sexta-feira, julho 27, 2018

RN tem 189 gestores públicos com contas reprovadas, aponta TCU

O Rio Grande do Norte tem 189 gestores públicos com contas reprovadas nos últimos oito anos. A informação consta na lista com 7,4 mil gestores no Brasil com contas reprovadas entregue pelo Tribunal de Contas da União (TCU) à Justiça Eleitoral. De acordo com o levantamento, o número de gestores potiguares reprovados corresponde a 2,5% do total de pessoas com contas rejeitadas.

A relação contém nomes de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares com trânsito em julgado (sem possibilidade de recurso) nos oito anos anteriores à realização das próximas eleições, marcadas para outubro deste ano.

De acordo com o TCU, em alguns casos, um mesmo gestor era responsável por mais de uma conta. O Rio Grande do Norte, por exemplo, registrou 270 contas reprovadas de 189 gestores nos últimos oito anos.

No RN, Natal e Parnamirim lideram o número de contas e pessoas reprovadas. Na capital foram registradas 107 contas e 75 pessoas reprovadas e em Parnamirim foram 21 contas e 11 pessoas reprovadas. Mossoró teve 16 contas e 10 pessoas reprovadas.

Com a divulgação dos nomes, o Ministério Público Eleitoral, candidatos, coligações e partidos poderão solicitar ao TSE a análise de eventuais candidaturas que podem vir a ser inviabilizadas.

Cabe à Justiça Eleitoral declarar a inelegibilidade de um responsável que esteja na lista encaminhada pelo TCU.

Ainda segundo o TCU, a relação poderá sofrer alterações até a data das eleições, uma vez que ainda há julgamentos pendentes de análise no tribunal.

Sede do Tribunal de cotnas da União (TCU), em Brasília. (Foto: Divulgação/TCU)
Sede do Tribunal de cotnas da União (TCU), em Brasília. (Foto: Divulgação/TCU)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Detran-RN prorroga validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

Resultado de imagem para certificado de registro e licenciamento de veículo (crlv)

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) comunica aos proprietários de veículos com placas finais 5, 6, 7, 8, 9 e 0, que a validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2017 foi prorrogada de acordo com as informações abaixo:

Placas Finais 5 e 6: Validade até 30 de novembro de 2018
Placas Finais 7, 8, 9 e 0: Validade até 31 de dezembro de 2018
Ainda de acordo com o Detran-RN, a programação das próximas datas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) segue de acordo com o seguinte calendário:

Placas Finais 7 e 8: Cota Única ou 1ª Cota IPVA – Vencimento 08 de agosto
Placas Finais 9 e 0: Cota Única ou 1ª Cota IPVA – Vencimento 22 de agosto
O calendário completo com as informações dos vencimentos do Licenciamento, IPVA e Seguro DPVAT pode ser conferido AQUI.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Anatel quer leiloar o 5G em 2019


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve encerrar até o final e agosto a fase de testes em laboratório para o uso da faixa de 3,5 GHz, em aplicações de 5G. A informação é do conselheiro Leonardo de Morais, acrescentando que a intenção da agência reguladora é promover o leilão do 5G em 2019.

“Nossa perspectiva é concluir os testes de convivência e interferência até agosto, dentro do objetivo de colocar em leilão até o segundo semestre do ano que vem”, disse hoje (26) Morais.

Enquanto o 4G oferece, em média, aproximadamente 45Mbps (megabit por segundo) de transferência de dados para download. A expectativa é que a tecnologia 5G possa atingir velocidade de navegação e download cerca de 10 a 20 vezes mais rápida.

De acordo com o conselheiro, os testes serão realizados no centro de referência tecnológica da Claro, localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Morais disse que os contatos com os operadores interessados no 5G, como teles e empresas de tecnologia, têm sido acima das expectativas.

“Estamos confiantes de que essa convivência será possível e vamos analisar a necessidade de medidas de mitigação de interferências”, disse.

