segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Vaticano reconhece 4.000 casos de pedofilia e admite resposta inadequada


Um total de 4.000 casos de abusos sexuais a menores realizados por padres foram denunciados para a Congregação para a Doutrina da Fé nos últimos dez anos, informou nesta segunda-feira o prefeito da instituição, William Levada, que admitiu que a resposta da Igreja foi "inadequada".

Levada deu estas declarações na Universidade Gregoriana de Roma durante a abertura de um simpósio sobre pedofilia, que irá até o dia 9 de fevereiro e que reúne líderes religiosos.

Durante o ato o prefeito leu uma mensagem do papa Bento 16, no qual afirma que a cura das vítimas deve ser "a preocupação prioritária" da comunidade cristã e que isso tem que ocorrer ao lado de uma "profunda renovação da igreja em todos os níveis".

Levada, por sua parte, destacou a luta do pontífice contra o abuso de menores, o que começou quando ele era o cardeal Joseph Ratzinger.

O prefeito afirmou que Bento 16 sofreu nos últimos anos "duros ataques" por parte da imprensa, "quando deveria ter recebido a gratidão de toda a igreja e de fora dela" pelo trabalho realizado e sua postura de "tolerância zero" com a pedofilia.

Levada, no entanto, admitiu que as 4.000 denúncias "evidenciaram a inadequada e insuficiente resposta da igreja".

O religioso ressaltou a necessidade da Igreja colaborar com as autoridades civis para enfrentar os casos de padres pedófilos, destacando que o abuso sexual de menores de idade não só é um delito religioso, mas também um crime.

Levada disse ainda que embora as leis civis variem de nação para nação, o princípio sempre é o mesmo: "a igreja tem a obrigação de cooperar com a lei civil e denunciar esses crimes às autoridades competentes".

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Cabo da PM-RN tem mandado de prisão expedido na greve da Bahia

O cabo PM Jeoás Nascimento dos Santos, presidente da Associação de Cabos e Soldados do RN teve um mandadode prisão expedido pelo Tribunal da Justiça da Bahia, junto com outros 11 membros da greve da Polícia Militar baiana.

Em contato com a reportagem do Diário de Natal, Jeoás que está em Natal diz que até o momento ainda não foi notificado da prisão. “Soube da notícia através da imprensa, mas entrei em contato com a assessoria jurídica do movimento nacional e estou tranqüilo”, afirmou o cabo.

Jeoás pretende ir para Salvador-BA na quarta-feira para uma audiência com os representantes nacionais das associações da PM.

Confira a lista dos policiais que tiveram o mandado de prisão decretado por causa da greve: 

Marco Prisco Machado, presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia (Aspra)

Fábio Brito, direto rjurídico da Aspra

Alessandro Reis

Alvir dos Santos Silva, Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (Coppa) - Já foi preso

Edianari Santos

Sargento Marcus Vinícius, da Associação dos Policiais da Bahia (Aspol)

Sargento Elias, da Aspol

Soldado Josafá, da Aspra, em Ilhéus

Soldado Augusto Júnior, da Aspra, em Ilhéus

Gilvan da AAPM, de Jequié

Cabo Hohenfeld, da Aspol

Cabo Jeoas Nascimento dos Santos, da Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Norte

Fonte: DN
Leia Mais ››

Comerciante teve 10 mil reais tomados de assalto na zona rural de São Fernando

Um assalto a mão armada foi registrado na tarde do ultimo sábado na zona rural da cidade Seridoense de São Fernando e  deixou um prejuizo em torno de 10 mil reais para um comerciante São-Fernandense.

De acordo com informações recebidas pela nossa reportagem o comerciante trafegava na zona rural daquela cidade e nas proximidades do sitio Ferreiro foi abordado por elementos que anunciaram o roubo e levaram o dinheiro da vitima.

A Policia Militar foi comunicada e realizou várias diligências na tentativa de localizar os autores do crime mais não teve êxito nas buscas.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Acusado de invadir residência e ameaçar a ex-namorada é preso pela PM


Foi preso neste Domingo (05/02) depois de arrombar 02 portas da casa da ex-namorada, JERFERSON LUIZ DIONIZIO DE SOUZA DE 24 ANOS residente na Rua Manoel Targino, 165, Bairro Sílvio Bezerra de Melo, Currais Novos.
Segundo a vítima, Edileuza de Araújo Dias Lima de 34 anos, a mesma dormia na sua residência na companhia do namorado quando acordou com uma pancada na janela do seu quarto e em seguida teve a porta da sala arrombada e logo depois a porta do quarto, momento em que viu que se tratava do seu ex-companheiro com quem teve um relacionamento de 01 ano e 03 meses e há 15 dias estava separada.
O seu namorado, Fernando, entrou em luta corporal com o acusado e conseguiu colocá-lo para fora da residência. O acusado apresentava sintomas de embriaguez e continuou falando palavras de baixo calão e a ameaçando de morte.
A vítima disse em depoimento que o acusado vem perturbando e ameaçando a mesma desde o fim do relacionamento e que já teve problemas no trabalho com o mesmo ligando e ameaçando. Acrescentou que sua vida tem virado um inferno desde o fim do relacionamento.
Jerferson foi conduzido para a delegacia e autuado pela Lei Maria da Penha.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Acidente na RN 088 próximo a Parelhas deixa casal em estado grave



