quarta-feira, julho 18, 2012

Suspeitos de roubos em caixas eletrônicos e agências dos Correios são presos em Câmara/RN



Na tarde desta terça feira (17), por volta das 15h00min o BP Choque (Natal/RN) em operação conjunta com a Polícia Civil de João Câmara/RN prendeu uma quadrilha suspeita de roubos a caixas eletrônicos e a agências dos correios.

A quadrilha foi presa graças ao trabalho iniciado em Natal com a prisão de dois elementos, que cederam informações levando a Polícia ao restante do grupo no bairro São Francisco em João Câmara/RN. 

Com o quarteto foram encontrados arma de fogo, drogas e produtos suspeitos de ação criminosa dos acusados, Confira:

 

01 pistola, 01 tablete de aproximadamente 1 kg de maconha prensada e vários papelotes escondidos na geladeira de uma das residência onde foram efetuadas as prisões. 

Na Operação foi apreendido ainda 1 moto Pop, vermelha de placa NNK 6155 que será investigada sua procedência. Todos foram encaminhados para Natal/RN. Participaram da operação o Sd PM Ivanilton e o APC Sérgio. Parabéns a Equipe!

Fonte: Agendão.com/Cidade News Itaú/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Delegacia de Policia da cidade de Sítio Novo/RN sofre tentativa de arrombamento



Um indivíduo não identificado, tentou por volta de 01:00h da madrugada desta quarta-feira( 18 ) arrombar a janela do destacamento da PM em Sítio Novo. 

Segundo informações repassadas pelo o Sgt. J. Maria, comandante do destacamento, ao Sítio Novo em Destaque, o Sd. Gilson, estava de plantão na delegacia, quando ouviu um barulho forte na janela do prédio, o policial ao sair para ver o que estava acontecendo, viu um indivíduo pulando o muro da DP, quando percebeu a sua presença. 

O soldado ainda chegou a fazer uma ronda pela cidade em busca do suspeito, mais infelizmente não obteve êxito. Até o momento, a polícia não tem idéia de quem possa ser o indivíduo, e também não sabe qual o motivo da tentativa do arrombamento.

Fonte: Sítio Novo em Destaque/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

São José do Seridó: Criança de 08 anos tenta se jogar de telhado de escola


Ontem por volta das 17:00h, na cidade de são José do Seridó, uma criança de oito anos subiu no telhado da Escola Raul e tentou se jogar de lá.
Segundo informações dos policiais, um telefonema de uma conselheira tutelar, a criança vem sofrendo com a separação de seus pais, e mora com seu pai que é bastante agressivo.
A polícia militar foi acionada e conseguiu convencê-la a descer.

veja o que falou o policial:

" Ontem estávamos eu, o Sd P. Santos e o Sd Silvandro na frente do colégio Raul aguardando o fim da aula, quando recebemos uma ligação da conselheira tutelar que dentro do colégio uma criança estava no telhado e não queria descer. segundo disse a conselheira, a criança está sofrendo com problemas da separação de seus pais e por causa do pai que é muito agressivo com ele.
 Eu e o sd P.Santos fomos até o interior da escola e tinha uma grande movimentação no térreo, subimos até o primeiro andar e encontramos alguns professores e o diretor da escola tentando convencer a criança que tinha oito anos a descer do telhado.
Tanto o diretor como os professores estavam bastante nervosos, então pedi para que o outro policial afastasse as pessoas de perto e comecei a falar com a criança, perguntei seu nome, quantos anos ela tinha e o porquê dela está ali. A criança me disse que foi a "tia" dele que brigou com ele. a tia que ele se referia era a professora dele.
Então ofereci um copo de danone para ele se acalmar, e depois pedi para que apertasse minha mão, pois eu era seu amigo e não queria brigar com ele.
depois disso eu peguei e pedi para ele sair dali que ele poderia cair. ele disse que tava certo iria descer.
quando ele subiu na meia parede que divide o telhado da varanda eu o segurei pelo braço, e nessa hora me emocionei pois me vi naquelas cenas que a gente vê na tv. Foram muitos aplausos e alguns professores choravam na hora. eu me segurei para também não chorar pois tenho filhos pequenos.
então entreguei ele ao seu tio."

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Traficante é assassinado com nove tiros na Zona Norte


Por volta das 14h50 desta quarta-feira, a polícia militar registrou o homicídio de um traficante identificado até o momento como “Ita”, assassinado com nove tiros no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte.

De acordo com a polícia, Ita estava na garupa de uma moto com o seu primo e desceu na rua Sampaio Correia, próximo a linha férrea na loteamento Aliança. A pós descer da moto, dois homens se aproximaram e efetuaram nove tiros de revólver calibre 38 e Ita morreu no local. Ainda não há informações dos suspeitos do crime.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente de 13 anos é confundido com o irmão e executado dentro de casa



Um crime bárbaro foi registrado na tarde desta quarta-feira no bairro Nova Esperança, em Parnamirim. Um adolescente de 13 anos identificado como Alan Henrique da Silva, foi executado a tiros dentro de sua casa por quatro homens ainda não identificados. De acordo com a polícia, o jovem teria sido confundido com seu irmão que estaria envolvido em brigas de gangues.

