segunda-feira, maio 01, 2023

Comerciante é morta com tiro na cabeça e marido é preso em flagrante na Zona Norte de Natal

Uma comerciante identificada como Jussara Kelly de Medeiros, de 43 anos, foi assassinada a tiros na madrugada desta segunda-feira (1º) na Zona Norte de Natal. O marido dela foi preso em flagrante.


Mulher foi assassinada com tiro dentro de casa na Zona Norte de Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 1h20 na Avenida dos Expedicionários, no conjunto Parque dos Coqueiros, bairro Nossa Senhora da Apresentação.


Ainda de acordo com a corporação, o suspeito teria assassinado a sua esposa com um disparo de arma de fogo na cabeça, na casa onde os dois moravam.


Ao chegarem no local, os policiais constataram que a vítima já estava sem vida e o suspeito havia fugido.


Jussara Kelly de Medeiros foi morta a tiros na Zona Norte de Natal — Foto: Cedida


Após fazerem o isolamento do local do crime, os policiais realizaram buscas na área com as informações sobre o suspeito e o veículo que ele conduzia. Com isso, eles conseguiram localizar o homem em um motel. Ainda de acordo com a PM, o homem se entregou e assumiu a autoria do crime.


"Capturado e identificado, o indivíduo tinha ainda em sua posse 15 munições e uma pistola, possivelmente usada no crime. O suspeito, o veículo, a arma e as munições apreendidas foram conduzidos até à Delegacia de Plantão da Zona Norte para os procedimentos legais", informou a PM.


Segundo vizinhos, o crime pode ter sido motivado porque a mulher queria se separar do marido. O casal tinha dois filhos e era proprietário de dois comércios localizados vizinhos à casa onde o crime aconteceu.


O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Testemunha afirma que mulher que teve 95% do corpo queimado no RN foi atacada pelo marido, diz delegado

Uma testemunha disse à polícia que a mulher que deu entrada em um hospital do interior do Rio Grande do Norte com 95% do corpo queimado foi atacada pelo próprio marido. A informação é do delegado que investiga o caso, Gabriel Napoli.


Ainda de acordo com o delegado, o homem ainda não compareceu à delegacia para dar depoimento à polícia. Na residência onde o caso aconteceu, os investigadores encontraram uma garrafa vazia com vestígios de material inflamável, além de outros objetos periciados pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia.


Ainda de acordo com a polícia, a mulher continua internada em estado grave, aguardando o quadro estabilizar para ser transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


"Conseguimos uma nova testemunha que deu a versão que o companheiro teria ateado fogo na vítima. Segundo essa testemunha, ele teria praticado essa tentativa de feminicídio. Os peritos conseguiram encontrar vestígios importantíssimos, como uma garrafa pet que continha resíduos de inflamáveis. Também foram recolhidos outros vestígios, todos encaminhados para análise", afirmou o delegado.

O delegado não informou a relação da testemunha com a mulher e o suspeito.


Mulher está internada no Hospital Tarcísio Maia (Arquivo) — Foto: Flávio Soares/Inter TV Costa Branca


A mulher de 49 anos foi internada em estado grave no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, após ter 95% do corpo queimado com gasolina, na madrugada da última sexta-feira (28).


Segundo servidores da unidade de saúde, ao dar entrada na unidade, a vítima relatou aos profissionais que foi atacada com gasolina e fogo pelo companheiro dela. No entanto, enteadas da mulher deram outra versão e afirmaram na ocasião que acreditavam que um curto-circuito provocou uma explosão, por causa do combustível que havia armazenado na casa da vítima para ligar um motor.


A polícia foi avisada e passou a investigar o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criança de 4 anos morta em triplo homicídio na Grande Natal sofreu 8 tiros de arma de fogo: 'Vai ser difícil conviver com essa dor'

A criança de 4 anos de idade que foi uma das vítimas de um triplo homicídio que aconteceu na madrugada de domingo (30), em São José de Mipibu, na Grande Natal, sofreu pelo menos 8 disparos de arma de fogo. A informação consta no laudo recebido pela família, após o trabalho de perícia.


Lucas Bezerra e o filho, Davi Lucas, foram mortos a tiros neste domingo (30) em São José de Mipibu — Foto: Cedida


Davi Lucas Bezerra da Silva foi assassinado junto com o pai, Lucas da Silva Bezerra, de 19 anos, e uma amiga da família, Claudiene Francisca Torres, de 26 anos, dentro de casa. A mãe e a irmã mais nova do menino conseguiram escapar dos criminosos.


Claudiene Francisca Torres, de 26 anos, foi morta a tiros em triplo homicídio em São José de Mipibu — Foto: Cedida


Segundo a mãe de Lucas e avó de Davi, Edilene Anacleto da Silva, o jovem sofreu 10 disparos ao tentar proteger o filho. De acordo com ela, o homem ficou debruçado sobre a criança, tentando protegê-la. Ainda assim, o menino foi atingido por oito disparos.


