domingo, outubro 16, 2022

Mossoroense de 23 anos é morto a tiros dentro de carro quando voltava de enterro de um parente em Baraúna no RN



A Polícia Militar registrou no final da tarde desta sexta feira 14 de outubro de 2022, um crime de homicídio com característica de execução na cidade de Baraúna, região oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como José Antônio Santos da Silva, 23 anos de idade, natural de Mossoró/RN.


De acordo com a PM, a vítima estava voltando de um enterro de um parente, quando foi surpreendida pelos criminosos, que chegaram de moto, o garupa desceu com arma em punho, se aproximou do veículo em que José estava e começou a disparar contra ele, que estava no banco de trás do carro de um pastor evangélico que havia lhe dado carona.


No veículo estavam quatro pessoas, mas somente o alvo foi alvejado e morreu na hora. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A equipe do ITEP unidade de Mossoró, realizou os procedimentos de perícia e remoção do corpo para exames em sua base. A Polícia Civil vai investigar o crime.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Motorista alcoolizado tenta fugir de blitz, dirige pela contramão e é preso após oferecer R$ 300 a PMs para se livrar de flagrante em Natal

Um motorista alcoolizado atravessou o canteiro central de uma avenida, dirigiu pela contramão e ainda tentou subornar policiais militares com R$ 300 para tentar fugir da fiscalização da blitz da Lei Seca, em Natal. O homem acabou preso.


Homem foi preso em blitz da operação Lei Seca ao tentar fugir e tentar subornar policiais — Foto: PM/Cedida


O caso aconteceu na madrugada deste domingo (16), segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual. Ao todo, a fiscalização flagrou 26 condutores dirigindo sob efeito de álcool.


Ao todo, sete condutores foram presos por embriaguez ao volante, quando os testes de alcoolemia apontam valores superiores a 0.33mg/l - foram quatro homens e três mulheres.


Duas barreiras foram montadas na madrugada. Um bloqueio ocorreu na avenida Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, e outro na avenida Hermes da Fonseca, na Zona Leste da capital.


O caso do motorista que tentou subornar os policiais ocorreu na avenida Roberto Freire. Ele também deverá responder por corrupção passiva, segundo a corporação. O carro dele foi removido para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).


Todas as ocorrências foram encaminhadas para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Empresário reage a assalto e é atingido por tiro de raspão no rosto no RN



Um empresário foi atingido por um tiro de raspão no rosto após reagir a um assalto na madrugada de sábado (15), em Tibau, no Oeste potiguar. Um dos suspeitos do crime foi preso.


O caso aconteceu por volta das 2h30 próximo à divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará. De acordo com a Polícia Militar, o empresário trafegava no seu carro, quando outro veículo tentou trancá-lo, parando na frente. Três criminosos desceram e abordaram a vítima.


A suspeita da Polícia Militar é de que os criminosos queriam tomar o carro do empresário. No entanto, o homem reagiu e os assaltantes atiraram, atingindo o rosto dele de raspão. Após os disparos, os bandidos fugiram a pé e o suspeito que conduzia o carro usado por eles deixou o local.


Ferido, o empresário dirigiu até o hospital da cidade, onde foi atendido. Acionada por pessoas que ouviram os disparos, uma equipe da Polícia Militar foi até a unidade de saúde, onde encontrou a vítima e ouviu o relato sobre o crime.


Após os primeiros atendimentos, o homem foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Ele está em recuperação.


Ainda de acordo com a Polícia Militar, o motorista do carro usado no crime foi encontrado minutos depois na cidade de Mossoró.


Segundo a PM, ele e os outros três suspeitos, que ainda não foram localizados, tinham arrombado e furtado o veículo em Mossoró, fugiram em seguida para Tibau. Porém, após a tentativa frustrada de assalto, ele acabou retornando para a cidade, onde foi detido.


Segundo a PM, o homem confessou o envolvimento na tentativa de assalto. Os outros três suspeitos seguem sendo procurados pela polícia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motorista perde controle de carro e derruba parte do muro de hospital no RN

Um homem perdeu o controle do carro que dirigia e acabou derrubando parte do muro do hospital municipal de Touros, no Litoral Norte potiguar, na tarde de sábado (15). Ninguém ficou ferido.


Parte do muro do hospital municipal de Touros caído após acidente, no RN — Foto: Flávio Santos


Segundo testemunhas, o veículo trafegava na avenida principal da cidade e o motorista resolveu fazer um retorno em frente à unidade de saúde.