De acordo com o oficial de serviço do 3º Batalhão, o jovem estava dentro de sua residência na avenida Maria Lurdes de Souza, quando quatro homens em um veículo modelo Palio de cor branca estacionaram em frente a casa e invadiram armados.

O adolescente foi executado a tiros sem chance de defesa e até o momento nnguém foi preso.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil prende quadrilha que clonava cartões de crédito no RN e Piauí


Policiais da Comissão Investigadora do Crime Organizado do Piauí deflagraram na manhã desta quarta (18) a operação "Skimming" para prender uma quadrilha interestadual especializada em clonagem de cartões de crédito.Segundo o delegado Tiago Dias, que comanda a operação, sete pessoas foram presas. Dois líderes do grupo foram presos em Natal (RN) e estão sendo trazidos para Teresina. O restante foi preso na capital piauiense.

Os líderes da quadrilha seriam os natalenses Oséas dos Santos Carvalho, conhecido como "Paulista"; e Ana Carolina Pereira, sua esposa. Ambos serão recambiados para Teresina-PI.

Quatro dos presos acusados de integrarem a quadrilha interestadual de clonagem de cartões já estão na sede da Comissão Investigadora do Crime Organizado. Três deles são frentistas de postos de combustíveis, locais onde eram coletados os dados dos clientes. Com base nos dados dos cartões de crédito clonados, os líderes efetuavam compras de mercadorias. 

"Eles até memorizavam os códigos de segurança que ficam gravados na parte de traz dos cartões. Por isso, nós aconselhamos que o próprio cliente faça o manuseio do cartão durante o pagamento", disse o delegado, em entrevista por telefone ao site Notícia da Manhã.

Um outro grupo, sem ter contato com esta quadrilha, vendia passagens aéreas usando redes sociais na internet, com descontos que variavam de 50% a 80% do valor da tarifa. A polícia apurou que ambulantes que trabalham no Shopping da Cidade, em Teresina, adquiriram essas passagens para viajar à São Paulo no intuito de adquirir produtos falsificados e/ou contrabandeados para serem vendidos informalmente na capital piauiense. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Inscrições para Vestibular 2013 da UFRN começam na segunda-feira


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), abre na próxima segunda-feira, 23 de julho, o período de inscrições para o Vestibular 2013, que será feito, exclusivamente, via internet. As inscrições continuarão até o dia 27 de agosto.

Para concorrer a uma das 3.015 vagas ofertadas este ano, o candidato necessita de um documento de identificação, conforme o item 14 do edital, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencher todos os campos do formulário de inscrição, e enviar, eletronicamente, uma foto no tamanho 3x4 no formato jpeg.

O formulário e o edital do vestibular estão disponíveis no site da COMPERVE, que pode ser acessado através do link www.comperve.ufrn.br, na área do Vestibular 2013.

Após o envio do formulário com foto, o candidato não contemplado pela isenção deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110,00. Esse pagamento deve ser realizado até o dia 28 de agosto. Os candidatos isentos devem imprimir o comprovante de inscrição.

É importante que o candidato verifique, a partir de 14 de setembro, a validação de sua inscrição. Caso não tenha sido validada, ele deverá entregar, na sede da COMPERVE, no período de 17 a 28 de setembro de 2012, no horário das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, cópia do Comprovante de Pagamento (para o candidato pagante) ou do Comprovante de Inscrição (para o candidato isento), ou ainda enviar via fax (0XX84 3211-9202) ou pelo e-mail comperve@comperve.ufrn.br.

Se o problema constatado for com a foto, o candidato deve encaminhar, eletronicamente, por meio de formulário específico uma nova foto.

As provas serão aplicadas de 25 a 27 de novembro, simultaneamente, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Os locais das provas serão divulgados também no site da COMPERVE, dia 7 de novembro.

Este é o ultimo vestibular realizado pela UFRN. A partir de 2014, a Instituição adotará de forma integral o ENEM/SiSU, como forma de acesso aos seus cursos de graduação.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TSE já recebeu 17 pedidos de uso das tropas federais nas eleições


Quase duas semanas após o início da corrida eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral já recebeu 7 pedidos de apoio para que as forças federais atendam a 17 municípios nas próximas eleições. Por enquanto, o estado do Tocantis é o campeão, com solicitações para oito localidades. Amazonas vem em seguida, com pedidos para cinco localidades. Já o TRE do Maranhão requisitou a presença das forças federais em três localidades e o TRE do Rio de Janeiro solicitou as tropas para reforçar a eleição na capital. O envio das tropas ainda deve ser analisado pelo plenário do TSE em sessão administrativa.

Desde 1994, a Justiça Eleitoral conta com o apoio logístico das forças federais para o transporte de materiais e pessoas nas localidades de difícil acesso e para garantir a segurança durante as eleições federais e municipais. Na eleição municipal de 2008, 135 localidades de 13 estados solicitaram o envio das tropas federais; em 2010, elas atuaram em 257 localidades no primeiro turno e em 151 no segundo.

De acordo com a asssessoria do TSE, para que o município ou a localidade tenha o reforço das tropas federais é preciso que o juiz eleitoral faça o pedido ao TRE, que repassa para o TSE. Só depois a presidente do ttribunal recebe o pedido e o submete a uma sessão administrativa. Todos os pedidos de requisição de força federal, após deferidos pelo TSE, devem ser submetidos à Presidência da República.