"Vai ser difícil conviver com essa dor. É uma dor que nenhuma mãe quer passar. A gente fica se perguntando por que tiraram a vida dele (Lucas) e do meu neto. Ele era um pai maravilhoso, cuidava dos filhos dele muito bem e é tanto que ele deu praticamente a vida para salvar a vida do filho, mas não conseguiu, infelizmente", disse.



"A família busca justiça e saber o porquê dessas pessoas entrarem lá. E se iam fazer algo com a mulher, por que também fizeram isso com meu filho e com o meu neto? É essa resposta que a gente quer, porque é muito duro, muito triste ver aquela cena, pra quem chegou lá na hora e viu aquele olhar dele pedindo ajuda", lamentou.


Velório de vítimas de triplo homicídio, nesta segunda-feira (1º) em São José de Mipibu — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


O velório de Lucas e Davi aconteceu na comunidade Pau Brasil, em São José de Mipibu, e a expectativa é de que o sepultamento de pai e filho ocorra ainda na manhã desta segunda-feira (1º). Já Claudiene foi velada e sepultada na comunidade do Mendes, no mesmo município.



Segundo a Polícia Militar, o crime foi registrado por volta de 0h20 do domingo (30) na Rua Antonio Basílio, no bairro Pau Brasil. Os autores do crime - pelo menos quatro pessoas - teriam chegado ao local em um veículo de cor preta e atiraram contra as vítimas.


Ainda de acordo com relatório da 8⁰ Companhia Independente da PM, que atendeu a ocorrência, testemunhas informaram que a mulher estava sendo ameaçada pelo seu ex-companheiro e, por isso, estava na casa dos amigos. No entanto, a Polícia Civil ainda não divulgou qual linha de investigação vai seguir.


Claudiene Francisca Torres morreu ainda no local do crime. Lucas e Davi ainda foram socorridos para a UPA da cidade e a criança foi transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, mas os dois não resistiram aos ferimentos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos fazem arrastão em casas na zona rural de Caraúbas, RN

Criminosos fizeram arrastão a casas localizadas na zona rural de Caraúbas, região Oeste potiguar, na noite deste domingo (30), segundo a Polícia Militar.


Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda


Os crimes começaram por volta das 18h30, no assentamento 1º de maio. De acordo com a polícia, dois homens armados e encapuzados chegaram a uma casa, renderam os moradores e anunciaram um assalto. Eles levaram uma motocicleta e aparelhos celulares das vítimas.


Testemunhas contaram à polícia que os criminosos usavam uma arma calibre 12 e um revolver calibre 38.


Após realizarem o assalto no primeiro imóvel, a dupla saiu de moto realizando assaltos em outras casas, segundo a polícia, sempre roubando celulares.


A PM foi acionada e fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. O material roubado também não foi recuperado, até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia apreende 17 quilos de pasta base de cocaína achados enterrados em praia no RN

Policiais militares que atuam em Areia Branca, no Oeste potiguar, encontraram 17 quilos de pasta base de cocaína enterrados na areia de uma praia do município.


Pasta base de cocaína encontrada enterrada em praia do RN — Foto: PM/Divulgação


A carga de entorpecente foi achada na madrugada deste domingo (30), durante patrulhamento na orla marítima entre as praias de São Cristóvão e Ponta do Mel.


Segundo o 12º Batalhão da PM essa é a maior apreensão de drogas já realizada pela corporação no município.


O material foi levado para a Delegacia de Plantão de Mossoró, também na região Oeste. Segundo a polícia, o prejuízo estimado ao tráfico de drogas é de aproximadamente R$ 2 milhões.


A investigação sobre o material ficará a cargo da 42ª Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos matam homem, mulher e criança de 4 anos na Grande Natal

Uma mulher, um homem e uma criança de apenas 4 anos morreram após serem baleados em uma casa no início da madrugada deste domingo (30), em São José de Mipibu, na Grande Natal.


Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda


Segundo a Polícia Militar, o crime foi registrado por volta de 0h20 na Rua Antonio Basílio, no bairro Pau Brasil. Os autores do crime - quatro pessoas - teriam chegado ao local em um veículo de cor preta e atiraram contra as vítimas.


Ainda de acordo com relatório da 8⁰ Companhia Independente da PM, que atendeu a ocorrência, testemunhas informaram que a mulher estava sendo ameaçada pelo seu ex-companheiro, que seria um traficante de drogas.


A mulher morreu ainda no local do crime. Ela foi identificada como Claudiene Francisca Torres, de 26 anos.


A polícia foi informada de que o homem e o menino - que são pai e filho - foram socorridos e levados para unidades de saúde, porém não resistiram aos ferimentos.


Lucas da Silva Bezerra, de 19 anos, morreu na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município. Já o filho dele, Davi Lucas, de 4 anos, morreu no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


Segundo a familiares de Lucas, o homem morreu ao tentar proteger os filhos. A esposa dele e outra filha conseguiram escapar dos criminosos.


