sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Operação Carnaval começa nesta sexta-feira com reforço de 3.200 agentes de segurança

A partir desta sexta-freira (17) até a próxima quarta-feira (22), começa a Operação Carnaval 2023 nas rodovias do Rio Grande do Norte. Neste ano, a ação contará com o reforço dos novos policiais civis, bombeiros e servidores do ITEP, convocados em 2022.  Ao todo, 3.290 homens e mulheres atuarão na segurança pública durante o Carnaval. 


Coronel Araújo, secretário de Segurança, apresenta a Operação Carnaval 2023


De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), a Operação Carnaval 2023 terá atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) em ações conjuntas com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN-RN), Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA-RN), Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-RN). 

 

O planejamento envolve ainda ações conjuntas com as  prefeituras de cidades onde existem grandes polos de festas carnavalescas, visando aperfeiçoar o trabalho da segurança pública nessas áreas. Assim, o Governo do Rio Grande do Norte estará presente em inúmeras cidades do estado, na capital, região Metropolitana e interior, realizando policiamento ostensivo, investigativo, ações educativas e de fiscalização. 

 

“O planejamento para a realização da Operação Verão 2023 conta com a integração de instituições parceiras ao trabalho já realizado pelos órgãos de segurança pública. Está deliberado por parte das forças estaduais, a utilização de todo o efetivo disponível para a garantia da ordem pública em diversos pontos do Rio Grande do Norte”, disse o coronel Araújo, titular da SESED.

 

Polícia Militar

 

A área de atuação da instituição dará cobertura reforçada em diversas cidades do Rio Grande do Norte, com um efetivo de 2.300 policiais militares por dia, entre serviço ordinário e extraordinário. No planejamento da instituição, atuação especial em polos estratégicos, como Natal, Parnamirim, Apodi, Assú, Macau, Caicó e o litoral.

 

Conforme o ordenamento estrutural da PM, é responsabilidade do Comando de Policiamento da Capital (CPC) as ações nos principais polos carnavalescos de Natal. O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) fica responsável pelas ações ostensivas e de fiscalização nas festas realizadas nas cidades da Grande Natal. Os festejos pelo interior do estado ficam sob responsabilidade dos Comandos de Policiamento Regionais (CPRs).

 

Responsável pelas ações educativas e de fiscalização nas estradas estaduais, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) atuará em todo o Rio Grande do Norte.

 

Polícia Civil

 

A atuação da Polícia Civil estará dividida em ações na região Metropolitana, por meio da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), e no interior, coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPCIN). A instituição contará com um efetivo de 735 policiais em serviço extraordinário durante toda a Operação Carnaval 2023

 

A DPGRAN estará presente em locais estratégicos no papel de polícia judiciária em Natal, com uma Delegacia Móvel na praia de Ponta Negra, instalada na Praça Ecológica, conhecida como “Praça dos Gringos”. Em outro polo, uma Delegacia Móvel e apoio com viaturas no Polo Redinha, com localização no Largo do Buiú e na Praça do Cruzeiro. A diretoria efetivará ainda postos fixos nas praias de Pirangi do Norte, Búzios, Camurupim, Barra de Maxaranguape.

 

Entre os postos móveis no litoral sul, delegacia em Pirangi do Norte e Búzios. No litoral norte, delegacia móvel instalada no trevo de Muriú, abrangendo as praias de Jacumã, Porto Mirim e Muriú, integrada com a Polícia Militar e a Gurda Municipal de Ceará-Mirim.

 

Já a DPCIN reforçou o serviço nas delegacias em Tibau, Areia Branca, Assú, Apodi (Delegacia móvel), Upanema, Caicó (Delegacia móvel), Macau, Guamaré, Tibau do Sul, Baía Formosa, São Miguel do Gostoso e Touros.

 

Corpo de Bombeiros

 

O Corpo de Bombeiros contará com um efetivo de 255 militares por dia, entre o serviço ordinário e extraordinário. Na prática, o órgão atuará em diversos pontos do litoral potiguar e também em áreas urbanas específicas, com ações preventivas, educativas e de fiscalização de estruturas e ambientes. 

 

Ao todo, o Corpo de Bombeiros terá 21 postos de guarda-vidas espalhados pelo Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama, Barra de Maxaranguape, Touros, São Miguel do Gostoso, Guamaré, Mossoró, Tibau, Assu, Apodi, Parelhas, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos e São Vicente.

