sexta-feira, agosto 26, 2022

Em Brejinho, Jorge do Rosário conta com a força política de Nego de Tota e Fábio Fagundes



Um dos vereadores mais votados do município de Brejinho, no agreste potiguar, Nego de Toda vai apoiar Jorge do Rosário em sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa.


O vereador disse que Brejinho é um município carente e precisa de um parlamentar que proponha projetos de lei que atendam aos interesses da população de Brejinho e de outros municípios do interior do Rio Grande do Norte.


Nego de Tota deixou claro que acredita no projeto de Jorge do Rosário e se identifica com sua história de vida. "Jorge tem uma história de vida bonita, é filho de pedreiro e construiu a vida trabalhando. É um grande empresário e não precisa da política, ele está na política porque quer ajudar as pessoas", disse.


Em Brejinho, Jorge também conta com o apoio de Fábio Fagundes, suplente de Nego de Tota. Os dois querem mostrar força e dar uma grande votação a Jorge do Rosário.

Leia Mais ››

Avante tem 2 nomes entre os 12 mais citados na pesquisa Seta para deputado estadual



O Partido Avante estabeleceu a meta eleitoral de eleger 2 deputados estaduais no próximo dia 02 de outubro e os últimos números da pesquisa SETA/Band, divulgada na noite de quinta-feira (25), indicam que esse objetivo é uma realidade e pode se concretizar.


O Avante colocou Jorge do Rosário em 3º, com 1.6%, e Aline Fernandes em 12º lugar, com 0.9%, entre os preferidos do eleitorado potiguar. Ainda do Avante, apareceram no levantamento os candidatos Eucana Samuel, com 0.3%, Paulinho e Sérgio Rocha com 0.1%.


Levando em consideração levantamentos eleitorais de outros institutos, o Avante também emplacou nomes como Alisson, Nina Campello e Bolota.


Presidente estadual do Avante e candidato a deputado estadual, Jorge do Rosário disse que a meta eleitoral traçada pelo partido está cada vez mais próxima de ser alcançada. “ Eu não tenho dúvidas de que vamos fazer dois deputados estaduais”, garante.







Leia Mais ››

Confiança do comerciante cai, após quatro meses de altas

Os comerciantes brasileiros ficaram menos otimistas em agosto, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,8% em relação a julho, para 124,0 pontos, na comparação com ajuste sazonal, o primeiro recuo após quatro meses seguidos de altas. Na comparação com agosto de 2021, o indicador subiu 7,8%.


Embora confiança do comércio tenha registrado queda, consumidor está mais disposto a compras


Segundo a CNC, os varejistas mostraram-se cautelosos em agosto, apesar da injeção de recursos do Auxílio Brasil.


Na passagem de julho para agosto, o componente que avalia as Condições Atuais do Empresário do Comércio recuou 2,3%, para 107,3 pontos, com piora nos três quesitos: economia (-2,5%), setor (-2,8%) e empresa (-1,8%).


O componente que mede as Expectativas do Empresário do Comércio teve uma queda de 2,4%, para 153,0 pontos, com perdas também nos três quesitos: economia (-3,1%), setor (-2,5%) e empresa (-1,7%). 


O componente que mostra as Intenções de Investimentos caiu 0,5%, para 111,7 pontos, com reduções nos itens contratação de funcionários (-1,3%) e estoques (-1,0%), mas avanço no item empresa (0,9%).


Para a CNC, a inflação e os juros altos têm atuado como limitadores do poder de compra das famílias, principalmente entre as de menor renda, a despeito da injeção de recursos na economia e no comércio derivada das medidas extraordinárias de governo e da recuperação do emprego.


"Os níveis de endividamento e inadimplência mais elevados do que nos anos anteriores, especialmente entre as famílias de rendas média e baixa, também podem reduzir o impacto positivo no comércio das maiores transferências de renda", apontou a CNC, em nota.


O levantamento mostrou piora nas expectativas para o desempenho do comércio em todas as regiões do País, o que não ocorria desde o período entre março e abril de 2021, quando o Brasil atravessava a segunda onda da covid-19, apontou a economista Izis Ferreira, responsável pela pesquisa da CNC.


Embora as expectativas dos comerciantes da Região Norte apresentem o porcentual mais elevado, aos 165,8 pontos (em que uma escala de 0 a 200 pontos), o indicador teve a maior queda regional, com redução de 3,3% em agosto ante julho.