Mais um acidente foi registrado na RN 088 entre Jardim do Seridó e Parelhas ontem, domingo (5), às 04h após a entrada do Povoado Currais Novos.
Segundo informações da guarnição de serviço da PM, comandada pelo cabo Cleandro, um casal identificado como WERBERSON DE ARAÚJO GOMES e sua esposa FABRÍCIA MARCELLE L. LIMA residentes na Rua Cícero Thomaz de Azevedo, 670, Bairro Cruz do Monte em Parelhas, eles se deslocavam na RN 088 voltando para Parelhas quando sofreram o acidente.
As vítimas foram socorridas por uma ambulância de Parelhas e encaminhadas para o hospital municipal onde receberam os primeiros atendimentos e em seguida foram transferidos para Natal devido a gravidade dos ferimentos.
Werberson conduzia uma motocicleta NX 200, cor vermelha, placa KGD 6441 de Macaíba. Segundo informações da polícia o mesmo não possui CNH (carteira nacional de habilitação). Os mesmos foram salvos por estarem usando a proteção do capacete.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Jorge Fernando diz que Gianecchini está "confirmadíssimo" em "Guerra dos Sexos"

Ator Reynaldo Gianecchini, diagnosticado com câncer linfático em agosto, dá um depoimento para a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)
Jorge Fernando, que será responsável pela direção do remake de “Guerra dos Sexos” na Globo, afirmou que Reynaldo Gianecchini está confirmado no elenco da novela. “O elenco já está fechado e o Gianecchini está confirmadíssimo. Estou torcendo para tudo dar certo, mas pelo cronograma da novela, o Giane já vai ter acabado o tratamento dele”, disse o diretor, referindo-se à recuperação do ator, que ano passado foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin.

O diretor contou que ainda não teve oportunidade de conversar com Gianecchini após o autotransplante a que o ator foi submetido em janeiro deste ano. "O Silvio [de Abreu, autor] é que mantém contato direto com o Giane. Soube que ele está ótimo e fiquei muito feliz", afirmou.

Jorge Fernando contou que o elenco trará também Tony Ramos, Irene Ravache, Edson Celulari, e Drica Moraes. Escrita por Silvio de Abreu, a novela está prevista para estrear na primeira quinzena de setembro.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Daniel vai aceitar convite de Faustão para dar sua versão sobre 'abuso sexual' no BBB


O modelo Daniel Echaniz (31) estava assistindo ao Domingão do Faustão quando foi surpreendido pelo convite do apresentador Fausto Silva (61) para que ele participe do programa e dê sua versão sobre a polêmica de que teria cometido abuso sexual no Big Brother Brasil. Por meio de sua assessoria, o ex-BBB disse que pretende aceitar o convite, tão logo for liberado pelos advogados.
“Agradeço ao Faustão, gostei bastante e em breve vou aceitar o convite. Adorei, fiquei super feliz”, disse. O apresentador fez o convite durante participação de Analice (26), Jakeline (22) e Mayara (23) no programa deste domingo, 5. “O Daniel pode vir aqui e dar a versão dele. É uma questão de justiça”, afirmou ao vivo.
Daniel foi eliminado do programa no dia 16 de janeiro por suspeitas de ter se aproveitado sexualmente de Monique (23) enquanto ela estava desacordada. Em depoimento à polícia, a modelo negou que os dois tenham feito sexo na casa. Já fora do reality, Daniel declarou que espera que a justiça seja feita.
Segundo a assessoria do modelo, o caso deve ter novidades nesta semana.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Função renal de Chico Anysio retorna a parâmetros normais

Humorista Chico Anysio

A função renal do humorista Chico Anysio, que permanece internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, retornou aos parâmetros normais, informou boletim médico desta segunda-feira (6).

O médico Luiz Alfredo Lamy, no entanto, destaca que o estado clínico do paciente continua grave e inspira cuidados. A medicação que está controlando a pressão arterial está sendo reduzida, e continua o processo de retirada progressiva do respirador. Em alguns momentos do dia, Chico respira sem auxílio mecânico, mas não há previsão de alta.

A mulher de Chico Anysio, Malga Di Paula, comemorou em seu Twitter, nesta segunda-feira (6), a melhora gradual do marido.

O humorista, de 80 anos, passou por vários períodos de internação em 2011. Em março, deixou o Hospital Samaritano após 110 dias hospitalizado, quando enfrentou complicações cardiorrespiratórias. Foi submetido a angioplastia e tratou uma pneumonia na UTI.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Dilma adia viagem a Fortaleza para acompanhar recuperação da mãe

Diplomação da presidente eleita Dilma Rousseff (centro) ao lado de sua filha Paula (à esq.) e sua <br> mãe Dilma Jane no TSE, em Brasília (DF)
Em função da atenção à saúde da mãe, a presidente Dilma Rousseff adiou a viagem de amanhã (7) à Fortaleza para o anúncio de investimento do governo federal para a implantação do metrô.

Dilma Jane Rousseff teve um mal estar e deve passar por exames entre hoje e amanhã  no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.

Para acompanhar a mãe, a presidente cancelou a reunião desta manhã com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Por enquanto, a assessoria de imprensa do Planalto informa que não há previsão de alteração na agenda da presidente com relação à viagem de quarta a cidades de Ceará e Pernambuco, para acompanhar obras na Transnordestina e a integração do rio São Francisco.

Em setembro do ano passado, a mãe da presidente foi internada no Hospital das Forças Armadas quando diagnosticaram com uma embolia pulmonar pequena, após quadro de mal estar e falta de ar.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Polícia abre inquérito, espera exames e chamará Kleber para depor sobre agressão

A Polícia do Rio Grande do Sul abriu inquérito para apurar a acusação de Débora Favarini contra Kleber, atacante do Grêmio. A mulher do jogador afirma que foi agredida na madrugada do dia 28. Ela fez um Boletim de Ocorrência e realizou exames de Corpo de Delito. As partes envolvidas serão convocadas para depor, provavelmente ainda nesta semana.

