quarta-feira, abril 24, 2019

“Itaú Agora”: Avanço na educação de Itaú é resultado de investimentos



Uma das prioridades da administração municipal, através do Prefeito Ciro Bezerra é a Educação. No Programa Itaú Agora desta quarta-feira (24) o Diretor Egleudo e a Vice-diretora Nézia falaram sobre os avanços que o município vem dando na educação; graças aos investimentos que o prefeito Ciro Bezerra tem feito e a cooperação da Secretária Mirianete Brasil.

Os representantes da Escola Municipal Professor José Porto de Queirós, apresentaram os projetos que são desenvolvidos pela escola e a Secretaria Municipal de Educação como: Projeto de Leito, incentivo a esporte, Programa Mais Educação, entre outros.

A nova unidade de ensino tem proporcionado maior conforto para os alunos e equipe pedagógica, como também a satisfação dos pais dos alunos.

Com uma educação de qualidade os alunos são destaques nas avaliações que são submetidos ao longo do ano.

A nova estrutura comporta mais de 500 alunos do 1º ano do ensino fundamental menor ao 9º ano do ensino fundamental.

Em participação por telefone o Prefeito Ciro Bezerra demonstrou tamanha alegria e satisfação em avançar, e não retroceder no tempo, ou simplesmente ficar parado. A sede de avanço reflete na forma incansável do gestor lutar por seus objetivos.

Essa foi a 7ª edição do ano de 2019 do Programa “Itaú Agora” que foi ao ar pela Rádio Cidade FM Itauense, 104,9 MHz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

SMS de Itaú realiza hiperdia em comemoração ao dia de prevenção e combate à hipertensão



Na próxima sexta-feira (26) é comemorado o dia de prevenção e combate à Hipertensão arterial e para chamar a atenção dos hipertensos da cidade de Itaú a Secretaria Municipal de Saúde através dos PSF’s 1, 2 e 3 realização o mutirão do hiperdia.

As três equipes se unirão para fazer o grande hiperdia na Igreja de Cristo no Centro de Itaú-RN na manhã desta terça-feira (23).




Na oportunidade a comunidade pode participar de palestra com a Psicóloga Rafaela; Alongamento com a Educadora Física Marília, além da aferição da pressão, glicemia, peso, altura, vacinação contra a gripe, etc.

O Coordenador de Saúde Nedilson Paiva destacou o dia de prevenção e combate a hipertensão demonstrando a alegria de estar podendo desenvolver mais um trabalho junto as equipes do PSF do município.

Também esteve presente o Prefeito Ciro Bezerra que passou no momento da ação para cumprimentar os munícipes presentes.

A ação teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial e a saúde do corpo em geral.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Helicóptero da PM cai em Ribeirão das Neves, na Grande BH

Um helicóptero da Polícia Militar caiu na tarde desta quarta-feira (24) em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cinco tripulantes estavam na aeronave, segundo a corporação. Quatro ficaram feridos. Ninguém morreu.

O acidente aconteceu na MG 806, altura do Km 10, na Fazenda Das Lajes, onde funciona um centro de treinamento da PM.

O helicóptero era usado em um treinamento e ocorreu perda de sustentação. Ainda conforme os militares, a aeronave pegou fogo após a queda, o fogo se espalhou pela mata e abriu uma clareira. Os quatro feridos foram levados para o hospital.

De acordo com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, quatro feridos foram levados para o Hospital São Judas Tadeu. Dois foram liberados. Os outros dois, não correm risco de morrer.

Os bombeiros que estavam no local do acidente afirmaram que um dos militares teve escoriações na mão e uma pancada na cabeça; o outro teve uma pancada, um corte na cabeça e um corte profundo no glúteo; outro teve fratura no braço esquerdo; já o quarto ferido, apenas ferimentos leves.

Às 17h55, os bombeiros afirmaram que o fogo na aeronave e na mata foi extinto.

Aeronave pegou fogo após queda e as chamas se alastraram na mata — Foto: Reprodução/Globocop
Aeronave pegou fogo após queda e as chamas se alastraram na mata — Foto: Reprodução/Globocop

Aeronaves dos bombeiros e da polícia trabalham no resgate em Ribeirão dos Neves — Foto: Reprodução/Globocop
Aeronaves dos bombeiros e da polícia trabalham no resgate em Ribeirão dos Neves — Foto: Reprodução/Globocop

Local do acidente é um centro de treinamento da PM — Foto: Reprodução/Globocop
Local do acidente é um centro de treinamento da PM — Foto: Reprodução/Globocop

Bombeiros combatem incêndio na mata onde helicóptero caiu — Foto: Reprodução/Globocop
Bombeiros combatem incêndio na mata onde helicóptero caiu — Foto: Reprodução/Globocop

fonte: G1
Leia Mais ››

Secretaria de Saúde confirma três mortes por Influenza no Rio Grande do Norte em 2019

Três pessoas morreram no Rio Grande do Norte vítimas da Influenza em 2019. A informação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesap), que confirmou o registro de 24 casos de quatro diferentes tipos do vírus neste ano no estado potiguar.