"A diminuição das expectativas desses lojistas para os próximos meses ocorreu mesmo com seus negócios situados nos Estados onde estão sendo pagos os maiores valores do Auxílio Brasil em comparação às demais regiões, que, conforme dados do mês passado do Ministério da Cidadania, foram em média de R$ 445 por beneficiado", observou Izis Ferreira, em nota oficial.


A segunda maior queda das perspectivas para o comércio ocorreu entre os empresários da Região Sudeste, -3%, a despeito de a região englobar três dos cinco estados com maior número de famílias beneficiadas pelo atual programa de transferência de renda: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Nordeste, o índice ficou em 158 pontos, com queda de 2,3%.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Ministro do TSE manda tirar do ar publicações com informações falsas sobre o e-Título

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta quinta-feira (25) a retirada, das redes sociais, de postagens com desinformação sobre o e-Título. A decisão atende a um pedido da coligação que apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Aplicativo e-título será aceito em zonas eleitorais em 2022 — Foto: Igor do Vale / G1


O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral que disponibiliza a versão eletrônica do título eleitor. Para ter acesso ao documento, basta ter um registro na Justiça Eleitoral.


As postagens foram feitas pela deputada Carla Zambelli e pelo candidato a deputado federal pelo PL do Espírito Santo Darcio Bracarense. No material publicado, eles alegam que o aplicativo teria um QR Code que contabilizaria de forma automática votos em benefício do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.



O ministro Raul Araújo afirmou que as postagens têm conteúdo “evidentemente falso”.


“Verifica-se, de plano, que as publicações impugnadas – embora em formatos diversos – transmitem o mesmo conteúdo evidentemente falso, de que os novos títulos de eleitores possuem QR Code com o nome ou sigla em referência ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, direcionando a este o voto”, escreveu.


Ainda na decisão, Raul Araújo explicou que o QR Code serve apenas para autenticação do título digital.


“O QR Code no título de eleitor é uma função incorporada em virtude das atualizações tecnológicas, como ocorreu com a Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo. Esse código serve apenas para autenticar o documento na Justiça Eleitoral. Assim, ao ler o QR Code tanto no aplicativo e-Título como no título impresso, o que vão aparecer são os dados pessoais do eleitor e as informações sobre local de votação. A ferramenta não substitui a urna eletrônica, não é usada para contabilizar votos e não interfere na votação em si”, prosseguiu.


Para o ministro, as publicações representam interferência negativa na eleição, o que justifica a atuação da Justiça Eleitoral.


“As publicações impugnadas, de fato, são manifestamente inverídicas, resultando, em alguma medida, repercussão ou interferência negativa no pleito, o que é objeto de preocupação da Justiça Eleitoral. Não obstante o princípio da interferência mínima desta Justiça Especializada, a proteção ao direito da veracidade da informação e da honra dos atores do processo eleitoral é uma diretriz para que a Justiça Eleitoral exerça seu papel de reguladora pontual do certame”, completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso suspeito de jogar namorada de ponte em Manaus

Um homem de 20 anos foi preso suspeito de ter empurrado a namorada, uma jovem de 21 anos, de uma ponte na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus. O crime ocorreu na tarde do último domingo (21). De acordo com a polícia, a vítima está internada em estado grave em um hospital da cidade.


Ponte Sete de Setembro, Centro de Manaus — Foto: Ive Rylo/G1 AM


A Polícia Civil informou que após o ocorrido, o suspeito foi ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e disse que a jovem havia tentado cometer suicídio na ponte. Entretanto, policiais militares foram ao local e constataram que a vítima havia sido empurrada da ponte pelo homem.



Com base nisso, o suspeito foi encaminhado ao Plantão de Vulneráveis (PLV), da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), para procedimentos cabíveis.


A delegada titular da DECCM Centro-Sul, Kelene Passos, esclareceu que a jovem está internada em uma unidade hospitalar, em estado grave.


A motivação do crime não foi esclarecida pela autoridades.


O homem foi autuado por tentativa de feminicídio e encaminhado para audiência de custódia, onde o Poder Judiciário converteu o flagrante em prisão preventiva.


Fonte: g1

Leia Mais ››