sábado, maio 26, 2018

Escola Municipal Professor José Pôrto de Queirós de Itaú-RN é selecionada para participar da III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Natal-RN.



A Escola Municipal Professor José Porto de Queirós representará o município de Itaú-RN na III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que este ano trabalha o tema: "Vamos cuidar do Brasil: cuidando das águas”, que acontece nos dias 28 e 29 de maio de 2018, no hotel Holliday Inn, em Natal, uma realização da Secretaria de Educação do Estado do RN.

Nesta Conferência, os estudantes se encontram para ouvir, falar e divulgar suas ideias e ações, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para suas escolas, comunidades, municípios, territórios, regiões, para o Brasil e o Planeta.

O Projeto a ser apresentado pela Escola através da delegada Ana Beatriz, trás como tema: "Captação da água na escola", orientado pela professora Cristina Donato, que foi escolhido na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente realizada no dia 13 de abril de 2018 na própria escola (confira aqui)

A III CEIJMA é parte do processo da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – V CNIJMA, e tem, entre outros objetivos, Mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos sobre a dimensão socioambiental; Fortalecer a educação ambiental na educação básica; Propiciar atitude responsável e comprometida com a questão da Água local e global, por meio da participação social e de processos voltados para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, considerando a educação integral para a sustentabilidade e o respeito à diversidade.

A Escola Municipal Professor José Pôrto de Queirós tem como diretor Manoel Egleudo; Vice-diretora Antônia Nézia e como coordenadora, Antônia Joênia.

A equipe pedagógica vê a escolha como mais uma oportunidade de mostrar a qualidade do ensino público municipal, que apesar das dificuldades, todo corpo discente tem dado as mãos e contribuído para o sucesso do ensino aprendizagem do alunado itauense.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Duas pessoas feridas a bala na noite de sexta feira na região Oeste do RN

Imagem

Dois atentados a tiros foram registrados em cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte, na noite desta sexta feira, 25 de maio de 2018.  Os ataques ocorreram em Apodí e Baraúna com vítimas baleadas.

Em Baraúna um homem identificado apenas como, Daniel Bernardo dos Santos, 33 anos, residente em Areia Branca, foi atingido com vários disparos de arma de fogo, na Rua Amauri Ribeira, a conhecida Rua da Vara.

De acordo com informações da Polícia Militar da cidade que atendeu a Ocorrência, Daniel, que disse morar em Areia Branca e que estava em Baraúna a passeio na casa de familiares, estava em uma Boca de Fumo na Rua da Vara quando foi baleado.

A Polícia não sabe se ele seria o alvo dos atiradores, ou o dono da boca de fumo. Daniel foi socorrido para o Hospital local e depois transferida por uma ambulância do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró e de acordo com informações o estado de saúde dele inspira cuidados. 

Imagem

Em Apodi um jovem de 22 anos, conhecido como Vitinho Fernandes, também foi vítima de uma tentativa de homicídio, ocorrido por volta das 21h30min.

Segundo informações da polícia, o jovem estava na Lanchonete o "Rei do Lanche", no Centro da cidade, quando indivíduos chegaram e abriram fogo contra o rapaz.

Vitinho foi atingido com cerca de três tiros e socorrido as pressas por populares para o hospital da cidade e depois transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.

A motivação do crime e os autores dos disparos ainda são desconhecidos da polícia.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Criminosos capotam carro roubado durante acompanhamento policial na RN 117 em Mossoró.

Imagem

De acordo com informações da Polícia Militar, dois criminosos ocupando um veículo Golf de cor branca, roubado na manhã de hoje, sexta feira 25 de Maio, capotaram o carro na curva do Sabão Guarany na RN 117 sentido Mossoró.

Os dois indivíduos estavam sendo acompanhados taticamente por uma guarnição do Tático Operacional Rodoviário (TOR) do 2º DPRE e ao perceberem a aproximação da viatura policial tentaram fugir em alta velocidade, mas acabaram perdendo o controle do volante e capotando o carro na curva da rodovia.

Os dois criminosos,abandonaram o veículo, tomaram uma moto de assalto e fugiram em direção a Governador Dix Sept Rosado e até o momento não foram locvalizados.

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Família procura por adolescente desaparecida em Mossoró

Imagem

A Família da adolescente Jaciara Alves da Silva de 16 anos de idade, procurou a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência sobre o seu desaparecimento.

Segundo os familiares, a jovem saiu de casa na rua Pedro Velho no bairro Santo Antônio em Mossoró as 19h00min da última segunda feira 21 de maio de 2018 e até o momento não retornou, nem fez contato com a família.

Seus familiares estão desesperandos e pedem ajuda a população para encontrá-la. Qualquer informação sobre o paradeiro da adolescente deverá ser direcionada através de telefone pelos números, (84) 99101-5794 ou (84) 99428-0431. ou ainda pelo 190  da PM.

O Boletim de Ocorrência do desaparecimento de Jaciara da Silva foi registrado pela família na 2ª Delegacia de Polícia Civil no Bairro Nova Betânia.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Sindigás alerta sobre a falta de gás de Cozinha no Rio Grande do Norte a partir deste sábado

Imagem

Começa a faltar gás de cozinha no Rio Grande do Norte, devido a greve dos caminhoneiros. Segundo o presidente do Sindigás, Francisco Alessandro Correia dos Santos, pelo menos 80% das revendedoras  de gás  de cozinha no estado, não terão o produto disponível para venda a partir deste sábado,26 de maio.

