quinta-feira, fevereiro 28, 2019

Previdência: Bolsonaro admite rever BPC e reduzir idade mínima para mulher se aposentar

Resultado de imagem para Previdência: Bolsonaro admite rever BPC e reduzir idade mínima para mulher se aposentar

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu, na manhã desta quinta-feira (28), com um grupo de jornalistas para um café ao lado do gabinete presidencial, em Brasília.

No encontro de 40 minutos no Palácio do Planalto, ele falou sobre a reforma da Previdência; a exoneração de Gustavo Bebianno do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência; o papel da imprensa profissional; o uso das redes sociais; e a crise da Venezuela, dentre outros assuntos. Estavam presentes alguns ministros e o vice, Hamilton Mourão.

Veja, abaixo, os assuntos abordados:

Reforma da Previdência
Na reunião, Bolsonaro afirmou: "Sem a reforma da Previdência, não há solução, não há perspectiva para o Brasil".
Bolsonaro admitiu que o governo poderá rever alguns pontos da proposta de reforma da Previdência, desde que a essência seja mantida. Ele disse que o projeto não pode ser desfigurado.

Sobre a reforma da Previdência, falou sobre:

Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os idosos carentes. Na proposta do governo, esse benefício iria para idosos, um salário mínimo, de mais de 70 anos, com uma variação de R$ 400 para 60 a 70 anos. Hoje, são 65 anos. Bolsonaro admitiu que pode haver alguma revisão sobre o BPC.
Idade para aposentadoria rural.
Outro detalhe a ser discutido, segundo o presidente, é a idade mínima para aposentadoria de mulheres. Na proposta do governo enviada à Câmara, está em torno de 62 anos. Ele chegou a admitir algo em torno de 60 anos, ainda a se discutir.
Bolsonaro citou que existem algumas "gorduras que a gente possa rever", desde que o projeto da reforma seja mantido.
Sem 'loteamento de cargos'

Bolsonaro afirmou que está fazendo um contato com líderes partidários, mas assegurou que, para a reforma da Previdência, não vai haver o que ele chama de loteamento de cargos, ou seja, a divisão de cargos de acordo com interesses políticos.


Segundo o presidente, a divisão de cargos no governo por meio de critérios técnicos vai permanecer. Ele reafirmou que haverá negociações e discussões e até indicações de políticos – desde que sejam preenchidos os critérios técnicos para ocupação desses cargos.

Base aliada ainda está em formação

Questionado a respeito da base aliada do governo para o embate da reforma da Previdência, Bolsonaro respondeu: "A base ainda está em formação".

O presidente tem tido contato com os líderes partidários – inclusive isso aconteceu nesta quarta-feira (27) – e deve ir ajustando a base para a votação.

Ele afirmou que pretende ficar em Brasília durante o carnaval, fazendo contato por telefone ou corpo a corpo com os parlamentares.

Demissão de Bebianno foi 'ajuste na equipe': 'Que ele seja feliz'
Bolsonaro tratou do caso envolvendo Gustavo Bebianno (PSL), ministro da Secretaria-Geral da Presidência exonerado em 18 de fevereiro. "Como vocês viram, tive de fazer um ajuste na equipe", afirmou. Mas fez a ressalva de que se trata de um "episódio superado". "Lamento o episódio do Bebianno. Espero que ele seja feliz."
Primeiro ministro a deixar o governo, Bebianno despachava do Palácio do Planalto e foi um dos coordenadores da campanha presidencial no ano passado.

A exoneração do ministro foi confirmada em meio a uma crise que se originou com a suspeita de que o PSL, partido ao qual Bolsonaro e Bebianno são filiados, usou candidaturas de laranjas nas eleições.

A controvérsia se agravou em 13 de fevereiro, quando um dos filhos de Jair Bolsonaro, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), criticou Bebianno em uma rede social. Segundo Carlos, era uma "mentira absoluta" que o então ministro tinha falado três vezes com o presidente na véspera.

Já em 19 de fevereiro, um dia depois da demissão de Bebianno, a revista "Veja" divulgou áudios que apontavam que Bolsonaro havia enviado ao menos três mensagens ao então ministro.


Sobre isso, Bolsonaro disse no café desta quinta que também que conversa com ministros por mensagens de voz e afirmou lamentar o vazamento dos áudios no caso de Bebianno.

