segunda-feira, outubro 16, 2023

Criminosos armados invadem casa durante a madrugada e executam a tiros, homem de 27 anos em Caraúbas


Caraúbas, cidade distante 72 quilômetros de Mossoró, na região Oeste Potiguar, registrou na madrugada desta segunda feira 16 de outubro de 2023, um crime de homicídio provocado por disparos de arma de fogo. A vítima foi identificada pela Polícia como, Felipe Dantas da Silva, conhecido como “Felipe Cascudo” de 27 anos de idade.


De acordo com a Polícia Militar, “Felipe Caecudo” dormia em sua casa, na Rua José Francisco dos Santos, no Conjunto Josenildo Amorim, quando por volta de 01h30min, criminosos arrombaram a porta da cozinha da casa, entraram e executaram o mesmo com vários tiros.


 Após a execução, os assassinos fugiram com destino ignorado e até o momento não foram identificados. A motivação do crime permanece desconhecida pela polícia. A equipe do Itep unidade de Mossoró, foi ao local onde realizou os procedimentos perícia e recolhimento do corpo para sua sede. A Delegacia da Polícia Civil, deverá instaurar ainda nesta segunda feira, o inquérito policial para investigar o crime. O delegado Rafael Nápolis vai presidir o IP da investigação. Já são 10 inquértos de homicídios instaurados pela Polícia Civil naquela cidade, só este ano de 2023.


Fonte: Icém Caraúbas

Leia Mais ››

Mulher de 42 anos, vítima de bala perdida em Serra do Mel, morre no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró


De acordo com com informações colhidas pelo Blog Fim da Linha, junto a PM, Cássia Gomes da Silva, 42 anos, natural de Areia Branca e residente em Serra do Mel, foi baleada na madrugada de sábado 14 de outubro no Assentamento Banco da Terra, zona rural daquele município.


Ela estaria naquele local, quando ocorreu um ataque a tiros e a mesma acabou sendo atingida no abdômem por uma bala perdida. Cassia foi socorrida por uma ambulância para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.


Na manhã de domingo (15) ela apresentou agravamento em seu quadro clínico, evoluindo para óbito. O corpo de Cassia Gomes, foi removido do necrotério do HRTM, para o IML do ITEP, onde foi examinado e em seguida liberado para seus familiares em Areia Branca, onde ocorreu o enterro. A Polícia Civil vai investigar o crime.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia registra homicidio a bala no Bairro Bacurau em Apodi região Oeste do Rio Grande do Norte


A Polícia Militar registrou na noite deste sábado, 14 de outubro de 2023, mais um assassinato na cidade de Apodi, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. Um homem foi morto com vários disparos de arma de fogo, crime ocorrido no Bairro Bacurau naquela cidade.


Segundo informações, a vítima, Adalberto de Lima Araújo, 41 anos, morador do bairro Cruz das Almas, foi surpreendido pelos criminosos, que se aproximaram a atiraram contra o alvo, que morreu na hora, antes mesmo da chegada do socorro médico.


O local foi isolado pela Polícia Militar, até a chegada da equipe de perícia do ITEP de Mossoró. Uma equipe da Polícia Civil acompanhou o trabalho pericial. O corpo da vítima foi recolhido após a perícia e encaminhado ao IML  para ser examinado e depois liberado.


A Polícia Civil de Apodi vai investigar o crime para tentar chegar ao autor ou autores e descobrir a motivação do crime. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, para que crimes como esse sejam esxlarecidos.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Execução: Paraibanos são assassinados a tiros em comunidade rural de Felipe Guerra na região Oeste Potiguar


A Polícia Militar registrou um duplo homicídio, na noite de sexta feira 13 de outubro de 2023, na Comunidade de Boqueirão, zona rural de Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte. As vítima foram executadas a tiros, por desconhecidos.


De acordo com informações repassadas pela PM, Luciano Severino da Silva, conhecido por “Bodin”, 44 anos e Davi Severino Martins da Silva, conhecido por “Davi”, 16 anos, ambos naturais do estado da Paraíba, estavam na comunidade quando foram surpreendidos pelo criminosos que chegaram e começaram a atirar na direção dos dois.


Bodin e Davi, foram alvejados e morreram no local, antes da chegada do socorro médico. A Polícia informou que Luciano Severido da Silva, tinha passagem pelo sistema prisional e respondia na justiça crimes de latrocínio, Homicídios e Assaltos, mas não sabe se somente ele era o alvo dos atiradores, ou se o menor também era alvo.


