quinta-feira, junho 07, 2018

Secretário de Esportes de Itaú convida desportistas Itauense para reunião no próximo sábado

Resultado de imagem para convite

Atenção desportistas itauense, a secretaria municipal de esporte e lazer, convida todos os representantes de equipes para participarem neste sábado dia 09/06 na Câmara Municipal, a partir das 09:30 h da manhã, de uma reunião para discutirmos a realização do primeiro torneio de mini-campo do ARRAIA DO Zé Padeiro.

Atenciosamente: Secretário de Esporte e Lazer, Júnior Martins e Professor Emerson Bezerra

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Rússia é a pior seleção da Copa no novo ranking da Fifa; Alemanha em 1º

Alemanha e Brasil seguem no topo do ranking da Fifa (Foto: AFP)

A Fifa divulgou nesta quinta-feira o último ranking de seleções antes da disputa da Copa do Mundo. Não há grandes alterações entre os primeiros colocados, o que mantém a Alemanha no topo, com Brasil em segundo. Bélgica, Portugal e Argentina fecham o top-5.

A única alteração entre as principais seleções é a subida da Polônia, que galgou dois postos e alcançou oitavo lugar. Por outro lado, a Espanha fez o caminho inverso e caiu duas posições, ficando em décimo.

O Uruguai também subiu, saindo do 17º para o 14º lugar. Já a Tunísia, que está no Grupo G ao lado de Bélgica, Inglaterra e Panamá, caiu sete posições e está em 21º.

Entre as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo, detalha para a Rússia. A anfitriã caiu quatro colocações e está em 70º no ranking da Fifa, a pior entre as classificadas para o Mundial.

VEJA O TOP-20 DO RANKING DA FIFA

1º Alemanha - 1.558 pontos

2º Brasil - 1.431

3º Bélgica - 1.298

4º Portugal - 1.274

5º Argentina - 1.241

6° Suíça - 1.199

7° França - 1.198

8° Polônia - 1.183

9° Chile - 1.135

10° Espanha - 1.126

11° Peru - 1.125

12° Dinamarca - 1.051

13° Inglaterra - 1.051

14° Uruguai - 1.018

15° México - 989

16° Colômbia - 986

17° Holanda - 981

18° País de Gales - 953

19° Itália - 951

20° Croácia - 945

Fonte: Lance
Leia Mais ››

Cristiano Ronaldo deixará o Real após a Copa: 'Decisão irreversível'

Veja imagens de CR7

Cristiano Ronaldo deixou no ar após o título da Liga dos Campeões a possibilidade de não defender mais o Real Madrid na próxima temporada. E isso pode acontecer, de fato, após a Copa do Mundo. De acordo com o jornal "Record", o camisa 7 está convicto de sair do clube e tomou uma "decisão irreversível".

O principal motivo seria, principalmente, por acreditar não ter prestígio junto a Florentino Pérez, presidente do Real Madrid. De acordo com o jornal português, o mandatário teria feito promessas ao jogador, que não foram cumpridas. A última delas seria uma nova renovação de contrato após o título da Liga dos Campeões em 2016/17.

O "Record" afirma que após a vitória por 4 a 1 sobre a Juventus, o presidente teria prometido uma renovação contratual, o que aumentaria o salário de Cristiano Ronaldo. Atualmente, ele ganha 23,6 milhões de euros e passaria a receber 37 milhões de euros, livres de impostos. Mas a oferta, contudo, não chegou às mãos do jogador.

Na última terça-feira, Jorge Mendes, empresário de CR7, teria se reunido com Florentino Pérez, mas as negociações não teriam avançado. Quando o português conquistou a sua quinta Bola de Ouro na carreira, o presidente teria dito que Neymar também conseguiria tal feito se atuasse pelo Real Madrid, o que não caiu bem para o camisa 7.

Na Espanha, a imprensa trata o caso com mais cautela, mas o tom é pessimista. Segundo o "Marca", Florentino Pérez quer a permanência de Cristiano Ronaldo, mas não vê com bons olhos os constantes pedidos de aumento salarial, uma vez que ele já tem 33 anos e assinou um novo contrato há dois anos.

Caso realmente decida sair do Real Madrid, interessados não faltam. Segundo o "Record", PSG, Manchester United, Inter de Milão, Roma, Juventus e Milan estariam de olho na contratação.

Fonte: Lance
Leia Mais ››

MPF denuncia mais de 60, incluindo Sérgio Cabral, na Operação Câmbio Desligo

Resultado de imagem para MPF denuncia mais de 60, incluindo Sérgio Cabral, na Operação Câmbio Desligo

O Ministério Público Federal denunciou 62 pessoas na Operação Câmbio Desligo, desdobramento da Lava Jato n oRio. O grupo é acusado de formar uma organização criminosa, desde a década de 90, que promoveu evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

O ex-governador Sérgio Cabral e o doleiro Dario Masser, apontado como o "doleiro dos doleiros", estão entre os denunciados.No mês passado, a Operação Câmbio Desligo prendeu 30 pessoas em quatro estados. Os alvos eram doleiros suspeitos de movimentarem R$ 1,6 bilhão em 52 países.

Os suspeitos integravam um sistema chamado Bank Drop, no qual doleiros remetem recursos ao exterior através de uma ação conhecida como “dólar-cabo”.

Trata-se de um câmbio que envolve depósitos em contas em diferentes países, mas o dinheiro não é rastreável pelo Banco Central: doleiros recebem no Brasil e compensam em contas no exterior. Por não haver remessa, muito menos registro, o montante escapa das autoridades e dos impostos.