Durante a manobra, quase houve uma colisão com uma motocicleta que passava pelo local. O motorista fez um movimento para tentar livrar a moto, mas acabou perdendo o controle e bateu no muro.


Ainda de acordo com as testemunhas, o caso aconteceu por volta das 12h30. O homem não apresentava sinais de embriaguez.


Mesmo com a queda do muro, o atendimento no hospital continuou normalmente. O muro deve ser consertado ao longo da próxima semana.


Carro derruba parte do muro do hospital municipal de Touros, RN — Foto: Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN nomeia 360 novos policiais civis aprovados em concurso

O governo do Rio Grande do Norte nomeou 360 novos policiais civis aprovados no último concurso da corporação em uma edição extra do Diário Oficial do Estado, publicada na noite de sábado (16).


Policiais civis RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN


Foram nomeados 276 agentes, 45 delegados e 39 escrivães de Polícia Civil aprovados no curso de formação que começou no mês de maio. Eles terminaram a formação no início de setembro.


A publicação da nomeação cumpre um calendário divulgado ainda em setembro pelo governo, que previa a nomeação dos candidatos no dia 15 de outubro e a posse nos cargos no dia 15 de novembro.


A nomeação dos candidatos no segundo semestre de 2022, durante o período eleitoral, só foi possível por causa de um Termo de Acordo assinado pelos órgãos estaduais e pelo Ministério Público do RN e homologado judicialmente. O termo reconhece "interesse público demonstrado e inexistência de proibição legal", segundo a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol).


Em maio, diante da possibilidade de os candidatos aprovados no curso de formação só serem convocados em 2023, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada para determinar que o estado nomeasse os candidatos ainda em 2022.


Na ação, o MP reconheceu que a Lei das Eleições proíbe que os agentes públicos nomeiem servidores públicos nos três meses que o antecedem o pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade.


Ainda assim, o MP alegava urgência devido o déficit de policiais na corporação. "O MPRN frisa que a recomposição do efetivo policial civil, longe de ser uma decisão administrativa discricionária, configura medida urgente e imperativa com vistas não apenas de evitar o colapso e viabilizar uma melhor prestação do serviço público, mas também de expandir esse serviço à nova realidade normativa", disse o órgão em nota que divulgou a ação.


Ainda na ação, o MP afirmava que um levantamento da própria Polícia Civil apontou déficit de 75,09% de policiais civis no Rio Grande do Norte. Além disso, haveria 145 policiais civis aptos à aposentadoria voluntária, dos quais 29 estão próximos à idade limite de 75 anos.


O edital do concurso público da Polícia Civil foi publicado no dia 25 de novembro de 2020. As provas seriam realizadas em março de 2021, no entanto, foram suspensas por causa da pandemia da Covid-19. O processo foi retomado no final de maio do mesmo ano e as provas foram realizadas em julho de 2021.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil apreende cerca de 500 mil maços de cigarros contrabandeados na Grande Natal

Uma operação realizada pela Polícia Civil na tarde de sábado (15) apreendeu cerca de 500 mil maços de cigarros contrabandeados em Bom Jesus, na região metropolitana de Natal. Segundo a corporação essa é a maior carga do tipo apreendida no estado desde o início do ano.


Cerca de 500 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos na Grande Natal — Foto: Reprodução


A segunda fase da Operação Câncer Maligno foi deflagrada pela Delegacia de Macaíba. Segundo a polícia, a mercadoria foi localizada em uma fazenda na zona rural de Bom Jesus. No imóvel, também foram apreendidos sete veículos que estavam carregados com o material ilícito.


Os suspeitos conseguiram fugir ao perceberam a chegada dos policiais civis e policiais militares que prestavam apoio à ação. Não houve prisões.



Segundo a polícia, as investigações que resultaram na operação começaram em junho de 2021, quando foi deflagrada a primeira fase da Operação "Câncer Maligno". Na ocasião, foram apreendidos 5 mil maços de cigarro em uma chácara no mesmo município.


"Os suspeitos pela guarda e propriedade do material deverão responder por contrabando, organização criminosa e lavagem de dinheiro", informou a delegacia de Macaíba.


Um comboio dois caminhões, uma van, uma caminhonete e três carros levou a carga de cigarro contrabandeado para a sede da Polícia Federal em Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Noivos saem de festa de casamento direto para show de Wesley Safadão em Natal e são chamados ao palco

Um casal de noivos terminou a festa de casamento em cima do palco do show Garota Vip, com o cantor Wesley Safadão, no início da manhã deste domingo (16), em Natal.