Ainda de acordo com os familiares, Claudiene Francisca Torres era amiga da família e estava há alguns dias na casa de Lucas e da esposa para tentar se esconder do ex-companheiro.


fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre e quatro pessoas ficam feridas após carros colidirem de frente na BR-304 em Mossoró

Uma colisão frontal entre dois veículos deixou uma pessoa morta e outras quatro feridas no final da noite de sábado (29) em Mossoró, no Oeste potiguar.


Um dos carros envolvidos na colisão frontal na BR-304 em Mossoró — Foto: Gill Maia


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente aconteceu por volta das 23h50 no quilômetro 11 da BR-304, no trecho que liga o Rio Grande do Norte ao Ceará.


Uma pessoa morreu, duas foram socorridas com lesões graves e outras duas tiveram ferimentos leves.


Equipes da PRF, bombeiros, e Polícia Civil e Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) atendem a ocorrência.


A vítima fatal foi identificada como Sebastião Ferreira Cipriano, de 41 anos. O corpo do homem foi recolhido ao Itep para passar por perícia. Os feridos foram levados para o hospital.


As causas do acidente ainda serão esclarecidas pelas investigações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é encontrada morta com sinais de estrangulamento e corpo nu em apartamento na Grande Natal

Uma mulher foi encontrada morta, com sinais de estrangulamento e o corpo nu, enrolado apenas por um lençol, dentro de um apartamento no bairro Parque das Árvores, em Parnamirim, na Grande Natal.


Corpo foi recolhido pelo Itep para passar por perícia — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O encontro do corpo aconteceu na madrugada deste domingo (30), por volta de 1h, segundo as informações iniciais do 3º Batalhão da Polícia Militar.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia e a Polícia Civil foram acionados para dar início às investigações e os peritos constataram que o corpo já estava em estágio putrefação.


Os agentes encontraram um fio amarrado no pescoço da vítima, que estava nu, ao chão, e enrolado apenas por um lençol.



Algumas testemunhas da vizinhança informaram que a mulher era uma advogada e que suspeitavam que ela era usuária de drogas. Segundo a polícia, as testemunhas ainda informaram que o apartamento da mulher era frequentado constantemente por "pessoas em atitudes suspeitas".


A mulher foi identificada pelo Itep como Emilliana Medeiros Damasceno, de 45 anos.


O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher dá entrada em hospital de Mossoró com 95% do corpo queimado; Polícia Civil investiga

Uma mulher de 49 anos foi internada em estado grave no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, após ter 95% do corpo queimado com gasolina, na madrugada desta sexta-feira (28).


Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró — Foto: Flávio Soares/Inter TV Costa Branca


No prontuário do hospital consta que, ao dar entrada na unidade, a vítima relatou aos profissionais que foi atacada com gasolina e fogo pelo companheiro dela. No entanto, enteadas da mulher deram outra versão e acreditam que um curto-circuito provocou uma explosão, por causa do combustível que havia armazenado na casa da vítima para ligar um motor.


A Polícia Civil foi informada sobre o caso.


De acordo com o hospital, a mulher deverá ser transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Ela mora na zona rural de Campo Grande e foi socorrida inicialmente um hospital do município, onde deu a versão sobre ataque, antes de ser direcionada para o hospital de Mossoró.


Ainda de acordo com as enteadas, o companheiro da vítima tem 65 anos, tentou ajudá-la, apagou as chamas e foi chamar a ambulância de Campo Grande.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Duplicação da BR-304 entre o RN e o Ceará é orçada em quase R$ 3 bilhões

Uma das obras de infraestrutura mais importantes do Rio Grande do Norte, a duplicação da BR-304 até a divisa do Ceará já possui a empresa que vai elaborar todo o planejamento e projeto. O custo total deve chegar perto dos R$ 3 bilhões.


Duplicação da BR-304 está estimada em quase R$ 3 bilhões — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


A rodovia corta o RN e liga as duas principais cidades do estado, Natal e Mossoró.


Pela relevância da BR-304, a possibilidade de ela se tornar duplicada gera expectativa em vários segmentos, como o setor salineiro, que é responsável pela produção de 95% do sal consumido no país. Parte do produto é escoada pela rodovia federal.


Renato Fernandes, diretor executivo do Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do Estado do Rio Grande do Norte (Simorsal), destacou que o setor movimenta "em termos de sal produzido no Rio Grande do Norte, entre 7 e 8 milhões de toneladas/ano".


"Essa duplicação vai nos proporcionar um maior fluxo de carga, maior agilidade, vai nos tornar mais competitivos", reforçou.

A fruticultura irrigada também pode se beneficiar dessa duplicação. "Tem sido sempre uma grande barreira o escoamento da fruta pela BR-304 no sentido Natal. Muita morosidade, as companhias que transportam os nossos produtos têm demonstrado cada vez mais insatisfação", relata Fábio Queiroga presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX).


"Enquanto um equipamento consegue levar nossa fruta para Fortaleza num período de três a quatro horas, praticamente o mesmo percurso para Natal pode demorar até sete horas", completou Fábio.

