quarta-feira, setembro 14, 2022

Lucineide, a novidade das eleições em Currais Novos


A mesmice de se votar em Ezequiel Ferreira, ou em candidato da oposição a ele, parece que vai ser quebrada nessas eleições. E Currais Novos tem uma nova candidata a deputada estadual: Lucineide, do Avante.


Política de grande participação nos embates eleitorais da cidade, coordenadora de campanhas vitoriosas, Lucineide agora quer buscar os votos e dar um passo a frente.


Currais Novos gosta de sair do quadrado de vez em quando, e já fez isso em campanhas passadas com a agente Solange (PSOL), detentora de quase 1.500 votos para deputada estadual em 2018, e mais recentemente com o Sargento Garcia que, por pouco, não emplacava a zebra na eleição para prefeito em 2020.


Lucineide quer seguir a saga, surpreender e chegar a AL.

Leia Mais ››

Operação Aqueronte: quatro acusados são denunciados por triplo homicídio em Natal



O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia contra um policial militar da ativa, dois ex-policiais militares e um quarto indivíduo por três homicídios consumados e três tentados, cometidos em Natal. Yago Lucena Ferreira, Rommenigge Camilo dos Santos e Felipe Antoniere Araújo foram mortos a tiros no dia 29 de abril deste ano, dentro de um bar no bairro da Redinha, na zona Norte da capital potiguar.


Além de matarem os três homens, o grupo de extermínio ainda tentou assassinar mais três outros homens que estavam no local. De acordo com as investigações da Polícia Civil, o ajudante de cozinha Yago Lucena Ferreira e o ajudante de pedreiro Felipe Antoniere Araújo foram mortos por motivo torpe por “queima de arquivo”, simplesmente porque testemunharam a morte de Rommenigge Camilo dos Santos, alvo principal do grupo criminoso.


Os crimes foram cometidos por volta das 14h do dia 29 de abril passado, na rua Rio Salgado. Além dos quatro denunciados, constatou-se a participação de um quinto criminoso, que ainda não foi identificado.


Toda a ação criminosa do grupo durou apenas cerca de 27 segundos, segundo registrado pelas câmeras de segurança do bar onde os assassinatos foram cometidos. Os assassinos ainda trocaram de roupas e de carros logo após as mortes com o objetivo de dificultar as investigações.


O policial militar da ativa e um ex-PM foram presos pela Polícia Civil, na operação Aqueronte. O outro ex-policial militar é foragido da Justiça.


Tribuna do norte

Leia Mais ››

Advogada rebate acusação e nega colaboração com Sindicato do Crime

Uma das advogadas denunciadas na Operação Carteiras por suposto envolvimento e interlocução em ações criminosas do Sindicato do Crime do RN (SDC-RN), Mona Lisa Albuquerque de Lima, negou por meio de nota qualquer tipo de ligação com a facção criminosa potiguar e disse ter sido “envolvida erroneamente na operação desastrosa denominada “carteiras””, do Ministério Público do Rio Grande do Norte. 


Segundo denúncia, advogados intermediaram comunicação entre detentos de Alcaçuz e bandidos na rua. Lista de supostos crimes inclui tráfico de drogas e armas


A nota é assinada pela advogada Luana Custódio dos Santos, tem duas páginas e foi enviada à TRIBUNA DO NORTE na última segunda-feira (12). Segundo a nota, a advogada Mona Lisa era uma “criminalista ativista” e alguns meses antes da deflagração da operação, a jurista, segundo a nota, havia identificado atos de de tortura e negligência a presos doentes e alimentação insalubre numa unidade prisional do RN. No texto, a representante legal diz que o relatório criminoso denunciado pelo Ministério Público trata-se de um documento com denúncias de tortura e outros pleitos enviado a um juiz para averiguar as problemáticas de uma unidade prisional do RN. 


“Após comprovar a tortura com o envio de um relatório ao juiz da comarca onde ela ocorreu, outro juiz, sem relação com o caso, determinou a quebra de sigilo telefônico da advogada, sem explicar o motivo e carecendo de nexo com os fatos ora investigados. A alegação é de existia indícios de tráfico de drogas e associação ao tráfico, entretanto ao término das escutas telefônicas, encerraram o procedimento alegando que nenhum ilícito foi encontrado”, diz trecho.


A advogada Luana Custódio prossegue alegando que sua cliente já não atendia nas unidades prisionais há quase seis meses e que nas ações de busca e apreensão não foram encontrados bilhetes ou materiais ilícitos em sua residência ou endereço comercial. “tanto porque não existia, quanto não foi exposto na mídia”. 


“Apesar do processo ser sigiloso, diariamente, fake news eram lançadas contra a advogada. O pior momento ocorreu quando chegou a fase da defesa apresentar as provas e realizar requerimentos que a absolvem das acusações. Todas as provas atestam que a advogada não cometeu nenhum ilícito, inclusive, uma perícia foi realizada, comprovando ser impossível o conteúdo apresentado ser de autoria da advogada. Contrariando a legislação, o colegiado de juízes se recusou a analisar os documentos apresentados, dando ouvidos apenas ao Ministério Público, e que tais provas só seriam possivelmente analisadas na audiência”, disse. 


