quarta-feira, novembro 16, 2022

Mototaxista é assassinado após ter sua casa invadida por criminosos durante a madrugada em Caraúbas no RN



A cidade de Caraúbas, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou mais um homicídio a bala. O crime aconteceu na madrugada desta quarta feira 16 de novembro de 2022, no Bairro Leandro Bezerra, considerado um dos mais violentos daquela cidade.


O mototaxista Francisco Eudes Figueiredo de 46 anos, foi assassinado a titros, enquanto dormia com a família. Segundo a polícia, criminosos chegaram na casa, invadiram o imóvel e executaram a vítima, que não teve qualquer chance de defesa. A PM suspeita de que a porta da casa estava aberta ou só encontada, uma vez que não havia sinais de arrombamento ao imóvel.


Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia não informou se a vítima tinha ou não antecedentes criminais. O corpo do mototaxista foi recolhido após a perícia do ITEP e encaminhado para exames na sede do órgão em Mossoró. A Polícia Civil daquela cidade vai investigar o crime.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem é preso com sete armas, munição e drogas dentro de casa em Mossoró

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcótico (Denarc) prenderam um homem de 25 anos e apreenderam sete armas, munição e uma quantidade ainda não contabilizada de drogas de posse do suspeito. A prisão aconteceu nesta quarta-feira (16).


Operação em Mossoró apreendeu sete armas — Foto: Divulgação


O suspeito detido é natural de Macaé, no Rio de Janeiro, e estava sendo investigado há cerca de um mês. Ele foi detido por volta das 11h em uma casa no bairro Alameda dos Cajueiros.


"A equipe de investigação tinha uma informação sobre esse suspeito. Eles foram lá para checar a veracidade dos fatos e observaram que o suspeito estava armado em frente à residência. Ao realizar a abordagem, o suspeito franqueou a entrada dos policiais, falando que realmente tinha drogas e armas ali na casa" explicou o delegado Paulo Torres, da Denarc.


Entre as armas encontradas, estavam três revólveres, uma pistola, duas armas caseiras e uma espingarda, além de uma grande quantidade de munição - de calibres 22, 38, 380 e 12.


Os policiais acharam ainda quantidade de drogas, duas balanças, três celulares e uma quantia em dinheiro. Entre as drogas, havia cocaína, maconha e crack.


De acordo com o delegado da Denarc, o suspeito já tem passagens pela polícia e possivelmente integra uma facção criminosa.


No momento da prisão, havia mais duas pessoas na residência. Os dois vão prestar depoimentos para saber se há o envolvimento no caso.


"A gente vai analisar a conduta para ver se vão ficar presos. Se presos, serão encaminhados ao itep e para a cadeia pública", falou o delegado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Professores denunciam falha na convocação de aprovados em concurso da Prefeitura de Natal

Professores aprovados em um concurso da prefeitura de Natal para a rede pública de ensino estão denunciando falhas no processo seletivo realizado pelo município. Os profissionais foram convocados em setembro, com um prazo de 30 dias para enviarem os documentos até assinarem o contrato, mas até o momento não conseguiram começar a trabalhar.


Sala de aula da Escola Municipal Ivonete Maciel, na Cidade da Esperança — Foto: Secom/PMN


De acordo com os educadores, a Secretaria Municipal de Educação (SME) não tem chamado os profissionais aprovados de acordo com a ordem de classificação do processo seletivo, mas de modo aleatório.


Eles alegam ainda que a SME não possui ciência da demanda das escolas e tem solicitado inclusive que os próprios professores convocados busquem essas informações. Outra reclamação é sobre o contato feito pela pasta, que seria apenas uma tentativa de telefonema e nada mais, segundo os convocados.



Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Natal disse que sobre a convocação, o Departamento de Recursos Humanos da pasta "segue todas as orientações estabelecidas para contratação na Portaria nº 153/2022-GS/SME, de 12 de setembro de 2022, publicada no Diário Oficial do Município no dia 13 de setembro do corrente ano".


Segundo a pasta, o departamento de Recursos Humanos da SME-Natal informou que "que ao tempo em que não consegue retorno dos candidatos convocados via e-mail, estabelece contato por telefone, e quando não obtém sucesso, convoca o próximo candidato, uma vez que, existe a necessidade da contratação urgente destes profissionais por parte da SME-Natal".


Celeridade

Os professores, que foram aprovados há quase dois meses no processo, cobram celeridade na contratação.


"[A convocação] dizia que a gente tinha até 30 dias para assinar o contrato. E gerou confusão porque eles demoravam muito para responder. Uma colega minha não teve retorno até agora, se tinham recebido os documentos dela", disse ao g1 uma professora da disciplina de geografia convocada, que preferiu não se identificar.


Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal — Foto: Reprodução/Google Maps


Essa profissional ainda não foi chamada e, em contato nesta semana com a SME, não recebeu indicação de quando assinará o contrato para começar a trabalhar.


"A gente não sabe o que está acontecendo. Temos certeza que não somos os únicos. Essa contratação e encaminhamento estão muito lentos. Eles não têm nem a demanda das escolas", reclamou.

"O processo seletivo passou muita gente, mas a convocação não foi de todo mundo que passou. Hoje [quarta] pedi alguma informação e só me disseram que estão encaminhando de acordo com a colocação e demanda das escolas", concluiu.


Sem respostas e previsão

Um professor da disciplina de artes, que também preferiu não se identificar, contou que seguiu todo o protocolo de entrega de documentação, mas não obteve retorno nenhum quanto à previsão para começar a trabalhar.


"Eu fiz, segui o passo a passo. Outros colegas fizeram. E na mesma publicação dizia que dentro de 30 dias o contrato seria assinado. E criou uma expectativa de sermos convocados e encaminhados para as escolas. Então ficamos aguardando. Alguns de nós tivemos retorno com relação à documentação enviada, outros até o momento não tiveram retorno. Dois meses de atraso do início do trabalho e não há nenhuma previsão concreta de encaminhamento", lamentou.


O professor convocado disse que procurou a SME nesta semana e foi orientado a ele mesmo buscar a demanda de uma escola. Além disso, soube que um amigo que passou em uma colocação inferior à dele no processo seletivo já estava sendo chamado, enquanto ele ainda não recebia retorno.


"Para minha surpresa, encontrei o setor totalmente desorganizado, desarticulado. Ninguém tinha uma resposta clara de qual escola estava precisando de qual professor. Eles não tinham o controle das escolas, um quadro de vagas, de carga horária. Para piorar a situação, quem está la na vez, questionando, eles vão encaminhando, independente da classificação", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem 558 mil pessoas com a D4 contra a Covid-19 em atraso

O Rio Grande do Norte tem atualmente mais de 558 mil pessoas com a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. Os dados são do RN Mais Vacina.


Os números servem como alerta neste momento que o Rio Grande do Norte volta a registrar o aumento de casos da doença e que as autoridades sanitárias orientam quanto à retomada de cuidados especiais para evitar o contágio, como o uso de máscaras em ambientes fechados.


Vacina em Natal, Rio Grande do Norte, RN, contra a Covid-19; vacinação; imunização — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


O pesquisador Leonardo Lima, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), destaca que a imunização da população é a melhor ferramenta para diminuir o impacto de novas variantes do coronavírus. "É importante que a população procure manter o esquema vacinal atualizado, com as duas doses de reforço. E é importante alertar para aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose são os mais vulneráveis para desenvolver casos mais graves", falou.



De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (16), 242.972 estão com a D2 em atraso - as faixas etárias com maior atraso são de 18 a 29 anos (57.217 atrasados) e 5 a 11 anos (53.143 atrasados).


Natal tem 63.744 pessoas com a D2 em atraso; em Mossoró, o número é 19.314.


Considerando a D3, são 719.108 pessoas em atraso. Só em Natal são 206.940.


Quanto à D4, o RN tem 558.453 cidadãos em atraso - sendo 90.727 de Natal. Ainda segundo o RN Mais Vacina, 194.721 idosos (acima de 60 anos) estão com a D4 em atraso no estado.


As outras faixas etárias que chamam atenção são 40 a 49 anos (201.907 atrasados) e 50 a 59 anos - (161.825 atrasados).


Regras para atraso do 1º reforço (D3) ou 2º reforço (D4)

População Adulta +18 e Idosos - Após 4 meses em relação à última dose D2 ou D3

Imunossuprimidos - 28 dias


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mãe desmaia ao ver filha vestida de noiva e vídeo viraliza nas redes sociais

Às vezes, o lencinho é a melhor opção para enxugar as lágrimas dos mais emocionados durante os casamentos. Porém, a emoção foi tanta durante o casamento de Thaís Matos, de 29 anos, e Ricardo Sandim, de 45, que a mãe da noiva desmaiou três vezes durante a festa. Em uma das quedas de pressão, o susto foi registrado quando Denize Matos viu a filha vestida de noiva, minutos antes de subir ao altar.


Depois dos sustos, o único desmaio que foi registrado ganhou as redes sociais. Thaís comenta que foi a própria mãe que compartilhou o vídeo e não esperava tantas visualizações.



