segunda-feira, maio 13, 2019

Prefeito Ciro Bezerra acompanha recuperação de estrada vicinal da Zona Rural do Município de Itaú-RN



Durante esta segunda-feira (13), o Prefeito Ciro Bezerra acompanhou o trabalho de recuperação da estrada vicinal do sítio Jerusalém, Zona Rural do município de Itaú-RN.

A cada chuva que caí no município as estradas da Zona Rural ficam quase que intransitáveis devido à destruição provocada pela água, trazendo transtornos para os agricultores que precisam fazer uso do percurso para suas atividades.

Embora a estrada seja considerada um atalho, tendo em vista a mesma passar por dentro do açude currais, que há alguns anos não atinge um volume considerável de água para interromper a passagem de transportes, a mesma é o caminho mais curto para se chegar aos sítios e adjacências, vem sofrendo com os estragos provocados pelas chuvas.

Assim, o prefeito Ciro Bezerra ordenou a recuperação da estrada para dar melhor conforto e tranquilidades aos moradores da Zona Rural.

Assim como o sítio Jerusalém, várias outras estradas recebem a ação de recuperação de acordo com a disponibilidade das maquinas da secretaria municipal de agricultura.

“A gente sabe o quanto é importante dar boas condições as estradas do nosso município, tendo em vista, o trabalho executado pelo homem do campo, que todos os dias passam por esse caminho para alimentar o seu rebanho, cuidar das vazantes, etc., e o desgaste causa transtornos para os agricultores, por isso é importante a atenção da dada pela prefeitura através da secretaria de agricultura, melhorando e facilitando a vida do homem do campo”, apontou Ciro.






Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Documentário sobre a vida e carreira de Michael Schumacher será lançado ainda este ano

Será lançado ainda este ano um documentário sobre a vida e carreira do heptacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher. Produzido pelos cineastas alemães Benjamin Seikel e Vanessa Nocker, o filme se chamará "Schumacher" e está em fase de pós-produção.

Documentário sobre a vida e carreira de Michael Schumacher será lançado ainda este ano
Foto: Getty Images

A obra tem apoio da família do maior campeão da história da Fórmula 1, e serão exibidas entrevistas da esposa Corinna e dos filhos Mick e Gina-Maria. Além deles, foram ouvidos para o documentário diversos personagens marcantes na trajetória do alemão, hoje com 50 anos.

Michael Schumacher no GP da Alemanha de 2004 — Foto: Clive Rose/Getty Images
Michael Schumacher no GP da Alemanha de 2004 — Foto: Clive Rose/Getty Images

O documentário tem a produção executiva do estúdio inglês Rocket Science, e será exibido pela primeira vez durante o Festival de Cannes, na França. Em seguida, o filme será comercializado.

"O filme explora as muitas facetas desse homem complexo - o implacável piloto de Fórmula 1, o ambicioso garoto com o sonho, o mecânico realista, o confiável integrante de equipe e o devotado amigo e pai", informou o Rocket Science.

Assessora da família Schumacher, Sabine Kehm é sombra de Mick Schumacher — Foto: Pedro Lopes
Assessora da família Schumacher, Sabine Kehm é sombra de Mick Schumacher — Foto: Pedro Lopes

Empresária de Schumacher, Sabine Kehm se mostrou muito satisfeita com o trabalho feito pelos responsáveis do filme:

- A excelente carreira de Michael merece ser comemorada 25 anos depois de ele ter conquistado seu primeiro título mundial de sete. Estamos felizes que este filme estará nas mãos de profissionais tão ambiciosos e sensíveis.

Estado de saúde de Michael Schumacher segue um mistério — Foto: Getty Images
Estado de saúde de Michael Schumacher segue um mistério — Foto: Getty Images

O estado de saúde de Michael Schumacher continua um mistério. Em 29 de dezembro de 2013, o alemão teve um grave acidente de esqui na França e sofreu sérias lesões cerebrais. Depois de ter ficado em coma por seis meses, Schumacher voltou para casa, mas, desde então, a família mantém um silêncio cerrado sobre as condições do ex-piloto.

Até hoje, Michael Schumacher é o maior vencedor da história da Fórmula 1, com 91 vitórias. O alemão foi campeão mundial em 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. A última corrida disputada por Schumi foi no Brasil, em 2012.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Potiguares receberão alertas de desastres pelo celular


Os potiguares podem se cadastrar para receber no celular alertas de riscos e desastres naturais a partir desta segunda-feira (13). O Rio Grande do Norte aderiu ao programa de emissão de SMS gratuito à população com informações da Defesa Civil. Transmitidas aos telefones celulares por SMS, as mensagens informam previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, riscos de inundação, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de risco à população.