Os procuradores sustentam que a rede de doleiros operava lavando dinheiro para diversas organizações criminosas, inclusive a que o ex-governador foi condenado por liderar. Ele nega.

O "vultuoso" volume de recursos desviados, nas palavras dos investigadores, envolveu dezenas de doleiros espalhados pelos principais centros comerciais do país. A operação só foi possível porque dois deles, Vinicius Clarer (Juca), e Cláudio Fernando Barboza, o Tony, fizeram delações premiadas.

Sérgio Cabral já foi denunciado 23 vezes pela Lava Jato. Nas outras 22, ele já se tornou réu — sendo que em cinco delas a Justiça já o condenou em primeira instância. Em nenhuma foi absolvido até agora, restando ainda 17 julgamentos.

Denunciados
Dario Messer
Claudio Fernando Barbosa de Souza
Vinicius Claret Vieira Barreto
Alessandro Laber
Patrícia Matalon
Marco Matalon
Bella Kayreh Skinazi
Ernesto Matalon
Wu Yu Sheng
Claudia Mitiko Ebihara
Lígia Martins Lopes da Silva
Carlos Alberto Lopes Caetano
Diego Renzo Candolo
Daniela Figueiredo Neves Diniz
Carlos Eduardo Caminha Garibe
Sérgio Mizrahy
Marcelo Rzezinski
Roberto Rzezinski
Alexsander Luiz de Queiros Silva
Raul Alberto Zoboli Pegazzano
Francisco Joaquim Eduardo Aparício Muñoz Melgar
Juan Luis Bertran Bitllonch
Henrique José Chueke
Wander Bergmann Vianna
Alberto Cezar Lisnovetzky
Oswaldo Prado Sanches
Francisco Araujo Costa Júnior
Afonso Fábio Barbosa Fernandes
Henri Joseph Tabet
Flavio Dib das Chagas Moura
Lino Mazza Filho
Carlos Alberto Braga de Castro
Athos Roberto Albernaz Cordeiro
Antonio Claudio Albernaz Cordeiro
Paulo Aramis Albernaz Cordeiro
Carmen Regina Albernaz Cordeiro
Suzana Marcon
Rony Hamoui (Jacinto)
Betina Lucia Calichman Cohen
Joyce Presley Gomes
Maria Dolores Ferreira Siqueira
Bernardo Lederman Zajd
Richard de Mol Van Otterloo (Xou)
Marco Antônio Cursini (Masita)
Claudine Spiero (Cabral)
Paulo Sérgio Vaz de Arruda
Claudio Sa Garcia de Freitas
José Carlos Maia Saliba
Camilo de Lelis Assunção
Alexandre de Souza Silva
Nei Seda
Renê Maurício Loeb
Alexander Monteiro Henrice
Augusto Rangel Larrabure
Bruno Farina
Raul Fernando Davies
Jorge Davies
Chaaya Moghrabi (Yasha)
Marcelo Fonseca de Camargo (Marcelo Gordo)
Edward Gaede Penn
Roberta Prata Zvinakevicius
Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fachin dá aval para PGR analisar se houve omissão de Delcídio em delação

Resultado de imagem para Fachin dá aval para PGR analisar se houve omissão de Delcídio em delação

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, deu aval para que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, avalie se houve omissão na delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral (MS).

Segundo o ministro, em decisão de quarta-feira (7), é "legítima" a reanálise do acordo, uma vez que isso está previsto na lei que regula as colaborações premiadas.

No fim de maio, Dodge informou Fachin que quer apurar se houve omissão e disse que estuda abrir um processo de revisão da colaboração de Delcídio

De acordo com a procuradora, quando fez delação, homologada em março de 2016, Delcídio não relatou repasse de propina pela Odebrecht a Blairo Maggi (PP-MT), atual ministro da Agricultura, e ao deputado federal Zeca do PT (MS), durante campanha eleitoral de 2006, fato que apresentou somente no fim do ano passado.

Para Fachin, é "legítima" a reanálise por parte da Procuradoria Geral da República.

"Como a normativa de regência preceitua expressamente a possibilidade de retratação da proposta pelas partes contraentes, afigura-se legítima a renovação de vista almejada pela dominus litis, a fim de lhe viabilizar o meticuloso exame dos documentos colacionados e, assim, subsidiar eventual abertura de procedimento interno de revisão do acordo", diz o ministro.

Fachin autorizou juntada de documentos no processo e determinou que os autos sejam analisados pela PGR no prazo de 15 dias.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Médico diz que bebê indígena enterrada viva em MT está em estado grave e considera caso raro: 'Propósito divino'

Índia recém-nascida está internada em estado grave em Cuiabá (Foto: Polícia Militar de MT)
Índia recém-nascida está internada em estado grave em Cuiabá (Foto: Polícia Militar de MT)

A índia recém-nascida – que foi resgatada depois de ser enterrada viva pela família indígena dela em Canarana, a 838 km de Cuiabá – está internada em estado grave na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Ela tem um quadro de infecção e insuficiência respiratória e está internada desde a noite de quara-feira (6) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

A menina sobreviveu após ficar seis horas enterrada e foi resgatada na terça-feira (5) por policiais, que registraram o resgate em vídeo.

A bisavó da menina, que está presa, disse à polícia que achou que a criança estivesse morta e que, por isso, a enterrou.

