sábado, março 23, 2013

Após emendas modificativas, projeto dos contratos do município de Itaú-RN é aprovado pelos legisladores


O Projeto de Lei 001/2013, enviado pelo Poder Executivo, referente à Concessão, ou pretensão, ou autorização para contração temporária e excepcional de interesse público e dar outras providências foi posto em votação em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (22).

O projeto referente às contratações foi dado entrada na Câmara      Municipal em sessão realizada no dia 15 de março de 2013; naquele momento foi gerado um desconforto devido a má interpretação de alguns parlamentares e inclusive da população, que também foram induzidos ao erro, achando que aquela sessão seria de imediato para a provação do projeto, sendo necessário pedido de vista, pelo líder da bancada vereador Antonio Dias (Toinho Galego) (DEM), para que o mesmo pudesse ser apreciado. (relembre aqui)

A sessão foi marcada para acontecer nesta sexta-feira (22), que por meio de oficio o presidente da casa, Paulo Moreira (PHS), convocou os vereadores, após apreciação do projeto e algumas modificações, para a reunião extraordinária solicitada pelo poder executivo.

Após a formação da comissão, a reunião deu-se início com a leitura do parecer da comissão, que expôs aos presentes os equívocos encontrados no referido projeto. O setor jurídico apresentou falhas, detectando agressões a legislação trabalhista, tais como: o desamparo legal aos trabalhadores contratados, nos artigos 6º § 2º, o Art. 9º, 10º e 11º, os direitos dos contratados são aniquilados, ou seja, os novos contratados pelo poder executivo não teriam, de acordo com o projeto, direito a férias, 13º salário, terço de férias, direito a indenização, mesmo sendo dispensado pelo empregador, não recebendo indenização em saída antecipada.

Com isso a comissão não concordou com a redação do projeto; caso fosse aprovado daquela forma à Lei seria casuística*, causando apenas descontrole com o gasto público. Que de acordo com a comissão todo servidor deve ter mantido seus direitos trabalhistas. Pedindo ainda a retroatividade de seus efeitos a 02 de janeiro de 2013, configurando assim irregularidades no que concerne a contração de pessoas antes da aprovação do projeto, gerando improbidade administrativa, por parte do executivo.

De acordo com a análise da comissão, mesmo que o projeto fosse aprovado (como aconteceu) com retroatividade os contratos estão todos irregulares.

O relator da comissão vereador Ítalo Medeiros (PMDB) sugeriu que antes da apresentação das emendas, que a casa legislativa requeresse do poder executivo, o quantitativo de pessoas que deverá ser contratado e valores de salários, para verificar os impactos gerados para o município.

Em seguida foi feita a leitura das emendas modificativas, que após analise dos vereadores, foram apresentadas seis (6) modificações. A votação era feita após a leitura de cada emenda, cujas cinco (5) primeiras foram votadas por unanimidade, porém a sexta (6ª) e última emenda, não seguiu a mesma linhagem.

Emenda 001/2013: A não valorização dos serviços públicos essenciais.

Emenda 002/2013: As contratações serão feitas pelo prazo máximo de seis (6) meses, sendo que, em caso de prorrogação contratual, somente será feita por igual período após autorização do poder legislativo.

Emenda 003/2013: Para os efeitos deste artigo não se consideram as vantagens dos servidores ocupantes dos cargos tomados como paradigmas.

Emenda 004/2013: A extinção do contrato por iniciativa do município decorrente de conveniência administrativa importará no pagamento ao contratado de indenização correspondente à: a metade pelo que caberia referente ao restante do contrato.

Emenda 005/2013: o tempo de serviço prestado em virtude, contratação dos termos desta lei será contado para todos os efeitos.

Emenda 006/2013: Art. 14. Reprova as disposições do contrato; suprir o art. 11 do projeto de lei em tela. Quanto ao remanescente do projeto naquilo que não foi composto alteração recomendação de voto pela sua obscuridade de aprovação.

Uma a uma ia sendo colocada em votação; todos os vereadores iam votando favorável por unanimidade, porém a emenda 006/2013 não seguiu a mesma linhagem dos vereadores votantes.

A comissão reprovou a emenda 006/2013 por 2 (dois) votos, presidente e membro, Antonio Dias (DEM) e Gildo Pinheiro (PR), respectivamente, a 1 (um), do relator, Ítalo Medeiros (PMDB). Ao ser colocada em votação pelos vereadores votantes a emenda foi aprovada por 5 contra 3 votos favoráveis.

Os votos favoráveis a retroatividade ficaram por conta dos vereadores: Alex Brasil (PMDB), Toinho Galego (DEM), Jailson Brito (DEM), Fafá Maia (DEM) e Gildo Pinheiro.

Já os votos contra a retroatividade foram: Reikson Brasil (PR), Ítalo Medeiros (PMDB) e Márcio Lima (PSB).

O vereador Reikson Brasil explicou o motivo de estar votando contra, pois o poder executivo pede para que a contratação dos funcionários seja retroagida, ou seja, voltar ao passado, como se estivessem votando as contratações no mês de janeiro/2013, assim como o vereador Ítalo Medeiros e Márcio Lima que disseram ser a favor a emenda modificativa 006/2013, mas contrário a decisão do voto do parecer da comissão em retroagir.

Portanto, o projeto foi aprovado por seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis, após nova aprovação da casa legislativa, que mesmo tendo enfrentado alguns questionamentos por parte dos vereadores que faziam questão de informar que não estavam ali para atrapalhar, ao contrário, precisavam analisar fielmente o que eles estavam aprovando para futuramente não serem prejudicados, ou prejudicar alguém.