A representante legal da advogada Mona Lisa diz ainda, na nota, que a jurista está aquartelada há dois meses e está acometida por depressão “diante de tais aberrações jurídicas, entre outras doenças que também estão sendo desconsideradas ao crivo do judiciário”. 


Denúncia

A advogada foi denunciada pelo MPRN em julho deste ano, na Operação Carteiras, que cumpriu seis mandados de prisão preventiva e outros quatro, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz e Nísia Floresta. Os mandados foram cumpridos nas residências dos advogados, em um escritório de advocacia e ainda nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga.


Nas investigações, o MPRN aponta que a advogada promoveu uma série de diálogos entre faccionados em grupos de WhatsApp, com transmissão de mensagens/ordens de lideranças da facção presas, participação no tráfico e até em ordens de mortes de inimigos. 


“Considerando todo o caminho investigativo percorrido, evidenciou-se que a denunciada, utilizando-se das prerrogativas constitucionais da advocacia, passou a funcionar como verdadeira “mensageira do crime”, recebendo e transmitindo mensagens/ordens de lideranças custodiadas sobre venda de drogas ilícitas, decretos (ordem de assassinato), dentre outras com conteúdo indiscutivelmente criminoso, garantindo, assim, o regular funcionamento da ORCRIM e a manutenção do poder das lideranças custodiadas, consubstanciando-se em verdadeiros elos de ligação entre os faccionados intra e extramuros, alimentando a engrenagem malfeitora do famigerado SDC”, aponta a denúncia.


Segundo as investigações do MPRN, a advogada chegou a sugerir que ela fosse uma espécie de “coordenadora dos gravatas”, em nome da facção, organizando e cobrando relatórios para os criminosos presos e repassando instruções para outros integrantes da organização, soltos, além de transmitir mensagens e preocupações dos chefes da facção que se encontram custodiados. Em uma conversa num grupo de WhatsApp, ela chegou a reivindicar a função de “corregedora dos presídios” em nome da facção.


O MPRN, na denúncia oferecida à Justiça, também apontou que a advogada tentou atrapalhar investigações numa apuração que apurava compra e venda de armas de grosso calibre da Polícia Civil, intitulada “Senhor das Armas”.


Ainda de acordo com a denúncia, com a iminência da prisão de um dos investigados, em 12 de maio de 2021, a advogada teria entrado em contato com uma das lideranças do Sindicato do Crime e ordenado que ele destruísse seu celular, uma vez que havia contatos entre ele e o homem preso na operação da Polícia Civil.


Advogados são denunciados pelo MPRN


Intermediação de tráfico de drogas, venda de armas, invasão de comunidades e recados para membros de facções criminosas de dentro dos presídios para “irmãos” nas ruas . Denúncias do Ministério Público do RN sobre a “Sintonia dos Gravatas”, como é chamada a participação de advogados na facção Sindicato do Crime, têm chamado a atenção pelos bilhetes, recados e códigos utilizados pelos profissionais do Direito para a comunicação com criminosos. Em três anos, sete advogados já foram denunciados pelo MPRN.

 

No últimos dia 21 e 23 de agosto, o jornal TRIBUNA DO NORTE publicou reportagens detalhando o esquema a partir de denúncias do MPRN e repercutindo ainda os códigos e o modus operandi utilizados pelos envolvidos.


Fonte: Tribuna do norte

Leia Mais ››

Bolsonaro diz que resgatou o orgulho de ser brasileiro durante comício em Natal

Em discruso durante comício nesta quarta-feira (14), em Natal, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou que resgatou o orgulho de ser brasileiro durante o seu mandato. A visita de Bolsonaro ao Rio Grande do Norte cumpre apoio aos candidatos da coligação “Muda RN”, integrada por seis partidos que apoiam as candidaturas do ex-vice governador Fábio Dantas (SD) e do ex-ministro Rogério Marinho (PL), a governador do Estado e a senador da República, respectivamente.


Bolsonaro discursa em comício em Natal


No discurso, Bolsonaro também atacou o PT, dizendo que não é ladrão e que em três anos e meio de mandato não tem corrupção no seu governo.


Bolsonaro também pediu aos eleitores para, nas eleições, "afastar os incompetentes, corruptos e os que não tem compromisso com a população".


Da Cidade da Esperança, bairro onde discursou em comício, o presidente segue para o encontro das mulheres na zona Norte da capital.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Vendas no varejo registram alta de 15,5% no RN e movimentam R$ 3,2 bilhões em agosto

O comércio varejista do Rio Grande do Norte segue em ritmo aquecido. Em agosto, as vendas do setor registraram um crescimento nominal de cerca de 15,5%, no comparativo com o mesmo período do ano passado, com um faturamento da ordem de R$ 3,2 bilhões. Esse volume representa 25,2% do total de vendas no estado realizadas no mês, que bateram recorde no ano e ultrapassaram o patamar de R$ 12,9 bilhões movimentados por todos os setores no RN. 



