quinta-feira, junho 20, 2019

Filho da deputada Flordelis admite ter dado seis tiros no pai pastor no RJ, diz Polícia

Filho da deputada Flordelis (PSD), Flávio dos Santos, de 38 anos, admitiu ter matado a tiros o pai, o pastor Anderson do Carmo de Souza. Em depoimento à Polícia Civil nesta quinta-feira (20), ele afirmou ter disparado seis vezes - laudo do IML mostrou que a vítima tinha 30 perfurações no corpo.

Flávio dos Santos disse ainda que seu irmão mais novo – Lucas dos Santos, de 18 anos – teria ajudado a comprar a arma usada no crime. A motivação do assassinato e outras circunstâncias do crime ainda são apuradas pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG).

Flávio dos Santos chegando na Delegacia de Homicídios — Foto: Carlos Brito/ G1
Flávio dos Santos chegando na Delegacia de Homicídios — Foto: Carlos Brito/ G1

Nesta quinta-feira (20), a Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido da Polícia Civil e determinou a prisão temporária de Lucas e Flávio. O pedido foi feito ao Judiciário após os investigadores realizarem uma acareação entre Flávio e Lucas.

Anteriormente, a Polícia Civil informou que Flávio dos Santos teria confirmado apenas que planejou a morte. No entanto, a equipe de reportagem da TV Globo confirmou que ele assumiu ter feito seis disparos. Ainda não está claro se os outros tiros foram disparados pelo irmão.

Marido da deputada Flordelis é assassinado em Niterói — Foto: Reprodução
Marido da deputada Flordelis é assassinado em Niterói — Foto: Reprodução

Lucas e Flávio já estavam detidos desde segunda-feira (17), porque tinham mandados de prisão pendentes por outros crimes. O pedido de prisão temporária, por homicídio qualificado.

Latrocínio é descartado
A polícia descartou hipótese de latrocínio – roubo seguido de morte – no caso do assassinato do pastor. Segundo a polícia, as imagens das câmeras de segurança da casa do pastor não mostram nenhum suspeito entrando ou saindo.

Na tarde desta quarta-feira (19), Flávio, que é filho biológico de Flordelos, prestou novo depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo.

Agentes encontraram, na noite anterior, uma pistola em cima de um armário no quarto onde ele dormia. Para a polícia, a arma foi usada no crime.


Por volta das 20h, enquanto prestava depoimento, Flávio passou mal e precisou ser atendido por socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na delegacia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

‘É UM SHOW DE BESTEIRAS’, DIZ GENERAL SANTOS CRUZ SOBRE GESTÃO BOLSONARO

O general Santos Cruz em sua casa em Brasília na terça-feira 18. “Não vou apontar o dedo para ninguém”. Foto: Jorge William / Agência O Globo

Uma semana após sua demissão da Secretaria de Governo da Presidência da República, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz criticou o governo de Jair Bolsonaro por perder tempo com “bobagens” quando deveria priorizar questões relevantes para o país.

“Tem de aproveitar essa oportunidade para tirar a fumaça da frente para o público enxergar as coisas boas, e não uma fofocagem desgraçada. Se você fizer uma análise das bobagens que se têm vivido, é um negócio impressionante. É um show de besteiras. Isso tira o foco daquilo que é importante. Tem muita besteira. Tem muita coisa importante que acaba não aparecendo porque todo dia tem uma bobagem ou outra para distrair a população, tirando a atenção das coisas importantes. Tem de parar de criar coisas artificiais que tiram o foco. Todo mundo tem de tomar consciência de que é preciso parar com bobagem”, disse Santos Cruz.

Antes de sua saída, Santos Cruz foi criticado de forma contundente por Olavo de Carvalho e Carlos Bolsonaro, filho do presidente. Sem mencionar nomes, ele comentou os ataques recebidos nas redes sociais.

“Não é porque você tem liberdade e mecanismos de expressão, Twitter, Facebook, que você pode dizer o que bem entende, criando situações que atrapalham o governo ou ofendem a pessoa. Você discordar de métodos de trabalho é normal, até publicamente. Discordâncias são normais, de modo de pensar, modo de administrar, modo de fazer política, de fazer coordenação. Mas, atacar as pessoas em sua intimidade, isso acaba virando uma guerra de baixarias” afirmou o general.

Fonte: Época
Leia Mais ››

Aos 19 anos, advogado de Brasília se torna o mais jovem do mundo a entrar em mestrado em direito em Harvard

O brasiliense Mateus Costa Ribeiro, de 19 anos, é o mais jovem do mundo a conseguir uma vaga em um programa de mestrado em direito, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A instituição é uma das mais renomadas do mundo.

Mateus Ribeiro, 19 anos se torna o mais jovem do mundo a entrar num mestrado em direito, em Harvard — Foto: Daiana Mendes/Arquivo pessoal
Mateus Ribeiro, 19 anos se torna o mais jovem do mundo a entrar num mestrado em direito, em Harvard — Foto: Daiana Mendes/Arquivo pessoal

A carta confirmando que Mateus Ribeiro foi aceito para estudar na Faculdade de direto de Harvard chegou em março desde ano. O processo de aceitação foi concluído há poucos dias. O curso em Harvard é correspondente ao mestrado, e tem previsão de começar em agosto.

"Aos 19 anos de idade, você será o membro mais jovem do LL.M. Program at Harvard Law School", diz a carta.
Em novembro de 2018, Mateus ficou conhecido após se tornar o advogado mais jovem do Brasil a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF). À TV Globo, o advogado contou que a experiência foi fundamental para ele tentar a vaga em Harvard.

"Ainda que eu fosse jovem, ainda que eu fosse um advogado recém-formado, eu seria capaz de talvez enfrentar um desafio maior. Acho que a sustentação mostrou isso de certa forma."

Líderes mundiais
A Escola de Direito de Harvard é a mais antiga e uma das mais conceituadas dos Estados Unidos. É famosa por formar líderes mundiais. O ex-presidente americano, Barack Obama, foi aluno da instituição. Para Mateus Ribeiro, o ambiente competitivo não intimida.

"É um ambiente desafiador, a melhor mesa é aquela que você não é o mais inteligente. A mesa de pessoas que te puxam para cima. Essa é a mesa que eu quero, por isso eu estou indo para Harvard."
O mestrado termina em maio do ano de 2020. A família vai pagar metade da bolsa de estudos. Na bagagem para Harvard, Mateus vai levar uma foto, tirada pelo pai. Aos cinco anos, com roupa de super-herói, em frente à Faculdade de Direito de Harvard.

