quinta-feira, junho 14, 2018

Dois assaltantes são baleados após troca de tiros com a PM na zona rural de São Miguel/RN


Conforme informações da Polícia Militar dois elementos estavam praticando um assalto no Sítio Serrinha próximo à entrada para o Jacó zona rural de São Miguel quando foram surpreendidos pela Guarnição de plantão, dando início a uma troca de tiros entre assaltantes e militantes levado a pior os malfeitores , a guarnição de Plantão após o ocorrido fez o socorro dos mesmo para o Hospital Regional de Pau dos Ferros.
Segundo Consta um dos bandidos teria morrido e o outro foi socorrido e não temos maiores detalhes sobre seu estado de saúde.

Fonte: O Cobra
Leia Mais ››

“Itaú Agora”: Prefeito Ciro Bezerra anuncia programação Oficial do XII Araia do Zé Padeiro


O Prefeito Ciro Bezerra oficializou a XII edição do Arraia do Zé Padeiro do município de Itaú-RN; o anúncio foi feito através do programa de Rádio da Prefeitura Municipal: “Itaú Agora” que vai ao AR através das ondas sonoras da Rádio Cidade FM Itauense todas as quartas-feiras a partir das 11 horas da manhã. Está foi a 14ª edição do programa no ano de 2018.



Programado para acontecer no período de 23 a 26 de junho o tradicional São João do município, intitulado Arraia do Zé Padeiro trás a seguinte programação:

DIA 23 - SÁBADO - NOITE DA JUVENTUDE

19h – Arraia da Juventude

DIA 24 - DOMINGO - NOITE DOS CASAIS

Encerramento dos Jogos Juninos

20h – Apresentação Cultural do CRAS

21h - Apresentação Cultural - Teatro Maravilhas da Pedra Preta

22h - Apresentação Quadrilha Planeta junino

23h – Festa Dançante: Brenda Cibelly e Forró do Zé



DIA 25 - SEGUNDA-FEIRA - NOITE CULTURAL

18:30h - Apresentação da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes

20h - Show de Humor - Adamastor Pitaco

21h - Show de violeiros

22h – Festa Dançante: Cachorrão do Brega



DIA 26 - TERÇA-FEIRA - NOITE DO ZÉ PADEIRO

22h – Festa Dançante
Saia Rodada
Forró Real
Zé do Fole




Ciro fez o convite a toda comunidade destacando a diversidade cultural trazida na programação que agrada todos os públicos.

Na oportunidade participou do programa o Secretário de Esporte, Júnior Martins que anunciou o início do torneio de mine-campo para este sábado 16 de junho, no mini-campo Zetão no bairro Parabólica.

A primeira rodada terá início a partir das 15:30 deste Sábado:

1º jogo 15:30h: Bets (bairro Felicidade) X ITAÚ Futebol Clube

2º jogo 04:00h: DESTAQUE FC  X Felicidade FC

Domingo:

1º jogo 07:30h:  B Felicidade ll X Golbets

2º jogo de 08:00h: RC Construções X Palmeiras FC

O coordenador de Saúde Nedilson Paiva também fez uso do programa para trazer as informações sobre a campanha de vacinação contra a gripe, que encerraria nesta sexta-feira (15), porém o Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez o prazo até o dia 22 de junho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Divipoe encontra crânio humano durante escavação a procura de drogas em quintal de residência no Bairro Belo Horizonte

Imagem

Policiais da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) sob o comando do delegado Renato Oliveira, realizaram durante a manhã desta quinta feira 14 de junho de 2018, uma mega operação de repressão ao tráfico de drogas no Bairro Belo Horizonte em MOssoró RN.

Ao menos quatro casas foram estouradas pela equipe na Rua Brasiliana de Jessu, onde os policiais encontraram, balança de precisão, droga, munições calibre 12.

Em uma das casas, os agentes da Divipoe, fizeram escavação no muro do imóvel e para surpresa geral,localizaram uma ossada humana, com perfuração possivelmente de tiro no crânio.

A ocorrência em andamento e nesse momento equipes da Divipoe, da Delegacia de homicídios e do ITEP estão no local. Um trabalho de escavação está sendo realizado afim de que possa encontrar o resto da ossada.

Um suspeito já identificado pela polícia, conseguiu fugir do local, mas já foi identificado. Segundo o delegado Renato Oliveira, será pedida a prisão dele junto a justiça.