Um dos problemas para o uso do 5G é que parte da faixa de 3,5 GHz atualmente é utilizada para recepção do sinal de TV aberta via parabólica. Os testes servirão para apontar eventuais possibilidades de interferência. “Não podemos esquecer da questão social, que é a recepção dos sinais da televisão aberta via parabólicas”, alertou o conselheiro.

Uma das medidas para mitigar as interferências poderia ser a substituição de um dos componentes das parabólicas. De acordo com Morais, a estimativa é que o sinal de TV aberta seja recebido por parabólica em cerca de 20 milhões de domicílios. “Esse número precisa ser dimensionado para sabermos efetivamente quantas pessoas podem ser afetadas”.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Eclipse total da Lua de hoje será o mais longo do século

FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

No início da noite de sexta-feira, 27, o mundo verá o mais longo eclipse lunar do século, quando a sombra da Terra permanecerá sobre toda a Lua por 1 hora e 42 minutos. No leste do Brasil, especialmente ao longo do litoral, será possível observar o eclipse total no início da noite. Na parte oeste do País o fenômeno será visto como parcial.

De acordo com Paulo Bretones, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o eclipse ainda não estará visível para os brasileiros quando a lua começar a “mergulhar” na sombra da Terra, às 15h24, horário de Brasília. Às 16h30, ainda abaixo do horizonte, a Lua já estará completamente eclipsada.

O eclipse ocorrerá entre 15h24 e 19h19, mas sua fase total – quando a Lua estiver totalmente coberta pela sombra da Terra – irá das 16h30 às 18h13. Como comparação, o eclipse lunar que aconteceu em julho de 2015 teve uma duração de apenas 12 minutos, de acordo com o Observatório Nacional.

“No Brasil, para observadores em São Paulo, para considerarmos uma média, a Lua já irá nascer eclipsada, às 17h40, e o pôr do Sol ocorrerá às 17h42min. Devido ao horário deste evento, a Lua eclipsada não terá tanto contraste com o fundo do céu por conta da claridade do crepúsculo. Assim, não veremos a Lua cheia nascer bem brilhante como de costume, porque ela estará dentro da sombra da Terra”, disse Bretones ao jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo Bretones, a Terra projeta no espaço uma sombra em forma de cone – e os eclipses lunares ocorrem quando a Lua penetra nesse cone de sombra. Ele afirma que isso só pode acontecer na fase de Lua cheia.

“Imagine que o Sol está no centro de uma mesa, com a Terra girando em torno dele nesse mesmo plano. A Lua também está girando em torno da Terra, mas o plano de sua órbita é inclinado um pouco mais de 5 graus em relação à face da mesa. Embora a Terra projete sempre a sua sombra não a percebemos porque geralmente a Lua passa acima ou abaixo dela. Assim, quando a Lua cruza o plano da órbita da Terra e, além disso, o Sol, a Lua e a Terra ficam alinhados, ocorre um eclipse lunar”, explicou.

De acordo com ele, ao passar entre o Sol e a Lua, a Terra produz a umbra – uma região escura sobre o disco lunar – e a penumbra, que é uma região cinzenta. Só quando a Lua está completamente mergulhada na umbra considera-se que há um eclipse total em curso. “É a umbra que dá o efeito de beleza ao fenômeno, pois a penumbra na maioria das vezes é imperceptível.”

Bretones afirma que, apesar da longa duração, será um desafio observar a Lua nascendo totalmente eclipsada, enquanto o Sol se põe do outro lado do horizonte. “Às 18h13, quando a Lua começará a sair da umbra, estará a cerca de 5 graus de altura sobre o horizonte, até que às 19h19 sairá por completo e estará novamente toda iluminada pelo Sol, quando estará a cerca de 20 graus do horizonte”, disse.