Após a perícia os corpos foram removidos do local e encaminhado para exames na unidade do Itep de Mossoró. O órgão vai aguardar a presença de familiares, para liberação dos cadáveres. A Polícia Civil ainda não sabe a motivação das duas execuções, mas trabalha com hipótese de acerto de contas. O caso será investigado.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Jovem morre após perder controle de moto e cair em águas de salina na zona rural de Grossos


Um acidente de trânsito, ocorrido na madrugada deste sábado 14 de outubro de 2023, acabou ceifando a vida de um jovem de 26 anos de idade. O sinistro aconteceu na RN litorânea Dehon Caenga, trecho que liga a Prainha  à comunidade de Barra zona rural de Grossos na região da Costa Branca Potiguar.


A polícia militar foi acionada para o local e apurou que a vítima identificada como Erialdo Junior, de 26 anos, residente naquela cidade, retornava para casa em uma motocicleta, quando perdeu o controle do veículo em uma curva e caiu dentro de um reservatório de água de uma salina.


Uma equipe de socorristas ainda chegou ao local para atendimento a vítima, mas quando chegou nada pode fazer, tendo em vista que o jovem já estava sem vida.


A PM isola o local aguardando a chegada das equipes de perícia e da Polícia Civil. O caso será investigado pela Polícia Civil, que tentar identificar as causas do acidente fatal.






Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Violência no Oeste: Homem de 27 anos é assassinado a tiros em vila de Serra do Mel


Um crime de homicídio com características de execução foi registrado na noite desta sexta-feira, 13 de Outubro de 2023, na cidade de Serra do Mel, a 33 Km de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada e trata-se de Roberto José de Oliveira, de 27 anos de idade.


Ele foi morto em via pública com vários tiros, na Vila Brasília sede do governo municipal. Ainda não se sabe qual teria sido a motivação para o crime e a polícia desconhece a identidade dos autores do assassinato.


Também não há informações sobre a vida pregressa da vítima. A equipe do ITEP juntamente com a Delegacia de Plantão da Polícia Civil de Mossoró foram ao local para realização de procedimentos em locais de crime.


Após a perícia realizada pela equipe do Itep, cordenada pelo perito criminal Clélio Soares, o corpo de Roberto José foi removido e encaminhado para exames de necropsia na unidade do ITEP em Mossoró. A Polícia Civil vai investigar o caso.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Civil prende ex-gerente de banco por furto e estelionato contra idosos em Umarizal


Policiais civis da 73ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Umarizal) deram cumprimento, nesta sexta-feira 13 de outubro de 2023, a um mandado de prisão em desfavor de uma mulher, 29 anos, suspeita por furto qualificado mediante fraude e por estelionato contra idosos.


De acordo com a Polícia Civil, Cristiana Costa Filgueira, é suspeita também de desviar mais de 100 mil reais de um estabelecimento bancária, o qual foi gerente. Ela também poderá ainda responder pelo crime de retenção de cartão magnético de idosos


Durante as diligências, foram encontrados e apreendidos três aparelhos celulares, um notebook, 45 cartões, bem como diversos extratos de transferências bancárias e anotações sobre contabilidade.


Cristiana Costa teve sua prisão decretada pela justiça nesta sexta feira (13) e após ser presa foi encaminhada para a ala feminina da Penitenciária Mário Negócio em Mossoró, onde permanecerá à disposição da Justiça.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem morre após ser pisoteado por touro que levava a matadouro no interior do RN

Daniel Soares da Silva levava o touro para um matadouro no interior do RN — Foto: Redes sociais

Um homem de 38 anos morreu na tarde deste domingo (15) após ter sido pisoteado por um touro na cidade de São Bento do Trairi, na região Agreste potiguar. Após o acidente, que aconteceu no início da manhã de sexta-feira (13), a vítima ficou internada em estado grave no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, mas não resistiu aos ferimentos.


Segundo informações da Polícia Civil, o homem, identificado como Daniel Soares da Silva, levava o touro, que era seu, para o abate em um matadouro no município. Durante o percurso, a vítima acabou perdendo o controle do animal, que o derrubou e pisou em seu corpo. O caso aconteceu por volta das 7h da manhã da sexta-feira.



Ele foi socorrido para Natal e ficou internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Walfredo Gurgel, mas não resistiu aos ferimentos graves e morreu na tarde deste domingo.