Até ontem (25), 200 revendedores, que representam 25% das 800 unidades no estado, já estavam sem o produto para venda ao consumidor. 

De acordo com o Sindigás cerca de 23 mil botijões de gás, são vendidos por dia no estado. Das cinco distribuidoras que abastecem o Rio Grande do Norte, nenhuma delas está conseguindo entregar os botijões nas revendedoras, por causa da greve de caminhoneiros que atinge estradas federais e estaduais do Rio Grande do Norte e de todo o país. O sindicato orienta aos revendedores de gás que priorizem a venda do produto à hospitais, escolas e penitenciárias". 

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Câmara debaterá preço de combustível na terça-feira


A Câmara dos Deputados convocou para a próxima terça-feira (29), às 9h, a realização de uma comissão geral destinada a discutir o preço dos combustíveis. A relação dos convidados para a sessão de debates ainda não foi divulgada pela Câmara, mas a parte técnica da Casa estuda como viabilizar a participação dos senadores nas discussões.

Com a continuidade das paralisações de caminhoneiros em diversas estradas do país, os parlamentares querem demonstrar preocupação com a pauta e prometem presença em Brasília mesmo durante o fim de semana. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, avaliou, no entanto, que a política de preços da Petrobras está “equivocada”, mas que esse não é um assunto que deve ser discutido pelo Congresso Nacional.

A realização de comissões gerais está prevista no regimento interno da Câmara e permite a oitiva de autoridades, especialistas com “notório” conhecimento sobre o tema em debate, após a sugestão dos líderes ou blocos partidários. Cada convidado tem o direito de falar por cinco minutos, assim como os parlamentares presentes.

Ao longo da semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a dizer que o encontro contaria com a presença do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza. O Cade é uma autarquia federal responsável por investigar e punir cartéis e demais práticas contrárias à livre concorrência.

Alternativas legislativas

Horas depois de dar uma entrevista sobre o tema, afirmando que o Congresso não deve tratar de preço de combustíveis, Eunício voltou a conversar com a imprensa, mas evitou comentar a decisão do presidente Michel Temer de autorizar o uso de forças federais e militares para evitar o bloqueio de estradas, após o quinto dia consecutivo de paralisação de caminhoneiros.

“Eu não vou fazer juízo de valor. As decisões são do presidente, cabe a ele. Essa crise não é do Congresso. No meu entendimento, a política de preços da Petrobras está equivocada, mas não cabe ao Congresso se meter nisso”, voltou a dizer. Segundo Eunício, cabe ao Legislativo analisar e aprovar leis, como a demanda dos caminhoneiros de estabelecer uma política de preço mínimo para os fretes. Sobre outra exigência dos manifestantes, porém, para o governo isentar o PIS e o Cofins cobrados sobre o óleo diesel, ele afirmou que as negociações devem ser feitas primeiro com o Ministério da Fazenda.

Senadores de sobreaviso

Após sofrer críticas por ter viajado para o seu estado natal logo após a aprovação do projeto na Câmara que incluiu no projeto de reoneração a isenção do PIS/Cofins sobre o óleo diesel até o fim do ano, Eunício disse que os senadores estão de sobreaviso. A possibilidade de ocorrer uma sessão extraordinária chegou a ser cogitada, mas como o compromisso do presidente do Senado era apenas em pautar o projeto que trata do preço mínimo para o frete, as votações poderão ocorrer em até 15 dias.

De acordo com ele, “no que depender do Congresso”, os parlamentares estão à disposição para “qualquer necessidade emergencial [de votação] em relação a normalizar o país”.

“Nós estamos conversando aqui na porta do plenário do Senado. Todos os senadores e líderes estavam avisados. Se houvesse necessidade de emergência a ser votada, ou se o governo tivesse que fazer algum acordo que coubesse ao governo, mas dependesse do Senado, estamos aqui a postos para dar tranquilidade ao povo brasileiro”, afirmou. 

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Semana do Meio Ambiente vai homenagear Dom Nivaldo Monte


A edição anual da Semana de Meio Ambiente de Natal, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) trará a público o tema “Meio ambiente e cidadania: Direito de ter, dever de cuidar!”. O evento que ocorrerá entre os dias 2 e 10 de junho homenageará o centenário do ex-Arcebispo de Natal Dom Nivaldo Monte, patrono do Parque da Cidade e defensor do meio ambiente. Diversas ações, tais como: Palestras, minicursos, sessões de cinema, exposições e plantios estão previstas para acontecer no decorrer da semana. Todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas.

Para o sábado, dia 2 de junho, primeiro dia de atividades haverá o lançamento do projeto Ciclo Parque, que será realizado entre a avenida Café Filho e Praia do Meio, limpeza de restingas e aulas gratuitas de hidroginástica, na Praia do Meio. No domingo (3), teremos plantio na região do mangue do rio Potengi e o projeto Ciclo Parque, nas praias do Meio e Forte e na segunda-feira (4) haverá apresentação do teatro de mamulengo que acontecerá no condomínio Village del Prata.

