domingo, novembro 03, 2019

Prefeitura de Itaú realiza 3º Festival da criança



A Prefeitura Municipal de Itaú RN por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Assistência Social realizou o 3º Festival da Criança na noite desta sexta-feira, 01 de Novembro de 2019, no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

O 3º Festival teve início as 18 horas onde foram disponibilizados vários brinquedos para fazer a alegria da criança itauense. Para está terceira edição o diferencial foi o espaço reservado para as crianças de colo atendidas pelo Programa Criança Feliz e do berçário do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Iaraídes de Oliveira Souza (Creche Tia Aida).

O festival reúne dezenas de crianças que ficam radiantes com tantos brinquedos e o colorido que a festa proporciona. Apesar da “polêmica” um dos brinquedos que chama muita atenção é o canhão de espumas, que para os pais pode ser um problema, para as crianças e pura diversão.

O “problema sobrou até para o prefeito que ao participar do evento  seu filho menor, o fez cair na espuma, entrando no clima e no prazer de voltar a ser crianças nem que seja por alguns minutos.



Para o Prefeito Ciro Bezerra não tem satisfação maior do que poder proporcionar um momento feliz para as crianças, principalmente aqueles que não têm condições financeiras para pagar por um momento como esse, assim a prefeitura possibilita de forma gratuita um mundo de diversão.




Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Ministro da Educação diz que aplicador vazou foto do Enem

Resultado de imagem para Ministro da Educação diz que aplicador vazou foto do EnemO ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou que um aplicador de provas vazou a foto de uma página do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 que circulou nas redes sociais na tarde deste domingo (3), primeiro dia de provas.

"A gente supõe que essa pessoa pegou a prova de ausentes e tirou foto da página da redação. Eu mesmo já tinha divulgado o tema, quando ele divulgou essas fotos, e agora ele vai ter que responder na Justiça. Vamos pegar essa pssoa e vamos atrás dela", declarou o ministro.

Segundo sua avaliação, não houve dano nenhum por conta do vazamento. "Ninguém foi lesado. Mas houve a tentativa de macular, colocar em xeque. Foi um péssimo profissional. Mexe coma vida de cinco milhões e famílias. A gente vai localizar", acrescentou.


Ele afirmou, ainda, que esse aplicador é uma "pessoa vil, baixa, pessoa má, que abusou da confiança dos outros". "Estamos muito próximos de chegar à pessoa e ela vai enfrentar toda as consequências legais de seus atos", disse Weintraub.

Em seguida, o ministro da Educação afirmou que o governo vai buscar "escangalhar o máximo a vida dele [do vazador]".

"Eu sou uma pessoa que acho que as punições no Brasil são leves. Então a gente vai fazer praticamente tudo o que a gente puder fazer (...) Se der pra fazer criminal, cível, absolutamente tudo o que a gente puder fazer para essa pessoa se arrepender amargamente de um dia vir ao mundo", disse.

Afirmou, também, que "não estamos no Império Romano" e que, portanto, "não existe mais empalamento nem crucificação". E concluiu: "mas ele vai pagar por todos os pecados dessa vida".

Prova sem 'polêmica'
O ministro também afirmou que não houve "nada polêmico" no Enem deste ano. "Como deveria, ser. Sem doutrinação, sem 'forçação' de barra, respeita os indivíduos, pessoas e famílias. Não ficar doutrinando, buscando polêmica. Até o pessoal mais à esquerda não está criticando", disse.

No ano passado, ainda antes de tomar posse, mas já eleito, Jair Bolsonaro afirmou tomaria conhecimento do conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes da aplicação da prova a partir deste ano, já como presidente da República.


Ele deu a declaração ao falar sobre uma questão no Enem deste ano que abordou o pajubá, conjunto de expressões associadas aos gays e aos travestis.

"Esta prova do Enem – vão falar que eu estou implicando, pelo amor de Deus –, este tema da linguagem particular daquelas pessoas, o que temos a ver com isso, meu Deus do céu? Quando a gente vai ver a tradução daquelas palavras, um absurdo, um absurdo! Vai obrigar a molecada a se interessar por isso agora para o Enem do ano que vem?", indagou Bolsonaro, naquele momento.

