segunda-feira, maio 13, 2013

Município de Itaú não receberá equipamentos para o Conselho Tutelar nesta 1ª Etapa.


carro conselho
O Município de Itaú não está incluso na relação de beneficiários que receberão os equipamentos para o conselho tutelar. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário confirmou agenda em Natal nesta sexta-feira (17), para solenidade de entrega de equipamentos para os conselhos tutelares de 62 municípios do Rio Grande do Norte, que foram beneficiados nessa primeira etapa. O evento será realizado às 15h, no auditório da reitoria da UFRN. Na ocasião, a Prefeitura de Natal assinará a adesão ao programa Viver Sem Limite do Governo Federal, que visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e reúne ações de 15 ministérios, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O plano conta com investimentos da ordem de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Os equipamentos para os conselhos tutelares foram adquiridos com recursos de emenda orçamentária da deputada Fátima Bezerra.  Cada um dos conselhos contemplados receberá um carro tipo Palio Weekend 1.6, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.

Lista dos conselhos beneficiados na 1ª etapa: Natal/ZS; Natal/ZN; Natal/ZO; Natal/ZL; Afonso Bezerra; Água Nova; Alexandria; Apodi; Areia Branca; Assú; Baía Formosa; Caiçara do Norte; Caicó; Campo Grande; Campo Redondo; Caraúbas; Carnaúba dos Dantas; Ceará-Mirim; Cerro-Corá; Currais Novos; Dr. Severiano; Equador; Florânia; Frutuoso Gomes; Ielmo Marinho; Ipanguaçú; Jaçanã; Janduís; Jardim Seridó; Jucurutu; Lagoa Salgada; Lajes; Lucrécia; Luiz Gomes; Macaíba; Macau; Messias Targino; Ouro Branco; Parelhas; Parnamirim; Patú; Pedra Grande; Pureza; Santana do Matos; Santana do Seridó; São Gonçalo do Amarante; São José de Mipibu; São Paulo Potengi; São Pedro; São Tomé; São Vicente; Senador Eloi de Souza; Serra do Mel; S erra Negra do Norte; Serrinha; Serrinha dos Pintos; Taipú; Tenente Laurentino; Timbaúba dos Batistas; Touros; Umarizal; e Upanema.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Projetos e requerimentos movimentaram sessão da Câmara Municipal de Itaú na última sexta.


Na 6ª sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itaú, ocorrida nesta sexta-feira (10), foi apresentado o Projeto de Lei 002/2013 de autoria do vereador Reikson Brasil, que diz respeito à licença maternidade e que o mesmo foi encaminhado às comissões para ser analisado na sessão extraordinária que ocorrerá nesta terça-feira, 14 de maio de 2013. Na ordem do dia estava o Projeto de Lei 001/2013, de iniciativa do vereador Gildo Pinheiro, que diz respeito à criação de internet para todos; requerimento de nº 11 de autoria do vereador Antônio Dias (Toiho Galego) solicitando do poder executivo, coleta de lixo no Assentamento Paraná; o requerimento de nº 12 de autoria do vereador Márcio Lima, requerendo do Secretário de Saúde Municipal, Ivan Fernandes, e do Prefeito Ciro Bezerra, providências quanto à incineração de lixo hospitalar e medicamentos vencidos na Maternidade Marcolino Bessa; e por fim o requerimento de nº 13, de autoria do vereador/presidente Paulo Moreira, requerendo do poder executivo, providências quanto à disponibilização de depósito (garagem) para guardar os carros pertencentes ao erário municipal.

O vereador Gildo Pinheiro apresentou o projeto internet para todos, solicitando instalação de pontos de acesso sem fio (wi-fi). Aproveitando que é de interesse do Governo Federal a inclusão digital o vereador aproveitou para mostrar os benefícios que a internet pode trazer aos munícipes, e o que é melhor, de forma gratuita, visando exemplos que surtem de maneira positiva em outros municípios que já disponibilizam o serviço; apontando ainda que a constituição Federal e Lei Orgânica Municipal, o projeto torna-se viável em razão de já está contemplado na lei orçamentária aprovada para o ano em curso.

Para que o projeto fosse colocado em votação, foi preciso a nomeação do vereador Jailson Brito, que minutos antes havia sido convidado a fazer parte da mesa como 2º secretário, para assumir a presidência da sessão, visto que, o vereador Paulo Moreira não pode comparecer, e Gildo Pinheiro, vice-presidente, e atual presidente da sessão, não podia colocar o projeto em votação, por ser autor do mesmo.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores com duas emendas modificativas, a primeira de autoria do vereador Ítalo Medeiros, solicitando a proibição de conteúdos impróprios (sites pornográficos) e a segunda emenda modificativa de autoria do vereador Márcia Lima exigindo a regulamentação do projeto até o fim do ano, visto que, existe dotação orçamentária.

Todos os vereadores parabenizaram a iniciativa do vereador Gildo, que há anos vem lutando para tornar esse projeto em realidade, inclusive sendo lembrando pelos colegas, que é uma promessa de campanha.

O requerimento de Antônio Dias, o Toiho Galego, solicitando do Sr. Prefeito Ciro Bezerra e o secretário de Saúde, Ivan Fernandes, a coleta do lixo no Assentamento Paraná, pois o mesmo se disse preocupado com o bem estar da população, porque o lixo pode causar danos a população, além do risco de contaminação do solo, devido o acumulo de detritos no referido assentamento, além de causar infestação de insetos peçonhentos e as chuvas que arrastam vários produtos que possam contaminar o solo.

Esse projeto também foi aprovado por todos os membros da casa, que em suas explicações enalteceram a iniciativa do vereador em está contribuindo como bem estar de todos os assentados.