Mateus Ribeiro, aos cinco anos, com roupa de super-herói, em frente à Faculdade de Direito de Harvard.  — Foto: Arquivo pessoal
Mateus Ribeiro, aos cinco anos, com roupa de super-herói, em frente à Faculdade de Direito de Harvard. — Foto: Arquivo pessoal

Advogado mais jovem do país
Em julho de 2018, a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal entregou a carteira profissional ao advogado mais jovem do país. Aos 18 anos, Mateus Ribeiro se formou na Universidade de Brasília (UnB) e, foi aprovado "de primeira" no Exame da Ordem.

Advogado Mateus Ribeiro, 18 anos, em cerimônia de entrega da carteira profissional no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Advogado Mateus Ribeiro, 18 anos, em cerimônia de entrega da carteira profissional no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A trajetória acadêmica começou em 2014, quando o estudante foi aprovado no vestibular da UnB com apenas 14 anos. Pela lei, ele não poderia se matricular na universidade, porque ainda cursava a 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental.

Uma decisão liminar permitiu que ele entrasse na faculdade, desde que passasse em uma prova com o conteúdo do ensino médio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito de Camaragibe é preso suspeito de lavagem de dinheiro, corrupção e fraude em licitação

O prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), foi preso, nesta quinta-feira (20), em uma operação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco). O gestor da cidade do Grande Recife é investigado pelos crimes de fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ele foi afastado do cargo.

Prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, é preso nesta quinta-feira (20) — Foto: Reprodução/WhatsApp
Prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, é preso nesta quinta-feira (20) — Foto: Reprodução/WhatsApp

A Operação Harpalo começou em dezembro de 2018 e investiga o superfaturamento em contratos da prefeitura de Camaragibe. A primeira fase foi deflagrada em março de 2019. Segundo a delegada Jéssica Ramos, que comanda as investigações, o rombo pode chegar a R$ 117 mil em um contrato de R$ 1,2 milhão para a manutenção de escolas municipais, em que houve dispensa de licitação.

A prisão preventiva do prefeito e o afastamento cautelar dele, ocorridos nesta quinta (20), fazem parte da segunda fase da operação e foram determinados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em decisão assinada pelo desembargador Mauro Alencar. Demóstenes Meira foi preso no apartamento em que mora, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife.

Outros quatro mandados de prisão preventiva foram cumpridos pela segunda fase da operação, que contou com a participação de 40 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Segundo a delegada, foram presos dois casais sócios de duas construtoras que estariam envolvidos nas fraudes.

Confira os nomes dos cinco presos

Demóstenes Meira - prefeito de Camaragibe
Severino Ramos da Silva - empresário
Luciana Maria da Silva - esposa de Severino
Carlos Augusto Bezerra de Lima da Silva - empresário
Joelma Soares - esposa de Carlos
Os três homens presos foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na região Metropolitana. As duas mulheres presas foram levadas para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife.

“O principal palco dos crimes era a prefeitura de Camaragibe. Meira era o líder da organização. Em nova análise das provas, houve a necessidade das prisões para interromper as ações”, afirma a delegada Pollyane Farias.

Nesta quinta-feira (20), o prefeito Demóstenes Meira não respondeu a nenhuma pergunta dos policiais, ficou em silêncio. Os advogados André Caúla e Ademar Rigueira, que defendem o prefeito afastado, dizem que não podem dar declarações porque estão se inteirando sobre o caso. Eles devem se pronunciar sobre a prisão "em momento oportuno".

Os advogados dos outros quatro presos foram ao Draco, mas não falaram com a imprensa. O G1 entrou em contato com a prefeitura de Camaragibe e aguarda resposta.

Por meio de nota, o presidente estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), José Humberto Cavalcanti, diz que a "gestão de Camaragibe não era do PTB, mas de um prefeito filiado ao partido", que o PTB acompanha o caso e "espera que as denúncias sejam devidamente apuradas e que seja dado a ele [Meira] amplo direito de defesa".

Além dos crimes investigados pela Polícia Civil, a gestão de Meira também teve outras polêmicas. Em fevereiro deste ano, o prefeito exigiu a presença de servidores comissionados no show da noiva dele, a cantora Taty Dantas, que também é secretária municipal de Assistência Social (Leia mais abaixo).

Início das investigações
Na primeira fase da operação, a delegada Jéssica Ramos afirmou que, a mando de Meira, um vereador e uma servidora pública sofreram ameaças por "saberem demais". A prisão do gestor foi solicitada nesse período, mas, segundo a Polícia Civil, foi negada pela Justiça.

Na época, a delegada Silvana Lélis, gestora do Draco, informou que o pedido foi negado porque o judiciário entendeu que não havia mais danos ao erário público por serem contratos de 2017.

Nesta quinta-feira (20), a delegada Pollyane Farias afirmou que a primeira fase proporcionou a apreensão de elementos importantes para a continuidade das investigações. Mesmo assim, os suspeitos teriam continuado a praticar fraudes e lavagem de dinheiro, segundo a polícia.

Exigência de servidores em show da noiva

Em fevereiro deste ano, Meira exigiu a presença de servidores comissionados no show da noiva dele, a cantora Taty Dantas. Na mensagem, o prefeito afirma que “quer ver todos os comissionados para dar força ao evento”. Meira também disse que iria "filmar e contar" a quantidade de funcionários presentes.

A repercussão do ato levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a investigar o caso. A ação civil foi ingressada pela 2ª Promotoria de Justiça Cível de Camaragibe, que apura possíveis atos de improbidade administrativa.

Em maio, Meira foi chamado para depor na Polícia Civil. Segundo a corporação, o gestor deveria ter prestado depoimento antes, mas a defesa alegou que ele estava com problemas de saúde.


Situação de emergência
Além de ter o prefeito preso e afastado, Camaragibe está em situação de emergência após as chuvas que causaram mortes e outros transtornos na cidade. No dia 13 de junho, uma barreira deslizou sobre três casas na Segunda Travessa Bom Jesus, no Bairro dos Estados, resultando na morte de sete pessoas, sendo cinco da mesma família.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia francesa recolhe vídeos de hotel em que Najila Trindade se hospedou, diz jornal

A polícia da França apreendeu imagens internas do hotel em que Najila Trindade, a mulher que acusa Neymar de estupro, ficou hospedada em Paris. As informações são do jornal francês "L'Équipe", especializado em cobertura esportiva.