Bolsonaro destacou a importância da mídia profissional
O primeiro assunto tratado por Bolsonaro no encontro com os jornalistas desta quinta, no qual se mostrou descontraído e disposto, foi a importância da mídia profissional.

E ele chegou, inclusive, a usar a seguinte expressão: "Eu estendo a mão para vocês [jornalistas] neste momento".
O presidente disse que, antes e durante a campanha, teve muito contato com as redes sociais. Agora, porém, prefere fazer esse contato com a imprensa profissional, ressaltando a importância do trabalho dos jornalistas diante da expectativa da reforma da Previdência, que começa pela Câmara dos Deputados e depois vai para o Senado.

"Preciso da ajuda também da imprensa profissional diante da reforma da Previdência Social", afirmou, citando o papel dos jornalistas para esclarecer o assunto tanto à população quanto aos próprios deputados e senadores.
O presidente prometeu mais contato com a imprensa profissional e se colocou à disposição.

Venezuela
Jair Bolsonaro disse que está com uma grande expectativa com relação a ajuda à Venezuela. Nesta quinta, ele recebeu o líder oposicionista Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país. Em seguida, Guaidó concedeu uma entrevista.

Na reunião com os jornalistas, Bolsonaro ouviu a seguinte pergunta: "Presidente, o senhor poderá ter um contato, falar com o Nicolás Maduro, se houver essa possibilidade?".

Depois de pensar, Bolsonaro respondeu: "Eu posso ter um contato com o Nicolás Maduro, se ele quiser, se ele assim o desejar, desde que seja para tratar da redemocratização, da volta da democracia à Venezuela, com a instituição de eleições livres, com observação internacional e a retomada da democracia na Venezuela, com a participação ampla numa eleição".
Ele admitiu a possibilidade de ter um contato desde que Maduro assim o deseje.


E completou: "Se até o presidente Donald Trump se encontrou com o presidente norte-coreano, por que eu não posso falar com Nicolás Maduro, se for do interesse da Venezuela e do interesse do povo brasileiro?".
Bolsonaro demonstrou preocupação com a questão da fronteira entre Brasil e Venezuela, fechada por ordem de Maduro na semana passada, e disse que vai manter essa expectativa.

O Brasil está entre os países que não reconhecem a legitimidade de Maduro como presidente da Venezuela.

Transferência de embaixada em Israel não está decidida
Outro ponto abordado pelo presidente foi a transferência da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Sabe-se que houve a definição do governo americano sobre essa transferência. E, diante de uma fala de Bolsonaro de que poderia adotar a mesma linha, houve muita polêmica em Brasília, nos meios diplomáticos.

Nesta quinta, Bolsonaro afirmou que a questão não está definida. Disse que ainda está em estudo, porque existem outros fatores envolvidos, inclusive questões comerciais.

A própria ministra da Agricultura, Tereza Cristina, segundo o presidente, teria lhe falado sobre questões que envolvem outros países – por exemplo, do mundo árabe – na negociação.

Portanto, a transferência da embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém ainda é uma possibilidade não acertada, segundo ele. Mas também não está descartada.
Pediu a Carlos que vá mais devagar nas redes sociais
O último tema do encontro no café com o presidente Jair Bolsonaro surgiu quando alguns dos jornalistas presentes perguntaram: "Mas e a questão das redes sociais?".

Sabe-se que um dos filhos do presidente, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), é um ativo participante das redes sociais. Jair Bolsonaro disse que tem uma boa relação com os filhos, que ele os recebe em Brasília e que inclusive alguns deles não frequentam tanto quanto ele queria. O motivo, segundo ele, são as responsabilidades de todos e do próprio presidente.


No entanto, Bolsonaro disse ter pedido a Carlos que vá mais devagar nas redes sociais. O presidente afirmou ainda que ele próprio vai fazer o que chamou de mediação dos conteúdos publicados nas redes sociais em relação a ele próprio.

Essas redes sociais, disse o presidente serão usadas – como chegou a sugerir o presidente da Câmara, Rodrigo Maia – no convencimento dos parlamentares e da população sobre a reforma da Previdência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF prende três funcionários dos Correios suspeitos de desviar encomendas internacionais

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (28), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, três funcionários dos Correios. Eles são suspeitos de desviar encomendas internacionais.

