domingo, outubro 13, 2013

Motocicleta colide com poste na RN 177 em São Miguel e motoqueiro morre no local

O motociclista “Francisco Neves da Silva” de 26 anos de idade, natural e residente na cidade de São Miguel, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, morreu vitima de acidade de transito na RN 177, na entrada da cidade, por volta de 1 hora da manhã de domingo 13 de Outubro de 2013.

Francisco Neves trafegava na avenida principal em direção ao centro da cidade, perdeu o controle da direção da motocicleta, invadiu o canteiro central e bateu de frente com um poste de iluminação publica. O motoqueiro teve esmagamento de crânio e morreu no local antes da chegada do socorro medico.

Policiais da viatura de Radio Patrulha da Policia Militar isolaram o local para os procedimentos da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep. O corpo de Francisco Neves da Silva foi removido e necropsiado na sede da Unidade em Mossoró.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Individuo é preso no Bairro paredões acusado de trafico de drogas

Policiais da viatura de Radio Patrulha 220, comandada pelos Sd’s Sidney “O Xerife” e Barbosa, prenderam na manhã de domingo 13 de Outubro, um individuo acusado de trafico de droga no Bairro Paredões. Além de droga os policiais encontraram uma pistola 380 municiada. A ação recebeu o apoio de Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, Rocam.

Segundo informações a policia vinha recebendo varias denuncia que o mesmo estaria usando sua residência como ponto de venda de drogas.

Robson Caio Santos Silva, 21 anos de idade, morador da Rua Alexandre Baraúna foi preso em sua residência com 50 pedras de crack, uma pistola 380 municiada, dinheiro fracionado e vários celulares.

Na manhã de hoje os policiais resolveram fazer uma abordagem na residência e encontraram todo material que estava escondido em um cômodo da casa.

Robson foi conduzido até a delegacia de plantão e apresentado ao Delegado Dr. Edvan Queiroz, o mesmo devera ser autuado por trafico e encaminhado à cadeia publica Juiz Manoel Onofre de Souza.





Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Nota do Garbos sobre criança que foi jogada na piscina.

Sobre o incidente envolvendo uma criança, que aconteceu ontem (sábado, 12), por volta das 22h, na área de lazer do Hotel Garbos, localizado em Mossoró/RN, a direção vem a público prestar esclarecimentos:

1 – uma criança, encontrava-se na área de lazer do Hotel Garbos, quando foi subitamente arremessado à piscina, por um homem, que também estava no mesmo local. 

2 – Diante do ocorrido, a criança foi imediatamente retirada da piscina. Sendo comprovado que nenhuma lesão foi causada.

3 – A gerência do hotel achou por bem acionar a Polícia Civil para resolver a situação.

4 – Um dos seguranças e um funcionário do hotel acompanharam o pai do menino à delegacia, para que fosse registrado um Boletim de Ocorrência.

5 – A gerência do Hotel Garbos, prestou todo o atendimento à criança e à família.

6 - O caso está sendo acompanhado pela diretoria do Hotel Garbos e à Polícia Civil de Mossoró, para que os fatos sejam apurados e o causador do incidente seja identificado.

7 – As imagens do circuito interno de TV do hotel foram disponibilizadas à Polícia com o objetivo de ajudar na identificação do suspeito. 

8 - A gerência do Hotel Garbos preza pelo profissionalismo, ética e transparência com as informações. Como também não medirá esforços para ajudar à família e a PC na investigação. 

9 – O objetivo desta Nota do Hotel Garbos é prestar esclarecimentos sobre o que realmente aconteceu, com informações fidedignas e verdadeiras, repudiando toda e qualquer nota especulativa, que venham distorcer a verdade do fato. 

Nelly Carlos Maia
Assessoria imprensa 
Hotel Garbos
Av. Lauro Monte, 1301 – Abolição I, Mossoró/RN
www.hotelgarbos.com.br

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Força Tatica prende individuo portando ilegalmente arma de fogo em Mossoró

Policiais de uma viatura da Força Tática, comandada pelo Cb Gomes “Quebra” e os Sd’s Marco Suel e Moreira, prenderam na manhã de domingo 13 de Outubro, um individuo portando ilegalmente arma de fogo no bairro Santo Antônio em Mossoró.

Jaílson Barbosa de Souza, “Cavalo” 43 anos de idade, foi localizado em um bar nas proximidades do antigo Extra, em companhia de dois elementos que conseguiram fugir com a chegada da policia. Cavalo correu, mas caiu e foi detido quando tentava proteger a arma.

Segundo informações do “Cb Quebra”, Jaílson Cavalo é preso de justiça por trafico de droga e estava em liberdade condicional. O acusado disse que estava andando armado por que tem muitos inimigos.

Jaílson Barbosa de Souza foi conduzido para a Delegacia de Plantão e como já responde bronca na justiça e não pode ser beneficiado com o pagamento de fiança.



Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Polícia prende suspeito que perdeu celular após assalto em Assu, RN

Suspeito foi preso dentro de uma casa em Assu (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)A Polícia Militar prendeu neste sábado (12) o suspeito de ter assaltado no fim de setembro um posto de combustíveis às margens da BR-304, nas proximidades da cidade de Assu, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O jovem de 23 anos é o mesmo que durante o assalto deixou para trás um aparelho celular com fotos em que aparece empunhando duas armas de fogo. Preso dentro de uma casa no conjunto Parati 2000, em Assu, o suspeito confessou a participação no roubo ao posto de combustíveis.

"Tínhamos informações que o suspeito estava pela cidade. Fizemos uma operação para recuperar uma moto roubada e ele estava na mesma rua", relata o major Assis Santos, comandante, comandante da PM em Assu. Além da prisão, foram apreendidos um revólver calibre 38 e quatro celulares. O suspeito foi levado para a Delegacia de Plantão de Mossoró, também na região Oeste.

Deputado agredido
O deputado estadual Janduhy Carneiro, do Partido Ecológico Nacional (PEN) da Paraíba, foi uma das vítimas do assalto ao posto de combustíveis. Segundo Valder Teixeira, que é chefe de gabinete do parlamentar, Janduhy estava acompanhado de um filho adolescente e de um motorista. Os três foram agredidos com coronhadas. “Eles apanharam muito. O deputado levou coronhadas na cabeça. O filho dele também foi agredido. Quem mais apanhou foi o motorista, que ficou cheio de hematomas”, afirmou.

