terça-feira, julho 30, 2013

Bandidos assaltam lotéricas e tombam em confronto com a Polícia Militar de Itiruçú região de Jequié-BA



Na manhã dessa segunda-feira (29), por volta das 10h30, na cidade Itiruçu, no sudoeste baiano, três bandidos foram mortos em troca de tiros com a Polícia Militar. Após os meliantes assaltarem duas Casas Lotéricas, sendo uma em Itiruçu e a outra na cidade vizinha, Lajedo do Tabocal, que fica a 12,8 km de distância de Itiruçu, os meliantes ficaram escondidos em um cafezal, a bordo de um carro branco, modelo Celta de placas OKM-6777/Salvador-BA, nas imediações de uma fazenda denominada Matinha Federal. Quando a Polícia Militar chegou ao local, onde os bandidos estavam, foram recebidos com vários disparos de armas de fogo, a polícia revidou e houve uma grande troca de tiros onde a polícia levou a melhor e conseguiu alvejar os meliantes, que foram encaminhados para o Hospital de Itiruçu, onde chegaram com vida, mas momentos após não resistiram e vieram a óbito naquela unidade. Dois bandidos, Daniel Souza Machado, de 21 anos e Leonardo Ferreira Anunciação de 23 anos, são natural de Lauro de Freitas, já Cristiano Nascimento de Girolamo, é natural de Jaguaquara. Cristiano Nascimento de Girolamo é irmão do dono na Casa Lotérica de Itiruçu. Os corpos permaneceram no Hospital de Itiruçu até a chegada da Polícia Técnica e serão levados para Jequié, para os procedimentos legais. Com os bandidos foram encontrados 01 revólver calibre 38, R$ 805,00 em dinheiro e aparelhos celulares.






Reprodução Cidade News Itaú via Anchieta França
Leia Mais ››

BOMBANDO NA NET! PERCIVAL RECEBENDO DINHEIRO DE GERALDO LUIS PARA SAIR DO CIDADE ALERTA


Uma câmera flagrou o encontro entre Percival e Geraldo Luís. O comentarista do Cidade Alerta recebeu uma quantia em dinheiro para deixar o programa e ir apresentar o Balanço Geral (SP) ao lado de Geraldo. Confira!

O Vídeo exibido no "Cidade Alerta" (Record) em: 29/07/13


Reprodução Cidade News Itaú via Anchieta França
Leia Mais ››

Agência dos Correios de Solânea foi assaltada por três elementos a pé e armados

Na manhã desta terça-feira (30) por volta das 11h40, três elementos armados e a pé assaltaram a Agência dos Correios da cidade de Solânea, a 65km de Campina Grande. Os bandidos trancaram funcionários e clientes em uma sala, enquanto realizaram o roubo de todo o dinheiro que tiveram alcance, celulares e outros objetos. Cerca de 10 pessoas ficaram como reféns. 

Ninguém soube informar a quantia em dinheiro, pois os bandidos fugiram por trás dos Correios, em direção aos colégios Celso Cirne e a Escola conhecida como “Lobinho”, ambos no centro da cidade. 

As aulas do Colégio Municipal Celso Cirne foram suspensas nesta tarde para investigações da Polícia Civil. As vítimas estão bem. As informações foram passadas pelo cabo Filgueira. 

Reprodução Cidade News Itaú via Verdade Regional
Leia Mais ››

Carro foi encontrado abandonado em parede de açude na cidade de Janduis/RN

Na manhã desta terça-feira (30) de Julho, mais um veiculo foi encontrado por populares abandona na BR 226, próximo ao centro urbano de Janduís. 

O Gol de placa KIU-0271, Recife/PE, foi encontrado no trecho da BR que passa por cima da parede do açude de Bastim, a poucos metros da entrada da cidade. A policia militar esteve no local realizando os procedimentos de praxe. Na última quinta-feira (25), outro veiculo também foi abandonado próximo ao município.

Na manhã desta terça-feira (30) de Julho, mais um veiculo foi encontrado por populares abandona na BR 226, próximo ao centro urbano de Janduís. O Gol de placa KIU-0271, Recife/PE, foi encontrado no trecho da BR que passa por cima da parede do açude de Bastim, a poucos metros da entrada da cidade. 

A policia militar esteve no local realizando os procedimentos de praxe. Na última quinta-feira (25), outro veiculo também foi abandonado próximo ao municipio.

Reprodução Cidade News Itaú via O Carinha da Net
Leia Mais ››

Bando formado por 30 homens sitia Baturité e explode banco no Ceará

pmUm bando fortemente armado, formado por, pelo menos 30 pessoas, explodiu a agência do Banco do Brasil (BB), localizada no Centro desta cidade (93Km de Fortaleza)), defronte à Praça de Santa Luzia. Antes do ataque ao banco, os bandidos renderam os policiais do posto do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), na CE-354; da 2ª Companhia do 4ºBPM; da Cadeia Pública e da Delegacia Regional de Polícia Civil. A ação criminosa começou por volta de 3 horas.

Policial militar observa o que restou da agência bancária após a explosão dos artefatos. Os moradores próximos do banco relataram para a Imprensa os momentos de pânico vividos durante toda a madrugada de ontem Fotos: alex costa. No posto do BPRE, os policiais ficaram amarrados. Na Rua Madre Pierini, bairro Lages, onde fica o quartel da 2ª Companhia do 4ºBPM, os assaltantes deixaram dois carros roubados atravessados na via e atearam fogo. Os veículos eram um Corsa Classic (táxi) e um Palio Weekend, ambos tomados de assalto na Capital. Os moradores saíram correndo de casa, com medo que o fogo se alastrasse até os imóveis. Os militares ficaram sitiados dentro do quartel da Companhia, sem condições de reação visto que as armas do marginais, de canos longos, eram de grosso calibre. Duas mulheres foram vistas entregando carregadores novos e recarregando aqueles que se esvaziavam.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Médicos retiram bala da vagina de mulher que levou tiro durante assalto

Raio x da região atingida por projétil durante assalto em Macapá (Foto: Graziela Miranda/G1)
A empregada doméstica Maria Sebastiana Almeida Silva, 47 anos, que levou um tiro na vagina durante um assalto em Macapá, ocorrido na segunda-feira (29), está internada no Hospital da Mulher Mãe Luzia. Maria passa bem e não corre risco de morte e de acordo com o hospital, ela passou por um processo cirúrgico na noite de segunda-feira, onde foi feita a retirada do projétil e a reconstituição da região clitoriana.