Em março, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e deputados da bancada federal do RN em Brasília.


A novidade neste processo é que já foi definida a empresa que vai elaborar o planejamento e projeto para execução da obra, que foi dividida da seguinte forma: dois trechos com quatro lotes de aproximadamente 70 km. Serão, no total, 289 km da Reta Tabajara, em Macaíba, até a divisa com o Ceará.



A obra está orçada em R$ 2,8 bilhões, "o que de fato se prenuncia que ela será executada por etapas", conforme explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.


"O que nós esperamos, na verdade, é que em 2024 ela seja iniciada, e, se possível, concluída até o final do governo do presidente Lula (2026)", falou o secretário.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Débitos de IPVA no RN podem ser renegociados em até 12 parcelas

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) disponibilizou a possibilidade de renegociação da dívida do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) anterior ao calendário 2023. Os contribuintes poderão regularizar a situação do veículo com a quitação dos débitos em atraso em até 12 parcelas.


Débitos de IPVA no RN podem ser renegociados em até 12 parcelas — Foto: Divulgação/SET


A negociação vale para débitos inscritos ou não na Dívida Ativa do Estado e ocorre de forma simplificada, podendo ser feita até virtualmente, usando aplicativo de mensagens.


Para os inadimplentes que já estão inscritos na Dívida Ativa, o procedimento é feito na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Para os que não se encontram nessa situação, o acordo para a quitação do imposto atrasado pode ser realizado na Subcoordenadoria de Débitos Fiscais (Sudefi) da SET, por meio de atendimento presencial ou mesmo remoto, pelo WhatsApp (84) 3232-2190.



A SET destaca que a regularização evita dores de cabeça caso o veículo seja abordado em uma fiscalização. O valor devido também acaba sofrendo a incidência de juros e multa de mora, assim como a inscrição dos débitos em dívida ativa, podendo até ter o veículo aprendido.


Com o IPVA atrasado, não é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado. Sem o documento, a autoridade de trânsito está autorizada reter o automóvel ou motocicleta por trafegar sem a documentação atualizada e ainda penalizar o condutor com multas.


A SET divulgou um guia prático com perguntas e respostas para orientar os contribuintes sobre como proceder mediante parcelamento do imposto em atraso (veja abaixo).


Perguntas frequentes sobre débitos do IPVA

Como saber se meu IPVA está atrasado?


Consultando o site https://www2.detran.rn.gov.br/externo/consultarveiculo.asp ou o aplicativo de celular Nota Potiguar.


Há multa por atraso e como é calculada?


A multa de mora é de 0,3% diários, até o limite de 18%, sem prejuízo da correção monetária e dos juros de mora.


É possível parcelar o pagamento do IPVA atrasado?


É possível parcelar os débitos em atraso na Sudefi em até 12 vezes e com parcela mínima de R$ 100. O procedimento pode ser feito presencialmente nas Unidades Regionais de Tributação (URT) ou pelo Whatsapp da Sudefi: 84 3232-2190. Já para fazer o parcelamento por meio da PGE, o valor mínimo da parcela é R$ 200 e pode ser dividido em até 10 vezes. Basta acessar o site www.pge.rn.gov.br.


Como é possível realizar pagamento fo IPVA atrasado?


O contribuinte tem a possibilidade de gerar boletos no site do Detran ou através do aplicativo Nota Potiguar, para pagamento via internet ou presencialmente em qualquer agência bancária ou correspondente bancário.


Caso haja necessidade, quem por algum motivo não tiver acesso à internet pode comparecer à repartição fiscal mais próxima para solicitar os boletos.


Quais são as informações e documentos necessários para pagar o IPVA atrasado?


Basta acessar o link https://www2.detran.rn.gov.br/externo/consultarveiculo.asp e inserir dados da placa e do RENAVAM do veículo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Reservas hídricas do RN chegam a 63% da capacidade e 11 açudes estão cheios

As reservas hídricas do Rio Grande do Norte somam 2,709 bilhões de metros cúbicos, ou 63,01% da capacidade total dos açudes e barragens estaduais, que é de 4,36 bilhões de m³. Pelo menos 11 reservatórios com mais de 5 milhões de metros cúbicos estão completamente cheios.


RN tem 11 reservatórios com capacidade máxima — Foto: Igarn


Os dados são Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta quinta-feira (27), pelo governo do estado, através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).


O aumento da reserva de água ocorreu durante as chuvas nos primeiros meses do ano. No entanto, para o trimestre entre maio e julho, especialistas esperam ocorrência de menos precipitações no estado.


A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1,605 bilhões de m³, correspondentes a 67,67% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³.


A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do estado, acumula 378,20 milhões de m³, equivalentes a 63,06% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de m³.


Já o açude público de Marcelino Vieira acumula 10,65 milhões de m³, percentualmente, 95,09% da sua capacidade total, que é de 11,20 milhões de metros cúbicos.


