sábado, março 03, 2018

Fábio Dantas confirma filiação ao PSB e pré-candidatura ao governo

O vice-governador Fábio Dantas vai se filiar ao PSB no dia 17 de março. Ele está rompido politicamente com o governador Robinson Faria (PSD) e deverá ser candidato a governador. A confirmação dessas informações foi feita nesta sexta-feira, à TRIBUNA DO NORTE, pelo próprio Fábio Dantas.

“Vou me filiar ao PSB no dia 17. Faremos um evento, em Natal, marcando essa filiação”, disse Fábio Dantas, na Assembleia Legislativa, depois de participar das homenagens ao ex-prefeito de Caicó e ex-deputado Manoel Torres.  

Fábio Dantas disse que aceitou, ao fazer a opção pelo Partido Socialista Brasileiro, um convite da direção nacional da legenda. “Foi um partido, além de fazer o convite, mostrou uma preocupação com a eleição de governador. A maioria [das legendas partidárias] só se preocupam mais com a campanha de deputado. Além disso, aqui no Estado, e particularmente em Natal, o PSB tem história, com inúmeras realizações. E está na mesma linha [política] que eu estou”, disse o vice-governador. 

Fábio Dantas é, atualmente, filiado ao PCdoB e foi eleito vice-governador, em uma aliança com o governador Robinson Faria, do PSD. Ele já avisou, em uma conversa com o deputado Fábio Faria (PSD), filho de Robinson e também do PSD, a decisão de deixar a base aliada e concorrer ao governo. As informações de fonte do partido do governador são de que ele pretende concorrer à reeleição.

Fábio Dantas deixa o PCdoB  e faz essa nova opção partidária, além de articular uma aliança que viabilize a candidatura do Governo. 

O vice-governador acrescentou que a confirmação oficial de candidaturas será, de acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, com as convenções, em julho, mas afirmou que está disposto a fazer as articulações e manter o diálogo necessário para que possa ser candidato.

“Eu tenho que colocar meu nome à disposição para a sociedade possa avaliar”, afirmou. Ele disse que não tem interesse em uma candidatura ao Senado. “Foco agora é no Governo do Estado”, garantiu.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Saída de Fábio Dantas do governo Robinson Faria pressupõe acordão


Depois de 38 meses lado a lado com o governador Robinson Faria, enfim, o vice-governador Fábio Dantas resolve dar tchau. Sua saída da gestão é questionada por formadores de opinião, pressupõe acordão para as eleições que se aproximam. 

Fábio Berckmans Veras Dantas, 46 anos, é advogado, assim como Robinson Faria, ambos com base eleitoral na região da Grande Natal e Agreste do Estado. Fábio disse ser pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte ainda em 2018.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Bolsonaro define Ciro, Dias e Temer como novos alvos

Com a possível saída do jogo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão e inelegível segundo a Lei da Ficha Limpa, o pré-candidato ao Palácio do Planalto Jair Bolsonaro (PSC-RJ) definiu novos alvos para continuar vivo no debate eleitoral. O deputado e sua rede de apoiadores já miram suas críticas no ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), no senador Álvaro Dias (Podemos-PR), além do governo Michel Temer.

A mudança de postura de Bolsonaro é perceptível nas redes sociais. Isso ocorreu a partir de 24 de janeiro, quando Lula foi condenado em segunda instância no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A estratégia dos movimentos “intervencionista” e de “direita”, que formam a rede de Bolsonaro na internet, é barrar o avanço de Ciro e Álvaro Dias no eleitorado conservador. Nas últimas semanas, os grupos divulgaram mensagens como “Ciro Gomes defende (Nicolás) Maduro”, numa referência ao presidente venezuelano, e “Álvaro Dias é comunista”.

Da bancada do PR, o deputado Capitão Augusto (SP), que trabalha para que Bolsonaro se filie ao partido, avaliou que uma possível saída de Lula da disputa levará a uma reavaliação de posicionamento de Bolsonaro. “É mais fácil bater no Lula, que é o chefe da quadrilha, claro.”

Ao mesmo tempo, os adversários de Bolsonaro tentam desconstruir alguns discursos do parlamentar. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Ciro afirmou que o concorrente é um “moralista de goela” e fez “lavagem de dinheiro” ao receber pelo PSC um depósito de R$ 200 mil da JBS para sua campanha de 2014. Bolsonaro, que havia devolvido os recursos, entrou com processo por calúnia e injúria.

Alvo de ataques indiretos nas redes, a pré-candidata ao Planalto Manuela D’Ávila (PCdoB) disse não se preocupar. “Os boatos sempre existiram nas eleições”, afirmou. “O Bolsonaro é um ególatra clássico Ele não quer me atacar não por ser benevolente, mas porque tenta reverter a imagem consagrada de machista”, disse Manuela.

“Bater na Manuela não é a mesma coisa que bater na deputada Maria do Rosário (PT-RS)”, afirmou o deputado Alberto Fraga (DEM-DF).

Economia. A dificuldade de manter a polarização com Lula, até agora líder nas pesquisas de intenção de voto, é mais um obstáculo que Bolsonaro terá de enfrentar. Aliados avaliam que ele também precisa superar a fragilidade nos discursos econômico, social e até da segurança pública, agora encampado pelo governo e repercutido nos discursos de adversários eleitorais.