"Eu convidei as madrinhas do meu lado, minha irmã e minha mãe para passar o dia comigo. Fazer maquiagem e relaxarmos, todas juntas. Um pouco antes de eu subir ao altar, pedi para cerimonialista reunir as madrinhas, minha irmã e minha mãe para elas me verem de noiva", disse Thais.


"Assim que abriu a cortina, minha mãe teve uma queda de pressão e caiu no chão", detalhou a noiva.

O casamento foi no último sábado (12), mas o vídeo só viralizou nesta quarta-feira (16). Thaís conversou com o g1, e relembrou dos vários sustos da mãe.


"O que rimos no dia, agora todos estão rindo juntos", comentou a noiva.


Momento do desmaio. — Foto: Wesley Bruna Fotografia


Thaís, que é arquiteta, comenta que já esperava que a mãe iria desmaiar. Antes mesmo de chegar ao local da cerimônia, Denize desmaiou no carro. A segunda vez foi quando viu a filha vestida de noiva e, a última, quando viu o neto entrando no casamento com as alianças dos noivos em mãos.


"Minha mãe é super saudável. Ela sempre desmaia quando é exposta a uma emoção muito forte. Já estávamos preparados para caso ela desmaiasse, na segunda vez nós acudimos ela, arrumamos a cabeça e o corpo dela", relembra Thaís.


Casamento de Thais e Ricardo. — Foto: Wesley Bruna Fotografia


Assim que recobrou a consciência, Denize voltou brava com a filha, disse Thaís. "Foi muito engraçado. Caiu toda mole. Abanamos, e ela voltou chorando e brava com a gente porque tinha levado o choque de emoção."


A noiva comentou que todas as madrinhas e a irmã riram muito da situação. "Minha mãe passou a cerimônia toda chorando, muita emoção para ela."


A emoção toda veio no momento em que Thaís realizava um dos maiores sonhos dela, o casamento. A noiva relembra que ia se casar em 2013, mas o noivo faleceu em um acidente um mês antes da cerimônia. Depois disso, o medo tomou conta dela.


"Para eu realizar esse sonho, realizei com muito medo. Então, eu sofri e fiquei com muito medo. Uma realização muito grande. Deu tudo certo, o casamento foi impecável. Apesar dos sustos, foi tudo muito lindo desta vez", finaliza a noiva.


Os desmaios da mãe da noiva foram constantes. — Foto: Wesley Bruna Fotografia


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estado de SP volta a registrar mais de 300 internações por dia por Covid pela 1ª vez desde julho

O estado de São Paulo voltou a registrar nesta terça-feira (15) mais de 300 novas internações por dia de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 pela primeira vez desde 27 de julho deste ano, apontam dados da Secretaria de Estado da Saúde. É a média mais alta em quatro meses.


Profissional de saúde em atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 — Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO


Ainda conforme os dados, 8 em cada 10 internações, tanto em enfermaria quanto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão concentradas na Grande SP. A média na região é de 242 novas internações por dia.


Já na capital paulista, a média de novas internações foi de 195 na terça-feira. O número dobrou em dez dias, já que, em 6 de novembro, a média era de 92 novas internações.


Apesar disso, o número de mortes está em queda, abaixo de 30 óbitos por dia, variando entre 14 e 29.


Internações por Covid em 2022 em São Paulo — Foto: Arte/g1


Internação na UTI

Os dados do governo apontam também que um novo ritmo tem feito a taxa de ocupação de leitos de UTI subir na capital paulista. Até esta terça, a média era de 337 pacientes internados na UTI, sendo a maior média desde 1º de agosto.



Ainda segundo o Censo Covid, desde 1º de novembro, o total de leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com Covid aumentou 23%, passando de 489 para 601. Por isso, a taxa de ocupação está em 56,15%, a maior desde 22 de julho.


Além disso, o total de leitos ocupados aumentou 84%, de 183 para 337.


Segunda dose do reforço é atualmente recomendada para quem tem mais de 40 anos — Foto: Getty Images


Média móvel de mortes em queda

O Brasil registrou na segunda-feira (14) 24 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 688.770 desde o início da pandemia. A média móvel é de 33 mortes por dia, com variação de -32% em relação a duas semanas atrás, o que aponta tendência de queda há 14 dias seguidos.



No total, o país registrou 2.582 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.963.985 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 7.786. A variação foi de +61% em relação à média de duas semanas atrás.


