sábado, julho 06, 2019

Casos de chikungunya crescem 121% no RN

Os casos confirmados de chikungunya no Rio Grande do Norte aumentaram em 121% quando comparados ao mesmo período de 2018. É o que apresenta o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com dados coletados até o dia 22 de junho, o que corresponde à semana epidemiológica 25. Neste ano, no período, foram 4.094 casos suspeitos e 1.064 confirmados. Já no ano passado, foram 1.682 suspeitos e 480 confirmados.

FOTO: HEILYSMAR LIMA/PORTAL NO AR

A Sesap destaca que o aumento dos casos já era esperado para o ano de 2019 devido ao comportamento natural e sazonal do mosquito Aedes Aegypti combinado as chuvas que vêm ocorrendo e o descarte inadequado de lixo.

Já o número de notificações e confirmações de Dengue e Zika até a semana epidemiológica 25 diminuíram. Enquanto em 2018 foram notificados 18.649 e confirmados 8.459 casos de Dengue, este ano foram 17.850 notificações e 3.132 confirmações, o que representa uma redução de 63%. Para a Zika, se no mesmo período do ano passado ocorreram 313 casos prováveis, até o dia 22 de junho deste ano foram 150.

Ao longo do ano, a cada novo dado, a secretaria vem intensificando seu papel de orientar e coordenar as ações que devem ser executadas pelas prefeituras e secretarias municipais de saúde. Mas é importante ressaltar que o vetor não deve ser combatido sozinho. “Precisamos da participação dos municípios e da população e essa luta deve ser diária”, ressaltou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da pasta, Alessandra Lucchesi.

Ela ainda destacou a importância das notificações realizadas pelos municípios para a confirmação dos dados e planejamento das ações e medidas que estão sendo tomadas para conter o avanço do mosquito aedes aegypti. “O aumento das notificações nos mostra que os serviços estão mais sensíveis às pessoas que apresentam as sintomatologias para Dengue, Zika e Chikungunya”, disse Lucchesi reforçando ainda que é a partir da qualidade da informação que políticas públicas são construídas. “Isso nos possibilita construir planejamento”, complementou.

Para consultar o boletim, basta clicar AQUI.

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Itep e Defensoria assinam convênio para liberação de corpos sem documentação

Com o objetivo de dar maior agilidade na liberação de corpos sem documentação para as famílias, foi assinado na manhã desta sexta-feira, 5, um termo de cooperação entre o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep) e a Defensoria Pública do estado para que situações como essa sejam minimizadas com a devida segurança jurídica. A expectativa é que a partir do mês de agosto os novos procedimentos já sejam adotados.

FOTO: JULIO ROCHA/ITEP-RN

“A demora ocasionada nos casos em que as famílias não têm documento daquele cadáver gerava atrasos na liberação até chegar na fase de decisões judiciais, como também prejudicava o fluxo do Itep-RN e a ocupação das dependências com a custódia desses corpos. Por isso, esse convênio é de fundamental importância para que possamos fechar esse ciclo com a família que vem sofrendo com esse problema”, destacou o diretor geral do órgão, Marcos Brandão.

O termo de cooperação irá permitir que a liberação dos corpos sem documentos não necessite chegar à fase de judicialização, como é feito atualmente. Os defensores públicos irão atuar de forma extrajudicial para que a liberação ocorra de forma mais rápida, como atualmente já ocorre no Ceará. A parceria deverá ainda facilitar a requisição, através de ofícios, de laudos de DNA para fins de identificação dos corpos a serem liberados.

“Nosso objetivo é garantir a cidadania dessas famílias que já estão vivenciando um momento de dor e encontravam entraves burocráticos, jurídicos, para receber os corpos de seus entes queridos. Experiências semelhantes já ocorrem em outros estados como o Ceará e acredito que aqui também será exitosa”, destacou o defensor público geral, Marcus Vinícius Soares Alves.

O diretor do Instituto Médico Legal, Fernando Marinho, apontou que em média dois corpos chegam por mês no Itep-RN, com problemas de documentação. “Em muitos casos essas pessoas poderiam ter tirado outra via de RG, por exemplo, com as facilidades que temos hoje, mas não se preocuparam com isso e acabam deixando essa complicação para a família. Com esse convênio iremos acelerar essa liberação. O convênio também irá contemplar as unidades regionais no Seridó e Oeste”, finalizou

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Polícia do RJ prende cinco suspeitos de vender ingressos falsos para a final da Copa América

Cinco homens suspeitos de vender ingressos falsos para a final da Copa América, neste domingo (7), foram presos nesta sexta-feira (5). Brasil e Peru disputam a taça no Maracanã a partir das 17h.

A Polícia Civil do RJ chegou ao grupo a partir da denúncia de uma mulher que negociava pela internet a compra de duas entradas oferecidas pelo grupo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Polícia Civil, ela estava desconfiada e marcou com um dos vendedores perto da Cidade da Polícia, no Jacaré, Zona Norte do Rio.

Ao perceber que o ingresso parecia falso, acionou policiais que passavam pelo local. Os agentes encaminharam o suspeito para a Delegacia do Consumidor, responsável pela prisão.

O homem entregou os outros componentes da quadrilha, que foram presos num local próximo ao Terreirão do Samba, no Centro, com 19 ingressos falsificados prontos para a venda.

Os bilhetes estavam sendo vendidos por até R$ 1.500. Vinte e um ingressos foram apreendidos.

Os suspeitos vão responder por estelionato, formação de quadrilha e receptação.

As vendas pelos canais oficiais da Copa América se esgotaram tanto para a disputa do terceiro lugar deste sábado (6), entre Argentina e Chile, quanto para Brasil e Peru.