Os requerimentos, que podem chegar às vésperas das eleições, normalmente são feitos por falta de segurança ou pela necessidade de transportar urnas até localidades ribeirinhas e comunidades mais afastadas. No caso específico do Rio de Janeiro, é devido a problemas com as milícias. Já o contingente encaminhado às localidades é decidido de acordo com o Ministério da Defesa.

O TSE informa ainda que os TREs precisam justificar o pedido. Uma vez concedido, o Ministério da Defesa avalia as necessidades e acerta os procedimentos de envio de pessoal. Só então o TSE comunica aos TREs o que foi acertado com o Ministério da Defesa, que decide qual será o contingente encaminhado. Ao final de todo o processo, os TREs têm de apresentar a prestação de contas, que será então enviada ao TCU.

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Anatel decide suspender vendas de Claro, Oi e TIM a partir de segunda-feira


A Anatel decidiu suspender a venda a partir de segunda-feira (23) de novas linhas de três das maiores operadoras de telefonia móvel do país: TIM, Oi e Claro.

A medida, antecipada pela Folha, foi confirmada pela Anatel no final desta tarde e afeta venda de pacotes de voz e dados e fez as ações das empresas despencarem na Bolsa.

A Anatel tomou a decisão após avaliar dados das três empresas pelos últimos seis meses. Um dos maiores problemas é que as chamadas são interrompidas no meio do telefonema.

Somadas, elas detêm de 70% do mercado de telefonia móvel no país.

Esta é a primeira vez que a agência suspende as vendas de três operadoras de uma só vez. Isoladamente, a medida já havia sido adotada contra a Telefônica no passado.

POR ESTADO

Cada Estado, incluindo o Distrito Federal, terá uma operadora com a venda suspensa. A punição da Anatel atinge a prestadora com o pior desempenho em cada Estado. Veja a lista das empresas proibidas de vender em cada Estado no final do texto.

O consumidor, porém, não corre o risco de ficar impedido de adquirir novas linhas de telefonia celular. Isso porque cada Estado terá suspensa a venda de apenas uma das operadoras punidas. Ou seja, se em seu Estado o consumidor não conseguir adquirir um chip de uma empresa, porque sua venda está suspensa, poderá comprar a linha de outra companhia.

Editoria de arte/folhapress

PLANO

A Folha apurou que as vendas ficarão interrompidas até que elas apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na qualidade dos serviços prestados aos consumidores.

As prestadoras deverão apresentar um plano para melhorar a prestação de serviço, detalhado por Estado, em até 30 dias. O plano deve conter medidas capazes de garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações, especialmente quanto ao completamento e à interrupção de chamadas e ao atendimento aos usuários.

"Novas vendas só serão permitidas após análise e aprovação, pela Anatel, do Plano apresentado", informou a agência.

"A decisão não trata de multa. Estamos atuando preventivamente. Mas, para as empresas que não cumprirem a suspensão nas vendas, a multa é de R$ 200 mil por dia", afirmou João Rezende, presidente da Anatel.

A Anatel exigirá que as empresas apresentem, nos planos de ajustes, a intenção de melhorias imediatas no atendimento. A agência espera que as adaptações nas redes sejam feitas em seis meses.

De acordo com Bruno Ramos, superintendente de serviços privados da agência, a medida pode refletir sobre as promoções das operadoras voltadas para novos clientes.

"Se ela tem um tráfego maior que o suporte de rede, ela precisa elevar essa capacidade ou ajustar suas promoções. Não acreditamos que a medida vá afetar o que está disponível hoje", disse.

VIVO

A Vivo, que é a maior operadora do país, não será afetada. O mesmo ocorre com CTBC e Sercomtel. Todas as operadoras, porém, serão obrigadas a melhorar os serviços.

Como o número de queixas dos usuários da Vivo não é tão expressivo quanto nas demais, não está prevista suspensão nas vendas da empresa.

A interrupção na comercialização de novas linhas da operadora só vai ocorrer caso ela não apresente o planejamento ou caso não cumpra o acordo que fizer com a agência.

TIM

Há pouco mais de uma semana, a Folha antecipou que a agência pretendia executar medida contra a TIM, devido ao grande número de queixas dos consumidores.

A agência, no entanto, decidiu, antes de aplicar a sanção, aprofundar estudos sobre os casos de outras empresas de telefonia.

Na ocasião, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) disse que a proibição das vendas deveria ser "o último recurso" na tentativa de colocar uma companhia de volta nos trilhos.

VEJA OS ESTADOS COM VENDAS SUSPENSAS

CLARO
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo

OI
- Amazonas
- Amapá
- Mato Grosso do Sul
- Roraima
- Rio Grande do Sul

TIM
- Acre
- Alagoas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Tocantins

OUTRO LADO

A Oi afirmou que está comprometida com o desenvolvimento do setor e que está investindo R$ 6 bilhões neste ano. "O plano estratégico de quatro anos da Oi prevê investimentos totais de R$ 24 bilhões, no período de 2012 a 2015."

Disse, ainda entender que, pelas informações recebidas até o momento, a análise da agência não reflete os investimentos feitos em melhorias de rede.