Para os aliados, o parlamentar teve posicionamento dúbio sobre a intervenção na segurança pública do Rio, ora atacando, ora defendendo, o que teria permitido o fortalecimento do discurso na boca de adversários. O posicionamento dele na área econômica também voltou a ser colocado em xeque.

No Fórum Estadão – A Reconstrução do Brasil, promovido nesta semana pelo Estado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso questionou se Bolsonaro tem, como acha, pensamento liberal. No Twitter, o pré-candidato respondeu que o ex-presidente deslocou o cérebro para o intestino.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Caso Eliza Samudio: Macarrão deixa penitenciária em MG para cumprir pena em regime aberto

Macarrão após cumprimento de alvará de soltura: ele agora cumpre pena no regime aberto domiciliar (Foto: Augusto Medeiros/G1)
Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, de 32 anos, condenado pela morte da modelo Eliza Samudio, deixou o Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas, por volta das 22h30 desta sexta-feira (2). Ele conseguiu da Justiça autorização para cumprir pena em regime aberto. A modelo desapareceu em 2010 e o corpo nunca foi encontrado.

A progressão da pena foi concedida nesta quinta-feira (1º) pelo juiz Antônio Fortes de Pádua Neto, que considerou que Luiz Henrique Ferreira Romão já possuía os requisitos necessários, como cumprimento de tempo e bom comportamento, para deixar o semiaberto.

A princípio, Macarrão sairia nesta quinta-feira, mas a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele na Justiça do Rio de Janeiro impediu o cumprimento do alvará de soltura. Nesta sexta-feira, o TJMG esclareceu que o mandado, referente ao caso pelo qual foi condenado em 2012, constava como pendente por um erro no sistema. Corrigida a falha, um novo alvará foi expedido às 18h.

Ao G1, a advogada de Macarrão, Fabiana Cecília Alves, disse que o cliente vai passar a noite na casa de parentes em Pará de Minas.

Mais de 24h depois de obter progressão da pena, Macarrão deixou penitenciária em Pará de Minas na noite desta sexta-feira (2) (Foto: Augusto Medeiros/G1)
Mais de 24h depois de obter progressão da pena, Macarrão deixou penitenciária em Pará de Minas na noite desta sexta-feira (2) (Foto: Augusto Medeiros/G1)

Pena em domicílio
Como Pará de Minas não tem um local que sirva de albergue para sentenciados dos regimes aberto e semiaberto, o juiz determinou que a pena seja cumprida domiciliarmente. Para manter o benefício, Macarrão terá que cumprir alguns benefícios, entre os quais permanecer em casa no período das 19h às 6h.

Devido ao regime semiaberto, Macarrão se divide entre estudo e trabalho enquanto cumpre a pena. Ele trabalha em uma igreja evangélica e faz um curso profissionalizante. Ao retornar ao presídio na noite desta quinta-feira, depois dos estudos, ele falou à equipe do MGTV sobre a expectativa de deixar a penitenciária.

"Com o alvará sendo concedido, eu quero dar sequência no meu trabalho, dar sequência nos meus cursos, terminar, formar e adquirir uma vida profissional com uma experiência no mercado. Quero continuar aqui em Pará de Minas", afirmou.
Ele também disse que não manteve a amizade com Bruno Fernandes durante a prisão.

"Desejo tudo de bom para o Bruno. Que Deus abençoe ele sempre, mas ele segue a vida dele lá e eu venho seguindo minha vida aqui", disse.

Corpo de Eliza Samudio nunca foi encontrado (Foto: Reprodução/GloboNews)
Corpo de Eliza Samudio nunca foi encontrado (Foto: Reprodução/GloboNews)

Condenação
Macarrão foi condenado em novembro de 2012 a 15 anos de prisão em regime fechado por homicídio triplamente qualificado – motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, a modelo Eliza Samudio – e mais três anos em regime aberto por sequestro e cárcere privado.

A Justiça considerou que ele agiu junto com o goleiro Bruno Fernandes, com quem Eliza Samudio teve um filho. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade. O jogador foi condenado pelo crime em março de 2013.

Em 2016, ele conseguiu progressão da pena para o regime semiaberto e como a penitenciária onde esta, a Nelson Hungria, em Contagem, só aceitava o fechado, a defesa pediu a transferência de Macarrão para uma cidade do interior de Minas. Na época, foi alegado que ele tinha parentes em Pará de Minas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Australiano de 99 anos nada 50m em menos de um minuto

Georges Corones depois de bater o recorde (Foto: Australian Dolphins Swim Team/Facebook)
O australiano Georges Corones, que em abril vai completar 100 anos, estabeleceu um novo recorde de natação nos 50 metros livres na categoria de 100 a 104 anos, nadando a distância em 56 segundos e 12 centésimos.

Georges Corones é o primeiro atleta de terceira idade a nadar 50 metros livres em menos de um minuto.

O recorde anterior, estabelecido em 2014, pertencia ao britânico John Harrison, que, com 99 anos, nadou os 50 metros em 1 minuto e 31 segundos.

Corones, ex-médico, atribui sua longevidade à natação, que pratica desde criança.

