segunda-feira, dezembro 14, 2020

Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morre no Rio aos 68 anos após contrair Covid-19

 O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, integrante do grupo Roupa Nova, morreu na noite desta segunda-feira (14), aos 68 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D'or, na Zona Sul do Rio, lutando contra complicações da Covid-19.


Paulinho estava internado no Copa D'Or — Foto: Jamile Alves/G1 AM


A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda e pela unidade de saúde. O hospital disse ainda que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.


No mês passado, Paulinho foi internado com Covid-19. Em setembro, ele passou por um transplante de medula óssea para tratar de um linfoma. No procedimento, foram utilizadas as próprias células do paciente. Ele respondeu bem ao tratamento, mas depois precisou ser novamente internado para tratar a Covid.


Em uma postagem nas redes sociais nesta segunda-feira (14), a banda informou que o quadro de saúde dele era delicado.


Trajetória

Paulinho foi diagnosticado com Covid-19 enquanto se recuperava de um transplante de medula óssea, feito há dois meses para tratar um linfoma.


Há mais de 40 anos, ele estava à frente da formação do Roupa Nova, que estreou nos anos 1970 como Os Famks. Depois, o grupo ainda se chamaria Os Motokas antes de receber o nome definitivo, após assinar um contrato de gravação já nos anos 80.


Sua voz se tornou uma das principais marcas da banda. Paulinho assume os vocais principais em hits como "Canção de verão", “Sensual”, “Volta pra mim”, “Asas do prazer” e “Meu universo é você”.


Foi também percussionista do grupo, além de compor músicas como “Assim como eu” e “Fora do ar”, ao lado de outros integrantes.


Nascido no Rio de Janeiro em 1952, Paulinho se apresentava em bailes cariocas antes de se juntar aos Famks.


Com Serginho Herval, Kiko, Nando, Ricardo Feghali e Cleberson Horsth, ajudou a transformar o Roupa Nova em fenômeno já no início dos anos 80.


O grupo se consagrou a partir do segundo disco da carreira, lançado em 1982, com a clássica “Clarear”, que se tornou tema da novela “Jogo da vida” (TV Globo).



Era o início de uma trajetória que transformaria o Roupa Nova em recordista de trilhas de novelas, com mais de 30 músicas selecionadas para tramas de TV.


Com o grupo, Paulinho já dividiu os vocais com nomes como Ivete Sangalo, Zélia Duncan, Elba Ramalho, Zezé di Camargo e Luciano e artistas internacionais, como a banda de Soul americana The Commodores.


Paulinho deixa dois filhos: Pepê, baterista da banda Jamz, revelada no programa SuperStar (TV Globo), e a cantora Twigg.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Setor de registro de veículos do Detran estende suspensão de atividades em Natal

 O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) informou nesta segunda-feira (14) que vai estender a suspensão do atendimento presencial no setor de Registro de Veículos na sede do órgão, no bairro da Cidade da Esperança, em Natal. A medida foi tomada para que haja a verificação de casos suspeitos de Covid-19 nos servidores que atuam na área, além realização de sanitização dos ambientes de trabalho.


Setor de registro de veículos do Detran estende suspensão de atividades em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Todos os atendimentos relativos ao setor de Registro de Veículos estarão suspensos de terça (15) a sexta-feira (18), retornando na próxima segunda-feira (21).

O Detran comunicou que os usuários que tiverem agendamentos para este período serão avisados sobre o cancelamento pelo e-mail cadastrado, e todos deverão reagendar o serviço para outra data.


Em nota enviada à imprensa, o Detran-RN reforça que "atende rigorosamente os protocolos sanitários determinados pelas autoridades de saúde visando a prevenção e o controle do coronavírus" e "pede a compreensão de toda sociedade diante da necessidade de suspensão temporária dos atendimentos do setor de Registro de Veículos". Também "esclarece que não medirá esforços para manter servidores e usuários em segurança nesse momento de pandemia".


Fonte: G1

Leia Mais ››

São Miguel do Gostoso autoriza festas privadas de fim de ano, mas exige exames de Covid-19 dos participantes



 A prefeitura de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar e um dos principais pontos turísticos do RN, liberou as festas privadas de fim de ano no município com mais de 50 pessoas. Nos eventos não gratuitos será necessária a apresentação de testes negativos de Covid-19 pelos participantes.


O decreto foi publicado na edição desta segunda-feira (14) do Diário Oficial do Município (DOM). No documento também foram suspensos "os eventos (shows, queima de fogos, entre outros) que possam gerar aglomeração patrocinados com recursos públicos".


O decreto é semelhante ao que foi publicado para a Praia de Pipa, no município de Tibau do Sul. As festas de fim de ano nas duas cidades estão entre as mais tradicionais do estado.


Os eventos gratuitos podem acontecer, segundo o decreto, "desde que patrocinados com recursos exclusivamente privados e obedecendo as recomendações dos órgãos de saúde".


Já as festas privadas e não gratuitas devem acontecer mediante alguns protocolos, como testar todos os colaboradores para identificação do coronavírus por RT-PCR; solicitar exame de RT-PCR, "com no máximo 72h de antecedência do evento, de todos os clientes".


Segundo o decreto, "a entrada só poderá ser permitida com o resultado do teste negativo para identificação do Sars-COV-2 (soronavírus)".



