quarta-feira, abril 03, 2024

Arrastão na cidade de Carnaubais, no vale do Açu. Um dos assaltantes usava jaleco



Nesta quarta-feira, 03 de abril de 2024, por volta das 06:30h, os policiais do destacamento da cidade de Carnaubais, no vale do Açu, foram acionados com a informação de que um arrastão teria acontecido em vários pontos da cidade.

Segundo informações, cerca de três elementos em um Fiesta branco, chegaram na cidade, um deles vestindo jaleco realizaram arrastão em três local.


O primeiro assalto tipo arrastão, eles abordaram um grupo de pessoas que estavam na Praça do Pacheco, área urbana do município, onde foi subtraído, um smartphone Xiame C13, a chave de motocicleta, 1 smartphone Redmi 9, e um outro smartphone Redmi note 8.


Segundo assalto foi no bar do Luxo, onde conseguiram levar um Celular K2 Samsung, um outro aparelho celular e uma certa quantia em dinheiro, em seguida saíram sentido ao posto no centro da cidade.


O terceiro assalto foi na churrascaria Umbuzeiro, (vídeo abaixo) do local, os bandidos conseguiram levar; um iPhone 14 Pro Max, a chave de uma Hilux da empresa EBS, um Smartphone Samsung, uma mochila com pertences pessoais. Logo após o crime, os suspeitos saíram em direção a Serra do Mel.


O veículo utilizado no assalto, pode ser o mesmo que foi tomado de assalto ontem (02) próximo a Porto do Mangue/RN.


A PM de Carnaubais esta em diligencias no intuito de localizar e prender esses elementos. Varias guarnições foram acionadas.


Fonte: Focoelho

Leia Mais ››

Jovem entregador morre vítima de acidente após tentar desviar de cachorro na via no Bairro Sumaré em Mossoró



Um trágico de acidente de trânsito tirou a vida do jovem entregador, Renan Gabriel Benício Soares de 18 anos de idade. O sinistro aconteceu por volta das 22h30min desta terça feira 02 de abril de 2024, no Bairro Sumaré em Mossoró no Oeste Potiguar.


De acordo com Boletim de Ocorrência, registrado pela família na delegacia de plantão da Polícia Civil, o jovem estava trabalhando em sua moto e teria retornado pra casa, na Rua João B. de Morais, para pegar um carregador de celular, quando se envolveu no acidente


Ele foi desviar de um cachorro que estava na rua e acabou perdendo o controle da motocicleta, caindo na via. O jovem ficou bastante ferido e ainda chegou a ser socorrido pelo Samu, para o Hospital Tarcísio Maia, no entanto não resistiu e morreu a caminho da unidade hospitalar.


O corpo de Renan Gabiel Benício Soares, será removido do necrotério do hospital, para o Instituto Médico Legal (IML) do ITEP para exames de necropsia e sepois será liberado para os familiares.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Condenado por matar homem em Mossoró por causa de dívida de 70 reais é assassinado em Patu



A Polícia Militar registrou um crime de homicídio a tiros, na noite desta terça feira 02 de abril de 2024, na cidade de Patu, região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi Francisco Múcio Micharrel Vieira Dantas de 40 anos.


O mesmo foi alvejado com vários tiros e morreu em frente de sua casa. A Polícia ainda não sabe qual teria sido a verdadeira motivação do crime, que teve características de execução.


Segundo apurou a PM no local, e vítima estava em frente a sua casa, quando um homem se aproximou e atirou vários vezes em sua direção e em seguida fugiu sem deixar pistas para a investigação.


De acordo com a PM, Francisco Múcio era preso de justiça e cumpria pena no regime semiaberto, pelo assassinato de Nikolas Yure Bezerra Fernandes, crime ocorrido em agosto de 2022 no Bairro Sumaré em Mossoró.


O crime teria sido por causa de uma dívida de droga no valor de 70 reais. Nikolas supostamente estaria ameaçando o acusado. Ainda não há confirmação, por parte da polícia, se a morte do condenado está relacionada ao crime o qual ele cometeu em Mossoró


O corpo de francisco Múcio Micharrel Vieira Dantas, foi recolhido após a perícia do Itep e encaminhado para exames necroscópicos na unidade do instituto pericial em Pau dos Ferros. A Polícia Civil de Patu vai investigar o crime.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Padre mais jovem da Diocese de Mossoró morre aos 27 anos

Padre Philipe Villeneuve morreu, aos 27 anos, nesta terça-feira (2), em Mossoró — Foto: Diocese de Mossoró/Divulgação


Um padre de 27 anos morreu na noite de terça-feira (2) na UTI do hospital Wilson Rosado, em Mossoró, no Oeste potiguar, onde estava internado.