No dia mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, está previsto uma solenidade festiva, no auditório do Parque da Cidade, a partir das 9 horas. O evento será aberto com uma apresentação do Grupo Café Quarteto, da Escola de Música da UFRN e segue com o lançamento de projeto caminhando no tempo: A TRILHA DA VIDA, inauguração do relógio solar e abertura da exposição que vai contar o Centenário Dom Nivaldo Monte, patrono do Parque da Cidade. Todas as atividades acontecem na área do Parque. À tarde será realizada uma palestra sobre Estrutura Ecológica Municipal: Mapeamento das Áreas Ambientais de Natal, no auditório do Parque.

A programação segue na quarta-feira (6) com atividades no horto, contação de histórias e palestras que deveram ocorrer tanto no Auditório do Parque da Cidade como na UnP da avenida Nascimento de Castro. Já na quinta-feira (7) a programação iniciará com o projeto “Cinema no Parque” e, logo após, com o projeto “O Escritor Vem ao Parque” com Diógenes da Cunha Lima, e, para finalizar o dia, ocorrerá palestra sobre Zoneamento Ambiental e Econômico.

Na sexta-feira (8) pela manhã as atividades começam com uma aula/trilha do projeto caminhando no tempo: A TRILHA DA VIDA. À tarde prossegue com minicursos sobre técnicas  de coleta e herborização e contações de histórias. No sábado (9), penúltimo dia das comemorações da Semana de Meio Ambiente, haverá aula prática do minicurso sobre técnicas de coleta, herborização e inventário florístico, que levará os participantes a colocarem a mão na massa com atividades de campo. Todas as atividades serão realizadas no Parque da Cidade.

O encerramento da Semana de Meio Ambiente 2018, que ocorrerá no domingo (10) com a Ciranda Materna, que, durante todo o dia colocará a disposição do público palestras, contação de histórias, feira de artesanato e gastronomia e diversas atividades infantis. Às 17 horas,  haverá uma apresentação do Coral Santa Cecília, que encerrando oficialmente a Semana.


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ainda com rodovias parcialmente bloqueadas, RN enfrenta desabastecimento de alimentos e combustíveis

Na BR-427, em Caicó, o sábado já amanheceu com a rodovia parcialmente bloqueada (Foto: Sidney Silva)
Na BR-427, em Caicó, o sábado já amanheceu com a rodovia parcialmente bloqueada (Foto: Sidney Silva)

Embora o governo federal tenha autorizado o uso das forças armadas para impedir interdições, boa parte das rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte permanecem com bloqueios parciais. É o que informa a Polícia Rodoviária Federal na manhã deste sábado (26). Este é o sexto dia seguido de protestos contra o aumento do preço do óleo diesel.

Em consequência, o estado já enfrenta problemas de desabastecimento de alimentos, combustíveis e gás de cozinha. Na indústria, produtores de sal e camarão - dois dois principais itens da pasta de exportações - também têm dificuldades para fazer escoar a produção. Na capital, a frota de ônibus foi reduzida para evitar um colapso no sistema de transporte público.

Veja os principais reflexos da paralisação no estado

Em Natal, alguns postos já não têm mais combustíveis para vender (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)
Em Natal, alguns postos já não têm mais combustíveis para vender (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Combustíveis
Quase metade dos postos de combustíveis de Natal já enfrenta problemas com desabastecimento. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte, pelo menos 40% acusam a falta de pelo menos um tipo de combustível, seja etanol, gasolina ou mesmo óleo diesel.

Transporte público
Enquanto durar a greve, a frota de ônibus em Natal e região metropolitana foi reduzida para 70% desde a sexta (25) para se evitar um colapso no sistema. Durante o final de semana, no entanto, a frota nas ruas é ainda menor: 50%. Na Central de Abastecimento do Estado, a Ceasa, já há falta de vários tipos de alimentos.


Abastecimento
Pelo menos 80% das revendedoras potiguares de gás liquefeito de petróleo, mais conhecido como gás de cozinha, não terão o produto disponível para venda a partir deste sábado (26), segundo o Singás. Pelo menos 200 revendedores, que representam 25% das 800 unidades no Rio Grande do Norte, já estão com os botijões vazios.

Rodovias
BR-101

Parnamirim (km 105) - com bloqueio parcial.
BR-226

Santa Cruz (Km 109) - com bloqueio parcial.
BR-304

Mossoró (Km 33) - com bloqueio parcial.
Assu (Km 106) - com bloqueio parcial.
BR-405

Apodi (Km 72) - com bloqueio parcial.
BR-406

João Câmara (Km 103) - com bloqueio parcial.
BR-427

Caicó (Km 104) - com bloqueio parcial.
RNs

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motociclistas fazem protesto contra alta de combustíveis em Natal

Motociclistas iniciaram protesto na Avenida Senador Salgado Filho, em Natal (Foto: Reprodução/STTU)
Motociclistas iniciaram protesto na Avenida Senador Salgado Filho, em Natal (Foto: Reprodução/STTU)

Um grupo de motociclistas iniciou um protesto na Avenida Senador Salgado Filho, em Natal, na tarde desta sexta-feira (25) contra a alta dos combustíveis. Os condutores de moto carregam uma faixa em que dizem apoiar a movimentação dos caminhoneiros, que acontece em todo o país. Eles seguiram em direção à BR-101 Sul.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Segundo a pasta, agentes de trânsito foram deslocados para orientar os motoristas no local. Por causa da manifestação, o tráfego de veículos ficou lento na Avenida Senador Salgado Filho.