Neste domingo (3), o ministro Weintraub afirmou que tanto ele, quanto o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, tiveram "contato" com a prova somente hoje.

"Nossas orientações eram para que fosse possível fazer uma prova para selecionar as pessoas mais qualificadas. O objetivo do Enem é separar os mais qualificados", disse o ministro.

Números do Enem
De acordo com o Inep, 376 candidatos foram eliminados neste primeiro dia do Enem 2019.

Informou ainda que 3,920 milhões de candidatos fizeram a prova neste domingo (3), de um total de 5,09 milhões de candidatos - o que representa um índice de presença de 77%, e abstenção de 23%. O ministro Weintraub informou que esse foi o mais baixo índice de abstenção da história do Enem.


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi realizado neste domingo (3), e tem nova fase marcada para o dia 10 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a prova em 10.133 locais, em 1.727 municípios brasileiros.

Hoje, foram aplicadas 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação - cujo tema foi "democratização do acesso ao cinema no Brasil". No próximo fim de semana, o exame abrangerá 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.

No total, 5.095.308 candidatos estão inscritos e, segundo balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgado ao G1, 4.605.641 já tinham visto o local de provas até as 8h30 deste domingo.

O Inep lembrou que os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões, em todas as suas versões, serão publicados em 13 de novembro, em seu portal ou pelo aplicativo do Enem.

Os participantes poderão acessar os materiais pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Foto da prova do Enem 2019 que circula nas redes sociais é real, diz Inep

A foto de uma página do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 que circulou nas redes sociais nesta tarde de domingo (3) é real, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O ministro da Educação, Abraham Weitraub, disse que o fato não interfere no exame e que o suspeito de divulgar a imagem fazia a prova em Pernambuco. A Polícia Federal investiga o ocorrido.

Cobertura em tempo real e programa AO VIVO no G1
Confira o GABARITO EXTRAOFICIAL e resolução comentada
O MEC não deu detalhes, mas em grupos de WhatsApp circulou uma imagem da página dedicada à redação. A foto foi compartilhada quando os candidatos já tinham começado a fazer o exame e deveriam manter seus celulares desligados e guardados dentro de um saco plástico lacrado.


"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que é real a imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que circula nas redes sociais. É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova."
O ministro afirmou que "a foto da prova é verdadeira, porém, foi tirada e postada após o início do exame e da realização dos procedimentos de segurança. Tudo dentro da normalidade".

Enem 2019 - foto que circula em redes sociais — Foto: Reprodução
Enem 2019 - foto que circula em redes sociais — Foto: Reprodução

"No Enem segue tudo funcionando perfeitamente bem a prova tem tudo para ser um grande sucesso. Saiu agora sobre uma foto de uma prova. A foto é verdadeira mas em nada compromete à realização do Enem." - Abraham Weitraub
De acordo com o ministro, todos os procedimentos de segurança já haviam sido realizados. "A prova já havia sido distribuída para todo mundo e alguém tirou uma foto e colocou nas redes. Isso não compromete em nada, tudo segue normal", disse.

"Agora a Policia Federal vai identificar essa pessoa responsável e vai tomar as devidas providencias legais contra ela. Isso aparentemente aconteceu em Pernambuco e a gente já está chegando ao nome da pessoa."

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Está tudo sanado', diz ministro Weintraub após falha em relógios fazer MEC 'antecipar' abertura dos portões

Um post no perfil oficial do Ministério da Educação no Twitter neste domingo (3) confundiu candidatos do Enem. Às 11h05, a conta postou que "a abertura dos portões iniciou às 12h no horário oficial de Brasília". Procurada, a pasta afirmou que o post havia sido agendado para entrar ao ar ao meio-dia, mas, por causa do 'bug' em dispositivos eletrônicos como computadores e celulares, que adiantaram sozinhos o relógio na madrugada deste domingo, a publicação agendada também foi adiantada automaticamente.

