segunda-feira, abril 23, 2018

Juíza veta entrada de deputados na cela de Lula

VISITA DOS SENADORES (FOTO: RICARDO STUCKERT)

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, vetou a entrada de deputados federais da Comissão de Direitos Humanos da Câmara na cela do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a magistrada, não “há justo motivo ou necessidade de renovação” de diligências após “fiscalização” de senadores na sala especial em que o ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês no caso triplex.

A magistrada ressalta que o Ministério Público Federal “apresentou manifestação pelo indeferimento do pedido, considerando a ausência de relevância ou justo motivo para a realização do ato pretendido”.

“Em data de 17/04/2018 já foi realizada diligência pela Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado Federal. Não há justo motivo ou necessidade de renovação de medida semelhante”, anotou.

A juíza ainda ressalta que “jamais chegou ao conhecimento deste Juízo de execução informação de violação a direitos de pessoas custodiadas na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, as quais contam com defesas técnicas constituídas. Especificamente em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reservou-se, inclusive, espécie de Sala de Estado Maior, separada dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.

“Reitere-se, ainda, que em menos de duas semanas da prisão do executado já chegaram a este Juízo três requerimentos de realização de diligência no estabelecimento de custódia, sem indicação de fatos concretos a justificá-los. A repetida efetivação de tais atos, além de despida de razoabilidade e motivação, apresenta-se incompatível com o regular funcionamento da repartição pública e dificulta a rotina do estabelecimento de custódia. Acaba por prejudicar o adequado cumprimento da pena e a segurança da unidade e de seus arredores”, decidiu.

Em ofício à juíza, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta, coordenador da criada Comissão Externa da Câmara dos Deputados – “destinada a verificar in loco as condições em que se encontra o ex-presidente da República, na superintendência da Polícia Federal em Curitiba” – havia prometido que o grupo de parlamentares vistoriaria as condições da custódia e falaria com o petista em sua “cela” especial nesta terça-feira, 24.

O petista anexou ao ofício endereçado à Justiça ato do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), que informa sobre a criação de Comissão Externa, “sem ônus para a Câmara”.

Para a Justiça foram enviados também os nomes dos 13 deputados da comissão: Paulo Pimenta (PT/RS), André Figueiredo (PDT/CE), Bebeto (PSB/BA), Benedita da Silva (PT/RJ), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), José Mentor (PT/SP), José Guimarães (PT/CE), Ivan Valente (PSOL/SP), Orlando Silva (PCdoB/SP), Paulo Teixeira (PT/SP), Wadih Damous (PT/RJ), Weverton Rocha (PDT/MA) e Silvio Costa (Avante/PE).

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Van atropela pedestres em Toronto, no Canadá

Van atropelou cerca de dez pessoas (Foto: Reprodução/TV Globo)
Van atropelou cerca de dez pessoas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma van atropelou pedestres em Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira (23). Segundo a polícia local, o veículo fugiu da cena em seguida.

As primeiras informações falam em cerca de dez pessoas atropeladas e os paramédicos ainda fazem atendimento no local.

O veículo da cor branca teria subido a calçada na região da rua Yonge com a avenida Finch por volta da 13h30 (horário local).

Uma parte do serviço de metrô da Linha 1 da cidade foi fechada pela polícia.

Segundo a jornalista canadense Amanda Fergusson, da rede City News, o motorista da van foi preso momentos depois e levado para delegacia, mas a polícia ainda não confirmou a informação.

Nas redes sociais, pessoas próximas da região registraram o trabalho de paramédicos.

O primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau falou sobre a situação aos jornalistas: "Ainda estamos tomando conhecimento do que aconteceu em Toronto. Nossos corações estão com todos os atingidos."

Van atropelou cerca de dez pessoas (Foto: Reprodução/TV Globo)
Van atropelou cerca de dez pessoas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF denuncia ex-prefeito de Nova Cruz


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou uma denúncia e uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino. Ele não prestou contas de um repasse recebido em 2010, no valor de R$ 48.900, e cujos recursos deveriam ter sido investidos na educação de jovens, adultos e idosos, dentro do programa Brasil Alfabetizado.

As ações do MPF foram assinadas pelo procurador da República Fernando Rocha e demonstram que o gestor não informou o destino da verba, oriunda do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os danos causados pela omissão de Flávio Azevedo persistiram além de seu mandato, encerrado em 2012, uma vez que o Município teve suspensos outros repasses do FNDE, como consequência da falta de prestação de contas.

De acordo com as ações, o fundo ainda alertou o ex-prefeito várias vezes, na tentativa de regularizar a situação, mas não obteve resposta. Nem mesmo o sucessor de Flávio Azevedo conseguiu solucionar o problema, pois o denunciado não deixou na prefeitura qualquer tipo de documento contábil ou financeiro que comprove a destinação da verba.

As ações do MPF foram protocoladas na Justiça Federal sob os números 0802840-61.2018.4.05.8400 (improbidade) e 0802838-91.2018.4.05.8400 (denúncia) e Flávio Azevedo irá responder por supressão de documento, crime de responsabilidade e por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Polícia de Nashville, nos EUA, detém suspeito de atirar em restaurante e matar 4

Foto de Travis Reinking preso foi divulgada pela polícia (Foto: Twitter/Polícia de Nashville)
Foto de Travis Reinking preso foi divulgada pela polícia (Foto: Twitter/Polícia de Nashville)

A polícia de Nashville deteve Travis Reinking, o suspeito de abrir fogo na madrugada deste domingo (22) em um restaurante nos arredores desta cidade do estado do Tennessee e atingir seis pessoas, das quais quatro morreram (três na cena do crime e uma no hospital).