Janduhy cruzou o Rio Grande do Norte quando voltava do Ceará para a Paraíba. Ele foi a Fortaleza para ver o jogo entre o Botafogo (PB) e o Tiradentes (CE), partida válida pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. "Eles pararam no posto, perto de Assu, para abastecer. Todos apanharam muito. E o celular que o ladrão perdeu ficou dentro do carro do deputado. O veículo, uma caminhonete Santa Fe, só não foi levada porque os assaltantes não souberam ligar”, acrescentou o chefe de gabinete.
Ainda de acordo com o chefe de gabinete, os criminosos roubaram vários pertences pessoais das vítimas, “inclusive um relógio que o deputado considera de valor inestimável pelo apego emocional”, revelou Valder.

Segundo a polícia, foto do suspeito estava no aparelho celular que ele próprio deixou cair (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia identifica suspeito de jogar criança em piscina de hotel no RN

Criança estava na área de lazer quando foi empurrada (Foto: Divulgação/Hotel Garbos)A Polícia Civil já tem a identificação do suspeito de ter jogado uma criança de 6 anos dentro da piscina do Hotel Garbos em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O delegado Fábio Montanha, que acompanhou o caso na cidade, informou que o homem ficou de se apresentar na tarde deste domingo (13). O caso aconteceu na noite de sábado (12) e foi registrado como tentativa de homicídio na Delegacia de Plantão de Mossoró.

No depoimento ouvido pelo agente Wilson Filho, da Delegacia de Plantão de Mossoró, o pai e o hóspede que salvou a criança relataram que o suspeito estava bebendo na área de lazer e se irritou com a presença do menino. Quando a criança passou perto da mesa o homem a empurrou. O pai foi tomar satisfações com o suspeito, que admitiu ter atirado o menino na piscina.

A situação gerou tumulto na área de lazer e o hotel chamou a Polícia Militar. O suspeito fugiu antes da chegada dos policiais. De acordo com a assessoria de comunicaçãol, a criança estava acompanhada do pai e da mãe, que são da Paraíba e se preparavam para ir a um evento no Garbos Recepções, vizinho ao hotel.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem confessa assassinato de universitária na zona norte do Rio


Em depoimento na Divisão de Homicídios da Polícia Civil, Alcimar Alves, de 44 anos, confessou neste domingo (13) ter assassinado a universitária Pâmela Belarmino Vilas Boas, de 19 anos. O corpo da jovem foi encontrado na Praia da Ribeira, na Ilha do Governador, na manhã deste sábado.

Alcimar teve sua prisão temporária decretada. Ele era colega de Pâmela no curso de administração de empresas na Unisuam, em Bonsucesso, zona norte do Rio.

A universitária desapareceu na última sexta-feira. Depois de deixar a faculdade, ela iria para o trabalho, no Centro. Pâmela não chegou à empresa, que avisou a família sobre a ausência.

Horas depois do crime, Alcimar postou em sua página no Facebook uma foto de Pâmela.

O corpo da estudante foi sepultado na tarde deste domingo, no Cemitério de Irajá, na zona norte.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ao descobrir verdade sobre filho, Niko ameaça entregar Amarilys à polícia

Eron e Niko em cena de "Amor à Vida"

Nos próximos capítulos da novela "Amor à Vida", Niko (Thiago Fragoso) ficará transtornado ao saber que o filho que considerava seu é fruto de uma traição de Eron (Marcello Antony) e Amarilys (Danielle Winits) e ameacará entregá-la à polícia. As informações são da coluna de Patrícia Kogut no jornal "O Globo".

Apaixonada por Eron, Amarilys contará tudo ao amigo. O dono do restaurante japonês achará que se trata de uma piada, mas o advogado confirmará.

"Você ficava tão mal cada vez que o implante não dava certo. Eu só queria que você tivesse o filho que tanto desejava, que fosse feliz", explicará Eron.

Niko fica decepcionado com a traição:"Feliz? Eu descubro de uma vez só que o meu companheiro me traiu com a minha melhor amiga. E que o filho que para mim é meu, eu descubro que esse filho é de vocês dois. E vocês ainda dizem que fizeram isso por mim?".

"Quando eu fui pra cama com o Eron, eu pensava que, se eu ficasse grávida, eu ia fingir que o filho não era meu, ia dar o meu filho para você e ser uma espécie de madrinha. Mas então o menino nasceu. Ele está aqui, é o Fabrício, um menino lindo, e eu descobri que era impossível ir embora e deixar o meu filho. Eu vou levar o menino. Não adianta dizer que não", dirá Amarilys, que vai ainda propor que o advogado construma uma família com ela.

Eron ficará balançado com a proposta e Niko mandará Amarilys ficar de vez com o companheiro, mas que ele é quem ficará com a criança.

"Você planejou tudo desde o dia que pôs os pés aqui dentro. Agora caiu a sua máscara. Você é uma dessas mulheres que passa de homem em homem e nunca consegue um relacionamento de verdade. Aí você viu que eu tinha uma família, um companheiro de que eu gostava. E fingiu que topava ser a nossa barriga solidária para morar aqui. Aposto que você nunca quis que a fertilização desse certo. Você queria era roubar a minha família! Tudo bem. Você vai embora com o Eron, mas o menino fica", dirá Niko.

Com a insistência de Amarilys em levar a criança, Niko vai ameaçá-la: "Tenta e eu boto a polícia atrás de você".

"A justiça vai estar do meu lado, Niko! Eu sou a mãe desse garoto, e o Eron é o pai. Amanhã eu procuro um flat, um lugar qualquer. Eu mudo daqui, mas eu levo o bebê", reagirá.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vaticano beatifica 522 religiosos mortos na Guerra Civil espanhola, em meio a polêmica

Público assiste à beatificação de 522 religiosos mortos na Guerra Civil espanhola (1936-1939), em Tarragona

O Vaticano beatificou hoje, em Tarragona, 522 religiosos espanhóis mortos durante a guerra civil espanhola (1936-1939). Mais de 20 mil pessoas participaram da maior cerimônia já ocorrida de beatificação - último passo antes da canonização. Entre os participantes, 4.000 eram parentes dos agora beatos.

