quarta-feira, agosto 12, 2020

Número de doadores de órgãos cai 6,5% no Brasil no primeiro semestre de 2020

 A Covid-19 também impactou a doação de órgãos e transplantes no primeiro semestre de 2020 no Brasil. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgado nesta quarta-feira (12), a taxa de doadores efetivos caiu 6,5% em comparação com o primeiro semestre do ano passado.


Doação órgãos HC-UFTM Uberaba — Foto: HC-UFTM/Divulgação
Doação órgãos HC-UFTM Uberaba — Foto: HC-UFTM/Divulgação


Os números vinham crescendo gradativamente nos últimos anos. Em 2019, atingiu o índice de 18,1 pmp (por milhão de população) e, no primeiro trimestre de 2020, ainda sem a Covid-19, a taxa chegou a 18,4 pmp – próxima da projetada para este ano. Segundo o levantamento, esse número agora é de 15,8 pmp.


A ABTO também fez um comparativo entre os dois trimestres de 2020 e a queda foi ainda maior: 26,1%.


Três regiões tiveram diminuição nas taxas de doadores efetivos: Norte (47,4%), Nordeste (37%) e Centro-Oeste (12,6%). Houve aumento nas regiões Sul (5%) e Sudeste (3,1%).


Transplantes no Brasil

O Brasil realiza vários tipos de transplantes, como coração, fígado, pâncreas, rim, pulmão, córnea e medula óssea. Em junho deste ano, 40.740 pacientes estavam na lista de espera da doação.


A maior espera é para o transplante renal. São mais de 26 mil pessoas aguardando um rim. Em seguida, a córnea, com mais de 12 mil pacientes na fila.


Neste semestre, comparando ao primeiro de 2019, houve diminuição no número de transplantes de fígado (6,9%), rim (18,4%), coração (27,1%), pâncreas (29,1%) e, de forma mais acentuada, córneas (44,3%).


Também houve queda nos transplantes com doador vivo, tanto de rim (58,5%), quanto de fígado (23,6%), para evitar o risco de contaminação pela Covid-19 durante a internação para o procedimento.


Tipos de doadores

Segundo o Ministério da Saúde, existem dois tipos de doador, o primeiro é o doador vivo, que pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, contanto que este procedimento seja seguro. Um doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão.


A maior parte dos transplantes é feita com doadores falecidos, em pacientes que tiveram morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). A morte tem que ser verificada pela equipe médica e comprovada clinicamente a partir de exames laboratoriais.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Avó de Michelle Bolsonaro morre de Covid-19 em hospital público do DF

 A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro morreu vítima da Covid-19, na madrugada desta quarta-feira (12), no Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 3 de julho.


Questionado pelo G1, o Palácio do Planalto não havia comentado o falecimento da idosa até a última atualização desta reportagem. Há mais de um mês o governo federal mantém o posicionamento de não se pronunciar sobre o estado de saúde dela.


De acordo com o prontuário médico, Maria Aparecida foi encontrada "por populares, na rua, caída" na região onde mora, em Ceilândia, no dia 1º de julho. A região é a que concentra o maior número de casos de coronavírus no DF, com 15.203 registros até esta terça-feira (11).


Inicialmente, a idosa foi levada ao hospital da região, com falta de ar. No mesmo dia, ela foi encaminhada para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) – a 32 quilômetros de distância – unidade onde havia vaga em UTI naquele dia.


A avó da primeira-dama permaneceu em tratamento intensivo durante toda a internação. Ela apresentou instabilidade no quadro clínico nas últimas semanas, chegando a registrar melhora por duas vezes. No dia 3 de agosto, a paciente deixou a entubação e respirava com ajuda de máscara de oxigênio.


Nesta quarta (12), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que administra o Hospital de Santa Maria informou que Maria Aparecida havia sido transferida para o Hospital Regional de Ceilândia. O G1 questionou a motivação, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.


Michelle Bolsonaro recuperada


A primeira-dama Michelle Bolsonaro durante o lançamento de uma campanha do governo federal por igualdade de direitos para as mulheres que trabalham no campo, no Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Alan Santos/PR
A primeira-dama Michelle Bolsonaro durante o lançamento de uma campanha do governo federal por igualdade de direitos para as mulheres que trabalham no campo, no Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Alan Santos/PR


A morte de Maria Aparecida ocorre um dia após Michelle Bolsonaro informar, por meio das redes sociais, que está recuperada da Covid-19. Ela foi diagnosticada com a doença em 30 de julho.


A primeira-dama foi infectada após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também ser contaminado. Ele informou no dia 7 de julho que seu exame tinha dado positivo.


A primeira-dama, o presidente Bolsonaro e as filhas Letícia e Laura moram na residência oficial, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O comunicado em que Michele anuncia que está recuperada também mostra imagem de exames negativos das filhas.


Coronavírus no DF

Desde o início da pandemia, o DF registrou 1.815 mortes por Covid-19. Somente nesta terça (11), a Secretaria de Saúde confirmou 53 novos óbitos pela doença. Trata-se de um recorde em 24 horas, já que o maior registro anterior era de 52 casos em um dia.


Ao todo, são 127.484 infectados. Desse total, 112.379 (88,2%) pessoas estão recuperadas do vírus na capital.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro passa por exames em São Paulo e visita filho recém-nascido de PM assassinado

 Após participar de solenidade da missão brasileira de ajuda ao Líbano, o presidente Jair Bolsonaro seguiu de helicóptero para o Hospital Vila Nova Star, na Vila Nova Conceição, Zona Sul da capital paulista. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital no início da tarde desta quarta-feira (12), o presidente realizou exames de rotina e foi liberado. Os exames não estavam previstos em sua agenda oficial.


"O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, passou por avaliação da equipe médica multiprofissional, está assintomático com exames laboratoriais e de imagem normais. Encontra-se liberado para manter suas atividades habituais", diz a nota.


A equipe é a mesma responsável pela cirurgia de correção de uma hérnia, realizada em setembro do ano passado. Na ocasião, os médicos implantaram uma tela de polipropileno para a correção da hérnia que se formou no abdome do presidente. O procedimento foi o quarto ao qual Bolsonaro se submeteu desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018.