Lua de sangue

O professor explica que quando estiver totalmente imersa na umbra, a Lua não ficará invisível, mas possivelmente ganhará uma cor de cobre, avermelhada – que deu ao fenômeno do eclipse total o apelido de “Lua de sangue”. Isso ocorre porque, embora a sombra da Terra não deixe que os raios de Sol cheguem diretamente à Lua, ela é atingida por raios que passam pela atmosfera terrestre.

“Os componentes da luz branca, que produzem as cores vermelha e laranja, espalham-se pelo ar, cobrindo o céu com as cores do Sol no alvorecer e no crepúsculo. A refração transforma essas cores em sombra, por isso a Lua fica avermelhada.”

De acordo com o Observatório Nacional, o próximo eclipse lunar ocorrerá na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019. Ao contrário do eclipse da próxima sexta-feira, ele poderá ser visto como total em todo o Brasil, do início ao fim.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Reunião na Guararapes busca fortalecer o Pró-Sertão


O fortalecimento do Programa de Industrialização do Interior, o Pró-Sertão, com a construção da Central de Corte Industrial em Parelhas, foi tema da reunião entre o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e a diretoria da Guararapes. O encontro ocorreu na sede da fábrica, em Natal, nesta quinta-feira (26). O empresário Nevaldo Rocha, presidente do grupo, também participou da discussão.

“Nosso objetivo é que o Pró-Sertão cresça ainda mais nos próximos anos, gerando emprego e renda para a população do interior potiguar. E é para que isso aconteça que destinamos emendas com o objetivo de construir a Central de Corte em Parelhas e o Centro Tecnológico Têxtil em Caicó. A expectativa é que o Pró-Sertão avance muito mais”, disse Rogério Marinho minutos após a reunião.

O deputado é o criador do projeto. O Pró-Sertão nasceu durante a passagem do atual parlamentar pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado em 2013. Na época, foi Rogério quem articulou a união de instituições como o Sebrae e o Senai para atuar na qualificação da mão de obra local, além de buscar o apoio de gigantes do setor têxtil, como a própria Guararapes e a Hering.

Atualmente o Pró-Sertão possui 61 empresas espalhadas pelo Estado, a maior parte delas na região do Seridó potiguar. São cerca de 5 mil empregos diretos que foram gerados pelo projeto.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Incêndio atinge hospital em Mossoró; Corpo de Bombeiros suspeita de ação criminosa


Recepção e corredor do Hospital do Rim ficaram destruídos depois de incêndio em Mossoró. (Foto: Sara Cardoso/Inter TV)

Recepção e corredor do Hospital do Rim ficaram destruídos depois de incêndio em Mossoró. (Foto: Sara Cardoso/Inter TV)


Um incêndio atingiu o Hospital do Rim no bairro Nova Betânia, em Mossoró, na madrugada desta sexta-feira (27). O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas as chamas destruíram recepção e corredor do prédio. Não havia ninguém no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros o incêndio começou por volta de 1h40 da madrugada. Eles foram acionados às 2h20 e, chegando ao local, conseguiram conter as chamas antes que as salas de hemodiálise fossem atingidas. A recepção e o corredor do hospital foram destruídos pelo fogo.

O Corpo de Bombeiros suspeita que o incêndio tenha sido criminoso pois a porta do hospital foi arrombada, mas somente ao final das investigações a causa real será identificada.

O Hospital do Rim é privado, mas atende diversas pessoas através de convênios com o Sistema Único de Saúde. Diariamente são recebidos cerca de 100 pacientes no hospital. Alguns deles vêm de outros municípios da região como Itaú, Apodi, Janduís e Severiano Melo.

A administração do hospital informou que atenderá os pacientes mais graves ainda nesta sexta-feira (27) em outras salas de Mossoró e região. Os demais serão reagendados para o sábado (28). Pacientes que já estavam agendados para o sábado serão transferidos para o domingo (29).

Fonte: G1
Leia Mais ››