"O entendimento da Oi é que a análise está defasada em relação à evolução recente percebida na prestação dos serviços. Os dados não consideram o esforço e a concentração de investimentos realizados nos últimos 12 meses."

A reportagem entrou em contato com as outras operadoras e aguarda o posicionamento delas sobre o caso.

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça do Rio reconhece goleiro Bruno como pai do filho de Eliza Samudio


Em imagem de junho deste ano, a mãe de Eliza Samudio, Sônia Moura, aparece na porta de casa com o neto de 2 anos; atualmente, a criança vive com a avó
A Justiça do Rio de Janeiro publicou sentença reconhecendo que o goleiro Bruno Souza é pai do filho de Eliza Samudio. De acordo com a decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico do RJ, no último dia 12, o nome do goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza deverá constar na certidão de nascimento da criança, que agora será chamado de Bruno Samudio de Souza.

O goleiro Bruno e mais sete pessoas vão a júri popular, ainda sem data definida, pela morte de Eliza, que está desaparecida desde junho de 2010. O atleta é acusado de homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver.

De acordo com as investigações da Polícia Civil mineira, a jovem foi levada, em junho de 2010, juntamente com a criança, para a casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e teria sido morta por ele, em um imóvel localizado em Vespasiano (região metropolitana de Belo Horizonte). O esquema teria sido organizado pelo goleiro e por pessoas ligadas a ele.

VEJA TRECHO DA DECISÃO JUDICIAL

  • Reprodução


Para a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual mineiros, a recusa em reconhecer o filho foi uma das razões que teriam levado Bruno a matar Eliza.

No mesmo processo, iniciado por Eliza Samudio em nome da criança, se pleiteia pensão alimentícia, mas este item do processo ainda não foi decidido. O processo corre em segredo de Justiça.

Atualmente, a criança de dois anos vive com a avó materna, Sônia Moura, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e recebe acompanhamento psicológico.

Para o advogado da mãe de Eliza, José Arteiro, a decisão de reconhecimento de paternidade é um passo importante para a conquista da pensão alimentícia, pleiteada no valor de R$ 17 mil. “Esta é a primeira vitória de três que pretendemos na Justiça. Resta agora a pensão alimentícia e a condenação de Bruno”, afirmou. “É bom frisar que, para a família, mais importante que qualquer decisão judicial, seria que Bruno e Macarrão contassem onde está o corpo de Eliza."

Em maio, o advogado de Bruno, Rui Pimenta, afirmou que o goleiro iria reconhecer legalmente que é pai da criança. “Independentemente de qualquer resultado de julgamento criminal, ele quer repassar aos três filhos 10% do que ganhar como jogador profissional”, afirmou o advogado na época. 

O atleta já tem duas filhas com a ex-mulher Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, que chegou a ser presa pela morte da ex-amante do atleta e ainda responde processo em liberdade por sequestro e cárcere privado de Eliza.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pai de criança morta admite que bateu para 'educar', diz delegado




O pedreiro Widemberg de Araújo Souza, 22 anos, suspeito de espancar o filho de 2 anos, assumiu em depoimento aos policiais da 32ª DP (Taquara) que bateu na criança. As informações são do delegado-adjunto Maurício Mendonça de Carvalho, que participa da investigação do caso. Segundo ele, Widemberg negou que tenha torturado o menino, mas alegou ter batido nele, na segunda-feira (16), porque a criança mexeu no gás de cozinha.

O menino foi levado para o Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, às 16h de terça-feira (17), e morreu logo em seguida. De acordo com o delegado, ele estava com várias escoriações, hematomas, fratura e arranhões no corpo. Em depoimento, a madrasta alegou que a criança tinha caído da cama.
Ainda segundo a polícia, a madrasta do menino, Luana Rodrigues do Nascimento, 23 anos, disse no depoimento que Widemberg não gostava do filho e as agressões eram constantes. Ela também assumiu que chegou a bater na criança, mas, segundo ela, eram “palmadas” dadas com o objetivo de educar. Luana vivia com Widemberg havia dois anos.
“A Luana afirmou que Widemberg sempre batia no menino. Ela contou que na segunda-feira chegou a casa e encontrou o menino enrolado num pano, no chão. Ao questionar Widemberg, ele disse que era para deixar o menino quieto porque estava muito levado. No dia seguinte, ela disse que percebeu que o menino estava tonto”, disse Mendonça.
À polícia, a madrasta contou ainda que chamou uma ambulância do Samu e levou o menino para o hospital. O pedreiro, segundo a polícia, disse que soube do filho quando ainda estava no trabalho. A criança chegou ao hospital com quadro de parada cardiorespiratória, hematomas atrás da cabeça e no tórax e fratruras.
Casal vai responder por tortura
De acordo com a polícia, o pai e a madrasta do menino vão responder por tortura, com resultado de morte, já que a criança morreu horas após dar entrada no hospital. Se condenados, eles podem pegar até 21 anos de prisão. O delegado Vilson Almeida da Silva, que registrou o caso, disse que o crime se agrava por se tratar de menor.
“A criança apresentava graves escoriações, fraturas, hematomas e com sinais graves de espancamento. A médica que atendeu o menino desconfiou desde o início devido a várias lesões que a criança apresentava. Eles foram presos em flagrante. A investigação segue e agora vamos tentar entender o que levou a agressão”, disse Vilson Almeida.
A criança morava há quatro meses com a família na comunidade de Rio das Pedras, também na Zona Oeste. De acordo com o delegado, a mãe da criança mora em Vitória (ES) com outra filha de Widemberg. O menino teria ido morar com o pai depois que teve catapora, e a mãe alegou que não tinha condições de cuidar.
Casal nega tortura
Ainda de acordo com o delegado Vilson Almeida, Widemberg trabalha na construção civil. Luana Rodrigues do Nascimento, recém-operada, estaria impossibilitada de trabalhar. Ambos negam que tenham torturado o menino.
“Assim que chegou ao hospital, os médicos logo desconfiaram devido à quantidade e gravidade das lesões que a criança apresentava”, disse o delegado, que informou, ainda, que o pai era alvo de piadas dos colegas de trabalho: “Ele disse que os colegas faziam piada com ele porque ele teve um filho com uma garota de programa”, completou.
Depoimento de testemunhas
Além do casal de suspeitos, outras nove pessoas prestaram depoimento, entre elas dois policiais militares e sete vizinhos. De acordo com o delegado, os vizinhos relataram que sempre ouviam a criança chorar e barulhos de tapas e objetos quebrando. Eles contaram, ainda, que os moradores já desconfiavam da violência do casal.
O pai e a madrasta foram levados para a 32ª DP, onde o caso foi registrado. Segundo os agentes, ele foi transferido para o presídio de Bangu 3, também na Zona Oeste, e ela foi levada para o presídio Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo de Gericinó. A polícia vai pedir exames complementares ao Instituto Médico Legal (IML) para ajudar nas investigações.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Gripe A já matou 159 pessoas no Brasil este ano