Nasce filho de PM assassinado na véspera do Dia dos Pais em São Paulo — Foto: Reprodução/Facebook
Nasce filho de PM assassinado na véspera do Dia dos Pais em São Paulo — Foto: Reprodução/Facebook


Depois, Bolsonaro foi ao Hospital Santa Cruz, no Cambuci, também na Zona Sul da cidade, visitar o filho recém nascido de um policial militar morto na véspera do dia dos pais. No hospital, ele causou aglomeração.


Nesta terça (11), nasceu Samuel Victor, filho do policial militar Victor Rodrigues Pinto da Silva, assassinado no sábado (8). Outros dois PMs foram mortos na abordagem, Celso Ferreira de Menezes Júnior e José Valdir De Oliveira Júnior, que deixou a esposa grávida de gêmeos.


"Samuel Victor nasceu para acalmar o coração dos familiares nesse momento de dor. Seja bem-vindo, Samuel! Saiba que você é filho de um herói", disse a Polícia Militar.


Solenidade

Na manhã desta quarta-feira (12), uma comitiva chefiada pelo ex-presidente Michel Temer e composta por mais 12 integrantes partiu para levar alimentos, medicamentos e insumos básicos de saúde ao país do Oriente Médio.


A ajuda ocorre após uma forte explosão atingir a área do porto de Beirute, capital do Líbano, e deixar mais de 150 mortos e mais de 4 mil feridos no último dia 4. Uma onda de protestos teve início no país depois do incidente, o que que resultou na renúncia do primeiro-ministro, Hassan Diab, e da equipe de governo, nesta segunda-feira.


Bolsonaro desembarcou por volta de 9h na base aérea de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.


Durante a cerimônia, que começou minutos após a chegada de Bolsonaro, o presidente ficou ao lado de Michel Temer, a quem ele agradeceu durante discurso por ter aceitado o convite. Bolsonaro, que usava máscara mas a retirou para discursar, também afirmou que a missão marca a aproximação entre Brasil e Líbano, países que, segundo ele, "não abrem mão de democracia e liberdade".


"Esse ato simbólico, mas que vem do fundo do coração de todo povo brasileiro nos honra. O mundo atravessa uma pandemia, todos nós sofremos por isso. Quis o destino, lamentavelmente, que os nossos irmãos do Líbano também fossem acometidos também por esse desastre. O que nós podemos oferecer, em grande parte, vindo da comunidade libanesa é do coração", disse Bolsonaro.

Dois aviões e 30 horas de viagem

A previsão é que a viagem dos brasileiros dure cerca de 30 horas. Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) seguirão para Beirute. Um deles vai levar a comitiva, e o outro carregará seis toneladas de alimentos, medicamentos e insumos hospitalares, incluindo corticoides, antibióticos, 100 mil máscaras cirúrgicas e respiradores mecânicos.


As aeronaves farão três paradas técnicas: a primeira será em Fortaleza (CE); a segunda, na Ilha do Sal, na África; por último, em Valência, na Espanha, de onde partirá para Beirute.


Missão com 13 integrantes

De acordo com publicação em edição extra do "Diário Oficial da União" da última segunda-feira (10), a missão começa nesta quarta-feira e segue até o próximo sábado (15), podendo ser prorrogada a permanência das autoridades brasileiras, se necessário.


O nome de Michel Temer como chefe da delegação foi anunciado por Bolsonaro no domingo, mesmo dia em que ele divulgou a missão oficial. Réu em duas ações da operação Lava Jato, o ex-presidente precisou de autorização da Justiça Federal do Rio para deixar o país. O aval foi concedido na segunda, graças à "natureza humanitária da missão oficial" para qual Temer foi designado.


A comitiva é composta por 13 integrantes:


Michel Temer, ex-presidente da República;

Nelsinho Trad (PSD-MS), senador;

Luiz Osvaldo Pastore (MDB-ES), senador;

Flávio Augusto Viana Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República;

Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores;

Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, representante do Exército Brasileiro;

Paulo Antônio Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de ascendência libanesa;

Elson Mouco Junior, publicitário do MDB e ex-assessor de Temer;

Michael Pereira Flores;

Ronaldo da Silva Fernandes;

Luciano Ferreira da Sousa;

Sebastião Ruiz Silveira Junior;

Marcelo Ribeiro Haddad.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Coronavírus no ar é capaz de infectar células, conclui outro estudo preliminar

 Mais um estudo preliminar, ainda não divulgado em revista científica, reforça a possibilidade de que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) seja transmissível pelo ar. Cientistas da Universidade da Flórida e da empresa americana "Aerosol Dynamics Inc" encontraram, no ar, pedaços do vírus que podem infectar humanos e causar a Covid-19.


Profissionais de saúde usando equipamentos de proteção individual (EPIs) se abrigam da chuva enquanto fazem rastreio de Covid-19 em Mumbai, na Índia, nesta quarta-feira (12).  — Foto: Indranil Mukherjee / AFP
Profissionais de saúde usando equipamentos de proteção individual (EPIs) se abrigam da chuva enquanto fazem rastreio de Covid-19 em Mumbai, na Índia, nesta quarta-feira (12). — Foto: Indranil Mukherjee / AFP


Essa possibilidade já havia sido apontada em outros estudos, também preliminares, e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas ainda não há conclusões definitivas a respeito (veja mais estudos sobre o tema mais abaixo nesta reportagem).


A pesquisa da Flórida foi divulgada numa plataforma on-line no dia 4 de agosto, mas ainda não passou por revisão de outros cientistas (a chamada "revisão por pares" ou "peer review", em inglês), etapa que é necessária para validação dos resultados e publicação deles em revista científica.


Os cientistas disseram ter achado vírus viável em amostras de ar coletadas de 2 a 4,8 metros de distância dos pacientes infectados, internados em um hospital. Essa distância é maior do que a mínima recomendada pela OMS para evitar a transmissão do vírus.

A sequência genética do vírus encontrada no material coletado era idêntica àquela isolada em testes feitos em pacientes com infecção ativa, segundo o estudo.


Os pesquisadores alertaram que pacientes com a Covid-19 podem produzir gotículas que carregam o vírus (aerossóis) que podem transmitir a doença mesmo sem terem passado por procedimentos que gerem essas gotículas, como a intubação.


