segunda-feira, outubro 22, 2018

Corpo de Bombeiros encontra corpo carbonizado ao apagar incêndio em terreno baldio na Zona Oeste de Natal

Militares do Corpo de Bombeiros encontraram um corpo carbonizado enquanto apagavam um incêndio em um terreno baldio no bairro do Planalto, na Zona Oeste potiguar de Natal, na tarde desta segunda-feira (22).

Corpo foi encontrado enquanto militares apagavam chama em terreno do bairro Planalto, em Natal — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros
Corpo foi encontrado enquanto militares apagavam chama em terreno do bairro Planalto, em Natal — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Os moradores tocaram fogo no matagal de um terreno na rua Cafarnaum, no Planalto. As chamas se espalham e saíram do controle, ameaçando atingir as casas.

Acionadas, equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas ao local e, enquanto os militares trabalhavam, encontraram o corpo de um homem, já parcialmente carbonizado.

O local foi isolado para as investigações e para a perícia. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) vai precisar de um exame mais avançado para saber se há algum ferimento no corpo, que aparentemente é de um homem com idade entre 20 e 30 anos de idade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Igrejas e prédios públicos são alvo de vandalismo em cidade do interior do RN

Duas igrejas e um posto de saúde foram atacados por vândalos durante o fim de semana e na madrugada desta segunda-feira (22) em Parelhas, cidade da região Seridó potiguar. Os casos foram registrados na Polícia Civil, que já investiga uma possível relação entre as ações.

Instrumentos musicais foram queimados dentro de igreja em Parelhas, na região Seridó potiguar — Foto: Oberdan Eduardo Bezerra
Instrumentos musicais foram queimados dentro de igreja em Parelhas, na região Seridó potiguar — Foto: Oberdan Eduardo Bezerra

O alvo mais recente foi o posto de saúde do bairro Ivan Bezerra. O prédio sofreu depredações e vidros de portas e janelas foram quebrados. No domingo (21), foi registrado um caro de vandalismo e até incêndio em uma igreja evangélica localizada no mesmo bairro.

No templo religioso, os criminosos atearam fogo em alguns instrumentos musiciais, após invadirem o prédio. Também houve tentativa de invasão a outra igreja da cidade. Em todos os casos, nenhum objeto foi roubado pelos criminosos.

Posto de saúde foi alvo de vândalos em Parelhas, na região Seridó do RN — Foto: Oberdan Eduardo Bezerra
Posto de saúde foi alvo de vândalos em Parelhas, na região Seridó do RN — Foto: Oberdan Eduardo Bezerra

Os casos não são isolados. Segundo o delegado Alex Freire, outro ataque a um posto de saúde da cidade foi registrado há cerca de 15 dias. Na ocasião, também não houve registro de roubo.

Segundo o chefe da Polícia Civil no município, uma possível motivação para os crimes seria a insatisfação de facções criminosoas com algumas prisões realizadas na região. Porém, ele ressaltou que o caso ainda está em andamento.

Vidros de janelas e portas de prédios públicos foram quebrados por vândalos em Parelhas, na região Seridó do RN — Foto: Oberdan Eduardo Bezerra
Vidros de janelas e portas de prédios públicos foram quebrados por vândalos em Parelhas, na região Seridó do RN — Foto: Oberdan Eduardo Bezerra

Fonte: G1
Leia Mais ››

Receita Federal apreende mais de 10kg de MDMA em bagagem no Galeão

Agentes da alfândega do Aeroporto Internacional Galeão apreenderam 10,26kg de MDMAA, princípio ativo do ectasy. A apreensão, divulgada pela Receita Federal nesta segunda-feira (22), aconteceu na sexta-feira (19).

MDMA foi apreendido no Galeão — Foto: Divulgação/Receita Federal
MDMA foi apreendido no Galeão — Foto: Divulgação/Receita Federal

A substância foi encontrada em duas malas de uma brasileira de 24 anos, residente em Natal, no Rio Grande do Norte. Ela desembarcou no Rio em voo procedente de Lisboa, com embarque inicial em Bruxelas.

Após ser selecionada pelo sistema de Gerenciamento de Risco e identificada pelo reconhecimento facial, a passageira teve suas bagagens direcionadas para a inspeção no raio- X, e as imagens indicaram a presença de substância orgânica.