Ainda de acordo com populares da região, Daniel era especialista em domar touros, bois e outros animais de grande porte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Instrutor de rapel cai durante descida na ponte Newton Navarro e é internado com fraturas

Instrutor de rapel cai na Ponte Newton Navarro e está internado em Natal — Foto: Reprodução

Um instrutor de rapel de 38 anos caiu de uma altura de aproximadamente três metros na manhã deste domingo (15) na Ponte Newton Navarro, na Zona Oeste de Natal. No momento da queda, ele estava na condução de um grupo de 10 pessoas que faria a descida na ponte. A vítima está internada após sofrer fraturas, mas seu quadro é estável e não corre risco de morte.


Segundo informações da empresa, a vítima atua como instrutor há três anos e fazia o papel de anjo, primeiro instrutor a descer para ajustar as cordas que seriam utilizadas pelos praticantes da atividade. No trecho em questão, a altura da ponte é de cerca de 50 metros. Com muito vento no local, na reta final da descida a corda em que ele estava travou.



Com o instrutor pendurado em uma altura de aproximadamente três meses, outro instrutor que atuava no auxílio ao grupo desceu para tentar retirar o anjo. No momento do resgate, a vítima acabou caindo na plataforma de concreto de sustentação da ponte.


Uma das participantes do grupo, a médica Giovanna Perantoni presenciou o acidente, percebeu a gravidade e foi a pessoa responsável por acionar o Corpo de Bombeiros para o atendimento necessário.


"Naquele momento um travou na descida e o outro foi ajudar, quando o primeiro caiu tinha um tempo para o segundo chegar até ele, mas logo acionei o atendimento móvel, porque mesmo lá de cima percebi a perna virada, logo constatei a fratura", afirmou a médica.


"Além da vítima, ninguém chegou a descer. Foi uma intercorrência, dessas que acontecem em todos os lugares. Ele de fato teve a fratura que constatei, mas o mais importante é que o paciente está bem", completou Giovanna.


Com o impacto da queda sobre uma das pernas, o instrutor teve fraturas no fêmur e na bacia. Ele foi conduzido por uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para receber atendimento.


No momento, o paciente aguarda procedimento cirúrgico para receber alta. O quadro dele é estável e não corre risco de morte.


O g1 RN entrou em contato com o responsável pela empresa que promove o rapel na ponte, mas ele informou que só vai se pronunciar depois de conseguir conversar com o instrutor vítima do acidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é presa após esfaquear 4 pessoas durante festa em Governador Dix-Sept Rosado


Uma mulher de 40 anos foi presa na noite do sábado (14) após esfaquear 4 pessoas durante uma festa na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste do RN.


De acordo com a Polícia Militar, ela teve um desentendimento com os proprietários do local do evento na hora de passar um troco, pegou uma faca do tipo punhal e atingiu 4 pessoas.


As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Algumas precisaram passar por cirurgias, mas o estado de saúde é bom.


À polícia, a agressora alegou que toma remédios controlados e, na ocasião, misturou com álcool. Ela passou por uma audiência de custódia no domingo (15) e foi solta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potigás prorroga prazo de inscrições para patrocínios de projetos socioculturais

Potigás prorroga prazo de inscrições para patrocínios de projetos socioculturais — Foto: Divulgação

A Companhia Potiguar de Gás divulgou nesta segunda-feira (16) a prorrogação do prazo de inscrições para o “Edital Natural Como Fazer o Bem 2023/2024”, concederá apoio financeiro a projetos culturais selecionados. Os interessados têm até às 18h do dia 23 de outubro para enviar os projetos pelo site da Potigás.


O edital irá selecionar projetos incentivados pela Lei Estadual 7.799 (Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo) e pelo Decreto Estadual 30.901 (Programa de Incentivo RN+ Esporte e Lazer Professor Sebastião Cunha), além de projetos sem enquadramento nas leis, com valor de até R$ 10 mil.


Para esse programa, serão selecionados preferencialmente os projetos que tenham como público-alvo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, juventude negra e mulheres negras, comunidades quilombolas e indígenas, povos de terreiro e a comunidade LGBTQIA+, além de projetos que contribuam com a geração de emprego e renda e a sustentabilidade ambiental.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran realiza leilão com 129 lotes entre veículos e sucatas no RN

Pátio do Detran com veículos — Foto: Divulgação/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai realizar nesta quarta-feira (18) dois leilões on-line com 129 lotes entre sucatas e veículos de circulação. Os leilões acontecem às 10h pelo site Lance Certo Leilões (veja mais detalhes abaixo).