"Pacientes com manifestações respiratórias de Covid-19 produzem aerossóis na ausência de procedimentos geradores de aerossóis que contêm Sars-CoV-2 viável, e esses aerossóis podem servir como fonte de transmissão do vírus", afirmaram.

Outros indícios

No início de julho, mais de 200 cientistas apoiaram uma carta aberta à comunidade médica internacional, incluindo a OMS, pedindo que reconhecessem o risco de transmissão da Covid-19 pelo ar.


A entidade disse que a transmissão pelo ar não podia ser descartada em alguns tipos de ambientes internos, e sugeriu uma combinação de fatores para que ela pudesse ocorrer.


Segundo a última atualização do site da organização, no dia 9 de julho, "a transmissão aérea do Sars-CoV-2 pode ocorrer durante procedimentos médicos que geram aerossóis".


"A OMS, junto com a comunidade científica, tem discutido e avaliado ativamente se o Sars-CoV-2 também pode se espalhar por meio de aerossóis na ausência de procedimentos geradores de aerossol, particularmente em ambientes fechados com pouca ventilação", diz o texto.

Coronavírus: o que significa o alerta da OMS sobre transmissão aérea da Covid-19?

Semanas depois, pesquisadores da Universidade de Nebraska, também nos EUA, divulgaram o resultado de um estudo apontando que era possível localizar partículas virais do Sars-CoV-2 nos ar. Além disso, os cientistas conseguiram, pela primeira vez, multiplicar em laboratório o material do vírus que estava em suspensão. A pesquisa também foi divulgada como prévia, sem avaliação por pares.


Ainda em julho, outra prévia de pesquisa, feita por cientistas de Harvard, apontou que 59% da transmissão da Covid-19 no navio "Diamond Princess" ocorreu pelo ar, e não pelo contato com gotículas de saliva (responsável pelos outros 41%). Os cientistas recriaram o surto em um computador e observaram os padrões nas taxas de contaminação.


O "Diamond Princess" foi apontado como um dos pontos de surto da epidemia ainda em fevereiro, quando poucos países confirmavam casos de Covid-19. Com quase 4 mil passageiros, o navio chegou a ficar quase um mês de quarentena em um porto japonês. Ao todo, mais de 700 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus na embarcação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Presídio superlotado na Zona Oeste de SP tem 47% dos detentos contaminados por coronavírus, aponta Defensoria

O superlotado Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, tem 47% dos detentos contaminados por coronavírus, aponta levantamento feito pelo Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública.


Presídio superlotado na Zona Oeste de SP tem 47% dos detentos ...

Estado de SP registra quase 4 mil detentos com Covid-19


Os dados foram obtidos pela defensoria durante inspeção realizada na última sexta (7) no CDP II, na Vila Leopoldina.


O Centro de Detenção Provisória II tem capacidade para 793 presos, mas até segunda-feira (10) tinham 1.609 detentos na unidade, segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).


De acordo com a Defensoria, desse total, 752 presidiários foram infectados pelo vírus até sábado no CDP II.


Nesta quarta-feira (12), a SAP divulgou nota atualizando o número de presos com Covid-19 na unidade de Pinheiros. De acordo com a pasta, 816 detentos estavam doentes, mas sem apresentar sintomas.


Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, ocorreram 20 óbitos nas unidades prisionais do estado por causa do coronavírus. Até junho eram 15 presos mortos. Ao todo, 221.060 pessoas presas em São Paulo. Desse total, 3.986 presos testaram positivo para Covid-19.


Agravantes

Além da alta taxa de infectados, a unidade possui diversos problemas de saúde entre os presos, como o aparecimento de feridas pelo corpo. Conhecida como "sarna humana", as feridas se alastram pelo corpo dos presos, que ainda estão sob um regimento de racionamento de água na unidade.


Por conta da superlotação, é comum encontrar grupos maiores de presos agrupados em uma mesma cela. Segundo a defensoria, os casos suspeitos por Covid-19 não eram separados dos demais. Além disso, falta equipe de saúde no local: a unidade não tem médico no hospital há 9 anos.


O que diz a pasta

Veja abaixo a íntegra da nota da SAP enviada por e-mail para comentar o caso:


"A testagem em massa realizada pelo Governo do Estado às pessoas privadas de liberdade e aos servidores do sistema penitenciário paulista obedece a um cronograma técnico da área da saúde, no qual o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros II já foi inserido. Deste balanço, não houve qualquer internação hospitalar, todos estavam assintomáticos e com boa saúde. Entre os presos, 816 tiveram resultado positivo no teste rápido. Na ocasião, foram isolados, mas todos já saíram do isolamento. Entre os servidores, houve o registro de 4 confirmados com Covid-19 e também já retornaram às suas atividades.


A SAP aplicou todas as medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde desde o início da pandemia, como a distribuição de material de proteção individual (EPIs) a seus servidores, entre máscaras, luvas, aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool gel. Em todo o estado, tivemos 3.986 presos que testaram positivo para Covid-19 - 1,83% da população prisional do estado de São Paulo. Desde o início da pandemia, foram 20 óbitos de reeducandos causados pela doença - uma taxa de letalidade de 0,50%, muito menor que a nacional.


Sobre o déficit de vagas no sistema prisional, a SAP informa que está em andamento a construção de novas unidades prisionais. Em 2019 foram cinco novos presídios e, atualmente, outros oito vão se somar aos atuais, sendo sete deles já em 2020. Além disso, o Governo do Estado de São Paulo vem adotando medidas que vão além da ampliação da infraestrutura prisional, como o incentivo à adoção de penas alternativas ao encarceramento, parcerias com o Poder Judiciário para a realização de mutirões."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Argentina ultrapassa marca de 5 mil mortes por coronavírus e número de casos salta

O número de mortes causadas pelo coronavírus na Argentina passou a marca de 5 mil, informou o governo na terça-feira (11), em meio a um salto na cifra de casos da doença nas últimas semanas, levando o país sul-americano a subir na lista de países mais afetados, apesar de meses de lockdown e de um início promissor no controle da pandemia.


