quarta-feira, novembro 01, 2017

De novo: mais um arrastão em Severiano Melo

Resultado de imagem para dupla em moto assaltaDe todas as cidades pequenas aqui por perto, a que menos compensa você investir num bom celular, pois há grande possibilidade de perdê-lo pra bandidagem é Severiano Melo.
Quase toda semana tem arrastão por lá e sempre da mesma forma:
bandidos chegam em moto e fazem o rapa dos aparelhos de quem se encontra nas calçadas e ruas da cidade.
O blog João Moacir recebe informações que mal novembro  começou, já registrou nesse seu primeiro dia do mês mais um arrastão e novas vítimas ficaram no prejuízo.
Não tem quem aguente...

Fonte: João Moacir
Leia Mais ››

Corpo é encontrado algemado, baleado e carbonizado em carro em chamas em SP

Um corpo não identificado foi encontrado algemado, baleado e carbonizado dentro do porta- malas de um carro em chamas, na Rua Jayme de Almeida Paiva, sem saída, na região do Morumbi, Zona Sul de São Paulo (Foto: Marivaldo Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)Um corpo não identificado foi encontrado algemado, baleado e carbonizado dentro do porta-malas de um carro em chamas, na madrugada desta quarta-feira (1º), em uma rua sem saída na região do Morumbi, área nobre da Zona Sul de São Paulo.
Policiais militares encontraram o cadáver após receberem um chamado para atender ocorrência de disparo de arma de fogo na Rua Jayme de Almeida Paiva.
Ao chegarem na via, os agentes da Polícia Militar (PM) notaram que um Volkswagen Logus branco pegava fogo. Então acionaram o Corpo de Bombeiros, que apagou o incêndio.
Em seguida, se aproximaram do veículo incendiado e abriram o porta-malas, onde estava o corpo queimado. Por conta do estado em que foi encontrado, não foi possível saber se a vítima é homem ou mulher.
Algemado
Além de algemado, o cadáver estava com várias perfurações de tiros, segundo informou a assessoria de imprensa da PM. Para a polícia, a vítima foi assassinada. O caso acabou registrado no 89º Distrito Policial (DP), Portal do Morumbi, como homicídio.
“Como a autoria do crime é desconhecida, pedimos auxílio ao DHPP [Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa], que investigará o caso”, disse ao G1 o delegado Clésio Oliveira Filho, do 89º DP. "Será preciso identificar a vítima e saber quem a matou".
O corpo foi levado a uma unidade do Instituto Médico Legal (IML). Até a publicação desta reportagem, a vítima não havia sido identificada. Também não houve reclamação de parentes sobre pessoas que tenham desaparecido na região.
O automóvel queimado continuava na via até às 11h30 desta terça. Ele seria rebocado para a delegacia da área.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sem medo, aposentado desafia a morte e põe foto no futuro túmulo: 'Se ela olhar, vai pensar que já morri'

O aposentado Roberto Rossi diante do próprio túmulo em Ribeirão Preto (Foto: Adriano Oliveira/G1)

Assim como muitos brasileiros, o aposentado Roberto Rossi, de 58 anos, pretende ir ao cemitério nesta quinta-feira (2), Dia de Finados. Só que, diferente da maioria, não vai prestar homenagem aos familiares mortos, mas visitar o próprio túmulo, que está pronto até com a fotografia dele há quase dois anos.
“Eu deixo a minha foto no túmulo porque a morte vai olhar e pensar ‘esse aí já está enterrado mesmo’ e não vai me perturbar em casa”, brinca.
A lápide surpreende os visitantes do Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto (SP), principalmente quando Rossi vai ao local, cerca de uma vez por semana, levar algumas guloseimas “para si mesmo”: um doce fica sobre a lápide e outro vai para a boca.
“Outro dia, eu chamei um senhor e perguntei ‘gostou da foto?’. Daí ele respondeu: ‘é o senhor?’ Eu disse que era. Ele se aproximou para olhar melhor e eu me escondi atrás de um túmulo mais alto. Quando ele se virou: ‘ai minha Nossa Senhora, um fantasma!’, e saiu correndo”, diz.

Há dois anos o túmulo do aposentado Roberto Rossi está preparado no Cemitério da Saudade em Ribeirão Preto (Foto: Adriano Oliveira/G1)
Há dois anos o túmulo do aposentado Roberto Rossi está preparado no Cemitério da Saudade em Ribeirão Preto (Foto: Adriano Oliveira/G1)

Quem conhece Rossi, sabe que ele não gosta de tratar a morte como tabu. Ao contrário, sempre aborda o assunto com naturalidade e descontração. O aposentado tem até um aplicativo no celular que diz capturar a vibração dos espíritos e gosta de brincar de "caça-fantasmas".
Rossi conta que decidiu deixar o túmulo preparado depois que sofreu o primeiro de dois infartos. De lá para cá, o estado de saúde se agravou, inclusive porque sofre com diabetes. Ao todo, ele toma 12 medicamentos por dia para controlar a pressão arterial e o nível de glicemia no sangue.
“Estou fazendo hora extra, então decidi deixar tudo pronto. Sempre quis uma foto colorida no meu túmulo, bem bonita, com os dizeres que eu escolhesse. Se deixar, minha família vai colocar qualquer coisa", diz.
Espiritualista, Rossi diz acreditar na eternidade da alma. Por esse motivo, deixou gravado no lugar da futura data de morte o epitáfio “e a vida continua...”. Ele também afirma que não tem medo de morrer, mas espera ter uma morte sem sofrimento.
“Não quero ficar na cama de um hospital paralisado, não quero morrer de doença. Quero alguma coisa rápida. Eu já pedi: se tenho merecimento para isso, que eu morra rápido", afirma.