Doses da vacina contra a Influenza — Foto: Prefeitura de Campos dos Goytacazes/Divulgação
Doses da vacina contra a Influenza — Foto: Prefeitura de Campos dos Goytacazes/Divulgação

Duas das mortes foram provocadas pelo vírus da Influenza H1N1 e a outra pela Influenza A, ainda de acordo com a Secretaria. Uma criança de 9 anos morreu em Santa Cruz, um idoso de 74 em Jardim do Seridó e um homem de 45 foi a óbito em Santana do Matos.

Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, afirma que o número está abaixo do registrado nos anos anteriores. Em 2018, foram 15 óbitos nos 12 meses. De toda maneira, ela afirma que é necessário que a população tome os cuidados necessários a evitar a contaminação pelo vírus.

A Sesap reforçou que, para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus Influenza, é importante que, além da vacinação, sejam adotadas medidas gerais de prevenção:

Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento
Utilizar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença
Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre
Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem:
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Detran leiloa carros e motos nesta quinta-feira (25) no RN

Ao todo, 274 lotes de veículos apreendidos nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), em Natal e Assu, serão leiloados nesta quinta-feira (25). Entre os produtos, estão veículos que poderão continuar circulando e outros que só podem ser destinados à sucata.

Detran RN faz leilão de carros e motos nesta quinta-feira (25) em Natal — Foto: Detran/Divulgação
Detran RN faz leilão de carros e motos nesta quinta-feira (25) em Natal — Foto: Detran/Divulgação

Os lances iniciais vão de R$ 50,00 a R$ 16 mil. De acordo com o Detran, o leilão acontece a partir das 10h, no Rifóles Praia Hotel, na Via Costeira da capital.

Em Natal, os interessados podem visitar os veículos que vão a leilão nesta quarta-feira (24), das 8h às 14h, no pátio do Detran no bairro das Quintas (antiga garagem da viação Guanabara). Lá, estão os lotes 1 a 224. Em Assu, as visitas vão até as 12h, no 10º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Rua João Celso Filho, onde estão os lotes de 225 a 274.

Para participar do leilão, o cidadão deve comparecer ao local do evento levando a documentação exigida. Se for pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa.

A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado tenha seu cadastro validado antes de iniciar o leilão, devendo ainda obedecer às exigências cadastrais especificadas no endereço eletrônico (aqui).

Ainda de acordo o órgão, o candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, além de pagar sinal correspondente a 20% do valor total. Após a data do pregão, em até três dias úteis, ele deve concluir a compra quitando os 80% que restarão.

O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,90% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.


"Deverá o arrematante custear ainda licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2019. Já a sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar as baixas da sucata e de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran. Nesse último caso, a arrematação dos veículos classificados como 'Sucata' fica restrita as empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014", informou o órgão.

Os veículos ciclomotores que não estiverem emplacados só serão liberados para retirada após a regularização. Todos os custos são arcados pelo comprador.

O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com imagem e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas no site (aqui).

Todos os lotes do leilão estão retidos há mais de 60 dias nos pátios. De acordo com a legislação, os veículos apreendidos que não forem reclamados pelo dono nesse prazo podem ser leiloados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Civil do RN participa de megaoperação e cumpre mandados de prisão em todo o estado

Policiais civis dos 26 estados do país e do Distrito Federal realizam nesta quarta-feira (24) uma megaoperação denominada # PC27. O objetivo é dar cumprimento a mandados expedidos pela Justiça contra suspeitos de crimes graves, como roubo, homicídio, estupro e tráfico de drogas.

Objetivo da operação #PC27 é dar cumprimento a mandados expedidos pela Justiça — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação
Objetivo da operação #PC27 é dar cumprimento a mandados expedidos pela Justiça — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação

No Rio Grande do Norte, até as 15h, a assessoria de comunicação da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) confirmou a prisão e apreensão de 26 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes como homicídio, latrocínio, posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Operação #PC27 no RN (divulgação parcial)

Número de presos e apreendidos: 26
Número de policiais mobilizados: 120
Número de viaturas utilizadas: 30
A #PC27 é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. O nome da operação é uma referência à padronização de todas as polícias civis das 27 unidades federativas do país. Cada uma das polícias civis fez levantamento de inteligência para a operação.

fonte: G1
Leia Mais ››

Menores de 5 anos devem passar no máximo uma hora por dia diante de telas, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (24) um novo guia de saúde infantil sobre comportamentos sedentários e qualidade do sono. Segundo a OMS, menores de cinco anos não devem passar mais de uma hora por dia diante de telas.

Organização Mundial da Saúde recomenda menos de uma hora por dia para crianças de até 5 anos — Foto: Pixabay
Organização Mundial da Saúde recomenda menos de uma hora por dia para crianças de até 5 anos — Foto: Pixabay

Além disso, a OMS recomenda que as crianças não passem mais de uma hora por vez sentados em carrinhos de bebês, cadeirinhas ou andadores. As horas de sono também devem ser observadas.

"Melhorar a atividade física, reduzir o tempo de sedentarismo e garantir o sono de qualidade em crianças pequenas melhorará sua saúde física, mental e de bem-estar e ajudará a prevenir a obesidade infantil e doenças associadas mais tarde", diz Fiona Bull, gerente de programas de vigilância e população na OMS.