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Em alta (3 estados): AM, PA, RS

Em estabilidade (8 estados): SP, MT, MS, AL, PB, RO, AP, SC

Em queda (5 estados): ES, CE, MA, SE, PR

Não divulgaram até 20h (10 estados e o Distrito Federal): AC, BA, DF, GO, MG, PE, PI, RJ, RN, RR, TO

Médica critica falta de comunicação oficial


A infectologista Luana Araújo criticou a falta de informações oficiais sobre um novo episódio de aumento de casos de Covid-19 no Brasil e disse que a população foi deixada 'à própria sorte' pelos governos.


Em entrevista à GloboNews, Luana alertou para a necessidade de se ter uma comunicação centralizada, que seria de responsabilidade do Ministério da Saúde, para informar a população sobre as fases da pandemia. E criticou o fato de estados terem orientações diferentes sobre a vacinação e medidas de contenção da doença.


"Isso cria uma confusão e gera um amadorismo na vigilância, o que faz com que as pessoas percebam que os casos estão aumentando antes da gente ter uma comunicação oficial de uma perspectiva de aumento de casos, que é o que deveria ter acontecido. Vimos essa onda acontecendo na Europa e nos Estados Unidos em um passado recente, já era para a gente ter compreendido, aprendendo as lições anteriores da pandemia, que isso ia chegar aqui", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial militar é preso em flagrante após atirar e matar outro PM em bar de condomínio em Irajá

Um policial militar foi preso em flagrante após atirar e matar um outro PM em um bar em um condomínio em Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O crime aconteceu na noite de terça-feira (15). O cabo Jonas Barreto Santos, que atirou, foi preso.


A câmera de segurança do local registrou o crime.


O PM que atingiu o colega foi levado para a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que investiga o caso. Ele passou a noite no local e foi levado nesta quarta (16) para o Batalhão Especial Prisional da PM, em Niterói, na Região Metropolitana.


Jonas Barreto Santos, cabo da Polícia Militar, foi levado para o Batalhão Especial Prisional da PM — Foto: Reprodução/ TV Globo


O sargento Sandro Rocha estava no bar do Condomínio Aníbal Porto com a mulher, o filho de 3 anos e uma vizinha quando foi atingido. De acordo com testemunhas, o cabo Jonas Barreto Santos chegou ao local e deu um tiro no peito do vizinho, que morreu na hora.


O PM morto trabalhava no 41º Batalhão (Irajá). O cabo Jonas trabalhava no Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) e não mora no condomínio, de acordo com moradores. Ele vivia em uma outra residência na região.


Desentendimento

A mulher do policial que morreu afirmou que eles tiveram um desentendimento.



“Há três anos, no condomínio que eu morava, meu filho era pequeno, de colo, tinha uns três ou quatro meses, o cachorro da Rafaela, que se diz mulher dele, desse assassino, avançou em mim. O meu marido botou o pé, para o cão não me pegar e nem o meu filho, e ela começou a agredí-lo verbalmente, o xingando de tudo que é nome. E ele falou que estava falando com ela com respeito, e que ela fizesse o mesmo. E ela falou que não ia falar, pois estava acostumada a falar assim com o marido dela. E ele falou: ‘mas o seu marido é obrigado a te aturar e eu não’”, afirmou Juliana Mariano, esposa do policial morto.


Cabo Jonas Barreto Santos, da PM do Rio de Janeiro, foi preso após atirar em colega de corporação em bar em condomínio em Irajá — Foto: Reprodução/ TV Globo


Segundo a mulher do PM, a discussão continuou e envolveu os dois agentes.


“E ela continuou, ele a xingou também. Eles bateram boca, o filho deles chamou o pai, que veio e houve uma discussão entre homens. Mas não teve tiro, não teve faca, não teve agressão física”.


Os dois casais voltaram a se encontrar na noite de quarta.


“Ele tomou essa atitude após ela me ver na quadra, e ficar olhando de cara feia para a minha mesa. Nisso aí foi para o salão de festa, e quando esse infeliz chegou, ele acabou com a vida do meu marido dessa forma cruel", disse Juliana.


Outra testemunha, que ajudou a cuidar do filho do casal depois do crime, contou que viu o que aconteceu no bar.


PM foi morto com um tiro no peito em Irajá, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo


“Eu estava sentada com o filhinho dele. E aí o cara chegou: ‘Pô, está me reconhecendo?’ E tal [Barulho de tiro] A seco. Só vi o sangue escorrendo no peito dele e saí para não deixar a criança ver aquela cena, né? Tudo muito rápido, uma coisa desnecessária. Mesmo que tivesse uma desavença, para que dar esse tiro? A gente estava no bar do condomínio, entendeu? O condomínio tem um bar", contou Sueli dos Anjos, amiga da vítima.


Após atirar, o policial ficou aguardando no local e foi preso.