“Trata-se de mais uma ferramenta para propiciar ações efetivas da Defesa Civil do Estado trazendo, dessa forma, uma tranquilidade a mais para a população”, ressaltou o coordenador Estadual da Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcos de Carvalho. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas são divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelos órgãos de Defesa Civil nos estados.

Os interessados em receber as mensagens devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) do município em que mora. O usuário receberá então uma mensagem informando que o celular está apto a receber os alertas. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber os alertas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Pedidos de recurso e revisão do INSS passam a ser feitos por internet

Resultado de imagem para Pedidos de recurso e revisão do INSS passam a ser feitos por internet

A partir de hoje (13) os pedidos de revisão de valor do benefício, de recursos e de cópia de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser feitos apenas pela internet, no Meu INSS, ou pelo telefone 135.

A estimativa do INSS é que atualmente esses serviços levem mais de 70 mil pessoas por mês às agências. Com as solicitações feitas pela internet ou telefone, o órgão espera melhorar o atendimento ao público e poupar trabalho e gastos aos cidadãos que precisam se descolar em busca de uma agência do órgão.

A mudança faz parte do projeto de transformação digital implantado pelo INSS para ampliar a oferta de serviços digitais.

Como acessar o Meu INSS

O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. Para usar o serviço é preciso se cadastrar e obter uma senha no próprio site. Também é possível obter a senha no internet banking de instituições da rede credenciada que são Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi. Em caso de dúvida, basta ligar para o 135.

Para acessar os serviços de cópia de processo, revisão e recurso basta ir em Agendamentos/Requerimentos, escolher o requerimento ou clicar em Novo Requerimento, atualizar os dados caso seja pedido e, em seguida, escolher a opção Recurso e Revisão ou Processos e Documentos. Este último é para aqueles que buscam uma cópia de processo.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Chuvas no mês de abril no RN superaram o esperado

A equipe de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou nesta segunda-feira (13) a análise da quantidade de chuvas do último mês de abril no estado. De acordo com os dados, o volume superou em 3,1% a média esperada. A análise revela que as chuvas intensas ocorreram devido à atuação do sistema meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), influenciada pelo aquecimento das águas superficiais do Oceano Atlântico, na parte Sul e mais fria do que o normal na bacia Norte.

FOTO: NEY DOUGLAS

Nas regiões de Mossoró, Grande Natal e na Microrregião de Serra de Santanta foram observadas chuvas acima de 200mm. “Ocorreram alguns episódios de chuva intensas, com destaque para os municípios de Acari, com acumulado de 286,4mm, Currais Novos com 249,6mm (chuva que recuperou de forma expressiva o armazenamento de água no reservatório Dourados), Santana do Matos com 294,3 mm (influenciou no arrombamento de uma rodovia) e Natal, onde o acumulado no mês foi de 470,7mm”, destacou o gerente do setor, Gilmar Bristot.

Alguns bloqueios atmosféricos, que ocorreram devido a intensificação do fenômeno El Niño no final de março e começo de abril, prejudicaram a ocorrência de chuvas com mais intensidade nas regiões do Alto Oeste e algumas áreas Central e Borborema. Nessas regiões as chuvas acumuladas foi entre 100 a 150 milímetros, observando-se desvios negativos.

“A intensificação do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, durante o final de março e início de abril, causou bloqueios atmosféricos parciais sobre a região Nordeste, prejudicando a ocorrência de chuvas com mais intensidade e melhor distribuição”, disse Bristot.

Os valores médios da chuva observada para as diversas regiões, suas médias históricas (dados do período de 1963 a 2007) e os desvios são os seguintes: no Oeste, a média observada foi de 150,4 mm, para uma média esperada de 178,3mm. Portanto, um desvio negativo de 15,7%. Na região Central, a média observada foi de 147,3mm, para uma média esperada de 151,4 mm, um desvio de menos 2,7%. No Agreste, a média observada foi de 144,3mm, para um registro positivo de 130,4mm, mais 10,7%.  No Leste a média observada foi de 238,7mm, para um registro de 200,3 mm, um registro negativo de apenas 2%.

fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

UFRN, Ufersa e IFRN apresentam a deputados federais relatório com impactos do corte no orçamento

Reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) entregaram nesta segunda-feira (13) para deputados federais do Rio Grande do Norte um documento que aponta o nível de atuação atual e os possíveis impactos que serão causados nas instituições pelo corte anunciado pelo Ministério da Educação de 30% no orçamento previsto para 2019.

Reunião entre reitores dos institutos federais do RN com a bancada federal potiguar na Câmara dos Deputados — Foto: Cícero Oliveira
Reunião entre reitores dos institutos federais do RN com a bancada federal potiguar na Câmara dos Deputados — Foto: Cícero Oliveira

O documento mostra, de forma resumida, a atuação e o alcance das instituições públicas federais em todo o Rio Grande do Norte. Os números presentes no relatório apontam que UFRN, Ufersa e IFRN tem 41.456 estudantes matriculados atualmente, o que representa 36% do total de estudantes do ensino superior no estado. O relatório indica ainda que as instituições formaram 6 mil novos profissionais em 2017.