Encaminhada à inspeção física, foram identificados 6 pacotes com a droga ocultos em fundos falsos das malas. A passageira foi conduzida à Polícia Federal para prisão em flagrante.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista perde controle e picape destrói varanda de casa em acidente na Zona Norte de Natal

Uma picape destruiu a varanda de uma casa, em um acidente que aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (22) na Zona Norte de Natal. Segundo testemunhas, o motorista perdeu o controle do veículo ao desviar de um caminhão-baú. Ele acabou invadindo o terreno do imóvel, que fica às margens da avenida Moema Tinôco.

Picape destruiu varanda de casa na Zona Norte de Natal; dono do imóvel estava na varanda minutos antes do acidente — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Picape destruiu varanda de casa na Zona Norte de Natal; dono do imóvel estava na varanda minutos antes do acidente — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

O caso aconteceu por volta das 11h20 no conjunto Gramorezinho, no bairro Pajuçara. De acordo com testemunhas, o motorista tentou evitar uma batida em um caminhão baú que passava pela avenida e desviou, porém perdeu o controle do carro e invadiu a área da casa.

Com a batida nos pilares, o telhado cedeu sobre o veículo. O motorista foi socorrido por pessoas na região e levado ao Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da capital, com ferimentos leves nos braços.

O dono do imóvel disse que sempre ficava sentado em um sofá, que estava na área e foi arrastado pelo veículo. Ele deixou o local menos de cinco minutos antes do acidente, porque foi chamado pela esposa para almoçar.

A família do motorista foi até o local para avaliar os prejuízos. De acordo com eles, a reforma deverá ser custeada por um seguro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Lei isenta doadores de medula óssea e beneficiários de programas sociais de taxa de inscrição em concursos no RN

O governo do Rio Grande do Norte sancionou a Lei 10.440/2018, que permite a doadores de medula óssea e beneficiários de programas sociais do Governo Federal direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos para cargos efetivos ou empregos permanentes em órgãos e entidades da administração pública e de qualquer um dos poderes estaduais.

Doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde ficam isentos de taxa de concursos no RN — Foto: JLSiqueira/ALMT
Doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde ficam isentos de taxa de concursos no RN — Foto: JLSiqueira/ALMT

De acordo com a Lei, proposta pelo deputado Nélter Queiroz (MDB), o benefício é destinado a integrantes de famílias de baixa renda registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional. Os outros beneficiários são os doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Para ter direito à isenção, os candidatos terão que comprovar ter os requisitos no momento da inscrição, "nos termos do edital do concurso".

Com a Lei, os órgãos públicos do Rio Grande do Norte que realizarem concursos ficam obrigados a inserir nos editais uma cláusula que assegure o benefício da isenção para os candidatos nessas condições.

A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOE) da última quarta-feira (17). A isenção de que trata a Lei não pode ser aplicada aos concursos públicos cujos editais tenham sido publicados antes da vigência dela.

Fonte: G1
Leia Mais ››

ONG americana vem ao RN treinar 154 professores da rede pública


O Rio Grande do Norte volta a receber nesta semana, entre os dias 23 e 26, o STEM Brasil, programa de capacitação de professores da ONG norte-americana Educando. No período, 154 docentes do ensino médio de 22 escolas da rede pública estadual receberão mais uma etapa de formação nas áreas de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática.

O estado já esteve duas vezes na agenda do STEM Brasil, com 294 professores formados, de 42 escolas, impactando 33,6 mil alunos. Desta vez, a ação, focada no aprimoramento de aulas práticas e realizada em parceria com empresas privadas e o governo local, vai impactar 17,6 mil alunos de 17 cidades: Angicos, Areia Branca, Currais Novos, João Câmara, Lagoa Nova, Mossoró, Natal, Parnamirim, Pau dos Ferros, Poço Branco, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Umarizal, Caicó, Macaíba, Macau, Nova Cruz.