Os eventos ainda devem promover aferição de temperatura do cliente na entrada. "Em caso de condição anormal (acima de 37,8°), que seja encaminhado pela equipe de profissionais para Unidade de Saúde mais próxima", diz.


Devem também ser disponibilizadas máscaras descartáveis em pontos estratégicos do evento e dispenser ou pontos de álcool em gel. O decreto diz que é obrigatório o reabastecimento contínuo de álcool 70°.


De acordo com o documento, os trabalhadores deverão obrigatoriamente utilizar proteção individual e os organizadores devem, de forma prévia e ampla, divulgar as medidas necessárias aos clientes para atender às questões de higiene e segurança sanitária.


O local do evento deve ter também material informativo e sinalização adequada com as devidas instruções sobre o protocolo nas áreas interna e externa e um posto médico.


O prefeito José Renato de Souza Teixeira determinou ainda a instalação de barreira sanitária no acesso à cidade "para controle e aferição de temperatura, bem como, para orientação educativa, sendo permitido a partir de 21/12/2020 somente o ingresso de residentes locais, de pessoas com vínculo no Município, de pessoas com reservas previamente efetuadas (hóspedes, locatários, entre outros)".


O decreto aponta ainda que, em caso de descumprimento das medidas previstas, as autoridades competentes devem apurar as eventuais práticas de infrações administrativas que podem, inclusive, acarretar na suspensão da autorização do funcionamento dos eventos.


Fonte: G1'

Leia Mais ››

RN registra 104.299 casos confirmados e 2.805 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte tem 104.299 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. São 2.805 mortes provocadas pelo coronavírus no estado. Outros 424 óbitos estão sob investigação. Os novos números estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgado nesta segunda-feira (14).


O RN registra ainda 48.696 casos suspeitos e 248.686 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 48.821 e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", chegou a 66.061.


De acordo com o novo boletim, 363 pessoas estão internadas no estado por causa da Covid-19, sendo 172 na rede pública e 191 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 69,5% na rede pública e de 58,1% na rede privada.


O boletim também aponta que 360.283 testes de Covid-19 foram realizados em todo o estado, sendo 190.172 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 170.111 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

104.299 casos confirmados

2.2805 mortes

48.821 confirmados recuperados

48.696 casos suspeitos

248.686 casos descartados


RN tem 104.299 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Mariana Padovan/Secom


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça do RN condena nove pessoas na segunda fase da Operação Sinal Fechado

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 9ª Vara Criminal de Natal, condenou nesta segunda-feira (14) nove envolvidos na segunda fase da Operação Sinal Fechado, que foi deflagrada pelo Ministério Público em 2011 para apurar suspeitas de fraude e corrupção no Detran-RN a partir de 2008.


Investigação comprovou fraudes e corrupção no Detran-RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Os condenados foram:


George Olímpio, 7 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado - dois terços da pena reduzidos por acordo de colaboração premiada.

Marcus Vinícius Furtado da Cunha, 11 anos e um mês de reclusão em regime fechado e uma segunda pena de 2 anos e 4 meses de detenção - um terço reduzido da pena por acordo de colaboração premiada

Jean Queiroz de Brito, 9 anos de reclusão em regime fechado

Luiz Cláudio Morais Correia Viana, 9 anos de reclusão em regime fechado

Caio Biagio Zuliani, 18 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado

Nilton José de Meira, 18 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado e a uma segunda pena de 7 anos e 4 meses de detenção

Flávio Ganen Rillo, 27 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado e a uma segunda pena de 7 anos e 4 meses de detenção

Fabiano Lindemberg Santos Romero, 9 anos de reclusão em regime fechado

Rousseaux de Araújo Rocha, 10 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado


O G1 tentou contato com os envolvidos, mas, até a última atualização da matéria, não teve sucesso.


A ação penal da Operação Sinal Fechado foi dividida em três processos distintos: o primeiro relativo a um convênio com o Instituto de Registradores de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas do RN (IRTDPJ/RN), outro relacionado à inspeção veicular, e este último é referente à contratação fraudulenta de uma empresa paranaense para terceirizar registros de contratos no Detran.


Essa última fase julgou os envolvidos pela prática de crimes de peculato, corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e crimes de fraude à licitação.


Em abril deste ano, a Justiça já havia realizado seis condenações. Entre elas, também a do empresário George Olímpio, apontado pelo Ministério Público do RN como chefe da organização criminosa.


Sentença

A sentença do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, com 634 páginas, trata da dispensa irregular de processo licitatório para a contratação de uma empresa paranaense pelo Detran.


O objetivo era dar continuidade aos desvios de recursos que eram operados no convênio entre o órgão estadual e o IRTDPJ/RN anteriormente - e que já havia sido declarado ilegal.


Segundo a decisão do magistrado, os dois esquemas atuavam em frentes diferentes, sendo o primeiro, do IRTDPJ/RN, ligado a cartórios.


Já, segundo o juiz, o esquema envolvendo a empresa "é necessariamente mais ousado, uma vez que havia lei coibindo o procedimento adotado no esquema anterior, qual seja, a assinatura de convênios entre as autarquias e entidades de direito privado representantes de cartórios".


