segunda-feira, março 27, 2023

Suspeito de ordenar ataques criminosos em Areia Branca no interior do RN morre em confronto com a Polícia Civil em Natal


Policiais Civis da 42º Delegacia de Areia Branca na Costa Branco do Rio Grande do Norte, foram a capital do estado nesta madrugada de segunda feira 27 de março, para dar cumprimento a um mandado de prisão contra um homem que seria o responsável por ordenar ataques em Areia Branca.


Durante as diligências, que contaram com apoio da Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) o suspeito que seria o alvo da operação foi morto após entrar em confronto com os policiais civis.


De acordo com as informações repassadas pela polícia, o indivíduo, Reinaldo Ruan da Silva, 27 anos, também conhecido como “Monstro”, reagiu a abordagem e acabou sendo alvejado durante a troca de tiros com as forças policiais. Ele ainda chegou a ser socorrido para o hospital Santa Catarina, no entanto não resistiu e foi a óbito na unidade hospitalar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem suspeito de estuprar menina de 12 anos é assassinado a tiros neste domingo em Areia Branca na Costa Potiguar


Israel Alves da Silva, conhecido como “Rael”, foi assassinado com cerca de três tiros na região da cabeça, na noite deste domingo 26 de março de 2023, na cidade de Areia Branca, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.


De acordo com informações repassadas pelo sargento Bezerra, que foi acionado com sua guarnição ao local, a vítima estava sentada na calçada de uma residência no Centro da cidade, quando foi surpreendido pelo atirador. Rael como era mais conhecido na cidade, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.


A Polícia ainda não sabe quantos homens eram e em que tipo de transporte chegaram no local para executar a vítima. Ninguem quis dar informações àos policiais, sobre a dinâmica do crime. No local impera a lei do silêncio.



De acordo com o sargento Bezerra, Israel Alves estava sendo procurado pela Polícia Civil, por suspeita de ter estuprado uma menina de 12 anos, fato corrido no dia 17 desse mês na Comunidade das Pedrinhas lá mesmo em Areia Branca.


Os profissionais do Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) unidade de Mossoró, realizaram os procedimentos de perícia no local e recolhimento do corpo que será examinafdo no IML do órgão pericial em Mossoró e depois será liberado para os familiares. A 42º Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca vai investigar o crime.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Dois homens são assassinados neste domingo em Governador Dix Sept Rosado na região Oeste Potiguar


Um duplo homicídio foi registrado no início da tarde deste domingo 26 de março de 2023, na cidade de Governador Dix Sept Rosado a 35 KM de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas foram mortas em intervalo de dois minutos e 500 mestros de distância de uma para a outra.


Ainda segundo a PM, homens em um carro, possivelmente um Gol branco, materam André Alves da Costa Braga, de 24 anos, natural de Souza no estado Paraíba, quando o mesmo saía de casa em uma moto Pop de cor preta, nas imediações do Banco do Brasil e em seguida abordaram e assassinaram com tiros de escopeta calibre 12, Josivan Inocêncio da Silva, natural de Caraúbas, que também estava de moto.


Ainda não há informações sobre a motivação do duplo homicídio, mas a Polícia Militar acredita que André pode ter sido morto por engano, uma vez que o mesmo nunca tinha sido preso, mas tinha um irmão envolvido com ilícitos e os dois são parecidos fisionomicamente.


Os corpos foram recolhidos após a realização de perícias e encaminhados para exames no Instituto Médico Legado do ITEP unidade de Mossoró. A Polícia Civil de Gorvernador Dix Sept Rosado, tendo a frente o DPC Rafael Arraes, vai instaurar inquérito para investigar as mortes de André e Josivan.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Espanhol é preso em flagrante com mais de 200 comprimidos de ecstasy em Pipa

Um espanhol de 39 anos foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (27) na Praia de Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, com 238 comprimidos de ectasy.


Comprimidos foram apreendidos pela Polícia Civil — Foto: Divulgação


A prisão foi realizada por policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia, em Tibau do Sul.


Além do ectasy, o homem portava uma porção de maconha, um cogumelo alucinógeno e cinco frascos de lança-perfume.


O homem foi preso em uma pousada que, de acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que funcionava como ponto de venda de entorpecentes.


O espanhol foi autuado pelo crime de tráfico de drogas. A Delegacia de Polícia de Tibau do Sul investiga o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lei reconhece Catedral de Sant'Ana de Caicó como patrimônio cultural, histórico e religioso do RN

Uma lei sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) reconheceu a Catedral de Sant'Ana de Caicó como patrimônio cultural, histórico e religioso do Rio Grande do Norte.