“Quando iniciamos o STEM Brasil no Rio Grande do Norte, em 2017, ficamos impressionados com o grande interesse dos professores em criar projetos com seus alunos e ampliar o interesse deles pelas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Temos certeza que esse é o caminho para melhorar a vida dos estudantes, despertar neles o interesse pelas carreiras técnicas e ajudar no desenvolvimento econômico e social do estado. Estamos aqui, por meio das formações de professores, oferecendo apoio para estas transformações que comprovam a grande diferença que um professor pode fazer na vida de todas as pessoas, não apenas dos seus alunos”, afirma Marcos Paim, diretor do STEM Brasil.

O STEM Brasil chega ao Rio Grande do Norte após treinar, somente nos últimos dois meses, 1.435 professores em 214 escolas dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Amapá chegando a aproximadamente 120 mil alunos impactados somente entre agosto e setembro.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Polícia Rodoviária Federal vai construir nova sede no RN



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu na manhã desta segunda-feira (22), o Regime Diferenciado de Contratação – RDC eletrônico nº 1/2018, para contratação de empresa de engenharia especializada em obras de construção, para a edificação da nova sede da Superintendência Regional no Rio Grande do Norte.

As novas instalações estão sendo pensadas para melhorar o desempenho das atividades desenvolvidas pela PRF em defesa da sociedade. A nova sede contará com área para treinamento, stand de tiro, melhor logística para o atendimento ao público, além de amplo estacionamento.

A nova estrutura compreende um conjunto de doze prédios localizados no atual terreno da Superintendência, na Avenida Nascimento de Castro, 1.540, bairro Lagoa Nova, Natal/RN, em uma área de terreno de 20.022,00 m². A abertura das Propostas acontecerá no próximo dia 13 de novembro 2018, às 10h, no site www.comprasnet.gov.br.

Fonte: Portal no AR
Leia Mais ››

Crediamigo amplia limite para investimento até R$ 15 mil


O programa de microcrédito do Banco do Nordeste, Crediamigo, aumentou para R$ 15 mil o limite de empréstimos voltados a investimentos, como compra de máquinas e equipamentos, construções e reformas. Até então, os clientes podiam obter até R$ 8 mil para essa finalidade.

De acordo com o superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do BNB, Alex Araújo, a ampliação visa dar maior poder de compra aos microempreendedores, de forma que possam realizar mais investimentos, em virtude da proximidade das vendas de final de ano.

Em função do período de aquecimento da economia no último quadrimestre de 2018, o Crediamigo simplificou ainda seus produtos voltados para capital de giro solidário e estendeu também o limite para até R$ 15 mil, que antes podia alcançar até R$ 2 mil. Os recursos para essa modalidade de crédito são usados, essencialmente, para a compra de mercadorias e insumos de produção, bem como formação e renovação de estoques.

O microcrédito atende pessoas que trabalham por conta própria, individualmente ou reunidos em grupos solidários, que atuam nos setores informal ou formal da economia, no comércio, serviços e indústria. O Crediamigo é o maior programa de microcrédito orientado da América do Sul e o terceiro maior do mundo. Oferta crédito com prazo de pagamento de até 24 meses, incluindo linhas com até seis meses de carência. O crédito é concedido de forma desburocratizada, já que a modalidade não exige comprovação de renda.

Associado ao crédito, o Crediamigo oferece aos empreendedores acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso. Além de capital de giro, o programa disponibiliza recursos para investimentos em móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, reformas de instalações físicas e seguros de vida. As linhas e as condições para contratação estão detalhadas em www.bnb.gov.br/crediamigo/produtos.

O Banco do Nordeste já superou R$ 6,4 bilhões em aplicações do microcrédito urbano em 2018. O valor está distribuído em mais de 3 milhões de operações e é 11,9% maior do que no mesmo período do ano passado. Atualmente, o Crediamigo atende mais de 2 milhões de clientes nos nove Estados nordestinos, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Sesap realiza Semana de Conscientização sobre fissura labiopalatina


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal (GASB), está realizando até o próximo sábado (27), em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Natal, a Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina (FLP).

O objetivo é sensibilizar a sociedade e os profissionais de saúde sobre a necessidade do tratamento desta malformação congênita que, quando não ocorre em suas diversas etapas ou sem o devido acompanhamento, pode causar sérios danos ao desenvolvimento psicossocial da criança. As crianças que apresentam as fissuras precisam se submeter a um longo programa de recuperação com uma equipe composta de cirurgião-dentista, médico, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermeiro.

