quinta-feira, agosto 26, 2021

Morre operário atingido por estrutura de pré-moldados que desabou em obra na Zona Sul de Natal

O operário que foi atingido pela estrutura de pré-moldados que desabou em uma obra na Zona Sul de Natal teve a morte confirmada no fim da tarde desta quinta-feira (26). O acidente ocorreu horas antes, no bairro de Ponta Negra. O homem de 36 anos chegou a ser socorrido pelo Samu, mas chegou sem vida ao Hospital Walfredo Gurgel.


Estrutura de pré-moldados desaba em obra e atinge dois trabalhadores na Zona Sul de Natal — Foto: Cedida


O corpo da vítima foi levado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde aguarda a liberação por parte da família.


Além do operário, um engenheiro também foi atingido pela estrutura de pré-moldados que desabou e está hospitalizado no Walfredo Gurgel.


Morre operário atingido por estrutura de pré-moldados em obra na Zona Sul de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O acidente

De acordo com o tenente Victor Hugo, do Corpo de Bombeiros Militar, que acompanhou a ocorrência, os relatos das testemunhas apontam que estava ventando muito no momento do acidente. "A viga maior estava sendo içada e montada, quando ocorreu o vento muito forte e tirou ela do local que seria montada. Nesse momento, ela perdeu a sustentação e caiu. Quando caiu, veio levando as outras partes que já estavam montadas, atingindo as duas pessoas. Ela era a última peça que estava sendo montada. Toda a estrutura superior caiu".


O Itep fará a perícia no local na sexta-feira (27). O bombeiro revelou ainda que, por conta do acidente do trabalho, a obra ficará interditada.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Estrutura de pré-moldados desaba em obra e atinge dois trabalhadores na Zona Sul de Natal

Dois trabalhadores ficaram gravemente feridos após a estrutura de pré-moldados desabar em uma obra no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, na tarde desta quinta-feira (26). Eles foram socorridos com vida para o Hospital Walfredo Gurgel.


Acidente em obra deixa dois feridos na Zona Sul de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


"Teve um desabamento na estrutura de pré-moldados na parte da cobertura e acabou atingindo duas pessoas que estavam operando a montagem", falou o tenente Victor Hugo, do Corpo de Bombeiros Militar, que acompanhou a ocorrência.


Segundo o tenente, os relatos das testemunhas apontam que estava ventando muito no momento do acidente. "A viga maior estava sendo içada e montada, quando ocorreu o vento muito forte e tirou ela do local que seria montada. Nesse momento, ela perdeu a sustentação e caiu. Quando caiu, veio levando as outras partes que já estavam montadas. Ela era a última peça que estava sendo montada. Toda a estrutura superior caiu".


Estrutura de pré-moldados desaba em obra e atinge dois trabalhadores na Zona Sul de Natal — Foto: Cedida


O tenente revelou ainda que "o engenheiro teve uma fratura no pé, e o outro trabalhador teve múltiplas fraturas e a que deu para reconhecer foi só a de bacia". A situação deste segundo atingido é mais grave.


A Polícia Civil vai investigar o caso e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) fará a perícia no local na sexta-feira (27). O bombeiro revelou ainda que, por conta do acidente do trabalho, a obra ficará interditada.


Acidente em obra deixa dois feridos na Zona Sul de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Defensoria Pública do RN revoga recomendação para anular provas do concurso da Polícia Civil

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN) publicou nesta quarta-feira (25) decisão em que torna sem efeito a recomendação de anulação das provas para agente e escrivão do concurso público da Polícia Civil do estado, realizado em julho deste ano.


Concurso público da Polícia Civil do RN — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


A recomendação havia sido divulgada na terça-feira (24) e também pedia que não fossem divulgados os resultados relativos a essa etapa do concurso.


A DPE informou que recebeu informações da empresa responsável "acerca das medidas adotadas por esta durante a aplicação das provas do concurso público para provimento dos cargos de agente, escrivão e delegado de polícia civil, e ainda, pelo compromisso de elucidação dos fatos, a fim de manter a lisura do certame até a sua conclusão". Também houve a convocação do Gabinete Civil do Estado para uma reunião para "debater o andamento do pleito junto a todas as instituições envolvidas".


Recomendação da Defensoria

A recomendação do DPE foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça (24). A publicação levava em consideração o inquérito policial (leia aqui), que investiga irregularidades durante a aplicação do exame, como vazamento de provas, falhas na segurança e utilização de ponto eletrônico.