 

ITEP

 

Com incremento do efetivo após o início dos trabalhos dos novos servidores, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) atuará de forma destacada na Operação Verão 2023.  De forma ordinária, equipes em escala de plantão darão cobertura na região metropolitana de Natal.

 

No serviço extraordinário, adesão de equipes em postos da Polícia Civil na Grande Natal, os setores de Química Forense e Identificação Criminal estarão com escala na estrutura em Pirangi. Em São Miguel do Gostoso, uma equipe do Instituto de Química Forense estará em escala. Pelo interior, atividade ordinária e extraordinária na regional em Caicó. 

 

DETRAN

 

Importante parceiro em ações durante a operação verão, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) realizará procedimentos educativos para condutores sobre boas práticas no trânsito, além da entrega de kits e materiais com o tema da campanha educativa “No trânsito, desacelere”. As ações terão participação do ‘Teatro Educativo para o Trânsito’, que realizará orientações de forma lúdica.

 

Administração Penitenciária

 

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) iniciou a Operação Carnaval na sexta-feira (10), com o objetivo de intensificar a fiscalização dos monitorados com tornozeleiras eletrônicas. Até esta quinta-feira (16), foram realizadas 160 abordagens presenciais e 11 prisões de detentos que violaram as regras do monitoramento eletrônico em todo Estado. 

 

Os servidores da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) monitoram remotamente cerca de 3 mil tornozelados e informam à Justiça todos os casos de violação. Também são acompanhados tornozelados com medidas protetivas (95), cautelares (551), além de mulheres vítimas de violência doméstica que utilizam botão do pânico (16).

 

A operação, determinada pelo secretário da SEAP, Helton Edi, também envolve as unidades prisionais com a ampliação do patrulhamento externo e revistas estruturais e minuciosas.

 

Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Governo promete pagamento de diárias para garantir “Operação Carnaval 2023”

O plano especial de segurança pública da “Operação Carnaval 2023” se inicia nesta sexta-feira (17) em todo o Rio Grande do Norte. Cerca de 3,2 mil policiais (militares e civis) e bombeiros militares atuarão em reforço ao efetivo das corporações até a Quarta-Feira de Cinzas (22). O incremento no quantitativo de agentes em serviço será feito mediante pagamento de diárias operacionais, asseguradas pelos comandantes das instituições junto ao Governo do Estado. No entanto, sindicatos de categorias que têm pagamentos de 2022 em atraso orientaram pelo não cumprimento do serviço extra.


Secretário de Segurança, Coronel Araújo, disse que dívidas serão pagas e conclamou servidores


A presidente do Sindicatodos Policiais Penais (Sindppen-RN), Vilma Batista, afirmou que a categoria não fará serviço extra no carnaval. A decisão veio após o Governo apresentar proposta de quitar a dívida de dezembro no dia 23 de fevereiro e as de janeiro, no dia 10 de março. "Infelizmente, a gente tem que dar ao governo o mesmo tratamento que estão nos dando", afirmou.


A mesma insatisfação foi apresentada pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/RN). “O Sinpol-RN repudia os atrasos do pagamento das diárias operacionais e entende que os policiais não deveriam se voluntariar enquanto não forem pagas as diárias atrasadas", disse a presidente, Edilza Faustino.


Apesar dos posicionamentos dos sindicatos das categorias dos agentes de segurança, o coronel Francisco Araújo, secretário estadual de segurança pública e defesa social (Sesed), conclamou as categorias para o serviço e garantindo os pagamentos, confirmando a manutenção da Operação Carnaval, que ele apresentou nesta quinta-feira (16).


Ele reconheceu a dificuldade no pagamento dos valores atrasados, mas disse que as dívidas serão quitadas. “Nós conclamamos todos a trabalhar porque está garantido o pagamento da diária. Dentro das possibilidades, quando o dinheiro entrar no caixa do Governo do Estado, a prioridade número 1 será dada a esses policiais. Uma grande parte do atrasado já foi pago e está garantido o pagamento de todos que vão trabalhar na Operação Carnaval", assegurou o secretário.


Segundo o comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo, o governo estadual quitou o pagamento das duas dezenas que restavam de dezembro de 2022, no montante de R$ 2,9 milhões, na segunda-feira passada. Para a Operação Carnaval, a corporação teve a liberação de R$ 3,5 milhões do governo estadual para pagamento dos policiais militares em dias de serviços extras.