Ingressos falsos para a final da Copa América foram apreendidos pela polícia — Foto: Reprodução/GloboNews
Ingressos falsos para a final da Copa América foram apreendidos pela polícia — Foto: Reprodução/GloboNews

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em 2019, 12 Estados precisaram racionar vacina BCG, aplicada em recém-nascidos

Dos vários desafios como pais de primeira viagem, Juliano Lustosa, de 35 anos, e Mariana Franco, 32, não contavam com ter dificuldades para conseguir vacinar o pequeno Davi com a BCG, dada aos recém-nascidos ainda na maternidade para prevenir tuberculose, junto com a vacina da hepatite B.

Depois de alguns dias de angústia, muitas ligações e viagens de carro, Davi foi vacinado contra a tuberculose — Foto: BBC
Depois de alguns dias de angústia, muitas ligações e viagens de carro, Davi foi vacinado contra a tuberculose — Foto: BBC

"Quando estávamos prestes a deixar a maternidade, em junho, fomos informados pela enfermagem que a vacina estava em falta e que deveríamos procurar uma unidade de saúde em uma semana", contou Lustosa à BBC News Brasil por telefone.

Passada uma semana, ainda não havia previsão de disponibilidade das vacinas em São José dos Campos (SP), onde a família mora. Foi aí que começou para o casal uma jornada de informações desencontradas, viagens de carro e pelo menos 15 ligações para unidades de saúde públicas e particulares em busca da dose.

Davi, que nasceu em 11 de junho, finalmente foi imunizado com a BCG no dia 24 do mesmo mês - e em outra cidade, Taubaté (SP), em uma unidade pública. A disponibilização gratuita desta vacina está prevista no Sistema Único de Saúde (SUS) e sai do governo federal, passando para os Estados e finalmente chegando aos municípios. Empresas particulares também costumam oferecer a BCG com um valor de aproximadamente R$ 100 a dose.

"Se eu não conseguisse lá, teria ido até São Paulo. Havia ligado para sete clínicas particulares no Estado, que disseram não ter a vacina, mas uma na capital falou que tinha", explica Lustosa. "Como nosso primeiro filho, somos inexperientes, então queremos fazer tudo certo."
A situação vivida pela família não se resume a São José dos Campos e nem ao Estado de São Paulo. Após contato da reportagem com as secretarias de saúde de todos os Estados, ao menos 12 confirmaram não ter recebido em pelo menos um mês do ano a quantidade total prevista de doses enviadas pelo governo federal: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

Aplicação de vacina BCG na cidade de Marília (SP) — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação
Aplicação de vacina BCG na cidade de Marília (SP) — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação

Do total de 20 Estados que responderam à reportagem, outros oito afirmaram que a entrega pelo governo federal está regular ou teve alterações muito pontuais (Alagoas, Bahia, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins).

O alcance e duração da redução no abastecimento variam, mas a maioria das secretarias apontou alterações a partir de abril e dizem que, apesar destas descontinuidades, não há "falta" de vacinas BCG, mas sim um racionamento. A maioria dos municípios tem recorrido a agendamentos - já que, uma vez abertas, as doses da BCG têm validade de 6 horas, portanto os órgãos buscam otimizá-las.


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por exemplo, sob cujo guarda-chuva Davi nasceu, afirma que a "responsabilidade da aquisição e distribuição" da vacina é do Ministério da Saúde, e o Estado "apenas redistribui para os municípios, à medida que os lotes chegam".

"No último mês, o envio das doses pelo órgão federal para São Paulo tem sido irregular e em quantidades insuficientes, impactando na redistribuição. Até que haja regularização pelo Ministério, o Estado está buscando o remanejamento entre regiões", diz nota da secretaria.
Inicialmente, o Ministério da Saúde afirmou à reportagem que "o quantitativo autorizado no mês de junho foi reduzido devido à parte do estoque que ainda se encontrava em análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)", instituição vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que analisa a qualidade e segurança das vacinas que serão disponibilizadas em todo o país.

Procurada, a Fiocruz afirmou que o INCQS vem cumprindo todos os prazos firmados. A BBC News Brasil retornou então ao ministério com esta nova informação e a pasta enviou um novo posicionamento atribuindo a redução no envio das doses à etapa de importação do produto.

"O Ministério da Saúde aguarda documentação da Organização Pan-Americana de Saúde para liberação das doses que já estão no Brasil. O processo faz parte do trâmite para liberação das doses na alfândega", afirmou o órgão.

Onde estão os gargalos
Renato Kfouri, presidente do departamento Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), destaca que, da produção das doses à sua injeção, há várias etapas que podem levar a atrasos - o que, no Brasil, é agravado pela burocracia.

Neste caminho, há a importação de vacinas - no caso da BCG, da Índia -, fiscalização alfandegária, inspeções sanitárias, certificações, além de todo o transporte e armazenamento exigido nesta cadeia.


Em 2018, por exemplo, houve também irregularidade no abastecimento da BCG por conta da interrupção da produção destas vacinas na Fundação Ataulpho de Paiva, no Rio de Janeiro. Em 2016, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as atividades da fundação após uma inspeção, o que impactou o fornecimento.

"O desabastecimento é uma situação constante, não só para a BCG, e nem apenas no Brasil, mas no mundo. O lado bom é que o consumo de vacinas no planeta vem aumentando, e a exigência por qualidade e segurança também. Mas isso não vem acompanhado na mesma velocidade pelo parque industrial mundial", explica.

Vacinação em Belém do Pará — Foto: Camila Lima/O Liberal
Vacinação em Belém do Pará — Foto: Camila Lima/O Liberal

"Claro que no Brasil algumas etapas poderiam ser mais rápidas, mas isso certamente não resolveria todas as questões, pois há um problema maior nas condições de produção", diz Kfouri, destacando a importância da transferência de tecnologia e da produção nacional de doses para chegar mais perto de uma autossuficiência.