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Suspeitos de integrar facção criminosa morrem em confronto com a PM na Grande Natal

Dois homens morreram, um ficou ferido e outras três pessoas foram presas após um confronto com a Polícia Militar ocorrido no início da tarde desta quinta-feira (14), na Grande Natal. A ação da PM ocorreu na cidade de São Gonçalo do Amarante.

O tiroteio aconteceu na comunidade Santo Antônio dos Barreiros. Segundo o comandante do policiamento metropolitano, coronel Zacarias Mendonça, os suspeitos envolvidos na ocorrência têm ligação com a facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). O homem que se feriu no embate foi levado para o hospital. Um revólver e duas pistolas foram apreendidos.

Pelo Pelo menos três morrem em confronto com a PM na Comunidade do Mosquito, em Natal, nesta quarta-feira (13) (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi )
Pelo Pelo menos três morrem em confronto com a PM na Comunidade do Mosquito, em Natal, nesta quarta-feira (13) (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi )

Este foi o segundo confronto em dois dias entre policiais e traficantes na Região Metropolitana de Natal. Nesta quarta (13), PMs trocaram tiros com suspeitos na Comunidade do Mosquito, Zona Oeste da capital. Três pessoas morreram durante o tiroteio.

Depois que a polícia foi embora, moradores da comunidade do Mosquito jogaram um corpo no meio da Avenida Felizardo Moura e atearam fogo em entulhos, interrompendo o trânsito nos dois sentidos. A comunidade diz que o corpo é de um adolescente que foi morto durante o confronto.

A troca de tiros começou após policiais do Batalhão de Choque, que estavam em patrulhamento, serem atacados. Suspeitos também foram presos e armas e drogas apreendidas. O tráfico na localidade é comandado pelo PCC.

Corpo foi jogado no meio da Avenida Felizardo Moura (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Corpo foi jogado no meio da Avenida Felizardo Moura (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Festa de facção
Três pessoas morreram, uma ficou ferida e mais de 30 foram levadas para a delegacia após uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar realizada na noite da segunda-feira (11), na zona rural de São Paulo do Potengi, município da região Agreste potiguar. A operação aconteceu durante uma festa de uma facção criminosa que disputa o tráfico de drogas com o PCC no Rio Grande do Norte.

A Polícia Civil recebeu uma denúncia de que estaria acontecendo uma festividade convocada pela facção Sindicato do Crime do RN em uma granja na região. Os agentes pediram apoio da Polícia Militar e foram até o local. Quando chegaram, foram recebidos a tiros. Ainda de acordo com os policiais, quatro homens se levantaram das mesas que estavam no terraço da propriedade, e atiraram. Foi quando começou o confronto.

Na granja, os policiais apreenderam ainda três motocicletas, três carros, quatro armas e porções de crack e cocaína. A PM disse que um dos homens que morreu na troca de tiros é suspeito de chefiar o tráfico de drogas na região Agreste e de ser um dos líderes da facção em São Paulo do Potengi e municípios vizinhos.

Troca de tiros aconteceu durante uma festa em uma granja na zona rural de São Paulo do Potengi, interior do Rio Grande do Norte (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)
Troca de tiros aconteceu durante uma festa em uma granja na zona rural de São Paulo do Potengi, interior do Rio Grande do Norte (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)

Operação Echelon
Policiais civis de São Paulo, com apoio de policiais civis do Rio Grande do Norte, cumpriram nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (14) ordens judiciais contra integrantes do Primeiro Comando da Capital em três cidades potiguares. Foram dois mandados de prisão contra dois detentos que já estavam detidos na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, além de dois mandados de busca e apreensão em residências nas cidades de Mossoró e Apodi.


As prisões fazem parte da Operação Echelon, coordenada pela Polícia Civil de São Paulo, que cumpre nesta quinta 75 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão em 14 estados contra uma célula da facção, que age dentro e fora de presídios. O grupo investigado é responsável por acirrar disputa de facções no país, elevando o número de assassinatos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policial que atirou e feriu ator disse em depoimento que disparou para o chão e estilhaço atingiu vítima

Coletiva da Polícia Civil foi realizada na manhã desta quinta-feira (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)
Coletiva da Polícia Civil foi realizada na manhã desta quinta-feira (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)

O policial civil que atirou e feriu o ator Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum, disse em depoimento à corregedoria que atirou no chão e foi o estilhaço da bala que atingiu a panturrilha do ator. A informação foi da corregedora chefe da Polícia Civil (PC), delegada Kátia Brasil, que recebeu a imprensa na manhã desta quinta-feira (14), no auditório do edifício-sede da PC, localizado no bairro na Piedade, em Salvador.