Philipe Villeneuve tinha sido ordenado sacerdote da Igreja Católica em agosto do ano passado e era o mais jovem padre da Diocese do Oeste potiguar.


A Diocese informou ainda na terça (2), que o padre apresentou um quadro respiratório grave e precisou ser intubado. Grupos de fieis católicos realizaram vigílias de oração pela recuperação da saúde do sacerdote em frente ao hospital de Mossoró e também em Pau dos Ferros, cidade de origem do religioso.



Porém, Philipe não resistiu e faleceu às 23h55, após sofrer quatro paradas cardiorrespiratórias. O falecimento precoce causou comoção nas duas cidades.


O padre Philipe Villeneuve Oliveira Rego foi ordenado no dia 4 de agosto do ano passado, Dia do Padre, no adro da Matriz de Nossa da Conceição, em Pau dos Ferros.


Missa de corpo presente do padre Philipe em Mossoró, na manhã desta quarta-feira (3) — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Cabugi


Atualmente ele era vice-reitor do Seminário Santa Teresinha, diretor Pedagógico do Colégio Diocesano Santa Luzia e diretor da FM 105 Santa Clara, em Mossoró.


O velório começou por volta das 6h30 desta quarta-feira (3) na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró. Às 8h30, ocorreu uma missa de corpo presente.


Por volta das 10h, foi iniciado traslado do corpo para Pau dos Ferros. Uma missa está programada para às 15h30 na Matriz da cidade do Alto Oeste e, em seguida, o padre será sepultado no cemitério São Manoel.


A Prefeitura de Pau dos Ferros decretou luto oficial de três dias. "Em vida, Pe. Philipe prestou os inestimáveis trabalhos dedicados à nossa comunidade no decorrer de sua trajetória como cidadão, voluntário e líder religioso, caracterizado também pelo alto grau de amizade que ele constituiu com pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade de Pau dos Ferros e de toda a região", informou a prefeitura, em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gargalheiras: Após 13 anos, açude onde foi filmado 'Bacurau' está a 5 cm de sangrar

Açude Gargalheiras a poucos centímetros da sangria - foto do final de tarde desta quarta (3) — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Cabugi


Após 13 anos sem sangrar, o açude Gargalheiras, na cidade de Acari, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, está a 5 centímetros de transbordar. A última vez que isso aconteceu foi em maio de 2011. A medição foi feita por técnicos da Caern por volta das 18h10 desta quarta (3).


O local foi cenário do filme brasileiro "Bacurau", quando estava completamente seco (veja mais abaixo), e é patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte.


A "sangria" é um termo utilizado quando o reservatório hídrico chega à capacidade máxima e, em seguida, transborda.


Desde a segunda-feira (1º), moradores da cidade de Acari e da Região Seridó do estado fazem uma espécie de "vigília" às margens do açude à espera da sangria. Na madrugada desta quarta-feira (3), por exemplo, houve forró, churrasco e até festa de aniversário no local.


No Gargalheiras, o transbordo acontece por uma parede de mais de 20 metros, proporcionando o que os sertanejos da região chamam de "véu de noiva" quando há a queda d'água.


O açude de Gargalheiras tem capacidade para armazenar mais de 44 milhões de metros cúbicos de água. Para se ter ideia do tamanho desse reservatório, ele é suficiente para abastecer uma população de 56 mil pessoas por cerca de 4 anos.


Período de seca e cenário de 'Bacurau'

Desde a última sangria, em 2011, o Gargalheiras passou por momentos difíceis com a falta de chuvas na região, chegando a ficar completamente seco em alguns momentos entre os anos de 2017, 2018 e 2019.


Num desses momentos sem água, o açude serviu de cenário para o filme brasileiro "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019.


Kleber Mendonça, inclusive, compartilhou em uma rede social imagens que mostram o Gargalheiras em 2018, durante as gravações do filme, e neste mês de abril de 2024 (veja abaixo).


40 dias: do 1% à sangria

Em cerca de 40 dias, o açude de Gargalheiras saiu de 1% de volume de água para a situação desta quarta (3) de quase sangria. Em 22 de fevereiro, o açude tinha 1,63% do volume de água, de acordo com o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn).


No relatório semanal mais recente divulgado pelo instituto, na quinta-feira passada (28), o Açude Gargalheira apresentava 36% de acúmulo de água - e esse já era o maior volume registrado no reservatório desde 2012.


Além das chuvas que caíram nos últimos dias no estado, o aumento no nível do Gargalheiras foi impulsionado também pela sangria do Açude Dourado, em Currais Novos, que levou parte da água para o açude de Acari.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motociclista é flagrado transportando sofá de três lugares em moto

Pessoas transportam sofá em cima de moto no interior do RN — Foto: Reprodução


Duas pessoas transportaram um sofá de três lugares em cima de uma moto, na cidade de Caicó, no Seridó potiguar.