A cerimônia é polêmica. Nos dias que a antecederam, grupos laicos instaram as autoridades eclesiásticas a pedir perdão por ter apoiado a ditadura franquista e o golpe de Estado de 1936. Associações de vítimas da ditadura espanhola classificaram o evento como "um ato político de inspiração franquista".

Mesmo dentro da Igreja, setores mais progressistas temiam que a beatificação pudesse reabrir feridas da ditadura e se queixaram do fato de só uma parte das vítimas da guerra ser lembrada.

Atendendo ao pedido da Conferência Episcopal Espanhola, os participantes se abstiveram de levar bandeiras e cartazes. Ao invés de se referir ao contexto político da década de 1930, os bispos preferiram classificar os agora beatos como "mártires do século 20".

A cerimônia foi presidida pelo cardeal e prefeito da Congregação pelas Causas dos Santos, Ángelo Amato, que descreveu os beatos como "vítimas", "homens e mulheres pacíficos", que "não odiavam a ninguém, amavam a todos e faziam o bem a todos". Em mensagem de vídeo de três minutos, o papa Francisco comparou os religiosos a Jesus Cristo e fez referência direta à guerra civil.

No começo da década de 1930, o rei Afonso 13º tentou resgatar o regime parlamentar e constitucional. Uma Assembleia Constituinte instituiu a separação entre Igreja e Estado na Espanha. A partir de 1931, grupos anarquistas fazem ataques a igrejas. Em 1936, quando a esquerda chega ao poder, ocorre um golpe militar, apoiado pela Igreja, e tem início uma guerra civil de três anos.

Durante essa guerra civil, foram destruídas cerca de 20 mil igrejas. Ao final da guerra, vencida por grupos pró-fascistas, o país foi governado até 1975 pela ditadura de Francisco Franco.

Religiosos mortos durante a guerra civil vêm sendo beatificados em grandes grupos. Em 2001, o papa João Paulo 2º beatificou 233 deles. Em 2007, o papa Bento 16 beatificou outros 498. Com os 522 atuais, a Igreja já beatificou 1.253 religiosos mortos no período.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chefe de operações da Fifa visita Itaquerão e diz que estádio é maravilhoso

Uma comitiva formada por cerca de 20 técnicos da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) visitou as obras do novo estádio do Corinthians em Itaquera, zona leste da capital, na manhã deste domingo. O objetivo da vistoria é verificar como funcionará a parte operacional da arena. Os técnicos observaram, entre outras coisas, acessos para torcedores, áreas para instalação de lojas, funcionamento de elevadores, espaço destinado à imprensa.

Após uma reunião com integrantes dos governos do Estado e do município de São Paulo, além de funcionários do Corinthians e da construtora Odebrecht, o chefe do departamento de operações da Copa do Mundo, Chris Anger, disse que ficou impressionado com a nova arena alvi-negra, que deve receber o jogo de abertura da Copa do Mundo 2014. "Vendo por conta própria, é impressionante. Como diria um colega brasileiro, é um 'estádio maravilhoso'", afirmou Anger, arriscando um português nas duas últimas palavras.

Segundo o chefe de operações da Odebrecht, Frederico Barbosa, as obras devem alcançar 93% ao fim do mês. Barbosa reiterou que a data-limite para a entrega das obras é 31 de dezembro deste ano. A próxima visita do time de operações da Fifa está marcada para março. "Em cinco meses, quando retornarmos para a última visita, espero que não precisamos trazer os livros de trabalho nem os capacetes de segurança e que vejamos um estádio pronto", disse Anger.

Coordenadora executiva do Comitê Paulista para a Copa-14, Raquel Verdenacci, lembrou que as obras viárias que estão sendo realizadas em parceria entre prefeitura e governo do Estado também devem ser entregues dentro do prazo, em abril do ano que vem. "São cinco intervenções viárias na região de Itaquera, que estão com 64% de evolução, e devem facilitar o acesso ao estádio e o fluxo dentro do bairro", disse.

Segundo Raquel, o trabalho do comitê, a partir de agora, deverá focar o detalhamento dos planos operacionais de mobilidade e segurança.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Contra espionagem, Dilma anuncia proteção a e-mails oficiais

A presidente Dilma Rousseff anunciou neste domingo (13), em sua conta oficial no Twitter, que os e-mails do governo federal terão um novo sistema de proteção, desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), para evitar casos de espionagem como os que foram recentemente revelados.

"Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal. Esta é a primeira medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais", disse a presidente.

"É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem", completou.

No mês passado, a Folha havia antecipado a decisão, ao mostrar que os Correios e o Serpro começaram a negociar uma parceria comercial para desenvolver o sistema nacional de e-mail seguro, encomendado pelo Ministério das Comunicações.

A intenção do governo é incentivar esse trabalho em conjunto para agilizar o lançamento do serviço e reduzir a mão de obra para viabilizar a medida --criada como resposta às denúncias de espionagem do serviço de inteligência norte-americano ao governo e empresas brasileiras.

Ainda há intenção de incluir nesse processo as empresas privadas que tiverem interesse de patrocinar o aperfeiçoamento da ferramenta em troca de anúncios que aparecerão na tela dos usuários.

A ideia é que o novo sistema já esteja em uso no segundo semestre do ano que vem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tumulto no Círio de Nazaré em Belém deixa feridos, diz rádio



Um tumulto durante a cerimônia do Círio de Nazaré, em Belém, deixou feridos na manhã deste domingo (13), segundo a rádio CBN.

A confusão ocorreu quando a corda de 400 metros, usada para levar a berlinda com a imagem da santa, foi cortada por fiéis que portavam facas e estiletes, ferindo com cortes algumas pessoas que estavam ao redor, afirmou o Corpo de Bombeiros à rádio.  Não foi informado o  número de feridos.

Pelo menos 5.000 pessoas se aglomeravam ao redor da corda, por isso, além de serem cortadas, algumas pessoas caíram com o rompimento, entre elas algumas mulheres e crianças. Ainda segundo a rádio, ninguém se feriu gravemente.