Em montagem publicada no Facebook, o aposentado Roberto Rossi brinca com a morte (Foto: Reprodução)
Em montagem publicada no Facebook, o aposentado Roberto Rossi brinca com a morte (Foto: Reprodução)

Sonoplasta aposentado, Rossi explica que colocou na lápide uma foto em que aparece sentado diante da mesa de som da emissora de televisão onde trabalhou por 36 anos. Segundo ele, a profissão sempre foi motivo de alegrias e boas lembranças.
“Aquele é o lugar que eu mais gostei na minha vida. Eu vivi 36 anos naquela emissora, naquela mesa de som, e é um dos lugares onde eu já me senti mais feliz. Metade da minha vida foi felicidade, naquele lugar, sendo sonoplasta”, diz.
E não é apenas no cemitério que o aposentado brinca com a morte. Em seu perfil no Facebook, é comum postar imagens como se ele já estivesse dentro do próprio caixão ou conversando com a caveira com a foice na mão, símbolo da morte.
“As pessoas têm que se preparar, é uma coisa que faz parte. Às vezes, as brincadeiras podem ajudar a perderem esse medo, esse terror. Eu sempre aconselho as pessoas: se você tem vontade de fazer alguma coisa, faça. A gente nunca sabe o dia de amanhã”, diz.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Família norte-americana desaparece após ser vítima de assalto em balsa no Pará

O casal de norte-americanos Adam Harris Heart, de 39 anos, e Emily Faith Heart, de 37, e as duas filhas estão desaparecidos desde domingo (29), após serem vítimas de um assalto praticado por piratas a uma balsa que seguia para o município de Breves, na Ilha de Marajó, no Pará.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança do Pará (Segup), os assaltantes deslocaram a balsa para uma área conhecida como Porto dos Dias. Lá, pegaram os pertences roubados e abandonaram a embarcação, deixando tripulantes e passageiros presos. Quando a polícia chegou ao local, percebeu que a família americana não estava mais na balsa.
Uma moradora de Porto dos Dias, porém, contou outra versão. Segundo Elians Dias, o assalto teria sido praticado ainda no rio e, quando encerrado, os condutores da embarcação se dirigiram para o vilarejo. "Após o assalto eles foram para a nossa vila, pois lá tem internet e telefone. Assim puderam fazer a comunicação às autoridades", disse.

Família norte-americana estaria desaparecida desde domingo (29), após assalto a balsa (Foto: Divulgação/Segup)
Família norte-americana estaria desaparecida desde domingo (29), após assalto a balsa (Foto: Divulgação/Segup)

Desdobramento
A Segup montou uma operação para fazer buscas pela família na região de Breves. Um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) saiu na manhã desta quarta-feira (1º) de Belém para auxiliar no trabalho.
Um inquérito foi aberto para investigar o desaparecimento da família. O trabalho de inteligência da Segup analisa as redes sociais e faz contato com familiares em Florianópolis (SC), onde o casal teria residência, e nos Estados Unidos.
Ainda segundo a Segup, foi instaurado um inquérito para investigar o assalto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Fiquei perplexo e esperando provas', diz Maia sobre declarações de Torquato

Presidente daCâmara dos Deputados, Rodrigo Maia, participou de evento no Rio na manhã desta quinta-feira (31) (Foto: Reprodução / TV Globo)
O presidente da Câmara fez duras críticas nesta quarta-feira (1º) às declarações do ministro da Justiça, Torquato Jardim, sobre a segurança pública no Rio de Janeiro.
Maia disse em entrevista ao Blog que está "perplexo" e aguarda "provas" do ministro sobre as acusações de que a Polícia Militar do Rio teria associação com o crime organizado.
"Fiquei perplexo esperando recuo do ministro. Ao invés do recuo, ele deu uma longa entrevista ao jornal 'O Globo' reafirmando suas acusações - graves e relevantes. O que esperamos, quando o ministro da Justiça, responsável pela área de segurança pública, dá uma declaração dessas, é que ele apresente as provas. No jornal 'O Globo' ele não apresentou provas e pede que os acusados apresentem suas defesas. Parece uma inversão de valores. Ou duas coisas: uma empolgação juvenil - que não cabe pela experiência, idade dele - ou uma vontade não proposital inclusive de ajudar os bandidos - que foi o que basicamente ele fez dando informações do governo", afirmou Maia.
Ele chamou a manifestação do ministro de "atitude infantil e irresponsável".
"Porque deu informações que, segundo ele tem, sobre como estão mapeando os problemas de segurança no Rio. O que a gente esperava dele era um recuo porque, por mais razão que ele tenha, por maior que seja a crise de segurança, não cabe uma manifestação sem provas. É uma inversão completa, principalmente para um advogado da qualidade da do Torquato", continuou Maia.
O presidente da Câmara disse esperar posição oficial do Planalto. "Espero que o governo aproveite o feriado para tomar uma posição oficial sobre o assunto. Não está sendo tratado apenas pelo ministro, mas pela Defesa e pelo Etchegoyen [ministro do Gabinete de Segurança Institucional]. Que o Palácio tenha uma posição clara sobre o assunto", disse o parlamentar.
"Capaz do ministro ter atrapalhado muito a força tarefa que foi montada entre os ministérios e a PGR, que certamente tinha esse intuito de poder aprofundar as investigações. Talvez ele tenha se precipitado e é importante que isso fique esclarecido", afirmou Maia.
"Se ficar do jeito que está, só com as informações que ele [Torquato] deu, sem nenhuma outra posição, só cabe um caminho - que eu nunca defendi e não defendo - seria uma intervenção na área da segurança pública do Rio. Esperamos que o tema fique esclarecido, que o que o ministro disse tenha provas. Ele é o homem mais importante na área de segurança pública no Brasil, depois do presidente, e esperamos não precisar convocá-lo no plenário da Câmara. Não em comissão, plenário, porque o tema é muito grave", concluiu o presidente da Câmara.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente de trânsito provoca pânico em Londres; polícia descarta terrorismo

Um acidente de trânsito na região central de Londres provocou pânico entre os pedestres que estavam próximos do local. Pelo Twitter, alguns usuários relataram ter visto um táxi atropelando pessoas um uma calçada de Convent Garden, uma região turística.
A polícia britânica disse que a "séria colisão" foi um acidente de trânsito e não tem relação com terrorismo.
De acordo com o repórter Harry Yorke do jornal "Daily Telegraph", testemunhas disseram que um taxi perdeu o controle e colidiu com algumas pessoas e uma cabine telefônica, provocando um forte barulho. Algumas pessoas saíram correndo em pânico.
"A polícia está na cena em Convent Garden lidando com um acidente sério envolvendo um taxi. Não tem relação com terrorismo. Mais atualizações virão em seguida", disse a polícia pelo Twitter.
Neste ano, Londres foi palco de dois ataques terrroristas com atropelamento. No dia 3 de junho, um motorista de uma van alugada atropelou pedestres na London Bridge, cartão-postal da cidade, e pessoas foram esfaqueadas no Borough Market, mercado próximo à ponte. O ataque deixou 10 mortos. No dia 19 do mesmo mês, uma pessoa morreu e 10 ficaram feridas após o motorista de uma van atropelar pessoas perto de uma mesquita em Finsbury Park, no norte de Londres.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Delator da J&F é levado para isolamento na Papuda após ofender agente penitenciário