Catedral de Sant'Ana, em Caicó — Foto: Sidney Silva/Cedida


O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (25).


A lei nº 11.385 é de autoria do deputado estadual Francisco do PT e foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa no dia 7 de março. Ele disse, na época, que atendeu um pedido da Arquidiocese, através da Diocese de Caicó.


No documento sancionado, o governo do RN determina que fica a Mitra Diocesana de Caicó, através da Paróquia de Sant’Ana, "responsável por angariar os recursos necessários e realizar as obras de conservação e reparação que essa requerer".


A Mitra também vai se responsabilizar ainda "por tomar as providências necessárias para que nenhum obstáculo impeça ou reduza a visibilidade da Catedral, nem nela sejam colocados anúncios ou cartazes que provoquem danos em sua estrutura", destacou a lei.


Em julho de 2022, o governo do RN havia reconhecido as festas de Sant'Ana das cidades de Caicó, Currais Novos e Santana do Matos como patrimônios culturais imateriais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra chuvas acima de 120 milímetros no fim de semana, diz Emparn

O Rio Grande do Norte teve chuvas superiores a 120 milímetros neste fim de semana. Foi o que apontou o Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) desta segunda-feira (27).


Chuva em Nova Parnamirim, bairro de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Igor Jácome/g1


As cidades com os maiores acumulados foram: Serrinha dos Pintos, na Região Oeste, com 126 milímetros, e Parazinho, no Agreste, com 122.


Na região Leste, Parnamirim foi o município que registrou maior precipitação de chuvas: 116 mm - na capital Natal o acumulado foi de 90 milímetros.



Na Região Central, o acumulado foi menor do que nas demais regiões, com Lajes tendo o maior nível: 71 mm.


O boletim é atualizado diariamente, com período de monitoramento que vai das 7h da manhã de um dia para o mesmo horário da data seguinte, completando assim 24 horas.


“As chuvas vêm mantendo regularidade, o que confirma o resultado, pelo menos até o momento, daquela previsão divulgada que o estado teria chuvas de normal a acima do normal. Praticamente todos os municípios já ultrapassaram a média histórica para o mês. As chuvas deverão continuar durante essa próxima semana com índices menores, mas em todas as regiões", explicou o meteorologista Gilmar Bistrot, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn.


"Para abril é possível ocorrência de um pequeno veranico no início do mês e o restante do mês será com boas chuvas atingindo as regiões do litoral”, completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

UFRN suspende aulas no período noturno nesta segunda (27) por falta de transporte público

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) suspendeu as aulas e atividades que ocorreriam à noite no Campus Central da instituição, em Natal, nesta segunda-feira (27).


Definição do horário de aulas deve sair após reunião entre representantes da segurança e transporte — Foto: Lucas Cortez


A decisão da UFRN é baseada na informação divulgada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de que os ônibus circulam nesta segunda novamente em horário diferenciado, até 19h, e com frota reduzida (veja linhas que circulam). O motivo do horário especial foi a série de ataques ocorridos no estado, que fizeram as empresas e a secretaria reduzirem a frota.


Esse funcionamento restrito inviabiliza as aulas e as atividades administrativas no período noturno, segundo informou a Universidade.


"A Universidade reforça que os estudantes que não puderem se dirigir aos seus locais de aulas não serão prejudicados", disse em nota a UFRN.


Nesta segunda-feira a UFRN retomou as aulas após a paralisação de quase duas semanas por conta dos ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Apesar do cancelamento das atividades nesta noite no Campus Central, nos campi dos interiores as atividades permanecem normais.


Apesar de não terem sido registrados ataques nos últimos dias contra veículos que realizam transporte de passageiros na capital e interior do estado, a definição sobre a possibilidade de estender o horário dos ônibus em Natal ou retomar todos os sistemas de transporte nos horários normais, depende de uma reunião com expectativa de ocorrer nesta segunda.


Vão participar membros das forças de segurança com representantes da STTU, Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn), Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN não registra novos ataques criminosos há dois dias, diz Secretaria de Segurança

O Rio Grande do Norte não registra novos ataques criminosos há dois dias, afirmou nesta segunda-feira (27), o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo.


Representantes das forças de segurança pública no RN durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (27) — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


A declaração foi dada durante entrevista coletiva para falar sobre uma operação policial que prendeu 57 suspeitos de participarem das ações que seriam comandadas por uma facção criminosa.


