segunda-feira, março 18, 2013

"O BBB é uma grande fraude! Já decidiram o vencedor da 13ª edição", diz perfil no Twitter


Usuário anônimo anunciou resultados do último domingo (18) aproximadamente três horas antes do programa ir ao ar.

Perfil anunciou resultados do último domingo horas antes do final do programa
Perfil anunciou resultados do último domingo horas antes do final do programa

Aproximadamente três horas antes do encerramento do Big Brother Brasil 13 da noite do último domingo (18) um perfil anônimo do Twitter fez revelações sobre o programa, indicando, inclusive, o paredão que seria formado e a porcentagem com a qual Fani seria eliminada. O assunto entrou nos Trending Topics brasileiro.

"O BBB é uma grande FRAUDE! Já decidiram o vencedor da 13ª edição, inclusive", declarou o usuário BBB Fraude.

Começaram, então, os anúncios: "Hoje por exemplo, a Fani vai ser eliminada com 62%". "E mais: logo em seguida o Nasser vai ser líder", continuou.

E não parou por aí. "O paredão de hoje a noite vai ser entre André e Fernanda", disparou o usuário. "O eliminado de terça-feira vai ser o André", revelou. "E nem preciso dizer quem vai ganhar essa edição, né?", declarou o perfil.

Horas depois o usuário disse ainda que estava sofrendo ameaças para tirar o perfil do ar. (TM)

Reprodução Cidade News Itaú via Contigo/É Sertão
Leia Mais ››

Advogados de Cláudia Regina motivaram pedido de explicações de Rosalba ao TRE


Claudia-Regina-_prefeita-de-Mossoró-e-Rosalba-governadora_Carlos-Costa-5-300x199
O Jornal de Hoje questionou por que a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e o vice, Wellington Filho (PMDB), seriam responsabilizados com a perda dos diplomas se as práticas irregulares não foram deles e sim da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (também DEM), e da Prefeitura de Mossoró (na época gerida por Fafá Rosado)? É com esse argumento que os advogados de Cláudia e Wellington esperam reverter no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a cassação sofrida pelos dois em primeira instância. E foi por causa desse argumento que o juiz relator, Verlano Medeiros, decidiu cobrar de Rosalba explicações, dentro de 10 dias, sobre as irregularidades apresentadas na petição inicial de um recurso contra expedição do diploma (RCED) ingressado também na principal corte eleitoral do RN.

Afinal, no dia seguinte a divulgação da sentença que condenou Cláudia Regina e Wellington Filho, proferida pelo juiz Herval Sampaio, da 33ª zona eleitoral, os advogados deles concederam entrevista coletiva para dizer que não tinha como os dois serem prejudicados por ações supostamente irregulares praticadas, exclusivamente, por Rosalba Ciarlini. Isso, inclusive, foi um dos temas do embargo de declaração que a defesa dos cassados ingressou ainda na segunda-feira, para suspender a decisão.

“É importante esclarecer a questão do nexo causal entre os atos da governadora e as ações do Governo do Estado que resultaram em prejuízos à Cláudia Regina e à Wellington Filho. No próprio texto, o juiz não citou uma só atitude irregular da prefeita, então, não tinha porque ela ser punida por uma ação de outra pessoa”, afirmou, na época, o advogado Kennedy Diógenes, que defende Wellington Filho, vice de Cláudia. Emanoel Antas e Humberto Fernandes são os advogados de Cláudia Regina.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-prefeito de Baraúna é condenado a 15 anos de reclusão


A juíza federal substituta da 8ª Vara, Emanuela Mendonça Santos Brito, condenou o ex-prefeito de Baraúna Francisco Gilson de Oliveira, o “Gilson Professor” (gestão compreendida entre 1996 e 2004), a 15 anos de reclusão. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF).

A condenação de Gilson Professor advém de Crimes de Responsabilidade (DL 201/67; Lei 1.079/50 e Lei 5.249/67) – Crimes Previstos na Legislação Extravagante – Penal; 05.20.30 – Crimes da Lei de licitações (Lei 8.666/93) – Crimes Previstos na Legislação Extravagante – Penal. O processo corresponde a este número: 0000948-73.2006.4.05.8400 (2006.84.00.000948-2). A sentença foi publicada no último dia 14.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Meteorologista prevê chuva para amanhã, dia de São José


A meteorologista da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) Carmem Beckee prevê uma pequena quantidade de chuva no sertão para essa terça-feira (19), que é comemorado o dia de São José, sendo um bom sinal para os agricultores.

Na tradição popular crê que se chover no dia de São José, comemorado no dia 19 de março, o ano será de boa colheita e abundância. A meteorologista Carmem Beckee afirmou que no modo geral a previsão de chuva para amanhã é favorável em cidades isoladas do sertão com pequenas pancadas de chuva.