MEC publica post com erro de horário — Foto: Reprodução/Twitter/MEC
MEC publica post com erro de horário — Foto: Reprodução/Twitter/MEC

O post foi apagado por volta das 11h30. Às 11h54, o ministro Weintraub afirmou que "aparentemente houve um problema de telefonia", mas que "está tudo sanado e que os horários estão mantidos".


"Aparentemente houve um problema na telefonia local, no Brasil ou no mundo, a gente ainda não detectou, que antecipou alguns relógios e disparou algumas mensagens para algumas pessoas. Mas isso já está sanado, os horários estão mantidos." – Abraham Weintraub

Horário de verão foi revogado
O erro nos horários dos relógios já havia sido alertado durante a semana. Isso porque, em 2018, o horário de verão começou no primeiro domingo de novembro. Neste ano, ele foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Muitos dispositivos, porém, mantiveram a mudança programada. Os relógios de rua em São Paulo, por exemplo, estavam uma hora adiantados até pelo menos 10h30 deste domingo.


Após o post do MEC ser publicado, muitos candidatos postaram respostas confusos com a 'antecipação' involuntária.

Candidatos responderam a post 'antecipado' do MEC no Twitter neste domingo — Foto: Reprodução
Candidatos responderam a post 'antecipado' do MEC no Twitter neste domingo — Foto: Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

Walter Mercado, astrólogo porto-riquenho, morre aos 87 anos

O astrólogo porto-riquenho Walter Mercado morreu na noite deste sábado (2) aos 87 anos. A porta-voz do hospital Sofía Luquis disse à Associated Press no domingo (3) que Mercado morreu de insuficiência renal no Hospital Auxilio Mutuo, em San Juan, no final do sábado.

O astrólogo porto-riquenho Walter Mercado em foto de arquivo de fevereiro de 2012 — Foto: Dennis M. Rivera/AP/Arquivo
O astrólogo porto-riquenho Walter Mercado em foto de arquivo de fevereiro de 2012 — Foto: Dennis M. Rivera/AP/Arquivo

Ela não estava autorizada a divulgar mais detalhes, incluindo quantos dias ele havia sido hospitalizado e se havia se mudado de volta para Porto Rico, do sul da Flórida.

Mercado nasceu em Ponce, uma das maiores cidades de Porto Rico. Ele trabalhou brevemente em emissoras de TV no território do Caribe dos EUA antes de se mudar para o sul da Flórida.


Lá, ele ganhou fama por seu segmento diário de horóscopo na TV em espanhol, transmitido de maneira dramática com um toque exagerado do som "r". Ele utilizava longos e coloridos tecidos e enormes anéis de pedras preciosas, que ele exibia enquanto apontava para telespectadores.

Sua frase de efeito para o público era: "Acima de tudo, muito e muito amor".

Mercado nunca declarou publicamente sua sexualidade, mas ele era um ícone na comunidade gay como alguém que desafiava a cultura conservadora da televisão na América Latina.

"Ele confere à drag queen autoridade papal", escreveu Diana Taylor, professora da Escola Tisch de Artes Cênicas da Universidade de Nova York, em uma crítica de 2003.

No Brasil, Walter Mercado ficou famoso durante os anos 1990 com seu bordão 'Ligue já', utilizado em campanhas publicitárias para anunciar serviços de consulta astrológica.

Em 1998, Mercado teve problemas por endossar supostos produtos de saúde e beleza.

Ele foi citado em uma ação coletiva que o acusou de induzir pessoas a comprarem pedras com supostos poderes especiais. O presidente da joalheria, Unique Gems International Corp., foi condenado a 14 anos de prisão por enganar 16 mil pessoas em uma fraude de US$ 90 milhões.

Em outubro de 2010, Mercado anunciou que estava mudando seu nome para "Shanti Ananda". Nesse mesmo ano, ele parou de filmar seu segmento no canal de TV em espanhol da Univision. Meses depois, ele começou a entregar horóscopos diários através do jornal El Nuevo Herald, em Miami.