Débora registrou o Boletim de Ocorrência na 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Porto Alegre na madrugada do dia 28. A agressão, segundo o depoimento, teria ocorrido após discussão no hotel onde ambos moram com uma filha na capital gaúcha. Ao retornar de uma festa, o problema teve início. Débora se refugiou no banheiro para olhar o celular do jogador, que irritado arrombou a porta do local e a agrediu com um soco na cabeça, também acertando seu rosto "talvez sem intenção", de acordo com o BO.

"Tive a oportunidade de observar o Boletim de Ocorrência com mais calma e vi que ela fez os exames. Vamos aguardar o resultado para saber a gravidade do ocorrido. Abrimos um inquérito e vamos apurar tudo nesta semana, provavelmente. Não posso precisar muitas informações para não expôr os envolvidos. Vamos ouvir as partes, ela principalmente, porque ainda não tive oportunidade de fazer isso", disse a delegada responsável pelo caso, Flávia Faccini, ao UOL Esporte.

Kleber, porém, confidenciou a amigos que o problema não passou de uma crise de ciúmes. Segundo o camisa 30 do Grêmio, não houve soco, mas a porta arrombada do banheiro é que bateu na cabeça de Débora. Ele admite briga, mas trata o caso como algo comum à vida de casal. Sua mulher, inclusive, estaria retornando a Porto Alegre.

A informação do regresso de Débora, que desde o fato foi para casa de seus pais em Minas Gerais, coincide com a ideia da polícia de ouvi-la. A jornalista que mantém relacionamento com o Gladiador desde 2009 deve reatar o casamento e voltar a morar com o atleta.

O Grêmio não se manifestou oficialmente por considerar o caso de interesse estritamente pessoal de Kleber. O jogador, da mesma forma, não concedeu entrevistas sobre o tema.

Dependendo do resultado dos exames de Corpo de Delito, haverá a comprovação do tipo de agressão sofrida pela mulher. A polícia evita conceder mais informações para não expôr as figuras envolvidas.

Fonte: Uol Esportes
Leia Mais ››

Aniversário de Neymar tem tumulto, entrada secreta e reúne de Restart a Mauricio de Souza

Luiza Oliveira/UOL
As festas de Neymar em São Paulo estão cada vez mais requisitadas e repletas de celebridades e fãs enlouquecidas. Foi assim na comemoração do prêmio da Fifa pelo gol mais bonito de 2011. E não é à toa que o estafe do craque vem tendo trabalho e precisa usar criatividade e força para garantir a diversão do anfitrião. Na noite deste domingo, o jovem celebrou seu aniversário de 20 anos em uma balada da zona sul da capital paulista e precisou driblar o tumulto e até armar um plano secreto para conseguir comemorar.

O cenário das festas é sempre o mesmo. Adolescentes com microssaias em número muito superior ao de homens, e jovens com o penteado moicano do ídolo se misturam aos famosos. O cardápio de celebridades também costuma ser bem variado.

Todos quiseram dar um abraço em Neymar. Do cartunista Mauricio de Souza, ao ex-BBB Kleber Bambam, passando pelas atrizes  globais Giovanna Lancellotti e Carolina Oliveira, além dos integrantes do Restart Pe Lanza e Thomas.

Mas os olhares se voltavam apenas para a grande estrela. O protagonista foi um dos últimos a chegar à festa, por volta de 00h30 desta segunda-feira. Mais cedo, ele havia participado da derrota do Santos para o Palmeiras por 2 a 1, em Presidente Prudente.

Mesmo com o horário já avançado, teve problemas para entrar no local e até armou uma estratégia para enganar a imprensa e passar despercebido. Chegou em um carro branco junto com o amigo Paulo Henrique Ganso, que desceu primeiro para atrair os flashes em uma entrada lateral da balada. Só depois de mais uma volta no quarteirão, Neymar desceu do veículo. O plano, no entanto, desceu pelo ralo.

O tumulto de fãs e imprensa na chegada do aniversariante foi tão grande que alguns jornalistas que estavam no meio do empurra-empurra chegaram a se machucar. Os seguranças tiveram trabalho para levar até o local fechado o jovem que ficou bastante incomodado. “Deixa eu curtir”, reclamou.

Uma outra entrada discreta também foi utilizada, com a ajuda de um promoter, como alternativa por boleiros que optaram por se preservar e não ser o foco dos holofotes. "Estou voltando agora. Não é legal aparecer em balada. Você não vai filmar, ne?", perguntou um atleta que defende um dos quatro grandes de São Paulo.

Quem encarou o assédio, mas passou rapidamente e deu entrevistas curtas foi o meia santista Elano e Lucas, do São Paulo. Já o agora comentarista Denilson fez a festa do programa Pânico na TV.

O ex-atleta foi vítima do assédio feminino e ouviu gritos de ‘lindo’ ao chegar à festa sem a mulher Luciele Di Camargo. Levou com bom-humor. “Festa de boleiro sem mulher não é festa”, brincou, antes de afirmar que é fiel no casamento.

As celebridades que já estão caindo no esquecimento também não perdem a chance de aparecer. O campeão da primeira edição do Big Brother Brasil, Kleber Bambam, fez de tudo. Apareceu com camisa extravagante e até mostrou o abdomem 'tanquinho' para as câmeras.

Ainda tirou sarro das convidadas da festa e de uma repórter de TV ao ser perguntado o que daria de presente a Neymar pelo aniversário. "Eu não vou dar nada. E você, o que vai dar?", indagou, antes de completar. "Aqui tem muita Maria Chuteira. Ainda bem que estou de bota".

Teve também convidado mais discreto e com pouca ligação com o mundo do futebol, mas que não ficou de fora. O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Souza, é amigo pessoal da família do jogador e tem projetos para que Neymar vire história em quadrinhos.

As negociações com o pai do craque estão avançadas, e alguns esboços dos desenhos já estão prontos. A ideia é lançar oficialmente o projeto já no mês de março. “O pai gostou muito. Ele é ótimo para negociar. Já tenho o Pelezinho, agora tem que ter o Neymarzinho”, contou, antes de entrar na casa noturna.