O pediatra diz que a vacina, de dose única, deve ser aplicada no bebê o quanto antes - de preferência na maternidade mas, se não for possível, dentro de aproximadamente um mês. Isto para evitar o seu contato com a bactéria da tuberculose, que ainda tem presença significativa no Brasil e é transmitida de pessoa para pessoa.


Cristina Albuquerque, chefe de Saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, também é cautelosa e diz que não há, no país, qualquer situação de "colapso" no fornecimento da BCG ou de outras vacinas.
"Os imunobiológicos são um tipo de produto extremamente difíceis de manipular, transportar, manter a temperatura... Eventualmente, ocorrem falhas pontuais em algum momento dessa cadeia".

Ainda assim, Albuquerque destaca a importância de apurar as causas da irregularidade no abastecimento e da volta à normalidade.

"A BCG era a única vacina que vinha mantendo a meta de cobertura, justamente porque você pega a criança ainda na maternidade. Todas as outras tiveram queda de cobertura nos últimos meses. Até agora, estávamos comemorando que pelo menos a BCG estava mantendo a cobertura ", explica.

"Esta vacina protege especialmente de casos graves de tuberculose, como a miliar, que é muito difícil de tratar", acrescenta.

Diferente das vacinas contra tuberculose e hepatite B, outros tipos de imunização não podem ser aplicados ao nascer pois os organismos dos bebês ainda não estão maduros o suficiente para receber estas doses, explica a representante da Unicef.

Outras vacinas com fornecimento irregular
Doze Estados apontaram ainda fornecimento irregular de outras vacinas, principalmente a pentavalente e a DTP.

A primeira previne contra várias doenças, como o nome indica (difteria; tétano; coqueluche; hepatite B; meningite e infecções por HiB - Haemophilus tipo B) e é normalmente aplicada em três doses, a partir do segundo mês de vida.

Já a DTP é uma vacina de reforço para a prevenção da difteria, tétano e coqueluche - dada aos 15 meses e depois aos 4 anos de idade.

O Ministério da Saúde afirmou em nota que a pentavalente é importada e, por isso, precisa passar também pela análise do INCQS antes da distribuição. Ainda segundo a pasta, os estoques do país serão regularizados na próxima semana, com o envio de mais 475 mil doses para os Estados.


Já a Fiocruz ratificou que está cumprindo os prazos de análise da pentavalente e, que inclusive, intensificou o volume de trabalho à pedido do ministério.

Já em relação à DTP, o ministério disse que "a distribuição foi reduzida devido a um problema de excursão de temperatura nas doses (variação de temperatura no transporte para o Brasil)".

Em todos os casos, o órgão federal recomenda que municípios façam o agendamento das aplicações para otimizar o aproveitamento das doses.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia apreende quase 1 tonelada de maconha após caminhonete cair em buraco durante perseguição, em Jataí

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 849 kg de maconha após uma caminhonete cair em um buraco em uma estrada de Jataí, na região sudoeste de Goiás. Segundo os policiais, o motorista conseguiu fugir.

A apreensão aconteceu na sexta-feira (5). A PRF informou que, após desobedecer a ordem de parada na BR-060, o motorista fugiu por cerca de 30 km. Quando a caminhonete caiu numa valeta, ele entrou numa mata e, até a publicação desta reportagem, não havia sido localizado.

Polícia apreende maconha após caminhonete cair em buraco durante perseguição, em Jataí — Foto: Divulgação/PRF
Polícia apreende maconha após caminhonete cair em buraco durante perseguição, em Jataí — Foto: Divulgação/PRF

De acordo com os policiais, a caminhonete tinha placa clonada. Por isto, também foi apreendida e levada para a delegacia, junto com a droga.


A PRF continua com as buscas pelo motorista neste sábado (6). Os policiais pedem aos viajantes que passarem pela região a denunciarem, pelos telefones 190 e 191, caso vejam algum homem pedindo carona.

Caminhonete estava cheia de tabletes de maconha, em Jataí, Goiás  — Foto: Divulgação/PRF
Caminhonete estava cheia de tabletes de maconha, em Jataí, Goiás — Foto: Divulgação/PRF

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF troca delegado de inquérito que apura invasão em celular de Sérgio Moro

A Polícia Federal (PF) mudou o comando da investigação que apura invasão no celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Os nomes dos delegados não foram confirmados pela PF.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro — Foto: Reuters/Adriano Machado
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro — Foto: Reuters/Adriano Machado

A PF já instaurou quatro inquéritos para investigar o vazamento de mensagens do celular do ministro Moro e também de procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

De acordo com a investigações, hackers clonaram o número de Moro, abriram ou reativaram a conta do ministro no Telegram e se passaram por ele. Moro desativou a linha invadida.

A troca dos delegados não teria sido motivada por desempenho, segundo fontes ouvidas pela reportagem. O delegado que estava à frente da investigação já cuidava de outro inquérito – que apura o vazamento de pelo menos 5 operações policiais a criminosos – e era preciso ter alguém com foco maior no inquérito sobre hackers.

Investigação
O celular do ministro já foi periciado mas, segundo investigadores, não é fácil identificar o autor da invasão porque crimes cibernéticos são extensos e complexos.

Os investigadores estão colhendo indícios sobre a autoria e método do acesso de hackers a conversas privadas do ministro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brumadinho: Corpo de Bombeiros encontra mais um corpo a cinco metros de profundidade na lama

O Corpo de Bombeiros informou que encontrou nesta sexta-feira (5) mais um corpo na área do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os restos mortais estavam a cerca de cinco metros de profundidade na lama.