Wesley Safadão convida noivos a subirem ao palco, durante show em Natal — Foto: Reprodução


A cena foi publicada pelo perfil oficial do evento e também compartilhada pelo próprio cantor nas suas redes sociais.


O engenheiro químico Pedro Victor Teixeira e a cirurgiã dentista Illa Carvalho, ambos de 27 anos, se casaram na noite de sábado (15) em uma cerimônia para amigos e familiares.


A festa terminou de madrugada, mas os noivos só partiram para a noite - ou manhã - de núpcias, após passarem na Arena das Dunas, com terno e vestido branco, para prestigiar o show do ídolo.


Os dois foram chamados ao palco, pelo cantor e dançaram e cantaram com Safadão, que parabenizou o casal.


"A gente tinha esse plano de after (pós-festa). Só não tinha certeza se ia ter disposição para ir. Acabou tendo", contou Pedro.


Nas redes sociais, os internautas aprovaram a disposição dos noivos. "Melhor casamento de todos os tempos", comentou uma mulher. "Se não for pra ser assim eu nem caso", comentou outra.


Outra usuária ainda deu ideias para futuras noivas: "Eu ainda levaria o buquê pra jogar do palco".


Fãs de Safadão

Illa conta que a ideia da ida ao show surgiu dias atrás e se concretizou graças a um amigo produtor, que conseguiu ingressos para os dois. Marido e mulher foram ao local junto com outros seis amigos.


"Na verdade, chegamos lá depois das 5h e simplesmente entramos, os seguranças não pediram nada. Acho que também não entenderam o que estava acontecendo. Fui passando pela multidão dizendo: 'licença, deixem a noiva passar'. As pessoas riam e deixavam", contou Illa.


Ao chegar próximo ao palco, uma pessoa ofereceu uma mesa para que Illa pudesse subir. Ao ver a noiva em destaque no meio da plateia, o cantor convidou o casal para subir no palco.


Segundo o casal, o relacionamento começou no último ano do ensino médio e foi embalado por muitos dos sucessos de Wesley Safadão ao longo de uma última década. "É o forró. Eles estourou no início do nosso relacionamento. As músicas deles foram os sucessos que escutamos ao longo desse tempo. É a nossa referência", diz Pedro.


A música preferida dos dois é Amor Infinito, gravada pelo cantor em 2015.


Wesley Safadão casal de noivos ao palco em Natal — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

A cada 2 dias, 1 criança com menos de 5 anos morre de Covid no Brasil; grupo está sem vacina da Pfizer e governo não tem previsão para imunização

Em média, uma criança com menos de 5 anos morre de Covid-19 a cada 2 dias no Brasil. Atualmente, os pequenos brasileiros desta faixa etária representam 9% do total de internações pela doença.


Imagem de um frasco da vacina da Pfizer contra a Covid para crianças de 6 meses a 4 anos. — Foto: AP Photo/Mary Altaffer


Os números foram levantados pelo grupo Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pedido do g1, e desmentem declarações recentes do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Na sexta-feira (14), em entrevista a um podcast, Bolsonaro voltou a mentir ao dizer que crianças não morrem de Covid-19. "A molecada não sofre com vírus. Você não viu moleque morrendo de vírus por aí", disse ele na ocasião.



Entre 4 de setembro e 1 º de outubro, 437 crianças foram hospitalizadas por complicações da Covid no Brasil. Nesse período, 17 mortes pela doença foram registradas entre menores de 5 anos.

Especialistas criticam a demora do Ministério da Saúde em liberar a vacina para crianças de até 5 anos, mesmo já tendo o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


De janeiro até o dia 3 de setembro, a proporção de internações de crianças por complicações do vírus era menor: em média, 6,3%.


Segundo os dados, a curva de hospitalizações e de mortes por Covid vem caindo em todas as faixas etárias desde junho. Mas, olhando apenas entre as crianças menores de 5 anos, a queda é mais lenta.


“Essas crianças continuam muito vulneráveis porque o vírus continua circulando. A vacina impede a manifestação das formas graves e boa parte dos óbitos, mas, ainda assim, o vírus circula. E a criança não vacinada tem sido, sim, impactada”, disse o pesquisador e coordenador do grupo, Cristiano Boccolini.


Parte do público infantil – entre 6 meses e 2 anos e 11 meses - segue sem nenhuma vacina contra a Covid disponível nos postos de saúde. O Brasil tem hoje doses da Coronavac para crianças a partir dos 3 anos e da Pfizer para a faixa etária de 5 a 11 anos.