Estiveram presentes na reunião com os reitores os deputados Rafael Motta (PSB), Natália Bonavides (PT) e Benes Leocádio (PTC), além do senador Jean-Paul Prates (PT). O senador Styvenson Valentim (PODEMOS) enviou um representante.

A análise também reitera que 31 das 71 formações disponíveis nas três instituições são exclusivas, como por exemplo os cursos de química, física, matemática, agronomia, economia, artes, música e engenharias biomédica, materiais, de alimentos, pesca e de telecomunicações. A atuação na formação de professores, o índice crescente de publicações científicas, de pós-graduações, de pesquisa e extensão também são detalhados no documento.

As instituições federais apontam que na prática o bloqueio orçamentário representa uma porcentagem mais elevada em função de algumas áreas terem sido preservadas do corte, como assistência estudantil e pagamento de pessoal. Com isso, os cortes reais em custeio e capital representam respectivamente 33% e 44% na UFRN, 30% e 50% no IFRN e 35% e 48% na Ufersa.

Com o corte de 30%, o impacto total no RN é de aproximadamente R$ 109 milhões, com R$ 21 milhões de investimento em obras, aquisição de livros, entre outros, e R$ 78 milhões para custeio com pagamentos de terceirização, água e energia. Segundo os reitores, o corte previsto vai deixar inviável o funcionamento das instituições e provocará impactos também na economia do estado, já que a rescisão de contratos com as empresas de terceirização pode acarretar desemprego para mais de 2 mil pessoas.


Os dados do documento serão apresentados pelos deputados federais ao Ministério da Educação (MEC). “Precisamos discutir o porquê desses cortes, que têm causado um apagão científico em nosso país. Essa situação vai fechar as portas das instituições que são parceiras do estado e fazem com que os seus alunos tenham ascendência social”, disse o deputado federal Rafael Motta.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em protesto contra a Reforma da Previdência, policiais civis interrompem serviços e fecham delegacias no RN

Policiais civis do Rio Grande do Norte aderiram ao protesto nacional contra a reforma da previdência que vem sendo realizado nesta segunda-feira (13) e fizeram uma caminhada no centro da capital potiguar. Segundo o Sindicatos dos Policiais Civis do RN (Sinpol-RN), algumas delegacias foram fechadas em Natal e Mossoró.

Em Natal, policiais civis saíram em caminhada pelas ruas do centro da cidade — Foto: Sinpol-RN
Em Natal, policiais civis saíram em caminhada pelas ruas do centro da cidade — Foto: Sinpol-RN

Em Natal, para garantir o atendimento à população, principalmente os casos de flagrante, a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) determinou a abertura das duas DPs de plantão da cidade, que devem funcionar 24 horas. A Plantão Zona Sul funciona na Av. Interventor Mário Câmara, nº 2550, na Cidade da Esperança. E a Plantão Zona Norte fica na Av. Dr. João Medeiros Filho, nº 2141, no bairro Potengi.

No Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil, algumas delegacias também não abriram nesta segunda — Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi
No Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil, algumas delegacias também não abriram nesta segunda — Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi

Ainda segundo o Sinpol-RN, estão fechadas a 2ª DP (Brasília Teimosa), 7ª DP (Quintas) e 11ª DP (Pitimbu). No Complexo de Delegacias Especializadas, na Av. Ayrton Senna, algumas delegacias também não abriram nesta segunda.

Em Mossoró
Em Mossoró, as delegacias especializadas também amanheceram fechadas ao público. Na Delegacia de Furtos e Roubos (Defur), agentes estiveram no prédio, mas o portão permaneceu fechado. Na 1ª DP, os agentes também paralisaram as atividades. Lá, apenas os casos de flagrante estão sendo registrados. A Delegacia Regional de Mossoró tem cerca de 60 agentes, espalhados pelas cidades da região, e parte deles se reuniu no prédio, no centro da cidade, para protestar contra a reforma.


O protesto
O protesto, ainda segundo o Sinpol-RN, é organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB).

“O protesto é para garantir a manutenção da atividade de risco policial na Constituição; a integralidade e paridade em razão do exercício de atividades de risco para todos os policiais; regras de transição justas; diferenciação entre homens e mulheres na idade e tempo de contribuição; e pensão integral por morte em serviço ou em razão dele”, listou , ressaltou Nilton Arruda, presidente do Sinpol-RN.

"A atual proposta de reforma da Previdência vai afetar todos esses pontos, trazendo grandes prejuízos para os policiais. Por isso, houve esse movimento de união em todo o Brasil para lutarmos contra a retirada de direitos e retrocessos na legislação. Há várias semanas estamos fazendo um trabalho de corpo a corpo junto aos parlamentares do Rio Grande do Norte. Inclusive, estivemos em Brasília durante uma semana para ressaltar a necessidade das peculiaridades da atividade policial serem levadas em conta", ressaltou Nilton.