A Cruz Vermelha atendeu mais de 400 pessoas que passaram mal durante o evento, a maioria por desmaios pelo calor e pela aglomeração, segundo a Globo News.

Ainda de acordo com a CBN, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apontou a participação de 2,1 milhões de pessoas na romaria na capital paraense, que simboliza a Nossa Senhora de Nazaré, patrona oficial do Estado.

A grande procissão do Círio de Nazaré começou por volta das 6h deste domingo, após missa realizada na Catedral de Belém. Ontem foi apresentado o manto que veste a imagem da Virgem durante as procissões.

A primeira e maior romaria da festividade começou na manhã desta sexta-feira e está percorrendo a região metropolitana de Belém. O encerramento será no início da noite de hoje, na Igreja Matriz do município de Ananindeua.

A história do evento data de 1.700, quando a imagem da Nossa Senhora de Nazaré teria sido encontrada às margens do igarapé Murutucú, onde hoje fica a Basílica. Em 1.793, ocorreu a primeira procissão. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher crava unhas nos testículos do namorado em briga no chuveiro


No condado Spartanburg, no estado da Carolina do Norte (EUA), uma discussão de casal terminou mal depois que uma americana feriu o companheiro ao cravar as unhas em seus testículos.
Sabrina Morton, de 26 anos, estava em casa quando o namorado Nicholas Bailey, de 31, chegou embriagado e foi tomar banho. De acordo com o site “The Smoking Gun”, Sabrina ficou brava ao ver o parceiro bêbado deitado embaixo do chuveiro, e começou a discutir com o homem.

Depois de trocarem ofensas, Nicholas teria puxado o cabelo da namorada e, em seguida, a mulher cravou as unhas nos testículos do americano. A polícia foi chamada e encontrou o homem deitado e sangrando com ferimentos em sua área genital, mas sem gravidade.
Após ser levado para o hospital e liberado, Bailey foi levado para a delegacia junto com a namorada, onde ambos responderam por crimes de agressão e foram liberados após pagamento de fiança.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Troca-troca partidário gera prejuízo para maioria dos grandes partidos

O troca-troca partidário das últimas semanas (clique na imagem ao lado ou aqui para ver as mudanças) quase não alterou posições na lista dos partidos com mais deputados na Câmara, mas provocou o encolhimento das bancadas de siglas tradicionais e levou pelo menos duas legendas a ficar sem representantes no Legislativo. 
Dos 59 deputados que trocaram de partido desde 1º de setembro (11,5% do total de 513), segundo levantamento do G1 com base em dados da Câmara, 37 migraram para os recém-criados Partido Republicano da Ordem Social (PROS)  e Solidariedade (SDD). Além disso, essas duas siglas atraíram sete deputados licenciados (que atualmente não estão exercendo o mandato).
Com 20 deputados, o SDD nasceu com a nona bancada na Câmara, atrás de PT (88), PMDB (76), PSDB (46), PP (41), PSD (39), PR (33), DEM (25) e PSB (25). O PROS (ao lado do PTB) é a 11ª bancada, com 17 deputados, um a menos que o PDT (18). Os dois novos partidos ainda poderão ampliar o tamanho das bancadas se os deputados licenciados que se filiaram decidirem retomar o exercício do mandato (três do SDD e quatro do PROS).


Troca de partidos na Câmara afeta grandes legendas (Foto: Editoria de Arte / G1)
A temporada de troca de partidos foi motivada pela eleição do ano que vem, que escolherá presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. O prazo de filiação para quem pretende disputar a eleição terminou no último dia 5. Os deputados têm de notificar à Câmara a troca de legenda, mas como os partidos têm até a próxima segunda (14) para entregar à Justiça Eleitoral a lista de todos os filiados, pode ser que algum parlamentar tenha mudado de sigla e ainda não tenha informado.
Com o troca-troca, dois partidos perderam o único deputado que tinham e deixaram de ter representação parlamentar (PRTB e PSL). Agora, dos 32 partidos brasileiros, 23 estão representados na Câmara (veja ao lado o ranking das bancadas, quem ganhou e quem perdeu).
Dos chamados grandes partidos, somente um, o PP, conseguiu ter a bancada ampliada após o troca-troca partidário – três saíram, mas outros cinco entraram e com isso o partido foi de 39 para 41 deputados.
Os demais só perderam (PT, PMDB, PSDB, PSD, PR, DEM, PDT, PTB). O maior prejuízo foi do PDT, cuja bancada diminuiu de 26 para 18 deputados. O PMDB, partido do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), caiu de 82 para 76 representantes.
O PSB, do governador Eduardo Campos (PE), possível candidato a presidente da República, tinha 25 deputados, perdeu quatro, mas filiou outros quatro e manteve o mesmo número.
Dentre os que se filiaram, o partido recebeu deputados que pretendiam entrar na Rede Sustentabilidade, cujo registro foi negado no último dia 3 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a decisão do TSE, a ex-senadora Marina Silva decidiu se filiar ao PSB, e os deputados Alfredo Sirkis (ex-PV) e Walter Feldman (ex-PSDB) resolveram acompanhá-la.
No Senado, até esta sexta-feira (11), havia registro de somente dois casos de mudança de legenda entre os 81 senadores – Vicentinho Alves (TO), do PR para o SDD, e Kátia Abreu (TO), do PSD para o PMDB.
Estrutura para PROS e SDD
Na semana passada, os líderes de PROS e Solidariedade iniciaram gestões junto à Mesa Diretora da Câmara para assegurar cargos, estrutura física e presença nas comissões fixas da Casa.
Mas como a legislatura já se iniciou, e os parlamentares dos dois partidos foram eleitos em 2010 por outras siglas, a criação e cessão de cargos a novas legendas costumam ser fruto de acordos costurados entre os líderes partidários.
Em abril deste ano, faltando pouco menos de dois anos para o encerramento da legislatura, a Câmara aprovou a criação de 40 cargos para o PSD, partido fundado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. À época, a sigla contava com 41 deputados.
De acordo com o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, as demandas dos novos partidos deverão ser analisadas pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pelas lideranças partidárias e pela Mesa Diretora.
Para Sampaio, será “difícil” encontrar espaço físico na Casa para o PROS e para o Solidariedade. “Não tem espaço físico na Casa. Mas isso vai ser analisado pelo colégio de líderes e pela Mesa”, explicou o diretor-geral.
Criação de novos partidos
Na última terça-feira (8), o Senado aprovou projeto de lei que inibe a criação de novos partidos.
O projeto, que seguiu para sanção presidencial, havia sido aprovada pela Câmara em abril e chegou a ter a tramitação no Senado suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto foi colocado em votação no Senado após pedido do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para quem "o quadro partidário já extrapolou qualquer expectativa". Segundo ele, é preciso "dar um basta" na proliferação de legendas (clique na imagem ao lado ou aqui para ver o histórico dos partidos no Brasil após o fim do bipartidarismo).
A proposta aprovada pelo Senado impede que parlamentares que mudem de partido no meio do mandato transfiram para a nova agremiação parte do fundo partidário e do tempo no rádio e na TV da sigla de origem.
Atualmente, a maior parte do fundo e da propaganda eleitoral é distribuída proporcionalmente ao tamanho das bancadas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Versão dos acontecimentos sobre Madeleine McCann mudou significativamente'