Após quase um mês da aprovação da Anvisa, o governo federal ainda não dá prazo para chegada das doses e para início da aplicação da vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos, mesmo com um contrato em vigor com a farmacêutica para fornecimento de vacinas até o final deste ano.


Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid, em janeiro de 2021, o Ministério da Saúde nunca demorou tanto para tomar uma decisão sobre a incorporação e aplicação de uma vacina para o público infantil como acontece agora.


Falta vacina e falta incentivo

Boccolini explica que, em relação às mortes de crianças por Covid, o cenário já esteve pior. Entre 2020 e 2021, a média diária era de 2 óbitos entre menores de 5 anos. Em junho deste ano, também houve um pico por conta de subvariantes da ômicron.


“A média diária de mortes aumentou para cerca de 3 entre maio e junho deste ano e, agora, reduziu para 0,6 óbitos por dia. A gente tem vacina e as crianças continuam morrendo de Covid”, ressaltou.


O pesquisador ressaltou que, para reverter esse quadro, é preciso incentivo e promoção da vacinação infantil por parte dos governos.


“Recentemente teve a morte de um bebê em Betim por meningite e paralisou a cidade inteira, o estado de Minas, até mesmo há uma mobilização nacional. A cada dois dias uma criança morre de Covid e a gente não vê tanta mobilização e tanta sensibilização do que hoje já pode ser considerado uma morte prevenível. Isso é inaceitável em termos de saúde pública para a sociedade brasileira”, concluiu.


Processo travado

Nesta quinta-feira (13), o Ministério da Saúde autorizou o uso da vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidades, apesar de a Anvisa e a fabricante não terem feito restrições ao uso do imunizante.


Para liberar a todas as crianças nessa faixa etária, a pasta deve acionar a Conitec, órgão responsável pela incorporação de tecnologias e medicamentos no SUS, e, com isso, adicionar uma nova e inédita etapa no processo de liberação de uma vacina contra a Covid.


Caso o tema seja mesmo levado ao órgão, será a primeira vez desde o início da campanha de vacinação que a Conitec vai avaliar o uso de uma vacina contra a Covid para menores de 18 anos.


Na semana passada, membros da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que assessora o Ministério da Saúde em temas de vacinação, recomendaram a aplicação da vacina da Pfizer em crianças a partir dos 6 meses. Em outros momentos, a pasta aguardou apenas o parecer desse grupo para anunciar o início da imunização, sem enviar o assunto para a Conitec.


O ministério diz que o acionamento do órgão foi uma recomendação da área jurídica da pasta, por causa do fim da emergência em saúde pública.



Fontes ligadas ao ministério confirmaram ao g1 que a área jurídica da pasta vinha analisando o contrato com a Pfizer e afirmaram que a chegada das vacinas ainda vai levar “algumas semanas”, sem especificar quantas.


No caso da vacina para crianças de 6 meses a 4 anos, as doses precisam ser importadas por terem composição, dosagem e rótulos diferentes das outras da farmacêutica.


Até dezembro, a Pfizer precisa entregar um “saldo” de cerca de 35 milhões de doses da última negociação com o governo federal. Parte dessas doses – ou a totalidade – poderia ser destinada para o novo público infantil, já que o contrato prevê o fornecimento de vacinas adaptadas ou para diferentes faixas etárias.


Histórico da demora

Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, a pasta demorou 21 dias para aprovar a vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos após o aval da Anvisa. À época, também não havia doses dessa vacina no Brasil – elas demoraram um mês para chegar e começarem a ser aplicadas nos postos de saúde.


Mais recentemente, em julho deste ano, o Ministério da Saúde liberou o uso da Coronavac na faixa etária de 3 a 5 anos cinco dias depois da aprovação pela Anvisa.


Quando a mesma Coronavac foi liberada para crianças e adolescentes de 6 anos a 17 anos em janeiro (com exceção de imunossuprimidos), o governo demorou somente um dia para recomendar a vacinação desse público.


No histórico da campanha, o maior atraso do Ministério da Saúde na incorporação de novas faixas etárias na vacinação aconteceu quando a Anvisa autorizou, em junho de 2021, o uso da Pfizer na faixa etária a partir dos 12 anos. A pasta se posicionou sobre o assunto apenas em setembro.


À época, o Ministério da Saúde chegou a suspender a recomendação de vacinação nos adolescentes sem comorbidades, mas voltou atrás dias depois e novamente liberou a aplicação das doses da Pfizer para todo o público.


Nenhuma das liberações citadas acima passou pela análise da Conitec.