Serão  2.300 homens a mais nos dias de folia. O comandante explicou que o efetivo será distribuído pela capital e no interior do estado. Os pontos com maior reforço serão Apodi, Caicó, Macau, Assu e na parte litorânea da região de Mossoró (Areia Branca, Grossos e Tibau).  “Há um pedido muito grande de todos os prefeitos, das pessoas que querem se divertir, e o nosso dever é proteger. Fiquem tranqüilos e à vontade, pois a Polícia Militar estará presente”, afirmou coronel Alarico Azevedo.


A Polícia Civil, por sua vez, terá o incremento de 750 agentes nos dias da Operação Carnaval. O pagamento desses dias de trabalho será via diárias operacionais que somam R$ 256 mil, segundo informou a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva.


A ação contará com seis delegacias móveis, além de viaturas com equipes itinerantes que passarão pelos polos carnavalescos de várias cidades do estado. As delegacias de plantão funcionarão normalmente. “Em todos os locais onde haja polo, haverá a presença da Polícia Civil para lavrar os procedimentos, fazer as autuações em flagrante no próprio local, de modo a evitar que a polícia ostensiva tenha que sair”, explicou Ana Cláudia Saraiva.


Já o Corpo de Bombeiros terá 255 homens voltados à área operacional, com destaque ao monitoramento dos banhistas nas praias, além de 173 nas vistorias técnicas dos eventos.


Operação no Trânsito



Nas rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) buscará evitar acidentes. Para isso, o superintendente no Rio Grande do Norte, Anderson Costa, anunciou um aumento de 20% no efetivo durante o carnaval com foco nos eixos de ultrapassagem indevida, excesso de velocidade e alcoolemia.


Segundo ele, alguns trechos devem despertar maior atenção. “A BR-304, que liga Natal a Mossoró, é um eixo importante e de alto fluxo. A BR-405, que liga Mossoró a Apodi, devido ao grande carnaval de Apodi. Além da BR-226 e 101/Norte, devido às festas das praias”, destacou Anderson Costa.


A Operação Carnaval 2023 também terá ainda a atuação do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur-RN).


Polos carnavalescos são vistoriados


A operação “Carnaval Legal é Carnaval Seguro”, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio grande do Norte (Crea-RN) fiscalizou os polos carnavalescos de Natal nesta quinta-feira (16). A ação, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RN) e Neoenergia Cosern, vistoriou as estruturas de palcos, arquibancadas, trios elétricos e banheiros químicos. Além da capital, os profissionais atuam em outros 94 municípios do Estado e permanecem de plantão até as 18h desta sexta-feira (17) para garantir que a folia aconteça de forma segura e responsável.


Em Natal, as equipes de fiscalização começaram os trabalhos pelos polos Petrópolis, no largo do Atheneu, e depois seguiram para os polos Rocas, Ribeira, Cidade Alta, Redinha, Nazaré e Ponta Negra. Nesta sexta-feira, as equipes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia fazem a fiscalização dos polos de Parnamirim, na região Metropolitana de Natal. O primeiro a ser liberado foi o Polo Petrópolis, no largo do Atheneu, palco da abertura oficial do Carnaval de Natal com o tradicional Baile de Máscaras.


“É necessário que no local estejam todas as ARTs, registro do telão, do gerador, do responsável técnico pela montagem do palco. Então, toda essa documentação precisa estar ok”, detalha Heulyson Arruda, gerente de fiscalização. As ARTS são anotações de responsabilidade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Crea e podem ser obtidas até esta sexta (17).


A presidente do Conselho, Ana Adalgisa, diz que todos os equipamentos que compõem o local onde o evento acontece precisam de um profissional responsável. “Da arquibancada ao trio elétrico, esses equipamentos precisam ter um profissional que cuida do serviço, planejamento e execução e este documento precisa estar registrado no Crea. O engenheiro é a garantia. É ele quem dá o aval de que aquilo foi bem executado”, destaca.


O Crea pretende vistoriar 95 municípios do estado em polos carnavalescos, que tenham algum serviço que precise da atuação do órgão. A intenção também é combater o exercício ilegal da profissão. Após a vistoria, é fixada uma placa indicando que a estrutura foi construída por profissional capacitado. Em caso de descumprimento das normas, ocorre a autuação e o Corpo de Bombeiros não libera o local e o profissional contratado pelo evento tem o prazo de 24 horas para emitir o registro da ART pelo site do Conselho.