Policiais Federais
Em Natal, policiais federais também estão dando apoio ao ato. Porém, segundo José Antônio Aquino, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do RN, nenhum serviço foi interrompido até então.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pesquisa científica quer traçar padrões na composição da cocaína apreendida no RN para identificar rotas do tráfico

Uma pesquisa científica que ainda está andamento quer identificar adulterantes presentes na cocaína apreendida no Rio Grande do Norte, para estabelecer padrões e auxiliar nas investigações sobre a rota do tráfico de drogas. O estudo é do Núcleo de Laboratório Central de Perícias Forenses do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN).

Material foi apreendido em laboratório de refino de cocaína fechado pela polícia em Mossoró em agosto — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Material foi apreendido em laboratório de refino de cocaína fechado pela polícia em Mossoró em agosto — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Após duas operações que apreenderam 3,3 toneladas de cocaína no Porto de Natal, a Polícia Federal informou em fevereiro que a capital potiguar é ponto de partida de uma rota do tráfico internacional de drogas. Somando este total às 2,4 toneladas de cocaína apreendidas já na Holanda dias depois, o volume passou de 10 toneladas em menos de 4 meses.

Segundo a perita criminal do ITEP Karine Coradini, autora da pesquisa, o conteúdo dessas drogas é diversificado. “A cocaína não é comercializada nem traficada na forma pura (100% cocaína). A ela são adicionadas substâncias adulterantes ou diluentes, que diminuem a concentração de cocaína, tais como cafeína, lidocaína, bicarbonato de sódio, entre outros”, explica.

Ainda de acordo com a perita, adulterantes são definidos como aditivos que promovem uma potencialização dos efeitos, aumento do volume ou aumento da toxicidade do entorpecente. Já os diluentes são materiais inativos adicionados que reduzem o efeito desejado ou o custo financeiro de produção.

“O tráfico de drogas possui um caráter internacional, logo, a realização de intercâmbio de dados entre as autoridades responsáveis em nível nacional, regional e internacional torna-se fundamental”, defende.

DNA da coca
Em entrevista ao G1 no mês de fevereiro passado, o delegado federal Agostinho Cascardo, da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF no Rio Grande do Norte, revelou que, pelo DNA da coca, foi possível descobrir que a cocaína que chega ao Rio Grande do Norte para depois ser consumida na Europa é produzida na Colômbia, Peru e Bolívia. Porém, o delegado preferiu não traçar um percurso específico percorrido pela droga antes de chegar a Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN fecha o 1º trimestre de 2019 com redução de 32% no número de homicídios

O Rio Grande do Norte fechou o primeiro trimestre deste ano com uma redução de 32,6% no total de homicídios. A queda foi uma das maiores do país neste três primeiros meses do ano. Ceará, Amapá e Sergipe também registram uma queda superior a 30%. No país, a redução foi de 24%.

No RN, 516 pessoas foram assassinadas nos três primeiros meses de 2018. Neste ano, de janeiro a março, foram 348 homicídios, ou seja, 168 mortes a menos — Foto: Ney Douglas
No RN, 516 pessoas foram assassinadas nos três primeiros meses de 2018. Neste ano, de janeiro a março, foram 348 homicídios, ou seja, 168 mortes a menos — Foto: Ney Douglas

Os dados foram publicados nesta segunda-feira (13) e fazem parte do índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

No RN, 516 pessoas foram assassinadas nos três primeiros meses de 2018. Neste ano, de janeiro a março, foram 348 homicídios, ou seja, 168 mortes a menos.

No país
Os dados apontam que:

houve 3.228 mortes a menos no 1º trimestre de 2019;
todos os estados do país apresentaram redução de assassinatos no 1º trimestre;
quatro estados tiveram quedas superiores a 30%: Ceará, Amapá, Sergipe e Rio Grande do Norte;
em números absolutos, o estado com a maior redução foi o Ceará, com 691 vítimas a menos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após discussão, mulher tem a casa incendiada pelo próprio filho no Dia das Mães em São Miguel-RN

Depois de discutir com a mãe, um homem ateou fogo na casa em que morava com ela na zona rural da cidade de São Miguel, no Oeste Potiguar. A mulher tem 61 anos de idade. O crime aconteceu neste domingo (12), Dia das Mães. O suspeito, que tem 32 anos, foi preso pela Polícia Militar e autuado.

Após discussão, mulher tem a casa incendiada pelo filho no RN no Dia das Mães — Foto: Thiago Aragão
Após discussão, mulher tem a casa incendiada pelo filho no RN no Dia das Mães — Foto: Thiago Aragão

O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, porém a residência foi destruída pelas chamas. Segundo os bombeiros, após a discussão com o filho, a mulher saiu para a casa de um parente, para tentar evitar uma briga ainda maior.