O requerimento impetrado pelo vereador Márcio Lima foi o que mais gerou discussão na tribuna, visto que o mesmo apesar de estar caminhando de encontro ao do vereador Toinho Galego, é visto com mais atenção, devido à gravidade do problema que tem gerado uma guerra entre os moradores vizinhos ao hospital maternidade. Márcio Lima exigiu da Prefeitura e do Secretário de Saúde (Ivan Fernandes) providências quanto à incineração do lixo hospitalar e medicamentos vencidos nos fundos da Maternidade Marcolino Bessa.

O vereador se disse preocupado com a saúde da população do município, quando é feito a incineração dos medicamentos de forma inadequada, além de apontar vários problemas causados com ação, que é feita de maneira despreparada, sem nenhum cuidado, mostrando que o poder executivo, assim como o secretário de saúde, estão colocando em risco a saudade das pessoas. Mostrando em seu requerimento que para esse tipo de prática (incineração) é recomendado que exista um local afastado da cidade com forno e alta temperatura e local longe de mananciais de água, plantações e animais, além de pessoal qualificado para destinação da incineração. Alegando o descumprimento da lei por parte do município de Itaú-RN.

Ao ser colocado em votação para aprovação dos vereadores, Reikson Brasil aprovou, assim como os demais, e chamou atenção dos colegas para a gravidade da situação enfrentada pelo município, classificando o quadro como gravíssimo, apontado que esse tipo de material deveria ser recolhido por uma equipe autorizada, além de total cuidado para não haver contato com pessoas e até mesmo o solo e os mananciais do município.

Reikson também chamou atenção da vigilância sanitária municipal, que tem feito vista grossa diante do fato, visto que, a população tem reclamado bastante e nada tem sido feito.

Inclusive, a nossa redação, já havia recebido algumas reclamações de moradores a respeito do caso, porém visando a abertura que o Prefeito Ciro Bezerra tem dado a população, pedimos à autora que primeiramente procurasse o prefeito e caso ele não encontrasse uma solução, voltasse a nos procurar para fazer uma denúncia, para obtermos resultado satisfatório. A moradora alega que a fumaça gerada com a incineração tem causado problemas de saúde nas crianças que sofrem com problemas respiratórios, sem contar os prejuízos causados a comunidade em geral e até o presente momento a reportagem não foi contatada.

Por último, o requerimento do vereador/presidente Paulo Moreira, pedindo providências do poder executivo a disponibilização de depósito/garagem, para os veículos qe se encontram estacionados em frente a Câmara Municipal, pois os mesmos estão ao relento, podendo serem danificados pelo tempo, ou até mesmo motivo de vandalismo, causando prejuízos aos cofres públicos.

Assim como os outros requerimentos, ao ser colocado em votação foi aprovado por unanimidade pela casa, gerando elogios por parte dos parlamentares pelas iniciativas apresentadas durante a sessão da última sexta-feira, 10 de maio de 2013.

Um momento muito esperado nas sessões realizadas pela câmara dos vereadores são as explicações pessoais, onde cada vereador tem a oportunidade de se expressar, elogiando ou criticando as ações realizadas por cada um deles. O vereador Antônio Dias, aproveitou a oportunidade para agradecer e explanar mais sobre o requerimento da coleta do lixo no Assentamento Paraná, além de elogiar a iniciativa dos demais colegas pelos requerimentos e projetos aprovados.

Em seguida o vereador Jailson Brito parabenizou a todos, em especial o vereador Márcio Lima pelo projeto de incineração de material hospitalar, apoiando a iniciativa e reconhecendo a grávida da situação, por ter vivido de perto, quando fez parte do quadro de funcionários da Maternidade Marcolino Bessa, confirmando a denúncia apresentada; finalizando suas palavras se direcionou em especial ao prefeito municipal Ciro Bezerra que caso quisesse enviar projetos para solucionar o problema, eles (vereadores) estavam ali para cooperar.

Já Reikson Brasil, não pensou diferente. Parabenizou o projeto do vereador Márcio Lima, principalmente por fazer parte do quadro da saúde, conhece a gravidade e se diz preocupado com a situação, pois não sabe precisar ao certo, quanto tempo esse malefício está sendo jogado ao ar livre, prejudicando a população itauense, em particular os moradores mais próximos que são atingidos de forma direta. Encerrou suas palavras parabenizando os demais colegas vereadores pelos projetos encaminhados ao poder executivo.

Ítalo Medeiros não fez diferente, parabenizou a todos pelos projetos colocados na câmara, dando destaque em especial ao tema lixo, porque o mesmo, a uns 3 a 4 anos atrás, fez um levantamento na cidade de Apodi com a parceria da Prefeitura Municipal de Itaú sobre a coleta seletiva do lixo, observando as corres que foram adotas para a coleta do lixo, e a prefeitura de Apodi fez uma divulgação com incentivo, como forma de educar os moradores em separar o lixo.

Mas o que chamou a atenção do vereador foi quando pensou em dar entrada no projeto; surgiu uma associação na cidade com o mesmo objetivo, sendo impedido de seguir o projeto, pois o mesmo acreditava que após uma grande manifestação a coisa aconteceria, porém morreu na praia, sem nenhuma explicação, apontando o Professor Márcio Melo como participante da mesma pedindo algumas explicações.

O professor tentou eximir a culpa do naufrágio do projeto, colocando em pauta burocracias do governo federal e problemas internos da associação ASCAP (associação dos catadores de lixo do município de Itaú). Mesmo assim parece que a iniciativa não está de toda perdida, pois o Professor apresentou estatísticas convincentes à casa legislativa, demonstrando ser possível a concretização do projeto.

Os vereadores pediram empenho por parte do professor para que seguisse com o projeto, pois teria apoio total da Câmara Municipal.