Índia recém-nascida resgatada após ser enterrada viva foi transferida para Cuiabá (Foto: Abelha Táxi Aéreo)
Índia recém-nascida resgatada após ser enterrada viva foi transferida para Cuiabá (Foto: Abelha Táxi Aéreo)

De acordo com o médico Ulisses do Prado, a criança pesa 2,420 gramas e o quadro de saúde, apesar de ser grave, é estável. A menina apresentou sangramento e passou por exames.

O médico diz que nunca tinha presenciado uma situação de uma pessoa sobreviver, sem sequelas, depois de tanto tempo sem oxigênio.

“Com certeza tem um propósito divino para que isso acontecesse com essa indígena”, disse o médico.

Índia recém-nascida foi resgatada após ser enterrada viva por família que achou que ela estava morta em Canarana (Foto: Divulgação)
Índia recém-nascida foi resgatada após ser enterrada viva por família que achou que ela estava morta em Canarana (Foto: Divulgação)

Um novo boletim médico deve ser divulgado na tarde desta quinta-feira (7). A surpresa, para os médicos, é que ela não teve sequelas graves mesmo depois de tantas horas enterrada.

“É o primeiro caso que vejo, cientificamente, sobre isso. Existem relatos de pacientes que passaram alguns minutos sem oxigênio e que tiveram sequelas. Mas, diante de todo esse tempo que ela ficou sem oxigênio e em um ambiente inóspito, isso pode trazer sequelas graves”, comentou o médico.
A partir dos exames os médicos devem avaliar se ela vai precisar de alguma intervenção cirúrgica.

“A explicação, para isso tudo, é alguma coisa divina. Já ouvimos relatos, mas alguém sobreviver a cinco, seis horas nessa situação, é a primeira vez”, declarou o médico.
Parto
A mãe da criança, de 15 anos, sentiu contrações e deu à luz no banheiro da casa. O bebê teria batido a cabeça no chão e não teve reação após o nascimento, segundo a família.


A história foi descoberta após uma denúncia anônima feita na Polícia Militar. A mãe da adolescente e a mãe do bebê foram ouvidas na delegacia e liberadas.

Kutsamin Kamayura é bisavó da índia recém-nascida em Canarana (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)
Kutsamin Kamayura é bisavó da índia recém-nascida em Canarana (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)

Prisão da bisavó e investigação
A Polícia Civil estima que a criança ficou enterrada por seis horas – entre as 14h e 20h de terça-feira em uma cova de 50 centímetros de profundidade.

A bisavó, Kutsamin Kamayura, de 57 anos, foi ouvida e alegou que a criança não chorou e, por isso, acreditou que estivesse morta.

Seguindo o costume da comunidade indígena, ela enterrou o corpo no quintal, sem comunicar os órgãos oficiais.

A bisavó da índia teve a prisão convertida em preventiva depois de passar por audiência de custódia nesta quarta-feira.

Na decisão, o juiz Darwin de Souza Pontes, da 1ª Vara de Canarana, a ordem pública como motivo para determinar a prisão preventiva de Kutsamin. Ela deve responder por tentativa de homicídio.

Ela foi encaminhada para a cadeia pública de Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Deuel Paixão de Santana, o suposto envolvimento da mãe e da avó da índia recém-nascida será apurado pela Polícia Civil de Mato Grosso.

“Temos 10 dias para concluir o inquérito. Vamos traçar uma linha de investigação para saber se houve participação da adolescente [mãe da bebê] e da avó. Até então, a única pessoa presa é a bisavó, que enterrou a criança”, disse ao G1.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sargento da Polícia Militar mata ex-namorada no Maranhão

PM matou a ex-namorada em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
PM matou a ex-namorada em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Um policial militar identificado como sargento Marcos Vinícius Gomes Costa, de 43 anos, matou sua ex-namorada Marcele Cardoso da Silva, de 26 anos, e logo em seguida tirou a própria vida. De acordo com as primeira informações policiais. Os corpos foram encontrados na manhã desta quinta-feira (7), em um quarto na casa da mãe do sargento, no bairro Cohab, em São Luís. A suspeita é que o crime tenha acontecido na noite dessa quarta-feira (6).

Marcele da Silva tinha um filho de três anos de outro relacionamento e era servidora do Detran. O policial também tinha um filho de quatro anos de outro relacionamento e era lotado no Comando Geral da Polícia Militar.

Segundo informações de parentes de Marcos Vinícius, ele teria ligado na noite de quarta pra ex-mulher (com quem tem um filho) dizendo que ia se matar.

Pelas informações da família de Marcele, o sargento estava tentando a reconciliação com ela, insistindo em contatos telefônicos. Horas antes de ser morta, a família disse que ela entrou em contato falando que iria na residência do ex-namorado a pedidos dele. Preocupados com a falta de contato desde então, os pais da vítima foram até a casa onde o sargento estava morando e encontrando o imóvel fechado, ligaram para uma irmã de Marcos Vinícius para que eles pudessem entrar na casa e foi quando viram os corpos em um dos quartos.

A investigação segue ao comando da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SHPP).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Messi diz que ficaria "encantado" com volta de Neymar e não quer vê-lo no Real

Messi não esconde a admiração por Neymar. O astro do Barcelona e da seleção argentina costuma fazer muitos elogios ao brasileiro e, desta vez, admitiu que gostaria de voltar a jogar com o amigo. Em entrevista ao jornal espanhol "Mundo Deportivo", o camisa 10 reconheceu que ficaria maravilhado em reviver a parceria no clube catalão.