Os lotes de sucata, lembra o Detran, só podem ser comprados por empresas devidamente credenciadas pelo órgão. Os outros itens, como motocicletas e automóveis de passeio, podem receber lances de interessados sem esse pré-requisito.


É preciso que o interessado faça o cadastro no site do leilão, pois o cadastro precisará passar por uma aprovação.


O edital do leilão de sucatas pode ser visto AQUI e o de veículos de passeio AQUI, com detalhes sobre modelos e anos de fabricação, por exemplo. Para mais informações, são disponibilizados os telefones (84) 99865-2897; (84) 3223-4146 e o e-mail leilao@detran.rn.gov.br.



Sucatas

No total, são 58 itens destinados à sucata, com lances iniciais de R$ 100. Os lotes podem ser visitados nesta terça-feira (17), das 9h às 17h, na 9ª Delegacia Regional de Santa Cruz/RN, situada na Rua Joaquim Rogério, 270.


As sucatas indicam veículos não recuperáveis, sem direito à documentação, que não poderão ter os motores instalados e regularizados em outros veículos, sendo passíveis somente de desmanche para reutilização de peças e reciclagem de materiais.


Carros e motos

Já em relação aos automóveis de circulação, serão leiloados 71 veículos com lances iniciais de R$ 300 para motocicletas e R$ 1 mil para automóveis de passeio.


Os interessados podem visitar os lotes na terça, no horário das 8h às 16h, no pátio do Detran que fica na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Av. Ruy Pereira Dos Santos, 2565, bairro Olho D’agua.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Foto de Italo Ferreira no eclipse solar teve quatro meses de estudo e 20 montanhas visitadas; veja bastidores

Ítalo Ferreira no eclipse solar anular no interior do RN — Foto: Marcelo Maragni/Red Bull

Algumas das fotos do eclipse solar anular que mais chamaram atenção do público foram as publicadas pelo surfista potiguar Italo Ferreira. Os cliques do campeão olímpico exigiram a escolha de uma montanha após 20 visitadas, estudo da angulação e distância da câmera, além do talento do fotógrafo Marcelo Maragni.


Em publicações nas redes sociais, Italo Ferreira contou um pouco dos bastidores das fotos, que alguns internautas chegaram a achar que eram falsas.


O ponto escolhido para o ensaio fotográfico foi o alto de uma montanha em Monte das Gameleiras, cidade no interior do Rio Grande do Norte, e não em Baía Formosa, onde Italo Ferreira nasceu e mora.



"Essa foto é real, não é montagem. O Maragni, fotógrafo da Red Bull, trabalhou nesse projeto quatro meses e ele teve apenas de 4 a 5 segundos para executar essa foto, que realmente foi uma foto que chocou a internet e chocou o mundo inteiro", disse Italo.


"Eu fiquei muito feliz de fazer parte desse projeto. Teve os imprevistos ali no momento, mas realmente a gente chegou na foto perfeita", completou.


Cinco anos antes

Ao g1, o fotógrafo Marcelo Maragni contou que começou a pensar a foto há cerca de cinco anos, quando soube da previsão do eclipse. "Eu comecei a estudar sobre o eclipse, encontrei na internet as informações detalhadas de localização, horário, inclinação, essas coisas todas", contou.



Ao saber da vista privilegiada do RN, convidou Ítalo Ferreira, potiguar de Baía Formosa, para ser o personagem do ensaio. "Vi que o eclipse ia passar por cima de Baía Formosa. E pensei: 'Ninguém melhor que Ítalo Ferreira para estar nessa foto'. E fui atrás, falei com ele no começo desse ano. Ele topou na hora".


Baía Formosa, no entanto, não proporcionou o ponto ideal para a imagem. E o fotógrafo desbravou algumas serras do estado, como Serra de São Bento e até Araruna, na Paraíba.


"É uma condição muito específica para eu conseguir fazer essa foto. Eu precisava de uma montanha e uma distância grande do ponto onde eu ia ficar, além de uma inclinação precisa para poder conseguir fazer a foto dele aparecendo exatamente no momento certo em que se formava o anel do eclipse", disse.


Dois dias antes, ele foi até o ponto fazer o teste com o "sol normal, para saber se ia bater certinho as minhas medições". "E deu super certo o teste. E na hora também funcionou", disse.


No vídeo divulgado por Italo, Maragnicomenta que "para encontrar o local, eu procurei uma montanha onde eu conseguiria colocar o Italo na montanha e ficar numa distância em que eu conseguiria o sol grande e o Italo relativamente pequeno. E o ângulo certo no momento em que acontece o eclipse".