Najila Trindade Mendes de Souza na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, em São Paulo — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Najila Trindade Mendes de Souza na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, em São Paulo — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Segundo disse uma fonte ao jornal, as imagens tiveram que ser rapidamente recolhidas porque só estariam disponíveis por até um mês depois de terem sido gravadas.

Como não houve investigação aberta contra o jogador na França, não está claro se as imagens foram solicitadas pela polícia do Brasil ou se serão cedidas voluntariamente pela polícia da França.

"Os fatos denunciados pela suposta vítima ocorreram em Paris, mas ela registrou uma queixa em São Paulo, no Brasil. Não há, portanto, razão especial para a abertura de uma investigação na França. Estas gravações deste hotel estão à disposição das autoridades brasileiras", disse uma fonte ao "L'Équipe".

Neymar também responde a acusações no Rio de Janeiro, pelo vídeo que publicou nas redes sociais imediatamente após ter sido acusado por Najila Trindade. Na gravação, as conversas entre os dois são mostradas e fotos íntimas de Najila aparecem, o que viola leis digitais de divulgação de conteúdo íntimo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem morre após tentar fazer selfie e cair de passarela em linha de trem na Zona Norte do Rio

Um jovem, identificado como David Jonatha dos Santos, morreu no começo da manhã desta quinta-feira (20) após cair de uma passarela para pedestres sobre a linha férrea da Estação Riachuelo, na Zona Norte do Rio. Um amigo que estava com ele contou que a queda ocorreu após o rapaz tentar tirar uma selfie.

"A gente tava voltando de uma festa em Madureira. Ele falou 'vamos tirar uma foto', e ele resolveu tirar uma foto do outro lado da grade [da passarela]. E com isso ele levou um choque do fio no pé. As duas mãos dele se soltaram e ele acabou batendo com a cabeça no trilho", contou o amigo, Francisco, ainda muito abalado.
Francisco disse não ter dúvida de que David sofreu um descarga elétrica ao se apoiar na grade da passarela. "Ficou bem nítido. Ele tomou um choque no pé porque as duas mãos dele se soltaram na hora", enfatizou.

Do alto da passarela é possível observar que há fiação elétrica encostada na parte de cima da estrutura. Também se constata que a rede aérea está pouco abaixo dela.

Pessoas observam corpo do jovem sobre a linha do trem próximo à estação Riachuelo, Zona Norte do Rio — Foto: Alba Valéria Mendonça/G1
Pessoas observam corpo do jovem sobre a linha do trem próximo à estação Riachuelo, Zona Norte do Rio — Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

Tráfego alterado
De acordo com a Supervia, o caso ocorreu por volta das 7h. A queda do rapaz ocorreu a cerca de 300 metros das plataformas da estação. Agentes da concessionária acionaram o Corpo de Bombeiros, que constatou o óbito do jovem no local. Em seguida, a Polícia Militar foi chamada.

Ainda de acordo com a Supervia, por volta das 10h30 o corpo continuava no local aguardando perícia e remoção. Por conta disso, os trens tiveram de ser desviados para uma linha paralela. Assim, trens paradores com destino à Central do Brasil não estavam parando nas estações Engenho Novo, Méier, Riachuelo e Sampaio.

A concessionária informou que os passageiros que precisassem desembarcar nestas estações deveriam desembarcar na estação São Francisco Xavier e fazer transferência para trens com destino a Japeri e Santa Cruz.

Por causa da queda de jovem de passarela na linha férrea, trens paradores circulam por linha auxiliar e não param na estação do Riachuelo — Foto: Alba Valéria Mendonça/G1
Por causa da queda de jovem de passarela na linha férrea, trens paradores circulam por linha auxiliar e não param na estação do Riachuelo — Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assistência Social de Itaú realiza Charraiá das Grávidas


O grupo de gestantes participaram nesta quarta-feira (19), da festa alusiva ao São João, comemorado no mês de junho, promovida pela assistência social do município de Itaú-RN.

No Charraiá das Grávidas teve comida típica, brincadeiras, muitas risadas e entrega de kits.

Para alegrar a festa contamos com a presença do prefeito Ciro Bezerra, secretária da assistência social Jaira Martins, coordenadora Magnólia Almeida, oficineira Deusalucia Lopes  e Wigma Soares psicóloga.

Foi um dia muito festivo para as participantes do grupo de grávidas que em mais um encontro puderam compartilhar de muitas alegrias.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

ITAÚ: Escola Clidenor Regis de Melo realizou tradicional festa Junina


A Escola Municipal Clidenor Regis de Melo realizou na manhã desta quarta-feira (19) a tradicional festa junina com apoio dos pais e comunidade.

Em sua 15ª edição, o Arraiá da Clidenor contou com apresentações dos alunos; cada turma com muito carinho ensaio um coreografia para ser apresentada aos pais, que ficaram radiantes ao verem seus filhos introduzidos na cultura das festas juninas.

Pamonha, mungunzá, tapioca, pipoca e bolo de milho não podiam faltar para dar sabor e mais alegria ao 15º arraia.

Esteve presente no Arraiá o Prefeito Ciro Bezerra, Primeira Dama e secretária da Assistência Social Jaíra Martins, Secretária de Educação Mirianete Brasil e coordenação Pedagógica.

A direção da escola, diretora Neurimar Brasil e todos funcionário agradeceram a colaboração dos pais e da comunidade em geral que contribuíram direta e indiretamente para a realização da festa junina 2019.

Veja todas as fotos do Arraiá da Clidenor clicando aqui ou na imagem abaixo:



Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

ITAÚ: Creche Tia Aida realizou seu 5º Arraiá


O Centro Municipal de Educação Infantil (Creche Tia Aida) realizou na manhã desta quarta-feira (19) seu 5º Arriá.

A Diretora Neurivânia Brasil deu boas vindas aos pais e alunos onde na oportunidade as crianças realizaram apresentações sobre as festividades juninas, com escolha do Rei e Rainha 2019 da Creche Tia Aida.

Na festa o que não pode faltar são as tradicionais comidas típicas e a quadra dançada pelos alunos que encantaram os olhos dos pais.

