quinta-feira, agosto 02, 2018

Casos confirmados de dengue crescem 223% no RN no primeiro semestre de 2018

O número de casos confirmados de dengue cresceu 223% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), de 1º de janeiro a 30 de junho de 2018 foram notificados 17.092 casos suspeitos de dengue, com 7.172 casos confirmados. Em 2017, no mesmo período, houve 2.218 casos de dengue confirmados.

Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Pixabay/Divulgação)
Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Pixabay/Divulgação)

Dos casos confirmados em 2018, 6.846 foram classificados como dengue, 301 como dengue com sinais de alarme e 25 como dengue grave.

A Sesap informou ainda que 94,5% dos municípios do Rio Grande do Norte - o que representa 158 cidades – apresentam índice de infestação predial classificado como de alerta ou risco.

O boletim da Sesap traz ainda números referentes aos casos de chikungunya e zika no primeiro semestre de 2018.

Chikungunya
Neste ano, foram notificados 1.637 casos suspeitos e confirmados 167 para chikungunya. Já em 2017, no mesmo período, foram notificados 1.339 casos suspeitos e confirmados 484 casos.

Zika
Em 2018 foram notificados 379 casos suspeitos de zika, com 32 confirmados. Em 2017, no mesmo período, foram 312 casos suspeitos, sendo 7 confirmados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Correios terá que indenizar carteiro assaltado durante entrega de correspondência em Natal

A Justiça do Trabalho condenou os Correios a pagar uma indenização de R$ 2 mil por danos morais a um carteiro que foi assaltado enquanto entregava correspondências em Natal. No assalto, os criminosos levaram o celular da empresa. Cabe recurso à decisão.

O empregado alegou que estava fazendo a entrega de uma correspondência no bairro Candelária, na Zona Sul da capital, quando foi abordado por um homem armado que roubou o celular. Segundo a vítima, o assaltante chegou em um carro, acompanhado de outro homem que aguardou no veículo.

Após o assalto, o carteiro ficou traumatizado e foi afastado do serviço durante 15 dias por estress pós-traumático. O empregado ajuizou uma reclamação trabalhista contra os Correios, pleiteando o pagamento de indenização por dano moral pelo constrangimento sofrido.

Na ação, a empresa defendeu-se responsabilizando o Estado pelo ocorrido, já que o dever de garantir a segurança do cidadão seria do Estado.

Para o juiz Cacio Oliveira Manoel, no entanto, mesmo que a responsabilidade pela segurança pública seja do Estado, caberia à empresa "adotar medidas complementares que visem especificamente à segurança de seus empregados", disse.

O magistrado ainda explicou que ficou caracterizado, no caso, a omissão culposa da empresa, pois a natureza de suas atividades atrai a regra da responsabilidade objetiva, quando o empregador assume o risco do tipo de serviço desenvolvido por ele.

Carteiro foi assaltado durante entrega de correspondência em Natal (Foto: Reprodução/TV Gazeta/Arquivo)
Carteiro foi assaltado durante entrega de correspondência em Natal (Foto: Reprodução/TV Gazeta/Arquivo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Receita Federal faz alerta sobre o 'golpe do amor' nas redes sociais

Resultado de imagem para Receita Federal faz alerta sobre o 'golpe do amor' nas redes sociais

A Secretaria da Receita Federal alertou nesta quinta-feira (2) sobre o chamado "golpe do amor", no qual golpistas criam perfis falsos em redes sociais, geralmente passando-se por estrangeiros, manifestam intenção de casamento e dizem enviar presentes pelos correios. Depois, pedem depósitos em conta para liberar produtos na alfândega.

Segundo o Fisco, a alfândega no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, tem recebido, diariamente, cerca de dez ligações telefônicas de contribuintes querendo confirmar a instrução que receberam para efetuar depósitos em contas de determinadas pessoas físicas para terem liberados valores ou encomendas supostamente retidos pela Receita Federal.

Como é o golpe
De acordo com o órgão, os golpistas geralmente se passam por estrangeiros em "boas condições financeiras e com empregos prestigiados e estáveis".

Após se envolverem emocionalmente a vítima, declaram-se apaixonados e manifestam intenção de casamento com o envio de presentes diversos, como óculos, bolsas, celulares, anéis de ouro para o “noivado”, dinheiro em espécie ou documentos do exterior por remessa expressa ou postal ou por meio de um viajante.