As empresas com atividades comerciais no varejo tiveram um faturamento médio diário em agosto acima de R$ 105,7 milhões, o que é 5,5% maior que o faturado por dia no mês anterior. Esses números são resultado da realização de mais de 31,5 milhões de operações de vendas em 31 dias, cerca de 1% a mais que a quantidade de vendas registradas em julho passado e o maior quantitativo dos últimos oito meses. Os dados são da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), que divulgou nesta quarta-feira (14) os números da economia do Rio Grande do Norte com a publicação da 34ª edição do Boletim das Atividades Econômicas do RN. 


Segundo o acompanhamento mensal da Receita Estadual, o setor atacadista foi o que apresentou o segundo em agosto, com um volume médio de vendas da ordem de R$ 73,6 milhões por dia, maior volume registrado neste ano. Já os postos e distribuidoras de combustíveis foram responsáveis pelo terceiro maior volume de recursos faturados no mês: R$ 60,9 milhões faturados por dia frente à média diária de vendas no mesmo período do ano passado, que foi de R$ 53,4 milhões. Ao longo de agosto, o RN registrou a venda de 57 milhões de litros de gasolina, 41 milhões de litros de diesel e 4 milhões de litros de etanol, enquanto, no mesmo mês de 2021, esses volumes foram de 51 milhões, 42 milhões e 4 milhões de litros dos respectivos tipos de combustíveis. 

 

A indústria de transformação apresentou em agosto um crescimento nas vendas em torno de 20,3% no comparativo com mesmo mês do ano passado e chegou a movimentar no total mais de R$ 1,8 bilhão – uma redução de 2,4% em comparação com o mês anterior. Resultado semelhante ao da indústria extrativista que teve alta de 57,9 % em relação a agosto de 2021 pelo faturamento mensal de R$ 495,3 milhões, mas uma queda de 1,6% no comparativo com julho deste ano. O setor de bares e restaurantes alcançaram uma média de vendas de R$ 6,1 milhões por dia e fecharam o mês com alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.


Desempenho da arrecadação 

 

De acordo com o relatório da SET-RN, as receitas próprias do Rio Grande do Norte fecharam o oitavo mês do ano com um volume de R$ 675 milhões recolhidos, o que corresponde a uma alta de 2,4 % em relação a agosto de 2021, sinalizando uma desaceleração, já que no mês anterior o crescimento havia sido de 8%. O recolhimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) teve um acréscimo nominal de 2%, em comparação com o mesmo intervalo do passado, com a entrada de R$ 48 milhões em agosto. 


De acordo com dados do boletim, a arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) foi de R$ 625 milhões. Esse montante representa um crescimento nominal de 2,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) - índice que aponta a inflação oficial no Brasil - nos últimos 12 meses acumula uma alta de 8,73%. Por isso, contabilizada a inflação do período, estado teve um decréscimo real de 6,23% no recolhimento de ICMS em agosto. 

 

Pelo menos dois segmentos registraram redução na arrecadação do imposto. O setor de energia elétrica teve uma redução em torno de 9% na arrecadação de ICMS, caindo de R$ 67 milhões para R$ 61 milhões entre agosto de 2021 e agosto deste ano. No entanto, a redução mais acentuada foi registrada na área de combustíveis, que, mesmo havendo aumento do faturamento das vendas, o recolhimento do tributo aplicado sobre os produtos não acompanhou a evolução e diminuiu 27,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

 

Somadas as perdas dos setores, o impacto na arrecadação do último mês foi de R$ 45 milhões. “Esses dados confirmam as nossas previsões sobre a perda de arrecadação com a redução das alíquotas dos serviços de telecomunicações e energia e, principalmente, dos combustíveis para 18%”, avalia o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

RN tem 2ª menor índice de pessoas em situação de fome no Nordeste

Pesquisa sobre Insegurança Alimentar (IA) no Brasil mostra que 10,9% dos domicílios no Rio Grande do Norte estão com famílias em situação de insegurança alimentar grave ou fome por falta de alimentos. Os dados números integram o 2º Inquérito Nacional da Insegurança Alimentar no Brasil no Contexto da Covid-19 (II Vigisan). O trabalho foi realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). O Rio Grande do Norte abaixo da média nacional no índice de pessoas em situação de fome e apresenta o 4º maior percentual de pessoas em segurança alimentar.


Rio Grande do Norte tem números melhores do que Nordeste e Brasil


No Rio Grande do Norte, além dos 10,9% em situação de fome, em IA moderada é realizade para 14,5% da população, enquanto 23,4% e tem aparecem com IA leve, que é quando a população tem receio de passar fome em um futuro próximo. 


No Brasil, o percentual é de 15, 5% de pessoas enfrentando a IA grave, que são as pessoas que têm falta de alimentos. Entre as regiões, o Norte apresenta os piores índices na situação por domicílio, com  25, 7%. Na sequência, aparecem Nordeste (21%),  Sudeste (13,1%),  Centro-Oeste (12,9%) e Sul (11,7%). 