- Gostaria que Neymar voltasse, eu ficaria encantado. Neymar é um jogador excepcional, seria muito bom que ele voltasse, mas não creio que isso vá acontecer, é muito difícil. Ter Neymar conosco outra vez seria fantástico, insisto que me encantaria - disse o argentino, que, por outro lado, não quer nem pensar em ver o antigo companheiro no Real Madrid.

- A verdade é que eu não gostaria nem um pouco disso - resumiu o craque.

Messi e Neymar ficaram amigos no Barcelona (Foto: JuanJo Martín/EFE)
Messi e Neymar ficaram amigos no Barcelona (Foto: JuanJo Martín/EFE)

Em meio a muitas especulações de transferências de jogadores, Messi já abriu as portas do Barcelona para o francês Antoine Griezmann. No entanto, quando o assunto é Cristiano Ronaldo, o argentino evita dar palpites. Após conquistar o título da Liga dos Campeões, o astro do Real Madrid deixou um clima de mistério no ar. Nesta quinta-feira, o jornal português "Record" afirma que o camisa 7 deixará o clube merengue.

- Não sei o que passou pela cabeça dele, mas acredito que tenha motivos para dizer aquilo. Entretanto, são decisões pessoais e não posso opinar sobre isso - disse Messi.

Messi lembra que Argentina enfrentou muitas dificuldades antes da Copa (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)
Messi lembra que Argentina enfrentou muitas dificuldades antes da Copa (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)

Messi ainda busca o primeiro título de Copa do Mundo e carrega uma grande responsabilidade com a Argentina. O astro já disse algumas vezes que não vê a equipe como uma das favoritas no Mundial, mas promete muito empenho em campo num recado ao povo de seu país.

- Digo o mesmo que digo sempre: vamos com um sonho nesta Copa, com muita gana. Não somos favoritos, mas trabalhamos duro e nos preparamos bem. Individualmente, temos bons jogadores para disputar de igual para igual com qualquer equipe. Vamos dar o máximo - comentou.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Câmara anuncia providências contra ameaças sofridas pela vereadora Nina Souza


Visando maior eficiência na segurança dos vereadores, servidores e visitantes, a Câmara Municipal de Natal vai implementar o sistema de segurança interna. A medida é uma resposta ao episódio ocorrido na semana passada em que a vereadora Nina Souza (PDT) sofreu ameaças e agressões verbais de um manifestante que acompanhava a votação do decreto que poderia revogar o reajuste da tarifa de ônibus em Natal.

O anúncio foi dado pelo presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), durante reunião com representantes da Associação de Advogados do Rio Grande do Norte (AARN), OAB-RN e Associação Norte-Riograndense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA) na manhã desta quinta-feira (7).

“A vereadora Nina foi atacada pelo seu posicionamento democrático enquanto vereadora, mas também enquanto mulher. Estamos prestando nosso apoio e solidariedade, cobrando e acompanhando o que a Câmara pode e deve fazer em relação a isso”, declarou a presidente da AARN, Rossana Fonseca.

Ela esteve acompanhada da ouvidora da associação, Magna Letícia que externou preocupação com o ocorrido. “Nosso temor é que, se nada for feito, pode-se abrir precedente para que volte a acontecer com qualquer um que estiver nesta Casa. Não podemos banalizar, nem encarar com naturalidade. Foi agressão”, reforçou.

Também esteve presente o conselheiro da OAB-RN, Augusto Maranhão, que também é membro da AARN. Ele defendeu a segurança para que se tenha liberdade no debate de ideias. “Manter a possibilidade do debate de ideias é um ponto crucial da Câmara e parece que foi o que o agressor tentou impedir. Por isso é importante implementar um controle de acesso ao prédio”, destacou.

Esse controle de acesso, segundo o presidente Raniere Barbosa, já está em andamento.Ele ordenou que todos os visitantes sejam identificados e cadastrados num banco de dados ao chegar na recepção da Câmara. Além disso, câmeras de segurança serão implantadas nas dependências do prédio.

“Estamos agindo de forma preventiva. A câmara é aberta para todos, mas é preciso prevenir atos de agressão e violência, não só contra vereadores, mas contra qualquer pessoa que aqui estiver. Nosso sistema irá identificar os visitantes para que se saiba quem entrou na Câmara, quando entrou e para qual departamento se dirigiu. Além disso estamos acelerando a licitação para contratação de sistema de vigilância via câmeras”, revelou o parlamentar. Além disso, desde o início do ano a Guarda Legislativa foi reforçada com 15 aprovados no concurso público.

A vereadora Nina Souza e o presidente da ANATRA, Rodrigo Menezes, também acompanharam a reunião com o presidente. O problema discutido ocorreu durante a votação do decreto que revogaria o reajuste da tarifa de ônibus no último dia 30. A vereadora Nina Souza chegou a passar mal após ser insultada com palavras de baixo calão e ameaças da parte de um manifestante que se encontrava nas galerias do plenário com um grupo de estudantes que se posicionavam contrários ao reajuste da tarifa. Ele já está sendo identificado pela Câmara, inclusive por meio de fotos. No momento do incidente, homens da Guarda Legislativa conseguiram conter o manifestante que negou as ameaças e pediu desculpas pelas palavras de baixo calão. As providências judiciais e policiais estão sendo tomadas pela própria vereadora.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Receita libera amanhã consulta a primeiro lote de restituição de IR


A partir das 9 horas desta sexta-feira (8), será liberada a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, informou a Receita Federal.