Silêncio do ministro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é o responsável por dar a palavra final em relação à vacinação dos pequenos, passando ou não pela Conitec.


Em entrevistas e aparições públicas recentes, Queiroga tem silenciado ou limitado as respostas sobre o assunto, assim como outros integrantes da sua equipe, como secretários e assessores próximos.


No dia 23 de setembro, durante um evento em Brasília, Queiroga afirmou para jornalistas que o início da vacinação a partir dos 6 meses “não deve tardar” e que o tema estava em análise na área técnica.


Em sua conta oficial no Twitter, Queiroga não escreveu uma única vez, nos últimos 30 dias, sobre a possibilidade de liberação da vacina contra a Covid para a nova faixa etária.


O ministro tem usado seu perfil oficial para falar sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite e, principalmente, mostrar atos do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), muitos deles sem relação com a área da saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ônibus tomba na Avenida Brasil e deixa 20 pessoas feridas

Um ônibus tombou, na manhã deste domingo (16), na Avenida Brasil, altura do número 500, no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.


De acordo com as primeiras informações, o veículo, da viação Campo Grande, linha 397 (Campo Grande - Candelária) perdeu o controle e virou próximo ao Instituto de Traumato-ortopedia (Into).


O acidente aconteceu, segundo passageiros, por volta das 6h45, na pista sentido Centro do Rio.


Acidente na Avenida Brasil, na altura de São Cristóvão, na manhã deste domingo (16) — Foto: Reprodução


Bombeiros de quatro quartéis (Central, Benfica, Tijuca e Vila Isabel) foram acionados para atender a ocorrência. Equipes da Prefeitura do Rio também estão no local para auxiliar no atendimento aos passageiros.


Vinte pessoas ficaram feridas no acidente. Sete delas foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio. Uma mulher chegou a ficar presa nas ferragens mas foi retirada pelo Corpo de Bombeiros.


Inúmeros passageiros que conseguiram deixar o veículo ficaram sentados junto à pista aguardando atendimento.


Este trecho da Avenida Brasil está interditado devido o acidente até a retirada do veículo.


Passageiros de um ônibus ficam sentados à espera de ajuda após acidente na Avenida Brasil, na manhã deste domingo (16) — Foto: Arquivo Pessoal


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudante de medicina brasileiro é identificado por amigos após ter sido encontrado morto na fronteira Brasil-Paraguai

Homem encontrado morto na manhã deste domingo (16), em uma estrada de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que fica na fronteira com o Brasil, foi identificado como o estudante de medicina no Paraguai, Anderson Hugo Pereira Félix, de 29 anos. A vítima foi reconhecida por colegas do curso de medicina da Universidade Autônoma San Sebastian (UASS), informou a Polícia Civil do Brasil ao g1.


Anderson Hugo Pereira Félix, de 29 anos — Foto: Reprodução


Segundo a polícia, o homem estava com uma pulseira de uma festa realizada em uma casa noturna de Ponta Porã, cidade vizinha a Pedro Juan Caballero. Nas redes sociais, horas antes do crime, o jovem havia postado registros com amigos na suposta festa.



De acordo com o exame necroscópico, a vítima morreu em decorrência de uma trauma cranioencefálico, produzido por um objeto contundente. O homem não apresentava outros ferimentos, aponta o exame.


Vítima foi encontrada morta neste domingo (16), em uma estrada de Pedro Juan Caballero. — Foto: Reprodução


O corpo da vítima foi encontrado em uma estrada, bem próximo a uma grande pedra. Até o momento, não há informações sobre suspeitos do crime.


O rapaz era natural da Paraíba. O caso será investigado no Paraguai, com a colaboração da Polícia Civil do Brasil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caixa paga abono salarial complementar a 1,1 milhão de trabalhadores na segunda-feira

A Caixa Econômica Federal vai pagar a partir de segunda-feira (17) um lote complementar do abono salarial PIS para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores. O pagamento abrange benefícios que foram objeto de revisão de valor, que têm origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados (exercícios de 2016 a 2020).


PIS-Pasep — Foto: Reprodução/TV Globo


O crédito será feito diretamente em conta que o trabalhador tenha na Caixa ou em conta poupança social digital aberta automaticamente em seu nome, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem (leia mais abaixo).


O valor do abono salarial pode chegar ao valor de até um salário mínimo (R$ 1.212), de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só recebe o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano referência para o pagamento do abono.


Valor do abono salarial — Foto: Economia g1


Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.


É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.