“A gente faz uma autuação e o Corpo de Bombeiros tem, dentro de seus requisitos, a necessidade de ter o profissional responsável com a ART registrada. Então, se não tiver o engenheiro registrado, o evento não irá acontecer”, ressalta Ana Adalgisa.


O major Daniel Gleidson do Nascimento, chefe do Centro de Vistorias do Corpo de Bombeiros Militar, informou que cerca de 35 eventos entre São Miguel do Gostoso a Barra de Cunhaú serão vistoriados. Há 40 militares envolvidos e 17 viaturas. São analisados os projetos contra incêndio, a estrutura, o dimensionamento das saídas de emergência e responsabilização técnica. “Nós fiscalizamos os eventos à medida que as estruturas são montadas. Qualquer necessidade de correção é prontamente apontada. Caso não sejam feitas, o evento pode ser interditado”, afirmou o major.


Na operação, a Neoenergia Cosern também faz a divulgação de guias de segurança para o folião curtir os dias de carnaval sem incidentes elétricos. Além da manutenção preventiva na rede de distribuição, que ocorre ao longo de todo o ano, para os próximos dias a Neoenergia Cosern reforçou as equipes de plantão e de sobreaviso no Centro de Operações Integradas (COI) engenheiros, técnicos e eletricistas. Todos os municípios com festividades serão monitorados em tempo real pelo COI, instalado no prédio-sede em Natal.


Caso ocorra alguma interrupção no fornecimento de energia, três Subestações Elétricas Móveis estão posicionadas em pontos-chave do Estado – Parnamirim, Caicó e Mossoró – e poderão ser deslocadas para atenderem emergências em cidades próximas. Além delas, duas novas Subestações Elétricas “fixas” entraram em operação no Bairro Belo Horizonte, em Mossoró, e no bairro Pajuçara, em Natal, garantindo maior confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Brasil de Bolsonaro foi ameaça sanitária global e minou OMS, conclui raio-x

A gestão da política externa de Jair Bolsonaro durante a pandemia foi marcada por um negacionismo e a tentativa de enfraquecer organismos internacionais que poderiam agir contra a covid-19.


Bolsonaro corre atrás de uma ema com uma caixa de cloroquina. A defesa de remédio infeficaz contra a covid-19 lhe rendeu acusações de charlatanismoImagem: REUTERS/Adriano Machado


O alerta faz parte do informe preparado pelo grupo de trabalho que atuou na transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em temas relacionados com política externa. O documento produzido pelo grupo estava sendo mantido em sigilo e, nesta quinta-feira, foi publicado.


"Durante a pandemia de COVID-19, o governo Bolsonaro negou sua gravidade e questionou sistematicamente a capacidade da Organização Mundial da Saúde como coordenadora dos esforços multilaterais de contenção da crise sanitária", disse a avaliação.


"Ao hostilizar ostensivamente a China, criou constrangimentos desnecessários com nosso principal parceiro comercial e país produtor de produtos hospitalares essenciais, vacinas e seus insumos básicos", afirmou. "Ao deixar de apoiar a proposta de Índia e África do Sul pela suspensão de patentes para a produção de medicamentos essenciais no combate à Covid-19, o Brasil abandonou sua posição tradicional em favor do acesso a medicamentos, em prejuízo dos interesses de nossa própria população", insistiu.


Outra conclusão tem relação com a compra de vacinas. "O governo Bolsonaro optou por não adquirir tempestivamente vacinas suficientes para efetuar campanha massiva de imunização e apostou na obtenção de hidroxicloroquina, sem respaldo científico", lamentou.


"A ausência de estratégia organizada e centralizada deixou os entes da federação abandonados à própria sorte. Sem coordenação federal, prefeitos e governadores se viram forçados a buscar diretamente fornecedores externos, em contexto de extrema competição por insumos, para manter o suprimento regular de material de saúde junto a estados e municípios. O Brasil tornou-se uma ameaça sanitária global e quase 700 mil vidas foram perdidas, das quais se estima que 400 mil poderiam ter sido poupadas", disse o documento.


O grupo concluiu que o Brasil, tradicionalmente considerado ator relevante em fóruns multilaterais de saúde, "precisa atualizar sua atuação diplomática, de modo a responder às necessidades de país que garantiu, em nível constitucional, o Sistema Universal de Saúde".