Segundo o boletim médico, “o projétil entrou pela região vulvar à direita, perfurando a região vulvo-perineal e alojando-se no grande lábio esquerdo, causando danos estéticos não funcionais, isto é, o órgão continua a funcionar normalmente”.

A previsão é que Maria Sebastiana receba alta em até 48 horas, pois ela ainda vai passar por exames médicos. Por enquanto, a vítima vai utilizar um dreno por 24 horas, no local da perfuração, para ajudar no processo de cicatrização. Segundo o hospital o projétil foi entregue  para a família, que poderá encaminhar à Polícia Técnico-Científica (Politec) para a realização de perícia.

Entenda o caso
Na manhã desta segunda-feira (29), uma residência localizada no bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá, foi assaltada.

Segundo informações das vítimas, apenas um tiro foi disparado dentro da casa durante o roubo, atingindo de raspão a barriga de um cabo da Polícia Militar de 39 anos, irmão da proprietária da residência.

O mesmo tiro atingiu a empregada doméstica que trabalha há cerca de três anos na casa. Ela estava atrás do policial. Além de ter sido baleada, a vítima foi agredida, assim como outra mulher que estava na casa no momento do assalto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ação vai pedir suspensão definitiva das atividades da BBom

bbomNa semana que vem, os ministérios públicos Estadual e Federal de Goiás irão ajuizar uma outra ação, que a procuradora Mariane considera como principal, na qual pedirão a suspensão definitiva das atividades da empresa e o rateio, entre os associados, dos bens bloqueados da pirâmide, que ultrapassam R$ 300 milhões. Na ação, os MPs também pedirão que a empresa divulgue a relação de divulgadores, estimada pela procuradora em pelo menos 100 mil pessoas em todo o Brasil.

— O julgamento desta ação pode levar anos. Mas, se julgada procedente, as pessoas que comprovarem, por meio de documentos como recibo e contrato, que eram associados à empresa, poderão se beneficiar do rateio dos bens bloqueados, que serão divididos entre os lesados — explica a procuradora.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MPE defende a cassação do prefeito de Ielmo Marinho

Germano PatriotaO Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte (MPE/RN) emitiu parecer favorável pela cassação do prefeito e vice-prefeito de Ielmo Marinho, Germano Patriota de Mederios e Francenilson Alexandre dos Santos, acusados de abuso de poder político e econômico.

A promotora eleitoral Rachel Medeiros encaminhou seu parecer a juíza da 5ª Zona Eleitoral, Luiza Cavalcante Passso, no dia 26 de julho de 2013.

Os eleitos são citados, juntamente com o ex-prefeito Germano Patriota, três candidatos a vereador e uma secretária municipal, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 43575.2012.620.0005.

O MPE/RN pede ainda a condenação do ex-prefeito Germano Patriota e da secretária de Ação Social [à época], Ana Castro, por envolvimento no caso tendo como penalidade o pagamento de multa a ser aplicada entre 5 a 100 mil UFIR. Além disso, é solicitada ainda a sanção de inelegibilidade para todos os citados.

A investigação teve início após denúncia da Coligação Esperança do Povo que concorria às eleições de 2012 contra a Coligação Vitória do Povo, a qual o prefeito eleito fazia parte. De acordo com a denúncia, em maio de 2012 a Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho, que na época tinha como o prefeito Germano Patriota, promoveu uma ação social denominada “Ielmo Cidadã” com recursos públicos, distribuindo “brindes, próteses e óculos(…) além de alimentação”.

No entendimento da promotora eleitoral, o evento teve “intenção eleitoral” e se configurou “tanto o abuso do poder político, quanto de abuso do poder econômico por abuso de abuso de poder econômico por parte dos representantes”.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Ladrão tenta roubar casa e é amarrado pela vítima na grade da janela em Maringá

Na tentativa de roubar uma casa na cidade de Maringá, um homem acabou sendo surpreendido pela vítima.
O ladrão que estava totalmente embriagado foi visto entrando na cozinha pelo morador da residência que estava em casa com sua filha de sete anos. Ao perceber que o indivíduo estava dentro da moradia o homem observou o estado de embriaguez do ladrão, e com ajuda dos vizinhos amarrou o homem na grade da janela.
Ainda amarrado o homem reclamou que três pessoas teriam feito aquilo com ele.
A polícia chegou minutos depois no local, e desamarrou o homem. Com dificuldades para andar ele foi até a viatura e falou para a imprensa o que havia bebido.
O homem de 43 anos foi levado para a Delegacia de Maringá.


Reprodução Cidade News Itaú via CGN/Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Brasil não está preparado para um presidente negro, diz Joaquim Barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, garantiu neste domingo (28), em entrevista ao jornal O Globo, que não tem a pretensão de se tornar presidente da República. Ele afirmou que nunca pensou em se envolver com política e avaliou sua alta popularidade em pesquisas de opinião como “manifestações espontâneas da população”.

A entrevista, feita pela repórter Míriam Leitão, também abordou racismo e as maneiras como o ministro sofreu discriminação ao longo de sua carreira. Para ele, o Brasil não está preparado para um presidente negro. “Acho que ainda há bolsões de intolerância muito fortes e não declarados (no país)”, explicou. Barbosa citou as reportagens do jornal Folha de São Paulo, que teriam exposto seu filho e violado sua privacidade ao falar da compra de um imóvel nos Estados Unidos. Segundo o presidente do STF, esse tipo de exposição da sua vida pessoal é muito maior do que a sofrida por outros que ocuparam o mesmo cargo. “Os jornais e jornalistas têm limites. São esses limites que vêm sendo ultrapassados por força desse temor de que eu eventualmente me torne candidato”, afirmou.

Barbosa definiu sua inclinação política como “social democrata à europeia” e criticou a gestão de gastos no Brasil. Ele elogiou a existência de ações afirmativas, como as cotas sociais e raciais, cuja aprovação considerou a mais surpreendente “entre as inúmeras decisões progressistas do Supremo”. A lei de cotas ter sido aprovada por unanimidade no STF e o que foi dito pelos ministros, que reconheceram a existência de racismo no país, foi “um momento único na história do Brasil”, na avaliação de Barbosa. De acordo com ele, a discussão aberta a respeito do racismo é a única forma de superá-lo.
Ele próprio afirma ter sido discriminado em todos os trabalhos e disse que “nunca deu bola”. “O Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil”, disse, respondendo a um questionamento da repórter. O ministro explicou que a intolerância aparece no momento em que um negro aspira “a uma posição de comando”.