Leno foi atingido pelo tiro quando andava de bicicleta, junto com um amigo, na região do Relógio de São Pedro, na Avenida Sete, também na capital baiana, na tarde de quarta-feira (13). Ele foi confundido com um assaltante, que também estaria de bicicleta.

Em postagem no Instagram, o ator afirmou que "a bala não foi de raspão". Ainda segundo o ator, quando os policiais ordenaram que ele e o amigo parassem, eles pararam.

Cleifson Dias advogado do Bando de Teatro Olodum disse que Leno está muito abalado psicologicamente e que ele só irá se pronunciar após prestar depoimento à polícia. Sobre a alegação do policial de que ele teria atirado para o chão, a defesa do ator informou que vai aguardar os laudos técnicos.

A polícia também informou na coletiva que um procedimento foi instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), que apura as circunstâncias em que Leno Sacramento foi baleado.

Ator disse em postagem que ele e o amigo pararam após a ordem dos policiais (Foto: Reprodução/Instagram)
Ator disse em postagem que ele e o amigo pararam após a ordem dos policiais (Foto: Reprodução/Instagram)

Conforme a delegada Kátia Brasil, quatro policiais estavam na ação, mas apenas um atirou contra o ator.

"Eles [os policiais] estavam passando pela região do Politeama, quando foram abordados por populares que disseram que uma senhora havia sido assaltada na região. Então os policiais atenderam ao chamado dos populares e viram dois homens, que assim como os suspeitos, estavam de bicicleta. O policial disse que deu voz para eles pararem, um parou e jogou a bicicleta no chão. O outro teria continuado e foi então que ele atirou. Ele [o policial] disse que atirou no chão", afirmou a delegada sobre o depoimento do policial que disparou contra o ator.

Ainda segundo a delegada, a polícia solicitou imagens de câmeras da região, para ajudar nas investigações. Leno ainda prestará depoimento à polícia, marcado para amanhã.

A arma do policial foi apreendida e levada para a perícia. Ele não foi afastado das funções, mas vai responder por lesão corporal criminalmente e administrativamente, segundo informou a delegada.

Homenagem

Leno foi homenageado durante premiação (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Leno foi homenageado durante premiação (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Os atores Cyria Coentro e Hilton Cobra fizeram protesto em homenagem ao também ator Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum, durante a 25ª edição do Prêmio Braskem de Teatro Baiano, na noite de quarta-feira (13). O evento foi realizado no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

"Nós não poderíamos deixar de nos manifestar contra o racismo e a truculência, que cotidianamente nos fere e nos mata. Chega de matar preto, de alvejar preto e preta nesse Brasil", disse Cobra durante a homenagem.

O ator Leno Sacramento foi premiado, mas não foi à cerimônia por conta do ferimento.

Caso

Ator Leno Sacramento foi baleado na perna, na tarde desta quarta-feira (13), na Av. Sete de Setembro, no Centro de Salvador. (Foto: Reprodução)
Ator Leno Sacramento foi baleado na perna, na tarde desta quarta-feira (13), na Av. Sete de Setembro, no Centro de Salvador. (Foto: Reprodução)

Leno tem 42 anos e estava de bicicleta com um amigo, indo para o teatro, na Av. Sete de Setembro, quando foi baleado na região do Passeio Público.

Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias em que o ator foi baleado. A polícia informou, ainda, que vai ser investigado se houve excesso por parte dos policiais civis durante a abordagem.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, informações iniciais são que uma equipe de policiais civis passava pelo local e foi acionada por populares. O ator, um homem que o acompanhava e a vítima do roubo foram levados para 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris) que vai ficar responsável pela apuração do caso, junto com a Corregedoria da Polícia Civil (Correpol).

Os agentes envolvidos na ocorrência foram encaminhados para serem ouvidos por um delegado-corregedor.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Funcionário do aeroporto de Foz do Iguaçu era responsável por despachar drogas para outros estados, diz PF

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (14) suspeitos de integrar uma quadrilha internacional de narcotraficantes que tinha o aeroporto de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, como principal porta de distribuição de drogas do Paraguai para outros estados.