Como é feito o pagamento

Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente em sua conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da conta poupança social digital, aberta automaticamente, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem, ou em qualquer agência da Caixa.


Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências. As parcelas não creditadas em conta ficarão disponíveis para recebimento até o dia 29 de dezembro.


Canais de consulta

Os trabalhadores podem acompanhar o pagamento do benefício pelos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador, além do Portal Cidadão e Atendimento Caixa ao Cidadão nos telefones 111 ou 0800 726 0207, opção 3 - 2.


Dúvidas relacionadas ao processamento das informações sociais do trabalhador (Rais/eSocial), identificação, concessão, valor do benefício e calendário de pagamentos podem ser esclarecidas nos canais do Ministério do Trabalho e Previdência: aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal www.gov.br e telefone 158.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Acidente de ônibus na Colômbia deixa 20 mortos; veículo ficou à beira de um abismo

Vinte pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas neste sábado (15) no acidente de um ônibus que capotou na rodovia Pan-Americana, no sudoeste da Colômbia. Entre os feridos estão uma menina de três anos e um garoto de oito.


Ônibus ficou à beira de abismo; 20 pessoas morreram. — Foto: Leonardo Castro / AFP


O ônibus de passageiros, que fazia a rota entre o porto de Tumaco e a cidade de Cali, capotou na madrugada devido a um aparente problema mecânico.


"Dentro das investigações preliminares temos a hipótese de que o veículo sofreu falhas mecânicas no sistema de freios", disse o coronel Oscar Lamprea, diretor de trânsito e transporte.

De acordo com um relatório preliminar da polícia, o motorista perdeu o controle após sair da estrada em uma curva.



O acidente ocorreu em uma área de difícil visibilidade devido a um nevoeiro. Unidades de polícia, ambulâncias e corpo de bombeiros estiveram no atendimento à emergência.


O veículo, com capacidade para 41 ocupantes, capotou na estrada e ficou à beira de um abismo, segundo imagens obtidas pela AFP.


Ônibus ficou à beira de um abismo em acidente em Altos de Penalisa, na Colômbia. — Foto: Leonardo Castro / AFP

Acidente deixou 20 mortos e 15 feridos na Colômbia. — Foto: Leonardo Castro / AFP


Por mais de nove horas, os socorristas trabalharam para endireitar o ônibus e resgatar os corpos e os feridos, que foram transferidos para vários centros de saúde.


Resgate contou com apoio da polícia, dos bombeiros e de socorristas. — Foto: Leonardo Castro / AFP


Fonte: France Presse

Leia Mais ››

YouTube retira do ar live em que Bolsonaro afirma que 'pintou um clima' em visita a meninas venezuelanas

O YouTube retirou do ar, neste domingo (16), a entrevista do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) a um podcast comandado por canais esportivos em que ele fala que "pintou um clima" durante a visita a um grupo de meninas venezuelanas no Distrito Federal.


Mensagem que aparece ao clicar no link da entrevista dada por Bolsonaro diz que vídeo foi removido por violar regras da plataforma — Foto: Reprodução/YouTube


Segundo o YouTube, o motivo para a remoção foi a violação de políticas de conteúdo ligadas à Covid-19.


Nessa mesma entrevista, Bolsonaro fez afirmações infundadas sobre o impacto da doença em crianças. Segundo ele, as crianças não sofrem com o vírus e não houve registros de mortes envolvendo esse público.


"A molecada não sofre com vírus. Você não viu moleque morrendo de vírus por aí. O que aconteceu: o moleque teve traumatismo craniano, caiu de bicicleta. Botavam em um leito UTI Covid, porque ele recebia por dia meu R$ 2 mil. Botou lá, se o cara morreu de traumatismo, tinha que botar Covid", disse.



Apesar da fala de Bolsonaro, a Covid-19 matou 539 crianças de 6 meses até 3 anos entre 2020 e 2021. Em uma década, foram registradas apenas 144 mortes em razão de outras doenças letais preveníveis por vacinas nesta mesma faixa etária.


A entrevista ao podcast foi publicada na sexta-feira (14) e gerou repercussão nas redes sociais em razão da declaração dele sobre as venezuelanas. Na live (veja no vídeo abaixo), Bolsonaro contou como foi o encontro com as meninas:


"Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado de moto [...] parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas... Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. 'Posso entrar na sua casa?' Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida", afirmou.


Na madrugada deste domingo, Bolsonaro fez uma live em suas redes sociais para se defender. Ele disse que as declarações sobre o encontro com as meninas foram deturpadas.