Atualmente, 11 reservatórios monitorados pelo Igarn, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, permanecem com 100% da sua capacidade: Umari, localizado em Upanema; Mendubim, em Assú; Pataxó, em Ipanguaçu; o açude público de Riacho da Cruz; Flechas, em José da Penha; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Apanha Peixe, em Caraúbas; e os açudes públicos de Pilões e Encanto.


Outros quatro mananciais, além do já citado, açude público de Marcelino Vieira, permanecem com volumes superiores a 90% da sua capacidade: Rodeador, em Umarizal, com 99,63%; Morcego, em Campo Grande, com 99,40%; Malhada Vermelha, em Severiano Melo, com 98,67%; e Santa Cruz do Trairi, com 96,51%.



Chuvas do trimestre

A tendência de ocorrência de chuvas para o próximo trimestre de 2023 (maio, junho e julho) é de volumes de chuva de normal a abaixo do normal no Rio Grande do Norte. O acumulado máximo no estado no período não deve ultrapassar 283,6mm, segundo análises realizadas na reunião de Divulgação da Previsão Climática Sazonal, coordenada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE, que ocorreu na tarde da última terça-feira (25).


As análises do Sistema de Monitoramento registram a tendência de transição térmica nas águas do oceano Pacífico Tropical, saindo do fenômeno La Ñina (águas superficiais mais frias do que o normal), e já entrando no fenômeno de EL Niño (águas mais aquecidas do que o normal).


“Essa mudança térmica na superfície do Oceano Pacífico ainda não condicionou uma mudança na circulação geral da atmosfera, mas os modelos matemáticos que projetam o comportamento do Oceano Pacífico indicam um estabelecimento completo do Fenômeno El Niño nos próximos meses, podendo influenciar numa diminuição da ocorrência das chuvas entre a segunda quinzena de maio e a primeira quinzena de junho de 2023, tanto no interior como no litoral do Estado”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.



A associação entre o aquecimento das águas acima do normal do Pacífico e o aquecimento maior das águas do Atlântico Norte em relação às do Atlântico Sul é outro fator que indica a diminuição de chuvas no próximo trimestre.


“Esse cenário implicará numa diminuição das chuvas entre os meses de maio e junho de 2023 no Estado do Rio Grande do Norte. Para o período entre a segunda quinzena de junho e o mês de julho de 2023, as condições do Oceano Atlântico Sul deverão predominar e normalizar a ocorrência de chuvas nos setores Leste e Agreste do Estado”, disse Bristot.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conta de luz segue sem cobrança extra em maio, informa Aneel


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que a conta de luz seguirá com a bandeira verde em maio, ou seja, sem cobrança extra.


O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. Quando o custo de produção aumenta, a agência pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.


Já a bandeira verde não acrescenta custos às tarifas dos consumidores de energia com base no seu consumo mensal. Essa bandeira está em vigor desde 16 de abril do 2022, ou seja, há mais de ano.


Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que os reservatórios do país estão com nível alto de armazenamento, entre 84,29% e 97,81%, dependendo da região, até a última quinta-feira (27).


Quando o nível dos reservatórios é baixo, as hidrelétricas passam a gerar menos energia, e o operador é obrigado a acionar usinas termelétricas para garantir eletricidade ao país.


Como as térmicas são mais caras que as hidrelétricas, acabam aumentando o custo de geração de energia do país, o que é repassado pela Aneel por meio das bandeiras tarifárias.


Bandeira verde o ano todo


Em nota, a Aneel afirma que é bastante provável que a bandeira verde fique acionada durante todo o ano de 2023.


"A Aneel atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui realizados, se considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023."


O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a continuidade da bandeira verde ajuda a "equilibrar as contas das famílias em todo o país".


“As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”, ressaltou.


Qual o custo das bandeiras na conta de luz?

Bandeira verde (condições favoráveis de geração de energia) - sem cobrança adicional;

Bandeira amarela (condições menos favoráveis) - R$ 2,989 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos;

Bandeira vermelha patamar 1 - (condições desfavoráveis) - R$ 6,500 a cada 100 kWh consumidos;

Bandeira vermelha patamar 2 (condições muito desfavoráveis) - R$ 9,795 a cada 100 kWh consumidos.

No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avião de pequeno porte faz pouso forçado na Região Metropolitana de São Luís

Um avião de pequeno fez um pouso forçado, na tarde desta segunda-feira (1º), na praia da Ponta Verde na Praia de Panaquatira, em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana de São Luís.


Avião de pequeno porte faz pouso forçado na Praia de Panaquatira, em São José de Ribamar (MA) — Foto: Divulgação/Redes sociais


Ao g1, o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) informou que os quatro ocupantes da aeronave foram resgatados com vida e levados para hospitais da região. O resgate foi feito por uma equipe do Centro Tático Aéreo (CTA).


Até o momento, não há informações sobre as causas do acidente.


Outros acidentes


Esse é o segundo acidente, em menos de uma semana, com aviões de pequeno porte na orla da Grande Ilha de São Luís. Na quinta-feira (27), duas pessoas ficaram feridas devido a queda um monomotor, na localidade Cumbique, zona rural do município de Raposa.