Assim como destacou o vereador Ítalo Medeiros o projeto foi apresentado à população itauense com bastante empenho, com soluções para a coleta e de lixo e promessas de novas medidas, mas de maneira inexplicável, o projeto naufragou sem ao menos sair do papel. E o que é pior, os responsáveis nem se quer tomaram o cuidado de apresentar os motivos do fiasco do projeto. Lamentável!

O assessor jurídico da câmara municipal aproveitou a pauta para mostrar iniciativas que deram certo em outros países que estão sendo trazidas para a cidade de Santa Cruz aqui no Rio Grande do Norte, o projeto refere-se ao reaproveitamento do lixo, sendo mantedor total da economia local. Destacando que pequenas atitudes podem mudar o destino do município. Sugerindo uma audiência pública para debater o assunto.

O vereador parabenizou todos os requerimentos, destacando em especial o projeto de internet para todos, que é uma necessidade impetrada pela era tecnológica, alertando para os equilíbrios e limitações, como em sua emenda modificativa, a proibição de artigos destrutivos, como é o caso da pornografia.

Um fato curioso aconteceu quando o vereador disse que iria encerrar suas palavras, mas teria que fazer uma solicitação e dizendo-se sem jeito e cabisbaixo em pedir explicações sobre as metas e perspectivas da secretaria de agricultura. Lembrando que o agricultor, o comerciante, vive de oportunidades, e a oportunidade do agricultor era aquela, em que a chuva chegava, e queria saber sobre o corte de terra, a distribuição de sementes e o descaso da secretaria em não demonstrar interesse em pelo menos dar justificativas a população itauense. Exigindo explicações a respeito dos veículos parados em frente a Câmara Municipal, caracterizando como uma exposição, questionando se era para tirar uma foto.

O vereador Jailson Brito ainda perdeu tempo querendo explicar ao nobre vereador, apresentando porque os veículos estavam ali.

Digo perdendo tempo por quê?

A missão de um vereador é fiscalizar, porém parece que o vereador não tem buscado ficar informado do que está acontecendo no município. Salvo me engano esse assunto foi tratado no programa do poder executivo “Itaú Agora” onde o prefeito responde perguntas da população e a resposta que o vereador exigiu foi apresentada no programa. Em relação à secretaria de Agricultara digo que na gestão do Prefeito, talvez seja a mais desarticulada.

É perceptível que outras secretarias municipais tem se esforçado ao máximo em divulgar as ações, os benefícios para o povo, e cada uma, tenta levar essa informação de maneira satisfatória a todos os cidadãos. Porém, não é isso que eu, redator deste espaço, vejo a secretaria de agricultura fazer. Dou ainda uma sugestão ao Sr. Prefeito Ciro Bezerra, para que em seu governo sejam traçadas prioridades, principalmente no que se diz respeito ao agricultor, pelo que se vê no município de Itaú, esses benefícios atingem apenas uma pequena minoria, e quando acontece são para agricultores que não precisam das referidas ações.

Quanto à distribuição de sementes foi também uma ação mal executada pela secretaria, que usou empecilhos de burocracias interna para justiçar a falha na distribuição, apontada no programa “Itaú Agora” e pelo vereador Toinho Galego. Como disse o vereador Ítalo Medeiros em relação ao lixo, são ações fáceis que mal executadas complicam e impedem o sucesso.

Com isso não quero criticar aqui os vereadores ou o prefeito Ciro Bezerra, pelo contrário, o meu objetivo é fazer com que não percamos tempo com coisas simples, sendo que o município precisa de ações urgentes, ou seja, ao invés de querermos explicações desnecessárias que possamos unir as mãos e fazer como disse um participante da plenária, Leodécio, ir de encontro às empresas ganhadoras das licitações, caixa econômica, enfim, ir no foco real do problema, ao invés de se perder tempo em discussões, que ao invés de resolver o problema acarretarão o prolongamento da ação, prejudicando a população itauense, que são aqueles que os nobres vereadores e prefeito tanto dizem defenderem.

Algo importante que foi dito pelo Vereador Márcio Lima merece destaque quando disse que quando esteve na posse, fez referência de que a oposição acabaria quando os projetos seriam de beneficio a população itauense, parabenizando os demais colega pelos projetos apresentados, chamando a atenção do poder executivo, legislativo, membro da associação CAPS, para haver um empenho maior em relação à associação na execução do projeto, que seria de muita utilidade para o município.

Márcio Lima ainda afirmou que a questão da incineração do lixo hospitalar não é uma questão de agora, mas que já perdura por muito tempo e que é de conhecimento do secretário, faltando apenas bom senso por parte do mesmo. Causando prejuízos os munícipes.

O vereador Márcio Lima parabenizou todos pelos projetos apresentados, que foram de suma importância, dizendo ele que parabenizou o prefeito quando ele conseguiu os equipamentos e que parabenizará fortemente quando ver as máquinas em pleno funcionamento.

Márcio Lima ainda relembrou a Parada Nacional dos Professores, fazendo um breve relato para os demais colegas, do que aconteceu naquele dia, visto que os mesmos não comparecem a manifestação em apoio aos professores, exceto o próprio Márcio e Ítalo Medeiros, que marcaram presença no manifesto. Cobrou ainda sobre a distribuição de medicamentos, pois o mesmo tem recebido muitas reclamações pela falta de medicamentos; cobrando ainda a aquisição de mais uma ambulância para os municípios, visto que demanda tem crescido e um único veículo não tem capacidade de dar suporte a um município em crescimento.  

Um fato inesperado e inusitado aconteceu quando o vereador Márcio Lima ia encerrar suas palavras, ao qual faz um pedido, em especial ao presidente, que no momento Paulo Moreira era substituído pelo vereador Gildo Pinheiro, para quando acontecer uma reunião das comissões estabeleça uma regra para que se obedeça à palavra dos colegas, para poder se escutar.