Polícia espera fatos novos após reconstituição (Foto: PA)O cronograma e a 'versão aceita dos acontecimentos' em torno do desaparecimento de Madeleine McCann mudaram significativamente, diz a polícia britânica.
A Polícia Metropolitana de Londres, a Scotland Yard, afirmou que a reabertura do caso - cujos detalhes serão exibidos pelo programa Crimewatch, da BBC, nesta segunda-feira - revelará os detalhes da 'reconstituição mais detalhada' do caso até agora.
O programa também mostrará simulações computadorizadas das imagens de um grupo de homens que a polícia deseja encontrar - iniciativa que vem sendo considerada pela Scotland Yard o mais 'complexo e detalhando' avanço no caso.
A britânica Madeleine desapareceu durante férias com a família na Praia da Luz, no Algarve (sul de Portugal), em 2007. Ela tinha, então, 3 anos de idade.
Autoridades portuguesas encerraram sua investigação sobre o caso em 2008, mas a Scotland Yard iniciou uma revisão em maio 2011.
Como parte desse esforço para solucionar o caso, a reconstituição da polícia tem quase 25 minutos de duração e mostra os eventos que precederam e rodearam o desaparecimento de Madeleine.
'Entre 20h30 e 22h'
O detetive Andy Redwood, que chefia a investigação, disse: 'Ao sermos autorizados a trabalhar com o programa Crimewatch para fazer a reconstrução mais detalhada até agora, pudemos destacar pontos muito específicos da investigação.'
Ele detalhou: 'A análise cuidadosa e crítica do cronograma de eventos tem sido absolutamente fundamental. Primeiramente, estamos focados no período entre 20h30 e 22h.'
'Nós sabemos que às 20h30 foi quando os McCann desceram para a área de tapas, para jantar, e também sabemos que às 22h Madeleine foi dada como desaparecida pelos pais.'
Ao saírem para jantar, os pais da menina a deixaram dormindo no apartamento em que estavam passando férias.
A expectativa da Scotland Yard é que, ao exibir a nova reconstituição ao grande público, seja possível obter novas informações que a ajudem a desvendar o caso.
Um pequeno clipe da reconstituição, lançado pela polícia, mostra uma atriz que interpreta Madeleine brincando perto de uma quadra de tênis, com dois adultos, aparentemente seus pais, jogando ao fundo.
Durante a busca por sua filha, a família McCann divulgou uma fotografia de Madeleine, supostamente a última tirada da menina, na qual ela segura várias bolas de tênis.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Secretaria de Segurança revê número de mortos em tragédia no Amapá

De acordo com o Corpo de Bombeiros, embarcação estava com lotação acima do permitido (Foto: Reprodução/TV Amapá)A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp) informou no final da manhã deste domingo (13) que o número de mortos no naufrágio do barco 'Reis I', ocorrido neste sábado (12), durante o Círio Fluvial, baixou para 10. Anteriormente, o órgão havia informado que a tragédia provocou 12 mortes. A correção foi feita durante o resgate do corpo de uma mulher, de 31 anos, vítima do naufrágio.
O corpo da décima vítima do acidente foi localizado no Rio Amazonas, próximo ao local do naufrágio, no Farol da Praticagem, em Macapá. A Sejusp não soube informar o número de desaparecidos. No sábado, a secretaria chegou a comunicar o total de 6 desaparecidos.
Às 12h, a Secretaria de Segurança Pública confirmou que o garoto de 9 anos encontrado morto a cerca de 300 metros do Trapiche Eliezer Levy, no Rio Amazonas, estava na embarcação naufragada.

Entenda o caso
Por volta de 10h30 deste sábado, a embarcação Reis I naufragou na orla de Macapá, próximo ao Farol da Praticagem. O barco seguia em procissão no Círio Fluvial, evento que antecede o Círio de Nazaré, em Macapá.
O Corpo de Bombeiros informou que o barco tinha capacidade para 40 pessoas, mas, no momento do Círio, levava cerca de 70 fiéis.
No sábado, o comandante da Capitania dos Portos no Amapá Carlos Neves disse que a embarcação Reis I tinha 40 pessoas a bordo, contando com o número de 6 tripulantes. "Era a capacidade do barco. Ela [embarcação] foi vistoriada antes da saída no porto, em Santana", afirmou.
Uma equipe de 6 mergulhadores e 15 bombeiros continuam as buscas aos desaparecidos. “Os trabalhos serão intensificados até o início da noite deste domingo, enquanto os mergulhadores tiverem visibilidade no fundo do rio”, destacou o tenente Wagner Coelho.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tumulto mata dezenas em templo hindu na Índia