A aeronave, de prefixo PP-DJG, caiu em uma área de horta. Após a queda, a cabine do monomotor ficou toda destruída. Nos bancos e no cinto de segurança, ficaram as marcas de sangue. A polícia isolou o avião que deve passar por uma perícia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quatro garimpeiros morrem em troca de tiros com PRF e Ibama na Terra Yanomami

Quatro garimpeiros ilegais morreram em troca de tiros com agentes da Polícia Rodoviária Federal e Ibama na Terra Indígena Yanomami, na noite de domingo (30). Fiscais atuavam na região de garimpo conhecido como “Ouro Mil”, dentro do território, quando foram recebidos a tiros pelos invasores. Na ação, até um fuzil foi apreendido no acampamento dos infratores.


Armas e munições apreendidas em confronto com morte de garimpeiros na Terra Yanomami — Foto: PRF/Divulgação


"O ataque ocorreu durante tentativa de desembarque da aeronave PRF, quando criminosos, munidos de armamento de grosso calibre, atiraram contra os agentes no intuito de repelir a atividade de repressão ao garimpo ilegal. Os policiais revidaram e atingiram quatro atiradores, que não resistiram aos ferimentos", informou a PRF.


A PRF suspeita que os criminosos são integrantes da facção de São Paulo que age em todo o país, incluindo garimpos ilegais na Terra Yanomami.


O confronto entre os agentes e garimpeiros ocorreu um dia após invasores atirarem em três indígenas Yanomami na comunidade Uxiu - um dos indígenas foi alvejado na cabeça e morreu, os outros dois estão internados na capital Boa Vista.


No local do confronto, foi apreendido um arsenal de armas, com fuzil, três pistolas, sete espingardas e duas miras holográficas, além de munição de diversos calibres, carregadores e outros equipamentos bélicos.


Esta não foi a primeira vez que agentes federais foram recebidos a tiros por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami. Antes, foram ao menos três atentados contra servidores que atuam no combate ao garimpo no território:



Um no dia 28 de abril, na região do rio Couto de Magalhães, quando o helicóptero em que os agente estavam foi alvejado. Ninguém se feriu e equipamento dos invasores foram destruídos pelo Ibama e PRF.

Dia 14 de março, durante abordagem a garimpeiros na região de Waikás, no Rio Uraricoera, houve troca de tiros de agentes da fiscalização com criminosos. Ninguém ficou ferido. Dois garimpeiros que operavam motores foram detidos.

O primeiro ataque a tiros foi no dia 23 de fevereiro, na base de fiscalização montada na comunidade Palimiú, no rio Uraricoera. Garimpeiros armados furaram o bloqueio e atiraram contra agentes do Ibama. Os fiscais revidaram e um dos invasores foi baleado.

Para a PRF e o Ibama, essas investidas dos criminoso às ações de repressão ao garimpo ocorrem "sempre na tentativa de inibir o trabalho de desintrusão das terras demarcadas".


A ocorrência sobre as quatro mortes dos invasores foi registrada na delegacia da Polícia Federal em Boa Vista, Roraima. Veja a lista de material apreendido:


1 fuzil

3 pistolas

7 espingardas

2 miras holográficas

38 munições

3 carregadores de pistola

2 rádios

4 celulares

1 capa de colete

1 coldre de pistola

1 coldre de revólver

Desde fevereiro, após o governo federal decretar calamidade na saúde Yanomami, uma força-tarefa que inclui o Ibama, PRF, Força Nacional, PF e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), atua na Terra Indígena Yanomami para retirar garimpeiros que ainda atuam no território em busca de minérios como ouro e cassiterita.



A operação ocorre com foco na destruição de toda estrutura usada pelos garimpeiros e para interromper o envio de suprimentos para o garimpo e o possível escoamento do minério extraído ilegalmente.


A meta é retirar todos os invasores e identificar os financiadores da atividade ilegal que causa destruição sem precedentes ao meio ambiente e à vida dos Yanomami.


Garimpeiros na Terra Yanomami

Alvo há décadas de garimpeiros ilegais, a Terra Yanomami, maior território indígena do Brasil, enfrentou nos últimos o avanço desenfreado da atividade ilegal no território. Em um ano, a devastação chegou a 54%.


O território enfrenta uma das piores crises sanitárias da história em três décadas de demarcação. Devido ao avanço do garimpo ilegal na região, crianças e adultos enfrentam casos severos de desnutrição e malária.


A estimativa é que ao menos 20 mil garimpeiros estejam ilegalmente na Terra Indígena Yanomami. A ação ilícita deles causou uma crise humanitária sem precedentes no território.


Na tentativa de frear e combater o avanço do garimpo, o governo do presidente Lula (PT) deflagrou operação conjunta contra os invasores. Dentro do território, agentes do Ibama, Funai, Força Nacional e PF atuam com ações de enfrentamento, queimando aeronaves e apreendendo materiais de suporte para a vasta logística de garimpeiros.