O delator Ricardo Saud (Foto: Reprodução)
O ex-diretor de Relações Institucionais da J&F Ricardo Saud foi levado para o Pavilhão Disciplinar do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, na manhã desta terça-feira (31) após ofender um agente penitenciário. O castigo vale por dez dias. Os advogados dele informaram ao G1 que vão tentar falar com a direção do presídio para reverter a situação.
O incidente aconteceu antes de o ex-executivo – preso junto com o empresário Joesley Batista (dono do grupo J&F no começo de setembro por suspeita de omissão no acordo de delação premiada – prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a JBS. Na ocasião, ele alegou o direito constitucional de permanecer calado e não respondeu as perguntas dos deputados e senadores.
Enquanto Saud estava fora da penitenciária, o agente procurou a direção para relatar o desacato. O Pavilhão Disciplinar fica em ala diferente da em que ele foi instalado quando preso. Lá, ele não tem acesso a televisão. Além disso, perde o direito às visitas de familiares, que ocorrem nas sextas.
Em nota, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário informou que abrirá inquérito disciplinar para apurar os detalhes. "Após a conclusão, o procedimento será encaminhado para a Vara de Execuções Penais (VEP). A pena para os casos de indisciplina pode chegar a 30 dias de isolamento, além de perda de outros benefícios, conforme decisão da justiça."

Entrada do Complexo Penitenciário da Papuda (Foto: TV Globo/Reprodução)
Entrada do Complexo Penitenciário da Papuda (Foto: TV Globo/Reprodução)

O ex-executivo divide, fora do isolamento, uma cela de 21 metros quadrados com o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e o deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ).
O espaço fica no bloco 5 do Centro de Detenção Provisória e tem um vaso sanitário, chuveiro com água quente, três beliches e uma mesa de plástico. A cela fica na ala dos "vulneráveis", ou seja, de idosos e presos que ficam sem contato com os demais devido ao risco de sofrerem algum tipo de violência.
Prisão
O ministro Fachin mandou prender Joesley Batista e Ricardo Saud a pedido da Procuradoria Geral da República, que apontou suspeitas de omissão no acordo de delação dos dois e suspeitas de que teriam tido orientação de um procurador – Marcelo Miller –, que depois deixou a função. Eles recorreram ao Supremo Tribunal Federal contra a prisão.
O estopim para as prisões foram áudios em que Joesley e Saud sugerem que Miller estava ajudando no acordo de delação. Fachin suspendeu os benefícios de ambos previstos no acordo e atualmente analisa se homologa a rescisão do acordo apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.
A defesa dos executivos quer que o ministro revogue a prisão ou leve o recurso para discussão na Segunda Turma do tribunal. Os advogados afirmam que a prisão dos dois coloca em risco a segurança jurídica do acordo de delação, que ainda está válido.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Concurso para Itep/RN tem inscrições abertas

Sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte, em Natal (Foto: Divulgação/Itep)Estão abertas as inscrições do Concurso Público para provimento de 156 vagas para o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep). São 35 vagas para o cargo de Agente de Necropsia, 23 vagas para Agente Técnico Forense, 50 vagas para Perito Criminal (Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Química, Farmácia Bioquímica, Psicologia) e 48 vagas para o cargo de Perito Médico Legista (Médico e Médico Psiquiatra).
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site do Instituto AOCP, até às 23h59min do dia 19 de dezembro de 2017, de acordo com o horário oficial de Brasília. O concurso tem validade de 180 dias, contados a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Itep.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Recursos Humanos do Estado, para os cargos de Perito Criminal e Médico Legista, é necessário possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de Ensino Superior, fornecido por Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. As remunerações variam de R$ 2.807,36, para o cargo de Agente Técnico Forense; R$ 3.186,70, para Agente de Necropsia; e R$ 7.440,00 para os cargos de Perito.
Ainda segundo a assessoria da Searh, o concurso será realizado em quatro etapas. A primeira constará da aplicação de prova objetiva e discursiva, na data provável de 4 de fevereiro de 2018, em Natal. A segunda será de correção da prova discursiva dos candidatos classificados na prova objetiva. A terceira é referente ao curso de formação profissional e a última etapa, avaliação de títulos e experiência profissional.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescentes se rebelam em Ceduc de Natal e fazem educadores reféns

Ambulância foi deslocada para o Ceduc Pitimbu, em Natal, durante rebelião de internos (Foto: Cláudia Angélica/Inter TV Cabugi)Adolescentes que cumprem medida de internação no Centro Educacional (Ceduc) do bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal, iniciaram um motim nesta quarta-feira (1). No início da tarde, eles fizeram dois educadores de reféns e pedem bebida, cigarro, além de coletes à prova de bala. Um dos reféns foi liberado e o outro permanece com os internos.
Segundo a polícia, a rebelião teve início no mesmo momento em que também começou uma briga entre adolescentes do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciad) Cidade da Esperança, na Zona Oeste da capital. Contudo, ainda de acordo com a polícia, a ação dos internos no Ciad da Zona Oeste não progrediu.
O Grupo de Operações Especiais (GOE) dos agentes penitenciários e os batalhões de elite da Polícia Militar foram deslocados para o Ceduc Pitimbu.
Caicó
É a seguran vez que educadores são feitos reféns nesta semana no Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (31), adolescentes do Centro Educacional (Ceduc) da cidade de Caicó, no Seridó potiguar, também realizaram um motim. De acordo com a Polícia Militar, eles mantiveram três educadores que trabalham na unidade como reféns por aproximadamente 2h.
O comandante do policiamento na cidade, tenente-coronel Walmery Costa, conta que a PM precisou entrar no Ceduc para controlar o motim, porque os adolescentes tentaram matar outros internos que integrariam, segundo eles, uma facção rival.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fachin manda para Moro denúncia contra Cunha, Geddel, Henrique e Loures

Após a Câmara dos Deputados suspender a tramitação da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Especial da Presidência), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu desmembrar o processo, enviando para a primeira instância as investigações contra os outros acusados sem foro privilegiado.

Ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba, Fachin enviou parte da denúncia por organização criminosa referente ao ex-deputado cassado Eduardo Cunha, ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves, ao ex-deputado Geddel Vieira Lima e Rodrigo Rocha Loures.

Os acusados foram apontados pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como responsáveis por formar um grupo criminoso que atuava em nome do PMDB na Câmara. Segundo a denúncia, eles ofereciam vantagens indevidas a empresas em órgãos públicos, em troca de propinas para o financiamento de campanhas.

Para a Justiça Federal no Distrito Federal, Fachin enviou a parte de denúncia pelo crime de obstrução de Justiça que envolve Joesley Batista, Ricardo Saud, Lúcio Funaro, Roberta Funaro, Eduardo Cunha e Rodrigo Rocha Loures. Eles são acusados de participar de um esquema para comprar o silêncio de Funaro, evitando que o operador financeiro fechasse um acordo de delação premiada.