Área 'Remanso 2', dentro da mina Córrego do Feijão, da Vale, onde a barragem B1 se rompeu em janeiro deste ano — Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação
Área 'Remanso 2', dentro da mina Córrego do Feijão, da Vale, onde a barragem B1 se rompeu em janeiro deste ano — Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação

Até o momento, 247 mortes já foram confirmadas e 23 pessoas estão desaparecidas ou não identificadas. A lista de mortos só é atualizada quando há a confirmação de identificação dos restos mortais. A Defesa Civil de Minas Gerais ainda não atualizou o balanço.

De acordo com os bombeiros, o corpo foi achado em uma área chamada "Remanso 2", que fica abaixo da área administrativa da mina Córrego do Feijão. Esta área fica ao lado da "Remanso 1", onde outro corpo foi encontrado nesta quinta-feira (4). Esta vítima foi identificada como Carlos Roberto Pereira, de 62 anos. O corpo dele estava parcialmente preservado e foi identificado pela arcada dentária.

Nesta sexta-feira (5), o corpo da vítima foi encontrado incompleto, sem os membros inferiores e com parte da arcada dentária, importante para ajudar na identificação. A preservação de um corpo completo é mais difícil neste tipo de ocorrência porque a lama atinge alta velocidade e destrói tudo o que encontra pela frente.


Não foi possível identificar sexo ou idade aparente deste corpo, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte para ser analisado.

O Corpo de Bombeiros afirmou que o corpo foi encontrado pelo trabalho de inteligência da corporação, que usou um cruzamento de dados para definir locais de busca mais prioritários. Mais de 90% das vítimas já foram localizadas.

“Durante esses mais de cinco meses nós temos processado as informações. Tudo é levado a conhecimento da nossa equipe de planejamento e o resultado disso é que, revolvendo menos de 10% desses 10,5 milhões de m² de rejeito, a gente já tenha conseguido atingir essa marca superior a 91% de localização”, disse o tenente Pedro Aihara nesta quinta-feira (14).
Sequenciador de DNA

A Polícia Civil aguarda a chegada para este mês de um novo equipamento, um sequenciador de DNA, para reforçar o trabalho de identificação das vítimas.

De acordo com o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Thales Bittencourt, hoje, cerca de 130 fragmentos corpóreos estão em análise no IML. Em 30 casos, uma primeira análise já demonstrou que trata-se de amostras de vítimas já identificadas. Mas, em outros 30, já se esgotou a possibilidade de reconhecimento com a tecnologia hoje disponível na corporação.


Segundo o superintendente, o sequenciador de DNA, chamado Illumina, poderá ajudar na identificação dessas amostras. Ele será doado pela Vale e a previsão é que chegue por volta de 15 de julho.

A polícia afirmou que, em mais de 70 casos, amostras ainda passam pelo processo de extração de DNA para comparação.

Para o superintendente, não se pode dizer se há ou não segmentos de vítimas desaparecidas entre esses casos, mas, segundo ele, é possível que a maior parte delas ainda não tenha tido o corpo resgatado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro diz não defender trabalho infantil, mas ressalva que trabalhar 'enobrece todo mundo'

Resultado de imagem para Bolsonaro diz não defender trabalho infantil, mas ressalva que trabalhar 'enobrece todo mundo'

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (5) que não defende o trabalho infantil, mas usou o próprio exemplo para afirmar que o trabalho "enobrece todo mundo e se aprende a dar valor ao dinheiro desde cedo quando se trabalha".

Após cerimônia em uma unidade militar do Exército em Brasília, o presidente foi questionado se defendia o trabalho infantil.

"Trabalhei desde os 8 anos de idade plantando milho, colhendo banana, com caixa de banana nas costas com 10 anos de idade e estudava. E hoje sou quem sou. Isso não é demagogia. Isso é verdade", afirmou.

No dia anterior, durante uma "live" em uma rede social, o presidente havia falado do assunto espontaneamente. "O trabalho dignifica o homem, a mulher, não importa a idade", afirmou na transmissão ao vivo.

Tanto na entrevista desta sexta quanto na "live" de quinta, o presidente disse não defender o trabalho infantil e afirmou que não enviará nenhuma proposta ao Congresso com essa finalidade. Ele afirmou na "live" que, se fizesse isso, "seria massacrado".

"Trabalhar enobrece, tá? Não estou defendendo o trabalho infantil, muito menos escravo. Mas me fez muito bem trabalhar e me transformou até fisicamente muito bem", disse.

Segundo Bolsonaro, uma situação em que se vê "um moleque fumando um paralelepípedo de crack" é considerada "normal". Mas quando se "pega um moleque lavando um carro", afirmou, "é um escândalo".


Na manhã desta sexta, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Mulher, Damares Alves, também abordou o assunto antes de um evento em comemoração aos 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Olha, a nossa geração trabalhou cedo. Eu trabalhei muito cedo, os nossos pais trabalharam muito cedo. Mas isso não quer dizer que nós vamos descriminalizar isso, que nós vamos fazer qualquer política em relação a isso. Ele [Bolsonaro] citou o exemplo dele. Fiquem tranquilos, que este governo vem para proteger crianças. E nós temos a certeza que o trabalho infantil é uma violação de direitos, trabalho infantil não pode ser permitido", disse a ministra.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Consumidor poderá bloquear ligações de telemarketing; veja como funciona

Resultado de imagem para Consumidor poderá bloquear ligações de telemarketing; veja como funciona

As principais empresas do setor de telecomunicações têm até o dia 16 de julho para lançar uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing com o objetivo de oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, no mesmo prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar seu desejo de não receber as ligações indesejadas.