Os moradores contam que, no momento do disparo, estava acontecendo uma festa no salão do condomínio, com grande movimentação de pessoas.


Além das investigações da Polícia Civil, a Corregedoria da Polícia Militar acompanha o caso e esteve no local após o crime.


PM atirou e matou outro policial militar em bar de condomínio em Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

Influencer Big Jhow é preso na Grande BH por seguir com sorteio ilegal de carro de luxo

O influenciador Elizeu Silva Cordeiro, conhecido como "Big Jhow," foi preso na manhã desta quarta-feira (16), em Esmeraldas, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Alvo da segunda fase da Operação Huracán, a prisão preventiva foi requerida pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).


Falha ao fazer o upload do arquivo "". Invalid response: RpcError
Influencer 'Big Jhow' com carro de luxo que seria rifado — Foto: Instagram/Reprodução


"A prisão foi requerida como garantia da ordem pública porque o influenciador continuou com o sorteio ilegal do veículo Lamborghini mesmo após o sequestro judicial do carro, agora com a promessa de entrega de valor correspondente ao do veículo", explica a polícia.

A decisão foi proferida ainda no domingo, pelo juiz do plantão judicial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT). Segundo o magistrado, o investigado não “respeita as determinações judiciais e os preceitos legais” e “insiste em promover alienação que sabe ilegal”.


“Não se trata de simples rifa de bem de valor desprezível, mas de operação milionária, cujo produto fatalmente terá que ser branqueado”, considerou o juiz.

Dois mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, uma lancha e um jet ski.


Jey ski foi apreendido. — Foto: Divulgação


O mandado de prisão foi cumprido pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil de Minas Gerais (CORE/MG ), no condomínio onde Big Jhow reside, em Esmeraldas.


Não tenho como pagar ganhador de carro

"Antes preciso resolver a ação da Lamborghini, que é meu foco, não estou nem conseguindo dormir direito e preciso resolver isso com vocês, que estão participando", disse o influenciador Elizeu Silva Cordeiro, conhecido como "Big Jhow," em comunicado publicado no último sábado (12) no Instagram.



"Big Jhow" foi preso na última quinta-feira (10) por desobediência, durante uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal contra sorteios ilegais e lavagem de dinheiro.


As ações eram realizadas pela internet e, no dia da operação, ainda estavam ativas as rifas para o sorteio de um carro de luxo, da marca Lamborghini.


Influencer Big Jhow faz comunicado após ser preso pela polícia. — Foto: Redes Sociais


O veículo foi apreendido pela polícia, e agora, Big Jhow disse que não tinha condições de pagar ao ganhador do sorteio, que teria o resultado divulgado neste sábado.


"Foram bloqueadas todas as minhas contas, a Lamborghini foi apreendida, como a maioria de vocês já sabe. Mas eu vou ir até o final dessa ação, não vou prejudicar vocês, que sempre confiaram e participaram dos meus projetos", publicou o influenciador, garantindo que vai finalizar a ação, como combinado.


O comunicado dizia ainda que o ganhador ou ganhadora "não ficará no prejuízo". Ele também informou que entraria em contato com o vencedor para explicar a situação – que teve as contas bloqueadas e o carro aprendido e, por esse motivos, não teria como pagar.


"Mas vou entrar em acordo com a pessoa para poder pagar algum valor, de alguma forma, nem que seja parcelado, do jeito que eu conseguir cumprir o combinado. Me desculpem pelo transtorno, não tenho culpa, mas vou estar sempre procurando a melhor solução, pra que tudo se resolva da melhor forma!", disse Big Jhow, dizendo estar muito triste e que sempre foi honesto.

Operação mira influenciadores

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou na quinta-feira (10), uma operação que mirou dois influenciadores suspeitos de sorteios ilegais de carros e lavagem de dinheiro. Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Vicente Pires, no Distritro Federal, e em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.


Um dos alvos foi o influenciador Elizeu Silva Cordeiro, conhecido como "Big Jhow". Não havia mandado de prisão, mas ele acabou detido por desobediência, após se recusar entregar carros para os agentes que cumpriam os mandados.



Big Jhow foi solto após assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na delegacia.


Ele foi candidato a deputado estadual pelo Solidariedade-MG, nas eleições deste ano, mas não se elegeu.


O segundo alvo foi o influenciador Marcelo Lopes (foto abaixo), que tem 254 mil seguidores em uma rede social.


Influenciador Marcelo Lopes, investigado por realização de rifas ilegais — Foto: Instagram/Reprodução


A ação faz parte da 2ª fase da Operação Huracán, deflagrada em março deste ano (veja detalhes abaixo). Dois veículos da marca Lamborghini, avaliados em R$ 5 milhões, foram apreendidos.