Márcio Lima (PSB) enfatizou que era importante a população saber que os vereadores são peça fundamental, em uma administração, principalmente no que se refere a projetos, pois é preciso a aprovação deles para que o projeto seja aceito, e sem eles isso não seria possível, não cabendo apenas ao prefeito o ato de empregar alguém, tem que ter a participação dos vereadores, não apenas do prefeito.

“Só quero que as pessoas entendam que é a nossa participação. O que a gente via aqui, é que nós, fomos criticados. O prefeito manda o projeto e só é aprovado se a gente aprovar... porque então nós não fazemos parte disso aqui? Só quero que vocês entendam isso, sejam conscientes, se o prefeito fez, mas fez com a nossa colaboração, com o nosso consentimento” disse.

A sessão foi encerrada pelo presidente que fez um breve relato de todo o percurso feito para aprovação do projeto, relembrando os fatos e as interpretações infundadas, agradecendo a todos, em especial a imprensa local, que tem feito um papel importante para a comunidade, levando os fatos ocorridos ao conhecimento de todos.

* Um termo usado para denotar raciocínios morais desviantes construídos para justificar ações que são moralmente duvidosas.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Gildo Pinheiro diz ser “Humanamente impossível entrar com projeto de Lei no 1º dia de gestão”


Um fato inusitado aconteceu na reunião extraordinária da Câmara Municipal de Itaú-RN. O comum é ver a troca de fartas entre oposição e situação, mas não foi isso que aconteceu na última sessão.

O voto do vereador Gildo Pinheiro (PR) a favor a emenda 006/2013, referente ao pedido de retroação do poder executivo deixou os colegas vereadores não muito satisfeitos. Deixando em dúvida a posição do mesmo.

Depois de ser atacado pelas palavras do vereador Márcio Lima (PSB) ao dizer que o colega estava se contradizendo quando disse ser humanamente impossível um gestor chegar de cara e pedir autorização para contratar pessoal ou qualquer outro assunto.

“Se você diz que é humanamente impossível contratar a partir de janeiro, você está entrando em contradição com o seu voto. Porque pelo projeto, da forma como você votou, está sendo a partir de janeiro, então você está entrando em contradição com seu voto” desferiu Márcio Lima.

Gildo tentou explicar ao colega vereador, o motivo de ter votado a favor da retroação do projeto, pedindo a compreensão dos demais colegas, dizendo ter colocado 5 emendas, sendo o principal autor das emendas, fazendo as modificações, combinando tudo, mas que a 6ª emenda não fez: “É humanamente impossível o poder executivo e o legislativo, entre imediatamente no dia 02, como você está pedindo, que o dia primeiro é feriado, já com o projeto de lei para contratar as pessoas”.

O vereador ainda expressou a preocupação ao receber o projeto, pois no município muitos estão à procura de emprego, porém o poder público não tem como suprir as necessidades de todos, apesar de saber que existem promessas de emprego que não serão cumpridas.

Justificando que votou a favor do projeto com modificações, e que para isso sentaram e fizeram 6 modificações em beneficio do povo e que uma única que modificou seu voto, a de número 6, que pedia para que o projeto fosse retroagido, disse que não gostava de ver ninguém em saia justa, muito menos fazer maldade com ninguém, dizendo se a favor das 5 emendas e não poderia deixar a 6ª para trás, pois não importava se a mesma fosse agora, ou em janeiro, ou em dezembro, seria a favor.

Gildo quis dizer que não deixaria o abacaxi nas mãos do presidente Paulo Moreira (PHS); caso tivesse sido contra a retroação, ele (Paulo) era quem decidira a emenda.

O vereador prosseguiu sua defesa dizendo que muitas pessoas compararam esse projeto dos contratos com o concurso que foi anulado, mostrando-se a favor que o concurso volte, para que as pessoas voltem ao trabalho, por ser a favor da geração de emprego do município, assim como é a favor do projeto de lei, orientando que não foi o autor da emenda 006, mas sim do restante.

Encerrou suas palavras agradecendo a que o seguiram na votação, já para os que não o seguiram justificou dizendo que sua atitude não significava que ele estava de lado A ou B.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Ítalo Medeiros: “Em momento algum falo pela oposição”


O vereador Ítalo Medeiros (PMDB) aproveitou a presença da imprensa na sessão da câmara municipal, nesta sexta-feira (22), para se justificar e dizer que não estava agindo naquela sessão como oposição, pois em nenhum momento estava contrário ou a favor do projeto dos contratados.

Dizendo não existir oposição, ou situação, e no futuro as pessoas ou os próprios vereadores saíssem comentando que a oposição foi contra o projeto, mostrando a obrigação do vereador, que é, analisar todos os projetos apresentados a casa legislativa, o seu teor de admissibilidade, juricidade, ao invés de saírem espalhando boatos que serão contra o projeto, ou projetos.

O vereador se referia a comentários feitos por populares ao questionar os parlamentares nas ruas da cidade quando o assunto é apreciação de algum projeto, visto que, foi-se criado uma certa pressão, ou acusação de que os vereadores (da oposição) não aprovariam o projeto dos contratados.

Ítalo foi além, mencionando que o projeto dos contratos foi elaborado pelo advogado da câmara, e não pelos vereadores, enfatizando que o projeto apresentado a bancada, pelo poder executivo não tinha valia de nada, porque qualquer advogado que pegasse aquele projeto via que não tinha fundamento, alertando que o mesmo tinha sido cópia de outros projetos enviado pelo executivo de anos anteriores do município.