Do dia 14 de março até a última sexta-feira (24), pelo menos 307 ações com disparos de arma de fogo e incêndios criminosos contra prédios públicos, comércios e veículos foram registrados em cerca de 60 cidades potiguares.


Segundo o secretário, as forças de segurança ”continuam com ações de investigações e operações policiais no enfrentamento da criminalidade”.


Uma operação deflagrada no início da manhã desta segunda-feira (27) em 14 cidades do Rio Grande do Norte cumpriu mandados de prisão contra 57 pessoas, sendo que 20 já cumpriam pena no regime prisional do estado. Dois alvos da operação morreram em confronto com policiais nas cidades de Extremoz e Pendências.


O secretário atribuiu o fim dos ataques as ações integradas entre forças de segurança estaduais e federais nas áreas de investigação e policiamento ostensivo. Segundo a polícia, desde o início dos ataques 263 pessoas foram detidas.


"Nós estamos fazendo todos os esforços para reduzir (os ataques). Tivemos dois dias já com nenhum registro de ataque. No final de semana, tivemos uma operação com a Polícia Militar, onde foram presos 14, e, na manhã de hoje, outra operação com mais 60 presos. Então continuamos, teremos mais ações em vários pontos de Natal, região metropolitana e interior do estado e amanhã continuaremos novamente com a permanência da força nacional aqui, os reforços da PRF, mais o efetivo da Paraíba e do Ceará", afirmou.



O governo não informou até quando a força nacional e demais reforços que chegaram ao estado durante a crise permanecerão no Rio Grande do Norte.


A delegada-geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva, também atribuiu o fim dos ataques ao trabalho investigativo e às prisões de suspeitos.


"O estado controlou, controla e continuará controlando a situação. Estamos vigilantes, atentos, e continuaremos trabalhando. Cada cidade onde houve um ataque nós instauramos inquéritos policiais. Nós vamos aprofundar essas investigações, inclusive de forma integrada com a força-tarefa da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, para identificar todos os criminosos, além desses que já foram identificados, para que não haja impunidade e esses que ousaram desafiar a segurança e tirar a paz do povo potiguar sejam levados a julgamento", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Falésias de praias de Parnamirim têm alto risco de desmoronamento, diz Defesa Civil

As falésias e encostas das praias de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, estão em situação de alto risco de desmoronamento. A constatação foi feita pelas equipes da Defesa Civil do município, durante vistoria realizada no último sábado (25).


Defesa Civil visitou falésias de Parnamirim e constatou risco de desmoronamento de estruturas — Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim


Em alguns trechos pode haver a queda de parte dos paredões a qualquer momento, segundo informou o município.


Em Cotovelo, as rachaduras são tão proeminentes que é possível ver por entre as fendas, às vezes de 1 cm ou até mesmo 2 cm. Já na região conhecida como "prainha", com circulação de pescadores e banhistas, muitas encostas já desabaram nos últimos 15 dias, mesmo com a sustentação de raízes de grandes árvores. Alguns troncos caíram devido ao próprio peso da copa das árvores.


De acordo com o município também há plantas ocas, com espaço livre entre raízes e o terreno, tudo visível a olho nu. Ainda assim, não é difícil encontrar pessoas perto demais dessas áreas, sem se importar com o perigo.


Agente da Defesa Civil aponta rachadura na borda de falésia em Parnamirim, RN — Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim


Durante o último sábado (25), os agentes da Defesa Civil de Parnamirim abordaram banhistas, pessoas que caminhavam na orla e turistas que vêm em busca de fotos perto do precipício das falésias.


Segundo a prefeitura, a área está toda sinalizada com placas e com uma equipe de plantão, para evitar que acidentes aconteçam no local.



A orientação do município é que na orla - área mais baixa, as pessoas não busquem abrigo do sol próximo de encostas e falésias. Na parte superior dos paredões, ainda segundo a prefeitura, a população não deve se aproximar demais da borda em busca de fotos ou contemplação.


"Uma distância segura, de 10 a 15 metros da borda deve sempre ser respeitada, com ou sem a presença de agentes no local", informou a prefeitura.


Falésias

Falésias são um tipo de acidente geográfico formado por uma encosta vertical, que geralmente termina no mar e se encontra sob a ação erosiva causada pela água. Falésias de grande dimensão costumam ser chamadas de penhasco.


Falésias em Parnamirim têm alto risco de desmoronamento, segundo a prefeitura — Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim


Em 2020, a queda de uma falésia na Praia de Pipa, no litoral do Rio Grande do Norte, matou um casal e um bebê de 7 meses, além do cachorro da família. Um estudo feito por pesquisadores da UFRN e publicado um ano depois apontou problemas na estrutura das falésias em Pipa e também no litoral Sul do estado, inclusive nas margens da estrada para Tabatinga.