Em relação com a crença popular do dia do São José e as chuvas no mês de março, a meteorologista explicou que “tem uma relação interessante entre o dia de São José e esse período de 15 a 31 de março. Nesta época as nuvens estão associadas à zona de convergência intertropical, sendo o principal fator que causa chuva no semiárido nordestino na segunda quinzena do mês de março, coincidindo então com o dia de São José, fazendo que as pessoas associem”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça determina fim das atividades da Viação Jardinense


A empresa de ônibus Auto Viação Jardinense terá que encerrar suas atividades em 15 dias, segundo decisão do juiz André Melo Gomes, da 1ª Vara Cível da Comarca de Caicó. As linhas afetadas são as que tem o município de Caicó como ponto de partida, chegada ou no itinerário.

De acordo com o juiz, entre os problemas que resultaram na decisão de encerrar as linhas estão a falta de conforto, descumprimento de horários e falta de segurança nos ônibus. Ainda segundo o juiz, a empresa ainda utilizavam veículos clandestinos, que circulavam sem o conhecimento do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). 

"E o próprio DER afirmou em audiência que não tem pessoal suficiente para fiscalizar", lamenta o juiz André Melo. A decisão também determinou que, apesar da deficiência no quadro, o DER contrate uma ou mais empresas de forma emergencial para atendimento aos clientes da região. "E o Governo do Estado tem um ano para realizar a licitação para a escolha da nova prestadora de serviço. A Jardinense utilizava 11 ônibus irregulares", ressalta o juiz.

A decisão é decorrência de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do RN, que pedia a manutenção de uma inspeção mecânica regular de todos os ônibus/veículos que realizam o transporte interurbano, além de promover a divulgação nos pontos de venda de passagens e, no interior dos veículos, dos direitos dos passageiros e dados da sociedade empresária demandada para efeitos de denúncia.

Segundo a decisão, foi realizada audiência de conciliação, que resultou num acordo, que definiu, entre outros aspectos, que a Viação Jardinense promoveria uma regular e periódica inspeção sobre os seus veículos, a identificação dos assentos preferenciais nos termos da Lei nº 10.048/2003 e dos seus veículos com logomarca e cores padrões, a observância dos itens obrigatórios de segurança, e, como forma de compensação do dano moral coletivo, se comprometeu, a arcar com o pagamento de até dois peritos judiciais que realizariam a fiscalização do cumprimento do ajuste.

"Mas, os acordos não foram cumpridos", enfatiza o juiz, que juntou ao processo, fotos das condições dos ônibus, bem como de acidentes de trânsito envolvendo a empresa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aposentado é morto a tiros de Pistola 380 em Antônio Martins/RN.


No início da tarde desta segunda-feira (18), por volta das 12h30min, na Rua Gregório Simplício da Silva, Casa 19, foi morto a tiros de pistola 380, o aposentado José Borges dos Santos, de 77 anos de idade, natural de Alexandria e residente em Antônio Martins/RN. 

De acordo com a PM “Zé de Agildo” como era conhecido, se encontrava em casa, mais precisamente na sala quando chegaram dois indivíduos em uma motocicleta de cor preta, placa e demais dados não anotados, passando a efetuar vários disparos de arma de fogo (pistola 380) contra a vitima que morreu no local. Os elementos logo após a prática do crime se evadiram com destino ignorado.

A Policia Militar de Antônio Martins com apoio das guarnições da PM de Alexandria, Pilões e Frutuoso Gomes realizaram algumas diligencias, mas até o fechamento desta publicação ainda não havia logrado êxito. 

O Sargento Klevson disse com exclusividade a nossa reportagem que apesar dos esforços no sentido de identificar e prender os criminosos, não só nesse caso, mas também em outros casos é que a falta de informações repassadas a policia dificulta o trabalho da policia, as pessoas ainda prefere a lei do silêncio.

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Apodi: Policia Militar encontra partes de uma moto Furtada, no Distrito de Soledade.


Ilustração
Por voltas das 14:30hs desta segunda-feira (17/03/2013), a Central de Operações da Companhia de policia militar de Apodi, recebeu a informação, que no Distrito de Soledade, próximo a uma Caieira, havia abandonada partes de uma motocicleta.

Uma equipe da Radio Patrulha, composta pelos Soldados Rivanci, Gerliano e Genivan, foi ate o local para verificar as informações, e constataram a veracidade do fato, pois no local indicado havia um chassi com algumas partes da moto, e através de uma consulta ao INFORSEG constatou que se tratava de uma Honda CG 150 Titan, de Cor preta, ano 2004, e placa MYH 6621, do município de Santa Cruz /RN, que apresentava queixa de Roubo.