A montanha escolhida tinha cerca de 650 metros de altura e ventava bastante, o que fez ser necessário Italo segurar com firmeza a prancha. Maragni disse que subiu cerca de 20 montanhas diferentes para encontrar o lugar perfeito.


"A inclinação entre a minha câmera e ele foi de sete graus no horizonte, que era onde iria acontecer esse eclipse", disse Maragni.


Imagem de Ítalo Ferreira no eclipse solar anular — Foto: Marcelo Maragni/Red Bull


Dentro do eclipse

Marcelo Maragni contou ao g1 que a ideia desde o início era colocar Italo "dentro" do eclipse. Mas ele revela que tentou também fazer com que o surfista aparecesse mais claramente na imagem, o que não foi possível.



"Essa foi a ideia desde começo. E eu queria, na verdade iluminá-lo, para aparecer mais o rosto dele. Eu levei uns espelhos para cima da pedra, tentamos iluminar, mas não funcionou. Não foi suficiente o reflexo da luz para iluminar. Tentamos esse recurso que acabou não dando certo, mas ficou a silhueta dele e já ficou legal pra caramba, já deu certo do jeito que a gente queria", disse.


Sobre a repercussão, ele diz que não esperava o tamanho que tomou, mas que a imagem e a notoriedade de Italo ajudaram.


"Eu me preparei, touxe uma coisa que ninguem conseguiu. Acho que por isso que teve uma repercussão tão grande. Acho que também o fato de ser o Ítalo Ferreira, um campeão olímpico, tem uma grande relevância", disse.


Natal foi a capital brasileira com a melhor visualização do eclipse solar anular. No estado, no entanto, Caicó, na Região Seridó, tinha ainda uma melhor vista do fenômeno.


Ítalo Ferreira em ensaio no eclipse solar anular em Natal — Foto: Marcelo Maragni/Red Bull


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potiguar é pedida em casamento durante eclipse solar anular: 'Emocionada'

A potiguar Beatriz Sabino foi pedida em casamento durante eclipse solar anular neste sábado (14). — Foto: Foto: Cedida

Enquanto muitos observavam o eclipse solar anular na tarde deste sábado (14), a potiguar Beatriz Sabino, de 25 anos, estava sendo pedida em casamento. Ela e o então namorado, Maury Lira, de 28 anos, estavam vendo o fenômeno na Base Aérea de Natal. A assistente administrativa olhava para o anel de fogo quando o guia turístico se ajoelhou e a surpreendeu com outro anel: o de ouro.


"Eu pedi a Beatriz em namoro no reveillón de 2018 para 2019, então eu gosto de datas especiais para marcar esses momentos. E aí eu já vinha pensando qual data eu utilizaria para dar mais esse passo na relação, para pedi-la em casamento. Foi quando começaram a surgir as notícias de que aconteceria o eclipse. E aí eu pensei: 'é a oportunidade perfeita. É um evento raro e eu vou conseguir, de forma poética, transportar aquele anel de fogo para o dedo dela, e dessa forma eternizar e consagrar de vez o nosso relacionamento'", detalhou o noivo.



Ele contou que ficou muito nervoso para fazer o pedido. "Eu fiquei muito nervoso, com certeza. Por mais que eu viesse me preparando para isso, esses momentos sempre trazem aquele frio na barriga. A gente nunca está preparado", continuou.


Beatriz contou que já esperava um pedido de casamento, mas não agora. "Fiquei sem ação. Depois que entendi o que realmente era, comecei a chorar e rir ao mesmo tempo. Fiquei bastante emocionada", contou a noiva.


Beatriz olhava para o anel de fogo quando Maury se ajoelhou e a surpreendeu com outro anel: o de ouro — Foto: Foto: Reprodução


A história de Beatriz e Maury começou quando os dois ainda eram crianças. Eles moravam na mesma rua no conjunto Parque das Dunas, na zona Norte de Natal, mas não se falavam. Os dois vieram se aproximar anos depois. "Com o decorrer do tempo nos aproximamos e começamos a conversar em 2012. Em 2017, saímos durante 1 ano como amigos. Em 2018, no mês de julho, começamos a ficar. Depois de 7 meses, ele me pediu em namoro. E aí foram 4 anos de 9 meses até o pedido de casamento", relatou Beatriz.



Os noivos já começaram a planejar a vida a dois. "O plano é morar juntos e investir cada vez mais na profissão. Eu pretendo me especializar na área que estou cursando, psicologia. Quero atuar como psicóloga e ir construir uma boa realidade pra gente", contou a noiva.