Segundo a delegada Shirlei Sattia, a droga era despachada por um funcionário terceirizado da Infraero - resonsável pela administração do terminal.

“A droga era colocada na bagagem dos passageiros que estavam, muitas vezes em comboio, na rampa de despacho, onde este funcionário trabalhava”, explicou Shirlei.

Ainda de acordo com a delegada, a atuação do funcionário era determinante para burlar a fiscalização já que ele tinha acesso livre à área onde as bagagens ficam, entre o despacho e o embarque nos aviões.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14), a Polícia Federal em Foz do Iguaçu deu detalhes de como a quadrilha de narcotraficantes atuava na fronteira (Foto: Marcos Landim/RPC)
Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14), a Polícia Federal em Foz do Iguaçu deu detalhes de como a quadrilha de narcotraficantes atuava na fronteira (Foto: Marcos Landim/RPC)

“Quando o passageiro despachava a bagagem, não tinha nada ali. Ela tinha um peso na origem e outro peso no destino. Com isso, o passageiro podia alegar que alguém tinha colocado a droga depois e ficava blindado da autoria do fato”, apontou.

As investigações tiveram início em 2016 após a prisão de uma suspeita quando desembarcava no aeroporto de Guarulhos (SP) com drogas na bagagem.

Desde então, foram apreendidos cerca de 320 kg de maconha e de haxixe em Foz do Iguaçu e em Céu Azul, no oeste, em Gravataí (RS) e em Guarulhos (SP). Além do aeroporto, parte da droga seguia para outros estados pelas rodovias da região.


Conversas interceptadas pela PF entre o investigado e outros suspeitos indicaram que a quadrilha era formada por três grupos que agiam de forma paralela ou independente.

Operação
Durante a deflagração da Operação Duelo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão. Até a última atualização desta reportagem, duas pessoas eram consideradas foragidas: uma de Campinas (SP) e outra de Curitiba.

No total foram apreendidos cerca de R$ 1,2 mil em dinheiro e um veículo.

Os suspeitos devem responder por tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico.

O G1 aguarda retorno da Infraero.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão os agentes da PF apreenderam cerca de R4 1,2 mil em dinheiro (Foto: Divulgação/PF)
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão os agentes da PF apreenderam cerca de R4 1,2 mil em dinheiro (Foto: Divulgação/PF)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Na Copa, Tite mantém escalação da Seleção pela 1ª vez desde sua estreia

tite treino brasil sochi (Foto: REUTERS/Hannah Mckay)
tite treino brasil sochi (Foto: REUTERS/Hannah Mckay)

Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

O Brasil vai estrear na Copa do Mundo com a mesma formação do jogo anterior, uma raridade. Tite só fez isso em suas duas primeiras partidas pela Seleção, há dois anos, quando escalou os mesmos 11 nas vitórias sobre Equador (3x0) e Colômbia (2x1), pelas eliminatórias.

Desde então, jamais o técnico repetiu todos os titulares. Isso acontecer agora, justamente na partida mais importante entre todas as disputadas até aqui, indica que o trabalho, como o deslocamento de Coutinho para o centro, e as fatalidades, a lesão de Daniel Alves, convergiram para que o time “ideal” fosse encontrado às vésperas do Mundial.

Nos últimos três amistosos, Tite só mudou um jogador em relação à partida anterior.

Entre os escolhidos para iniciarem a busca pelo hexa, oito estavam também naquela outra repetição, há dois anos. As mudanças foram as entradas de Danilo, Thiago Silva e Coutinho nos lugares de Daniel Alves, Marquinhos e Renato Augusto.

No treino desta quinta-feira, aberto aos jornalistas por somente 20 minutos, Tite separou os mesmos jogadores que havia feito no dia anterior, já nos instantes finais da parte da atividade que foi mostrada aos jornalistas.


Veja todas as escalações de Tite, da primeira e única repetição, até a Copa do Mundo (em negrito, as mudanças em relação ao jogo anterior):
Equador 0x3 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

Brasil 2x1 Colômbia
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

Brasil 5x0 Bolívia
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Giuliano, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Venezuela 0x2 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Willian; Gabriel Jesus.

Brasil 3x0 Argentina
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Peru 0x2 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

*Brasil 1x0 Colômbia (só jogadores de times brasileiros foram convocados, o que anula a análise da repetição de escalação)
Uruguai 1x4 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Firmino.