As partes da moto encontradas, pelos policiais militares, foram conduzidas e entregues na Delegacia de Policia Civil de Apodi, para serem feitos os procedimentos cabíveis.

Reprodução Cidade News Itaú via F5 Apodi
Leia Mais ››

Tentativa de assalto termina com um jovem morto em São Bento/PB


No último sábado 16/03 por volta das 16:00 hs, a Polícia Militar de São Bento-PB, foi informado através de uma ligação anônima, informando de um homicídio e uma tentativa de homicídio no Sítio Boa União, zona rural do Município de São Bento-PB, a PM  se deslocou até o Sitio Boa União, chegando no local referido foi constatado a veracidade dos fatos. 

A vitima é o jovem Cesar Paulino Gaudêncio, solteiro residente no Sitio Salgadinho Município de Brejo Dos Santos-PB, Segundo a Polícia Civil, o menor foi morto com um disparo de arma de fogo que o atingiu na cabeça, o jovem era crediarista e trabalhava para ajudar sua família.


A polícia informou que a vítima andava em um veículo Del Rey placa KGS 2890-PE, juntamente com outro colega de trabalho, no momento em que se deparou com o acusado, que estava de cócoras, na beira da estrada, perto de uma motocicleta, e anunciou assalto às vítimas, que tentaram fugir, mas foram alvo dos disparos.
Após os tiros, o sobrevivente, que não teve o nome revelado pela polícia, pediu ajuda a um morador da comunidade e informou o fato aos policiais, que mantiveram contato com o Instituto de Polícia Científica (IPC) de Patos - PB, para a remoção do corpo.
A outra vítima sofreu um tiro de raspão a cima do olho direito, e foi socorrida para o Hospital Maria Paulino Lúcio em São Bento, sendo liberada logo em seguida.







Reprodução Cidade News Itaú via São Bento Agora/Jair Sampaio
Leia Mais ››

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SEQUESTRO RELAMPAGO SOFRIDO PELA GERENTE DO SUPERMERCADO QUEIROZ DE PATU


Segundo informações repassadas pela 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu, a gerente do Supermercado Queiroz de Patu, Ramira Ramalho Ferreira, foi abordada por um elemento armado por volta das 09:20 horas, desta segunda feira (18), nas imediações do supermercado, que fica localizado na principal avenida de Patu, a avenida Lauro Maia.
Segundo a vítima, o elemento determinou que ela entrasse no banco traseiro do seu veículo, um Fiat Pálio de cor branca, saindo ele do local conduzindo o veículo até a divisa dos estados do RN e PB no sentido Catolé do Rocha-PB. Ao chegar na divisa, o elemento parou o veículo e pegou um malote que se encontrava com a vítima contendo a importancia de R$ 13.000,00, determinando que ela seguisse viajem até a cidade de Catolé do Rocha, ficando ele no local, sendo possivelmente resgatado por um comparsa.
Segundo informações, a ação criminosa não foi percebida pelos funcionários do supermercado e nem por quem se encontrava nas proximidades. 

Reprodução Cidade News Itaú via Patú News
Leia Mais ››

PMDB indica nomes para cargos no Governo de Rosalba e ameniza crise


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB, confirmou na manhã desta segunda-feira, durante audiência pública para criação da Universidade Federal do Seridó, que o governo Rosalba Ciarlini (DEM) “já abriu um bom diálogo”. Segundo ele, “vão ser feitas sugestões à governadora de modo muito objetivo, o interlocutor vai ser o senador José Agripino. Vamos aguardar a resposta dela”, afirmou.

As indicações a que o deputado se refere são para cargos na estrutura administrativa do Estado. No último sábado, o conselho político do governo faria uma reunião com a governadora, o secretário chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, o presidente nacional do DEM, senador José Agripino (DEM), o presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN), o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), e o próprio presidente da Câmara, Henrique Alves. No entanto, de última hora, Rosalba e Carlos Augusto desistiram e o encontro aconteceu apenas entre Agripino, Garibaldi, Henrique e Ricardo Motta.

Indagado esta manhã pela reportagem de O Jornal de Hoje sobre a ausência do casal Rosado no encontro, o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que a reunião não era com eles. “A reunião não era com eles. Era com a base de apoio ao governo dela hoje na Assembleia e na Câmara e não era a participação deles”.

Segundo Henrique, sequer estava prevista a presença de Rosalba e Carlos Augusto na reunião no apartamento do senador José Agripino Maia, em Morro Branco.  “Não estava prevista (a presença da governadora e o marido). A reunião com eles foi lá em Brasília. Aqui era só conosco para fechar os entendimentos”, disse Henrique.