Fonte: Uol Esportes
Leia Mais ››

Estado deve convocar de aprovados em concurso da Saúde

Uma audiência realizada na 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal no último dia 31 determinou a convocação imediata de servidores já aprovados em concurso público para suprir a demanda de pessoal e, assim, diminuir o número de pacientes que estão à espera de atendimento no Hospital Walfredo Gurgel. A informação é do site oficial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

O Secretário de Saúde, Domício Arruda, apresentou ao juiz Geraldo Antônio da Mota, como proposta, a nomeação de 34 técnicos de enfermagem, dez enfermeiros e quatro médicos clínicos gerais para o Hospital Ruy Pereira.

Segundo o TJRN, serão colocados em funcionamento 20 leitos de clínica médica no Hospital Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. Essas medidas contribuirão para melhorar a situação do Hospital Walfredo Gurgel, que atualmente conta com 93 pacientes que necessitam de atendimento clínico com urgência, 38 politraumatizados, no aguardo de transferência para outras unidades hospitalares, 11 com diagnóstico de problemas vasculares decorrentes de diabetes e 26 com solicitação de internamento em unidade de terapia intensiva.

A proposta apresentada pelo secretário foi aceita pelo Ministério Público Estadual. Também participaram da audiência o Procurador Geral do Estado, o Diretor Geral e Técnico do Hospital Walfredo Gurgel, e a Coordenadora Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde Pública.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Confirmada a morte do folclorista Deífilo Gugel


Deífilo Gurgel, 85, estava internado no hospital PAPI desde o ultimo sábado, 21, quando foi internado apresentando um quadro avançado de desnutrição e pneumonia.
O estado de Deífilo era considerado gravíssimo há uma semana, quando já tinha passado por uma parada cardiorrespiratória  e respirava por aparelhos.  Esta segunda, após 17 dias de internação, o falecimento foi confirmado em consequência da falência de múltiplos órgãos.
Em maio do ano passado, Deífilo passou por uma cirurgia para extrair um tumor benigno na próstata, mas segundo Tarcísio Gurgel,irmão do escritor, os problemas atuais não decorrem do procedimento. 

O Romanceiro Potiguar

Deífilo Gurgel é tido como um dos maiores folcloristas brasileiros e, no momento, se preparava para o lançamento do novo livro, O Romanceiro Potiguar, agendado para o mês de março de 2012, através da Secretaria Extraordinária da Cultura do Rio Grande do Norte (Secult). A obra era considerada a mais complexa do autor, que dedicou 10 anos de pesquisa, tendo registrado 300 romances potiguares entre 1985 e 1995, e outros mais recentes, além de mais de 100 entrevistas realizadas.

Fonte: DN
Leia Mais ››

MORRE RADIALISTA LUIS CARLOS DE APODI


Faleceu nas primeiras horas de hoje (06/02) o cantor e radialista Luis Carlos, que já teve passagem na Rádio Lagoa FM e Cidade FM.
Uma pessoa alegre, que deixa saudades ao povo de Apodi. 
Luis Carlos, além de fazer rádio, compôs algumas músicas, que não foram tão divulgadas, talvez por ele nem se importar com o sucesso que poderia fazer.
Seu sepultamento está marcado para as 16 horas no Cemitério Público de Apodi.

Fonte: Erivan Morias
Leia Mais ››

TCE/RN CONDENA EX-PREFEITA DE CEL. JOÃO PESSOA A RESSARCIR MAIS DE R$ 37 MIL AOS COFRES PÚBLICOS

A ausência de documentação comprobatória de despesas vem levando o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte a votar pelo ressarcimento de valores aos cofres públicos. Na sessão de ontem da Primeira Câmara de Contas foram relatados vários processos neste sentido. Entre os processos relatados está o da Prefeitura Municipal de Cel. João Pessoa referente à documentação comprobatória de despesas do exercício de 1998 que tem como responsável Ana Cristina de Figueiredo Fernandes, prefeita a época. Tendo em vista a inércia da responsável mesmo diante da solicitação da Corte de Contas, o voto foi pelo ressarcimento de R$ 37.680,72 decorrente da não comprovação de despesas executadas no período em questão.

O presidente da Primeira Câmara, Carlos Thompson, também relatou processo da câmara municipal de Lagoa Salgada referente à prestação de contas do ano de 2003, sob a responsabilidade do Sr. José Carlos Costa. O voto foi pela irregularidade, impondo ao responsável o dever de ressarcir integralmente o valor de R$ 72.601,00, pela omissão de prestar contas das despesas executadas. Também foi relatado processo da Câmara municipal de João Dias, prestação de contas referente ao exercício de 2006, sendo ordenadora da despesa a Sra. Luciana Campos Pimenta Verissimo. O voto foi pela irregularidade com ressarcimento de R$ 21.600,00 pertinente à omissão do dever constitucional de prestar contas.

A conselheira Maria Adélia Sales relatou processo da prefeitura de Serrinha, documentação comprobatória de despesa referente ao exercício de 1998, responsável Ionas Carvalho de Araújo Filho. O voto foi pela irregularidade, com o ressarcimento aos cofres públicos da quantia de R$ 20.025,12, ante a realização de despesas tidas como indevidas (ausência de destinação específica e pagamento de encargos bancários). A conselheira também relatou processo da câmara municipal de Macau, documentação comprobatória de despesas, tendo como responsável Oscar José Paulino de Souza. O voto foi pelo ressarcimento de R$ 14.790,00 referentes à concessão irregular de diárias.
O conselheiro Marco Antônio de Moraes Rêgo Montenegro relatou processo da Prefeitura de Tibau, prestação de contas referente ao 1° e 2° bimestre de 2001, responsável Sidrônio Freire da Silva. O voto foi pelo ressarcimento de R$ 16.960,30, decorrente de pagamento de despesa sem destinação específica, na aquisição de combustíveis e ausência de documentação comprobatória de despesa. Por fim foi relatado processo da Prefeitura de Pilões, prestação de contas referente ao 1° bimestre de 2006, responsável o Sr. Augusto José de Aquino. O voto foi pelo ressarcimento de R$ 106.208,92 pertinente a valores pagos e não comprovados.