"Na segunda fase, os cartórios deixam a cena e cedem espaço para as empresas contratadas pela própria autarquia. E neste ponto, as contratações deveriam ser precedidas por procedimento licitatório, o qual foi superado pela decretação da necessidade de contratação emergencial, fundada em parecer do ex-procurador do Detran".



A decisão registrou que milhares de pessoas foram indevidamente cobradas por serviços viciados, mediante a atuação da associação criminosa. De acordo com o magistrado, a empresa paranaense operou entre dezembro de 2010 e outubro de 2011 no esquema chegando a registrar 7.038 contratos em janeiro e 7.335 em fevereiro de 2011.


"A despeito dos prejuízos suportados pela máquina pública, não se pode ignorar a vultosidade dos lucros percebidos pela empresa".

De acordo com a sentença do juiz Bruno Montenegro, a empresa envolvida foi contratada pelo Detran para efetuar os registros "de modo que as tratativas findavam sendo mais simples e mais lucrativas, ante a desnecessidade de repasse de verbas aos cartórios e aos Fundos de Desenvolvimento do Ministério Público e do Judiciário (para além dos repasses das variadas propinas, os quais se mantiveram)".


Os personagens envolvidos no esquema também mudaram, segundo a decisão, já que "o eixo remarcado pela ilegalidade saiu do âmbito do Instituto dos cartórios e foi, simplificadamente, conduzido para a empresa", que serviu de "instrumento de controle por parte da Organização Criminal (em razão do contrato de sociedade ocultar com a empresa GO), permitindo a auferição de lucros ainda mais vultosos".


Operação Sinal Fechado

A Operação Sinal Fechado foi deflagrada pelo Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte em 2011 para apurar suspeitas de fraude e corrupção no Detran/RN entre os anos de 2008 e 2011. Um dos alvos foi a licitação da inspeção veicular, em que foi verificado o pagamento de vantagens indevidas a diversos agentes públicos e políticos na época da licitação e da celebração do contrato.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN adianta pagamento de dezembro nesta terça-feira (15)

O governo do Rio Grande do Norte confirmou para esta terça-feira (15) o pagamento da primeira parcela do salário do mês de dezembro. Quase 100 mil servidores serão beneficiados com o adiantamento. Serão injetados na economia do estado aproximadamente R$ 245 milhões.


Governo do RN adianta pagamento a quase 100 mil servidores — Foto: Thyago Macedo


Quase 38 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas que ganham até R$ 4 mil (valor bruto), terão o salário integral depositado no início da manhã. Também recebe o salário integral toda a categoria da Segurança Pública, correspondente a mais de 23,7 mil servidores.


Outros 33,5 mil trabalhadores do Estado que recebem acima de R$ 4 mil (valor bruto) terão 30% do salário adiantados.


O governo garante a conclusão do pagamento de dezembro, em um total de quase R$ 475 milhões, no próximo dia 31. Os servidores que ganham acima de R$ 4 mil receberão os 70% restantes e o funcionalismo lotado em pastas com recursos próprios terá seu salário integral depositado nesta data.


Na última sexta-feira (11), a governadora Fátima Bezerra anunciou as datas de pagamento da segunda e última parcela do 13º salário - 67 mil servidores (ativos, inativos e pensionistas com salário bruto de até R$ 2 mil) - que representam 57% de toda folha - terão o pagamento concluído no dia 23 de dezembro; e os 43% restantes receberão no dia 5 de janeiro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bombeiros criam campanha para ajudar mãe que teve parto de emergência em banheiro: 'bebê não tem nem roupa'

O Corpo de Bombeiros Militar de Caicó criou uma campanha de arrecadação de recursos para ajudar a jovem de 19 anos que passou por um parto de emergência no banheiro de casa em Caicó, no Seridó potiguar. Os militares auxiliaram a mãe no trabalho de parto, que já havia começado quando eles chegaram.


Soldado afirma que casa da família ainda é de barro, em uma periferia muito carente em Caicó. — Foto: Corpo de Bombeiros Militar do RN


O soldado Thiago Araújo foi um dos que participou do trabalho de parto no domingo (13). Na manhã desta segunda (14) ele visitou a família no Hospital do Seridó. Ele relatou que tanto a mãe quanto a bebê estavam sem roupas para vestir.


“A gente foi visitar essa família no hospital e viu que as condições são bem precárias. Nem a mãe e nem a bebê, que é uma menininha, têm roupas para vestir. A gente foi à residência da família e a casa ainda é de barro, em uma periferia muito carente. Então, a partir de hoje, a gente está fazendo um engajamento com toda a sociedade para que possamos arrecadas recursos para essa família. Roupa para a mãe, roupa para a bebê, alimento, fralda, qualquer coisa para que a gente possa proporcionar um Natal diferente a essa família”, disse o soldado.


As doações podem ser feitas no quartel do corpo de bombeiros em Caicó.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Não é brincadeira', diz prefeito eleito no RN após 8 dias internado na UTI com Covid-19

Raimundo Pezão, prefeito eleito e atual vice-prefeito de Umarizal, município localizado no Oeste potiguar, recebeu alta da UTI no sábado (12), após 8 dias internado com a Covid-19. Ele continua em observação na enfermaria do Hospital São Luiz, em Mossoró.