Foto aérea mostra coveiros enterrando um caixão em uma área aberta para acomodar novos túmulos no cemitério de Chacarita, em Buenos Aires, nesta terça-feira (11), e atender à alta demanda durante a pandemia de coronavírus — Foto: Emiliano Lasalvia/AFP
Foto aérea mostra coveiros enterrando um caixão em uma área aberta para acomodar novos túmulos no cemitério de Chacarita, em Buenos Aires, nesta terça-feira (11), e atender à alta demanda durante a pandemia de coronavírus — Foto: Emiliano Lasalvia/AFP


A Argentina está sob quarentena desde 20 de março, embora as autoridades tenham anteriormente relaxado restrições em muitas partes do país, medida que foi apontada como responsável pela alta no número de casos.


O país registrou 7.043 novos casos de Covid-19 na terça-feira, levando o total de infecções confirmadas para 260.911, ultrapassando a Itália. O país europeu, que teve o primeiro caso da doença no dia 6 de fevereiro, registra 251,2 mil casos e 35,2 mil mortes. O dado mais recente do governo argentino aponta que 5.004 pessoas morreram da doença.


A capital Buenos Aires e a província em seu entorno tiveram uma quarentena mais rígida, mas ainda assim tornaram-se o ponto focal do surto no país.


Na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação especial com a alta no número de casos na Argentina, após meses nos quais o país pareceria ter a epidemia sob controle.


Mais de 100 mil casos de Covid-19 estão sendo registrados diariamente nas Américas, disse a OMS.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Petrobras vai elevar preço da gasolina em 4% na quinta-feira; diesel sobe 2%

 A Petrobras vai aumentar os preços do diesel em 2% e os da gasolina em 4% a partir de quinta-feira (13) em suas refinarias.


Petrobras vai elevar preço da gasolina em 4% na quinta-feira ...


A elevação do diesel é o sexto movimento consecutivo de alta no valor do combustível mais consumido do Brasil, que tem avançado desde o final de maio, de acordo com dados compilados pela Reuters.


Já o novo reajuste da gasolina ocorre após uma redução de 4% realizada no final de julho, que havia sido antecedida por nove altas seguidas.


Com o movimento anunciado nesta quarta-feira, o preço médio do diesel nas refinarias da Petrobras deverá atingir R$ 1,7336 por litro, maior nível desde meados de março, quando o consumo de combustíveis passou a ser fortemente impactado pelas medidas de isolamento social relacionadas à pandemia de coronavírus.


Já o preço médio da gasolina, segundo os números da Reuters, deve chegar a R$ 1,7213 por litro.


No acumulado do ano, o valor do diesel ainda apura queda de 26%, enquanto o da gasolina tem baixa de cerca de 10%.


Melhora no consumo

O reajuste acontece em momento em que as distribuidoras de combustíveis visualizam uma melhora no consumo, diante das flexibilizações das medidas de quarentena.


A Raízen Combustíveis, braço do grupo Cosan, estimou nesta semana que o setor deve recuperar o desempenho no segundo semestre, ficando em linha com os níveis verificados antes da crise causada pela pandemia.


Na terça-feira, ao divulgar seu balanço do segundo trimestre, a BR Distribuidora afirmou que "continua a observar uma gradual recuperação dos volumes vendidos, o que tem acompanhado a contínua retomada da circulação de pessoas".


Ainda no fronte da demanda, pesquisas da associação NTC&Logística indicam que, ao final de julho, a demanda por transportes rodoviários de cargas no Brasil registrava desempenho superior ao visto em meados de março, também impulsionada pela flexibilização do isolamento.


Os preços médios da gasolina e diesel também têm avançado nos postos brasileiros, com 11 semana seguidas de alta, segundo dados da reguladora ANP na última sexta-feira.


Paridade com o exterior

A Petrobras defende que os preços dos combustíveis também acompanham a paridade de importação, que - entre outros fatores - é influenciado pelas cotações do petróleo no mercado internacional e do dólar.


O petróleo Brent tem sido negociado próximo à marca de US$ 45 por barril, distante das mínimas de cerca de US$ 16 vistas em abril. Já o dólar opera ao redor dos US$ 5,45, após máximas de cerca de R$ 6 neste ano.


O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos, no entanto, não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

USP investiga se funcionário do Samu que morreu teve Covid-19 duas vezes em Araraquara

 O Serviço Especial de Saúde (Sesa) da Universidade de São Paulo (USP), em Araraquara (SP), está reanalisando duas amostras coletadas do funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que morreu com suspeita de reinfecção da Covid-19 na terça-feira (11).


Morre funcionário do Samu de Araraquara que estava com suspeita de reinfecção de Covid-19 — Foto: Redes Sociais
Morre funcionário do Samu de Araraquara que estava com suspeita de reinfecção de Covid-19 — Foto: Redes Sociais


João Duarte, de 65 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB) desde julho. Ele é o primeiro profissional de Saúde de Araraquara vítima da doença. O corpo foi enterrado na manhã desta quarta-feira (12), em Nova Europa.


De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain, ele tinha dois exames positivos para Covid-19 com três meses de diferença.


Até o momento, os cientistas não conseguiram comprovar a possibilidade de se infectar mais de uma vez pelo novo coronavírus.


A comunidade internacional tem apenas mais um registro semelhante a esse, de uma mulher em Boston.


Investigação de reinfecção


O funcionário do Samu testou positivo para Covid-19 no mês de abril, logo no início da pandemia, em Araraquara e cumpriu o período de isolamento.


Após seguir o protocolo da quarentena, ele voltou a trabalhar mas, em julho, apresentou novamente sintomas, dessa vez mais graves e precisou ser internado e intubado.


O diretor do Sesa, Walter Figueiredo, explicou ao G1 que estão sendo feitas análises da secreção coletada da garganta (orofaringe) em duas ocasiões.


Caso elas confirmem positivo para Covid-19, outros procedimentos serão realizados para descartar as possibilidades.


"A gente vai tentar eliminar as possibilidades de ser uma reinfecção. A gente está tentando isolar o vírus, sequenciar o vírus para ver se é o mesmo, isso se conseguir com as amostras que se tem, a gente não sabe ainda se vai conseguir chegar a uma conclusão", disse Figueiredo.