O caso chamou a atenção de moradores do município, que registraram a cena em vídeos e publicaram nas redes sociais.


As imagens mostram a moto passando pela Rua Tancredo Neves, entre outras vias do município.


Nos vídeos, é possível ver que havia uma pessoa pilotando a moto, enquanto uma mulher estava no assento passageiro, segurando e equilibrando o sofá de cabeça para baixo.


Além do perigo de acidentes, a cena é infração grave de trânsito. Caso seja flagrado por uma autoridade de trânsito, o motociclista pode ter o veículo retido e receber multa de R$ 195,23.



Segundo Emerson Melo, professor e especialista em trânsito, a regra é prevista no Art. 244 do Código de Trânsito, que informa ser infração "conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando carga incompatível com suas especificações ou em desacordo com o previsto (...)".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Curso gratuito no setor de energia eólica oferece vagas no interior do Rio Grande do Norte

Sede do Senai em Natal — Foto: Renata Moura


O Senai e duas empresas da área de energias renováveis lançaram um processo seletivo com 56 vagas para o curso gratuito de “Assistente operacional de energia eólica”, distribuídas entre os municípios de Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno.


Segundo o Senai, a região foi contemplada pelo Programa Keep it Local por abranger inúmeros projetos eólicos em desenvolvimento, construção e operação.


As inscrições são presenciais e sem custos em todos os locais e, dependendo da área, podem ser realizadas até 4 de abril. O curso será ministrado entre os dias 15 de abril e 19 de junho, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do Senai do Rio Grande do Norte, principal centro de formação profissional da instituição voltado ao setor eólico.


A iniciativa é promovida por meio da parceria entre o Senai, a EDP Renováveis (EDPR), empresa de energias renováveis; e a Vestas, empresa de fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas.


Segundo o Senai, o programa oferece bolsas de estudos no Rio Grande do Norte para impulsionar a formação profissional e ampliar as oportunidades de emprego aos moradores que vivem em zonas de baixa densidade populacional.


Veja o edital aqui


Inscrições

Para concorrer a uma vaga no Programa, é preciso ter 18 anos ou mais e ensino médio completo. Outros pré-requisitos estão detalhados no edital. A formação terá duração de 180 horas e será realizada de forma presencial em Jandaíra, com aulas transmitidas online, ao vivo, para Guamaré.


As inscrições começam nesta quarta-feira (3) em Guamaré, no Centro Tecnológico do município. O processo seletivo inclui inscrição presencial, entrega de documentos que comprovam o cumprimento dos pré-requisitos; teste de conhecimentos gerais em energia eólica e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 5 de abril e as aulas estão programadas para o período de 15 de abril a 19 de junho, das 18h às 22h.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil passa de mil mortes por dengue em 2024 e se aproxima de recorde histórico

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, tem uma grande capacidade de adaptação. — Foto: CDC

O Brasil passou de mil óbitos por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta quarta-feira (03), o país registrou 1.020 mortes nas primeiras treze semanas deste ano.


Este é o terceiro maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094. Já o segundo ano com maior número foi 2022 com 1.053.


No mesmo período do ano passado, em 3 meses, o Brasil tinha 388 mortes. Além disso, até o momento, 2.671.332 casos foram registrados nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa inédita. Em 2023, foram 589.294 casos entre as semanas 01 e 13.


Em fevereiro, a a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa do Ministério da Saúde é que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.


Apesar disso, nesta semana, o governo afirmou que a maioria dos estados brasileiros já superou o pico de casos de dengue.


Das 27 unidades da federação, oito estão em "tendência de queda consolidada" e 12 estão em "tendência de estabilidade".


"Temos uma queda nos casos prováveis de dengue. Isso está se consolidando. É um pouco diferente a epidemia nos estados agora", pontuou a secretária.

Ao todo, 11 unidades da federação decretaram emergência por causa da dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.


Tipos de dengue no Brasil


A partir dos dados referentes a exames laboratoriais realizados para identificar a dengue, o ministério também mapeou quais são os sorotipos do vírus com maior circulação no país.


A dengue do sorotipo 1 é a mais presente no Brasil, sendo registrada em todos os estados. Na sequência, é observado o sorotipo 2, em 24 estados e no Distrito Federal.


Há a circulação simultânea dos quatro sorotipos de dengue no território nacional, mas somente Minas Gerais registrou, até o momento, a presença de todos os sorotipos atuando simultaneamente.


🦟O vírus possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.


Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida. Isso ocorre porque ela pode ser infectada com aos quatro diferentes sorotipos do vírus. Uma vez exposta a um determinado sorotipo, após a remissão da doença, ela passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.


Fonte: g1

Leia Mais ››

WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta quarta-feira

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira — Foto: Richard Drew/AP


WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade no Brasil e no mundo na tarde desta quarta-feira (3).


O site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade em sites de plataformas, registrou mais 100 mil reclamações de usuários do Brasil sobre problemas para enviar mensagens no WhatsApp.


No Instagram, foram mais 4 mil notificações de usuários que não estavam conseguindo atualizar o feed. No Facebook, as reclamações passaram de 800 no Brasil.


Os registros de instabilidade começaram por volta das 14h50 e atingiram o seu pico às 15h20. Após este horário, as notificações começaram a diminuir.


A falha também gerou diversos memes (veja ao fim da reportagem).



O que diz a Meta

A Meta, dona do WhatsApp, Instagram e Facebook, afirmou em uma postagem no perfil do WhatsApp no Twitter (hoje chamado X) que estava ciente de que "algumas pessoas" estavam com problemas para acessar o aplicativo e que trabalhava para resolver o problema.


Além do Brasil, houve reclamações em países como Estados Unidos, França, Chile e Canadá. Nos EUA, por exemplo, os relatos de erros para usar o WhatsApp passaram de 20 mil, enquanto no Instagram, chegaram a 5 mil, e, no Facebook, a 1 mil.


Perfil do WhatsApp no X se pronuncia após instabilidade — Foto: X/Reprodução

WhatsApp apresenta instabilidade nesta quarta-feira (3). — Foto: Reprodução Downdetector

Usuários relataram instabilidade no Instagram nesta quarta-feira (3) — Foto: Downdetector/Reprodução


Facebook também apresenta instabilidade nesta quarta-feira — Foto: Downdetector


Fonte:g1

Leia Mais ››

Réu baleado durante júri havia matado pai de atirador por causa de briga por burro

Momento em que Cristiano começa a atirar em Francisco. — Foto: Reprodução


O réu Francisco Cleidivaldo, baleado durante júri em São José do Belmonte (PE), estava sendo julgado por um homicídio cometido em 2012 e que teria sido motivado pelo sumiço de um burro. O homem morto há 12 anos era pai de Cristiano Alves, que, em novembro de 2023, invadiu o julgamento, atirou em Cleidivaldo e foi preso.


Segundo o processo do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o pai do atirador foi morto durante uma discussão com o réu por causa de um burro que fugiu de uma propriedade da zona rural. O réu procurava o animal dele, que estava desaparecido, enquanto o pai do atirador alegava que ele era um ladrão. O processo traz os depoimentos do réu e de uma testemunha do crime. (leia abaixo)


➡️VÍDEO: imagens de câmeras de segurança que viralizaram nesta semana mostram o momento em que um homem atirou e feriu o réu durante um júri em 2023 no Fórum de São José do Belmonte, no sertão pernambucano.(veja o vídeo acima)


O homem baleado no júri aguarda novo julgamento, e o atirador segue preso.


Francisco Cleidivaldo confessou o crime

Durante ama audiência realizada em 21 de março de 2013, Francisco Cleidivaldo confessou ter atirado contra Francisco Alves, pai do atirador. O réu disse no depoimento que, no dia do crime, em 5 de outubro de 2012, ele estava procurando um burro que havia fugido de sua propriedade.


Quando encontrou Francisco Alves na propriedade dele, o sítio Posses, o réu perguntou se ele havia visto o animal, mas recebeu uma resposta grosseira. "Saia da minha propriedade seu ladrãozinho safado", relatou o réu sobre a resposta que recebeu.


Isso provocou uma discussão entre os dois, porque Francisco Alves sacou um pedaço de madeira e foi para cima dele. Na tentativa de se proteger, ele efetuou um disparo de arma de fogo para cima.


O réu disse que mesmo com o disparo Francisco Alves continuou avançando na direção dele. Ele então efetuou outro disparo, para baixo. Ainda assim, Francisco não parou. Então, foi efetuado um terceiro disparo, que acertou a vítima.


Francisco Cleidivaldo fugiu depois disso e foi para a cidade de Salgueiro, onde foi preso em flagrante. O réu também disse no depoimento que já havia sido processado por tentativa de homicídio no povoado do Carmo e que esse crime se deu em razão de uma discussão.


Morte da vítima baleada

De acordo com o processo do TJPE, Francisco Alves foi levado a um hospital local e depois foi transferido para um hospital na cidade de Arcoverde. No entanto, ele morreu 18 dias após o ocorrido.