"A gente passou 4 anos se conhecendo melhor para ter o máximo de segurança de que é isso mesmo que a gente quer: passar o resto das nossas vidas juntos", finalizou Maury.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Universitários potiguares desembarcam no Brasil após deixar Israel durante conflito

Universitários potiguares desembarcam no Brasil após deixar Israel durante conflito — Foto: Cedida

Dois estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) que estavam participando de um intercâmbio acadêmico em Israel desembarcaram na tarde deste sábado (14) em Fortaleza, no Ceará.


Eles foram repatriados em um dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que está auxiliando na saída de brasileiros do país. Os dois devem chegar ainda neste sábado em Mossoró, no Oeste potiguar.


Francisco das Chagas Barbalho Neto, de 23 anos, é estudante de Biotecnologia, e Roosevelt de Araújo Sales Júnior, de 29 anos, está no segundo ano do doutorado em Ciência Animal. Ambos estavam em Hatzeva, localidade próxima a Tel Aviv, desde o dia 2 de outubro, onde participavam de um período de intercâmbio na comunidade israelense.


Os estudantes deixaram Israel em um avião da FAB que decolou nesta sexta-feira (13) e pousou às 3h da manhã deste sábado no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Este voo trouxe 207 brasileiros que estavam no país e se inscreverem na lista para repatriação.


Do Rio de Janeiro, eles pegaram um voo comercial para Fortaleza, no Ceará, onde pousaram na tarde deste sábado (14). Da capital cearense, Francisco e Roosevelt irão retornar de carro para Mossoró.


Universitários potiguares desembarcam no Brasil após deixar Israel durante conflito — Foto: Cedida


Guerra em Israel

O clima é de guerra em Israel há oito dias. No sábado (7), o grupo terrorista Hamas lançou foguetes contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza, enquanto homens armados invadiam o território israelense por terra, ar e mar. Em seguida, os israelenses revidaram e declararam estado de guerra.


O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, chegou a dizer que a Faixa de Gaza pagaria um "preço pesado, que vai mudar a realidade de gerações".


Em Natal, um grupo de 13 potiguares desembarcou no tarde de quinta-feira (12) no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Os viajantes estavam em Israel para cumprir uma peregrinação religiosa e foram surpreendidos pelo conflito no país.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleições adiadas para conselhos tutelares em Natal e mais duas cidades do RN são confirmadas para 29 de outubro


As eleições para o Conselho Tutelar em Natal, Ceará-Mirim e Areia Branca tiveram a nova data confirmada e vão acontecer no próximo dia 29 de outubro, um domingo. O horário de votação é das 8h às 17h (veja dicas mais abaixo).


A nova data já era prevista, mas o novo cronograma foi publicado pela Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial do Município de Natal.


Prevista inicialmente para acontecer no dia 1º de outubro - como em todo o país -, a eleição em Natal foi adiada por problemas na distribuição de urnas. O adiamento foi recomendado pelo Ministério Público do RN após eleitores enfrentarem problemas na votação.



O mesmo problema aconteceu em Ceará-Mirim e Areia Branca, o que culminou também com os adiamentos. Das três cidades, apenas Natal possui mais que um Conselho Tutelar.


A resolução publicada informa que novamente a votação vai utilizar as urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN). Em caso de falhas técnicas, que impossibilitem o funcionamento das urnas eletrônicas, a votação será feita de forma manual, "com urnas de lona, cabines de votação e cadernos de eleitores alistados".


A mesa receptora será composta em cada sessão por três membros: presidente, mesário e secretário.


A apuração vai ocorrer logo após o encerramento da votação, em local previamente definido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança (Comdica), mediante contagem final dos boletins de urnas extraídos de cada urna eletrônica.


Quem pode votar?

Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no município. O voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato.


O que levar no dia da eleição?

No dia da eleição é importante levar um documento original oficial com foto ou o e-título.


Como consultar o local de votação?

A consulta pode ser feita via Whatsapp, pelo número ☎️3654-5050.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pesquisadores da UFRN testam novo equipamento que traz diagnósticos de sífilis e HIV em única coleta de sangue

Teste desenvolvido pelo Lais/UFRN visa facilitar diagnóstico de sífilis no Brasil. — Foto: Ascom/Lais/UFRN

Uma grupo de pesquisadores do projeto "Sífilis Não", do Laboratório de Inovação Tecncológica em Saúde (LAIS/UFRN), desenvolveu e tem realizado os primeiros testes de um equipamento que verifica, com a mesma coleta de sangue, se o paciente está com HIV e sífilis.