A fissura labiopalatina é decorrente da falta de fusão do palato durante o período intra-uterino, sendo incluída entre as anomalias mais comuns. No Brasil, as fissuras ocorrem em aproximadamente um a cada 650 nascimentos. “A Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina, é de fundamental importância, não somente para os portadores dessa malformação, como também para os profissionais da saúde, professores e familiares que terão a oportunidade de vivenciar e trocar experiências sobre a temática”, explicou Marco Aurélio Azevedo, coordenador de saúde bucal da Sesap.

A abertura da Semana aconteceu nesta segunda-feira (22), no Centro Especializado em Reabilitação (CER, antigo CRI). Amanhã haverá a qualificação dos profissionais da rede de Atenção Básica sobre fissura labiopalatina, das 8h às 17h, no Centro Universitário do RN (UNI-RN), onde serão apresentadas palestras com profissionais médicos, nutricionistas, ortodontistas e fonoaudiólogos sobre o tratamento das fissuras e a necessidade de atendimento multidiscplinar.

A Escola Estadual Manoel Vilaça recebe, na quarta-feira (24), durante a manhã e tarde, uma ação de contação de história intitulada “Desarme seus olhos diante da deficiência”. Já na quinta (25) os coordenadores de saúde bucal das regionais de saúde e Grande Natal se reúnem na Sesap, a partir das 8h, para construir um fluxo para atendimentos e encaminhamentos para os pacientes com fissura labiopalatina.

E no sábado (27), encerrando a Semana da Conscientização do fissurado, acontece no Bosque das Mangueiras uma caminhada também alusiva ao dia do cirurgião dentista, com a parceria do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO), Sindicato dos Odontologistas (SOERN), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Núcleo de Atendimento Interdisciplinar ao Fissurado (NAIF) e Associação dos Pais e Amigos dos Fissurados (APAFIS).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Petrobras anuncia redução de 2% no preço da gasolina nas refinarias


A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (22) uma redução de 2% no preço da gasolina comercializada em suas refinarias.

A partir desta terça-feira (23), o litro do combustível passará a ser negociado a R$ 2,0639, segundo informou a estatal.

Essa é a sétima queda consecutiva do preço, que desde 22 de setembro, quando custava R$ 2,2514 por litro, já recuou 8,33%.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Presidente do STF diz que ataque ao judiciário é ataque à democracia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, divulgou hoje (22) uma nota oficial em que afirma ser fundamental para a democracia garantir a independência da Corte.

MINISTRO DO STF, DIAS TOFFOLI É PRESIDENTE DA CORTE - CNJ/AGÊNCIA BRASIL

“O Supremo Tribunal Federal é uma instituição centenária e essencial ao Estado Democrático de Direito. Não há democracia sem um Poder Judiciário independente e autônomo. O País conta com instituições sólidas e todas as autoridades devem respeitar a Constituição. Atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia”, diz a nota.

O texto foi divulgado pelo STF após a repercussão de uma fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), em que o parlamentar diz que para fechar o Supremo “não manda nem um jipe, manda um soldado, um cabo”.

Toffoli, que estava na Itália em viagem a trabalho quando a fala de Bolsonaro repercutiu no Brasil, se manifestou após outros ministros também falarem sobre o caso. Ao jornal Folha de S. Paulo, o ministro Luís Roberto Barroso havia dito que o STF deveria se manifestar a “uma só voz”.

Também nesta segunda, o ministro Celso de Mello, o mais antigo do Supremo, classificou de golpista a fala do deputado. “Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!!”, disse o decano em nota também publicada pela Folha de S. Paulo.

Ontem (21), a ministra do STF Rosa Weber, presidente ainda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também rebateu as declarações de Eduardo Bolsonaro. “No Brasil, as instituições estão funcionando normalmente e juiz algum que honra a toga se deixa abalar por qualquer manifestação que eventualmente possa ser compreendida como inadequada”, disse ela.

Vídeo

O vídeo em que Eduardo Bolsonaro, deputado federal reeleito por São Paulo com a maior votação da história (1,8 milhão de votos), diz que basta um soldado e um cabo para fechar o STF viralizou durante o fim de semana nas redes sociais. A afirmação foi feita em julho durante a aula de um cursinho preparatório para a Polícia Federal (PF), em Cascavel (PR).