“O que realmente precisamos fazer é trazer de volta o brincar para as crianças. Trata-se de fazer a mudança do tempo de sedentarismo para o tempo de brincadeira, protegendo o sono”, diz Juana Willumsen, especialista da OMS para obesidade infantil e atividade física.
A organização chegou às recomendações depois de um painel com especialistas avaliar diversos estudos. Veja abaixo as recomendações:

Crianças até um ano:

atividades físicas várias vezes ao dia de várias maneiras, particularmente através de jogos interativos no chão. Para aqueles que ainda não sentam ou andam, isso inclui pelo menos 30 minutos em posição de bruços ao longo do dia enquanto acordados.
Não deve ser contido por mais de uma hora por vez (por exemplo, carrinhos de bebê, cadeiras altas ou amarrados nas costas de um cuidador).
O tempo de tela não é recomendado.
Ter 14 a 17 horas (0 a 3 meses de idade) ou 12 a 16 horas (4 a 11 meses de idade) de sono de boa qualidade, incluindo cochilos.

Crianças de 1 a 2 anos:

Passar pelo menos 180 minutos em uma variedade de tipos de atividades físicas em qualquer intensidade, incluindo atividade física de intensidade moderada a vigorosa, distribuída ao longo do dia. Quanto mais melhor.
Não ficar contido por mais de uma hora por vez (por exemplo, carrinhos de bebê, cadeiras altas ou amarrado nas costas de um cuidador) ou sentado por longos períodos de tempo.
Para crianças de um ano de idade, o tempo de tela sedentário (como assistir TV ou vídeos, jogar jogos de computador) não é recomendado.
Para aqueles com 2 anos de idade, o tempo de tela sedentário não deve ser superior a 1 hora; menos é melhor.
Ter de 11 a 14 horas de sono de boa qualidade, incluindo sonecas, com períodos regulares de sono e despertar.
Crianças de 3 a 4 anos:

Passar pelo menos 180 minutos em uma variedade de tipos de atividades físicas em qualquer intensidade, das quais pelo menos 60 minutos são atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, espalhadas ao longo do dia; mais é melhor.
Não ficar contido por mais de uma hora por vez (por exemplo, carrinhos de bebê, cadeiras altas ou amarrado nas costas de um cuidador) ou sentado por longos períodos de tempo.
O tempo de tela não deve exceder uma hora; menos é melhor.
Ter de 10 a 13 horas de sono de boa qualidade, que podem incluir um cochilo, com períodos regulares de sono e de despertar.

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Lava Jato: Juiz dá 8 dias para Lula recorrer de condenação no caso do sítio em Atibaia

O juiz Luiz Antônio Bonat, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, deu um prazo de oito dias para as defesas de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros 12 réus no caso do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), recorrerem da condenação. O processo apura se Lula recebeu propina por meio de reformas no imóvel.

Depois disso, o processo seguirá para a segunda instância no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), onde as apelações das defesas e do Ministério Público Federal (MPF) serão analisadas por desembargadores. Em 9 de abril, os procuradores apresentaram o recurso de apelação no qual pediram que a pena de Lula e de outros condenados seja aumentada.

Em fevereiro, o ex-presidente havia sido condenado a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro na primeira instância, em sentença proferida pela juíza substituta Gabriela Hardt. Essa condenação só passa a contar para cumprimento de pena caso seja confirmada no TRF-4.

Redução de pena no caso do triplex
Nesta terça-feira (23), a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a condenação, mas reduzir a pena imposta ao ex-presidente em outro caso, o caso do triplex no Guarujá.

O relator, Felix Fischer, e os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, presidente da turma, e Marcelo Navarro concordaram em reduzir para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão a pena de 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta também pelo TRF-4.

Lula foi preso em abril do ano passado e levado a Curitiba, onde cumpre pena em regime fechado na Superintendência da Polícia Federal.

Com a decisão da Quinta Turma do STJ, o ex-presidente terá de cumprir 17 meses para reivindicar a transferência para o semiaberto, regime pelo qual é possível deixar a cadeia durante o dia para trabalhar. Como Lula já cumpriu cerca de 13 meses, faltariam quatro meses.

O que pode mudar esse cenário justamente o processo do sítio em Atibaia. Se a condenação for mantida na segunda instância, o ex-presidente pode ser mantido em regime fechado – o tempo adicional seria determinado em eventual sentença do TRF-4.

Processo do sítio em Atibaia
De acordo com o MPF, Lula recebeu propina do Grupo Schahin, de José Carlos Bumlai, e das empreiteiras OAS a Odebrecht por meio da reforma e decoração no sítio Santa Bárbara, que o ex-presidente frequentava com a família. Outras 12 pessoas foram condenadas no processo.

O MPF afirma que a Odebrecht e a OAS custearam R$ 870 mil em reformas na propriedade. Já a Schahin fez o repasse de propina ao ex-presidente no valor de R$ 150 mil por intermédio de Bumlai, ainda conforme o MPF.

Entre os outros 12 condenados na ação, estão Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht, José Adelmário Pinheiro (Léo Pinheiro), ex-presidente da OAS e Fernando Bittar, empresário e sócio de um dos filhos de Lula.