Em dezembro de 2022, parte de uma falésia desmoronou em Cotovelo - praia de Parnamirim.


Outros acidentes, como quedas de cima das estruturas também acontecem no estado. Em novembro de 2022, um turista do Rio de Janeiro Jouber Manhães, de 68 anos, morreu ao cair de uma falésia na Praia de Pipa durante um passeio de quadriciclo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher morre após moto cair de ponte em estrada no interior do RN

Uma mulher morreu após a moto em que ela estava como passageira cair de uma ponte na rodovia na RN-086, entre as cidades de Parelhas e Equador, na região Seridó potiguar, na tarde de domingo (26).


Moto caiu de ponte em rodovia estadual no Seridó — Foto: Reprodução/TV Social Mídia


A motocicleta era conduzida pelo companheiro da vítima, que ficou ferido. De acordo com a polícia, o casal caiu da ponte após o homem tentar desviar um buraco na pista.


O casal foi socorrido para um hospital, mas a mulher identificada como Maria José de Oliveira, de 39 anos, não resistiu aos ferimentos.


O homem foi transferido para um hospital de traumas em Campina Grande, na Paraíba.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Escola anterior registrou BO por ameaça contra agressor de 13 anos um mês antes do ataque

Uma funcionária da antiga escola do adolescente de 13 anos apontado como responsável pelo ataque que deixou uma professor morta nesta segunda (27), em São Paulo, registrou um boletim de ocorrência por ameaça um mês antes.


Escola onde aluno matou professora em SP — Foto: Arthur Stabile/g1


O adolescente foi transferido da escola estadual José Roberto Pacheco, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, para a Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na Zona Oeste da capital paulista, onde ocorreu o ataque, no início do mês de março.


O boletim de ocorrência foi feito em Taboão da Serra, no dia 28 de fevereiro. No histórico, umas das coordenadoras descreveu que o menino do 8º da escola estadual apresentava comportamento suspeito nas redes sociais e "vídeos comprometedores".



Segundo ela, ele postava fotos com armas simulando ataques violentos. Em outra situação, o adolescente mandou mensagens e fotos de armas para outros alunos por aplicativo de mensagens e alguns pais ficaram com medo.


Os responsáveis foram convocados e orientados pela direção. Então, ele foi transferido de unidade.


O g1 questionou a Secretaria da Segurança Pública para saber como a ocorrência foi encaminhada e aguarda posicionamento.


Uma pesquisadora, que tem um grupo de estudos sobre polarização no meio digital, também encaminhou uma série de prints de perfis do Twitter que fazia ameaças sobre massacres, entre eles, estava o perfil do agressor da Escola Estadual Thomazia Montoro. Os prints foram encaminhados entre nas duas últimas semanas de fevereiro e das duas primeiras semanas de março à Secretaria da Segurança Pública da Bahia.


Professoras e um aluno são esfaqueados dentro de escola estadual


Incidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (27) na E.E. Thomazia Montoro, na Vila Sônia


O crime

Quatro professoras e um aluno foram esfaqueados na manhã desta segunda dentro da escola Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo.


Uma das professoras, Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário da USP.


O agressor, um aluno de 13 anos do oitavo ano na escola, foi desarmado por professoras, apreendido por policiais e levado para o 34° DP, onde o caso foi registrado. O vídeo abaixo mostra o momento em que ele foi desarmado por duas professoras.


Um estudante foi socorrido em estado de choque, mas sem ferimentos. A outra criança ferida sofreu um corte no braço e foi levada a um hospital da região. Segundo a mãe de outro aluno, ele tentou salvar uma das professoras e ficou ferido superficialmente.



A Secretaria de Estado da Saúde informou que a professora Ana Célia da Rosa segue internada em observação no Hospital das Clínicas da FMUSP.


Ela passou por cirurgia no início da tarde para sutura dos ferimentos e está estável.


Elisabete Tenreiro, 71 anos, morta no Hospital Universitário da USP após ser esfaqueada por aluno em escola da Vila Sônia, em SP — Foto: Reprodução/ Redes sociais


Com relação as demais vítimas, dois alunos que foram atendidos no Hospital Bandeirantes já tiveram alta. Outras duas professoras que receberam atendimento no Hospital Universitário da USP (HU) e no São Luiz tiveram ferimentos superficiais e também tiveram alta.