Ainda de acordo com o diretor, muita coisa sobre o vírus ainda é incerta. "A gente lamenta pelo óbito, esse que é o problema, mas a gente vai verificar a possibilidade da reinfecção."



Para Figueiredo, não está descartada a hipótese de um dos exames terem dado falso negativo.


"A gente ainda não sabe exatamente se esse vírus as pessoas adquirem imunidade mesmo, se essa imunidade acaba rapidamente ou não, se eventualmente a pessoa não adquirem imunidade e pode se reinfectar, se o vírus se modificou, tem um monte de possibilidades que a gente não sabe", contou o diretor.


Araraquara soma 2.432 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A morte do técnico de enfermagem é a 22ª causada pela doença no município.


Homenagens


Amigos e familiares de Duarte realizaram uma homenagem, na manhã desta quarta-feira (12). Durante o cortejo, o silêncio foi interrompido com o som intenso das sirenes e buzinas saindo da Funerária Almeida, às 7h, até Nova Europa, onde o socorrista foi enterrado.


A filha do técnico de enfermagem, Gabriela Durante publicou um comunicado, no início da noite de terça-feira (11), no Facebook sobre o falecimento do pai (veja publicação abaixo).


Gabriela agradeceu todos que oraram pelo pai durante os 16 dias em que ele ficou internado. "Que Deus nos dê força para suportar a maior dor do mundo. Hoje perdemos mais um profissional da saúde, que amava o que fazia. Eu perco o melhor pai do mundo. Te amo eternamente paizinho, hoje vai ter festa no céu, você está com Deus."


Caso em Ribeirão Preto

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) conduzido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) confirmou, apesar de rara, a possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus em uma técnica de enfermagem de 24 anos, que foi diagnosticada em maio e voltou a ficar doente em junho.


Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina, quadro deve ser analisado por autoridades em saúde.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Volta às aulas em Manaus: máscara gigante e deboche de alunos viram memes

A volta de aulas presenciais na rede pública estadual de Manaus, capital do Amazonas, foi marcada por deboche de alunos e fotos e memes compartilhados em redes sociais.


Tamanho de máscara distribuída pelo governo gerou meme nas redes sociais. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Tamanho de máscara distribuída pelo governo gerou meme nas redes sociais. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


O uso de máscaras, por exemplo, não foi seguido corretamente. Alguns estudantes utilizaram o item de proteção — essencial na prevenção contra a Covid-19 — para cobrir o rosto ou parte dele, como os olhos, e não sobre o nariz e a boca, como recomendado.


Um estudante também fez um meme com o tamanho da máscara fornecida pelo governo do Estado, que chega a cobrir todo o rosto do menino. Num outro post, um flagra: uma estudante fazendo a sobrancelha de outra, desrespeitando o distanciamento estabelecido para o retorno dos estudantes.


Uma montagem mostrando a expectativa e a realidade do retorno também foi feita. Na parte ideal, alunos cumprindo o distanciamento e esperando para lavarem as mãos nas pias instaladas pela Secretaria de Educação e Desporto (Seduc). Já na realidade, alunos aglomerados durante o intervalo e uma multidão agrupada na saída de uma das escolas da capital.


Imagens de alunos de Manaus usando máscaras nos olhos viralizaram nas redes sociais. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Imagens de alunos de Manaus usando máscaras nos olhos viralizaram nas redes sociais. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


As aulas presenciais retornaram nessa segunda-feira (10), após 146 dias suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. O Amazonas foi o primeiro estado do país a retomar as atividades nas escolas públicas.


A volta ocorre após a capital sofrer, entre os meses de abril e maio, com colapsos no sistema de saúde e no sistema funerário por conta da pandemia de Covid-19, que já infectou mais de 107 mil pessoas e matou mais de 3 mil em todo o Estado. Em junho, com a redução de casos e mortes diárias, o Governo começou a permitir, de forma gradual, a reabertura do comércio e das escolas privadas.


Aluna tira a sobrancelha de outra durante as aulas. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Aluna tira a sobrancelha de outra durante as aulas. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Meme mostra diferenças entre a expectativa e a realidade do retorno. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Meme mostra diferenças entre a expectativa e a realidade do retorno. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Ao G1, a Seduc afirmou que os alunos e professores estão sendo orientados sobre o uso correto da máscara. Já sobre a aglomeração do lado de fora da escola na montagem citada, a secretaria explicou que, apesar de conscientizar sobre a importância do distanciamento, não é responsável pelas aglomerações em frente às unidades de ensino.

"[...] Durante todo o processo de retorno às aulas presenciais, as equipes da Secretaria de Educação são responsáveis pela orientação da necessidade do uso correto das máscaras e obrigatoriedade da mesma dentro da sala de aula. Não é permitida a entrada de estudantes sem máscara. [...] Quanto às normas de distanciamento dentro das escolas, todas as as unidades estão sinalizadas e orientadas a evitar aglomerações inclusive com as quadras esportivas e áreas comuns fechadas. Em relação a área externa da escola, a Secretaria de Educação também orienta a necessidade de evitar aglomerações na frente da escola, mas não é responsável pelos estudantes a partir da saída", diz a nota.


O infectologista Marcus Lacerda concedeu entrevista ao G1, em julho, sobre o cumprimento das medidas dentro das escolas, quando foi autorizada a reabertura das unidade particulares. Na época, ele afirmou que é natural que, dentro das escolas, nem todas as diretrizes sejam adotadas por completo, principalmente pelos mais jovens.


"São diretrizes. Obviamente que, na prática, não vão funcionar 100%, tem coisas que as escolas não vão conseguir controlar. Mas, se as escolas fizerem tudo que é recomendado para evitar aglomerações e contato entre os alunos, é suficiente para evitar o contágio da Covid-19", afirmou.


Segundo ele, não há, por ora, um estudo que comprove um aumento de casos com o retorno das atividades escolares. "Tem experiências de outros países da Europa e até mesmo a própria China, onde iniciou o surto de Covid-19, que já voltaram gradualmente com as mesmas medidas indicadas aqui em Manaus. Até o momento, não há informação de que esse retorno foi responsável por aumento de casos ou uma segunda onda da doença, ou que coloque a vida dos jovens e funcionários em risco", disse.