Dono do sítio pediu à Justiça para vender propriedade

Dono formal do sítio pediu à Justiça para vender a propriedade — Foto: GloboNews
Dono formal do sítio pediu à Justiça para vender a propriedade — Foto: GloboNews

O dono formal do sítio Santa Bárbara, o empresário Fernando Bittar, pediu autorização da Justiça Federal para vender a propriedade, que teve reformas investigadas na Operação Lava Jato. O imóvel foi sequestrado pelo Registro de Imóveis de Atibaia, em fevereiro de 2019.

Bittar foi condenado a 3 anos por lavagem de dinheiro (e absolvido de outros dois crimes) na ação.

O sequestro do imóvel foi efetivado em 22 de fevereiro, segundo informou o Registro de Imóveis de Atibaia.

Na petição, a defesa do empresário alega que a venda de imóveis por meio de leilão judicial, conforme determinado em sentença, "tende a resultar em significante deságio [depreciação do valor], o que prejudica não só o peticionário, como os próprios interesses da Justiça".

Os advogados justificam que, caso o imóvel seja submetido a uma segunda tentativa de venda por leilão, o valor para arrematá-lo seria até 50% menor que a avaliação. No documento, a defesa também solicita a indicação de conta judicial para o depósito do valor.

A defesa diz que um dos motivos para a venda é que Bittar não frequenta mais o sítio.

O eventual leilão poderá ocorrer após o trânsito em julgado do processo ou pelo menos da confirmação em segunda instância, segundo a defesa.

A Justiça Federal ainda deve decidir quando a propriedade pode ir a leilão, mas determinou o sequestro independentemente do trânsito em julgado da ação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Vira a página', responde Mourão ao ser questionado sobre novas críticas do filho de Bolsonaro

Resultado de imagem para 'Vira a página', responde Mourão ao ser questionado sobre novas críticas do filho de Bolsonaro

"Vira a página", respondeu o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, ao ser questionado nesta quarta-feira (23) sobre as críticas que tem recebido do filho do presidente Jair Bolsonaro, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro.

Mourão deu a declaração ao chegar ao Palácio do Planalto após novas publicações de Carlos Bolsonaro nesta quarta em uma rede social. Na terça (22), o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que Jair Bolsonaro deseja "colocar um ponto final" na divergência entre o vice e o filho.

Indagado sobre a insistência de Carlos Bolsonaro nas críticas mesmo depois do pedido de "ponto final" feito por Jair Bolsonaro, Mourão respondeu:

"Quando um não quer, dois não brigam, tá bom. Então, esse assunto, vira a página", declarou.

Nesta quarta, Carlos Bolsonaro citou uma entrevista em que Mourão defendeu a permanência no Brasil do ex-deputado federal Jean Wyllys, do PSOL. Em janeiro, Wyllys, homossexual assumido e defensor das causas LGBT, abandonou o novo mandato para o qual foi eleito e deixou o país sob o argumento de que sofria ameaças.

O vereador classificou de "estranho" o que chamou de alinhamento de Mourão com políticos que, segundo ele, detestam o presidente.

Antes, na terça, o vereador já tinha postado várias mensagens. Numa delas, citou a facada ao então candidato Jair Bolsonaro e disse que Mourão classificou a situação como vitimização.

‘Canelada’
Mais cedo, durante entrevista à Rádio Gaúcha, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi perguntado sobre o motivo das críticas de Carlos Bolsonaro a Mourão.

Onyx disse que tem atuado para “pacificar” as relações e comparou os atritos com uma “canelada” que ocorre em um jogo futebol.

“Vamos voltar ao futebol, quantas vezes a gente vê no treino do Grêmio ou do meu Inter, que daqui a pouco uma canelada sai mais forte, um choque na disputa pela bola o pé vai por cima, isso acontece, porque isso é natural das relações humanas”, disse Onyx.

Onyx afirmou que as “coisas vão se ajustar” e afirmou que Bolsonaro é um “bom capitão” para resolver as divergências.

“A gente consegue, vamos dizer assim, em times de futebol entender que em alguns momentos, em algumas circunstâncias, na disputa ou por uma posição ou por uma condição de liderança, o que acontece? Tem os desacertos, mas aí o capitão Bolsonaro é bom capitão de time, ele consegue ajustar tudo”, afirmou.

Indagado se as críticas de Carlos são corretas, Onyx evitou julgar as declarações do filho do presidente. "Não me cabe julgar, me cabe administrar as relações", disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro diz que recursos do Minha Casa, Minha Vida só duram até junho

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou nesta quarta-feira (24) que os recursos orçamentários disponíveis no ministério para serem aplicados no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) só duram até junho deste ano.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro deu a declaração em audiência pública conjunta nas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia, de Fiscalização Financeira e Controle e de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, onde foi convidado para falar sobre os trabalhos e objetivos do ministério.

"Hoje a execução está garantida até junho. A partir de junho, se não tiver uma ampliação do nosso limite, nós estaremos inviabilizados de dar continuidade tanto nas obras em execução como novos financiamentos", afirmou o ministro.

"A situação aqui é emblemática. Estamos trabalhando com um acordo com a Casa Civil, junto com o ministério da Economia, para rever essa situação, para conseguir essa liberação, para que a gente possa caminhar o programa", complementou ele.

Crise
As dificuldades financeiras no MCMV são resultado da queda na arrecadação federal nos últimos anos, reflexo da crise econômica. O governo vem registrando rombos bilionários nas suas contas e enfrenta dificuldades para manter investimentos. Para complicar, em março precisou bloquear R$ 29,792 bilhões em gastos no Orçamento de 2019.