Dois candidatos envolvidos chegaram a ser presos por tentativa de fraude (relembre aqui a primeira pessoa presa e a segunda pessoa detida).


“Pelo conteúdo do depoimento prestado pelo flagranteado em sede da autoridade policial, a associação criminosa por trás da tentativa de burla ao concurso público possuía à sua disposição todos os tipos de caderno de prova, incluindo o tema da redação, antes mesmo do início de sua aplicação”, registra o texto.

A recomendação também apontava outros três boletins de ocorrências, relacionadas a irregularidades registradas no dia da aplicação da prova.


Entre as denúncias citadas, estão informações de malotes violados e o não recolhimento de impressão digital dos candidatos, como previsto no edital.


O texto pedia ainda que fosse realizado novo certame público, observando integralmente o que consta no edital.


Em consulta feita pela Defensoria, o presidente da comissão do concurso informou que posteriormente foram identificados pela própria organizadora do concurso outros quatro candidatos que também teriam se utilizado de ponto eletrônico e não foram flagrados na ocasião da prova.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 364.587 casos confirmados e 7.256 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte tem 364.587 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença vitimou 7.256 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quinta-feira (26). Outros 1.335 óbitos estão sob investigação.


Profissional realiza teste rápido de Covid-19 — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF


Em comparação com o boletim do dia anterior, são 181 casos a mais e uma morte, que foi registrada nas últimas 24 horas no município de Guamaré.


O RN tem registra outros 171.300 casos suspeitos e 712.572 casos descartados de Covid.


De acordo com a Sesap, 172 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid - sendo 146 na rede pública e 26 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 91 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 35,1% na rede pública; com 21 internados, a rede privada tem 13,7% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

364.587 casos confirmados

7.256 mortes

171.300 casos suspeitos

712.572 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Detran realiza leilão virtual de 245 lotes de veículos apreendidos no RN

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) vai leiloar na próxima quinta-feira (2), a partir das 9h, lotes de veículos que estão apreendidos nas cidades de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Assú. Dos 245 lotes, 183 são de veículos que continuam rodando e os demais são os que estão destinados para a sucata.


Detran leiloa 245 lotes de veículos no RN — Foto: Divulgação


O leilão será virtual, no site www.lancecertoleiloes.com.br, e é preciso cadastro prévio para poder participar.

O Detran vai abrir os pátios de veículos apreendidos em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Assú para que os interessados possam visitar os veículos e sucatas nas próximas terça (31) e quarta-feira (1º), no horário das 8h às 12h. O interessado precisa utilizar máscara de proteção facial para ter acesso aos pátios e seguir os protocolos de prevenção à Covid.


De acordo com o Detran, o candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e, após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,9% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.



O arrematante também terá que custear licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2021. Quanto à sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar as baixas da sucata e de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran. Nesse último caso, a arrematação dos veículos classificados como "Sucata" fica restrita a empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014.


Os veículos tipo ciclomotores somente serão liberados para retirada após o emplacamento, como determina a legislação vigente. O arrematante deve estar ciente de que todas as custas que envolvam esse processo correm por sua conta.


Os editais e todas as informações do leilão, inclusive a relação completa dos carros e motocicletas com imagens e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas aqui: sucata e veículos.


Endereços para visitação dos lotes

Lotes 01 ao 78: Pátio Detran-RN (antiga Guanabara) Av. Capitão Mor Gouveia, 545 - Esquina com a Rua Henrique Dias, Natal.

Lotes 79 ao 152: Pátio da 10º BPM, Rua João Celso Filho - Assú

Lotes 153 e 154: Pátio da 2º DPRE, RN 117 (Caminho de Dix Sept Rosado) - Mossoró

Lote 155 ao 211: 2º DPRE, Av. Lauro Monte – Abolição I Mossoró/RN

Lotes 212 ao final: 4º DPRE, Rua da Independência (BR 405) - Pau dos Ferros


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte recebe mais 76 mil doses de vacina contra Covid

O Rio Grande do Norte recebeu, no início da tarde desta quinta-feira (26), um carregamento com mais 76.600 unidades de CoronaVac/Butantan, vacina contra a Covid-19.


Fazendo upload: 1300498 de 1300498 bytes.
Rio Grande do Norte recebe mais 76 mil doses de vacina contra Covid — Foto: Paulo Nascimento/Divulgação


O lote será dividido por igual entre primeira e segunda doses, com a estimativa de atender mais de 38 mil potiguares com a imunização completa.