Raimundo Pezão, prefeito eleito de Umarizal, passou 8 dias internado na UTI — Foto: Reprodução


“Esse vírus não é brincadeira. Existe um vírus que a gente enxerga aí fora que é totalmente diferente da realidade que a gente vê aqui dentro. É lastimável a situação. Os hospitais estão lotados, muita gente de Umarizal aqui, e isso nos preocupa. A única coisa que a gente pode fazer é se prevenir. Evite aglomerações, evite ao máximo para que não chegue ao ponto em que eu cheguei”, disse o vice-prefeito em vídeo gravado ainda no leito do hospital.


Raimundo Pezão tem 41 anos e apresentou os primeiros sintomas da doença na semana após as eleições. No dia 4 de dezembro ele procurou atendimento no Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros. No mesmo dia ele foi transferido para o Hospital São Luiz, em Mossoró, onde ficou internado.


Na UTI, o atual vice-prefeito permaneceu consciente, respirando com a ajuda de oxigênio. Ele não foi entubado.


De acordo com dados do Laboratório de Inovação Técnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, 4 pessoas de Umarizal estavam internados em leitos de UTI em Mossoró neste domingo (13).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bombeiros auxiliam parto de emergência dentro de banheiro no interior do RN: 'Inesquecível'

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) auxiliou uma jovem de 19 anos em um parto de emergência que aconteceu no banheiro da casa dela, em Caicó, no Seridó potiguar. O caso aconteceu na tarde deste domingo (13).


Militares do Corpo de Bombeiros auxiliaram parto em Caicó, no Seridó potiguar — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


De acordo com a corporação, os bombeiros foram acionados para levar a mulher, em trabalho de parto, ao hospital. Porém, ao chegar no local, o parto já havia começado e os militares passaram a auxiliar a jovem.


Segundo relato dos bombeiros, o bebê já estava em processo de coroação e, por isso, a mãe foi atendida no banheiro do imóvel, no bairro João XXIII.


“Ao chegarmos no local da ocorrência, a mãe estava no banheiro em trabalho de parto, quando tivemos a nobre missão de ajudar aquela criança a vir ao mundo. Foi uma experiência mágica e inesquecível presenciar e ver aquele bebê nascer em meus braços. Foi demais”, relatou soldado Thiago Araújo, do Corpo de Bombeiros Militar de Caicó, que foi ao local como o cabo Cunha.


O parto foi realizado sem maiores complicações. Após o procedimento, o bebê e a mãe foram transportados até o Hospital do Seridó, onde receberam os cuidados necessários e passam bem, segundo a corporação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Luxemburgo é internado em SP após testar positivo para Covid-19 pela segunda vez

O técnico Vanderlei Luxemburgo, de 68 anos, está internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após testar positivo pela segunda vez para a Covid-19.


O técnico, atualmente sem clube, estava no Rio de Janeiro com a família quando apresentou alguns sintomas do novo coronavírus e decidiu procurar tratamento na capital paulista.


O hospital ainda não divulgou um boletim sobre o atual estado de saúde do treinador.


Vanderlei Luxemburgo na passagem pelo Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli


Vanderlei Luxemburgo testou positivo pela primeira vez no início de julho, quando ainda dirigia o Palmeiras. Na ocasião, o treinador estava assintomático e foi afastado do trabalho diário na Academia de Futebol.


Fonte: Globo Esporte

Leia Mais ››

Brasil registra 526 mortes por Covid-19 e se aproxima de 182 mil; 18 estados e o DF estão em alta



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta segunda-feira (14).


O país registrou 526 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 181.945 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 651 -- valor mais alto desde seis de outubro. A variação foi de +24% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.929.409 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 27.419 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 43.049 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +13% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta também nos diagnósticos.


Dezoito estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, SC, ES, MG, SP, DF, MS, MT, AC, AP, PA, RR, TO, AL, BA, PB, PE e RN.


Brasil, 14 de dezembro

Total de mortes: 181.945

Registro de mortes em 24 horas: 526

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 651 (variação em 14 dias: +24%)

Total de casos confirmados: 6.929.409

Registro de casos confirmados em 24 horas: 27.419

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 43.049 por dia (variação em 14 dias: +13%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 181.460 mortes e 6.903.833 casos confirmados.)


Estados

Subindo (18 estados + o DF): PR, RS, SC, ES, MG, SP, DF, MS, MT, AC, AP, PA, RR, TO, AL, BA, PB, PE e RN

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (5 estados): RJ, GO, RO, PI e SE

Em queda (3 estados): AM, CE e MA


Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Sul


PR: +17%

RS: +36%

SC: +36%

Sudeste


ES: +44%

MG: +50%

RJ: +9%

SP: +21%

Centro-Oeste


DF: +107%

GO: -11%

MS: +157%

MT: +53%

Norte


AC: +55%

AM: -40%

AP: +60%

PA: +28%

RO: +8%

RR: +42%

TO: +19%

Nordeste


AL: +35%

BA: +27%

CE: -44%

MA: -26%

PB: +93%

PE: +23%

PI: -8%

RN: +106%

SE: +14%


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo de SP muda estratégia para conseguir registro definitivo da CoronaVac e adia envio de resultados à Anvisa

 O governo de São Paulo mudou a estratégia para conseguir aprovação da CoronaVac e adiou para o dia 23 de dezembro o envio do resultado dos testes da vacina no Brasil à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão inicial era de que os documentos fossem enviados até esta terça-feira (15).