De acordo com o ministro, o Minha Casa, Minha Vida responde por 70% do orçamento do ministério. Caputo ainda disse que, atualmente, há 50.221 obras do programam que estão paralisadas.

O ministro ressaltou a importância da manutenção do MCMV, uma vez que em 2018 ele representou 71% do mercado imobiliário. Ele ainda lembrou que o déficit habitacional no Brasil é de mais de 7 milhões de moradias.

No início de março, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) alertou que o governo elevou de 2 dias para 45 dias o prazo para o pagamento das obras do MCMV, após as medições, e que, se a situação não for regularizada, as construtoras podem ser obrigadas a fazer demissões.


Antes, no final de março, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que "vai dar para botar algum dinheiro" no programa habitacional neste ano, mas não informou o valor.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fachin dá mais um mês para conclusão de investigação sobre Rodrigo Maia na Lava Jato

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 30 dias uma investigação sobre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A Procuradoria Geral da República havia pedido 60 dias.

“Remetam-se imediatamente os autos à Polícia Federal, a quem concedo o prazo de 30 (trinta) dias para o término dessas medidas, sem prejuízo de outras que se afigurem relevantes ao desate da hipótese criminal”, decidiu Fachin nesta terça-feira (23).

Rodrigo Maia comentou na terça-feira (23) a aprovação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara  — Foto: Reprodução/GloboNews
Rodrigo Maia comentou na terça-feira (23) a aprovação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara — Foto: Reprodução/GloboNews

Segundo pedido de prorrogação feito pela procuradora-geral, Raquel Dodge, uma perícia feita nos sistemas internos da Odebrecht de registro de pagamento de propina mostrou execuções de pagamentos no valor de R$ 1,4 milhão a codinomes atribuídos a Maia e ao pai dele, o ex-prefeito do Rio e vereador César Maia (DEM). A defesa não quis comentar.

Segundo delatores, Rodrigo Maia era "Botafogo" e "Inca" nas planilhas e o pai, César Maia, era o "Despota".

Na época da abertura do inquérito, em 2017, Rodrigo Maia afirmou que confia na Justiça e vai continuar confiando sempre. Declarou que as citações de delatores são falsas e os inquéritos serão arquivados.

Conforme Dodge, a perícia mostrou ordens de pagamentos no total de R$ 2,05 milhões a pai e filho, mas pagamentos efetivados em valor menor, de R$ 1,4 milhão. Segundo ela, foram identificadas três planilhas, de três delatores da Odebrecht, com relação aos dois.

A perícia analisou 11 discos rígidos com informações do sistema e dois pen drives do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, chamado de departamento de propina.

Segundo Dodge, que justificou a necessidade de mais tempo para analisar as informações, a Polícia Federal também pediu às companhias telefônicas os dados de cadastro dos terminais telefônicos utilizados por César Maia, Rodrigo Maia e João Marcos Albuquerque, ex-coordenador de campanha de César Maia que teria recebido valores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Curitibana desempregada oferece 'tempo' para ajudar pessoas, e post viraliza em rede social

Já pensou em doar um tempo pra ajudar pessoas? Em Curitiba, a auxiliar administrativa Janaína Estevão, que está desempregada, decidiu ocupar o pouco tempo livre entre as tarefas de casa e dos cuidados com os dois filhos para se doar e ajudar a quem precisa.

Post viralizou na internet  — Foto: Reprodução/Facebook
Post viralizou na internet — Foto: Reprodução/Facebook

"Se você está precisando de companhia pra ir em alguma consulta médica, se tem uma mãe ou uma vózinha que precisa, ou você que acabou de virar mamãe e está precisando de uma mão amiga pra passar uma vassoura na casa, dobrar uma roupa, passar um cafezinho com bolo de fubá, ou mesmo pra olhar o baby enquanto você toma um banho mais demorado, ou se quiser apenas conversar estou aqui", disse Janaína no post.

Ela explicou na postagem que, mesmo cuidando da casa, dos filhos e do marido, sempre sobra um tempinho. "Farei sem custo, de coração, sempre levo comigo que sempre temos que oferecer o melhor de nós", completou o post.

Janaína tem 32 anos e faz trabalho voluntário desde criança  — Foto: Arquivo pessoal
Janaína tem 32 anos e faz trabalho voluntário desde criança — Foto: Arquivo pessoal

A intenção foi publicada em um grupo só de mulheres no Facebook e alcançou, em menos de dez dias, mais de 17 mil curtidas e três mil comentários de pessoas elogiando a atitude e aceitando a ajuda oferecida pela curitibana, que tem 32 anos.

Ao G1, ela contou que não imaginava tamanha repercussão e que recebeu muitas mensagens de pessoas que simplesmente queriam desabafar. "Eu recebi muitas histórias de pessoas que acabaram de se separar e outras que disseram até ter sofrido violência dentro de casa. Eu ouvi e indiquei alguns contatos de psicólogos que atendem gratuitamente. Elas ficaram bem gratas", argumentou Janaína.

Além disso, segundo ela, já surgiu convite pra um café da tarde com várias mulheres, doação de sangue, visita pra uma paciente com câncer, entre vários outros.