A lista de “não perturbe” deve ser única e o meio de acesso a ela, ou seja, onde o consumidor poderá registrar seu número, também deverá ser único, fácil e amplamente divulgado pelas prestadoras.

O consumidor que tiver seu número nessa lista deixará de receber ligações de telemarketing apenas das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Robôs estão na mira
A lista nacional bloqueia também as ligações realizadas por robôs. Com o telemarketing automatizado, as operadoras passaram a usar um discador que recebe uma lista de telefones para fazer as ligações. Essas chamadas são, então, passadas para atendentes ou o consumidor ouve uma gravação ao atender.


Casos de ligações mudas ou que caem ao atender costumam ocorrer por falhas no sistema ou porque não há atendentes para o robô passar a ligação. Esse sistema também faz com que as ligações sejam repetidas para o mesmo consumidor no decorrer do dia.

Esse é um dos motivos que levaram ao aumento no número de queixas relativas às chamadas de telemarketing. De 2016 até maio deste ano, já são 83.829 reclamações.

Além disso, o Conselho Diretor da Anatel determinou às suas áreas técnicas que estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel.


Segundo a agência reguladora, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no país sejam realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações, que só podem prestados por empresas reguladas pela agência. A implementação da lista nacional de “não perturbe” regula apenas as chamadas feitas pelas empresas de telecomunicação, e não se estende a chamadas realizadas por companhias de outros setores.

A Anatel informou que acompanhará a implantação do sistema para garantir que o bloqueio seja realizado o mais rápido possível a partir da inclusão do número do consumidor na lista.

As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multa no valor de R$ 50 milhões.

Revisão de regras foi antecipada
A agência decidiu acelerar a mudança das regras sobre ligações de telemarketing no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações, que já prevê desde 2014 que o consumidor tem direito de não receber mensagens por SMS de cunho publicitário em seu celular sem consentimento prévio.

A revisão do regulamento, que estava prevista na Agenda Regulatória com Consulta Pública programada para o segundo semestre deste ano, foi antecipada. E o Conselho Diretor da Anatel determinou que os temas relativos a telemarketing fossem tratados prioritariamente, antes da revisão do regulamento como um todo.

Em março, as prestadoras se comprometeram a implementar, até setembro, um código de conduta e mecanismos de autorregulação das práticas de telemarketing. A implementação da ferramenta de bloqueio foi um dos mecanismos apresentados pelas teles à agência.

Por meio de nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que representa as empresas que fazem parte da medida, informou que a iniciativa de criar uma lista nacional surgiu do diálogo entre as prestadoras e a agência reguladora com o objetivo de criar uma proposta mais ampla de autorregulação de telemarketing para o setor de telecomunicações.


“Isso demonstra o comprometimento das operadoras em desenvolver iniciativas para aprimorar a utilização desta ferramenta no Brasil. As operadoras receberam da Anatel no dia 13 de junho a diretriz alinhada com as tratativas em andamento e já estão trabalhando em conjunto para o atendimento ao prazo.”

Estados já têm lista de ‘não perturbe’
Nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Alagoas já existem leis que preveem o cadastro de telefones para bloqueio de ligações de telemarketing – não restritas às empresas de telecomunicação. O Procon de cada estado tem um site próprio para o consumidor cadastrar seu celular. 

Como funciona o cadastro
O consumidor que não quer receber ligações de telemarketing pode fazer sua inscrição nesses links específicos e, assim, evitá-las. Ele deve inscrever seus números de telefone (fixos e móveis) no cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing nos sites dos Procons dos seis estados.

Para isso, o consumidor deve fazer sua inscrição e aguardar uma senha que será enviada por e-mail. Com essa senha é possível excluir e incluir números de telefones. O número de telefone cadastrado fica bloqueado por prazo indeterminado e é possível cancelar o bloqueio a qualquer momento.

Da mesma forma, o consumidor poderá manter o bloqueio às ligações gerais, mas autorizar o contato de determinadas empresas, à sua escolha.

A lista apresenta apenas os números de telefones. Demais dados dos consumidores, como nome e endereço, não são divulgados.

As empresas, antes de iniciar uma campanha, devem acessar a lista de telefones inscritos para os quais não poderão efetuar ligações.


Após 30 dias da inscrição no cadastro, as empresas ficam proibidas de ligar para os números cadastrados, ou seja, elas têm um mês para acessar o cadastro e excluir os números inscritos da sua lista de chamadas.

As empresas de outros estados, antes de iniciar ligações para consumidores com telefones registrados no cadastro, terão de obter a lista dos números inscritos para excluí-los de sua campanha.

Nessas leis de bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing estão excluídas as empresas de cobrança e as que pedem doações.

Ranking de ‘perturbadores’
É possível também registrar reclamações contra as empresas que não respeitarem o bloqueio. As denúncias devem ser feitas no mesmo link do cadastro.

O Procon-SP, por exemplo, instaura processo contra as empresas que são denunciadas pelos consumidores por desrespeitarem o cadastro e, ao final do processo, elas podem ser multadas, conforme previsão do Código de Defesa do Consumidor. No site da entidade há um ranking dos “perturbadores”.

O total de multas chegava a R$ 13 milhões em abril deste ano, de acordo com último balanço. Em 2018, o valor foi de R$ 80,5 milhões.

Desde que a lei entrou em vigor em São Paulo, em 2009, o total de números de telefones cadastrados para não receber ligações de telemarketing chegou a 2.064.764 e o número de reclamações, a 138.886, até 19 de junho. Tanto a quantidade de números de telefone como de reclamações vêm aumentando ano a ano. 