PF prende funcionários dos Correios suspeitos de apossarem-se de encomendas internacionais — Foto: Divulgação/PF
PF prende funcionários dos Correios suspeitos de apossarem-se de encomendas internacionais — Foto: Divulgação/PF

Eles foram presos dentro do Centro Internacional de Curitiba (Ceint) dos Correios, durante o expediente, no começo desta manhã. Dos três investigados, dois são funcionários efetivos da empresa e um é terceirizado.

Além dos três mandados de prisão temporária em Pinhais, os policiais também cumpriram quatro mandados de busca e apreensão - três em Curitiba e um em Pinhais.

A PF não descarta outras prisões com a continuidade das investigações. Ao todo, seis pessoas são investigadas pelo esquema. A prisão das outras três pessoas chegou a ser pedida pela polícia, mas não foi autorizada pela polícia. O motivo não foi informado.

Trio foi preso dentro do Centro Internacional de Curitiba (Ceint) dos Correios, em Pinhais, na Região de Curitiba — Foto: Wesley Cunha/RPC
Trio foi preso dentro do Centro Internacional de Curitiba (Ceint) dos Correios, em Pinhais, na Região de Curitiba — Foto: Wesley Cunha/RPC

Os suspeitos trabalhavam no setor de triagem de objetos internacionais. Conforme a PF, eles agiam de forma dissimulada e rompiam encomendas internacionais, apropriando-se, assim, do conteúdo delas.

Ainda de acordo com a polícia, a atuação do grupo era constante e verificou-se que os presos ficavam com diversos objetos, inclusive drogas sintéticas que eram ilegalmente enviadas para o Brasil.

"O líder do grupo possuía treinamento de raio-X. Ele era o responsável, antigamente, por encontrar as drogas. Só que ele saiu do setor e trabalhava no de triagem, fazendo o caminho inverso, pegando as drogas para ele mesmo", disse o delegado da PF Rodrigo da Silva.

Ainda conforme o delegado, o preso apontado como chefe do grupo cheirava envelopes para detectar a presença ou não de drogas. "Daí, ele pegava e passava para outros funcionários dos Correios", afirmou.

Além de ecstasy, os policiais também apreenderam cédulas de dinheiro estrangeiro, anabolizantes, moedas, selos e outros objetos.

Os presos podem ser indiciados pelos crimes de associação criminosa e peculato, além de tráfico de drogas internacional, contrabando e outros crimes.

O delegado descartou a relação entre a demora nas entregas com o esquema investigado nessa operação.

O que dizem os Correios
Em nota, os Correios disseram que "detectaram a atividade suspeita dos empregados e imediatamente acionaram a Polícia Federal, que iniciou as investigações e realizou as prisões".

Afirmaram, ainda, que "os empregados terceirizados serão desligados e os concursados serão submetidos a processos administrativos disciplinares, que podem culminar em demissão".

A empresa destacou também que "a conduta dos detidos não condiz com as normas da instituição e não reflete o comportamento do seu quadro de pessoal".

Conforme a PF, eles ficavam até mesmo com drogas sintéticas enviadas ilegalmente para o país — Foto: Divulgação/PF
Conforme a PF, eles ficavam até mesmo com drogas sintéticas enviadas ilegalmente para o país — Foto: Divulgação/PF

Durante as buscas, os policiais também apreenderam cédulas de dinheiro — Foto: Divulgação/PF
Durante as buscas, os policiais também apreenderam cédulas de dinheiro — Foto: Divulgação/PF

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caged: RN fecha 1,3 mil vagas de emprego em janeiro


O Rio Grande do Norte fechou o mês de janeiro com menos 1.359 vagas de empregos formais. O número foi divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ao todo, o estado abriu 12.094 vagas, mas encerrou 13.453.

MERCADO DE TRABALHO
Janeiro registra criação de 34,3 mil empregos formais
O setor de agropecuária foi o que mais comprometeu o resultado no RN. A área registrou redução de 1.098 vagas. Outro setor que apresentou queda foi o comércio, com 1.017 vagas perdidas.

A indústria de transformação teve queda de 141 vagas, enquanto a extrativa mineral perdeu 97 postos de trabalho. Já a construção civil anotou redução de 55 empregos. Administração pública e serviços industriais de utilidade pública reduziram 6 e 4 vagas, respectivamente.

De acordo com os dados do Caged, o único setor do Rio Grande do Norte que registrou números positivos foi o de serviços, que abriu 1.059 novas vagas no mês de janeiro.