A vacina contra a Covid-19 é produzida pelo Instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac.


Segundo o governador João Doria (PSDB), o Instituto pretende enviar os dados completos para solicitar o registro definitivo da vacina.


"Registrar a vacina com estudo conclusivo vai permitir maior confiabilidade na análise da eficácia da vacina. Outro benefício será conquistar o registro definitivo da vacina em vários países do mundo. São Paulo espera obter o registro da vacina do Butantan até o final deste ano e iniciar a vacinação em 25 de janeiro conforme está programado. Com autorização da Anvisa ou de órgão similar internacional", afirmou Doria em coletiva de imprensa no início da tarde.


Ainda de acordo com o governo, o pedido na Anvisa deve ser feito simultaneamente à apresentação do estudo conclusivo.


A solicitação será levada também à NMPA (National Medical Products Administration), instituição chinesa responsável pela regulação de medicamentos.



"Esse estudo clínico que nós realizamos permitirá o registro dessa vacina no Brasil, na China e no mundo. E esse é o motivo da decisão estratégica que tomamos no final da semana passada junto com os representantes da Sinovac, de submeter o registro final da vacina e não submeter os estudos intermediários com base na análise interina. Isso por um motivo de que nós atingimos o número de infectados na coorte que está sendo estudada", afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto.


Número de infectados

Segundo o governo, a fase 3 dos testes no Brasil registra 170 voluntários contaminados. O estudo conclusivo vai medir a taxa de eficácia do imunizante comparando quantos receberam placebo e quantos tomaram a vacina. A taxa mínima recomendada pela própria Anvisa é de 50% como parâmetro de proteção.


"A decisão de concluir o estudo ocorre após os cientistas terem sinalizado que o número mínimo necessário de 151 voluntários infectados já foi ultrapassado. Hoje a fase três da vacina do Butantan já tem 170 voluntários infectados, incluindo os grupos vacinados e placebo", afirmou Doria.


Aprovação

A CoronaVac está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada antes da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Para que a vacina comece a ser distribuída, é necessário que o Instituto Butantan envie um relatório à Anvisa e que o órgão aprove o uso do imunizante.


Envase

Na última quarta-feira, o instituto começou o processo de envase da vacina a partir da matéria-prima importada da China.


Segundo o governo paulista, o processo de envase começou a ser realizado no dia 9 de dezembro, na fábrica do Butantan, que tem 1.880 metros quadrados, e contará com o reforço de 120 novos profissionais, além dos 245 que normalmente atuam no instituto.



Além disso, o Butantan passa a funcionar 24 horas por dia.


O governador de SP, João Doria, participou do anúncio sobre a CoronaVac nesta quinta-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo


Matéria-prima

O governo de São Paulo já recebeu 120 mil doses prontas da CoronaVac. Além disso, chegou uma carga de insumos que poderá ser convertida em até 1 milhão de doses adicionais.


Os insumos são os “ingredientes” necessários para a finalização da vacina no país. Caberá ao Butantan concluir a etapa final de fabricação.


Ao todo, pelo acordo fechado, o Butantan receberá do laboratório chinês 6 milhões de doses prontas para o uso e vai formular e envasar outras 40 milhões de doses.

Estados interessados

O governador João Doria afirmou que 12 estados formalizaram a solicitação para compra da CoronaVac, são eles: Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Mato Grosso Sul, Espirito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul, além de São Paulo. Ainda de acordo com ele, mais de 900 cidades manifestaram interesse na compra da vacina.


O Butantan firmou um protocolo de intenções com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para fornecimento de doses da CoronaVac. O valor das doses ainda será definido.


O diretor Butantan, Dimas Covas, disse que o instituto tem capacidade para fornecer as doses aos demais estados e vacinar a população de SP conforme cronograma anunciado para a primeira fase de imunização.



O governo paulista pretende fornecer 4 milhões das 46 milhões de doses para vacinar profissionais da área da saúde de outras regiões do país.


"Com relação a volumes, o plano estadual, juntamente com essas 4 milhões de doses, totalizam, de janeiro a março, 23 milhões de doses. Nós temos 46 milhões. Então, nós estamos trabalhando esta primeira fase já prevendo a segunda fase e, eventualmente, a terceira fase", afirmou Dimas Covas.


"Temos, já em negociação, por autorização do governador, mais 15 milhões de doses e devemos formalizar muito brevemente. Do ponto de vista quantitativo e de capacidade de produção, estamos plenamente aptos para atender essa primeira fase da vacinação."


Ministério da Saúde


Na semana passada, durante reunião de governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que, se houver demanda e preço, o governo federal irá comprar a "vacina do Butantan" (assista no vídeo acima).


Na mesma reunião, ministro afirmou que a análise da compra da CoronaVac será enviada ao Palácio do Planalto após a conclusão dos estudos do Butantan.


Plano estadual

Na segunda-feira (7), o governo paulista anunciou o plano de vacinação com a CoronaVac, previsto para começar em 25 de janeiro de 2021.