Outro levantamento sobre queixas de consumidores relativas a ligações indesejadas de telemarketing, feito pelo Reclame Aqui, mostra aumento ano a ano desde 2015. A pesquisa leva em conta bancos, financeiras, TV a cabo, telefonia, cartão de crédito, recuperadora de crédito, reabilitação de crédito (limpeza de nome).

De janeiro a abril deste ano, foram 1.424 reclamações – aumento de 25,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, o aumento foi de 35% nos primeiros quatro meses em comparação com o mesmo período de 2017.

Durante todo ano de 2018, foram 3.927 reclamações – alta de 32% em relação a 2017. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tiroteio deixa dois mortos, dois feridos e provoca correria durante festa pública no interior do RN; veja vídeo

Duas pessoas morreram e outra ficou ferida a tiros no final da noite desta sexta-feira (6) durante a festa pelos 129 anos de emancipação política de Luis Gomes - município da região Oeste potiguar. O caso aconteceu por volta das 23h40, perto da Praça da Igreja Matriz da cidade. Uma multidão acompanhava os shows musicais. Houve pânico e correria. Um suspeito foi preso após ser baleado pela Polícia Militar.

Três shows estavam marcados para acontecer durante a noite em Luis Gomes, na 14ª edição da Feira de Negócios, Atividades Culturais e Turismo (Fenacut), promovida pela prefeitura municipal. A principal atração da noite, que nem chegou a se apresentar por causa do crime, era o cantor Léo Magalhães. O evento era transmitido ao vivo e, no vídeo, é possível ver a correria provocada.

De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é de que o criminoso já tenha ido para a festa com a intenção de matar pelo menos uma das pessoas. O alvo seria um homem, que estava sentado na calçada de casa, que fica próxima ao palco principal da festa, e que, de fato, acabou sendo uma das vítimas. A PM não soube dizer o que motivou a outra morte e o atentado a uma terceira vítima.


As vítimas que morreram foram identificadas como Franciélio Luis de Souza, 34 anos e Rodolfo Jaime Pinheiro Ferreira, de 31 anos. Após o tiroteio, o suspeito correu, mas se deparou com uma equipe da Polícia Militar que fazia uma ronda numa área mais afastada da festa. O homem ameaçou atirar nos policiais, mas foi atingido no braço e acabou preso. De acordo com a polícia, ele tem 36 anos e cumpria pena no regime semiaberto na cidade de Sousa, na Paraíba.

A arma usada no crime - um revólver calibre 38 - tinha seis munições deflagradas. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito vestia duas camisetas - uma por cima da outra - e uma bermuda por baixo da calça. "Isso indica que ele premeditou o crime. Que ele ia trocar a roupa para se infiltrar no meio da multidão", considerou o subtenente Gentil Melo.

Baleado, o criminoso foi levado ao hospital da cidade e depois encaminhado para Pau dos Ferros. Após liberação médica, foi conduzido para a Delegacia de Pau dos Ferros, que vai ficar responsável pela investigação. Ele deverá permanecer custodiado no Rio Grande do Norte.

Festa cancelada
Após o tiroteio e os momentos de pânico, os shows desta sexta-feira (5) foram cancelados. Até a publicação desta matéria, o G1 não conseguiu contato com a Prefeitura de Luis Gomes. O executivo municipal também não se pronunciou por meio dos seus canais oficiais.

Tiroteio provocou correria em Luis Gomes, no interior do RN  — Foto: Reprodução/Vídeo
Tiroteio provocou correria em Luis Gomes, no interior do RN — Foto: Reprodução/Vídeo

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após acordo de pagamento, médicos voltam a atender pelo SUS em hospitais privados e filantrópicos do RN

Após um acordo de pagamento, cooperativas médicas decidiram retomar os atendimentos à população nos procedimentos de alta e média complexidade realizados em hospitais privados e filantrópicos do estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais reclamavam de atrasos de pagamentos do Governo do Rio Grande do Norte acumulados desde o início deste ano.

Cirurgia no Hospital Memorial de Natal (arquivo) — Foto: Hospital Memorial/Divulgação
Cirurgia no Hospital Memorial de Natal (arquivo) — Foto: Hospital Memorial/Divulgação

Ainda em reunião nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) transferiu uma parte da dívida - R$ 1,2 milhão - para a conta da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, responsável por repassar o valor às cooperativas. A Sesap também se comprometeu em realizar os pagamentos atrasados de forma escalonada e liquidar a dívida referente a fevereiro até o final deste mês.

"Apresentamos uma proposta para equalizar a defasagem dos pagamentos para que se façam mais próximos dos vencimentos da prestação dos serviços”, afirmou o Secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia.

Além da discussão a respeito da retomada das atividades nos hospitais, durante a reunião, os gestores da pasta e diretores da CoopMed e Coopanest definiram um grupo de trabalho que atuará na ampliação do convênio.

De acordo com o secretário, foram definidas reuniões para a próxima semana a fim de se construir uma uma proposta de um programa estadual de cirurgias eletivas em bases regionalizadas.


Para o diretor da CoopMed, Marcelo Matos Cascudo, a reunião foi considerada positiva. “A reunião foi muito proveitosa. Discutimos os contratos e também parcerias mais amplas para contribuir com o Governo e gerar soluções para melhorar os serviços de saúde ofertados”, pontuou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após dois meses, voluntários em vigília contra suicídios deixam Ponte Newton Navarro, em Natal

O grupo de voluntários que trabalhava em vigília evitando suicídios na Ponte Newton Navarro, em Natal, deixou o acampamento no local nesta sexta-feira (5). Eles fizeram um ato na ponte para se despedirem nesta tarde e cobraram a atuação do poder público no espaço.