O crédito bancário para 2.482.638 contribuintes será realizado no dia 15 de junho, totalizando R$ 4,8 bilhões. Terão prioridade para receber a restituição 228.921 idosos acima de 80 anos, 2.100.461 contribuintes entre 60 e 79 anos e 153.256 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, informou a Receita.

Cadastro de Pessoas Físicas

Há, ainda, aplicativo para tablets e smartphones, o que facilita consulta às declarações do IRPF e situação no CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Operação da PF prende sindicalista por engano


A Polícia Federal prendeu por engano o sindicalista Ruy Queiroz de Amorim na Operação Registro Espúrio, no dia 30 de maio, em Sorocaba (SP). O equívoco foi identificado graças à ajuda de outro preso, e Amorim foi liberado no mesmo dia.

O sindicalista foi preso por causa de uma troca de mensagens do servidor Renato Araújo Júnior, da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, com um interlocutor identificado no celular dele como “Amorim UGT”. Segundo o delegado, a referência seria a Ruy Amorim. Ele foi apontado como responsável por “forte intromissão” nos rumos de registros sindicais no Ministério do Trabalho visando aos interesses da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Mas, após a prisão e a negativas do sindicalista, a PF apresentou a foto de Ruy Amorim a Renato Araújo Júnior. O servidor disse não ter trocado mensagens com ele, mas sim com um outro Amorim, assessor pessoal do presidente da UGT, Ricardo Patah.

O relatório de análise da interceptação telemática Nº 004/2017, ao tratar da conversa de Renato com “Amorim UGT”, afirmou que “constata-se que o interlocutor do investigado é, provavelmente, Ruy Queiroz de Amorim, 1.º Secretário Adjunto de Finanças da União Geral dos Trabalhadores”. A hipótese de Ruy não ser o Amorim exato não foi mencionada pelo delegado Leo Garrido na representação da Polícia Federal que baseou a Operação Registro Espúrio.

Após ser informado por um agente da PF que Renato não reconheceu Ruy Amorim, o delegado titular do inquérito instaurado no Supremo Tribunal Federal pediu que o ministro-relator, Edson Fachin, revogasse a prisão. “É que há fortes indícios de que houve um equívoco por parte desta equipe de investigação, haja vista que, a partir das declarações do preso e informações coletadas junto a Renato Araújo Júnior, resta patente que o ‘Amorim’ que integra o núcleo sindical da Orcrim (organização criminosa) não é Ruy Queiroz de Amorim, 1.º secretário adjunto de Finanças da UGT, mas sim José Luiz Amorim, que seria assessor direto de Ricardo Patah (presidente da UGT), mas que não ocuparia cargo na Central Sindical em questão”, disse o delegado ao STF.

Fachin, observando a “urgência da medida pleiteada”, autorizou a revogação da prisão no mesmo dia. Ao todo, foram emitidos 23 mandados de prisão na Registro Espúrio, que buscou desmantelar um esquema formado por políticos, lobistas, dirigentes de sindicatos e funcionários públicos que atuavam na negociação para liberar registro sindical pelo ministério.

Questionamentos

Procurada, a PF não se manifestou até a conclusão desta matéria. A reportagem questionou a PF, por e-mail e por telefone, se alguma apuração adicional eliminou a dúvida admitida no próprio relatório quanto à identificação de “Amorim UGT” e se havia algum elemento à parte que pudesse justificar a prisão. Também não houve resposta se foi adotada alguma providência diante do equívoco.

Questionado sobre o caso, o gabinete do ministro Fachin afirmou que há sigilo sobre o caso.

A reportagem não conseguiu contato com Renato Araújo. José Luiz Amorim e Ricardo Patah não atenderam as ligações. A UGT disse que contratou um advogado para analisar todo o processo e que, quando tiver acesso ao material colhido nas investigações, poderá se manifestar.

Pedido de desculpas

Preso por engano pela Polícia Federal, o ex-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciário) de Sorocaba Ruy Queiroz Amorim disse esperar por um pedido formal de desculpas. “Não pretendo tomar outras providências, mas um pedido público de desculpas é o mínimo, diante de todo o constrangimento que passei diante da minha família”, afirmou Amorim ao jornal O Estado de S. Paulo.

O nome “Amorim” foi citado nas investigações da Registro Espúrio “Era só um nome, não havia sobrenome ou número de CPF e outros documentos. Sou sindicalista há 30 anos, por isso meu nome está nos arquivos do ministério. Parece que vieram atrás do primeiro ‘Amorim’ que acharam nos registros”, disse.

Na quarta-feira da semana passada, dia da operação, a mulher de Amorim foi acordada às 6h por batidas no portão do sobrado onde a família mora, no Jardim Europa, zona sul da cidade. “Ela me acordou: ‘Tem um carro preto aí na frente, parece que é a Polícia Federal’. Eu falei que devia ser algo com algum vizinho. Eles pediram que eu descesse”, relatou o ex-presidente do Sincomerciário.

Os agentes recolheram documentos e prestações de contas de quando ele foi candidato a vereador, em Sorocaba, em 2016. “Eles falaram qual era o propósito da investigação e achei estranho, pois o registro do nosso sindicato já completou 60 anos.” Amorim afirmou que manteve contato com o deputado Paulinho da Força (SD-SP) entre 2012 e 2014, quando ele capitaneava pleito dos sindicatos pela redução da jornada de 44 para 42 horas semanais. “Mas nada foi aprovado.”