“Isso aqui foi tirado uma cópia, de cópias que já vem de ano passado, retrasado aqui do município. Então foi tirado mais uma cópia, xerocado... segundo, tudo isso que foi lido aqui nesta casa está aqui, isso aqui são irregularidades que esse projeto apontava. Dizer mais uma vez que é esse nosso objetivo: fiscalizar e apontar irregularidades” disparou o vereador.

O PMDBista fez referência ao artigo 14 que pedia a retroatividade, pegando a conclusão dada pelo setor jurídico da casa legislativa quando diz que para concluir o rol de irregularidade presentes no projeto o seu artigo 14 prevê sua retroatividade de seus efeitos do dia 02 de janeiro de 2013, se há necessidade de efeito desta lei retroagir a respaldo, ou autorização de leis, situação que se apresenta muito grave, partindo-se o pressuposto de que na administração pública não há vontade própria e o gestor somente fará o que a lei autoriza, como não há autorizando significa dizer que os contratos por ventura existentes, estão todos irregulares, mesmo que a lei seja aprovada com retroatividade (como foi aprovada). Dizendo não saber quem vai responder por isso, mas que a lei é irregular, alegando que não compactuou com a aprovação, pois não podia responder pelos erros dos outros, somente pelos seus erros, por esse motivo foi contrário à emenda 006/2013.

O vereador também não deixou passar o voto a favor do colega de partido, vereador Gildo Pinheiro (PR), quando disse que estava meio embaraçado quando Gildo disse ser humanamente impossível um gestor enviar um projeto no mês de janeiro, rebatendo a justificativa quando faz analogia a um distúrbio mental.

“Eu acho que eu tou ficando doido ou perturbado, porque eu acho que há alguns anos atrás esse projeto, alguns anos atrás esse projeto chegou aqui a esta casa no mês de janeiro, e foi votado”, pontuou.

Contradizendo o colega de bancada que isso já aconteceu, em anos anteriores, apontando não ser impossível humanamente o projeto ter sido envia no mês de janeiro. Continuou seu discurso criticando a atitude de demais colegas que queriam na semana passa, votar o projeto da forma como foi apresentado pelo poder executivo, da forma como estava, cheio de irregularidades, justificando também que em momento algum disse que seria contrário a aprovação do projeto, quando era questionado por populares, dizendo que iria analisar e depois aprovado caso não houvesse irregularidades.

Encerrou suas explicações pedindo ao presidente da casa vereador Paulo Moreira (PHS) requerer do poder executivo, informações sobre o quantitativo de pessoas a serem contratadas e valores salariais de cada servidor, para conhecimento do legislativo e o impacto que essas despesas de pessoal representa para o município.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Jovem de 16 anos foi drogada e em seguida levada para um motel e estuprada (Com Vídeo)


Qual a reação de um pai em saber que sua filha de 16 anos foi drogada e em-seguida levada para um motel e estuprada?As cenas neste vídeo mostra o flagrante de um homem que coloca drogas em refrigerante de uma adolescente em seguida depois da jovem adormecida leva a garota pra um motel e pratica o estupro.Aqui no vídeo vocês verão a revolta do pai e o depoimento emocionante da da vítima que conta como tudo aconteceu;

ATENÇÃO CENAS COMOVENTES E REVOLTANTES


Reprodução Cidade News Itaú via Icém Caraúbas/Anchieta França
Leia Mais ››

Polícia prende bando que usava leite em pó e farinha na produção de drogas


Uma denúncia anônima levou policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos até uma casa que estava sendo usada como espécie de refinaria de drogas, na noite desta sexta-feira (22). Três pessoas foram presas e a polícia ainda apreendeu drogas e material usado para produção de cocaína e crack. Bando usava leite em pó e farinha de trigo para adulterar a droga. 

O flagrante foi feito na Travessa Couto Magalhães, no loteamento Cidade Praia, em Nossa Senhora da Apresentação. Os policiais civis encontraram lá quatro balanças de precisão, três prensas usadas para compactar a droga, bem como 750 gramas de cocaína em formato de pedra, além de porções menores de cocaína em pó e também maconha. 

A polícia apreendeu ainda um livro de contabilidade com os dados da venda da droga, bem como um veículo modelo Corsa Classic Sedan e uma motociclea. Foram presos na ação Marciano Azevedo Nascimento, de 28 anos, Marcos Alexandre Pacheco da Silva, de 24 anos, e Rossino Vagner de Oliveira, de 37 anos. Com eles, foram encontrados R$ 6,500 em espécie. 

O delegado Ulisses de Souza, que comandou a operação, informou que Marciano e Marcos Alexandre são foragidos por tráfico de drogas. Já Rossino havia deixado a cadeia na última quarta-feira (20). Ele estava preso por furto.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Mais uma tragedia em Paulista PB: Criança é Atropelada e morta por Caminhão Pipa na manhã desse Sábado, Confira Fotos!


Mais uma Tragédia foi registrada em Paulista neste Sábado (23) por volta das 07:30 da manhã, desta vez na Rua Leandro Gomes de barros onde uma criança  de aproximadamente 10 anos foi atropelada e morta por um caminhão Pipa pertencente a  Prefeitura Municipal de Paulista/PB.
De Acordo com informações quando o caminhão foi fazer uma manobra a direita , o garoto passava pelo local, quando se desequilibrou a caiu entre as rodas dianteiras e traseiras do veiculo sendo atingido pelas rodas traseiras.
Veja Fotos Abaixo!