Voluntários fizeram manifestação na Ponte Newton Navarro — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi
Voluntários fizeram manifestação na Ponte Newton Navarro — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi

O protesto fechou uma das faixas da Ponte Newton Navarro. O grupo, que é formado por evangélicos, carregava faixas e gritava incentivos de valorização à vida e cobranças ao poder público. Eles pedem a instalação de uma grade na ponte e alegaram que não há mais condições de permanecerem com o acampamento, que atuava 24 horas por dia.

A caminhada tinha a intenção de seguir até a sede da Prefeitura do Natal, na Cidade Alta. Houve uma confusão em determinado momento, quando um motociclista, preso no trânsito, se irritou com os voluntários e agrediu uma mulher.

Protesto causou engarrafamento na Ponte Newton Navarro — Foto: Zeno Moura/Inter TV Cabugi
Protesto causou engarrafamento na Ponte Newton Navarro — Foto: Zeno Moura/Inter TV Cabugi

Acampamento
O acampamento foi montado por um grupo de evangélicos na cabeceira da Ponte Newton Navarro no fim do mês de abril. Eles começaram a revezar 24 horas por dia no local para impedir que pessoas cometessem suicídio. A ponte liga as regiões Leste e Norte da capital potiguar e passa por cima do encontro do Rio Potengi com o mar. A parte mais alta da estrutura tem 60m de distância até a água.

Voluntários se revezavam na Ponte Newton Navarro, em Natal, para evitar suicídios — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Voluntários se revezavam na Ponte Newton Navarro, em Natal, para evitar suicídios — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Os sentinelas, como são chamados, trabalhavam com binóculos e coletes, espalhados em pontos estratégicos da ponte. "Eu tive um sonho. Meu filho caía daqui, ele pulava. Eu acordei chorando, desesperado. Eu senti a dor das famílias enlutadas", contou na época Rubens Medeiros, idealizador da ação voluntária.

Ponte Newton Navarro, em Natal — Foto: Ney Douglas
Ponte Newton Navarro, em Natal — Foto: Ney Douglas

Fonte: G1
Leia Mais ››

Wesley Safadão compartilha meme, cantor do RN viraliza na internet e vê cachê aumentar 30 vezes

"Doente de amor, procurei remédio na vida noturna...". Os primeiros versos da música "Boate Azul", composta por Benedito Seviero e sucesso na voz de grandes cantores sertanejos, como Bruno e Marrone e Leonardo, voltaram a ocupar a cabeça de muitos brasileiros no último mês. Dessa vez, numa versão peculiar, mais simples e com grande alcance popular. Apenas um teclado e uma guitarra fizeram fundo para a voz do Cachorrão do Brega, em arranjo que viralizou e virou meme na internet.

'Cachorrão do Brega' viraliza com clássico sertanejo, passa a fazer quase um show por dia e aumenta cachê em 30 vezes neste período — Foto: Divulgação
'Cachorrão do Brega' viraliza com clássico sertanejo, passa a fazer quase um show por dia e aumenta cachê em 30 vezes neste período — Foto: Divulgação

O sucesso foi tão grande que artistas como Wesley Safadão, Tirulipa e até o Padre Fábio de Melo compartilharam a canção em suas redes sociais. E isso tem mudado a vida do Cachorrão do Brega. Aliás, de Francisco Márcio de Arruda Cabral, de 36 anos, o homem por trás do sucesso. Em pouco tempo ele viu o cachê aumentar 30 vezes e passou a fazer quase um show por dia.

Francisco Márcio nasceu no município de Janduís, mas mora há muito tempo em Campo Grande, cidade distante cerca de 270 quilômetros de Natal. De um mês para cá, a vida dele mudou radicalmente.

De uma média de quatro shows por mês, ele teve 29 marcados em junho - e já tem 28 programados para julho. O cachê também aumentou. "Hoje eu recebo cerca de 30 vezes mais do que ganhava", contou o Cachorrão do Brega, que antes tocava regularmente em bares e neste mês vai fazer show com Xand Avião em Caicó. "A previsão é de que tenham 50 mil pessoas", relata.


O mais curioso é que a versão de "Boate Azul" que viralizou nem estava nos planos dele. O Cachorrão do Brega fazia a gravação de um CD ao vivo na cidade de Boa Viagem, no Ceará, e uma mulher o interrompia constantemente no show pedindo a canção. "Era um show só com músicas de forró e ela vinha me pedir 'Boate Azul' de instante em instante. Eu disse que tocaria no final, para não sair na gravação, porque não tinha a ver com a apresentação. Mas ela pediu tanto que eu cantei. E foi esse sucesso. Ela foi um anjo que me enviaram", conta.


Nem só de versões vive o Cachorrão do Brega, que ficou conhecido na sua região por conta de uma música autoral chamada "Guaxinim" - ele também tem outra canção de nome "Miau Miau". Esse apreço por bichos tem explicação, segundo ele. "É uma forma mais fácil e legal de compor", diz.

Sucesso inesperado
O sucesso percorre muito mais que sua cidade neste momento. Na quarta-feira (3), por exemplo, com a instabilidade do Whatsapp, a música viralizou novamente nos aparelhos celulares alertando que "esse é o único áudio que está baixando hoje" na plataforma.

O alcance da música repercutiu tanto que ele saltou de pouco mais de 5 mil seguidores em sua conta no Instagram para mais de 60 mil. Muitos desses seguidores surgiram após montagens divertidas nas redes sociais. Uma delas compartilhada por Wesley Safadão. "Quando acordei depois da postagem dele, tinha subido de 20 mil para 50 mil seguidores", diz.

A clássica Boate Azul, gravada por cantores como Reginaldo Rossi, Bruno e Marrone, Leonardo, Eduardo Costa, Milionário e José Rico e Gustavo Lima tem no momento a sua versão de mais sucesso na voz do Cachorrão do Brega, que tem entre suas referências o cantor Amado Batista.