Enquanto isso, também são feitos atendimentos de saúde aos indígenas doentes. Esses atendimentos ocorrem dentro do território, com equipes que atuam no polo de Surucucu, no Hospital de Campanha, em Boa Vista, e também nos hospitais públicos infantil e adulto, quando os casos se agravam.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio é condenado a indenizar Felipe Neto em R$ 50 mil por associá-lo à pedofilia

A juíza Alessandra Cristina Tufvesson, da 3ª Vara Cível do Rio, condenou o ex-ministro do Turismo Marcelo Henrique Teixeira Dias, publicamente conhecido como Marcelo Álvaro Antônio, a indenizar em R$ 50 mil o youtuber Felipe Neto.


O ex-ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio e o youtuber Felipe Neto — Foto: Divulgação


A indenização é relativa a um processo de dezembro de 2020 por direito de imagem e dano moral, e que teve início por causa de postagens que o ex-ministro fez em suas redes sociais associando Felipe Neto à pratica de pedofilia e insinuando que o youtuber fazia livro pornográficos para crianças.


"Julgo procedente o pedido condenando o réu a excluir de suas redes sociais os comentários sobre o livro e a realizar retratação nos moldes acima definidos, tudo sob pena de multa diária de R$ 500, limitada, inicialmente, em R$ 10 mil; e ao pagamento de compensação por danos morais no valor de R$ 50 mil, acrescida de correção monetária pelos índices da CGJ desde esta data e juros de mora de 1% ao mês a contar do evento danoso", escreveu a magristrada em sua sentença.



Em uma rede social, o youtuber comentou a vitória da Justiça: "Mais um que tentou me associar com pedofilia, ganhou a chance de provar na Justiça e o resultado está aí", postou.

O ex-ministro Marcelo Álvaro Antônio foi condenado ainda a pagar as despesas processuais, e honorários sucumbenciais, fixados em 10% do valor da condenação. A condenação ainda cabe recurso.


Marcelo Álvaro Antônio foi ministro do Turismo de 2019 e dezembro de 2020. Atualmente é deputado federal pelo estado de Minas Gerais.


Outros processos

Em março deste ano, o deputado Helio Lopes, também conhecido como Helio Bolsonaro, foi condenado a indenizar em R$ 50 mil os irmãos Luccas e Felipe Neto, também por relacionar o trabalho deles à pedofilia. Helio Bolsonaro publicou vídeo com montagem de trechos de gravações de Luccas e Felipe Neto fora de contexto e assumindo conotação errônea.


Em novembro de 2022, a Justiça condenou a influencer Antônia Fontenelle a 1 ano, 1 mês, e 10 dias de pena de prestação de serviço comunitário, por sugerir que o youtuber Felipe Neto⁩ usava cocaína.


Em setembro daquele mesmo ano, Fontenelle teve um recurso negado em um processo que perdeu para o youtuber por associá-lo também à pedofilia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motorista de aplicativo mata jovem atropelado e debocha: 'Menos um fazendo o L'; polícia investiga

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar se um motorista por aplicativo teve a intenção de matar um homem suspeito de furtar um celular, no Viaduto Júlio de Mesquita Filho, na Bela Vista, região central de São Paulo.


Motorista por app atropelou vendedor ambulante, que teria roubado celular — Foto: Reprodulção


Inicialmente, o caso tinha sido registado no 78º DP como furto e morte acidental em 25 de abril. Ao g1, o delegado Percival Alcântara, titular do 5º DP, onde o caso é investigado, explicou que o boletim de ocorrência foi feito no plantão policial, mas agora o foco é apurar se o atropelamento foi proposital ou acidental.


“Foco é saber se foi homicídio doloso ou culposo. Basicamente, é o primeiro foco para depois analisar possíveis que crimes que orbitem, haja vista que ele tirou fotos e zombou do possível furtador”, disse.


Segundo o boletim de ocorrência, um rapaz disse que estava no trânsito com as janelas abertas quando uma pessoa surgiu ao lado do veículo, pegou o celular no painel e correu.


Em seguida, a vítima estacionou e tentou recuperar o aparelho, mas percebeu que o suspeito estava caído no asfalto e tinha sido atropelado por outro carro, dirigido pelo motorista por aplicativo Christopher Gonçalves Rodrigues, de 26 anos. O veículo era alugado, segundo apurado pelo g1.


À polícia, Christopher alegou que estava na quarta faixa quando não conseguiu parar a tempo e atropelou a vítima.


Ainda segundo o registro, Christopher desceu para socorrer a vítima, quando apareceu outra pessoa e disse ter sido roubada. Ele afirmou que não chegou a ver o possível furto. A defesa dele não foi localizada até a última atualização.


‘Menos um fazendo o L’

O relato no boletim de ocorrência cita que a vítima estava com ferimentos graves em uma das pernas e não resistiu. Nas redes sociais, Christopher fez vídeos se gabando sobre o atropelamento e disse: “menos um fazendo o L [símbolo dos eleitores do presidente Lula durante as eleições]".