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Correios não funcionam durante carnaval


No feriado de carnaval, o atendimento dos Correios será realizado da seguinte maneira: No dia 1º de março (sexta-feira), todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente. Nos dias 3, 4 e 5 de março, as agências estarão fechadas.

Na quarta-feira, dia 6 de março, os atendimentos nas agências do Rio Grande do Norte serão realizadas a partir do meio-dia. Neste dia, a entrega domiciliária será realizada normalmente.

Documentos perdidos

Durante o feriado prolongado, é comum as pessoas perderem seus documentos. Para aqueles que se encontrarem nessa situação, os Correios disponibilizam o serviço de Achados e Perdidos. Quem encontrar documentos de outras pessoas pode entrega-los pessoalmente em qualquer agência dos Correios ou depositá-los nas caixas de coleta. Depois de cadastrados, os documentos ficam à disposição para serem resgatados pelo período de 60 dias. Após esse prazo, eles são encaminhados ao órgão emissor/origem.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Secretaria de Saúde do RN disponibilizará mais de 768 mil preservativos no Carnaval


Você que quer curtir a folia do carnaval neste ano, precisa se prevenir contra o HIV – o vírus que causa a Aids. Fique atento, porque só no ano passado, o Rio Grande do Norte registrou 169 casos de pessoas diagnosticadas com o vírus. Os dados são do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. As notificações foram as mais baixas desde 2013, quando o estado registrou 113 pessoas infectadas.

Mas o alerta continua. A coordenadora do Programa Estadual de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites Virais deixa uma orientação para a população. “A gente orienta que as pessoas façam o uso do preservativo, como nós temos a orientação do diagnóstico precoce, que é muito importante. Porque a gente consegue tratar antes do indivíduo adoecer. A Atenção Básica disponibiliza preservativos”, conta.

Para o carnaval deste ano, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte disponibilizou mais de 768 mil preservativos para a população. Uma moradora do bairro Nossa Senhora da Apresentação, de Natal, de 56 anos, pegou o vírus HIV em 1997 de um companheiro. Ela preferiu não se identificar, mas deixa um alerta para todos os potiguares se prevenirem contra a doença.

“A gente tem que lutar por mais ações de prevenção com eficácia e que a gente possa ter uma assistência que vá de encontro aos nossos anseios e necessidades. Porque muitas pessoas por aí podem estar com esse vírus levando para cima e para baixo. E aí quando alguém vai descobrir já passou para 10, 20, 30 [pessoas] sem saber que está com esse vírus. População como um todo, inclua esse exame em todos os exames de rotina da sua vida!”, diz.

Para esta semana antes do carnaval, o Programa Estadual de prevenção à infecções sexualmente transmissíveis fará campanhas de conscientização para você se prevenir. Vale dizer que os homens representam 73% dos novos casos de HIV no País e um quinto dos novos casos são em jovens entre 15 e 24 anos. Por isso mesmo, é preciso ficar muito atento. Para isso, a orientação é simples: pare, pense e use camisinha.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo do RN vai dividir pagamento de março em duas parcelas

O Governo do Rio Grande do Norte vai dividir em duas vezes o pagamento do mês de março. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (28) pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, após reunião com o Fórum de Servidores Públicos.

Representantes do Governo do RN se reuniram com Fórum dos Servidores Públicos nesta quinta-feira (28) — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Representantes do Governo do RN se reuniram com Fórum dos Servidores Públicos nesta quinta-feira (28) — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

De acordo com ele, a escolha se deu para que os servidores que recebem menos tenham os salários depositados primeiro. Desta maneira, ainda segundo explicou Alves, no próximo dia 15 de março, receberão a totalidade dos salários os funcionários públicos do Estado que ganham até R$ 6 mil. Além destes, para as pessoas que ganham acima dos R$ 6 mil serão depositados 30% dos vencimentos.

No dia 29 de março, último dia útil do mês, o Poder Executivo termina de pagar o total da folha, segundo o secretário do Gabinete Civil. “Essa maneira de pagamento adiantado é uma forma de compensar os salários atrasados há tanto tempo”, acrescenta Raimundo Alves.