O Arraiá contou com a presença do Prefeito Ciro Bezerra, Primeira Dama e secretária da Assistência Social Jaíra Martins, Secretária de Educação Mirianete Brasil e coordenação Pedagógica.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Com vitória sobre o Nossa Senhora Das Dores; A Escola Francisco de Assis Pinheiro dorme na liderança pelo grupo B




Com boa atuação em seu primeiro jogo válido pelo campeonato junino de bairros a equipe da Escola Francisco de Assis Pinheiro estreou com vitória sobre a equipe Nossa Senhora Das Dores e dorme na liderança do Grupo B.

Com velocidade e entrosamento dentro de quadra  equipe passou fácil pelo Nossa Senhora das Dores que ao longo dos 40 minutos tentava reagir as investidas do adversário. A derrota por 4 x 0 deixa a equipe do Nossa Senhora Das Dores em situação complicada vindo de um empata soma apenas um ponto no campeonato tendo apenas uma partida pela frente.

1 tempo

Um primeiro tempo disputado entre as equipes da Escola Francisco de Assis Pinheiro e a Nossa Senhora Das Dores, Na velocidade os contra ataques aconteciam dando melhor resultado a Escola Francisco de Assis Pinheiro que demonstrou um melhor futebol e aos 04:27 do primeiro tempo José Marinho Filho abre o placar; o segundo gol sai aos 07:52 também para Escola Francisco de Assis Pinheiro gol de José Marinho Filho. A disputa continua e o Nossa Senhora Das Dores procura de alguma forma furar a defesa dos garotos da Escola Francisco de Assis Pinheiro, ainda sem sucesso. Com boas chances de gol desperdiças as equipes se preparam para a etapa final com o placar de 2 x 0 para a Escola Francisco de Assis Pinheiro.

 2 tempo

A Escola Francisco de Assis Pinheiro voltou com tudo para o segundo tempo, já nos primeiro minutos amplia o placar com Victor aos 02:21; os passos precisos continuam e Abimael marca o quarto gol da partida aos 07:03, mais uma goleada vai se formando na noite desta quarta-feira (19) agora Victor de novo faz o quinto na partida aos 07:33 o massacre sob a equipe Nossa Senhora Das Dores se consagra aos 19:50 quando Victor faz o sexto gol da partida. Vitória fácil de 6 x 0.

Próximas disputas

O Francisco de Assis Pinheiro volta a quadra na noite desta sexta-feira (21) contra Os Mercenários.

JOGOS DESTA QUINTA-FEIRA

As disputas desta quinta-feira, feriado de Corpus Christi acontece após celebração da Santa Missa no ginásio poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo com as seguintes disputas.

1 jogo – Os Renegas x Felicidade I

2 jogo – O Mirante x Itaú FC

3 Jogo – Escola JPQ x Parabólica RC

4 Jogo – Alto da Indústria x Centro





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Parabólica RC aplica 8 x 1 no Centro sagrando maior goleado do campeonato



A noite desta quarta-feira (19) foi marcada por mais uma goleada no ginásio recém-inaugurado em disputa válida pelo campeonato junino de bairros no XIII Arraiá do Zé Padeiro. Vindo de uma vitória a equipe Parabólica RC vai aos 6 pontos após golear de 8 x 1 sobre o Centro que pouco teve chance de reagir diante de uma Parabólica RC entrosada. A vitória deixa a Parabólica RC com boa vantagem pelo "Grupo A" mantendo-se líder e praticamente nas quartas de final do campeonato.

1 Tempo

A equipe Centro começou o jogo na defensiva, se protegendo dos ataques da Parabólica RC que mantinha a maior posse de bola. Por alguns minutos a defesa funcionava tranquilamente bastando Nathanael acertar o primeiro gol aos 13 minutos da etapa inicial para o placar deslanchar. O segundo gol veio em seguida com belos toques, mostrando a sintonia da equipe e Nathanael de novo foi lá e fez o segundo aos 15 minutos de jogo.

O Centro partiu para cima com toda equipe e um fato inusitado surpreendeu o goleiro Márcio Júnior que ao carimbar o adversário Pablo a bola foi direto para o seu gol, aumentado o placar para a Parabólica RC aos 16 minutos, a equipe começa a entrar no desespero, onde a defesa do Centro falha de novo e Pablo faz o 4º da partida para a equipe Parabólica RC finalizando o primeiro tempo.

2 Tempo

A Parabólica RC volta para a etapa final com a mesma sintonia, com marcações e passes acertados, não dando espaço para a equipe do Centro, ao menos tentar uma reação. Com poucas chances o Centro tenta sair pra cima, mas não consegue finalizar suas jogadas, enquanto isso a Parabólica RC caminha para a maior goleada do campeonato até o momento, aos 03:20, Pablo faz o quinto gol. Com um pouco mais de futebol, Piolho amplia para 6 aos 08:18. O Centro consegue o seu primeiro gol com Yago, mas não trás muita alegria, pois a Parabólica RC faz o sétimo com João Batista aos 19:30, segundos depois consagra a goleado com o gol do goleiro Bruno aos 19:50. Final 8 x 1.

Como Fica

Líder do grupo “A” a Parabólica RC com apenas um empate no próximo jogo, garante a vaga nas quartas de final, pois vai aos 7 pontos não podendo mais ser alcançado pelas equipe do grupo “B”, caso obtenha a vitória a equipa vai a 9 pontos.

Próximas partidas

A Parabólica RC duela contra a Escola JPQ na noite desta quinta-feira (20) terceiro jogo. O Centro disputa com o Alto da Indústria nesta sexta-feira (21).





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Em disputa acirrada a Escola JPQ empata com Alto da indústria em 1 X 1



Quando a equipe da Escola JPQ entra em quadra a torcida entra junto e vibra com os lances que a juventude apresenta dentro de quadra. Mas para vencer, não basta apenas o carisma da torcida; o que vale mesmo é o que é feito dentro de quadra, e nesta quarta-feira (19) a equipe não obteve um bom resultado para avançar no campeonato.

Sem conseguir furar o gol de Lima Neto que estava inspirado e fechou tudo quase todos os 40 minutos de jogo. Chutes a gol não faltou por parte da Escola JPQ o que faltou mesmo foi a sorte olhar para essa galera que se esforçou e correu durante os 40 minutos de jogo. Placar final Alto da Indústria 1, Escola JPQ 1.

1 Tempo

As equipes entraram em quadra para vencer! A disputa começou acirrada, o Alto da Indústria se defendia dos ataques da Escola JPQ. Ao lado da experiência o Alto da Indústria não perdia a oportunidade de contra atacar, sendo mais preciso na defesa a equipe conseguiu passar pela jovialidade da Escola JPQ e abriu o placar aos 11:21, com gol de Manasses.

