sábado, abril 27, 2024

Jovem de 24 anos, membro dos Cangaceiros do asfalto morre após cair de moto na BR 110 entre Mossoró e Upanema



Um acidente de trânsito com uma vítima fatal, foi registrado por volta das 09h20min desta manhã de sábado 27 de abril de 2024, no KM 78 da BR 110, entre Mossoró e Upanema na região Oeste do Rio Grande do Norte.


O sinistro, se deu após a entrada do sítio Chafariz na no limite dos municípios de Mossoró e Governador Dix Sept Rosado. A vítima foi o menbro dos “Cangaçeiros do Asfalto”,  João Vitor Ferreira Dalmaso, de 24 anos.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que atendeu a ocorrência, é bem possivel que o motociclsta tenha cochilado e caído da moto, já que no local não havia sinais de colisão nem frontal, nem traseira apenas arrasto da moto no asfalto.


Colegas do grupo Cangaçeiros do asfalto estiveram no local, e informaram que estiveram com João Vitor na sexta feira sem bebedeiras e que o mesmo não havia dito se iria ou não viajar neste sábado. Uma unidade de suporte avançado do Samu foi ao local, mas somente para constação de óbito.


Após a perícia realizada no local, o corpo de João Vitor Ferreira Dalmaso foi recolhido para exames necroscópicos no Instituto de Medicina Legal (IML) na unidade do ITEP em Mossoró. Após os procedimentos o corpo será liberado para a família. A Polícia Civil de Governador Dix Sept Rosado deverá investigar as circunstâncias do acidente.






Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Militar registra assassinato com característica de execução em Lucrécia no Alto Oeste Potiguar



Um crime brutal com característica claras de execução foi registrado nesta sexta feira 26 de abril na cidade de Lucrécia na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Um homem identificado como, Carlos Eduardo de Lima Silva, conhecido por “Tejin” de 23 anos, foi executado com tiros de escopeta calibre 12.


De acordo com informações repassadas pela PM, a vítima estava na casa da mãe, quando cerca de três homens armados chegaram, invadiram a residência e o executaram. Tejin como era mais conhecido, teve a cabeça esfacelada pelos disparos.


Testemunhas relataram para a polícia que os assassinos teriam chegado dizendo ser policiais, mandaram os parentes se afastarem e abriram fogo contra a vítima. Não há informações sobre a motivação do crime, mas a polícia informou que Carlos Eduardo era apontado como autor de um homicidio contra um professor na zona rural de Antônio Martins no ano de 2016.


Após a perícia, o corpo de Tejin foi removido para exames na sede do ITEP, unidade de Pau dos Ferros. O caso deve ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Almino Afonso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

36° Homicídio Mossoró 2024: Homem morre na UPA após ser baleado no Bairro Belo Horizonte



O crime aconteceu por volta das 18h40min desta sexta feira 26 de abril de 2024, na Rua Pedro Gomes de Oliveira, próximo a Praça Vilma Maia no Bairro Belo Horizonte em Mossoró.

A vítima foi Maurício Fernandes dos Reis. Ele foi baleado em via pública e socorrido por populares para a UPA do Bairro, mas não resistiu.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A vítima segundo informações da Polícia não tinha envolvimento com ilícitos.

Esse é o trigésimo sexto homicídio do ano em Mossoró. A DHPP vai investigar o caso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Suspeito de ter assassinado Lino Propaganda em Caraúbas é morto com mais de 15 tiros dentro de pousada em Campo Grande



Na noite desta quinta-feira, 25/04, por volta das 23hs20min foi registrado um homicídio na cidade de Campo Grande, região Oeste Potiguar. A vítima foi identificada apenas como “Bibi de Zé Bruaca”, natural de Janduís, morto com mais de 15 tiros.


De acordo com a Polícia Militar, homens fortemente armados chegaram em uma pousada na “Rua da Poeira”  onde estava a vítima, arrombaram o portão da garagem, invadiram imóvel foram até o apartamento e executaram o rapaz e em seguida fugiram sem deixar qualquer pista paraq a polícia.


Muitas cápsulas de pistola calibre 380 foram recolhidas pela perícia fora e dentro do quarto. Ainda de acordo com a polícia, Bibi de Zé Bruaca, como era mais conhecido, era suspeito de ter matado, Lino Propaganda, crime ocorrido no último dia 19 na cidade Caraúbas, onde a vítima foi morta com barra de ferro.