Mercado foi hospitalizado em dezembro de 2011 em Porto Rico, após um resfriado que se transformou em pneumonia. Seu estado de saúde piorou e ele foi transferido para um hospital em Ohio. Mais tarde foi revelado que ele havia sofrido um ataque cardíaco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Skank anuncia que vai fazer 'pausa' no final de 2020

A banda Skank anunciou, neste domingo (3), que vai fazer uma "pausa" no final de 2020.

A banda Skank: (a partir da esquerda): o tecladista Henrique Portugal, o baixista Lelo Zaneti, o cantor e guitarrista Samuel Rosa e o baterista Haroldo Ferretti — Foto: Skank/Divulgação
A banda Skank: (a partir da esquerda): o tecladista Henrique Portugal, o baixista Lelo Zaneti, o cantor e guitarrista Samuel Rosa e o baterista Haroldo Ferretti — Foto: Skank/Divulgação

Em nota, a assessoria de imprensa da banda informou que "em meio a uma série de ondas aparentemente perfeitas, os músicos resolveram fazer uma pausa e irem para a praia testarem-se fora da única formação que conheceram desde que se juntaram para fazer um som em 1991".

"Não teve briga nem nada que pesasse para uma decisão figadal. Somente um desejo por experimentação, por correr riscos e buscar outras formas de realização sem ser como Skank", diz o comunicado.

"Não precisa nem de decadência, nem de guerra para terminar alguma coisa", afirmou Samuel Rosa, cantor e guitarrista do Skank, no texto.

Em 2020, a banda vai fazer uma turnê para comemorar os 30 anos de atividade, com datas a serem anunciadas em janeiro. Também deve lançar o álbum "30 hits", com uma faixa inédita.

Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" publicada neste domingo, Samuel Rosa, líder do quarteto mineiro, afirmou que "várias bandas já morreram, mas nem sabem disso e continuam existindo".

"Eu poderia ser linchado pelos outros integrantes, mas se o Dinho [Ouro Preto, do Capital Inicial] e o Rogério [Flausino, do Jota Quest] estivessem na minha frente, eu sugeririra também para eles um voo solitário."

O que disseram os músicos do Skank:
"[Chegou a hora de] cada um olhar para si. É hora de experimentarmos, ainda que demos com os burros n'água. Quero me testar fora do Skank, me ver em um círculo de músicos fora do que sempre transitamos. Há muito ainda a descobrir." (Samuel Rosa, cantor e guitarrista)
"É um grande desafio pessoal para cada um. Pode ser extremamente saudável nos reinventarmos, tentarmos coisas diferentes, ter esse espaço para liberdade criativa." (Henrique Portugal, tecladista)
"Nosso grande compromisso é com o público e no cuidado com a carreira. Não acreditamos que é preciso estar em baixa para dar uma parada, não precisa ser trágico, nem problemático." (Lelo Zaneti, baixista)

"Quando parávamos era por seis meses. E ficávamos esses meses em estúdio para gravar um disco. Quando falei para pessoas próximas, a reação foi: ‘Até que enfim você vai descansar’. E quem disse que eu quero descansar? (risos) Mas o bom é inimigo do ótimo. Então vamos parar enquanto está bom pra cacete." (Haroldo Ferretti, baterista)
"Mesmo que o Skank tenha tido mudanças dentro de sua estética até agora, certas coisas são impossíveis de mudar quando se trata de uma relação dos mesmos quatro indivíduos. Quem sabe se hoje individualmente não sejamos melhores do que coletivamente?" (Samuel Rosa)
"É legal ver nos shows atualmente uma nova geração, pessoas que conheceram a banda recentemente. É resultado de prezarmos pela qualidade e não pela quantidade. Dessa forma, conseguimos ter músicas conhecidas nas três décadas. Isso até hoje permitiu que não nos tornássemos covers de nós mesmos." (Henrique Portugal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brumadinho: bombeiros localizam parte de corpo

O Corpo de Bombeiros localizou, neste domingo (3), partes do corpo de vítima da tragédia com barragem da Vale, ocorrida em 25 de janeiro, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. Segundo os militares, os segmentos encontrados, entre eles um crânio, serão examinados para determinar se são de uma nova vítima ou de alguma que já foi identificada anteriormente.