Em um evento de campanha em Sergipe neste domingo, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também comentou o caso e afirmou que Bolsonaro tem “mania” de falar “se pintar um clima”.


“Ele tem uma mania de falar. Em tudo ele fala ‘se pintar um clima’. 'Vamos lá, Bolsonaro, jogar?' .'Se pintar um clima, eu jogo com vocês'”, disse Michelle.

'Live' de 2021

Bolsonaro também postou em suas redes sociais um vídeo com a transmissão ao vivo que, segundo ele, se trata da visita feita na casa em que estavam as venezuelanas.


Trechos da "live" foram compartilhados por Bolsonaro e pelo filho Carlos no Twitter neste domingo (16). Embora o vídeo seja de 10 de abril de 2021, o presidente afirma na postagem que é de 2020.


Ao longo dos 22 minutos da transmissão da visita, Bolsonaro não falou em prostituição. O presidente criticou o isolamento social decorrente da pandemia, perguntou sobre as condições de vida e atacou governadores e a ditadura venezuelana.


Repercussão

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado Federal, disse sentir "nojo" e "revolta" e afirmou que ficou "mais chocado com o que ele [Bolsonaro] é e o que representa".



A cantora Daniela Mercury classificou a situação como "absurda" e questionou o que Bolsonaro quis dizer com a expressão "pintou um clima". "Ele é presidente da República e tinha a obrigação de defender as adolescentes contra qualquer tipo de exploração, ou crime", afirmou.


Rosângela Silva, conhecida como Janja, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa o segundo turno com Bolsonaro nas eleições presidenciais deste ano, disse que "ouvir o 'presidente' falando que 'pintou um clima' com meninas de 14 anos" causa "revolta e indignação".


"Trabalhei durante anos no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes na Tríplice Fronteira e ouvir o “Presidente” falando que “pintou um clima” com meninas de 14 anos me causa tanta revolta e indignação que nem consigo descrever aqui", afirmou Janja.


O vereador pelo Rio Carlos Bolsonaro, um dos filhos de Bolsonaro, publicou em suas redes sociais que "estava neste dia" e que o presidente saiu para "ouvir as necessidades do povo".


"Estava nesse dia! Inacreditável o caráter desses da esquerda nojenta. O Presidente sai às ruas para ouvir as necessidades do povo enquanto o pessoal do “fique em casa” o fuzilava, faz uma live mostrando a realidade sofrida do povo e mesmo assim há quem insista na fakenews boçal!", afirmou.


O senador Flávio Bolsonaro, outro filho do presidente, afirmou, em suas redes sociais, que Bolsonaro "sempre foi um ferrenho combatente da pedofilia".


"Completamente abominável a mais nova mentira da esquerda! Pegou uma fala mal colocada do presidente para lhe imputar uma fake news nojenta! Um pai com uma filha e duas netas! Bolsonaro sempre foi um ferrenho combatente da pedofilia", escreveu o senador.


Centrão

Durante a entrevista, o candidato do PL à reeleição disse também que entregou "uma parte do poder" ao conjunto de partidos de centro e centro-direita, conhecido como Centrão.


"Centrão veio para nosso lado e você não tem notícia de eu ter entregue diretorias, bancos estatais para eles. Uma parte do poder entreguei, segundo escalão, entregamos e botamos pessoas para vigiar", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TSE dá direito de resposta a Lula sobre acusações de envolvimento na morte de Celso Daniel

Fazendo upload: 352485 de 352485 bytes.


A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri, concedeu neste domingo (16) direito de resposta à coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre acusações de envolvimento na morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.


A acusação, feita pela senadora Mara Gabrilli (PSDB), foi veiculada no programa Jovem Pan News e disponibilizado em seu canal do Youtube, e compartilhado pela deputada federal Carla Zambelli (PL) e pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos).


Em resposta ao pedido da defesa de Lula, a ministra avaliou que a reclamação é parcialmente procedente e determinou que fosse divulgada sua resposta no mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica utilizados na ofensa. A multa por não acatar a decisão é de R$ 50 mil.


"Como é de conhecimento público e notório, o assassinato do ex-prefeito Celso Daniel se trata de caso encerrado perante o Poder Judiciário, com os responsáveis devidamente processados e julgados, estando cumprindo pena", afirmou a juíza, em sua decisão.


Acrescentou que "também é fato conhecido e amplamente divulgado que o Ministério Público de São Paulo encerrou definitivamente as apurações, não havendo notícia do envolvimento do Partido dos Trabalhadores ou de seus membros".