O corpo foi recolhido após a realização da perícia e encaminhado para exames de necropsia no IML do Itep unidade de Mossoró. A Polícia Civil de Campo Grande, que vai investigar o caso ainda não informou se a morte de Bibi tem relação com o crime bárbaro que ele cometeu em caraúbas.




Fonte: CG na Mídia

Leia Mais ››

RN tem previsão de receber chuvas acima da média entre maio e julho, aponta Emparn

Chuva em Natal, capital do Rio Grande do Norte — Foto: Elisa Elsie


O Rio Grande do Norte tem previsão de receber chuvas acima da média nos meses de maio, junho e julho. O prognóstico foi anunciado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) nesta sexta-feira (26) após reunião de análise climática realizada na quinta (25) com especialistas de todos os centros de meteorologia do Nordeste.


Segundo o órgão, o litoral potiguar deve representar o ponto mais chuvoso no período.


A Emparn informou ainda que os volumes de chuva foram acima da média nos meses de março e abril - que integram a quadra chuvosa no estado - contrariando as previsões anunciadas em outubro de 2023.


A previsão de chuvas acima da média para o próximo trimestre acontece, de acordo com a Emparn, pelas temperaturas estarem mais elevadas nas águas superficiais do Oceano Atlântico.


“O fenômeno El Ñino vem apresentando sinais de enfraquecimento. Este cenário começou a ser observado de forma gradual e apresenta, no momento, uma tendência para condição de La Ñina, que em oposição ao El Ñino apresenta entre seus efeitos, tendência de ocorrência de chuvas”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.


O meteorologista destacou que a temperatura média atual observada nas águas superficiais do oceano Atlântico está variando entre 29°C e 30°C, quando o esperado era era 27ºC e 28ºC.


“Nunca na história da climatologia se registrou temperaturas tão altas no oceano Atlântico Norte como nos últimos meses”, comentou.


Segundo a Emparn, tem sido observado que desde novembro de 2023 o RN tem mantido regularidade no volume das chuvas, com acumulados acima da média desde então.


Um desses exemplos é a ⁠Região do Seridó Oriental, que não é uma região tão chuvosa historicamente, segundo a empresa, mas neste período tem apresentado volumes acima da média.


“Diante das atuais circunstâncias apresentadas pelos modelos meteorológicos a previsão é de um próximo trimestre mais chuvoso no Rio Grande do Norte", disse Gilmar Bristot.


"Estamos acompanhando semana a semana os dados coletados para uma elaboração cada vez mais precisa e assim orientar os órgãos de governo nas ações”.


Chuva mínima esperada para maio, junho e julho

Estado: 283,6mm

Leste: 559,7mm

Agreste 266,4mm

Oeste: 175,2mm

Central: 133,1mm


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após fim da greve, policiais civis retomam serviços extras com diárias operacionais no RN

Central de flagrantes da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram nesta sexta-feira (26) retomar os serviços extras com diárias operacionais em todo o estado. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato de Policiais Civis do RN (Sinpol), um dia após da categoria ter encerrado a greve.


Com isso, os serviços nas delegacias de plantão e regionais do estado voltam a ser normalizados. Os serviços extras haviam sido suspensos desde o dia 15 de abril, antes mesmo do início da greve.


Segundo o Sinpol, na manhã desta sexta, uma reunião na Secretaria Estadual de Administração (Sead) oficializou a proposta apresentada pelo governo do RN, que, entre outros pontos, concede um reajuste médio de 7% para a categoria. O acordo havia sido acertado na quinta (25).



"Nele, constam os percentuais negociados para a valorização e a confirmação de que o direito ao auxílio-alimentação será enviado à Assembleia Legislativa em maio deste ano, com a discussão de regulamentação da implantação ficando para janeiro de 2025", informou o Sinpol.

O acordo definitivo foi aprovado pelos policiais civis, segundo o Sinpol, após assembleia, e culminou com a volta dos serviços extras com diárias operacionais.


Além do reajuste, a categoria também teve aprovada na Assembleia Legislativa um projeto de lei para a criação do auxílio-fardamento.


Fim da greve

Os policiais encerraram, na quinta-feira (25), a greve que havia sido iniciada na terça-feira (23). Com isso, as delegacias do estado voltaram a funcionar no expediente normal nesta sexta.



O Sinpol, no entanto, tinha previsto que os serviços com diárias operacionais seguiriam até que acordo com o Executivo fosse "concretizado e assinado", o que aconteceu nesta sexta.


Desde o início da negociação, os policiais civis buscavam uma proposta de reajuste salarial de 10%. O acordo fechado com o governo foi, em média, de 9% de reajuste para os policiais antigos e de 6% para os que entraram nas novas turmas.