O ataque ocorreu em um restaurante de Antioch, subúrbio ao sudeste da cidade, às 3h25, no horário local.

Os veículos de comunicação locais afirmam que segundo agentes na cena do crime o suspeito estava armado com um fuzil AR-15, modelo usado com frequência nos ataques a tiros nos Estados Unidos, onde se instalou um debate para aumentar os controles ao acesso às armas de fogo.

"Um cliente conseguiu tirar a arma do agressor. Estava nu e foi embora a pé. Trata-se de um homem branco com cabelo curto", acrescenta o texto.

Suspeito já foi detido
O Serviço Secreto dos Estados Unidos informou que Travis Reinking já havia sido detido em julho de 2017 nas imediações da Casa Branca por violar uma barreira de segurança.

Reinking exigia uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e foi detido perto da residência presidencial.

"Reinking disse ao Serviço Secreto que queria organizar uma reunião com o presidente Donald Trump. O Serviço Secreto pediu a Reinking que deixasse o local e o deteve quando ele se recusou", afirmou em comunicado o agente especial Todd Hudson.

Atentado em Nashville, nos EUA (Foto: Igor Estrella/G1)
Atentado em Nashville, nos EUA (Foto: Igor Estrella/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fábrica de fogos explode e duas pessoas morrem queimadas em Cupira, PE

Explosão foi registrada em uma fábrica de fogos de artifício em Cupira (Foto: Divulgação/WhatsApp)
Explosão foi registrada em uma fábrica de fogos de artifício em Cupira (Foto: Divulgação/WhatsApp)

Uma fábrica de fogos de artifício explodiu nesta segunda-feira (23) em Cupira, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram queimadas no acidente.

Ainda segundo os bombeiros, a causa da explosão é desconhecida. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Outra explosão
Em abril de 2015, uma casa onde funcionava uma fábrica de fogos de artifício explodiu e ficou totalmente destruída em Cupira. O Corpo de Bombeiros não informou se é o mesmo estabelecimento da ocorrência desta segunda (23).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Condenado por estuprar criança de 11 anos é encontrado em Natal


Um marchante condenado por estupro de vulnerável foi preso nesta segunda-feira (23) por policiais militares após um telefonema anônimo ao Disque Denúncia 127, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Aristides Martins Pereira, que é condenado a 8 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, foi localizado na casa de uma filha no Planalto, bairro da zona Oeste de Natal. Ele será encaminhado ao sistema prisional potiguar.

O crime foi cometido em 25 de maio de 2012, na cidade de Angicos. A vítima foi uma criança de 11 anos.

Aristides Martins Pereira estava escondido na casa de uma filha, na rua Monte Castelo, no Planalto. O telefonema ao Disque Denúncia 127 do Gaeco foi feito na semana passada. Desde então, o MPRN vinha monitorando a residência da filha dele. Nesta segunda, após ser confirmado que Aristides estava no local, a Polícia Militar foi acionada e cumpriu o mandado de prisão expedido contra ele.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

PSDB expulsa prefeito de Bariri suspeito de estuprar menina de 8 anos

O PSDB divulgou uma nota nesta segunda-feira (23) informando que expulsou sumariamente o prefeito interino de Bariri (SP), Paulo Henrique Barros de Araújo do partido após prisão dele por suspeita de que ele tenha estuprado uma menina de 8 anos em Bauru (SP), no sábado (21).

O G1 entrou em contato com o advogado do prefeito, Humberto Pastrello, que disse que no momento a defesa não vai se manifestar sobre o caso.

Na nota, o partido ainda acrescenta que “se solidariza à família da vítima e espera que o caso seja esclarecido e o culpado severamente punido”.

Paulo Henrique foi eleito vereador pelo PSDB nas últimas eleições de 2016 e como presidente da Câmara ele assumiu a prefeitura de Bariri em janeiro de 2017 após os candidatos a prefeito e vice mais votados terem a candidatura cassada com base na Lei da Ficha Limpa. Novas eleições estão marcadas para o dia 3 de junho.

Após a sessão extraordinária nesta manhã, ficou decidido que o atual presidente da Câmara, Vagner Matheus Ferreira (PSD) irá assumir o cargo do chefe do Executivo de Bariri.

Prefeito interino de Bariri suspeito de estupro saiu do Fórum de Bauru com as mãos e pés algemados (Foto: TV TEM / Reprodução )
Prefeito interino de Bariri suspeito de estupro saiu do Fórum de Bauru com as mãos e pés algemados (Foto: TV TEM / Reprodução )

Paulo Henrique teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após audiência de custódia realizada neste domingo (22). Ele foi encaminhado para a Penitenciária de Iaras onde deve permanecer durante as investigações.


Como o prefeito tem foro especial, o caso será encaminhado para o Tribunal de Justiça de São Paulo, que vai definir se as investigações continuam com a Polícia Civil. Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o executivo e o legislativo só vão se manifestar após um parecer da Justiça Eleitoral sobre o caso.

Araújo é presidente da Câmara de Vereadores de Bariri e está no cargo de prefeito desde o início de 2017 (Foto: Reprodução/TV TEM )
Araújo é presidente da Câmara de Vereadores de Bariri e está no cargo de prefeito desde o início de 2017 (Foto: Reprodução/TV TEM )

Estupro de vulnerável
Na manhã de sábado, ele foi preso em flagrante após ser localizado por policiais militares em bairro de chácaras na zona leste de Bauru (SP). No mesmo local um pouco mais cedo, a menina de 8 anos foi encontrada andando na rua por um casal de moradores que a levaram para casa, bairro José Regino.