Foi aí que o suspeito tirou seus pertences do local e ateou fogo no imóvel. Em seguida ele fugiu, mas foi encontrado e preso pela PM.

Filho ateou fogo na casa em que morava com a mãe no RN — Foto: Thiago Aragão
Filho ateou fogo na casa em que morava com a mãe no RN — Foto: Thiago Aragão

Bombeiros conseguiram apagar as chamas — Foto: Thiago Aragão
Bombeiros conseguiram apagar as chamas — Foto: Thiago Aragão

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem morde e arranca pedaço da orelha da própria mulher em São José de Mipibu, RN

Resultado de imagem para Homem morde e arranca pedaço da orelha da própria mulher em São José de Mipibu, RN

Um homem mordeu e arrancou parte da orelha da própria mulher. A violência aconteceu na tarde deste domingo (12) na comunidade Pau Brasil, na zona rural de São José de Mipibu, cidade da Grande Natal. A mulher foi socorrida e está fora de perigo. Já o marido, está sendo procurado pela polícia.

A Polícia Militar só tomou conhecimento da agressão depois que a mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento da cidade para receber atendimento médico. Buscas foram feitas na tentativa de encontrar o suspeito, mas até o momento ele não foi encontrado. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer é transferido da sede da PF para o Comando de Policiamento de Choque, em SP

Resultado de imagem para Temer é transferido da sede da PF para o Comando de Policiamento de Choque, em SP

O ex-presidente Michel Temer (MDB), preso desde quinta-feira da semana passada (9) na sede da Polícia Federal, na Lapa, em São Paulo, foi transferido nesta segunda-feira (13) para o Comando de Policiamento de Choque , da Polícia Militar, localizado na Luz, região central da cidade.

A PF alegou não ter condições de abrigá-lo. Por ser ex-presidente e advogado, a defesa alegou que Temer tem direito a uma sala de estado maior, o que não há no prédio da PF Lapa.

A juíza Carolina Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal, no Rio de Janeiro, aceitou pedido da PF e determinou a transferência. Antes de ser levado para a sede do Choque, o ex-presidente passou por exame de corpo de delito na sede do Instituto Médico Legal (IML) localizada no Centro da capital.

Em nota, a PF afirmou que "Conforme determinação da 7 Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro, o ex-presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia foi transferido da Sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo para o Comando de Policiamento de Choque, onde deverá cumprir a prisão preventiva em sala de Estado-Maior".

A Polícia Militar cogitou outras duas salas, ambas no prédio que abriga a Cavalaria, na Rua Dr. Jorge Miranda, a mesma rua em que fica o CPChoque.

Temer passou uma noite em uma sala de reunião no 9º andar do prédio da Superintendência da PF, a poucos metros do gabinete do superintendente. O espaço tem cerca de 20 m², usado em reuniões e para entrevistas coletivas, e não tinha banheiro.

No dia seguinte, Temer foi levado para outro local - uma sala no 10º andar, onde há banheiro, onde ficou no final de semana. Ele dispensou o direito a banho de sol, mas pediu para caminhar no corredor.

Nova sala
A reportagem da TV Globo apurou que Temer ficará na sala reservada ao subcomandante do Choque, um gabinete com banheiro privativo, frigobar, cama e mesa de reunião. Essa sala está vazia há 15 dias, depois que o subcomandante do CPChoque, coronel Strainfinger, se aposentou.

Temer vai receber a comida que os praças e os oficiais comem, mas continuará podendo receber alimentos por meio de seus assessores.

Irregularidades em Angra 3
Temer é acusado de chefiar uma organização criminosa que teria recebido R$ 1,091 milhão em propina nas obras da usina nuclear de Angra 3, operada pela Eletronuclear. O ex-presidente foi denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro afirma que a soma dos valores de propinas recebidas, prometidas ou desviadas pelo suposto grupo chefiado pelo ex-presidente ultrapassa R$ 1,8 bilhão.

Também se entregou à PF na tarde desta quinta João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, amigo do ex-presidente e sócio da empresa Argeplan. O coronel dormiu no Presídio Romão Gomes, da Polícia Militar, no Tremembé, Zona Norte da capital.

No início da noite, Temer e Lima foram fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), na região central de São Paulo.

O desembargador Abel Fernandes Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2), determinou que Temer e Lima devem ficar presos em São Paulo.

Como foi a prisão
Na quarta-feira (8), Temer disse que iria se apresentar "voluntariamente". Na primeira prisão, de 21 de março, o ex-presidente foi abordado na rua por agentes da PF. Os policiais estavam na porta da casa do ex-presidente quando um carro deixou a residência. O veículo começou a ser seguido pelos agentes, até que foi parado e Temer, preso.