"A proposta coloca um percentual médio de 7% nas classes policiais", explicou o presidente do Sinpol, Nilton Arruda.

O acordo foi fechado após uma reunião com o secretário de Segurança e Defesa Social do RN, Coronel Francisco Araújo, e com outros representantes do governo. À tarde, a categoria aceitou a proposta em assembleia.


O retorno também foi condicionado à uma promessa da implantação do auxílio-alimentação.


"Todas as categorias de segurança recebem auxílio-alimentação. A única que não recebe é a Polícia Civil. E a gente vai querer um tratamento igual pra poder aceitar essa tabela que nos foi acertada hoje", disse Nilton. .


Durante os dias de greve, as delegacias do Rio Grande do Norte ficaram fechadas, tendo sido abertas apenas algumas delegacias de plantão.



A Justiça do Rio Grande do Norte havia determinado na quarta (24) o retorno imediato dos policiais civis, após pedido do Ministério Público. O direito de greve por parte da Polícia Civil ou de profissionais de qualquer carreira policial é inconstitucional, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2017.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulheres furtam expositor de relógios escondendo objeto dentro de cesto de lixo no interior do RN

Crime aconteceu em loja em Bom Jesus — Foto: Divulgação


Três mulheres furtaram um expositor de relógios de uma loja de variedades na cidade de Bom Jesus, no interior do Rio Grande do Norte, de uma maneira inusitada. As suspeitas levantaram um tapete para esconder a ação, colocaram o expositor completo dentro de um cesto de lixo, e depois saíram andando normalmente.


O crime aconteceu no domingo (21), mas as imagens viralizaram nesta sexta-feira (26). As câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o momento do crime.


A ação aconteceu às 11h21, enquanto a loja estava aberta e com clientes transitando normalmente no local.



De acordo com o dono da loja, o prejuízo foi de cerca de R$ 5 mil. O roubo aconteceu em um dia de feira na cidade, o que, segundo ele, faz a movimentação de clientes aumentar em relação aos outros dias da semana.


O vídeo mostrou que o furto durou menos de 20 segundos e que cada uma das três suspeitas exerceu uma ação. A primeira mulher levantou o tapete, enquanto a outra abriu o cesto de lixo para que uma terceira colocasse o expositor dentro.


O último passo foi fechar o cesto e sair da loja. A lixeira estava em uma sacola, o que facilitou ser carregada pela suspeita. As três fugiram juntas.


O dono da loja informou que registrou boletim de ocorrência on-line, porque a Polícia Civil do Rio Grande do Norte estava em greve no início da semana, e aguarda as investigações.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Oito eleitores são presos por falsificação de documentos para transferência eleitoral no RN, diz TRE

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte RN (TRE-RN) — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Oito eleitores foram presos nas últimas duas semanas em cartórios do Rio Grande do Norte ao apresentarem documentos falsos para a transferência eleitoral, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN).


Segundo o TRE, os documentos apresentavam inconsistências. Os casos, registrados como crimes eleitorais, passaram a ser investigados pela Polícia Federal.


Desde o dia 15 de maio, o TRE estendeu os horários de atendimento em todos os cartórios do RN para realizar mudanças de domicílio eleitoral ou impressão do primeiro título.


O crime mais recente registrado aconteceu na quinta-feira (25), quando dois eleitores foram detidos na 46ª Zona Eleitoral (ZE), em Ceará-Mirim, que atende também os municípios de Pureza, Taipu e Ielmo Marinho.



Na ocasião, a dupla apresentou documentos falsos para transferência eleitoral, e a polícia foi acionada pelos servidores.


“Desde a semana passada, percebemos que alguns eleitores de Pureza estavam utilizando-se de um contrato de locação de imóvel, todos no mesmo formato e muitos assinados pela mesma testemunha”, relatou o chefe do cartório da 46ª ZE, Paulo Almeida.


Na manhã desta sexta (26), a dupla passou por audiência de custódia, e a juíza Niedja Fernandes dos Anjos e Silva concedeu a liberdade provisória. Além dos eleitores, um pré-candidato, que não teve o nome revelado, também passou a ser investigado pela PF.


Mais presos em cartórios

Também nesta semana, na quarta-feira (24), servidores do cartório da 7ª Zona Eleitoral, em São José de Mipibu, verificaram que os comprovantes de residência apresentados por três pessoas para alteração no domicílio eleitoral tinham inconsistências.