Os familiares da criança já tinham acionado a polícia, porque testemunhas viram um homem, em um carro preto, abordando a criança e a colocando no carro.

De acordo com eles, a menina tinha saído para comprar pão em padaria próxima da casa onde mora e o suspeito teria se passado por um policial à paisana e dito que um criminoso estava solto no bairro para tentar convencer a menina entrar no carro.

Carro usado por prefeito de Bariri tombou enquanto criança estava dentro (Foto: Arquivo Pessoal )
Carro usado por prefeito de Bariri tombou enquanto criança estava dentro (Foto: Arquivo Pessoal )

"As vizinhas viram. Diz que ela parou, começou a gesticular e conversar. Nisso ele desceu, pegou a criança e colocou no carro. Travou com o vidro escuro e foi embora a milhão", afirma uma prima da criança.

A criança teria conseguido fugir do suspeito quando o carro caiu em uma vala em uma estrada de terra.

O empresário Luis Henrique Souza, que junto com a esposa encontrou a criança chorando, afirma ter estranhado vê-la sozinha andando tão cedo na rua. Ele conta ter pedido para a mulher perguntar se a garota estava bem.

"Chacoalhando a cabeça, [ela] disse que não. Então, nós perguntamos o que havia acontecido e ela disse que um homem havia a levado para o mato. Isso foi o suficiente para colocarmos ela no carro. Queríamos tranquilizá-la porque vimos que estava bem transtornada e perdida."

Prefeito de Bariri (SP) foi levado para a delegacia suspeito de raptar e estuprar menina (Foto: Reprodução/TV TEM)
Prefeito de Bariri (SP) foi levado para a delegacia suspeito de raptar e estuprar menina (Foto: Reprodução/TV TEM)

O prefeito foi encontrado caminhando no Vale do Igapó sem camisa e aparentava estar alterado, segundo a polícia. A equipe da PM relatou ter tido dificuldade para conter o político.

"Desobedeceu ordem de parada dos policiais, resistiu, entrou em luta corporal ali na hora para não ser algemado. Posteriormente fizemos a conexão dos fatos e ele mostrou onde estava o veículo escondido", diz o tenente Michel Pietro, que comandou as buscas pela garota.

A menina e o prefeito foram levados para a Unidade de Pronto-atendimento do Jardim Bela Vista para realização de exames de corpo de delito. De lá, seguiram para a delegacia, onde o caso foi registrado como estupro de vunerável consumado.

O laudo que vai comprovar se houve conjunção carnal deve sair em até 30 dias. O Conselho Tutelar já está acompanhando o caso para dar todo o suporte necessário para a menina.

No carro do prefeito também foi encontrado um cigarro de maconha e a CNH apresentada por ele está vencida desde outubro do ano passado.

Paulo Henrique de Araújo administrava a cidade antes de novas eleições  (Foto: Roberto Coletta/Arquivo pessoal)
Paulo Henrique de Araújo administrava a cidade antes de novas eleições (Foto: Roberto Coletta/Arquivo pessoal)

Novas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para 3 de junho as novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Bariri. Após o pleito de 2016, os candidatos a prefeito e vice da chapa mais votada – Francisco Leoni Neto e Benedito Mazotti, ambos do PSDB – tiveram o registro indeferido com base na Lei da Ficha Limpa.

Em junho do ano passado, os políticos barrados tentaram voltar ao cargo, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso proposto por Francisco Leoni Neto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospital no Rio faz atestado de óbito, mas depois diz que bebê está vivo

Bebê foi dado como morto, mas hospital voltou atrás (Foto: Reprodução/TV Globo)
Bebê foi dado como morto, mas hospital voltou atrás (Foto: Reprodução/TV Globo)

Com uma infecção nos brônquios no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, o bebê Arthur, de um mês e meio, foi dado como morto. O hospital, como mostrou o RJTV desta segunda-feira (23), chegou a fazer o atestado de óbito. Horas depois, a família foi surpreendida: o bebê estava vivo.

Os parentes chegaram a ser noticiados da morte. "O médico, depois, chegou e falou que eles conseguiram ressuscitar. Realmente, ficaram uma hora tentando ressuscitar meu neto. Depois de dar como morto, ele reagiu. Ele está vivo, mas precisa de uma transferência. Eu quero que ele seja cuidado numa UTI neonatal, é isso que ele precisa", diz a avó.

"Eles vão matar mais crianças. Do mesmo jeito que poderiam ter desligado o aparelho e colocado meu filho num saco e ter matado meu filho realmente. É um descaso", desabafa a mãe.
A direção da unidade diz que o bebê está em estado grave, acompanhado pelos plantonistas. A assessoria afirmou ainda que vai apurar por que a família recebeu a notícia da morte e que "vai tomar as medidas cabíveis". A secretaria de saúde disse ainda que os bebês aguardam vagas de CTI em outros hospitais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem que caiu de ponte ao tirar selfie diz que percebeu rachadura e alertou amigas

Jovem caiu com as amigas da ponte durante selfie (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
Jovem caiu com as amigas da ponte durante selfie (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

A jovem Valéria Alves Ferreira, que junto com duas amigas adolescentes tiveram fraturas após cair de uma ponte 10 metros de altura na localidade Xinguara, zona rural de Castelo do Piauí,contou ao G1 nesta segunda-feira (23) que percebeu e alertou as amigas que a estrutura da lateral da ponte estava rachada. Valéria disse que mesmo com as rachaduras elas decidiram ficar no local para tirar uma selfie, antes da queda que ocorreu no domingo (22).