Em determinado trecho, ele afirmou que não tiraria o carro para que a vítima fosse socorrida.



“Instaurado inquérito, nós vamos ouvir a primeira vítima que teria o celular furtado, estamos tentando câmeras, vamos ouvir o motorista por aplicativo e os policiais”, completa o delegado do caso.


O rapaz atropelado era Matheus Campos Silva, de 21 anos. A irmã dele foi à delegacia e contou que o rapaz morava com a mãe e trabalhava como vendedor ambulante.


Segundo a Secretaria da Segurança, o autor do atropelamento foi ouvido na tarde de sexta-feira (28) no 5º Distrito Policial.


fonte: g1

Leia Mais ››

Em nova crítica ao Banco Central, Lula associa taxa de juros ao desemprego no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta segunda-feira (1º) a taxa Selic, índice básico de juros da economia, hoje em 13,75%. Em evento com centrais sindicais em celebração ao Dia do Trabalho, em São Paulo, Lula associou o patamar atual da Selic ao desemprego e disse que a taxa de juros é parcialmente "responsável" pela situação do país.


Lula discursa em evento em comemoração ao Dia do Trabalho, em São Paulo — Foto: TV Brasil/Reprodução


"A gente não poder viver mais em um país aonde a taxa de juros não controla a inflação, ela controla, na verdade, o desemprego nesse país porque ela é responsável por uma parte da situação que nós vivemos hoje", disse.


A taxa de juros é o principal instrumento do Banco Central para coordenar a política monetária do país. Quando os juros sobem, o empréstimo fica mais caro e a economia "esfria", o que ajuda a controlar a inflação – mas, como consequência, reduz a expansão da renda e do emprego.


Durante o discurso, o presidente também disse que o governo estuda isentar do imposto de renda a participação nos lucros (PLR) recebida por funcionários. Também citou esforços para uma possível regulamentação do trabalho por aplicativos (veja mais abaixo).


Crítica à Selic


A crítica à taxa de juros feita por Lula nesta segunda foi mais uma vez direcionada ao BC, que tem mantido a Selic em 13,75% ao ano, o maior nível em mais de seis anos. Ao longo dos últimos meses, o presidente tem feito reiteradas reclamações quanto à manutenção do índice.


Chefiado por Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o Banco Central possui autonomia operacional para fixar a taxa Selic para controlar a inflação.


Na ata da última de sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC avaliou que a desaceleração da atividade econômica "é necessária para garantir a convergência da inflação para suas metas, particularmente após período prolongado de inflação acima das metas".


Isso ocorre, na visão do Banco Central, porque existe atualmente "uma dinâmica inflacionária movida por excessos de demanda [aumento de recursos na economia], inicialmente em bens e que atualmente se deslocou para o setor de serviços".


Na semana passada, durante debate no Senado Federal, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a taxa de juros é alta no Brasil por conta do atual nível de endividamento – considerado elevado para o padrão de países emergentes.


Isenção do PLR


Presidente Lula em discurso em São Paulo, no Dia do Trabalho — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República


Lula também afirmou que o governo estuda a possibilidade de isentar do imposto de renda a parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) recebida por funcionários de empresas que possuem esse tipo de remuneração.


"A pedido das centrais sindicais, nós começamos a estudar, se o patrão não paga imposto de renda sobre o lucro, se o patrão não paga imposto de renda sobre os dividendos que ele recebe, por que que os trabalhadores têm que pagar imposto no PLR? Por quê?", disse.


"Então nós estamos estudando, Haddad estava na reunião, nós estamos na reunião, quem sabe para o próximo ano, da mesma forma que um patrão que ganha milhões não paga sobre o lucro, o trabalhador não pode pagar imposto de renda sobre participação dele no lucro da empresa. Essa é uma coisa que precisamos trabalhar muito para mudar", continuou.


Trabalhadores de aplicativos

Lula defendeu ainda que pessoas que trabalham por meio de aplicativos tenham direitos trabalhistas. O governo criou neste 1º de maio um grupo, junto com sindicatos e empregadores, para discutir a regulamentação de atividades por aplicativos, como transporte de pessoas, bens e comida.


"Não tem problema que o cara trabalha em aplicativo. Muitas vezes, o cara não quer assinar carteira. Não tem problema. O que nós queremos é que a pessoa que trabalha com aplicativo, que ela tenha um compromisso de seguridade social, porque, se ele ficar doente, ou a mulher, tem que ter cobertura para essa pessoa ser tratada", disse Lula.


Atos golpistas


O presidente também voltou a defender a prisão dos extremistas que participaram da invasão as sedes dos três poderes, em 8 de janeiro.


"Vocês se lembram que eles tentaram dar um golpe dia 8. Eu quero terminar dizendo para vocês: todas as pessoas que tentaram dar golpe serão presas, porque esse país quer democracia de verdade", afirmou Lula.


O Congresso criou na última semana uma CPI mista, composta por deputados e senadores, para investigar os atos golpistas.


Fonte: g1

Leia Mais ››