No estado mineiro, os agentes apreenderam uma lancha e um jet ski, avaliados em R$ 700 mil. Também foram bloqueados R$ 12 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.


Carro de luxo é apreendido com influenciador suspeito de fazer rifas ilegais — Foto: Reprodução


Esquema de rifas

Segundo as investigações, entre outubro de 2021 e maio deste ano, o grupo promoveu a lavagem de R$ 12 milhões, obtidos por meio das rifas ilegais, por meio de empresas de fachada.


A polícia afirma que os influenciadores utilizavam um site para a venda dos sorteios e dissimulavam os valores arrecadados em três empresas de fachada, em Taguatinga, no DF, e em Contagem, em Minas Gerais.



Segundo a polícia, as rifas são ilegais porque a distribuição de prêmios por meio de sorteios deve seguir uma série de regras estabelecidas pelo Ministério da Economia, o que não era feito pelo grupo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Consignado do Auxílio Brasil: beneficiários reclamam de desconto indevido ou antecipado de parcelas

Os empréstimos consignados do Auxílio Brasil têm dado o que falar. Nos últimos dias, relatos de beneficiários citando pagamentos adiantados ou indevidos inundaram as redes sociais. E o cenário, segundo a diretora de relações institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, Paola Loureiro Carvalho, preocupa cada vez mais.


Auxílio Brasil - webstories — Foto: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo


"Já havia uma preocupação com o modelo que vinha sendo colocado pelo governo federal, no qual apesar de um relativo controle em relação aos juros, o formato muitas vezes não deixava claro para as famílias os detalhes do compromisso que elas estavam assumindo", conta.


"Um exemplo é que não ficou claro para algumas pessoas que mesmo no caso de serem desligadas do programa, as parcelas do empréstimo continuariam a ser cobradas. Já outras pessoas acabaram surpreendidas pela indicação de um desconto antes da data prevista”, disse a executiva.


Nesta terça-feira (15), somou-se mais uma camada de incerteza: o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual disse que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional.


Aras se posicionou em uma ação, protocolada pelo PDT no STF, que pede o cancelamento do consignado do Auxílio Brasil. Na argumentação do procurador-geral, essa modalidade de consignado fere a dignidade das pessoas, na medida em que leva ao superendividamento de vulneráveis


“O que fez a lei impugnada, ao aumentar os limites para (ou possibilitar) a contratação de empréstimos com pagamento descontado em folha pelo INSS ou pela União (crédito consignado), foi retirar uma camada de proteção a direitos da população hipossuficiente”, escreveu Aras.


Empréstimo negado, desconto cobrado

A maioria dos relatos cita que o desconto da parcela do empréstimo já está prevista para o calendário de novembro, cujos pagamentos começam no próximo dia (17).


“O que impressiona são as diferentes situações. Pessoas que sequer conseguiram sair do processamento do consignado e que não receberam o crédito, começaram a citar a previsão do desconto já neste mês”, disse Paola Carvalho.

Erika da Silva Lima, 21, de Bom Conselho (PE), decidiu pegar o empréstimo para conseguir quitar algumas dívidas. Mas, em vez de dinheiro, conseguiu problemas.


“Entrei em contato com um representante, ele fez o meu cadastro e ficamos aguardando. De início, consegui formalizar a proposta por meio de um link, mas depois de um tempo sem resposta, pedi para que meu representante averiguasse se havia alguma novidade e havia uma nova mensagem, dizendo que eu não tinha margem para empréstimo consignado. Eu, então, pedi para cancelar”, disse Lima.


Mas ela ficou surpresa ao entrar no aplicativo Caixa Tem e perceber que, mesmo com a negativa do empréstimo, o desconto de uma parcela de R$ 260 estava previsto no próximo pagamento do Auxílio.


“Mostrei o extrato de todas as minhas contas para o meu representante e cheguei a ir à Caixa [Econômica Federal] para saber o que estava acontecendo. A instrução foi apenas para que eu esperasse, então é o que estou fazendo”, afirmou.


Situação parecida com a da cabelereira Beatriz Ferreira Pinto Rodrigues, 28. Ela diz que viu no empréstimo a oportunidade para montar seu próprio salão e poder continuar trabalhando.


“Eu fiz uma simulação pelo aplicativo Caixa Tem, mas desde então o sistema só mostra que a solicitação está em processamento, sem dizer se o crédito seria liberado ou não. O problema é que, mesmo sem receber a confirmação ou o dinheiro do empréstimo, o aplicativo ainda indica um desconto de mais de R$ 160 previsto para o pagamento de novembro”, contou.