Pelo menos 159 pessoas morreram no país neste ano vítimas da gripe A (H1N1), ou gripe suína. Dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Saúde mostram que a maioria dos óbitos, 104, ocorreu nos Estados da Região Sul. Santa Catarina registrou 55 mortes, o que garante ao Estado o título de campeão em óbitos decorrentes da gripe. O Ministério reforçou a recomendação para que as pessoas tomem a segunda dose da vacina contra a gripe, principalmente crianças de até dois anos. Caso contrário, não poderão se considerar imunizadas.

O total de pacientes hospitalizados no País e confirmados com gripe suína soma até agora 1.449 pessoas. Mais uma vez a Região Sul também contabilizou a maioria dos casos, com 1.117 internações. Em São Paulo, foram registradas 170 internações e 24 mortes por causa da gripe.

Ao divulgar os números, o Ministério da Saúde ressaltou que foram disponibilizados a todos os Estados e municípios o medicamento Oseltamivir, vendido como Tamiflu. Segundo o Ministério, todos os Estados e municípios têm estoque do medicamento que é usado no tratamento da doença e reduz a possibilidade de evolução para um caso mais grave ou morte. O medicamento pode também ser comprado nas farmácias sem a necessidade da retenção da receita médica.

Conforme o balanço do Ministério, há Estados que não registraram internações de pacientes com gripe suína comprovada. São eles: Rondônia, Roraima, Maranhão, Piauí, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Saúde, na campanha deste ano foram vacinadas 84,7% das pessoas do público alvo, superando a meta nacional, que era de 80%. Entre os vacinados estão crianças de 6 meses a 2 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e idosos.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com Olimpíada na Record, Globo troca Palmeiras por Corinthians


No primeiro domingo com a Olimpíada na concorrência, a TV Globo trocou a transmissão do jogo do Campeonato Brasileiro e vai passar o jogo do Corinthians ao invés do Palmeiras.

Inicialmente estava previsto ser transmitido para TV aberta o confronto Cruzeiro x Palmeiras, direto do estádio Independência, em Belo Horizonte. Agora, porém, no dia 29 de julho, a emissora irá mostrar Bahia x Corinthians, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

A CBF confirmou a troca dos horários das partidas nesta quarta-feira. Assim, Cruzeiro x Palmeiras será às 18h30 e Bahia x Corinthians, às 16h.

Este será o primeiro domingo em que a Globo terá a concorrência direta da TV Record, que detém os direitos dos Jogos Olímpicos para TV aberta. Nesta data e horário, a Olimpíada terá dois jogos de futebol masculino, além de duelos no basquete e vôlei e de outras modalidades.

MAIS MUDANÇAS

Outra alteração feita a pedido da TV Globo envolve clubes cariocas e o Vasco sofrerá a mesma perda que o Palmeiras.

Na quarta-feira, dia 8 de agosto, Sport x Vasco será agora às 19h30, na Ilha do Retiro, enquanto que Figueirense x Flamengo acontecerá às 21h50, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.


NO COMEÇO

Pela tabela oficial, o Corinthians tinha previsto 10 jogos na TV aberta para SP (sendo três clássicos), o Flamengo terá nove para o Rio (dois clássicos) e o São Paulo terá sete para SP (1 clássico).

Botafogo e Vasco surgem empatados com quatro (mas o alvinegro com um clássico justamente contra o rival rubro-negro), seguidos por Santos (sendo um clássico contra o Corinthians) e Fluminense (dois, sendo um clássico).

Na lanterna entre os grandes paulistas e cariocas, aparece o Palmeiras, com apenas um confronto --e justamente o dérbi ante o Corinthians.