A Criança Morava no Conjunto Populares Nova.
O Garoto teve a cabeça esmagada e teve morte instantânea.
A Equipe do SAMU ainda foi acionada mais chegando ao local só constatou a morte da criança.
O Corpo permanece no local a espera do Rabecão do IML.
A População de Paulista está chocada com os acontecimentos dos últimos dois dias já que na noite desta quinta-feira (21) um jovem praticou suicidio na própria residência.




Reprodução Cidade News Itaú via Portal Sertão em Foco
Leia Mais ››

Fatalidade:Um adulto e duas crianças morrem ao se enroscarem em rede de pesca no PI


Três pessoas morreram afogadas na noite de ontem, sexta-feira (22) na localidade Coité, zona rural de São João do Arraial, situada a cerca de 200 km ao norte de Teresina.
De acordo com informações do blog Imperador dos Cocais, quatro pessoas, incluindo dois adultos e duas crianças pescavam em uma lagoa. Elas tentaram atravessar o lago, se enroscaram nas redes de pesca e morreram afogadas. As crianças tinham 8 e 12 anos. O adulto foi identificado como Antônio Adriano. A outra pessoa conseguiu se livrar e buscar socorro.
Os corpos foram encontrados por volta das 22h. A busca foi realizada por familiares e populares que moram da localidade. O caso chocou a pacata comunidade que fica entre as cidades de São João do Arraial e Esperantina.

Reprodução Cidade News via Guarda Noturno
Leia Mais ››

Prefeito de Felipe Guerra está livre de toda as acusações.



O Prefeito de Felipe Guerra Haroldo Ferreira e demais representados pela coligação "O Futuro em Suas Mãos", estão finalmente livre do processo contra eles na 35ª Zona Eleitoral. Os processos tendo como recorrente a "Juntos Nós Podemos Mais" assinada pelo advogado Felix Gomes Neto, foi finalizado e julgado. A sentença foi publicado no Diário de Justiça nesta quinta-feira (21) e a decisão da Justiça Eleitoral julga improcedente todas as acusação. Portanto, o prefeito Haroldo Ferreira já está garantido a governar o município por 4 anos, direitos atribuidos pela maioria da população de Felipe Guerra. Mais uma vez a Justiça prevaleceu.

Reprodução Cidade News Itaú via Cassinho Morais
Leia Mais ››

Língua inglesa pode sair do currículo escolar em 2015


curso ingles
A língua inglesa pode ser retirada do currículo escolar brasileiro a partir de 2015, se a Câmara dos deputados aprovar um projeto de lei que considera o ensino da disciplina irrelevante. O projeto inicial do deputado federal Francisco Praciano (PT-AM) foi aprovado no último dia 15 de março.

Em seu relatório, Praciano destacou que é notável o fracasso do processo de aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio e criticou a forma como a disciplina vem sendo lecionada em sala de aula. Para esclarecer e debater sua afirmação, a comissão parlamentar solicitou uma audiência pública.

“Na verdade, o inglês é hoje um mero acréscimo, principalmente nas escolas da rede pública, em que tem carga horária reduzida, deficiência quanto à formação de professores, ausência de um ambiente propício para o aprendizado da língua, por conta, principalmente, da superlotação das salas de aula”, criticou o parlamentar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ALMINO AFONSO-RN: AGRICULTOR DE 46 ANOS É VÍTIMA DE AFOGAMENTO


O agricultor Paulo Tarso Freire de 46 anos, solteiro, natural da cidade de Almino Afonso-RN, faleceu na tarde de ontem, sexta-feira (22), vítima de afogamento.

Segundo informações de populares, Paulinho de Lorinha, como era popularmente conhecido, antes do ato, consumiu bebidas alcoólicas por três dias consecutivos e andou comentando que iria morrer, ontem a tarde saiu de casa para pescar no açude público Lauro maia, localizado no bairro Francisco Godeiro Carlos (Açude) em Almino Afonso, onde foi visto com vida pela última vez.

Ainda de acordo com populares que se encontravam no local, por volta das 15h50min, Paulinho de Lorinha desceu para mergulho e não mais voltou, deixando as margens do açude a motocicleta, sandálias e as vestes, a Polícia Militar local foi acionada que por sua vez acionou o Corpo de Bombeiros da cidade de Pau dos Ferros-RN, que compareceu ao local por volta das 18h, por algum tempo três homens do corpo  bombeiros realizaram buscas mais não obtiveram êxito.

Na manhã desse Sábado (23), por volta das 5h40min, o corpo da vítima foi visto por populares boiando na superfície das águas do açude; com autorização dos familiares e da Polícia Militar, o mesmo foi resgatado por um popular e levado ao Hospital Maternidade Abel Belarmino de Amorim em Almino Afonso, sem que houvesse a necessidade da presença do ITEP/RN.

O sepultamento será realizado na tarde de hoje às 3h, no cemitério público municipal Alcina Maria Nunes em Almino Afonso/RN.