Protocolos adotados nas entradas das escolas

Segundo o Governo do Amazonas, o procedimento de entrada nas escolas inclui aferição de temperatura, higienização dos sapatos, em um tapete sanitizante, e das mãos, junto ao totem de álcool em gel. As medidas visam evitar a disseminação do novo coronavírus.


No interior das unidades, os estudantes passaram a usar as carteiras sinalizadas, com distância de 1,5 metro umas das outras. O protocolo de distanciamento é obrigatório em todas as dependências da escola, inclusive banheiros.


Protestos de professores e alunos

Em protesto contra o retorno, um grupo de estudantes fixou cruzes em frente à sede do Governo do Amazonas, em Manaus, na manhã desta terça-feira (11). O ato teve início por volta das 8h30 e contou com representantes do Associação Sindical dos Professores de Manaus (Asprom), que deflagrou greve de professores na segunda (10), e integrantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.


Dezenas de cruzes foram colocadas no gramado da rotatória como forma de representação pelas mortes causadas pela Covid-19. Além das cruzes, uma placa com a frase "Escola fechada, vidas preservadas" foi estendida no local.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Azul e Latam começam codeshare que prevê 35 rotas compartilhadas no Brasil

A Azul anunciou nesta quarta-feira (12) o começo do compartilhamento de voos com a Latam Airlines no Brasil, que prevê codeshare para 64 rotas no país, além de acúmulo de pontos nos programas de fidelidade das duas companhias.


Azul e Latam começam codeshare que prevê 35 rotas compartilhadas ...


O acordo foi anunciado em junho e ilustra como o setor aéreo está tentando otimizar a estrutura para enfrentar o impacto provocado no setor pela pandemia do Covid-19.


De 35 rotas que estão à venda a partir desta quarta-feira, 23 serão cumpridas pela Azul, enquanto 12 terão operação pelas aeronaves da Latam. Até o fim de agosto, as companhias também iniciarão as vendas de outras 29 rotas do acordo, sendo 12 operações da Azul e 17 da Latam.


Neste primeiro momento, o codeshare terá pousos e decolagens nos aeroportos de Brasília (BSB), Belo Horizonte (CNF), Recife (REC), e Campinas (VCP), chegando, posteriormente, aos aeroportos de Porto Alegre (POA), Curitiba (CWB) e São Paulo - Guarulhos (GRU).


"O início desse acordo vai ajudar nosso setor a oferecer mais opções de voos, horários e destinos a nossos clientes, sendo uma solução importante para recuperarmos com mais agilidade a demanda interna afetada pela pandemia", disse Abhi Shah, vice-presidente de receitas da Azul.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Jovens que usam cigarro eletrônico têm até 7 vezes mais risco de pegar a Covid-19, diz estudo

Jovens que utilizam os cigarros eletrônicos ou os vaporizadores têm de cinco a sete vezes mais probabilidade de serem infectados pela Covid-19 do que quem não usa, aponta um estudo conduzido pela escola de medicina da Universidade de Stanford (EUA) e publicado nesta terça-feira (11).


Estudo analisa a relação do cigarro eletrônico com a Covid-19 — Foto: Christopher Pike/Reuters
Estudo analisa a relação do cigarro eletrônico com a Covid-19 — Foto: Christopher Pike/Reuters


Os pesquisadores apontam que a vaporização diminui a imunidade no trato respiratório e, além disso, quem usa os produtos tem mais contato da mão com a boca e o rosto, gesto que pode ser um facilitador da propagação do vírus.


Os dados foram coletados através de pesquisa online, em maio. Participaram 4.351 pessoas, com idades entre 13 e 24 anos, que viviam nos Estados Unidos. Os dados foram cruzados com dados populacionais do país.


Os participantes responderam perguntas sobre se já haviam usado dispositivos de vaporização ou cigarro comum, e também se fizeram uso nos últimos 30 dias. Eles também responderam sobre a Covid-19 (se tiveram sintomas, se fizeram teste e se testaram positivo).


Os resultados, publicados na revista científica Journal of Adolescent Health, mostraram que os jovens que usaram cigarros eletrônicos nos últimos 30 dias tiveram quase cinco vezes mais chances de apresentar sintomas de Covid-19, como tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar, do que aqueles que nunca fumaram ou vaporizaram.


Os pesquisadores alertam que o uso de cigarro eletrônico não trouxe apenas um "pequeno aumento" no risco. “Esse estudo mostra claramente que os jovens que usam os vapes ou cigarros eletrônicos correm um risco elevado, e não é apenas um pequeno aumento no risco; é um grande problema”, disse o líder do estudo Shivani Mathur Gaiha.


Resultados

Entre os participantes que foram testados para Covid-19, aqueles que já haviam usado cigarros eletrônicos tinham cinco vezes mais chances de serem diagnosticados com coronavírus do que os não usuários. Já quem usou nos últimos 30 dias teve 6,8 vezes mais chance de testar positivo.


O professor de Harvard David Christiani, que não faz parte da pesquisa, explicou à agência Reuters que a vaporização pode afetar a imunidade no trato respiratório.


“A vaporização de líquidos prejudica a imunidade local no nariz e no resto do trato respiratório. Uma vez que essas defesas sejam prejudicas, isso tornará as pessoas mais suscetíveis à infecção”. - David Christiani, professor de Harvard

Além de alertar adolescentes e jovens sobre os perigos da vaporização, os pesquisadores esperam que suas descobertas levam a FDA (órgão que atua como a Anvisa nos EUA) a apertar ainda mais as regulamentações sobre como os produtos de vaporização são vendidos aos jovens.


“Precisamos que a FDA se apresse e regule esses produtos. E precisamos dizer a todos: se você for um vaper, está se colocando em risco de contrair Covid-19 e outras doenças pulmonares”, enfatizou Bonnie Halpern-Felsher, autora sênior do estudo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cerca de 96% das viagens realizadas em 2019 por brasileiros foram para destinos nacionais, segundo IBGE

Cerca de 96% das viagens realizadas por brasileiros no ano de 2019 foram para destinos nacionais, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Locais com praia foram os mais procurados para lazer em 2019.  — Foto: Fábio Arruda / Colaboração
Locais com praia foram os mais procurados para lazer em 2019. — Foto: Fábio Arruda / Colaboração


O IBGE coletou dados de 72,5 milhões de domicílios. Desses, somente 15,8 milhões informaram que realizaram uma viagem, ao menos, em 2019. A coleta de dados foi realizada entre os meses de julho, agosto e setembro. 56,7 milhões informaram que não realizaram nenhuma viagem durante o ano.