Quando está na piscina, "é o único momento em que o corpo não deve lutar para resistir à força da gravidade".

"Na água, a pessoa flutua e não existe sensação mais agradável", declarou, depois de bater o recorde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Recém-nascido ficou cerca de 30 horas em terreno até ser salvo com vida por policiais em MG

O bebê recém-nascido que foi encontrado abandonado em um terreno de Paraguaçu (MG) na tarde de quinta-feira (1º) ficou cerca de 30 horas sob chuva, sol e frio até ser encontrado. O bebê continua internado em estado gravíssimo na UTI pediátrica do Hospital Alzira Velano, em Alfenas (MG).

O bebê foi encontrado em um terreno ao lado de uma casa. A moradora ouviu um barulho estranho e desconfiou. Por causa do mato, foi difícil perceber que se tratava de uma criança.

"Chorou uma vez e eu continuei andando, ai falei, deve ser os gatos. Ai eu peguei, voltei, ouvi chorar de novo, ai que eu abaixei, olhei e vi que tinha um pézinho, aí eu corri e chamei a vizinha", disse a dona de casa Francisca Roberto Prudente.

Segundo os moradores, o bebê estava embaixo de uma árvore seca, em cima de uma telha. Um vídeo gravado pela própria PM registrou o momento em que a criança foi socorrida. O sargento Antônio Carlos Aníbal, que participou do resgate, disse que o menino "é um guerreiro".

Bebê foi resgatado por policiais em terreno de Paraguaçu (MG) (Foto: Polícia Militar)
Bebê foi resgatado por policiais em terreno de Paraguaçu (MG) (Foto: Polícia Militar)

"Eu pude ver que a criança tinha ainda alguns sinais, foi no momento que eu comecei a fazer algumas massagens cardíacas nessa criança, e assim que eu vi que essa criança reagiu e até chorou, eu já providenciei limpa para enrolar essa criança e socorrer o mais rápido possível na nossa viatura mesmo para o pronto-socorro", disse o sargento da Polícia Militar Antônio Carlos Aníbal.

Segundo a polícia, a criança sofreu picadas de insetos, principalmente formigas e não havia marcas de violência no bebê. O sargento lembra que a criança estava muito debilitada.

"Estava em condições precárias, a gente notava que ela estava bem fria, com alguns ferimentos pelo corpo, provenientes possivelmente de alguns animais que ali passaram. Mas o socorro foi rápido, o melhor que foi feito ali no momento foi isso", disse Aníbal.

Policial aparece nas imagens durante resgate de bebê em Paraguaçu (MG) (Foto: Polícia Militar)
Policial aparece nas imagens durante resgate de bebê em Paraguaçu (MG) (Foto: Polícia Militar)

A mãe do bebê é uma adolescente de 15 anos. Ela contou à polícia que não sabia que estava grávida, que começou a sentir dores fortes como se fossem cólicas e em seguida teve a criança dentro de casa. Ela justificou que decidiu abandonar o menino com medo da reação da família.

"Segundo ela ninguém sabia, ela não sabia, os pais não sabiam da gravidez. Ela falou que estava arrependida, que estava chorando muito", disse o tenente da Polícia Militar, Waldecy Donizete.

A preocupação agora é com a recuperação do bebê. "A gente torce para que ele consiga recuperar e seja um menino muito forte, porque o que ele já passou, pouca gente passou na vida", disse o pedreiro Mário Lúcio Roberto, marido da mulher que encontrou o bebê.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em Brasília, prefeito Ciro Bezerra trata de investimentos para Itaú

Senador José Agripino, Prefeito Ciro Bezerra e Deputado Federal Felipe Maia

O prefeito de Itaú, Ciro Bezerra não tem medido esforços para trazer melhorias para o município. Em Brasília desde o começo da semana, Ciro conclui viagem com bons resultados e bastante satisfeito com os contatos com ministérios e parlamentares do Rio Grande do Norte, estes dispostos a destinar verbas para obras através de emendas do orçamento da União.

O prefeito levou projetos que beneficiam a educação, segurança e lazer. Entre os benefícios encaminhados estão:

- 500 mil para primeira etapa da Praça de Eventos;

- 1 milhão e 200 mil para ampliação da Escola Municipal José Porto de Queiroz;

- 353 mil reais para aquisição de mobiliários para sala de aula na educação infantil; e

- 420 mil reais para aquisição de mobiliários para sala de aula no ensino fundamental.