O fato é que, nos meios políticos, a decisão do casal de não participar da reunião foi interpretada como um recado do secretário Carlos Augusto ao PMDB e ao PR. O marido da governadora estaria desconfiado de que Henrique, Garibaldi, João Maia e Ricardo Motta teriam se unido para tentar dar as cartas em 2014, quando Rosalba poderá disputar a reeleição.

Também em contato com o Jornal de Hoje, a governadora Rosalba Ciarlini, porém, confirmou a versão de Henrique Alves de que não havia sido convidada para a reunião. Rosalba disse esta manhã ao Jornal de Hoje que primeiro não havia a necessidade de ir e que, segundo, sua ida não estava prevista. “Não havia necessidade de ir. Não estava previsto”. Segundo a governadora, os aliados que se reuniram “ficaram à vontade para sugerir nomes e a governadora analisar”.

Segundo Rosalba, porém, as indicações já foram feitas. “Já recebi as indicações e já fiz as minhas escolhas. A escolha da governadora. Na hora oportuna, irei divulgar”, afirmou Rosalba ao Jornal de Hoje, momentos antes de deixar a Assembleia esta manhã. Para o deputado João Maia, presidente estadual do PR, o governo usou de estratégia ao deixar de ir à reunião com os aliados no sábado. “Acho que foi uma estratégia. Vocês se reúnem e indicam os nomes e a gente vai avaliar. Acho que está fechando, quase acertado”, declarou.

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego, a ausência de Carlos Augusto na reunião não deve gerar especulações porque “não havia nenhuma marcação antecipada”. Segundo ele, “o assunto é para ser decidido pelas lideranças que efetivamente fizeram a reunião”.

O fato é que a ausência de Rosalba na reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, no último sábado, está sendo analisada como um segundo recado de Carlos Augusto ao PMDB, de que não está satisfeito com as cobranças que estão sendo feitas pelo partido a Rosalba. Na semana passada, a governadora deixou Henrique ir só numa visita às obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no que teria sido também uma reação às declarações do peemedebista, que havia dito que o governo era centralizador, isolado e antidemocrático.

AGRICULTURA

O presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC), Júnior Teixeira, deverá ser nomeado nesta terça-feira secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte. Ele confirmou ao Jornal de Hoje que recebeu o convite pessoalmente da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na noite deste domingo, na residência oficial do governo do Estado. Sua nomeação deverá ser publicada na edição de amanhã do Diário Oficial.
Caso seja nomeado, Júnior Teixeira será o primeiro peemedebista a assumir uma pasta no governo Rosalba Ciarlini a partir das novas indicações feitas pelo partido após a eleição do deputado federal Henrique Alves para a presidência da Câmara dos Deputados. Ex-prefeito de Serrinha, Teixeira disse que aceitou o cargo para atender a um pedido pessoal de Henrique.
Além de Júnior Teixeira, para a Secretaria de Recursos Hídricos o governo já teria acatado o nome do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM). Filho do deputado Getúlio Rego, seria uma indicação do DEM. Para a pasta de Saúde, entretanto, ainda não há nomes, mas o indicado da hora é o diretor do hospital infantil Varela Santiago, Paulo Xavier.



Governadora admite votar em Dilma para presidente e irrita José Agripino, que até evita comentar o fato

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) afirmou hoje, em entrevista ao Jornal de Hoje, que em 2014 irá votar em que for o melhor candidato para o Brasil. Neste domingo, Rosalba admitiu em entrevista ao jornal Tribuna do Norte que poderá apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). “Olhe, eleição só em 2014. O que eu disse e repito é que vou votar no que é melhor para o Brasil”, disse ela ao Jornal de Hoje.

Em entrevista à Tribuna, Rosalba ressaltou a importância do apoio federal ao seu governo e, ao ser provocada sobre apoio à presidente Dilma Rousseff, a chefe do executivo estadual afirmou que poderá apoiar, “se for o melhor para o Brasil”. É a primeira vez que a governadora admite votar na presidente Dilma, arquirrival do líder do seu partido, o senador José Agripino Maia.

Quem adorou a declaração da governadora foi o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, que disse que já esperava isso da governadora Rosalba. “Eu já esperava por isso e fico muito feliz. O PMDB quer a reeleição de Dilma e todos os votos que puderem ajudar, acho que é importante, sobretudo numa relação respeitosa que ela (Rosalba) tem hoje com a presidente Dilma”.