Na quinta-feira, o comboio com o ex-presidente saiu da casa dele às 14h40 e chegou menos de 20 minutos depois à sede da PF. Por volta das 18h25, ele deixou a sede da PF para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

A defesa de Temer queria que o exame fosse feito na própria sede da PF. "Há uma determinação do Conselho Regional de Medicina que proibiria os médicos de corpo de delito em unidade policial. Os médicos foram alvos de representação do CRM em razão disso. O princípio da determinação da resolução é preservar a integridade da pessoa que foi presa e permitir que ela seja examinada em ambiente em que ela não seja submetida a uma pressão", disse Carnelós.

"Estamos falando de alguém que não foi buscado para ser preso, alguém que foi acompanhado de seus advogados para cumprir ordem determinada pelo TRF-2. Me parece despropositado que o CRM compreenda que não há nada que impeça que o exame seja feito na sede da PF", declarou o advogado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Não estabeleci nenhuma condição', afirma Moro após Bolsonaro dizer que o indicará ao STF

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou na manhã desta segunda-feira (13) que não colocou qualquer condição quando aceitou o convite para integrar a equipe ministerial do presidente Jair Bolsonaro.

A afirmação foi feita um dia depois de Bolsonaro dizer que firmou compromisso com Moro para indicá-lo para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e que vai honrar o que foi acertado.

Moro não citou nominalmente o Supremo ao fazer o comentário.

"Ele [Bolsonaro] foi eleito, fez o convite publicamente, fui até a casa dele no Rio de Janeiro. Nós conversamos e nós, mais uma vez publicamente, eu não estabeleci nenhuma condição. Não vou receber convite para ser ministro e estabelecer condições sobre circunstâncias do futuro que não se pode controlar", afirmou o ministro, durante palestra em Curitiba na manhã desta segunda.
Após o evento, o ministro da Justiça foi perguntado se havia negociado uma vaga no STF com o presidente da República e se a aceitaria.

Moro se disse honrado, mas argumentou que "é algo que tem que ser discutido no futuro", pois não há vagas atualmente no Supremo – a próxima deve ser aberta em novembro do ano que vem, quando se aposentará, aos 75 anos, o decano da Corte, ministro Celso de Mello.

"Quando surgir a vaga lá na frente o presidente vai avaliar se ele vai realizar o convite para mim. Se ele formular o convite aí eu vou avaliar se eu vou aceitar", disse.

Sergio Moro comentou menção de Bolsonaro a vaga no STF — Foto: Reprodução / RPC
Sergio Moro comentou menção de Bolsonaro a vaga no STF — Foto: Reprodução / RPC

Convite de Bolsonaro
Na entrevista que deu neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que se comprometeu a indicar Moro para ocupar uma vaga no STF "porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura". “A primeira vaga que tiver, eu tenho esse compromisso com o Moro e, se Deus quiser, cumpriremos esse compromisso", disse Bolsonaro.

A indicação dos ministros do Supremo é de competência do presidente da República, mas o nome deve passar por sabatina no Senado.

"Obviamente ele teria que passar por uma sabatina no Senado. Eu sei que não lhe falta competência para se aprovado lá. Mas uma sabatina técnico-política, tá certo? Então, eu vou honrar esse compromisso com ele, caso ele queira ir para lá. Ele seria um grande aliado não do governo, mas dos interesses do nosso Brasil dentro do STF", declarou o presidente.

Ainda no ano passado, logo após a vitória nas urnas, Bolsonaro afirmou em entrevista ao Jornal Nacional que pensava em convidar Sérgio Moro para assumir vaga no STF.

Auditores fiscais
O ministro da Justiça criticou a emenda que limita a atuação dos auditores fiscais, aprovada na quinta-feira (9) pela comissão de deputados e senadores que avalia medida provisória da reforma administrativa do governo Bolsonaro.

O texto da emenda proíbe o auditor fiscal de comunicar ao Ministério Público indícios de crimes como é possível atualmente. Para entidades que representam a categoria, o veto pode ampliar a corrupção.

"Eu acho que não é a melhor medida essa proibição ao auditor fiscal que, por exemplo, em uma investigação tenha um contato com um caso envolvendo lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, pode ser crime de contrabando. Ele, ao meu ver, tem o dever de comunicar os fatos, e não é bom para a sociedade que ele seja impedido para tanto", afirmou Moro.

A emenda foi proposta pelo líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), e acolhida pelo relator, senador Fernando Bezerra (MDB-PE). O dispositivo ainda precisa passar por votação nos plenários da Câmara do Senado.


Coaf
O texto da medida provisória da reforma administrativa também propõe a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandando por Moro, para o Ministério da Economia, de Paulo Guedes.