Na porta da escola, pais relataram à reportagem da TV Globo que agressões físicas entre os alunos são constantes na escola.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com dívidas e pouco crédito, brasileiro recorre aos 'piores' juros


Linhas de crédito consideradas "ruins" e "caras" foram as que mais cresceram em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do relatório de acompanhamento fiscal da Instituição Fiscal Independente (IFI), publicado em 15 de março.


Tratam-se do cheque especial e do cartão de crédito, que têm as taxas de juros mais altas do mercado. Quem atrasa o cartão de crédito, por exemplo, pode pagar 182% ao ano (se parcelar o pagamento) ou 411% ao ano (se entrar no rotativo).


Já quem recorre ao cheque especial pode pagar juros de 132% ao ano. As porcentagens equivalem às taxas médias de juros de janeiro, divulgadas pelo Banco Central. Existem taxas mais baixas e muito mais altas nessas modalidades também — chegando a mais de mil por cento ao ano, por exemplo. Isso porque essas linhas são pré-aprovadas e, por isso, mais acessíveis.



As concessões de linhas associadas ao pagamento de dívidas, como os empréstimos com garantias de imóveis e de veículos, por exemplo, também subiram no mês. Já as linhas consideradas mais seguras, como o crédito consignado — que tem taxas de juros mais baixas por já ser descontado da folha de pagamento — e os financiamentos de veículos e imobiliário, subiram abaixo da média no mês (17,7% para pessoas físicas).


Segundo dados do Banco Central, o crescimento do saldo de crédito de janeiro deste ano em relação a janeiro do ano passado por modalidade foi o seguinte:


Cartão de crédito rotativo: 51%

Cartão de crédito parcelado: 41,1%

Cheque especial: 19,6 %

Empréstimo consignado: 16%

Empréstimo não consignado: 15,8 %

Crédito imobiliário: 14,1%

Aquisição de veículos: 7,3%

O diagnóstico é o seguinte: em vez de pegarem dinheiro barato para comprar carro ou casa, as pessoas estão pegando dinheiro caro para pagar outras dívidas.


Piora do crédito leva a endividamento e inadimplência

Segundo o relatório do IFI, o atual momento do mercado de trabalho tem parcela de culpa. O último dado relativo a emprego divulgado pelo IBGE no último dia 28 mostrou que, embora a queda da desocupação tenha garantido uma melhora no mercado de trabalho, a qualidade do emprego piorou e o país atingiu um número recorde de empregados sem carteira assinada: 12,9 milhões de trabalhadores.


Sem carteira assinada, os trabalhadores não conseguem pedir empréstimos consignados ou apresentar garantias para alguns financiamentos.


O relatório diz, ainda, que o aumento da inadimplência e do comprometimento da renda das famílias brasileiras também está ligado a esse cenário. Isso quer dizer que o pagamento de dívidas ocupa um pedaço maior dos salários dos brasileiros.


Essa é uma tendência que já vinha acontecendo desde o ano passado, segundo Isabela Tavares, economista que analisa crédito e sistema financeiro na Tendências Consultoria. É um reflexo também, entre outros fatores, do fim do auxílio emergencial, que ajudou muitas famílias a não precisarem usar cartão ou crédito caro pra segurar as pontas.


“Quando a gente tem essa piora na qualidade, o comprometimento [da renda] e o endividamento crescem porque você está pegando mais crédito em modalidades que são piores. Durante a pandemia, quando a gente teve um aumento bem expressivo na renda das famílias mais pobres por conta do auxílio emergencial, essas modalidades emergenciais diminuíram bastante.”


"Estamos em um momento de piora na situação financeira e nas condições de crédito. Isso acaba tornando os bancos mais seletivos e faz com que as famílias de baixa renda tenham que recorrer mais a essas modalidades emergenciais, que são pré-aprovadas", diz a economista.


De fato, o volume de dinheiro gasto com cartão de crédito por famílias que ganham até 2 salários mínimos disparou entre 2021 e 2022. Segundo dados do Banco Central, o estoque emprestado para famílias que ganham de 1 a 2 salários mínimos aumentou 77% entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022, passando de R$ 48,4 bilhões para quase R$ 85,9 bilhões.


Bancos estão mais 'criteriosos' — e não têm previsão de baixar juros

Segundo o economista e professor da Saint Paul Escola de Negócios Maurício Godoi, as taxas de juros do mercado (essas que as pessoas físicas e as empresas pegam) já estão altas há um tempo e tendem a ficar ainda mais, mesmo que a Selic abaixe nas próximas reuniões.