Brasil 3x0 Paraguai
Alisson, Fagner, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Firmino.

Brasil 0x1 Argentina
Weverton, Fagner, Thiago Silva, Gil e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Willian; Gabriel Jesus.

Austrália 0x4 Brasil
Diego Alves, Rafinha, Thiago Silva, Rodrigo Caio e Alex Sandro; David Luiz; Paulinho, Giuliano, Coutinho e Douglas Costa; Diego Souza.

Brasil 2x0 Equador
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

Colômbia 1x1 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Firmino.

Bolívia 0x0 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Brasil 3x0 Chile

Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Brasil 3x1 Japão
Alisson, Danilo, Thiago Silva, Jemerson e Marcelo; Casemiro; Fernandinho, Giuliano, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

Inglaterra 0x0 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Rússia 0x3 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Coutinho, Willian e Douglas Costa; Gabriel Jesus.

Alemanha 0x1 Brasil
Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Fernandinho, Paulinho, Coutinho e Willian; Gabriel Jesus.

Brasil 2x0 Croácia
Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Fernandinho, Paulinho, Coutinho e Willian; Gabriel Jesus.

Áustria 0x3 Brasil
Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Deputados argentinos aprovam legalização do aborto; projeto vai para o Senado

Manifestantes favoráveis à legalização do aborto protestam nesta quinta-feira (14) em frente ao prédio do Congresso argentino, em Buenos Aires (Foto: Jorge Saenz/AP Photo)
Manifestantes favoráveis à legalização do aborto protestam nesta quinta-feira (14) em frente ao prédio do Congresso argentino, em Buenos Aires (Foto: Jorge Saenz/AP Photo)

A Câmara de Deputados da Argentina aprovou nesta quinta-feira (14) um projeto de lei que prevê a legalização do aborto. O projeto passará agora ao Senado.

Eram necessários 128 votos para aprovar ou vetar o projeto. Ele foi aprovado por 129 votos a favor e 125 contra. Também houve 1 abstenção.

O projeto de lei permite o aborto livre até a 14ª semana de gestação. Atualmente na Argentina o aborto é permitido apenas em caso de estupro ou risco para a vida da mulher.

Manifestantes contra a legalização do aborto  na Argentina protestam em Buenos Aires (Foto: Eitan Abramovich / AFP)
Manifestantes contra a legalização do aborto na Argentina protestam em Buenos Aires (Foto: Eitan Abramovich / AFP)

O debate no plenário da Câmara durou mais de 20 horas, em um ambiente de nervosismo pela imprevisibilidade do resultado. Os deputados estavam divididos. Minutos antes do início da sessão, alguns deputados indecisos anunciaram suas posições. Ainda assim, não ficou clara a postura da maioria: dos 275 deputados, 122 haviam se declarado contra e 117 a favor.

Do lado de fora do prédio do Congresso em Buenos Aires, manifestantes pró e contra a legalização do aborto faziam vigília.

Essa foi a primeira vez que o tema foi debatido no parlamento. Embora tenha se declarado "a favor da vida", o próprio presidente Mauricio Macri encorajou o debate, depois de sete tentativas fracassadas em governos anteriores.

Ainda não se sabe quando o projeto será debatido no Senado. Segundo o jornal "Clarín", deve demorar uma semana até que o projeto ganhe status parlamentar no Senado. A Câmara alta poderia decidir por um "tratamento express" de oito dias, mas não é o que deve acontecer, segundo o jornal. O projeto pode ser votado apenas em setembro.

Ativistas pró-aborto aguardavam em frente à Assembleia Nacional, durante a madrugada desta quinta-feira (14), a votação do projeto de lei que legaliza a prática do aborto na Argentina   (Foto: Eitan Abramovich / AFP)
Ativistas pró-aborto aguardavam em frente à Assembleia Nacional, durante a madrugada desta quinta-feira (14), a votação do projeto de lei que legaliza a prática do aborto na Argentina (Foto: Eitan Abramovich / AFP)

Na Câmara, o debate se estendeu por dois meses e meio.

Na América Latina, o aborto sem restrições é legal em Uruguai e Cuba. Também é permitido na Cidade do México. Em quase todos os demais países só pode ser realizado em caso de risco de vida para a mulher, inviabilidade do feto ou se a gravidez for fruto de um estupro. Em El Salvador e na Nicarágua, é proibido em todos os casos.