Sobre a alteração, Sérgio Moro afirmou que a tendência é que o órgão de fiscalização de atividades financeiras seja "negligenciado" se mudar de ministério.

"A tendência é ele ficar negligenciado no Ministério da Fazenda ou da Economia. Na Justiça e Segurança Pública, nós reconhecemos o valor estratégico dele", afirmou.

Moro disse que não é uma questão pessoal com o ministro Paulo Guedes e que o esvaziamento do Coaf veio com o tempo. "O ministro da Economia tem uma gama de responsabilidades. Ele tem que pensar na taxa de juros, no crescimento econômico, agora essa questão da nova previdência. Mas com tantas preocupações macroeconômicas e mesmo microeconômicas, claro o Coaf acaba sendo uma das últimas preocupações", afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Despacho de bagagem de mão fora do padrão começa nesta segunda em mais 5 aeroportos

Os passageiros que voarem a partir desta segunda-feira (13) dos aeroportos de Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Congonhas (São Paulo),Galeão (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro), terão que prestar mais atenção ao tamanho da bagagem de mão. Nesses terminais, as bagagens que estiverem acima do tamanho padrão (veja as regras ao final da reportagem) terão que ser despachadas.

A medida já estava em vigor nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília), Afonso Pena (Curitiba), Viracopos (Campinas/SP), Aluízio Alves (Natal), Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife) e Val-de-Cans (Belém).

Em outros dois terminais, o Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, e o Internacional de São Paulo, em Guarulhos, as aéreas estão orientando os passageiros sobre as normas em vigor. O despacho obrigatório, no entanto, ainda não está em vigor.

Nesses dois aeroportos, as bagagens de mão fora do padrão passarão a ser obrigatoriamente despachadas a partir de 23 de maio.

Tamanho permitido das bagagens
De acordo com a Abear, associação que reúne as aéreas brasileiras, o objetivo da medida é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque e evitar atrasos.

Desde o início da cobrança pelas bagagens despachadas, muitos passageiros têm optado por levar apenas malas de mão – por vezes com dimensões excessivas –, causando transtornos na hora do embarque na aeronave.

Antes de entrar nas áreas de embarque, os passageiros terão que verificar se o tamanho e o peso das bagagens estão de acordo com os padrões definidos pelas companhias: 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, com até 10kg.

Tamanho da bagagem de mão permitida — Foto: Reprodução/Abear
Tamanho da bagagem de mão permitida — Foto: Reprodução/Abear

Nos aeroportos em fase de orientação, os passageiros serão informados sobre as regras em vigor. Nos terminais em que a triagem já tiver sido implementada, as bagagens que excederem o tamanho permitido terão que ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas, e estarão sujeitas a cobrança pelo serviço.

Nas três companhias participantes – Latam, Gol e Avianca Brasil – o valor da bagagem despachada varia entre R$ 59 e R$ 220. A Azul deixou a Abear no início deste mês.

Reclamações contra as empresas áreas podem ser feitas pelo site consumidor.gov.br

Fonte: G1
Leia Mais ››

Universitário é preso com duas submetralhadoras artesanais calibre 9 milímetros e 38 munições

Um estudante universitário foi preso com duas submetralhadoras calibre 9 milímetros de fabricação artesanal e três carregadores com 38 munições, no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. Segundo a Polícia Civil, Jorge José de Melo Cahu Neto, de 19 anos, tentava vender para bandidos o armamento, que já foi usado em crimes na mesma região.

A prisão do universitário e as apreensões ocorreram na quarta-feira (8) e foram divulgadas nesta segunda-feira (13), durante entrevista coletiva, no Recife. A captura ocorreu na BR-101 e o jovem responde por porte ilegal de arma de uso restrito.

Segundo a polícia, as armas são semiautomáticas e têm capacidade de efetuar um disparo por vez. Já os equipamentos semelhantes produzidos em fábricas podem fazer sequência de tiros.

Submetralhadoras de fabricação artesanal e munições foram apreendidas no recife com um univesritário  — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Submetralhadoras de fabricação artesanal e munições foram apreendidas no recife com um univesritário — Foto: Polícia Civil/Divulgação

“As armas estavam prontas para uso e os carregadores têm capacidade para até 50 munições”, afirmou o delegado Diego Bem.

Segundo o policial a investigação começou a partir de informações de roubos praticados nos bairros da Guabiraba e Macaxeira, com armamentos desse tipo. “Ficamos sabendo que esse homem estaria com essas armas. Encontramos ele em um posto aguardando um comprador”, comentou o delegado.

O policial acrescentou que a polícia investiga, agora, as pessoas que estavam usando e quem produziu os armamentos.


“O universitário disse que recebeu dinheiro para transportar as armas. Sabemos que algumas vítimas reconheceram que esses equipamentos foram usados em crimes em bancos e estabelecimentos comerciais. Precisamos saber se esse homem estava nessas ações”, disse.