De acordo com o anúncio, a primeira fase da vacinação será voltada ao grupo prioritário, que também inclui idosos com 60 anos ou mais, e dividida em cinco etapas. Nessa etapa, 9 milhões de pessoas deverão ser vacinadas.


Embates com o governo federal

Em outubro, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, chegou a anunciar, em uma reunião virtual com mais de 23 governadores, a compra do imunizante. Mas, menos de 24 horas depois, a aquisição foi desautorizada pelo presidente Jair Bolsonaro.


Em 1° de dezembro, o governo federal divulgou a estratégia "preliminar" para a vacinação dos brasileiros. Naquele calendário apresentado, a CoronaVac não foi citada pelo Ministério da Saúde.


No dia seguinte, a Anvisa disse que irá aceitar que empresas desenvolvedoras de vacinas contra a Covid-19 solicitem o "uso emergencial" no Brasil e divulgou os requisitos para o pedido.


Por conta dos embates políticos, o governo de São Paulo oficializou o programa de vacinação estadual, que será realizado sem apoio do governo federal.


Número mínimo de infectados

No final de novembro, o estudo da fase 3 da CoronaVac atingiu o número mínimo de infectados pela Covid-19 necessário para o início da fase final de testes.


A etapa permite a abertura do estudo e a análise interina dos resultados do imunizante. A expectativa é a de que os dados sejam divulgados pelo governo paulista nas próximas semanas.


Resposta imune e segurança

Um estudo feito com 743 pacientes apontou que a CoronaVac mostrou segurança e resposta imune satisfatória durante as fases 1 e 2 de testes.


A fase 2 dos testes de uma vacina verifica a segurança e a capacidade de gerar uma resposta do sistema de defesa. Normalmente, ela é feita com centenas de voluntários. Já a fase 1 é feita em dezenas de pessoas, e a 3, em milhares. É na fase 3, a atual, que é medida a eficácia da vacina.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Anvisa diz que decisão sobre 'uso emergencial de vacinas' será tomada até 10 dias após o pedido



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou em nota nesta segunda-feira (14) que a análise de pedidos para o uso emergencial de vacinas será feita em um prazo de até dez dias.


O anúncio da Anvisa foi divulgado no mesmo dia em que o Governo de São Paulo informou que mudou seu plano, desistindo de apresentar o pedido de uso emergencial nesta terça-feira (15). A previsão agora é reunir informações completas para encaminhar em 23 de dezembro, juntamente com envio à National Medical Products Administration (NMPA), instituição chinesa responsável pela regulação de medicamentos.


No comunicado, a agência informou: "Se todo os documentos necessários tiverem sido submetidos à Anvisa pelos fabricantes da vacina, a Anvisa estima que o prazo de até 10 (dez) dias para concluir a avaliação quanto à autorização de uso emergencial, desde que sejam vacinas das empresas que venham apresentando dados para Anvisa e possuem ensaios clínicos em condução no Brasil".


O prazo de dez dias não tem relação com as 72 horas previstas na chamada Lei Covid, que se refere ao tempo para que a Anvisa se manifeste nos casos em que o imunizante já tiver registro em uma das quatro agências internacionais de referência. E também não tem ligação com os 60 dias já citados por representantes do governo para análise dos pedidos de registro definitivo.



O órgão afirmou que ainda não recebeu pedidos de uso emergencial e que "está trabalhando em tempo integral", esquema que também será mantido nas semanas de Natal e Ano Novo.


Autorização nos EUA

A Anvisa afirmou que a concessão do uso emergencial nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá não servem de base para adoção do mesmo procedimento no Brasil.


"Acompanhando o cenário mundial, é possível perceber que nenhuma Autoridade Reguladora, até o momento, concedeu autorização de uso emergencial de forma automática, baseada na avaliação de um outro país", informou a agência.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça volta a bloquear investigação do MP contra padre Robson por supostos desvios de dinheiro da Afipe

A investigação contra o padre Robson de Oliveira, ex-reitor da Basílica de Trindade, por supostos desvios de dinheiro da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) voltou a ser interrompida nesta segunda-feira (14). O desembargador Leobino Valente Chaves acatou um pedido da defesa do padre pela paralisação do processo. O religioso sempre negou as irregularidades.



Padre Robson de Oliveira em foto tirada durante missa, antes de ele pedir afastamento das funções na Igreja Católica — Foto: Reprodução/Instagram


O Ministério Público de Goiás informou em nota que não foi notificado oficialmente da decisão. Mas o órgão "reafirma que vai recorrer a todas as instâncias no objetivo de manter a investigação".


O advogado Pedro Paulo de Medeiros, que defende o padre na Justiça, disse em nota que "o desembargador confirmou o que os seus pares com assento na Câmara Criminal já haviam decidido à unanimidade: não houve e não há ilegalidade nem sequer irregularidades". Pedro Paulo ressalta que "tratam-se de assuntos de entidade privada, sem participação de recursos públicos".


O desembargador é o relator do mandado de segurança pedido pela defesa do padre. Na decisão, Leobino Chaves diz que o pároco pode "continuar sofrendo os efeitos da investigação criminal, mesmo diante da atipicidade reconhecida pela Primeira Câmara Criminal", ou seja, da decisão colegiada que entendeu não haver o crime alvo da investigação.