A patente desse "multiteste" - que tem sido feita am parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde - contou também com cooperações de pesquisadores dos EUA e de Portugal no desenvolvimento ao longo dos anos.


Os resultados do funcionamento desse equipamento foram tema de reuniões entre LAIS e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, recentemente.



No encontro, a equipe de pesquisadores da UFRN também demonstrou o resultado a plataforma Salus, para ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde (veja mais abaixo).


O multiteste para sífilis e HIV é, segundo o LAIS/UFRN, mais barato do que os testes atualmente utilizados no Brasil, e traz uma solução por ficar disponível de forma digital no ponto de cuidado, podendo também evitar que outros testes mais caros sejam realizados para fechar o diagnóstico.


Atualmente, os testes no Brasil são importados e descartáveis, não vinculando o teste ao prontuário eletrônico dos pacientes de forma automatizada. Isso cria a necessidade, muitas vezes, da realização de outros testes, segundo o LAIS.


O teste para sífilis já obteve uma primeira publicação científica, na International Journal of Environmental Research and Public Health. O pedido de patente foi feito desde o ano passado.


Segundo o LAIS/UFRN, a publicação é importante por passar por rigorosa avaliação por pares, o que é passo necessário antes da incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Laboratório, a utilização do multiteste poderia render uma economia de mais de R$ 850 milhões nos próximos anos no Brasil.


Plataforma Salus

No encontro, o LAIS também demonstrou a atuação da a plataforma Salus, que controla, integra, monitora e dá transparência para ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde. O Salus já está em funcionamento em 15 estados brasileiros, atendendo a mais de 1.400 municípios, para mais de 64 milhões de pessoas.


LAIS apresentou resultados em encontro no Ministério da Saúde nesta semana — Foto: Divulgação/LAIS


O Salus é uma plataforma digital de vigilância epidemiológica que realiza o monitoramento com base no processamento e na curadoria dos dados da base do e-SUS VE, possibilitando a consulta de maneira integrada por profissionais da rede pública de saúde sobre informações de pacientes diagnosticados com sífilis. Com acesso integrado e unificado de informações, direciona o manejo correto com celeridade no atendimento e acompanhamento do paciente.


O Salus incorpora no SUS a chave para a eliminação da transmissão vertical da sífilis (quando a mulher gestante transmite a sífilis para o seu filho) com o monitoramento baseado na gestão dos casos em tempo real deste agravo – algo fundamental para que o Brasil consiga eliminar a sífilis congênita, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).



O sistema também estabelece uma ponte de comunicação entre a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde, o que possibilita o acesso a dados de interesse da Atenção Primária que são gerados pela Vigilância, como boletins epidemiológicos 100% configuráveis e em tempo real.


Com isso, o gestor público tem uma visão global da situação de saúde do seu estado ou município no tocante aos cenários epidemiológicos, de forma on-line e sem atraso nas informações, aspecto necessário para tomadas de decisões mais efetivas e oportunas.


“Por meio do Salus, fazemos o monitoramento dos exames de pré-natal, sífilis e HIV. A plataforma também foi importante durante a pandemia, com uma maior transparência quanto aos casos de Covid-19 em todas as regiões do país”, explicou o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Comitiva do Exército do DF investiga furto de 21 armas de quartel em SP; 480 militares seguem retidos e são ouvidos

Arsenal de Guerra de São Paulo em Barueri, Grande São Paulo — Foto: Reprodução/Exército brasileiro

Uma comitiva do Exército em Brasília, no Distrito Federal, chegou neste final de semana a Barueri, na Grande São Paulo, para ajudar na investigação sobre o furto de 21 metralhadoras do quartel da cidade.


O órgão vai ouvir os cerca de 480 militares que seguem retidos no Arsenal de Guerra de Barueri desde terça-feira (10), quando uma inspeção interna apontou o sumiço das armas. Eles não podem ir para a casa e tiveram seus celulares confiscados. Familiares têm ido até a porta do quartel pedir informações dos "aquartelados".


A reportagem apurou que o general Achilles Furlan Neto, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), da capital federal, comanda as investigações juntamente com comandantes do Comando Militar Sudeste (CMSE), na capital paulista. O general chegou no sábado (14).


Fontes da reportagem avaliam se o sumiço do armamento ocorreu por alguma falha da segurança do Arsenal de Guerra ou se tem algum militar envolvido no furto.