O ministro também esclareceu o mal entendido de que não teria cumprimentado a presidente Dilma Rousseff no dia da chegada do Papa Francisco. “Eu não só cumprimentei como conversei longamente com a presidente. Eu estava o tempo todo com ela”, disse Barbosa, que já afirmou anteriormente ter votado em Dilma.

Sobre o julgamento do mensalão, Barbosa declarou que na próxima quinta-feira (1º) irá anunciar a data precisa da análise dos recursos dos réus. Ele também disse estar impedido de falar a respeito da possibilidade de prisão dos acusados.

Reprodução Cidade News Itaú via O Globo/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Juiz suspende imediatamente todos os serviços de propaganda e publicidade do Estado

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Cível da Comarca de Currais Novos, determinou a suspensão imediata de todos os serviços de propaganda/publicidade pagos pelo Estado. Para isso, as empresas de comunicação: InterTV Cabugi, TV Ponta Negra, TV Bandeirantes Natal, TV Tropical, TV União, TV Universitária, Sidys TV a Cabo, Jornal Tribuna do Norte, Rádios (96, 98, 104,7 e Cabugi3 ) serão intimadas para o imediato cumprimento da medida.

A suspensão da publicidade institucional deve permanecer até que o Estado do Rio Grande do Norte garanta o direito à saúde às partes de 40 processos que tramitam na Comarca de Currais Novos, além de uma ação civil pública relativa à manutenção dos serviços de urgência no Hospital Regional de Currais Novos.

A determinação atende ao pedido feito por uma paciente com câncer para que o Estado realize uma cirurgia citorredutora com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica. Assim, o magistrado mandou intimar pessoalmente a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, para que, na condição de gestora do Estado, informe, em um prazo de cinco dias, o dia, local e nome da equipe médica responsável por realizar a cirurgia.

O juiz ressaltou que, caso tal providência não seja tomada pela gestora, será bloqueada verba pública para a realização do procedimento na rede privada, arcando a governadora do Estado do RN como todos os prejuízos que o erário público tiver com a realização do procedimento na rede privada (com a análise dos valores do SUS e do pagamento à rede privada).

Pela decisão judicial, fica a mesma, desde já, advertida, que o prejuízo doloso ao erário público, além de outras consequências, configura improbidade administrativa, o que poderá ser apurado em processo posterior. Foi determinado também que a gestora suspenda todas as propagandas pagas pelo Estado do Rio Grande do Norte, até que sejam garantidos os direitos à saúde por parte do Estado.

Multa

Pelo descumprimento da determinação, foi fixada, nos termos do art. 461, §5º, CPC, multa pessoal  em R$ 1 milhão, que deverá ser destinado ao custeio de demandas de saúde, ou seja, o valor deve ser depositado em favor do Fundo Estadual da Saúde, caso haja descumprimento da decisão por parte da governadora do Estado do RN.

Caso sejam descumpridas as determinações da decisão, por parte das empresas intimadas, foi ficada, nos termos do art. 461, §5º, CPC, multa por descumprimento de igual valor, que deverá ser destinado ao custeio de demandas de saúde, ou seja, o valor deve ser depositado em favor do Fundo Estadual da Saúde.

Marcus Vinícius estipulou ainda que deve constar no mandado que, após o recebimento da determinação judicial (que deve ser enviada inicialmente via fax), deve ser retirado da grade da emissora toda propaganda/publicidade paga por parte do Estado do Rio Grande do Norte, sob pena de bloqueio de valores com o fim de arcar com os custos da multa estipulada em R$ 1milhão.

Os órgãos de imprensa citados têm um prazo de dez dias para enviarem demonstrativo informando os serviços prestados nos últimos doze meses, os valores pagos e os valores que ainda estão pendentes de pagamento, isso em relação ao Estado do Rio Grande do Norte. Caso não prestem as informações no prazo devido, deverão pagar, também nos termos do art. 461, §5º do Código de Processo Civil, multa que foi estipulada em R$ 50 mil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TJ não foi avisado do corte de Rosalba e poderá recorrer ao Supremo Tribunal

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ), desembargador Aderson Silvino, disse hoje que não foi avisado do corte de mais de R$ 80 milhões no orçamento do Poder Judiciário, decretado pela governadora Rosalba Ciarlini no último sábado, segundo informou hoje o órgão. “Não (houve aviso prévio do corte). O TJ estava em negociação com o governo sobre os possíveis cortes no orçamento quando foi surpreendido pela publicação do decreto”, informou o órgão. Nos bastidores, corria a informação esta manhã de que, caso fosse constatada a inconstitucionalidade do decreto do governo, o TJ iria acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o repasse do duodécimo, conforme aconteceu o ano passado.

Neste momento, o Tribunal de Justiça analisa o decreto governamental, para só então posicionar-se. “Primeiramente, está em curso uma avaliação do ponto de vista técnico orçamentário, que visa medir os impactos causados por tal medida. Em segundo lugar, uma avaliação jurídica: a assessoria jurídica do tribunal analisa a constitucionalidade do decreto. A análise deverá ser concluída nos próximos dias”.

O que se sabe, porém, é que a redução da despesa atinge todo o custeio e investimento do TJ, prejudicando o pagamento das despesas mensais do Poder Judiciário e o investimento em programas cuja implantação está em curso, como o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Expresso Judiciário, entre outros.

A situação já não era das melhores. No mês de julho, ainda antes do decreto, o governo já não repassou os valores referentes a custeio e investimento previstos no duodécimo, o que poderá levar o TJ à inadimplência junto aos seus fornecedores. Em julho, o governo repassou somente parte do valor da folha de pessoal, ou seja, R$ 49 milhões. O valor total da folha é de R$ 51,3 milhões e, do duodécimo, de R$ 61 milhões.

Quanto à Assembleia Legislativa, a equipe técnica da Casa está avaliando o decreto governamental, para se pronunciar em seguida. O corte no orçamento do Poder Legislativo anunciado pelo governo será de R$ 27,9 milhões. No caso do Ministério Público, a perda será de R$ 25,4 milhões (lei pronunciamento do órgão abaixo) e no que se refere ao Tribunal de Contas, de R$ 7,9 milhões. O Executivo, segundo o governo, terá corte de R$ 417,9 milhões. As prefeituras também perderão repasses do ICMS, de R$ 127,3 milhões. Ao todo, o ajuste geral será de R$ 686,9 milhões.