“A necessidade de prévia autorização da Câmara dos Deputados para processar o Presidente da República e Ministros de Estado não se comunica aos corréus”, disse Fachin na decisão, divulgada nesta quarta-feira (1).

Em relação a Temer, Padilha e Moreira Franco, o ministro Edson Fachin oficializou a suspensão da tramitação da denúncia enquanto eles permaneçam em seus cargos. “Diante da negativa de autorização por parte da Câmara dos Deputados para o prosseguimento da denúncia formulada em desfavor do Presidente da República e dos aludidos ministros de Estado, o presente feito deverá permanecer suspenso enquanto durar o mandato presidencial e as investiduras nos respectivos cargos”.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Ministro afirma que Brasil não tem navios para defender sua costa

Ao apresentar as justificativas para o uso de recursos públicos do orçamento de 2018 para capitalização de empresas estatais, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse hoje (1º) que é fundamental  capitalizar a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), estatal ligada à Marinha, porque o Brasil não dispõe de navios para defender sua costa. A proposta orçamentária para 2018 destina R$1,5 bilhão à Emgepron.

“Tem a questão da Emgepron, que é ligada à Marinha, que também tem uma previsão que basicamente é para a reconstrução de nossa frota de corvetas, porque o Brasil hoje não tem navio para defender nossa costa. Estamos completamente sem nenhum navio novo para proteger a nossa costa. Temos um conjunto, se não me engano, de 12. dos quais quatro estão no final da vida útil, e aí ficaríamos com oito corvetas para defender toda a costa brasileira. Então, há essa previsão de capitalização da Emgepron para que ela retome a construção dessas embarcações para defender a costa brasileira”, disse o ministro, em audiência pública na Comissão Mista do Orçamento, na Câmara dos Deputados.

Oliveira citou também a necessidade de fazer uma reserva orçamentária para a Infraero, de forma a capitalizá-la para acompanhar os investimentos previstos para os aeroportos concedidos que a têm como acionista. “Como a Infraero ficou dentro do modelo de concessão de aeroportos, com 49% das ações, ela tem de acompanhar as empresas privadas para a capitalização para o investimento desses aeroportos”, justificou Dyogo Oliveira.

A expectativa é de que Lei Orçamentária de 2018 seja aprovada pelos parlamentares antes do recesso de fim de ano. No entanto, em função das alterações feitas pelo governo federal nesta semana, é possível que o trâmite do texto sofra algum atraso. A lei antecipa a receita que deve ser arrecadada e determina o limite das despesas para o ano que vem.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Feriadão deve movimentar 36 mil passageiros no Aeroporto de Natal

O feriado de Finados que este ano cairá numa quinta-feira, emendado já com o final de semana, promete aumentar o fluxo de embarques e desembarques no Aeroporto de Natal. A Inframerica, concessionária do Terminal potiguar, espera aproximadamente 36 mil passageiros entre os dias 1º e 6 de novembro. Para o período estão previstos 271 pousos e decolagens e 10 voos extras.

Os dias mais movimentados deste feriado devem ser quinta-feira (2) e domingo (5). No primeiro, a estimativa é de 6.300 passageiros, com pico de fluxo a partir de 13h. No último dia do feriado prolongado, a previsão é de 6.500 usuários a partir das 13h, estendendo-se pela madrugada e manhã da segunda-feira.

O Aeroporto de Natal foi eleito pelos usuários o melhor do país entre os terminais com fluxo de passageiros com até 5 milhões ao ano e o melhor terminal aéreo do Nordeste. Os passageiros destacaram o Aeroporto como o mais limpo, com as melhores notas em limpeza geral e dos sanitários. Os usuários também elegeram o Terminal com as melhores qualidades de internet e de painéis de voo, facilidade de desembarque e a disponibilidade de assentos nas salas de embarque.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Novembro Azul: câncer de próstata pode levar à infertilidade

O câncer de próstata — a doença acometeu cerca de 61 mil homens no ano de 2016 no Brasil, segundo dados do INCA (Instituto nacional do Câncer), pode levar a infertilidade. Isto acontece porque a neoplasia e os tratamentos possíveis, como radio, hormonioterapia e ou quimioterapia afetam a função da glândula masculina, responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides.

Além disso, a depender do caso, o médico especialista pode indicar a retirada cirúrgica da glândula. “Sem a próstata, a produção do líquido seminal é afetada, ou seja, o homem fica infértil. Em casos em que não é preciso retirar a glândula, o tratamento pode eliminar a produção dos espermatozoides”, explica o urologista Joseph Monteiro, certificado em reprodução assistida pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

O médico afirma que, em ambos os casos, as técnicas de reprodução assistida podem permitir que o homem que deseja ser pai tenha a sua fertilidade preservada. “Uma possibilidade é congelar o semen em uma clínica de reprodução, antes da radioterapia. Nos casos cirúrgicos, além da possibilidade do congelamento antes da cirurgia, ainda é possível obter posteriormente os espermatozoides diretamente do testículo para o processo de fertilização in vitro, no qual o óvulo é fecundado no laboratório e o embrião é transferido para o útero”, exemplifica.

A DOENÇA – O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente em homens no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele. Apesar de ser uma doença mais frequente após os 65 anos de idade, estão aumentando os casos a partir dos 50 anos de idade. “Acredita-se que essa redução da idade é causada por equipamentos de exame mais sensíveis, mas também por conta da maior conscientização do risco do câncer prostático através de campanhas, como por exemplo, o Novembro azul. Com isso, e o aumento da expectativa de vida na população, é possível detectar a doença em pacientes que ainda desejem ter filhos. Por isso é importante que saibam da possibilidade de optar pela reprodução assistida, antes mesmo que se inicie o tratamento”, reforça.

Em sua fase inicial, quando o tratamento curativo é possível, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, praticamente sem sintomas. Com seu avanço podem surgir dificuldade em urinar, perda do controle urinário, vontade frequente de urinar, principalmente à noite, sangramento ao urinar ou ao ejacular. Em casos mais avançados, podem surgir sinais como a obstrução do aparelho urinário, dores abdominais, perda de peso e apetite, anemia, cansaço e dores ósseas.

 DIAGNÓSTICO – De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento).

“Homens com histórico familiar de câncer de próstata ou negros (em que a doença costuma ser mais agressiva), devem procurar um urologista após os 45 anos. Para os demais, a idade inicial é 50 anos. Nessa fase, é possível suspeitar da doença por meio de exames de sangue (dosagem de PSA), toque retal e confirmar seu diagnóstico por biópsia, quando indicado”, conclui.  