O gol fez a Escola JPQ se preocupar e se esforçar ainda mais, porém a sorte não estava do lado da juventude; foram vários contra-ataques que acabava na mão santa de Lima Neto, assim o Alto da Indústria teve paciência e experiência para segura o placar até o final da etapa inicial.

2 tempo

Com vantagem no segundo tempo a Escola JPQ volta com tudo, a velocidade somada a energia da juventude levou os 20 minutos da etapa final sufoco ao Alto da Indústria, o que a Escola JPQ não contava era com a noite de inspiração do goleiro Lima Neto que fechou o gol e não deixava nada perturbar a vantagem que o Alto da Indústria mantinha. O ditado diz: “Água mole, pedra dura, tanto bate, até que fura”, Pois é, o ditado parece continuar sendo verdadeiro.

De tanto insistir e persistir o Tiago furou o gol de Lima Neto no minuto final da partida, aos 19:47, empatando a disputa.

Próximos Jogos

A Escola JPQ tem uma missão difícil na noite desta quinta-feira (20), que é barrar a invencibilidade da equipe Parabólica RC.

O Alto da Indústria duela contra o Centro no terceiro jogo da noite de sexta-feira (21) pelo grupo “B”.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

O Mirante goleia a Felicidade II por 5 a 1


A equipe O Mirante tinha tudo para apresentar um melhor futebol em sua estréia na noite desta quarta-eira (19) abrindo o segundo dia dos jogos do campeonato junino de bairro, mas deixaram a oportunidade passar, em um primeiro tempo excepcional resolvem mudar no segundo, a estratégia não foi acertada e deixou a equipe Felicidade II gostar da partida, se encontrar em quadra e fazer uma melhor marcação na etapa final. Graças a boa vantagem no primeiro tempo, o Mirante levou a melhor e goleou o Felicidade II em 5 x 1. O número de gols poderia ser maior caso o entrosamento da equipe fosse a mesma do inicio do jogo.




1º Tempo

A etapa inicial foi fácil para O Mirante que passeava em quadra com passes precisos, confirmado o entrosamento da equipe. Aristeu Jr abriu o placar aos 05:50, não demorou muito para Ailton também deixar a sua marca aos 06:20 minutos de jogo. Recuada a Felicidade II procurava se defender dos contra ataques do adversário, porém Nilton Jr foi mais preciso e furou o defesa aumentando o placar para 3 aos 13:28. A goleada já se formava no primeiro tempo quando Gilter aos 14:40 fixou o quarto gol. A Felicidade arrancou uma falta próximo a área do adversário que quase dava a chance do quinto gol no contra ataque, mas Nilon Jr não conseguiu finalizar, desperdiçando o lance.

2º tempo

Renovado par a etapa final o Mirante não conseguiu manter a atuação do primeiro tempo; melhor para a Felicidade II que encontrou mais espaço e começou a gostar do jogo. E sabe quem estava lá para fazer o primeiro gol? O Benedito aos 2:40. Cada minuto a Felicidade II começava a se entender melhor em quadra. A equipe O Mirante voltava ao ataque quando o AAA está em quadra, entrosados, Adriano, Aristeu e Ailton, conseguiam fazer belos passos, porém faltava a finalização. O Mirante voltou a se entender na partida e aos 17:11, Gilter fez o quinto. Com pouco tempo para o termino da partida a Felicidade foi para cima mais era desarmada pelo adversário. Sem tempo a parida foi finalizada com o placar de 5 para O Mirante e 1 para Felicidade II.

Próximos Jogos

Com os três pontos conquistados O Mirante volta a quadra nesta quinta-feira (20) contra o Itaú FC que faz o seu primeiro jogo pelo grupo D do campeonato junino de Bairros; já o Felicidade II corre atrás do prejuízo contra o também Itaú FC na sexta-feira (21).




Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Comissão discute benefícios da Campanha Fiscal Nota Potiguar para entidades

Os benefícios da Campanha Fiscal Nota Potiguar foi o tema debatido, nesta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Natal, pela Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Os vereadores integrantes da Comissão receberam representantes da Secretaria Estadual de Tributação e diversas instituições filantrópicas como Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e Associação dos Pais e Portadores da Síndrome de Berardinelli.

COMISSÃO EM DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA. FOTO: MARCELO BARROSO

“As instituições de pessoas com deficiência sofrem muito pela ausência de recursos e ter a possibilidade de acessar de forma direta uma política pública é fundamental. Muitas entidades só funcionam por causa da adesão ao programa da nota fiscal e hoje recebemos o coordenador do Programa que esclareceu todas as dúvidas e explicou o passo a passo como as instituições podem aderir ao Programa”, disse a vereadora Divaneide Basílio (PT), vice-presidente da Comissão.

O vereador Franklin Capistrano (PSB) destacou a importância dos esclarecimentos tratados na reunião. “Esse Programa já existia, era o Cidadão Nota 10, mas houve dificuldades no desenvolvimento porque as instituições recebiam os repasses e não sabiam prestar contas. Com a gestão atual, o governo do Estado está orientando por que captar, como captar e como prestar contas”, afirmou o vereador.

A Campanha Nota Potiguar consiste em um conjunto de ações e ferramentas da Secretaria da Tributação do RN para oferecer ao cidadão vários benefícios com as notas fiscais emitidas em suas compras, bem como assegurar seus direitos, ajudá-lo no combate à sonegação fiscal e tem o objetivo de incrementar a arrecadação estadual do comércio varejista, incentivar a formalização e regularização de empresas, apoiar instituições assistenciais.

Adriano Almeida, coordenador do Programa, explicou quais os benefícios para as instituições participantes. “Ao aderir ao Programa a instituição terá mais visibilidade às suas ações e projetos, melhor compreensão do seu trabalho pela sociedade, maior interação com a comunidade, além de redução de custos em função de não haver necessidade de coleta de documentos fiscais em papel”, explicou Adriano.

Para participar as entidades filantrópicas precisam estar formalmente estabelecidas no Rio Grande do Norte, serem credenciadas na campanha e estarem em efetivo funcionamento há pelo menos 12 meses. Podem aderir ao Programa as entidades nas áreas de assistência social, esporte amador e saúde (hospitais filantrópicos).