Hélio Wazlavosky, Prefeito Ciro Bezerra e Luis Bittencourt


Ciro Bezerra esteve no Ministério da Segurança Pública tratando com o coordenador-geral Hélio Wazlawosky e com o secretário da Integração do Subsistema de Inteligência Luiz Bittencourt, do projeto para instalação de uma central de videomonitoramento profissional em Itaú, inclusive com informações transmitidas para central de inteligência do Ministério da Segurança Pública.
O gestor considerou a viagem produtiva e importante, visto que, o mesmo não perde as oportunidades e, que através do planejamento tem conseguido superar a crise financeira e a falta de recursos para investimentos na estrutura municipal.
“Essa viagem além de importante, pois reduz as barreiras das dificuldades existentes, foi muito produtiva. Sempre que viemos à Brasília trazemos um planejamento e projetos, para apresentarmos propostas aos nossos parlamentares, aqui no caso o Senador José Agripino e o Deputado Federal Felipe Maia que sempre estão de portas abertas para o município de Itaú. Somos gratos aos dois que estão caminhando lado a lado com os itauenses. Com isso, sabemos que indo a Brasília encontraremos apoio às nossas demandas” - finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 15 milhões neste sábado

Mega-Sena pode pagar R$ 15 milhões neste sábado (3) (Foto: Heloise Hamada/G1)

O concurso 2.019 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 15 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (3) em Maceió (AL).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se investir o valor integral do prêmio na poupança, o ganhador receberá R$ 60 mil por mês em rendimentos.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

51º Homicídio em Mossoró 2018: Adolescente baleado durante a madrugada nas Malvinas morre no Hospital Tarcísio Maia

Um adolescente identificado como Antonio Allyson Silva de Sá, 16 anos de idade, foi baleado durante a madrugada deste sábado 03 de março de 2018 na região das Malvinas em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. 

O caso, segundo informações ocorreu no Conjunto Jardim das Palmeiras, nas proximidades do CEDUC. Uma Unidade de Suporte Avançado do Samu, foi acionada para o local, mas quando a equipe chegou recebeu informações de que a vítima já havia sido socorrida por populares para o Hospital Tarcísio Maia. 

A vítima não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade hospitalar. Familiares informaram a policia que o jovem estava em uma lanchonete no bairro onde morava quando indivíduos passaram em um carro e ao reconhecê-lo atiraram contra ele. A família não sabe a motivação do crime, mas informou que Antônio Allysson é o quarto da familia assassinado na região das Malvinas.

O corpo do menor será encaminhado ao setor de medicina legal do ITEP para ser necropsiado e depois liberado para sepultamento. Este foi o primeiro homicídio registrado no mês de março e o 51º do ano de 2018 em Mossoró.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Alagamentos em Natal viram alvo de ação do Ministério Público contra prefeitura

Avenida Mor Gouveia, em Natal, ficou alagada na manhã da quinta (1º) após as chuvas (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

Os alagamentos provocados pela chuva em Natal viraram alvo de uma ação do Ministério Público contra a Prefeitura da capital. A promotora de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, pediu na última quinta-feira (1º) uma audiência de conciliação em regime emergencial entre o município e moradores de ruas e avenidas que sofrem com o problema, para que sejam estabelecidos prazos para obras de drenagem na região.

Na petição, o MPRN pediu que a Prefeitura de Natal seja intimada a fornecer todas as informações cabíveis acerca das obras, com cronograma de conclusão, além de esclarecer quais são as providências que estão sendo tomadas para atender a população atingida pelos alagamentos.

O trecho em questão compreende as ruas e avenidas São José, Capitão-Mor Gouveia, Jerônimo Câmara e Jaguarari, que abrangem parte das Zona Sul e Oeste da capital. Na última quarta-feira (1º), uma chuva de pouco mais de uma hora alagou ruas na região. Na avenida Capitão-Mor Gouveia, um carro ficou submerso pela água.

O pedido foi feito dentro de uma ação que já tramitava na 2ª vara da Fazenda Pública de Natal e aguarda decisão.

“Os moradores da localidade estão preocupados e têm procurado insistentemente o Ministério Público e o próprio Poder Judiciário, para serem informados sobre a conclusão das obras e sobre as medidas de socorro emergencial que o Município precisa adotar em relação aos moradores locais nos momentos de chuva”, explicou a promotora de Justiça Gilka da Mata.

Uma ação civil pública foi ajuizada pelo MPRN em 2017. Em novembro passado, a Justiça deferiu pedido de liminar para determinar que a Prefeitura de Natal retome e conclua as instalações relativas ao sistema de drenagem da área e determinou o bloqueio judicial de recursos para a realização das obras.

No dia 19 de dezembro, em nova decisão, a Justiça suspendeu o bloqueio, porque a Prefeitura afirmou que a verba necessária para a continuidade das obras de drenagem inacabadas já estava garantida. Em seguida, no dia 2 de fevereiro de 2018, o Município de Natal ofereceu contestação, quando novamente confirmou que havia conseguido recursos federais para o reinício da obra.

Na petição, o MPRN destaca que “a despeito dessa manifestação, o Município não apresentou previsão ou qualquer cronograma para a conclusão da obra necessária para solucionar os graves problemas que ocorrem no local nos momentos das chuvas que caem na cidade”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após roubo, dupla é presa em Extremoz

Uma dupla de assaltantes foi presa nesta manhã de sexta-feira (02), em Extremoz. Um jovem de 20 anos e um adolescente de 17 tinham saído cedo de casa, na Comunidade do Mosquito com um revólver calibre 38. Decidiram assaltar um motoqueiro. Após o roubo da moto, no Igapó, zona Norte, a dupla roubou o celular de um homem que estava em uma parada de ônibus.