Reprodução Cidade News Itaú via FM Educativa/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Vivaldo critica CONAB e diz que milho não está sendo distribuído satisfatoriamente


VIVALDO-COSTA-RADIO
O deputado Vivaldo Costa criticou em seu programa de rádio nesta sexta-feira (22) o desempenho da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) de Caicó. Segundo Vivaldo o homem do campo tem enfrentado constantes problemas de filas, burocracia e até indisposição, para conseguir o milho subsidiado que é oferecido pelo órgão.
“Essa reclamação é quase que generalizada. Para salvar o rebanho o homem do campo precisa do milho, mas infelizmente este não tem chegado em quantidade suficiente. Vi as lideranças ligadas a Henrique serem enfáticas garantindo que o milho chegaria ha todos os municípios de maneira satisfatória. Eu não sei o que está havendo, mas a triste realidade é que este milhão não está chegando, é lamentável”, protestou o Papa Jerimum.
Vivaldo se colocou a disposição dos pecuaristas para reivindicar um tratamento justo e uma correta distribuição do milho. “Já fiz pronunciamentos, reclamações, denuncias através da Assembleia Legislativa, já fiz desafio às lideranças ligadas a Henrique Eduardo, mas infelizmente as providencias não foram tomadas satisfatoriamente. Espero que o presidente da Câmara dos Deputados [Henrique] possa resolver junto a CONAB a falta de milho dos pecuaristas do Seridó e do Rio Grande do Norte já que todos estão sofrendo as consequências desta seca”. 

Reprodução Cidade News Itaú via Carnáuba em Foco/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Homem flagra ex-namorada com outro e mata jovem a facadas em Patos


Um crime brutal foi registrado na noite desta sexta-feira, (22), em Patos.
O crime aconteceu na residência do publicitário Carlos Designer, na Rua Elias Asfora, nº 885, Bairro Jardim Guanabara.
De acordo com o Delegado Manoel Martins, um homem teria pulado o muro da residência do publicitário, através da casa vizinha e ao adentrar, se deparou com a vítima Graziela dos Santos Ramalho, de 26 anos, praticamente despida no sofá da sala.

Ainda segundo a Polícia, ao ver a cena, o acusado e ex-namorado de Graziela, Samuel Rosendro da Silva Júnior, desferiu três golpes de faca, que atingiram a jovem no rosto, pescoço e costas da vítima, que faleceu no local.
Provavelmente, a vítima estava tendo um relacionamento amoroso com o publicitário, já que a mesma estava despida em sua sala.
Após o crime, o acusado fugiu, saindo pela porta da frente da residência, tomando destino ignorado.
Vários familiares da vítima estiveram no local. A mãe da jovem chegou a passar mal e precisou receber atendimento médico do SAMU. Graziela residia era filha do sapateiro e ex-candidato a vereador Cambirota e residia no Bairro Maternidade em Patos.
A Polícia está em diligências na tentativa de localizar o acusado de cometer o crime.
Carlos Designer é jornalista e também atua no mundo da música e tem o nome artístico de Cauã Martins. Carlos(Cauã) já tem um disco gravado no estilo sertanejo.


Reprodução Cidade News Itaú via Mais Pato/É Sertão
Leia Mais ››

Feto humano é encontrado no sistema de esgoto sanitario em Mossoró


Funcionário de uma estação coletora da Caern localizada no Bairro Nova Betânia, encontrou na manhã de sábado 23 de Março de 2013, um feto humano preso as grades de retenção da estação, localizada na Avenida José Damião, próximo a Casa do estudante de Mossoró.

Segundo “Damião Aires” a estação recebe água servida de vários bairros e de esgoto hospitalar da cidade. Damião disse que fazia a limpeza de uma grade de retenção, utilizando uma pá, quando percebeu a presença do feto e até pensou que se tratava de animais roedores trazidos pelo esgoto.

O funcionário fez a retirada do feto e acionou a Central de Operações da Policia Militar. O feto é aparentemente de uma criança do sexo masculino e segundo mulheres com experiencia, a criança teria cerca de 3 meses, quando foi expelida.

O feto foi conduzido para o Instituto Técnico e Cientifico de Policia Itep.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Crime de homicídio na zona rural de Alexandria


Mais uma morte violenta foi registrada por volta de 11 horas de sexta feira 22 de Março de 2013, na zona rural de Alexandria, Oeste do RN.

O agricultor "José Rubens de Oliveira" de 37 anos de idade foi surpreendido e morto, quando se dirigia para residencia de familiares no Sitio Tapera, zona rural do município. Os acusados estariam em uma motocicleta e segundo informações efetuaram varias disparos contra a vitima que morreu no local.

A policia militar da cidade não dispõe de muitas informações sobre as atividades da vitima.

O corpo foi removido para ser periciado no Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, em Mossoró.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Suspeito de assassinato é preso em Pipa


Foto: Cedida
Policiais do Pelotão da Pipa prenderam, nesta sexta-feira (22), um homem acusado de tentar invadir residências e de cometer um assassinato há dois anos. Alex Alexandre da Costa Marinho, de 24 anos, estava em um terreno próximo a praia escondido da polícia.

De acordo com o tenente Daniel, comandante do policiamento do local, o acusado foi denunciado por populares que flagraram Alex observando residencias de posse de uma faca. Diante da informação uma guarnição foi até ao endereço citado na denuncia e constatou o fato. 

"Recebemos a denuncia via central de operações e conseguimos surpreender o suspeito se preparando para agir criminosamente", disse. Na delegacia, os policiais descobriram que contra Alex existia uma acusação de assassinato e um mandado de prisão em aberto, por esse motivo era considerado foragido da Justiça.  