Bombeiros em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Bombeiros em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

No dia 19 de outubro foi localizada a vítima de número 252, Robert Ruan Oliveira Teodoro, de 19 anos . Ele era trabalhador terceirizado da Vale e estava usando o crachá da empresa.

As buscas seguem por 18 pessoas desaparecidas.


O trabalho dos bombeiros chegou ao 283º dia neste domingo. A procura conta com 100 bombeiros, um drone, dois cães e 147 maquinários em 20 frentes de trabalho.

Saiba mais sobre as buscas:
São 283 dias
Mais de 2.400 bombeiros militares mineiros participaram da operação, o que corresponde a 40% do efetivo;
Participaram da ação 365 bombeiros de outros 16 estados, além de Israel;
Efetivo empenhado: 36.000 militares;
Maquinário: nos últimos dias, mais de 150 máquinas atuam na verificação da lama (escavadeira convencional, escavadeira braço longo, escavadeira anfíbio, pá carregadeira, retroescavadeira, caminhões, desencarceradores, perfuratriz e peneira vibratória);
Aparato tecnológico: além dos 6 drones (ou vespas), também são utilizados aplicativos diversos para mapeamentos, câmeras termostáticas, magnetômetros, equipamentos de geolocalização, balão de observação, entre outros;
Binômios: 67 (cães e tutores) de Minas Gerais e mais 12 estados;
Área de busca: Os 10,5 milhões de metros cúbicos da barragem B1 atingiram uma extensão de 10 km lineares e 32 km de circunferência;
Cerca de 140 militares atuam, por dia, nos rejeitos. Eles ficam durante uma semana em atuação; tropa é trocada toda quinta-feira;
Corpos foram encontrados em profundidades variadas, de 3 a 9 metros;
Mesmo com o rejeito seco, todos os militares, antes de entrarem para a operação, fazem exames de sangue para verificar as condições de saúde. Quando deixam os trabalhos, após sete dias, repetem os exames para averiguar possível contaminação pelos rejeitos. O monitoramento é repetido no curto, médio e longo prazo. Ainda não foi registrado nenhum caso de contaminação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospital do Rio tem princípio de incêndio e pacientes são acomodados no chão

Bombeiros foram chamados, neste domingo (3), para uma ocorrência com princípio de incêndio no Hospital Balbino, em Olaria, na Zona Norte do Rio. A corporação foi acionada às 14h56.

Pacientes são colocados no chão após incêndio em hospital em Olaria — Foto: Frederico Marques/Arquivo pessoal
Pacientes são colocados no chão após incêndio em hospital em Olaria — Foto: Frederico Marques/Arquivo pessoal

Imagens recebidas pelo TV Globo mostram que pacientes foram colocados deitados no chão da calçada.

Segundo o G1 apurou, o princípio de incêndio teria ocorrido no sétimo andar do hospital, em uma sala administrativa onde não há pacientes, e o fogo já teria sido controlado.

Até a última atualização desta reportagem, segundo os bombeiros, não havia feridos. A assessoria da corporação informou que, a princípio, a situação já estava controlada quando os militares chegaram.


O que diz o hospital: nota na íntegra
"O Hospital Balbino informa que ocorreu um foco de incêndio, às 14h48, no ar condicionado da TI (informática) e call center, localizada no 7o andar do Hospital.

Conforme o plano de segurança, os pacientes e acompanhantes foram retirados dos andares e realocados em outros setores, no térreo do hospital.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela brigada de incêndio do Balbino, que conseguiu controlar o foco do incêndio e, concomitantemente, realizar a evacuação dos pacientes e acompanhantes. Não houve paciente ferido nem transferência de paciente para outros hospitais da região. No momento do incidente, 92 pacientes estavam no prédio.

Os pacientes continuam em atendimento de suas patologias e já estão retornando à internação para continuação do seu tratamento de origem no próprio Hospital Balbino".