BASTIDORES

Há três semanas, o governo do Estado vem buscando entendimento com os poderes com o objetivo de reduzir o duodécimo – repasse mensal – a partir de agora, com o compromisso de, mais adiante, havendo aumento da arrecadação, repassar a diferença. Neste sentido, a governadora Rosalba Ciarlini conversou com os presidentes do TJ, Aderson Silvino, e da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, além de com os representantes dos demais órgãos atingidos.

A Assembleia Legislativa concordou com a redução das despesas. O mesmo não se deu com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, que discordaram. Diante dessas negativas, o governo chamou técnicos da área de orçamento de cada órgão para negociar com os técnicos do Executivo. Na semana passada, houve reunião com os técnicos, e, na ocasião, o governo falou na possibilidade de edição de um decreto e apresentou para os técnicos dos demais poderes propostas de corte do duodécimo que seria aplicado nesse decreto, para que os técnicos avaliassem e na semana seguinte – esta – seria remarcada uma nova reunião para que houvesse uma nova conversa e para que se editasse o decreto dentro de um entendimento conjunto. Só que no final de semana o governo decretou sem convocar a reunião.

Em certa medida havia conhecimento prévio de que haveria a edição de um decreto, mas os representantes do TJ, AL, MP e TCE achavam que esse decreto seria fruto de um entendimento. Agora, todos os poderes avaliam os efeitos da decisão unilateral do governo. Há entendimento de que o corte é legal, já que a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permitem decretos para corte, em caso de necessidade.

Reis: “Corte é inaceitável e tomaremos medidas cabíveis”

A Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte também considerou inaceitável o decreto contendo cortes ao seu orçamento, que atingem praticamente todo o custeio e investimento do Ministério Público. “O que é totalmente inaceitável, em face de todos os compromissos e contratos já firmados e de projetos em curso”, afirma o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima.
Rinaldo informou que dados de conhecimento do Ministério Público revelam crescimento da arrecadação global do Estado em relação ao exercício de 2012, sendo a frustração da receita alegada pelo governo decorrente de elevada estimativa do que ingressaria nos cofres públicos em 2013. “O Ministério Público lamenta a decisão unilateral do Poder Executivo e informa que está analisando as medidas legais cabíveis quanto ao assunto”, informou o procurador-geral.

Rinaldo disse que a Procuradoria-Geral de Justiça não foi previamente comunicada pelo Poder Executivo sobre a publicação do decreto, “não tendo qualquer integrante do governo, nem mesmo através de ligação telefônica, informado o Ministério Público da possibilidade de reprogramação da execução financeira e orçamentária desta Instituição”. Além disso, disse que “não houve reunião entre a chefia do Ministério Público e o governo do Estado para tratar de tal decreto, nem convite para tanto”.

Ao Ministério Público, ainda segundo o procurador-geral de Justiça, também não foi repassada a metodologia de cálculo da previsão imaginada de 10,74% de frustração de receita para o ano de 2013, tal como publicado no Decreto n. 23.624/2013, sendo que, pelos dados do próprio governo, a frustração real do primeiro semestre foi da ordem de 5,24%;

“A área técnica do Ministério, por sua Diretoria de Orçamento e Finanças, foi informada pela equipe técnica do governo do Estado da intenção deste de promover corte linear da execução orçamentária, para todos os Poderes e Órgãos com autonomia orçamentária e financeira, de 10,7% do orçamento global de cada um, restando certo que os números pertinentes seriam analisados com vistas a posteriores conversas entre o Executivo e os demais interessados, na busca de entendimento sobre o assunto. Antes, contudo, de qualquer tratativa entre a chefia do MPRN e o governo do Estado, este publicou o referido decreto de reprogramação orçamentária e financeira, o que nos causou surpresa”, finalizou Rinaldo. (AV)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo Rosalba Ciarlini admite gravíssimo rombo nas contas e anuncia corte de R$ 700 milhões

Executivo anuncia redução de R$ 560 milhões e transfere para outros poderes a redução dos demais gastos. Foto: DivulgaçãoO Governo do Estado tentou negar de todas as formas a matéria publicada na semana passada pel’O Jornal de Hoje, de que o Executivo está bem próximo de uma falência devido à ausência de recursos públicos. Negou também a possibilidade de atraso nos pagamentos dos servidores. Contudo, menos de uma semana depois, a situação foi exposta: o Rio Grande do Norte está em grave crise financeira, tanto que vai cortar quase R$ 700 milhões do orçamento do Executivo e também do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Assembleia Legislativa – mesmo sem prévia autorização dos respectivos poderes.

Segundo informações do Governo do Estado, no TJ a redução de valores no pagamento do duodécimo vai girar em torno dos R$ 80,7 milhões, o que representa mais de um mês do duodécimo. A Assembleia Legislativa vai perder R$ 27,9 milhões, e o Ministério Público, R$ 25,4 milhões. No Tribunal de Contas, haverá o menor corte: R$ 7,9 milhões. A Corte, claro, é a que tem o menor repasse constitucional.

No Executivo, segundo a governadora, Rosalba Ciarlini, os cortes serão por meio da contenção de despesas com pessoal, a suspensão da concessão de gratificações, a proibição da contratação de cargos comissionados e a suspensão de viagens. O anúncio foi feito após três horas de reunião com o secretariado para avaliação de metas quando, segundo a comunicação oficial do Governo, Rosalba ouviu de cada um dos secretários relato das metas que se propõem a executar para ajudar na redução do custeio da máquina.

O problema é que Rosalba ouviu, mas não se contentou. Afinal, todos esses cortes já anunciados representariam uma economia, segundo o próprio Governo, de R$ 418 milhões. Dessa forma, ainda é preciso que a gestão estadual reduza em torno de R$ 142 milhões para chegar ao montante de R$ 560 milhões cortados, que seria justamente a frustração do orçamento contabilizado pela Secretaria de Planejamento e Finanças. O problema é que alguns dos secretários ouvidos pel’O Jornal de Hoje, simplesmente, não sabem de onde esses valores ainda poderão ser tirados.

“Estamos analisando as possibilidades e detectando onde poderia haver cortes. Acreditamos que na próxima semana poderemos ter uma análise mais detalhada da situação da pasta, mas não é nada fácil, porque esse tipo de ação tem que ser permanente e já fazemos isso, buscando alternativas onde há recursos, por exemplo”, afirmou o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Júlio Queiroz.