Já quem parece não ter ficado satisfeito com a sinalização de apoio de Rosalba a Dilma foi o presidente nacional e estadual do partido, o senador José Agripino Maia. Após a reunião desta segunda na Assembleia Legislativa, o Jornal de Hoje questionou o senador sobre a declaração de Rosalba, tendo ele afirmado que não viu.

A reportagem mostrou o jornal com a notícia ao senador, que preferiu silenciar e dizer para que o jornal perguntasse a Rosalba e não a ele. “Não vi, não vi. Pergunta a ela. Ela está aqui do lado”, disse o senador, sem querer se pronunciar sobre o assunto.

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, Getúlio Rego, porém, o apoio de Rosalba à reeleição de Dilma Rousseff é “natural, depende da conjuntura, se ela está sendo bem tratada pelo governo federal”. Para Rego, “essa possibilidade é absolutamente compatível. Desde que o RN continue a merecer o tratamento republicano que foi estabelecido”. Contudo, segundo o democrata, “do ponto de vista, partidário, é uma questão que não foi ainda analisada”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP pediu afastamento de desembargador potiguar que concorreu à vaga no STJ


Atual vice-presidente do Tribunal de Justiça do RN e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho tinha um longo currículo na magistratura e, por isso, foi o único potiguar a concorrer à vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), após a aposentadoria de Massami Uyada. Porém, há pelo menos um motivo para ele ter ficado fora da liste tríplice que definirá o novo ocupante do cargo (que vai para análise da presidente Dilma Rousseff). Saraiva Sobrinho responde a processo administrativo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por envolvimento no escândalo “Sinal Fechado”, uma operação do Ministério Público do RN que levou à prisão pessoas envolvidas em irregularidades na inspeção veicular no Estado. O processo é o número 0002127-18.2012.2.00.0000.

Por causa desse envolvimento, inclusive, o MP chegou a pedir o afastamento do desembargador de suas funções no Tribunal de Justiça do RN. Na denúncia, enviada em abril de 2012, a conclusão é de que é necessária a “instauração de procedimento administrativo disciplinar e, diante das provas de graves infrações funcionais, e inclusive de crimes, postulando pelo afastamento preventivo dos representados”.

Segundo o MP, em petição de abertura do processo assinada pelos promotores de Justiça do Patrimônio Público Eudo Leite, Emanuel Almeida, Afonso de Ligório e Giovanni Rosado, é asseverado que pesavam elementos e indícios de cometimento de crime de corrupção passiva por parte do desembargador Saraiva Sobrinho.

“É que, além dos vínculos de Edson Faustino (filho de João Faustino, um dos réus do processo resultante da “Sinal Fechado”), o desembargador Saraiva Sobrinho também tinha vínculos com Marcus Vinicius Saldanha Procópio, genro de João Faustino, o qual ocupou o cargo de chefe do setor de patrimônio do Tribunal Regional Eleitoral do RN, tendo sido exonerado pelo desembargador Saraiva Sobrinho após a deflagração da Operação “Sinal Fechado”, avaliaram os promotores.

Segundo os membros do MP, novos indícios da participação do desembargador apareceram depois da delação premiada assina por Alcides Fernandes, um dos réus do processo. Por isso, na petição, são colocados vários trechos da delação em que o réu confesso dá detalhes sobre a participação do magistrado potiguar.

“Há vários diálogos em que o nome do desembargador é mencionado, revelando-se que, de fato, as conversas acerca da ‘bola’ e ‘acerto’ e, portanto, do pagamento de vantagem indevida se referem ao mencionado agravo de instrumento, cuja relatoria cabia ao mesmo”, avaliam os promotores, se referindo ao fato de que Alcides teria dito que os sócios do consórcio Inspar estavam confiantes quando o processo caia nas mãos de Saraiva Sobrinho, porque “o que o João Faustino mandava ele fazer, ele fazia”.

Além dessas “bolas”, inclusive, nos diálogos seria possível, até mesmo, constatar uma doação que George Olímpio, considerado o líder do Consórcio, teria feito para a festa de posse de Saraiva Sobrinho no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “O Edson falou assim ‘ó, você agradece lá o George pela doação da festa lá pro desembargador’, Aí eu dei uma de… Não sabia nem o que tava acontecendo, entendeu?”, afirmou Alcides Fernandes durante a delação premiada.

SINAL FECHADO

Para quem não se lembra, a Sinal Fechado foi uma operação realizada no início da gestão Rosalba Ciarlini baseada em irregularidades da inspeção veicular no RN instaladas e operadas ainda nos governos Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira (PSB). Por isso, os dois acabaram sendo incluídos pelo MP na lista de réus do esquema, assim como o suplente do senador José Agripino, João Faustino, que chegou a ser preso na época. A participação dos desembargadores seria importante para dar suporte jurídico ao processo, devido aos questionamentos judiciais que o caso sofreu.