O estado ainda aguarda a chegada de mais 54.990 doses de Pfizer nesta quinta. Entre elas, 11.700 unidades são para primeira dose e 43.290 para segunda.

Os lotes devem reforçar o segundo Dia D de vacinação, com foco na segunda dose, previsto para ser realizado no próximo sábado (28). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública, cerca de 59 mil potiguares estão com a D2 em atraso.


Dados da plataforma RN Mais Vacina apontam que, até o fim da manhã desta quinta-feira, 2.893.590 vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas nos 167 municípios potiguares. São 2.062.001 pessoas com ao menos uma dose de imunizante aplicada, representando 77% do público-alvo da campanha (acima de 18 anos), sendo 831.589 vacinadas com as duas doses ou com dose única.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte representa 5,7% do setor de serviços do Nordeste

Com a receita bruta de prestação de serviços em R$ 11,2 bilhões, o Rio Grande do Norte representa 5,7% do setor de serviços da região Nordeste, de acordo com a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) de 2019, do IBGE. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25).


Rio Grande do Norte representa 5,7% do setor de serviços da região Nordeste — Foto: Divulgação


O RN tem a quinta maior participação entre os estados da região. Maranhão (7%), Ceará (17,9%), Pernambuco (22,2%) e Bahia (31,4%) aparecem à frente. Em 2010, o RN representava 5,8%, o que mostra leve oscilação negativa na comparação com o resultado atual.


Os serviços potiguares representam 0,6% da receita bruta produzida pelo Brasil nessa atividade econômica. A participação percentual é a mesma registrada em 2010.


Número de trabalhadores cresce 91%

O IBGE destaca também que o número de pessoas ocupadas em "serviços profissionais, administrativos e complementares" cresceu 91% entre 2010 e 2019 no Rio Grande do Norte. De acordo com a PAS, são 33 mil trabalhadores a mais em 2019 na comparação a 2010, o que resulta em 71 mil pessoas. Segundo o levantamento, este segmento é responsável por mais da metade (52,9%) das pessoas ocupadas em serviços no estado e por 30% da receita bruta do setor.


São exemplos desse segmento: serviços técnico-profissionais; seleção, agenciamento e locação de mão de obra; agências de viagens, operadoras de turismo e serviços de reserva; atividades de vigilância, segurança e investigação; serviços de escritório e apoio administrativo.



O número total de trabalhadores em serviços no RN saiu de 92,4 mil, em 2010, e chegou a 134,5 mil em 2019. Com esse crescimento, o Rio Grande do Norte é a 16ª unidade da federação em número de pessoas ocupadas neste setor.


O número de empresas de serviços também aumentou, registrando um percentual de crescimento de 45% no período analisado. Eram 7.308 empresas de serviços, em 2010, e chegou a 10.659 empresas em 2019. O salário médio mensal nos serviços, porém, diminuiu. Em 2010, era 1,7 salário mínimo, mas recuou para 1,6 em 2019.


A Pesquisa Anual de Serviços (PAS) retrata características estruturais das empresas prestadoras de serviços não-financeiros no Brasil em sete segmentos: serviços prestados principalmente às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares ao transporte e correio; atividades imobiliárias; serviços de manutenção de reparação; e outras atividades de serviços. O levantamento traz resultados sobre receita, emprego, salários e custos para cada segmento e os agrupamentos de atividades contidos neles.


Fonte: G1

Leia Mais ››

À PF, cantor Sérgio Reis nega ter participado da organização de atos antidemocráticos

Fazendo upload: 191910 de 191910 bytes.


O cantor Sérgio Reis negou à Polícia Federal ter participado da convocação de ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal.


Reis prestou depoimento nesta quarta-feira (26) a investigadores da PF, como parte do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos. Ele falou por meio de videoconferência, do hospital onde estava, em Brasília.


A informação foi publicada pelo jornal "O Globo". A TV Globo também conversou com fontes que têm acesso à investigação.



O cantor foi alvo de busca e apreensão na última sexta (20), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e por autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Aos investigadores, o cantor disse que não participou de movimentos antidemocráticos e nem quis convocar ataques aos ministros do STF.


Nas redes sociais, circulou um áudio em que Sérgio Reis defendia a paralisação de caminhoneiros para pressionar o Senado e afastar ministros do STF. A gravação foi um dos motivos pelos quais a PGR pediu a abertura de investigação do caso.


Também nesta quarta-feira, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antonio Galvan, prestou depoimento à Polícia Federal.