Equívoco

O sindicalista disse que foi levado a uma delegacia em Sorocaba. “Fizeram umas 20 perguntas e eu não tinha conhecimento de nada. Mesmo assim, disseram que eu seria conduzido à superintendência (da PF) em São Paulo.” Amorim viajou de carro, com dois agentes, sem algemas. “Eles foram corteses. Voltei a prestar um longo depoimento. Ao final, o superintendente admitiu que houve um equívoco e disse que seria feito um pedido formal de desculpas ”

Ele foi liberado às 19h, mas a notícia da prisão já havia se espalhado. “Sou uma pessoa conhecida, já fui candidato a vereador e sou professor de sociologia. Tenho insistido com meus alunos na defesa dos princípios éticos. Como fico depois de uma situação como esta?” Amorim disse que, após a notícia da prisão, recebeu solidariedade de quem o conhece. “O problema é que isso assustou muito minha família. (Meus filhos) ficaram mais assustados que eu, que estava seguro da minha inocência.”

A superintendência da PF em São Paulo informou que a operação “era da PF do Distrito Federal”. A reportagem entrou em contato com a corporação em Brasília, mas não houve resposta até a conclusão desta edição.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Neymar treina entre os titulares e deve começar em campo no amistoso de domingo

FOTO: RAFAEL RIBEIRO/CBF

Neymar será titular da seleção brasileira no amistoso de domingo contra a Áustria. A definição ocorreu no treino realizado nesta quinta-feira no CT do Tottenham, em Londres, na Inglaterra. O camisa 10 entrará na vaga de Fernandinho.

Será a única alteração em relação ao time que venceu a Croácia por 2 a 0 em Liverpool, no último amistoso. A tendência é que essa também seja a equipe que o técnico Tite escalará na estreia da Copa do Mundo, dia 17, contra a Suíça.

O centroavante Gabriel Jesus foi mantido no ataque, com Firmino no banco. Willian e Philippe Coutinho também seguem entre os titulares. Com isso, Tite volta a apostar na formação mais ofensiva e que deu bons resultados quando foi utilizada.

A escalação da seleção brasileira para o amistoso terá Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. O amistoso acontecerá em Viena, às 11h (de Brasília).

A seleção brasileira está no Grupo E da Copa do Mundo. Depois de enfrentar a Suíça na estreia na cidade de Rostov, a equipe de Tite jogará contra a Costa Rica dia 22, em São Petersburgo, e fechará a participação na primeira fase dia 27, contra a Sérvia, em Moscou.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

MPT aceita denúncia da oposição e inicia investigação de indícios de irregularidades na eleição do Sinte/RN


O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai investigar indícios de irregularidades, denunciados pela chapa de oposição, na eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Sinte-RN). Uma audiência na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região está marcada para logo mais às 14h30 desta quinta-feira, 7.

A audiência foi marcada em caráter de urgência já que, conforme a notificação assinada pelo procurador Xisto Tiago de Medeiros Neto, a qual o PORTAL NO AR teve acesso, existe “situação de suposta irregularidade na lisura e transparência da eleição para a direção do sindicato”, e “o pleito está marcado para o próximo dia 11”.

“Não sabemos quem são os sindicalizados aptos ao voto nem qual será o roteiro das urnas. Tudo isso porque a atual gestão ainda não nos passou. Então, em documento enviado à Procuradoria fizemos esse pedido, e a expectativa é de que nesta audiência o MPT cobre as informações formalmente”, explicou Luciana Lima, candidata de oposição a Fátima Cardoso, atual coordenadora-geral do Sinte/RN, que tenta a reeleição.

O PORTAL NO AR também teve acesso ao documento protocolado junto ao MPT e recebido pelo procurador do Trabalho Xisto Tiago. O pedido de acompanhamento e fiscalização da eleição que a oposição formalizou alega que “o processo eleitoral foi instaurado em uma assembleia esvaziada, sem a mobilização da categoria, que elegeu uma comissão eleitoral toda indicada pela atual diretoria, sem transparência e controle na elaboração da lista de votantes”.

Ainda de acordo com o documento, “a ofensa aos princípios democráticos, o histórico de eleições passadas, a falta de transparência e controle na elaboração da lista de votante, violam as garantias de liberdade e autonomia sindicais e por si justificam a atuação do Ministério Público do Trabalho”.

Além da acusação de dificultar as eleições do sindicato que dirige, Fátima Cardoso também foi denunciada ao MPT pela prática de agiotagem por emprestar dinheiro a juros de 7% ao próprio Sinte, prática que ela mesma admitiu em nota. Contra a coordenadora ainda pesa a denúncia de arrecadação ilícita de contribuição sindical.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Pode faltar diesel no país em 30 dias, alerta executivo

Resultado de imagem para Pode faltar diesel no país em 30 dias, alerta executivo

Há risco de faltar diesel entre 30 e 60 dias se o mecanismo de subsídio ao importado não ficar claro, ou caso a compra no exterior não seja vantajosa dado o controle de preços no país.

O alerta é de um alto executivo de uma importante empresa do setor, que se manifestou sob a condição de anonimato. Eduardo Guardia, ministro da Fazenda, já havia afirmado que também haverá subvenção ao importador.

Quem importava eram as distribuidoras. Por que farão isso agora caso possa comprar a um preço menor aqui do que fora, pergunta-se o empresário ouvido pela coluna.