FUNDEF - O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes relatou processo da Prefeitura de Lagoa Salgada, Balancete do Fundef relativo a 2002, sob a responsabilidade do Sr. Francisco Canindé Freire. Acolhendo o relatório técnico e o parecer do Ministério Público junto ao TCE, o voto foi pela irregularidade das contas, impondo ao responsável o dever de ressarcir a quantia de R$ 818.482,20. Do mesmo teor, relatou processo da Prefeitura de Bom Jesus, Balancete do Fundef 2002, responsáveis Flávio Roberto Marques de Carvalho (prefeito à época) e Moacir Amaro de Lima (prefeito municipal). O voto foi pela irregularidade, com ressarcimento de R$ 894.442,87, devidamente atualizados.
O então prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino de Araújo, teve o balancete do Fundef referente ao exercício de 2000 desaprovado. O gestor foi condenado ao remanejamento dos seguintes valores: R$ 40.620,65, não aplicados no magistério; R$ 74.062,26, despesas alheias ao Fundo e R$ 43.802,56, relativo a débitos do exercício anterior.

Fonte: São Miguel news
Leia Mais ››

Dilma declara guerra contra PM

A presidente Dilma Rousseff determinará, nos próximos dias, que os Estados instalem tribunais militares em cada uma das suas corporações para agilizar o julgamento de infrações cometidas por policiais. Tanto a chefe do Executivo quanto o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a Polícia Federal pretendem, com a medida, que os processos contra militares não se submetam à morosidade da Justiça comum, que acumula ações por anos a fio. 

A estratégia é a de que os julgamentos sejam sumários e rápidos dentro de cada corporação. Também pretende-se a manutenção da hierarquia e da ordem, por meio da obrigação do cumprimento às determinações dos comandantes. Caberá aos Executivos estaduais enviar aos deputados um projeto de lei que preveja a criação dos tribunais, com a indicação dos representantes das tropas, bem como previsão de cadeira para o Ministério Público. 

No entendimento do Palácio do Planalto, conforme apurou o Bahia Notícias, a greve da PM na Bahia é um movimento nacional em cadeia para pressionar o Congresso a votar e aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300, que pretende igualar os salários dos policiais em todo o Brasil de acordo com o pagamento realizado no Distrito Federal. Hoje, o menor vencimento, de um soldado de segunda classe, é de R$ 3.031,38, e o maior, de um coronel, chega a R$ 15.355,85. 

Os Estados alegam não ter condições de seguir a norma, caso aprovada, pois haveria risco de se exceder o limite prudencial estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em que não se pode dedicar mais de 47% da receita líquida com pagamento de pessoal. Os atos em prol da PEC 300 aconteceriam em cada uma das unidades federativas até chegar em Brasília. O que chamou a atenção de Dilma e da Força Nacional, na Bahia, foi o fato de que Marco Prisco, que lidera a Aspra – associação da PM que iniciou o movimento grevista –, divide o comando das ações na Assembleia Legislativa com o sargento Queiroz, líder da paralisação dias antes no Ceará, e o sargento Joaes, representante do Rio Grande do Norte. 

Todos são filiados à Associação Nacional dos Praças, que tem assento no Conselho Nacional de Segurança e recebe, portanto, recursos do próprio governo federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Ou seja, há o incômodo de que a própria União tem bancado o movimento. Antes da mobilização baiana, Pernambuco enfrentou levantes semelhantes e, no Rio de Janeiro, há a expectativa que, nos próximos dias, a PM venha a aderir à greve baiana. 

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Governo do Estado quer novo modelo prisional para o RN


O Governo do Estado ambiciona copiar o exitoso projeto da Associação de Proteção e Assistência ao Apenado (Apac), originada em Minas Gerais e cuja única unidade do Estado está situada em Macau. Neste sistema, no qual o preso custa quatro vezes menos do que no modelo atual, a ressocialização do apenado é considerada prioridade.

A medida faz parte do que o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Fábio Hollanda, chamou de "não fazer de conta de que há problemas". Ele atribuiu a deficiência do sistema prisional do RN à ingerência dos últimos 10 anos.

Para responder rapidamente à ação dos criminosos, o governo compôs pacote de medidas com efeito em curto prazo. Elas incluem a contratação de quatro agentes penitenciários e intervenções estruturais em Alcaçuz.

Hollanda anunciou ainda que há decisão política da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para contratação de mais 22 agentes. O incremento de pessoal, todavia, está condicionado ao atendimento das premissas fiscais postuladas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O titular da Sejuc garantiu que não há mais corrupção dentro de Alcaçuz e citou a mais recente fuga do presídio, que não foi maximizada em face da ação do efetivo de segurança, que coibiu a evasão de até 95 homens. Na ocasião, seis fugiram do presídio.

Centrais do Cidadão

Fábio Hollanda disse ainda já ter iniciado o processo de reformulação das Centrais do Cidadão. Segundo ele, engenheiros da Sejuc estão vistoriando os prédios para atender ao novo projeto de modernização pensado para os equipamentos. Conforme ele, a Central do Praia Shopping deverá ser entregue nas próximas semanas.