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

HB20 roubado é encontrado pela PM abandonado em matagal na zona rural de Mossoró

Um veículo HB20 roubado na noite de terça feira (31), no Conjunto Santa Delmira em Mossoró, foi achado nesta manhã de quarta feira (01) abandonado em uma matagal na zona rural do município. 

Policiais da VTR Ronda Cidadã, composta pelo cabo Sidney e o soldado Barbosa, estavam em patrulhamento pela região das Barrocas, quando receberam informações sobre a localização do carro. 

A equipe fpoi até o local, nas proximidades do sítio Ema, onde encontraram o carro, que estava dentro do mato. O carro foi encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos para os procedimentos cabíveis. 

Na noite desta terça feira, quatro veículos, sendo três carros e uma moto foram roubados em Mossoró. Uma moto e o HB20 já foram recuperados pela Polícia Militar.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Indivíduo sozinho promove arrastão na UBS do Dom Jaime Câmara

Um indivíduo sozinho, armado de revolver, praticou um verdadeiro arrastão na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró. 

O assalto ocorreu na manhã desta quarta feira 01 de novembro de 2017 e Segundo as vítimas, o criminoso levou mais de 10 celulares de funcionários, médico e pacientes. 

Os funcionários ficaram sob a mira do revolver e tiveram que entregar pertences ao criminoso, que chegou a pé e fugiu após a ação criminosa. 

Funcionários da UBS relataram que essa é a quinta vez que ocorre assalto naquela unidade. Ainda de acordo com os servidores, a prefeitura retirou os guardas que dacvam segurança diária naquela UBS.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Divipoe estoura casa no Abolição IV e apreende quase 9 quilos de Cocaína

Agentes da Divisão de Policia do Oeste “DIVIPOE ” depois de um mês de investigação estouraram nesta quarta feira 01 de novembro,, uma residência e apreenderam uma grande quantidade de cocaína. A casa localizada na Rua Xavier da Cunha, no Bairro Abolição IV, servia como armazenamento da droga. Além dos aproximadamente 8 quilos de cocaína, os policiais apreenderam vários CRLV em branco e cédulas de identidade também em branco.  Uma mulher identificada como Leila Costa de Lima com 44 anos foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

MEI já representa quase 100 mil formalizações no estado

A principal categoria que é porta de entrada para profissionais autônomos passarem à condição de pessoa jurídica, o Microempreendedor Individual (MEI) completa nove anos com mais de 7,5 milhões de trabalhadores formalizados no Brasil, segundo dados do Portal do Empreendedor. No Rio Grande do Norte, essa figura jurídica já soma mais da metade (63%) das empresas optantes pelo Simples Nacional, o regime simplificado de arrecadação fiscal. São quase 100 mil negócios registrados como MEI do total de 156.381 empresas inseridas no Simples.

A maior concentração de formalizações está na capital potiguar, que detém 35,6% de todos os MEIs do estado. A quantidade de negócios enquadrados nessa figura jurídica na cidade de Parnamirim já ultrapassa o número de microempreendedores mossoroenses. Ao todos, estão registradas 9.453 empresas em Parnamirim, enquanto Mossoró, 8.044 pequenos negócios.

O processo de formalização do Microempreendedor Individual é rápido e pode ser feito de forma gratuita no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), no campo Formalize-se. O teto de faturamento é de R$ 60 mil por ano. Mass a partir de janeiro do próximo ano, esse limeite será elevado para R$ 80 mil, graças ao esforço do Sebrae em aprovar o projeto de lei denominado Crescer Sem Medo. A lei vai permitir a partir de 2018 o enquadramento como MEI do empreendedor da área rural com atividades de industrialização, comercialização ou prestação de serviços.

Ao se formalizar, o MEI pode emitir nota fiscal e participar de licitações públicas, ter acesso mais fácil a empréstimos, fazer vendas por meio de máquinas de cartão de crédito, entre outras vantagens. A figura jurídica trouxe ainda benefícios como a possibilidade de comprar matéria-prima com descontos e a participação em licitações.

Todo Microempreendedor Individual que faz o pagamento de sua contribuição mensalmente se torna um segurado da Previdência Social e, com isso, tem garantido direitos como aposentaria, auxílio-saúde e salário-maternidade. O pagamento dos impostos mensais é feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que pode ser gerado por meio do Portal do Empreendedor e deve ser pago na rede bancária e casas lotéricas até o dia 20 de todo mês. Veja neste endereço todos os passos para se formalizar, os benefícios e as obrigações do MEI: http://www.agenciasebrae.com.br/asn/Estados/NA/Anexos/infografico_MEI.pdf

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Agentes encontram armas de fogo e munições enterradas em Alcaçuz

Pavilhão 1 foi entregue nesta terça (20) (Foto: Bethise Cabral)Armas de fogo e munições foram encontradas enterradas sob o piso do pavilhão 1 de Alcaçuz, maior penitenciária do Rio Grande do Norte. A unidade foi reformada e recebeu reforço na vigilância logo após o massacre que vitimou 26 detentos em janeiro. O confronto, que envolveu facções criminosas rivais, é considerado o episódio mais violento da história do sistema prisional potiguar.
A Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) disse ao G1 que não vai se manifestar sobre o caso, tendo em vista "procedimento em andamento". Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
A segurança em Alcaçuz foi reforçada quando a penitenciária ainda estava sob domínio das facções. Atualmente, conta com a presença de aproximadamente 100 agentes penitenciários que fazem parte da chamada Força Tarefa de Intervenção Penitenciária. O grupo foi enviado ao RN pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Presos de Alcaçuz se confrontaram em janeiro; pelo menos 26 morreram  (Foto: Andressa Anholete/AFP)
Presos de Alcaçuz se confrontaram em janeiro; pelo menos 26 morreram (Foto: Andressa Anholete/AFP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

MP denuncia dirigentes por morte de policial atropelado em corrida de buggys no RN