A PM foi acionada e prendeu os dois em Extremoz. A moto e o celular foram recuperados.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Polícia detalha ação de médico suspeito de estuprar pacientes no Recife; uma das vítimas estava anestesiada

Depois da prisão de Kid Nélio Souza de Melo, de 35 anos, médico suspeito de estuprar pacientes em unidades de saúde do Recife, a Polícia Civil constatou que o profissional abusou de pelo menos nove vítimas, entre 18 e 39 anos. Até esta sexta-feira (2), o crime mais antigo registrado pela corporação ocorreu em 2016 e, em um dos relatos, uma das vítimas afirmou ter sido abusada após ter sido anestesiada.

Relatado por uma vítima de 30 anos, o estupro ocorreu após ela ter sido sedada para uma cirurgia em um dos dedos do pé. "Ela afirma que logo depois da anestesia, sentiu que ele tirou a calcinha dela. Ao chegar em casa, ela sentiu dores na genitália e percebeu que estava com um sangramento. Apesar de vagas, as lembranças dela também dão conta de que houve penetração", explica a delegada. O G1 tenta localizar a defesa do suspeito.

Atuando como ortopedista, ele atendia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, da qual foi afastado das atividades, e em um hospital particular cujo endereço não foi divulgado pela polícia. De acordo com a delegada Ana Elisa Sobreira, responsável pelas investigações, o médico atuava seguindo uma "ordem" de ações.

"Uma dor na coxa levava à retirada da calcinha e ao toque na genitália", diz o chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral
"As pacientes chegavam para serem atendidas e ele fazia um exame físico para saber onde era a dor. Em seguida, elas iam fazer os exames e voltavam, quando eram abusadas por ele", explica. Ainda segundo a Polícia Civil, as situações variavam conforme cada paciente.

Médico prestou depoimento na sede do Departamento de Polícia da Mulher, no Bairro do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Médico prestou depoimento na sede do Departamento de Polícia da Mulher, no Bairro do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

"Nem sempre havia conjunção carnal. Em um dos casos, ele tocava as vítimas por cima da roupa, em outros casos havia toques por debaixo das roupas íntimas. Ele se aproveitava da condição de médico para abusar das vítimas, que ficavam na dúvida se as atitudes que ele tomava eram realmente normais durante as consultas", afirma a delegada Ana Elisa Sobreira.

Delegada Gleide Angelo; chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral; e delegada Ana Elisa Sobreira apresentaram detalhes do caso nesta sexta (2) (Foto: Marina Meireles/G1)
Delegada Gleide Angelo; chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral; e delegada Ana Elisa Sobreira apresentaram detalhes do caso nesta sexta (2) (Foto: Marina Meireles/G1)

Durante o depoimento prestado nesta sexta (2), a polícia informou que o homem apresentava tranquilidade. "Questionamos se ele gostaria de fazer uma coleta de material genético para confrontar com o DNA encontrado nas vítimas, mas ele se recusou porque disse que provavelmente era dele. Ele confirmou as conjunções carnais, mas negou os outros sete estupros que registramos", alega a delegada responsável pelo caso.

Criminoso em série
Depois de uma jovem de 18 anos ter afirmado ser vítima de um estupro na UPA da Imbiribeira, a Polícia Civil recebeu outras denúncias semelhantes. "A partir do quarto depoimento, pudemos notar o mesmo perfil", explica Joselito Amaral.

Após o início das investigações, a Polícia Civil fez quatro intimações para que o médico prestasse depoimento. "Ele é do Rio Grande do Norte, mas mora no Recife. Ele ficou entre os dois locais nesse período e, enquanto isso, fizemos uma investigação sigilosa e conseguimos um mandado de prisão contra ele", relata a gestora do Departamento de Polícia da Mulher, Gleide Angelo.

Durante depoimento nesta sexta (4), o médico afirmou que os dois casos de conjunção carnal foram consensuais. "No caso da jovem de 18 anos, que registrou a queixa no dia 21 de fevereiro, ele disse ter se sentido seduzido e que houve 'clima' para que tudo acontecesse", relata a delegada Ana Elisa Sobreira.

De acordo com a delegada Gleide Angelo, o profissional de saúde acreditava que estaria liberado após mencionar que as pacientes consentiram as relações sexuais. "Ele ficou surpreso com o mandado de prisão", afirma.

Depois de prestar depoimento no Departamento de Polícia da Mulher, no Bairro do Recife, no Centro, ele saiu do local pouco antes das 17h e seguiu para o Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Para cada caso de estupro, a pena pode ser de até dez anos de prisão. No caso de estupro de vulnerável, a pena pode ser de até 12 anos.

Questionado se o criminoso ficaria em um local isolado no Cotel, Joselito Amaral explicou que essa é uma medida a ser adotada pela Secretaria Executiva de Ressocialização. "Isso não é nossa responsabilidade. Cabe ao sistema penitenciário decidir se isso será adotado", explica.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Supremo derruba decisão de juíza de Mossoró que havia determinado suspensão de exonerações e UERN vai ter que demitir servidores não concursados

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu decisão da Fazenda Pública de Mossoró e determinou o cumprimento da decisão do STF sobre os servidores efetivos da UERN.

A decisão veio após ação da Procuradoria Geral do Estado.

Com isso, o Estado pode exonerar todos aqueles que se efetivaram sem concurso público depois de 1988.