Fonte: Nominuto
Leia Mais ››

Publicada exoneração de secretário executivo do Ministério das Cidades


O Diário Oficial da União publica nesta segunda-feira (6) a exoneração a pedido de Roberto de Oliveira Muniz do cargo de secretário executivo do Ministério das Cidades.

A mudança no comando da pasta foi oficializada na sexta-feira (3), com a exoneração de Mário Negromonte (PP-BA) – que deixou o cargo após denúncias de corrupção – e a nomeação de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), deputado indicado pelo partido para o cargo.

Entre as denúncias envolvendo o ex-ministro estão casos de favorecimento na liberação de verbas e fraude em documentos para beneficiar projetos.

Fonte: DN
Leia Mais ››

TVs podem ser impedidas de repetir propaganda política no mesmo intervalo

A Câmara analisa proposta que impede a veiculação repetida da mesma propaganda política em um só intervalo comercial em emissoras de TV e rádio. A medida está prevista no Projeto de Lei 2912/11, que também amplia em 1 hora o período legal para veiculação de propaganda partidária gratuita - de 19h30 às 22 horas para 18h30 às 22 horas. A proposta altera a Lei dos Partidos Políticos (9096/95).

O autor da proposta, deputado Sandro Alex (PPS-PR), explica que o objetivo é evitar “irritação e desconforto” para telespectadores e ouvintes, que são obrigados a assistir à mesma propaganda política mais de uma vez em intervalos muito curtos.

O parlamentar argumenta que o objetivo é aperfeiçoar a legislação para evitar a veiculação de propaganda partidária negativa. Ele lembra que, para atender as disposições da Lei dos Partidos Políticos, a propaganda partidária gratuita, muitas vezes, é condensada em “spots” para rádio ou vídeos muito curtos. Isso, segundo ele, acaba obrigando as emissoras a veicular as propaganda mais de uma vez em um mesmo intervalo para cumprir o tempo obrigatório previsto na lei, causando desconforto e irritação em ouvintes e telespectadores.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Parte do teto da delegacia de Ceará-Mirim desaba nesta segunda

Segundo informações de agentes que trabalham na delegacia do município de Ceará-Mirim, região da Grande Natal, parte do forro de madeira, que cobria a recepção da delegacia, desabou na manhã desta segunda-feira, 06.
Como estava fora do horário de atendimento, não há registro de feridos.
 A hipótese de vandalismo está descartada pelos agentes, que acreditam que o motivo do acidente teria sido o desgaste do material. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Operação Verão será descentralizada para o interior do Estado

Programada para seguir após o feriado do Carnaval, a Operação Verão deverá ser descentralizada para o interior do Estado a partir de março, informa o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério.

Segundo ele, a intenção é levar tranquilidade e seguranças aos cidadãos, retirando bandidos das ruas. A Operação Verão está atualmente concentrada no litoral do RN.

A mobilização é organizada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, além de outros órgãos públicos.

Ela consistem em abordagens em bares, barreiras policiais nas ruas (em parceria com Polícia Militar), controlar os paredões de som dos carros, com intuito de evitar a poluição sonora, e fiscalizar os morros da cidade. “A Operação Verão vai continuar, mas, através de outras formas”, afirma Fábio Rogério.

O delegado disse que não tem data especificas para fazer as atividades na cidade, porque estas serão escolhidas em sigilo para não atrapalhar a operação. Além disso, a abordagem nas cidades vai começar, primeiramente, nos bairros que tenham o maior índice de ocorrências.

Segundo o Cel. Araújo, Comandante Geral da Polícia Militar, o órgão vai continuar fazendo blitzen nas ruas da cidade, com a utilização do bafômetro, e também vai permanecer o reforço policial nas praias do litoral. 

O Corpo de Bombeiros vai ter suas atividades normalizadas com o fim da Operação Verão. De acordo com o Tenente Christiano Couceiro, eles irão manter os guarda-vidas nas praias com bastante movimentação, tais como Ponta Negra e Praia do Meio. Em Búzios, os guarda-vidas ficarão somente nos finais de semana.

Tenente Couceiro falou que a Praia de Búzios tem uma maior movimentação somente nos sábados e domingos, por isso que terá guarda-vidas somente nesses dias. O mar de Búzios é considerado um dos mais perigosos para banhista, pois parte de sua costa é marcada por ondas fortes e perigosas.

O Tenente ainda disse que, no dia 29/02, o Corpo de Bombeiros junto com a Polícia Militar e Civil farão uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados da Operação Verão.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social publicou, no dia 29 de janeiro, uma queda acentuada do número de ocorrências atendidas pela Polícia Militar em Natal e Região Metropolitana. Em 2011 foram registradas 1.625 ocorrências e 2012, até o dia 15 de janeiro, foram 462 casos.

A equipe do Nominuto.com tentou falar com o subsecretário Airton Ferraz, mas ele estava em uma reunião. 

Fonte: Nominuto
Leia Mais ››

Mais 64 militares de Natal são enviados para Salvador

Divulgação / 16° BI Mtz
Militares estavam de prontidão desde sábado (4).


Outros 64 militares do Exército, lotados no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, estão embarcando neste momento para a capital baiana.

Os militares estavam de prontidão desde a noite do sábado (4), quando 109 foram enviados para Salvador, e se juntam a outro 3.500 militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, e da Força Nacional, que reforçam a segurança na cidade durante a greve da Polícia Militar.

Ontem (5) à noite, o presidente da Assembléia Legislativa,deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), solicitou ao Exército que fizesse a desocupação da Casa o quanto antes. Cerca de 300 policiais militares estão acampados lá desde o início da greve, nessa terça-feira (31).

Até a noite de ontem (5), o Governo baiano já totalizava 83 mortos.

Fonte: Nominuto
Leia Mais ››

Quadrilha rouba 600 mil reais de agência do Itaú

Tiago Medeiros
PM cercou principais vias, mas ainda não localizou nenhum suspeito.