As jovens fizeram uma foto no dia anterior a queda, divulgada pela Polícia Civil. Ao irem novamente ao local para fazer a foto Valéria percebeu os problemas na estrutura da ponte.

"Na hora que eu subi, percebi que dessa vez a estrutura estava rachada. Eu ainda alertei as meninas, tiramos a selfie e depois não vi mais nada, somente o meu pai quando acordei. Outro amigo também iria tirar foto no mesmo lugar, mas a estrutura desabou", contou a jovem.

A Polícia Civil divulgou foto, do dia anterior a queda,  em que é possível ver as adolescentes próximas ao ponto em que a ponte desabou. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Polícia Civil divulgou foto, do dia anterior a queda, em que é possível ver as adolescentes próximas ao ponto em que a ponte desabou. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O local onde aconteceu o acidente é uma ponte sobre o rio Cais, que divide Castelo do Piauí e Buriti dos Montes. A pista não possui saída lateral, apenas plataformas que os moradores chamam de "orelhas". Elas contaram que costumam ir ao local com frequência e que estavam no lugar para ver o rio.


Estado de saúde
Valéria fraturou a perna e passou por cirurgia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e para ela, a queda foi um grande susto. Ela agradeceu a Deus por não ter sofrido algo mais grave.

"Ela nasceu de novo. Nunca imaginei que isso iria acontecer, porque sempre andamos por ali e nunca aconteceu nada. Dessa vez, nós estávamos na festa de aniversário de um amigo e a minha filha saiu com as amigas para tirar foto, quando uma pessoa veio correndo para avisar que a parte da ponte tinha desabado com elas", declarou a mãe da jovem, Neide Alves Lima.

Adolescente de 15 anos agradeceu populares que a socorreram (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
Adolescente de 15 anos agradeceu populares que a socorreram (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

A adolescente de 15 anos, que também estava na selfie anterior a queda, comentou que não iria tirar a foto, mas por insistência de uma amiga subiu na plataforma. Ela também revelou ter visto a estrutura rachada, contudo, não achou arriscado subir, porque tinha o costume de tirar foto no local.

"Logo depois que Valéria subiu a estrutura desabou. Não lembro mais de nada, só das pessoas ao nosso redor depois da queda. Queria agradecer a todos que nos ajudaram e nos socorreram", declarou a adolescente, que também sofreu fratura exposta na perna.

Diretor do HUT destacou que jovens tiveram sorte durante queda (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
Diretor do HUT destacou que jovens tiveram sorte durante queda (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

Segundo o diretor HUT, Gilberto Albuquerque, as jovens chegaram na unidade com politraumas (vários traumas pelo corpo). A terceira adolescente, de 16 anos, teve fratura perto do calcanhar esquerdo e deve passar por cirurgia nesta segunda-feira (23).

"Elas tiveram sorte de ter caído na lama, o que evitou outras complicações mais graves", destacou o diretor do hospital.

A Prefeitura de Castelo do Piauí informou que a ponte é de responsabilidade do Governo Federal. O G1 procurou o Ministério dos Transportes e aguarda posicionamento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente da Câmara de Novo Hamburgo fica ferido após carro ser prensado entre caminhão e poste

Presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo fica ferido em acidente (Foto: Reprodução/RBS TV/Rádio 10 FM)
Presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo fica ferido em acidente (Foto: Reprodução/RBS TV/Rádio 10 FM)

O vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, ficou ferido em um acidente na manhã desta segunda-feira (23) no Centro da cidade de Ivoti. O carro dele ficou prensado entre um caminhão e um poste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele ficou preso nas ferragens durante cerca de uma hora e meia.

O caminhão estava carregado de cimento e tombou na rua, atingindo o veículo do vereador.

Felipe foi retirado das ferragens consciente. O vereador foi encaminhado para o Hospital de Ivoti, que prestou o primeiro atendimento. Apresentou apenas fraturas nas costelas, sem correr riscos. Depois, foi transferido para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, onde passaria por novos exames.

Além de uma equipe do Corpo de Bombeiros de Ivoti, ajudaram no resgate agentes de Dois Irmãos e Estância Velha, além de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher encontrada morta carbonizada em MT estava grávida de gêmeos, aponta necropsia

Local onde o corpo da mulher foi encontrado na manhã de sábado (21) (Foto: José Pereira/TVCA)
Local onde o corpo da mulher foi encontrado na manhã de sábado (21) (Foto: José Pereira/TVCA)

A mulher que foi encontrada morta com o corpo carbonizado, no sábado (21), em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, estava grávida de gêmeos. Foi o que apontou o exame de necrópsia feito por um médico legista no Instituto Médico Legal (IML).

A vítima, que teria entre 25 a 30 anos, ainda não foi identificada. O exame apontou que ela estava grávida de gêmeos, mas que a gestação ainda estava no início.

O corpo foi encontrado na região do Jardim Europa, num local conhecido como ‘Eco Ponto’, criado pela prefeitura para receber materiais de descarte. A região é chamada de Estrada do Ararão.

A Polícia Militar foi acionada por um catador de lixo que viu o corpo ainda em chamas sobre um tablado de madeira. A Polícia Civil investiga o caso, mas nenhuma pessoa foi presa até o momento.