Vídeo flagrou momento em que André Luis Josuá de Lima, que era policial civil, foi atropelado. Ele não resistiu. (Foto: Reprodução)O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou o presidente do Jeep Clube de João Câmara, Kleber do Nascimento Pereira, e o diretor de prova, representante da Federação Potiguar de Automobilismo (FPA/RN), Hermanny Humphrey Lima da Costa, por homicídio doloso e omissão no acidente que resultou na morte do policial civil André Luis Josuá de Lima. O fato aconteceu durante uma corrida de buggys realizada no dia 27 de agosto nas dunas de Jacumã, praia do município de Ceará-Mirim, localizado na Grande Natal.
O acidente foi flagrado por uma pessoa que filmava a prova com um celular. O piloto do buggy que atropelou André Luis Josuá não foi responsabilizado pelo MPRN. A “Corrida nas dunas – Jacumã/RN”, era a segunda etapa do Campeonato nas Dunas, com a participação de buggys tipo gaiola.
Segundo os investigadores, a corrida foi organizada pelo Jeep Clube de João Câmara, representada Kleber do Nascimento Pereira. Foi o clube que obteve autorização da Federação Potiguar de Automobilismo para realizar a prova, conseguiu licença da Prefeitura de Ceará-Mirim, e ainda se articulou junto à Associação dos Barraqueiros da Lagoa de Jacumã para ocupar o espaço da prova.
A Federação Potiguar de Automobilismo (FPARN) designou dois comissários para a corrida, sendo que Hermanny Humphrey Lima da Costa, serviu de diretor de prova.
Por volta das 13h, o piloto Wayner Siqueira Dantas perdeu momentaneamente o controle do buggy em um trecho mais estreito e acabou saindo da área previamente delimitada por bandeiras. “Por infelicidade, o senhor André Luis Josuá de Lima se encontrava justamente nas proximidades da bandeira referida, um pouco atrás dessa, registrando em sua máquina os lances da corrida, tendo sido atingido em cheio pelo veículo”, diz trecho da denúncia oferecida pela 4ª Promotoria de Justiça de Ceará-Mirim. O acidente causou uma luxação cervical no policial, que o levou à morte.
No entendimento dos promotores, o piloto não é responsável pela morte do policial, pois exercia a atividade de prova regular e não cabia a ele garantir a segurança da prova.

Responsabilidades
Na denúncia, os promotores ressaltam que a pista estava sinalizada com bandeiras (vermelhas, à esquerda, e azuis, à direita), de modo a delimitá-la aos pilotos e ao público presente. Mas as filmagens feitas por pessoas que assistiam a prova deixam claro que, “além dessa sinalização, não havia qualquer área de segurança que se interpusesse entre a pista e os espectadores, ficando esses com livre acesso às proximidades da pista, como foi o caso da vítima”.
Ainda na denúncia, o MPRN lembra que antes do acidente fatal foram registrados outros acidentes sem vítimas na mesma competição. Esses acidentes levaram, inclusive, a mudanças no percurso. “Acidentes em uma competição de velocidade em dunas são fatores que devem ser levados em consideração por quem organiza e responde pela segurança do evento, o que impõe uma estratégia de prevenção e de redução de riscos”, destaca o órgão ministerial.
Para o MPRN, a responsabilidade pelo acidente recai sobre Kleber do Nascimento Pereira porque ele, como presidente do Jeep Clube de João Câmara, deveria minimizar os riscos de acidentes. Ele teria se omitido em promover as medidas necessárias básicas para redução de riscos, ao não assegurar uma distância razoável entre a pista pela qual trafegavam os competidores e os espectadores, nem proceder à colocação de obstáculos físicos. Além disso, Kleber do Nascimento Pereira também se omitiu em não solicitar o devido alvará junto ao Corpo de Bombeiros Militar, por se tratar de competição esportiva em que existe risco à integridade das pessoas, considerou o MP.
Ao diretor de prova e representante da FPA/RN, Hermanny Humphrey Lima da Costa, incumbia a supervisão sobre a pista, com o objetivo de garantir as condições de segurança do evento. “A partir do momento em que ele, no exercício dessa atividade de autoridade da pista, se omitiu em garantir as condições de segurança para os espectadores, igualmente concorreu, por omissão, para o resultado morte”, concluiu o MP.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Empresário acusado de matar fisiculturista paulista em Natal vai a júri popular em dezembro

Alexandre Furtado Paes está preso em Natal (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)A Justiça marcou para o dia 14 de dezembro deste ano, no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal, o julgamento do empresário Alexandre Furtado Paes, acusado de matar por meio de estrangulamento a própria mulher, a fisiculturista paulista Fabiana Caggiano, de 36 anos. O crime aconteceu em dezembro de 2013 dentro do Hotel Arituba, em Natal, onde ele, a atleta e a família dela passavam férias.
Dono de uma academia de musculação na cidade de Osasco, em São Paulo, Alexandre passou mais de 2 anos sendo procurado pela polícia. Ele foi encontrado e preso no dia 30 de novembro de 2015 em Ibiúna, na Grande São Paulo. Depois, foi trazido à capital potiguar. Atualmente, está detido no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar.

Fabiana Caggiano era campeã de fisiculturismo (Foto: Reprodução/Facebook)
Fabiana Caggiano era campeã de fisiculturismo (Foto: Reprodução/Facebook)

A decisão de mandar o réu a júri popular foi tomada pelo juiz Ricardo Procópio Bandeira de Melo, titular da 3ª Vara Criminal de Natal. Já o julgamento, foi marcado pelo juiz Geomar Brito Medeiros, presidente do 2º Tribunal do Júri.
O caso
Segundo a versão de Alexandre Paes, na manhã de 28 de dezembro de 2013, a mulher estava tomando banho quando ela teria sofrido uma queda repentina. O Samu foi acionado e já encontrou a paulista desacordada. No dia 2 de janeiro, no entanto, a fisiculturista morreu na UTI de um hospital particular da capital potiguar. Familiares disseram que ela, enquanto esteve internada, permaneceu o tempo todo em coma induzido.
Em razão da suposta queda, o corpo de Fabiana foi removido para necrópsia no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Laudos preliminares revelaram que a vítima havia sofrido asfixia mecânica, com características de estrangulamento.
No dia 23 de janeiro, após a conclusão dos laudos realizados pelo Itep, o delegado Frank Albuquerque confirmou que a fisioculturista havia sido assassinada. “As suspeitas foram confirmadas. Exames toxicológicos deram negativos. No entanto, os laudos complementares realmente apontam que Fabiana foi vítima de asfixia mecânica (estrangulamento)”, afirmou.