A decisão do Supremo já tinha sido pelas demissões. A exonerações foram feitas em ato único no Diário Oficial do Estado.

No entanto, a juíza Kátia Cristina Guedes Dias, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, determinou que processos individuais deveriam ser abertos e suspendeu o ato de exoneração.

Após a decisão do STF, o Estado pode voltar a exonerar os servidores sem a obrigatoriedade de abertura de processo individual

Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

Fotógrafo alerta que o RN pode passar por um desastre ambiental sem igual por causa das plataformas da Petrobras


O fotógrafo Pedro Vitorino enviou essas fotos e esse relato para o Blog, preocupado com o que pode acontecer com o RN pelo abandono da Petrobras de plataformas marítimas. Veja abaixo:

O Rio Grande do norte está prestes a passar por um desastre ambiental sem igual.

A Petrobras, em sua gestão atual, está desativando plataformas marítimas e abandonando elas ao acaso.

Esse é o Exemplo da PAG03 que fica próximo a Guamaré.

Sigla: PAG03
Nome: PLATAFORMA DE AGULHA 3
Bacia: Potiguar
Tipo: FIXA
Operador: Petrobras
Latitude: -04:54:58,296
Longitude: -36:15:30,188
Lamina D´água: 18m

FONTE: SIGEP Produção
Atualizado em 03/10/2016

Imagens: Pedro Vitorino




Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

Temer afirma que a Previdência “não saiu da pauta” e que proposta pode ser votada ainda neste ano

O presidente Michel Temer disse na quinta-feira (1º) que o governo não desistiu de votar a reforma da Previdência neste ano. Em entrevista à rádio Tupi, do Rio de Janeiro, Temer garantiu que a proposta não saiu da “pauta política” do país e, que uma possível votação, dependeria do êxito da intervenção federal na segurança pública do Rio.

“A insegurança, particularmente no Rio de Janeiro, chegou a tal ponto que eu concluí o seguinte: vamos resolver o problema da segurança no primeiro momento, porque a previdência pode ser votada depois. Se vai ser votada no meu governo ou não, isso é outra coisa. Mas eu digo, ela saiu da pauta legislativa, mas não saiu da pauta política do país”.

Durante o período da intervenção, a Constituição não pode ser alterada. Logo, nenhuma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pode ser aprovada, o que paralisou o andamento da reforma da Previdência. O presidente alega, no entanto, que caso a intervenção tenha sucesso, a medida poderá ser revogada após as eleições deste ano. Dessa forma, a PEC da Previdência estaria livre para ser pautada do Congresso.

“Pode ocorrer, não quero garantir, mas é uma conjectura, de quando chegar em setembro, outubro, eu possa fazer cessar a intervenção se ela tomar um caminho, não quero manter a intervenção eternamente no Rio de Janeiro, nem é saudável. Se ocorrer isso, você terá logo depois da eleição três meses, você terá outubro, novembro, dezembro para ainda tentar votar a Previdência, que, hoje, mais do que nunca, eu acho que o povo já compreende a sua indispensabilidade, a sua necessidade"

Ainda de acordo com o emedebista, a reforma continuará no centro das atenções políticas, uma vez que os candidatos à presidência ou aos governos estaduais terão de se posicionar a respeito do tema e das possíveis consequências, caso as regras para aposentadoria não sejam alteradas.

A reforma da Previdência é uma das principais bandeiras do governo Temer. De acordo com o Planalto, o atual sistema coloca em risco as próximas gerações, que podem não receber suas aposentadorias por conta de um colapso nas contas públicas.

Com a colaboração de João Paulo Machado, reportagem Raphael Costa

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Zenaide Maia contra o UBER

A Deputada Federal pelo RN, Zenaide Maia, foi a única parlamentar que votou nessa quarta feira (28) CONTRA a categoria de Motoristas de Aplicativos de Mobilidade Urbana (Uber, 99POP, entre outros).

O Rio Grande do Norte atualmente possui em torno de 6 mil motoristas de aplicativos, que acompanharam ontem o desfecho da votação na Câmara dos Deputados em Brasília, sobre a regulamentação da categoria.

Fonte: Talles Pinheiro
Leia Mais ››

Bolsonaro processa Ciro Gomes por calúnia e injúria


O deputado federal e pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSC) está ativo na Justiça nos últimos tempos. Depois de tentar impugnar uma pesquisa eleitoral que o favorecia amplamente e de processar o deputado Jean Wyllys por calúnia, o alvo da vez é Ciro Gomes (PDT).

Tramita desde o início de fevereiro no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) uma queixa-crime de Bolsonaro contra Ciro por causa de uma entrevista dada ao “Pânico no Rádio”, programa da Jovem Pan.

O caso é análogo ao de Wyllys: as queixas são as mesmas e motivadas por avaliações expressadas em entrevistas.

A defesa de Bolsonaro alega que Ciro Gomes cometeu calúnia pela “imputação de crime de lavagem de dinheiro” ao deputado. Além disso, também teria cometido injúria, ao chamar Bolsonaro de “moralista de goela”.

Durante a entrevista, Ciro Gomes classifica como “lavagem de dinheiro” o episódio em que o PP, partido de Bolsonaro à época, repassou 200 mil reais ao deputado advindos de doações da JBS. Bolsonaro devolveu o dinheiro. Semanas mais tarde, recebeu a mesma quantia do partido, mas desta vez vinculada ao fundo partidário.