O fato do pedido originou-se devido uma discussão entre o vereador Marcio Lima e Alex Brasil, na sala da presidência no momento em que formavam as comissões. Dizendo experiente, disse até entender a falta de inexperiência do vereador Alex Brasil, quando se exaltou. Pedindo ao vereador para ter mais postura, classe, na forma de agir, e levantar-se. Pois seu intuito não era humilhar ninguém.

Usando a educação que teve em casa, pois assim se expressou Alex, rebateu as acusações do colega vereador, dizendo que para respeitar, primeiro, é preciso ser respeitado. E que se o vereador quisesse levar pelo lado pessoal fosse resolver questões pessoais do lado de fora da casa legislativa. Justificando o ato de ter se levantado, não foi por grosseria, mas para ficar a altura do vereador e não como um ato de violência como expressou. Márcio Lima retrucou a informação do vereador, quando o mesmo afirmou que ele o tinha mandado calar a boca. Segundo ele disse o seguinte: “quando, uma pessoa não tiver capacidade pra conversar, discutir o assunto, fique calada, é muito diferente, de eu dizer cale sua boca!”. Os ânimos foram acalmados quando o vereador Marcio Lima tentou mostrar ser experiente, dizendo que esta ali não para atrapalhar, mas com sua experiência quer ajudar, e não sabe como o projeto que vem do poder executivo possa vir com erros grosseiros, apontando como uma cópia de outros municípios.

Gildo Pinheiro encerrou a cessão agradecendo a todos os colegas pelos projetos e agradeceu aos vereadores por terem aprovado o seu projeto de internet para todos. Fazendo um breve relato de todos os acontecimentos do dia.

Não poderia também deixar de parabenizar todos os vereadores, a pesar dos pesares, pois aos nossos olhos, ou seja, da comunidade, os vereadores estão buscando um bem comum.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Dia das Mães em Itaú e comemorado com muitas festividades


A Prefeitura Municipal de Itaú realizou neste dia das mães, domingo, 12 de maio, ama das maiores festa já vista no município. Com uma programação atrativa as comemorações iniciaram já na sexta-feira 10, com um dia de cidadania, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queirós.

As mães tinham a oportunidade de sair da escola totalmente produzidas, porque os funcionários das escolas municipais, com o apoio da sociedade tornaram o evento um grande sucesso. (relembre aqui)

Dando continuidade neste domingo, foi ao ar uma edição especial do Programa ”Itaú Agora” reunindo várias mães da comunidade, classificando-as por categoria. Foi aberto um diálogo entre as mães, além de receber a participação das mães itauenses ao pelo telefone ao vivo.

Phabiano Santos, assessor de comunicação da prefeitura, conduziu o programa interagindo com as mães, ao qual se impressionou com a quantidade de filho tido por Dona Guiomar, mãe essa que deste cedo, aos 12 anos, teve seu primeiro filho, dos 29 que viriam, demonstrando verdadeiro exemplo de vida, que soube criar e educar cada um deles.

O Programa também contou com a participação do Prefeito Municipal, Ciro Bezerra, sua esposa e secretária de Ação social, Jaíra Nery, a professora Socorro Maia, Mariinha, que também é vista como mãe exemplar, que mesmo não podendo ter filhos, resolveu adotar um. Além da participação dos ouvintes de várias partes da comunidade, parabenizado todas as mães.


Esse momento foi de suma importância, visto que, a Sra. Guiomar se emocionou (no clube ACRI) ao relatar todo esse dia vivenciado por ela, inclusive pelo fato de morar próximo ao estúdio da Rádio e não imaginava que aquele prédio fosse tão bonito.

No início da noite a programação continuou nas dependências do Clube ACRI, dando início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco Francisco das Chagas, em seguida houve homenagens para todas as mães e em especial as que foram contempladas no programa “Itaú Agora” sendo agraciadas com um presente destinadas a elas.

Após a missa, houve apresentação da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes. O prefeito Ciro Bezerra fez o discurso de abertura que logo em seguida presenteou as mães convidadas. Jaíra também de deixou sua mensagem e o vice prefeito Paulo César que parabenizou todas as mães pelo seu dia.









O evento chegou a término após a distribuição do presente e um lanche para todas as mães. Onde destacamos aqui o apoio da Polícia Militar que deu todo suporte na segurança do evento, sd. Magnaldo e Sd. Geovani.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Não sendo mais utilizados, orelhões darão acesso à internet wi-fi


No Rio Grande do Norte existem 15 mil telefones públicos instalados, sendo quase seis mil em Natal. Os números são da Oi, empresa que monitora os 700 mil orelhões no Brasil.
A operadora registrou queda de 92% do consumo de créditos em orelhões, mostrando que o uso do orelhão é esporádico. Para a empresa, isso se deve facilidade da compra de celulares pré-pagos, “com o aumento da agressividade de ofertas”.
Para resgatar, de alguma forma, a utilização do telefone público a Oi testa telefones de uso público (TUP) que dará acesso a internet por wi-fi. A estratégia faz parte da rede Oi WiFi com o objetivo de atender a demanda crescente de acesso à internet por smartphone e tablets.
O primeiro teste acontece em Florianópolis, com parceria com a prefeitura da capital catarinense.
“Usuários do Brasil e do exterior, clientes de qualquer operadora, que tenham um dispositivo compatível com tecnologia wi-fi, poderão se conectar à internet gratuitamente, desde que estejam num raio de 50 metros dos aparelhos, aproximadamente”, fala.
A previsão da Oi é que sejam instalados em 2013 mais de um mil TUPs wi-fi nas principais capitais brasileiras.