Sobre o comprador das submetralhadoras, o delegado informou que a polícia já fez a identificação. “É um homem que tem passagem pelo sistema prisional por tráfico de drogas”, observou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião de Amado Batista pousa em aeroporto fechado após carros iluminarem pista

Um avião que transportava o cantor Amado Batista e a equipe do artista fez um pouso no município de Jequié, no sudoeste da Bahia, em um aeroporto que estava fechado e com as luzes da pista apagadas.

O caso ocorreu na noite de domingo (12), na cidade de Jequié. Ninguém ficou ferido e o cantor se apresentou normalmente no show que estava previso para ocorrer em um clube da cidade.

A aeronave conseguiu pousar após carros serem levados para o terminal e acionarem os faróis para iluminar a pista e auxiliar no pouso, conforme registro de imagens de testemunhas.

Por meio de nota, a prefeitura de Jequié, que fica a cerca de 368 km de Salvador, informou que a aeronave de Amado Batista se aproximou do Aeroporto Vicente Grillo, após o pôr do sol. O terminal não funciona no turno da noite e a pista fica apagada, sem condições de pouso. [Confira a nota da íntegra ao final da matéria]

O G1 procurou a assessoria de Amado Batista, que informou que nem o cantor e nem a equipe irão se manifestar sobre o caso.

Avião com Amado Batista faz pouso e emergência em Jequié — Foto: Reprodução/TV Bahia
Avião com Amado Batista faz pouso e emergência em Jequié — Foto: Reprodução/TV Bahia

Ainda segundo a prefeitura de Jequié, os comandantes de aeronaves sabem quais os aeroportos no Brasil possuem balizamento para operação noturna.

"Diante desse aspecto técnico, considerado básico para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado", diz a nota da administração municipal.

Com a situação, a prefeitura de Jequié informou que o pouso no Aeroporto Vicente Grillo, nas condições apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que o procedimento será comunicado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em nota, a Anac informou que o aeroporto de Jequié é homologado pela agência e está aberto ao tráfego. No comunicado, a Anac afirma que, de acordo com o registro, o terminal está apto a operar durante o dia, mas que, em caso de pouso de emergência, pode ser utilizado quando necessário.

A Agência Nacional de Aviação Civil ainda informou que as melhorias no aeródromo devem ser feitas pelo operador aeroportuário

Outros casos com Amado Batista

Amado Batista — Foto: Divulgação
Amado Batista — Foto: Divulgação

Esta foi a terceira vez em sete anos, que um avião do cantor Amado Batista precisa fazer um pouso de emergência na Bahia. Em 2012, um o pouso de emergência ocorreu na rodovia BA-262, perto da cidade de Aracatu. Onze pessoas estavam dentro da aeronave - dez integrantes da banda e um piloto -, que não sofreram ferimentos. O cantor não estava no voo.


Em 2018, quando ele seguia para um show em Vitória da Conquista, também no sudoeste baiano, a aeronave que ele estava também precisou fazer um pouso de emergência.

Ainda no ano passado, a Anac informou que o avião usado pelo cantor foi interditado por conta de indícios de que era um táxi-aéreo clandestino.

Veja a íntegra da nota

A Prefeitura de Jequié tomou conhecimento a respeito de um pouso realizado no Aeroporto Vicente Grillo, neste domingo, 12, pela aeronave de prefixo PT-WSJ.

Inicialmente, é necessário informar que o Aeroporto de Jequié é de domínio e responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, cabendo a Prefeitura de Jequié, em forma de cooperação técnica, a sua manutenção básica e a segurança do espaço interno e no seu entorno, durante seu uso esporádico.

A aeronave modelo B300, Classe Pouso Convencional 2 motores turbohelice, com ano de fabricação 1996, da Fabricante Raytheon Aircraft, com capacidade para 9 pessoas, de propriedade da AB Promoções e Produções Artísticas e Gravadora Ltda EPP, CNPJ 47.509.120/0001-82, do cantor Amado Batista, ao tentar pousar no Aeroporto Vicente Grilo, após a hora do pôr do sol, deixou a população e as autoridades do município em completo estado de alerta, em decorrência da possibilidade de um possível desastre aéreo.

Todos os comandantes de aeronaves conhecem bem, através do Sistema ROTEAR, quais os aeroportos no Brasil que possuem balizamento para operação noturna. Diante desse aspecto técnico, considerado básico para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado.

Diante do exposto, a Prefeitura de Jequié, finaliza, informando que o pouso dessa aeronave no Aeroporto Vicente Grillo, nas condições acima apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que tal procedimento será comunicado a ANAC, com o objetivo de evitar procedimentos aéreos considerados de risco para a população e também o espaço aéreo da cidade.

Fonte: G1
Leia Mais ››