Seis homens, ainda não identificado roubaram a agência do banco Itaú, localizada às margens da BR 101, Zona Sul de Natal, na manhã desta segunda-feira (6). A quadrilha conseguiu fugir levando cerca de 600 mil reais.

De acordo com o tenente Vinícius, oficial de serviço no 5° BPM, os seis acusados chegaram em dois veículo – um Pálio e um Celta – antes da agência iniciar o expediente, e renderam o vigilante e a gerente, exigindo que os entregassem o dinheiro que estava guardado no banco.

A Polícia chegou a informar que o roubo havia sido precedido do sequestro da filha de uma das funcionárias da agência bancária, mas depois esclareceu que os os acusados apenas ameaçaram a gerente falando que sabiam onde a funcionária e a filha estariam, naquele momento, e a afirmarem que as estavam vigiando.

Com os malotes de dinheiro, os acusados fugiram no sentido Parnamirim. A Polícia Militar ainda realizou cercos nas principais vias de acesso, mas não conseguiu localizar nenhum dos suspeitos.

O roubo será investigado pela Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor).

Fonte: Nominuto
Leia Mais ››

Dois postos de combustíveis são assaltados em seqüência na cidade de Pau dos Ferros/RN


Dois estabelecimentos comerciais foram assaltados por uma dupla na noite deste domingo(05) e início dessa segunda-feira(06), o Posto Bolivel no Bairro Princesinha do Oeste foi alvo da dupla por volta das 22:30 horas de ontem, após render o frentista e tomar o dinheiro saíram em uma motocicleta Broz cor preta, com destino ignorado, o valor levado não foi divulgado e já por volta de 00:25 min de hoje(06), a dupla foi ao posto Segundo Melo e m outra motocicleta e mandou o frentista abastecer e ao encher o tanque um deles sacou a arma e anunciou o roubo onde o frentista se agarrou com um dos malévolos e entraram em luta corporal, ao se soltar foram em direção a motocicleta que não conseguiram dar a partida, tudo isso sendo observado por um PM que estava à paisana, como sua arma se encontrava no interior do seu veiculo, manteve a calma e no momento que a dupla saíram empurrando a moto foi ao carro e saiu em perseguição ao ser percebido um meliante passou a atirar em sua direção e fugindo pelo açougue publico em direção a RN 177 , com o revide o PM conseguiu atingir o malévolo da garupa, na panturrilha esquerda, nesse momento a guarnição de RP e GTO já haviam sidos acionados e a uns cinqüenta metros da RN 177 já na BR 226 trecho não pavimentado sentido ao Perímetro irrigado, o malévolo e duas motocicletas, sendo uma delas a Broz, cor preta, possivelmente usada no primeiro roubo, foram encontrados dentro do matagal pelo GTO do 7º BPM , o bandido que estava baleado e havia perdido muito sangue se encontrava quase desmaiado onde foi levado para o HRCCA e após atendimento medico foi liberado e levado a 4ª DRPC onde esta sendo interrogado pela Autoridade Policial, o mesmo foi identificado como sendo Antônio Francisco da Silva, residente em Caraúbas/RN.


Com o meliante capturado alem das motos foram apreendidos com o mesmo alguns pertences e as placas das motos não vamos divulgar, pois estão em investigação.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

SARGENTO DA PM É AGREDIDO, MAS EVITA RESGATE DE PRESO NO WALFREGO GURGEL

Três homens armados promoveram terror e medo na última quarta-feira (1), no hospital mais movimentado da Grande Natal. Por volta das 15h, quando acontecia a visita dos pacientes do Walfredo Gurgel, um policial que fazia a guarda de um detento do presídio estadual de Parnamirim foi rendido pelo trio que chegou ao 4º andar para resgatar o preso.

Armados de pistolas os suspeitos espancaram e obrigaram o sargento Aurélio, comandante da guarda do hospital a entregar a arma e se ajoelhar.

"Eu pensei naquele momento que era o meu fim. Em 27 anos de corporação nunca passei por um momento tão grave" disse. Sargento Aurélio
Logo depois o detento identificado por Alexon Silva de Paiva, de 29 anos, pulou da maca e correu em direção à portaria. Com ele os acusados de posse da arma do policial. Enquanto fugiam, o sargento ligou para os companheiros que estavam na frente do hospital e logo perseguiram o trio. Houve pânico e correria nas dependências do Walfredo e um dos suspeitos acabou detido, assim como o detento do PEP. Apreendido, o adolescente foi conduzido à delegacia de plantão da Zona Sul de Natal e lá ele conversou com a reportagem do Portal BO.

Na entrevista ele disse que não sabia que também faria parte do plano de resgate e apontou um dos comparsas como o mentor intelectual. O preso que seria resgatado confessou que o cumpre pena por assalto a mão armada e não sabia do resgate. Diante do fato, vária viaturas do BPCHOQUE e do 1º batalhão foram chamadas para tentar prender os acusados que fugiram, mas após diligências ninguém foi preso.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Jovem praticou assalto e foi preso momentos depois pela Policia


Policias da Radio Patrulha 214 com apoio da viatura Rocam prenderam no final da manhã de segunda feira 06 de Fevereiro de 2012, um jovem acusado de assaltar uma loja de veículos localizada na Avenida José Damião, no Bairro Santo Antonio.

No momento do assalto uma pessoa identificada apenas com “Colaborador” da loja, tentou seguram um dos indivíduos e foi alvejado de raspão na cabeça com um disparo e não corre risco de morrer.

Fabio Mendonça do Nascimento, 19 anos de idade, morador do Morro da Baga, no bairro Quixabeirinha em Mossoró, foi detido, minutos após praticar o assalto em companhia de outro jovem que conseguiu se evadir quando percebeu a presença da policia. Com ele os policiais encontraram um revolver calibre 38 municiado uma motocicleta tipo Por de cor preta. 