A presidente da Associação dos Pais e Portadores da Síndrome de Berardinelli, Márcia Guedes, comentou que a retomada da campanha renova as esperanças das instituições. “Nós participávamos da campanha anterior e 100% de tudo que construímos foi através da campanha Cidadão Nota 10, e agora estamos muito felizes com a retomada, através da Campanha Nota Potiguar, porque a gente se sente mais fortalecido para dar continuidade ao funcionamento da Associação, assim como diversas instituições que dependem do Programa”, disse Márcia.

Para fazer parte do Programa o cidadão precisa baixar no celular o aplicativo Nota Potiguar, disponível no Google Play e App Store, e fazer o cadastro. Participaram da reunião os vereadores Nina Souza (PDT) e Robson Carvalho (PMB).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Professora de Natal utiliza música para ensinar Matemática

O universo da Matemática pode assustar muitos alunos com as inúmeras operações, resultados e números. No entanto, a ação de uma professora da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, no bairro de Felipe Camarão, tem facilitado a compreensão dos estudantes na disciplina.

FOTO: REPRODUÇÃO/PREFEITURA DO NATAL

A docente Soraia Cristina da Silva Marrocos trabalhou, com os alunos dos sétimos anos, o projeto “A Matemática e a Música: Duas paralelas que se encontram”. Nessa segunda-feira, 17, os estudantes apresentaram as músicas desenvolvidas no decorrer das atividades.

A professora explica que o projeto tem objetivo de fazer com que os alunos entendam os conceitos matemáticos de forma simplificada e motivada, utilizando a música como ferramenta indispensável para essa construção. Além disso, o projeto busca entender e evidenciar a interdisciplinaridade como alternativa para a compreensão da Matemática.

“Alunos que começaram retraídos foram se soltando e mostrando seu potencial, tanto musical, como matemático. Aos poucos, os alunos se mostraram mais seguros e motivados a realizar atividades de Matemática e, através da leitura e interpretação das definições dos conteúdos matemáticos, criaram as músicas. As aulas se tornaram mais interessantes e consequentemente foi desmistificado que a Matemática não é esse bicho papão que costumam atribuir”, explicou Soraia.

As atividades iniciaram em fevereiro deste ano, com a explicação dos conteúdos. Em seguida, os estudantes realizaram a construção das letras das músicas com base nos conceitos. A criatividade ficou evidente nos títulos das canções: “DNA da Matemática”, “A especialista em Matemática”, “Paródia: Parada da Matemática”, “Trem da Matemática”, “Paródia Numérica”, Matemática é a matéria da minha vida”, “Matemática nota 10”, entre outras.

O aluno Josielton Teixeira Rodrigues, da turma A do 7º ano, escreveu a música “Os ensinamentos da Matemática”, e conta que após a metodologia do projeto, ficou muito mais fácil de entender a disciplina. No refrão da música que produziu, ele cantou: “é só ler as anotações com atenção/Tudo fica fácil… fácil demais/Posso aprender as resoluções sem aflição/E hoje a Matemática não me causa aperreio mais não!”.

Para a professora Soraia Cristina, “a Matemática e a música estão presentes no cotidiano das pessoas, e os alunos do Ensino Fundamental trazem consigo uma experiência de vida, onde essas duas vertentes são familiares a todos. O paralelo da música com a leitura e escrita da Matemática resultou na descoberta de vários talentos musicais e verdadeiras obras pedagógicas, facilitando a compreensão dos conteúdos”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ex-governador Fernando Freire deixa a prisão

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, deixou a prisão nesta quarta-feira (19). Ele estava preso no Quartel Geral da Polícia Militar, em Natal, desde julho de 2015.

FOTO: ALBERTO LEANDRO/ARQUIVO/PORTAL NO AR

Com a progressão para o regime semiaberto, Freire foi para casa, onde vai cumprir pena com tornozeleira eletrônica. Ele pode até sair da residência, mas precisa estar no local entre 20 horas e 5 horas.

Freire foi condenado por peculato em vários processos da Operação Gafanhotos.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Moro diz no Senado que não tem nada a esconder e não tem apego ao cargo de ministro

Resultado de imagem para Moro diz no Senado que não tem nada a esconder e não tem apego ao cargo de ministro Ministro foi sabatinado sobre mensagens publicadas pelo The Intercep

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse nesta quarta-feira (19), em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que não tem nada a esconder sobre as conversas atribuídas a ele e a procuradores da Operação Lava Jato e que não tem "nenhum apego" pelo cargo que ocupa no governo Jair Bolsonaro.

Moro foi ao Senado espontaneamente para dar explicações sobre o conteúdo das mensagens de celular divulgadas pelo site The Intercept nos últimos 10 dias. Os diálogos relatados pelo site teriam ocorrido por meio do aplicativo de mensagens Telegram na época em que o ministro era o juiz responsável pelos processos da Lava Jato na Justiça Federal do Paraná.

Veja um resumo dos principais pontos da audiência do Senado com Sérgio Moro:

ministro negou "conluio" com o Ministério Público para atingir grupos políticos
disse que está absolutamente tranquilo sobre a "correção" das decisões que tomou como juiz
afirmou que não tem apego ao cargo de ministro da Justiça
levantou suspeita sobre o conteúdo das mensagens divulgadas pelo site The Intercept
sugeriu que material entregue ao site foi obtido por meio de uma invasão de celulares de autoridades feita por um "grupo criminoso"
disse não ter medo da divulgação de novos diálogos e desafiou o site a divulgar "tudo de uma vez"

O The Intercept tem revelado o teor de mensagens que sugerem que Sérgio Moro orientou a atuação de integrantes da força-tarefa da Lava Jato enquanto estava à frente dos processos em Curitiba.

Na série de reportagens, o site divulgou supostas conversas nas quais o ex-juiz cobrava de procuradores deflagração de novas fases da operação, classificava de "showzinho" manifestação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmava que o fato de o Ministério Público Federal investigar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "melindra alguém cujo apoio é importante".

A audiência pública durou oito horas e 21 minutos. Ao longo do dia, senadores da oposição e aliados do Palácio do Planalto se revezaram para questionar o ministro da Justiça.

A sessão na CCJ começou com uma fala inicial de Moro, de cerca de 20 minutos. Depois, ele respondeu a perguntas feitas por senadores. Quarenta parlamentares se inscreveram para fazer questionamentos ao ministro: 28 o apoiaram e 12 o criticaram com contundência.

Parlamentares da oposição fizeram as perguntas mais duras ao ex-magistrado. Os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Weverton (PDT-MA) chegaram a indagar se, diante das mensagens divulgadas pelo The Intercept, não seria o caso de o ministro pedir demissão do governo federal.