Um tumulto em uma ponte que conduz a um templo hindu na região central da Índia matou pelo menos 89 pessoas neste domingo (13) e feriu mais de 100, segundo a polícia.
Cerca de 150 mil devotos se reuniram para celebrar o festival sagrado de Dussehra no templo Ratangarh, em uma floresta perto da cidade de Datia, a 390 quilômetros ao norte de Bhopal, capital do estado de Madhya Pradesh.
Mas peregrinos entraram em pânico quando os trilhos da ponte que levava ao templo quebraram, provocando a debandada. Alguns devotos foram pisoteados até a morte e outros se afogaram após caírem ou saltarem no rio Sindh.
"O número de mortos subiu para 89 e agora cerca de 100 pessoas estão feridas. O trabalho de assistência tende a desacelerar após o pôr do sol, mas vai começar a pleno vapor a partir de amanhã de manhã", disse Dilip Arya, um vice-inspetor geral da polícia, à Reuters.
A imprensa local disse que a polícia usou cassetetes para controlar a multidão, o que levou muitas pessoas a entrar em pânico. Uma equipe de 20 médicos foi enviada para ajudar, afirmaram os meios de comunicação.
Peregrinos morreram devido a tumultos em ocasiões anteriores.
Em fevereiro deste ano, um tumulto matou pelo menos 36 peregrinos hindus que participavam do maior festival religioso do mundo, que atraiu cerca de 30 milhões de pessoas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem invade rádio em Jaru, RO, mata diretor e atinge radialista

Claudio de Souza foi assassinado nas dependências da rádio Meridional, em Jaru (Foto: Reprodução/Facebook)Claudio de Souza foi assassinado nas
dependências da Rádio Meridional, em Jaru, RO
(Foto: Reprodução/Facebook)
O diretor da Rádio Meridional de Jaru (RO), Claudio Moleiro de Souza, foi morto com um tiro de arma de fogo na tarde deste sábado enquanto trabalhava. O radialista Alberto Dutra Duran também foi atingido no braço, mas não corre risco de morte. A Polícia Civil descarta a hipótese de latrocínio, uma vez que nada foi levado das vítimas, mas ainda não tem informações sobre a motivação do crime.
Segundo o delegado responsável pelos caso, Renato Batistela Cavalheiro, ao perceber que havia um homem (ainda não identificado pela polícia) armado nas dependências da rádio, Cláudio conseguiu pedir socorro ao radialista, que ainda chegou a fechar a porta do estúdio, mas levou um tiro no braço esquerdo.
Ambos permaneceram dentro dos estúdio e, ao sairem, Cláudio foi atingido. "Os dois pensavam que o assassino tinha ido embora, mas ele estava escondido. Claudio se deparou com o criminoso na cozinha, onde foi alvejado com um tiro no pescoço", explica Cavalheiro. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima morreu ainda no local.
Apesar de não ter informações sobre a autoria do crime, o delegado acredita que o crime foi específico ao diretor. "As impressões digitais das maçanetas da porta foram recolhidas e vamos continuar com as investigações", destacou. O corpo de Souza foi levado ao Instituto Médico Legal.
O G1 entrou em contato com a Rádio Meridional, mas nenhum responsável quis se pronunciar sobre o caso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Torre Eiffel é esvaziada, diz agência

Turistas esperam em fila embaixo da Torre Eiffel, fechada pelo segundo dia por causa de greve (Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters)A Torre Eiffel, o monumento mais visitado pelos turistas em Paris, foi esvaziada na tarde deste domingo (13) e a área foi isolada pelas forças de segurança, segundo a agência AFP e o site da revista "Le Nouvel Observateur". 
Funcionários do monumento confirmaram a evacuação sem dar detalhes.
Uma fonte policial apontou uma "ligação maliciosa".
A torre de 324 metros de altura foi esvaziada perto das 15h do horário local e não havia sido reaberta aos turistas até às 17h30 (12h30 do horário de Brasília), de acordo com a agência Reuters.
Construída em 1889, a Torre Eiffel é um dos monumentos mais famosos do mundo, recebendo cerca de 7 milhões de visitantes por ano e até 30 mil por dia no pico da temporada de verão.
O símbolo de Paris é evacuado regularmente, em geral devido a alertas de bomba, como aconteceu dia 30 de março e 9 de agosto deste ano.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caixão cai de veículo de funerária após acidente em Esteio, RS

Um carro de uma funerária perdeu o controle após furar o pneu por volta das 16h de sábado (12) na BR-116, em frente ao parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo transportava o corpo do homem que foi espancado até a morte pelos vizinhos após matar o filho de cinco anos na noite dessa sexta-feira (11).
Com a batida em uma contenção da pista, o caixão escorregou pela parte de trás do carro e teve uma parte quebrada no asfalto. Outro veículo da funerária foi deslocado para o local para remover o corpo. Ao G1, a empresa São Cristóvão explicou que a barra de direção chegou a quebrar e o veículo dançou na pista.

Casa onde ocorreu o crime em Viamão foi isolada para a realização da perícia (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)Casa onde ocorreu o crime em Viamão foi isolada
para perícia (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
Segundo a polícia civil, houve uma briga familiar, e o pai, descontrolado, bateu na cabeça do filho com um bloco de concreto. A criança morreu na hora.
Durante a confusão, o homem ainda feriu outros dois filhos, um de 8 anos e uma adolescente de 15, uma vizinha e a mulher dele. Moradores da região ouviram os gritos, entraram na casa e mataram o homem usando pedaços de pau.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Vovô do crime' de 89 anos pode pegar 5 anos por tráfico de drogas

Um senhor de 89 anos de Indiana, nos EUA, confessou a uma corte em Detroit que participou de um esquema de tráfico de drogas, e auxiliava no transporte de mais de 635 kg de cocaína.
Leo Sharp é um dos criminosos mais velhos a serem julgados pela corte. O idoso foi extremamente comunicativo durante a audiência, e afirmou arrependido que nunca havia cometido um crime antes, e que trabalhou para a organização criminosa porque precisava de dinheiro.
“Em seis meses farei 90 anos”, disse Sharp. O homem foi preso enquanto transportava parte da carga, ao ser parado por um policial rodoviário, que foi verificar o que o senhor levava no veículo.
Apesar da pena mínima para esse caso ser de 14 anos de cadeia, os promotores recomendaram apenas 5 anos de prisão, visto a idade avançada de Leo e pelo fato de o senhor ser um veterano de guerra. “Foi uma péssima decisão para ser tomada nesse momento da vida, afirmou o juiz”.
O advogado de defesa, Darryl Goldberg, disse pedirá uma pena ainda menor quando Sharp voltar ao tribunal em fevereiro do ano que vem.