Manifestação e vigília
Os argentinos se mostram divididos tanto dentro como fora do parlamento. Movimentos a favor e contra a legalização do aborto se concentraram na quarta-feira nos arredores do Congresso, onde permaneceram de madrugada e até a manhã desta quinta, para acompanhar o debate e a votação.

Na semana passada foi realizada em Buenos Aires uma "oração inter-religiosa pela vida", que contou com a participação de líderes da Igreja católica e outras correntes cristãs, assim como de muçulmanos e judeus.

Imagem aérea desta quinta-feira (14) mostra à esquerda do Congresso da Argentina, em Buenos Aires, manifestantes a favor do aborto e à direita os contrários (Foto: Jorge Saenz/ AP Photo)
Imagem aérea desta quinta-feira (14) mostra à esquerda do Congresso da Argentina, em Buenos Aires, manifestantes a favor do aborto e à direita os contrários (Foto: Jorge Saenz/ AP Photo)

Ao mesmo tempo, estudantes tomaram várias escolas em Buenos Aires para apoiar com uma vigília a despenalização do aborto.

Mortes por abortos
Segundo cifras oficiais citadas pela agência France Presse, 17% das 245 mortes de mulheres grávidas registradas em 2016 ocorreram por abortos. Várias ONGs calculam que a cada ano morrem cerca de 100 das 500 mil mulheres que fazem abortos clandestinos na Argentina.

"A penalização do aborto impõe uma carga discriminatória sobre as mulheres e meninas e põe em risco sua vida e sua saúde. O Congresso argentino tem uma oportunidade histórica de proteger os direitos das mulheres, ao pôr fim a este status quo injusto e cruel", afirmou José Miguel Vivanco, do organismo de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, em um comunicado horas antes do início da sessão parlamentar.

Por outro lado, a vice-presidente argentina, Gabriela Michetti, afirmou: "Temos mulheres que morrem por abortos mal praticados, é um tema de saúde pública que existe. Mas não aceito que para melhorar esta situação estejamos encurtando a vida de outro".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Termina nesta sexta prazo de inscrição do Sisu


Termina nesta sexta-feira (15) o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. As inscrições são feitas apenas pela internet.

Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero na redação. De acordo com o último balanço do Ministério da Educação (MEC), até ontem à noite, mais de 330 mil candidatos haviam se inscrito.

Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida.

As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais – dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades.

O resultado da chamada regular está previsto para o dia 18 de junho. O período de matrícula vai de 22 a 28 de junho e o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Procon notifica 23 postos de combustíveis de Natal por não informarem redução no preço do óleo diesel

Resultado de imagem para Procon notifica 23 postos de combustíveis de Natal por não informarem redução no preço do óleo diesel

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) notificou 23 postos de combustíveis da capital potiguar que não cumpriram a determinação do Ministério da Justiça para divulgar a redução nos preços do litro do óleo díesel fornecido aos clientes. A determinação aconteceu depois de o governo federal reduziu impostos para atender à exigência dos caminhoneiros, que fizeram uma paralisação nacional.

Segundo o Procon, um total de 60 postos foram visitados em Natal, sendo que 23 não estavam cumprindo. Uma portaria do Ministério da Justiça também determina que os Procons façam a exigência nos estabelecimento.

“Os Procons deverão exigir que os postos revendedores de combustíveis informem, de forma clara e ostensiva, por meio de cartaz, placa, faixa ou similar, o valor da redução do preço do litro do diesel para os consumidores finais, demonstrando nesse informativo o valor de revenda para o consumidor final no dia 21 de maio de 2018 e o valor do óleo diesel a partir do dia 1º de junho de 2018, sob pena de multa administrativa”, publicada na última quarta-feira (06) no DOU.

De acordo com o órgão, os postos notificados têm um prazo de 24 horas para se adequarem as normas estabelecidas pelo Governo Federal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça determina sequestro de R$ 1,5 milhão de investigados por fraude em licitações em Parnamirim, RN

A Justiça determinou o sequestro de mais de R$ 1,5 milhão em bens móveis e imóveis de pessoas e empresas suspeitas de envolvimento com fraudes em contratos de iluminação pública em Parnamirim. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Estado que deflagrou na segunda-feira (11), a operação Curto Circuito. O valor deve ser usado para ressarcimento dos danos ao erário público.