Mãe de três crianças, Rodrigues planejava pagar as parcelas do empréstimo por meio do próprio trabalho com o salão novo.


“Agora eu já saí do serviço em que estava contratada e estou trabalhando a domicílio, já que tenho as minhas clientes. A ideia seria usar o dinheiro que eu receberia com esses serviços para honrar o compromisso, já que todo o resto do auxílio vai para os meus filhos. Mas agora, só me resta esperar”, disse.


O que diz a Caixa

Questionada sobre os casos e reclamações, a Caixa informou que iniciou o envio de uma mensagem explicativa pelo aplicativo Caixa Tem aos clientes do Consignado Auxílio para que as dúvidas sobre os descontos das parcelas fossem esclarecidas.


“Conforme disposto no Art. 28 da Portaria 816 do Ministério da Cidadania, o primeiro desconto no benefício ocorre no mês subsequente ao do envio das informações pelas instituições financeiras”, afirmou o banco em nota, destacando que os descontos das parcelas do consignado “obedecem a averbação realizada pelos bancos junto à Dataprev”.

Já para aqueles que não reconhecerem a contratação do empréstimo e tenham uma parcela debitada indevidamente, a instrução da instituição é que os beneficiários liguem para os canais de atendimento do Ministério da Cidadania pelo número 121 para verificar a instituição financeira onde o contrato foi celebrado e solicitar o ressarcimento.


“Caso o cliente identifique algum desconto supostamente incorreto no seu benefício na Caixa, o banco solicita que ele se dirija a uma agência com CPF e documento de identificação com foto para que seja providenciada a correção necessária”, disse a Caixa, reiterando que um vídeo para esclarecer as principais dúvidas também foi disponibilizado em seu canal no Youtube.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Consumidores receberão mensagens automáticas de texto em caso de desastre natural, determina Anatel



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às operadoras de telefonia que implementem no Brasil a tecnologia conhecida como "cell broadcasting" para o envio de alertas de desastres naturais à população.


Os usuários de telefone celular passarão a receber mensagens automáticas de texto, em formato pop up, sobrepostas à tela do celular, quando houver algum risco de desastre natural na região em que estiverem.


Segundo a Anatel, a nova opção tem como vantagem a não dependência de cadastro prévio dos consumidores, ao contrário do que acontece com o envio por SMS, por exemplo.


Os alertas serão emitidos pela Defesa Civil e transmitidos pelas operadoras de telefonia.


De acordo com comunicado da Anatel divulgado nesta quarta-feira (16), as operadoras deverão realizar testes e colocar em vigor a nova tecnologia até dia 31 de dezembro de 2023.


Vantagens

O "cell broadcasting" será uma ferramenta adicional de alerta de desastres. O tradicional envio de mensagem de texto (SMS) continuará válido.


As operadoras terão de disparar os avisos de risco de desastre natural para seus clientes automaticamente, a partir do pedido feito pela Defesa Civil. A identificação dos usuários será feita por geolocalização, através das antenas de telefonia.


No "cell broadcasting", há o alcance instantâneo dos celulares das pessoas que estiverem, naquele momento, próximas às antenas de telefonia da região em risco.



A tecnologia permite, ainda, alarme com aviso sonoro, mesmo quando o celular estiver em modo silencioso, além de sobreposição da mensagem de alerta na tela do aparelho celular, independentemente do conteúdo que estiver em uso.


"Tal tecnologia contribuirá para o aumento da eficiência dos órgãos competentes na prevenção de riscos à população", afirma a Anatel em nota.

A tecnologia já foi implementada em alguns países, na busca de trazer efetividade aos avisos prévios de desastres naturais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 5,3%



A Petrobras informou nesta quarta-feira (16) a redução do preço do gás de cozinha (GLP) vendido às distribuidoras. A partir de quinta (17) o preço médio passará de R$ 3,7842/kg para R$ 3,5842/kg – uma redução de 5,3%.


Com a redução, o preço médio cobrado pela Petrobras no botijão de 13 kg passa a equivaler a R$ 46,59.


"Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio", afirma a estatal em nota.


Histórico de preço

A redução anunciada nesta quarta-feira é a quarta consecutiva. O preço do GLP havia sido alterado pela última vez no dia 22 de setembro, quando o quilo passou de R$ 4,0265 para R$ 3,7842, equivalente a R$ 49,19 por 13 kg.