'Susto', relata filha de paciente
A filha da cabeleireira Daiane Araújo teve um derrame pleural — quando há acúmulo de água em torno do pulmão, causando dor e falta de ar. Há cerca de 10 dias, ela está no Centro de Tratamento de Terapia Intensiva (CTI) e teve que deixar o local às pressas.

"Parece que pegou fogo no ar condicionado do sexto andar. Só pensamos em sair correndo. Minha filha está sendo assistida no ambulatório. As enfermeiras avisaram: é fogo, é fogo, é fogo. Muita correria!", relata a mãe da paciente.

"(Foi) Um susto. 'Fogo, fogo'! Muita gente no CTI, acamada, tentando pegar pelo lençol. Consegui descer com um senhorzinho, acho que deixaram ele perto da cozinha. Os próprios enfermeiros, técnicos que ajudaram a gente a descer: 'Bota a máscara, bota a máscara' e foram dando máscara para os pacientes", conta.

A mãe de Aline Mota, de 63 anos, tem insuficiências cardíaca e respiratória, anda com dificuldade e passou por maus momentos.

"A gente estava sendo sentada vendo TV e viu a movimentação muito grande no corredor. A nutricionista entrou pedindo pra gente que deixasse o quarto. Só deu tempo de pegar os documentos e o respirador que ela tem. Botei na cadeira higiênica, levei até a escada, ela nem anda direito, o pessoal me ajudou a descer na força bruta. Ela está muito nervosa, com o emocional muito abalado".

O Hospital Balbino é uma unidade de saúde particular. Os bombeiros que foram ao local são da unidade de Ramos. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

Mais um incêndio em hospital
Em setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu outro hospital na Zona Norte: o Badim, no bairro do Maracanã.

Vinte pacientes morreram, mas alguns dos corpos ainda foram submetidos a necrópsia para saber se a causa da morte tem relação com o incêndio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vítimas de pedofilia serão indenizadas pela Igreja Católica na França

A Igreja Católica pretende indenizar financeiramente todas as vítimas de pedofilia na França. A informação foi confirmada neste domingo (03) pelo porta-voz da Conferência dos Bispos da França, Thierry Magnin, à France Info.

Foto de arquivo mostra eucaristia com os bispos durante assembleia em Lourdes, na França, em abril de 2019. Eles se reunirão novamente no próximo 9 de novembro para definir como será realizada indenização às vítimas de pedofilia — Foto: Laurent Ferriere/AFP
Foto de arquivo mostra eucaristia com os bispos durante assembleia em Lourdes, na França, em abril de 2019. Eles se reunirão novamente no próximo 9 de novembro para definir como será realizada indenização às vítimas de pedofilia — Foto: Laurent Ferriere/AFP

"A decisão principal já foi tomada", afirmou Magnin. Segundo ele, um "gesto de reconhecimento financeiro" será atribuído em breve às vítimas de pedofilia dentro da Igreja Católica na França. A forma como essa indenização será realizada deve ser submetida a uma votação dos bispos franceses, em uma assembleia em Lourdes, no sudoeste do país, no próximo 9 de novembro.

Intitulada de "alocação de reconhecimento do sofrimento das vítimas", a iniciativa prevê colocar em prática um dispositivo inédito, mesmo que essas pessoas já tenham sido indenizadas após decisão da justiça ou em casos em que o crime prescreveu. "Pensamos que essa medida é para todos", ressalta Magnin.


Bispos fazem apelo por doações
O montante das indenizações será obtido através de doações, afirma a Conferência dos Bispos da França. "Teremos um fundo específico", garante Magnin. Segundo ele, padres culpados de atos pedófilos também poderão contribuir. As primeiras indenizações devem ser realizadas em 2020.

Cerca de 200 vítimas que poderão ser beneficiadas com a medida já foram identificadas. No entanto, esse número deve aumentar rapidamente. Uma comissão independente que trabalha sobre esse tipo de crime dentro da Igreja Católica na França conta com mais de 2 mil depoimentos sobre abusos e agressões sexuais contra menores dentro da instituição.

Fonte: G1
Leia Mais ››