Como quarta fase da operação Cidade Luz, que apura os mesmos tipos de crime em Natal, a Curto Circuito apura possível formação de cartel, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro em Parnamirim. Seis pessoas foram presas temporariamente e 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município e em Recife, onde fica a sede da empresa investigada.

Além das prisões, a Justiça potiguar determinou o sequestro de bens de quatro das pessoas presas, de duas empresas e ainda da mulher de um dos presos, que é funcionária da Prefeitura de Parnamirim.

Para conseguir o valor sequestrado, a Justiça determinou o bloqueio de valores existentes em instituições financeiras do país titularizados pelos suspeitos; o cadastramento da ordem de sequestro na Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CENIB) para constrição dos imóveis registrados em nome deles; o cadastramento de ordem de sequestro com o registro da constrição judicial dos veículos registrados em nome deles; e ainda a expedição de ofício à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e à Controladoria-Geral do Município de Parnamirim determinando a retenção de medições ainda não pagas em favor da empresa.

Mandados judiciais são cumpridos na sede da Prefeitura de Parnamirim (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Mandados judiciais são cumpridos na sede da Prefeitura de Parnamirim (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Outras operações
A operação Curto Circuito é a quarta fase da operação Cidade Luz. O esquema de cartel e fraude licitatória desvelado em Natal também foi descoberto em Caicó, onde a 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público deflagrou a operação Blackout, no início de agosto de 2017. O objetivo foi aprofundar as investigações sobre contrato superfaturado de iluminação pública da Prefeitura de Caicó.

Já em novembro de 2017, o MPRN deflagrou a operação Alta Voltagem, que investiga o contrato de iluminação pública celebrado entre a Prefeitura de Macaíba e a empresa Enertec Construções e Serviços Ltda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminosos abastecem carros e roubam gasolina durante assalto em posto de combustíveis em Natal

Um posto de combustíveis foi alvo de criminosos na madrugada desta quinta-feira (14) em Felipe Camarão, bairro da Zona Oeste de Natal. Os bandidos encheram os tanques de dois carros usados no assalto, trancaram os frentistas em uma sala e ainda roubaram R$ 900. Dentro do posto, várias portas foram arrombadas, mas eles não conseguiram levar o cofre. Câmeras de segurança registraram toda a ação.

Criminosos usaram armas de grosso calibre durante o assalto (Foto: Reprodução/Vídeo)
Criminosos usaram armas de grosso calibre durante o assalto (Foto: Reprodução/Vídeo)

Segundo relatório da PM, o assalto aconteceu por volta das 4h30. Quando os policiais chegaram ao posto, os frentistas estavam trancados em uma sala. Ao serem libertados, contaram que foram rendidos por seis homens armados que fugiram em um Siena e um Palio, ambos de cor preta. Antes, porém, eles encheram os tanques com gasolina.

A PM ainda fez buscas pela região, mas não encontrou nenhum dos veículos nem os criminosos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bando ataca comboio e explode carro-forte no interior do Ceará


Um carro-forte foi explodido no início da tarde desta quarta-feira (13), na CE-183, entre os municípios de Varjota e Cariré, no Norte do Ceará.

De acordo com a polícia civil, o carro-forte fazia parte de um comboio, junto com outros dois, quando foi abordado por um grupo armado. Os dois carros que vinham atrás conseguiram dar ré e fugir do bloqueio montado pelos assaltantes, avisando ao destacamento policial de Varjota.

De acordo com as primeiras informações repassadas por equipes que estão no local, os três veículos blindados estavam em deslocamento para realizar entrega de valores, quando foram surpreendidos por vários suspeitos armados. A polícia não informou a quantidade de dinheiro que os homens conseguiram levar.

Na fuga, os criminosos incendiaram um veículo, na tentativa de bloquear e dificultar a chegada da Polícia local. Equipes do Comando Tático Rural, do Batalhão de Polícia de Choque e da Delegacia de Roubos e Furtos, além de policiais da Delegacia Municipal de Varjota e da Companhia de Polícia Militar de Santa Quitéria, realizam diligências na região com o intuito de capturar os envolvidos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia faz operação contra facção em 14 estados

Resultado de imagem para Polícia faz operação contra facção em 14 estados

A Polícia Civil de São Paulo cumpre, nesta quinta-feira (14), 75 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão em 14 estados contra uma célula do PCC, facção que age dentro e fora dos presídios. O grupo investigado é responsável por acirrar disputa entre facções no país, elevando o número de assassinatos.