No comparativo ao Nordeste, somente a Paraíba (10,6%) tem menor percentual de pessoas em situação de fome, enquanto nenhum outro estado da região possui mais pessoas em situação de segurança alimentar, que é quando possui acesso permanente a alimentos em quantidade suficiente. Somente Espírito Santo (61%), Santa Catarina (59,4%) e Rio Grande do Sul (52,4%) têm melhores números do que o Rio Grande do Norte no percentual de população em situação de segurança alimentar.


O Rio Grande do Norte apresenta melhores números do que a média do Nordeste tanto na quantidade de pessoas em situação de segurança alimentar quando em pessoas que têm restrição à quantidade de comida oferecida e que passam fome.


Levantamento


Em termos populacionais, são 125,2 milhões de pessoas residentes em domicílios com IA e mais de 33 milhões em situação de fome (IA grave). Segundo a pesquisa, a desigualdade de acesso aos alimentos se manifesta com maior intensidade em residências nas áreas rurais, com 18,6%. Além disso, o cenário também está ligado a outras condições de desigualdade, uma vez que a fome atinge 43 % das famílias com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo. Além disso, o problema é mais recorrente nas residências chefiadas por mulheres e pessoas autodeclaradas pretas ou pardas.  


Ainda, de acordo com a pesquisa, as proporções de insegurança alimentar moderada e insegurança alimentar grave variaram de cerca de 13% nos domicílios apenas com moradores adultos, a cerca de 25 %, naqueles que tinham três ou mais pessoas com até 18 anos. Ou seja, a maior quantidade de moradores com idade até 18 anos nos domicílios está relacionada com a gravidade da insegurança alimentar no Brasil. 


"Mesmo as famílias que recebem o Auxílio Brasil, por estarem endividadas, não conseguem utilizá-lo somente para a compra de alimentos. O recurso precisa ser utilizado para pagar outras necessidades básicas, como aluguel, transporte, luz e água", explica Ana Maria Segall, pesquisadora da Penssan e da Fiocruz.


Quanto aos domicílios com crianças de até dez anos ou aqueles com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo, a situação também é grave. No Maranhão, por exemplo, cerca de 63,3% das residências com crianças com até dez anos apresentam insegurança alimentar moderada ou grave. Na sequência, aparecem Amapá (60,1%), Alagoas (59,9%), Sergipe (54,6%), Amazonas (54,4%), Pará (53,4%), Ceará (51,6%) e Roraima (49,3%).


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Festa do Boi espera atrair 500 mil pessoas e movimentar R$ 65 milhões; shows garantidos

A 60ª edição da Festa do Boi deve movimentar cerca de R$ 65 milhões em negócios no período de 8 e 15 de outubro, segundo estimativa da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). Em 2022, a tradicional Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Norte completa 60 anos de existência e volta a acontecer “com força total”, após a edição anterior ter sido marcada por condições mais restritivas em relação à covid e cancelamentos de shows musicais. Com um feriado no meio da semana do evento, o Parque Aristófanes Fernandes deve atrair até 500 mil visitantes.


Falha ao fazer o upload do arquivo "". Invalid response: RpcError
Este ano, a Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do RN completa 60 anos. Acesso a shows será gratuito para quem pagar pela entrada no parque (R$ 10) ou estacionamento (R$ 25)


O titular da Sape, Guilherme Saldanha, se diz otimista em superar as marcas da edição anterior e confia no fortalecimento do agronegócio. “A agropecuária do Rio Grande do Norte vive um momento de bons preços, tivemos um ano de boas chuvas, de boa produção. Isso tudo é muito positivo. Consequentemente o agricultor, o produtor rural, está mais animado. Esse foi um ano com bom ganho de dinheiro e a expectativa é de que a gente faça um grande evento e que muitos negócios sejam fechados na feira”, afirma.


O presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos, pontua que o Parque de Exposições deverá ter lotação máxima, com cerca de 300 estandes para bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves domésticas, cães, gatos, peixes, coelhos e até mesmo vegetais. Passos acredita que o evento será essencial para consolidar a retomada econômica do setor após a pandemia. “A expectativa é a melhor possível, vai ser um ambiente muito bom de troca de experiências, de fortalecimento de negócios”, comenta.


A data da feira foi escolhida estrategicamente, diz Passos. “Teremos o evento entre dois fins de semana. Vamos voltar a ter um dia muito forte, que é o Dia da Criança, no dia 12, que é uma data da família. Estamos bastante animados com a edição desse ano, vamos inaugurar definitivamente o Centro de Manejo, com 50 baias e capacidade de 1 mil cabeças, que vai se somar ao recinto de leilões, então a expectativa é muito boa para que tenhamos um evento tranquilo e muito proveitoso”, complementa.


No ano passado, os eventos culturais da Festa do Boi foram marcados por cancelamentos de shows. Artistas como Simone e Simaria, Alceu Valença, Mano Walter, Solange Almeira, Cavaleiros do Forró, Mara Pavanelly e Zé Cantor não se apresentaram por problemas com a produtora Metta Promo, que alegou “captação de recursos insuficientes” como justificativa para os cancelamentos.