Reprodução Cidade News Itaú via Cassinho Morais
Leia Mais ››

Homem é detido após abusar e matar pavão de estimação


Homem é detido após abusar e matar  pavão de estimação
Um homem identificado como David Beckman foi detido na cidade de Roselle, em Illinois, acusado de abusar sexualmente e matar seu pavão de estimação. O norte-americano de 63 anos já estava sendo investigado após tentar aliciar uma criança entre 13 e 17 anos.
De acordo com a imprensa local, a polícia não deu informações sobre qualquer tipo de ligação entre os dois casos envolvendo Beckman. O pavão, conhecido como Phyl, foi encontrado morto na garagem do homem no último dia 28 de abril.

Segundo a polícia, o animal havia sido visto com vida poucos dias antes.  O norte-americano já possui diversas passagens pela polícia por roubo de bateria, porte ilegal de maconha e por praticar ameaças via telefone.

Beckman permaneceu detido na delegacia da pequena cidade até a última sexta, foi solto após pagar uma fiança de US$ 10 mil e será julgado no próximo dia 12 de junho.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mais de 216 mil agricultores podem liquidar suas dívidas com até 85% de desconto


Mais de 216 mil agricultores familiares afetados pela estiagem podem liquidar suas dívidas junto ao Banco do Nordeste com até 85% de desconto. O benefício está previsto na Lei 12.249 e contempla produtores rurais que possuem financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), exceto os do Grupo B.

As condições estabelecidas pelo Artigo 70-A, recém-incluído à Lei, são válidas para liquidação de dívidas de até R$ 35 mil, contratadas até 30 de dezembro de 2006.

O Banco do Nordeste recomenda que os clientes que desejam regularizar sua situação procurem sua Agência de relacionamento para verificar como sua operação está enquadrada.

Mais informações sobre condições de renegociação podem ser obtidas por meio da Central de Orientação ao Cliente do Banco do Nordeste: 4020-0004 ou 0800 033 0004.

Por Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tratamento de lixo de Santa Cruz poderá seguir padrão da Indonésia


lixo santa cruz
Os especialistas suecos Jessica Magnusson, gerente de Mercado Emergentes e membro do Instituto Técnico de Pesquisa de Borás (Suécia), e Tony Zetterfeldt, Diretor Executivo da BIOGÁS System Nordic AB, chegaram ontem ao Rio Grande do Norte. Hoje, eles foram a Santa Cruz, onde iniciam os estudos de viabilidade técnica para a implantação de uma usina de tratamento de lixo naquele município. Inicialmente, a ideia é fazer com que o equipamento seja utilizado por um consórcio formado pelos 11 municípios da região do Trairi.

Caso a usina de tratamento de lixo venha a ser implantada em Santa Cruz, esta deverá seguir os moldes de equipamento semelhante, já existente na Indonésia. De acordo com a pesquisadora Jessica Magnusson, a realidade santacruzense se assemelha ao que foi encontrado naquele país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália e onde já existe um ‘case’ de sucesso nessa área.

Os visitantes suecos tiveram como primeiro compromisso uma visita técnica ao ‘lixão’ de Santa Cruz. A princípio, ficou definido que o modelo de tratamento de lixo mais indicado para Santa Cruz, é o baseado na produção de biogás.

Os especialistas suecos estão no Rio Grande do Norte a convite do deputado estadual Tomba Farias, que há alguns meses visitou, na cidade de Borás, na Suécia, o ‘case’ de sucesso envolvendo a reciclagem de resíduos. Agora pela amanhã, os visitantes participam ainda de uma Audiência Pública realizada no teatro Candinha Bezerra, com a presença de prefeitos e lideranças políticas.

O cenário do “lixão” de Santa Cruz, onde os suecos estiveram na manhã de hoje, não surpreendeu os visitantes, por assemelha-se a realidade existente no Marrocos e nos países do Norte da África. Os especialistas verificaram que as condições locais são favoráveis a realização de um trabalho de reciclagem de resíduos sólidos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Juiz defere liminar e policiais militares voltam a delegacia em Pau dos Ferros


O juiz da Vara Criminal de Pau dos Ferros, Rivaldo Pereira Neto, deferiu pedido de liminar e determinou, de imediato, que o Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Comando Geral da Polícia Militar, lote novamente oito policiais militares, que prestavam serviços na Delegacia Regional de Pau dos Ferros, até que haja a convocação de policiais civis concursados ou remanejamento de outros do próprio quadro.

Os PMs já trabalhavam na 4ª DRPC e no último dia 2 de maio foi emitido um boletim mantendo-os por mais dois anos. Porém, no último dia 8, o Comando Geral da PM determinou que esses policiais retornassem para o 7º BPM de Pau dos Ferros. Isso aconteceu também nos municípios de Alexandria e Patu. Como consequência, 39 cidades teriam que lavrar os flagrante – após as 18h e durante finais de semana – em Mossoró, pois as Delegacias desses municípios ficariam fechadas por falta de efetivo.

Visando o imediato retorno de policiais militares para Delegacia Regional de Pau dos Ferros uma advogada entrou com ação popular alegando que diversos policiais militares, já há alguns anos, estão cedidos à Delegacia em razão da completa ausência de policiais civis para prestarem serviços. E que tal situação está confirmada, pelo fechamento da Delegacia Regional no período noturno e nos fins de semana, pois conta com apenas três policiais civis e um delegado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

DETRAN AS MOSCAS O QUE ESTAVA PESSIMO SO TENDE A PIORAR


Como se não bastasse a saga dos usuarios que nescessitam dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN) os servidores iniciaram uma paralisação a partir desta segunda-feira(13), por tempo indeterminado.,ora se antes da greve um cidadão que necessitasse de tirar sua CNH dando entrada no mes de maio o exame psicotecnico so seria realizado no mes de setembro imagine como vai ficar depois da greve.
Como se não bastasse os problemas ja existentes após a operação cangueiro,algum tecnocrata inteligente do DETRAN RN determinou que o processo para obtenção da CNH passaria a ter apenas um ano de validade enquanto nos outros estados esse prazo e de cinco anos prejudicando mais ainda a vida do cidadão que após dar entrada no processo ja perde seis meses somente esperando a realização dos primeiros exames, ja existem casos de usuarios que passaram em concursos que ou que por motivo de emprego estão procurando os estados do Ceara ou Paraiba para obter o documento.
Lamentavel e vergonhoso para o Rio Grande do Norte.