"Eu achei que a canção ficou com um bom arranjo, mas me surpreendi demais com a repercussão", completa. "Ninguém esperava que eu chegasse a um sucesso nacional. Nem eu esperava chegar onde cheguei", diz.

De Márcio Show a Cachorrão
Cachorrão do Brega vive da música há mais de 20 anos, tempo em que ainda era chamado de Márcio Show. "Eu fui fazer um show em Belém Brejo do Cruz, na Paraíba, e o cara que me contratou queria que eu tocasse apenas forró. Aí eu meti um brega no meio, ele veio falar. Deu um tempo mais pra frente, eu toquei outro brega e ele veio me dizer que eu era o cachorro do brega. Eu disse que cachorro não, mas 'Cachorrão do Brega' sim. Aí o apelido pegou", contou.

Mas viver bem, sem tanta dificuldade, de música é algo bem mais recente. Apesar de trabalhar apenas como músico durante todo esse tempo de carreira, o dinheiro era pouco. "Eu ganhava R$ 30 para fazer um show na esquina, depois passei a ganhar R$ 120 e outra vezes conseguia tirar R$ 300 num show", lembrou.

E nem sempre o pagamento era dinheiro. "Já fiz música por um bujão de gás. Pegava uma feira no mercado e depois fazia um show para o dono", lembrou.

Para que o sucesso a nível nacional chegasse, foram 18 CDs ao vivo gravados pelo Cachorrão do Brega. "Não fiz nenhum de estúdio, não", comenta. A formação sempre com ele nos teclados e, em alguns discos, outro músico nas guitarras.

Nesses anos de carreira, Francisco Márcio, o Cachorrão do Brega, conta ter sido alvo de humilhação de pessoas da sua cidade, Campo Grande, por tentar a carreira de cantor. "Muita gente 'mangava' (tirava sarro) de mim. Hoje o carinho do pessoal aqui é grande. E até aqueles que me humilhavam hoje me abraçam", diz.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Secretaria de Saúde confirma fim do estoque de soro antirrábico no RN

O estoque de soro antirrábico, para tratamento de ferimentos provocados por mordida ou lambedura de animais infectados pelo vírus da raiva, está zerado no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Para realizar o tratamento em pessoas que foram contaminadas com o vírus, a pasta afirma que vem administrando imunoglobulina, mas alerta que o estoque também está crítico.

Falta de soro antirrábico preocupa autoridades. — Foto: Tássio Barros
Falta de soro antirrábico preocupa autoridades. — Foto: Tássio Barros

A subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, relatou que o Ministério da Saúde, responsável por comprar e distribuir os produtos para os estados brasileiros, já sinalizou o envio de novas ampolas para o Rio Grande do Norte, mas não informou a data em que a nova remessa será encaminhada.

“Esse é um problema que vem se arrastando por alguns meses e a previsão para que os estoques sejam regularizados é apenas em janeiro de 2020”, ressaltou Aline, destacando que essa é uma situação vivenciada em todo o país.

Ainda de acordo com a pasta, o desabastecimento se deve à falta de adequações necessárias, por parte de dois dos três laboratórios produtores, para cumprir as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, em casos de acidentes com animais como morcegos, raposas, saguis ou cães e gatos não vacinados, a população deve procurar o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, ou os hospitais regionais de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. A medida foi tomada para controlar o uso dos insumos e realizar um monitoramento mais amplo das ocorrências.


Somente no primeiro trimestre de 2019, o estado teve o triplo de registro de animais infectados com raiva. A maioria dos casos foi em morcegos.

Soro antiveneno
O nível crítico do estoque do soro antiveneno, utilizado para tratamento em caso de picadas de animais peçonhentos, é outro problema enfrentado em todo o Brasil, conforme a subcoordenadora de Vigilância Ambiental.

“Recebemos no início da semana uma quantidade pequena de soro antiveneno para ser utilizada com serpentes, mas se em breve não chegar mais o estoque que temos não será suficiente”, disse.

De acordo com a subcoordenadora, nessa época do ano o número de acidentes com animais peçonhentos, em especial cobras, é ampliado e por isso os cuidados devem ser redobrados. Até o final de junho, 292 casos apenas com serpentes foram contabilizados no Rio Grande do Norte.

Para esclarecer dúvidas e orientar a população e os profissionais de saúde quanto aos casos de acidentes por animais peçonhentos e que transmitem a raiva, a Sesap disponibiliza um serviço de plantão 24h. O Centro de Assistência Toxicológica do RN (Ceatox) funciona por meio dos números telefônicos: 0800 281 7005 / 3232-4295 / 98803-4140 (whatsapp).

Prevenção de acidentes com peçonhetos
Evite acúmulo de lixo ou entulhos que possam atrair ratos (um dos principais alimentos das serpentes) ou outros pequenos animais;
Não coloque as mãos desprotegidas em buracos e cupinzeiros, folhas secas, monte de lixo, lenha, palhas etc.;
Use luvas de couro ao manejar locais onde as serpentes possam estar presentes, tais como matas, tocas, troncos e lenhas árvores;
Use sapatos fechados de cano alto ao andar e caminhar na mata ou entre folhas secas.
Prevenção para acidentes
Não toque em morcegos ou outros animais silvestres, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais;
Caso encontre um morcego caído coloque algo cobrindo-o e informe à Secretaria Municipal de Saúde para que seja feito recolhimento do animal;
Cães ou gatos que forem encontrados com morcegos devem ficar em isolamento por 180 dias e devem receber duas ou três doses de vacina antirrábica dependendo do estado imunológico do animal.
Evite se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando

Fonte: G1
Leia Mais ››