Em entrevista coletiva concedida nesta quinta (26), Galvan disse aos investigadores que não fez nada de ilícito.


“Nosso movimento nunca compactuou com depredação ou ameaça. Nós defendemos o direito de ir e de vir e de falar”, disse Galvan a jornalistas.


Ele foi alvo de mandado de busca e apreensão expedidos pelo STF dentro do mesmo inquérito de Sérgio Reis, no qual ele também é investigado.


Segundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, Galvan e outros investigados têm convocado a população a praticar "atos criminosos e violentos de protesto".


A decisão do ministro diz ainda que, no último dia 13, uma associação de produtores rurais sediou um encontro em que Sérgio Reis faz cobranças em "tom de ameaça" aos ministros do STF.


Para a próxima segunda-feira (30), está marcado o depoimento do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), também alvo da operação contra manifestações antidemocráticas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra menor média móvel de mortes por Covid do ano: 696 vítimas por dia



O Brasil registrou 875 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quinta-feira (26) 577.605 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 696 --a menor registrada em 2021 até aqui. Antes, a menor média do ano era a de 3 de janeiro (698). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -20% e aponta tendência de queda.


Já a média móvel de casos, em 25.904 por dia, voltou a atingir o menor patamar visto em mais de nove meses (veja detalhes mais abaixo).


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Sexta (20): 821

Sábado (21): 773

Domingo (22): 765

Segunda (23): 766

Terça (24): 730

Quarta (25): 718

Quinta (26): 696

Em 31 de julho o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Três estados e o Distrito Federal apresentam tendência de alta nas mortes: RJ, DF, AC e SE.


Três estados não registraram novas mortes em 24 horas: AC, AP e GO. No Acre, a média móvel arredondada tem variado entre 0 e 1 há 30 dias. Devido ao baixo número diário de mortes, a pequena variação para cima na última semana (em comparação com a média de 14 dias atrás) colocou o estado em tendência de alta.



Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 20.675.343 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 30.288 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 25.904 diagnósticos por dia, a menor desde 13 de novembro (quando estava em 25.599), resultando em uma variação de -13% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica estabilidade.


Em seu pior momento a curva da média móvel chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sem produção adicional, geração de energia será insuficiente a partir de outubro, alerta ONS



O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quinta-feira (26) que, a partir de outubro, a capacidade atual do país de geração de energia elétrica será insuficiente para atender à demanda. Na avaliação do órgão, é "imprescindível" aumentar a oferta de energia em cerca de 5,5 GW a partir de setembro.


As conclusões constam de uma atualização da nota técnica de monitoramento das condições do setor elétrico até novembro.


Entre as soluções que o ONS sugere para aumentar a oferta estão aumentar a importação de energia e a colocar em operação mais usinas termelétricas — que geram energia mais cara (leia mais abaixo as propostas do órgão).


Na terça (24), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), presidido pelo Ministério de Minas e Energia, já havia informado que há "relevante piora" das condições hídricas no país, sem detalhar o quadro.


A quantidade adicional necessária, de 5,5 gigawatts (GW), corresponde a cerca de 7,5% da carga diária atual do sistema elétrico.


Segundo o ONS, os principais reservatórios do país chegarão ao fim do período seco, ou seja, em outubro, com níveis baixos de armazenamento. E mesmo com as medidas adotadas até agora para garantir o fornecimento de energia, "os recursos são insuficientes para atendimento ao mercado de energia e demandarão novas medidas no curto prazo".


O cenário se agravou em razão do volume de chuvas menor do que o esperado para agosto, principalmente nos reservatórios da região Sul


Medidas para evitar apagão

O Operador Nacional do Sistama sugere as seguintes medidas para evitar o risco de um apagão a partir de outubro:


adiar as manutenções programadas das termelétricas, medidas que obrigam a paralisação das usinas;

criar condições para aumentar a importação de energia da Argentina e do Uruguai;

colocar em operação usinas termelétricas que atualmente não têm contrato com o governo para fornecimento de energia;

resolver questões judiciais que impedem o funcionamento de cinco usinas termelétricas: Goiânia II, Campina Grande, Maracanaú, Palmeira de Goiás e Pernambuco III;

viabilizar um terceiro navio regaseificador, para garantir o gás natural que permite o funcionamento das termelétricas Termoceará, Fortaleza e Vale do Açu; e

substituição da energia que deixar de ser gerada em razão da manutenção programada da plataforma de Mexilhão e do gasoduto Rota 1, ambos da Petrobras, que escoam gás natural para termelétricas;

colocar em operação a usina termelétrica GNA I, em São João da Barra (RJ).