"Após obter a resposta negativa da vítima, o denunciado irritou-se e descarregou em direção à vítima os três projéteis que haviam na arma de fogo que portava ilegalmente, tendo um deles atingido a vítima no abdômen. Em seguida, o denunciado fugiu, enquanto a vítima foi socorrida por sua companheira e outros parentes, e encaminhada ao Hospital local, sendo posteriormente transferido para o município de Arcoverde-PE, porém vindo a óbito cerca de 18 dias depois", diz o texto.


Testemunha confirmou as informações

Em uma das audiências de instrução e julgamento, realizada em 18 de fevereiro de 2013, uma testemunha relatou que atiraram na vítima na Lagoa Alexandre, que fica situada na divisa com o estado da Paraíba. Essa testemunha disse que não presenciou o crime, mas soube que Francisco teria ido até a vítima para perguntar sobre um burro para carregar madeira.


A vítima teria se incomodado com a pergunta feita por Francisco Cleidivaldo e foi com uma vara para cima dele com intenção de lhe agredir. Para se defender, o réu, que de acordo com a testemunha andava armado, atirou na direção dele.


A testemunha relatou ainda que desconhecia qualquer tipo de desavença anterior à que provocou o crime.


Crime no fórum


O crime flagrado pelas câmeras ocorreu no Fórum Dr. Geraldo Sobreira de Moura, que fica no centro de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco. A cidade fica a mais de 470 quilômetros de distância do Recife.


O atirador foi identificado como Cristiano Alves Terto. Após os disparos efetuados, ele foi perseguido pelo Policiamento do Fórum e pela Polícia Civil, sendo preso em flagrante com a arma do crime.


O réu foi identificado como Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura. Ele era suspeito de ter matado o pai de Cristiano Alves, o atirador. Durante o júri. Cleidivaldo foi atingido por seis tiros, além de ter sido agredido com coronhadas na cabeça enquanto tentava fugir.


De acordo com a Polícia Civil, Francisco Cleidivaldo foi inicialmente encaminhado para o Hospital de São José de Belmonte, e posteriormente foi transferido para o Hospital de Serra Talhada, onde recebeu cuidados médicos. ‎


Em nota, o TJPE informou que Francisco está vivo e solto. "O júri não foi feito novamente e não foi designada nova data ainda", diz o texto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça volta atrás e decide manter Ronnie Lessa em presídio federal no MS

Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle Franco e Anderson Gomes — Foto: Reprodução


A Justiça voltou atrás e decidiu manter o ex-PM Ronnie Lessa, preso por matar a vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes, no presídio federal de Campo Grande. A decisão é de que o criminoso fique preso no estado pelo prazo de 1 ano.


A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul tinha determinado nesta terça-feira (2), que Lessa fosse retirado da penitenciária federal do estado e voltasse ao Rio de Janeiro em até 30 dias. O prazo de permanência na unidade de Campo Grande terminou em 21 de março, segundo documento obtido pela TV Globo.


O Tribunal de Justiça do Rio, no entanto, afirmou que havia uma decisão de 19 de março, que determinava a prorrogação da permanência de Lessa em presídio federal do MS. O Tribunal diz ainda que a comunicação à Justiça Federal do MS foi feita por e-mail no mesmo dia e, por ofício, em 20 de março.


Os estados enviam presos para cumprirem pena em unidades federais com aval da Justiça, mas com determinado prazo. Para manterem a permanência, os estados devem solicitar a prorrogação deste tempo.


De acordo com a decisão do corregedor do presídio federal de Campo Grande, o "juízo de Direito da 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital - Rio de Janeiro/RJ não encaminhou a decisão de renovação de permanência no sistema penitenciário federal."


Lessa está preso desde 2019. Seu acordo de delação que foi base das investigações que resultaram na prisão dos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa, suspeitos de serem os mandantes do crime.


O pedido desta quarta-feira (3) trata da renovação do prazo de permanência de Lessa no presídio federal de Campo Grande por solicitação do juízo de origem, no caso, o Juízo de Direito da 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital. O juiz federal da 5ª vara Luiz Augisto Iamassaki Fiorentini decidiu pela permanência de Lessa em Campo Grande.



No presídio federal, diz a decisão, Lessa tem visitas monitoradas e regime disciplinar rigoroso. "No interior das Unidades Federais, há mais de um ano, as visitas do preso são restritas ao parlatório, totalmente monitoradas. As regras do regime disciplinar, no Sistema Penitenciário Federal, são rigorosas, com disciplina interna muito mais rígida do que a do sistema penitenciário estadual. O preso permanece 22 (vinte e duas) horas por dia sozinho numa cela, com apenas 2 (duas) horas de banho de sol."