O Ministério Público de Goiás denunciou o padre e outras 17 pessoas à Justiça, em 7 de dezembro, por organização criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro doado por fiéis à Associação Filhos do Pai Eterno, que administrava o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.



Juristas ouvidos pelo G1 afirmam que a decisão do desembargador também paralisa o processo criminal que tornou réus o padre e outros 17 denunciados.


Procurado pela reportagem, o TJ-GO disse que não comenta decisão de magistrados nem informação sobre processo em segredo de Justiça.


Réus

Em outubro, a Justiça tinha determinado que as investigações deveriam ser interrompidas por entender que não estavam presentes no processo os crimes apontados pelos promotores. No entanto, no último dia 4 de dezembro, uma decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, autorizou a retomada da apuração.


Com a liberação, o Ministério Público ofereceu à Justiça a denúncia contra o grupo, em 7 de dezembro. Os promotores de Justiça afirmam que o padre comandava a suposta organização criminosa e transferia grandes valores para empresas, com o objetivo de utilizar o dinheiro das Afipes como seu, sem prestar contas nem se submeter às regras associativas.


A denúncia do MP relatou que o padre comprou uma casa de R$ 1,1 milhão com dinheiro da entidade e deu para os pais residirem.


Manobra de criação das Afipes


De acordo com os promotores de Justiça, o objetivo inicial do padre era expandir e divulgar o Divino Pai Eterno. Por isso, segundo eles, padre Robson organizou a criação da Afipe em 9 de maio de 2004.


Posteriormente, em 15 de março de 2008 foi constituída a Associação Filhos do Pai Eterno e Perpétuo Socorro. Já em 4 de maio de 2009, criaram a Associação Filhos e Filhas do Pai Eterno, todas utilizando o nome fantasia Afipe.


A constituição da segunda e terceira entidades, segundo o MP, foi uma “manobra oculta e dissimulada”, pois muitos dos associados da instituição e membros das diretorias e dos conselhos não sabiam da existência de pessoas jurídicas distintas.


A denúncia argumenta que toda a confusão patrimonial entre as empresas que foram constituídas em nome de outras pessoas tinha objetivo de fraudar e desviar o patrimônio das Afipes.


Apropriação indevida

O MP diz ainda que padre Robson é “detentor de exímia oratória e grande carisma”. Para os promotores, ele usou destas qualidades para conseguir arrecadar vultosos valores para as Afipes, utilizando como argumento principal a construção de uma nova basílica para a devoção ao Divino Pai Eterno.


A investigação aponta que o sacerdote teria se apropriado indevidamente de mais R$ 7,9 milhões das associações Pai Eterno e Perpétuo Socorro, por exemplo, entre 2015 e 2016, em favor de familiares. Consta na denúncia que o religioso, em diversas oportunidades, deixou evidente que tratava como particular o patrimônio da Afipe e das outras duas associações criadas para receber dinheiro de fiéis.


“De posse de valores bilionários, o denunciado Robson se associou a diversas pessoas para desviar bens das Afipes, lesando a entidade e seus associados. Além dos desvios, a organização criminosa utilizou-se de mecanismos para ocultar e dissimular as origens ilícitas, se utilizando de ‘laranjas’ para o êxito do esquema”, diz trecho do documento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vocalista do Roupa Nova está internado com 'quadro delicado', diz banda

O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, integrante do grupo Roupa Nova, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D'or, na Zona Sul do Rio. Em uma postagem nas redes sociais nesta segunda-feira (14), a banda informa que o quadro de saúde dele é delicado.


Paulinho em apresentação em Manaus (Arquivo) — Foto: Jamile Alves/G1 AM


"Boa tarde pessoal, recebemos novas notícias do nosso querido Paulinho e viemos compartilhar com vocês. Ele segue hospitalizado na UTI (não COVID), agora em estado delicado e precisando de cuidados mais específicos. Vamos continuar orando e mandando pensamentos positivos. Obrigado a todos por tanto carinho", diz o texto.


Outras internações


No mês passado, Paulinho foi internado com Covid-19.


Em setembro, ele passou por um transplante de medula óssea para tratar de um linfoma. No procedimento, foram utilizadas as próprias células do paciente.


Ele respondeu bem ao tratamento, mas depois precisou ser novamente internado para tratar a Covid.


Procurado pelo G1, o Hospital Copa D'Or informou que não divulga nenhuma informação sem autorização do paciente ou familiares.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prouni 2021 abrirá inscrições em 12 de janeiro e usará nota do Enem 2019

Os candidatos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 poderão se inscrever entre os dias 12 e 15 de janeiro do ano que vem. O edital foi divulgado nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial da União.


Prouni dá bolsas de estudo em universidades particulares. — Foto: David Mark/Pixabay


Como os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 só serão divulgados no fim de março, as notas usadas no processo seletivo serão as da edição de 2019.


Para participar, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:


ter cursado o ensino médio completo na rede pública;

ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;

ter alguma deficiência;

ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.


Critérios de renda

O Prouni dá direito a bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades:


bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;

bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Resultados

O candidato poderá inscrever sua nota do Enem 2019 em dois cursos diferentes. O resultado da seleção será publicado em 19 de janeiro de 2021. A segunda lista de convocados sairá em 1º de fevereiro.