Antes, no entanto, vinha em trajetória de alta: em março, o gás de cozinha vendido pela Petrobras havia sido reajustado em 16,1%. Em outubro do ano passado, a alta havia sido de 7,2%. E em julho do mesmo ano, de 6%.


Preço ao consumidor

Na semana encerrada em 12 de novembro, o botijão foi vendido, em média, a R$ 110,42 no país, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Desse valor, R$ 49,19 referem-se à Petrobras.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos neste ano

Os brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos desde o início deste ano. O valor foi atingido às 3h07 desta quarta-feira (16), segundo cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2021, a marca só foi alcançada em 20 de dezembro.


Painel do Impostômetro atinge R$ 2,5 trilhões — Foto: Reprodução


O valor corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições.


De acordo com a avaliação do economista da ACSP, Marcel Solimeo, a antecipação do montante está relacionada aos efeitos da inflação, uma vez que os tributos indiretos, tais como ICMS, incidem sobre o preço final. Além disso, esse resultado também se explica por fatores como a recuperação da atividade econômica e bons resultados de grandes empresas.



“O maior crescimento da arrecadação ocorreu na esfera do governo federal, que fica com cerca de 66% da tributação total, embora redistribua parcela dessa receita para estados e municípios. Além da carga tributária da ordem de 40% do Produto Interno Bruto (PIB), muito elevada para um país emergente como o nosso, onde os contribuintes têm ainda um alto custo para pagar os tributos, além de se sujeitar a multas, devido à complexidade da tributação”, disse.


Ainda segundo Solimeo, os dados mostram um crescimento da ordem de 11% na arrecadação total. Ele avalia, ainda, que a arrecadação seria maior se não tivesse ocorrido, nos últimos meses, a redução das alíquotas dos tributos sobre energia, telecomunicações e combustíveis, que têm peso relevante na receita dos estados.


O Impostômetro

O impostômetro foi criado em 2005 e busca estimar o valor total de impostos, taxas, contribuições e multas que a população brasileira paga para a União, os estados e os municípios.


O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br). Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.



O painel físico do Impostômetro está localizado na Rua Boa Vista, 51, Centro Histórico de São Paulo - anexo ao edifício sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).


Fonte: g1

Leia Mais ››

PGR ouve Carla Zambelli sobre deputada ter sacado arma e perseguido homem em SP



A Procuradoria-Geral da República tomou o depoimento da deputada Carla Zambelli (PL-SP) sobre a perseguição armada contra a um homem, em São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições. Ela foi ouvida por videoconferência, já que está nos Estados Unidos.


A informação foi confirmada pela assessoria da deputada. A PGR não se manifestou. O depoimento foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, relator de um pedido de investigação contra a parlamentar feito pelo PT e advogados.


A partir do depoimento, a PGR deve avaliar se pede uma investigação formal da parlamentar, ou se é o caso de seguir com uma apuração formal ou arquivar os fatos.


Segundo a assessoria da parlamentar, Zambelli explicou porque sacou a arma e defendeu que a conduta não se revestiu de nenhuma ilegalidade.


A nota da assessoria afirma que a deputada lembrou que estava acompanhada do filho, que foi ameaçada e recebeu ofensas à sua honra. A deputada teria dito ainda que no dia anterior aos fatos teve seu número de telefone divulgado em redes sociais, tendo recebido inúmeras mensagens com ameaças de morte e xingamentos.


A assessoria afirmou também que a “defesa da deputada esclarece que não existe nenhuma ação penal em andamento, tratando-se tão somente de um procedimento de apuração preliminar, a qual acredita conduzirá ao arquivamento do caso”.


Apuração

Na decisão em que autorizou a oitiva, Gilmar Mendes disse que os fatos em questão envolveriam, em tese, os delitos de porte ilegal e disparo de arma de fogo.


O ministro citou que o caso deve ser investigado pelo STF porque os fatos ocorreram “no exercício do atual mandato de parlamentar federal e em razão de discussões políticas relativas às eleições e ao posicionamento político-partidário da Deputada Federal”.


Segundo o ministro, o depoimento imediato da deputada é medida necessária e adequada para esclarecer eventual investigação. Mendes disse que é preciso imprimir celeridade na apuração dos fatos.


“Ainda que tal depoimento já tenha sido prestado em primeiro grau, a reinquirição da parlamentar pelo promotor natural do caso constitui medida útil ao regular desenvolvimento das investigações, razão pela qual deverá ser imediatamente realizada pela PGR, tendo em vista inclusive a relevância do caso e a necessidade de se imprimir um ritmo adequado a este procedimento investigativo, em observância à dimensão objetiva do princípio da razoável duração do processo”, escreveu.


Fonte: g1

Leia Mais ››