"Mas o que eu mais fiquei feliz foi que outras pessoas se propuseram a fazer a mesma coisa. Eu me sinto como se estivéssemos formando uma corrente do bem", comemorou a paranaense.
A ideia do post
Janaína contou que a ideia de doar o tempo pra simplesmente ajudar as pessoas surgiu da vontade de fazer o bem.

"Eu não imaginava. Eu achei que meu post ia passar direto porque nos dias de hoje o que impera é o medo e a desconfiança. Então, eu achava que muita gente não ia dar bola por medo de não me conhecer", contou Janaína.
O post foi feito no domingo (14), durante a noite, quando normalmente Janaína costuma programar a semana.

"Eu fiquei pensando se seria na próxima semana que eu conseguiria um emprego. E como eu quero um emprego bom, fiquei me questionando se o que eu estava fazendo era o suficiente pra conseguir algo bom. Então, se eu quero receber, eu tenho que fazer algo em troca. Foi isso que eu pensei naquele momento", lembrou.
Projeto voluntário

Janaína (de blusa preta) administra um projeto voluntário em Curitiba há sete anos  — Foto: Arquivo pessoal
Janaína (de blusa preta) administra um projeto voluntário em Curitiba há sete anos — Foto: Arquivo pessoal

Janaína já administra um trabalho voluntário, também na capital paranaense, há sete anos, em asilos e vários locais públicos.

"Eu sempre participei de ações voluntárias junto com a minha mãe e com a minha irmã mais velha. Elas são as minhas inspirações. Elas sempre fizeram isso desde que eu era pequena, então eu vivi e cresci vendo isso e peguei gosto pela coisa", destacou.

O projeto se chama Bambolê e tem várias ações temáticas durante o ano, como, por exemplo, Páscoa, festa junina, Dia das Crianças, entre outras.

"Todo mundo é bem-vindo. Nós não temos discriminação e nem regra nenhuma. Quem quiser chegar, vai poder participar com a gente", argumentou Janaína.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem de SP troca férias em resort para cuidar de crianças com HIV no Quênia

"Na primeira semana eu só chorava, pensava em desistir e ir embora. É muito dolorido ver aquelas crianças passando fome e doentes, sem o básico", confessou Larissa Aguiar, de 21 anos, sobre seu trabalho voluntário em Nairóbi, capital do Quênia, país do continente africano. A jovem, que mora em Santos, no litoral de São Paulo, resolveu dedicar a vida à filantropia.

Ao finalizar o primeiro ano da faculdade de medicina, a estudante decidiu investir todo o seu tempo livre, durante as férias, no trabalho voluntário. A jovem passou 50 dias cuidando de crianças soropositivo na favela de Mathare.

"Já fui com a visão de que seria totalmente diferente da minha realidade. Mas, quando cheguei lá, confesso que o choque foi muito maior do que eu esperava. Trabalhei em uma favela que tem mais de 1 milhão de pessoas sem acesso a banheiro e água. A população vive em meio a um esgoto a céu aberto”, relata.

Larissa resolveu abrir mão das férias e dedicar seu tempo para ajudar as crianças quenianas. — Foto: Arquivo pessoal
Larissa resolveu abrir mão das férias e dedicar seu tempo para ajudar as crianças quenianas. — Foto: Arquivo pessoal

Ao G1, Larissa conta que atuou no local em projetos de saúde, através de uma ONG chamada 'Mama Africa Pendo', que é voltada ao empoderamento feminino, educação para crianças e saúde para as famílias quenianas. A organização não governamental recebe pessoas de diferentes países.


Ela visitava as casas onde moravam as famílias e passava a maior parte do tempo em uma creche com as crianças. "Eu as levava na emergência quando passavam mal, cuidava da alimentação, higiene, observava sinais de abuso e maus-tratos. Era triste ver tantos casos de crianças que eram abusadas por familiares".

Segundo relata a jovem, além da violência sexual que muitas crianças sofrem, a fome ainda é uma das partes mais "devastadoras e tristes" no país. Um dos dias mais difíceis para ela foi ver Rose, uma das crianças das quais cuidava, passar mal por não ter o que comer e precisar tomar uma forte medicação.

"Aquele dia voltei destruída. Foi bem pesado. As crianças eram muito carentes e só de você estar ali elas já se sentiam amadas e retribuíam com muito carinho. Apesar de todas essas dificuldades, elas sempre buscavam ser felizes com tão pouco", destaca.

Favela em que Larissa passou 50 dias não tem água e tratamento de esgoto — Foto: Arquivo pessoal
Favela em que Larissa passou 50 dias não tem água e tratamento de esgoto — Foto: Arquivo pessoal

Transformação
De acordo com a estudante, o voluntariado foi uma escolha que fez com que ela abrisse mão de viagens para resort, intercâmbio nos Estados Unidos e o tempo livre que teria para sair com os amigos e passar com a família, mas que não se arrepende.

Larissa passou o Natal, Ano Novo e o início de 2019 no país africano. Agora, de volta ao Brasil, ela está arrecadando fundos para retornar ao Quênia em dezembro de 2019. A jovem criou uma loja virtual onde vende roupas, doces e acessórios e todo valor será destinado ao seu retorno e ajuda à favela de Nairóbi.