Editoria de Arte/Folhapress
Arte - RENDIMENTO DOS CLUBES COM DIREITO DE TV


Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Zagueiro do Flu volta a treinar e se cala sobre prisão por uso de documento falso


Zagueiro Digão não fala sobre caso e informa apenas que o caso está com sua advogada

Detido por uso de habilitação falsa na madrugada de teça-feira, o zagueiro Digão voltou a treinar nas Laranjeiras após ser liberado pela polícia com pagamento de fiança. O reserva trabalhou normalmente ao lado dos companheiros na última atividade da equipe antes do jogo contra o Bahia, marcado para as 21h desta quinta Sobre a prisão, o atleta se calou e informou que o caso está nas mãos de sua advogada e que detalhes serão esclarecidos apenas no “momento apropriado”.

"Sobre o que ocorreu na noite de segunda para terça-feira, informo que todas as providências estão sendo tomadas pela minha advogada, que no momento em que achar apropriado esclarecerá os detalhes. Por isso, peço a compreensão de todos, pois não me pronunciarei a respeito do assunto, que, volto a afirmar, está a cargo da minha advogada", explicou o atleta.

Digão responderá ao processo por uso de documento falso em liberdade. O atleta de 24 anos foi detido no início da terça-feira e levado para a 62ª Delegacia de Polícia, que trata de autuações em flagrantes. Depois, ele foi encaminhado à 59ª DP, de Duque de Caxias, cidade onde foi flagrado com o documento falso. O jogador é natural desse município da Baixada Fluminense. Ele foi solto mediante pagamento de fiança.

A advogada de Digão também evitou dar detalhes da situação do zagueiro. “Sem adentrar, neste momento, no mérito da causa, destaca-se que todas as providências oriundas do fato serão discutidas e analisadas posteriormente em juízo”, comentou a doutora Thais Lira, através de nota.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Quem mais critica a Record não assiste à emissora", diz Ana Paula Padrão


"Quem diz que a Record copia a Globo não assiste a Record. Ao menos no jornalismo, as linhas editoriais são diametralmente opostas. A Record fala com o público mais simples, isso é visível", diz ela.

"Um dos exemplos de que a classe média não assiste a Record eu noto quando vou a Brasília (uma terra de classe média e média-alta). Muita gente que me para na rua logo pergunta: Onde você está hoje? O que está fazendo? (em qual emissora). Eles não sabem. Em compensação, quando vou fazer uma matéria na periferia as pessoas me chamam pelo nome, me pegam pela mão e me levam até onde está um buraco enorme na rua, ou um terreno com lixo. As pessoas simples sabem quem eu sou (e onde trabalho)", afirma.

Ana Paula concorda que existem críticas exacerbadas à Record pelo fato de seu acionista majoritário (Edir Macedo) ser um líder religioso. "Todo dono de emissora tem sua posição política, sua religião, sua posição na sociedade. Não acho que isso (a religião de Macedo) seja algo relevante (para o trabalho jornalístico)".

A jornalista, que já trabalhou na Globo e no SBT, diz que, pessoalmente, nunca foi tão feliz como no momento atual. "Não é que eu fosse infeliz antes (na Globo e no SBT), mas posso dizer que hoje eu me sinto plena e realizada como pessoa também."

Assista a íntrega da entrevista de Ana Paula Padrão ao programa Ooops!.





Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bernardinho define convocados da seleção de vôlei e Giba promete "chegar 100% nas Olimpíadas"


Capitão da seleção, Giba admitiu não estar em sua melhor condição física antes dos Jogos

O técnico Bernardinho anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, os 12 jogadores que competirão nos Jogos Olímpicos em Londres. O capitão Giba, que se recuperou de uma fratura por estresse, admitiu ainda não estar em sua forma ideal, mas prometeu “chegar 100% nas Olimpíadas”.

Na relação do treinador Bernardinho estão os levantadores Bruno e Ricardinho, os opostos Leandro Vissotto e Wallace, os centrais Rodrigão, Lucão e Sidão, os ponteiros Giba, Murilo, Dante e Thiago Alves e o líbero Serginho.

Uma das preocupações é a saúde do capitão Giba, que se recupera de uma fratura por estresse, constatada em dezembro do ano passado. Apesar de admitir não estar em sua forma física ideal, o ponteiro quer “chegar 100% nas Olimpíadas. “Quando estamos lá, o organismo emite algumas substâncias que eliminam as dores”, brincou o atleta, que neste ano competirá nos seus últimos Jogos Olímpicos.

Em nota oficial divulgada pela CBV, o treinador Bernardinho admitiu que a equipe fez uma campanha irregular na Liga Mundial, mas ressalta o trabalho feito nos últimos dias, em Saquarema. "Trabalhamos muito forte nessas duas últimas semanas, em um nível altíssimo. Estamos mergulhados nisso, pensando somente nessa Olimpíada, com o objetivo de fechar um ciclo muito bem", comentou o técnico.

Fonte: Portal Uol/Cidades News Itaú
Leia Mais ››

Maradona chama Riquelme de traidor após jogador deixar Boca Juniors


  • Na seleção argentina, Maradona (f) já havia brigado com Riquelme e o deixou de fora da Copa
    Na seleção argentina, Maradona (f) já havia brigado com Riquelme e o deixou de fora da Copa

Diego Maradona afirmou nesta quarta-feira que Riquelme traiu o Boca Juniors ao deixar a equipe dois anos antes do encerramento do contrato.