"O senhor é um símbolo da Justiça. O senhor foi um homem corajoso, que prendeu homens poderosos. A OAB [Ordem dos Advogados dos Brasil] agora está propondo seu afastamento do Ministério da Justiça, para preservar a sua imagem de super homem, de super herói. O senhor não deveria se afastar?", questionou o senador do PDT.

Nas respostas, Moro repetiu diversas vezes que não reconhece o conteúdo das mensagens divulgadas pelo site, mas que, mesmo assim, não vê nenhuma irregularidade nas conversas atribuídas a ele com procuradores da República que integram a força-tarefa da Lava Jato.


Ao responder um dos parlamentares, o ministro afirmou que está "absolutamente convicto da correção" das ações dele como juiz.

"Estou absolutamente tranquilo quanto a isso [correção das decisões], mas, se é esse o problema, então, o site apresente tudo. Aí a sociedade vai poder ver, de pronto, se houve alguma incorreção da minha parte", desafiou o ministro.

"Eu não tenho nenhum apego pelo cargo em si. Apresente tudo. Vamos submeter isso, então, ao escrutínio público. E, se houver ali irregularidade da minha parte, eu saio, mas não houve. Por quê? Porque eu sempre agi com base na lei e de maneira imparcial. Se forem divulgadas todas as minhas mensagens. Eu falei isso publicamente: pode divulgar tudo. Se for divulgar tudo sem adulteração, sem sensacionalismo", complementou Moro aos senadores.

Sob pressão
Embora tenha ouvido diversas manifestações de apoio e elogios de aliados do Palácio do Planalto, Sérgio Moro também escutou, ao longo das quase nove horas de audiência, críticas inflamadas sobre sua atuação como magistrado de senadores da oposição e ironias de parlamentares do Centrão.

Ex-governador da Bahia e ex-ministro do governo Dilma Rousseff, o senador Jaques Wagner foi um dos parlamentares mais incisivos nos questionamentos a Sérgio Moro. O petista afirmou que Moro "insiste" em "desqualificar" o The Intercept e o jornalista norte-americano Glenn Greenwald – responsável pelo site.

"[Existe] tentativa de muitos de desqualificar o jornalismo investigativo. Não me parece que a maior forma de responder é desqualificar, mas é responder", enfatizou Jaques Wagner.
Utilizando-se da expressão "sensacionalista", repetida várias vezes por Moro ao longo da audiência, o senador baiano indagou ao ex-juiz: "Foi uma medida sensacionalista divulgar as conversas grampeadas da presidente Dilma Rousseff?", referindo-se ao fato de o ministro ter autorizado, à época em que era magistrado, a divulgação de conversas telefônicas da petista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao responder ao parlamentar do PT, Moro disse que não criticara pessoalmente Glenn Greenwald, mas voltou a afirmar que acha que a divulgação dos diálogos do Telegram atribuídos a ele teve características de "sensacionalismo". Ao comentar a divulgação das conversas de Dilma e Lula, o ministro afirmou que havia "autorização legal" para interceptar as conversas.

Em outro outro momento da audiência, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) questionou se o ex-juiz avalia que "os fins justificam os meios" e "se a árvore está envenenada, os frutos estão".

Antes de assumir a cadeira no Senado, Contarato atuava como delegado da Polícia Civil do Espírito Santo. O parlamentar capixaba fez uma analogia da situação de Moro com a de um delegado.

"Se eu, como delegado, fizesse contato com as partes de um inquérito, e isso chegasse ao Ministério Público, ou ao Judiciário, acho que sairia preso da delegacia. Não podemos rasgar princípios que fortalecem a democracia", declarou o senador da Rede.


Na resposta, Moro enfatizou que, na visão dele, as conversas entre juízes, procuradores e advogados são normais.

"O senhor, que é da prática jurídica, que já atuou nessa área, sabe que são normais conversas entre juízes, normais conversas entre procuradores, normais conversas entre policiais e entre advogados. A questão do aplicativo, foi apenas ali uma troca de mensagens mais rápidas, se é que essas mensagens são de todo autênticas", justificou o ministro.

Investigado pela Lava Jato, o senador Humberto Costa (PT-PE) acusou Moro de ter enganado milhões de brasileiros, "intencionalmente ou não" e sugeriu que o ministro tenha a humildade" de pedir demissão" do Ministério da Justiça.

"Vossa excelência, como muitos seres humanos terminam vivenciando, ficou embevecido com o estrelismo, com o protagonismo que vossa excelência assumiu. Isso é humano e, por isso, no afã, talvez até de buscar a verdade, cometeu uma série de equívocos", afirmou Humberto Costa.

Primeiro senador a fazer perguntas a Moro, o senador Weverton questionou a imparcialidade do ministro como juiz federal e cobrou que ele entregasse o celular à Polícia Federal para que seja periciado.

"O senhor agora é suspeito de corromper a imparcialidade do Judiciário. Não deveria o senhor já ter se adiantado e ter entregue o seu celular e o seu Ipad para a perícia?", indagou o parlamentar do PDT.

"Eu entreguei, ao contrário do que vossa excelência afirma, eu entreguei meu aparelho celular à Polícia Federal para exame. Não tem problema nenhum quanto a isso", rebateu Moro.

Apesar das críticas, também houve afagos de aliados ao trabalho de Sérgio Moro na condução dos processos da Lava Jato no Paraná. Fazendo coro ao ministro, senadores governistas afirmaram que houve ilegalidade na obtenção e divulgação das mensagens do Telegram.

"Quem conhece o nosso sistema jurídico sabe que conversas entre procuradores, juízes e advogados acontecem. É comum a expressão embargos auriculares. Eu queria entender que crime haveria nessas trocas de mensagens até aqui divulgadas? O senhor tem preocupação que as divulgações de supostas conversas possam manchar ou impedir investigações da Lava Jato no futuro?", ressaltou o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado.

Integrante do partido de Bolsonaro, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) disse que o modelo processual brasileiro permite ao juiz atuar como juiz de instrução, embora não exista essa figura no direito brasileiro. O juiz de instrução é uma figura jurídica existente em alguns países, como a Itália, responsável por auxiliar tanto defesa quanto acusação na obtenção das provas para juntar ao processo.