Sobre a greve
A decisão foi confirmada por Nilson Bezerra, diretor jurídico do Sindicato dos Servidores de Administração Indireta (Sinai-RN). Entre as principais reivindicações, reajustes salariais, especialmente sob cumprimento de plano e carreira, que não estaria sendo cumprido, inclusive, para os aprovados os 280 aprovados no último concurso, e que não recebem os vencimentos de acordo com o edital do certame. “O descaso do Governo com a categoria é total. Os funcionários aguardam as promoções que deveriam ser realizadas a partir de 2004, com a lei 8.014, mas a assinatura foi retida, assim como nos anos de 2010, 2011, 2012 e no decorrer deste quadrimestre. Recentemente, sentamos duas vezes com eles na esperança do acordo, mas nada foi feito de concreto. Acabou nosso limite”, disse Nilson Bezerra. O diretor jurídico do Sinai ainda disse que um levantamento feito de janeiro a abril deste ano mostra que foi arrecadado mais de R$ 10,5 milhões. “Esse saldo seria suficiente para atender as reivindicações da categoria, mas esse dinheiro não se investe no órgão e seus servidores”, finalizou.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Acusado de homicídio dentro da CPAMN é absolvido por Conselho de Sentença


O Tribunal do Júri Popular (TJP) julgou hoje agricultor Antônio Marcos de Oliveira, conhecido por Nêgo, de 43 anos, pelo assassinato de José Alexandre de Melo, o Itaú, a mando de Osvando Neves da Silva, o Caçador, em fevereiro de 2003, no interior do Centro Penal Agrícola Doutor Mário Negócio (CPAMN), em Mossoró.


 O réu foi absolvido. 

 O julgamento teve início às 9h no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, no Centro de Mossoró, sob a presidência do juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros. O Conselho de Sentença foi formado (sorteio) por 4 homens e três mulheres. Na acusação, funcionou o promotor de justiça Armando Lúcio Ribeiro e na defesa os advogados José Galdino da Costa e Abraão Dutra.

 Depoimento 
 O réu disse que não matou Itaú. Admitiu que estava preso na CPAMN por ter matado a facada um primo (condenação de 12 anos – termina no próximo mês de julho) e que conhecia a vítima e não tinha motivo para matar. Afirmou que dividia a comida dele com Itaú as vezes A informação que ele tinha na época é que Itaú havia fugido, mas que depois encontraram o corpo enterrado numa cova ao lado da penitenciária.

 Denúncia do promotor 
 O promotor Armando Lúcio Ribeiro denunciou o réu por homicídio qualificado. Disse que o réu fez o crime juntamente com Massilon a mando de Caçador, que controlava o tráfico de drogas e também um dos pavilhões do estabelecimento prisional. Itaú teria sido morto por que Caçador desconfiou que ele havia sido dedurado por ele e o mandou matar.

 Defesa dos advogados 
 Os advogados José Galdino da Costa e Abraão Dutra destacaram que no processo não existe qualquer prova ou testemunha afirmando que foi a vítima e acusados estavam presos CPMN na época do crime. Afirmaram, com base no depoimento de um preso chamado Viriato a imprensa em abril de 2003, que quem havia matado Itaú e enterrado havia sido ‘Velho da Picada’ e Massilon. Os advogados lembraram que outro preso chamado ‘Assuzinho’ também havia sido denunciado pelo mesmo crime, só que em outro processo. Concluíram dizendo que o réu não bebe, não fuma, não joga e está reintegrado a sociedade. Após os debates, o juiz Vagnos Kelly convidou o Conselho de Sentença a Sala Secreta, onde decidiram pela absolvição do réu. 

Julgamento da terça-feira 
 Nesta teça-feira, dia 14, será julgado Francisco Alex Pereira e Silas Domingos de Oliveira, pela morte Raílton Faustino Filgueira, ocorrida no dia 8 de junho de 2007 no bairro Aeroporto II. Segundo a denúncia, Alex teria trocado tapas com Raílton, que estava bêbado. Daí, Silas sacou uma arma e atirou uma única vez em Railton. Acusação será feita pelo promotor Armando Lúcio Ribeiro e a defesa do réu Alex por José Galdino e Abraão Dutra e a defesa do réu Silas pelo advogado Gilmar Fernandes. O julgamento começa às 9h e será presidido pelo juiz Jussier Barbalho.

Reprodução Cdiade News Itaú via Cesar Alves
Leia Mais ››

Adolescentes assaltam relojoaria de shopping em Natal, diz polícia


Duas adolescentes assaltaram uma relojoaria de um shopping de Natal na tarde desta segunda-feira (13). Informações iniciais repassadas pela Polícia Militar dão conta que uma caixa de sapato foi deixada no local pelas duas suspeitas, que fugiram levando produtos da loja. A área foi isolada e o Esquadrão Anti-Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado.