Fonte: BG
Leia Mais ››

Secretaria de Segurança do RN ‘avalia’ se ataques incendiários têm relação com facções criminosas

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) disse que está avaliando se os ataques incendiários que vêm ocorrendo no estado desde o último final de semana estão sendo coordenados por facções criminosas. “Porém, somente após a conclusão das investigações será possível a confirmação ou não”, acrescentou. A motivação também está sendo investigada.

Base do Corpo de Bombeiros da BR-304, em Mossoró, foi alvo de criminosos; uma ambulância e um carro da corporação foram incendiados (Foto: CBM/Divulgação)
Base do Corpo de Bombeiros da BR-304, em Mossoró, foi alvo de criminosos; uma ambulância e um carro da corporação foram incendiados (Foto: CBM/Divulgação)

Na madrugada desta quinta-feira (7), em Mossoró, segunda maior cidade potiguar, criminosos metralharam uma base do Corpo de Bombeiros que fica na BR-304. Na sequência, um carro e uma ambulância da corporação foram incendiados. Os dois veículos ficaram completamente destruídos.

Dentro do posto, os bandidos deixaram um cartaz com siglas de uma facção criminosa. Pouco tempo depois do ataque, dois adultos e dois adolescentes foram detidos dentro de uma casa e levados como suspeitos para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. No final da manhã, após serem ouvidos, os menores foram liberados e apenas um dos adultos recebeu voz de prisão.

Ataques
O posto atacado nesta madrugada é o mesmo que tentaram incendiar na madrugada do domingo (3). O fogo atingiu parte da estrutura, mas causou pouco dano.

Ainda na madrugada, bandidos também atearam fogo em uma base desativada da Guarda Municipal no bairro Paredões. O Corpo de Bombeiros foi chamado e as chamas logo controladas. Neste caso, ninguém foi preso.


Também na madrugada desta quinta (7), em Umarizal, cidade que fica na mesma região, um carro foi incendiado e totalmente destruído dentro do pátio da prefeitura. Outros três veículos também foram atingidos e ficaram parcialmente danificados.

Em Umarizal, um carro foi incendiado dentro do pátio da prefeitura (Foto: PM/Divulgação)
Em Umarizal, um carro foi incendiado dentro do pátio da prefeitura (Foto: PM/Divulgação)

Sequência

Ônibus da empresa Guanabara foi incendiado na Zona Oeste de Natal na tarde do sábado (2) (Foto: Sergio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)
Ônibus da empresa Guanabara foi incendiado na Zona Oeste de Natal na tarde do sábado (2) (Foto: Sergio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Os ataques que vêm sendo registrados pelas forças de segurança começaram no fim de semana, com dois ônibus de passageiros queimados. O primeiro foi no sábado (2), no bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal. O segundo, no domingo (3), em São Gonçalo do Amarante, cidade da região metropolitana da capital.

Na segunda (4), em Umarizal, criminosos atearam fogo em um ônibus escolar. De acordo com a PM, sabe-se que se trata de um ato criminoso, mas ainda também não é possível afirmar que houve uma ordem dada por alguma facção criminosa.


Na madrugada da terça (5), um carro de passeio e um caminhão frigorífico foram incendiados no bairro Santa Delmira, em Mossoró. Casas também foram atingidas parcialmente pelas chamas. Segundo a PM, os atos foram considerados criminosos.

Veículos foram incendiados na madrugada desta terça-feira (5) no bairro Santa Delmira, em Mossoró (Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca)
Veículos foram incendiados na madrugada desta terça-feira (5) no bairro Santa Delmira, em Mossoró (Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca)

Já na noite desta quarta (6), um homem ateou fogo em um ônibus da empresa Guanabara que estava no terminal do conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal.

Chamas atingiram ônibus no terminal do Parque dos Coqueiros, em Natal (Foto: Redes Sociais)
Chamas atingiram ônibus no terminal do Parque dos Coqueiros, em Natal (Foto: Redes Sociais)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz do RN suspende tabela do frete rodoviário criada pelo governo federal

A BR-101, na Grande Natal, foi um dos pontos de paralisação dos caminhoneiros (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)
A BR-101, na Grande Natal, foi um dos pontos de paralisação dos caminhoneiros (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Decisões liminares da 8ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte suspenderam nesta quinta-feira (7) a medida provisória do governo federal que estabeleceu uma tabela de preços para os serviços de frete rodoviário - um dos pontos de pauta da paralisação de caminhoneiros que aconteceu em todo o país e afetou o abastecimento de vários produtos.

Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal, a decisão do juiz Orlan Donato Rocha é válida apenas para as empresas autoras das ações. As primeiras foram a L Praxedes Gomes e Maresal Sociedade Salineira LTDA - ME - que são do setor salineiro.

Elas acionaram a Justiça contra a União e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), argumentando que as normas editadas pelo governo "ferem os princípios constitucionais da ordem econômica: livre iniciativa e concorrência".

Porém outras empresas do ramo salineiro e também transportadoras sediadas em Mossoró, na região Oeste potiguar, também tiveram decisões liminares proferidas ao longo da manhã. Tanto os pedidos como a decisão seguem o mesmo padrão. Foi o caso das empresas: Guarani Logística e Transportes Rodoviários de Cargas LTDA; a Qualysal Alimentos do Brasil LTDA; Serv Sal do Nordeste Comércio Representações e Tranportes LTDA; Ciasal - Comércio e Indústria Salineira LTDA; e Mamsal - Mossoró Salineira Eirelli - ME.