Neste quinto dia de greve dos caminhoneiros, estradas que cruzam o Rio Grande do Norte voltaram a ser bloqueadas. Como consequência, a frota de ônibus em Natal e região metropolitana foi reduzida nesta sexta-feira (25) para se evitar um colapso no sistema. Na Central de Abastecimento do Estado, a Ceasa, já há falta de alimentos.

Protesto dos motociclistas seguiu pela BR-101 Sul, em Natal (Foto: Ítalo di Lucena/Inter TV Cabugi)
Protesto dos motociclistas seguiu pela BR-101 Sul, em Natal (Foto: Ítalo di Lucena/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Moro cancela audiências de processo que envolve Sítio de Atibaia por causa da paralisação dos caminhoneiros

Juiz Sérgio Moro suspendeu as audiências de segunda-feira (28) por causa dos protestos  (Foto: CGTN America)

O Juiz Sérgio Moro, que é responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decidiu suspender as audiências de um processo da Operação Lava Jato marcadas para segunda-feira (28) por causa da greve dos caminhoneiros.

As audiências envolvem testemunhas de defesa relacionadas ao processo do Sítio em Atibaia. O ex-presidente Lula é um dos 13 réus neste processo e responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A força-tarefa da Lava Jato diz que Lula recebeu propina proveniente de seis contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht e a OAS. Os valores foram repassados ao ex-presidente em reformas realizadas no sítio avaliadas em R$ R$ 1,02 milhão. Lula nega as acusações.

O juiz justificou a dificuldade de deslocamento aos locais de audiência por parte de testemunhas, representantes do Ministério Público Federal (MPF), advogados e outras partes do juízo envolvidas.

"Há um movimento de paralisação de motoristas de caminhões nas estradas brasileiras. Há uma pauta de reivindicação legítima da respeitável categoria e que deve ser avaliada pelas autoridades competentes. No entanto, o prolongamento excessivo da paralisação e que inclui o questionável bloqueio de rodovias tem gerado sérios problemas para a população em geral, com prejuízos principalmente para o abastecimento de alimentos e de combustíveis nas cidades", disse Moro.
"Espera-se que prevaleça o bom senso dos envolvidos, com a normalização da situação e antes que ocorram episódios de violência, mas considerando a incerteza em relação aos próximos dias, é o caso de, por prudência, suspender as audiências do dia 28/05/2018 e, oportunamente, redesigná-las", argumentou Moro.

O juiz destacou que muito embora seja intenso o trabalho interno dos servidores, o expediente na Justiça Federal de Curitiba foi cancelado nesta sexta-feira (25).

Greve de caminhoneiros
A greve completou cinco dias nesta sexta-feira. A categoria protesta contra o aumento do diesel.

Acompanhe a situação dos protestos ao vivo em todo o estado

Apesar do acordo anunciado na noite de quinta (24) para suspender paralisação por 15 dias, há 221 pontos de manifestações em todo o estado nesta sexta-feira (25). A greve também continua em outros estados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Marco Aurélio suspende prisão após condenação em 2ª instância e diz que cada ministro deve seguir a própria consciência



O ministro Marco Aurélio Mello em julgamento no plenário do STF (Foto: Carlos Moura, STF)

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da execução provisória da pena do fazendeiro Reginaldo Pereira Galvão, preso desde setembro do ano passado após ter sido condenado, acusado de participar do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang no Pará, em 2005.

Na decisão, publicada na quinta (24) no "Diário de Justiça Eletrônico", o ministro disse que, como o tribunal não analisou a questão em uma ação ampla e vinculante, cada ministro deve seguir sua própria consciência sobre o tema.

Galvão foi condenado em 2010 a 30 anos de prisão. A condenação foi mantida em segunda instância, e a pena chegou a ser reduzida para 25 anos pelo Superior Tribunal de Justiça, que autorizou a prisão. O fazendeiro foi preso em setembro de 2017.

Ao analisar um pedido de liberdade feito pela defesa, o ministro Marco Aurélio lembrou que a matéria não foi julgada em definitivo. Em 2016, por 6 votos a 5, o STF permitiu a prisão após condenação na segunda instância da Justiça.

E disse que não se "curva" a um entendimento que não seja vinculante – o STF já decidiu isso em caso de repercussão geral, que orienta as instâncias inferiores, mas não em ação de controle concentrado, que são vinculantes.

Marco Aurélio é relator de três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) que tratam do tema no Supremo e pedem que seja constitucional o artigo 283 do Código de Processo Penal.

Esse artigo afirma que ninguém poderá ser preso até o trânsito em julgado, exceto em casos de flagrante ou prisão preventiva ou temporária.

Marco Aurélio Mello já liberou as ações para julgamento em definitivo, mas cabe à presidente do STF, Cármen Lúcia, marcar data para isso.

Na análise do caso do fazendeiro, Marco Aurélio disse que o tema mostrou o Supremo dividido, que o placar pode mudar e que compete a cada relator analisar a situação.