Nos primeiros meses do ano, o Governo do Estado vinha pagando os servidores em três parcelas. O pagamento total do mês de fevereiro foi finalizado nesta quinta (28).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação Carnaval 2019 tem efetivo extra de quase 5 mil PMs no RN

Começa nesta sexta-feira (1º) a Operação Carnaval 2019, com o objetivo de garantir festejos tranquilos para a população do Rio Grande do Norte. A ação vai até a próxima quarta-feira (6), com esquemas especiais montados por todos os órgãos que compõem a Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Na Polícia Militar, quase 5 mil homens reforçam o efetivo.Operação Carnaval 2019 tem efetivo extra de quase 5 mil PMs.

Operação Carnaval 2019 tem efetivo extra de quase 5 mil PMs no RN — Foto: Demis Roussos/Governo do RN
Operação Carnaval 2019 tem efetivo extra de quase 5 mil PMs no RN — Foto: Demis Roussos/Governo do RN

De acordo com o Governo do Estado, a operação terá efetivo extra, através de diárias operacionais no valor de mais de R$ 3 milhões. Além disso, ainda segundo o Executivo, as forças estaduais atuarão em parceria com Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

“Montamos um esquema de integração entre todas as forças de segurança do Estado para que a população possa aproveitar o período de carnaval sabendo que o Governo do Estado está trabalhando para garantir a segurança de todos”, declarou o coronel Francisco Araújo, secretário da Segurança do RN, na manhã desta quinta-feira (28), durante entrevista coletiva concedida à imprensa para explicar o esquema.

Segundo a Sesed, o trabalho ostensivo da Polícia Militar será realizado em todo estado, com reforço para os municípios que costumeiramente atraem um maior público nesse período. Ao todo, serão 4.900 PMs de efetivo extra, sendo 2.478 do Comando de Policiamento Metropolitano (COM), 1.752 do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e 670 do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

A Polícia Civil disponibilizará 465 agentes de segurança realizando um policiamento ostensivo e repressivo, e exercendo as funções de Polícia Judiciária. A Secretaria explica que o objetivo é reprimir crimes como o porte ilegal de armas; o furto e roubo aos foliões, veranistas, turistas, moradores e comerciantes; o furto e o roubo de veículos; o tráfico de entorpecentes; a exploração sexual infantojuvenil, como também outras modalidades de crime.


Durante o período do Carnaval, os serviços essenciais do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) funcionarão 24h por dia, de acordo com o Governo do Estado, com os profissionais atuando em escala de plantão.

Bombeiros
Ao todo, serão mais de 150 bombeiros militares atuando diariamente nos principais polos em solo potiguar.

Segundo o Corpo de Bombeiros, mergulhadores e guarda-vidas atuarão em postos distribuídos nas praias da Redinha, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas, Praia de Areia Preta, Ponta Negra, Búzios, Camurupim, Praia da Barra (Tibau do Sul), Praia do Amor (Tibau do Sul), Emanuelas e Ceará (Tibau). O objetivo é desenvolver ações de prevenção, fiscalização, orientação e resgate nas diversas praias do litoral potiguar.

O 1º Grupamento Bombeiro Militar, que atua na área de prevenção e combate a incêndio na Grande Natal e cidades vizinhas, atuará com postos avançados durante as festividades do Carnaval visando a reduzir o tempo de resposta às possíveis ocorrências que surgirem no período.

O Serviço de Atividades Técnicas (SAT) contará com militares vão atuar nas ações de vistorias de carnaval de eventos temporários em 38 municípios do Rio Grande do Norte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação da PF desarticula esquema de fraude em financiamento de veículos no RN

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) uma operação de combate à prática de crimes de associação criminosa, obtenção de financiamento de veículos mediante fraude e uso de documentos falsos. A ação, batizada de ‘Operação Godela’, cumpre 3 mandados de prisão preventiva, 5 de busca e apreensão domiciliar e 5 de busca e apreensão de veículos.

Operação da Polícia Federal foi deflagrada no início da manhã desta quinta-feira (28) — Foto: PF-RN/Divulgação
Operação da Polícia Federal foi deflagrada no início da manhã desta quinta-feira (28) — Foto: PF-RN/Divulgação

Segundo a PF, as ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal nas cidades de Natal e Ceará-Mirim. Na ação, foram empregados 20 policiais federais.