A célula do PCC investigada pela operação nomeada de Echelon, resultado de uma parceria da polícia com o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, atua em outros estados e países vizinhos.

As investigações começaram a partir de trechos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, por agentes penitenciários. A Polícia Civil identificou sete líderes e confirmou a existência da célula "sintonia de outros estados e países".

Os criminosos teriam assumido as funções da "sintonia" quando os líderes da organização criminosa ficaram isolados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em 2016, em decorrência da operação Ethos, que revelou esquema envolvendo advogados da facção.

"A deflagração da operação também tem por finalidade investigar o envolvimento em outros homicídios e desaparecimentos de pessoas em todo o país, a partir de um domínio único dos líderes da organização que engendraram o esquema criminoso. Durante as investigações, foram apreendidas mais de uma tonelada de drogas e preso, no aeroporto de Guarulhos, quando retornava da Bahia, em maio, um dos líderes dessa célula criminosa que autorizava mortes quase que diariamente", diz a polícia.

As investigações identificaram a participação de 103 pessoas na célula, dos quais 75 têm mandado de prisão nesta quinta em:

São Paulo (35 mandados)
Mato Grosso do Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Pará
Alagoas
Minas Gerais
Goiás
Tocantins
Roraima
Rio Grande do Norte
Acre
Amapá
Maranhão
Alguns, por já estarem presos, terão mandados cumpridos nas prisões onde estão.

Na capital, os presos estão sendo levados para o Palácio da Polícia, na rua Brigadeiro Tobias.

Prisão no Paraná
A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão em Londrina, no norte do Paraná. Um homem de 30 anos, acusado de integrar a organização criminosa, foi preso em casa. A mulher dele foi levada para prestar esclarecimentos na delegacia e liberada na sequência.

O suspeito já respondeu pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubo. Ele estava em liberado condicional desde janeiro deste ano. O homem será levado ao presídio de Presidente Prudente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Federal cumpre mandados em secretarias de governo e no Palácio Araguaia

Mandados de busca estão sendo cumpridos no Palácio Araguaia (Foto: Divulgação)
Mandados de busca estão sendo cumpridos no Palácio Araguaia (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (14) mandados de busca e apreensão relacionados à segunda fase de uma operação que investiga irregularidades na liberação de emendas parlamentares por parte do governo do estado do Tocantins. A primeira fase ocorreu em maio, quando agentes apreenderam documentos em secretarias.

A Secretaria de Comunicação informou que o governo do estado está colaborando com o trabalho da Polícia Federal. Segundo nota enviada, as informações solicitadas foram prestadas com clareza.

Conforme apurado pela TV Anhanguera, dez equipes da PF estão nas ruas para cumprir mandados em Palmas e outras três cidades. Há mandados no Palácio Araguaia, na Secretaria de Infraestrutura, na Secretaria da Fazenda e na Redesat, televisão do governo. Os mandados foram autorizados pela Justiça Eleitoral em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

Até o momento não há mandados de prisão ou condução coercitiva.

A denúncia é de que o governador interino Mauro Carlesse (PHS) tenha liberado emendas parlamentares às vésperas da eleição suplementar, que ocorreu no início deste mês. A suspeita foi denunciada pela coligação do candidato Vicentinho Alves (PR), que disputará o segundo turno da eleição suplementar com Carlesse no próximo dia 24.

A eleição suplementar foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV). Os dois foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Outro lado
O governador interino Mauro Carlesse informou, em nota, que segue tranquilo. Segundo o documento, o candidato apoia toda e qualquer investigação e determinou que seus auxiliares prestem todas as informações solicitadas.

Carro da PF em frente à Secretaria da Fazenda do Tocantins, em investigação sobre liberação de emendas parlamentares (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)
Carro da PF em frente à Secretaria da Fazenda do Tocantins, em investigação sobre liberação de emendas parlamentares (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)

Entenda
A primeira fase da operação ocorreu em 28 de maio. Mandados foram cumpridos nas sedes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

Naquela ocasião, o governador Mauro Carlesse afirmou, por meio de nota, que apoia qualquer investigação destinada a esclarecer dúvidas sobre o uso de recursos públicos.

Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados na rede de televisão estatal (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)
Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados na rede de televisão estatal (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)

PF cumpriu mandado em casa na região sul de Palmas (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)
PF cumpriu mandado em casa na região sul de Palmas (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)

Fonte: G1
Leia Mais ››