A atuação em mais alto nível do Itamaraty em relação à pandemia, especialmente na gestão do ministro Ernesto Araújo, foi fartamente documentada no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia do Senado Federal.


Mas elas incluem acima de tudo:


Iniciativas não baseadas em evidências cientificas, como as relacionadas à falta de prioridade para a compra de vacinas, à promoção de medicamentos sem eficácia, inclusive por meio de seminários da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), e à atuação na OMC em temas de propriedade intelectual, afastada dos pleitos de países em desenvolvimento, são exemplos de como o país abdicou de histórico protagonismo em defesa da saúde pública em foros multilaterais e em suas relações bilaterais.


A proposta era de que o Brasil retornasse em sua tradição de atuar, de forma ativa, com base em evidências científicas, para o "reforço de arquitetura global da saúde que promova a prevenção, preparação e resposta a pandemias e o correspondente fortalecimento dos sistemas de saúde, assim como no que diz respeito aos determinantes sociais da saúde e suas consequências na equidade no acesso à saúde".


O grupo ainda pede que a volta da atuação brasileira na promoção da ciência, tecnologia e inovação. 


Entre as ações propostas para o governo Lula, o grupo pedia ações emergenciais para os primeiros 30 dias, mas também uma revisão fundamental da política externa nos cem primeiros dias de governo.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Cantor Péricles é assaltado em Santo André, na Grande São Paulo


O cantor Péricles foi assaltado na noite desta quinta-feira (16), em Santo André, na Grande São Paulo, e teve seu carro e pertences levados.


A assessoria de imprensa do sambista confirmou o roubo e informou que ele e sua família estão bem. "Não vamos divulgar nenhuma nota oficial e nenhum outro detalhe sobre o ocorrido. Só falar que o assalto realmente aconteceu, roubaram o carro do cantor, mas ele e todos que estavam com ele graças a Deus estão bem".


O cantor estava com a esposa e a filha mais nova no momento do assalto. Em imagens do roubo, feitas por câmera de segurança, compartilhadas nas redes sociais mostram Péricles sendo abordado por um homem na porta da casa de sua mãe, que mora no bairro Camilópolis, em Santo André.


Ao menos dois assaltantes participaram do roubo, um encapuzado responsável por abordar o cantor e outro que está na direção, e chega minutos depois, em um veículo branco.


O boletim de ocorrência está sendo registrado na delegacia do ABC e até o momento não há informações sobre a prisão de algum suspeito.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Criança morre 1 dia após governo mandar valor do remédio mais caro do mundo

O paranaense Vinícius de Brito Samsel, de três anos, morreu ontem em decorrência da AME (Atrofia Muscular Espinhal), doença tratada com um dos remédios mais caros do mundo, o Zolgensma.


Vinícius Samsel, de três anos, morreu em decorrência da AME (Atrofia Muscular Espinhal)Imagem: Reprodução/Instagram


Após uma batalha judicial que foi parar no STF, a família conseguiu o direito a receber R$ 7,3 milhões para comprar o medicamento, mas o valor foi depositado um dia antes de Vinícius morrer.


"Torcemos tanto por um recomeço na vida do Vinícius com a notícia de que o valor havia sido depositado pela União nesta terça-feira (14), mas infelizmente chegou tarde demais", escreveu nas redes a advogada Graziela Costa Leite, que assessorava a família. "Quem tem AME, tem pressa!".


O processo para adquirir o medicamento passou por negativas da Justiça do Paraná e do STJ (Superior Tribunal de Justiça). O Supremo Tribunal Federal concedeu uma liminar em dezembro para que a União pagasse, em 72 horas, cerca de R$ 7,4 milhões para arcar com o medicamento e com despesas médicas de Vinícius.


Nas últimas semanas, familiares compartilhavam momentos de angústia com a demora da liberação da quantia.


"Quem nos acompanha sabe que depois de tanta luta conseguimos, em dezembro do ano passado, a liminar favorável para compra do Zolgensna [...] Porém, infelizmente isso ainda não aconteceu. Continuamos vivendo na angústia e no desespero vendo a AME levar um pouquinho do Vinícius todos os dias.", diz uma postagem de 8 de janeiro, publicada na página dedicada à arrecadação de recursos para o tratamento de Vinícius.