Marcas de asfixia no pescoço de Fabiana Caggiano (Foto: Reprodução/Henrique Dovalle/Inter TV Cabugi)
Marcas de asfixia no pescoço de Fabiana Caggiano (Foto: Reprodução/Henrique Dovalle/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Trump manda endurecer vetos a estrangeiros e defende visto por 'mérito' após ataque em Nova York

O presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: Joshua Roberts/Reuters)O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou, na noite desta terça-feira (31), que se "endureça" os vetos a cidadãos estrangeiros depois de ser divulgado que o autor do atentado que deixou oito mortos em Nova York é um imigrante do Uzbequistão. Ele também criticou a "loteria de visto" e defendeu que as autorizações de permanência no país sejam concedidas por "mérito".
Sayfullo Saipov, um uzbeque de 29 anos identificado como o autor do ataque, conseguiu visto para morar nos EUA pela Loteria Diversidade de Vistos, que funciona por meio de um sorteio e foi criada em 1990.
"Acabo de ordenar ao [Departamento de] Segurança Nacional que endureça nosso programa de vetos, que já é extremo. Ser politicamente correto é bom, mas não para isto!", afirmou o presidente em uma mensagem no Twitter.
Trump não disse quais medidas serão tomadas e, até a manhã desta quarta-feira (1º), a Casa Branca não tinha divulgado detalhes.
Pouco antes, o presidente tinha se referido ao Estado Islâmico (EI) em outra mensagem, apesar do grupo terrorista não ter reivindicado, por enquanto, o ataque em Nova York. "Não devemos permitir que Estado Islâmico volte, ou entre, em nosso país depois de derrotá-los no Oriente Médio e em outros lugares", afirmou Trump.
O governador de NY, Andrew Cuomo, disse que o autor do ataque estava vinculado ao Estado Islâmico e se radicalizou nos EUA, segundo a France Presse.
Loteria de vistos
Nesta quarta (1º), também no Twitter, Trump criticou o sistema americano de concessão de vistos, culpando os democratas e colocando pressão sobre o programa de "loteria de vistos", que forneceu a autorização de permanência para o autor do ataque.
"O terrorista veio para o nosso país através do que é chamado de 'Programa Loteria de Vistos de Diversidade', um presente de Chuck Schumer. Eu quero (um programa) baseado em mérito", afirmou, se referindo ao líder democrata no Senado.
A Loteria Diversidade de Vistos, que funciona por meio de um sorteio, foi criada em 1990 por Schumer.
No ataque desta terça, Sayfullo Saipov atropelou pessoas em um trecho da ciclovia que fica próximo do memorial do World Trade Center no sul de Manhattan. O memorial foi construído após o atentado de 11 de setembro de 2001, que destruiu as Torres Gêmeas e deixou cerca de 3 mil mortos.
Tentativas anteriores
O presidente americano tentou restringir várias vezes por decreto a entrada nos EUA de refugiados e de estrangeiros de vários países, principalmente muçulmanos. As decisões foram bloqueadas pela Justiça americana.
Em junho, a Corte Suprema dos Estados Unidos autorizou aos serviços de imigração americanos uma revisão dos procedimentos e métodos de verificação dos viajantes.
Na semana passada, a Casa Branca anunciou que voltaria a aceitar a entrada de refugiados no território, depois de quatro meses de suspensão. A medida, entretanto, não se aplica a cidadãos de 11 países considerados de "alto risco": Egito, Irã, Iraque, Líbia, Mali, Coreia do Norte, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria e Iemên.
Os Estados Unidos pediram às companhias aéreas que operam no país um reforço do controle nas fronteiras, que inclui um interrogatório mais aprofundado aos passageiros que desembarcam em território americano, de acordo com a Rádio França Internacional.

Policiais trabalham em local onde ocorreu ataque nesta terça-feira (31) em Nova York (Foto: Andrew Kelly/Reuters)
Policiais trabalham em local onde ocorreu ataque nesta terça-feira (31) em Nova York (Foto: Andrew Kelly/Reuters)

Suspeito uzbeque
A imprensa americana identificou o autor do ataque que deixou oito mortos no sudoeste da ilha de Manhattan como Sayfullo Saipov, um imigrante uzbeque de 29 anos.

Foto do suspeito de ser o autor do atentado em Nova York nesta terça (31). Ele foi identificado como Sayfullo Saipov, de 29 anos (Foto: Reuters/Department of Corrections )
Foto do suspeito de ser o autor do atentado em Nova York nesta terça (31). Ele foi identificado como Sayfullo Saipov, de 29 anos (Foto: Reuters/Department of Corrections )

Segundo a ABC, Saipov chegou aos Estados Unidos há sete anos, beneficiado por um programa que oferece uma loteria de vistos e é acessado por países que têm poucos imigrantes nos EUA. A CNN informou que ele trabalhou como motorista para a Uber.
Após atropelar o grupo de pessoas que passava pela ciclovia, ele teria gritado "Alá é grande", em árabe, quando saiu do veículo depois que ele se chocou contra um ônibus escolar.
De acordo com a CNN, ele deixou um bilhete dizendo pertencer ao grupo Estado Islâmico.

Vítimas
Cinco argentinos e uma belga estão entre os oito mortos no atentado, de acordo com os departamentos de relações exteriores dos dois países. Onze pessoas também ficaram feridas, sendo que três são belgas.
As vítimas argentinas são: Hernán Diego Mendoza, Diego Enrique Angelini, Alejandro Damián Pagnucco, Ariel Erlij e Hernán Ferruchi. Além deles, Martín Ludovico está entre os feridos e está internado.

O presidente argentino, Maurício Macri, lamentou o ocorrido e disse que se colocou à disposição da família das vítimas. "Voltamos a fazer um apelo pela paz para esses horrores não se repitam", afirmou no Twitter.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Uma criança ou adolescente morre vítima da violência a cada 7 minutos no mundo, diz Unicef

A cada 7 minutos, uma criança ou adolescente morre vítima de violência no mundo, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em 2015, mais de 82 mil pessoas com idades entre 10 e 19 anos morreram vítimas de assassinato, conflito armado ou violência coletiva. Os índices mais altos estão na América Latina e Caribe, região onde ocorreram 24,5 mil dessas mortes.
Os dados são do relatório “Um Rosto Familiar: A violência nas vidas de crianças e adolescentes”, que será lançado nesta quarta-feira (1º) pelo fundo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O estudo usou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Leia: Brasil tem a 5ª pior taxa de homicídios de adolescentes
Em 2015, houve 51,3 mil assassinatos de crianças e adolescentes em locais onde não há conflito armado. Quase metade desses crimes foram registrados na América Latina e no Caribe. Essa região concentra pouco menos de 10% da população nessa faixa etária.
Neste grupo, a Venezuela se destaca negativamente. A taxa no país é de 96,7 mortes para cada 100 mil crianças e adolescentes do gênero masculino. Em seguida, vêm Colômbia (70,7), El Salvador (65,5), Honduras (64,9) e Brasil (59).