Com essas medidas, diz o ONS, "o atendimento energético é viabilizado a partir da incorporação de recursos adicionais, resultando em ganhos de armazenamento e eliminando possíveis déficits".


As sugestões do ONS precisam ser aprovadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) para entrarem em vigor.


O ONS ressaltou, ainda, que é fundamental a continuidade das medidas já em andamento, como:


geração adicional proveniente das usinas térmicas sem Custo Variável Unitário (CVU),

Programa de Resposta Voluntária da Demanda, para que a indústria desloque a produção para fora do horário de pico, em troca de uma compensação financeira;

ações de incentivo para que a população reduza de forma voluntária o consumo;

novas flexibilizações dos níveis mínimos nos reservatórios das hidrelétricas de Ilha Solteira e Três Irmãos;

flexibilização dos critérios de segurança das linhas de transmissão, para permitir o maior intercâmbio de energia do Norte e Nordeste para Sul e Sudeste;

novas restrições temporárias de defluência nas usinas do São Francisco e na hidrelétrica de Itaipu, podendo agregar mais recursos às disponibilidades de potência.


Medidas para reduzir consumo

Nesta quarta-feira (25), o governo anunciou uma "premiação" para consumidores que conseguirem economizar energia elétrica — no entanto, as regras para o programa não foram divulgadas.


Além disso, também determinou que os órgãos públicos federais deverão reduzir o consumo de energia de 10% a 20% entre setembro de 2021 e abril de 2022.


Na ocasião, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, voltou a descartar a possibilidade de racionamento de energia.


As medidas foram anunciadas após o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) ter avaliado, na terça (24), que há "relevante piora" das condições hídricas no país.


Em novembro, quando começa o período chuvoso, o ONS prevê que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste vão chegar a 10% da capacidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

CoronaVac 75% e AstraZeneca 90%: estudo indica efetividade de vacinas contra internação e morte por Covid

Um estudo realizado a partir da análise de dados de 60 milhões de brasileiros vacinados entre janeiro e junho deste ano aponta que a as vacinas CoronaVac e a AstraZeneca são efetivas na prevenção de casos graves de Covid-19, hospitalizações e mortes. A pesquisa aponta, porém, que a efetividade de ambas as vacinas cai na faixa acima dos 90 anos e sugere uma dose de reforço para esse público.


Profissional de saúde segura frasco com vacina produzida pelo Butantan contra a Covid-19. — Foto: Miva Filho/SES


"A AstraZeneca ofereceu aproximadamente 90% de efetividade contra hospitalização, admissão na UTI e morte, enquanto CoronaVac forneceu aproximadamente 75% de proteção após vacinação", afirmam os pesquisadores no estudo.

Os dados foram publicados na quarta-feira (25) no formato de pré-print, ou seja, é uma prévia do estudo que ainda não passou pela revisão independente de outros cientistas e também não foi aprovado e publicado em uma revista científica.


O que é efetividade? É possível comparar vacinas?

É importante saliente a diferença entre os conceitos de taxa de efetividade e eficácia de uma vacina. A taxa de eficácia é medida em condições controladas nos estudos com voluntários, como nos testes de fase 3, enquanto que a efetividade é definida com base em dados da população vacinada.


Especialistas alertam que as taxas de efetividade das duas vacinas não podem ser comparadas para apontar qual é mais eficaz, pois elas foram aplicadas em públicos diferentes e em fases distintas da pandemia.


Pesquisa conjunta

A pesquisa atual sobre a vacina na população contou com o esforço conjunto de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade de Brasília (UNB), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Fiocruz.


Ao todo, o estudo considerou os dados de 60,5 milhões de pessoas, das quais 21,9 milhões (36,2%) de pessoas foram imunizadas com a CoronaVac e 38,6 milhões (63,8%) com a AstraZeneca.


Veja abaixo os dados sobre a efetividade das vacinas:


CoronaVac

Efetividade em indivíduos de todas as idades e com o esquema vacinal completo (duas doses da vacina).


54,2% apresentaram risco menor de infecção pelo coronavírus;

72,6% menor risco de hospitalização;

74,2% menor risco de admissão na UTI;

74% menor risco de morte;

AstraZeneca

Efetividade em indivíduos de todas as idades e com o esquema vacinal completo (duas doses da vacina).