Planos de saúde vão ter que arcar com Zolgensma; SUS também deve oferecê-lo


Em 6 de fevereiro, a diretoria colegiada da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou a incorporação do medicamento na lista de coberturas obrigatórias das operadoras de planos de saúde para pacientes até 6 meses de idade.


Uma condição colocada pela ANS para receber o tratamento é que a criança não esteja em ventilação mecânica invasiva acima de 16 horas por dia. A previsão é que a terapia com Zolgensma seja incluída no Rol de Procedimento da Saúde Suplementar no prazo de até 60 dias.


No começo de dezembro, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde deu parecer favorável para incorporação do remédio ao SUS, mas com condições especiais. O contrato para a compra do Zolgensma da farmacêutica Novartis foi fechado no fim de dezembro.


Fonte: Uol
Leia Mais ››

CGU adia quebra de sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro

Para evitar cair em uma possível “armadilha”, a Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu adiar a quebra de sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Mirelle Pinheiro/Metrópoles


Como a coluna noticiou, a expectativa no governo Lula até a quarta-feira (15/2) era de que a CGU autorizaria, na sexta-feira (17/2), o Ministério da Saúde a fornecer os dados do cartão.


Nesta quinta-feira (16/2), porém, a CGU decidiu adiar a quebra de sigilo até concluir uma investigação sobre uma suposta inserção de dados falsos no cartão de vacinação do ex-presidente.


A investigação da suposta adulteração do documento começou ainda sob a gestão do ex-ministro Wagner do Rosário, que chefiou CGU no governo Bolsonaro, mas ainda não foi concluída.


O temor de integrantes da atual cúpula da Controladoria-Geral da União era autorizar a quebra de sigilo de um cartão de vacina que poderia conter informações falsas.


Em janeiro, o site hacker Anonymous divulgou um suposto cartão de vacinação no qual constava vacinação de Bolsonaro contra a Covid-19 no dia 19 de julho de 2021, numa unidade de saúde de São Paulo.


Conforme revelou o Broadcast Político/Estadão nesta quinta, a CGU pediu informações ao Ministério da Saúde sobre o suposto registro de vacinação contra Covid de Bolsonaro revelado pelo Anonymous.


Indicação

Em entrevista à coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, nesta semana, o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, havia dado indicação de que o órgão derrubaria o sigilo.


O ministro afirmou que a divulgação de um cartão de vacina de um presidente da República em meio a uma pandemia é diferente de uma questão íntima de saúde.


“Quando você fala de saúde, você normalmente está lidando com um caso relacionado à privacidade das pessoas. Só que, quando você está falando de vacinação, você está falando de uma política pública no meio de uma pandemia. Uma agenda de saúde pública”, assinalou Vinícius de Carvalho.


Nota ao leitor: Esta matéria foi alterada. A versão original desta matéria falava que a CGU havia desistido de levantar o sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro. O correto, na verdade, é que o órgão decidiu adiar a quebra de sigilo do documento.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

"Faustão na Band" demite duas bailarinas, e coreógrafa assume cargo de assistente de direção

O programa Faustão na Band passou por uma nova reformulação. Após os cortes no final do ano,  Ana Paula Guedes, coreógrafa do balé, passou a assumir a função de assistente de direção. O cargo estava extinto desde as demissões de dezembro. A informação foi confirmada pela reportagem por uma fonte ligada ao programa.  


Ana Paula Guedes é professora de dança e formada em engenharia civil

Foto: Reprodução/Instagram


Aninha, como é conhecida pelos amigos próximos, é professora de balé e formada em engenharia civil. Ela foi bailarina de Faustão na Globo e chegou a participar de cinco edições da Dança dos Famosos. 


Além da promoção, o programa também teve novos cortes. As bailarinas Jessica Vilela e Carol Amaral --que integravam o nucleo de conteudo-- foram demitidas. 


O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo afirmou que vai cobrar um posicionamento da Band, já que "toda a função regulamentada dentro da área de radialista exige um DRT. De assistente de mídia audiovisual --o antigo caboman-- a cargos mais elevados. O sindicato não autoriza nada e nem ninguém sem o devido DRT".


Procurada pela reportagem, a Band não se posicionou sobre as novas mudanças no programa até o fechamento. O espaço segue aberto.