“Ele pode brigar comigo e não vir para a seleção Argentina, mas não pode trair 75% da população argentina”, disse, referindo-se ao número de torcedores do Boca no país e aos antigos problemas que teve com o ex-camisa 10 do clube.

Quando dirigia a seleção nacional, Maradona foi criticado por Riquelme e deixou de convocar o jogador, que por sua vez afirmou que não disputaria a Copa do Mundo da África do Sul com ‘El Pibe’ no comando.

A saída de Riquelme do Boca foi anunciada logo após a final da Copa Libertadores, quando o time argentino acabou derrotado pelo Corinthians. Na ocasião, o camisa 10 alegou que não se via mais vestindo a camisa do clube, pois se sentia vazio.

Após rescindir com o Boca, Riquelme virou alvo de clubes brasileiros. Flamengo e Cruzeiro já manifestaram o desejo de contar com o argentino, mas as negociações não avançaram.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Atentado matou general que chefiava luta contra rebeldes da Síria, diz TV




O general Hassan Turkmani, ex-ministro da Defesa e responsável pela "célula de crise" que combate a rebelião antigoverno na Síria, morreu no atentado suicida que atingiu a sede da Segurança Nacional nesta quarta-feira (18) em Damasco, segundo a TV estatal.
A TV já havia anunciado a morte do general Daoud Rajha, ministro da Defesa da Síria, e de Assef Shawkat, cunhado do contestado presidente Bashar al Assad, na explosão.

A TV estatal também confirmou que o ministro do Interior, Mohammad Ibrahim al Shaar, ficou ferido, mas está em estado estável.
O ataque ocorreu durante uma reunião de ministros do governo Assad com autoridades de segurança do país, que enfrenta desde março de 2011 uma rebelião contra o governo que, segundo a oposição, já matou mais de 17 mil pessoas, em sua maioria civis.
O ministro Rajha é o primeiro alto dirigente do regime sírio que morre dede o começo da revolta. Chefe adjunto do Exército, ele era cristão, no país de maioria muçulmana.
O edifício ultraprotegido onde ocorreu o ataque encontra-se no bairro de Rawda, no centro da capital.
A explosão foi realizada por um camicase munido de um cinturão de explosivos e aconteceu poucas horas antes de uma votação no Conselho de Segurança da ONU sobre uma resolução que ameaça a Síria com novas sanções.
O suicida que detonou explosivos no prédio era um guarda-costas do "círculo íntimo" do presidente Assad, segundo uma fonte de segurança.

O general Daoud Rajha, ministro da Defesa da Síria, em 8 de setembro de 2011 (Foto: AFP)
O general Daoud Rajha, ministro da Defesa da Síria, em 8 de setembro de 2011 (Foto: AFP)

Ativistas em Damasco disseram por telefone que a Guarda Republicana da Síria isolou o hospital Shami, na capital, enquanto ambulâncias transportavam vítimas do local da explosão.
A Segurança Nacional é dirigida pelo general Hisham Ijtiar, que também teria ficado ferido, segundo fontes de segurança ouvidas pela agência Reuters.
'Guerra aberta'
"O Estado e todas suas instituições estão sendo atacados. É uma guerra aberta contra todos os sírios", comentou um deputado, Khaled al Abbud. "Há elementos exteriores que atuam para a destruição do Estado sírio", acrescentou, acusando os Estados Unidos e seus "instrumentos" no interior do país.
Na véspera, os rebeldes sírios lançaram a chamada "batalha pela libertação" de Damasco, e violentos combates foram travados na capital, com a entrada em ação pela primeira vez dos helicópteros do Exército, intensificando ainda mais a violência, que deixou pelo menos 86 pessoas mortas na terça-feira e ao menos 97 nesta quarta.

Jornalistas tiveram acesso negado às proximidades do local do ataque desta quarta-feira (18) que matou autoridades em Damasco, na capital da Síria (Foto: AFP)
Jornalistas tiveram acesso negado às proximidades do local do ataque desta quarta-feira (18)
 que matou autoridades em Damasco, na capital da Síria (Foto: AFP)

Dois grupos assumem
Dois grupos assumiram a responsabilidade pelo atentado desta quarta.
O Liwa al-Islam, um grupo cujo nome significa "a brigada do Islã', assumiu a autoria em sua página do Facebook, afirmando que "mirou a célula chamada de 'sala de controle da crise' na capital Damasco". Um porta-voz confirmou a informação por telefone.
O Exército Livre Sírio, que reúne civis armados e militares rebeldes, também se responsabilizou pelo ataque, segundo o porta-voz Qasseim Saadedine. "Esse é o vulcão de que falamos, estamos apenas começando", disse, em referência à operação de tomada de Damasco que o grupo havia prometido na véspera.
O contestado regime de Assad afirma que a rebelião na verdade é fomentada por "terroristas" que tentam desestabilizar o país. As forças armadas prometeram punir os autores do ataque desta quarta.