“O relatório nos diz que a maioria dos homicídios contra adolescentes não acontece em países que estão em conflito, como a Síria, mas em países da América Latina. E o Brasil encontra-se entre aqueles com a taxa mais alta de homicídios de adolescentes do mundo”, afirma Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.
Segundo a publicação, a região mais segura para crianças e adolescentes é a Europa Ocidental. Há 0,4 morte para cada 100 mil pessoas nessa faixa etária.
Palmadas
O documento também aponta que metade da população de crianças em idade escolar vive em países onde o castigo corporal e as palmadas na escola não está proibido. No total, são 732 milhões de crianças nessa situação, que vivem em países como Guiana, Somália e Nigéria.
O Brasil é um dos 59 países que tem uma legislação para proibir esse tipo de violência. Trinta e dois países passaram a impedir o castigo corporal nos últimos 10 anos.
Ainda de acordo com a publicação, cerca de 300 milhões de crianças de 2 a 4 anos do mundo sofreram agressão psicológica e/ou punição física por seus cuidadores em casa. Esse total representa 75% das crianças do mundo.
Conflito armado
Aproximadamente 31 mil crianças e adolescentes morreram em conflitos armados ou em decorrência de violência coletiva em 2015. O Oriente Médio e o Norte da África concentram 70% dessas mortes. Ali vivem 6% das crianças e adolescentes do mundo.
A Síria é o país com as taxas mais altas de mortes de meninos e rapazes de 10 a 19 anos por conflitos ou violência coletiva. São 327,4 mortes para cada 100 mil pessoas nessa faixa etária. Também não tiveram resultados positivos: Iraque (122,6), Afeganistão (49,4), Sudão do Sul (29) e República Centro-Africana (18,9).

Quando considerada a taxa para as mortes de adolescentes mulheres por esse mesmo tipo de violência, a Síria continua com os piores índices. Houve 224,1 mortes para cada 100 mil crianças e adolescentes.
As taxas também foram altas em Iraque (84), Afeganistão (34,2) Sudão do Sul (15,9) e Somália (10,1).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Um ano após gruta desabar durante celebração religiosa, famílias tentam retomar rotina

Um ano após ser abalada por uma grande tragédia, a pequena cidade de Santa Maria do Tocantins, no nordeste do estado, voltou a ter uma rotina normal de cidade do interior. A maioria dos moradores prefere não falar sobre as lembranças tristes do dia em que a gruta Casa da Pedra desabou durante uma celebração religiosa, matando 10 pessoas. Quem fala, prefere não apontar culpados e se prepara para homenagear os que partiram ou agradecer pelos que ficaram.

Waldemar ainda se emociona ao falar da esposa que morreu na tragédia (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)
Waldemar ainda se emociona ao falar da esposa que morreu na tragédia (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)

A vendedora Adriana Maciel Sousa, de 23 anos, ficou com várias marcas do acidente na perna, fraturada no desabamento. Ela estava no local com outros 12 parentes, incluindo dois filhos e foi a única da família a ficar ferida. "Foi desesperador. Eu só queria ver a minha filha, porque eu não a vi quando tudo caiu e não sabia se ela estava viva. Minha prima tirou ela de perto porque eu estava muito nervosa, então eu fiquei achando que ela tinha morrido. Só acreditei quando meu pai me disse que ela estava bem".
Adriana levou quase nove meses para voltar a andar normalmente e precisou de duas cirurgias para tratar do osso partido na perna. Ela conta que precisou do máximo de ajuda possível dos parentes para poder cuidar dos filhos. "Acabou que ficou tudo bem com a gente. Meus filhos foram abençoados, porque eles estavam do meu lado menos de um minuto antes da pedra ceder. Sorte que eles saíram para tirar uma foto com a minha prima", afirma Adriana.

Principal preocupação de Adriana após o acidente era saber como estavam os filhos (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)
Principal preocupação de Adriana após o acidente era saber como estavam os filhos (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)

Já para o aposentado Waldemar Guimarães de Sousa, de 77 anos, o dia 1º de novembro vai ser marcado pela saudade. A esposa de Waldemar, Domingas Pereira, foi uma das pessoas que morreram na gruta. Agora, ele e oito dos 10 filhos que teve com Domingas se reuniram para transformar o túmulo dela em um mausoléu e deixar o ambiente do jeito que ela gostava.
"Ela amava plantas, pode ver que lá em casa tem um monte na área. Então vamos colocar muitas lá, pôr algumas gramas também, para deixar mais bonito e para ter uma sombra", diz ele. "Ela criou 10 filhos junto comigo e eu posso dizer que tenho orgulho de todos eles. Ela foi uma mãe muito carinhosa, então eu quero que ela saiba, lá onde Deus tem ela, que nós também temos muito carinho por ela", completa seu Waldemar, com a voz embargada e lágrimas nos olhos.
Os moradores parecem ter chegado a mesma conclusão da Polícia Civil sobre o que causou o acidente: desgaste natural da rocha. "Não tem quem culpar, foi uma coisa da natureza mesmo. Agora é cuidar pra não acontecer de novo", diz Adriana. "Não tinha nada que desse pra ter sido diferente", afirma Waldemar.
O delegado Wlademir Costa, que comandou a investigação, explica que não há como indiciar ninguém no caso. "Os técnicos chegaram à conclusão de que havia um desgaste natural da rocha e que ela iria cair mais cedo ou mais tarde. Os fogos, que falaram muito na época, podem ter acelerado, servido de gatilho, mas não há como afirmar se contribuíram ou não para o acidente. Os próprios moradores que fizeram a limpeza falaram que encontraram alguns pedaços que tinham caído antes no dia anterior. Infelizmente era uma fatalidade anunciada".

Waldemar e os filhos preparam homenagens para dona Domingas (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)
Waldemar e os filhos preparam homenagens para dona Domingas (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)

O acidente
O acidente na gruta conhecida como Casa de Pedra, em Santa Maria do Tocantins, aconteceu no dia 1º de novembro, durante uma celebração do Dia de Todos os Santos. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 50 pessoas estavam na hora do desabamento.
Um dos fiéis que estava na gruta contou que o teto começou a cair de repente no momento em que eles estavam rezando. Não chovia no momento do desabamento.
Segundo o homem, a concentração de pessoas é feita todos os anos entre os dias 1º e 2 de novembro, que são comemorados o Dia de Todos os Santos e de Finados. A gruta fica em um local aberto e de fácil acesso, a cerca de 10 quilômetros da cidade.
Ao todo, 10 pessoas morreram durante o desabamento. As vítimas são duas crianças e oito adultos, sendo sete mulheres e três homens. Cinco vítimas são de Itacajá, três de Santa Maria do Tocantins e duas de Pedro Afonso.

Ao todo, 10 pessoas morreram no desabamento (Foto: CIOPAER/SSP)
Ao todo, 10 pessoas morreram no desabamento (Foto: CIOPAER/SSP)

Local foi escorado pelos bombeiros após desabamento (Foto: CIOPAER/SSP)
Local foi escorado pelos bombeiros após desabamento (Foto: CIOPAER/SSP)

Fonte: G1
Leia Mais ››