70% apresentaram menor risco de infecção;

86,8% menor risco de internação;

88,1% menor risco de admissão na UTI;

90,2% menor risco de morte;

Nos dois casos, a efetividade da vacina cai em indivíduos que não completaram o esquema vacinal e tomaram apenas uma dose da vacina.


Efetividade na população idosa

Dos 60,5 milhões de brasileiros que participaram da pesquisa, 26,8 milhões de pessoas (44,4% do total) tinham 60 anos ou mais.


Segundo os pesquisadores, os resultados foram semelhantes em todas as faixas etárias, com exceção do grupo acima de 90 anos.


Enquanto a redução no risco de hospitalização e morte em indivíduos completamente vacinados com CoronaVac entre 60 e 89 anos foi de 84,2% e 76,5%, respectivamente, esse percentual para 32,7% e 35,4% em pessoas acima dos 90 anos.


O mesmo se observa com a vacina feita pela Fiocruz. A taxa de efetividade contra hospitalizações (94,2%) e morte (93,3%) cai para 54,9% e 70,5% em maiores de 90 anos, respectivamente.


Em especial para esse grupo, os pesquisadores recomendam que seja aplicada uma terceira dose da vacina.


"Ambas as vacinas demonstraram eficácia contra a Covid-19 grave pessoas com até 80 anos. Nossos resultados sugerem que indivíduos com 90 anos ou mais podem se beneficiar de um terceira dose ou dose de reforço", afirmam os pesquisadores.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sem Porsche, filha de Gugu chama de 'coisa' carro que vale no mínimo R$ 210 mil

Sofia Liberato, filha de Gugu Liberato, reclamou que a tia, Aparecida de Fátima Liberato Caetano, não permitiu que ela comprasse um Porsche, carro com o qual "sonhava".


Sofia Liberato, filha de Gugu Liberato, chama carro que ganhou de 'coisa' — Foto: Reprodução/Instagram/Sofia Liberato


A declaração foi dada em vídeo do processo que vazou na quarta (25) e repercutiu nas redes sociais, porque a filha de 17 anos do apresentador não ficou satisfeita com o carro que comprou.


Ela tem na garagem um Dodge Charger, que é vendido nos Estados Unidos por valores que variam de US$ 30 mil a US$ 82 mil. Em reais, o valor de veículos dessa linha pode variar de R$ 160 mil a R$ 426 mil.


Segundo a assessoria da marca no Brasil, Sofia comprou o Dodge Charger R/T, com motor V8 de 5,7 litros e câmbio automático de 8 marchas.


Com motor de 375 cv, o carro não sai por menos de US$ 40,3 mil, o equivalente a R$ 211 mil e não é vendido no Brasil.


"Apresento pra vocês o "coisa". Meu novo carro. Só tenho a agradecer a Deus", afirmou Sofia em post de maio deste ano.


No vídeo do processo, a filha do apresentador morto em novembro de 2019 fala exatamente sobre a questão com o carro. Ela está ao lado da irmã gêmea Marina (leia mais sobre a briga de família abaixo).


"Eu pedi para minha tia a Porsche que eu sempre sonhei em ter. Ela disse que falou com a promotora e que a mesma disse que eu não poderia ter esse carro porque era muito de luxo para uma criança de 17 anos. E eu não poderia ter também porque era muito caro. Eu achei muito estranho e procurei um carro mais barato. No final, eu acabei comprando um carro pela metade do preço do que aquele que eu queria."


Gugu Liberato e as filhas, Sofia e Marina — Foto: Reprodução/Instagram/sofi_liberato


Gugu morreu após um acidente doméstico em casa em Orlando, nos Estados Unidos, ao bater a cabeça. Desde então, a família do apresentador trava uma disputa judicial sobre herança e bens, já que Rose Miriam, mãe das gêmeas e de João Augusto, não foi incluída no testamento.


Sofia mora com a irmã e Rose em Orlando, nos Estados Unidos.


No vídeo vazado do processo, as filhas sustentam que a mãe não faz questão do patrimônio, mas quer que o relacionamento seja reconhecido e que receba um valor para poder viver. Em entrevista ao Fantástico no fim do ano passado, Rose Miriam disse não querer tirar nada que é dos filhos.


Briga de família

As filhas de Gugu Liberato acusam a tia, Aparecida de Fátima Liberato Caetano, de mentir sobre assuntos envolvendo a herança deixada pelo pai.


Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (25), Sofia e Marina também defendem a mãe, que briga para ter união estável reconhecida como o apresentador, e dizem que a tia não deixou que comprassem o carro que queriam, um Porsche. Segundo o advogado que representa as gêmeas, Nelson Wilians, o vídeo publicado nesta quarta-feira (25) pelo site Metrópoles foi "vazado indevidamente" e não foi feito em entrevista, e sim como parte do processo de inventário do apresentador.


"Elas não deram entrevista para nenhum veículo de comunicação e nem darão. A gravação foi feita diretamente para a Justiça e faz parte do processo de Inventário que tramita em segredo de justiça. Portanto, o vídeo foi indevidamente vazado à imprensa e os fatos serão apurados na esfera cabível", disse Wilians em nota enviada por sua assessoria de imprensa ao G1.

O que elas dizem no vídeo


No vídeo de cerca de 18 minutos, as irmãs falam que a tia Aparecida mente sobre documentos envolvendo o processo de herança. Elas também afirmam que seu irmão, João, está sendo manipulado pela tia e acusam seus antigos advogados de mentirem.


Além disso, Sofia e Marina defendem a mãe e dizem que ela tinha uma união estável com seu pai, algo contestado por Aparecida e os advogados da família.


Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa disse que não comenta assuntos em segredo de justiça.


As gêmeas reclamam ainda dos valores repassados mensalmente pela tia. Elas dizem que o irmão e a avó recebem mais.


"Pedi um aumento para ela de dois mil [dólares], e ela já foi falando que era um absurdo ganhar dois mil, sendo que não é nem perto do que a gente tem. Nem perto do que ela tira por mês para pagar as nossas contas", afirma Sofia.


"A gente conseguiu pelo menos aumentar para mil (dólares) por mês", completa Marina.

Sofia reclama ainda que a tia não deixou que ela comprasse o carro que ela queria.


"Eu pedi para minha tia a Porsche que eu sempre sonhei em ter. Ela disse que falou com a promotora e que a mesma disse que eu não poderia ter esse carro porque era muito de luxo para uma criança de 17 anos. E eu não poderia ter também porque era muito caro. Eu achei muito estranho e procurei um carro mais barato. No final, eu acabei comprando um carro pela metade do preço do que aquele que eu queria."


Elas também pedem uma auditoria para entender como está o processo e os valores movimentados desde o começo.


A disputa


A herança milionária deixada por Gugu é alvo de disputas familiares desde a morte do apresentador. Em seu testamento, Gugu dividiu sua fortuna destinando:


75% para os três filhos

25% restante para os cinco sobrinhos

Sem ter sido citada no documento, Rose Miriam luta na Justiça para provar que tinha uma união estável com o apresentador, e ter direito, além da pensão, à metade do patrimônio construído por ele durante o período em que estiveram juntos.


Rose e Gugu possuem muitas fotos juntos ao longo dos anos. Há imagens de viagens e aparições públicas em redes sociais e na imprensa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Erasmo Carlos testa positivo para Covid no Rio: 'Torçam por mim'

O cantor Erasmo Carlos, de 80 anos, usou sua conta no Instagram para falar com amigos e fãs que testou positivo para a Covid. Ele postou um vídeo nesta quinta-feira (26) falando que está bem, se recupera em casa e está no terceiro dia de isolamento, como recomendaram seus médicos.


Erasmo falou ainda que já tomou as duas doses da vacina contra a doença, em maio desse ano, e que isso deve garantir sintomas mais leves da Covid.


“Oi, gente. Mesmo mantendo todos os cuidados, inclusive vacinado duas vezes, testei positivo para a Covid. Já estou no terceiro dia de confinamento, como mandaram os meus médicos, e peço para que todos torçam para passar rápido”, disse ele na mensagem do vídeo.


Erasmo Carlos: cantor testou positivo para a Covid — Foto: Reprodução/Redes sociais


A legenda do post ainda ganhou uma mensagem de "Vacina urgente para todos! Se cuidem, se vacinem e torçam por mim".


Erasmo é um dos grandes entusiastas da vacina, e vem cobrando autoridades em suas redes sociais para que enviem mais doses para o Rio de Janeiro, onde mora, já que os estoques têm sofrido com escassez.


Um dos grandes nomes da Jovem Guarda e maior parceiro musical de Roberto Carlos, Erasmo completou 80 anos em junho desse ano. O cantor tem mais de 600 músicas em seu nome e revelou, em entrevista ao JN, que continua criando.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mãe e padrasto suspeitos de matar crianças de 4 e 10 anos foram jantar após agressões, diz delegado

O delegado da Polícia Civil Anderson Resende Kopke confirmou, em entrevista nesta quinta-feira (26), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que as irmãs Ana, de 10 anos, e Stéfane, de 4, foram assassinadas pelo padrasto, com conivência da mãe das crianças. Segundo ele, os suspeitos foram jantar enquanto a filha mais velha passava mal após sofrer as agressões.