Marcelo Passos explica que estrutura do Parque está sendo melhorada e uma das novidades é um centro de manejo com 50 baias


Para este ano, o Governo garante que será diferente. O acesso aos shows será gratuito para quem pagar pela entrada no parque (R$ 10) ou estacionamento (R$ 25). “O Governo do Estado é quem vai fazer o pagamento dessa despesa, mas vamos ter os shows gratuitos para a população. A ideia é lotar aquele parque de gente, animais, máquinas, equipamentos e comemorar esses 60 anos da Festa do Boi”, afirma Guilherme Saldanha, secretário da Sape.


Anorc recomendará medidas de biossegurança


Além das medidas voltadas para os animais, o evento recomendará medidas de biossegurança contra a proliferação da covid-19. No entanto, diferentemente do que houve no ano passado, a apresentação do comprovante de vacinação para expositores e visitantes não será obrigatória. O uso da máscara de proteção também será opcional em virtude do avanço da cobertura vacinal no Estado. A Comissão de Realização da Festa do Boi poderá emitir diretrizes complementares aos protocolos sanitários, caso julgue necessário.


Com 60 anos de existência, a Festa do Boi é um dos eventos mais antigos do Rio Grande do Norte. O evento foi pensado pelos pecuaristas Olavo Montenegro, Luciano Veras e o ex-deputado federal Aristófanes Fernandes para oferecer oportunidades de negócios que melhorassem a qualidade genética dos rebanhos. O evento é organizado por Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape); Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn); Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Anorc); Sebrae e Prefeitura de Parnamirim.


Emparn participará da feira


Durante todos os dias da 60ª edição da Festa do Boi 2022, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apresentará diversas estratégias de convivência com o semiárido, além de expor os animais do instituto. Pesquisadores da Emparn estarão na Fazendinha apresentando tecnologias desenvolvidas ao longo de 40 anos de atividades em prol do homem do campo.

Os visitantes poderão conhecer de perto algumas das atividades desenvolvidas pela empresa e diversas plantações, como milho, feijão, sorgo e banana, além do consórcio da palma forrageira com diversas espécies vegetais voltadas a alimentação animal. “Nossa equipe de pesquisadores estará à disposição para atender os agricultores e agricultoras quanto à apresentação das tecnologias voltadas à convivência com o semiárido, controle de pragas, gramíneas forrageiras, alimentação de caprino/ovino com palma forrageira, manejo de ave caipira, dentre outras”, comenta Marcone Mendonça, diretor do órgão.


Na programação da Festa do Boi 2022, a Emparn também vai participar da Pista de Julgamento e o Leilão Emparn, promovido pela EM Leilões, ocasião em que serão disponibilizados bovinos das raças Guzerá, Gir Leiteiro, Sindi e Pardo Suíço com genética e qualidade para os produtores rurais. 


Produtores têm até 30/09 para fazer inscrições 


Os produtores rurais que pretendem expor animais na feira têm até o dia 30 de setembro para se inscrever, conforme edital publicado ainda no mês de julho. O prazo vale tanto para o cadastro de animais quanto para aquisição de currais. A Anorc ressalta que as inscrições poderão ter a data de encerramento antecipada caso a lotação do Parque de Exposições seja preenchida. O prazo é o mesmo para vendedores que podem inscrever food trucks, barracas e comércios ambulantes. A tabela de preços detalhando os valores para cada tipo de inscrição está disponível no edital da Festa do Boi.


De acordo com o edital, para realizar as inscrições de bovinos, equídeos, caprinos e ovinos, os interessados devem realizar o pagamento de acordo com os valores referentes a cada espécie, que variam de R$ 180 a R$ 600. Além disso, cada expositor poderá inscrever no máximo 15 animais por raça. Já para a aquisição de currais, os que apresentam capacidade para 25 animais da espécie bovina serão comercializados no valor de R$ 1.500. O cadastro e vistoria será de responsabilidade da Associação Norte-riograndense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ANQM).


O edital adverte, ainda, que todos os animais serão examinados e devem estar acompanhados do guia de trânsito animal (GTA) e documentação sanitária que comprove o cumprimento dos requisitos sanitários específicos, conforme cada espécie. No caso de animais acometidos ou com suspeitas de doença, assim como portadores de ectoparasitas como carrapato e moscas de chifre, a entrada na Festa do Boi não será permitida. 


O novo Centro de Manejo, que está em construção, vai modernizar o atual Parque de Exposições, o que deverá oferecer maior comodidade para criadores e visitantes, explicou o presidente da Anorc. "São detalhes que vamos apresentar no lançamento oficial da Festa do Boi, na semana que vem", acrescenta Marcelo Passos.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Bolsonaro desembarca em Natal e participa de motociata e comício

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou em Natal na tarde desta quarta-feira (14) para cumprir agenda da campanha presidencial, participando de uma motociata pelas ruas da cidade e um comício.


Bolsonaro participou de motociata em Natal — Foto: Gustavo Brendo/ Inter TV Cabugi


O avião com o presidente pousou na Base Aérea de Parnamirim, na Região Metropolitana da capital, às 15h40.


Às 16h10, Bolsonaro deixou a Base Aérea em um carro e logo em seguida subiu em uma moto para participar da motociata. Ele foi acompanhado na garupa pelo candidato a senado pelo RN e ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Os dois não usavam capacete.