O magistrado considerou que a tabelação dos preços "demonstra flagrante inconstitucionalidade, devendo ser rechaçado pelo Poder Judiciário".

A liminar desobriga as empresas de trabalharem com os preços mínimos estabelecidos pelos órgãos nacionais. Essa decisão pode abrir um precedente para que outras empresas também judicializem os preços. Segundo o advogado que representa as empresas mossoroenses, Lailson Ramalho de Figueiredo, outras empresas já aguardam decisão semelhante.

"Temos informações de que em outros locais do país, outras empresas também estão se mobilizando para combater essa inconstitucionalidade", disse.

A ANTT informou que já foi intimada sobre a liminar expedida pela 8ª Vara do RN, que suspende os efeitos da MP 832/2018. "Neste momento, a procuradoria da AGU, junto a ANTT , está avaliando o alcance da liminar concedida", informou em nota. Ainda de acordo com a agência, a tabela de frete continua em discussão e análise.


Avaliação
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, também afirmou nesta quinta-feira (7) que o governo vai publicar uma nova tabela de preços mínimos dos fretes para corrigir “equívocos” e "imprecisões".

O governo publicou a tabela na semana passada, mas os valores causaram polêmica. Os novos preços começaram a valer no dia 30 de maio e geraram descontentamento de setores produtivos, como o agronegócio.

A formulação da tabela com os preços mínimos dos fretes, por meio de medida provisória, fazia parte do acordo do governo com caminhoneiros para para tentar por fim à paralisação das últimas semanas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Navegador Chrome tem falha grave e precisa ser atual; problema afeta o browser nas plataformas Windows, Mac OS e Linux


O navegador Chrome tem uma falha grave de segurança digital e precisa ser atualizado, de acordo com o Google. O bug foi reportado por um pesquisador que não faz parte da empresa e o update com a correção do problema já está disponível para download.

A falha afeta o browser nas plataformas Windows, Mac OS e Linux.

Detalhes sobre o bug não foram revelados, por razões de segurança, e devem permanecer em segredo até a maioria dos usuários esteja com a versão mais recente do Chrome. O que se sabe é que o problema pode permitir que hackers realizem ataques de injeção remota de código e uma prática conhecida como clickjacking, quando os cliques do mouse são direcionados a páginas maliciosas.

As atualizações do Chrome ocorrem automaticamente nos próximos dias (ou semanas), mas você pode se certificar de que está com a versão mais recente do software (67.0.3396.79) baixando-o novamente a partir do seu site oficial.

Fonte: Exame
Leia Mais ››

PM prende suspeitos de envolvimento no ataque criminoso contra a base dos Bombeiros em Mossoró

Imagem

Quatro indivíduos, dois menores e dois maiores, foram detidos na manhã desta quinta feira 07 de junho, pela Polícia Militar, suspeitos de envolvimento com o ataque criminoso contra a base do Corpo de Bombeiros, ocorrido na madrugada de hoje na BR 304 onde duas viaturas foram incendiadas e o prédio metralhado.

Os suspeitos foram localizados e presos no Conjunto Jardim das Palmeiras na região das Malvinas pela Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e de acordo com o Fiscal de Operações do 12º BPM, Sgt Renixon, os policiais encontraram cartezes com salve da facção criminosa PCC.

Um dos presos identificado como Renato Dantas de Souza, " Paulista" seria o líder da facçao naquela região. Outro suspeito identificado como Andrew Willians Santiago da Silva, preso de justiça com uso de tornozeleira eletrônica, foi pego com uma motocicleta Honda de placa OJR 3859 Mossoró-RN com queixa de roubo. 

Os presos, Renato Dantas de Souza "o Paulista" 50 anos de idade , Andrew Willians Santiago da Silva 21 anos de idade, e os dois menores apreendidos foram encaminhados à delegacia de Plantão para os procedimentos.

Renato Dantas foi autuado por tentativa de homicídio, já que atiraram contra o prédio do corpo de bombeiros com policiais dentro e associação criminosa, sendo o mesmo encaminhado a Cadeia Pública de Mossoró.

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Diferença de R$ 110 mil no show de Aviões de Forró em Mossoró e Assu abre polêmica


Uma diferença de R$ 110 mil na contratação da banda Aviões do Forró, em duas cidades do Rio Grande do Norte, está repercutindo especialmente em Mossoró, onde a banda comandada por Xand se apresenta hoje ao custo de R$ 330 mil.

Na próxima quarta-feira (13), a banda estará em Assu, onde a prefeitura desembolsou R$ 220 mil pela apresentação.

A questão veio a público em postagem do jornalista Bruno Barreto.

Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura de Mossoró ainda não se manifestou. O BlogdoBG também procurou a assessoria de imprensa do grupo Aviões do Forró e aguarda retorno.

Entenda

As disparidades de preço podem encontrar justificativa na logística. Aviões do Forró não teve show nessa quarta-feira (6) nas imediações do Rio Grande do Norte. Sua última apresentação foi Açailândia (MA), na terça-feira (5).

Uma das possibilidades é que o cachê de Mossoró tenha incluído despesas com locomoção.

A agenda do grupo para a próxima semana não está disponível em seu site, de modo a não ser possível informar onde a banda estará no dia anterior à apresentação em Assu.

A banda se envolveu em polêmica semelhante no São João do ano passado, quando se apresentou por R$ 140 mil em Caruaru e R$ 280 mil em Gravatá.

Fonte: BG
Leia Mais ››