“Eu, se tô indignado, o cara depositou na minha conta sem a minha autorização, eu devolvo pra ele, e mando ele pastar, pra não dizer aquela outra frase que termina no monossílabo tônico. Não, o que ele faz, ele devolve para o partido, que na mesma data entrega R$ 200 mil pra ele. O nome disso é lavagem de dinheiro. Simples assim”, disse Ciro.

Segundo o portal Jota, a queixa-crime de Bolsonaro diz que Ciro Gomes “agiu dolosamente, com especial fim de ofender a honra alheia: a deliberada distorção do ocorrido teve como objetivo precípuo causar danos à imagem e à ótima reputação” do deputado.

Quanto ao crime de injúria, Ciro Gomes afirmou que Bolsonaro é um “moralista de goela”. O deputado “sentiu-se frontalmente ofendido em sua dignidade, da qual é bastante cioso, pois sempre manteve coerência entre discurso e conduta pessoal, sobretudo como ferrenho opositor da corrupção e defensor de conceitos conservadores”.

“A sua ação, deliberada e gratuita, revelou uma vontade específica de magoar e ferir o amor-próprio” de Bolsonaro, acrescenta a defesa.

O primeiro juiz do TJ-SP que avaliou o caso descartou a acusação de calúnia, porque, em seu entender, Ciro usou mal a expressão “lavagem de dinheiro”, já que no caso narrado os recursos não eram de origem ilícita.

Ele mandou, então, o caso para o juizado especial, apenas com a denúncia de injúria. O juiz do juizado especial alegou que esse julgamento também não compete a ele. Agora, segundo o Jota, o próprio TJ-SP terá que decidir quem continua julgando o caso.

Fonte: Exame
Leia Mais ››

Sérgio Cabral é condenado a 13 anos por lavagem de dinheiro e já soma 100 anos de pena

Foto de arquivo mostra ex-governador do RJ Sergio Cabral sendo levado para exame de corpo de delito no IML em Curitiba (PR), onde está preso. (Foto: Rodolfo Buhrer/FotoArena/Estadão Conteúdo)O ex-governador do RJ Sérgio Cabral foi condenado a 13 anos e 4 meses de prisão pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

É o 5º processo que resulta em condenação de Cabral na Justiça Federal, este pelo crime de lavagem de dinheiro. Nos outros quatro processos anteriores, Cabral já havia sido condenado a 87 anos de prisão no total.

Somadas, as penas agora chegam a 100 anos de prisão em cinco processos: quatro com Bretas, no Rio, e um com o juiz Sérgio Moro, no Paraná (veja mais abaixo as condenações de Cabral).

De acordo com o juiz Marcelo Bretas, a culpa de Sérgio Cabral "se mostra bastante acentuada". Para o magistrado, o ex-governador é o principal idealizador do esquema de lavagem de dinheiro revelado a partir da operação Calicute, deflagrada em novembro de 2016, quando Cabral foi preso.

"A magnitude de tal esquema impressiona, sobretudo pela quantidade de dinheiro movimentado. Especificamente no caso dos autos, foram "lavados" mais de R$ 4 milhões em apenas 5 operações de compra de joias. Não bastasse isso, a lavagem de dinheiro que tem como crime antecedente a corrupção reveste-se de maior gravidade, por motivos óbvios, merecendo o seu mentor intelectual juízo de reprovação mais severo", escreveu Marcelo Bretas em sua decisão.

Foram condenados nesta sexta-feira (2):

Sérgio Cabral, ex-governador do RJ: 13 anos e 4 meses de prisão
Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador: 10 anos e 8 meses de prisão
Carlos Miranda, operador de Sérgio Cabral: 8 anos e 10 meses de prisão
Luiz Carlos Bezerra, chamado de "homem de mala" do ex-governador: 4 anos de prisão
Na avaliação do juiz Bretas, Adriana Ancelmo, ex-primeira-dama do RJ, teria sido a "principal beneficiária da lavagem de dinheiro". De acordo com o magistrado, a mulher de Cabral adquiriu uma quantidade de joias que chegam a R$ 4,5 milhões.


As condenações de Cabral:

2.mar.2018: 13 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro
19.dez.2017: 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro na operação Eficiência 2
20.out.2017: 13 anos de prisão por lavagem de dinheiro na operação Mascate
20.set.2017: 45 anos e 2 meses de prisão na Operação Calicute pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertencimento a organização criminosa
13.jun.2017: 14 anos e 2 meses de prisão na operação Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ator Darlan Cunha, de 'Cidade dos Homens', é preso no Rio

Ator Darlan Cunha, de 'Cidade dos Homens'O ator Darlan Cunha foi preso nesta sexta-feira, 2, por volta das 14h no Rio de Janeiro. A prisão foi feita pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Rua do Rosário, no Morro da Babilônia.

De acordo com o comando, os agentes faziam abordagem de rotina a Darlan e foi identificado que há um mandado de prisão em aberto contra ele por lesão corporal e violência doméstica. O ator foi conduzido para o 12ª DP de Copacabana, que não quis dar mais informações até o momento.