"A gente já tem uma conjuntura de mercado financeiro super complexa, em que ainda temos que entender quais serão os desdobramentos. Mesmo se a Selic tivesse caído, a gente teria essa elevação de taxa de juros por uma questão de risco das próprias instituições financeiras", explica.


O professor diz que os bancos estão receosos com o aumento no volume de calotes e com o comprometimento de renda, que também contribui pra inadimplência: se a prestação pesa mais no bolso das famílias, fica mais difícil pagar.


Tanto a porcentagem de inadimplência das operações de crédito com recursos livres (que englobam cartão, cheque especial, consignado e compra de veículo) quanto a das de crédito com recursos direcionados (que contém o financiamento imobiliário) aumentaram 0,2 ponto percentual em janeiro.


Godoi explica que os bancos trabalham com expectativa. E é essa expectativa que ajuda a compor a taxa de juros. "O Brasil deve ter piora do mercado de trabalho e da renda do trabalhador, diminuição da geração de empregos, crescimento baixo, inflação alta e comprometimento da renda maior. Isso tudo traz uma possibilidade de inadimplência maior do que antes. Como bancos trabalham sobre expectativas, vão aumentar os juros porque a expectativa de pagamentos não está tão clara como em períodos do passado recente do Brasil".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Coronel teve as mãos e a cabeça cortadas para dificultar identificação; polícia detalha ação de criminosos


O Fantástico deste domingo (26) trouxe os detalhes da história cruel e chocante do assassinato de um coronel aposentado da FAB que teve sua identidade assumida por quatro meses por uma garota de programa. Para que ninguém sentisse falta de Roberto Perdiza, a mulher mandava mensagens para a família e amigos do celular do coronel. Até que - por um descuido - toda a farsa foi revelada e crime foi descoberto pela polícia.


O delegado que cuida do caso revela detalhes do crime:


“Às 23h30, Jerusa liga para José Rodrigues, comparsa dela. O José chega ao local por volta das 23h40. A Jerusa e o coronel Perdiza entram no veículo e são conduzidos até um local. Ali, o coronel foi morto com disparo de arma de fogo. Se dirigiram até um terreno na cidade de Macaíba, onde eles deixaram corpo nesse terreno. Cortaram as mãos e a cabeça, para dificultar qualquer identificação da vítima”, diz o delegado de polícia DHPP-RN Claudio Henrique Freitas de Oliveira.


Jerusa nega tudo.


“O alvo era o patrimônio da vítima, sem nenhuma dúvida. Ela é extremamente manipuladora e não tem absolutamente nenhum remorso pelo que aconteceu”, diz o delegado.

Jerusa e o comparsa dela estão presos. Eles vão responder por latrocínio e podem pegar 30 anos de cadeia. A defesa deles não quis comentar o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Falso médico recebeu mais de meio milhão de reais como funcionário-fantasma no Ceará

O falso médico Thiago Celso Andrade Reges, 36 anos, acusado de exercer medicina de forma ilegal, trabalhou como funcionário-fantasma em hospitais no Ceará, durante 13 meses — entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Thiago, que foi preso, recebia R$ 42,5 mil no município por mês, o que totalizou R$ 552,5 mil ao fim dos 13 meses.


Thiago Celso teve contrato encerrado em janeiro de 2021. Contudo, como constatado pelo g1, o nome de Thiago aparece com vínculo ao município até janeiro de 2022, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.



A Prefeitura da Itapajé, onde Thiago trabalhou com um diploma falso, diz que não tem vínculo com Thiago Celso desde abril de 2021, quando ele recebeu remuneração da gestão municipal pela última vez. A cooperativa responsável pelo pagamento dos profissionais na cidade acrescenta que ele não fez plantões na cidade após abril do mesmo ano.


Por meio de nota publicada nas redes sociais, a administração municipal diz ainda que Thiago foi contratado em julho de 2020 pela gestão anterior, e que por uma falha humana o nome dele só foi retirado do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) em janeiro de 2022.


Os vereadores da Câmara Municipal de Itapajé cobram investigação sobre o caso, que deve ser denunciado ao Ministério Público do estado. Os parlamentares questionam como o nome de Thiago aparece na folha do município ilegalmente.


A captura de Thiago ocorreu em 17 de março, no Bairro Cocó, em um prédio da área nobre da capital cearense. Além do exercício ilegal da medicina, ele é investigado por estelionato e falsidade ideológica e de documentos, pois tentou validar um falso diploma.



Vida de luxo


Falso médico que atuava no Ceará levava vida de ostentação nas redes sociais — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução


Thiago era frequentador assíduo de festas e haras promovidas por famosos. Conforme documento ao qual o g1 teve acesso, ele usou dinheiro obtido com o exercício ilegal da medicina para bancar uma vida de luxo.