Publicação do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, sobre furto de armas no Exército — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Apesar de toda a tropa da base de Barueri estar "aquartelada", o Exército não trata a medida como uma prisão. E informou que ela é necessária para tentar localizar e recuperar o armamento. Desapareceram 13 metralhadoras calibre .50, que podem derrubar até aeronaves, e oito metralhadoras calibre 7,62.


Segundo o Instituto Sou da Paz, esse foi o maior desvio de armas de uma base do Exército brasileiro desde 2009, quando sete fuzis foram roubados por criminosos de um batalhão em Caçapava, interior de São Paulo. Naquela ocasião a polícia paulista recuperou todas as armas e prendeu suspeitos pelo crime, entre eles um militar.


Por meio de nota, o Exército informou que o todo o arsenal levado é "inservível", ou seja, não estaria funcionando e passaria por manutenção. Militares ouvidos pela reportagem disseram que as metralhadoras teriam sido retiradas aos poucos do quartel para não chamar a atenção (leia abaixo a íntegra do comunicado).


Na semana que uma conferência interna notou o desaparecimento das metralhadoras do seu paiol de armas, o comandante do Exército brasileiro, general Tomás Paiva, visitava bases militares no estado de São Paulo. Ele não foi ao Arsenal de Guerra em Barueri.


No caso do furto das armas de Barueri há suspeitas da participação de militares. Até a última atualização desta reportagem, no entanto, nenhum suspeito foi identificado ou preso. E nenhuma das metralhadoras havia sido recuperada. Ainda não há confirmação se criminosos entraram na base e se alguma câmera gravou o desaparecimento das armas.


Apesar de não participar diretamente das investigações sobre o furto do armamento do Exército, a Polícia Civil e a Polícia Militar (PM) estão fazendo buscas a procura das metralhadoras.


Neste final de semana, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse que o furto das metralhadoras pode ter "consequências catastróficas" se as armas forem para o crime organizado, podendo colocar em risco a população.


“Ainda não temos informação nenhuma sobre autoria. Sabemos apenas o endereço do quartel e a data indicada como da constatação do furto das armas. A partir dessas indicações preliminares, por meio do 'Muralha Paulista', estamos analisando registros digitais sobre carros e pessoas das vias próximas e de acesso ao local do crime, com o objetivo de identificar alguma anormalidade de interesse policial", disse Derrite ao g1.



O sistema chamado "Muralha Eletrônica" é formado por equipamentos com câmeras de monitoramento acessadas pelas forças de segurança do estado.


Metralhadora .50, de uso restrito das Forças Armadas — Foto: Arte g1


A metralhadora calibre .50, por exemplo, pode disparar 600 tiros por minuto e atingir um alvo a mais de 3 quilômetros de distância. Essa arma também tem poder de fogo antiaéreo. Foi feita para servir de defesa aérea, terrestre e naval.


Mas quando é desviada, ela costuma ser usada por quadrilhas de criminosos especializadas em roubar carros-fortes em rodovias, por exemplo. Esse tipo de ação, no qual bandidos também invadem cidades armados com metralhadoras .50 apoiadas em tripés sobre caminhonetes para roubar bancos, é chamada de 'Novo Cangaço'. O estado de São Paulo já teve registro de casos assim em municípios pequenos.


O que diz o Exército


Imagem aérea mostra estrutura do Arsenal de Guerra de São Paulo em Barueri — Foto: Reprodução/Exército brasileiro


Veja abaixo a íntegra da nota do Comando Militar do Sudeste sobre o caso do furto do armamento em Barueri:


"O Comando Militar do Sudeste informa que, no dia 10 de outubro de 2023, em uma inspeção do Arsenal de Guerra de São Paulo, foi verificada uma discrepância no controle de 13(treze) metralhadoras calibre.50 e 8 (oito) de calibre 7,62, armamentos inservíveis que foram recolhidos para manutenção. Imediatamente, foram tomadas todas as providências administrativas com o objetivo de apurar as circunstâncias do fato, sendo instaurado um Inquérito Policial Militar.



Toda tropa está aquartelada de prontidão (cerca de 480 militares), conforme previsões legais, para poder contribuir para as ações necessárias no curso da investigação. Os militares estão sendo ouvidos para que possamos identificar dados relevantes para a investigação.


Os armamentos são inservíveis e estavam no Arsenal que é uma unidade técnica de manutenção, responsável também para iniciar o processo desfazimento e destruição dos armamentos que tenham sua reparação inviabilizada"..


Fonte: g1

Leia Mais ››