STJ

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho, era o único desembargador potiguar que concorreu à vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça. Além dele, outros 53 desembargadores de todo o país disputaram uma vaga na Corte. Há cinco anos, desde a aposentadoria de José Augusto Delgado, o RN não tem um ministro no Superior Tribunal de Justiça.

O desembargador Saraiva Sobrinho está confiante na votação e que sua candidatura é mais uma forma que ele encontrou de lutar pela Justiça. “Será muito importante para o Estado voltar a ter um ministro no STJ e eu gostaria de ser esse representante. Acredito na vontade de Deus e, se estiver nos planos Dele serei ministro. Esse não é um projeto pessoal meu, é um bem maior, um projeto para servir ao Brasil”, disse o desembargador Saraiva no início da semana, antes do resultado de que estava fora da lista tríplice, definida na última quarta-feira. Ele não recebeu nenhum voto.

Reprodução Cidade News Itaú 
Leia Mais ››

Votação dos servidores pode definir nova greve no ITEP


Os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia vão se reunir em assembleia, na noite desta segunda-feira (18), e uma dos pontos da pauta da categoria é a votação de um novo indicativo de greve. Eles estão impacientes com a burocracia do Governo do Estado para análise do Estatuto do ITEP.

De acordo com Djair Oliveira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública, o projeto está preso na Consultoria do Estado. “Vamos promover o debate, mas a categoria caminha para votar o indicativo de greve”, destacou.

O encontro está marcado para as 18h, na própria sede do Sinpol-RN, na Cidade Alta. O projeto que cria o Estatuto do ITEP está na Consultoria, mas, de acordo com Djair, já era para ter sido encaminhado para a Secretaria da Administração e até mesmo para aprovação ou não da governadora Rosalba Ciarlini.

A luta dos servidores do ITEP vem se arrastando há quatro anos e, inclusive, no ano passado, a categoria passou mais de 30 dias parada, no mês de setembro, e só suspendeu a paralisação com a promessa de que o Estatuto do ITEP teria andamento.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

ATROPELAMENTO NO ALTO DE SÃO MANOEL EM MOSSORÓ


Por volta das 18:15 da noite de hoje 18 de março de 2013 na via lateral da Av. Presidente Dutra no Alto de São Manoel  próximo a  faculdade FACENE a Sra. identificada como Rita Isabel Nogueira 46 anos foi atropelada pelo veículo tipo VAN RENALUT de cor branca de placas NNN 0948 Mossoró.
De acordo com informações do motorista a vítima atravessou a via sem prestar atenção ao trânsito impossibilitando que se evitasse o acidente.A mesma foi socorrida pela viatura bravo 3 do SAMU pelos socorristas Welington e Daniel que conduziu a mesma para o HRTM que reclamava de muitas dores.



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

DEHOM esclarece mais um crime na cidade de Mossoró


O delegado da Especializada em Homicídio, Dr.Roberto Moura  apresentou na tarde de hoje 18 de Março de 2013, segunda feira o autor do  crime de homicídio de numero 32 que aconteceu no dia 16 de Março do corrente ano, na Rua Juvenal Lamartine Bairro Santo Antonio em Mossoró. Luiz Belarmino do Nascimento Filho, Papau, 26 anos,residente no Bairro Santo Antonio, apresentou-se com seu advogado após livrar o flagrante e confessou ser o autor do crime que contra José Carlos de Araújo, Carlinhos, 37 anos de idade servente de pedreiro que a pouco tempo tinha chegado de São Paulo. De acordo com Luiz o motivo do crime foi uma briga que os dois tiveram na noite anterior, 15. Os dois teriam entrado em atrito por causa de uma brincadeira que o mesmo fez com umas adolescentes da família da vitima. Carlinhos reclamou da brincadeira de Luiz e foi agredido com um soco no rosto. Ele teria reagido quebrando uma garrafa e tentado agredi-lo. Luiz informou que na manhã de Sábado foi ao Vuco Vuco e comprou a arma do crime, uma revolver calibre 38. Na tarde de Sábado, Carlinhos retornava de bicicleta do Vuco Vuco e foi surpreendido por Luiz que disparou contra a vítima e empreendeu fuga de motocicleta. O acusado foi ouvido pelo delegado e liberado. Deverá aguardar o processo em liberdade.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Organização social requer rescisão contratual com Governo do RN


O Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase) entrou com ação na 5ª Vara de Fazenda Pública de Natal requerendo a rescisão contratual de gestão do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, sediado em Mossoró, conforme nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (18).
Segundo o Inase, a falta de repasses financeiros por parte da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) prejudica o funcionamento pleno da unidade e inviabiliza a gestão do hospital.  "Os pagamentos efetuados até o momento foram insuficientes para saldar os salários de todos os trabalhadores e demais prestadores de serviços. Os débitos com fornecedores já somam três meses, podendo acarretar na falta de insumos fundamentais para o trabalho das equipes", descreveu a nota.
O Inase requereu, ainda, o deferimento de tutela de urgência para que seja autorizado a se afastar, até o julgamento da ação, da gestão do Hospital da Mulher, responsabilidade que deverá ser assumida diretamente pela Sesap ou outra Organização Social.
De acordo com a nota, "desde que iniciou a administração do Hospital da Mulher, em 29 de outubro de 2012, o Inase recebeu apenas dois repasses financeiros, sendo o último depositado em juízo e sem qualquer justificativa por parte da Sesap. Os pagamentos efetuados pela Sesap não ocorreram nas datas estipuladas, apesar de o Inase apresentar as prestações de contas dentro dos prazos legais".
Ainda segundo a nota, não há justificativa legal para o atraso dos pagamentos ao Inase, assim como também de repasse em juízo. "O zelo da administração pública não pode se colocar acima da previsão contratual de efetuar o repasse mensal ao Inase dentro da data estipulada. O pagamento é imprescindível para os trabalhadores receberem seus salários em dia, terem a tranquilidade necessária para desempenharem as suas funções".
O Inase informou que o índice de satisfação da população com os serviços prestados no Hospital da Mulher chegou a 97%. O Instituto também divulgou que desempenhou diversas atividades voltadas para o bem estar das pacientes, como contratação de manicure e cabeleireiras para elevar a autoestima das gestantes; contratação de cirurgiões-dentistas na UTI adulto e setor de internação para atendimento e orientação às mães; além de a  instalação do cartório no interior da unidade de saúde, possibilitando o imediato registro de nascimento.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Estudantes se revoltam após suicídio de caloura nas Filipinas


Estudantes da Universidade Politécnica das Filipinas queimam cadeiras velhas e monitores de computador durante um protesto em apoio a um calouro de 16 anos da universidade, que cometeu suicídio há três dias. (Foto: Bullit Marquez/AP)
Em um ato de revolta, estudantes da Universidade Politécnica das Filipinas destruíram materiais e equipamentos da instituição nesta segunda-feira (18) após a notícia de que uma caloura de 16 anos da universidade teria se suicidado porque não conseguia pagar as mensalidades para prosseguir nos estudos.
Os jovens atiraram cadeiras velhas e monitores de computador de andares superiores e iniciaram uma fogueira no pátio logo abaixo. Estudantes ativistas disseram que o ato de revolta foi o início de um "protesto negro" com duração de uma semana, denunciando o alto preço das mensalidades, que eles consideram abusivas.
A jovem Kirstel Tejada foi forçada a abandonar os estudos na semana passada, após acumular mensalidades atrasadas referentes ao seu primeiro ano. Ela foi encontrada morta em um aparente ato de suicídio.

Estudantes filipinos se revoltaram em universidade de Manila (Foto: Noel Celis/AFP)

Revolta foi motivada pelo suicídio de uma jovem que foi obrigada a deixar os estudos porque não conseguiu pagar as mensalidades (Foto: Noel Celis/AFP)

Fogueira foi feita com os materiais e equipamentos (Foto: Noel Celis/AFP)

Fogueira foi feita com os materiais e equipamentos (Foto: Noel Celis/AFP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sócio da Kiss se recusa a prestar novo depoimento em presídio



Com novo depoimento previsto para a tarde desta segunda-feira (18), Elissandro Spohr, o Kiko, um dos sócios da boate Kiss, se negou a falar com a polícia. De acordo com advogado Jader Marques, Kiko queria que o testemunho fosse gravado por uma câmera. Como o delegado se recusou a aceitar as condições, o empresário se negou a falar. A tragédia em Santa Maria matou 241 pessoas.

Segundo o delegado Marcos Vianna, a recusa não impede o andamento do inquérito, que deve ser concluído até o fim desta semana. Jader Marques disse que a intenção de seu cliente era falar em entrevista coletiva à imprensa, mesmo preso na Penitenciária Estadual de Santa Maria. Como isso não será possível, o próprio advogado convocou uma coletiva para o fim da tarde em um hotel de Santa Maria.