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Governo do RN decreta ponto facultativo na Quinta-feira Santa


O Governo do Rio Grande do Norte decreta ponto facultativo na próxima Quinta-feira Santa, dia 28. O benefício atinge órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional.
O decreto do ponto facultativo está publicado na edição deste sábado (23) do Diário Oficial do Estado (DOE). O texto do decreto diz que o ponto facultativo não abrange as atividades que sejam consideradas essenciais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é assassinado dentro de casa em Natal


Um homem foi assassinado dentro de casa no início da manhã desta sexta-feira (23), na zona Norte de Natal. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima tem 24 anos e dormia quando um homem entrou e efetuou disparos de arma de fogo contra ele.

O crime aconteceu na rua Antônia de Santana, no loteamento Jardim Progressso. A vítima morreu na hora.
A polícia não tem informações sobre o que teria motivado o crime.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Delegado de Homicídios vai apurar morte de aposentado em Natal


Homem foi assassinado dentro de carro em Natal (Foto: Henrique Dovalle/Inter TV Cabugi)
O delegado Roberto Andrade, da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), vai investigar o assassinato do aposentado Abeane Vale de Medeiros, de 68 anos. Abeane foi morto a tiros na terça-feira (19), dentro do próprio carro, no cruzamento da avenida Prudente de Morais com a rua Alberto Maranhão, em Natal.

A designação de Roberto Andrade foi publicada na edição deste sábado (23) do Diário Oficial do Estado (DOE). A investigação estava sob responsabilidade da equipe do 3º Distrito Policial.
"Já iniciamos a investigação, mas não posso adiantar muita coisa no momento para não atrapalhar. Já temos um suspeito e uma linha de investigação muito forte, mas não descartamos nenhuma possibilidade. O objetivo é dar a resposta o mais breve possível desse assassinato", falou o delegado ao G1 na manhã deste sábado.
Abeane Vale de Medeiros foi assassinado ao parar o carro em um sinal. De acordo com informações do Tribunal de Justiça, ele era condenado a 13 anos por matar a ex-mulher nas mesas circunstâncias em outubro de 1999. Ele estava foragido da Justiça.
Na quinta-feira (21), a Polícia Civil encontrou o veículo do qual um homem disparou vários tiros contra Abeane Vale. “O carro tinha marcas de tiros e estava amassado com alguns vestígios de tinta amarela. É o carro que bateu no Fiat Uno amarelo e foi utilizado no crime ontem”, disse o delegado Júlio Costa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Somos irmãos", diz papa Francisco a Bento 16 durante encontro


O encontro do papa Francisco com o papa emérito Bento 16 em Castel Gandolfo (30 km de Roma) neste sábado (23) começou com um abraço dos dois religiosos ainda no heliponto, segundo o Vaticano.

O helicóptero no qual o papa embarcou no Vaticano aterrissou no heliponto da residência pontifícia às 12h15 locais (8h15 de Brasília).

Depois das saudações, os religiosos entraram em um carro na companhia do prefeito da casa  pontifícia, Georg Gänswein, que os levaram do heliponto à residência. Por lá, foram direto à capela. Bento 16 ofereceu ao papa o seu genuflexório (onde se ajoelha para rezar), mas Francisco recusou-se a usá-lo sozinho e disse "Nós somos irmãos". Então, os dois rezaram juntos sobre ele.

Às 12h30 locais, os religiosos fizeram uma reunião privada na biblioteca da casa, onde Bento 16 costuma receber convidados importantes, que durou por volta de 45 minutos.


Como cortesia, Francisco presenteou Bento 16 com uma imagem de uma santa dentro de uma caixa dourada.

Durante a chegada do papa, a praça principal de Castel Gandolfo estava lotada de simpatizantes que tinham a esperança de ver o encontro histórico. Eles gritavam "Francesco, Francesco!" Alguns balançavam a bandeira da Argentina.

O porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, disse que Bento 16 ofereceu a sua promessa de obediência ao novo papa, e afirmou que Francisco agradeceu ao papa emérito por seu ministério. Segundo Lombardi, ambos vestiam branco, embora Bento 16 usasse batina simples por debaixo de um casaco branco, sem o cinto tradicional e a capa usada por Francisco.

Bento 16 foi viver na casa de campo de verão papal desde que renunciou ao cargo em 28 de fevereiro, por motivos de saúde, sendo o primeiro papa a renunciar em 600 anos. O papa emérito disse que pretende viver os seus últimos anos em oração e permanecer "escondido do mundo."

O papa Francisco voltará ao Vaticano após o almoço, em horário não informado.

Trata-se de um evento inédito na história da Igreja Católica, já que é a primeira vez que um papa emérito e outro em plenos poderes se reúnem.

E esta é a primeira vez que Francisco e Bento 16 estarão juntos desde que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, foi eleito papa, em 13 de março, embora já tenham conversado por telefone em várias ocasiões recentemente.

Francisco ligou para o agora papa emérito após ser eleito pelos cardeais no conclave e também no último dia 19, festa de São José, já que o nome de batismo de Bento 16 é Joseph (José).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fabricante do AdeS reconhece erros e pede desculpas a clientes


O envase de 96 unidades de suco AdeS com uma solução de soda cáustica foi resultado de uma combinação de falha humana e mecânica que durou 80 segundos, de acordo com Fernando Fernandez, presidente da Unilever.

"O operário não detectou o final da produção de um lote. Daí, colocou o equipamento para funcionar de novo. E o equipamento permitiu o envase de uma solução de higienização", disse à Folha.

Após ter sido notificada por sua Central de Atendimento ao Consumidor, a Unilever demorou quatro dias para diagnosticar o problema.