Segundo o secretário, na Sejuc, por exemplo, não é tão simples realizar cortes porque a pasta tem uma verba de custeio de, aproximadamente, R$ 3 milhões por mês. “Porém, dois terços desse totoal são só com alimentação (de presos em unidades prisionais do RN, que não poderiam ser cortados)”, afirmou.

Ainda segundo a comunicação oficial do Governo, as reuniões serão realizadas semanalmente a partir de agora, quando o cumprimento das metas vão ser cobradas pessoalmente pela governadora. Entre as medidas adotadas ficou determinado que haverá um rígido controle nos gastos com diárias – estão preservadas as consideradas extremamente essenciais -, com combustíveis e uma revisão em todos os contratos de locação de veículos. Todas as secretarias terão de reduzir a sua frota, menos Segurança.

TURISMO

Enquanto algumas pastas, como a Sejuc, tem ainda discutido como fará essa redução, outras, como a de Turismo, do secretário Renato Fernandes, a redução parece estar “na ponta da língua”. Em contato com o JH, inclusive, ele exemplificou como serão feitas as ações, apesar de dizer que isso também não será “nada fácil” na unidade.

“Cada um tem que dar a sua contribuição. Na Secretaria de Turismo, nós estamos planejando uma redução de despesa entre 30% e 40%. Vamos devolver um dos carros alugados, reduzir o número de linhas telefônicas, tanto fixas, quanto móveis, diminuindo o fluxo processual, para também reduzir os gastos com papel; estudando como poderemos utilizar a luz natural no prédio e racionar a utilização do ar condicionado”, citou Renato Fernandes.

O secretário de turismo também comentou que pretende implantar o expediente corrido na secretária. “Das 8h às 14h ou das 9h às 15h, para consumir menos energia. Também iremos cortar as viagens e as diárias. Se há possibilidade de ir só duas e não três pessoas, vão só duas. Se tem como ir só uma, vai só uma. E também vamos organizar o calendário e avaliar bem as viagens, para ir apenas aqueles que forem ‘pólos emissores’ e não apenas o ‘oba-oba’”, afirmou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça Federal do RN recebe ação de improbidade do FNDE contra a ex-prefeita Micarla de Souza

JJustiça definiu o prazo de 15 dias para Micarla se manifestar, por escrito, sobre as acusações feitas. Foto: DivulgaçãoA Justiça Federal do Rio Grande do Norte recebeu a ação de improbidade feita pelos procuradores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) contra a ex-prefeita de Natal Micarla de Souza. Ela é acusada de ausência na prestação de contas de verba recebida, no ano de 2010, referente a R$ 6 milhões destinados ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens.

O Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho recebeu a ação de improbidade, mas negou o pedido  liminar feito pelo FNDE para bloquear bens da ex-prefeita de Natal Micarla de Souza no valor equivalente a R$ 6.042.178,42.

O magistrado observou que em ação de improbidade administrativa, como é o caso, só é possível decretar a indisponibilidade de bens após a oitiva da ré e com o objetivo de resguardar o resultado útil de futura execução da quantia. “No caso presente, porém, a petição inicial não descreve qualquer circunstância excepcional anômala indicativa de que a demandada está praticando ou prestes a praticar atos de esvaziamento patrimonial, razão pela qual entendo que o pleito para a decretação da indisponibilidade de bens não merece ser acolhida”, escreveu o Juiz Federal na decisão.

O magistrado ressaltou ainda que os procuradores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação não esclareceram nos autos qual a relação de Micarla de Souza com a as empresas Agro Industrial Berckmans Ltda. – EPP e Mercantil de Frutas Ltda., cujas cotas eles pretendiam que fossem bloqueadas. O Juiz Federal frisou: “a indisponibilidade de bens é medida cautelar de segurança patrimonial”.

Sobre a ex-prefeita Micarla de Souza pesa a denúncia formulada pelo FNDE de que a Prefeitura de Natal, sob a sua gestão, recebeu, no exercício de 2010, recursos federais oriundos de repasses automáticos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens. No entanto, não houve prestação de contas da referida verba.

Ainda na decisão, o Juiz Federal Ivan Lira definiu o prazo de 15 dias para Micarla Araújo de Souza Weber se manifestar, por escrito, sobre as acusações feitas. Em caso de eventual condenação, a lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) prevê o ressarcimento dos valores e ainda perda dos direitos políticos por até dez anos.

Segundo as informações que constam na petição inicial, a então prefeita, no curso do procedimento no Tribunal de Contas da União, foi notificada para prestar contas ou devolver aos cofres públicos o valor conveniado. No entanto, assim não o fez e foi realizada inscrição no SIAFI para restituição aos cofres do FNDE na quantia de R$ 6.042.178,42.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agentes da Denarc fecham ponto de venda de droga no bairro Santo Antonio

Agentes da Delegacia Especializada em Narcóticos "Denarc" de Mossoró, desmantelaram no final da tarde de terça feira 30 de Julho de 2013, um ponto de venda de droga no bairro Santo Antonio.

Os agentes foram informados e já vinham investigando o morador da residencia de Nº 161, da rua Edinor Lima de Moura, onde estava funcionando o ponto de venda de entorpecentes e durante a abordagem na tarde de hoje, o responsável conseguiu furar o cerco policial e fugir.

Os agentes encontraram enterrado no muro da residencia cerca de 1 quilo e 200 gramas de maconha e uma balança de precisão, utilizada para fatiar a droga. Todo material foi conduzido para a Delegacia no Santa Delmira.

Segundo o Bacharel Rafael Arraes, titular da Denarc, o morador da residencia e responsável pela droga já foi identificado. O delegado disse ainda que vai solicitar a prisão preventiva do mesmo.



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Condutor perde o controle e veiculo sai da pista na Br 304 em Mossoró

O condutor de um veiculo tipo Astra de cor prata de placa NNQ 5898 de Mossoró, perdeu o controle da direção de veiculo e desceu a via em frente a fabrica de beneficiar castanhas “Usibras”, na Avenida do contorno da Br 304 em Mossoró, no final da tarde de terça feira 30 de Julho de 2013.

Segundo o condutor, que preferiu não se identificar, ele trafegava no sentido Rodoviária de Passageiros/Hotel Thermas e para não colidir na traseira de uma motocicleta, que trafega no mesmo sentido e em baixa velocidade, perdeu o controle do veiculo, quando tentava desviar.

O trecho passa por obras de duplicação na Br e o carro caiu dentro de uma vala de escoamento de águas. O condutor nada sofreu.




Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Pai suspeito de matar filho cantor em SP se apresenta à polícia

Vocalista da banda Pay For Mercy Fábio Nunes Frazão foi morto a facadas; pai é suspeito
O pintor Reinaldo Lopes Frazão, 56, principal suspeito de ter matado o filho e vocalista de uma banda de metal se apresentou à Polícia Civil na manhã desta terça-feira. Ele foi ao 47º DP (Capão Redondo), na zona sul de São Paulo, onde prestava depoimento.

O crime ocorreu na noite de sexta-feira (26), quando Fábio Nunes Frazão, 25, foi esfaqueado na casa dele no Jardim Amália, também na zona sul da capital paulista. Segundo a polícia, o motivo teria sido uma discussão familiar entre o pai e o vocalista da banda Pray For Mercy.

O cantor chegou a ser socorrido, mas morreu minutos após chegar ao Hospital do Campo Limpo. O pai dele fugiu antes da chegada da Polícia Militar ao local do crime.

O velório ocorreu durante a madrugada de domingo (28), e o enterro foi realizado às 10h do mesmo dia, no cemitério do Jardim São Luís (zona sul). Na página de Facebook da banda, amigos e seguidores lamentavam a morte do cantor.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Família de Amarildo diz que corpo achado na Rocinha não é do pedreiro

Protesto de moradores da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, fecha as pistas a Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao túnel Zuzu Angel, nesta sexta-feira (19). (Foto: João Laet/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
A família de Amarildo de Souza afirmou, na noite desta terça (30), que o corpo encontrado na localidade do Valão, na Rocinha, não é do pedreiro, desaparecido desde 14 de julho. A informação foi passada ao G1 pela sobrinha de Amarildo, Érica Cristina Dias, que informou que o corpo era de uma mulher. Agentes da Divisão de Homicídios foram local para realizar a perícia.
De acordo com o delegado da 15ª DP (Gávea), Orlando Zacone, nesta quarta-feira (31), será coletado material genético (DNA) de um dos filhos de Amarildo de Souza. O material será utilizado para confrontar com marcas de sangue encontradas por peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) no banco de trás de uma das viaturas da Unidade de Polícia (UPP) da Rocinha. A coleta será feita no Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense da Academia de Polícia Civil.
DH vai assumir investigação
De acordo com o delegado titular da 15ª DP (Gávea), Orlando Zaccone, as investigações estão em andamento. Os policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, familiares e vizinhos de Amarildo já prestaram depoimento no inquérito que será remetido para a Divisão de Homicídios (DH) nesta quarta-feira (31), quando completa 15 dias do registro do desaparecimento. O caso deve ficar a cargo do setor de Descoberta de Paradeiro da DH.
Segundo Zaccone, os GPS das viaturas estão sendo analisados e as câmeras de segurança da Rocinha foram encaminhadas à perícia. Ainda segundo o delegado, na quinta-feira (25), os agentes da delegacia estiveram na localidade conhecida como Alto da Dioneia, na comunidade, onde havia informações que Amarildo poderia ter sido enterrado, mas nada foi encontrado.
Ainda nesta terça, agentes da 15ª DP (Gávea) realizaram, buscas ao corpo do pedreiro em um depósito da Comlurb, no Caju, na Zona Portuária do Rio, mas nada foi encontrado.

Depoimentos
Em depoimento, os PMs da UPP declararam não ter contato com o pedreiro. A família de Amarildo, porém, contesta a versão e diz que os PMs conheciam o desaparecido.
Parentes de Amarildo declararam também que um deles estava presente na prisão em flagrante de um dos filhos do pedreiro.
 Entenda o caso
Amarildo Souza Lima, conhecido como "Boi", sumiu logo depois de prestar depoimento a policiais da UPP no dia 14. Após vários protestos de moradores, que chegaram a fechar a Autoestrada Lagoa-Barra duas vezes, nos dias 17 e 19, e do início da investigação, a Polícia Militar informou o afastamento dos serviços operacionais de quatro PMs envolvidos no caso. Os afastados atuam na UPP da Rocinha e irão trabalhar administrativamente na Coordenadoria de Policia Pacificadora (CPP) até a conclusão do inquérito.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Amor à Vida: Pilar apoia Félix a sair do armário

Foto: Amor à Vida: Pilar apoia Félix a sair do armário / Crédito: TV GloboEm Amor à Vida, a dermatologista Pilar (Susana Vieira) resolve apoiar o vilão Félix (Mateus Solano) após Edith (Bárbara Paz) revelar a todos que o marido é homossexual. Preocupada, a médica pede que o filho pare de se esconder.

Envergonhado, o vilão tenta afirmar que é tudo mentira, mas Pilar o faz aceitar a verdade e diz ter também uma parcela de culpa. A dermatologista surpreende o vilão ao dizer que sempre soube da orientação sexual do filho.

“Acho até melhor que você tire a máscara. Saia do armário, como dizem. Imagino o que deve ter sido passar esses anos todos ao lado da Edith. Fingindo vinte e quatro horas por dia... Eu sempre quis que você fosse feliz”, comenta Pilar, abraçando o filho.

Félix fica emocionado com a compreensão da mãe, mas teme a reação de César (Antonio Fagundes). Pilar pede calma ao filho e diz que vai conversar com o marido. A cena vai ao ar nesta  quinta-feira, 1.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Trem da CPTM descarrila em Pirituba

Descarrilamento de trem da linha 7-Rubi da CPTM (Foto: Reprodução/TV Globo)


A composição de um trem da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) descarrilou na tarde desta terça-feira (30) entre as estações Pirituba e Piqueri, de acordo com a Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros informou que ninguém ficou ferido.
O descarrilamento ocorreu por volta das 16h30 perto da Rua Doutor Pedro Jabour. Equipes do Corpo de Bombeiros foram para a região para atender eventuais feridos, mas logo retornaram.

Descarrilamento de trem da linha 7-Rubi da CPTM (Foto: Reprodução/TV Globo)A CPTM disse que o trem seguia em direção à Luz, no Centro de São Paulo. Com o descarrilamento, um trecho da rede aérea foi danificado. A circulação chegou a ficar interrompida nos dois sentidos por cerca de 2h20 entre as estações Perus e Barra Funda.
Os trens voltaram a circular em toda a extensão da Linha 7-Rubi, no sentido Francisco Morato, a partir das 18h20. Em direção à Luz, os trens ainda não paravam para embarque e desembarque nas estações Piqueri, Lapa e Água Branca. O Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) seguia funcionando apenas para essas três estações.
 A linha 7-Rubi liga a Estação da Luz ao município de Jundiaí.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem detalhou crime e fez carta de amor para amiga morta, diz polícia

A Polícia Civil encontrou um caderno que reforça a suspeita de que foi premeditado o assassinato da estudante universitária Bianca Mantelle Pazinatto, de 18 anos, em Jataí, no sudoeste de Goiás. Duas amigas da jovem, de 17 e 16 anos, foram apreendidas suspeitas de cometer o crime. Segundo a polícia, elas fizeram anotações do que precisariam para matar a amiga, na segunda-feira (29).