Lessa está em cela isolada no MS

Ronnie Lessa está em cela isolada na penitenciária federal de Campo Grande (MS). Foi lá, em agosto de 2023, que ele tomou conhecimento de que Élcio de Queiroz estava colaborando com a investigação da PF e do MP do Rio.


Lessa ouviu dos investigadores tudo que Élcio disse sobre a participação dele na execução do plano de morte de Marielle. O ex-PM sentiu que não fazia mais sentido segurar tudo sozinho. Decidiu, então, falar também.


Os mandantes, segundo Lessa, integram um grupo político poderoso no Rio de Janeiro com vários interesses em diversos setores do Estado. O ex-PM deu detalhes de encontros com eles e indícios sobre as motivações. E tudo passou a ser verificado pela força tarefa de policiais e membros do Ministério Público.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governadores do Nordeste apresentam ao governo sugestões para levar ‘alívio fiscal’ aos estados


Os governadores do Nordeste se reuniram nesta quarta-feira (3) com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) , Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), no Palácio do Planalto, e apresentaram propostas relacionadas às contas dos estados.


De acordo com a presidente do Consórcio do Nordeste, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, as propostas tem como objetivo dar um “alívio fiscal, financeiro- orçamentário” aos estados. As ideias apresentadas foram que o governo:


apoie uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da Equivalência salarial entre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Participação dos Estados (FPE), de forma escalonada durante cinco anos;

reestruture o parcelamento do pagamento de precatórios;

alongue as dívidas bancárias;

Segundo a governadora, Haddad ficou de estudar as propostas. Após a reunião, Fátima Bezerra disse a jornalistas que espera um tratamento isonômico em relação ao dado para os governadores do Sul e Sudeste. (veja mais abaixo)


Investimento no Ensino Médio

Na semana passada, o Ministério da Fazenda apresentou uma proposta para reduzir a dívida dos estados. Em troca, os governadores deverão ampliar as matrículas no ensino médio técnico.


Atualmente, quatro estados são responsáveis por 90% das dívidas da União: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O projeto foi apresentado aos governadores do Sul e do Sudeste em uma reunião na última terça-feira (26).


Apesar dos estados do Nordeste serem menos endividados, segundo a presidente do Consórcio, eles vêm sofrendo dificuldades para pagar despesas obrigatórias e investir, principalmente após a redução da alíquota do ICMS em 2022.


"Os estados do Nordeste que tem um menor endividamento, mas ao mesmo tempo, tem dificuldades, que vão desde honrar o pagamento de custeio de despesas obrigatórias, até a questão da capacidade de investimentos”, afirmou a governadora.

Juros por Educação

O projeto apresentado aos governadores na última semana, chamado “Juros pela Educação”, pretende “mais que triplicar o número de matrículas" no ensino médio profissionalizante, segundo a Fazenda. A meta projetada pelo governo é de atingir 3 milhões de alunos matriculados no ensino médio técnico até 2030.


O programa funciona da seguinte maneira:


os estados aderem voluntariamente;

quem aderir poderá pagar juros menores, entre 2025 e 2030, nos contratos de refinanciamento da dívida;

em troca, o estado que participar do programa terá que bater metas de expansão das matrículas no ensino médio técnico;

quem cumprir a meta recebe uma redução de juros permanente;

estados que não tiverem dívidas com a União, ou tiverem dívida baixa, terão acesso prioritário a crédito e ações adicionais para expandir o ensino técnico.


Mais investimento, menos juros

Segundo o Ministério da Fazenda, a ideia é que os estados usem a "economia" gerada pelos juros mais baixos na criação de vagas no ensino médio técnico. Quanto maior o investimento em educação, maior a redução dos juros:


para ter acesso à taxa de juros de 3% ao ano, o estado terá que investir 50% da economia em vagas no ensino médio;

para chegar aos juros de 2,5% ao ano, o estado terá que investir 75% da economia em vagas para o ensino médio;

para a ⁠taxa de juros de 2% ao ano, o investimento terá de ser de 100% da economia em vagas no ensino médio.

Para começar a valer, a proposta ainda precisa passar pela análise do Congresso. O governo vai enviar a ideia na forma de um projeto de lei e, se aprovadas e sancionadas, as regras do “Juros pela Educação” começarão a valer.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo assina contratos do megaleilão de energia de 2023 e prevê R$ 21,7 bi em investimentos


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou nesta quarta-feira (3) os contratos do segundo leilão de transmissão de energia de 2023.


Realizado em dezembro do ano passado, foi o maior certame da história, com todos os lotes arrematados e previsão de R$ 21,7 bilhões em investimentos nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.