Segundo a amostra, as regiões mais visitadas no Brasil foram o Sudeste, com 39,5% dos viajantes, seguida pelo Nordeste (27,8) e o Sul (16,5%). O estado que mais recebeu viajantes foi São Paulo (18,9%).


Ao todo, foram 21,4 milhões de viagens feitas pelos entrevistados. Cerca de 20 milhões (96,1%) foram para destinos nacionais e cerca de 828 mil (3,9%) para o exterior.


O instituto classificou como viagem os deslocamentos de uma pessoa ou um grupo fora do seu entorno habitual desde o momento de sua saída até o regresso.


Essas informações foram coletadas no módulo turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019, que apresenta dados sobre os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior.


Falta de renda

Dos 56,7 milhões de domicílios onde não foram registradas viagens, 82,9% informaram ter renda inferior a dois salários mínimos e 17,1% declararam rendimento de dois ou mais salários mínimos nos valores de 2019.


Entre os domicílios que não realizaram viagens, 48,9% afirmaram que não viajaram por falta de dinheiro.


Perfil das viagens

em 73,9% das viagens investigadas, o viajante passou ao menos uma noite no trajeto ou no destino.

em 83,8% das viagens havia de um a três viajantes.

Entre as viagens apontadas pelos entrevistados, 86,6% afirmaram que fizeram uma viagem por motivo pessoal e 13,5% foram por motivos profissionais.


Dos 21,4 milhões de viagens investigadas, 18,5 milhões foram realizadas por motivo pessoal, como lazer, compras pessoais, religião, tratamento de saúde e bem-estar, visita a parentes e amigos, eventos familiares e outros.


Tipos de viagens:


viagens por motivo pessoal: 36,1% ocorreram em visita a parentes, 31,5% em busca de lazer e 17,5% para tratamento de saúde e bem-estar.

motivos de lazer: 34,3% declararam ter viajado para fazerem turismo de sol e praia. Viagens com finalidade cultural corresponderam a 27,2%, enquanto o ecoturismo e as viagens de aventura representavam 25,6%.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Uber pode ser forçada a encerrar operações na Califórnia

 A Uber será forçada a encerrar suas operações na Califórnia se uma decisão judicial que a impede de classificar seus motoristas como terceirizados entrar em vigor, disse a empresa em um processo judicial.


Juiz da Califórnia atendeu ao pedido do Estado de uma liminar impedindo empresa de classificar seus motoristas como autônomos — Foto: Luisa Gonzalez/Reuters
Juiz da Califórnia atendeu ao pedido do Estado de uma liminar impedindo empresa de classificar seus motoristas como autônomos — Foto: Luisa Gonzalez/Reuters


Na segunda-feira, um juiz da Califórnia atendeu ao pedido do Estado de uma liminar impedindo a Uber e a rival Lyft de classificar seus motoristas como independentes, em vez de empregados.


Várias centenas de milhares de 'trabalhadores de aplicativos', incluindo muitos em empresas de transporte e serviços de entrega, são afetados pela lei conhecida como Assembly Bill 5 ("AB5"), que entrou em vigor em 1º de janeiro.


A paralisação das operações prejudicaria irreparavelmente a Uber e as pessoas que dependem de suas operações para gerar receita, disse a empresa em seu processo judicial nesta terça-feira.


"Se o tribunal não reconsiderar, então na Califórnia, é difícil acreditar que seremos capazes de mudar nosso modelo para ter contratados em tempo integral rapidamente", disse o presidente-executivo Dara Khosrowshahi à CNBC nesta quarta-feira.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

PIX, novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo BC, vai permitir transações instantâneas; entenda

 O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (12) que o "PIX", novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, começa o cadastramento de "chaves" no próximo dia 5 de outubro.


BC lança o PIX, sistema para agilizar pagamentos e transferências — Foto: Reprodução/Globo
BC lança o PIX, sistema para agilizar pagamentos e transferências — Foto: Reprodução/Globo


As "chaves" são dados simples de clientes que servirão de identificação para as transações feitas pelo PIX. Com apenas uma chave cadastrada, as transferências poderão ser realizadas instantaneamente, sete dias por semana.


Exemplos de chaves são números de CPF, de CNPJ, de celular ou e-mail. As transações pelo PIX poderão ser feitas também por meio de QR Code ou links gerados no smartphone, substituindo, por exemplo, os dados bancários do recebedor.


Segundo o BC, o PIX estará disponível para todo o país em novembro. Entenda abaixo como o sistema funciona.


O que é o PIX

O PIX é um novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo BC para facilitar as transações financeiras.


Além de servir para compras e pagamento de contas, a expectativa do mercado é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A quantia cai instantaneamente.


"Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população", diz o BC.


Quando vai começar a funcionar

Como foi anunciado nesta quarta, a fase de cadastramento começa no dia 5 de outubro, para que todos se familiarizem com as funções do PIX.


O serviço, propriamente dito, será ativado no dia 16 de novembro.


PIX não é aplicativo

O PIX não é um aplicativo, nem banco. O cliente não precisa abrir uma conta específica para usar.


O sistema estará disponível para correntistas de quaisquer bancos, clientes de algumas fintechs e outras financeiras credenciadas pelo Banco Central. Basta que seja uma "conta transacional" de pessoa física ou jurídica, diz o BC – conta corrente, conta de poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.


Até agora, mais de 970 instituições mostram interesse em ter o PIX como tecnologia de intermediação de pagamentos, direta ou indiretamente. Assim como hoje se escolhe entre DOC ou TED para transferências, haverá opção de escolher o PIX. O mesmo vale para pagamentos: crédito, débito e PIX.