A empresa recebeu e-mail de um cliente de Ribeirão Preto reclamando de ardência na boca no dia 7. Tentou contato no dia seguinte, mas só conseguiu localizar o consumidor e combinar o recolhimento do produto no dia 9.

A coleta foi feita no dia 11, e a análise, no dia 12. O anúncio público do recall e a retirada do produto das gôndolas viria no dia 13.

É a primeira vez em seus 83 anos no Brasil que a Unilever encara um problema de saúde pública.

Quatro mil pessoas, entre vendedores e operadores de estoque, foram mobilizadas para rastrear em três Estados (São Paulo, Rio e Paraná) as 96 unidades contaminadas -46 foram localizadas.

Ingerida, a solução pode causar queimaduras na boca e no sistema digestivo. Catorze já foram reportados.

"Temos que pedir desculpas. O AdeS no Brasil tem uma história de 15 anos que não merece um problema como esse", afirma Fernandez, que diz ter redobrado procedimentos de segurança.

Por ordem da Anvisa, toda a produção e comercialização de AdeS na linha que apresentou problema foi interrompida. Outras dez linhas de produção da mesma fábrica continuam em operação.

A vigilância sanitária determinou que a linha de produção fique paralisada até que seja comprovado o cumprimento das normas de segurança determinadas. O total de multas pode chegar a mais de R$ 8 milhões.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Salve Jorge: Por vingança, Russo sequestra filho de Demir


Mustafá (Antonio Calloni) fica muito preocupado com o sumiço de Morena (Nanda Costa), em Salve Jorge, novela de Glória Perez. Para descobrir o que aconteceu com a brasileira, ele resolve sequestrar Russo (Adriano Garib) para que ele solte alguma informação.

No meio do imbróglio, com Russo já nas mãos de Mustafá, o turco recebe um telefonema de Aisha (Dani Moreno). Ela conta ao pai que acredita ter encontrado sua verdadeira mãe e também relata que Morena está no Brasil.

De posse desta informação, Mustafá solta Russo, mas este resolve se vingar raptando o filho de Demir (Tiago Abravanel).

Ele só solta o bebê depois que Mustafá lhe pede desculpas.

As informações são do jornal O Dia deste sábado (23).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeitura sonegou documentos sobre Kiss, aponta investigação


Prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, pronunciou-se sobre o inquérito da Kiss (Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)Prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer,
pronunciou-se sobre o inquérito da Kiss
(Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)
Apontado pelo inquérito que investigou o incêndio na Kiss como um dos responsáveis pela tragédia, o prefeito Cezar Schirmer teve a conduta criticada ao longo das 188 páginas do relatório enviado à Justiça. Para os delegados, ele teve comportamento omisso e negligente e que contribuiu para as 241 mortes e as centenas de feridos. O resultado da investigação foi apresentado na sexta-feira (22), com 16 indiciamentos criminais e um total de 28 pessoas responsabilizadas. Leia a íntegra do relatório.
Apesar de responsabilizado, Schirmer não está entre os indiciados porque tem foro privilegiado por ser prefeito, então terá seu envolvimento analisado pelo Tribunal de Justiça. Em pronunciamento no fim da tarde de sexta-feira (22), o prefeito classificou o inquérito de "aberração jurídica". O G1 tentou contato com os assessores do prefeito para comentar a íntegra do relatório, mas não teve sucesso.


O inquérito ainda cita uma denúncia anônima de que a prefeitura estava omitindo documentos essenciais para a investigação, como um parecer do arquiteto Rafael Escobar de Oliveira, que apontava 29 irregularidades na boate Kiss. Esse documento determinava que o estabelecimento não poderia estar funcionando. A polícia cumpriu um mandado de busca no local, confirmando a suspeita.
“Havia realmente outros documentos relevantes relativos à boate Kiss que não foram encaminhados à Polícia Civil. Ao serem analisados estes últimos documentos,  verificou-se que o mais importante documento relativo às irregularidades realmente não havia sido encaminhado pela prefeitura”, diz o texto, citando o relatório do arquiteto.

Entre os problemas apontados por Oliveira, estaria a desconformidade com o número de saídas de emergência da boate Kiss. Em seu parecer, destacou que não seria possível emitir alvará de localização para a casa noturna, considerando que não houve aprovação do projeto arquitetônico.
Em depoimento à polícia, uma funcionária da prefeitura disse que recebeu um pedido para que fossem feitas cópias de documentos sobre a Kiss. Questionada pela polícia sobre o motivo de o parecer do arquiteto com restrições não ter sido enviado à polícia, não soube responder. “Respondeu que não tem conhecimento e que as cópias solicitadas pela Procuradoria foram feitas na sua totalidade, inclusive o documento em que constam as restrições ao projeto da Kiss”.
Em depoimento, o prefeito disse que não viu o documento elaborado pelo arquiteto e disse que nunca se reuniu com servidores ou secretários para orientar depoimentos. “Não tem conhecimento de que alguém tenha retirado ou escondido algum documento relativo à boate Kiss”.