Segundo a estudante, crianças vivem em situação precária e passam fome no Quênia  — Foto: Arquivo pessoal
Segundo a estudante, crianças vivem em situação precária e passam fome no Quênia — Foto: Arquivo pessoal

"Foi dolorido vir embora, mas eu já voltei com a certeza de que não foi um adeus, e sim um até logo. Estou na contagem regressiva para voltar", diz.

Larissa se sensibilizou com a realidade dos quenianos e afirma que a experiência a transformou. "Percebi que felicidade está na simplicidade e que a única coisa que realmente importa nessa vida é o amor e a conexão que criamos com as pessoas em nossa volta. O quanto você se doou e se entregou de corpo e alma. O amor realmente transforma tudo", finaliza.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia civil de Pau dos Ferros divulga alerta para Golpes na venda de carros no site da OLX

A Polícia Civil de Pau dos Ferros, na tarde de hoje (24), divulgou um alerta para o golpe que tem se tornado frequente na região. O golpe ocorre, normalmente, entre compradores e vendedores de carros que usam o site da OLX. Recentemente, um Pau-ferrense foi vítima do golpe e teve um prejuízo de 100 mil reais ao tentar comprar uma Hilux.

O esquema ocorre da seguinte maneira, os estelionatários entram em contato com pessoas que estão anunciando veículos para venda no site OLX e mantém contato com o vendedor, demonstrando interesse na aquisição do veículo. Durante a conversa, o criminoso solicita ao vendedor que envie fotos e dados do carro ou moto.

Com esses dados, ele faz um anúncio falso no mesmo site OLX, oferecendo aquele mesmo veículo por um preço abaixo do mercado.


Quando um comprador se interessa pelo veículo que está sendo ofertado no anúncio falso e mantém contato com o estelionatário, este confirma o carro está à venda, contudo, por estar fora da cidade, pedirá a outra pessoa (primo, cunhado, amigo) que mostre o veículo.

Depois de combinar tudo com o comprador em potencial, o golpista pede que no momento do encontro o comprador não comente com a pessoa que lhe mostrará o veículo nada a respeito da negociação, principalmente o valor negociado.

Após combinar tudo com o comprador, o estelionatário mantém contato com o verdadeiro vendedor e diz que está interessado em comprar o veículo para pagar uma dívida a um ex-funcionário, por exemplo, e pede que o vendedor mostre o veículo para aquela pessoa, solicitando também que no momento do encontro o vendedor não revele que é o proprietário do bem.

Utilizando-se dessa estratégia, o estelionatário consegue promover um encontro entre o comprador e o vendedor, de modo que o carro seja visto e a transação pareça legal. Assim, o primeiro acredita que está comprando um veículo por um bom preço e o outro acredita que está vendendo o veículo também por um bom preço.

Como o comprador vê o carro, sente confiança e acaba depositando o dinheiro em uma conta fornecida pelo estelionatário, geralmente de uma agência de fora do estado. No entanto, como esse dinheiro não é repassado para o dono do veículo, o comprador acaba ficando no prejuízo. Também há casos em que o estelionatário manda um falso comprovante de transferência para o vendedor e este repassa o bem para o comprador, acreditando que o dinheiro está em sua conta, mas isso não ocorre e, nesse caso, quem fica no prejuízo é o vendedor.

Fique alerta e qualquer suspeita não deposite valores. Em seguida procure a delegacia mais próxima para denunciar.

Fonte: Grupo Cidadão 190
Leia Mais ››

CCJ da Câmara dá aval à reforma da Previdência, e texto segue para comissão especial

Após quase 9 horas de uma sessão marcada por diversos embates entre deputados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou no fim da noite desta terça-feira (23) o relatório do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) e, com isso, deu aval à tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência.

Coube à CCJ analisar se a proposta do presidente Jair Bolsonaro está de acordo com a Constituição. Esta foi a primeira etapa da tramitação da reforma. O parecer foi aprovado por 48 votos a 18.

Na prática, com a aprovação na CCJ, a proposta seguirá para uma comissão especial, responsável por analisar o mérito da reforma, ou seja, discutir efetivamente as mudanças sugeridas pelo governo. Somente depois da comissão especial é que o texto seguirá para o plenário da Câmara.

Deputados reunidos no plenário da CCJ da Câmara para votar reforma da Previdência — Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Deputados reunidos no plenário da CCJ da Câmara para votar reforma da Previdência — Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A PEC da reforma da Previdência foi entregue por Bolsonaro ao Congresso em 20 de fevereiro. Na ocasião, o presidente esteve no gabinete do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para entregar o texto.

Apresentada como uma das principais medidas para o equilíbrio das contas públicas, a proposta prevê, entre outros pontos, idade mínima para a aposentadoria de mulheres (62 anos) e de homens (65 anos).

Inicialmente, o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), havia estimado que a votação aconteceria na primeira semana de abril. Depois, passou a prever que a análise seria no dia 17.

Como não houve consenso entre os partidos, legendas da oposição e do "Centrão" conseguiram adiar em uma semana a votação.

Acordo
A aprovação do parecer só foi possível após um acordo entre o governo e líderes de alguns partidos do "Centrão".