O corpo da vítima ainda não foi identificado e está no IML de Tangará da Serra. Também não há informações sobre familiares ou denúncia de alguma pessoa, com as mesmas características, que esteja desaparecida na cidade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quatro pré-candidatos se destacam na corrida pelo governo do RN


Para as eleições de 2018, o Rio Grande do Norte tem quatro pré-candidatos que se destacam na corrida pela sucessão estadual. São eles: o governador Robinson Faria (PSD), o vice-governador Fábio Dantas (PSB), o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) e a senadora Fátima Bezerra (PT).

Robinson Faria é candidato natural ao cargo. Apesar do alto índice de rejeição observado nas últimas pesquisas e do isolamento político,, ele acredita que pode reverter o quadro e disputar com chances reais de vitória. No caminho do governador, ainda estão as contas do exercício financeiro de 2016 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que podem deixá-lo inelegível e até afastado do cargo, dependendo do entendimento da Assembleia Legislativa.

Corre por fora no xadrez eleitoral o vice-governador Fábio Dantas, que rompeu com o governo, lançou a pré-candidatura e espera contar com um grupo político forte para levar seu nome aos quatro cantos do Estado. Fábio mantém conversas com PSDB, PR, PROS e PPL, que serão fundamentais para viabilizar o nome dele para a disputa.

Representante da política tradicional, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) conta com a aprovação do seu trabalho na capital e a força dos senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (MDB) no interior para alavancar seu objetivo de chegar ao Governo do Estado. Contra Carlos pesa a rejeição popular aos políticos tradicionais. A favor, a boa estrutura, as fortes bases e o resultado das suas gestões como prefeito.

Líder nas pesquisas, a senadora Fátima Bezerra (PT) é um nome cotado para a disputa desde 2015. Após o rompimento do PT com o governador, em 2016, ela passou a ser dada como certa na disputa. Apesar de ter se afastado da política local para se dedicar ao debate nacional, a petista conta com grande simpatia popular e está entre os favoritos na disputa.

Correndo por fora

Além dos pré-candidatos de maior visibilidade, correm por fora para viabilizar suas candidaturas o deputado estadual Kelps Lima (SD), o General Girão (PSL), o ambientalista Freitas Júnior (REDE) e o empresário Carlos Alberto (PSOL).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Interior do RN continua com chuvas no fim de semana


As chuvas estão mantendo a regularidade, principalmente no sertão potiguar, após seis anos consecutivos de seca. No fim de semana, da manhã de sexta-feira até a manhã de hoje (23), a Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou precipitações em 105 pluviômetros acompanhados diariamente pela equipe da meteorologia, nas mesorregiões do Estado, com destaque para o Oeste.

Choveu mais forte em Carnaubais 89,4 milímetros (mm); Caraubas,72,5mm; Alto do Rodrigues – DIBA, 65,0 (mm); Campo Grande, 64,2mm; Paraú, 60,6mm.

Na mesorregião Central choveu em Caicó, 66,8mm e São João do Sabugi, 60mm. No Agreste e Leste as chuvas mais fortes ocorreram em Bento Fernandes, 35mm e Georgino Avelino, 22,9mm, respectivamente.

Previsão

A zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando sobre a região Nordeste. O que é bom, principalmente para a o sertão nordestino, porque a ZCIT é o principal sistema que provoca boas chuvas nesta época do ano na região Nordeste. A previsão para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado e chuva em todas as regiões do Estado. No site da EMPARN, estão disponíveis o Boletim Chuvas e a previsão.www.emparn.rn.gov.br

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Menina de 11 anos é estuprada por 14 homens em São Paulo


Uma menina de apenas 11 anos foi estuprada por 14 homens na cidade de Praia Grande, localizada no litoral de São Paulo. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a Polícia Civil já está investigando o caso.

A ocorrência foi registrada nesse domingo, 22, como estupro de vulnerável na delegacia da Praia Grande. A Secretaria da Segurança Pública informou que a vítima vai passar por exames do Instituto Médico Legal (IML) e que a menina foi ouvida pela autoridade policial, com apoio de membros do Conselho Tutelar.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Nova realidade da Penitenciária de Alcaçuz ganha destaque nacional


A Penitenciária Estadual de Alcaçuz voltou a aparecer no Fantástico, revista eletrônica da Rede Globo. Nesse domingo, 22, o presídio foi mostrado com uma aparência bem diferente de quando foi manchete em todo o mundo devido à rebelião de janeiro de 2017, quando 26 presos morreram.

A repórter Sônia Bridi mostrou como a unidade funciona após os investimentos do Governo do Estado. Os agentes têm controle sobre os apenados, que vivem sob regime de disciplina e sem acesso a celulares, que foram banidos do presídio.

“Aqui é o exemplo de como um posicionamento forte do Estado consegue mudar totalmente o cenário do meio prisional”, relatou o diretor da penitenciária, Ivo Freire, para a reportagem.

O treinamento dos novos agentes dentro do presídio também foi destacado. Após concurso público, o Estado passou a ter mais 571 pessoas trabalhando na função. Além disso, durante a matéria, o secretário de Justiça, Luís Mauro de Albuquerque, anunciou “um centro de ensinamento com dez salas de aula” onde “os presos vão estudar”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Investigações sobre corrupção feitas pela PF duram, em média, um ano


As investigações sobre corrupção concluídas pela Polícia Federal no País duram, em média, um ano e dez dias. Esse prazo é o dobro do usado pela Lava Jato para concluir o inquérito que resultou na condenação a 12 anos e 1 mês do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – preso na operação – no caso do triplex e quase nove vezes maior do que o da apuração sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que se tornou réu por corrupção e obstrução da Justiça.