Ele trabalhou em pelo menos quatro hospitais no Ceará, nas cidades de Itapajé, Mulungu, Baturité e Pentecoste.


Da esquerda para direita: Thiago Celso Andrade Reges na companhia de Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Andressa Suita — Foto: Reprodução


Nas redes sociais, ele postou fotos com Wesley Safadão, Nicole Bahls, Gusttavo Lima, Andressa Suita, entre outros. Ele também ostentava imagens de armas de fogo, viagens e fotos em jatinhos particulares e carros de luxo.


Segundo a denúncia contra Thiago Celso Andrade Reges ele trabalhou como médico após obter uma liminar na Justiça para que o diploma de medicina de uma universidade na Bolícia fosse validado no Brasil.


A reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) emitiu a revalidação, anulada após a universidade descobrir que ele não havia se formado, e o diploma era falso. O registro dele no Conselho Regional de Medicina (Cremec) também foi cassado.


Falso médico preso no Ceará (à direita) ao lado de Nicole Bahls e do ex-marido dela — Foto: Reprodução


Defesa de Thiago

O falso médico foi preso em 17 de março e solto uma semana depois. Em manifestação nas redes sociais neste após a soltura, ele disse que "tudo será esclarecido".


"Não julgue, não acuse, não precipite, não apresse, porque o único que pode fazer isso é Deus. Tudo será esclarecido no tempo certo e de Deus. Aos verdadeiros amigos e amigas, minha gratidão. Estou bem e nos braços da minha família", disse.


O advogado de Thiago afirmou que ele "clinicou apenas enquanto tinha uma liminar para isso". "A defesa alega, desta forma, que ele não exerceu ilegalmente a profissão."


Falso médico usou dinheiro obtido com exercício ilegal da medicina para adquirir animais de alto valor, aponta denúncia — Foto: Reprodução


Uma servidora de Itapajé, que preferiu não se identificar, informou ao g1 que Thiago era conhecido na cidade e buscava fazer plantões para aumentar a remuneração. Quando houve vacância no cargo de diretor de uma unidade de saúde do município, ele se candidatou à vaga, mas foi reprovado por "ser considerado inapto para a função".


O caso corre em segredo de Justiça. Além disso, o homem responde por tráfico internacional de mulheres, no Acre.


Falso médico compartilhava fotos trabalhando em hospitais. — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sergio Cabral descumpre decisão judicial e não vai ao Fórum para comprovar que está no RJ

O ex-governador Sérgio Cabral descumpriu a determinação da Justiça e não compareceu ao Fórum neste mês de março para comprovar que está no Rio. Em vez de ir pessoalmente, ele queria fazer o contato de forma remota, pela internet.


Foto de arquivo: O ex-governador do RJ Sérgio Cabral — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo


Desde que saiu da prisão, em dezembro, Cabral virou influencer. Numa rede social, onde tem 15 mil seguidores, fala sobre a experiência dos seis anos que passou na cadeia. E publicou imagens fazendo ginástica e almoçando fora de casa.


Mesmo em liberdade, o ex-governador está obrigado a cumprir medidas cautelares, como usar tornozeleira eletrônica, entregar o passaporte e comparecer mensalmente diante do juiz.



Mas de acordo com a 1ª Vara Especializada em Organizações Criminosas, o ex-governador não se apresentou à Justiça em março.


A 5ª Câmara Criminal do Rio determinou que o ex-governador compareça em juízo até o dia 10 de cada mês, para informar e justificar suas atividades, o que não aconteceu.


A defesa alegou que a prisão domiciliar impossibilita o cumprimento da medida de comparecimento mensal em juízo. E pediu que o comparecimento seja feito virtualmente.


Ao analisar o pedido, o Ministério Público lembrou que a prisão domiciliar foi revogada. E que não há motivo para que Cabral não compareça pessoalmente à Justiça.


Ex-governador foi advertido pelo juiz

Nesta segunda-feira (27), na decisão, o juiz Vítor Moreira Lima advertiu o ex-governador. Escreveu que o pedido de comparecimento virtual, além de não previsto em lei, se tornaria "a benesse das benesses."


O juiz disse ainda que se todos os réus não comparecessem mais ao juízo para comprovar sua obediência às medidas impostas, apenas o fazendo virtualmente, seria o fim do objetivo da própria lei, que é para todos.


O juiz indeferiu o pedido de comparecimento virtual e deu prazo de cinco dias para o cumprimento da medida.