Ele disse que a motocicleta lhe pertencia, mas tinha tomado de assalto na Praça do Rotary no bairro Nova Betânia, na noite de domingo.

Fabio quando percebeu a presença da policia, tentou se infiltrar no meio de pessoas que trabalhavam em uma oficina no bairro Aeroporto, mas foi reconhecido por uma das vitimas. Com o acusado a policia encontrou duas carteiras de cédulas, 504 reais em dinheiro e um cordão de ouro, levados dos funcionários do estabelecimento.

O rapaz foi conduzido para a delegacia especializada em Furtos e Roubos e deverá dá explicações ao Bacharel Luiz Fernando, titular da especializada.





Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Grande Fortaleza - Dezoito pessoas assassinadas em apenas 48 horas


Jardim das Oliveiras, Paupina, Couto Fernandes, Edson Queiroz, Joaquim Távora, José Walter, Bom Jardim, Parque São José, Papicu, João Paulo II, Centro. Todos estes bairros de Fortaleza e os municípios de Caucaia, Maracanaú e Itaitinga, na região metropolitana, foram palco de uma sequencia de violência durante o fim de semana que resultou em 18 assassinatos no período de apenas 48 horas.

As mortes tiveram início por volta das 20 horas de sexta-feira (3) quando o lavador Paulo Sicinato de Oliveira, 20, foi executado na Rua Egídio, bairro Jardim das Oliveiras. A vítima ainda chegou a ser levada para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), mas não resistiu. Os acusados do crime não foram identificados. 

Duplo crime 

Duas horas e meia depois, um duplo homicídio assustou moradores da Rua Joaquim Machado, bairro Paupina, situado na Grande Messejana. O atentado, praticado por desconhecidos, resultou na morte de Francisco de Oliveira Lima e na de outro homem, que até a manhã de ontem, permanecia sem identificação no necrotério do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em Messejana. 

Na manhã de sábado (4), a sequência de crimes continuou. O pescador Francisco Gilson Diniz, 39, tombou morto na Rua do Trilho, bairro Papicu. Os acusados não foram identificados. 

Depois de uma ´trégua´ de pouco mais de três horas, um foragido da Justiça foi assassinado com 11 tiros de pistola calibre Ponto (0.40) dentro de um veículo, no bairro Parque São José. De acordo com a Polícia, José Airton Martins Gomes, 40, respondia a vários processos e também possuía dois mandados em aberto expedidos pelo juiz da Comarca de Canindé. 

Os acusados da pistolagem, quatro homens que estavam a bordo de um automóvel Pálio Weekend, fugiram e, até o fim da noite de ontem, ainda não haviam sido identificados. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

O bairro Bom Jardim foi palco da morte do desempregado Wilson Estevão de Lima, 24. Conforme parentes da vítima, o acusado é um adolescente de 14 anos. "Ele teve um desentendimento com o Wilson e ´deu´ vários disparos nele", disse um parente da vítima, que não quis se identificar por temer represália. 

Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, duas pessoas foram mortas em um intervalo de três horas. Charles de Assis Santos, 23, foi assassinado na Rua Cinco, Itambé II. Cerca de três horas depois, o pizzaiolo Samuel Ferreira Bastos, 18, acabou baleado e morto no Picuí. 

Na noite de sábado mais três mortes mobilizaram as equipes da Polícia Militar e também da DHPP, da Polícia Civil. Os crimes ocorreram nos bairros José Walter e Joaquim Távora. As vítimas foram identificadas como o servente Erivaldo Pereira Moreira, 35; Francisco Anastácio da Silva Rocha Neto, 18; e o estudante Francisco Rafael dos Santos Alves, de 26 anos. 

Os homicídios continuaram a ocorrer e, na madrugada de ontem, as autoridades de segurança anotaram mais três casos. Na Travessa Tamoio, bairro Couto Fernandes, bandidos mataram João Batista de Oliveira Freitas. 

Também durante a madrugada, exatamente a 1h40, três bandidos armados de pistola de calibre 380 executaram Getúlio Vanderlan Carvalho da Silva, 20, na Rua Roberto Silva, Edson Queiroz. Edinilson Bezerra Santil, 22, morreu depois de ser baleado por um homem no Conjunto João Paulo II. Até as 20 horas de ontem, mais cinco pessoas foram mortas na Grande Fortaleza. Um dos casos mais graves ocorreu na Rua General Sampaio, na Praça da Estação, no Centro. Ali, Francisco Rafael Silva, 27, foi morto a tiro. 

Pistolagem 

11 disparos foram efetuados contra o ex-presidiário e foragido da Justiça José Airton Martins Gomes. O crime de pistolagem ocorreu no Parque São José 

Violência 

1 - Na manhã de ontem ocorreu um congestionamento de veículos funerários no estacionamento do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Messejana. Dezenas de pessoas aguardavam a liberação dos corpos dos parentes, a maioria, vítima de homicídios a bala na Grande Fortaleza

2 - No bairro Padre Romualdo, em Caucaia, o jovem Pedro Wilson Pereira de Oliveira, 27, foi executado por desconhecidos, na tarde de ontem. Segundo policiais militares do Ronda do Quarteirão, os acusados do crime não foram identificados. Os motivos do assassinato ainda são desconhecidos.

3 - Fiéis da Paróquia São João Batista, no bairro São João do Tauape, foram surpreendidos, na tarde de ontem, com uma tentativa de homicídio em frente à Igreja. A vítima, atingida com um tiro na cabeça, era o flanelinha André Magno Martins. Ele foi levado em estado grave para o IJF- Centro.

Fonte: Diário do Nordeste
Leia Mais ››