Diplomacia
A comunidade internacional pressiona Assad para que deixe o poder, mas Rússia e China, aliadas da Síria, barram todas as resoluções contra o regime de Damasco no âmbito do Conselho de Segurança da ONU.
Em Moscou, o emissário internacional Kofi Annan, que tenta ressuscitar o seu plano de paz, afirmou que a violência na Síria chegou a um "ponto crítico", após a Cruz Vermelha Internacional ter classificado o conflito armado de "guerra civil".
A Rússia, principal aliada do regime de Assad, bloqueou todas as resoluções na ONU que condenavam a repressão.
Em Nova York, as negociações sobre um novo mandato dos observadores na Síria enfrentam um impasse.
Os ocidentais insistem na aprovação de uma resolução que ameace o regime com sanções, enquanto a Rússia rejeita essa possibilidade.
Segundo o chanceler russo Serguei Lavrov, que classificou os combates que acontecem neste país de decisivos, declarou nesta quarta-feira que a Rússia não permitirá que o Conselho de Segurança adote uma resolução que implique apoio da ONU a uma 'revolução' na Síria.
"Neste momento, ocorrem combates decisivos na Síria. E a adoção de uma resolução (ocidental) seria um apoio direto a um movimento revolucionário. Se é uma revolução, a ONU não tem nada a ver com isso", declarou Lavrov.
Autoridades da ONU e da Cruz Vermelha afirmam que o conflito já evoluiu para uma guerra civil generalizada e pediram a ambos os lados que poupem a população.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Annan pede que potências se unam para cessar violência na Síria



O enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas) à Síria, Kofi Annan, condenou os atos de violência ocorridos nesta quarta-feira no país e pediu que os membros permanentes do Conselho de Segurança se unam para aprovar resoluções para acabar com a onda de violência, que dura 16 meses.

Em comunicado, Annan condenou "a violência em todas as formas", mas sem se referir diretamente ao atentado que matou pelo três membros do alto escalão do regime do ditador Bashar Assad, em Damasco, nesta manhã.

"O enviado especial condena todo o derramamento de sangue e a violência em todas as formas e acredita que os atos de violência de hoje apenas aumentam a urgência de uma ação decisiva do Conselho de Segurança".

Mais cedo, a votação do Conselho de Segurança da ONU da resolução sobre a Síria foi adiada para quinta (19), a pedido de Annan. Na terça, o mediador e o secretário-geral Ban Ki-moon conversaram com autoridades russas e chinesas para pedir consenso entre os países com poder de veto sobre a resolução.

RESOLUÇÃO

Proposta por Reino Unido, EUA, França e Alemanha, a resolução estenderia a atual missão de observadores não armados da ONU por 45 dias (ela expira no próximo dia 20).

Coloca ainda o atual plano de paz de Annan, enviado especial da ONU para a Síria, sob o capítulo 2 da Carta da ONU, que permite ao Conselho de Segurança autorizar ações que vão de sanções econômicas e diplomáticas à intervenção militar no país.

A resolução também estabelece que a Síria vai ser submetida a sanções se não retirar suas tropas e armas pesadas das principais cidades em até dez dias a partir da adoção do texto.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse na segunda-feira que a Rússia vai bloquear a resolução, justamente pela ameaça de sanções. O país quer que a missão de observadores da ONU seja estendida e tenha suas competências ampliadas, mas se opõe a qualquer sanção ao regime, assim como a China.

VIOLÊNCIA

Nesta quarta, pelo menos 62 pessoas morreram em confrontos entre as forças de segurança do regime e opositores, de acordo com o grupo rebelde Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado em Londres. Dos óbitos registrados, 20 ocorreram em Damasco.

Enquanto isso, os Comitês de Coordenação Local elevam a estimativa para 102 mortos. As organizações ainda relatam mortes nas Províncias de Deraa e Idlib, regiões com maioria de opositores.

Durante a manhã, três membros do alto escalão do regime foram mortos em um atentado no prédio da Segurança Nacional, em Damasco, em meio a uma reunião com ministros de autoridades governamentais.

O ministro da Defesa, general Dawoud Abdelah Rayiha, o vice-ministro e general Assef Shawkat (cunhado do ditador Bashar Assad), e o general Hassan Turkmani, chefe do grupo encarregado da crise, foram atingidos pelo ataque, reivindicado pelo ELS (Exército Livre Sírio), formado por desertores e civis armados.

De acordo com os rebeldes, a explosão aconteceu com um artefato explodido por controle remoto, enquanto o regime diz que a ação foi feita por um homem-bomba.

Outras altas autoridades também ficaram feridas, a exemplo do ministro do Interior, Mohammed al Shaar. Não há informações imediatas sobre a gravidade desses ferimentos.

MINISTRO MORTO

O regime já nomeou o substituto de Rayiha. Em seu lugar deve assumir o general Fahd Yasem al Freich, chefe do Estado Maior.

A explosão, realizada por um camicase munido de um cinturão de explosivos, aconteceu poucas horas depois de uma votação no Conselho de Segurança da ONU sobre uma resolução que ameaça a Síria com novas sanções.

Nascido em 1947, Rayiha era também vice-presidente do Comando Geral do Exército e do Conselho de Ministros. Com longa carreira nas Forças Armadas, das quais foi comandante de batalhão e de brigada, ele ocupou o posto de chefe do Estado-Maior até ser nomeado ministro da Defesa, em agosto de 2011.

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››