"Tempos estranhos os vivenciados nesta sofrida República! Que cada qual faça a sua parte, com desassombro, com pureza d’alma, segundo ciência e consciência possuídas, presente a busca da segurança jurídica. Esta pressupõe a supremacia não de maioria eventual – conforme a composição do Tribunal –, mas da Constituição Federal, que a todos, indistintamente, submete, inclusive o Supremo, seu guarda maior. Em época de crise, impõe-se observar princípios, impõe-se a resistência democrática, a resistência republicana", afirmou.

Marco Aurélio decidiu suspender a execução provisória da pena do fazendeiro e determinar que o juiz conceda o alvará de soltura, caso por outro motivo ele não esteja preso, "considerada a execução açodada, precoce e temporã da pena".

"A execução provisória pressupõe garantia do Juízo ou a viabilidade de retorno, alterado o título executivo, ao estado de coisas anterior, o que não ocorre em relação à custódia. É impossível devolver a liberdade perdida ao cidadão", destacou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vereadores de Teresópolis são presos em operação do MP-RJ e da Polícia Civil

Fachada da Câmara de Vereadores de Teresópolis (Foto: Reprodução)
Fachada da Câmara de Vereadores de Teresópolis (Foto: Reprodução)

Metade dos vereadores de Teresópolis são alvos de prisão em uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (25).

Cinco dos seis vereadores alvos da Operação Ananas (abacaxi em francês) foram presos até as 8h45. Há sete mandados de busca e apreensão decretados, um deles na Câmara Municipal.

Agentes da polícia cumprem mandado de busca e apreensão na sede da Câmara (Foto: Felipe Basílio/Inter TV)
Agentes da polícia cumprem mandado de busca e apreensão na sede da Câmara (Foto: Felipe Basílio/Inter TV)

Até as 8h45, cinco parlamentares já haviam sido presos. Também estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, um deles na Câmara da cidade.

Mandados de prisão
Claudia Lauand, a "Dra. Claudia"
Eudilbelto José Reis, o "Dedê da Barra"
Leonardo Vasconcellos de Andrade
Luciano dos Santos Cândido, o “Pastor Luciano”
Rocsilvan Rezende da Rocha, o "Rock"
Ronny Santos Carreiro

Os vereadores são suspeitos de associação criminosa para a prática dos crimes de concussão e peculato.

A operação é feita pelo grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (Gaocrim) do MP e a Delegacia Fazendária da polícia, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ).

Contratos sem licitação
Ao longo das investigações foi comprovado que os vereadores, agindo por conta própria, se uniram para exigir do ex-prefeito Mario de Oliveira Tricano a indicação de empresas a serem contratadas, sem as devidas licitações, para realização dos serviços de iluminação pública municipal, serviços cemiteriais, estacionamento rotativo pago e saneamento básico no município.

Os parlamentares também exigiram a contratação de pessoas indicadas por eles para cargos comissionados no poder executivo. Para terem suas demandas atendidas, eles ameaçaram o ex-prefeito de rompimento político e cassação do mandato.

O vereador “Pastor Luciano” foi denunciado também por corrupção ativa. Ele é suspeito de oferecer a um ex-secretário do município o pagamento de R$ 300 mil por mês, em troca da indicação de uma empresa para prestação do serviço de coleta de lixo na cidade.

Já a vereadora Claudia Lauand é acusada de crime de peculato, por empregar em seu gabinete seu marido, Gerson Ribeiro dos Santos Júnior, e Rosana Gomes da Costa Santos, mesmo ciente de que eles jamais exerceriam qualquer função dentro da Casa. Rosana teria ficado com uma pequena parte dos R$ 5,7 mil referentes ao salário de chefe de gabinete. O restante do dinheiro, ela devolvia à vereadora. Diante dos fatos, a Justiça solicitou a devolução de quase R$ 90 mil aos cofres municipais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo diz que 45% dos bloqueios em rodovias estão liberados; decreto autoriza uso das Forças Armadas

Resultado de imagem para Governo diz que 45% dos bloqueios em rodovias estão liberados; decreto autoriza uso das Forças Armadas

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que 419 de um total de 938 pontos interditados em rodovias de todo o país (quase 45%) tinham sido liberados até a tarde desta sexta-feira (25).

Também nesta sexta, informou o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), o presidente Michel Temer assinou decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autoriza o emprego das Forças Armadas em casos de situações de perturbação da ordem pública (veja outras informações mais abaixo).

As interdições são motivadas pelos protestos de caminhoneiros, que nesta sexta completaram cinco dias. Segundo o ministro, todas as 519 interdições que restavam eram parciais. Nesta sexta, o presidente Michel Temer determinou o emprego de forças federais para desobstruir as rodovias.

"As obstruções que continuam, todas elas são parciais, o que aponta para a adesão crescente dos senhores caminhoneiros ao acordo que foi fechado no Palácio do Planalto", declarou Jungmann. Na noite desta quinta (24), governo e representantes de entidades de caminhoneiros anunciaram uma proposta de acordo para suspender a paralisação por 15 dias. Mas, pela manhã, os bloqueios nas estradas prosseguiam.