Reprodução Cidade News Itaú 
Leia Mais ››

Prédio de luxo desaba na Colômbia

Um luxuoso edifício residencial desabou, na noite deste sábado (12), na cidade de Medellín, na Colômbia. Embora o imóvel tenha sido esvaziado na sexta-feira (11), quando apareceram fendas na estrutura, autoridades informaram que até 20 pessoas estariam desaparecidas. .

O vice-prefeito de Medellín, Luis Fernando Suárez, explicou que as autoridades já retiraram duas pessoas feridas, uma delas o vigilante do edifício, e que entre os escombros poderia haver entre 15 e 20 pessoas que trabalhavam para resolver falhas da estrutura.

Prédio desabou na noite deste sábado, na Colombia (Foto: AFP)Prédio desabou na noite deste sábado, na
Colombia (Foto: AFP)
Se trataria de um grupo de operários e engenheiros que após o esvaziamento da torre antecipavam trabalhos de reparação das fendas e que foram vistos dentro do edifício minutos antes do desabamento.
O acidente aconteceu na Torre 6 do Edifício Space, projetado pelo arquiteto Nano Forero e construído no bairro de El Poblado, cujos apartamentos tinham um custo de entre 200 e 500 milhões de pesos (entre US$ 106 mil e US$ 266 mil).
As autoridades informaram que os residentes desta torre tinham sido retirados e realocados em hotéis próximos ou residências de familiares, assim como os moradores de todo o complexo e também pessoas de prédios próximos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Escutas mostram que facção criminosa planejava fuga em massa

Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, considerado o chefe da facção criminosa que age de dentro dos presídios paulistas (Foto: Arquivo/G1)Novas escutas gravadas pelo Ministério Público de São Paulo revelam que a facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas planejava há dois anos uma fuga em massa. Em uma das escutas, feita com autorização da Justiça, dois presos falam sobre os preparativos. Eles chamam a Penitenciária de Presidente Venceslau de  “cachorro quente” ou “hot dog”. As informações são do Jornal Nacional.

O serviço de inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou neste sábado (12) ter descoberto um plano de invasão da penitenciária II de Presidente Venceslau para libertar chefes da quadrilha. Os presos comentaram que no próximo dia 24 iriam para casa.
Segundo a polícia, na manhã deste sábado (12), seis presos ligados à quadrilha que comanda os crimes de dentro dos presídios fugiram da Penitenciária de Pacaembu, no interior de São Paulo. Eles foram perseguidos pela Polícia Militar e perderam o controle do veículo que usavam na fuga. Três fugitivos foram recapturados. Outros três detentos escaparam. A cidade de Pacaembu fica na região do presídio de Presidente Venceslau, onde estão os chefes do bando.
STF
Novas escutas gravadas pelo Ministério Público de São Paulo revelam que a facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas tentou entrar na política e se aproximar do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do Jornal Hoje.
O Ministério Público (MP) flagrou um dos detentos conversando com a advogada Lucy de Lima sobre audiência com um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). "Eu escrevi um testamento pra assessora dele, pra conseguir que ela agendasse”, afirmou a advogada na gravação.
Segundo o Ministério Público, a advogada se referia ao ministro Cezar Peluso, que na época era  presidente do STF. Vinte dias depois, o preso voltou a falar com a advogada. "Felipe, acabei de vim (SIC) do homem", disse. "Ele perguntou pra onde aquele amigo do Felipe quer ir. Eu falei aquela (penitenciária) lá de Sorocaba, sabe? Mas ele falou pra falar pra qual quer ir", disse. 
A escuta faz parte de uma megainvestigação de três anos na qual o Ministério Público aponta que a cúpula da facção criminosa comanda, de dentro dos presídios paulistas, o tráfico de drogas e armas, além de ordenar a morte de autoridades, inimigos e policiais. Como resultado da apuração, os promotores pediram a prisão preventiva de 175 integrantes da facção e a transferência de 35 presos para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), sistema em que o nível de isolamento do preso é maior. A investigação foi divulgada na sexta-feira (11) pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Na edição deste sábado (12), o jornal revelou que outra advogada, Maria Carolina Marrara de Matos, disse a outro peso que o irmão dela foi chamado para trabalhar no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski e que pretendia usar o irmão para defender interesses da organização criminosa. Ela afirma que há uma “perseguição" no Tribunal de Justiça de São Paulo e que pensa em uma estratégia para um pedido coletivo no STF.
”Tem meu irmão, que foi chamado para trabalhar com um ministro, o Lewandowski, eu até estava pensando nisso hoje até pra juntar vários pedidos que foram negados", disse.
A organização também tentou se infiltrar na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em uma conversa gravada, dois presos discutiram o apoio a uma candidata. A facção planejava ainda invadir o presidio de Presidente Venceslau para liberar integrantes. Em uma conversa, dois presos conversam sobre a compra de oito fuzis que seriam usados no resgate.
A assessoria do ministro Ricardo Lewandowsky afirmou que ele nunca foi procurado pela advogada Maria Carolina Marrara de Matos e que ele soube que havia um currículo do irmão da advogada no tribunal quando foi procurado pela imprensa. A equipe de reportagem tentou contato com a advogada e com o ministro Cezar Peluso, mas não obteve retorno.
A advogada Lucy de Lima admitiu que defende o preso Edilson Borges Nogueira, a pedido dos familiares dele, e que pediu ao ministro Ayres de Britto o julgamento do habeas corpus do preso, mas ele não julgou o mérito. Ela negou que tenha conversado por telefone com o preso.
Governador
Também dentro da penitenciária de Presidente Venceslau, a investigação detectou um plano para matar o governador Geraldo Alckmin. A ameaça foi feita há 40 dias. Um bilhete escrito por um preso foi interceptado e repassado aos promotores. O bilhete é um dos indícios de que Alckmin é alvo da facção. Em outra gravação, dois integrantes da facção, LH e Tiquinho, chegam a falar que "decretaram" o governador.
“Depois que esse governador entrou aí o bagulho ficou doido mesmo. Você sabe de tudo o que aconteceu, cara, na época que nois (SIC) decretou ele (governador), então, hoje em dia, secretário de segurança pública, secretário de administração, comandante dos vermes (PM), estão todos contra nois", afirmou LH. A gravação foi feita há dois anos.
Alckmin afirmou neste sábado (12) em Aparecida, no interior de São Paulo, que nada mudou em sua segurança. Ele esteve na cidade para acompanhar uma missa. Quem também vive sob constante ameaça, segundo a investigação do MP, é o coordenador das unidades prisionais do oeste do Estado, Roberto Medina.
Crítica
O Ministério Público de São Paulo criticou a decisão da Justiça de rejeitar a denúncia contra 14 dos 175 acusados de integrarem a facção criminosa. Documento obtido pelo G1 mostra que os promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, criticaram a decisão judicial que negou ainda os pedidos de prisões preventivas e de mandados de buscas e apreensões contra parte dos denunciados.
O juiz assessor da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Rodrigo Capez, disse nesta sexta-feira que a denúncia contra 175 suspeitos foi parcialmente negada porque o pedido foi "genérico" e a conduta de cada suspeito não foi suficientemente individualizada pelos promotores.
Por causa da rejeição, a Promotoria informa, em documento redigido na segunda-feira (7), que entrou com recurso “visando a reforma da decisão, com o recebimento integral da denúncia, além do deferimento da decretação da prisão preventiva dos denunciados e a expedição de mandados de busca e apreensão na residência deles”. “O jovem magistrado de primeiro grau não agiu com acerto”, diz o documento.
O MP alega que as prisões e mandados se fazem necessários porque a facção oferece grande perigo à população. O MP cita que a facção é responsável pelas rebeliões em presídios em 2001, atentados em 2006, com mortos e prejuízos financeiros, e a onda de ataques em 2012, com mortes de policiais militares de São Paulo. A conclusão da Promotoria é de que a organização criminosa é "armada, de caráter permanente, destinada à prática do tráfico de drogas e de inúmeros outros delitos”.