Em resposta a um questionamento sobre uma possível ação do Exército caso seu pai fosse impedido de assumir a Presidência por alguma decisão do Supremo, Eduardo Bolsonaro respondeu: “Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo”.

“O que é o STF? Tira a poder da caneta da mão de um ministro do STF, o que ele é na rua. Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter manifestação popular a favor dos ministros do STF? Milhões na rua?”, acrescentou o deputado federal.

O presidenciável Jair Bolsonaro desclassificou a fala do filho, afirmando que se ele falou em fechar STF, “precisa consultar um psiquiatra”. O candidato do PSL negou qualquer intenção em intervir no Supremo.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Vídeo mostra momento em que delegado agride e aponta arma para o rosto de policial dentro de delegacia no RN

A Polícia Civil potiguar divulgou um vídeo que mostra o momento em que o delegado Delmontiê Evaristo Falcão, atualmente aposentado, agride com tapas um policial civil e aponta uma arma para o rosto dele, fato ocorrido em 2015 dentro da delegacia de Macau.

Foram estas imagens, ainda de acordo com a polícia, que embasaram a abertura de um inquérito que levou, na manhã desta segunda (22), a realização de uma operação que prendeu o delegado – apontado como chefe de um grupo de pistolagem na região Oeste potiguar.

Imagens mostram momento em que o delegado agride com um tapa e depois aponta a arma para o rosto do policial — Foto: Reprodução/Vídeo
Imagens mostram momento em que o delegado agride com um tapa e depois aponta a arma para o rosto do policial — Foto: Reprodução/Vídeo

O G1 tentou localizar a defesa do delegado, mas ainda não foi possível o contato.

A operação que prendeu o delegado foi batizada de 'Hostes', e foi realizada nas primeiras horas da manhã por agentes da Delegacia Especializada em Defesa do Patrimônio (Dedep) e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). O delegado estava em uma granja, com a família, localizada entre os municípios de Vera Cruz e Macaíba, na Grande Natal.

Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em Ipanguaçu, Vera Cruz, Macaíba e Natal. Foram apreendidas armas de fogo, munições e uma motocicleta roubada que estava na residência do delegado.

Durante as buscas, ainda de acordo com a Deicor, foram apreendidas armas de fogo e munições — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação
Durante as buscas, ainda de acordo com a Deicor, foram apreendidas armas de fogo e munições — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação

As investigações foram iniciadas a partir de uma denúncia feita pelo policial civil agredido.

Delmontiê, que se aposentou no ano passado, foi titular de várias delegacias do estado, incluindo delegacias especializadas. Em 2015, ele era titular da Delegacia Regional de Macau, que também atende ao município de Assu, onde o policial agredido trabalhava.

Em coletiva realizada pela manhã, a Delegacia Geral da Polícia Civil informou que Delmontiê deve ser indiciado pelos crime de tortura, abuso de autoridade, prevaricação, constituição de milícia privada, porte ilegal de arma de fogo, posse irregular de munição de uso restrito e permitido, além de adulteração de veículo automotor.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN convoca 110 professores para compor quadro efetivo da rede estadual

Resultado de imagem para Governo do RN convoca 110 professores para compor quadro efetivo da rede estadual

O Governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado, no último sábado (20), a convocação de 110 professores para compor o quadro efetivo da rede estadual de ensino. Esta é a quarta convocação do ano referente ao concurso do edital 001/2015.

Os convocados atendem as necessidades das disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua espanhola, língua inglesa, química, física, educação física, ciências biológicas, filosofia, sociologia, arte, música, ensino religioso, história, geografia, além de pedagogia para educação especial, pedagogia para anos iniciais e especialistas de educação para suporte pedagógico.

As cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz, Caicó, Umarizal, Macau, São Paulo do Potengi, Ceará Mirim, Currais Novos, Assu, Apodi, Pau dos Ferros e Angicos receberão nos próximos dias professores nas áreas que necessitam. Para conferir a lista de convocados e os documentos necessários para convocação, é só acessar o site do Diário Oficial e seguir o passo-a-passo: poder executivo – governadoria – atos.

Fonte: G1
Leia Mais ››