Fonte: Terra

Leia Mais ››

Deputado do PT se irrita com crítica de jornalista e faz duro ataque à Globo


O clima esquentou no ‘GloboNews Mais’ na tarde desta quinta-feira (16). O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ) não gostou da análise feita pelo jornalista Octávio Guedes a respeito da foto em que o parlamentar aparece sorridente ao lado do ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro e agora também deputado federal pelo Rio, general Eduardo Pazuello (PL). 


“A alegria do Quaquá incomodou nessa foto. Depois, ele diz que tem que ter diálogo na política. Até aí, concordo. Mas ele diz ‘quero criar ponte com militares’. É uma visão absolutamente equivocada. Quem quer conversar com os militares não precisa do Pazuello. Vai conversar com um militar legalista”, disse Octávio ao interagir com a âncora Júlia Duailibi. 


“Essa foto com Pazuello foi considerada um tapa na cara dos familiares dos 700 mil mortos por covid”, afirmou o jornalista. Ao repercutir a resposta de Quaquá às críticas com um post usando a foto de um jumento, Octávio intensificou a crítica ao sugerir que o político foi grosseiro inclusive com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que condenou a foto dele com Pazuello numa postagem. 


“Ele é muito deselegante, especialmente com mulheres. Quem conhece como Quaquá trata as mulheres de uma forma geral, você vê no mínimo desrespeito.” 


Júlia chamou o próprio deputado no telão. “Boa tarde, querida. Só pra responder ao Octávio Guedes, não é à toa que vocês da Globo apoiaram a Lava Jato, porque vocês têm mania de acusar as pessoas sem prova. Graças a Deus que estão me ouvindo, pelo menos me dão o direito de defesa”, disse, visivelmente irritado. 


“Não sou nada deselegante com as mulheres. Eu não respondi (com a foto do jumento) à presidente Gleisi, acho que ela tem o papel dela de defender uma parte da militância do PT que ficou nervosa com a postagem. Repudio o jornalista que me acusa, tenta claramente de maneira tendenciosa aqui no ar, ao invés de me perguntar pra gente esclarecer as coisas, e não numa posição já prévia como fizeram os lavajatistas, e você (Octávio) apoiou muito bem a Lava Jato contra o presidente Lula.” 


Na sequência, Washington Quaquá afirmou querer “ampliar as bases” de Lula na Câmara para justificar o encontro com Eduardo Pazuello, que faz parte da oposição. 


Ele voltou a criticar a emissora da família Marinho. “O chefe do genocídio no Brasil foi Bolsonaro. Ele tem de ser criminalizado, ter o devido processo legal, não podemos querer que se faça com ele o que fizeram com Lula, ilegalmente, aliás, com o apoio da Globo. Vocês apoiaram a condenação ilegal do presidente Lula”, disse. 


“A mesma coisa tem de ser feita com o general Pazuello. Pagar pelo que fez, mas dentro do devido processo legal”, defendeu Quaquá. 


Após ouvir atentamente, o comentarista se posicionou. “Deputado, boa tarde, Octávio Guedes aqui falando. Apesar de toda a sua retórica, eu mantenho a minha análise, porque isso é uma análise que eu diz. Acho extremamente deselegante quando vem a Gleisi na condição de presidente do partido, uma mulher, e depois se relaciona (o post dela) a um jumento”, rebateu. 


“Minha análise está mantida, mas aceito suas considerações. Mesmo porque já há um histórico de outras postagens ofensivas, mas respeito as suas opiniões.” 


Octávio Guedes insistiu em questionar como Eduardo Pazuello pode contribuir para o diálogo do PT com os militares e a oposição. Washington Quaquá disse que o governo petista precisa ganhar “o centro e a direita” para fazer reformas e combater as taxas de juros. De novo, o parlamentar provocou a emissora. 


“Nós vamos brigar contra esses aumentos de juros que o Banco Central anda praticando no Brasil. Esses aumentos escorchantes que vocês, da Globo, apoiam. (...) São juros que não são praticados no mundo e vocês apoiam.” 


Júlia Dualibi agradeceu ao deputado e encerrou a entrevista sem comentar os ataques contra a Globo. 


Quaquá se revela uma exceção no ninho petista neste terceiro mandato de Lula. A maioria dos ministros, secretários, deputados e senadores do PT mantém uma relação amistosa com a Globo e a GloboNews, seguindo o tom pacífico adotado pelo próprio presidente após ‘fazer as pazes’ com William Bonner na sabatina no ‘Jornal Nacional’ na campanha eleitoral.


Fonte: Terra

Leia Mais ››