Foram leiloados três lotes arrematados pela chinesa State Grid Brazil, a espanhola Celeo Redes e o consórcio brasileiro Olympus XVI --composto por Alupar e Mercury Investimentos.


É conhecido por "transmissão" o sistema que leva a energia gerada pelas usinas até os locais de consumo, conectando-se às redes das distribuidoras locais. Esse sistema corta o país e é operado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Por meio de leilões, o governo contrata a construção e manutenção das linhas de transmissão e outros equipamentos. As usinas conectadas ao sistema usam essas linhas para fornecer energia.


Os investimentos bilionários em redes de transmissão estão associados à expansão das usinas de energia renovável no Brasil, principalmente solar e eólica no Nordeste e no norte de Minas Gerais.


Esses investimentos viram, em certa medida, tarifa de energia para os consumidores. Isso porque as empresas que vencem os leilões são remuneradas por meio de valores fixados pela Aneel.


E essa remuneração é um dos componentes da tarifa de uso do fio – paga por todos que usam o sistema, inclusive o consumidor residencial.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Juiz do MS alega fim do prazo e manda Ronnie Lessa voltar a presídio do RJ, e TJ fluminense afirma que pediu prorrogação antes

Ronnie Lessa atirou contra Marielle Franco em março de 2018, no Centro do Rio — Foto: Reprodução/JN; Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio de Janeiro/AFP/Arquivo


A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul determinou, nesta terça-feira (2), que o ex-PM Ronnie Lessa seja retirado da penitenciária federal do estado e volte ao Rio de Janeiro em até 30 dias.


O juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal de Campo Grande, alega que o prazo de permanência na unidade de Campo Grande terminou em 21 de março e que não houve pedido de prorrogação, segundo documento obtido pela TV Globo.


O Tribunal de Justiça do Rio, no entanto, afirma que há uma decisão de 19 de março, que determinava a prorrogação da permanência de Lessa em presídio federal do MS. O Tribunal diz ainda que a comunicação à Justiça Federal do MS foi feita por e-mail no mesmo dia e, por ofício, em 20 de março.



Ronnie Lessa é acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em 2018, e recentemente teve sua deleção premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele está preso desde 2019.


Seu acordo de delação que foi base das investigações que resultaram na prisão dos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa, suspeitos de serem os mandantes do crime.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Embaixada da Hungria demite dois funcionários brasileiros após vazamento de vídeos que mostram Bolsonaro hospedado


A Embaixada da Hungria no Brasil demitiu, nesta semana, dois funcionários brasileiros que prestavam serviços ao órgão.


A embaixada não justificou formalmente as demissões. Um dos atingidos trabalhava como secretário do embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai; o outro, como encarregado de manutenção geral.


As demissões foram reveladas pela "CNN" e confirmadas pela GloboNews. Elas acontecem uma semana após o jornal "The New York Times" revelar, em reportagem, que o ex-presidente Jair Bolsonaro passou dois dias hospedado na embaixada em Brasília.


Poucos dias antes, o passaporte de Bolsonaro tinha sido apreendido pela Polícia Federal na operação sobre tentativa de golpe de Estado.


A reportagem exibiu vídeos do circuito interno da Embaixada da Hungria em Brasília que mostram Bolsonaro chegando e saindo do prédio. Esses vídeos não foram divulgados oficialmente pelo governo húngaro.


Pelo direito internacional, embaixadas são invioláveis pela polícia local. Ou seja: enquanto está numa embaixada de outro país, o cidadão não pode ser alvo de busca ou prisão por autoridades locais.


Além dos dois funcionários demitidos, outros cinco brasileiros trabalham na embaixada: um motorista, dois faxineiros e dois jardineiros.


Os dois demitidos tinham acesso em tempo real ao sistema de vigilância. O material gravado ficava gravado em uma sala que não era trancada – mas o acesso às gravações exigia senha.


PGR analisa versão de Bolsonaro

Após a reportagem do "The New York Times", o ministro Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a estadia na Embaixada da Hungria.


Em resposta, a defesa de Bolsonaro disse que seria "ilógico" sugerir que a motivação era um pedido de asilo ou uma tentativa de fugir de investigações.


Os argumentos foram enviados à Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem prazo até o fim desta semana para enviar um posicionamento a Moraes.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Senadores pedem que PF apure falas de John Textor, do Botafogo, sobre suposta manipulação de partidas do Brasileirão



Senadores enviaram nesta quarta-feira (3) à Polícia Federal um pedido de abertura de investigação sobre as falas do dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, John Textor, que vem denunciando (sem mostrar provas) suposta manipulação de partidas do Brasileirão 2023.