O juiz Rodrigo Capez garantiu que não houve intimidação contra o magistrado que negou as prisões e os mandados de busca e apreensão. "Eu posso assegurar que nenhum magistrado se sente intimidado. Isso já faz parte da profissão. O juiz responsável pelo RDD [Regime Disciplinar Diferenciado] tem plena consciência da gravidade das funções que ele exercesse e da repercussão das decisões que ele toma", afirmou Capez.

Entenda o caso
Os promotores pediram a prisão preventiva de 175 integrantes da facção e a transferência de 35 presos para o RDD. Os trabalhos foram conduzidos por 23 promotores e começaram em março de 2010. Além das escutas, foram reunidos documentos, depoimentos de testemunhas e informações sobre apreensões de centenas de quilos de drogas.

A denúncia com os pedidos de prisão foi oferecida à Justiça pelo MP há um mês, em 11 de setembro. O pedido foi negado pelo juiz de Presidente Venceslau. O MP recorreu da decisão no Tribunal de Justiça.

A partir da investigação, os promotores mapearam a estrutura da quadrilha, na qual apontam como chefe Marco Willians Camacho, o Marcola, que está preso faz sete anos. Os promotores também descobriram que a facção controla 169 mil presos e atua em 90% dos presídios paulistas. Fora dos presídios, a facção vende drogas e negocia compra de armas, e mata quem atrapalha os planos da facção.

RDD
A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo disse que pediu a internação de 35 presidiários do Centro de Readaptação de Presidente Bernardes para o regime disciplinar diferenciado, o RDD, mas o pedido foi negado pela autoridade judiciária. O Tribunal de Justiça não se pronunciou sobre o tema.

O advogado de Marcola, Roberto Parentoni, informou que ainda não teve acesso ao conteúdo da denúncia feita pelo Ministério Público Estadual contra seu cliente, e que, por isso, não pode se pronunciar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia registra sete mortes violentas no sábado no RN

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) registrou sete mortes durante o sábado (12) no Rio Grande do Norte. As mortes aconteceram nas cidades de Natal, Mossoró, Santa Cruz, Janduís, Governador Dix-Sept Rosado e Extremoz. As vítimas foram todas homens, mortos por disparos de arma de fogo e a facadas.

A primeira morte ocorreu no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste da capital, onde José Paulino da Silva, de 44 anos, foi morto a facadas na rua Guanabara. O outro homicídio em Natal ocorreu no bairro Igapó, na zona Norte. João Batista Elias Sabino, de 33 anos, foi atingido por tiros e morreu na rua Henrique Dias. De acordo com o oficial de operações do 4º Batalhão da PM, ele não tinha antecedentes na polícia.

Em Extremoz, na Grande Natal, Ivanaldo de Araújo, de 34 anos, morreu após troca de tiros com a Polícia Militar. A vítima e outro homem furaram uma barreira policial e atiraram na guarnição. Após uma perseguição, os policiais cercaram a dupla, que reagiu com tiros e tentou fugir correndo. Ivanaldo foi baleado e não resistiu aos ferimentos. O outro suspeito, de 20 anos, foi preso.

Na cidade de Santa Cruz, na região Agreste, foi morto a tiros Cledenilson Oliveira, de 31 anos. Nos municípios de Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado, ambos na região Oeste do estado, foram mortos com disparos de arma de fogo Wanderson de Sousa Ferreira, de 25 anos, e Luciano Franklin de Oliveira, de 23.

Material foi apreendido dentro de um sítio na zona rural de Janduís (RN), onde suspeito morreu em confronto com a PM (Foto: Capitão da PM Inácio Brilhante)Material estava em Janduís, onde suspeito morreu
em confronto com a PM (Foto: Inácio Brilhante)
A outra morte aconteceu em Janduís, também na região Oeste, onde João Paulo Duarte, de 27 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar. Ele é suspeito de participação no rapto de um gerente no posto bancário do Bradesco da cidade de Areia Branca, crime ocorrido na última quinta-feira (10).

Segundo informações do capitão Inácio Brilhante, a polícia estava monitorando o suspeito desde o início da manhã. Um cerco foi montado no entorno do sítio Retiro, onde outros suspeitos também se encontravam. “Eles perceberam a nossa aproximação e abriram fogo. Revidamos e o João Paulo foi atingido”, confirmou o oficial.

De acordo com o capitão Marcos Carvalho, que também participou da operação, o restante do bando fugiu para dentro de uma região de mata fechada.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››