Bolsonaro e Rogério Marinho não usavam capacete — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


A motociata passou por algumas das principais avenidas da cidade, começando pela BR-101, seguindo pela Avenida Senador Salgado Filho e depois indo em direção à praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, onde apoiadores o aguardavam.


Bolsonaro parou para cumprimentar apoiadores durante a motociata — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabug


A motociata só foi encerrada por volta das 17h15 no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste, onde o presidente participa de um comício. Ele termina a agenda na Zona Norte da cidade.


Bolsonaro participou de comício na Cidade da Esperança — Foto: Fernanda Zauli/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Treinamento tático da PM em território indígena em SC é investigado pelo MPF

O Ministério Público Federal (MPF) confirmou, nesta quarta-feira (14), que investiga um treinamento tático da Polícia Militar de Santa Catarina dentro da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.


Imagem divulgada pela comissão guarani — Foto: Comissão Guarani Yvyrupa / Divulgação


A denúncia foi feita pela Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), que emitiu comunicado em 8 de setembro, afirmando preocupação sobre o caso.


Procurada, a PM confirmou que realizou curso de qualificação de táticas entre 1º e 6 de agosto na região, mas disse que utilizou um espaço de uma área privada (leia mais abaixo).


O g1 SC também procurou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e aguarda retorno até a última atualização deste texto.



Segundo os indígenas, durante o período em que os policiais estiveram no local, um morador da comunidade chegou a ser abordado pelos militares enquanto transitava na região e "sofreu intimidações ao mencionar que residia na aldeia". Além disso, a comunidade relata perturbação.


"A comunidade relata que ouviu por diversas noites o barulho de sirenes, gritos e sequências de disparos de armas de fogo, que vêm assustando as famílias, sobretudo as kyringue (crianças) e os mais velhos", informou a comissão.

Após a denúncia do CGY ao MPF, o órgão requisitou à Justiça Federal a retirada dos militares e abriu um inquérito para apurar o que aconteceu.


Segundo o Ministério Público Federal, a portaria nº 771/2008, do Ministério da Justiça declarou a área como de ocupação tradicional indígena.


O que diz a PM

Segundo a PM, no dia 2 de agosto, quando o curso já havia iniciado, a coordenação foi procurada por representantes da Funai, que buscaram informações sobre a presença policial no local. A corporação afirmou que explicou ao grupo que realizava atividades de campo de um curso operacional da PMSC, e deu detalhes sobre a programação.


Em seguida, de acordo com a Polícia Militar, a Funai propôs levar lideranças indígenas até o local. A visita foi realizada e ocorreu sem alterações.



"A PMSC destaca que seus treinamentos obedecem todos os protocolos de segurança e que estará sempre à disposição da comunidade para melhor atender naquilo que for preciso para manter a integridade e a segurança de todos, junto com as demais forças de segurança do Estado".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pai é preso suspeito de estuprar filha de 14 anos e mantê-la em cárcere privado para esconder gravidez

Um homem de 48 anos foi preso suspeito de estuprar e manter a filha adolescente em cárcere privado após engravidá-la. De acordo com a Polícia Civil, ele estava foragido e era acobertado pela família. A mãe da vítima de 14 anos chegou a levá-la, junto com o recém-nascido, para se encontrar com o pai, em Aruanã, no nordeste do estado.


Pai é preso suspeito de estuprar filha de 14 anos e mantê-la em cárcere privado para esconder gravidez, em Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil


O g1 não conseguiu localizar a defesa do suspeito até a última atualização desta reportagem. O delegado responsável pelo caso, Kahlil Souto, afirmou que o homem admitiu ter tido relações sexuais com a menina e também ser pai do bebê de dois meses.



O homem estava foragido desde o dia 3 de junho e foi preso na terça-feira (13), em Aruanã. Segundo o delegado Kahlil Souto, o caso chegou ao conhecimento da polícia após uma denúncia no Conselho Tutelar de Santa Rosa de Goiás, onde a família morava. Na época, a adolescente estaria sendo mantida em cárcere privado para esconder a gravidez.


“No depoimento, ele confessou os abusos e disse que a família sabia e acobertava. As investigações vão continuar no sentido de apurar as responsabilidades de demais familiares que acobertavam os abusos”, explicou o delegado.

A adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar para receber atendimento. Já o investigado foi encaminhado à Unidade Prisional de Itaberaí, onde está preso à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Show de João Gomes ganha novo local no MA após recusa de sindicato por declaração contra Bolsonaro no Rock in Rio

O show de João Gomes no festival 'PiZro', em Imperatriz, já tem novo local: será na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), que se disponibilizou para receber o evento sem custos de locação. O local tem capacidade para receber até 20 mil pessoas.


Show de João Gomes terá novo local em Imperatriz — Foto: Reprodução/Instagram


A mudança no local do evento aconteceu após o Sindicato Rural de Imperatriz (SinRural) dizer que não aceitaria o show de João Gomes no Parque de Exposições – local onde o evento estava programado – porque o cantor puxou um coro contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o Rock in Rio.