 No pronunciamento, Schirmer falou que seu possível envolvimento é uma “tese ridícula”. "Fui tomado de surpresa. Talvez tenha sido a maior surpresa da minha vida pública e pessoal. Estamos diante de um absurdo, de uma aberração jurídica, de um processo que é de natureza política. Com todo o respeito, essa é uma tese ridícula", afirmou.
À noite, o delegado Marcelo Arigony publicou uma mensagem em seu perfil pessoal do Facebook rebatendo as críticas. "’Aberração’ é brincar com o sentimento de 241 famílias. Eu vou dormir tranquilo hoje. Isso pela primeira vez depois de ter trabalhado incessantemente por 55 dias para apresentar respostas à sociedade que me paga”, comentou.
Para a polícia, como prefeito, Schirmer “podia e devia prever o resultado, bem como agir para que ele não ocorresse. Como não agiu, deve responder por culpa na modalidade de negligência, uma vez que não cumpriu com sua obrigação”. O relatório ainda sugere que o prefeito poderia responder a processo por homicídio culposo.
“A materialidade do fato típico previsto no Art. 121, §3.º do Código Penal, na forma consumada (homicídio culposo) é provada pelas provas periciais e documentais juntadas aos autos. Também comprova a existência do fato a prova oral produzida nos autos”.


Resumo do que disseram as 810 pessoas que depuseram
- 119 pessoas afirmaram que a boate tinha lotação superior a mil pessoas

- 83 afirmaram que o fogo iniciou com o artefato pirotécnico

- 50 pessoas afirmaram que havia mais artefatos pirotécnicos nas laterias do palco

- 181 pessoas afirmaram que o incêndio se iniciou no palco principal

- 108 pessoas afirmaram que o extintor de incêndio não funcionou

- 153  afirmaram que não enxergaram luzes e sinalização de emergência

- 84 afirmaram que os seguranças impediram saída por alguns segundos

- 124 afirmam que as barras de contenção ou guardas-corpos obstruÍram a saÍda da kiss

- 178 afirmaram que já viram show pirotécnico na Kiss em outras oportunidades

- 18 pessoas afirmaram que a boate não ofereceu qualquer treinamento para incêndio

- 24 afirmaram que a boate Kiss passou por diversas reformas ao longo do tempo

- 17 pessoas afirmaram que Mauro Hoffman participava da administração da boate

- 47 viram civis entrando na boate para auxiliar no resgate sem serem contidos por bombeiros (no mínimo cinco morreram)
 
A lista dos 16 indiciados criminalmente

241 homicídios com dolo eventual qualificado e 623 tentativas de homicídio
1- Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda Gurizada Fandangueira)
2 - Luciano Augusto Bonilha Leão (produtor da banda Gurizada Fandangueira)
3 - Elissandro Callegaro Spohr (sócio-proprietário da Kiss)
4 - Mauro Londero Hoffman (sócio-proprietário da Kiss)
5- Ricardo de Castro Pasche (gerente da Kiss)
6 - Ângela Aurelia Callegaro (irmã de Kiko, proprietária da boate no papel)
7 - Marlene Teresinha Callegaro (mãe de Kiko, proprietária da boate no papel)
8 - Gilson Martins Dias (bombeiro que vistoriou a boate)
9 - Vagner Guimarães Coelho (bombeiro que vistoriou a boate)
Indiciados por 241 homicídios culposos*
10 - Miguel Caetano Passini (secretário de Mobilidade Urbana)
11 - Luiz Alberto Carvalho Junior (secretário do Meio Ambiente)
12 - Beloyannes Orengo de Pietro Júnior (chefe da fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana)
13- Marcus Vinicius Bittencourt Biermann (funcionário da Secretaria de Finanças que emitiu o Alvará de Localização da boate)
* Denúncias por crime de lesões corporais dependem de representação das vítimas
Indiciados por fraude processual
14 - Gerson da Rosa Pereira (major dos bombeiros que incluiu documentos na pasta referente ao alvará da boate após a tragédia)
15 - Renan Severo Berleze (sargento dos bombeiros que incluiu documentos na pasta referente ao alvará da boate após a tragédia)
16 - Elton Cristiano Uroda (ex-sócio da boate Kiss, que deu falso testemunho)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Bola de fogo' cruza o céu dos EUA; Nasa fala em meteoro


'Bola de fogo' corta o céu de Seaford, no Estado americano do Delaware, em imagem captada pela câmera de segurança de um estacionamento. Segundo especialista da Nasa, o objeto pode ser um meteoro

Uma "bola de fogo" cruzou o céu da costa leste dos Estados Unidos na noite desta sexta-feira (22). Segundo veículos de mídia americanos, trata-se de um meteoro. 

Uma reportagem da rede "CBS DC" afirma que o meteoro foi visto nos Estados do Delaware e de Nova Jersey, por volta das 19h53 (hora local).

A câmera de segurança de um estacionamento em Seaford, no Delaware, registrou imagens do momento exato em que a "bola de fogo" cruza o céu da cidade.

Vale lembrar que a Terra é atingida por meteoros a todo momento, como explicaram especialistas.

De acordo com o especialista Bill Cook, chefe do escritório de Meio Ambiente da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), o fenômeno "parece ser um evento único de meteoro". 

Baseado nas imagens do vídeo, o especialista diz ainda que a bola de fogo parece "se movimentar para o sudeste" do país.

O meteorologista Dan Satterfield , ouvido pela rede de TV "WBOC", também falou em meteoro e disse, citando testemunhas, que ele se partiu em três pedaços e se dissipou rapidamente no espaço. 

Baseado nesses relatos, o especialista adiantou que "ao que parece, ele não chegou a atingir o chão". Outras testemunhas relataram à "CBS DC" terem ouvido um estampido.

Em fevereiro, um meteoro que passou sobre a região russa de Tcheliabinsk, nos montes Urais, deixou mais de mil pessoas feridas.

A partir de então, o tema não tem mais saído dos noticiários, e os astrônomos vêm pedindo métodos mais eficazes de detecção dos astros que podem se chocar com a Terra.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››