Como usar

Como a ideia do PIX é reduzir a complexidade de transações financeiras, a requisição de dados para enviar dinheiro também é menor. O PIX dispensa os tradicionais número de conta e agência bancária para as remessas entre pessoas, e traz as seguintes alternativas:


Pela "chave de endereçamento" – um e-mail, CPF, número de telefone ou um código de números e letras aleatório chamado EVP;

Por um link gerado pelo celular ou;

Por leitura de QR Code.

A transação pode ser completada, sem custo entre diferentes bancos ou instituições cadastradas. Os clientes podem, inclusive, ativar o PIX para diferentes contas de bancos que possua, mas é necessário usar diferentes chaves para cada conta.


Para compras no comércio, o PIX usa exatamente as mesmas formas de transferências. Por enquanto, os pagamentos dependem de internet para serem realizados.


Está prevista para 2021 uma forma de pagamento offline. Futuramente também será implementado também o "saque PIX", em que o recebedor faça saques em redes varejistas.


Como se cadastrar

Para cadastrar a chave, será preciso requisitar à instituição onde a conta está aberta. Para as pessoas físicas, a instituição explicou que o PIX deverá ser ofertado por meio do aplicativo para celular da instituição participante.


"De forma a garantir uma experiência homogênea, simples e prática, o BC definiu requisitos mínimos que deverão ser observados pelos participantes. Já para as empresas, o PIX deverá ser ofertado por meio do principal canal digital da instituição, podendo ser via aplicativo ou internet banking, por exemplo", acrescentou.


Quanto vai custar

O PIX não cobra tarifas de pagadores ou recebedores pelas transações, como acontece com DOCs e TEDs.


O BC diz que cobrará apenas das instituições financeiras valores muito baixos pela utilização do serviço. A cada 10 transações pelo PIX, R$ 0,01 será cobrado a cargo de recuperação de custos operacionais.


Outras funções

Assim como contas tradicionais, o PIX terá recursos de agendamento de pagamentos e enviará comprovantes para quem paga e quem recebe pelo sistema. As transações feitas pelo PIX devem aparecer no extrato da conta.


Como o serviço é instantâneo, o usuário deve ter atenção aos detalhes. Valores enviados por engano não podem ser estornados automaticamente. Há uma funcionalidade de devolução total ou parcial prevista, mas a negociação só pode ser aberta pelo recebedor.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rússia diz que médicos serão vacinados contra Covid-19 em 2 semanas e rejeita preocupações com segurança

 A Rússia anunciou, nesta quarta-feira (12), que o primeiro lote de sua vacina contra a Covid-19 estará pronto para ser aplicado em alguns médicos em duas semanas. O país também rejeitou as preocupações "sem fundamento" em relação à segurança do imunizante levantadas por alguns especialistas, devido à rápida aprovação da vacina por Moscou.


A foto, do dia 6 de agosto, mostra a vacina desenvolvida na Rússia contra a Covid-19, a primeira a ser registrada em todo o mundo contra a doença. — Foto: Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP
A foto, do dia 6 de agosto, mostra a vacina desenvolvida na Rússia contra a Covid-19, a primeira a ser registrada em todo o mundo contra a doença. — Foto: Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP


O presidente russo, Vladimir Putin, disse na terça-feira (11) que a Rússia havia se tornado o primeiro país a dar aprovação regulatória para uma vacina contra a Covid-19, depois de menos de dois meses de testes em humanos.


A vacina ainda não concluiu os testes em estágio avançado. Alguns cientistas temem que Moscou esteja colocando o prestígio nacional à frente da segurança.


"Parece que nossos colegas estrangeiros estão vendo as vantagens competitivas específicas do medicamento russo e estão tentando expressar opiniões que, em nossa visão, são completamente sem fundamento", disse o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, nesta quarta.

Ele disse que a vacina, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, será aplicada na população, incluindo em médicos, de forma voluntária, e estará pronta em breve.


"Os primeiros pacotes da vacina contra a infecção pelo coronavírus serão recebidos dentro das próximas duas semanas, primeiramente para médicos", disse.


Desconfiança

Na terça, a OMS comentou o anúncio da vacina russa. A entidade declarou que a Rússia "não precisa de sua aprovação" para registrar a vacina, e que precisará ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a eficácia e segurança da imunização para aprová-la.


O que se sabe sobre a vacina que a Rússia registrou contra o coronavírus e por que desperta dúvidas

Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya, disse que os ensaios clínicos serão publicados assim que foram analisados pelos especialistas da própria Rússia. Ele disse que o país planeja ter capacidade para produzir 5 milhões de doses por mês entre dezembro e janeiro.


O Cazaquistão planeja enviar autoridades governamentais a Moscou ainda neste mês para discutir possíveis entregas da vacina, disse o gabinete presidencial do país.


Parceria com o Brasil


Apesar de um anúncio do governo do Paraná de que assinaria, nesta quarta-feira, um acordo com a Rússia para aplicar e fabricar a vacina no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, ainda na terça, que não recebeu pedido de pesquisa ou registro da imunização no país. A autorização da agência é uma etapa neceessária para testar qualquer medicamento ou vacina em solo brasileiro.


Segundo o site da nova vacina, o Brasil está entre os países que devem participar da fase 3 dos estudos clínicos, previstos para começar nesta quarta. Serão 2 mil participantes; além dos brasileiros, estavam incluídos voluntários da própria Rússia, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita e do México.


A imunização russa se chamará Sputnik V, em alusão à corrida espacial da Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos. O Sputnik I foi o primeiro satélite a orbitar a Terra, lançado pelos soviéticos em 1957.


Apesar de um anúncio do governo do Paraná de que assinaria, nesta quarta-feira, um acordo com a Rússia para aplicar e fabricar a vacina no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, ainda na terça, que não recebeu pedido de pesquisa ou registro da imunização no país. A autorização da agência é uma etapa neceessária para testar qualquer medicamento ou vacina em solo brasileiro.


Segundo o site da nova vacina, o Brasil está entre os países que devem participar da fase 3 dos estudos clínicos, previstos para começar nesta quarta. Serão 2 mil participantes; além dos brasileiros, estavam incluídos voluntários da própria Rússia, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita e do México.


A imunização russa se chamará Sputnik V, em alusão à corrida espacial da Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos. O Sputnik I foi o primeiro satélite a orbitar a Terra, lançado pelos soviéticos em 1957.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››