O entendimento, articulado nos últimos dias, foi anunciado pelo relator da proposta nesta terça-feira. As mudanças foram consolidadas em uma complementação do parecer, lida por Marcelo Freitas durante a sessão da CCJ (leia detalhes mais abaixo).

No texto, Freitas disse ser contrário a argumentos apresentados por quem defendia mudanças no relatório. No entanto, ressaltou a importância de se "valorizar o consenso e o entendimento majoritário".

"Importa-nos [...] dar prosseguimento à tramitação da proposta, com a urgência que o tema requer. Por essas razões fundamentais, reformulamos a conclusão do nosso parecer", afirmou.

Pontos retirados do relatório
Saiba os quatro pontos retirados da PEC da Previdência:

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço a aposentados: A proposta retirava a obrigatoriedade de recolhimento de FGTS do trabalhador que já for aposentado e do pagamento da multa de 40% na rescisão contratual em caso de demissão desses trabalhadores. Ou seja, se uma pessoa trabalhasse por 30 anos, se aposentasse e continuasse trabalhando por mais 5 anos, não receberia mais a multa indenizatória nem teria direito a novos recursos do FGTS;
Competência da Justiça Federal para ações contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): Pela proposta de reforma da Previdência do governo, as ações contra a União poderiam ser feitas apenas nas seções judiciárias em que o autor tiver domicílio ou que houver ocorrido "ato ou fato" que deu origem à tal demanda. Com a retirada desse item da proposta, as ações contra a União podem ser feitas também no Distrito Federal;
Retirada da definição de aposentadoria compulsória da Constituição, transferindo mudanças para lei complementar: O dispositivo permitiria definir a idade máxima para aposentadoria compulsória dos servidores públicos por meio de lei complementar, que exige quórum mais baixo do que uma proposta de emenda constitucional. Recentemente, a idade máxima foi elevada de 70 para 75 anos, o que permitiu que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outros tribunais ficassem mais tempo no cargo. A brecha facilitaria uma mudança na composição dos tribunais superiores pretendida por aliados do governo para aumentar a influência sobre o Judiciário.;
Mudança nas regras previdenciárias por meio de projeto de lei complementar: Dispositivo que deixaria apenas nas mãos do Executivo federal a possibilidade de apresentar projeto de lei complementar para alterar as regras da Previdência.

Deputados Marcelo Freitas (PSL-MG) e Maria do Rosário (PT-RS) discutem durante sessão da CCJ sobre reforma da Previdência — Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Deputados Marcelo Freitas (PSL-MG) e Maria do Rosário (PT-RS) discutem durante sessão da CCJ sobre reforma da Previdência — Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Como foi a sessão da CCJ
A sessão da CCJ foi marcada por embates entre deputados a favor e contra a reforma. Enquanto alguns parlamentares defendiam a necessidade de a proposta ser aprovada, outros diziam que as medidas retiram direitos.

Outro fato que marcou a sessão desta terça-feira foi a apresentação, por parlamentares da oposição, de vários recursos – previstos no regimento – com o objetivo de tentar adiar a votação.

Foram apresentados, durante a sessão, pedidos de:

retirada da proposta de pauta de votações;
adiamento da votação.

Deputados gesticulam durante discussão sobre reforma da Previdência na CCJ — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputados gesticulam durante discussão sobre reforma da Previdência na CCJ — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Todos os requerimentos foram analisados e rejeitados. Deputados aliados do governo e do "Centrão" somaram os votos contra os requerimentos. A análise dos pedidos, contudo, exigiu algumas horas de debate. Para cada requerimento, a comissão levava, em média, 30 minutos.

Os ânimos exaltados de alguns parlamentares também contribuíram para o alongamento da sessão. Debates acalorados e até um tumulto entre o presidente da comissão, Felipe Francischini, e deputadas da oposição foram registrados durante todo o dia e durante a noite também.

Em um dos momentos mais tensos, parlamentares do PT e do PSOL se dirigiram à mesa de Felipe Francischini e bateram boca com o deputado do PSL.

Embates
Em outros dois momentos da sessão, o clima esquentou na CCJ. Nas duas situações, deputados da oposição cercaram a mesa do deputado Felipe Francischini.

Em uma das situações, Ivan Valente (PSOL-SP) se irritou quando o presidente da comissão o impediu de reproduzir um áudio no plenário da comissão.

Em outra ocasião, Ivan Valente e Glauber Braga (PSOL-RJ) bateram boca com Francischini após a análise de um pedido de adiamento da votação. Na mesa de Francischini, Ivan Valente chegou a apontar o dedo indicador em direção ao rosto do presidente da CCJ (veja na imagem abaixo).

Deputado Ivan Valente aponta o dedo para o presidente da CCJ, Felipe Francischini, durante discussão sobre reforma da Previdência — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Ivan Valente aponta o dedo para o presidente da CCJ, Felipe Francischini, durante discussão sobre reforma da Previdência — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputados contrários à reforma também cobraram que o governo disponibilizasse estudos que embasaram a PEC e que, segundo eles, estão sob sigilo. Eles queriam que a votação da reforma acontecesse somente após a divulgação desses dados.

Durante os discursos de orientação de bancada, parlamentares do PSD e PR elogiam o presidente Rodrigo Maia, que acompanhava a votação na CCJ.

Fonte: G1
Leia Mais ››