Nas redes sociais, a Imperial Promoções, que é a responsável pelo show de João Gomes em Imperatriz, agradeceu a AABB pelo apoio ao evento.


Além disso, a empresa afirmou que fará uma ação social junto com a AABB, no qual 1 kg de alimento será doado para a Associação Pró Idosos de Imperatriz, a cada ingresso comprado.


O festival 'PiZro' está marcado para o dia 29 de outubro.


Pronunciamento após o Rock in Rio


Três diretores do SinRural gravaram um vídeo afirmando que João Gomes desrespeitou o presidente e que, por isso, o sindicato iria recusar o show do cantor. O vídeo foi publicado nas redes sociais, na segunda-feira (12).


"Fomos procurados para realizar o show do cantor João Gomes aqui dentro da nossa arena, do qual nós negamos, em virtude do comportamento dele de tratar mal a figura do nosso presidente Bolsonaro. Ele não é bem-vindo aqui dentro do Parque de Exposições, pois a nossa bandeira é verde e amarela", afirma o grupo no vídeo.


Durante o Rock in Rio, João Gomes foi até o público e gravou um vídeo dizendo 'Ei Bolsonaro', que é completado por 'vai tomar no c*' pelos fãs


Após a repercussão do vídeo, o cantor publicou nas redes sociais um pedido de desculpas pela fala, dizendo que o propósito dele é transmitir amor e alegria.


"Errei e desrespeitei alguns fãs... não apoio qualquer bandeira, mas fui irresponsável. Queria pedir desculpas por citar um nome que jamais poderia citar. Errei. E peço muitas desculpas. Peço desculpas... sou um eterno aprendiz", disse o cantor.

A empresa responsável pelo show em Imperatriz classificou o pronunciamento do SinRural como 'intolerância' e afirmou que a atitude só prejudica a cidade.


SinRural diz que João Gomes 'não é bem-vindo' no Parque de Exposições — Foto: Montagem/g1


Imperatriz é reduto de apoiadores de Bolsonaro


Com mais de 259 mil habitantes, Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão — Foto: Edmara Silva


A cidade de Imperatriz, na região sudoeste do Maranhão, é uma das poucas cidades do estado onde Jair Bolsonaro teve maioria de votos durante as eleições de 2018. Naquela época, somente três cidades maranhenses não deram maioria para Fernando Haddad (PT) no 1º e no 2º turno.


Ao todo, no 2º turno, Bolsonaro teve maioria de votos em Açailândia, São Pedro dos Crentes e Imperatriz, onde teve 54,99% dos votos válidos.


Imperatriz é a segunda maior do Maranhão, abrigando empresas nacionais, que realizam a extração de madeira para a produção de papel e celulose, além de possuir grandes fazendas produtoras de gado, com destaque também para a produção de arroz e outros grãos.


Bolsonaro em cerimônia de entrega de Títulos de Propriedade Rural no estado do Maranhão — Foto: Isac Nóbrega/PR


Em seu mandato como presidente da República, Bolsonaro teve três passagens oficiais pelo Maranhão e, em todas, passou por Imperatriz.


Neste ano, o presidente participou de uma motociata, discursou para apoiadores no aeroporto de Imperatriz e esteve na 35ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas da Assembleias de Deus do Seta no Maranhão (Comadesma).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Salário médio de contratação fica menor do que há um ano; veja remuneração por setor

O trabalhador brasileiro está sendo contratado por valores menores do que aqueles pagos no ano passado.


Salários, dinheiro — Foto: Freepik


Levantamento feito pelo g1 com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência mostram que o salário médio de contratação no país em empregos com carteira assinada foi de R$ 1.926,54 em julho – 2,82% abaixo dos R$ 1.982,55 pagos no mesmo mês do ano passado.


Em relação a junho, no entanto, houve uma ligeira alta, de 0,8%: naquele mês, o salário médio de contratação ficou em R$ 1.911,23.


Na comparação com janeiro deste ano, que teve o maior valor registrado (R$ 1.994,11) desde julho de 2021, a queda foi de 3,4%.


Julho foi o segundo mês seguido de aumento real no salário médio de contratação. Em maio, a queda acumulada no rendimento chegou a 5,6% em um ano - o valor médio de R$ 1.898 registrado foi o mais baixo desde dezembro de 2021.


Maiores e menores salários iniciais

Entre os 20 principais grupamentos de atividades econômicas, os menores salários de contratação em julho foram em vagas em alojamento e alimentação, agricultura, pecuária e pesca e no comércio.


Já as maiores remunerações iniciais foram pagas em ocupações em atividades financeiras e em organismos internacionais.


Salário inicial x final

Os salários iniciais seguem menores que as remunerações dos profissionais que saem dos empregos. Em julho, o salário médio real dos trabalhadores demitidos foi de R$ 1.988. Ou seja, 3,17% acima do salário médio de contratação (R$ 1.927).


Em um ano, o único mês que teve o salário de desligamento menor que o de admissão foi janeiro.