De acordo com a Receita Federal, a fim de dar veracidade ao envio dos supostos bens, os golpistas criam sites falsos de empresas de remessas expressas, inclusive com falso rastreamento da suposta encomenda.

Após o suposto envio dos presentes, o golpista geralmente alega que os bens foram retidos pela alfândega e que há necessidade de um depósito em conta de determinado "agente" para que haja a sua liberação, informou o órgão.

O Fisco explicou que, em geral, é fornecida uma conta corrente de pessoa física para o depósito. "Se a vítima deposita o valor solicitado, a quadrilha faz nova exigência, alegando outro empecilho para a liberação da remessa ou da bagagem e assim sucessivamente", acrescentou a Receita.

Orientações da Receita
A Receita Federal advertiu que não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente e que todos tributos aduaneiros administrados pelo órgão somente são recolhidos por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Nos casos de encomendas enviadas por Remessa Expressa, pode-se confirmar se a empresa está habilitada no Brasil através do seguinte site. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode enviar seu questionamento ou contatar as Unidades de Atendimento da Receita Federal.

Caso a pessoa considere estar sendo vítima de ação fraudulenta ou tentativa de estelionato, é imprescindível que também registre a ocorrência em uma Delegacia Policial especializada, concluiu a Receita Federal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil já tem mais de mil casos de sarampo em 2018, segundo Ministério da Saúde

Brasil tem mais de mil casos de sarampo confirmados em 2018 (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Brasil tem mais de mil casos de sarampo confirmados em 2018 (Foto: Reprodução/ TV Globo)

O Brasil já tem mais de mil casos confirmados de sarampo em 2018. O número foi atualizado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (1º). São 1053 casos confirmados até o dia 1º de agosto, um aumento de 232 casos desde o dia 17 de julho.

Desde 1999, o Brasil não registrava número tão alto de casos confirmados em um único ano. Na época, foram 908 casos de sarampo no país.

Segundo o Ministério, desde 2001 não há registros de transmissão autóctone (quando ela ocorre dentro do território). Entre 2013 e 2015, houve surtos de casos importados, sendo a maioria nos estados de Pernambuco e no Ceará. Foram registrados 1.310 casos da doença no período de três anos.

Surto no AM e RR
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo no Amazonas e em Roraima e em ambos os casos os surtos estão relacionados à importação do vírus. Estes estados concentram 97% dos casos confirmados em 2018.

"Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela", diz o Ministério. O número de casos que ainda estão sendo investigados no Amazonas chama atenção: 4.470. Enquanto em Roraima, 106 casos são analisados.


Outros 5 estados brasileiros também registraram casos da doença. Rio de Janeiro teve 14 casos confirmados e no Rio Grande do Sul foram 13. Segundo o Ministério, estes casos também estão relacionados à importação do vírus.

Em 2016, o país ganhou certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o país luta para manter este certificado.

"Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses", diz a nota.

Campanha de vacinação
O Ministério lançou a campanha de vacinação de 2018 e tem o objetivo de imunizar mais de 11 milhões de crianças contra o sarampo e a poliomelite. A meta é chegar a pelo menos 95% delas.

A partir do dia 6 de agosto, crianças entre 1 e 5 anos podem ir ao posto de saúde receber vacina contra a poliomielite e o sarampo mesmo se já tomaram o imunizante anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias).

Esse tipo de campanha de reforço, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Sarampo no mundo
A Organização Mundial da Saúde divulgou uma alta no número de casos da doença em todo o mundo. A baixa cobertura vacinal em alguns países, como o Brasil, contribuiu para volta da doença - foram 173.330 casos no planeta em 2017, um aumento de 41 mil casos em apenas um ano.

Globalmente, 85% das crianças foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra o sarampo no primeiro ano de vida, através dos serviços de saúde de rotina e 67% com uma segunda dose.

Apesar disso, segundo o relatório da OMS, os níveis de cobertura permanecem bem aquém da cobertura de imunização contra o sarampo recomendada pela organização, que é de pelo menos 95% para evitar surtos, evitar mortes evitáveis ​​e alcançar metas de eliminação regional.

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Prouni 2018 divulga resultado da lista de espera

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta quinta-feira (2) o resultado da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre. Os candidatos podem fazer a consulta no site do programa até a próxima segunda-feira (6).