A investigação teve início no mês de janeiro, quando a Polícia Federal recebeu notícia-crime dando conta do financiamento de veículos com documentos falsos em uma loja de automóveis no bairro de Lagoa Seca, em Natal. Contudo, no decorrer das investigações foram reunidos elementos de prova relacionados a outras fraudes cometidas pelo mesmo grupo criminoso e um intervalo de menos de dois meses.

Carro de Estouro
O esquema, popularmente conhecido como ‘carro de estouro’ ou ‘carro finan’, consiste na aquisição de veículos mediante financiamento com utilização de documentos falsificados em nome de terceiros, que normalmente desconhecem a transação.

Ainda de acordo com a PF, as parcelas do financiamento usualmente não são pagas e os automóveis são revendidos por preços muito abaixo dos praticados no mercado.

A investigação desse tipo de crime, anteriormente tipificado como estelionato, não cabia à Polícia Federal. Porém, a apuração passou para a PF a partir de meados de 2018, tendo em vista a consolidação de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que entendeu tratar-se de crime financeiro.

As medidas cumpridas nesta manhã têm por objetivo prender três investigados, coletar outras provas das práticas das infrações penais, identificar os demais membros da associação criminosa, além de apreender os veículos produtos do crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em combate a facção criminosa que age dentro e fora de presídios, MP e PM cumprem 107 mandados em 15 cidades do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte e a Polícia Militar deflagraram nesta quinta-feira (28) uma operação denominada 'Cancão', cujo objetivo é combater uma facção criminosa que age dentro e fora de unidades prisionais potiguares. Ao todo, foram cumpridos 42 mandados de prisão preventiva e outros 65 de busca e apreensão em 15 municípios. O nome da operação é referência a uma ave típica do semiárido nordestino.

Drogas também foram apreendidas durante o cumprimento dos mandados — Foto: MPRN/Divulgação
Drogas também foram apreendidas durante o cumprimento dos mandados — Foto: MPRN/Divulgação

Até o momento, foram realizadas cinco prisões em flagrante por crimes de tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma de fogo e de munições. Duas foram efetuadas em Carnaúba dos Dantas, duas em Currais Novos e uma em Parelhas. Além das prisões, também houve apreensão de 2 quilos de maconha na cidade de Cerro Corá.

Tráfico no Seridó
A ação é fruto de uma investigação iniciada em 2017 para apurar a atuação da organização criminosa principalmente nas cidades de Currais Novos, Parelhas, Lagoa Nova, Acari, Cerro Corá e São Vicente, todas na região Seridó. As investigações apontam que a principal atuação do grupo é a aquisição, transporte, armazenamento e distribuição de drogas ilícitas na região. Além disso, a facção também é responsável por homicídios, roubos, furtos e lavagem de dinheiro.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Natal, Parnamirim, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Acari, Cerro Corá, Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Carnaúba dos Dantas, São Rafael e Cruzeta.

Alvos já presos
Desde o início das investigações do MP, houve 39 prisões em flagrante de integrantes da facção por tráfico de drogas na região. Mesmo presos, alguns deles continuavam a comandar os crimes de dentro de unidades prisionais. Dos 42 mandados de prisão cumpridos na operação Cancão, 25 são contra alvos já presos.

As investigações apontaram que alguns integrantes da facção, mesmo presos, continuavam suas ação, apenas mudando a metodologia criminosa, que passa a ser de forma indireta, através de pessoas que eram instrumentalizadas em formas de “mulas”, “gerentes”, “aviões”, “mocós” e “vaqueiros”, retroalimentando a criminalidade nas ruas também através de roubos, furtos e homicídios planejados a partir das unidades prisionais.


Para o MP, as prisões preventivas ocorridas na operação são necessárias porque “a liberdade dos investigados põe em risco a tranquilidade e a paz do meio social, uma vez que, integrantes de uma organização criminosa com hierarquia estrutura, planejamento empresarial, divisão funcional de atividades e alto poder de intimidação, voltarão a praticar de forma reiterada infrações penais, sejam como autores sejam como partícipes, sobretudo àquelas que constituem o meio para a obtenção de vantagem do grupo criminoso (roubo e tráfico de drogas)”.

Além das prisões já efetuadas, também houve apreensões de drogas feitas decorrentes da investigação. Ao todo, foram apreendidos com os integrantes da facção: 14 quilos de maconha, 3 quilos de cocaína e 6.400 quilos de crack.

Fonte: G1
Leia Mais ››