No caderno, estavam listados os objetos que deveriam ser utilizados para matar Bianca, entre eles uma faca, luvas, e até uma barra de ferro (veja imagem acima). O corpo da vítima foi sepultado nesta terça-feira (30). 
Em depoimento à polícia, a menina mais velha confessou ter cometido o crime pelo fato de a vítima não ter aceitado manter um relacionamento com ela. "Ela não ia ficar comigo. Não queria que ela ficasse com ninguém também", declara. Antes do assassinato, a garota ainda tinha escrito uma carta para Bianca declarando seu amor por ela.
Na declaração, a suspeita escreve "Te amo muito, não por escolha, meu coração te escolheu sozinho, não me deu chance de defesa". A adolescente ainda alerta Bianca para que algo ruim não aconteça. "Perdi tudo para você e isso está partindo meu coração. Lembre-se de tomar cuidado, pois muitas coisas bonitas tornam-se ruins lá fora", diz a carta.

Investigações
No caderno com o planejamento do assassinato, havia a descrição do que seria feito com o corpo e os pertences da vítima: “Pega tudo e põe no saco. Ir para Estrela Dalva e queimar. Carregamos a infeliz até o local e queimamos”. No texto, elas ainda apontam cuidados a serem tomados durante a ação, como ligar a televisão e cobrir a placa do carro.
Para o delegado que investiga o caso, André Fernandes, as indicações no caderno apontam que as garotas iam atear fogo no corpo da vitima no Setor Estrela Dalva. "Conseguimos identificar uma bolsa com os objetos usados no delito, inclusive, com um litro de álcool lacrado. Em sequência, elas iam queimar a vítima para diminuir as provas", informou.

Suspeita escreveu carta de amor para Bianca em Jataí, Goiás (Foto: Saulo Prado/ Arquivo Pessoal)

As adolescentes foram apreendidas e encaminhadas para a delegacia da cidade. Elas devem ser transferidas para um centro de apreensão de menores infratores em Goiânia.
Enterro
Com a presença de familiares e amigos, o corpo da menina foi sepultado no final da manhã desta terça-feira, em Jataí. A família está transtornada com a morte da menina.
"Nós estamos sem resposta, sem explicação. Não temos o que falar, o que pensar. Estamos sem chão com essa brutalidade sem tamanho", declarou o tio da vítima, João Alberto Pazinatto.

Desaparecimento
Estudante é encontrada morta na casa de amiga em Jataí, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Bianca Mantelle saiu de casa na manhã de segunda-feira dizendo que ia à casa de uma amiga, mas ela não retornou à tarde, o que preocupou a família. Os parentes comunicaram o desaparecimento aos policiais.
Após horas de buscas, a Polícia Civil rastreou mensagens do celular da vítima e chegou à residência de menina de 17 anos. O corpo estava embrulhado em sacos plásticos embaixo da cama do quarto da suspeita.
Os pertences de Bianca também estavam no local. "Todo o material que elas usaram, inclusive a faca, foi embrulhado para possível descarte durante a madrugada", informou o delegado.
A jovem cursava biomedicina na Universidade Federal de Goiás. Conforme amigos, ela morava em Goiânia para estudar. No entanto, voltou a viver em Jataí há pouco tempo para ficar mais perto da família.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Menino-peixe' recebe tratamento gratuito na China

Pan Xianhang ganhou grande atenção da imprensa chinesa e foi chamado de "Menino-peixe" por causa do aspecto da sua pele, lembrando escamas. Na verdade, o pequeno chinês nasceu com ictiose (dermatose caracterizada pela secura e aspereza da pele). 

Com a repercussão do caso na mídia, um hospital de Hangzhou (China) decidiu oferecer gratuitamente tratamento para Pan. Ele está internado com a mãe. 

De acordo com o site "Imagine China", a doença afetou a forma das pálpebras, do nariz, da boca e das orelhas. O movimento das pernas e dos braços também foi prejudicado.



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Neymar estreia, mas time polonês segura o Barcelona em amistoso


Esteve longe de ser a estreia dos sonhos de Neymar. Ela está anunciada para a próxima sexta-feira, contra o seu ex-clube Santos, num Camp Nou lotado pelo tradicional Torneio Joan Gamper. Compromissos do Barcelona com seus patrocinadores, no entanto, levaram o craque brasileiro até a Polônia. Como mero torcedor direto do banco de reservas ou atuando nos cerca de 15 minutos finais, o camisa 11 pouco pôde fazer no empate com Lechia Gdansk, por 2 a 2, nesta terça, na Arena Gdansk, estádio que recebeu jogos da última Eurocopa. Sergi Roberto e Messi - que deixou o gramado pouco antes da entrada de Neymar - marcaram para os visitantes. Bieniuk e Grzelczak fizeram para os donos da casa.
Além de viver um diferente clima para quem custou € 57 milhões aos cofres catalães, Neymar pôde sentir na pele o quão estrela se tornou. Bastou entrar em campo, aos 33 minutos do segundo tempo, para ser caçado por marcadores do time adversário. Na ponta-esquerda, onde deverá atuar com maior frequência no Barça, ele virou alvo dos poloneses ao sofrer quatro faltas - algumas inclusive mais ríspidas para um amistoso. Ainda acertou cinco passes e perdeu duas bolas. O talento que todos conhecem pareceu estar guardado para sexta, uma ocasião muito mais especial.

Até lá, o time deverá ter novas mudanças. Provavelmente voltarão os destaques da Copa das Confederações, de férias até o último domingo. Estão entre eles os craques Xavi e Iniesta, além do lateral-direito brasileiro Daniel Alves, o goleiro Valdés, o zagueiro Piqué, o lateral Jordi Alba, o volante Busquets, o meia Fàbregas e o atacante Pedro. Outra novidade prometida é a estreia do argentino Tata Martino, ex-Newell's Old Boys, à frente do comando da equipe. Ele não viajou até a Polônia para conhecer melhor justamente aqueles que permaneceram na Espanha.