Há nos inquéritos sobre corrupção ainda muitas disparidades regionais na quantidade de casos e na agilidade para concluí-los. As superintendências da PF de quatro Estados (Sergipe, Paraíba, Alagoas e Amapá) abriram menos de 30 inquéritos entre 2013 e 2017 (menos de um a cada dois meses). No outro extremo, a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo deu início a 404 investigações no mesmo período.

No ranking da rapidez, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Roraima se destacam, com 79%, 77% e 76% dos inquéritos abertos nos últimos cinco anos, já concluídos, respectivamente. O Rio de Janeiro, com 43%, teve o pior desempenho – para evitar distorções, foram considerados só os Estados com mais de 30 inquéritos no período).

Outro fator apontado como causa da demora das apurações é a falta de recursos. “Hoje temos 10.800 policiais federais para cuidar das operações no País inteiro. É o mesmo efetivo de 2008. Só o déficit de delegados é de 628”, afirmou Edvandir Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal. Já o número de peritos federais no País é de 1,1 mil, igual ao de 2012. “No mesmo período, o número de laudos produzidos subiu de 43 mil para 52 mil por ano”, disse Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais.

O Rio Grande Norte é o Estado que onde os inquéritos proporcionalmente mais terminam em prisão (42%). O Paraná, berço da Operação Lava Jato, fica em 3.º lugar. São Paulo ocupa apenas a 20.ª posição. “A autonomia e independência da polícia é essencial. Algumas dessas disparidades podem ser explicadas por nomeações por indicação política”, afirma o magistrado aposentado Wálter Maierovitch.

O comportamento da magistratura em cada Estado também explicaria as diferenças. “Temos em São Paulo uma Justiça mais tradicional e menos progressista do que a do Sul do País na aplicação de instrumentos como a delação premiada”, afirmou o Sílvio Antonio Marques, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social.

Para ele, parte da demora da apuração se deve à insegurança que ainda cerca alguns instrumentos usados para o combate à corrupção, como os acordos de leniência. Para ele seria importante que a Lei de Improbidade Administrativa fosse alterada para permitir acordos, dando segurança aos acusados.

Defesa

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, diz que no caso do triplex do Guarujá, que resultou na condenação e prisão do petista, a PF instaurou um “inquérito oculto” ao qual a defesa só conseguiu acesso após reclamar no Supremo. A reportagem procurou o advogado Alberto Zacharias Toron, que defende Aécio, mas ele não se manifestou.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Assembleia iniciará discussão sobre possível afastamento de Robinson


Com a representação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) enviada pela Procuradoria Geral da República à Assembleia Legislativa, solicitando a abertura de investigação contra o governador Robinson Faria (PSD) por crime de responsabilidade, o futuro do chefe do Executivo está nas mãos do legislativo, que iniciará a apreciação da matéria.

Com base na Lei 1.079/90, que trata sobre crimes de responsabilidade, a Assembleia poderá enviar a representação para as comissões ou remetê-la diretamente ao plenário. O rito será determinado pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), o qual já anunciou, por meio de nota à imprensa, que tomará as medidas cabíveis.
A representação, com 120 páginas, foi encaminhada à Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa para avaliação jurídica. “O procedimento respeitará os ritos e prazos legais na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em consonância com o disposto na Constituição Estadual”, declarou o procurador Sérgio Freire, por meio da assessoria de imprensa da Casa.

Para aceitar o pedido de investigação contra o governador, são necessários 13 votos dos 24 deputados estaduais, que representam maioria simples. Se for aberto o inquérito, Robinson é afastado por 180 dias, para que a denúncia seja apurada, mas continua com os privilégios do cargo, como salário e foro privilegiado.

Em até 180 dias após a abertura da investigação, um tribunal especial formado por cinco deputados estaduais indicados pela Assembleia e cinco desembargadores julgará se o governador é culpado ou não. Se for julgado responsável pelas práticas denunciadas, ele é cassado e fica inelegível por oito anos. Caso o contrário, retorna ao cargo. Se o prazo máximo for descumprido, ele também é reintegrado à função.

Entenda a representação

A representação do Ministério Público foi construída com base no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativo ao exercício financeiro de 2016, que emitiu parecer pela reprovação das contas, indicando crime de responsabilidade, por ter aberto crédito suplementar sem autorização da Assembleia, e improbidade administrativa.

Na linguagem popular, o TCE entendeu que Robinson praticou “pedaladas fiscais”. O mesmo motivo serviu de embasamento jurídico para o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que acabou sendo cassada em 2016, pela maioria do Congresso Nacional.

Bastidores da Assembleia

Desde a última sexta-feira (20), quando a Assembleia recebeu a representação encaminhada pela PGR, o assunto entre os deputados é esse. Uma fonte informou ao Portal que a oposição contabiliza mais do que os 13 votos necessários para a abertura da investigação. No entanto, o governo buscará recompor a base para reagir.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Com cadeado, posto de saúde é fechado por falta de pagamento de aluguel em Mossoró

O posto de saúde do bairro Bom Jesus, em Mossoró, na região Oeste do estado, foi fechado pelos proprietários do prédio pela falta de pagamento por parte da prefeitura mossoroense. Na manhã desta segunda-feira (23), moradores que se dirigiram à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro encontraram o prédio trancado, com direito até a cadeado e corrente.