A capitã Georgia Câmara, da assessoria de imprensa da PM, informa que o crime ocorreu por volta das 17h40. Uma das adolescentes vestia a farda de uma escola de Natal e outra utilizava uma camisa verde, segundo as primeiras informações recebidas pela polícia. De acordo com a capitã Georgia, as duas chegaram à relojoaria se passando por clientes e anunciaram o assalto em seguida.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Manifestantes do MST liberam RN-160 após seis horas de bloqueio


Depois de seis horas bloqueando a RN-160, manifestantes do Movimento dos Sem Terra (MST) liberaram a rodovia estadual na tarde desta segunda-feira (13) no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, a retirada foi pacífica. Os integrantes do MST protestavam contra uma decisão judicial para a liberação de um terreno no distrito de Serrinha, onde as famílias estão acampadas a cerca de um ano, segundo informou o secretário municipal de Defesa Social, João Eider Furtado.

A RN-160 permaneceu bloqueada entre as 11h30 e 17h30. O comandante da Companhia Independente da PM de São Gonçalo do Amarante, capitão Ivson Lima de Araújo, informou que a própria polícia retirou os pneus utilizados pelos manifestantes para bloquear a pista. Mais cedo, o secretário João Eider Furtado explicou ao G1 que os integrantes do MST queriam uma reunião com o juiz. "Isso não depende de nós", afirma Furtado.

De acordo com o secretário de Defesa Social, o prazo dado pela Justiça para que os acampados deixassem o terreno acaba nesta terça-feira (14). “É uma área particular que já vinha em litígio”, ressaltou. O capitão Ivson Lima de Araújo, estima que participaram do protesto entre 200 e 300 pessoas. O oficial revela que pneus foram queimados durante a manifestação. Vários caminhões se aglomeraram nas imediações do trecho bloqueado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em Natal, Valcke elogia: ‘Satisfação ver o projeto dentro do cronograma’


Jérôme Valcke elogia avnaço nas obras da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Tiago Menezes)Jérôme Valcke elogia avanço nas obras da Arena
das Dunas, em Natal (Foto: Tiago Menezes)
Depois de 11 meses, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltou às obras de construção da Arena das Dunas, em Natal. Ao lado dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL), e de Luis Fernandes, do Ministério dos Esportes, o francês visitou o local na manhã desta segunda-feira e gostou do que viu. Segundo o dirigente, é importante saber que o projeto está dentro do cronograma e que tudo ficará pronto para ser testado antes da Copa do Mundo.
- É uma grande satisfação estar aqui. Sinto muito pela correria, mas queria agradecer pelo empenho de todos. Sabem que o estádio deve ser entregue no fim do ano e as obras de mobilidade em maio para que sejam testados. Três eventos-testes devem ser feitos em Natal. Estão construindo um belíssimo estádio. Os jogos aqui são importantes e é uma satisfação ver o projeto dentro do cronograma - elogiou Valcke.
A Arena das Dunas entra em um ritmo acelerado para ser entregue em perfeitas condições até dezembro. Na última semana, o consórcio responsável pela obra divulgou que o estádio atingiu 66,18% de conclusão. Para junho está prevista a instalação da cobertura metálica. Nessa etapa, os atuais guindastes serão desmontados e acrescidos de outras ferramentas para atuarem na execução das tarefas.
- É um momento muito importante porque evidencia que Natal vai promover também uma Copa do Mundo.  Melhora a nossa autoestima. Aproveitamos para dizer que não mediremos esforços para fazer com que esse evento deixe aqui um grande legado, principalmente nas obras de infraestrutura. Não tivemos atrás um momento tão importante como esse e dificilmente teremos outro. Temos consciência dessa responsabilidade – disse o prefeito, Carlos Eduardo.
Assim como fez na Arena Pernambuco e no Mineirão, o dirigente entregou ingressos simbólicos para distribuir para os representantes dos operários dos respectivos estádios. A Fifa vai doar para os trabalhadores de cada uma das 12 arenas da Copa do Mundo de 2014 duas entradas para o primeiro jogo do estádio em que eles trabalharam.

Jérôme Valcke, Ronaldo, Bebeto elogiaram as obras da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Tiago Menezes)

Na manhã de terça, Jérôme Valcke visita as obras de reforma do Estádio Nacional de Brasília. Logo depois, ele desembarca no Rio de Janeiro para conhecer o novo Maracanã na quarta.
Arena das Dunas acelera os trabalhos
O estádio da capital potiguar terá capacidade para 43 mil torcedores, sendo 10 mil assentos removíveis. O investimento na construção da nova arena, que tomou o lugar do antigo “Machadão”, demolido, será de R$ R$ 417 milhões. A infraestrutura inclui mais de 2.600 vagas de estacionamento, dois placares eletrônicos, sistema de sonorização, 23 áreas para concessão de alimentos e bebidas, espaço VIP com lounges de hospitalidade, 40 camarotes com banheiro exclusivo, vestiários, centro de mídia e TV, áreas para restaurante, academia e espaços comerciais.
A Arena das Dunas será palco de quatro partidas na Copa do Mundo de 2014, todas válidas pela primeira fase do torneio. O quarto jogo na arena é o que promete atrair mais atenções. Em campo estará o cabeça de chave D1, disputando a última rodada do grupo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PMDB vai acompanhar oposição para obstruir votação da MP dos Portos


O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante sessão na Câmara dos Deputados
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), afirmou nesta segunda-feira (13) que orientará a sua bancada - a segunda maior da base governista na Casa Legislativa - a não votar hoje a MP (medida provisória) que trata do marco regulatório do setor portuário. 

"Minha orientação hoje será a de não votar hoje. Amanhã, nós vamos votar sem qualquer tipo de obstrução e vamos ter uma orientação para cada tipo destaque de acordo com seu conteúdo", resumiu o deputado. 

"Eu não estou fazendo posição solo. Eu levei à minha bancada na semana passada a posição que está sendo adotada. A decisão não foi uma posição do deputado Eduardo Cunha, foi da bancada do PMDB", completou.  