Neymar Barcelona x Lechia (Foto: Getty Images)

Barça passa dificuldades
Não era o oitavo colocado do Campeonato Noruguês. Mas era o oitavo colocado da última edição do Campeonato Polonês. Em tese a diferença não é notória, mas o Barcelona desta terça-feira foi outro em relação ao sábado, quando atropelou o Valerenga, de Oslo, por 7 a 0. Em vez de gols e show à parte de Lionel Messi, os campeões espanhóis encontraram resistência em Gdansk.
Sem Neymar, que começou a partida no banco de reservas, o Barça sofreu inclusive o primeiro gol do jogo. Após escanteio, Bieniuk subiu mais alto do que a zaga catalã para abrir o placar e escancarar os problemas do rival na defesa.
Messi estava em campo, mas andava tímido. Sua primeira boa aparição aconteceu aos 18 minutos, quando avançou pelo lado direito da grande área e chutou cruzado para a defesa do goleiro. Aos 26, ele viu de camarote o empate: Montoya cruzou rasteiro da direita e Sergi Roberto apareceu para completar.


Neymar? Só nos minutos finais...
Neymar tampouco voltou do intervalo para o campo. Do banco, fez um sinal de que teria a sua oportunidade depois, no decorrer da etapa final. Àquela altura com o placar novamente modificado. Aos quatro, Montoya - o mesmo que deu a assistência para o gol do Barça - vacilou na marcação e permitiu que Grzelczak ficasse com a bola e chutasse cruzado para desempatar.

Neymar Barcelona x Lechia (Foto: Getty Images)Messi, então, despertou. Sánchez recebeu na grande área e viu rapidamente o argentino se deslocar. O passe saiu preciso, açucarado, na medida para que o camisa 10 somente desse um toque de qualidade por cima do goleiro, com a sua assinatura. Ainda não era o suficiente. Aos 16, Adriano cruzou rasteiro da esquerda e o próprio atacante finalizou na trave.
Com dificuldades para criar, o Barça deu chances para outros tantos meninos da base. Entraram sete deles num primeiro momento. Nenhum era Neymar, o responsável por diversas manifestações ansiosas das arquibancadas. O tempo passou, Messi saiu e, finalmente, o brasileiro fez a sua estreia. Aos exatos 33 minutos e 27 segundos, ele substituiu o chileno Alexis Sánchez às ordens de Jordi Roura, novamente o treinador do Barça na ausência de Tata Martino.
Na batalha contra o relógio e um adversário em especial mais determinado em impedí-lo de jogar, Neymar sofreu mais faltas do que jogou. Foram quatro nos primeiros dez minutos, quase todas quando habitava a ponta-esquerda.

Lechia comemora gol contra o Barcelona (Foto: Agência AFP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ucraniano que desapareceu com filha faz ofensas ao Brasil em rede social


Alexander Levin, 47 anos, pai da menina Ieda Alexandra Vieira Levin, que desapareceu na Ucrânia há mais de um mês, está publicando em sua rede social ofensas direcionadas ao Brasil e aos brasileiros. Além de difamar o país, ele está divulgando insultos contra a tocantinense Oziene Vieira Barbosa, 25 anos, mãe da criança.
No dia 19 deste mês, o pai da menina veiculou uma foto que mostra Ieda com poucas semanas de nascimento. Nessa foto ele conta que "não irá deixar sua garotinha crescer em um país sem esperanças", se referindo ao Brasil. Abaixo uma brasileira responde "pai muito amoroso", ao que o ucraniano agradece e ironiza: "Obrigada... você quer ter um bebê comigo agora."


Em uma das postagens, feita no dia 20 desse mês, Levin faz várias ofensas ao país e diz que o Brasil mexeu com um russo de sangue judeu. Ele ainda afirma que não é italiano ou suíço, dando a entender que esses seriam povos mais pacíficos.
Oziene conta que o pai da menina está tentando manchar a imagem dela, a chamando de prostituta na rede social. Ela diz que essa é uma atitude covarde da parte dele. "Eu estou tranquila porque eu sei a verdade. Só quero ver minha filha, saber se ela está bem."
A mãe conta ainda está com "o coração apertado" por causa da filha que faz dois anos nesta terça-feira, 30. Na semana passada, ela revelou que sonhava em estar com a filha no aniversário, que implorou para o pai da menina deixar vê-la, mas o desejo acabou em frustração.
Diplomacia
De acordo com o Itamaraty, existe um acordo entre o Brasil e outros países, incluindo a Ucrânia, que trata da abdução ou sequestro internacional de menores. A Convenção de Haia (1980) trata justamente desse assunto e tem como objetivo evitar que a criança seja prejudicada por estar ilegalmente fora de seu país de origem.
Ainda segundo o Itamaraty, a função que exerce é a de intermediar as negociações entre a justiça brasileira e a justiça do país estrangeiro, por intermédio dessa convenção. No entanto, não foram reveladas mais informações sobre o caso específico de Oziene, que já é de conhecimento do órgão.
Entenda o caso
Em junho deste ano, a tocantinense Oziene Vieira Barbosa pediu ajuda por meio da família, que mora em Palmas, para localizar a filha Ieda, que nesta terça-feira (30) faz dois anos. Oziene foi levada à Ucrânia pelo pai da criança, o ucraniano Alexander Levin, com a promessa de ficarem juntos. Porém, no dia 27 de junho, o homem disse que iria comprar leite e levou a filha junto não retornando mais.

Oziene busca reencontrar a filha desaparecida na Ucrânia (Foto: Jesana de Jesus/G1)
A mãe da menina ficou desesperada porque não sabia como voltar para casa e o único meio disponível para encontrar a filha era a comunicação por email com o pai da criança. A jovem também não saía de casa porque disse que não conseguia se comunicar com os ucranianos e não conhecia a cidade de Vinnitsa (a duas horas da capital Kiev). Por isso, ela pediu ajuda à família que mora em Palmas (TO).
Para comprar a passagem de volta, a família de Oziene juntou dinheiro e conseguiu pagar uma passagem de Vinnitsa para Recife, e então para Palmas. A mãe da criança chegou à capital do Tocantins na última quarta-feira (17), mas sem a filha.
Em Palmas, Oziene revelou que está grávida de dois meses e que a criança também é filha do ucraniano. Na última sexta-feira (26), ela entrou com um pedido na justiça brasileira para conseguir a guarda da filha e com isso encontrar o pai da criança para tentar resolver a situação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››