O motivo da falta de atendimento é que o prédio onde funciona o posto de saúde é alugado e, segundo os proprietários, o aluguel não está sendo pago. Nesta manhã, após constatar que mais uma vez o pagamento não foi efetivado, os donos resolveram adotar a medida extrema.

São oito meses sem receber pela cessão da estrutura, reivindicou os proprietários do prédio. O aluguel teria sido renovado em novembro passado, e já contava com meses em atrasos por parte do Município.

Posto de saúde fica no bairro Bom Jesus, em Mossoró (Foto: Ivanúcia Lopes/Inter TV Costa Branca)
Posto de saúde fica no bairro Bom Jesus, em Mossoró (Foto: Ivanúcia Lopes/Inter TV Costa Branca)

Em contato com a Prefeitura de Mossoró, esta, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a previsão é regularizar o pagamento em atraso até o final desta semana para, assim, o atendimento na unidade retornar.

Mercadinho assaltado
Vizinho ao posto de saúde trancado, nesta manhã um mercadinho foi assaltado. O estabelecimento, pertencente também aos proprietários do prédio onde funciona a unidade de saúde, foi alvo de um assaltante segundo relato de sua proprietária.


Um homem entrou no local, exigiu todo o dinheiro do caixa e, na fuga, ainda roubou uma moto que estava em frente ao comércio. Após a ação, o mercadinho foi fechado e permanecia assim até o início desta tarde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN lança programa de habitação para servidores da segurança pública

Vista aérea mostra terreno, na Zona Norte de Natal, onde o programa de habitação deve ser executado (Foto: Governo do RN/Divulgação)
Vista aérea mostra terreno, na Zona Norte de Natal, onde o programa de habitação deve ser executado (Foto: Governo do RN/Divulgação)

Os servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte poderão comprar a casa própria com condições e preços diferenciados. É o que promete o programa ‘Moradia Cidadã Segurança’, lançado pelo governo do estado na manhã desta segunda feira (23). Ao todo, devem ser construídos 572 imóveis para este público.

O investimento no programa é de R$ 100 milhões (recursos federais e estaduais). Contudo, ainda não há data para a abertura do processo de licitação.

“O programa é pioneiro no país e é uma forma de reconhecer e agradecer aos servidores da segurança pelo excelente serviço prestado ao Rio Grande do Norte. É uma oportunidade de policiais civis, militares e servidores do Corpo de Bombeiros e ITEP realizarem o sonho da casa própria, com condições especiais e subsídio de mais de 20% do governo”, explicou o governador Robinson Faria.

Planta mostra área onde devem ser construídas as casas e os apartamentos do Programa Moradia Cidadã Segurança, do governo do RN (Foto: Governo do RN/Divulgação)
Planta mostra área onde devem ser construídas as casas e os apartamentos do Programa Moradia Cidadã Segurança, do governo do RN (Foto: Governo do RN/Divulgação)

Localização
Os empreendimentos serão construídos no terreno onde hoje estão instalados o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Cavalaria e Canil da PM, que pertence ao governo do estado. A área fica na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal.

Ao todo, de acordo com o projeto, serão 396 unidades habitacionais de 67 m² e 176 apartamentos de 95 m², em um condomínio fechado, com vagas de garagem e áreas de lazer.

Imagem ilustrativa mostra como devem ficar os apartamentos a serem construídos  (Foto: Governo do RN/Divulgação)
Imagem ilustrativa mostra como devem ficar os apartamentos a serem construídos (Foto: Governo do RN/Divulgação)

Critérios
Para participar do programa, os servidores precisam estar em serviço ativo, possuir renda familiar bruta de até R$ 9 mil, não possuir imóvel e residir em área de risco ou possuir imóvel próprio localizado também em área de risco.

“Com essa ação, o governo mostra que está preocupado em oferecer melhores condições aos servidores da segurança, com moradias dignas e exclusivas para eles. Agradecemos o esforço e dedicação do governador e equipe”, ressaltou a secretária de Segurança Pública do RN, delegada Sheila Freitas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ladrões roubam R$ 7 mil em dinheiro e R$ 50 mil em joias na cidade de José da Penha-RN


Um homem teve grande prejuízo na sexta-feira(20) por volta das 13h em José da Penha-RN. Dois malévolos armados invadiram a residência em que ele mora, na Rua 13 de Maio, e levaram certa quantia em dinheiro e joias. 

Segundo informações eles subtraíram R$ 7 mil em dinheiro e diversas joias, avaliadas em cerca de R$ 50 mil. e fugiram em veículo corola de cor prata. 

A Polícia foi acionada realizou diligências mas ninguém foi preso e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Nosso Paraná
Leia Mais ››

Acidente com ônibus, carreta e caminhonete deixa mortos e feridos na BR-116, em Governador Valadares

Segundo os bombeiros, seis pessoas que estavam no ônibus morreram no local (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Segundo os bombeiros, seis pessoas que estavam no ônibus morreram no local (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Seis pessoas morreram em um acidente envolvendo uma caminhonete, uma carreta e um ônibus na BR-116, próximo a Governador Valadares, na madrugada desta segunda-feira (23). Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, 12 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital de Valadares; ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a caminhonete seguia sentido Valadares, invadiu a contramão e bateu de frente com a carreta, que seguia em direção a Teófilo Otoni. Com o impacto, o motorista da carreta perdeu o controle da direção e bateu no ônibus que estava atrás da caminhonete. O trânsito no local ficou totalmente interditado por cerca de quatro horas e já foi liberado. O acidente foi por volta da meia-noite.