Jungmann deu a informação sobre a redução das interdições durante entrevista coletiva de ministros que integram o grupo de trabalho formado para acompanhar a crise gerada pelo movimento dos caminhoneiros. Os protestos bloquearam estradas e resultaram em desabastecimento de combustível nos postos e escassez de alimentos nos supermercados.

Participaram da entrevista, além de Jungmann, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) e Joaquim Luna (Defesa).

Coordenador do grupo que o governo criou para monitorar a greve dos caminhoneiros, o ministro Sergio Etchegoyen, que é general do Exército, declarou que o “gatilho” para o uso “enérgico dos recursos legais” foi o “risco de desabastecimento”.

"O fato gerador da decisão do emprego mais enérgico dos recursos legais que a União tem é o risco de desabastecimento, as reivindicações que levaram à negociação e o risco do desabastecimento, que disparou", disse Etchegoyen.

Segundo ele, o acesso à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, foi liberado. "A Reduc já normalizou praticamente quase na integralidade, o que vai limpando o horizonte", declarou.

Padilha voltou a afirmar que o fim da paralisação leva tempo. Segundo ele, a greve não está sendo desmobilizada na “velocidade sonhada”, mas demonstra avanço.

O ministro declarou que a negociação com os caminhoneiros “está encerrada”. “Agora é o cumprimento do acordo. Nós temos um acordo e estamos buscando cumprir 100% e esperamos que eles também cumpram 100%, e quem vai ganhar é a sociedade e os caminhoneiros, suas famílias”, disse.

Locaute
Jungmann disse que determinou à direção-geral da Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar se empresários tiraram proveito do movimento dos caminhoneiros autônomos praticando locaute.

"Nós já temos uma relação de duas dezenas de empresas, ou seja, de empresários, que já estão sendo chamados a depor", declarou.

Garantia da Lei e da Ordem
O ministro Eliseu Padilha disse que, nesta sexta, o presidente Michel Temer assinou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), permitindo o emprego das Forças Armadas desta sexta-feira (25) até 4 de junho nas ações para desbloquear as rodovias, interrompidas pela greve dos caminhoneiros.

A missão das Forças Armadas é a de garantir o abastecimento das populações,diz ministro
O ministro interino da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, informou que o emprego das Forças Armadas será feito nesse contexto de Garantia da Lei e da Ordem.

Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de GLO ocorrem nos casos em que há, segundo o Ministério da Defesa, "o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem".

Ainda de acordo com o ministério, nessas ações, as Forças Armadas "agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições".

“O que vai ser garantido são essas necessidades críticas, particularmente na área de abastecimento de combustível, na área da saúde, produtiva, de alimentação”, disse o general.

Ele explicou que a Marinha já atua para desobstruir o canal do porto de Santos. A Força Aérea está em contato com os aeroportos, e o Exército emprega tropas.

Requisição de bens
Raul Jungmann explicou que o governo avalia utilizar o instrumento da “requisição de bens”, mas que não tem como foco os caminhoneiros autônomos, mas as empresas.

Jungmann disse que a Polícia Rodoviária Federal foi solicitada para fazer escolta de caminhões de abastecimento, porém, ao chegar nas transportadoras, “não havia disposição das empresas de liberar os seus motoristas” para o transporte da carga.

“Nosso foco não está sobre o autônomo, sobre o proprietário do caminhão. Nosso foco está naquelas transportadoras, distribuidoras que estão se negando a fazer o transporte de carga. Esse é o nosso foco e porque propusemos esse dispositivo”, disse.

A requisição de bens é amparada no artigo 5º da Constituição, inciso XXV, que prevê que “no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Galpão ocupado pega fogo em SP e três crianças morrem, dizem bombeiros



Bombeiros no interior de galpão que pegou fogo na Zona Leste de SP (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de SP)Um galpão na Avenida Radial Leste, Zona Leste de São Paulo, pegou fogo nesta sexta-feira (20). De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Palumbo, três crianças que estavam no local morreram atingidas pelo incêndio e pela estrutura do imóvel que cedeu com o fogo. 
Uma das vítimas era um bebê e outras duas tinham cerca de 5 anos de idade, ainda segundo os bombeiros. Os corpos só foram encontrados depois que o fogo foi controlado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, eles serão encaminhados para exames no Instituto Médico Legal. A mãe das crianças foi socorrida e levada para o pronto-socorro.

Durante o incêndio, houve o colapso da estrutura do telhado, que atingiu um bombeiro. Ele foi encaminhado para o Hospital Militar e passa bem.

De acordo com publicação no página do Corpo de Bombeiros no Facebook, o galpão era invadido, com “moradias precárias”. Não foram divulgadas outras informações sobre eventuais feridos.
O local atingido pelo incêndio foi isolado para perícia.

Mulher é socorrida após incêndio em galpão na Mooca, Zona Leste de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Socorro
Foram enviados ao local do incêncio, na Mooca, 20 viaturas e 60 homens. Quando esta reportagem foi publicada, o fogo já havia sido extinto e os trabalhos estavam na fase de rescaldo. Os bombeiros faziam o socorro a outras vítimas.