Desde o fim da semana passada, dois dos três partidos da oposição ao governo Dilma no Congresso (DEM e MD) afirmaram que iriam obstruir - tentar a adiar a votação da matéria marcada para noite de hoje - até que sejam apuradas denúncias de irregularidades levantadas pelo deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), durante a votação na semana passada. O PSDB ainda não havia se posicionado quanto ao tema.

Cunha condenou as críticas recebidas por integrantes do Planalto e parlamentares da base aliada governista contra a proposta apresentada por ele no plenário que altera o texto aprovado na comissão especial. 

"Se a gente permitir discordar de um detalhe, a gente pode estar dificultando o governo? Isso me parece um julgamento um pouco meio fascista. Às vezes, se colocam as pessoas como se bem está de um lado e quem discorde de um lado passa a estar com o mal. Não é bem assim que as coisas funcionam. Eu posso estar certo em uma coisa e errado em outra coisa. Assim como o governo pode estar certo ou errado em alguma coisa", argumentou.  

"No programa de aliança do PMDB com o PT não fazia parte que nós tínhamos que concordar na integralidade com todos os textos", destacou o deputado. 

De manhã, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, coordenou uma reunião com diversos ministros para orientá-los a promover encontros com as respectivas bancadas partidárias no Congresso, na tentativa de assegurar a votação da medida provisória.

"Nós confiamos no Congresso Nacional. O governo não tem plano B nem C. Vamos confiar até o último minuto", disse o ministro, da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, após o encontro.

O prazo para votar a proposta na Câmara e no Senado se encerra na quinta-feira(16) e o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocou sessão para esta segunda-feira para que os deputados debatam a proposta.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Palmeiras acerta contratação do zagueiro Tiago Alves


Tiago Alves Palmeiras treino (Foto: Gustavo Serbonchini)
O Palmeiras acertou nesta segunda-feira a contratação do zagueiro Tiago Alves, um dos destaques do Mogi Mirim no Campeonato Paulista. O jogador de 28 anos foi aprovado nos exames médicos e firmou contrato até 31 de dezembro de 2015.
Capitão do Mogi e autor de quatro gols no torneio estadual, Tiago Alves se disse feliz por ter assinado com o Palmeiras.
- É a oportunidade da minha vida. Sempre sonhei jogar aqui. Agora é encarar este projeto e dar o meu melhor. Sempre lutei para estar onde estou agora, e Deus sabe pelo que passei - afirmou, em entrevista ao site oficial do Palmeiras.
O zagueiro ressaltou a vontade em ficar à disposição do técnico Gilson Kleina o mais breve possível. Ele ainda pode ser inscrito na Libertadores, caso o Verdão passe pelo Tijuana, do México, nesta terça-feira, no Pacaembu.
- Todo dia, todo treino será muito intenso. Pretendo estar pronto para estrear pelo clube o mais rápido possível - disse Tiago Alves, que ficará na torcida pelo time, nesta terça.
- É muito especial sentir o clima de Libertadores. Sempre quis vivenciar isso. Mesmo fora, vou torcer para o grupo conseguir alcançar os objetivos na terça, contra o Tijuana, no estádio do Pacaembu - emendou o jogador.
Tiago Alves já trabalhou com Gilson Kleina na Ponte Preta. Do atual elenco alviverde, ele também conhece bem o volante Wendel.
- Joguei com o Wendel, que é um amigo, e com o Kleina na Ponte. Sobre o professor, não tenho nem comentários para falar da pessoa e do profissional que ele é. Conhecer eles vai me ajudar bastante. Os primeiros dias, que são sempre mais travados, vão ser melhores. O Kleina é muito brincalhão, e isso vai quebrar o gelo - disse o zagueiro.
O treinador elogiou o novo reforço do Verdão:
- O Tiago Alves está com uma idade muito boa para o futebol. Está maduro, experiente. Além disso, ele é um jogador moderno, tem uma noção de posicionamento muito grande e sabe sair jogando - analisou Kleina.
Ficha Técnica:
Nome: Tiago dos Santos Alves
Nascimento: 29/05/1984, em Belo Horizonte-MG    
Posição: Zagueiro
Clubes: Vilavelhense (2007), Icasa (2008), Fortaleza (2008), Icasa (2009-2010), Mogi Mirim (2011), ASA-AL (2011), Mogi Mirim (2012 e 2013), Ponte Preta (2012) e Palmeiras (2013)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vagner Love entra na mira do São Paulo


Vagner Love, ex-Flamengo e atualmente no CSKA, poderá jogar pelo São Paulo  / Maurício Val/VIPCOMM
Segundo informações do repórter Alexandre Praetzel, da Rádio Bandeirantes, o terceiro nome que o São Paulo está buscando no exterior é o atacante Vagner Love, do CSKA Moscou, da Rússia.

Após a notícia que o Tricolor estaria tentando as contratações do lateral Maicon e do volante Felipe Melo, o diretor de futebol Adalberto Batista afirmou que o clube estaria de olho em três reforços europeus para o Campeonato Brasileiro.

No caso de Vagner Love, o São Paulo enfrenta a concorrência do Inter. Já na possível contratação de Maicon, um dos entraves é que José Mourinho estaria interessado em levar o lateral para o Chelsea, provável destino do técnico português.

Eliminado das duas principais competições do primeiro semestre (Libertadores e Paulistão), o São Paulo anunciou uma lista de dispensas com sete nomes que desagradaram a diretoria são-paulina.

Agora, o clube corre atrás de peças para repor as baixas no elenco. O lateral-direito Caramelo e o meia Roni, do Mogi Mirim, e o atacante Silvinho, do Penapolense, foram os nomes que já acertaram com o Tricolor. 

O nome de Vagner Love já foi sondado no São Paulo, no final de 2011. Porém, na época, a diretoria Tricolor negou qualquer interesse no atacante e a transferência foi descartada. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››