Lista de espera

Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro.


A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.


Fies

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) também abrirá as inscrições em janeiro - ou seja, assim como o Prouni, não usará os resultados do Enem 2020.


Segundo o Ministério da Educação (MEC), o estudante poderá utilizar a nota de qualquer edição do exame, de 2010 a 2019.


Sisu

Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona alunos para universidades públicas, ficará para abril. Como as notas do Enem 2020 sairão em março, haverá tempo de usá-las no processo de seleção.


Cronograma do Prouni

Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021

Resultados: 19 de janeiro de 2021

2ª lista de convocados: 1º de fevereiro de 2021

Interesse em participar da lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021

Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021


Fonte: G1

Leia Mais ››

Escolas públicas podem perder quase R$ 16 bilhões do Fundeb, caso Senado aprove incluir repasses para instituições filantrópicas e religiosas

O Senado deve votar nesta semana a regulamentação do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Ele foi criado com o objetivo de reduzir desigualdades e de garantir um valor mínimo por aluno a ser investido em cada cidade do país, em escolas de ensino infantil, fundamental e médio, e também na educação de jovens e adultos (EJA).


Inclusão de escolas filantrópicas e confessionais pode tirar R$ 15,9 bilhões das escolas públicas, diz relatório. — Foto: Thiago Gadelha


O texto-base da regulamentação foi aprovado na quinta-feira (10) pela Câmara. Entre os pontos que seguem para análise do Senado, está a inclusão do repasse de recursos públicos para escolas filantrópicas e religiosas.


Caso este ponto não seja alterado pelos senadores, as escolas públicas poderão perder R$ 15,9 bilhões em recursos, de acordo com uma estimativa feita pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação).


O texto anterior do Fundeb vale até 31 de dezembro. O atual, que precisa ser regulamentado, foi aprovado pelo Congresso em agosto. Ele tornou o Novo Fundeb permanente – sem prazo para terminar – e aumentou a participação da União de 10% para 12% em 2021, até chegar a 23% em 2026.


O aumento da complementação da União considera a necessidade de ampliar as matrículas nas redes públicas em que ainda não há vagas para todos – como nas creches –e melhorias das condições de oferta e da qualidade da educação em todas as etapas e modalidades, afirma Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.



Dados do Censo Escolar de 2019 apontam que falta muito para que os colégios do país tenham estrutura completa. De acordo com a pesquisa:


41,7% das escolas urbanas têm biblioteca;

43,6% têm laboratório de informática;

18,8% têm laboratório de ciências;

24,7% têm quadra poliesportiva coberta;

27,8% das escolas de educação infantil e ensino fundamental nos anos iniciais têm parque infantil;

e 81,9% das escolas urbanas têm acesso à internet banda larga.

Batalha da regulamentação


Para que as regras previstas no Novo Fundeb possam valer já em janeiro de 2021, é preciso aprovar a regulamentação ainda este ano.


Quando o texto-base destes regulamentos foi apresentado na Câmara, ele incluiu um destaque polêmico: tornar possível que escolas privadas (filantrópicas e religiosas), inclusive aquelas do Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc), recebam dinheiro público.


O projeto de lei original previa que essas instituições poderiam receber recursos quando houvesse falta de vagas na rede pública, como no caso de creches, educação do campo, pré-escolas e educação especial.


O texto-base aprovado pela Câmara acrescentou também: o ensino fundamental e médio (ao limite de 10% das matrículas), ensino técnico, itinerário de formação técnica e profissional do ensino médio (uma espécie de aula extra prevista na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC) e matrículas no contraturno escolar, como complementação de jornada para fornecer educação básica em tempo integral.



Porém, o relatório afirma que não há déficit de vagas nas etapas incluídas no texto-base. De acordo com a nota técnica, houve redução de 8 milhões de matrículas na rede pública estadual e municipal (ensino médio e fundamental) entre 2007 e 2019. "Isso indica que o próprio sistema público tem como incorporar eventuais aumentos de atendimento com maior rapidez e eficiência (economia de escala) que o setor privado não lucrativo", diz o texto.


"A inclusão das conveniadas não aumenta a diversidade na oferta, porque cada escola pública é única, tem seu próprio projeto político pedagógico, e isso já garante a diversidade. O não desvio de recurso público para escola privada sem fim lucrativo não impede que essas existam, só não retira da escola pública para dar para a privada", afirma Pellanda.

O impacto da inclusão dessas instituições tiraria R$ 6,4 bilhões das escolas do Sudeste e R$ 4 bilhões do Nordeste.


As redes públicas estaduais e o DF teriam redução de 6,8% nos recursos vindos do Fundeb, e as redes municipais em cidades de 20 mil a até 500 mil habitantes perderão R$ 5,2 bilhões.


Para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a decisão cria um "apartheid educacional", porque a maior parte destas instituições filantrópicas e religiosas estão em cidades e estados mais ricos.



"É uma decisão arbitrária e que causa um 'apartheid educacional' no país – penaliza os mais pobres, explorados e excluídos da sociedade", afirmou a entidade, em nota.


Para 2021, a educação terá menos recursos. O Congresso aprovou uma proposta que retira R$ 1,4 bilhão do orçamento do Ministério da Educação e liberou recursos para obras.


Fonte: G1

Leia Mais ››