O ator chegou a publicar uma foto em seu Stories do Instagram durante a abordagem policial. "De rotina sendo encaminhado para a delegacia por atitude suspeita", escreveu ele na imagem.

Inocentado por agressão. Em 2013, uma então namorada menor de idade de Darlan o acusou de agressão e cárcere privado. Porém, após audiências, a Justiça decretou que ele não apresentava ameaça a menina e que ela mentiu quando prestou queixa contra o ator.

"A menina esclareceu que as coisas não ocorreram daquela forma. Ela negou a agressão e confirmou que tudo não passou de um acidente", disse na época o advogado do ator, Marivaldo Sena, ao jornal Extra. Não se sabe se o mandado de prisão em aberto refere-se a esse mesmo caso.

Darlan Cunha ficou conhecido por interpretar Laranjinha na série Cidade dos Homens (2002 a 2005) e, posteriormente, Filé-com-Fritas no filme Cidade de Deus (2002) e Duca em Meu Tio Matou Um Cara (2004).

Fonte: MSN
Leia Mais ››

Helicópteros usados por piloto envolvido na execução de Gegê do Mangue passam por perícia

Helicóptero usado na execução de Gegê do Mangue é periciado (Foto: Divulgação)Agentes da Polícia Técnico-Científica periciaram nesta sexta-feira (2) os dois helicópteros do piloto Felipe Ramos Moraes, envolvido nas execuções de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, o Paca. A perícia foi realizada no hangar da Polícia Civil, no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo.

Importantes membros da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), Gegê e Paca embarcaram em uma das aeronaves de Moraes em 15 de fevereiro, no litoral do Ceará. Investigações apontam que o helicóptero fez um pouso não programado em uma reserva indígena a 30 km de Fortaleza e, lá, a dupla foi torturada e morta.

Detalhes do helicóptero usado na execução de Gegê do Mangue que foi periciado  (Foto: Divulgação)
Detalhes do helicóptero usado na execução de Gegê do Mangue que foi periciado (Foto: Divulgação)

Os helicópteros foram encontrados nesta semana. Um estava num hangar no ABC. O outra, que segundo a Polícia Civil foi utilizado no crime, foi achado abandonado em uma área de mata em Fernandópolis, no interior.

Nesta sexta, os agentes colheram digitais e procuraram vestígios de sangue, principalmente no helicóptero usado no crime, o que não foi encontrado. Acompanharam a perícia policiais civis da equipe do delegado Fábio Sandrin, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Digitais localizadas na fuselagem do helicóptero usado na execução de Gegê do Mangue (Foto: Divulgação)
Digitais localizadas na fuselagem do helicóptero usado na execução de Gegê do Mangue (Foto: Divulgação)

Helicóptero apreendido é periciado (Foto: Divulgação)
Helicóptero apreendido é periciado (Foto: Divulgação)

Interior de helicóptero que foi periciado em SP (Foto: Divulgação)
Interior de helicóptero que foi periciado em SP (Foto: Divulgação)

Lanchas
Segundo o Deic, também foram apreendidas duas lanchas que estavam em marinas em Guarujá, no litoral. Fontes ligadas à Marinha do Brasil informaram que ambas as lanchas apreendidas são de médio porte, identificadas como esporte e recreio, e têm capacidade para transportar 11 pessoas e um tripulante cada.

A embarcação "Sem futuro" está registrada na Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), enquanto a "Só Emoções" está na Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE). O piloto Moraes também tem uma moto aquática registrada em São Paulo, mas que não foi apreendida. Todos os veículos estão devidamente licenciados, segundo a autoridade marítima.

Taxista viu piloto nervoso
No último dia 27, um taxista que prestou depoimento no caso da morte dos chefes do PPC no Ceará disse ter deixado Felipe Moraes em uma empresa de táxi aéreo na manhã de 15 de fevereiro. Logo depois, Moraes conduziria o helicóptero levando os dois chefes da facção para o local onde foram mortos.

No trajeto no táxi, o piloto pediu pressa e disse que ''não queria deixar o serviço com outra pessoa", afirmou o motorista.

Desvio de dinheiro em facção
Um bilhete achado na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, reforça a suspeita investigada pelo Ministério Público de que Gegê e Paca foram foram mortos porque supostamente desviaram dinheiro da facção criminosa.

“Amigos aqui é o resumo do Pe quadrado [Penitenciária] e mais uns irmãos. Ontem foram chamados em uma ideias, aonde nosso ir [irmão] cabelo duro deixou nois [sic] ciente que o fuminho mandou matar os (...) o GG e o Paka. Inclusive o ir cabelo duro e mais alguns irs [irmãos] são prova que os irs [Gegê e Paca] estavam roubando”, informa o bilhete escrito a caneta num pedaço de papel.

A Polícia Civil do Ceará concluiu que foi Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como "Fuminho", quem mandou matar Gegê e Paca. A Justiça cearense determinou a prisão de Fuminho e outras quatro pessoas.

Fuminho era considerado uns dos chefes do bando, no mesmo patamar de Gegê e Paca, todos abaixo de Marcola, que comanda a organização de dentro de um presídio em São Paulo.

Fonte: G1
Leia Mais ››