodovia federal, quando uma Saveiro ultrapassou a viatura em local proibido. Os policiais abordaram o veículo e, ao verificar a carroceria, que estava coberta por uma lona, foram encontradas diversas gaiolas e caixas de papelão com papagaios e xéxeus.

De acordo com a PRF, o condutor do carro, um homem de 39 anos, relatou que os animais foram comprados numa feira em Fortaleza e iriam ser vendidos na cidade de Caruaru, em Pernambuco.

Diante do flagrante, foi dada voz de prisão ao homem, que foi conduzido para a Delegacia de Plantão. Já as aves e o veículo, foram entregues ao Ibama para as providências cabíveis.

O detido vai responder pelo crime ambiental, sujeito a pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa, além da perda do carro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Emparn registra chuva histórica em Parnamirim, RN; acumulado de fevereiro já passa de 500 milímetros

Entrada do Condomínio Santos Dumont, em Parnamirim, foi tomada pela água da chuva (Foto: Cedida)

O fim de semana foi de boas chuvas em todas as regiões potiguares. Boletim pluviométrico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) destaca que entre a manhã da sexta (16) e manhã desta segunda (19) houve registro de chuvas fortes em vários municípios, com destaque para Pureza, com 280 milímetros, e Ceará-Mirim, com 208,9 mm.

Veja AQUI o boletim pluviométrico completo.

Em várias cidades do interior do estado, moradores registraram as chuvas que caíram ao longo do fim de semana.

Chuva histórica
Em Parnamirim, ainda de acordo com a Emparn, fevereiro já é o mês mais chuvoso da história do município, com um acumulado de 503 milímetros até agora. Antes, o recorde havia sido registrado em fevereiro de 1974, com um volume de 324mm.

Entre a sexta (16) e a manhã desta segunda (19), ainda de acordo com o boletim da Emparn, choveu 194mm na cidade. No sábado (17), foi tanta água que uma enxurrada de lama inundou um condomínio de apartamentos em Nov a Parnamirim

Mais chuvas
A Emparn prevê que chuvas vão continuar nos próximos dias em todas as regiões do estado, já que as condições continuam favoráveis – principalmente devido à presença da Zona de Convergência Intertropical, que permanece sobre o Nordeste.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF investiga CVM e Previc no Postalis

O Ministério Público Federal investiga se a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) falharam ao não conseguir impedir o rombo bilionário no fundo de pensão dos Correios, o Postalis. Segundo a PF e MPF, o rombo no fundo dos funcionários dos Correios seria de, pelo menos, R$ 5,6 bilhões.

Ainda em estágio inicial, a apuração foi confirmada pelo procurador federal Ivan Cláudio Marx. Embora o investigador seja responsável pela operação Pausare, deflagrada há duas semanas para apurar fraudes em investimentos do fundo, a averiguação sobre os órgãos fiscalizadores é conduzida em outro procedimento.

A CVM fiscaliza e normatiza o mercado de capitais e tem como uma das funções proteger investidores. Nessa função, deve acompanhar instituições financeiras e entidades relacionadas, como as agências de classificação de risco. Com o aval de agências de rating, o Postalis aplicou recursos de seus cotistas em fundos de investimentos. Por causa dessas operações no mercado de capitais, a CVM virou também objeto da investigação do MPF.

O Ministério Público atua em situações que envolvam o interesse público. Neste caso, o interesse dos cotistas dos fundos de pensão. A suspeita é de que os prejuízos, que irão pesar para os participantes do fundo de previdência, tenham ocorrido também por negligência dos órgãos reguladores: a CVM da parte das agências de rating e fundos de investimentos; e a Previc, que fiscaliza e supervisiona o mercado de previdência complementar, como os fundos de pensão.

O procurador Marx explicou ao Estado que a investigação dos órgãos que regulam e fiscalizam o mercado financeiro é resposta a uma representação que chegou ao MPF. Além dessa suspeita sobre a efetividade da fiscalização de CVM e Previc, o procurador também indica que, no âmbito da operação Pausare, vai se debruçar sobre as agências de classificação de risco e consultorias usadas pelos gestores do Postalis.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

General interventor usará dados de inteligência para fazer ampla mudança nos cargos das polícias do Rio

General Walter Souza Braga NettoO interventor federal da segurança pública no Rio de Janeiro, general Braga Netto, vai utilizar o acúmulo de dados de inteligência obtidos no período em que ele foi responsável pelo Comando Militar do Leste para fazer mudanças estratégicas nas políciais do estado.

Esse diagnóstico foi definido por ministros que participaram da decisão do presidente Michel Temer de fazer a intervenção no Rio.

Avaliação feita no Palácio do Planalto é de que o grande problema no estado é que os comandos locais, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, nas comunidades e nos bairros, tinha intervenção política.

Além disso, a constatação é de que uma parcela da polícia também tem influência de milícias e até mesmo do crime organizado.

"Como o general Braga Netto atuou no ano passado em operações no Rio por causa das ações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e em 2016 por causa da Olimpíada, ele acumulou muita informação sobre o funcionamento da segurança pública no Rio e sobre as polícias. Em várias operações, inclusive, foi identificado o vazamento de informação. Será essa inteligência que será utilizada para fazer as mudanças nos comandos locais das polícias, desde as delegacias até postos em comunidades", disse um ministro ao blog.

Além da corrupção de policiais, um ministro apontou como grande problema na segurança pública do Rio a influência política nas nomeações de cargos, tanto na PM quanto na Civil.

"Um vereador em determinada comunidade tem influência total na escolha de policiais que serão lotados nessa comunidade. O governador Pezão não tinha autoridade para barrar essas indicações políticas. Em muitos casos, vereadores tinham relações com a milícia, em casos extremos até mesmo com a contravenção e o crime organizado", observou esse ministro ao blog.

Fonte: Blog do Camarotti
Leia Mais ››