Deborah Almeida e as filhas. A mais velha, Ana, foi morta nesta semana em Contagem. A caçula tinha sido morta poucos meses antes, segundo a polícia. — Foto: Reprodução / Instagram


A mãe foi identificada apenas como Deborah e o padrasto, como Lucas.


As investigações apontaram que as crianças foram espancadas até a morte. A mais nova foi trazida sem vida de Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, para Belo Horizonte, no fim de fevereiro ou início de março. O corpo da caçula não foi encontrado até o momento.


Os dois suspeitos serão indiciados por homicídio, tortura e ocultação de cadáver.


Delegado da Polícia Civil Anderson Resende Kopke — Foto: Reprodução/TV Globo


Autorização para falar

Em princípio, a mãe negou as agressões, mas mudou a versão depois de pedir permissão ao companheiro, e ele autorizar.


Kopke contou ainda que, enquanto a criança passava mal e vomitava sangue por causa do espancamento, o homem pediu à mulher para esquentar a comida, e ambos foram jantar.


Corpo de menina foi encontrado neste quarto no início da semana — Foto: Danilo Girundi/ TV Globo


O delegado disse que a mãe era omissa e não tomou atitude para que as agressões não acontecessem. Ela está grávida de seis meses.


"Nesses 12 anos como delegado eu não vi algo semelhante", diz Kopke sobre os assassinatos.

A morte de Ana

O corpo da filha mais velha foi encontrado dentro de um barraco na terça-feira.



Morte de criança de 10 anos foi nesta rua, em Contagem. — Foto: TV Globo


A morte dela aconteceu entre a sexta-feira (20) e o sábado (21), segundo o delegado, e foi motivada por uma discussão entre mãe e filha. Deborah deu um empurrão na menina.


"Nesse momento, começou o espancamento com chineladas, socos. Ele [o padrasto] pegou um cabo de vassoura e continuou espancando a criança", disse o delegado.

Ainda de acordo com ele, Ana já tinha uma perfuração na perna feita anteriormente por um cabo de vassoura e sinais de espancamento.


Morte de criança de 10 anos foi em casa neste beco, em Contagem. — Foto: TV Globo


A prisão

O homem de 25 anos foi preso, na tarde de terça-feira (24), suspeito de espancar até a morte as enteadas, de 4 e 10 anos.


Segundo a Polícia Civil, as duas irmãs foram assassinadas pelo padrasto em um intervalo de cerca de seis meses.


Morte de criança de 10 anos foi em casa neste beco, em Contagem. — Foto: TV Globo


De acordo com Kopke, a caçula foi morta no fim de fevereiro ou início de março deste ano em Divinópolis.


A mãe das crianças, de 31 anos, também foi presa. Ela e o companheiro foram localizados pela polícia no bairro Castanheira, Região do Barreiro em BH.


Corpo achado em barracão

Nesta terça-feira (24), o G1 mostrou que um homem, de 55 anos, chamou a polícia depois de ter encontrado um corpo em decomposição em um barracão que ele alugou na última quarta-feira (18) para um casal de conhecidos. O caso ocorreu na noite desta segunda-feira (23), em Contagem.


De acordo com o boletim de ocorrência, o homem contou que sentiu mau cheiro vindo de um dos imóveis dentro do lote. Os moradores do barracão não eram vistos desde sábado (21). Por isso, ele chamou um vizinho para, juntos, entrarem no local.


Ele contou à polícia que, quando abriu a porta, o cheiro aumentou. Ele seguiu por entre os cômodos do imóvel. Viu uma mancha de sangue no banheiro e, ao entrar dentro do quarto, encontrou um saco enrolado debaixo de uma das camas. Por isso, acionou a PM imediatamente.


Aos militares, o homem também informou que o casal que morava no barracão tinha uma filha, que ele conhecia como Aninha. De acordo com ele, a menina tinha 10 anos e não era vista desde sexta-feira (20).


A perícia foi acionada e constatou que, dentro do saco enrolado, havia realmente um corpo em estado avançado de decomposição.


A perícia esteve local para fazer os primeiros levantamentos e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal André Roquette para ser submetido ao exame de necropsia.


Fonte: G1

Leia Mais ››