O Partido dos Trabalhadores deverá apresentar um vídeo, com duração máxima de 30 segundos, para divulgação, material que deverá permanecer por quatro dias, no canal do Youtube da filial de Bauru da rádio Jovem Pan, e por dois dias nos perfis de Zambelli e de Carlos Bolsonaro no Twitter.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro não mencionou prostituição durante visita a venezuelanas em 2021

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de críticas nas redes sociais neste sábado (15) em razão de uma frase sobre meninas venezuelanas.


Numa entrevista concedida na última sexta (14), Bolsonaro afirmou que "pintou um clima" ao ver, durante um passeio de moto no Distrito Federal, um grupo de venezuelanas de 14 e 15 anos, numa comunidade, e que decidiu visitá-las (veja no vídeo abaixo).


Neste domingo (16), a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, disse que o presidente da República tem "mania" de falar "se pintar um clima".


O presidente deu atender que as meninas estavam se arrumando para se prostituir.



"Meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida", afirmou o presidente sobre a visita, que ocorreu em abril de 2021.

'Live' na madrugada

Na madrugada deste domingo (16), após a repercussão negativa da frase, Bolsonaro foi às suas redes sociais e usou a transmissão ao vivo da visita para se defender. Disse que tinha a tinha feito para mostrar a indignação com a situação em que garotas estavam. E voltou a insinuar que elas se prostituíam:


"Mostrei o que estava acontecendo naquela casa com indignação. Para mostrar para a população brasileira que nós não queremos isso para as nossas filhas", disse o Bolsonaro neste domingo (16).

Bolsonaro postou em suas redes sociais um vídeo com a transmissão ao vivo que, segundo ele, refere-se à visita feita na casa em que estavam as venezuelanas. Trechos da live foram compartilhados por Bolsonaro e pelo filho Carlos no Twitter neste domingo. Embora o vídeo seja de 10 de abril de 2021 (veja abaixo), o presidente afirma na postagem que é de 2020.


Reprodução de redes sociais do presidente Bolsonaro — Foto: g1


Ao longo dos 22 minutos da transmissão da visita, Bolsonaro não falou em prostituição. O presidente criticou o isolamento social decorrente da pandemia, perguntou sobre as condições de vida e também atacou governadores e a ditadura venezuelana.


Em um determinado momento, Bolsonaro agradece o apoio de mulheres que brasileiras que estavam na casa às venezuelanas.


"Repetindo, estou aqui com várias venezuelanas. Vieram aqui pra fazer o cabelo, algumas... [As venezuelanas] têm a colaboração de brasileiras. Muito obrigado a você por tratar bem os meus irmãos. Aqui o pessoal, no início da ditadura venezuelana, o pessoal mais rico foi embora", declarou.


Ao oferecer apoio do governo brasileiro, Bolsonaro disse que conversaria com o ministro da Justiça, Anderson Torres, para providenciar documentação para as mulheres e citou programas de apoio aos microempreendedores, como o Pronampe.


Fonte: g1

Leia Mais ››

QG de Bolsonaro cria estratégia para conter danos de vídeo 'pintou um clima'

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição identificou alto risco de dano na circulação do vídeo com uma fala sobre meninas venezuelanas em uma entrevista que concedeu na sexta (14). E não foi à toa que o presidente abriu uma live em suas redes sociais na madrugada deste domingo (16) para se defender das críticas.


Presidente Jair Bolsonaro em entrevista ao canal do YouTube Paparazzo Rubro-Negro — Foto: Reprodução/Paparazzo Rubro-Negro


Agora, segundo fontes, o time digital de Bolsonaro tem uma nova estratégia: banalizar toda e qualquer notícia e acusação contra ele. Especialmente as que usam do termo “pedófilos”.


Influenciadores e apoiadores com alto número de seguidores já estão postando nas redes mensagens de “crítica às críticas”, lembrando termos já usados para atacar o presidente.



O ministro da casa-civil, Ciro Nogueira (PP) postou no Twitter: “Lula, que vergonha hein? Genocida não colou: então? Canibal? Ficou ridículo? O que poderia ser mais sem limites? Pedófilo, Lula? Isso só dá a medida do desespero de vocês”.


A campanha sabe que o foco vai virar logo mais, no primeiro debate do segundo turno, mas quer diminuir a repercussão negativa para Bolsonaro. E também se prepara para o caso de Lula usar os recentes fatos como arma contra o presidente.


Fonte: Blog da Julia Duailibi

Leia Mais ››