Recorde nos pedidos de demissão

O país registrou novamente recorde nos pedidos de demissão entre os trabalhadores com carteira assinada. Foram 6,467 milhões de pedidos de demissão nos últimos 12 meses até julho. Isso em meio ao desemprego ainda elevado, número de informais recorde e dificuldade de trabalhadores menos qualificados de voltarem ao mercado de trabalho.


Esse número equivale a 32,4% do total de desligamentos de trabalhadores no período (19,984 milhões). Ou seja, 1 de cada 3 desligamentos foram voluntários (a pedido do trabalhador).


Os valores dos salários são um dos motivos para os profissionais saírem de seus empregos. Outra razão é a diminuição dos efeitos da pandemia no mercado de trabalho. Assim, profissionais pedem demissão para serem admitidos dentro de cargos mais adequados a suas qualificações, com melhores remunerações.


“Muitas pessoas permaneceram em trabalhos que não eram condizentes com suas qualificações devido à necessidade de alguma recomposição de renda durante a pandemia. Mas muitas delas passaram a se desligar de empregos para se admitirem em outros mais adequados”, diz Bruno Imaizumi, economista da LCA Consultores.

Serviços é de novo o carro-chefe na contratação

O setor de serviços, o mais atingido pela pandemia e o que mais emprega no país, segue como o principal destaque na geração de novas vagas formais do país (874.203), sendo responsável por 56% do saldo de empregos criados nos 7 primeiros meses do ano (1.560.896), de acordo com os dados do Caged.


No ano, o saldo é positivo em todas as atividades econômicas, com destaque para indústrias de transformação e construção


A criação de 1,56 milhão de vagas formais entre janeiro e julho representa recuo de 13% na comparação com o mesmo período de 2021, quando foram criadas 1,79 milhão de vagas.


Já em julho foram criados 218,9 mil empregos com carteira assinada. Trata-se de uma piora em relação a julho do ano passado, quando foram criados 306,5 mil empregos formais – queda de 28,6%.


Em julho de 2020, em meio ao isolamento da primeira onda da Covid-19, foram abertos 108,4 mil empregos com carteira assinada. Nesse caso, o aumento foi de 102% na criação de vagas em julho deste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TRFs vão pagar R$ 11 bi em precatórios previdenciários e assistenciais: veja valor por estado e quem tem direito

O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) um total de R$ 11,151 bilhões referentes ao pagamento de precatórios previdenciários e assistenciais, que englobam revisões de aposentadorias, auxílios-doença, pensões, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Esses pagamentos se referem a 72.213 processos envolvendo 104.599 beneficiários.


INSS; perícia médica; Previdência Social — Foto: Pedro França/Agência Senado


Os precatórios foram expedidos em cumprimento a sentenças judiciais transitadas em julgado (sem possibilidade de recurso).


Precatórios são dívidas da União, de suas autarquias e fundações federais com pessoas físicas, jurídicas, estados e municípios reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo.



O CJF esclarece que cada TRF terá seu cronograma próprio de pagamento, e o depósito dos recursos financeiros será feito na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.


Com relação ao dia em que os valores serão efetivamente liberados para saque, os cidadãos deverão fazer a consulta dos precatórios nas páginas específicas dentro de cada site do Tribunal Regional Federal responsável (veja os links abaixo).


Em geral, a previsão é de que os valores estejam disponíveis para os beneficiários no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal na primeira quinzena de setembro.


No caso do Tribunal Regional Federal de São Paulo e Mato Grosso do Sul (3ª Região), os valores serão disponibilizados a partir do início deste mês para precatórios autuados no período de 2 de julho de 2020 a 1º de julho de 2021.


No Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (4ª Região), o pagamento está disponível para saque pelos beneficiários a partir de 31 de agosto.


No Tribunal Regional Federal de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba (5ª Região), o pagamento está disponível para saque pelos beneficiários a partir de 5 de setembro para precatórios autuados no período de 2 de julho de 2020 a 1º de julho de 2021.



Veja os valores liberados por cada região da Justiça Federal:

TRF da 1ª Região (DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO, AP)


Total: R$ 2.615.670.770,90

16.556 processos

22.191 beneficiários

A consulta sobre o pagamento de precatórios pode ser feita neste link

Mais informações no link

TRF da 2ª Região (RJ e ES)


Total: R$ 1.015.451.967,34

5.303 processos

8.846 beneficiários

A consulta sobre o pagamento de precatórios pode ser feita neste link

Mais informações no  link

TRF da 3ª Região (SP e MS)


Total: R$ 4.201.515.422,65

28.024 processos

38.372 beneficiários

A consulta sobre o pagamento de precatórios pode ser feita neste link

Mais informações no link

TRF da 4ª Região (RS, SC e PR)


Total: R$ 2.801.448.589,40

18.958 processos

29.352 beneficiários

A consulta sobre o pagamento de precatórios pode ser feita neste link

Mais informações no link

TRF da 5ª Região (PE, CE, AL, SE, RN e PB)


Total: R$ 517.472.890,98

3.372 processos

5.838 beneficiários

A consulta sobre o pagamento de precatórios pode ser feita neste link

Mais informações no link


Fonte: g1

Leia Mais ››