Em entrevista na noite de domingo (17), o advogado disse que Kiko está disposto a assumir a sua parte de culpa pelo incêndio. "Ele refere a todo o momento que a culpa dele ele assume, e não abre mão de que essa culpa recaia sobre ele", disse Marques à RBS TV (veja o vídeo ao lado). "Ele fica preocupado é com a possibilidade de não fazerem parte do processo criminal o Ministério Público, bombeiros, a prefeitura, engenheiros", completou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Papa Francisco escolhe anel de prata e fará cerimônia mais curta e sem latim


Continuando com gestos simbólicos, o papa Francisco determinou que sua missa inaugural, hoje de manhã, seja simplificada e encurtada, além de escolher um anel de prata em vez de ouro. A cerimônia deve reunir dezenas de milhares de fiéis diante da basílica de São Pedro e terá a participação de 31 chefes de Estado, entre os quais a presidente Dilma Rousseff e o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe.

A principal mudança se refere ao abandono do latim para a leitura do Evangelho. A língua morta vinha sendo revalorizada pelo antecessor, o papa emérito Bento 16.


Hoje, a leitura será apenas em grego, língua que simboliza a "unidade das igrejas do ocidente e do oriente", conforme explicou ontem o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O grego é usado em algumas missas papais como indicação de que a Igreja Católica Apostólica Romana quer se reunir às igrejas orientais, separadas pelo cisma de 1054. O turco Bartolomeu 1º, o "papa" dos cristãos ortodoxos, participará da posse --é a primeira vez que isso ocorre desde a ruptura.

As outras mudanças para "enxutar" a missa, que terá cerca de 2h, incluem uma procissão mais curta e a promessa de obediência por 6 cardeais --na inauguração de Bento 16, foram 12 cardeais.


O papa escolheu ainda seu anel de pescador --alusão à ocupação de são Pedro, o primeiro papa-- em prata folhado de dourado. O anel de Bento 16 e de vários outros pontífices eram fabricados principalmente em ouro.

"O papa ama uma certa espontaneidade", afirmou o porta-voz, em seu encontro regular com a imprensa. Ele aconselhou os jornalistas a não ficarem presos apenas ao texto da homilia que será distribuída antes da missa, já que Francisco tem improvisado nas falas.

A caminho da cerimônia, Francisco passeará a bordo do papamóvel pela praça de São Pedro para saudar os fiéis. Essa aparição está prevista para as 9h locais (5h da madrugada em Brasília).

Desde que foi escolhido, na quarta-feira passada, Francisco tem dado vários gestos de que fará uma papado com menos pompa e protocolo em relação a Bento 16. No dia em que foi escolhido, por exemplo, recusou a limusine para ir de ônibus da basílica aos seus aposentos, juntos com os cardeais.

Para a cerimônia de hoje, chamada oficialmente de "inauguração do ministério petrino do bispo de Roma", vieram 132 comitivas de países e organizações. Várias religiões cristãs enviaram representantes, além de muçulmanos, judeus e budistas.

Um dos chefes de Estado é o católico Mugabe, que está proibido de entrar na União Europeia, mas foi autorizado pela Itália porque se trata de uma cerimônia no Vaticano, um Estado independente.

Lombardi esclareceu ontem que o Vaticano não convida ninguém, mas que todos os chefes de Estado que queiram comparecer à missa são bem-vindos.

DIFERENTES ESTILOS

A escolha de um anel de prata não é a única diferença de estilo entre o papa Francisco e o papa emérito Bento 16.

Desde a primeira aparição pública, quando surgiu no balcão da praça de São Pedro, o novo papa exibiu um estilo mais sóbrio, com a batina, a capa e o solidéu predominantemente brancos.

A vestimenta destoa do vermelho vibrante e dourado usados por Bento 16 quando saiu para saudar pela primeira vez os fiéis, seguindo a tradição de muitos papas antes dele.

Outro detalhe que chamou a atenção na indumentária do novo pontífice foi sua cruz de ferro.

É a mesma que ele carrega desde que foi proclamado bispo de Buenos Aires. Segundo seus colaboradores, ele não a trocou quando passou a ser arcebispo e é possível que ele a mantenha durante seu pontificado.

Bento 16, ao contrário, seguiu a tradição e desde o dia em que assumiu o posto usou apenas cruzes de ouro, algumas delas muito ricamente adornadas.

Finalmente, outra diferença foi que os sapatos vermelhos utilizados por Bento 16 deixaram de ser usados pelo novo papa.

A cor vermelha foi uma antiga tradição do papado abandonada por João Paulo 2º e recuperada pelo papa emérito. O vermelho simboliza os mártires da igreja e o sangue de Jesus Cristo, e diziam que os de Bento 16 eram de uma marca de luxo.

O papa Francisco, nas aparições públicas que fez até agora, usou sapatos pretos, como João Paulo 2º.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››