O documento não tem caráter obrigatório – ou seja, cabe ao diretor da PF, Andrei Rodrigues, decidir se abre ou não investigação.


As falas de Textor já são alvo de investigação na Justiça Desportiva, mas o empresário vem ignorando os pedidos de apresentação de provas e disse que só mostrará o material ao Ministério Público Federal (veja detalhes abaixo).


O envio do pedido foi anunciado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) em plenário, nesta terça. Após a fala, os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Carlos Portinho (PL-RJ) pediram para também assinar o documento.


"Enviei à Polícia Federal, ao diretor Andrei [um pedido] que convoque esse cidadão americano, que mora no Rio de Janeiro, dono do Botafogo do Rio, em 24 horas, que ele venha a Brasília, e que exija que ele traga as provas e as gravações", afirmou Kajuru em plenário.


O líder do PSB no Senado ainda chamou as falas de Textor de irresponsável e que, se ele não comprovar o que fala, deve ser preso.


"Para mim, se ele não trouxer as provas e as gravações, ele teria que ser preso aqui amanhã – cela, algema", brandou.


O senador Eduardo Girão ainda afirmou que as denúncias feitas por Textor são um ataque que afasta a população de um "patrimônio do povo brasileiro".


"O que a gente está vendo agora com essas denúncias, são as suspeitas que vão afastando as famílias de acompanharem uma paixão nacional", afirmou o senador do Ceará.


No pedido enviado à PF, os senadores afirmam que a PF, "por sua competência e imparcialidade, é a instituição mais adequada para conduzir essa investigação, garantindo a transparência e a eficácia do processo".


"Ressalto que a credibilidade e a lisura do futebol brasileiro estão em jogo, bem com a confiança da sociedade nas instituições responsáveis por zelar pela justiça e pela integridade do nosso país", diz o documento.


Entenda

Em novembro de 2023, Textor afirmou que o clube carioca foi roubado e cobrou a renúncia do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, após o Botafogo perder para o Palmeiras por 4 a 3, de virada.


"Isso precisa mudar. Ednaldo, você precisa renunciar pelo bem do jogo. Isso precisa acabar. Isso é roubo, me multa. Você não pode me expulsar, é meu estádio, eu vou continuar aqui" disse Textor, em entrevista ao canal Premiere.


Ele foi processado por Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, pelas críticas.


Dias depois, Textor voltou a dizer que a integridade do Campeonato Brasileiro foi corrompida por erros de arbitragem após divulgar uma análise sobre os jogos do Brasileirão para se defender sobre denúncias do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva).



Em março deste ano, voltou a dizer que há corrupção no Campeonato Brasileiro e revelou ter gravações de juízes reclamando de não ter recebido propinas combinadas.


Após as afirmações, o STJD abriu um inquérito para investigar as afirmações de Textor e determinou que o dono da SAF do Botafogo enviasse as provas de corrupção em até três dias. Entretanto, a defesa de Textor afirmou que as provas só seriam apresentadas para o Ministério Público Federal.


Nesta segunda-feira (1º), John Textor voltou a falar sobre corrupção e o Palmeiras. Em entrevista ao "Canal do Medeiros", o dono da SAF do Botafogo disse ter provas, sem exibi-las, de que o clube paulista foi beneficiado pela arbitragem nos últimos dois anos.


E ainda afirmou que um dos jogos manipulados seria uma vitória do Palmeiras por 5 a 0 contra o São Paulo, um de seus maiores rivais, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem considerado pelo Guinness como o mais velho do mundo morre aos 114 anos

Juan Vicente Pérez, considerado o homem mais velho do mundo vivo, em foto de 2022 — Foto: Jhonny Parra/AFP

O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, certificado em 2022 pelo Guinness como o homem mais velho do mundo, morreu nesta terça-feira (2) aos 114 anos. A informação foi confirmada por autoridades e familiares.


"Juan Vicente Pérez Mora transcendeu para a eternidade aos 114 anos [...] Ele deu à Venezuela o Recorde Guinness por ser o homem mais velho do mundo", disse o presidente Nicolás Maduro.

Ele foi oficialmente confirmado como o homem mais velho vivo em 4 de fevereiro de 2022, quando tinha 112 anos e 253 dias.



Pai de 11 filhos, ele tinha mais de 40 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos.


O agricultor conhecido como "Tio Vicente" nasceu em El Cobre, estado de Táchira, em 27 de maio de 1909. Mora foi o nono filho de dez irmãos.


"Aos cinco anos, começou a trabalhar com seu pai e seus irmãos na agricultura, ajudando na colheita de cana-de-açúcar e café", indicou o Guinness após o eleger como o homem mais velho do mundo.


Fonte: France Presse

Leia Mais ››