Sérgio Cabral chegou a ter 23 condenações em processos decorrentes da Operação Lava Jato, com penas que chegaram a somar 425 anos de prisão.



Para soltar o ex-governador, a Justiça levou em conta o excesso de prazo nas prisões preventivas e o fato de o réu não oferecer risco à ordem pública.


Caso não compareça pessoalmente à Justiça, o ex-governador corre o risco de voltar para a cadeia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vítima de trabalho análogo à escravidão em Nova Iguaçu era obrigada a comer lavagem de porcos

Um homem foi preso em flagrante nesta segunda-feira (27), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, após denúncias que submetia um funcionário a trabalho análogo à escravidão.


Caso foi registrado na delegacia da Posse — Foto: Reprodução


A vítima trabalhava no terreno dele, cuidando de porcos e, de acordo com o relato de testemunhas, o funcionário vivia em um ambiente sem banheiro, sem uma das paredes, e era obrigado a comer a lavagem destinada à alimentação dos animais.


Policiais fizeram a prisão em flagrante por reduzir alguém a condição análoga à de escravo, submeter à jornada exaustiva, ou sujeitar a condições degradantes de trabalho.


A vítima foi encaminhada para um abrigo da Prefeitura de Nova Iguaçu, e o caso foi registrado na 58ª DP (Posse). A investigação está em andamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher mata 6 pessoas em escola de Nashville, nos EUA; atiradora foi morta pela polícia

Uma mulher de 28 anos entrou em uma escola em Nashville, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (27), e matou 3 crianças e 3 adultos com armas de fogo, segundo a polícia local. A atiradora morreu em confronto com a polícia. Inicialmente, as autoridades disseram que a assassina parecia ser uma adolescente.


Policiais e serviços de emergência respondem a um tiroteio em uma escola em Nashville, Tennessee, nos EUA, em 27 de março de 2023 — Foto: Reprodução/Polícia Metropolitana de Nashville


O porta-voz da Polícia Metropolitana de Nashville, Don Aaron, disse que policiais responderam a um chamado de um tiroteio às 10h13 no horário local. Ao chegar na escola, ouviram tiros no segundo andar. Lá encontraram a atiradora com dois fuzis e uma pistola.


Aaron confirmou que a atiradora foi morta às 10h27 em um confronto com policiais. Com ela, o total de mortos no incidente são 7 pessoas. As três crianças tinham a mesma idade, 9 anos.



A polícia identificou as seis vítimas:


Evelyn Dieckhaus, de 9 anos;

Hallie Scruggs, de 9 anos;

William Kinney, de 9 anos;

Cynthia Peak, de 61 anos;

Mike Hill, de 61 anos e

Katherine Koonce, de 60 anos.

John Drake, chefe da polícia local, identificou em uma coletiva de imprensa no início da noite a suspeita como Audrey Elizabeth Hale, de 28 anos, residente na área de Nashville, e se referiu a ela por pronomes femininos. Mas, em resposta às perguntas dos repórteres, o chefe disse: "Ela se identifica como transgênero".


Não ficou claro se a suspeita se identifica como homem ou mulher.


Ataques em massa nos EUA

Tiroteios em massa tornaram-se comuns nos Estados Unidos, mas uma agressora do sexo feminino é altamente incomum. Apenas 4 dos 191 tiroteios em massa desde 1966, catalogados pelo The Violence Project, um centro de pesquisa sem fins lucrativos, foram realizados por uma mulher.


O prefeito de Nashville, John Cooper, disse no Twitter: "Em uma manhã trágica, Nashville se juntou à temida e longa lista de comunidades que experimentaram um tiroteio em uma escola. Meu coração está com as famílias das vítimas. Toda a nossa cidade está com você."


De acordo com o K-12 School Shooting Database, um projeto independente online, foram 89 tiroteios em escolas nos EUA até agora em 2023. No ano passado, houve 303 incidentes do tipo, o maior número de casos desde 1970, segundo os dados catalogados no projeto.


Policiais conduzem crianças para longe do local onde houve um tiroteio em uma escola cristã de Nashville, no Tennessee — Foto: Jozen Reodica via AP


O porta-voz disse que houve apenas uma vítima não fatal, uma pessoa que ficou ferida com estilhaços de vidro.


Os outros alunos foram escoltados em segurança para uma área próxima da escola, onde foram recebidos pelos seus pais.


A Covenant School é uma instituição Presbiteriana para estudantes até 12 anos, com cerca de 200 alunos e 33 professores, de acordo com o site da escola.


Fonte: g1

Leia Mais ››