Todos os mortos estavam no ônibus de turismo que havia sido fretado para levar um grupo de pessoas de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, para Belo Horizonte. A PRF informou que entre as vítimas estão duas idosas, de 76 e 75 anos, um estudante de 20 anos e um policial reformado, que não teve a idade divulgada. Os outros dois mortos ainda não foram identificados. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Valadares.

Três veículos se envolveram no acidente na BR-116 (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Três veículos se envolveram no acidente na BR-116 (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Os veículos foram removidos para o pátio credenciado. A carreta transportava tubos metálicos e o material ficou espalhado fora da pista.

O G1 entrou em contato com a empresa de turismo responsável pelo ônibus, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

O que 250 padres aprenderão em curso de exorcismo no Vaticano

Papa Francisco fala durante visita pastoral à igreja de San Paolo a Corviale, em Roma, em 15 de abril de 2018 (Foto: Remo Casilli/Reuters)
Papa Francisco fala durante visita pastoral à igreja de San Paolo a Corviale, em Roma, em 15 de abril de 2018 (Foto: Remo Casilli/Reuters)

O Vaticano acaba de abrir as portas para seu curso anual de exorcismo em meio a uma demanda crescente de comunidades católicas ao redor do mundo.

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demônios".

A prática é polêmica, em parte pela forma como é apresentado na cultura popular - particularmente, em filmes de terror. Mas também houve relatos de abusos cometidos em sessões de exorcismo em várias seitas religiosas diferentes.

O curso do Vaticano, com cerca de uma semana de duração, é denominado "Exorcismo e a Oração da Libertação" e começou a ser ministrado em 2005. Desde então, o número de alunos dobrou. O custo é de 300 euros (cerca de R$ 1,2 mil) e o currículo inclui abordagens da teologia, psicologia e antropologia.

Por que a demanda está aumentando?
Padres católicos de diversos países disseram à imprensa terem notado um aumento no número de fiéis relatando sinais de "possessão demoníaca".

No ano passado, o Papa Francisco disse a clérigos que eles "não deveriam hesitar" em encaminhar casos para exorcistas ao notarem "distúrbios espirituais genuínos".

Estima-se que meio milhão de pessoas busquem sessões de exorcismo a cada ano na Itália. Um relatório do centro de pesquisas cristão Theos afirmou, em 2017, que a prática está crescendo - em parte, pela expansão de igrejas pentecostais.


Algumas dioceses desenvolveram seus próprios cursos para atender à crescente demanda, como na Sicília (Itália), e na cidade americana de Chicago.

O padre americano Gary Thomas, que pratica exorcismos há 12 anos, diz que à medida que a sociedade passou a confiar mais em ciências sociais, caiu o número de igrejas que treinam exorcistas. Para ele, o declínio do cristianismo também abriu espaço a práticas supersticiosas.

Já Benigno Palilla, um padre italiano, disse ao portal Vatican News que a popularização de tarô e feitiçaria teria renovado a demanda para exorcismos.

No entanto, pouquíssimos casos realmente precisam do chamado exorcismo magno. Dos 180 casos que testemunhou, Thomas diz que apenas uma dezena precisou dessa modalidade, que necessita da aprovação de um bispo e envolve orações específicas.

Quando é que um exorcismo é autorizado?
Em 1999, a Igreja Católica fez a primeira grande atualização nas regras sobre exorcismo desde 1614, distinguindo a possessão demoníaca de doenças físicas e psicológicas.

Como consequência, o padre Thomas trabalha com um grupo de médicos, psicólogos e psiquiatras - todos católicos praticantes - para investigar a causa do sofrimento de uma pessoa antes de diagnosticar a possessão demoníaca.

Ele então tenta uma série de orações de esconjuro. Um exorcismo magno só ocorre como último recurso, diz o padre.

O que ocorre no exorcismo?
Em geral, o padre, pratica o ritual usando uma túnica branca de renda chamada sobrepeliz com uma estola roxa. A pessoa possuída pode ser atada, e água benta deve ser usada. O padre faz o sinal da cruz várias vezes em frente à pessoa ao longo do procedimento.

O padre convoca santos, reza e lê trechos da Bíblia nos quais Jesus expulsa demônios de pessoas.

Em nome de Jesus, ele pede ao demônio que se renda a Deus e vá embora, tantas vezes quanto necessário. Assim que o padre se convence de que o exorcismo funcionou, ele reza a Deus para que impeça o espírito maligno de importunar a pessoa afetada novamente, e que, em vez disso, a "bondade e paz do nosso Senhor Jesus Cristo" se apossem dela.


Quais são as críticas?
Há muitas críticas ao exorcismo e preocupações de que ele esteja sendo usado por sacerdotes religiosos para abusar de crianças e outras pessoas vulneráveis.

Houve casos de mortes em rituais associados ao exorcismo.

De maneira geral, há o risco de pessoas com doenças como epilepsia ou esquizofrenia serem erroneamente consideradas "possuídas" e, por isso, deixarem de receber tratamento médico adequado.

Em 2012, o governo britânico divulgou um plano nacional para prevenir o abuso de crianças em rituais religiosos.

No início de abril, um pastor evangélico em Santa Catarina foi preso, acusado de pedir que uma menina de 13 anos se fotografasse nua para que ele quebrasse uma maldição.

Fonte: G1
Leia Mais ››