Página do Corpo de Bombeiros no Facebook informa que no galpão havia moradias precárias (Foto: Reprodução/Facebook)
Página do Corpo de Bombeiros no Facebook informa que no galpão havia moradias precárias (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: F1
Leia Mais ››

Bandeira tarifária ficará no patamar mais alto em junho, informa Aneel

Resultado de imagem para Bandeira tarifária ficará no patamar mais alto em junho, informa Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária em junho ficará no segundo patamar da cor vermelha, o mais alto.

Com isso, as contas de energia terão cobrança extra de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em maio, a bandeira em vigor é a amarela, com cobrança de R$ 1 a cada 100 kWh.

Bandeiras tarifárias (Foto: Arte/G1)
Bandeiras tarifárias (Foto: Arte/G1)

Segundo a Aneel, com o fim do período de chuvas, os reservatórios do Sul apresentaram redução no volume, o que impacta no custo de geração de energia.

Com menos água nos reservatórios, aumenta o uso de usinas termelétricas, que geram energia a um custo maior.

Além disso, a previsão de chuvas é baixa quando comparada à média histórica, informou a Aneel.

Em 2018 a bandeira havia ficado verde de janeiro a abril, mudando para amarela em maio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Receita Federal e BPFron apreendem 900 litros de gasolina na Ponte da Amizade

Os flagrantes de contrabando de combustível do Paraguai foram feitos entre a noite de quinta (24) e a manhã desta sexta-feira (25) (Foto: Receita Federal/Divulgação)

Fiscais da Receita Federal e policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) apreenderam cerca de 900 litros de gasolina na aduana da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai.

Greve de caminhoneiros: 5º dia de protestos causa impactos em diferente setores no Paraná; acompanhe
Os flagrantes de contrabando de combustível foram feitos entre a noite de quinta (24) e a manhã desta sexta-feira (25).

Segundo os agentes, a gasolina estava sendo transportada em veículos com placas brasileiras que voltavam do país vizinho.

Os responsáveis podem responder por contrabando, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, mais o pagamento de multa. Em caso de flagrante, o produto é apreendido. E, se caracterizado o fim comercial, o veículo usado no transporte também é apreendido.

Além disso, no Brasil, o transporte inadequado de combustíveis é proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e considerado crime ambiental.

Ainda conforme a Receita Federal, o transporte e a importação do produto precisam obedecer as regras estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O combustível apreendido será doado para a Prefeitura de Foz do Iguaçu, atendendo a um pedido de urgência para o abastecimento dos veículos oficiais do município.

Com o desabastecimento nos postos de combustíveis em Foz do Iguaçu, o movimento de motoristas procurando os estabelecimentos paraguaios tem aumentado desde quarta-feira (23).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morre outra sobrevivente de queda de avião em Cuba


O Ministério da Saúde de Cuba informou nesta sexta-feira (25) que morreu mais uma sobrevivente da queda do avião em Havana, na semana passada. Com essa morte, sobe para 112 o número de vítimas do acidente que aconteceu instantes depois de o avião decolar no dia 18 deste mês.

Emiley Sánchez, de 40 anos, sofreu severas lesões e queimaduras em 41% de seu corpo (34% delas são profundas). A única sobrevivente do acidente, Maylén Díaz, de 19 anos, permanece internada no hospital Calixto García, na capital cubana.

A causa da queda do avião segue indeterminada. Na quinta-feira (24), a 2ª caixa-preta da aeronave da empresa Cubana de Aviação foi encontrada. Vídeos divulgados por moradores locais e depoimentos ajudaram que os investigadores encontrassem esse segundo gravador. A 1ª caixa-preta – que gravou os sons das cabines de voo - foi recuperada horas após o acidente.

Obsoleto e barulhento

Equipes de resgate trabalham no local onde um avião com 113 pessoas a bordo caiu logo após decolagem em Havana, Cuba (Foto: Yamil Lage/AFP)
Equipes de resgate trabalham no local onde um avião com 113 pessoas a bordo caiu logo após decolagem em Havana, Cuba (Foto: Yamil Lage/AFP)

A aeronave que caiu em Cuba voava havia quase 40 anos. O modelo, o 737-200, é barulhento e obsoleto, e começou a perder espaço, já no início dos anos 1990, para aviões mais modernos e espaçosos, como a continuação da família 737 (-300, 400 e 500), que levavam mais passageiros e tinham motores mais silenciosos e econômicos.

Desde meados dos anos 2000, nenhuma grande companhia aérea no mundo voa os 737-200 - em razão de legislações que exigem que as aeronaves tenham nível de ruido menor. Entre os operadores estão empresas de Uganda, Paquistão, Quênia, Congo, Filipinas e Venezuela. Atualmente, nenhum voa regularmente dentro da Europa e dos Estados Unidos.

O mesmo ocorre no Brasil. Em grandes companhias, o fim se deu em 2005, com Varig e Vasp, ambas extintas. Em 2010, o Boeing 737-200 usado pela Rico Linhas Aéreas, do Amazonas, foi o último a voar regularmente em voos domésticos no país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosão em restaurante no Canadá deixa 15 feridos

Policiais em frente ao restaurante onde dois homens detonaram uma bomba (Foto: Mark Blinch / Reuters)

Dois homens explodiram uma bomba nesta quinta-feira (24) dentro de um restaurante indiano nos arredores de Toronto, no Canadá, provocando ferimentos em 15 pessoas, sendo que três delas estão em estado grave. Dois suspeitos capturados por câmeras de segurança fugiram e são procurados pela polícia. Ninguém reivindicou responsabilidade pelo ataque e o motivo não é conhecido.