"Nós adotamos um modelo processual misto, que permite ao juiz diligências, ser ativo nas investigações. O juiz, em nosso sistema. pode ordenar que uma perícia seja realizada, uma testemunha seja ouvida, que alguém seja preso preventivamente, etc. o juiz é praticamente um personagem, ora, é praticamente uma autorização legal para agir como juiz de instrução, certo?", declarou a senadora.

'Não existe conluio'
Logo no início da audiência na CCJ do Senado, o ministro da Justiça recorreu a dados, do período em que estava à frente da Lava Jato, para tentar demonstrar que "não existe conluio" entre ele e os integrantes da força-tarefa do Ministério Público Federal.

Moro disse aos parlamentares que, de 90 denúncias apresentadas pelo MPF no período em que ele esteve no comando dos processos da Lava Jato no Paraná (2014 a 2018), 45 "ações foram sentenciadas", e os procuradores recorreram de 44 sentenças.

"É um indicativo claro de que não existe conluio nenhum, inclusive, divergência: 44 recursos de 45 sentenças. Foram 291 acusados no total. Foram 211 condenações, 63 absolvições. Um percentual aqui de 21% de absolvições também é um indicativo de que não há qualquer espécie de convergência absoluta entre o Ministério Público e o juízo ou entre a polícia e o Ministério Público", afirmou.
Moro disse ainda que sua equipe fez um levantamento sobre prisões cautelares. Segundo o ex-juiz, houve 298 pedidos de prisões desse tipo e que 91 foram negadas.


"Também a demonstrar que não existe qualquer espécie de convergência entre Ministério Público e juízo, necessariamente", ressaltou o ministro.

Possíveis adulterações
Sérgio Moro explicou que, eventualmente, pode haver nas transcrições divulgadas pelo The Intercept algo que ele possa realmente ter dito, mas ressaltou que não tem como se certificar da autenticidade do conteúdo. Ele ponderou aos senadores que, na avaliação dele, o contexto pode ter sido alterado para criar "situação de escândalo" inexistente.

“O que eu vejo ali, nas mensagens que foram divulgadas, tem algumas coisas que eu eventualmente posso ter dito. Tem algumas coisas que me causam estranheza. Mas o fato é que ainda que tenha alguma coisa verdadeira, essas mensagens podem ser total ou parcialmente adulteradas, às vezes até com mudança de trecho ou mudança de palavra para caracterizar uma situação de escândalo que no fundo é inexistente. Desde o primeiro momento, nós sempre nos referimos como supostas mensagens. Eu não tenho como me certificar da autenticidade disso”.

O ministro afirmou ainda que o conteúdo dos diálogos não mostra nada fora do normal.

"Eventualmente, pode ter havido uma mensagem, mas nada do que não seria normal. Não estou dizendo mais uma vez que eu reconheço a autenticidade", afirmou o ministro. "O fato é que várias pessoas lendo essas mensagens não identificaram, ao contrário de todo o sensacionalismo do site, ilícitos, irregularidades ou qualquer desvio ético."


Moro afirma que não se lembra da íntegra das mensagens que trocou há dois ou três anos. Ele disse que não usa o aplicativo de mensagens Telegram desde 2017 e que não tem como recuperar o conteúdo original no aplicativo.

Em uma rede social, o Telegram informou nesta quarta-feira que as contas de usuários que ficam mais de seis meses inativos são destruídas automaticamente.

"Eu não lembro de mensagem que eu mandei um mês atrás, há dois meses. Querem que eu lembre mensagem que eu mandei há dois, três anos atrás. Não tem como. Não tenho esses elementos", declarou Moro aos parlamentares.
Alguns minutos depois, na audiência, o senador Otto Alencar (PSD-BA) ironizou a fala de Moro. "Não exijo muito da memória do ministro Moro, porque ele tem péssima memória", afirmou o parlamentar.

'Invasão criminosa'

O ministro disse que houve invasão de celulares de autoridades feita por um "grupo criminoso" e não por um "adolescente com espinhas".

"O que existe de fato é uma invasão criminosa, por um grupo organizado, que tem por objetivo ou invalidar investigação por lavagem de dinheiro e corrupção, ou desestabilizar investigações que ainda estão em andamento, e ainda podem atingir pessoas poderosas, ou possíveis ataques às instituições brasileiras", completou Moro.

Segundo o ministro, seu celular foi alvo de um ataque em 4 de junho, e ele entregou o aparelho para a Polícia Federal para que o caso fosse investigado. Moro disse que não há evidência de que o conteúdo do celular foi acessado

Conversas entre juízes e as partes do processo
Moro explicou que, na tradição jurídica brasileira, são normais conversas entre juízes, procuradores e advogados no decorrer do processo. O ministro citou artigos publicados na imprensa que apontaram esse tipo de diálogos como “normais”.

“Vamos esclarecer para quem não conhece, mas aqui estão vários ex-juízes, ex-policiais e ex- advogados. Vamos esclarecer. Aqui na tradição jurídica brasileira não é incomum que juiz converse com advogado, que juiz converse com promotor. Isso acontece a todo momento", disse Moro.


"E, no caso do juiz criminal, é muito comum, já que o juiz responsável tanto pela fase de investigação como pela fase do processo, receba policiais e procuradores e converse sobre diligências que vão ser requeridas, diligências que vão ser cumpridas. Isso é absolutamente normal", concluiu.

Ele citou dois exemplos: o procurador que se dirige a um juiz para dizer que vai pedir prisão preventiva de um suspeito; e um advogado que pede a revogação da prisão preventiva do cliente.

Conversas entre juízes e as partes do processo
Moro explicou que, na tradição jurídica brasileira, são normais conversas entre juízes, procuradores e advogados no decorrer do processo. O ministro citou artigos publicados na imprensa que apontaram esse tipo de diálogos como “normais”.

“Vamos esclarecer para quem não conhece, mas aqui estão vários ex-juízes, ex-policiais e ex- advogados. Vamos esclarecer. Aqui na tradição jurídica brasileira não é incomum que juiz converse com advogado, que juiz converse com promotor. Isso acontece a todo momento", disse Moro.


"E, no caso do juiz criminal, é muito comum, já que o juiz responsável tanto pela fase de investigação como pela fase do processo, receba policiais e procuradores e converse sobre diligências que vão ser requeridas, diligências que vão ser cumpridas. Isso é absolutamente normal", concluiu.

Ele citou dois exemplos: o procurador que se dirige a um juiz para dizer que vai pedir prisão preventiva de um suspeito; e um advogado que pede a revogação da prisão preventiva do cliente.

Fonte: G1
Leia Mais ››