Enquanto acionavam a Polícia Militar, um dos suspeitos fugiu, mas a dupla que permaneceu no local admitiu que morava na zona rural de Macaíba e que tinha recebido a proposta para alterar a cidade de votação em troca de benefícios durante as eleições de 2024. Os dois foram encaminhados para a PF.


Segundo o chefe de cartório da 7ª ZE, Ailton Rodrigues Barbosa, cerca de 20 a 30 requerimentos estão sendo analisados pelo cartório suspeitos de fraude no comprovante de domicílio.


“A gente pede que fiquem atentos para não ceder a propostas de políticos, pois na maioria dos casos são pessoas simples, de pouca instrução, que são enganadas com promessas e benefícios e que não sabem o que pode acontecer com elas", explicou Ailton Barbosa.


"Portanto fiquem atentos, pois todos vão responder na Justiça em caso de crimes eleitorais, tanto os eleitores como os candidatos”.

No dia 16 de abril, outras quatro pessoas foram presas em flagrante, no cartório eleitoral de Goianinha, na 9ª Zona Eleitoral. A acusação foi a mesma: apresentaram documentos falsos para transferência de domicílio eleitoral.


Urna eletrônica — Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil


Benefícios são oferecidos por pré-candidatos, alerta TRE

Segundo o TRE, na maioria dos casos, os pré-candidatos envolvidos oferecem benefícios aos eleitores durante o processo eleitoral para que votem e apoiem a candidatura deles.


Alguns dos benefícios oferecidos são: distribuição de feira (como sacolões), dinheiro ou promessas de cargos públicos após serem eleitos.


“É importante que o eleitor não se submeta a promessas e dádivas oferecidas por candidatos, objetivando o seu voto, pois isso se traduz em crime eleitoral, tanto para o eleitor como para o pretenso candidato”, comentou o chefe de cartório da 46ª ZE, Paulo Almeida.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com BR-304 interditada há quase um mês, Dnit anuncia que construção de desvio chega a 50% de conclusão

Construção de desvio às margens da BR-304 chega a 50%, segundo o Dnit — Foto: Dnit/Divulgação


Com a BR-304 interditada há quase um mês, após o rompimento de uma ponte no município de Lajes, o desvio construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está com 50% de execução, segundo anunciou o órgão federal.


A ponte se rompeu no dia 31 de março deste ano, após a cheia de rios na região. O desvio começou a ser construído no dia 3 de abril e tinha previsão de conclusão de 15 dias. Segundo o Dnit, a expectativa atual é de que o desvio comece a ser usado na primeira quinzena de maio.


"A conclusão dos serviços está condicionada a condições climáticas favoráveis, uma vez que o excesso de chuva dificulta a colocação de material do pavimento", informou o órgão.

A rodovia corta o Rio Grande do Norte de Leste a Oeste e é a principal ligação entre as maiores cidades do estado - Natal e Mossoró.


Enquanto o desvio oficial não é finalizado, usuários da BR-304 têm utilizado uma estrada improvisada, aberta por dentro de fazendas da região. Os motoristas chegam a pagar até R$ 30 para atravessar o trecho.


Segundo o Dnit, quando finalizado, o desvio oficial, às margens da rodovia, terá 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura (incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada) em pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).


A camada de concreto terá sete centímetros de espessura e, de acordo com o órgão, vai garantir mais segurança ao trafegar, possibilitando, inclusive, a passagem de veículos pesados.


A pista provisória também deverá ser aproveitada futuramente como parte do canteiro de obras para a execução da nova ponte.


Construção de nova ponte

O anteprojeto para contratação emergencial de empresa que vai construir a nova ponte está em análise pela equipe técnica da autarquia. Após a aprovação do anteprojeto, será dado início ao processo de contratação de empresa especializada para a obra.


Segundo o Dnit nova estrutura terá "conformações diferentes da travessia que colapsou", que visam elevar a capacidade de vazão e afastar o risco de novas ocorrências como a de março.


Veja rotas alternativas divulgadas pelo Dnit

Sentido Natal – Mossoró


Rota 1: BR-226/RN, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando A BR-304, em direção a Mossoró;

Rota 2: BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Sentido Mossoró – Natal


Rota 3: Saindo pela BR-304/RN e acessando a RN- 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau ingressar na BR-406/RN, em direção à capital Natal;

Rota 4: BR-304/RN, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN;

Rota 5: Sair pela BR-110/RN e pegar a BR-226/RN até Natal;

Rota 6: Santana dos Matos saída única via Jucurutu na BR-226/RN.


Fonte: g1

Leia Mais ››