A chefe da polícia regional de Peel, Jennifer Evans, afirmou nesta sexta durante uma entrevista coletiva que "não há indícios que se trate de um atentado terrorista ou um crime de ódio", mas que a polícia não descartou nenhuma hipótese porque a investigação começou agora.

O restaurante Bombay Bhel fica na cidade de Mississauga, na região de Peel. A Polícia Regional de Peel informou que dois homens encapuzados entraram no restaurante por volta das 22h30 da hora local (23h30, pelo horário de Brasília), "detonaram uma bomba caseira" e fugiram. Os suspeitos ainda não foram identificados.

Imagem das câmeras de segurança divulgada pela polícia através do Twitter mostra os dois sujeitos entrando no estabelecimento.

Imagem de câmera de segurança mostra suspeitos da explosão no restaurante em Mississauga, no Canadá (Foto: Reuters)
Imagem de câmera de segurança mostra suspeitos da explosão no restaurante em Mississauga, no Canadá (Foto: Reuters)

Os 15 feridos foram levados para hospitais da região, de acordo com informações do Serviço Paramédico Regional de Peel. Três vítimas apresentavam "ferimentos graves" e foram transferidos para centros de traumatologia.

No momento do ataque, no restaurante eram realizadas duas festas privadas de aniversário na qual estavam presentes, entre outras pessoas, crianças menores de 10 anos de idade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Lista de 35 de Tite para a Copa tem três novatos: Dedé, Maicon e Paquetá

Lista de 35 de Tite para a Copa tem três novatos: Dedé, Maicon e Paquetá

A misteriosa lista de suplentes de Tite para a Copa do Mundo tem três jogadores que jamais foram convocados por ele para a seleção brasileira: Dedé, Maicon e Lucas Paquetá. Outros nomes tiveram pouquíssimas chances, casos de Neto, Arthur, Rodriguinho e Dudu. A informação foi publicada pelo Uol Esporte e confirmada pelo GloboEsporte.com.

Os suplentes do Brasil:
Neto (goleiro, Valencia-ESP)
Rafinha (lateral-direito, Bayern de Munique-ALE)
Dedé (zagueiro, Cruzeiro)
Rodrigo Caio (zagueiro, São Paulo)
Alex Sandro (lateral-esquerdo, Juventus-ITA)
Arthur (volante, Grêmio)
Maicon (meia, Grêmio)
Rodriguinho (meia, Corinthians)
Giuliano (meia, Fenerbahçe-TUR)
Lucas Paquetá (meia, Flamengo)
Luan (meia-atacante, Grêmio)
Dudu (atacante, Palmeiras)
+ CBF diz que jogadores inscritos na Copa estão liberados para atuar no Brasileirão

A presença de Dedé foi revelada pelo técnico no dia da convocação dos 23. Pouco depois, o médico Rodrigo Lasmar disse que Neto entrou na última hora, em razão da suspeita da comissão técnica de algum problema médico do goleiro, que não atuou no fim de semana anterior pelo Valencia.

Os nomes de Dudu, Maicon e Luan foram expostos por Palmeiras e Grêmio, diante da possibilidade de os clubes não poderem atuar no fim de semana, no Campeonato Brasileiro. O atacante do Verdão ficou fora da partida contra o América-MG, pela Copa do Brasil, por causa do veto da Fifa à atuação dos jogadores pré-inscritos.

Além de Dedé, Neto, Dudu, Maicon e Luan, o GloboEsporte.com apurou que estão na lista Alex Sandro, Rodrigo Caio, Arthur, Giuliano e Rodriguinho.

Maicon está na lista de 35 de Tite (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Maicon está na lista de 35 de Tite (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Tantas indicações inusitadas são a principal razão de Edu Gaspar e Tite terem optado pelo sigilo da lista de suplentes, plano atrapalhado pela falta de entendimento do regulamento que proibia esses atletas de entrarem em campo por suas equipes. Os nomes acabaram vindo à tona pouco a pouco.


A comissão técnica queria evitar discussões enquanto os 23 iniciassem a preparação rumo à Copa do Mundo, mas a pendência acabou mantendo o assunto em alta. Dedé, por exemplo, sem nunca ter sido chamado antes, superou a concorrência de Gil e Jemerson, que até pouco tempo atrás disputavam um lugar na Rússia.

O zagueiro do Cruzeiro tem admiração profunda de Tite desde os tempos em que atuava no Vasco. Se o técnico ficar na Seleção após a Copa, suas chances de ser convocado são grandes.

Do meio para frente, alternativas que foram observadas recentemente, como Talisca e Willian José, foram preteridas por Dudu e Rodriguinho. Houve uma preferência por jogadores que estão no futebol brasileiro em razão das férias europeias.

A análise da comissão técnica é que daqui a 10 ou 15 dias um atleta que atue no exterior e esteja inativo não consiga se recondicionar em tempo de disputar o Mundial. Entretanto, se algum dos 23 convocados se machucar, o Brasil tem até a noite do dia 16 de junho para substitui-lo por qualquer outro atleta.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››