Candidatos podem consultar a lista de espera até a próxima segunda-feira (6)  (Foto: Reprodução)
Candidatos podem consultar a lista de espera até a próxima segunda-feira (6) (Foto: Reprodução)

A lista só mostra quem foi selecionado, ou seja, para efetuar a matrícula, todos os participantes relacionados terão que efetuar a matrícula na própria instituição de ensino entre esta sexta (3) e a segunda. É preciso apresentar a documentação para comprovar as informações prestadas na inscrição.

Confira os requisitos para participar da lista de espera:

Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares
Ter sido pré-selecionado na primeira ou segunda opção de curso, caso não tenha havido formação de turma
Neste semestre, foram oferecidas 174.289 bolsas de estudo totais e parciais em 1.460 instituições de ensino superior. O Ministério da Educação não informou quantas delas já foram preenchidas nas chamadas regulares.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Situação das barragens do RN segue estável, aponta Igarn


O Relatório da Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios do Estado divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), nesta quinta-feira (2), indica que as reservas hídricas superficiais totais Estaduais, atualmente, possuem 29,02% da sua capacidade total de acúmulo de água.

Maior reservatório do Estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (ARG) está com 664.805.333 metros cúbicos, percentualmente, 27,70% do seu volume total. A Barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, está com um aporte hídrico de 163.272.850 metros cúbicos, que representam 27,23% da sua capacidade total.

O açude Umari, em Upanema, com capacidade para 292,813 milhões de m³, está com 129.448.645 metros cúbicos, percentualmente, 44,21% do volume total do manancial.

Dos 47 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, 8 reservatórios permanecem em volume morto, percentualmente 17% do mananciais potiguares. Já os mananciais secos, atualmente, são três, percentualmente, 4,1% dos açudes potiguares. Portanto, em termos gerais, a situação continua estável, em comparação com o último relatório lançado em junho.

Entre os reservatórios que estão na classificação de alerta, com volumes inferiores a 25% das suas capacidades, mas que estão acima do volume morto, os números dos aportes hídricos são os seguintes: Boqueirão de Angicos, que está com 1,976 milhões de metros cúbicos, percentualmente, 12,34% de sua capacidade; Itans, em Caicó, com 7,100 milhões m³, ou 8,69% do total que consegue acumular; e Passagem das Traíras, com 1,819 milhões de m³, ou 3,66% da capacidade do reservatório.

 As reservas hídricas superficiais totais do estado atualmente são 1.280.384.340 m³, que percentualmente representam 29,02% do total de 4,404 bilhões de m³ de reservas superficiais estaduais.

Dos oito reservatórios que atingiram 100% da capacidade de acumulação de água, Riacho da Cruz II está com 93,07% de reservas; Apanha Peixe está com 99%; Santo Antônio de Caraúbas está com 79,58%; Encanto está com 90,96%; Brejo está com 88,38%; Beldroega está com 85,84%; Pataxó está com 88,16% e Mendubim está com 88,09%.

 Sobre os volumes das principais lagoas potiguares 

A Lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da Zona Norte da Capital, está com 100% do seu volume, que é de 11 milhões de m³. A Lagoa do Jiqui que possui 440 mil metros cúbicos e abastece parte da Zona Sul de Natal permanece completamente cheia. A Lagoa do Bonfim, que fornece água para a Adutora Monsenhor Expedito, está com 56,35% do seu aporte total.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Quadrilha metralha banco, arromba cofre e incendeia carro na Grande Natal

Quadrilha metralha banco, arromba cofre e incendeia carro na Grande Natal (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)
Quadrilha metralha banco, arromba cofre e incendeia carro na Grande Natal (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

Pelo menos 20 criminosos invadiram a agência da Caixa Econômica Federal de Goianinha, na Grande Natal, na madrugada desta quinta-feira (2). Eles metralharam os vidros, entraram no banco e usaram um maçarico para arrombar o cofre. Ninguém foi preso até o momento.

De acordo com a Polícia Militar, os homens chegaram ao município fortemente armados e usaram quatro caminhonetes e motos. Eles dispararam contra a agência, quebrando os vidros. Em seguida, invadiram o prédio e arrombaram o cofre usando o maçarico. Os policiais encontraram explosivos dentro do banco, que foram deixados pelos bandidos.

A quadrilha ainda cercou a base da PM e fechou as estradas de acesso à cidade com carretas e ônibus que passavam no local, além de espalhar grampos pela pista. Um veículo foi incendiado na BR-101 para impedir a chegada de reforços policiais.

Ainda não há informações sobre o que foi levado da agência. A Polícia Militar continua realizando buscas, mas até o momento ninguém foi preso.

Fonte: G1
Leia Mais ››